12 27 2013

44

Upload: orangotoe

Post on 15-Mar-2016

257 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

12-27-2013.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: 12 27 2013
Page 2: 12 27 2013

Nem aí02 | O PRESENTE EDITORIAL SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013

As festas de fim de ano são tudo de bom. ONatal já passou, mas ainda temos a virada deano pela frente. São confraternizações com ami-gos e familiares, visita de parentes distantes,presentes daqui e dali, happy hours... tudo émotivo para comemorar. Neste período, o consu-mo aumenta consideravalmente, e com ele aprodução de resíduos. São milhares de garrafasde vidro, latas, embalagem descartáveis e plás-ticos jogados fora, sem a preocupação com aseparação e descarte correto dos materiais.

Somente no Natal, especialistas garantemque a geração de lixo aumenta em até quatrovezes. Se, em média, o brasileiro produz 1,2quilo de lixo por dia, imaginapara onde vai a conta!

São sacolas e/ou sacos sem-fim para acomodar os resí-duos que sobram das festan-ças e comilanças. A questão éque muito pouco deste mon-tante é reciclado.

As pessoas poderiam sermais conscientes nessas horase fazer a sua parte em termosde coleta seletiva, de modo aaumentar os índices de reci-clagem no país.

As pessoas poderiam nãosó fazer a separação do lixoorgânico do reaproveitávelcomo também ter um pouco mais de cuidadona hora de colocar o lixo para o recolhimen-to. Se no dia a dia já vemos dezenas de sacolasdepositadas em esquinas de certas ruas, for-mando em alguns casos pequenas montanhasde lixos, nesta época de fim de ano a situaçãopiora. São muitos sacos de lixo deixados àespera de recolhimento. Mas até que a reco-lha se concretize, vemos os cachorros de ruavasculhando as sacolas e deixando os resíduosespalhados por calçadas, gramados, ruas...Enfim, um transtorno e tanto para quempresencia este tipo de situação e também paraquem recolhe, não somente pelo lixo que fica

espalhado, mas pelo mau cheiro que causa.Há aqueles que não têm as cestinhas para

depositar as sacolas de lixo, mas, ao invés dedeixá-las nas calçadas em frente às suas residên-cias, como muitos fazem, pregam pregos emárvores e empilham as sacolas ali.

O que é pior?Se você ainda não observou, preste a atenção

que vai se deparar com alguma dessas situações.É muito comum em Marechal Cândido Rondon.

Da mesma forma, vemos a prefeitura anun-ciando o calendário para recolhimento de ga-lhos e entulhos e as pessoas não dando a menoratenção às datas. Depois que houve o recolhi-

mento, não é novidade vermuito cidadão depositandoentulho em terrenos baldiosou mesmo galhos de árvoresem frente às suas residências,causando transtorno paraquem transita e para as equi-pes da Secretaria de Viação eServiços Publicos, que, comum planejamento de datas edivulgação das mesmas, vi-vem pedindo, em vão, a cola-boração das pessoas, para evi-tar que a cidade fique comaspectos de sujeira ou pontosvariados de lixões.

De uma forma geral, aspessoas não dão atenção a estes fatos. São poucosos que se preocupam, que separam o lixo, quecolocam o reciclável nas cestas das residênciassomente nos dias em que os agentes de coletapassam recolhendo; que pensam em atuar comoeducador ambiental e a ajudar a reduzir o impac-to ambiental sobre o planeta.

Em alguns casos, não é só falta de consciência,mas de boa vontade; em outras, desleixo puro.

Puxa vida! É tão difícil entender que lugar delixo é no lixo, não no chão, espalhado pelas ruas;e que reciclagem muda todo o processo, garanteuma vida melhor em sociedade, garante menosdanos ao meio ambiente?

UMA PARÁBOLADE OG MANDINO

De certa forma, ele continua sendo consideradoum livro básico, ingênuo até, mas imitado posterior-mente por muitos escritores. Nas orientações queestão nos “pergaminhos” que se desenrolam aolongo do texto, há uma questionável ideia de quepoderemos ser sempre vencedores. Porém, a vidaé mais complexa, nela também se perde. Indepen-dentemente de ser comparado aos livros de autoa-juda do tempo presente, a maioria dos quais elabo-rados por escritores fantasmas e assinados poroutros em busca de fama e dinheiro, é precisoconcordar que o livro “O maior vendedor do mundo”,de Og Mandino, tem personalidade. Ele mantémdistância das práticas irracionais que estimulam oconsumo irresponsável do tempo presente.

Reler um livro antigo é como reencontrar umamigo depois de muitos anos com todas as surpre-sas que o reencontro pode proporcionar. Na históriade Og Mandino, o personagem que havia herdadoum baú onde se encontravam vários pergaminhosera certo Saulo de Tarso, que em anos anterioreshavia passado por uma tumultuada conversão. Entreas coisas relevantes que relata, Og Mandino lem-bra que “apenas princípios duram”. Alguns dosseus ensinos procuram alertar sobre os malesque no dia a dia nos surpreendem: “Os desespe-rados e os tristes são fáceis de reconhecer, mas háquem virá com sorriso e mão de amizade e podedestruir-me. Dias haverá em que terei que lutarcontra forças que me derrubariam se pudessem”.Existem passagens que contam segredos e indi-cam sugestões para desenvolver a sensibilidade:“amarei a luz porque me mostra o caminho; nãoobstante amarei a escuridão porque me faz ver asestrelas”. Na intenção nem sempre possível de“combater o bom combate”, Og Mandino surpreen-de o leitor com passagens tais como: “até onde ofôlego me acompanhar, persistirei”.

É oportuno lembrar que, apesar das suas imper-feições, foi Saulo que herdou o misterioso baú com ospergaminhos. O principal segredo do maior vendedordo mundo, e que depois foi transferido para Saulo, nãoeram técnicas de vendas como muitos vendedoresque leram o livro poderiam imaginar. O segredo era agraça. E dar algo de graça não parece ser uma boatécnica de vendas. Porém, o vendedor da históriacomeçou doando algo que ele deveria ter vendido.Mais tarde, no tempo devido, ele seria surpreendido.

Hafid, o personagem central da história de OgMandino, após ter fracassado em vender uma túnica,num gesto de compaixão, acabou doando-a semsaber direito para quem. Num começo de noite faziafrio e uma criança necessitava de agasalho. Já an-cião, pelas mãos de Saulo, a túnica doada nummomento inusitado volta para suas mãos. O gestoinusitado de Saulo ao aparecer com a túnica era osinal que Hafid esperava. Ele encontrara enfim apessoa habilitada a receber o baú com os segredosdo maior vendedor do mundo. Não é difícil concluirsobre quem recebeu inicialmente a túnica que Hafidnão conseguira vender. Contudo, saber como che-gou às mãos de Saulo talvez fosse necessário ir aolivro. Este, entre outros, pode ser considerado umdos aspectos mais criativos da parábola contada porOg Mandino. Instigo o(a) leitor(a) a fazer a descoberta.

(Og Mandino [1923-1996], nascido na Itália, fezcarreira como escritor nos Estados Unidos. Seulivro de maior sucesso, “O maior vendedor do mun-do”, foi publicado em 1968. O texto pode ser baixadogratuitamente pela internet).

* O autor é professor da Unioeste. Atua emprogramas de mestrado nos campi de Marechal

Cândido Rondon e Foz do Iguaçu

[email protected]

Não é só falta de consciência,mas de boa vontade; em

outras, desleixo puro. Puxavida! É tão difícil entenderque lugar de lixo é no lixo,

não no chão, espalhado pelasruas; e que reciclagem mudatodo o processo, garante uma

vida melhor em sociedade,garante menos danos

ao meio ambiente?

Page 3: 12 27 2013

O PRESENTE | 03SEXTA-FEIRA,27 DE DEZEMBRODE 2013

Apesar do ano legislativo já ter terminado, odeputado federal Dilceu Sperafico (PP) continua emBrasília. Ele está na Capital federal na tentativa dever empenhada suas emendas parlamentares. A equipede trabalho do pepista fará plantão nos ministériospara assegurar que parte dos pleitos seja atendida.

Conforme Sperafico, essa estratégia de ação já deucerto em outros anos e no final de 2013 não serádiferente. De acordo com ele, nestes últimos dias jáforam liberados mais de R$ 20 milhões em emendas.O montante possibilitará atender todas as cidades desua base eleitoral. “Com repasses cada vez menorese responsabilidades cada vez maiores, os municípiosprecisam deste trabalho e as emendas significammuito nas comunidades”, declara.

Ele lembra que as emendas são a fundo perdido epermitem que as prefeituras façam investimentos.“Às vezes o orçamento do município só dá para amanutenção da máquina pública e poucas obras.Então o recurso extraordinário auxilia importantesinvestimentos”, enaltece.

Plantão em Brasília - IIE não é só Sperafico que continua em Brasília de

plantão. Um grupo de deputados, descontente como governo federal porque este não teria cumpridoacordos para liberação de recursos, também perma-nece na Capital federal para assegurar que os pleitossejam atendidos. As siglas com as maiores banca-das, como PMDB e PSD, são as que abrigam maisdescontentes.

Comentário do dia“Renan Calheiros estava careca de saber que não podia usar avião daFAB para viagem particular”. Do deputado federal Chico Alencar

(PSOL-RJ), sobre a viagem que o presidente do Senado fez aPernambuco para ser submetido a um implante capilar.

Plantão em Brasília - I RECEIOA decisão do Ministério Público de indiciar quatro verea-

dores de Pato Bragado, da legislatura 2005/2008, em umprocesso que tramita na Justiça da Comarca de MarechalCândido Rondon, está causando receios na microrregião,mais precisamente em vereadores e/ou ex-vereadores.

Eles têm medo de que essa pode se tornar uma práticacomum e, assim, também venham a responder ações judici-ais em eventuais processos envolvendo prefeitos ou ex-prefeitos. Afinal, os projetos passam pelo crivo do Legisla-tivo e alguns compreendem que se não são culpados, aomenos foram coniventes com possíveis erros do Executivo.

No caso bragadense, em 2005 foi editada uma lei pelomunicípio para conceder empréstimo de R$ 4,1 milhões a umaempresa fabricante de macarrão. Na lei, havia um artigoespecificando um imóvel da empresa como garantia real aopagamento da dívida. Os vereadores, atendendo ao pedido daex-prefeita, aprovaram, então, projeto que alterava a lei muni-cipal anterior e substituía a garantia real do imóvel por umafiança em nome do empresário que havia recebido o empréstimo.

Deputado federal Dilceu Sperafico: “Na última

semana, felizmente, conseguimos empenhar

muitos recursos para os municípios”

Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

ALA DE QUEIMADOS NO OESTEO reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unio-

este), Paulo Sérgio Wolff (Cascá), assinou ontem (26) o contratocom a empresa vencedora da licitação para construção da ala dequeimados do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP),cuja iniciativa deve demandar em torno de R$ 7,8 milhões, conside-rando a edificação mais equipamentos.

Este é mais um investimento do governo estadual e vai permitirque pacientes que precisem de atendimento especializado na regiãoOeste não necessitem mais se deslocar para Londrina ou Curitiba,que eram as duas únicas cidades do Estado que contavam com serviçonesta área. Com isso, será possível atender com mais rapidez asvítimas de queimaduras no centro que será instalado em Cascavel.

Pedido dedemissão pelo Twitter

Sabe aquele ditado que diz “a gente morre e nãovê tudo”? Pois bem, ontem (26) o vice-presidenteda Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima,usou - acreditem - o Twitter para pedir demissãodo cargo. Há tempo a saída dele da instituição já édada como certa, tendo em vista que ele é pré-candidato a governador da Bahia pelo PMDB. Oproblema tem sido sua aliança com opositores doPT, como o DEM de ACM Neto.

Em um recado direcionado à presidenta DilmaRousseff, ele escreveu na rede social: “Cara presi-denta Dilma, por gentileza, determine publicaçãoda minha exoneração da função que ocupo, e cujopedido já se encontra nas mãos de Vossa Excelên-cia”, declarou.

O peemedebista também questionou o motivoda demora da exoneração e apelou até mesmo parao senador Roberto Requião (PMDB-PR): “Cobrapara mim essa exoneração. Estou esperando desdesetembro. Quero sair, não entrar”, disse.

Já o senador peemedebista respondeu: “Maisvale um diretor da Caixa na mão do que umGeddel candidato na Bahia”.

NOVA DATAMuito tem se especulado, nos últimos meses, sobre quando a ministra-chefe da Casa Civil,

Gleisi Hoffmann (PT), deixará o cargo para retornar ao Senado visando à pré-candidatura aoGoverno do Paraná. A última previsão é que ela se despede do governo federal no dia 13 dejaneiro, quando entra em férias e não retorna mais para o posto.

DISCUSSÃO EM PAUTAO presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB -RN),

prometeu para 2014 discutir a reforma política e temas como o voto obrigatório e areeleição no Executivo. Em cadeia nacional de rádio e televisão, na quarta-feira (25),Alves destacou o tema ao fazer um balanço das atividades da Casa em 2013.

“Vamos avançar na trilha das mudanças, fazendo reformas, votando medidascorajosas, que melhoram a vida dos brasileiros e fortalecem nossa democracia. Sãotemas urgentes. Um deles é a emenda constitucional da reforma política, paradiscutir o fim do voto obrigatório, o financiamento das campanhas e a reeleição noExecutivo”, garantiu.

Page 4: 12 27 2013

A renomada atriz alemã e símbolo sexual de várias

gerações foi acusada pelos nazistas de "traidora da nação"

por ter assumido a cidadania estadunidense.

HARTO VITECK

"A bossa nova não foi uma unanimidade e morreu logo após o seu

nascimento porque o movimento foi criado por playboys que faziam letras

que ninguém entendia. Uma chatice tremenda".

- a última imagem dos Beatles

A famosa banda The Beatles chegava ao fim em agosto de 1969, confirmando as múltiplasespeculações que apareciam na mídia sobre o fim da celebrada banda inglesa de rock and roll ede uma era.

As diversas desavenças e discussões sucessivas entre os quatro rapazes de Liverpool desgastaram“o prazer de estarem reunidos como os Beatles”.

No dia 20 de agosto, John Lennon, George Harrison, Paul Mac Cartney e Ringo Star estiveram noestúdio Abbey Road para finalizar o último álbum musical da banda batizado com o nome do famosoestúdio de gravação.

Dois dias depois do trabalho fonográfico juntos, os Beatles se reuniram na residência de Lennone Yoko Ono, “local escolhido como cenário para as últimas fotos oficiais do quarteto de Liverpool”.

O ensaio fotográfico dirigido por Ethan Russel selou definitivamente o fim dos compromissos“insieme” do celebrado quarteto musical.

Muita gente se esforçou para manter a banda unida.Tudo sem sucesso. Numa reunião pedida peloempresário da banda, John Lennon foi taxativo: “Acho que você está doido. Não ia falar nada, masestou terminando a banda. E me sinto bem. É como um divórcio”.

“Não ia falar nada, mas estou terminando a banda.E me sinto bem. É como um divórcio”.

Reginaldo Rossi (Reginaldo Rodrigues dos Santos)1944-20.12.2013 - renomado músico pernambucano, conhecido como “rei do

brega”. Todavia, sua música agradava todos os públicos, como ele próprio afirmava:“Minhas músicas tocam no Ipod do desembargador e no rádio de pilha do porteiro...

todo mundo sofre de amor e gosta de ouvir músicas românticas” (estadão cultural).

[email protected]

04 | O PRESENTE SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013

Sempre é fácil conduzir a uma corda, o homemque está decidido a se enforcar.

Sponholz...

Tudo que é fácil não égarantido.

Não pagar e morrer é a últimacoisa a fazer.

Quem nunca saiu a rua nãoconhece esquina.

Cotidianas...

Um homem com uma dor

É muito mais elegante

Caminha assim de lado

Como se chegando atrasado

Chegasse mais adiante

Carrega o peso da dor

Como se portasse medalhas

Uma coroa, um milhão de

dólares

Ou coisa que os valha

Ópios, édens, analgésicos

Não me toquem nessa dor

Ela é tudo o que me sobra

Sofrer vai ser a minha última

obra.

Cabeça de Coruja

ZUM SCHLUSS

Ame simplesmente,

porque nada nem ninguém

pode acabar com um amor

sem explicação!

“Sei que todos, algum dia,acordamos com a senhora

desilusão sentada nabeira da cama. Mas a

gente vai à luta e inventaum novo sonho, umaesperança, mesmo

recauchutada: vale tudomenos chorar tempo

demais. Pois sempre hácoisas boas para pensar.

Algumas se realizam.Criança sabe disso”.

Marlene Dietrich: o anjo azul do cinema

Marie Magdalene Dietrich nas-ceu em 27 de dezembro de 1901,em Berlim. Seu pai, Louis Erich OttoDietrich, era tenente da polícia e amãe, Wilhelmine, descendia da tra-dicional família de relojoeiros Fel-sing. Pouco depois do nascimentoda menina, os Dietrich se mudarampara Weimar, mas, após a morte dopai, em 1911, retornaram a Berlim,onde a mãe se casou com o tenentegranadeiro Eduard von Losch.

DIETRICH COMO CANTORAJá em 1912, a menina adotou o

pseudônimo Marlene, a partir dajunção de seus dois prenomes. Suacarreira no cinema e no teatro co-meçou com papéis menores, a par-tir de 1922. Após o casamento como assistente de produção RudolfSiebert, em 17 de maio de 1923, eo nascimento da filha, Maria Eliza-beth Sieber, em 13 de dezembro de1924, fez uma pausa de dois anosna carreira.

Em 1929, Josef von Sternberg acontratou para seu filme O AnjoAzul, onde o papel de Lola e acanção Ich bin von Kopf bis Fuss aufLiebe eingestellt (Sou feita para

amar, da cabeça aos pés) a consa-grariam mundialmente.

MITO PARA SEMPREO sucesso fez com que seguisse

Von Sternberg até Hollywood, ondenos cinco anos seguintes ele tratariade eternizar o "mito Marlene". Para opapel em O Jardim de Alá, em 1936,o produtor David Selznick pagou-lhe US$ 200 mil, o honorário maisalto no cinema, até então.

A ascensão ao poder do regimenazista na Alemanha fez com queDietrich evitasse contatos com suaterra natal. Em 1939, recebeu a cida-

dania estadunidense. Em 1943, co-meçou com apresentações para astropas norte-americanas no front.

EM HOLLYWOOD, 1940Os convites do governo alemão

para que retornasse ao país foramrecusados por Marlene Dietrich, quecriticava duramente o fascismo eajudou a emigrantes judeus. Porseu engajamento, foi condecoradapor uma associação de combaten-tes do front.

Durante o período da guerra,seus filmes não tinham tanto su-cesso como antes, até que em1948 a película A mundana, de

Billy Wilders, lhe devolveu o postode estrela. Em 1950, filmou Pavornos bastidores, dirigido por Al-fred Hitchcock.

Em 1953, no Hotel Sahara, emLas Vegas, iniciou uma nova carrei-ra: de cantora. Durante três sema-nas teve casa lotada. Um ano maistarde, ganharia o coração dos lon-drinos, no Café de Paris, e em 1968faria sucesso na Broadway.

RETORNO À PÁTRIAEm maio de 1960, faria a pri-

meira visita à Alemanha após ofinal da guerra, apresentando-seem algumas cidades. Sem se im-portar com a idade, mas com muitaenergia, autodisciplina e obsessãopela perfeição, ela criou o mito deone woman show de beleza sensuale atemporal.

Em 1978 protagonizou seu últi-mo filme, Apenas um gigolô, noqual contracenou com David Bo-wie. Após sofrer uma segunda fra-tura na perna, em 1979, retirou-secompletamente da vida artística,refugiando-se em seu apartamen-to em Paris.

Em 1982, o diretor e produtoraustríaco Maximilian Schell quebra-ria este isolamento para produzir odocumentário Marlene, estreado em1984, no qual apenas se ouve a vozda diva. Sua imagem de femmefatale foi preservada até o final desua vida, em 06 de maio de 1992, aos90 anos de idade.

Poesia Anotada

Irmã Dulce (Maria Rita de SouzaBrito Lopes Pontes)

1914-1992 - religiosa católica baiana

FOTOGRAFIAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

- Das Vias Curitibanas -

reprodução

Paulo Leminski

1944-1989 - poeta curitibano.................................................

jorn

alg

ran

de

ba

hia

.co

m.b

r -

rep

rod

uçã

o.

DOR ELEGANTE

MORTE POR OVERDOSE?

Norma Bosquet, contratada pelacantora e atriz para escrever suasmemórias (Nur mein Leben - Ape-nas minha vida, lançado em 1979),cogitou a possibilidade de a morteter sido causada por superdose deremédios. Após sofrer dois derra-mes cerebrais, Dietrich não tinhamais condições de morar sozinha.

SEPULTURA DE MARLENE

"Ela precisava ser transferidapara um asilo e ouviu quando con-versávamos a respeito", revelouBosquet. "Ela só era feliz no palco",lembrou a norte-americana, quedurante 12 anos visitou Dietrichdiariamente em seu apartamentoparisiense.

Apesar de sempre ter amadoBerlim, Marlene nunca foi bem acei-ta na Capital alemã, por ter emigra-do para os Estados Unidos após aascensão dos nazistas, e cantadopara as tropas aliadas trajando umuniforme norte-americano.

Dez anos após a morte, a divaalemã recebeu o título de cidadãbenemérita da Capital alemã, numacerimônia em que foi representadapor seu neto, Peter Riva. Ele lem-brou que durante muito tempo Di-etrich sentiu raiva de Berlim, masque esta teria passado com a que-da do Muro, em 1989. Por isso, seudesejo foi ser sepultada em suacidade natal, ao lado da mãe. (ta/tta(rw/sr)dw-hovp)

................................................................................................................................

................................................................................................................................in: < www.imagenshistoricas.com.br >. Acesso em 25.12.2013

John Lennon

.......................................................

Da escritora rio-grandenseLya Luft,

em revista “Veja”, edição 2146,jan 2010.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

As únicas pessoas realmentefelizes são mulheres casadas ehomens solteiros.

