120112200 - steotonio.pt · madalena raposo professora ... ao longo do ano, pelos spo. por volta...

12
Editorial Peregrinação Anual a Fátima O Natal dos Internatos Na Biblioteca do Colégio Os mais pequeninos Académica x Sporting, pela Casa dos Pobres pág. 5 pág. 7 pág. 7 pág. 8 e 9 pág. 12 — pág. 3 “Anuncio-vos uma grande alegria: hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador” O Natal continua a ser para nós uma provocação, mais forte que nunca. Quantas correrias, quantas preocupações para encher a nossa vida de coisas… muitas coisas. A angústia de procurar a satisfação onde ela não se encontra leva-nos a querer mais ainda, numa espiral sem fim e sem limites. Contemplemos o quadro do Presépio: confrontamo-nos com o essencial, o que verdadeiramente importa; nada de luxos, de confortos, de programações, de seguranças… poucas coisas. Tudo acontece ao contrário do que seria normal para acolher um nascimento, e mais tratando-se de um nascimento tão esperado e desejado. Para os tempos modernos, o presépio e o nascimento de Jesus são, inevitavelmente, desconcertantes. Que é essencial no nosso Natal? Ali se encontra Jesus e a sua família, cujo amor aconchega e embala, como reflexo do amor divino. Que mais é necessário? Os pastores e os magos virão visitar este ambiente e sentir a alegria de um Deus que nos visitou. Isso mesmo, Ele nos visitou para nos falar de Amor, palavra tão gasta e ambígua… Em Belém encontramos e descobrimos o seu real sentido: acolhimento, simplicidade, despojamento, desinteresse e tudo o que o nosso coração for capaz de captar na contemplação deste Mistério. Um Santo Natal e um excelente ano novo de 2008. Manuel Carvalheiro Dias Director director: Manuel Carvalheiro Dias Janeiro de 2008 ano XLIV http://www.steotonio.pt Onde encontrar informação sobre o Colégio, nomeadamente a sua história, o Ideário e Projecto Educativo, os "cantos da casa", o calendário escolar e principais eventos, regulamentos, manuais escolares, etc. Onde também tem acesso ao jornal “O São Teotónio”, versão online. 1 12 20 0 120 Abertura Solene das Aulas

Upload: votu

Post on 01-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

u Editorial

Peregrinação Anual a Fátima

O Natal dos Internatos

Na Bibliotecado Colégio

Os mais pequeninos

Académica x Sporting, pela Casa dos Pobres

pág. 5

pág. 7

pág. 7

pág. 8 e 9

pág. 12

— pág. 3“Anuncio-vos uma grandealegria: hoje, na cidade deDavid, nasceu-vos um Salvador”

ONatal continua a ser para nós uma provocação, mais forte

que nunca.Quantas correrias, quantas preocupações para encher a nossa vida

de coisas… muitas coisas. A angústia de procurar a satisfação onde elanão se encontra leva-nos a querer mais ainda, numa espiral sem fim esem limites.

Contemplemos o quadro do Presépio: confrontamo-nos com oessencial, o que verdadeiramente importa; nada de luxos, deconfortos, de programações, de seguranças… poucas coisas.

Tudo acontece ao contrário do que seria normal para acolher umnascimento, e mais tratando-se de um nascimento tão esperado edesejado.

Para os tempos modernos, o presépio e o nascimento de Jesussão, inevitavelmente, desconcertantes. Que é essencial no nossoNatal?

Ali se encontra Jesus e a sua família, cujo amor aconchega eembala, como reflexo do amor divino. Que mais é necessário?

Os pastores e os magos virão visitar este ambiente e sentir aalegria de um Deus que nos visitou. Isso mesmo, Ele nos visitou paranos falar de Amor, palavra tão gasta e ambígua… Em Belémencontramos e descobrimos o seu real sentido: acolhimento,simplicidade, despojamento, desinteresse e tudo o que o nossocoração for capaz de captar na contemplação deste Mistério.

Um Santo Natal e um excelente ano novo de 2008.

Manuel Carvalheiro DiasDirector

director: Manuel Carvalheiro DiasJaneiro de 2008

ano XLIV

http://www.steotonio.ptOnde encontrar informação sobre o Colégio, nomeadamente a sua

história, o Ideário e Projecto Educativo, os "cantos da casa", ocalendário escolar e principais eventos, regulamentos, manuaisescolares, etc. Onde também tem acesso ao jornal “O São Teotónio”,versão online.

112200120Abertura Solene das Aulas

2In

icia

tiva

s u Viver o Natal

u Sair dos portões do Colégio

Colégio de São Teotónio: o humanismo cristão, um projecto educativo, uma escola plural

Como é tradição desta casa, todos os anos,no início de Janeiro, os alunos do 9º ano e doInternato, juntaram-se a alguns professores efuncionários, tocando e cantando “As Janeiras”,visitaram as casas de alguns alunos do Colégio.

Foi por volta das 19 horas que nos reunimosno Colégio para jantar. Às 20 horas já nos

encontrávamos a caminho, rumo à primeira casa.Apesar de nem todos os alunos nos terem abertoas portas, foi uma noite animada (e fria!) mas quevaleu a pena, até porque recebemos chocolates,que nos deram energia para continuar sempre“em forma” até às 23 horas. Foi uma noitediferente!

Miguel Salvador(9C)

Foi por volta das 20h15min, quando eu ouvi acampainha de minha casa tocar. Quando fui àporta, fiquei surpreendida ao ver a carrinha doColégio estacionada e um “mar de gente” sair delacom papéis e instrumentos variados.

Terminada a cantoria, houve os típicosaplausos… E depois lá lhes ofereci umas caixasde chocolates para irem comendo pela noite fora!Enfim, foi uma surpresa agradável!

Joana Mendes (9C)

Em noite fria de Reis

Fomos cantar as Janeiras

Este ano, e pela oitava vez consecutiva, aAlliance Française de Coimbra quis oferecer àcidade um evento cultural no âmbito da 7ª Arte.Com efeito, o Teatro Académico Gil Vicentepossibilitou o visionamento de um conjuntosignificativo de filmes franceses, ao longo deuma semana, no passado mês de Outubro.

