12 setembro a 12 outubro 15 ano xvi - nº 202 - impresso ... · eu tenho um amigo que, ... para...

8
12 Setembro a 12 Outubro 15 Ano XVI - Nº 202 - Impresso Distribuição Gratuita

Upload: lamanh

Post on 24-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

12 Setembro a 12 Outubro 15Ano XVI - Nº 202 - ImpressoDistribuição Gratuita

12 de Setembro a 12 de outubro/15Publicação da cooPerativa doS ProdutoreS ruraiS de abaeté e região ltda.2

CNPJ - 16.505.554/0001-80IE - 002.088.863-0042Praça Amador Álvares, 12235.620-000 - Abaeté - MGGeral: (37) 3541-5454Atendimento ao Cooperado:(37) 3541-5437e [email protected]

COOPERABAETÉ

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Eustáquio Márcio de OliveiraDiretor Administrativo:José Soares dos SantosDiretor Comercial: Rogério Lage de OliveiraConselheiros Vogais: Arnon José de AraújoEugênio Antônio da Costa Filho Geraldo Magela de CarvalhoJosé Eustáquio Marcelino

CONSELHO FISCAL

Abaeté - R. Francisco Antônio Rodrigues, 90 - (37) 3541-5456Paineiras - R. Orestes Cordeiro, 69 Fone (37) 3545-1014Biquinhas - R. Goiás, 1015 Fone (37) 3546-1145Morada Nova de MinasAv. Arnaldo Xavier Cordeiro, 231Fone (37) 3755-2119R. João Dayrell P. Ferreira, 518 B Fone (37) 3755-1273

FILIAIS:

Jornalista Responsável: Christiane Ribeiro - MTb 4815/MGIMPRESSÃO: Fumarc TIRAGEM: 2.800 exemplares

Publicação da Cooperativa dos Produtores Rurais de Abaeté e

Região Ltda.

João Mendes Souza FilhoMauri Soares da SilvaAdelson Eustáquio de C. Ramiro

Suplentes:Fábio Eugênio Lemos da CostaDelibe Cordeiro MenezesJosé Pereira de Lima

Inicialmente, queremos re-gistrar o nosso agradecimento aos produtores da região, aos parceiros e a todos os cola-boradores que participaram ou ajudaram na realização da Tecnoagro - Primeira Feira de Agronegócios de Abaeté e Re-gião.

O objetivo do evento foi al-cançado, graças à parceria en-tre os organizadores (Sicoob Credioeste, Sindicato Rural de Abaeté, Cooperabaeté e Emater), os diversos apoiado-res comerciais e os produtores rurais.

O mês de setembro come-ça com indícios de que o tem-po poderá ser um fator positivo para o produtor rural, porque as chuvas que caíram até ago-ra na nossa região já superam as precipitações dos anos an-teriores nesse mesmo mês.

A propósito, a Coopera-baeté, como acontece todos os anos, está preparada para apoiar os produtores em todas as etapas do cultivo da próxi-ma safra, com variedade de sementes, adubos, defensivos e todos os produtos necessá-rios.

A novidade é que este ano, em razão de parceria com o Si-coob Credioeste, a Cooperativa fornecerá sementes e adubos que serão financiados pelo Cre-dioeste, em condições especiais, com juros muito baixos e prazos atraentes.

Portanto, os interessados po-dem procurar as diversas lojas da Cooperativa, ou um dos pon-tos de atendimento do Sicoob Credioeste, para obterem mais informações sobre a parceria.

Ainda, com relação a vendas a prazo, queremos pedir a com-preensão e colaboração dos as-sociados e clientes para algumas

alterações que foram implemen-tadas, como forma de adaptação à nova realidade da economia do País.

A primeira medida a ser ati-vada é a renovação de cadastro para associados e clientes em geral, como forma de melhorar o atendimento, atualizar limites e dar mais agilidade à concessão de crédito. Ainda este mês, ao fazer suas compras, todos rece-berão as orientações para esse procedimento, que será o mais simples possível.

Outra novidade é que os limi-tes de crédito serão observados rigorosamente. Assim, pedimos

aos que não estiverem certos dos seus limites, que consultem aos operadores de caixa ou aos setores de atendimento em todas as filiais da Cooperativa antes de efetuarem suas compras.

O setor de recebíveis também atuará com mais agilidade, para possibilitar a obtenção de melho-ria no giro de caixa da Coope-rativa. Assim, os clientes devem ficar atentos aos vencimentos de suas contas, para evitar bloqueio de crédito e cobranças de juros de mora ou, se for o caso, en-caminhamento da cobrança ao departamento jurídico.

A Cooperativa Somos Todos Nós.

A primeira Feira de Agrone-gócios de Abaeté e Região, reali-zada nos dias 28 e 29 de agosto, contribuiu com a APAE/Abaeté, quando colocou à disposição da mesma, o bar bem como os ser-viços da sua cozinha.