Marlene Dietrich

-----------------

Page 5: 12 27 2013

O PRESENTE | 05SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013 GERAL

Nova tabela aumenta cobrança de impostos sobre saláriosÚltima correção automática entra em vigor a partir de janeiro e elevará em 4,5% as faixas

de cobrança - contra uma inflação de 5,85% em 2013, pelo IPCA-15

IR

Pelo 18º ano seguido, a ta-bela do Imposto de Renda (IR)será corrigida abaixo da infla-ção em 2014. A defasagem, quedeverá fechar este ano próxi-ma de 66%, faz com que o Fiscochegue ao bolso de cada vezmais brasileiros, consumindoos seus novos rendimentos.Essa discrepância ainda sesoma ao aumento do salário-mínimo, também superior àcorreção da tabela. No próxi-mo ano, o mínimo será elevadopara R$ 724, uma alta de 6,78%ante os R$ 678 atuais.

A tendência pode ser obser-vada desde 1996, quando hou-ve o congelamento da tabelado IR, que durou até 2001. Nosanos seguintes, todos os rea-justes que ocorreram foram in-feriores ao Índice de Preços aoConsumidor Amplo (IPCA).

O resultado disso é o au-mento da tributação sobre oassalariado. Em 1996, a isen-ção do imposto beneficiavaquem recebia até 6,55 salários-

mínimos, segundo levanta-mento da consultoria Ernst& Young. Em 2014, essa rela-ção despencará para 2,47. As-sim, brasileiros antes isentospor causa da baixa renda vãopaulatinamente ingressandona condição de contribuintes.

NOVOS VALORESA última correção automá-

tica da tabela entra em vigor apartir de janeiro e elevará em4,5% as faixas de cobrança -contra uma inflação de 5,85%em 2013, pelo IPCA-15. O por-

centual de 4,5% é o centro dameta de inflação definida pelogoverno, mas o avanço dos pre-ços no país segue bem acimadesse patamar desde 2010.

As novas faixas do IR (verbox) já serão deduzidas na fo-lha de pagamento em 2014 evalerão para a declaração doIR de 2015. Pela nova tabela,passam a ser dispensados dopagamento do imposto os em-pregados que recebem atéR$ 1.787,77. Atualmente, o tri-buto não é cobrado de quemganha até R$ 1.710,78.

Receita Federal deixa de exigirreconhecimento de firma em documentos

Desde ontem (26), os con-tribuintes que precisarem en-tregar documentos à ReceitaFederal não precisam reco-nhecer firma em cartório. Oreconhecimento de firma seráexigido apenas quando hou-ver dúvidas em relação à au-tenticidade da assinatura.

A dispensa da obrigaçãofoi instituída pela Portaria1.880, publicada ontem noDiário Oficial da União. Casoseja comprovada fraude, aReceita terá até cinco diaspara comunicar o fato à au-toridade competente parainstauração de processocriminal.

De acordo com a Receita, amedida está amparada no

princípio da boa-fé, que es-tabelece que o cidadão querequer um serviço públicoestá agindo corretamente.Em caso de apresentação deprocurações para acessardados de contribuintes nainternet, será exigido apenasque o contribuinte assine aprocuração na presença doservidor da Receita.

Segundo o texto da por-taria, o reconhecimento defirma continuará a ser exigi-do nas situações determina-das por lei. No entanto, aReceita esclarece que, atual-mente, a legislação não pre-vê casos de serviços requeri-dos ao Fisco que necessitemde firma reconhecida.

NOVAS FAIXAS DOIMPOSTO DE RENDA

Base de cálculo mensal (R$) Alíquota (%) Parcela a deduzirdo imposto (R$)

Até 1.787,77 ———— —————

De 1.787,78 até 2.679,29 7,5 134,08

De 2.679,30 até 3.572,43 15 335,03

De 3.572,44 até 4.463,81 22,5 602,96

Acima de 4.463,81 27,5 826,15

Page 6: 12 27 2013

A partir de 1º de janeiro, valor passa de R$ 678 para R$ 724 - reajuste de 6,78%. SegundoDieese, 48,2 milhões de pessoas têm o rendimento atrelado ao salário-mínimo

ESTIMATIVA

Reajuste do mínimo deve injetar R$ 28,4 bilhões na economia

06 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013

O aumento do salário-mí-nimo deverá injetar R$ 28,4bilhões na economia no pró-ximo ano, segundo estimati-va do Departamento Inter-sindical de Estatística e Estu-dos Socioeconômicos (Diee-se) divulgada ontem (26). Apartir de 1º de janeiro, o salá-rio-mínimo passa de R$ 678para R$ 724 - reajuste de6,78%. De acordo com o Die-ese, 48,2 milhões de pessoastêm o rendimento atrelado aosalário-mínimo.

O novo valor do rendi-mento mínimo permite, se-gundo os cálculos do Dieese,a compra de 2,23 cestas bási-cas. De acordo com a entida-de, é a maior relação de poderde compra desde 1979.

O novo valor deverá trazer

um impacto de R$ 12,8 bilhõesnas contas da Previdência So-cial. Os benefícios pagos novalor de um salário corres-pondem a 48,7% do montanterepassado pela Previdência.No total, 69,% dos beneficiári-os ou 21,4 milhões de pessoasrecebem um salário-mínimo.

O aumento também deveráter um impacto significativonas contas de parte das prefei-turas do Nordeste. Segundo olevantamento, 20,6% dos ser-vidores públicos municipaisda região recebem atualmenteaté R$ 678. Na região Norte, opercentual chega a 15,6%.

Deve haver ainda, de acor-do com o estudo, um incre-mento de R$ 13,9 bilhões naarrecadação tributária nostributos sobre consumo.

Bancos não funcionarão na véspera de Ano Novo e dia 1ºOs bancos voltaram a fun-

cionar normalmente ontem(26), mas fecham no últimodia útil do ano, 31 de dezem-bro, próxima terça-feira, as-sim como em 1º de janeiro(quarta-feira), segundo in-formou a Federação Brasilei-ra de Bancos (Febraban).Durante o feriado de Natal,não houve expediente.

A Febraban lembra que,nos dias em que as agênciasestiverem fechadas, os clien-tes poderão utilizar os ca-nais alternativos de atendi-mento para realizar operações

bancárias, como caixas ele-trônicos, internet banking,mobile banking, banco portelefone e correspondentes(casas lotéricas, agênciasdos Correios, redes de su-permercados e outros es-tabelecimentos comerciaiscredenciados).

As contas de consumo(água, luz, telefone e TV porassinatura, por exemplo) eos carnês que vencerem nes-sas datas poderão ser pagasno próximo dia útil (02 dejaneiro), sem a incidência demulta. Os tributos, normal-

mente, já estão com a dataajustada pelo calendário deferiados (federais, estaduaise municipais).

Os clientes também po-dem agendar nos bancos ospagamentos das contas deconsumo ou pagá-las (as quetêm código de barras) nospróprios caixas automáticos,ou em correspondentes. Jáos boletos bancários de cli-entes cadastrados como sa-cados eletrônicos poderãoser agendados ou pagos pormeio do Débito Direto Au-torizado (DDA).

Auditoria da CGU aponta falhasde prefeituras em programas federais

Programas do governo fe-deral que devem ser usadoscomo vitrines na campanha àreeleição da presidenta Dil-ma Rousseff, em 2014, apre-sentam irregularidades naaplicação dos recursos porparte das prefeituras e enfren-tam atrasos que podem atra-palhar o alcance das metasfixadas pelo Planalto.

Auditorias realizadas nes-te ano pela Controladoria-Geral da União (CGU) em 60cidades de todo o país - esco-lhidas por sorteio - mostramque, em 98% dos municípiosanalisados, há falhas no BolsaFamília e na construção decreches, pré-escolas e UBSs(unidades básicas de saúde).

O Bolsa Família está rela-cionado à principal promes-sa de campanha de Dilma - aerradicação da pobreza ex-trema - e vem sendo carro-chefe dos governos petistas.Já a construção de creches e deUBSs é estratégica para queDilma estreite relações comlíderes regionais que podemsomar apoio em 2014.

Os três programas sãobancados pela União, masexecutados em conjunto comas prefeituras, que recebem odinheiro federal sob uma sé-rie de condições, como a en-trega de documentos para oinício de uma obra, compro-vação de que o projeto está emexecução ou o envio de uma

lista de beneficiários.Os municípios, porém, fre-

quentemente falham em proce-dimentos básicos, como a com-provação da aplicação dos re-cursos, fiscalização e previsãoorçamentária, o que resulta ematrasos. Das 60 cidades fiscali-zadas pela CGU em 2013, 59apresentaram irregularidadesno Bolsa Família. Há indícios depagamento do benefício a famí-lias com mais de R$ 140 men-sais de renda per capita - tetoestipulado pelo programa. Asprefeituras também falham pornão conseguir comprovar a fre-quência escolar de crianças vin-culadas ao programa, um pré-requisito, e por não publicar alista de beneficiários.

CRECHES,PRÉ-ESCOLAS E UBSSA construção de creches e pré-

escolas tem problemas em 34 dos60 (57%) municípios analisados.A maior parte deles relacionadaà execução financeira das obras eàs licitações para contratação deconstrutoras e compra de mate-riais. A promessa do governo éentregar até o fim do próximoano seis mil creches.

Há seis casos de obras atrasa-das, paralisadas ou abandona-das. Também há registro de faltade publicidade de processos delicitação e irregularidade nos cri-térios de reajuste de preços.

No caso das UBSs, 13 dos 60municípios (22%) apresenta-

ram problemas como obrasatrasadas ou abandonadas,pagamentos por serviços nãoexecutados e direcionamentode licitações.

OUTRO LADOSegundo o Ministério da

Educação, que gerencia a cons-trução das creches junto dosmunicípios, os recursos sãorepassados às prefeituras emparcelas, para que os desem-bolsos sejam realizados nomesmo ritmo do andamentodas obras. O Ministério disseainda que realiza “capacita-ções permanentes” com asprefeituras para orientá-lassobre licitações e fiscalização.

Já o Ministério da Saúdeafirmou que também condi-ciona a liberação de verbas àcomprovação do cumpri-mento das etapas das obras.“A parcela final somente éentregue após confirmação deque a obra foi finalizada. Casoa unidade não seja entregue, oMinistério solicita a devolu-ção dos recursos federais em-pregados”, afirmou a asses-soria da pasta.

O Ministério do Desenvol-vimento Social, responsávelpelos repasses do Bolsa Famí-lia, por sua vez, esclareceu queas auditorias da CGU, apesarde garantirem a política de fis-calização da União, são apenasuma das etapas do processo deavaliação do governo.

Dilma inicia recesso dedez dias em base naval da Bahia

A presidenta Dilma Rousseffescolheu, mais uma vez, a basenaval de Aratu, no litoral baia-no, para passar o recesso definal de ano. Ela embarcou,acompanhada de familiares,para a residência dos oficiais daMarinha na tarde de ontem (26).A volta a Brasília deve ocorrerdepois de dez dias de descanso,entre 05 e 06 de janeiro.

Na base de Aratu, que fica nosubúrbio de Salvador, Dilma temtotal privacidade na praia de Ine-ma, de acesso restrito aos milita-res. Ela fica hospedada em umacasa que costuma receber presi-dentes da República nos perío-dos de férias. No fim de 2011,primeiro ano do mandato de Dil-ma, a residência foi reformada enovos móveis e eletrônicos fo-ram comprados.

Só é possível acompanhar amovimentação da presidenta adois quilômetros do local. Fotó-grafos e cinegrafistas costumamficar em um píer montado pelaPrefeitura de Salvador na praiavizinha de São Tomé de Paripeaguardando a aparição de Dilma.

Na passagem de 2012 para2013, a presidenta foi à base deAratu acompanhada da mãe,Dilma Jane, da filha, Paula, doneto, Gabriel, e do genro, RafaelCovolo. Ela ficou a maior partedo tempo descansando na casa,mas também recebeu o gover-nador da Bahia, Jaques Wagner(PT), com quem passeou por trêshoras pelas ilhas da Baía de To-dos os Santos a bordo da lanchaAmazônia Azul.

A Marinha geralmente refor-ça em 30% o efetivo de segurançaquando recebe a presidenta eseus familiares. No entorno, asegurança é feita por agentes daPresidência em lanchas e jet-skis.

Pela localização reservada, apraia de Inema, a cerca de 40quilômetros de distância da Ca-pital da Bahia, também serviu derefúgio para Fernando HenriqueCardoso e Luiz Inácio Lula daSilva quando ocupavam o Pla-nalto. Em 2010, Lula foi fotografa-do carregando uma caixa de iso-por na cabeça.

Além do recesso de final deano, Dilma prefere descansar nabase de Aratu durante o feriadode Carnaval. Em 2013, a presiden-ta sofreu uma fissura no dedão dopé direito assim que chegou aolocal. Ela tropeçou na escada dacasa na base e precisou imobili-zar o pé com uma bota ortopédi-ca, que precisou usar pelas duassemanas seguintes.

A presença de Dilma provo-ca contratempos no cotidiano dostrabalhadores que precisam irdo continente à Ilha da Maré, naBaía de Todos os Santos. Por cau-sa da delimitação da área na fren-te da praia de Inema pela Capi-tania dos Portos, para garantir aprivacidade da presidenta, osbarcos que fazem a travessiagastam entre cinco e dez minu-tos a mais no trajeto. Tambémfica proibido o tráfego de barcosà noite, o que impede a viagemde passageiros que voltam paracasa, na ilha, após a jornada detrabalho em Salvador.

Page 7: 12 27 2013

O PRESENTE | 07SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013 GERAL

Comércio tem Natal maisfraco em 11 anos, aponta Serasa

ECONOMIA

Crescimento de 2,7% nas vendas foi o menor desde 2003.Economistas destacam influência da alta dos juros

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Gazeta do Povo (@gazetadopovo)Dida troca o Grêmio pelo rival Internacional http://bitly.com/1bscwKN

Comissão da Verdade terá até dezembro de 2014 para concluirtrabalhos http://bitly.com/1cqXRnT

UOL Notícias (@UOLNoticias)Vendas de Natal no país têm menor expansão em pelo menos 11 anos,

diz Serasa http://uol.com/btdp8b #Comércio

Defesa quer prisão domiciliar "provisória" para Genoinohttp://uol.com/bddqbs

Cristina Kirchner afirma que não será candidata em 2015http://uol.com/bcdqmH #UOL

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Testes russos descartam envenenamento e mostram que Arafat

morreu de causas naturais. http://glo.bo/1c8NFM4

Problema na Copa das Confederações faz Justiça brasileira condenarFifa pela 1ª vez. http://glo.bo/1c8M1tY

Globoesporte.com (@globoesportecom)Bayern domina seleção do ano para jornal francês; Thiago Silva é o

único brasileiro http://glo.bo/1ed0atk

"Eu venço, lógico", diz Spider após pergunta sobre como termina lutahttp://glo.bo/19jEMTq #UFC

Época (@RevistaEpoca)Shoppings do Brasil têm pior Natal dos últimos cinco anos, diz Alshop

http://glo.bo/1ij45do

Blog do Planalto (@blogplanalto)Vítimas de tragédias naturais terão assistência mais rápida, afirma

Dilma. http://goo.gl/ieVTrK

Cora Ronai (@cronai)Jornalista

Sempre lembrando que o que engorda não é o que se come entre Natale Ano Novo, mas o que se come entre Ano Novo e Natal.

Portal Brasil (@portalbrasil)Alíquotas do IPI sobre automóveis terão aumento a partir de 2014.

http://goo.gl/nQXw21 @FazendaGovbr

Boca Maldita (@Boca_Maldita)MST desce a borduna em Dilma e diz que reforma agrária "é pior que

a ditadura" - http://bocamld.tk/19jZbrf

Michel Temer (@MichelTemer)Vice-presidente da República

Estou lendo um livro bastante interessante. Chama-se Zelota, a vidae a época de Jesus de Nazaré.

Ricardo Berzoini (@ricardoberzoini)Deputado federal do PT-SP

Editorial do Globo de hoje começa assim: Os quase 16 anos deste ciclodo PT no Palácio do Planalto... Uai, ou eu não sei fazer conta ou será quejá estão jogando a toalha (...).

Estadão (@Estadao)Henrique Alves, presidente da Câmara, promete para 2014 discutir o

fim do voto obrigatório http://oesta.do/1brHHG7

Lancenet! (@lancenet)Messi receberá aumento do Barcelona e vai superar Cristiano Ronaldo

http://owl.li/s4j6M

Fábio Campana (@fabiocampana)Jornalista

De plantão, Gleisi esvazia as gavetas.

As vendas de Natal cresce-ram 2,7% em todo o país na sema-na entre os últimos dias 18 e 24, nacomparação com igual períododo ano anterior, segundo dadosda Serasa. O crescimento foi omenor desde 2003, quando a em-presa de consultoria começou afazer o levantamento. Os dadosforam divulgados ontem (26).

A evolução histórica das ven-das natalinas medidas pela Sera-sa mostra crescimento nacionalde venda de 5,1% em 2012; 2,8%em 2011; 15,5% em 2010; 4,1% em2009; 2,8% em 2008; 5,3% em 2007;5,6% em 2006; 6% em 2005; 16,1%em 2004; e 17% em 2003.

“O encarecimento do crédito,determinado pelas sucessivasaltas nas taxas de juros, propor-cionou um crescimento mais fra-co das vendas de Natal nesteano. O elevado nível de endivida-mento e a diminuição da confian-ça dos consumidores neste finalde ano também contribuírampara o resultado”, destacou a

Serasa, em comunicado.Já as vendas nos shoppings

centers do país durante o períodode Natal cresceram 5%, de acor-do com balanço da AssociaçãoBrasileira de Lojistas de Shop-ping (Alshop), também divulga-do ontem. No ano passado, essepercentual foi 6% ante o mesmoperíodo de 2011. No ano, as ven-das cresceram 8% na compara-ção com 2012 e o faturamentochegou a R$ 132,8 bilhões. A ex-pectativa era a de que houvessecrescimento entre 10% e 11% nasvendas no Natal.

“O resultado do Natal e mes-mo do ano se deveu principal-mente ao aumento de 16 milnovas lojas em 38 shoppingsinaugurados ou que tiveram ex-pansão no país. Se não fosseisso, certamente o resultado doNatal seria negativo e o piorNatal. Essa foi a primeira vezque isso aconteceu em cincoanos”, disse o presidente da en-tidade, Nabil Sahyoun.

Segundo os dados, os lojistasadmitiram cerca de 135 mil funci-onários temporários para o perí-odo de fim de ano, o que repre-senta um aumento de 5% na com-paração com o mesmo períododo ano passado. A expectativa daAlshop é a de que desses, 20%sejam efetivados, o que equivalea 27 mil trabalhadores.

Entre os motivos que afeta-ram as vendas em 2013, a Alshopdestacou o maior endividamentodas famílias, a dificuldade paraobtenção de crédito pelas cama-das de menor poder aquisitivo,elevação do dólar que gerou au-mento de preços em vários seg-mentos, alta da inflação que ini-biu o consumo, os movimentosde rua, com arrastões que redu-ziram a confiança do empresá-rio, a carga tributária elevada eredução dos incentivos do Im-posto sobre Produtos Industria-lizados (IPI), além de comprasfeitas no exterior a preços maisconvidativos.

A partir da próxima quarta-feira(1º) o registro das pesquisas eleito-rais será obrigatório, de acordo com ocalendário eleitoral de 2014. No Tribu-nal Superior Eleitoral (TSE) devem serregistradas apenas as pesquisas decandidatos a presidente da Repúbli-ca. Os levantamentos referentes aoscargos de governador, senador, de-putado federal, deputado estadual edistrital são registrados nos tribunaisregionais eleitorais.

Para o registro de pesquisas, éobrigatório o uso do Sistema de Regis-

tro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle).As informações e os dados registra-dos no sistema ficarão à disposição dequalquer interessado por 30 dias nossites dos tribunais eleitorais. A finali-dade do registro é dar publicidade àsinformações prestadas e permitir afiscalização pelos partidos e pelo Mi-nistério Público Eleitoral.

Para a divulgação dos resultadosde pesquisas no horário eleitoral gra-tuito, devem ser informados o períodoem que a pesquisa ocorreu e a margemde erro. Não é obrigatória menção aos

candidatos concorrentes, desde queo modo de apresentação dos resulta-dos não induza o eleitor a equívocoquanto ao desempenho do candidatoem relação aos demais.

O veículo de comunicação social quepublicar pesquisa não registrada devearcar com as consequências da veicula-ção, mesmo que esteja reproduzindomatéria divulgada em outro órgão deimprensa. A divulgação de pesquisa semo prévio registro das informações exigi-das sujeita os responsáveis à multa novalor de cerca de R$ 53 mil a R$ 106 mil.

Pesquisas devem ser registradas naJustiça Eleitoral a partir de 1º de janeiro

Page 8: 12 27 2013

08 | O PRESENTE ESTADO SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013

SECRETARIA DE SEGURANÇA

TJ autoriza Vasques a ficar até que recursos sejam julgadosNo mesmo dia em que teve renovação da licença negada, procurador obtém liminar que

autoriza permanência à frente de pasta estadual até julgamento definitivo de licença

Uma nova decisão do Tribunal deJustiça do Paraná (TJ-PR) de ontem(26) determina que o procurador CidVasques continue como secretário daSegurança Pública do Paraná (Sesp-PR) até que todos os recursos do casosejam julgados. A decisão é do presi-dente do TJ-PR, Guilherme Luiz Go-mes, e foi proferida no mesmo dia emque o Órgão Especial do MinistérioPúblico do Paraná (MP-PR) decidiu nãorenovar a licença de Vasques.

Na decisão, o desembargador citaque Vasques deve permanecer comosecretário até que seja julgado emdefinitivo. O despacho, obtido apósentrada de embargos de declaraçãopelo secretário, diz que a liminar coma autorização a Vasques deve sermantida “até o julgamento definitivo domandado de segurança ou o esgota-mento das vias administrativas inclusi-ve no âmbito do Conselho Nacional doMinistério Público”.

Durante a tarde, o Conselho do MP-PR havia ratificado a decisão tomadapelo Conselho Superior do MP-PR noúltimo dia 17, que tinha negado a reno-vação da licença. Mas após a decisãodo conselho, o procurador tinha entra-do na Justiça e conseguido uma liminar

que garantiu temporariamente a suapermanência na Sesp.

O recurso obtido por ele na oca-sião só tinha validade até decisão de-finitiva do próprio Ministério Público,por meio do Colegiado de Procurado-res. Mas com a nova decisão do TJ-PR,a liminar passa a valer até que osrecursos tenham sido esgotados. Oadvogado que defende Vasques, Ro-drigo Xavier Leonardo, já havia ditoque iria recorrer da determinação doMP-PR antes mesmo da nova decisãoliminar do TJ-PR.