Como é habitual, o colégio de São Teotónioassociou-se a esta iniciativa, quer na sessão

inaugural à qual alguns professores da casaassistiram, quer na sessão destinada às escolasdo distrito, levando um grupo de alunos do 7ºano a ver o filme «Serko».

Este narrava a história da viagem atribuladade um jovem russo montado no seu cavaloSerko e que, levado pela sua firmedeterminação, atravessou o Império Russo atéchegar à corte do Czar, em Saint-Petersbourg,

no princípio do Inverno de 1889.«Na linha dos grandes filmes

iniciáticos(…), Serko é um espectáculo total,tanto pelas peripécias da viagem, como pelaspaisagens percorridas.» — Pierre Vavasseur, LeParisien.

Madalena RaposoProfessora

O 7º ano foi ver o filme “Serko”

Festa do Cinema Francês

Materiais recicláveis

Um presépio diferente

No mês de Novembro, a professoraBenvinda Araújo pediu aos seus alunos do3ºciclo que começassem a recolher materialreciclável para realizarem um presépio paraexpor no átrio do Colégio de São Teotónio,tarefa que realizámos com agrado e empenho.

A cada aluno foi pedido que trouxesseum mínimo de 15 materiais recicláveis. Após arecolha de lixo, procedeu-se à realização dasestátuas que fariam parte do presépio.

Já em Dezembro e bem perto do final dasaulas, o presépio foi exposto no átrio para quetoda a gente pudesse ver o excelente trabalhorealizado pelos alunos envolvidos.

Alunos de E.V. do 9ºC (Beatriz Amaral, Inês Pereira,

Mariana Tomás, João Gonçalves)

horas, deu-se início à cerimónia da Bênção dosFinalistas. A presidir a esta cerimónia esteve onosso Bispo, Senhor Dom Albino Cleto. Foi ummomento muito bonito e comovente ver ospais, os amigos e os professores cheios deorgulho perante um grupo de excelentes alunostanto no plano humano como profissional.

Pelas vinte horas, foi servido um jantarcheio de iguarias deliciosas, destinado aoreencontro com os Antigos Alunos do Colégio.Estiveram presentes não só os nossos finalistas,familiares e amigos, como também os ex-alunos

que se inscreveram, cerca de cinquenta, e quepela segunda vez quiseram estar presentesneste encontro de amigos.

Pelas vinte e duas horas, deu-se início aoSarau Cultural, no qual a música e a boadisposição dominaram. O espectáculo iniciou-se com um visionamento de fotografias deantigos alunos e, em seguida, foi o momentodos alunos do segundo ciclo que tocaram,cantaram e encantaram a assistência. A Escolade Música esteve presente com o alunoBernardo Santos que interpretou “Primaveraem Moscovo” de A. Cherencov. Um ex-aluno, oMarco, foi dar um ar da sua graça e cantaroloualgumas canções. Por fim, foi a vez do PadreJoão Paulo Vaz cantar algumas melodias do seuúltimo álbum.

Foi um dia cheio de emoções, mas muitobem passado e junto daqueles que maisgostamos: os nossos alunos!

3

Dia

de

fest

au Um momento importante

Colégio de São Teotónio: o humanismo cristão, um projecto educativo, uma escola plural

Em Setembro

Abertura Solene das Aulas

A Abertura Solene, acontecimentomarcante do Colégio de São Teotónio, decorreucom uma enorme participação e empenhotanto por parte dos alunos, como de todos osprofessores e funcionários não docentes.

Foi um dia em cheio, repleto de actividadesmuito ao gosto dos nossos alunos. O diacomeçou com a Eucaristia, celebrada pelo nossoDirector, Padre Manuel Carvalheiro e pelo PadreCarlos Godinho, que também concelebrou.

Muitas outras actividades se seguiram aolongo da manhã. No cine-teatro, decorreu aentrega de Diplomas de Quadros de Honra e de

Louvor aos alunos que mais se distinguiramdurante o ano passado; na Biblioteca, decorreua apresentação de um diaporama destinado aosalunos do Secundário, marcado pelo enunciarde etapas e objectivos deste ciclo de ensino;para os alunos do 9º ano houve umaapresentação do trabalho que irá ser realizadoao longo do ano, pelos SPO.

Por volta das cinco da tarde, houve umdesafio de futebol entre ex-alunos e alunos dosecundário. Foi um desafio marcado pelodesportivismo e boa disposição.

Mais à tardinha, por volta das dezanove

4C

resc

er c

om o

s ou

tros

Colégio de São Teotónio: o humanismo cristão, um projecto educativo, uma escola plural

No dia 16 de Novembro, eu e alguns alunosdo 11º ano, nomeadamente de 11º 3, fomos emromaria ao Senhor da Serra.

A nossa participação nesta actividadedeveu-se ao facto de o nosso Colégio integrar oNEC (Núcleo de Escolas Católicas da Diocesede Coimbra) e, como tal, partilhar a mesmaidentidade das escolas associadas.

Assim, à saída do Colégio, fizemos umligeiro passeio a pé, na companhia e sob aorientação do professor Jorge Cotovio, até aoapeadeiro do parque, onde nos juntámos comos alunos e professores dos outros colégios,seguindo, depois, de automotora, com muitaanimação, para Ceira.

Quando chegámos, fizemos um jogo deapresentação, formaram-se pequenos grupos ecomeçámos a caminhada onde nos íamosconhecendo a nós mesmos, maisprofundamente, assim como às pessoas quenos acompanhavam.

A necessidade de nos alimentarmosobrigou-nos a fazer primeira paragem queaproveitámos, igualmente, para reflectir.

Retomámos a caminhada e fomos fazendopequenas paragens para reflexão e partilha deexperiências até ao momento em quechegámos ao santuário onde se concluiu aEucaristia desenvolvida ao longo da caminhada,e presidida pelo senhor P. Manuel Carvalheiro.Depois partilhámos e saboreámos o nossoalmoço, procedendo-se, de seguida, a umavisita ao Santuário do Senhor da Serraconduzida pelo senhor Padre António Pedrodos Santos, curiosamente um antigo Directordo nosso Colégio. Após esta visita, regressámosna carrinha do colégio, com muita animação,tal como aconteceu na ida.