Os dois dias foram marca-dos pela queima do alho, cujas equipes, “Comitiva Estradão Mineiro”, “Arrumuevamu”, “Mua-nesdorense”, puderam mostrar seus talentos na sua cozinha

artesanal, com muita arte e alegria. Para nós, foi uma nova experiência, que nos rendeu a importância de R$ 4.000,00. Esperamos que, em 2016, na realização da 2ª Tecnoagro, pos-samos estar juntos novamente e, já com a devida experiência, atender melhor aos expositores e visitantes. À equipe organi-zadora, mais uma parceira da Apae/Abaeté, agradecimentos eternos.

Tecnoagro beneficia Apae/Abaeté

Incrementando a prestação de serviços ao produtor

Suely Andrade, diretora da Apae/Abaeté

Carta da Diretoria

Christiane Ribeiro

Cine Foto Centenário

3Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.12 de setembro a 12 de outubro/15

Eustáquio Márcio de Oliveira

Eu tenho um amigo que, por mais estranho que pos-sa parecer, adora notícias de catástrofes, fotografias de acidentes e outras coisas es-tranhas.

Um bom exemplo disso aconteceu há muito tempo, quando éramos jovens e fomos para Belo Horizonte, para estu-dar e tentar arranjar trabalho.

Naquele tempo, quando não havia nada para fazer, nós gostávamos de passear pelo centro da Capital, sempre a pé, porque dinheiro a gente não tinha nem para pagar ônibus, que, na época, se chamava “lotação”.

Num desses passeios, fo-mos surpreendidos por um tu-multo nas imediações de um edifício nas proximidades da Praça Sete. No local, desco-brimos que a alteração aconte-cia porque havia um rapaz na marquise do vigésimo andar do prédio ameaçando se jogar dali, certamente, desgostoso pelo fim de algum namoro.

Logo o quarteirão foi fecha-do pela polícia; uma guarnição do corpo de bombeiros chegou ao local e as pessoas se aglo-meraram para assistir ao espe-táculo. De início, a torcida era para que o moço desistisse de se matar. As pessoas gritavam desesperadas na tentativa de salvar a vida do jovem.

Eu me afastei um pouco do meu amigo, para comprar uma água numa lanchonete. Quan-do voltei, tive uma surpresa. Ele comandava uma manifes-tação, que já contava com cen-tenas de pessoas, cujo objetivo era dar coragem ao rapaz para que ele pulasse. Os gritos eram mais ou menos assim: “covar-de, pula, pula, pula...”

Para resumir, vou adiantar aos curiosos que o suicida foi agarrado por um policial herói e se salvou.

Mas meu amigo não mudou muito o seu gosto. Muitos me-ses depois, numa viagem de ônibus, encontramos um gran-de engarrafamento de veícu-los, em razão de um grave aci-dente. Os passageiros foram aconselhados a permanecer no interior do coletivo. Mas o meu amigo se recusou a ficar longe da tragédia. Logo foi informado que um caminhão havia passa-do por cima de outro veículo e que havia morte no local.

Imediatamente, o curioso partiu em direção ao epicen-tro do evento, apesar das re-petidas recomendações dos policiais para que ninguém se aproximasse.

O meu amigo, sempre que era interceptado por um poli-cial, explicava que era parente da vítima. Quando já estava bem perto do seu objetivo, que era apreciar aquele chocante espetáculo, de novo, foi inter-rompido por um policial militar. Sem medir as consequências, o rapaz implorou ao homem da lei que o deixasse passar, por-que ele era parente da vítima.

O argumento era forte, mas o policial, antes de deixá-lo passar, insistiu: “o senhor tem certeza de ser parente da víti-ma?” - “Tenho sim, o sangue que corre na veia dele corre também na minha”.

Ao se aproximar do foco do acidente, o curioso descobriu que o veículo que fora des-truído pelo caminhão era uma carroça, que o carroceiro se salvara e que o morto era, na realidade, o burro que puxava a carroça.

Parente da Vítima

Idealizada e realizada em menos de 60 dias, a TecnoA-gro 2015 - 1ª Feira de Agrone-gócio de Abaeté e Região foi considerada um sucesso, tan-to pelos organizadores como pelos visitantes, produtores ru-rais e empresas participantes. “Plantamos um semente, que, acredito, vai dar muitos frutos”, declara o diretor tesoureiro do Sindicato dos Produtores Ru-rais de Abaeté, Juliano Aguimar de Faria.

Com visitação média de 450 pessoas por dia, 35 estandes montados, feira pró-genética da ABCZ, feira de fêmeas leiteiras, torneio leiteiro e muito empenho da equipe envolvida, o even-to organizado pelo Sindicato Rural, CooperAbaeté, Sicoob Credioeste e Emater, promete alcançar maior sucesso nos próximos anos, reafirmando a tradição leiteira da cidade e im-pulsionando o agronegócio.