“Nós vamos continuar recorrendoao colégio nacional do Ministério Públi-co porque temos certeza que em âm-bito nacional nós teremos uma sortediversa daquela que estamos tendo naesfera local. Acolhemos como umadecisão desfavorável, mas os nossospropósitos continuam e o doutor CidVasques continua sendo o secretáriode Segurança. Na prática está tudoigual. Cid Vasques continua vitoriosona Justiça”, diz.

RELEMBRE O CASOA renovação da licença é mais um

capítulo da queda de braço entre Vas-ques e o MP-PR. No final de agosto, o

Gaeco, braço do MP, pediu que o Con-selho Superior do MP revogasse alicença que permite ao procurador ocu-par o cargo no Executivo. Depois dis-so, Vasques decidiu por um rodízio depoliciais cedidos por outras corpora-ções ao Grupo de Atuação Especial deCombate ao Crime Organizado (Gae-co), braço do MP.

Desde então, uma guerra de limi-nares e até reclamações ao ConselhoNacional de Justiça (CNJ) foi protago-nizada por ambas as partes. Primeiro,Vasques impetrou um mandado desegurança para tentar suspender seujulgamento no conselho. Depois, oentão presidente do TJ-PR, ClaytonCamargo, concedeu uma liminar, emum domingo (dia 22 de setembro), du-rante plantão do judiciário, deferindomais um mandado de segurança impe-trado por Vasques.

Em 10 de outubro, a Procurado-ria-Geral de Justiça do Paraná proto-colou uma reclamação no CNJ contrao desembargador Luiz Sérgio Neivade Lima, por causa do trâmite da açãoem que foi deferida uma liminar favo-rável a Vasques.

No dia 16 de dezembro, em mais umcapítulo no processo pela cassação

Com o julgamento de ontem (26), se esgotaram os recursos internos dentro

do MP-PR e resta a via judicial para Cid Vasques tentar reverter a situação

Divulgação

da licença, que é diferente do queculminou com a sua não renovação, oTJ-PR decidiu que o procedimento ad-ministrativo interno do MP só podecontinuar depois que a ação de Vas-ques for julgada. O argumento, nestecaso, foi que o direito de defesa deVasques teria sido prejudicado.

Nos desdobramentos mais recen-tes, o Conselho do Órgão Especial do

MP-PR decidiu pela não renovação, nodia 17 de dezembro. Mas Vasques en-trou com pedido de liminar, no Tribunal deJustiça do Paraná, e obteve permissãopara ter licença mantida até que o méritodo caso fosse julgado pelo Órgão Espe-cial. Com o julgamento de ontem, seesgotaram os recursos internos dentrodo MP-PR e resta a via judicial paraVasques tentar reverter a situação.

Page 9: 12 27 2013

O PRESENTE | 09SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013 ESTADO

Copel prevê investimento recorde no Paraná em 2014Atuação se dará em atividades de geração, transmissão, distribuição de energia e telecomunicações

R$ 2,2 BILHÕES

Em 2014, a Copel realizará omaior programa de investimen-tos de sua história. Entre ativi-dades de geração, transmissão,distribuição de energia e tele-comunicações serão investidosR$ 2,2 bilhões. “A Copel estácada vez mais forte, intensifi-cando ano após ano seus inves-timentos e consolidando seupapel desenvolvimentista”, dizo governador Beto Richa.

A maior parcela, de R$ 895,9milhões, será destinada a obrasde melhoria e ampliação da redede distribuição de energia elé-trica no Paraná, onde a Copelatende mais de dez milhões depessoas. “O maior volume deinvestimentos será direciona-do à atividade que melhor res-ponde pela qualidade dos ser-viços prestados aos consumi-dores, proporcionando umagrande melhoria no forneci-mento de energia para os para-naenses”, explica o presidenteda Copel, Lindolfo Zimmer.

Outro investimento impor-tante no Paraná será nas obras

da Usina Baixo Iguaçu, no RioIguaçu, entre Capanema e Ca-pitão Leônidas Marques. Estaobra terá investimento deR$ 316 milhões em 2014. A Usi-na Baixo Iguaçu ficará prontaem 2016 e terá capacidade de350 megawatts (MW), suficien-te para atender quase um mi-lhão de pessoas. Outro investi-mento importante de geraçãoserá na Usina Colíder, no MatoGrosso, que receberá R$ 409 mi-lhões em investimentos e deveficar pronta no início de 2015.

Na área de transmissão se-rão aplicados R$ 582,9 milhõesna construção de linhas e su-bestações, com destaque paraas linhas de transmissão Ara-raquara-Taubaté, em São Pau-lo (R$ 182,8 milhões), Figueira-Londrina e Foz do Chopim-Sal-to Osório, no Paraná (R$ 42,9milhões). Entre as subestações,os maiores valores se destinamàs unidades Cerquilho (R$ 8,3milhões) e Paraguaçu Paulista(R$ 25,6 milhões), em São Pau-lo, e Curitiba Norte (R$ 8,7 mi-

lhões), no Paraná.A ampliação das ativida-

des da Copel Telecomunica-ções responderá por R$ 80 mi-lhões do programa de investi-mentos da Companhia, direci-

Maior parcela do investimento de R$ 2,2 bilhões (R$ 895,9 milhões) será destinada a obras de melhoria e ampliação

da rede de distribuição de energia elétrica no Paraná, onde a Copel atende mais de dez milhões de pessoas

Divulgação

onados em sua maior parte anovas ligações do programaBEL Fibra - banda extralargavia fibra óptica para os setoresresidencial e comercial - e aosserviços de conectividade para

clientes corporativos.Os valores não contemplam

eventuais aquisições e os inves-timentos a serem realizadospelas empresas coligadas e con-troladas da Copel.

Page 10: 12 27 2013

10 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013

Em Marechal Rondon, fatos denunciados serão fiscalizados pela ONG Arca de Noé,em conjunto com a Vigilância Sanitária e Polícia Militar

Crescem casos de abandono de animais no fim de anoFESTAS E FÉRIAS

Época de férias e de festas, ofim de ano muitas vezes é mo-mento de alegria e descontra-ção para grande parte das fa-mílias. Porém, é justamenteneste período que cresce o nú-mero de casos de abandono deanimais. Todos os anos, a Orga-nização Não Governamental(ONG) Arca de Noé, de Mare-chal Cândido Rondon, atendemuitas denúncias de descasodas pessoas com relação aosanimais domésticos.

Conforme integrantes daONG, muitas famílias viajam enão se preocupam com o seucão que sofre, além da solidãodevido à ausência da família, afalta de cuidados adequados ealimentação.

As integrantes da ONG ob-servam que há pessoas queabandonam os animais por nãoquererem compromisso, e pordesejarem gozar de férias. En-quanto isso, muitos animais fi-cam perdidos nas ruas virandolixo, procurando comida parasobreviver, correndo o risco deserem atropelados ou causaremacidentes de trânsito.

Conforme a ONG, é precisoque alguém fique responsávelpelo cuidado com o animal,

para que ele receba água e ali-mentação diária até o retornoda família. Há ainda como al-ternativas os pet shops, queoferecem hospedagem paraanimais, garantindo que elesfiquem bem cuidados.

As voluntárias ressaltamque os animais, principalmen-te os cães, têm muita sensibili-dade auditiva, por isso ficamamedrontados com fogos deartifícios nestas datas festivas.A recomendação é que os do-nos se preocupem em deixaros bichos em um local fechado,onde eles se sintam seguros enão saiam assustados pelasruas, sem conseguir retornarpara suas casas.

É recomendado que, ao lon-go do ano, as pessoas procuremorientação e encaminhem seusanimais para a castração, paraevitar a procriação.

MAUS-TRATOSA ONG frisa que, conside-

rando que os animais são seresdependentes, é de responsabili-dade do ser humano o bem-estar dos mesmos.

São considerados maus-tratos amarrar cães em cor-rentes curtas e não dar água

ou alimento necessário, as-sim como falta de abrigo ade-quado, do sol ou da chuva,espancamento, agressão físi-ca ou mutilação e principal-mente o abandono.

O abandono de animais éconsiderado crime. Segundoa Lei Federal nº 9.605/32 decrimes ambientais de propri-edade e posse responsável,aquele que, em lugar público

ou privado, aplicar ou fizermaus-tratos a um animal, querseja proprietário ou não, res-ponderá por seus atos commulta e pena de prisão. Em casode reincidência ou quando osmaus-tratos venham a deter-minar a morte do animal ouproduzir mutilação, as penali-dades de multa e prisão serãoaplicadas em dobro.

Abrigo da entidade e lares provisórios ficam lotados nesta época do ano

Angela Hanush

DenúnciasA Arca de Noé alerta que

em casos de denúncias éfeita a verificação do fato e,dependendo da situação, éacionada a Polícia Militar,que fará boletim de ocorrên-cia. Posteriormente, a enti-dade encaminha o caso, como documento, para a Promo-toria Pública, e o responsá-vel pode ser chamado pararesponder por seus atos.

O Departamento de Vigi-lância Sanitária do municípiotambém presta o apoio ne-cessário à proteção e com-bate ao abandono de animais.

Muitas ações conjuntasforam realizadas pela enti-dade e órgãos oficiais nesteano, quando muitos animaisforam recolhidos, castrados,vacinados, desverminados eencaminhados para adoção.

Mais informações po-dem ser obtidas no sitewww.arcadenoemcr.org.br

Page 11: 12 27 2013
Page 12: 12 27 2013

12 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013

MARECHAL RONDON

Definido calendário dos principais eventos para 2014Miss Rondon, Pesca da Corvina, Expo Rondon, Oktoberfest e Festival de Ecoturismo já têm datas definidas

A administração rondonen-se assumiu compromisso, por in-termédio da coor-denação do 1º Fó-rum de Debates so-bre os Eventos deMarechal CândidoRondon, ocorridoem novembro, queestaria, a partir des-te ano, fazendo umesforço e planejan-do com maior ante-cedência o calendá-rio de eventos queocorrem anual-mente no municí-pio. Estiveram reunidos por di-versas vezes o chefe de gabinete,

Lair Bersch, também coordena-dor do 1º Fórum, o assessor de

imprensa JadirZimmermann, asecretária de Cul-tura, Carmen Bor-zatto, e a chefe daDivisão de Turis-mo, Graciela Bier,para estabelecer osperíodos e as datasde cinco dos prin-cipais eventos a se-rem realizados du-rante o ano de 2014.

Os formatos edeta lhamentos

das programações de cada even-to serão de responsabilidade

Chefe de gabinete, Lair Bersch: "Estamos antecipando os períodos dos

principais eventos que irão ocorrer no próximo ano, permitindo uma

melhor organização e um planejamento antecipado de cada evento"

Arquivo/OP

PRINCIPAIS EVENTOS DE 2014

MISS RONDON 22/02/2014PESCA DA CORVINA 22 e 23/03/2014EXPO RONDON 24 a 27/07/2014OKTOBERFEST 16 a 19/10/2014FESTIVAL DE ECOTURISMO 14 a 16/11/2014

das entidades envolvidas, decada comissão organizadoranomeada pelo prefeito, a partirde portaria.

“Após a realização do 1ºFórum, já obtivemos respostasimediatas que a comunidadecobrava, como foi a edição peloPoder Judiciário da portaria 01/2013, e agora nós, do Poder Exe-cutivo, estamos antecipando osperíodos dos principais even-tos que irão ocorrer no próximoano, permitindo uma melhororganização e um planejamen-to antecipado de cada evento.Especialmente sobre a Oktober-fest, podemos garantir que elaocorrerá em 2014, e até o fim defevereiro teremos definidos oformato e a forma de gestão damesma", ressalta Bersch, acres-centando: "É que todos deseja-vam e assim está sendo feito".

O calendário completo, comdatas das festas distritais e dascomunidades que tradicional-mente realizam suas festas, serádivulgado durante o mês dejaneiro de 2014.

"Sobre aOktoberfest,

podemos garantirque ela ocorreráem 2014, e até ofim de fevereiro

teremos definidoso formato e a

forma de gestãoda mesma"

Page 13: 12 27 2013
Page 14: 12 27 2013

VIRADA DE ANO

Show Piromusical deveatrair 50 mil pessoas a Toledo

Evento terá duração média de 15 minutos e será realizadono Parque Ecológico Diva Paim Barth

14 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013

No primeiro domingo depois do Natal, a Igreja celebra aFesta da Sagrada Família, exemplo e modelo de nossas famíli-as. A família de Nazaré é uma família onde existe verdadeiroamor e verdadeira solidariedade entre os seus membros; etrata-se de uma família que escuta Deus e que segue, comabsoluta confiança, os caminhos por Ele propostos. O Evange-lho que nos é proposto faz parte do “Evangelho da infância” deMateus. A finalidade do “Evangelho da infância” não é fazeruma reportagem sobre os primeiros anos da vida de Jesus, massim fazer catequese sobre Jesus para despertar nos leitores detodos os tempos a fé em Jesus Cristo a fim de segui-lo de pertoe se tornar discípulo.

A catequese que nos é proposta no Evangelho revela quemé Jesus e qual a sua missão. Deus é o condutor da história,envia o seu mensageiro, comunica-se com José através desonhos e revela que este menino vem de Deus e que tem umamissão de Deus. Qual é essa missão? É dar início a um novoPovo de Deus e, como Moisés, conduzir esse povo da terra daescravidão para a terra da liberdade.

Neste dia em que celebramos a Sagrada Família, convémtambém determo-nos um pouco sobre esta família de Nazaré.É uma família unida e solidária, que não hesita em enfrentaros perigos do deserto e as incomodidades do exílio numa terraestrangeira, quando um dos membros corre riscos. Na famíliade Nazaré manifesta-se, desta forma, esse amor até ao extremoque supera todos os egoísmos e que se faz dom ao outro. Poroutro lado, é uma família que escuta a Palavra de Deus, queestá atenta aos sinais de Deus e que procura cumprir à riscaos projetos de Deus.

José assume o papel de protetor de sua família e colabo-rador do projeto salvador de Deus. É o homem permanente-mente atento às indicações de Deus, que sabe discernir o queDeus quer, que acata na obediência a vontade de Deus, quetudo arrisca e sacrifica em defesa da vida daquele menino queDeus lhe confiou.

Neste sentido é que a família de Jesus, a Sagrada Família, éapresentada como modelo para todas as famílias porque vivemum relacionamento de amor não fechado em si mesmo, masvoltado para Deus e para os outros. O amor pode ser facilmenteconfundido com o desejo de possuir e ser possuído, como se umfosse dono do outro. Mas com Cristo, aprendemos que o amoré dar-se aos outros: abrir-se para Deus que nos coloca emcontato com o mundo que nos cerca. O amor alcança suaperfeição quando ele é gratuito: dar sem pedir reciprocidade.

Desde o início a família de Jesus foi marcada pelo compro-misso e adesão ao projeto de Deus: eles aceitaram participardo plano de salvação. José recebe um anjo em sonho e toma adecisão de acompanhar Maria e Jesus em tudo. Maria adere aoplano de Deus quando diz “eu sou a serva do Senhor, faça-seem mim a tua vontade”. É no relacionamento verdadeiro comDeus que nascem as decisões mais importantes de nossa vida.

Rejeitar a família é rejeitar o projeto de Deus que quisnascer numa família. A família é o lugar da estruturação do serhumano. É o lugar do amor dado e recebido entre os seres quedecidiram viver juntos e os filhos são o dom da vida.

Este é o último domingo do ano. É um momento ideal paraprocurar um lugar silencioso e calmo para rezar, entrar emsintonia com Deus. Vamos fazer uma retrospectiva dos últimosdoze meses e descobrir as milhares de razões que temos paralouvar a Deus e agradecer-lhe pelos dons que recebemos.Sejamos honestos e humildes. Peçamos perdão pelos erros epecados, especialmente por todas as coisas boas que nãoconseguimos fazer. Mas, acima de tudo, vamos relembrar etrazer diante da presença de Jesus os sofrimentos do nossomundo. Não tenhamos medo de incluir aqueles que estão pertode nós, mas vamos lembrar daqueles que não têm ninguém quese recorde deles em suas orações. Feliz Ano Novo.

* O autor é bispo da Diocese de Toledo

r e v i s t a c r i s t o r e i @ d i o c e s e t o l e d o . o r g

ABENÇOA, SENHOR, AS FAMÍLIAS. AMÉM.ABENÇOA, SENHOR A MINHA TAMBÉM

Faltam apenas cinco diaspara a tradicional queima defogos da Virada do Ano emToledo. O evento já acontecehá 17 anos no município econtará com novidades em2013/2014. A contagem re-gressiva para as boas-vindasao próximo ano, na terça-feira (31), será finalizada comum Show Piromusical de du-ração média de 15 minutos,no Parque Ecológico DivaPaim Barth. Cerca de 50 milpessoas, entre visitantes dediversas cidadese toledanos, sãoesperados parao réveillon nomunicípio.

O Show Piro-musical, inéditoem Toledo, con-siste em um es-petáculo de dis-paro de fogos deartifício sincro-nizados commúsica. Os efei-tos pirotécnicos são criados,combinados e acionados con-forme os acordes musicais, oque proporciona uma inte-gração entre música e piro-tecnia. Para realização doshow, já contratado, foramgastos R$ 96 mil, segundo aSecretaria de Desenvolvimen-to Econômico e Tecnológico,de Inovação e Turismo.

O intuito da administra-ção, segundo informou o se-cretário da pasta, Edemar Ro-

ACISA SORTEIA FORD KADivulgação

A Associação Comercial e

Empresarial de Santa Helena

(Acisa) sorteou vários prêmios

durante o ano de 2013, como

motocicletas, tablets e vales-

compras. Na terça-feira (24),

véspera de Natal, foi sorteado o

grande prêmio da promoção

“Comprar Aqui dá Sorte”, um

veículo Ford Ka zero quilômetro.

A ganhadora do carro, que

comprou no Mercado e Açougue

Sangaletti, é Casilda Inês

Lermen, moradora do Conjunto

Padre Martinho, em Santa

Helena.

ckenbach, é inovar e propor-cionar um belo show aos pre-sentes. “Queremos fazer algodiferente dos outros anos eescolhemos o Show Piromu-sical pela qualidade que apre-senta e a emoção que ofereceatravés da música sincroni-zada”, justifica. O secretáriodestaca ainda que o show serárealizado por profissionais,com toda segurança neces-sária e pediu que a populaçãonão leve artefatos do tipo,como fogos, foguetes e explo-

sivos que possamcausar acidentes.“Teremos umagrande concen-tração de pessoase estamos traba-lhando para pro-mover um belo es-petáculo, sem queninguém preciselevar esses tiposde artefatos. Nes-se sentido, tam-bém pedimos a

colaboração para que aspessoas depositem o lixo,principalmente garrafas, emlocal correto, não quebran-do, nem jogando no lago,para garantir uma festa sau-dável a todos”, destacou.

Antes do Show Piromusi-cal, os cidadãos irão contarcom música de som mecânicono Parque Ecológico DivaPaim Barth, além de um nú-mero de celular para que ospresentes enviem mensagem

do local de onde vêm. “Tere-mos um animador, que fica-rá anunciando os visitantese que fará o resumo das con-quistas de 2013, antes da con-tagem regressiva para o novoano”, explicou Rockenbach.

TRABALHOINTERSETORIAL

A Festa da Virada, realiza-da pela administração de To-ledo, acontecerá por meio deum trabalho intersetorial.Coordenado pela Secretaria deDesenvolvimento Econômicoe Tecnológico, de Inovação eTurismo, o evento terá aindaa colaboração das secretariasde Segurança e Trânsito, MeioAmbiente, Saúde e Comuni-cação Social.

Segundo Rockenbach,guardas municipais, polici-ais militares e bombeiros es-tarão no local para garantir asegurança da população. ASecretaria de Meio Ambienteaumentará o número de con-têineres amarelos para desti-nação correta do lixo no Par-que Ecológico. Já a Secretariade Saúde participará com adisponibilização de ambulân-cias, para possíveis casos demal estar e emergências.“Nosso objetivo é proporci-onar uma festa bonita e semtranstornos para os visitan-tes, e nesse sentido, é muitoimportante o trabalho inter-setorial das secretarias”, res-saltou.

Os efeitos

pirotécnicos são

criados, combinados

e acionados

conforme os

acordes musicais, o

que proporciona

uma integração

entre música e

pirotecnia

Page 15: 12 27 2013

ÁRIES: Há muitas coisasa serem reavaliadas, paraque você perceba o que éessencial. Não tome atitu-des motivadas apenas por

um impulso momentâneo.

TOURO: Como o seu re-gente, Há muito a ser rea-valiado e reconsiderado.Antigas questões podemretornar, para que você

tenha sobre elas um olhar diferente.

GÊMEOS: Questões finan-ceiras pedem um olhar maisatento, evitando precipita-ções. Poderá ter que reveruma pendência ou renego-

ciar algo importante.

CÂNCER: Repense o quevocê acredita que lhe trarácrescimento pessoal e vín-culos e relações sólidas.Não é momento de ter pres-

sa ou de forçar situações.

LEÃO: A retomada de te-mas de trabalho que vocêacreditava estarem resol-vidos é uma tendência atu-al. Reavalie as coisas aber-

to a possibilidades diferentes.

VIRGEM: Retornam antigossentimentos e situaçõesrelacionados à vida afeti-va. Deve haver cuidadocom a tendência a repetir

atitudes que representam apego.

LIBRA: Reavalie a suapostura diante de situaçõesfamiliares e que envolvemimóveis e vida privada.Voltar atrás em algo não é

má ideia, se bem pensado.

ESCORPIÃO: Momento emque algumas coisas podemparecer lentas, mas é paraque se estruturem melhor.Há uma ansiedade que

toma conta das pessoas.

SAGITÁRIO: Não se apres-se, reconsidere. Muito aser revisto. Tenha uma boabase, sólida, para que efe-tue mudanças. Não deixe

que o medo lhe paralise.

CAPRICÓRNIO: Velhasquestões emocionais vol-tam à tona. Perceba comohá agora uma tendência aque antigas pessoas e situ-

ações retornem.

AQUÁRIO: A aceitação dopropósito espiritual dosacontecimentos atuais éfundamental. Velhas situa-ções envolvendo relacio-

namentos, finanças e pessoas.