Já no Colégio, despedimo-nos dos novosamigos e terminou, assim, a III Romaria aoSenhor da Serra.

Fazem todo o sentido iniciativas destegénero, que o NEC valoriza, na perspectiva emque, ao procurarmos de forma orientada anossa interioridade, podemos, mais facilmente,encontrar a vontade que nos motiva a seguirem frente, mesmo que nos custe caminhar.

Ilvio Mango (11/3)

11º ano “a seguir em frente”

III Romaria ao Senhor da Serra Campanha do BancoAlimentar

Decorreu durante os dias 1 e 2 deDezembro de 2007, a campanha do BancoAlimentar, na qual, mais uma vez, o Colégio deSão Teotónio “arregaçou as mangas”, pegou noseu mais belo sorriso e ajudou a recolheralimentos para as pessoas mais desfavorecidasdo nosso distrito.

Mesmo num período de testes, cerca de 40alunos (dos quais 10 nunca tinham participadonesta campanha) abraçaram esta causa efizeram um turno de duas horas no Pingo-Doce da Rua do Brasil (o local do costume).

Graças ao esforço e dedicação destesestudantes, o Colégio de São Teotónio fez umtrabalho notável.

O Banco Alimentar de Coimbra angarioucerca de 83 toneladas de produtos alimentaresnestes dois dias de campanha.

Obrigado a todos os que participaram porterem alimentado esta ideia.

Inês Moreira (11/1)Coordenadora da Campanha

No contexto do NEC (Núcleo das EscolasCatólicas), o Ruben Cardoso (10ºano), aCatarina Farinha e a Débora Duarte (11ºano),acompanhados pelo Eng. Cotovio foram falarao Rádio Clube Português sobre o novoprojecto SOLNEC.

Num ambiente descontraído e informal,partilharam algumas experiências vividas noâmbito dos projectos anteriores eapresentaram aos ouvintes do RCP as grandesnovidades para este ano.

Assim, o NEC, constituído pelo Colégio deSão Teotónio, Colégio Rainha Santa Isabel,CAIC, Externato João XXIII, Colégio de São Josée pela Casa da Nossa Srª do Rosário, tem comoobjectivo principal para este ano ajudar a Casados Pobres de Coimbra a equipar a nova casaque está a ser construída na zona de S.Martinho.

Para isso, estão já agendados o Jogo defutebol “Académica vs Sporting”, uma corridade atletismo entre a casa “velha” e a casa “nova”

e o Festival SolNEC, que será, este ano, na Praça8 de Maio.

Escolhemos, ainda, dois padrinhos queamavelmente se disponibilizaram para nosajudar nesta causa. São eles a Dr.ª MariaBarroso, fundadora da ProDignitate, umainstituição de solidariedade social e o PedroRoma, jogador de futebol pela nossa Briosa.

Catarina e Débora (11/3)

Uma entrevista no Rádio Clube Português

5

Colégio de São Teotónio: o humanismo cristão, um projecto educativo, uma escola plural

Cam

inha

da

Momento de fé e de aproximação a Deus

Peregrinação a Fátima

A já tradicional peregrinação a Fátima,decorreu este ano, no fim-de-semana de 26 a 28de Outubro e este ano voltou a juntar umgrupo significativo de membros dacomunidade educativa do Colégio de SãoTeotónio. Mais uma vez a cargo do grupo deAnimação Religiosa do Colégio, a caminhada aFátima juntou alunos, professores efuncionários e alguns pais que não quiseramficar de fora desta iniciativa.

Eram quase 6 horas e no átrio do Colégio jáse encontrava uma grande concentração depessoas prontas a caminhar! Mais que oobjectivo de chegar a Fátima este grupo reuniu-se com a intuito de melhorar a sua fé, a suaaproximação a Deus.

O percurso começou logo após a oração damanhã. Esta, foi decerto para todos, um grandeincentivo, que nos fez esquecer os calos e abolhas que, ainda nos iriam atormentar.

O primeiro dia, avizinhava-se longo, mas ogrupo encontrava-se fresco e foi relativamente

fácil de percorrê-lo. Dizemos fácil, pois aanimação transmitida pelos Perfeitos (e nãosó), o espírito de grupo, a necessidade deentreajuda e a fé, ajudaram-nos a superar ocaminho que nos esperou até Ansião.

Em Ansião, foi tempo de recarregarenergias, de tomar banhos “relativamente”quentes, de receber maravilhosas massagens ede dormir para que no dia seguinte nosencontrássemos em forma.

No dia seguinte, não foi fácil acordar demadrugada, ainda com a noite erguida, paravoltarmos a caminhar. O percurso esperava-semais difícil que o anterior, mas nem por issodeixou de ser percorrido com força, intrepideze convicção! Este segundo dia ficou marcadopela união, pela confiança no outro e pelaentreajuda.

Na chegada a Caxarias, tivemos um jantarde grupo bastante agradável e uma noitetranquila.

No terceiro dia, apesar dos pés doridos e

do corpo fatigado, o grupo manteve-se firme ecrente no objectivo de chegar ao Santuário quejá estava tão perto… Este último trajecto foipenoso para os resistentes, e por isso, o gruposentiu necessidade de atalhar o caminho,acabando por poupar algum tempo.

Finalmente, a coroa dourada do santuáriocomeçava a erguer-se no horizonte ao olhar decada um.

O grupo entrou unido e em conjunto noSantuário com a sensação de dever cumprido.

A alegria foi imensa e todos se sentiramrecompensados no fim pelo agradávelsentimento de aproximação a Deus e a Mariacom que nos deparámos durante os três dias.

A Peregrinação, uma experiência arecordar, havia terminado, mas, no próximoano, há mais e lá estaremos.

Miguel Rodrigues (11º1) e Rui Marques (11º2)

6S

olid

arie

dade

Colégio de São Teotónio: o humanismo cristão, um projecto educativo, uma escola plural

Dando continuidade ao projecto desolidariedade que as escolas católicas da

diocese de Coimbra, através do programaSOLNEC, desenvolvem a favor da Casa dosPobres, a Escola de Música do nosso Colégioofereceu aos utentes desta instituição um“concerto de Reis”, nas actuais instalações daCasa dos Pobres, à Praça do Comércio. Durantecerca de uma hora, dezena e meia de alunostocaram obras de Mozart, Fauré, Schubert,Cimarosa e Berens, entre outros, com osseguintes instrumentos: violino, piano, guitarraclássica, flauta transversal e clarinete.