Para 2016, a ideia é inves-tir no planejamento. “Tivemos tempo só de executar, não deu tempo de planejar”, ressalta o colaborador da Cooperaba-eté, Marcos Rodrigues. “Em conversa com os produtores e

expositores, já recebemos mui-tas sugestões para aprimorar o evento no próximo ano. Nesses bate papos, percebemos como os participantes ficaram satis-feitos e valorizaram essa inicia-tiva, afirmando que Abaeté es-tava precisando de um evento desses. Nossa intenção é que o produtor compre essa ideia, que acredite que a feira é, re-almente, uma oportunidade de fazer bons negócios”, comple-tou Marcos.

Uma das ideias para apri-morar a estrutura para os próxi-mos anos é produzir uma área demonstrativa de lavoura junto às empresas de sementes e adubos, para que o produtor possa ver, na prática, qual o melhor produto e fazer a melhor escolha para sua propriedade. Outro objetivo é manter o alto nível das palestras como este ano.

Visitantes de cidades como Pompéu, Papagaios, Itaúna, Bom Despacho, Martinho Cam-pos, Quartel Geral, Morada Nova de Minas, Biquinhas, Pai-neiras, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo marcaram presen-ça no evento, além do presiden-

te da Itambé, Jacques Gontijo, diretores de sindicatos rurais e prefeitos de cidades vizinhas.

Para os organizadores, o apoio e a confiança das em-presas participantes e dos produtores foi de extrema im-portância para a realização do evento. “Queremos agradecer a todos os produtores que leva-ram gado para a feira e para o torneio leiteiro, ao Léo da dupla Vitor e Léo, que disponibilizou seus tourinhos da raça corte eu-ropeu, que vieram da Fazenda Paraíso, em Uberlândia, para prestigiar a 1ª Feira de Abaeté”, destaca o representante comer-cial da Cooperabaeté, Jean.

Em nome das entidades promotoras do evento, ele agra-dece também a todos os cola-boradores que vestiram a cami-sa da feira e aos expositores/fornecedores da Cooperabaeté. “Convidar uma empresa para participar de um evento de últi-ma hora, com apenas três se-manas de antecedência, e eles aceitarem o convite, demonstra a credibilidade da CooperAbae-té, do Sindicato, do Sicoob Cre-dioeste e da Emater, e isso nos deixa muito satisfeitos”, finaliza.

Cine Foto Centenário

Um dos destaques da Tecnoagro foi o alto nível das palestras técnicas, com palestrantes de renome e temas de relevância para a agropecuária, embora o público tenha ficado um pouco abaixo do esperado.

Tecnoagro 2015: Balanço Positivo

12 de Setembro a 12 de outubro/15Publicação da cooPerativa doS ProdutoreS ruraiS de abaeté e região ltda.4

Por ser a 1ª feira do agro-negócio de Abaeté, foi boa. Nós, produtores, tivemos a oportunidade de divulgar o nosso trabalho e a qualidade de nossos bovinos, no meu caso os touros da raça ho-landesa.

Tive a oportunidade de vender alguns touros durante a feira e mostrar o resultado dos 25 anos de seleção do meu rebanho da raça ho-landesa, expondo irmãs de alguns touros para ilustrar esse trabalho.

Penso que é preciso dar sequência a esse trabalho, pois são eventos assim que nos permitem divulgar o de-senvolvimento da agrope-cuária regional. Porém, os próximos devem ser organi-zados com mais antecedên-cia, para ter tempo de uma divulgação maior, e observar se não há outras feiras na re-gião na mesma semana.

Outra observação é quanto aos alojamentos, que devem ter mais conforto para os animais, como ca-mas de serragem, sombras e ventiladores para aqueles que necessitarem. Afinal, os animais devem ter toda dedi-cação e cuidado, é isso que faz a diferença e um ótimo resultado!

Foi com muito entu-siasmo e otimismo que participei da 1ª Feira de Agronegócio de Abaeté e Região, ocorrida em 28 e 29 de Agosto, no Parque de Exposições. A feira contou com ex-posição de animais, estandes de empresas de produtos e soluções voltados ao segmento pecuário, máquinas, tratores, implementos, além de palestras téc-nicas.

Paralelamente, hou-ve a feira do Pró-Ge-nética, um programa concebido pela ABCZ e apoiado pelos gover-nos federal, estaduais e municipais, órgãos de pesquisa, extensão rural, defesa sanitária animal e capacitação e formação de mão-de--obra rural.

O objetivo é aumen-tar a produção de carne e leite nas pequenas e médias propriedades rurais através da disse-minação de touros me-lhoradores. Isto signifi-ca utilizar animais PO, certificados pela ABCZ, com exame andrológi-co e sorologia negativa para brucelose e tuber-

culose, além de avalia-ção genética.

Assim, o produtor saberá exatamente quais características com significado econô-mico aquele reprodu-tor transmitirá à seus filhos, deixando de ser uma loteria. Associados da ABCZ disponibilizam seus touros certificados para a venda, a nego-ciação é livre entre as partes e há a possibili-dade de financiamento dos animais. No nosso caso, o Sicoob Credio-este esteve presente no evento, viabilizando esta facilidade.