PEIXES: Muito a ser recon-siderado em termos afeti-vos e que envolva criançase sentimentos. Não queiraapressar as situações. Isso

apenas produziria arrependimento.

AMBROSIA

DE MARACUJÁ

Modo de preparo:Bata todos os ingredientes no liquidificador. Leve ao fogo em uma

panela grande (aumenta o volume), mexendo até talhar. Reduza ofogo, pare de mexer e deixe engrossar a calda (que fica separada nodoce), por aproximadamente 40 minutos. Espere esfriar, coloque emcompoteira ou recipientes individuais e leve à geladeira. Polvilhe cocoralado ou canela em pó no momento de servir.

Ingredientes:500 g de açúcar (2 e 1/2 copostipo requeijão)3 e 1/2 xícaras de leite4 ovos

SORVETEIROTodos os dias ao ir para escola, Joãozinho passava

enfrente a uma sorveteria e perguntava para o sorveteiro:- Tio, tem sorvete de abóbora?E o sorveteiro respondia:- Não, eu já falei que não temos.Isso se repetiu por mais cinco dias, até que o sorveteiro

resolveu fazer um agrado ao Joãozinho.Foi até a feira, escolheu várias abóboras, voltou e preparou

aquele sorvete.No outro dia lá vinha Joãozinho:- Tio, tem sorvete de abóbora?O sorveteiro entusiasmado responde:- Sim, temos!!!Joãozinho retrucou com a mão na boca:- Ecaaa!!!

SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013 VARIEDADES O PRESENTE | 15

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

SEXTA-FEIRA (27)

Vitor estranha a ausência dePaulino. Edgard e Sofia comemoramo sucesso nas redes sociais. Clau-dio convida Sidney para passar asférias com ele na Dinamarca, mas omenino hesita. Giovana aceita seapresentar na festa infantil fantasi-ada, mas disfarça quando Junior che-ga. Raíssa repreende a turma peloque aconteceu com Paulino e pedeque a pessoa responsável por tran-cá-lo na cabana se apresente. Moni-que decide morar em Portugal. Verae Caetano ficam arrasados com ocomercial de Sofia. Ben e Anita deci-dem fugir para ficar juntos.

JOIA RARALíder Jorge acorda na casa de

Vó Tita e fica intrigado. Celina contapara Fátima que está namorandoMatias. Kléber pede para Hermesajudá-lo com seu problema com Kei-la. Flávio e Heloísa procuram pistasno computador de Lili. Thomaz temeperder Heloísa se contar a verdadepara ela. Marcelo agride Álvaro porofender Priscila. Keila fica animadacom as atitudes de Kléber. Vitóriadispensa Marlon e desabafa comZélia. Priscila termina o namoro comÁlvaro. William, Lili e Nilson tiramBerenice da cadeia no momento emque acontece o blecaute na cidade.

AMOR À VIDAPilar se impressiona com as atitu-

des de Félix e o chama para voltar amorar com ela. Eron avisa a Niko quevai tirar Fabrício dele. Aline insisteque Ciça tire dois dias de folga. Igná-cio avisa a Márcia que Valdirene foichamada para fazer uma entrevistacom a produção do reality show.Márcia chora quando Félix vai embo-ra. Murilo começa sua entrevista parao programa. Bruno e Paloma pergun-tam a Ciça se ela descobriu algosuspeito na casa de César. Ninhopede para Valentin ajudá-lo a tomaruma decisão. Valdirene inicia suaentrevista. Félix volta para a mansão.

ALÉM DO HORIZONTE○

MALHAÇÃO

*

Franz acha estranho Ernest fa-zer tudo o que Manfred manda. Lindi-nha tenta convencer Dália a ajudarIolanda no processo de adultério, masé em vão. Sílvia acorda na casa deEufrásio e Bibiana, mas ainda de-monstra uma grande fraqueza. Umjornalista procura o delegado paradizer que acha que Sílvia foi assas-sinada. Uma testemunha diz ao dele-gado que o carro de Sílvia estavasendo perseguido antes de despen-car na ribanceira. Franz pede ajuda aJosué e Julieta para falar com Ernestsem Manfred saber. Davi consegueficar de pé sozinho. Manfred flagraErnest e Franz conversando.

1/2 xícara de suco concentra-do de maracujá1 vidro de leite de coco (200 ml)coco ralado ou canela em pópara decorar

OLHOS FECHADOSO homem leva o filho ao pediatra e diz:- Doutor, estou preocupado, por isso trouxe meu filho.O médico logo pergunta:- Qual o problema com seu filho?- Doutor é que ele completou seis meses e até hoje não abriu os olhos...O médico rindo diz:- Abra os olhos você: esse garoto é filho de japonês!

CARRO QUEBRADOPasseando de carro pelo interior do Nordeste brasileiro, num calor do cão,

estavam três amigas. Uma loira, uma morena e uma ruiva. De repente, o carroque elas estavam dirigindo para de funcionar e a ruiva fala:

- Tive uma ideia, vamos cada uma pegar uma parte do carro. Eu vou levaros bancos, se der canseira eu me sento.

- Eu vou levar a água, se me der sede eu bebo! - diz a morena.A loira pensativa diz:- Eu vou levar o vidro!Não entendendo nada, a ruiva pergunta:- Mas por que você vai levar o vidro?- Dãr! Porque nesse calor, eu posso abrir o vidro!

Page 16: 12 27 2013

16 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013

SHOW DA VIRADA

Medianeira terá grande festa para recepcionar 2014Programação iniciará às 21 horas e contará com o sorteio da premiação da campanha

Sua Nota Vale Prêmios, que neste ano vai sortear R$ 16 mil em dinheiro

A chegada de um novoano é sempre cheia de expec-tativas e, em Medianeira, oShow da Virada promete seruma das melhores atraçõesda região para o início de2014. A Praça Ângelo Daroltnovamente será palco de en-contro das famílias media-neirenses na contagem re-gressiva para a virada de ano,com show pirotécnico, showmusical e sorteio de prêmios.Como de costume, as famíli-as são convidadas a levar ascadeiras e o tradicional espu-mante para a comemoração.

A programação terá iní-cio às 21 horas e contarácom o sorteio da premiaçãoda campanha Sua Nota ValePrêmios, que neste ano vaisortear R$ 16 mil em dinhei-ro entre os contribuintes quetrocaram suas notas fiscaisde produtos e serviços porcupons. Os alunos das esco-las municipais que mais tro-caram cupons também vãoreceber uma premiação es-pecial, por meio do progra-ma Aluno Bom de Nota.

A animação da noite ficarápor conta da dupla Fernando

& Fabiana e das bandas Ohan-na e Sabor do Som. E, navirada do ano, a queima defogos vai recepcionar 2014com alegria e entusiasmo. Aexpectativa é que o show pi-rotécnico seja um dos maisbonitos da região.

O prefeito Ricardo Endri-go e a vice Delcir Aléssioreforçam o convite para que

os medianeirenses partici-pem das comemorações or-ganizadas, segundo eles, comcarinho na Praça ÂngeloDarolt. "O objetivo é quetodas as famílias possam seconfraternizar e dar as boas-vindas ao ano novo, na cer-teza de que 2014 será demuita paz, conquistas e rea-lizações", diz o prefeito.

Prefeito Ricardo Endrigo: "Objetivo é que todas as famílias possam se

confraternizar e dar as boas-vindas ao ano novo, na certeza de que

2014 será de muita paz, conquistas e realizações"

Arquivo/OP

Natal de Encanto atraiamplo público em Entre Rios

A programação de Natalem Entre Rios do Oeste fezjus ao nome, na última sex-ta-feira (20), quando as apre-sentações encantaram o pú-blico que prestigiou o desfilenatalino em frente à prefei-tura. Visto que este ano todaornamentação natalina foiconcentrada em frente e nasadjacências do paço munici-pal, como o fundo de vale, aprogramação oficial tambémocorreu neste local.

Acompanhado de célebrescantos surgiram primeira-mente os anjos de roller, se-guidos pela anunciação deAnjo e Maria a caminho deBelém, acompanhados pelocoro de muitos anjos comlanternas. O ponto alto foi apassagem do presépio em en-cenação viva dos persona-gens religiosos, seguidos poruma grande árvore humanade Natal, e logo atrás se apre-sentou o carro do Papai Noel.

Na segunda parte foiapresentado o Natal lúdico/mágico, por integrantes doensino circense, com as maisdiversas coreografias, e logoapós a apresentação da fá-brica de chocolate e de doces.Ainda se apresentou a fan-farra dos soldadinhos dechumbo, a fábrica de brin-quedos e, por último, o coralda terceira idade.

Segundo o prefeito JonesHeiden, a programação foi“uma inovação surpreen-dente, fruto do trabalho do

Departamento de Educaçãoe Cultura, professores doCentro Cultural, do Centrode Convivência da Criança edo Adolescente e demais ide-alizadores que ajudaram aimplantar o Natal de Encan-to”, enalteceu.

PREMIAÇÃONa mesma noite também

foram premiados os vencedo-res do Concurso de Decora-ção Natalina, em três catego-rias. Na categoria entidade, osegundo lugar foi para o Cen-tro de Convivência da Crian-ça e do Adolescente, e o pri-meiro colocado foi o LionsClube. Na categoria residên-cia, Daiana Simonetti con-quistou o segundo lugar e afamília de Eliane de Césaro foipremiada em primeiro lugar.Na categoria empresa, o se-gundo lugar foi para o SítioSchneiders e a empresa Pico-lucho foi a ganhadora do pri-meiro lugar. Todos os segun-dos colocados receberam umabicicleta de 18 marchas novalor de R$ 275. O primeiroprêmio de cada categoria rece-beu uma máquina fotográfi-ca digital da marca Samsung,no valor de R$ 515.

“Toda esta programaçãodiferenciada neste ano teveótima aceitação do público,fato que nos incentiva a me-lhorar ano a ano”, enfatiza adiretora do Departamentode Educação e Cultura, Ma-rilei Lerner.

Na mesma noite também foram premiados os vencedores

do Concurso de Decoração Natalina

Pato Bragado dá mais um passono projeto de plantas medicinais

O projeto Arranjo ProdutivoLocal (APL) de Plantas Medici-nais de Pato Bragado ganhou maisum reforço na segunda-feira (23),com o repasse de materiais einsumos para as famílias de agri-cultores Tercilia Medim, ValmirAnderle, Albino Sulzbacher eMarino Tolfo, todos produtoresrurais familiares. O objetivo des-te projeto é incluir o uso de plan-

Prefeito Arnildo Rieger, vice Leomar Rohden (Mano), vereadores, secretários,

técnicos do projeto e produtores rurais durante repasse de materiais e insumos

tas medicinais e medicamentosfitoterápicos na saúde pública. Oprojeto tem o financiamento doMinistério da Saúde, o apoio daItaipu Binacional e Sustentec e écoordenado pela Prefeitura dePato Bragado, por intermédio daSecretaria da Saúde.

Os materiais e insumos fazemparte da etapa de cultivo piloto deplantas medicinais. Os agriculto-

res selecionados poderão produ-zir numa área de 50 metros qua-drados plantas medicinais queforam selecionadas de acordocom as características de cadapropriedade. As espécies medici-nais a serem cultivadas em escalaexperimental serão guaco, mara-cujá, espinheira santa e capim li-mão, nos termos do programa deImplantação das Atividades deCultivo de Plantas Medicinais.

A cerimônia de entrega dosmateriais e insumos contou coma presença do prefeito ArnildoRieger, vice Leomar Rohden(Mano), vereadores e secretári-os, como também os técnicos doprojeto e produtores rurais sele-cionados. Na oportunidade o pre-sidente da Sustentec, professorEuclides Lara Cardozo Júnior,ressaltou a importância do proje-to para a região Oeste do Paraná.Mencionou que três objetivos doprojeto estão em andamento, ocultivo experimental, a autoriza-ção da Unidade de Produção deExtratos na Anvisa para produzirextratos medicinais e a avaliaçãodos resultados clínicos da utiliza-ção dos medicamentos fitoterá-picos nas patologias da saúdemental, hipertensão e diabetes.

Marili Besso Divulgação

Page 17: 12 27 2013

O PRESENTE | 17SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013 GERAL

Público aproveita feriado de Natal nas praias da regiãoAinda assim, expectativa maior é para o réveillon, quando haverá queima de fogos

ÁGUA DOCE

Os balneários de cidadesda região reuniram públicosignificativo no feriado deNatal. No Terminal Turísti-co de Balneário Ipiranga, emSão Miguel do Iguaçu, apro-ximadamente cinco mil tu-ristas e moradores usufruí-ram da estrutura.

Outro que esteve entre osmais visitados foi o balneárioTerra das Águas, de SantaHelena, que recebeu um gran-de número de turistas de todaa região Oeste do Paraná, doParaguai e Argentina.

Ainda assim, a expectati-va maior é para o réveillon,quando a queima de fogosdeve atrair os olhares da po- Turistas se divertem em dick de contenção que mantém normal o nível da água no Balneário de Santa Helena

Fotos: Divulgação

pulação santa-helenense e demuitos visitantes. Os 93 qui-osques do parque de lazer eturismo já estão reservados,mas uma extensa área de cam-ping será colocada à disposi-ção dos turistas para monta-gem de barracas.

Diversas atrações alterna-tivas compõem a estrutura,caso do paintball, estilinguehumano, aquabol, pedali-nhos, helicóptero e parque dediversões. O nível da água nachamada “praia nova” tam-bém será mantido, o que ga-rante espaço para banho, jáque o nível do Lago de Itaipuestá abaixo do normal. “Aágua é mantida através de um

No feriado de Natal, aproximadamente cinco mil turistas visitaram o

Terminal Turístico de Balneário Ipiranga, em São Miguel do Iguaçu

Após revitalização, balneário de Santa Terezinha agrada veranistasO Terminal Turístico Al-

vorada de Itaipu, de SantaTerezinha de Itaipu, voltou areceber as famílias da cidade eregião para desfrutarem demomentos agradáveis e dedescontração. Desde o mês dejaneiro, quando assumiu ocomando do município, oprefeito Cláudio Eberhard nãotem medido esforços para dei-xar a área adequada e comcondições de receber os turis-tas que desejam passar as féri-as ou simplesmente um fim desemana agradável.

O terminal passou porampla revitalização, tanto emsua estrutura quanto nasnormas de utilização do locale as famílias voltaram a fre-quentar a praia com mais con-forto e segurança. Com a bai-xa do lago pela demanda deenergia elétrica no país, im-possibilitando o banho deseus frequentadores, a admi-nistração municipal inovou,instalando vários chafarizesna orla da praia, garantido

assim uma opção a mais paraos veranistas; o restaurantevoltou a atender; toda a es-trutura elétrica e hidráulicapassou por vistorias e refor-mas e as regras foram impos-tas e passaram a ser cumpri-das, tanto pela administraçãoquanto pelos usuários.

OPINIÃOPara Simone Borchart Ni-

colau, moradora da cidade deCascavel, a ideia de colocar oschafarizes foi excelente, pois,segundo ela, os mesmos dãoacesso à água e à oportunida-de dos veranistas se divertir.“São detalhes que dão o dife-rencial da praia de Santa Tere-zinha de Itaipu; moro em Cas-cavel e fiquei impressionadacom a organização do termi-nal. Ficou excelente, um lugaronde podemos passar momen-tos agradáveis com a família ecom os amigos. A estruturaestá muito boa, tudo limpo,organizado, grama cortada, osfuncionários são educados e

atenciosos, está tudo muitobom”, declarou.

Visitante da cidade de Fozdo Iguaçu, Manoel Apareci-do Peres falou que agora fi-cou mais atraente visitar apraia de Santa Terezinha.“Notamos que as coisas mu-daram muito por aqui. Não

se vê baderna ou bagunçacom som alto, a praia ficouótima, em vista do que era nopassado, quando se tornavaaté perigoso você vir com afamília. Eu lembro que mesentia inseguro em vir aqui,toda a estrutura quebrada,banheiros entupidos, real-

mente sem condições de uso.Hoje está tudo diferente.Moro em Foz do Iguaçu esempre que posso venho paraSanta Terezinha de Itaipupara passar horas de descon-tração com a família e osamigos neste lugar maravi-lhoso”, destacou Manoel.

Com a baixa do lago, a administração municipal inovou, instalando vários chafarizes

na orla da praia, garantido assim uma opção a mais para os veranistas

Divulgação

dick de contenção, suportepara momentos de muito la-zer e diversão no balneário”,assegura a diretora de Turis-mo, Roseli de Lima.

FIM DE SEMANAA expectativa de movimen-

to também é boa para este fimde semana. Conforme Roseli,o calor na Costa Oeste fazcom que o balneário de SantaHelena torne-se um lugarpróprio para o banho e mo-

mentos de lazer junto a umadas melhores estruturas depraia no Lago de Itaipu.

Segundo ela, a estimativade público foi superada noferiado de Natal e a expectati-va é que um número bemmaior de pessoas passe o ré-veillon em Santa Helena. “Tí-nhamos poucos quiosquesdisponíveis para o Natal, masno dia a locação foi totaliza-da. Já para o Ano Novo todosestão reservados”, destaca.

ESTRUTURAO diferencial, de acordo

com a diretora de Turismo, éa estrutura oferecida pelomunicípio. “A grande áreade camping é um diferencialque nos dá um suporte mui-to grande”, ressalta.

Novamente turistas dediversas c idades, assimcomo de países vizinhos,são esperados para passaro fim de semana e o révei-llon em Santa Helena.

Page 18: 12 27 2013

18 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013

NO DIA DE NATAL

Pioneira de Marechal Cândido Rondon morre aos 101 anosEla estava internada há alguns dias devido a complicações geradas por uma fratura que teve após uma queda

Ela gostava muito de Natal etodos os anos queria uma ceiapara reunir os familiares. Maseste ano, Carolina Ritscher, umadas pioneiras de Marechal Cân-dido Rondon, não teve condiçõesde comemorar a data. Aos 101anos, ela estava internada atéquarta-feira, 25 de dezembro,quando faleceu por volta das 15horas. A internação se deveu auma fratura sofrida após umaqueda que teve há cerca de umasemana, e que resultou em com-plicações que paralisaram osrins. Foi um Natal triste e mar-cante para a família Ritscher, queem sua maioria reside ainda nomunicípio e perdeu a matriarca.

Carolina nasceu em 29 demarço de 1912, em Uracha, naAlemanha. Depois de uma vi-agem de 30 dias dentro de umnavio, ela chegou ao Brasil em12 de agosto de 1924, aos 12

anos, pelo porto do Rio Gran-de do Sul. Casou-se com Emi-lio Fernando Ritscher (in me-morian) em 29 de outubro de1932, sendo que tiveram setefilhos (quatro mulheres e trêshomens).

A família passou a fazer par-te da história do município quan-do chegou até essas terras, em23 de julho de 1951, na época emque a localidade ainda era o dis-trito toledano de General Ron-don. Foi necessário desbravar aárea onde as primeiras famíliasfixaram residência.

Carolina foi uma das funda-doras da Ordem Auxiliadoradas Senhoras Evangélicas(Oase), da Igreja Evangélica deConfissão Luterana no Brasil(IECLB), comunidade MartinLuther, tendo sido a primeiratesoureira da diretoria, enquan-to o marido foi o primeiro presi-

dente da comunidade.Com a morte, a pioneira dei-

xou quatro filhos, três noras, umgenro, 28 netos, 36 bisnetos esete tataranetos.

VIDADe acordo com o filho mais

novo, Guido Ritscher, com quemCarolina morava há anos, a mãeteve uma vida de dedicação à fa-mília, pois era dona de casa. Elaficou viúva aos 59 anos e adoravaestar em companhia de filhos, ne-tos e bisnetos. “Ela nunca foi triste,era sempre brincalhona e viveubem. Apenas nos últimos dez anosela passou a usar cadeira de rodase tinha dificuldades para fazer al-gumas coisas”, conta Guido.

Quando chegou ao municí-

pio, a família morava na regiãoda cidade próxima ao Anel Viá-rio. Posteriormente, passou aresidir no Arroio Fundo, próximoao Clube Roda d’Água, ondeCarolina viveu os últimos 53 anos.

Segundo Guido, mesmo ido-sa, Carolina comia de tudo, in-clusive alimentos gordurosos.Por outro lado, não tinha vícios.“Ela tinha o hábito de beber umcopo de vinho quase todos osdias”, afirma o filho.

Ainda que em terras brasi-leiras, a vida toda Carolina usoupredominantemente a sua lín-gua-materna para se comuni-car, tendo ensinado também osfilhos a falar alemão. ConformeGuido, ela também falava e en-tendia bem a língua portuguesa.

Velório da pioneira foi realizado ontem (26), na Comunidade Martin Luther

Carina Ribeiro/OP

Arquivo pessoal

Carolina

Ritscher estava

contente na

ocasião

em que

comemorou o

aniversário de

100 anos

O filho lembra que quandoCarolina completou 80 anos elapassou a comemorar todos osaniversários seguintes com fes-ta, pois acreditava que qualquerum deles poderia ser o último desua vida. Dessa forma, ela nãoimaginava que seria uma pionei-ra centenária. Quando chegouaos 100 anos foi realizada umagrande festa na sede da Associa-ção da Cercar, que contou com apresença de mais de uma centenade pessoas, entre familiares e ami-gos. “Ela estava muito feliz”,garante Guido.

Algumas vezes Carolina par-ticipou de cerimônias de home-nagem a pioneiros do município,mas nos últimos anos não tinhamais tanta disposição e preferiaficar em casa. O último evento doqual participou foi a comemora-ção dos 60 anos da ComunidadeMartin Luther.

Nos últimos dias, quando es-teve internada por causa da fra-tura, a idosa recebeu muitas visi-tas, tanto de familiares e amigosdo município, como de outrascidades da região, e inclusive deparentes do Rio Grande do Sul.

Ontem (26) ela foi velada nacapela da comunidade a que per-tencia, sendo que o sepultamen-to ocorreu na parte da tarde,após o culto.

CEMANIVERSÁRIOS

Page 19: 12 27 2013

O PRESENTE | 19SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013 GERAL

Nomeados membros do Conselho de Defesa dos AnimaisTOLEDO

A partir da instituição do conselho poderá ser desenvolvida no município uma política de proteção

O prefeito de Toledo, BetoLunitti, assinou ontem (26) odecreto que nomeia os mem-bros do Conselho Municipal deProteção e Defesa dos Animais(CMPDA). Durante o encontroestiveram presentes represen-tantes do Corpo de Bombeiros,Ministério Público, Associaçãode Focinhos Carentes (Afocato)e Secretaria de Meio Ambiente.