Foi emocionante ver a forma como oscerca de meia centena de “velhinhos”escutavam e aplaudiam os nossos alunos, numaactividade inédita naquele espaço. Também foimarcante a forma como os nossos alunosactuaram, com empenho e profissionalismo,

transmitindo uma excelente imagem do ensinoe educação ministrados na Escola da Música ena Instituição “São Teotónio”.

O nosso Colégio, juntamente com asrestantes escolas católicas da diocese, e àsemelhança dos anos anteriores, está aparticipar na campanha de solidariedade paracom a Casa dos Pobres - uma instituiçãocoimbrã que acolhe idosos carenciados -procurando angariar fundos para ajudar aequipar a casa que está prestes a ser concluída,em S. Martinho do Bispo.

Jorge CotovioCoordenador do NEC

Com a participação da Escola de Música

Concerto de Reis na Casa dos Pobres

À semelhança do que se fez no ano passado,também este ano foi escolhida a conferência deimprensa com um dos meios de divulgar a causaescolhida pela SOLNEC. Assim, a primeira de duasrealizou-se no dia 27 de Novembro, terça-feira, eteve lugar nas novas instalações da Casa dosPobres, em S.Martinho do Bispo, ainda em fase deconstrução, sendo precisamente o objectivo donosso projecto ajudar a concluir a obra.

A ideia de levar a nossa causa a serapadrinhada por figuras de relevo tomou forma e,para grande satisfação dos representantes doNúcleo de Escolas Católicas (NEC), recebemosrespostas positivas por parte da Dra. Maria deJesus Barroso e de Pedro Roma. Sendoimpossível, por motivos profissionais, que oúltimo comparecesse, foi com enorme alegria quevimos a nossa «madrinha» chegar ao espaço,denotando imediatamente uma enorme simpatia.

Não sendo o local um normal espaço para

uma conferência de imprensa, tal não afectou asdeclarações dos constituintes da mesa nem ointeresse dos jornalistas, provenientes daimprensa local, não só escrita, mas também deuma rádio.

O presidente da instituição, Aníbal Duarte deAlmeida, deu início à conferência, apresentandosumariamente a instituição e a necessidade, jáprolongada, que a mesma tem de uma nova casapara os seus cerca de 60 utentes. Frisou tambémque um espaço mais amplo e cómodo do que oactual, localizado na Praça Velha, acarretava custosmuito superiores e que, nessa medida, estavagrato pela iniciativa das Escolas Católicas (EC) e,claro, dos padrinhos.

Tomou então a palavra a Dra. Maria de JesusBarroso. Num tom familiar, partilhou a sua vastaexperiência em acções de solidariedade social,que passa até pela criação de uma associação, aPro Dignitate e elogiou o envolvimento de

escolas nas mesmas. As suas palavras denotavam agratificação sentida por poder dar um «uso útil» àsua notabilidade social, exprimindo também queainda há, neste campo, um longo caminho apercorrer.

Como delegado das EC, o Eng. Jorge Cotoviofalou dos motivos que haviam levado à escolha daCasa dos Pobres, cujos utentes são idososdesfavorecidos, estabelecendo uma sequênciacom os anos anteriores, cujas escolhas haviamrecaído sobre crianças com cancro (ACREDITAR)e deficientes (APPACDM). Explicou que a acçãodas escolas está para além da angariação defundos, passando muito pelo contacto com osutentes. Expôs ainda a ideia de um percursopedestre que ligasse as duas casas, algo quecertamente traria mais visibilidade à causa.

Sendo escolas, justificaram-se ainda oscontributos dos alunos, representados porCatarina Farinha (CST) e João Ramiro (CAIC), quemencionaram a importância destas actividades nasua formação e a gratificação que obtinham porpoderem dar o seu contributo.

Antes da visita pelas instalações, os alunostiveram oportunidade de trocar algumas palavrascom Maria Barroso, que vincaram o seu carácterexcepcional e a sua abertura de espírito. Seguiu-seentão a visita e, para os que puderam estarpresentes, o almoço, na actual Casa dos Pobres.

Com a certeza de que o esforço não haviasido em vão, concluímos mais uma etapa doprojecto SOLNEC, cujo objectivo final é, como onome indica, ser solidário, levando aos maisnecessitados, o que mais precisam.

Catarina Farinha (11/3)

Divulgar a causa da SOLNEC

Conferência de Imprensa pela Casa dos Pobres

7

Colégio de São Teotónio: o humanismo cristão, um projecto educativo, uma escola plural

u O verdadeiro sentido do Natal

u A Biblioteca do Colégio

dent

ro

A Festa de Natal dos Internatos

MistérioÉ em silêncioE de mãos erguidas aos céusQue contemplo este mistérioDo eterno Amor de Deus

Num estábulo frio e pequenoEle nasce igual a nós — Menino! —,Transformando a noite em dia plenoE fazendo do homem um ser divino.

A Jesus Ramos

Pois é! Foi transformando a noite em diapleno que no cine-teatro, no dia 11 deDezembro, os alunos dos internatos celebraram oNatal numa festa onde se procurou o “verdadeirosentido do Natal”. A festa começou com ohabitual discurso do Senhor Director, PadreManuel. Seguiram-se momentos onde se

A Biblioteca do Colégio de S. Teotónio temcomo grande objectivo a promoção da leitura e odesenvolvimento das múltiplas competências quea esta actividade estão associadas. Trata-se de umespaço dinâmico, versátil, bastante procuradopelos nossos alunos, um espaço que cada vezdesejamos mais aberto à participação de todos. Ébom que nos sintamos bem na Biblioteca!

