13-06 - direito internacional e seus princípios

3
Direito Internacional e seus Princípios 1) Objeto Consiste no conjunto de regras e princípios que visam regular, ordenar as relações entre Estados soberanos e, consequentemente, seus cidadãos. 2) Modalidades Direito Internacional Público Trata-se da modalidade de Direito Internacional que dispõe diretamente das atividades interestatais. Os assuntos comuns a serem regulados são: comércio entre Estados; relações de extradição; outorga de cidadania; temas territoriais e bens difusos (temas ambientais, tráfico de pessoas, restrições sobre disposição de material nuclear). Direito Internacional Privado É o direito que dispõe sobre negócios jurídicos (casamento, contrato, sucessão) entre cidadãos de Estados distintos. 3) Agentes De Direito Público: Estados, organizações internacionais e organizações não-governamentais reconhecidas juridicamente por seus Estados de origem. De Direito Privado: pessoas naturais e pessoas jurídicas que agem como entidades particulares. 4) Natureza Jurídica O Direito Internacional nada mais é do que um sistema jurídico pré-contratual no sentido rousseauniano da palavra. Devemos lembrar que dentro da esfera nacional a sociedade civil submete-se a um ordenamento jurídico organizado em torno de uma constituição derivada de um pacto social (contrato social). A comunidade de Estados, portanto, não conhece ainda o modelo normativo derivado de um contrato coletivo, ou

Upload: nakaoka-ricardo

Post on 24-Jul-2015

108 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: 13-06 - Direito Internacional e seus Princípios

Direito Internacional e seus Princípios

1) Objeto Consiste no conjunto de regras e princípios que visam regular, ordenar as relações entre Estados soberanos e, consequentemente, seus cidadãos.

2) Modalidades Direito Internacional Público

Trata-se da modalidade de Direito Internacional que dispõe diretamente das atividades interestatais. Os assuntos comuns a serem regulados são: comércio entre Estados; relações de extradição; outorga de cidadania; temas territoriais e bens difusos (temas ambientais, tráfico de pessoas, restrições sobre disposição de material nuclear).

Direito Internacional PrivadoÉ o direito que dispõe sobre negócios jurídicos (casamento, contrato, sucessão) entre cidadãos de Estados distintos.

3) Agentes De Direito Público: Estados, organizações internacionais e organizações não-governamentais reconhecidas juridicamente por seus Estados de origem.De Direito Privado: pessoas naturais e pessoas jurídicas que agem como entidades particulares.

4) Natureza Jurídica O Direito Internacional nada mais é do que um sistema jurídico pré-contratual no sentido rousseauniano da palavra. Devemos lembrar que dentro da esfera nacional a sociedade civil submete-se a um ordenamento jurídico organizado em torno de uma constituição derivada de um pacto social (contrato social).A comunidade de Estados, portanto, não conhece ainda o modelo normativo derivado de um contrato coletivo, ou seja, prevalece a soberania das instituições e qualquer regramento é comutativo, exercido por tratado.Para juristas e filósofos, o destino do Direito Internacional é a sua consumação em função de uma nova forma de Direito entre Estados, denominado de Direito Cosmopolita.Direito Cosmopolita seria um sistema normativo originário de um contrato social entre Estados. Trata-se de uma ordem jurídica amparada por uma Constituição inspirada nos direitos universais do homem. Os Estados, portanto, restringiriam sua soberania e, com seus cidadãos, estariam submetidos a uma jurisdição transnacional.

Page 2: 13-06 - Direito Internacional e seus Princípios

5) Princípios Basilares Direito Internacional Público Soberania

No Direito Internacional, prevalece a autonomia dos Estados e seus interesses estratégicos.

Ordem Pública entre Estados (ordem jurídica) O Direito Internacional, mesmo precariamente, visa estabelecer regramentos que mantenham a paz e a segurança entre os Estados.

Cooperação O Direito Internacional propicia o intercâmbio de bens, serviços e conhecimentos entre Estados, visando à prosperidade recíproca.