O mandatário afirmou que apartir da instituição do conse-lho poderá ser desenvolvida nomunicípio uma política de defe-sa e proteção dos animais. “OConselho será uma maneira degarantir qualidade vida a essesanimais que estão soltos na rua.A partir do monitoramento dosanimais e o cuidado poderá seoferecer um espaço próprio paraque eles possam viver”, comen-tou. O prefeito também desta-cou que a parceria de órgãoscomo Corpo de Bombeiros, Afo-cato, Ministério Público, repre-sentantes de Medicina Veteri-nária e a Ordem dos Advogadosdo Brasil (OAB) poderá contri-buir para “um trabalho excep-cional dentro do município, tor-nando a cidade exemplo de defe-

sa e cuidado aos animais”.De acordo com Michele

Krenczynske, da Secretaria doMeio Ambiente, o objetivo doConselho é buscar uma soluçãonas áreas do controle e defesados animais domésticos. Se-gundo pesquisas realizadaspela equipe da Vigilância Sani-tária e Secretaria da Saúde, es-tima-se que 1,21% da popula-ção sofre algum ataque de ani-mal diariamente. Do ponto devista da médica veterináriaMaria Cecilia de Lima, os ata-ques desses animais domésti-cos soltos na rua podem trans-mitir doenças devido à falta decuidado. “As zoonoses que es-ses animais soltos na rua pos-suem podem gerar um quadroclínico grave no ser humanoque for atingido por eles, devi-do à falta de vacinas e cuidadosespecíficos que o animal neces-sita ter”, alerta a profissional.

No ato ocorrido ontem, o pre-feito também nomeou a coorde-nadora da Defesa de ProteçãoAnimal, Maria Lucia Gollman. Acoordenadoria funcionará anexaà Secretaria de Meio Ambiente.

A Secretaria da Saúde conta

com os representantes titula-res, Clarice Terezinha Escher eJosé Roberto Costa. Da Secreta-ria de Assistência Social e Pro-teção à Família, Lilia LacerdaAlves, com a suplente MarthaRegina Rohr. Da Secretaria doMeio Ambiente a representan-te titular Maria Lucia Goll-mann e o suplente, secretárioda pasta, Leoclides Bisognin.Além disso, o Conselho contacom os representantes da Afo-cato, sendo a titular AdrianaPaula Wronski e suplente An-dré Luis Destri. Titular DanielleFinkler e suplente Franciele Te-

Objetivo do Conselho instituído ontem é buscar uma solução nas áreas do controle e defesa dos animais domésticos

rezinha Tedesco. Raquel StellaCambrussi e suplente Nilva Pi-asson Zucchi. Siliria Giordanie suplente Ana Paula Lei-chtweis. O Conselho conta, ain-da, com representante do Con-selho Regional de Medicina Ve-terinária, Maria Cecília deLima, e suplente, Betina Canes-trato Milani. Representante doConselho Municipal de Defesado Meio Ambiente, Maria So-corro Tenório Baumgartner esuplente Severino Antunes Be-zerra. Representante do Con-selho Municipal de Saúde, Do-rival Moreira, e suplente, Clei-

de Linhares Queiroz. Represen-tante da Pontifícia Universida-de Católica do Paraná (PUC),Liege Georgia Andrioli Martinse suplente Vanessa Yuri deLima. Representante do Corpode Bombeiros, Roberto Reveli-no de Carvalho Alves e suplen-te Eliseu Fernandes Apolinário.Representante do MinistérioPúblico - Promotoria do MeioAmbiente, Juliana Birck e su-plente Carlos Henrique PolettiPapi. E representante da Or-dem dos Advogados do BrasilSubseção de Toledo e suplentePatrícia Klassen.

Carlos Rodrigues

Page 20: 12 27 2013

20 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013

PLANTÕES

População de Santa Helena será atendida nas férias coletivasColeta de lixo e limpeza na cidade, serviços prestados pela Secretaria de Obras

e Urbanismo, assim como o cascalhamento, não serão interrompidos

A administração de SantaHelena desenvolve um tra-balho especial de atendimen-to à população durante operíodo de férias coletivas (23de dezembro a 21 de janeiro).Os principais serviços serãomantidos, segundo o prefei-to Jucerlei Sotoriva, paragarantir o acesso ao setorpúblico em vários setores,caso da saúde, licitações, ad-ministração geral, recolha delixo e abastecimento.

Plantões serão executadosno setor de tributação, bloco doprodutor, licitações, atendimen-tos nas Unidades Básicas deSaúde, abastecimento de água eenergia nos locais de competên-cia do Departamento, assimcomo a recolha de recicláveis.

A Secretaria de Adminis-tração mantém plantão noDepartamento de Licitação eSetor de Protocolo. A Tribu-tação, Bloco de Produtor eDepartamento de Contabili-dade também trabalham em

regime de equipe especial.Outros setores continuam

com os serviços normalmen-te. Na Secretaria de Agricul-tura, Meio Ambiente e Abas-tecimento, o setor de abaste-cimento e recolha de reciclá-veis é um exemplo. A coletade lixo e a limpeza na cidade,serviços prestados pela Secre-taria de Obras e Urbanismo,assim como o cascalhamento,não serão interrompidos. Nassubprefeituras haverá plan-tão para atendimento aos Cor-reios, já que nos distritos arecepção das correspondên-cias é feita pelas administra-ções distritais.

As Unidades Básicas deSaúde (UBSs) do interior, dosbairros, Vila Rica e São Luiz,mantêm horário de atendi-mento das 07 às 13 horas, comexceção da UBS de São Roque,que ficará aberta das 13 às 19horas. A Secretaria de Saúde ea Farmácia Básica mantêmatendimento das 08 às 17 ho-

ras, sem interrupção no ho-rário do almoço. A Vigilân-cia Epidemiológica e Postode Coleta trabalharão emhorário normal, assim comoo Centro de Referência deAssistência Social (Cras), e oCentro de Referência Especi-alizado de Assistência Social(Creas), pela Secretaria deAssistência Social.

O Centro de Convivênciada Criança e do Adolescenteestará em atividades diferen-ciadas promovendo a Colô-nia de Férias a partir do dia 02de janeiro, no horário das12h30 às 17 horas.

ATENDIMENTOS

ESPECIAIS

Atendimentos especiaissão prestados também às cri-anças em idade pré-escolar. OCentro Municipal de Educa-ção Infantil (Cmei), Lar daCriança, do Bairro Vila Rica,manterá um total de 25 crian-ças diariamente. Um cadastro

foi feito na última semana paraproporcionar o serviço às fa-mílias cujos pais trabalham enão teriam como manter osfilhos em casa sob cuidadosadequados. O Cmei atenderádas 07h10 às 17h30.

A Secretaria de Indústria,

Comércio, Turismo e Admi-nistração Portuária mantém oatendimento contínuo no Bal-neário Terra das Águas comequipes extras para atender aosturistas que visitam o municí-pio durante o período de festi-vidades de Natal e Ano Novo.

Prefeito Jucerlei Sotoriva: "Principais serviços serão mantidos para

garantir o acesso ao setor público em várias áreas, caso da saúde,

licitações, administração geral, recolha de lixo e abastecimento"

Arquivo/OP

Page 21: 12 27 2013

O PRESENTE | 21SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013 ESPECIAL

Page 22: 12 27 2013

22 | O PRESENTE

LORENA KUNZLERSEXTA-FEIRA,

27 DE DEZEMBRO DE [email protected]

Dia 27: Belarmino Marafon

Dia 27: Bernadete Fossá

Dia 27: Caio Sturm

Dia 27: Elias Borelli

Dia 27: Irena Prass Gevehr

Dia 27: José Kottwitz

Dia 27: Leandro Jair Hermes

Dia 27: Milton Berbicz

Dia 27: Paulo Kerkoff

PRÊMIO SEBRAE DE JORNALISMOO Prêmio Sebrae de Jornalismo está com as inscrições abertas até 13 de fevereiro de 2014.

Para participar, as matérias devem ser veiculadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de2013 e ter como temática o empreendedorismo brasileiro. Um dos objetivos da premiaçãoé valorizar o trabalho do jornalista, que ajuda a impulsionar, além de destacar oempreendedorismo regional. Confira as pautas que serão premiadas na 6ª edição do PrêmioSebrae de Jornalismo e não deixe de participar: Fomento ao empreendedorismo; Cooperação,encadeamento produtivo, gestão, inovação e competitividade; Inclusão produtiva, sustenta-bilidade e políticas públicas e legislação.

UVA CARAOs paranaenses estão pagando

mais caro pela uva neste fim de ano.Na média de dezembro, o quilo dafruta está custando R$ 9, cerca dequatro a mais do que em 2012. Osdados são do Departamento de Eco-nomia Rural. O motivo para o aumen-to é a redução da oferta devido aosefeitos das geadas deste ano. Amédia do Estado, que é de 80 miltoneladas por ano, pode cair para60 mil toneladas em 2013.

No último dia 21 aconteceu o casamento de

Fabio Erig e Adriana Munchen

Leila Fotografias

Ana Paula Ragazzan, que comemorou 15 anos no último dia 18

Oficina da Foto

Page 23: 12 27 2013

O PRESENTE | 23SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013 SOCIAL

APOIO PARAOS NEGÓCIOS

Marechal Cândido Rondonacaba de inaugurar a Incuba-dora Industrial. As empresasinteressadas nos espaços pro-tocolaram pedido junto à pre-feitura. A Comissão Avaliado-ra da Lei de Incentivos analisouo projeto de viabilidade de cadaempreendimento, além da gera-ção de emprego. Foram selecio-nadas três do ramo moveleiro,duas do setor metalúrgico, duasdo químico e uma de equipa-mentos eletrônicos. Elas pode-rão funcionar no espaço duran-te dois anos e poderão renovarpor mais dois anos.

MUITOS IMPOSTOS

O impostômetro da Associa-ção Comercial de São Paulo al-cançou a marca de R$ 1,6 tri-lhão. O valor corresponde aostributos pagos pelos brasilei-ros desde o mês de janeiro àUnião, Estados e municípios.Segundo a associação, a car-ga tributária foi maior do queo crescimento do país. Umbalanço do Ministério da Fa-zenda mostra que em 2012 ototal pago por pessoas físicase empresas em impostos parao governo foi de 35,85% doProduto Interno Bruto (PIB),um recorde histórico.

FOCO NAPREVENÇÃO

As campanhas de preven-ção de doenças sexualmentetransmissíveis estão gerandobons resultados no Oeste doParaná. O Centro de Testagema Aconselhamento do Consór-cio Intermunicipal de Saúdeda Costa Oeste diagnosticou34 novos casos até novembro.Isso porque são feitas ações deconscientização e exames. Oatendimento é sigiloso e gra-tuito, oferecendo total seguran-ça à população.

Leila Fotografias

Jussara e André Mascarenhas comemoraram o 1° aninho de Maitê, no último dia 08

Os amigos Maria Cristina Kunzler, Paulinho Lang e Camila Brandalize em recente encontro

Arquivo pessoal

BOM ANOA Sondagem Industrial para

Micro e Pequenas Empresas in-dica que 74% dos entrevistadosacreditam que 2014 será um anofavorável para o desenvolvimen-to dos negócios no Paraná. Apesquisa é do Sebrae e da Federa-ção das Indústrias do Estado doParaná. O levantamento apon-tou que 19,59% dos empresáriosestão pessimistas quanto aorumo de seus negócios no anoque vem. O estudo ouviu 202micro e pequenas indústrias detodas as regiões do Estado.

Page 24: 12 27 2013

24 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013

Cuidados ajudam a evitar escassez de água na suinoculturaBONS RESULTADOS

Cisternas são uma opção, porém elas devem ser construídas na época das águas e não na chegada do verão

Para o suinocultor não terproblemas com a falta de águano verão, é necessário desen-volver ações nas épocas em

que se tem água disponível,segundo informa o pesquisa-dor da Embrapa Suínos eAves, unidade da Empresa

Brasileira de Pesquisa Agro-pecuária, vinculada ao Minis-tério da Agricultura, Pecuá-ria e Abastecimento (Mapa),

Desenvolver ações quando se tem água em abundância é o segredo

para evitar problemas na suinocultura na época de seca

Júlio Cesar Pascale Palhares.As cisternas são uma opção

para a escassez da água na esta-ção, porém elas devem ser cons-truídas na época das águas e nãona chegada do verão. “A cister-na feita na época da seca só geraresultado na próxima seca, por-que para a atual não tem maischuva”, explica Palhares.

Dentro do galpão o uso daágua também merece uma aten-ção especial, alguns vazamen-tos que parecem ser pequenosno primeiro momento, podemse transformar em perdas gran-des de água com o passar dosdias. A água que é desperdiçadapode se tornar em dejeto. Deacordo com o pesquisador,quando isso acontece o produ-tor está perdendo duas vezes.

Para a economia deste recur-so que na época de seca é tãoraro, o recomendado é usar be-bedouros que utilizem água demaneira racional. Esses bebe-douros econômicos garantemmenor perda de água, diminu-indo o volume de dejetos e osgastos com o manejo do mesmo.

Durante o processo de lava-gem do galpão também são ne-cessários alguns cuidados paraque não ocorra o desperdício deágua. Um aspecto importantequanto à lavagem dos galpões éo equipamento usado. Existemdesde mangueiras de água deborracha, que gastam mais águaaté jatos de pressão, que gastammenos. Por ser um equipamentomais sofisticado, o jato acabatendo um custo um pouco mai-or, mas é o mais indicado paradiminuir o consumo do recurso.

No manejo dos suínos essessão alguns pontos que podematuar de maneira positiva naconservação da água. “Um be-bedouro eficiente e uma rede

hidráulica bem monitoradavão diminuir a captação deágua, então aquela fonte quegeralmente secava no verãonão vai secar mais, porque du-rante a época de águas o pro-dutor captou menos água, ouaquela fonte que no primeiromês de seca já secava vai con-seguir durar dois meses, por-que o produtor consumiumenos água. Essas relações sãodifíceis de serem vistas pelosprodutores, mas são coisassimples que podem ser feitas eque vão dar resultados efici-entes”, explica Palhares.

Deter o conhecimento doscuidados necessários para aconservação da água é maisimportante do que dinheiro,pois segundo ele “a conserva-ção da água não demanda cus-tos, mas sim conhecimento.Além desses cuidados já cita-dos, é importante preservar avegetação. A lei determina quetodas as nascentes devem pos-suir um raio de 50 metros devegetação ao seu redor. Da mes-ma forma, é importante con-servar a mata ciliar que colabo-ra com a conservação da águanos rios. Cumprir a legislação eprincipalmente o Código Flo-restal na preservação da vege-tação é importante”.

O desenvolvimento deações durante todo ano é amelhor maneira de conservara água no verão, evitando as-sim que os suinocultores re-corram a medidas emergenci-ais que têm resultados limita-dos e um custo alto para osprodutores e para a socieda-de. O importante é deixar cla-ro que para evitar problemascom a escassez de água noverão, nada melhor que pre-servá-la durante o ano todo.

Divulgação

Page 25: 12 27 2013

O PRESENTE | 25SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013 AGRONEGÓCIO

SEM MOTIVO PARA RECLAMAR

Mesmo com superoferta, soja deve ter lucratividade em 2014Após um 2013 de preços acima da média, cenário deverá continuar positivo para

a comercialização ao longo do próximo ano

Após um 2013 de preçosacima da média, o cenário paraa soja deverá continuar posi-tivo para a comercializaçãoao longo de 2014. Sem novi-dades, o ano não deverá serde resultados tão positivoscomo o atual, mas mesmoassim os produtores não te-rão motivos para reclamações.

Apesar do quadro de supe-roferta mundial de soja, ospreços da commodity deverãooscilar em torno de US$ 12,50por bushel, na CBOT (Bolsade Mercadorias de Chicago)nos próximos meses, patamarque permanece acima da mé-dia histórica de US$ 12.

Acima disso, em US$ 13,50,US$ 14, somente se houveralguma novidade, que pre-judique a produção mun-dial da oleaginosa. Os pre-ços futuros em Chicago sónão recuam mais devido àperspectiva de boa deman-da mundial, principalmen-te por parte da Ásia, maisprecisamente dos compra-dores chineses.

Após bater na casa de

US$ 17 no ano passado, de-vido ao pânico - não confir-mado - em relação à ofertaamericana, o mercado desoja passa por um períodode ajustes. Os preços aindaestão em patamares altos,mas passa por um relativoquadro de equilíbrio entreos fundamentos.

No lado da oferta, a safraamericana vai finalizando acolheita e a produção deveráse aproximar da casa dos 90milhões de toneladas. NaAmérica do Sul, houve umaelevação generalizada na áreaplantada e, até o momento,as lavouras vão apresentan-do bom desenvolvimento.Além disso, para o ano quevem, a perspectiva é de novoaumento na área americana,em detrimento do milho.

Com isso, há uma pressãonatural sobre os preços, quesó não estão caindo mais de-vido à solidez do consumo.Brasil, Argentina e EstadosUnidos, os três maiores pro-dutores mundiais estão ven-dendo muita soja com a re-

cuperação do mercado asiá-tico, liderada pela China.

Outro ponto a ser levadoem consideração é a questãodos prêmios de exportação,que traduz a questão regio-nal, nos portos brasileiros.O ano de 2013 foi um ano deprêmios negativos, devido àsupersafra brasileira e aos for-tes problemas de logística,com atraso nos embarquesbrasileiros de 45 a 60 dias.

E não há indicação deque esse quadro possa sermelhor. Ao contrário, a sa-fra será ainda maior, pas-sando de 84 milhões paraaté 90 milhões de toneladas,e os problemas de logísticasão os mesmos.

Diante deste cenário, ospreços domésticos da soja serecuperaram, principalmen-te, pela questão câmbio favo-rável. O problema maior nãoé o preço, mas a elevação subs-tancial dos custos de produ-ção no Brasil. Mesmo assim,o país caminha para o oitavoano consecutivo de lucrati-vidade positiva.

Governo pode estimularprodução de etanol de milho

Com a queda vertiginosanos preços do milho, o gover-no brasileiro já estuda a pos-sibilidade de subsidiar a pro-dução de etanol a partir dogrão. O país já é o maior pro-dutor mundial de etanol decana-de-açúcar, mas podecomeçar a produzir o bio-combustível de milho apósa safra recorde deste ano.“Estamos estudando forne-cer apoio financeiro para oetanol de milho, além da cri-ação de uma política agríco-la para isso. O etanol de mi-lho é competitivo, e prova-velmente a melhor saídapara o excedente da safra”,disse o secretário de PolíticaAgrícola do Ministério daAgricultura, Neri Geller.

Os preços do milho des-pencaram este ano, com aprodução estimada em até 81milhões de toneladas na safra2012/13. A progressão temsido geométrica, à medida emque os agricultores começa-ram a plantar duas safras portemporada, utilizando novastecnologias e fertilizantes.

Por outro lado, os preçospraticados preocupam. Noprincipal Estado do MatoGrosso, os valores caíram 37%este ano, para R$ 11,26 porsaca de 60 quilos. Enquantoisso o custo de produção che-gou a R$ 13,02, segundo da-dos oficiais.

MT JÁ PRODUZMato Grosso segue o exem-

plo dos Estados Unidos no usode milho para a produção deetanol com o objetivo de ga-rantir uma demanda extra aocereal e melhorar as cotações

regionais. Duas usinas queproduziam combustível comcana-de-açúcar se adapta-ram para receber e processarparte do volume excedenteda colheita do grão no Esta-do, uma em Campos de Júlio(Oeste) e outra em São José doRio Claro (Centro-Oeste).

As duas plantas aindanão processam volume capazde elevar os preços ao produ-tor, mas neste momento pro-duzem etanol de milho maisbarato que o de cana. A dife-rença do custo é de R$ 0,97para R$ 0,78.

E o preço de mercado dogrão está um terço abaixo dovalor máximo que as destila-rias poderiam pagar nestemomento: R$ 18 por saca (60quilos), cotação comparada àque se pratica no Paraná.

As destilarias de milhotêm intenção de dobrar suacapacidade de processa-mento em um ano, o queanima a agricultura. O ex-cesso da produção de milhoem Mato Grosso faz a rendano campo ficar abaixo doscustos e derruba as cotaçõesde Norte a Sul do país.

Nas usinas, houve redu-ção da ociosidade e dos cus-tos. “Antes de receber milho,deixávamos de trabalhar efaturar seis meses por ano,por causa da entressafra dacana. Com isso, a mão deobra, que antes era sazonal,hoje está sendo qualificadaaqui”, comenta o diretor daUsimat, Sérgio Barbieri. Aempresa, administrada peloGrupo Sipal, com sede emCuritiba, foi a primeira ausar milho no Brasil.

Setor de nutrição animalespera crescer 3% em 2014

O segmento de alimentaçãoanimal deve encerrar este anocom produção de 63 milhões detoneladas de rações, conformeestimativa do Sindicato Naci-onal da Indústria de Alimen-tação Animal (Sindirações). “Oquadro é de estabilidade”, ava-lia o vice-presidente Arioval-do Zani, que projeta crescimen-to de 3% em 2014, para 64,89milhões de toneladas, retoman-do o mesmo patamar registra-do em 2011.

“A previsão se fundamentanas estimativas de incrementode produção de aves e suínospara 2014”, justifica. Os filia-dos ao Sindirações atendem80% da demanda de ração ani-mal destes dois mercados.

Apesar da crise, motivadapelo aumento de custo que afe-tou a cadeia produtiva de pro-teína animal, neste ano, os as-sociados do Sindirações vãoproduzir cerca de 90% da de-manda de alimentação animalno Brasil, o equivalente a 63milhões de toneladas de rações,

além de mais 2 milhões de tone-ladas de sal mineral, segundoZani, que estima o faturamentodo setor acima de R$ 40 bilhões.O Brasil é o terceiro maior pro-dutor de rações do mundo.