Há muito tempo não tínhamos um evento deste nível voltado ao produtor rural em Aba-eté. Parabenizo os or-ganizadores e apoiado-res, sobretudo a nossa Cooperativa de Produ-tores Rurais e o Banco de Crédito Cooperativo.

A economia do nos-so município gira em torno do agronegócio, nossa vocação é esta e a feira demonstra uma profissionalização do segmento. Com certe-za, participarei das pró-ximas edições!

Faço uma avaliação positiva da Tecnoagro, idealizada e realizada em menos de 60 dias. Con-seguimos trazer mais de 30 empresas para expor os produtos, com tecno-logias de última geração, sementes e suplementos para melhorar o gado e promover um aumento das possibilidades do produtor rural, que hoje é muito sacrificado.

Na sexta, fizemos a Feira de Tourinhos Pró--Genética, juntamente com a ABCZ, com um comércio de 12 touros. No sábado, promovemos a Feira de Fêmeas Leitei-ras, com mais de 200 be-zerras, novilhas e vacas. Tivemos um número de visitantes dentro da ex-pectativa, e vamos lutar para dar sequência nos próximos anos. A 1ª Tec-noagro foi uma semente,

e creio que vai dar frutos. Vejo esta Feira como

um resgate da exposição voltada para o produtor rural, para o agronegó-cio. O Sindicato não está conseguindo trazer sho-ws, que são muito caros e não deixam dinheiro na nossa cidade, levam tudo embora.

Com a Tecnoagro, estamos tentando fazer o dinheiro circular dentro das propriedades, dentro do município, incentivan-do os negócios, o me-lhoramento genético do gado, da tecnologia das fazendas.

O evento foi realizado em parceria entre a Co-operabaeté, o Sindicato dos Produtores Rurais, Emater, Sicoob Credioes-te e Banco do Brasil. Não promovemos essa Feira visando lucro. Consegui-mos patrocínios das em-

presas expositoras para custear as despesas, e nosso objetivo é melhorar as tendências do agrone-gócio na nossa região, pensando em beneficiar os produtores rurais, prin-cipalmente os pequenos, que são em maior núme-ro e necessitam mesmo ter uma melhoria para aumentar seus lucros nas propriedades.

Exaltamos demais a coragem das entidades participantes, tanto dos organizadores, como das empresas que confiaram na gente para trazer e expor seus produtos, dos produtores rurais.

Por ser a 1ª Feira de Agronegócio, tivemos uma aceitação muito boa. Agradecemos a todo mundo que ajudou, traba-lhou e se empenhou para o sucesso da Tecnoagro 2015.

QUAL SUA AVALIAÇÃO DA TECNOAGRO 2015?

Caetano Lopes, Médico e Pecuarista Augusto de Araújo Campos Neto, Fazenda

Córrego da Menina:

Juliano Aguimar de Faria, Tesoureiro do Sindicato dos Produtores Rurais de Abaeté:

Fotos Cine Foto Centenário

5Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.12 de setembro a 12 de outubro/15

TORNEIO LEITEIRO 1ª TECNO AGRO - DIAS 27, 28 e 29 / 08 / 2015

TOTAL GERAL DAS PESAGENS

125,115 Kg115,811 Kg112,230 Kg109,339 Kg104,436 Kg 82,815 Kg

TOTAL GERAL DAS PESAGENS

148,055 Kg 117,476 Kg99,908 Kg96,173 Kg80,650 Kg76,475 Kg59,715 Kg

MÉDIA DIÁRIA

41,705 Kg38,603 Kg37,410 Kg36,446 Kg34,812 Kg27,605 Kg

MÉDIA DIÁRIA

49,351 Kg39,159 Kg33,302 Kg32,057 Kg26,883 Kg25,491 Kg19,905 Kg

1º2º3º4º5º6º

1º2º3º4º5º6º7º

ANIMAL

Oliveira Argentina Paulistana

Dani Esmeralda

Gaivota

ANIMAL

Rainha Bahia

Princesa Floresta Pirata

Margarida Narita

ORDENHADORES

Ari Bráulio/Ari

Ari Adão

Marcelo Marcelo

ORDENHADORES

AriBráulio

AriBráulioMarco

AriMarco

PRODUTOR

Eugênio Antônio da Costa FilhoSílvio Antônio da Costa

Fábio Eugênio Lemos da CostaRogério Lage de Oliveira Marcelo Pereira dos ReisMarcelo Pereira dos Reis

PRODUTOR

Eugênio Antônio da Costa FilhoWellington Soares Branco

Sílvio Antônio da CostaWellington Soares BrancoMarco Antônio dos Reis

Fábio Eugênio Lemos da CostaMarco Antônio dos Reis

CATEGORIA: VACAS

CATEGORIA: NOVILHAS

CAMPEÃ GERAL: Rainha (Novilha)