Assim, desde o inicio do ano lectivo foram jávárias as actividades que a Biblioteca acolheu,todas elas diferentes, todas elas complementares.Logo no inicio Setembro as turmas do 5º anovisitaram a Biblioteca e receberam indicaçõesmuito concretas quanto à sua organização efuncionamento. Mas o grande desafio para esteano era abrir o espaço à presença dos mais novos,com a criação de uma Biblioteca Infantil! Como “oSonho comanda a vida”, o cantinho destinado àsestantes coloridas do 1º ciclo foi inaugurado no

dia 31 de Outubro pelo Sr. Director Pe. ManuelCarvalheiro Dias. Estiveram presentes todos osalunos do 1º ciclo e respectivos professores e, deseguida, procedeu-se a uma actividade – Leiturade Contos de António Torrado direccionados parao tema do ano “Ecolegium.com, a nossanatureza!”. A actividade terminou já nas salas deaula com a ilustração da história do Monstro quecomia Gasolina. As ilustrações foram devolvidas àBiblioteca que as expôs para alegria dos pequenosautores. Esta foi a primeira de várias visitas àBiblioteca por parte do 1º ciclo. Paralelamentecumpre salientar a importância desta actividadetambém para os mais velhos que aprendem aconviver com os mais novos e a aceitá-los eintegrá-los num espaço que, até agora, só aosmais velhos pertencia!

Espaço aberto aos diferentes gruposdisciplinares e aos diferentes projectos, a

Biblioteca foi palco de iniciativas diversificadas:uma palestra com uma voluntária da AMI, noâmbito da Educação para a Cidadania, umaexposição a assinalar a atribuição do PrémioNobel a Doris Lesing; uma exposição organizadapela Assistente de Língua como o objectivo de dara conhecer o seu país a – a Polónia.

Para o futuro próximo aguardamos asactividades no âmbito do PNL (Plano Nacional deLeitura) em que já estamos inscritos e outrasplanificadas pelos diferentes grupos e turmas.Pretendemos alargar o nosso acervo e qualquerdoação de livros será bem-vinda. Finalmente, aabertura do nosso projecto leva-nos a lançar umdesafio: qualquer participação ou ideia, por partede pais, alunos e professores, será bem acolhida –a Biblioteca pressupõe uma organização, livros e adinâmica das vontades!

Isabel DelgadoBiblioteca

recordou o nascimento de Jesus e outros, maislúdicos, para entretenimento dos familiares eamigos dos alunos internos que não quiseramdeixar de se deslocar ao Colégio naquela noite,alguns vindos de bem longe. O espectáculo foipreparado pelos alunos, mas a ajuda dos Prefeitosfoi preciosa.

Um momento que agradou a todos, emparticular ao público mais jovem, foi o número dedança encenado a partir de diversos estilosmusicais, com a presença em palco de todos osalunos. Do samba brasileiro à música electrónica,do kizomba ao reaggy, cada um deu o melhor desi e recordou os sons da sua terra, ou da suapreferência.

No final, os aplausos dos pais e amigos forama recompensa merecida pelo árduo trabalhodestes alunos que organizaram esta festa.

Paulo Joon (11/2)

Um espaço vivo, um espaço plural!

Nos Internatos, a Magia do Natal é umcenário montado por todos — sem excepção— de forma a que o cine-teatro possa dar lugarà manifestação de solidariedade tãocaracterística desta época natalícia.

No dia 11 de Dezembro, as almas dosalunos internos actuaram em uníssono, tudopara levar a bom porto a nossa Festa de Natal.

A armada natalícia era comandada peloastuto capitão Mendes e pela audaz capitã(apelido da monitora Fátima). Os marinheirosseguiram fielmente as indicações dadas e tudoculminou com a descoberta do “verdadeirosentido do Natal”.

Teatro, música, dança. Houve lugar paratudo naquela noite verdadeiramente agradável.

No Natal, o céu é o limite e a nossa festanão foi excepção.

Diana Pessoa (12/1)

A magia do Natal

8Pel

o Pla

neta

Ter

ra

Colégio de São Teotónio: o humanismo cristão, um projecto educativo, uma escola plural

u Na Creche e no Jardim de InfânciaPara salvar o Planeta Terra

Mãos à obra!Numa noite de Natal muito fria, um Padre,

muito bondoso, que tinha por hábito ajudar osanimais, estava muito preocupado… Tinha tantacoisa por fazer… Pintar a capela, arranjar o sino,enfeitar o presépio. Tudo a tempo da Missa doGalo!

Mas, no Natal sente-se uma magia no ar! Ecomo é altura de dar e receber, o Padre Serafimteve uma surpresa!

Todos os animais a quem tinha ajudado,retribuíram esse gesto… Pássaros, doninhas,coelhos, esquilos, ratos, pirilampos, joaninhas,gafanhotos, grilos, formigas e bichos-da-sedauniram esforços e puseram as paredes da capela abrilhar, o sino a tocar e fizeram um presépio de

encantar!Todos os habitantes da aldeia se reuniram

nessa noite especial saboreando um verdadeiroespírito natalício de união, partilha e amor!

Um Natal diferente…

O Natal dos Animais!Neste ano lectivo, com a ajuda da nossa

mascote, Júnior, vamos pôr mãos à obra esalvar o nosso Planeta Terra!

Lançámos o nosso projectodescobrindo como surgiu o nossoplaneta…

Primeiro as plantas, depois os animais,posteriormente o Homem…

No dia 30 de Outubro, relembrámosuma tradição de Coimbra: os Bolinhos eBolinhós. Seguindo a política dos três R’s,reutilizámos caixas de cartão e fizemos ascarantonhas!

u Oficina da Terra

Saída de Campo à Serra de SicóPassava um pouco das 14h30 de sexta-feira,

dia 7 de Dezembro, quando o nosso grupo secomeçou a compor para a primeira saída decampo da Oficina da Terra.

Acompanhados pelo professor PedroDamasceno, dirigimo-nos à serra de Sicó, ondepudemos observar mais de perto a Natureza quenos rodeia.

Com a ajuda de “manuais” sobre as váriasespécies, identificámos pássaros, flores e ervas.Observámos cavidades (grutas) naturais, pinturasrupestres e, apesar do muito nevoeiro, umaimpressionante paisagem.

Devido à chuva e à rapidez com queescureceu, não tivemos tempo de ver tudo, mas,no caminho de regresso, traçámos logo novosplanos e projectámos mais actividades queesperamos vir a desenvolver ao longo do ano.