No acumulado de janeiro asetembro deste ano, a indústriade nutrição animal produziu46,5 milhões de toneladas derações, destaque para a aqui-cultura, com cerca de 550 miltoneladas, crescimento de12,2% comparado ao períododo ano anterior, puxado pelademanda para peixes e cama-rões. A produção desse seg-mento deve alcançar aproxi-madamente 750 mil toneladasde rações em 2013, conformeprevisão do Sindirações.

Em contrapartida, os seg-mentos de bovinocultura, sui-nocultura e avicultura de cortecontabilizaram queda de 4,2%,0,60% e 1,3% na mesma análise.“No caso do gado de corte, o altopreço do bezerro desestimuloua reposição do boi gordo e refle-tiu de forma negativa no consu-

mo de rações”, analisa Zani.O segmento de rações para

cães e gatos também cresceu, nafaixa de 5,10%, saindo de 1,83milhão de toneladas para 1,92milhão de toneladas, no acu-mulado de janeiro a setembro,comparado ao mesmo períodode 2012. “Para o próximo ano,apostamos na tendência de cres-cimento maior desse setor, mo-tivado pela melhor distribui-ção de renda, o que permite àpopulação ter animais de esti-mação em seus lares”.

Até o mês de setembro, asindústrias produziram 3,9 mi-lhões de toneladas de raçõespara a pecuária leiteira, in-cremento de 2,5% na deman-da em relação ao mesmo perí-odo do ano passado. “A recu-peração do poder de comprado produtor, que tem desem-bolsado menos na nutrição dorebanho por conta do alíviono preço do milho e da soja,deu fôlego para a retomadados investimentos na alimen-tação dos animais”, comenta.

Page 26: 12 27 2013
Page 27: 12 27 2013
Page 28: 12 27 2013

28 | O PRESENTE ESPORTES SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013

TOLEDO

Kung Fu Dragão Negro encerra o ano com ótimas conquistasNove lutadores foram convocados para defender o Paraná no Campeonato Brasileiro

Atletas e dirigentes da Es-cola de Kung Fu Wushu Dra-gão Negro (D.N. Top Team)de Toledo fizeram o encerra-mento das atividades do ano eapresentaram nesta semana obalanço de 2013. De acordocom o professor Genilson Ba-gli, a temporada foi iniciadacom a participação em umevento em Francisco Beltrão.No mês de março a escola se-diou a 3ª Copa Toledo de BoxeChinês, com o apoio da Secre-taria Municipal de Esportes eLazer, a qual reuniu mais de140 atletas de 16 municípiosda região, do Estado de SantaCatarina e também da Argen-tina, sendo um dos maiores damodalidade no Paraná.

No mês de maio os lutado-res defenderam a modalidade eo município no 6º Campeona-to Paranaense de Kung Fu,que ocorreu na cidade de Lapa,resultando em nove convoca-ções para defenderem o Para-ná no Campeonato Brasileiro.Em agosto os atletas partici-param do 7º Campeonato Bra-sileiro de Kung Fu no Estadodo Rio de Janeiro; já em setem-bro competiram no DesafioInternacional de Boxe Chinêsna cidade de Eldorado, em

Missiones, Argentina.Bagli lembra que em no-

vembro os atletas participa-ram da 11ª edição da Interna-cional Cup Of Brazil de KungFu, na cidade de São Paulo, omaior campeonato da moda-lidade na América do Sul.Neste mês os lutadores repre-sentaram a escola no 2º Desa-fio Internacional de BoxeChinês disputado na cidadede Bernardo de Irigoyen, Mis-siones, Argentina. Para selaro ano, foi realizado na últimasexta-feira (20) o exame degraduação ministrado pelomestre Airton Bagli.

Segundo o professor Ba-gli, dirigente da Escola deKung Fu Dragão Negro, oano de 2013 foi excelente. “Par-ticipamos de vários eventosao longo da temporada, per-correndo mais de oito milquilômetros em viagens peloParaná, Rio de Janeiro, SãoPaulo, além da Argentina,onde sempre defendemos obom nome do esporte nomunicípio de Toledo, em com-petições na modalidade deboxe chinês”, ressalta.

TRADIÇÃO“Em consequência dos re-

sultados obtidos pelos nos-sos atletas, da trajetória demais de 23 anos desenvolven-do a arte marcial em Toledo epela seriedade que tratamos aarte marcial, somos lembra-dos para fazer parte dos gran-des eventos de kung fu/boxechinês e MMA”, afirmou.“Prova disso é que somos re-ferência na modalidade emtodo Paraná, como mostra osucesso da Copa Toledo deBoxe Chinês, realizada anu-almente em nossa cidade, além

do fato de termos sempre atle-tas na seleção estadual e sele-cionados pela Liga Nacionalde Kung Fu para o Programade Incentivo ao Esporte, rece-bendo a bolsa atleta do go-verno federal”, acrescentou.

A Escola de Kung FuWushu Dragão Negro estáregistrada e é reconhecida pe-los órgãos responsáveis pelamodalidade no Paraná, com opioneirismo de 23 anos de tra-dição na cidade, com professo-res formados e habilitados para

Exame de graduação dos atletas foi realizado na última sexta-feira (20)

Guilherme Sperafico é vice-campeão da Sprint RaceOs automobilistas Gui-

lherme Sperafico e Marco Gar-cia encerraram a temporadada Sprint Race em grande esti-lo. A dupla paranaense ven-ceu as duas baterias da etapade encerramento da tempora-da, sábado (21), no Autódro-mo de Interlagos, em São Pau-lo, resultado que deu o títulode vice-campeão ao toledanoGuilherme Sperafico, com 269pontos, enquanto que Marco

Garcia se classificou em 3º lu-gar, com 231 pontos.

Guilherme e Marco cor-rem em dupla, no entanto,o piloto curitibano não com-petiu na etapa de Cascavel.A dupla paulista formadaGaetano Di Mauro e Gui-lherme Salas é a campeã datemporada, com 277 pon-tos, oito a mais do que Gui-lherme Sperafico.

De acordo com Sperafico, o

que tinha que ser feito foi con-cretizado em Interlagos. “Pre-cisávamos vencer e vencemosas duas baterias. Somamos apontuação máxima de 100pontos. Mas precisávamos umpouco de sorte, com tropeçosdo Gaetano e do Salas, o quenão aconteceu. Mas estamosfelizes com o vice-campeona-to, especialmente pela perfor-mance da segunda metade datemporada. Vencemos três pro-vas e chegamos em segundoem duas”, lembra.

O piloto comenta que adobradinha formada por ele eGarcia perdeu o título na pri-meira parte da temporada,quando teve muitos proble-mas e não participou de umaprova na etapa de Londrinapor problemas mecânicos.“Gaetano e Salas fizeram umgrande campeonato e merece-ram o título. O Marco foi im-portante na minha conquistae ele só não é vice-campeãoporque não pôde participar

DEZ PRIMEIROSCampeões Gaetano Di Mauro/Guilherme Salas

(SP), com 277 pontos

Vice-campeão Guilherme Sperafico (PR), 269

3º lugar Marco Garcia (PR), 231

4º lugar Gustavo Martins (RS), 206

5º lugar Daniel Kaefer (PR), 202

6º lugar Kau Machado (PR), 198

7º lugar Caito Vianna (SP), 178

8º lugar Daniel Daroz (SP), 170

9º lugar Pedro Bianchini (PR), 140

10º lugar Marcelo Rodriguez (SP), 100

da etapa de Cascavel”, acen-tua Guilherme.

O cascavelense Daniel Ka-efer, da equipe Frango Delí-cia/Vaccinar/Somave/Palmali/Climsystem, encerrou a tem-porada da Sprint Race com

uma ótima atuação em Inter-lagos. Na última etapa, o pi-loto largou na pole positionna primeira prova e em se-gundo na segunda. Conquis-tou o 3º lugar na primeira e o2º na segunda prova.

Toledano Guilherme Sperafico garantiu o vice-campeonato com a vitória

conquistada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no último sábado (21)

Divulgação

o ensino do esporte, que podeser praticado por homens emulheres a partir dos oito anosde idade. As modalidades deboxe chinês e MMA são mi-nistradas na Rua AlmiranteBarroso, 1815, sala 20, centro.O centro de treinamento está àdisposição dos interessados,oferecendo uma aula experi-mental grátis. Mais informa-ções podem ser obtidas pelostelefones (45) 9900-6600 (45)9905-76-44 ou pelo e-mail:[email protected].

Divulgação

Page 29: 12 27 2013

O PRESENTE | 29SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013 ESPORTES

Projeto Verão inicia na segunda quinzena de janeiroDiretora de Educação e Esportes destaca avanços no setor esportivo neste ano

QUATRO PONTES

O primeiro ano de ativida-des na área esportiva foi umnovo desafio para a diretorado Departamento de Educa-ção, Cultura e Esportes doMunicípio de Quatro Pontes,Ruth Ruwer. Ao Jornal OPresente, ela destacou as açõesrealizadas neste ano e apon-tou parte das atividades queserão desenvolvidas em 2014,com destaque para o ProjetoVerão, cuja programação seráiniciada no dia 14 de janeiro.

O chefe da Divisão de Es-portes Comunitários e Lazera partir do próximo ano seráJean Marcos Caramore. Deacordo com Ruth, devemocorrer avanços nos proje-tos, campeonatos e ativida-des, com o objetivo de ampli-

ar as ações também nas mo-dalidades de badminton, fu-tebol e voleibol de areia, re-creação e gincana na praçapara crianças e campeonatodas associações, buscandooportunizar o envolvimentomaior da comunidade. “Apro-veitando as férias escolares,iniciaremos as atividades doProjeto Verão na segundaquinzena do mês de janeiro,contemplando diversas mo-dalidades e atividades de re-creação”, afirmou.

A Divisão de Esportesconta com seis técnicos quedesenvolvem treinamentose atividades com alunos apartir de sete anos até aterceira idade, atendendouma média de 500 atletas

em mais de dez modalida-des que são divididas emvárias categorias, envolven-do homens e mulheres.

As modalidades trabalha-das são futebol de campo,futsal, voleibol, tênis de qua-dra, tênis de mesa, karatê,judô, basquete, tiro ao alvo,nas categorias fraldinha, pré-mirim, mirim, infantil, juve-nil, adulto e veterano, nosnaipes masculino e femini-no, e outras atividades nacategoria misto. A terceiraidade e a comunidade sãoprestigiadas através da aca-demia da terceira idade e daacademia ao ar livre.

Neste ano o municípiopromoveu e foi representa-do em campeonatos nos ní-veis municipal, regional, es-tadual e nacional, entre eleso campeonato municipal defutebol sete, envolvendo 500participantes; jogos escola-res em Santa Helena, ondeparticiparam nas modalida-des de futsal masculino e fe-minino, basquete masculi-no e tênis de mesa.

Também teve participa-ção na Copa Integração deFutsal Feminino, realizadapela Divisão de Esportes de

Diretora do Departamento

de Educação, Cultura e

Esportes, Ruth Ruwer:

“Aproveitando as férias

escolares, iniciaremos as

atividades do Projeto Verão

na segunda quinzena do

mês de janeiro,

contemplando diversas

modalidades e atividades

de recreação”

Quatro Pontes; participaçãono Troféu Difusora de Fut-sal; Copa Assis de Vôlei Gi-gante da Terceira Idade; emcampeonatos regionais, es-taduais e nacionais de judô;campeonato nacional de ka-ratê; campeonato municipalde canastra, com 40 atletas;E campeonato municipal debocha masculino.

O Dia do Desafio foi outrodestaque, com participaçãode 80% da população local;

realização da recreação de fé-rias com 400 crianças; CopaDifusora FM de Futsal de Ca-tegorias de Base; Campeona-to Municipal de Futsal, nascategorias amador, veterano,master e de base. “Os proje-tos contaram com apoio dosprofissionais e da participa-ção da comunidade, a quemagradecemos. Para o próxi-mo ano vamos manter as ati-vidades que existem e ampli-ar outras”, conclui Ruth.

Equipe da Copa Amop repassa prêmio a atletaO prefeito de Palotina, Juce-

nir Stentzler, recebeu na terça-feira (24), em seu gabinete, partedos integrantes da comissão téc-nica da equipe de futebol dePalotina, que se tornou vice-campeã da Copa Amop. Repre-sentada pelo técnico Eliseu Lo-

pes dos Santos, a equipe fez aentrega simbólica do troféu device-campeão da 5ª Copa Amop,cuja conquista ocorreu no últi-mo dia 08, em Cafelândia.

Após consenso entre osatletas, foi definido doar oprêmio de R$ 2.250 obtido com

o vice-campeonato ao joga-dor Tiago Spricigo, que so-freu uma fratura em uma daspernas no jogo contra o Cas-cavel, no Ninho da Cobra,tendo que amputar a mesmadevido a complicações em de-corrência da lesão.

Palotinense vai disputar CopaSão Paulo de Futebol JuniorO jogador palotinense

Arthur Bonaldo disputará apartir do dia 05 de janeiro aCopa São Paulo de FutebolJunior, considerada a maiortaça reveladora de novos cra-ques do país. A taça serárealizada na cidade de Tatuí,com as seguintes equipes jáconfirmadas: DesportivoBrasil, Guarani, Paraná Clu-be e São Raimundo.

Com 17 anos, Bonaldoatuará pelo Desportivo Bra-sil, neste que é o maior cam-

Arthur Bonaldo atuará pelo

Desportivo Brasil no jogo de

abertura da Taça São Paulo

peonato de futebol de basedo mundo, que deve reunir104 clubes em 26 sedes. Nodia 05 serão as duas primei-ras partidas, às 14 horas,entre Desportivo Brasil eSão Raimundo. Desportivoé a equipe do volante Bo-naldo. Às 16 horas jogarãoParaná Clube e Guarani. ACopa São Paulo projetoucraques como Falcão, Ca-sagrande, Rogério Ceni ,Robinho, Fred, Pato, Os-car e Neymar.

Divulgação

Divulgação

Page 30: 12 27 2013

30 | O PRESENTE ESPORTES SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013

Situações de André Santos, do Flamengo, e Héverton, da Portuguesa, terão recursosjulgados pelo órgão. Vasco e Cruzeiro também estarão no Tribunal

STJD decide casos de Lusa, Flamengo, Vasco e CruzeiroHOJE

O dia de hoje (27) trarámais uma rodada do julga-mento que irá decidir o últi-mo rebaixado do Campeona-to Brasileiro de 2013. O Supe-rior Tribunal de Justiça Des-portiva (STJD) confirmou adata no edital dos processosque serão julgados pelo ór-gão, o que acontecerá às 11horas, no Rio de Janeiro.

Em pauta as situações dolateral André Santos, do Fla-mengo, do meia Héverton, daPortuguesa, e do goleiro Elis-son, do Cruzeiro, que teriamsido escalados de maneira ir-regular. O Vasco também ten-ta a impugnação do jogo con-tra o Atlético-PR pela barbárienas arquibancadas de Joinville.

A presença dos vascaínosveio após grande insistência.O cruz-maltino tenta a im-pugnação do jogo na últimarodada do campeonato, con-tra o Furacão, alegando que apartida não teria condições deser reiniciada pela batalha detorcedores nas arquibancadascatarinenses, além de o tempolimite de paralisação previsto

na regra, de 60 minutos, tersido desrespeitado. O pedidodos cariocas havia sido nega-do por duas vezes pelo presi-dente do STJD, Flávio Zveiter.

O clube voltará aos tribu-nais em janeiro, com o recur-so pelo julgamento da confu-são no mesmo jogo contra oFuracão. Pela pancadaria en-tre torcedores, o Vasco foi con-denado a perder oito mandosde campo e a pagar multa deR$ 80 mil, enquanto o Atléti-co-PR ficará 12 jogos longede Curitiba e terá debitadoR$ 140 mil. Os paranaenses tam-bém entraram com recurso.

Flamengo e Portuguesa te-rão a segunda chance de sedefenderem da acusação de es-calações irregulares de AndréSantos e Héverton, tambémna 38ª rodada. O lateral rubro-negro foi expulso no segundojogo da final da Copa do Brasile foi condenado a cumprir sus-pensão no Campeonato Brasi-leiro. O jogador não atuoucontra o Vitória, na 37ª roda-da, e o clube alega justamentepela suspensão, mas a Procu-

radoria entende que o clubedeveria esperar o julgamentodo atleta, o que ocorreu apósa rodada citada.

A confusão sobre o casode Hérveton também é porirregularidade em escalação,e o clube é acusado de não tercumprido toda a pena de doisjogos de suspensão a que ojogador foi condenado. O clu-be perdeu, em primeira ins-tância, por 5 votos a 0.

Também pela possibilidadede ter feito constar na súmu-la um jogador em situaçãoirregular será julgado o Cru-zeiro, que foi absolvido emprimeira instância. Na 36ªrodada, contra o Vasco, noMaracanã, os celestes relacio-naram o goleiro Elisson, quesequer entrou em campo, masnão tinha, segundo registrosda Federação Mineira de Fu-tebol, contrato vigente com ocampeão brasileiro. Pelo ar-gumento de que a irregulari-dade ocorreu por falha de sis-tema da federação, os minei-ros não foram punidos noprimeiro julgamento.

Kleina admite poupar Valdivianas primeiras rodadas do Paulistão

A briga de Valdivia con-tra as lesões não é nenhu-ma novidade. Mesmo comuma temporada de desta-que em 2013, na qual omeia foi decisivo para acampanha do Palmeiras naSérie B, o meia desfalcou otime em ocasiões impor-tantes. Mas o técnico Gil-son Kleina, em entrevistaà Rádio Globo, garantiuque vai continuar pou-pando o Mago em jogosteoricamente mais fáceis,para ter o meia em boascondições nas part idasmais complicadas.

“Vamos continuar omonitoramento que tive-mos com ele durante o ano.Não é fácil você chegar parao atleta e falar que ele vaiser poupado em um jogo

para jogar em outro, masvamos continuar esse mo-nitoramento pra tê-lo nosjogos importantes”, disseo treinador.

Valdivia foi poupado daúltima partida do Palmei-ras pela Série B, contra aChapecoense, devido a umdesconforto muscular. Mes-mo tendo alguns dias a maisde descanso, já que nãoatuou nesse jogo, o meianão deve participar das pri-meiras rodadas do Campe-onato Paulista de 2014.

“Para início de Paulistaacho que não vai ser pos-sível. Ele saiu com essa le-são e acho que não vamoster tempo suficiente pararecuperar, mas vamos vercomo ele se apresenta”,projetou o técnico.

Contratado desde outubro,Geromel é apresentado no Grêmio

Pedro Geromel atuava nabase do Palmeiras quando dei-xou o Brasil ainda jovem paradefender o Desportivo de Cha-ves, de Portugal. O ano era2003 e ele tinha 17 anos. On-tem (26) o jogador, que estavano Mallorca, da Espanha, re-tornou ao futebol brasileiropara defender o Grêmio.

Apresentado à tarde, noOlímpico, ele, que usará a ca-misa 3 no clube, sabe que teráde vencer a desconfiança dosgremistas. “Saí cedo daqui, masfui criado aqui. Nos últimos dezanos tive a oportunidade dejogar em grandes ligas da Eu-ropa e aprendi muito. Venhopara somar e ajudar com tudoque aprendi, colocar em prol doGrêmio”, disse o jogador, para,na sequência, deixar claro qualé a sua principal missão no tri-color: “É jogando futebol (paravencer a desconfiança). É nor-mal a torcida estar receosa.Venho para cá com toda a de-terminação, com todo o querer.Quero provar o meu valor aquino Brasil. É algo importantepara mim”, emendou.

Responsável por apresen-

tar Geromel, Rui Costa, diretorexecutivo de futebol gremista,revelou ter tentado a contrata-ção do defensor ainda em ju-nho, o que não aconteceu. Noentanto, a chegada do zagueiroao clube era uma certeza desdeoutubro. O acerto com o joga-dor é uma forma de o Grêmio se“proteger” de uma eventualsaída de Rhodolfo, emprestadopelo São Paulo até junho.

“Vínhamos conversandodesde junho. Havia uma preo-cupação de que nós pudésse-

mos ter um zagueiro com operfil dele, já que sabíamos queo Rhodolfo poderia sair. Na-quele momento não deu certo,mas ele sabe da admiração quetenho pelo futebol dele. Ele sem-pre mostrou conhecer muito oGrêmio, a forma como se jogaaqui e gostou do projeto apre-sentado pelo Grêmio”, desta-cou Rui Costa. “Desde outubrotemos esse contrato celebrado,mas só agora pudemos revelar.Ele está contratado desde ou-tubro”, declarou.

Divulgação

Geromel recebeu a camisa de número 3 das mãos do diretor

executivo de futebol do Grêmio, Rui Costa

Flamengo atravessa Corinthianse encaminha acerto com Everton

O meia Everton, destaquedo Atlético-PR nesta tempo-rada, deve ser o primeiro re-forço do Flamengo para 2014.O jogador, que está empresta-do pelo Tigres (MEX) ao Fura-cão até o fim de 2013, já temacertado o salário com o ru-bro-negro carioca e deve de-sembarcar no Rio de Janeiroaté o fim desta semana paraconcretizar a transferência.

Detentor de grande partedos direitos econômicos deEverton, o Tigres ofereceu pri-oridade de compra ao Atléti-co-PR, que não a exerceu. Ci-ente disto, a diretoria do Fla-mengo aguarda com cautelapara poder anunciar o reforço.Os valores da negociação, po-rém, ainda são guardados emsegredo. O que se sabe é que oclube mexicano pede cerca de

R$ 4,8 milhões pelos direitoseconômicos do jogador.

O empresário do atleta,Carlos Jatobá, preferiu despis-tar a imprensa sobre a negoci-ação com o clube da Gávea. “Aúnica coisa que eu posso dizeré que não há nada fechado. Hámuita especulação”, comentouo agente, de maneira sucinta.

Caso realmente acerte como Flamengo, esta será a segundapassagem de Everton pela Gá-vea. O meia, revelado pelo Pa-raná, chegou ao rubro-negrocarioca em 2008. Ele, inclusive,fez parte do elenco que foi cam-peão do Brasileirão de 2009.

Aos 25 anos, Everton, quechegou a interessar ao Corin-thians neste fim de ano, tam-bém tem no currículo clubescomo o Botafogo e o SamsungBluewings, da Coreia do Sul.