Eugênio Antônio da Costa FilhoDESTAQUE: Novilha Pirata

(com apenas 26 meses) Marco Antônio dos Reis

Fotos Cine Foto Centenário

Geninho, colhendo os frutos de um grande trabalho O produtor rural e integrante

do Conselho de Administração da Cooperabaeté, Eugênio Antô-nio da Costa Filho (Geninho) foi o grande vencedor do Torneio Lei-teiro da 1ª Tecno Agro, realizado de 27 a 29 de agosto de 2015. A novilha Rainha, produzida na Fa-zenda São Sebastião do Pará, em Abaeté, sagrou-se campeã geral, com a média diária de 49,351 kg de leite/dia. O cooperado obteve o primeiro lugar também na catego-ria Vacas, com Oliveira, que pro-duziu uma média de 41,705 kg de leite/dia.

Para Geninho, estas médias representam o resultado de um dedicado trabalho de aprimora-

mento genético do gado, que vem sendo desenvolvido há oito anos. “Nos últimos seis anos, não com-prei nenhuma novilha”, conta o produtor, que iniciou na atividade em 2007, tirando menos de 300 litros de leite/dia e hoje produz

5.000 litros, com 280 vacas.Na lida do dia a dia, ele conta

com o apoio da esposa Diany, dos filhos Bruno e Felipe e de dois fun-cionários. “É muito serviço, todo mundo junto de segunda a segun-da, sem lazer, sem férias. Quem

não gosta muito do que faz não aguenta”, diz.

Muito satisfeito com o resul-tado da 1ª Tecno Agro, Geninho conta que, além de participar pela primeira vez de um torneio leitei-ro, levou seis novilhas para expor.

“Recebi boas propostas de com-pra, mas trouxe de volta, porque minha intenção era só fazer pro-paganda do gado. Em breve,vou começar a vender”, anuncia, agra-decendo o apoio de todos os orga-nizadores e participantes da feira.

Geninho com a esposa, filhos, equipe do Sindicato, Cooperabaeté e o ordenhador Ari: “gostei muito da feira, onde pude fazer uma boa propaganda do meu gado.”

12 de Setembro a 12 de outubro/15Publicação da cooPerativa doS ProdutoreS ruraiS de abaeté e região ltda.6

VENDO ORDENHA Delaval seminova 02 conj. e mini cir-cuito fechado. Ou troco por gado: (37) 9941-1164

VENDE-SE TOURO raça Nelore, 05 anos, registro WAG595: (37) 9952-2554

VENDEM-SE:- uma ordenha mecânica westfalia 4 conj. seminova.- um tanque Plurinox 550 li-tros seminovo: R$ 7.500,00.- um arado reversível: R$ 4.000,00 - uma roçadeira: R$ 5.500,00- uma carreta 4 rodas refor-madas: R$ 4.000,00- uma concha: R$ 1.300,00- uma JF 90 com reboque: R$ 3.500,00Tratar: (37) 9963-7000, (31) 9970-1302 (Bráulio Correa), (37) 9937-4429 (Marcelo)

VENDEM-SE:- Chocadeira Premium eco-lógica 130 ovos 110 volts. Roletes automáticos/ tempo programado- Gerador 2,5 kva Gasolina motor 4 tempos- Misturador manual tambor 200 litros, capacidade 80 kgTratar: (37) 9928-3106

VENDE-SE FAZENDA na Serra do Palmital - 59,0 ha: (37) 9944 0175 (Juredy)

VENDE-SE TERRENO de 108 ha, em São Simão de Baixo. Sem sede, água em todo terreno: (37) 3541-1934 (Maria da Glória)

VENDE-SE SITIO com casa de varanda em cerâmica. Curral, estrutura para leite, a 5k do asfalto: (37) 9943-2018 / 8417-0735

VENDO OU TROCO CASA de 3 quartos, sala, copa, co-zinha, varanda, 3 banheiros, barracão, piscina, fogão a lenha, Rua Floriano Peixoto, 46, Abaeté: (37) 9909-8977

VENDE UMA CASA em construção na Rua Dália Al-ves, Bairro Amazonas: (37) 9832-8148/ 9968-3748.

VENDE-SE SALA no Abaeté Center: (37) 9914-9919

ALUGA-SE APARTAMEN-TO 03 qtos com suite, 02 vagas na garagem, na Rua Frei Orlando. Valor R$ 750,00: (37) 8823-3450

VENDE-SE LOTE, esquina. Bairro Jardim Primavera / Cerâmica: (37) 9814-3516

VENDE-SE UM TANQUE 2.000 litros Westfalia semi novo: (37) 9162-8737 / 9942- 3636 (José Wilson)

VENDE-SE 01 TANQUE 3.000 litros Plurinox, se-minovo: (37) 9908-1588 / 9919-6959 (Rafael)

VENDE-SE CONGELADOR de leite de 06 latas: (37) 9923.6584 (Ronaldo)

VENDE-SE BERÇO com colchão e carrinho de pas-seio: (37) 9988-3260

MEDIÇÕES e divisões de fazendas, loteamentos e georreferenciamentos: (37) 9965 - 9027