Débora Duarte (11/3)

Os

mai

s pe

quen

inos

Colégio de São Teotónio: o humanismo cristão, um projecto educativo, uma escola plural

9u No 1º Ciclo

O Magusto do 1º CicloO Magusto do 1º Ciclo realizou-se no dia 9

de Novembro das 14h e 30minutos às 16 horas.Todos os alunos do 1º ciclo participaram commuita alegria. Comemos às deliciosascastanhas assadas e juntos brincámos,corremos e enfarruscámos as nossas caras!Connosco também se divertiu o Sr. Director.

Foi uma tarde muito divertida para todos!

A turma do 4º B

Festa de Natal

“Recicla o teu Natal!”

Em Outubro de 2007 e perante um simpáticoconvite da Drª. Paula Cruz, do British Council e daEscola Superior de Educação, alunos do 4º ano edo 2º Ciclo do Colégio de São Teotónio, visitarama exposição “Magic Pencil”. Os nossos “boys andgirls” fizeram um brilharete com a sua simpatia, oseu comportamento e os seus conhecimentos deInglês.

O 4º ano A e B tiveram a sorte de ter o PedroRoma, guarda redes da Académica, comoanfitrião e contador da história “The centipedes’many boots”.

Como o Pedro se disponibilizou para umavisita ao Colégio, nós aproveitámos, of course! Elechegou com a Drª. Paula Cruz (do British Council)e encantou os nossos “kids”,o Sr. Director e osprofessores presentes.

O Pedro falou em Inglês, questionou emInglês, brincou em Inglês e ensinou Inglês… mascomeu à boa maneira Portuguesa!

Foi uma prenda de natal que chegou cedopara todos os presentes. Obrigado Pedro Roma eDrª. Paula Cruz!

Natália ReisProfessora

No dia 13 de Dezembro veio cá, à nossaescola, o Guarda Redes da Académica, o PedroRoma. Eu gostei muito de ele ter cá vindo. Eleveio falar sobre a roupa, mas veio falar emInglês. Trouxe o seu equipamento: a suacamisola, os seus calções, as suas meias, as suasluvas e as suas chuteiras. No fim, fizemos umlanche para o Pedro Roma.

João António Horta 4º A

Tivemos uma aula de Inglês com o PedroRoma e com a professora Natália. Ele mostrou-nos o equipamento: a camisola, os calções, osténis e as luvas. Antes do lanche, oferecemos-lhe uma dança que fizemos na nossa festa deNatal e também cantámos. A vista acabou emconvívio.

Ana Laura Graça 4º A

O Pedro Roma veio ao Colégio para ensinarcomo se dizem as peças de roupa em Inglês.Também entregou umas fotografias dele com asua assinatura. Depois fizemos um lanche.Dançámos e cantámos… Foi muito divertido!

Mª Beatriz Santos 4º A

A visita do Pedro Roma foi muito divertidaporque ele mostrou-nos o equipamento defutebol e aprendemos algumas palavras emInglês.

Também fizemos uma festa com: bolosbebidas, bolachas e música…

Alexandre Spacassassi 4º B

No dia 13 de Dezembro, tivemos aoportunidade de simpatizar pela segunda vezcom o Pedro Roma, jogador da Académica. Avisita foi muito interessante, pois ele deu-nosuma aula de Inglês sobre as peças de vestuárioque ele usa nos jogos de futebol.

Depois oferecemos-lhe um lanchezinho deNatal, sendo nós próprios a levar bolos,bolachas, bebidas…

Foi uma tarde bem passada, ficámo-nos aconhecer melhor e ficámos todos satisfeitos.Gostaríamos que este tipo de visitas se voltassea realizar.

Pedro Oliveira 4º A

Aprender Inglês de outra maneira

Visita do Pedro Roma ao 1º Ciclo

Natal não é só receber presentes…Temos de pensar nos outros:Nos que não têm família…Nos que vivem sós e tristes…Nos que não podem ter brinquedos…

Recicla o teu Natal! Procura-o dentro de ti...

Foi esta a mensagem que o 1ºCiclo quisdeixar para este Natal.

Estrelinhas, sinos, “os T’eco Team, osduendes, os meninos de 4ºano, no dia 12 deDezembro, no TAGV, deram alguns conselhospara que o verdadeiro Natal seja vivido!

u Educação para a Cidadania

10Va

le a

pen

a re

cord

ar

Colégio de São Teotónio: o humanismo cristão, um projecto educativo, uma escola plural

Entre 4 e 18 de Dezembro, decorreu nonosso Colégio uma Campanha de Natal a favorda ADAV - Coimbra (Associação de Defesa eApoio da Vida) com o objectivo de angariarbens e artigos de primeira necessidadedestinados a ajudar na saúde e no bem-estar degrávidas, bebés e crianças da nossa cidadeapoiados por esta Associação.

A colaboração foi feita com donativos (emespecial fraldas e produtos de higiene, os maisnecessários) colocados nos dois pontos derecolha, o átrio do Colégio e o piso do Pré-escolar e 1º Ciclo. Os pais destes alunos emuitos outros acolheram com generosidadeeste pedido, prestando assim ajuda àquelaAssociação sem fins lucrativos, que conta com

com um número crescente de sóciospatrocionadores e voluntários que contribuemgenerosamente para a viabilização de projectosespecíficos, no “apoio à família, a defesa epromoção da vida humana e da dignidade damulher”.

Maria da Luz CamposE. Cidadania

No dia 17 de Outubro, teve lugar naBiblioteca do Colégio uma palestra destinadaaos alunos dos 9º e 10º anos no âmbito datemática do Voluntariado, “À Conversa com aAMI, 2007/08”.

Como em anos anteriores, a dinamizaçãoda palestra foi dinamizada por uma voluntáriada A.M.I. (Associação Médica Internacional), aEnfermeeira Ercília, que já nos acompanhouem acções anteriores. O objectivo foi o de dara conhecer aos nossos alunos o trabalho decarácter humanitário desenvolvido por estaorganização humanitária e chamar a atençãopara o Peditório Anual da A.M.I. que decorreunos dias 27, 28, 29 e 30 de Outubro e ao qualaderiu um número significativo de alunos.