Page 31: 12 27 2013

NOVA CONTRATAÇÃO

Aos 40 anos, Dida troca o Grêmio pelo rival InternacionalGoleiro assinou contrato de dois anos com o colorado. Ontem (26)

clube também confirmou acerto com Wellington Paulista

O PRESENTE | 31ESPORTESSEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013

Após não chegar a umacordo salarial com o Grê-mio, que desejava reduzirseus vencimentos, o goleiroDida acertou com o rival In-ternacional. O arqueiro, de40 anos, está em Porto Ale-gre para realizar exames mé-dicos e assinar um contratode dois anos com o coloradogaúcho. A apresentação esta-va marcada para ontem (26),no final da tarde, na sala deimprensa do CT Parque Gi-gante.

Dida fez sucesso na Europa,onde atuou por anos no Milan,da Itália. Em 2012, voltou aoBrasil para jogar pela Portu-

guesa. As boas atuações peloclube paulista lhe renderam umaproposta para disputar a Liber-tadores pelo Grêmio em 2012.

O goleiro foi o segundoreforço do dia anunciado peloInternacional. O colorado,que será comandado por AbelBraga na próxima tempora-da, também confirmou o acer-to com o atacante WellingtonPaulista, que disputou o últi-mo Campeonato Brasileiropelo Criciúma. O atleta de 30anos igualmente passou porexames médicos e seria apre-sentado oficialmente no mes-mo evento que Dida.

Nascido em São Paulo,

Wellington Paulista começoua carreira no futebol atuandopelo Juventus-SP. Ainda pas-sou por Mirassol-SP e Para-ná, antes de chegar ao San-tos, em 2006. Após se desta-car, foi negociado com o Ala-vés, da Espanha, no mesmoano. Na volta ao Brasil, em2008, Wellington assinou como Botafogo, marcando 28 golsna temporada. Em 2009, foipara o Cruzeiro disputar aCopa Libertadores, onde foivice-campeão. Wellingtonviveu mais um grande ano,marcando 26 gols.

Após rápida passagempelo Palmeiras, em 2011, vol-

Do azul para o vermelho: Dida não teve seu vínculo prorrogado com

o Grêmio e, com isso, foi contratado pelo Internacional

tou ao Cruzeiro e fez maisuma grande temporada em2012. Foram 28 gols, sendo oartilheiro do time no campe-onato estadual e no Campe-onato Brasileiro. Recente-

mente, em 2013, Wellingtonatuou emprestado pelo WestHam, da Inglaterra, e termi-nou o ano no Criciúma, sen-do um dos artilheiros doscatarinenses no Brasileirão,com 11 gols.

Anderson Silva não vê risco de nova derrota para WeidmanAntes do primeiro duelo

contra Chris Weidman, Ander-son Silva foi questionado sobrecomo achava que ia acabar aluta e respondeu que seria coma vitória do americano, causan-do a estranheza de muita gente.Acabou sendo nocauteado.Desta vez, o ex-campeão dosmédios vislumbra um final dife-rente na revanche.

Perguntado sobre comoacha que vai acabar o comba-

te, foi direto em sua resposta.“Eu vencendo, lógico. Semdúvida”, afirmou, em entre-vista ao “MMA Junkie”.

Ele também destacou queacredita que a luta contra Wei-dman vai empolgar os fãs noMGM Grand Garden Arena,em Las Vegas. “Não acho quevai ser uma luta amarrada,acho que será uma luta baca-na de se ver”, declarou.

Spider também garantiu

que o foco para a revancheestá melhor do que no primei-ro encontro com o americanoe disse estar feliz com o traba-lho que foi realizado nos trei-nos no Brasil e em sua acade-mia nos Estados Unidos. “Issoé o mais importante para mimno momento, hoje eu estoufeliz e quero conquistar o quedesejo. Não tenho que mudarmuita coisa, tenho que man-ter meu foco, no qual acheique tive alguns erros (na últi-ma luta), e trabalhar duro.Comecei meu treino no Bra-sil, terminei na minha acade-mia em Los Angeles e foi bembacana, bem legal, estou bemfeliz com tudo. O trabalho foibem feito”, concluiu.

O UFC 168 será realizadona noite de amanhã (28), noMGM Grand Garden Arena,em Las Vegas (EUA). O canalCombate transmite o eventoao vivo a partir das 21h30(horário de Brasília). A TVGlobo transmite os princi-pais duelos do evento, porforça contratual, com atrasode 30 minutos. Hoje (27) ocanal Combate transmite apesagem oficial a partir das22 horas (de Brasília).

Tardelli confia no fico de R10 e quer base mantida para LibertadoresEspeculado no Corinthians,

Diego Tardelli dificilmente irádeixar o Atlético-MG em 2014.Fruto de um grande investimen-to da diretoria, o jogador só pen-sa em repetir o sucesso de 2013no novo ano. Para isso, ele contacom a permanência da base ti-tular que levantou o caneco da

Libertadores. Logicamente, ofico de R10 é essencial.

E o camisa 9 disse que, pelasconversas que teve com o com-panheiro de ataque, Ronaldinhorenovará com o Atlético-MG. Háuma reunião entre RobertoAssis e Alexandre Kalil marca-da para o começo de janeiro.

Deste encontro, muito provavel-mente R10 assinará mais um anocom o Galo. “Não sei, pelo que agente conversou, acredito que(ele fica) sim”, disse Tardelli, aoser perguntado sobre a renova-ção de contrato do armador.

Não só a permanência de R10é importante. Visado mundial-

mente, o clube mineiro tem joga-dores na pauta do mercado detransferências. Jô já foi especula-do para voltar à Europa e MarcosRocha revelou um desejo de ter-minar este ciclo no Galo. Porém,Tardelli voltou a defender que adiretoria faz certo em não nego-ciar jogadores importantes. “Te-

mos que jogar para apagar isso(vexame no Mundial), vai demo-rar um pouco para esquecer, masé começar com o pé direito e en-carar a Libertadores do mesmojeito que fizemos esse ano, toma-ra que todo mundo fique, todomundo que nos ajudou a ganhara Libertadores”, expôs.

Com novo contrato, Messiganhará R$ 61,3 mi por ano

Parece que toda a polê-mica envolvendo LionelMessi nos últimos dias vaimesmo render um novoaumento salarial. De acor-do com a imprensa espa-nhola, ele vai assinar novocontrato com o Barcelonaassim que desembarcar naCatalunha, nos primeirosdias de janeiro, e vai se tor-nar no jogador mais bempago do mundo.

Segundo o jornal argen-tino “La Nacion”, Messi vaipassar a receber 19 milhõesde euros (R$ 61,3 milhões)por temporada, 3 milhõesde euros (R$ 9,6 milhões) amais que o seu atual salá-rio. Assim, ele vai superarCristiano Ronaldo, do RealMadrid, que está no topoda lista dos mais bem pagosdo mundo com um ordena-do de 17 milhões de euros(R$ 54,8 milhões) anuais.

Tudo teria começado exa-

tamente na última renova-ção do craque português como Real Madrid, pouco depoisdo reajuste de Messi, em2013. Cristiano Ronaldo fi-cou com o maior salário domundo, e o argentino solici-tou um novo aumento.

Porém, a polêmica veiodepois. A diretoria teria ne-gado o primeiro pedido, eMessi teria ameaçado sair doBarcelona. Na sequência, ovice-presidente financeiro,Javier Faus, disse que nãofaria sentido dar um novoaumento no mesmo ano, e oargentino rebateu dizendoque o dirigente não sabianada de futebol.

Ao mesmo tempo, o pre-sidente Sandro Rosell e ovice-presidente Josep Ma-ria Bartomeu disseram queo aumento iria acontecer.Para eles, o melhor joga-dor do mundo deveria tero maior salário.

Fernando Gomes

Page 32: 12 27 2013

32 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013

TEMPORADA

Operação Verão reforça ações do Estado na Costa OesteNa área de segurança, a estrutura da Polícia Militar terá 1.923 policiais e 966 bombeiros

O Governo do Estado reforçoua presença no litoral e na CostaOeste do Estado com uma sériede ações nas áreas da segurança,saúde, meio ambiente, energia,

saneamento e turismo. É a Opera-ção Verão 2013/2014, que apoia osmunicípios para atender aos mo-radores e os veranistas durantetoda a temporada.

“Essa é, sem dúvida, a maiorOperação Verão já realizada noParaná, o que demonstra o com-promisso do nosso governo com olitoral e outras regiões de veraneio

no Estado”, afirmou o governadorBeto Richa, no lançamento da Ope-ração, na última sexta-feira (20).“Estamos ofertando uma estrutu-ra muito melhor às cidades, o queé fundamental para que veranis-tas e moradores tenham mais con-forto e segurança para descansare curtir a temporada”, disse.

Na área de segurança, a es-trutura da Polícia Militar terá 1.923policiais e 966 bombeiros. O efe-tivo utilizará viaturas, motoci-cletas e terá apoio de helicópte-

ros para ações policiais e de res-gate. A Polícia Civil também vaiampliar o trabalho nas delegaci-as, para auxiliar na guarda depresos e nas investigações, prin-cipalmente do tráfico de drogas,e coibir o porte de armas.

O número de profissionais eequipamentos de saúde será re-forçado na Operação Verão. Se-rão 6,4 mil plantões médicos e deenfermagem e mais de 77 mil ho-ras de trabalho - o dobro da tem-porada passada.

NOVO CHEFE DO NÚCLEO REGIONALDA SEAB VISITA QUATRO PONTES

Adriane Kappes

A Prefeitura de Quatro Pontes recebeu, há poucos dias, a visita do

novo chefe do Núcleo Regional da Secretaria do Estado da

Agricultura e Abastecimento (Seab) de Toledo, Eloir Pape. Ele esteve

acompanhado pelo assessor da Casa Civil, Luiz Ferreira. Na

ocasião, os diretores dos departamentos de Administração e de

Desenvolvimento Econômico, Celso Bergmaier e Cleonice Zanette,

respectivamente, receberam as autoridades, dando-lhes as boas-

vindas e mencionando a intenção da municipalidade de atuar

fortemente como parceira do Núcleo.

Portos do Paraná batemrecorde de movimentação

A movimentação dos Portosde Paranaguá e Antonina já supe-rou o total de 2012. Até a primeiraquinzena de dezembro de 2013,foram importadas e exportadas44,7 milhões de toneladas de car-gas. O balanço parcial foi divulga-do pela Administração dos Portosde Paranaguá e Antonina (Appa).Durante os 12 meses de 2012, osportos paranaenses movimenta-ram 44,6 milhões. “Ainda não fe-chamos o ano, mas, mais umavez, já superamos os melhoresresultados das movimentações.Isso só pôde ser alcançado atra-vés da constante busca pela exce-lência nos serviços, melhorias ope-racionais e obras consistentes,que permitiram estas supera-ções”, afirma o superintendenteda Appa, Luiz Henrique Dividino.“Ultrapassar a marca de 2012 nosfaz comemorar porque consegui-mos isso apesar da chuva e dasmuitas dificuldades do câmbio. Aexpectativa de se movimentarquase dois milhões de toneladasde milho não se concretizou por-que os preços não estavam ade-

quados. Mas conseguimos au-mentar a exportação do farelo desoja, por exemplo, que é uma car-ga importante”, explicou Dividi-no. “Também deixamos de movi-mentar quase um milhão de tone-ladas de produtos por conta dasparalisações operacionais neces-sárias para a dragagem. São obs-táculos que precisamos venceragora para estarmos preparadospara atender mais uma safra re-corde em 2014”, complementou.

De janeiro até a primeiraquinzena de dezembro, o Portode Paranaguá exportou 5,3 mi-lhões de toneladas de farelo desoja - 100 mil toneladas a maisdo que o registrado em todo oano de 2012. Diversos fatorescontribuíram para que os por-tos superassem a marca de 2012antes mesmo do final do ano.Uma delas é a melhoria na pro-dutividade do Corredor de Ex-portação do Porto de Parana-guá, obtida através de ajustes esincronização no sistema Car-ga Online (que acabou com asfilas no acesso aos portos).

Page 33: 12 27 2013

FORMATURA

3º ERON DOMINGUES

RANCHO CONFRARIA

CONFIRA RELAÇÃO COMPLETA DAS FOTOS NO SITE

www.agitaregiao.com

[email protected]

SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013 O PRESENTE | 33

FORMATURA 3º SESIFORMATURA

ZOOTECNIA

UNIOESTE

Page 34: 12 27 2013
Page 35: 12 27 2013

O PRESENTE | 35GERALSEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013

PORTO MENDES

Evento marca entrega de benefícios a Porto MendesReforma do Ginásio de Esportes Professor Severiano Lopes garante

melhores condições para a prática desportiva

Um evento realizado nasexta-feira (20), em PortoMendes, marcou a entregade três benefícios à comuni-dade do distrito rondonen-se. Ele foi realizado no Giná-sio de Esportes, com a parti-cipação do prefeito MoacirFroehlich, do vice-prefeitoSilvestre Cottica, do depu-tado federal Dilceu Sperafi-co, do vereador Neco Kist esecretários municipais.

Organizado pela Secreta-ria de Esporte e Lazer, porintermédio do secretário Ro-berto Braatz, o motivo prin-cipal do evento foi a entregadas obras de reforma e melho-rias do Ginásio de EsportesProfessor Severiano Lopes. Oginásio recebeu nova pintu-ra, reforma da quadra, trocadas redes, alambrado e gradesde proteção, reforma do ba-nheiro e as adequações neces-sárias para se enquadrar àsnormas de segurança e deacessibilidade.

Além do ginásio de PortoMendes, também o de Iguipo-rã passou por adequação se-melhante e foi entregue re-centemente para o uso da co-munidade. Os recursos paraa realização das melhoriasnestes dois ginásios de es-portes são oriundos de umaemenda parlamentar do de-putado federal Dilceu Spera-fico, com contrapartida domunicípio. A emenda é deR$ 150 mil e a contrapartida éde R$ 42 mil, totalizando uminvestimento de R$ 192 milnas duas praças esportivas.

DISTRIBUIDORA solenidade em Porto

Mendes na noite de sexta-feira também serviu para aentrega de um distribuidorde adubo líquido para umgrupo de agricultores das li-nhas São Carlos e SantosDumont. O equipamento foiviabilizado a partir de par-ceria entre o município e aItaipu Binacional por inter-médio do Programa Culti-vando Água Boa.

No mesmo evento acon-teceu a assinatura da ordemde serviço para a pavimen-tação com pedras irregula-res e sinalização de trechode estrada da Linha SãoCarlos. A obra, viabilizadatambém por meio de emen-da do deputado federal Dil-ceu Sperafico, terá 14 milmetros quadrados de pavi-mentação e exigirá um in-vestimento da ordem deR$ 365 mil. A pavimentaçãotem previsão para iniciar emjaneiro e deve levar cincomeses para ser concluída.

SATISFAÇÃOA comunidade de Porto

Mendes recebeu com grandesatisfação os benefícios entre-gues na ocasião pela adminis-tração rondonense.

O prefeito Moacir Froehlich,em seu pronunciamento, des-tacou o empenho do verea-dor Dorivaldo Kist (Neco),que tem reivindicado muitopela comunidade de PortoMendes. O prefeito tambémagradeceu ao deputado Dil-

ceu Sperafico, que, segundoele, sempre atende o municí-pio, viabilizando recursosque possibilitam obras comoa realizada no ginásio dePorto Mendes.

Por sua vez, Neco agrade-ceu à comunidade, que, con-forme ele, acreditou e permi-tiu que ele estivesse na Câ-mara lutando por benefíciospara o distrito. “Aos poucosos resultados começam aacontecer. Muitas coisas ain-da acontecerão para este que-rido distrito de Porto Men-des”, garantiu.

O morador Avelino vonMühlen falou em nome dacomunidade e agradeceu àadministração pelos benefíci-os viabilizados. “A comuni-dade está contente e agradecepor todos estes benefícios quechegaram e que ainda estãovindo”, frisou.

A professora Reni Rin-genberg diz que há muitotempo aguardava ser aten-dida. Ela frisou que a entre-ga das melhorias no Ginásiode Esportes beneficiam prin-

cipalmente os jovens, os afas-tando de caminhos ilícitos.“Porto Mendes precisa serouvida pela comunidade eestá sendo. Nós estamos fe-lizes por isto”, disse.

Prefeito Moacir Froehlich assinou ordem de serviço para a pavimentação com pedras

irregulares e sinalização de trecho de estrada da Linha São Carlos

Pontapé inicial marcou a entrega das obras de reformas

e melhorias no ginásio de esportes

Fotos: Ademir Herrmann

Professora Reni

Ringenberg:

“Porto Mendes

precisa ser

ouvida pela

comunidade e

está sendo. Nós

estamos felizes

por isto”

Morador de Porto

Mendes, Avelino

von Mühlen: “A

comunidade está

contente e

agradece por

todos estes

benefícios que

chegaram e que

ainda estão vindo”

Page 36: 12 27 2013

36 | O PRESENTE ESPECIAL SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013

Page 37: 12 27 2013

37O PRESENTE

SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013

Jean Michel Skaleé, que aniversaria segunda-feira (30).Parabéns e tudo de bom neste dia e em todo o anode 2014. Homenagem da mãe Iara, irmã Tainara eda namorada Evelin

Arquivo pessoal

Grupo de Idosos do Sesc de Marechal Cândido Rondon, que encerrou as atividades do ano no último dia 10, com amigosecreto, entrega de lembrancinhas natalinas, roda de conversa e confraternização

Divulgação

Autoridades missalenses com as participantes do curso de artesanato em macramê, que foirealizado recentemente, em Dom Armando, a partir da Secretaria de Indústria, Comércio eTurismo, em parceria com a Escola de Qualificação e Associação dos Artesãos de Missal

Divulgação

Lideranças de Palotina com estudantes do Colégio Cecília Meireles. Uma experiência desenvolvi-da pelo educandário para combater a dengue e vencedora da Feira de Ciência e Tecnologia daUFPR (Fecitec) foi escolhida para representar o Brasil em um evento em Lima, Capital do Peru.O trabalho, intitulado “Uma nova arma contra a dengue”, é resultado de experiênciarealizada pelos estudantes Vinicius Duarte Cauneto, Gabriela Soares Rossetto e BrunaPierezan. Com a orientação da professora Carlise Debastiani, foi produzido uminseticida natural para combater o mosquito da dengue

Divulgação

R$ 23 MILHÕES NAEDUCAÇÃO INFANTILO Paraná irá receber, do Ministério do Desen-volvimento Social (MDS), mais de R$ 23 milhõespara a educação de crianças de zero a trêsanos beneficiárias do Bolsa Família. Os recursossão destinados, até agora, a 230 municípiosparanaenses. No ano passado, 264 municípiosdo Estado receberam, pelo mesmo programa,mais de R$ 12 milhões. Para receber os valores,as prefeituras tinham até 30 de novembro parase cadastrar no Sistema Integrados de Monito-ramento Execução e Controle (Simec), do Minis-tério da Educação (MEC). Segundo o MDS,pedidos de outros municípios estão sendoanalisados e o valor total de repasses podechegar a R$ 38 milhões.

CUIDANDODAS ÁGUAS

O Paraná já investiu

R$ 26 milhões em 2013

para projetos de conserva-

ção e melhoria da qualida-

de e quantidade da água

dos rios do Estado. Os

trabalhos envolvem conser-

vação dos rios, canais,

mananciais de abasteci-

mento público, bacias e

microbacias hidrográficas.

Uma das novidades é o

Pagamento por Serviços

Ambientais, para beneficiar

produtores que conservam

nascentes e mananciais.

Page 38: 12 27 2013

38 | O PRESENTE POLICIAL SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013

Mais um acidente é registrado entre Mercedes e GuaíraCAPOTAMENTO NA BR-163

Mulher ficou ferida e foi levada à Unidade de Saúde 24 Horas

Um acidente de trânsitodo tipo capotamento foi re-gistrado por volta das 12h45de ontem (26), no Km 311 daBR-163, trecho entre os mu-nicípios de Mercedes e Guaí-ra, deixando uma mulher fe-rida. De acordo com popula-res, o automóvel Peugeot/206,placas MHD-9988, de RioNegrinho (SC), que seguiasentido Guaíra a MarechalCândido Rondon, capotou nomomento em que o condutorperdeu o controle ao passarpor uma elevação na pista. Oveículo atravessou a rodoviae atingiu o barranco.

Uma passageira foi socor-rida por populares, encami-nhada para atendimentomédico na Unidade de Saú-de 24 Horas, em MarechalRondon, e, segundo planto-nistas da unidade, liberadana tarde de ontem. O moto-rista sofreu ferimentos le-ves, foi atendido pela equipedo Samu de Guaíra e tam-bém foi liberado. Não foramdivulgados os nomes dasvítimas. A Polícia Rodoviá-ria Federal posto de QuatroPontes esteve no local paraacompanhar os trabalhos deretirada do automóvel.

Peugeot/206, de Rio Negrinho (SC), que seguia sentido Guaíra a Marechal Rondon, capotou no

momento em que o condutor perdeu o controle ao passar por uma elevação na pista

Aqui Agora

Menor é acusado de praticar abusosexual em primo de quatro anos

Por volta das 19h30 dequarta-feira (25), um homemcompareceu ao destacamentode Polícia Militar de Ouro Ver-de do Oeste para denunciarque seu sobrinho, de quatroanos de idade, teria sido víti-ma de abuso sexual por ummenor de 15 anos, primo davítima. Segundo o denunci-ante, o sobrinho de quatro

anos informou que seu pri-mo teria praticado o ato libi-dinoso quando ambos esta-vam na casa da avó maternana terça-feira (24) e ameaçadoagredir a criança caso essacontasse o fato para alguém.

Diante do relato, foi solici-tada a presença do ConselhoTutelar, cujos representantesconversaram com a criança,

que contou detalhes de comoo abuso teria ocorrido. Na se-quência, policiais se desloca-ram até a residência onde esta-va o adolescente, que foi apre-endido e conduzido ao desta-camento da Polícia Militar paralavratura do boletim de ocor-rência e posteriormente enca-minhado à 20ª SubdivisãoPolicial de Toledo.

Duas pessoas são presas porembriaguez ao volante em Toledo

O condutor de um Uno,placas BPF-9857, acaboupreso na quarta-feira (25),em Toledo, após ser consta-tado que dirigia sob efeitode bebida alcoólica. Tudoaconteceu após denúnciaanônima à central infor-mando que um veículo ha-via colidido em um poste deiluminação pública e o con-dutor estaria embriagado.A equipe de trânsito se des-locou até a Rua Pitanga es-quina com a Rua SantoAntônio, no Bairro Boa Es-perança, onde foi constata-do o acidente do tipo cho-que causando danos noposte e no veículo.