CALÇAMENTO DE CUR-RAIS e encabeçamento de mata burros, entre outros: (37) 9956-4848 / 8814-8544 (Vando Pedra Azul)

ABANDONO DE EMPREGO - José Miranda de Sales, da Fazenda Gamelão, em Ce-dro do Abaeté, convoca o funcionário Alex Gomes da Costa, CPF 096277206-23, a comparecer ao seu local de trabalho em 24 horas, ou será caracterizado como Aban-dono de Emprego, conforme Artigo 182, alínea “i” da CLT. 01/08/2015

Como evitar resíduos de antibiótico no leiteDe olho na qualidade

Confira algumas receitas de Terezinha Soares

A ocorrência de resíduos de an-tibióticos nos alimentos tem se tor-nado uma grande preocupação para consumidores, indústria e produto-res. Mesmo que apresentem riscos da presença de resíduos na carne e leite, o uso de antibióticos em ani-mais de produção é uma ferramen-ta fundamental para o tratamento e prevenção de doenças, principal-mente para o controle de mastite.

Os resíduos de antibióticos no leite podem ocorrer não só com o tratamento intramamário de masti-tes, mas também pelo uso de antibi-óticos injetáveis, por infusão uterina ou mesmo via oral, pois os antibió-ticos são absorvidos pela corrente sanguínea e são eliminados pelo leite. É por isso também que o des-carte do leite de todos os quartos do úbere deve ser feito, mesmo quando se faz o tratamento de apenas um quarto, uma vez que o antibiótico usado num quarto irá se difundir pelo sangue e atingirá os demais ainda que não tratados.

Algumas das principais causas que podem levar a ocorrência de resíduos de antibióticos no leite são:

• Não observação do período de carência do antibiótico;

• Não identificação de animais que estão sob qualquer tratamento

• Falha na identificação de ani-mais tratados

• Uso de medicamentos em do-sagens diferentes de tratamento para o qual o período de carência foi estabelecido

• Utilização dos medicamentos em desacordo com as recomenda-ções de bula e do médico veterinário

• Descarte de leite de apenas um quarto tratado

• Falta de registros precisos dos tratamentos

• Vacas que têm partos antecipa-dos e curtos períodos secos

• Uso de produtos de vacas se-cas para tratamento de vacas em lactação

• Falha na separação das vacas tratadas do resto do rebanho a ser

ordenhado• Ordenha acidental de vacas

secas• Erro durante a ordenha e mistu-

ra do leite com e sem resíduoPara exemplificar o risco da con-

taminação com resíduos de antibióti-cos no leite, apenas o leite residual, que fica no equipamento de ordenha quando é feita a ordenha de uma vaca tratada, pode contaminar o leite de até 20 vacas.

Produtor, não corra risco! Adote práticas corretas para se evitar os resíduos: antes de iniciar qualquer tratamento, identifique as vacas que serão tratadas, registre toda aplica-ção de medicamento, inclusive o pe-ríodo do tratamento e de descarte de leite e deixe os animais tratados em um lote separado.

A responsabilidade pela conta-minação do leite com resíduo de antibiótico pode levar a perda da produção, bem como a demais pre-juízos relacionados à contaminação do leite enviado à cooperativa.

Bruna Leonel, Supervisora de Projetos e Qualidade da CCPR/Itambé

ROSCA DE LEITE CONDENSADO

Bata no liquidificador:. 5 ovos. 1 lata de leite condensado. A mesma medida de água morna. 7 colheres (sopa) de açúcar. 4 colheres (sopa) de óleo ou banha derretida. 2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga. Um pouco de canela moída. Uma pitada de sal

. Fermento (para 2 kg de farinha de trigo)

Bata tudo no liquidificador, depois despeje em uma vasilha e vá colo-cando a farinha de trigo aos poucos e sovando até o ponto de enrolar. Gasta-se de 1 quilo a 1 quilo e meio de farinha ou um pouco mais.Enrole e deixe crescer para depois colocar para assar. Pincele com gema de ovo na hora de assar. Se quiser, salpique açúcar cristal.

BISCOITINHOS DE QUEIJO

. 3 copos (americanos) de polvilho

. ½ copo de óleo

. 1 copo (pelo vinco) de leite gelado

. 2 ovos

. Uma pitada de sal

. 2 copos de queijo

Amasse o polvilho com o óleo, leite e sal. Sove bastante. Se a massa ficar dura, acrescente 1 ovo ou leite. Por último, o queijo. Enrole e asse em temperatura de 200º.

7Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.12 de setembro a 12 de outubro/15

Contagem de Células SomáticasPRODUTOR (MATRÍCULA) CCS

Contagem BacterianaPRODUTOR (MATRÍCULA) CBT PRODUTOR (MATRÍCULA) % GORDURA

Porcentagem de Matéria Gorda Porcentagem de Proteína TotalPRODUTOR (MATRÍCULA) % PROTEÍNA

AloÍsio Antônio Cunha (3429)Paulo Roberto F Andrade (2066)Guilherme A. Pereira Mendes (962)Gilmar Sousa Machado (3138)Elismar Noronha Lima (3459)Luiz Alberto de Oliveira (811)Helena Maria de Oliveira Alves (181)Felipe Alberto Xavier de Oliveira (358)Francisco Brandão (205)Geraldo Magela Carvalho (2710)Adelson e Campos Ramiro (3157)Geraldo Magela de Carvalho Jr (3592)Rafael Romeiro Lopes Cansado (3591)Oscar Liandro da Cunha (4617)João Batista Ferreira (3474)Jacy Xavier de Andrade (720)Adelino José C Sobrinho (1611)Sebastião Lemos Xavier (798)Geraldo José Correa (3656)Geraldo Evando Pereira (242)Maria Alexandrina de Oliveira (423)Agroville Agricultura e Empr (4641)José Vieira de Moura (3657)Roberto César de Andrade (2421)Dirvando de Oliveira Gomes (2535)Antônio Carlos da Costa (218)Lacerdino Barbosa da Silva (3559)Dilermando Oliveira Gomes (2536)Carlos Antônio de Andrade (3125)Torquato Barbosa Tavares (537)

2.4492.4493.4643.4643.8733.8733.8733.8734.2434.4724.4724.4724.4725.4775.6575.9165.9165.9165.9166.0006.4816.4816.7086.9286.9286.9287.3487.7467.9377.937

43.00053.06662.49084.29790.25092.97894.10698.494

111.875111.875114.000121.984121.984122.687122.906131.423139.348142.576142.997142.997152.401154.473154.473155.676159.311159.324161.499168.000169.307173.000

Renato Toledo de Menezes (3230)Vilma Cândida de Oliveira (3509)Carlos Pereira Bueno (3169)Agroville Agricultura e Empr (4641)Alexandre de Souza Valadares (276)Enivaldo M de Sousa e Outra (4464)Guilherme A. Pereira Mendes (962)João Mendes Souza Filho (4393)Alminda Carvalho Barbosa (4446)José Miranda de Sales (1153)Geraldo Leão do Amaral (4100)Ricardo Assis Santos (114)Torquato Barbosa Tavares (537)Ronaldo Antônio Silva e Outr (4111)Helvécio Alexandrino Arruda (2605)Joaquim Osvaldo de Oliveira (2030)Altamir José T Sousa (3216)Ildeu José Ferreira (235)Valdir Ferreira de Andrade (2003)Júlio Ricardo Ferrão (2117)Agroville Agricultura e Empr (4641)Carlos Antônio de Andrade (3125)Adelino José C Sobrinho (1611)Geraldo José Correa (3656)Edvar Morato (4018)Geraldo Donizete Mendes (4638)João Eustáquio de Lima (3130)Itair Xavier Borges (4577)Alcides José Araújo (4320)Helena Maria de Oliveira Alves (181)

5,084,664,584,484,394,354,344,294,294,254,254,234,224,224,214,214,204,194,144,134,124,124,114,114,094,084,074,074,074,06

Renato Toledo de Menezes (3230)Amador Gomes Pereira (310)Domício de Campos Maciel (384)Vilma Cândida de Oliveira (3509)Eloi Dias Ferreira (621)Carlos Eloi Gomes Ferreira (486)Oscar Liandro da Cunha (4617)Carlos Pereira Bueno (3169)Ildeu José Ferreira (235)Geraldo Donizete Mendes (4638)Guilherme A. Pereira Mendes (962)Torquato Barbosa Tavares (537)Higino Cunha Valadares (782)Agroville Agricultura e Empr (4641)Rui Barbosa da Silva (644)Antônio do Carmo Fróes (301)Luiz Carlos de Araújo (683)João Eustáquio de Lima (3130)Fábio Eugênio Lemos Costa (441)José Júlio de Faria (266)Aguinaldo Ferreira da Silva (421)Edvar Morato (4018)Jovelino José dos Santos (424)Rafael Romeiro Lopes Cansado (3591)José Edivaldo de Faria (439)Alexandre de Souza Valadares (276)Júlio Ricardo Ferrão (2117)Judith Maria Ferreira Mendes (473)José Maurício da Silva (2704)Ricardo Assis Santos (114)

3,823,763,643,643,613,613,603,593,583,573,553,553,533,523,523,513,513,513,513,503,503,503,503,493,493,493,483,483,463,46