Recorda-se que esta organização decarácter humanitário, não governamental,também tem realizado um trabalho meritóriono campo das práticas amigas do ambiente(reciclagem de radiografias, tinteiros, entreoutros), pelo que a acção versou também essavertente, associando a defesa do meioambiente, a solidariedade e os direitoshumanos, enquadrando-se assim no tema detrabalhos deste ano.

Maria da Luz CamposCoordenação E. Cidadania

Palestra na Biblioteca

À conversa com a A.M.I.

Campanha de Natal

Ajudar a ADAV

No dia 18 de Setembro, ainda o ar de fériaspairava e já o 11º e o 12º anos disfrutavam da

oportunidade de visitar a Feira Nacional daJuventude SPOT, em Lisboa. O evento quedecorreu entre 15 e 18 de Setembro no espaçoda antiga FIL, no Centro de Congressos deLisboa, foi promovido pelo Instituto Portuguêsda Juventude, em conjunto com váriasOrganizações Juvenis Portuguesas e com o AltoPatrocínio do Secretário de Estado daJuventude e do Desporto.

O facto de ser o último dia da Feira nãodiminuiu o interesse do grupo que partiu porvolta das 9h30, chegando por volta das 11 horasao recinto, após ultrapasr o tráfego intenso dacapital. Aí, deparámo-nos com milhares deoutros jovens, vindos de todos os pontos dopaís. Os espaços abordavam quatro temáticasprincipais: o empreendedorismo, aparticipação cívica, o voluntariado e acriatividade. Apesar do horário um pouco

limitado em termos de tempo, foi possível atodos visitar os diversos stands, cujo conteúdo

variava entre ofertas profissionais, pacotesturísticos especiais para estudantes,associações políticas, diversas ONG’s, opçõesno ensino superior, entre outros. Havia aindauma exposição de obras de arte de jovenscriadores nacionais, de escultura, pintura ejoalharia. No exterior do edifício, estavampatentes expositores e demonstrações da ForçaAérea e do Exército, bem como um local deacesso à internet. A comunicação social marcoupresença, nomeadamente com um espaçobastante animado da RTP.

Ao regressar a Coimbra, poderíamos terresumido esse dia como mais umaoportunidade de vivenciar experiênciasdiferentes.

Catarina Farinha (11/3)

11º ano e 12º ano em Lisboa

SPOT, Feira Nacional daJuventude

dent

ro

11

Colégio de São Teotónio: o humanismo cristão, um projecto educativo, uma escola plural

u Associação de Pais

Eleições dos novos corpos sociais para 2007-2008

Principais linhas do plano de actividades

— Colaborar no Plano de Actividades doColégio;

— Alterar os Estatutos;— Colaborar em actividades de polarização

do interesse da comunidade educativa em quese integra esta Associação;

— Participar em Conferências, acções e/ouSeminários abordando a temática do Colégio“Eco-legium.com”;

— Participar nas acções da CONFAP eliquidar as respectivas quotas;

— Participar nas actividades do ProgramaSOLNEC;

— Participar nas acções da FNAPEC;— Incentivar a aproximação dos Pais e

Encarregados de Educação à Associação;— Centralizar e coordenar iniciativas no

âmbito do art.º 6.º da Lei n.º 30/2002, de 20 deDezembro;

—- Mostrar receptividade perante situaçõesprementes de carência de recursos no âmbitodo espírito humanisto-cristão que deve animaresta comunidade educativa;

—- Apresentar um relatório anual de contas(ano lectivo) relativas à sua actividade.

Acções desenvolvidasno 1º período

Nos dias 1 e 2 de Dezembro estivemosenvolvidos na campanha do Banco Alimentarcontra a Fome e aproveitamos para agradecer ocontributo muito especial e o empenho dosalunos deste Colégio nesta iniciativa, eagradecer-lhes a disponibilidade que tiverampara contribuir nesta causa.

É nosso objectivo estabelecer umainteracção permanente entre os associados e adirecção, e para a sua concretizaçãoconvidamos toda a comunidade educativa aparticipar activamente nas acções promovidaspela associação, e a contribuir ainda com outrasiniciativas ou projectos, tendo como objectivofinal a promoção do sucesso e bem-estar dosnossos educandos.

Informa-se que as reuniões são abertas atodos os elementos da comunidade educativa.

Com votos de pleno sucesso educativo,formativo e curricular para os vossoseducandos e com os melhores cumprimentosdespeço-me sempre ao dispor.

António Manuel Pais Pereira

No passado dia 22 de Outubro, decorreuna sala de audiovisuais a Assembleia GeralOrdinária da Associação de Pais e Encarregadosde Educação para eleições dos novos corpossociais para o ano lectivo 2007-2008.

A lista aprovada integra os elementos aseguir descriminados e respectivos cargos.

A iniciar a reunião, abordou-se o tema“Educar enquanto é tempo” proferido pelo Sr.Eng. Jorge Cotovio, professor e elemento da

Direcção do Colégio. Partindo-se do significadoetimológico do termo “educar”, estimularam-se os pais presentes a investirem noacompanhamento dos seus filhos, dando-lhesmargens de liberdade para desenvolverem aautonomia, sem deixarem de ser exigentes eassertivos quando necessário.

Seguidamente procedeu-se à eleição dosnovos corpos directivos da Associação de Pais.

MMeessaa ddaa AAsssseemmbblleeiiaa GGeerraallPP rreessiiddeennttee Carlos José Oliveira Pereira Jorge Alcobia VViiccee--PPrreessiiddeennttee Alexandra C. Trindade B. Queirós SSeeccrreettáárriioo Martins

DDiirreeccççããooPPrreessiiddeennttee Manuel Pais PereiraVViiccee--PPrreessiiddeennttee Manuel Assunção MendonçaSSeeccrreettáárriioo--TTeessoouurreeiirroo Jorge Manuel CarvalhoVVooggaall Rui Manuel Pacheco Duarte

CCoonnsseellhhoo FFiissccaallPP rreessiiddeennttee Maria Manuela Barreto Sousa Correia Veloso

VViiccee--PPrreessiiddeennttee Maria José Trindade Soares Nunes CarvalhoSSeeccrreettáárriioo Rosa Teresa P. Amante Figueiredo

As reuniões da direcção terão lugar na segunda quinta-feira de cada mês pelas 21,00 Horas,estando assim calendarizadas: 10 de Janeiro, 14 de Fevereiro, 13 de Março, 10 de Abril, 8 de Maio e12 de Junho.