Aloísio Antônio Cunha (3429)João César da Cunha Sobrinho (1574)Helio Augusto Botelho Vilas (3422)Ataide Ramiro Campos (1127)Isaelmon César Damasceno (4110)Evandir Ferreira (1556)Levi Altivo de Paula (1597)Francisco Brandão (205)Adelino José C Sobrinho (1611)Geraldo José Correa (3656)Valdir Vicente de Sousa (3078)Altino de Souza Machado (4591)Fabiano de Sousa Machado ( 4627)Gilmar Sousa Machado (3138)Lazaro Caetano da Silva (4017)Efren de Sousa Machado (2018)Altivo Rodrigues Pereira (4234)Osvaldo Luiz de Oliveira (321)Marconi Afonso de Avelar e Ou (243)Mariana Arruda Avelar (387)José Simão Ferreira (1586)Carlos César Correa (3117)José Eustáquio Marcelino (3479)José Vicente de Oliveira (2650)José Gonçalves Rios (2062)Rafael Romeiro Lopes Cansado (3591)José Romeiro de Menezes (93)Lazarino de Oliveira Silva (2651)Edvar Antônio Eloi (2522)Eugênio Antônio da Costa Filho (351)

MELHORES NA QUALIDADE DO LEITE - AGOSTO 15MELHORES EM QUALIDADE DO LEITE - FEVEREIRO 15

OBS: Diany Alves Mendonça (430) empatou em 30º lugar na CCS com 173.000 ccs/ml. Enivaldo M de Sousa e Outra (4464) também empataram em 29º lugar na Proteína, com 3,46%.

PARABÉNS AOS CAMPEÕES EM QUALIDADEEm agosto, o cooperado Aloísio Antônio da

Cunha sagrou-se, mais uma vez, campeão na qualidade do leite, tanto na Contagem Bacteria-na, onde empatou com Paulo Roberto F. Andra-de, como na Contagem de Células Somáticas.

Os dois foram os que mais “subiram ao po-dium” da Qualidade do Leite nos últimos meses. Aloísio, que em 2014 foi três vezes campeão na CCS e uma vez na CBT, ficou em primeiro lugar na CCS nos meses de janeiro, março e julho de 2015. Com muita dedicação, higiene na ordenha e um bom controle da mastite, em agosto, ele registrou 2.449 ufc/ml e 43.000 ccs/ml.

Paulo Roberto foi o primeiro colocado na Contagem Bacteriana em janeiro, março e junho de 2015 e em outros três meses de 2014. Como Aloísio, no mês de agosto, ele registrou apenas 2.449 ufc/ml. Parabéns aos campeões.

12 de Setembro a 12 de outubro/15Publicação da cooPerativa doS ProdutoreS ruraiS de abaeté e região ltda.8

Eu me formei em Gestão de Cooperativas no ano de 2009 e logo tive a oportunidade de vir trabalhar na Cooperabaeté. Desde minha chegada, desen-volvo o trabalho de Educação Cooperativista, conduzindo os Núcleos Cooperativistas, Núcleo de Jovens e de Mulheres, além de coordenar os Projetos Edu-campo e Balde Cheio.

Sou realizado no que faço, pois tenho a oportunidade de participar de vários projetos que a Cooperabaeté desenvolve. O último deles foi a Feira de Negó-cios Tecno Agro, na qual deixa-mos plantada uma semente para um projeto muito maior.

Acredito que a Cooperabaeté

é uma Cooperativa de vanguar-da na região e que tem cresci-do, principalmente, pelo esforço conjunto de todos os atores envolvidos nesse processo: Co-operados, Diretoria e Colabora-dores.

Neste mês de setembro, te-nho a felicidade de completar seis anos de Cooperabaeté. Tempo necessário para apren-der uma lição que nunca esque-cerei. A mudança que queremos para o mundo não pode ser me-nor que a nossa capacidade de influenciar positivamente as pes-soas que se encontram ao nosso redor.

Tenho a honra em trabalhar no setor de Relacionamento

com o Cooperado, onde estou em contato direto com os associa-dos. Nesse sentido, acredito que a coope-rativa é um diferencial em todos os segmen-tos onde o cooperado atua, desde a compra dos insumos até a pro-dução final. Que a cooperativa é um patrimônio dos associados, e todos são responsáveis pelo seu crescimento.

Com o meu trabalho, tento compensar todo o carinho que recebo das pessoas. Desde mi-nha chegada, sempre fui muito bem acolhido por todos. Pos-so dizer que faço parte de uma

grande família cooperativista. Que a Cooperativa sempre foi administrada por pessoas com-petentes e que possuem ética e comprometimento com o seu de-senvolvimento. Que nós, colabo-radores, amamos o que fazemos e nos sentimos orgulhosos em fazer parte de uma das maiores empresas do ramo agropecuário do Centro Oeste mineiro.

Por fim, quero deixar meu agradecimento a todos que me apoiam e acreditam no meu tra-balho. Aqueles com quem eu te-nho o prazer em conviver e que me ensinam a cada dia.

Morar longe de casa não é fácil, mas o fardo se torna menor quando estamos ao lado de pes-soas que a gente ama de verda-de. Obrigado a todos.

Com a palavra, o colaborador

Marcos Rodrigues, um dos organizadores da Tecno Agro 2015

“FAÇO PARTE DE UMA GRANDE FAMÍLIA COOPERATIVISTA”!

Cine Foto Centenário