Audição de Natal

O palco do cine-teatro do Colégio de SãoTeotónio recebeu mais uma vez os alunos daEscola de Música na sua Audição de Natal, a 13 deDezembro.

Nela se apresentaram todas as classesinstrumentais e a Classe de Coro, em que actuoua totalidade dos alunos. Foram momentos emque ficou evidente a qualidade de execução dosjovens músicos, reconhecida pelos aplausos dopúblico presente.

Também na Escola de Música

A Escola de Música participou com o mesmoempenho e entusiasmo noutras actividades. Foi ocaso da participação, em Dezembro, no Concursode Piano Galego Português em Vigo, onde oaluno Pedro Xavier ganhou o 2º prémio.

Já no início do novo período, a 7 de Janeiro,alunos das classes de piano, flauta transversal,clarinete, guitarra e violino participaram numConcerto de Reis, realizado na Casa dos Pobresem Coimbra. Foi uma experiência inédita, já queo concerto foi oferecido a um “jovem” público deterceira idade que o recebeu com imenso agrado,correspondendo de resto à entrega dosexecutantes ao espectáculo.

Com um início de ano tão auspicioso é deconfiar na crescente evolução técnica/artísticados alunos. Esperemos ser esta a realidade nosfuturos eventos da escola.

A Direcção Pedagógia

u Escola de Música

12In

tera

cção

Jornal do Colégio de São Teotónio

sDirecção: Pe. Manuel Carvalheiro DiasCoordenação: Maria da Luz CamposProjecto gráfico: Agostinho FranklinColaboração: Agostinho Franklin, Paulo MartinsComposição, paginação e texto: Colégio de São TeotónioPré-impressão e impressão:FIGDepósito Legal nº 137663/99

Colégio de São Teotónio w Rua do Brasil, 49 w 33003300--117755 CCooiimmbbrraahttp://www.steotonio.pt [email protected]

u Jornada de futebol

Mais uma vez o Colégio marcou presença noEstádio Cidade de Coimbra, inserido nacampanha de solidariedade para com a Casa dosPobres. Fomos perto de três centenas, juntando-nos às outras centenas de alunos, professores,funcionários e pais das restantes escolas católicasda diocese de Coimbra, assim como ao grupo deutentes da Casa dos Pobres (a maioria dos quais,presente pela primeira vez no estádio). Apesar da(ameaça de) chuva, o entusiasmo foi grande atéao 95º minuto de jogo. Saíram satisfeitos osadeptos da Briosa e um pouco desiludidos ossportinguistas. Mas, mais importante do que oresultado, foi mesmo a jornada de solidariedade(e de festa) que se viveu. Todos estávamos poruma causa “nobre” – auxiliar os que maisnecessitam, neste caso concreto, ajudar a Casados Pobres a apetrechar as suas novas instalações,em fase de acabamento.

O nosso Colégio soube ser solidário. Os cercade 500 euros apurados directamente para acampanha e os 825 euros resultantes da venda de

bilhetes a pais/ EE mostram bem como houveempenhamento da generalidade das turmas.

Atentos a esta iniciativa, a TBZ, em parceriacom a Associação Académica de Coimbra – OAF,associou-se à campanha de solidariedade paracom a Casa dos Pobres não só oferecendo apossibilidade aos alunos das Escolas Católicas eaos seniores de assistirem ao desafio de futebol,como também entregando posteriormente à Casados Pobres uma contribuição monetária retiradada receita do jogo (dos 15 euros do bilhetevendido aos pais, 5 euros serão posteriormenteentregues pela TBZ à Casa dos Pobres).

Esta campanha de solidariedade das EscolasCatólicas de Coimbra, apadrinhada por Maria deJesus Barroso e Pedro Roma, culminará com arealização do III Festival SOLNEC, em Maio, naPraça do Comércio.

Jorge CotovioProfessor

Pela Casa dos Pobres

Colégio S. Teotónio no Académica x Sporting

A APPACDM no ColégioComo já vem sendo hábito, o Colégio

recebeu, no dia 13 de Dezembro, a visita de umgrupo de utentes da APPACDM de Montemor-o-Velho.

Cidadãos portadores de deficiência mentale/ou motora, não deixaram, porém, demanifestar um enorme entusiasmo em relação aodia que os esperava, recheado de surpresas,preparado pelos alunos do Secundário do Clubedo Estudante Solidário.

Assim, um pouco depois das 10h30, apósuma breve apresentação, os utentes foram para orefeitório, onde prepararam uma das sobremesasdo seu almoço. Chocolate, margarina, bolachas,açúcar e ovos, foram os ingredientes de umdelicioso salame de chocolate.

De seguida, dirigiram-se ao pavilhão, nãosem antes passarem pelas salas dos professoresJorge Cotovio e Rui Canelas – dois “velhos”amigos da instituição. Depois, no Pavilhão,demonstraram as suas habilidades no basquet,futebol, entre outros desportos, interagindo comos alunos que estavam, no momento, a terEducação Física.

Depois de uma manhã cansativa, foram osconvidados de honra da D. Elvira, que tinha àespera deles um almoço que foi, posteriormente,muito elogiado pelos utentes e funcionários docentro.

Foi já por volta das 15h, depois de muitosjogos de matraquilhos na ludoteca, que chegou ahora da partida. Ofereceram-nos, em jeito deagradecimento, uma lembrança artesanal feitapor eles.

Realçamos, como grande vitória do dia, ofacto de um dos nossos convidados terconseguido enfrentar o seu maior medo: descerescadas. E, é claro, não posso esquecer aspalavras do Romeu, também utente da APPACDMde Montemor: “Eu gosto muito de vir à vossaescola porque me divirto sempre muito… e acomida é muito boa!”

Débora Duarte e Beatriz Mendonça (11/3)