O condutor, que apre-sentava visível estado deembriaguez, foi conduzidoà 20ª Subdivisão Policial(SDP)para lavratura do fla-grante, sendo que no testeetilométrico foi apontadoresultado de 1,11MG/l. Oautomóvel foi recolhido aopátio da Polícia Militar enotificado nos artigos 162 I,

164 e 165 do Código de Trân-sito Brasileiro.

Em outro caso de em-briaguez ao volante, a equi-pe da Polícia Militar deslo-cou-se às 20h30 de quarta-feira à Avenida SenadorAtílio Fontana, Jardim Pa-norama, para atender a umacidente de trânsito no cru-zamento com a rodoviaEgydio Munaretto, onde oUno placas AED-9849, deMarechal Cândido Ron-don, chocou-se contra umaplaca de sinalização.

O automóvel era condu-zido por um homem de 48anos de idade, que, apósrealizar o teste etilométri-co, teve a embriaguez cons-tatada em 1,39 MG/l. Foiconfeccionando boletim deacidente, destacadas as mul-tas pertinentes e feito o re-colhimento do veículo porpossuir débitos, já o con-dutor foi preso por dirigirembriagado, sendo encami-nhado à 20ª SDP para pro-vidências cabíveis.

ADOLESCENTE É APREENDIDOCOM REVÓLVER

Divulgação

Policiais do 19º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Toledo, apreenderam em flagrante um adolescente

de 15 anos de idade com um revólver calibre 38, municiado com três cartuchos intactos. O detido foi

encaminhado junto com a arma de fogo à 20ª Subdivisão Policial. Ele foi abordado pela polícia junto com um

grupo que estava na Rua Pedro dos Santos Ramos, no Lago Municipal, que circulava em atitude suspeita.

Page 39: 12 27 2013

O PRESENTE | 39SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013 POLICIAL

Jovem teria se defendido de uma facada e comunicou à polícia que irá se entregar

SANTA HELENA

Idoso é assassinado a paulada por vizinho em Sub Sede

Uma antiga rixa entre doisvizinhos que residem no dis-trito de Sub Sede, interior deSanta Helena, chegou a umdesfecho fatal na tarde de on-tem (26). Um jovem acaboumatando um idoso após des-ferir contra ele uma pauladapara se defender de uma fa-cada. Os fatos ocorreram naRua Guanabara. De acordocom informações do pai dosuspeito, entre eles haviauma rixa antiga, que, se-gundo ele declarou à polícia,teria sido motivada por lati-dos de cachorros.

Ainda de acordo com re-latos de investigadores daPolícia Civil de Santa Hele-na, o pai do suspeito disseque o jovem estava em suaresidência quando o vizi-nho, identificado como Vu-

nibaldo Berndt, de 58 anosde idade, passou em frentede casa de posse de uma me-lancia e uma faca e ofereceu afruta. No momento em queo jovem se aproximou, o ido-so teria investido contra eletentando lhe golpear com afaca. O rapaz então se apos-sou de um pedaço de madei-ra e desferiu um golpe con-tra o idoso, acertando a ca-beça. Ele acabou morrendoem frente à sua residência.

Próximo do corpo haviauma faca que possivelmenteseja a utilizada pela vítimapara golpear o vizinho. Tam-bém foram encontrados al-guns pedaços de madeira,sendo que em um deles haviamarcas de sangue, o que levaa crer que tenha sido a ma-deira utilizada pelo rapaz.

Após a ação o suspeito foivisto saindo de carona emuma motocicleta de placa pa-raguaia. Durante as diligên-cias, os policiais militares re-ceberam a informação de queo autor aguardava em umponto do distrito para se en-tregar, porém, ao chegar noendereço repassado pelo au-tor, ele não foi encontrado.

O Samu foi acionado echegou a se deslocar até olocal, porém os socorristasnada puderam fazer, pois oidoso já estava em óbito. APolícia Militar isolou o lo-cal até a chegada de investi-gadores da Polícia Civil edo Instituto Médico Legal,que recolheram o corpo e oencaminharam para ne-cropsia e posterior libera-ção aos familiares.

PM atende casos deviolência doméstica

em Marechal RondonDois casos de agressão à

mulher foram atendidos

pela Polícia Militar (PM) de

Marechal Cândido Rondon

na quarta-feira (25). O pri-

meiro deles aconteceu às

16h30 em uma residência

situada na Rua José Boni-

fácio, cuja solicitante in-

formou que seu amásio a

agrediu com cotoveladas

após uma discussão entre

o casal, deixando a mulher

com escoriações no braço e

no ombro.

Segundo a vítima, a

agressão aconteceu após ela

impedir o amásio de correr

atrás de sua filha e vir a

agredir a menina. Quando

a PM chegou até a casa, o

suspeito não estava mais lá.

Segundo a mulher, ele par-

tiu em uma motocicleta

Honda/CG de cor verme-

lha e placa AON-4517, to-

mando rumo ignorado. A

mulher recusou atendi-

mento médico e foi orien-

tada pela equipe.

O segundo caso se trata

de um grande tumulto. A

PM foi acionada às 16h40

após solicitação de uma

mulher, que alegou ter sido

agredida pelo namorado,

que teria usado um espeto.

Ao chegar até a residên-

cia, a polícia se deparou

com o restante da família

da jovem, que informou

que não houve agressão e

sim um empurrão do na-

morado no momento em

que a moça avançava para

cima dele. A família co-

mentou que todos estavam

em comemoração.

Corpo é encontrado noRio Piquiri em Palotina

O corpo de um homem

foi encontrado na manhã

de terça-feira (24), boian-

do próximo a uma ilha no

Rio Piquiri, na divisa de

P a l o t i n a c o m F r a n c i s c o

Alves. A Polícia Mili tar

de Francisco Alves, jun-

tamente com equipes do

Corpo de Bombeiros de

U m u a r a m a e P a l o t i n a ,

com apoio de um cidadão

que conhece a área do rio,

se deslocaram até o local

para efetuar as buscas.

A vítima foi identifica-

da como Alcides Fernan-

des da Silva, de 64 anos,

morador da ilha e que, se-

gundo relatos de amigos e

do filho, morava sozinho.

Foi verificado também que

o corpo da vítima possuía

uma perfuração na altura

do peito causada suposta-

mente por uma arma bran-

ca. A Polícia Civil e o Ins-

tituto Médico Legal foram

acionados para tomar as

providências cabíveis.Quase 200 quilos de maconhasão apreendidos na BR-277

Um veículo com placas deSanta Catarina foi apreendidopela Polícia Rodoviária Fede-ral na tarde da última segun-da-feira (23), pelo transportede 193 quilos de maconha. Asituação ocorreu na BR-277,

em Céu Azul. Os policiais de-ram ordem de parada ao con-dutor, que não obedeceu efugiu em alta velocidade.

Após 800 metros, o ho-mem abandonou o automó-vel e correu para uma planta-

ção às margens da rodovia.Foram realizadas buscas naregião, mas ele não foi locali-zado. A droga e o veículoforam encaminhados à Dele-gacia de Polícia Federal de Fozdo Iguaçu.

O idoso foi morto em frente à sua residência

Rafael Rosa/ Correio do Lago

Page 40: 12 27 2013

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE OPERAÇÃOMineração Dalmina Ltda torna público que

recebeu do IAP Licença de Operação Nº 20797para usina de asfalto, com validade até 03/12/2014, implantada no lote rural nº 202B, BR 163,Km 05, município de Marechal Cândido Rondon,Estado do Paraná.

40 | O PRESENTE - Edição 3745 EDITAIS SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013

Page 41: 12 27 2013

Temperatura: 35º/23º Temperatura: 34º/22º Temperatura: 34º/22º Temperatura: 35º/23º Temperatura: 33º/22ºTemperatura: 34º/23º

Classificados na internet: www.opresente.com.brSEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013 O PRESENTE | 41

APARTAMENTO, vendo,c/ cozinha planejada, mesade mármore e tanque delavar roupa, no Cond. Ca-nadá, R$ 110.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

ÁREA INDUSTRIAL, ven-do, c/ 2 terrenos, tota lárea 4.113,55 m², casa,escr i tór io, 2 barracões,demais depend., rua as-faltada, na R. Luiz Cente-naro, Parque Industrial II,valor a combinar, estudoproposta. Tr. (45) 3281-1048 ou 9931-7941.

CASA, vendo ou troco,100m², próx. ao posto Tro-vão Azul, R$ 70.000,00. Tr.(45) 9933-9968 com Jean.

CASA, vendo, 116m², al-venaria, c/ 2 quartos, suíte,sala, cozinha, lavand., ga-ragem fechada, Lot, Impe-rial, R$ 160.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 120m², al-venaria, c/ laje, semi aca-bada, próx. ao CTG, R$130.000,00, parcelo pgto.Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, 124m², c/laje, 3 quartos, 2 bwc,sala, cozinha, lavand., ga-ragem p/ 2 carros, chur-rasq., R$ 190.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 130m²,usada, c/ 3 quartos, sala,cozinha, 2 bwc, área nosfundos, garagem, terreno12x45, Av. das Torres, nº237, valor a combinar, acei-to carro. Tr. (45) 3284-1048ou 9962-0082 com Anto-nio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

CASA, vendo, 150m², al-venaria, c/ laje, 3 quartos,suíte, 2 bwc, garagem p/ 2carros, próx. a Unioeste,R$ 350.000,00. Tr. (45)3254-1345 ou 8405-9418(tim) Creci 6630-F.

CASA, vendo, 156,76m²,nova, c/ laje, 3 quartos, su-íte, sala de estar, sala dejantar, bwc, cozinha, la-vand., garagem, jd. de inver-no, terreno inteiro, Lot. Por-to Seguro, R$ 250.000,00,pode ser financiada. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 180m², c/forro, 3 quartos, sala deestar, sala de jantar, cozi-nha, área de serviço, 3bwc, garagem, terreno261,6 m², Jd. Primavera,R$ 100.000,00, aceito ve-ículo no negócio. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 42m², c/ 2quartos, sala, cozinha,bwc, terreno 10x20, R. doCedro, nº 647, Lot. Cipres-tes, R$ 80.000,00. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 56m²,nova, c/ 2 quartos, sala deestar, cozinha, área de ser-viços, bwc, terreno 156m²,Lot. Prass, R$ 115.000,00,pode ser f inanciada. Tr.(45) 9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA , vendo, alvena-ria, ao lado do mercadonovo da Copagr i l , R$230.000,00, aceito troca.Tr. (45) 3254-1718 ou9972-5013 com Imobili-ária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, 65,20m²,cercada, terreno 45m pro-fundidade, Lot. Bem Te Vi,R$ 125.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 68m², nova,c/ laje, 3 quartos, sala, co-zinha, bwc, lavand., jd. deinverno, beiral de laje, Lot.Caminhos do Sol, R$125.000,00, pode ser finan-ciada. Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m², alve-naria, c/ laje, 2 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand.,churrasq., na R. Pernambu-co, nº 2260, Lot. Avenidas,próx. à Unioeste, em MCR,R$ 140.000,00. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 70m², c/laje, 3 quartos, sala deestar, cozinha, bwc, gara-gem, Lot. Port II, próx. aoclube Aliança, ótima loca-l ização, R$ 155.000,00,pode ser f inanciada. Tr.(45) 9979-1080 c/ Adelarou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 71,03m²,nova, c/ laje, 2 quartos,sala, cozinha, bwc, la-vand., garagem, Lot. Im-per ia l , R$ 135.000,00,pode ser f inanciada. Tr.(45) 9979-1080 c/ Adelarou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 75m², c/3 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand. fechada, ter-reno de esquina, R$115.000,00. Tratar (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 75m², c/3 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand. , te r reno12x35, R. Araca ju , n º177, Lo t . Ra inha , R$100.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, alvenaria,c/ 2 quartos, sala, cozinha,2 bwc, área fechada nosfundos, garagem, terreno224m², R. Souza Navesesq. c/ R. 2 de Abril, VilaGaúcha, R$ 180.000,00. Tr.(45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretorde Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, c/ 2 quar-tos, 2 bwc, sala grande,cozinha, lavand., garagemfechada p/ 4 carros, terre-no 12x42, Lot. Boa Vista,R$ 170.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9830-3448,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, usada,99m², c/ 3 quartos, sala,lavand., cozinha, bwc, gara-gem, fundos c/ edícula30m², 1 quarto, cozinha,churrasq., terreno 220m²,no Cond. Guarujá, próx. aoFrankfurt, R$ 150.000,00,pode ser financiada. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASAS, vendo, 2, 90m²cada, c/ laje, 3 quartos,sa la , coz inha, lavand. ,bwc, garagem, á reaconstruída 180m², terre-no 367,50², Lot . Wol ls-tein, estão alugadas, R$240.000,00 . Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na Cer toImóve is , Crec i J -4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, imobilia-da, R. Coslar, nº 50, BairroFranckfurt, R$ 230.000,00.Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

CASAS, vendo, em diver-sos Bairros, MCR, a partir deR$ 90.000,00, pelo progra-ma Minha Casa Minha Vida.Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASAS, vendo, em diver-sos Loteamentos, valor acombinar, pelo programaMinha Casa Minha Vida. Tr.(45) 9979-1080 c/ Adelarou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASAS, vendo, novas, emdiversos bairros, valor acombinar, podem ser finan-ciadas pelo programa Mi-nha Casa Minha Vida. Tr.(45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretorde Imóveis. Creci 17.145.

CHÁCARA, vendo, 1 alq.,c/ benfeitorias em alvena-ria, em Pato Bragado, va-lor a combinar, aceito casaem MCR, Pato Bragado ouEntre Rios. Tr. (45) 3254-1345 ou 8405-9418 (tim)Creci 6630-F.

CHÁCARA, vendo,3.000m², no perímetro ur-bano, em MCR, a partir deR$ 115.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CHÁCARA, vendo, c/ rio,reserva legal, terra plana,ideal p/ lazer e moradia,200m do asfalto, 2.700mde MCR, valor a combinar,estudo proposta ou finan-ciamento próprio. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

QUITINETES, vendo, 9,32m² cada, c/ 2 quartos,sobre 2 terrenos de360m² cada, escriturado,R. Pastor Meyer, nº 1120,Lot. Universi tár io, R$650.000,00. Tr. (45) 9106-9267 ou 9907-2566.

S O B R A D O , v e n d o ,104,32m², novo, c/ laje,2 quartos, suíte, sala deestar, cozinha, bwc, Lot.P a r q u e E c o l ó g i c o , R $2 4 0 . 0 0 0 , 0 0 , p o d e s e rf i n a n c i a d o . Tr . ( 4 5 )9979-1080 c/ Adelar ou3 2 5 4 - 5 0 0 0 n a C e r t oImóve is , Crec i J -4248,ce r to imove is .com.

Page 42: 12 27 2013

42 | O PRESENTE CLASSIFICADOS SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013

SOBRADO , vendo,253m² + 100m² edícula,c/ 3 quartos, suíte, 2 sa-las, cozinha, 2 bwc, la-vand., garagem, murado,cercado, Lot. São Paulo,R$ 590.000,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na Certo Imó-ve is , Crec i J -4248,certoimoveis.com.

TERRA, vendo, 11,5 alq.,parte em lavoura, restan-te potreiro, Linha Boa Vis-ta, próx. a São José doIguaçú, valor: 600 scs desoja o alq., sem troca. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobi l iár iaBier. Creci 2390.

TERRA, vendo,158.400m², na BR 163,próx. Polícia RodoviáriaFederal, ótima localização,valor e prazo a combinar.Tr. (45) 9924-6339 ou8809-1180, Creci F21288.

TERRA, vendo, 3,5 alq, c/benfeitorias, em NovaSanta Rosa, R$430.000,00, aceito casaem MCR ou NSR comoparte de pgto. Tr. (45)3254-1345 ou 8405-9418(tim) Creci 6630-F.

TERRA, vendo, 3,5 alq.,c/ casa de alvenaria, 2 avi-ár ios, seminovos,15x130, R$ 800.000,00.Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com Imobili-ária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 300 hec-tares, com barracão e mo-radia, toda plana e empasto, 190 km de Unaí,MG, 300 km de Brasília,R$ 1.500.000,00, aceito70% em imóvel na região.Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 4,5 alq.,primeira chácara atrás daSperafico, próx. ao Portalde MCR, sem benfeitorias,R$ 350.000,00, troco porcasa. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com Imobi-liária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 5 alq., 3,5mecanizados, c/ benfeito-rias, açude, 2km do asfal-to, próx. a MCR, R$370.000,00. Tr. (45) 3254-1345 ou 8405-9418 (tim)Creci 6630-F.

TERRA, vendo, 5 alq.,3,75 em lavoura, sembenfeitorias, água corren-te, 1km da BR 163, próx. aMaracajú dos Gaúchos,Guaíra, R$ 450.000,00,aceito casa até R$300.000,00, entrada e pra-zo a combinar. Tr. (45)9944-0352 ou 8809-1180,Creci F21288.

TERRA, vendo, 55 alq.,p lanta 30, restante empasto, parte da terra pla-na, próx. a São Roque,valor: 60.000 scs de soja,acei to prédio em troca.Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com Imobili-ária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 96 alq.,lavoura, c/ benfeitorias,região de Assis Chateau-briand, valor: 1.200 scspor alq., 50% de entradae saldo p/ 2 anos. Tr. (45)9923-9210.

TERRENO , vendo,12,60x40,20, no Lot. NovaAmérica, R$ 55.000,00,aceito carro. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

TERRENO , vendo,12,75x28, todo murado,700m da rotatória da ban-deira, R$ 120.000,00 acei-to troca. Tr. (45) 9127-5666ou 9954-4696.

TERRENO, vendo, 12x40,frente p/ o sol nascente,em aclive, Lot. Priesnitz,150m da Av. Rio Grande doSul, valor a combinar. Tr.(45) 9914-9921 ou 3254-4297 com Édi Luiz.

TERRENO , vendo,14,60x30, R. Tocantins,entre R. Tiradentes e R.Castelo Branco, centro,500m da rotatória da ban-deira, R$ 150.000,00. Tr.(45) 9947-5747 com Jair.

TERRENO, vendo, 25x20,na Avenida, em Porto Men-des, R$ 80.000,00. Tratar(45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

TERRENO , vendo,304m², 12,6x25, R. Josédos Santos, nº 359, Lot.Wollstein, ao lado do mer-cado, R$ 65.000,00. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

TERRENO , vendo,338,52m², Lot. Port III, sa-ída p/ Curvado, próx. aoposto Tonin, valor a com-binar. Tr. (45) 3284-1048ou 9962-0082 com Anto-nio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

TERRENO , vendo,422,40m², 12x35,4, frentep/ o sol da manhã, Lot. Ave-nidas, ótima localização,R$ 120.000,00. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

TERRENOS, vendo, 14mde frente, Lot. Recanto Fe-l iz , 400m do mercadoWeimann, a partir de R$45.000,00 à vista ou R$5.000,00 de entrada e sal-do até 60 meses, parce-lamento direto. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, bemlocalizados, valor a partirde R$ 45.000,00, R$5.000,00 de entrada e res-tante entre 40 a 60 meses.Tr. (45) 9978-6422 comRaimundo Van Den Bonn,Creci F11955J.

TERRENOS, vendo, Lot.Beija Flor, em frente ao Lot.Ana Paula, a partir de R$85.500,00 à vista ou 20%de entrada e saldo até 60meses, parcelamento dire-to. Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot.Wutzke, em NSR, saída p/Planalto, valor a combi-nar, pelo programa MinhaCasa Minha Vida. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na Certo Imó-ve is , Crec i J -4248,certoimoveis.com.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, sala, cozinha, la-vand., bwc, churrasq., gara-gem p/ 1 carro, parabólica,portão elet., R. DeonatoSchwab, nº 1126, valor a com-binar. Tr. (45) 9978-5714.

APARTAMENTO, alugo, p/temporada, c/ 2 quartos, 1bwc, sala de estar, sala dejantar, cozinha, sacada late-ral c/ churrasq., garagem,aprox. 100 metros do mar,em Meia Praia, próx. Shop-ping Andorinha, valor a com-binar. Tr. (45) 9807-1138.

APARTAMENTO, alugo,R. Espírito Santo, próx. aocolégio Rui Barbosa, va-lor a combinar. Tr. (45)9947-8811.

CASA, alugo, de esquina,c/ 3 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., churrasq., ga-ragem p/ 2 carros, Rua Ara-cajú, nº 330, Lot. Rainha,valor a combinar. Tr. (45)3254-0477 ou 9997-0396,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, nova, gemi-nada, c/ 1 quarto, garagem,semi mobiliada, R. OlindoArtmann, nº 28, Jd. Mode-lo, R$ 530,00, sem condo-mínio. Tr. (45) 9981-9308com Maria Inês.

QUARTOS, ofereço p/alugar, c/ móveis ou semmóveis, próx. à Unioeste,em MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 9106-8688 ou9913-1604.

QUITINETE, alugo, c/ 1quarto, na Av. Maripá, R$600,00. Tr. (45) 8404-1596 com Eloi.

SALA COMERCIAL, alu-go, 65m², R. Minas Gerais,centro, 130m da rotatóriada Bandeira, R$ 678,00. Tr.(45) 3254-4512 ou 9911-8128 com Fernando.

SALA COMERCIAL, alu-go, R. Pernambuco, nº1623, 30m da Unioeste,R$ 700,00. Tra tar (45)9969-8051.

SOBRADO, alugo, de es-quina, c/ 3 quartos, 3 bwc,sala, cozinha, lavand., ga-ragem fechada, R. Fortale-za, nº 499, Lot. Nova Amé-rica, valor a combinar. Tr.(45) 3254-0477 ou 9997-0396, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

ASTRA ADVANTAGE ,vendo, ano 2010/10, preto,automático, banco de cou-ro, valor a combinar. Tr.(45) 9995-1222.

ASTRA HATCH 1.8, ven-do, ano 2000, branco, 8v,completo, R$ 14.000,00.Tr. (45) 9982-7554.

ASTRA, vendo, ano2003, preto, R$ 19.000,00.Tratar (45) 9107-3865com Scharles.

CAMINHÃO , vendo outroco, ano 83, MB 2319,branco, trucado, caçam-ba, motor novo, R$50.000,00, aceito terrenona região oeste, no Rio deJaneiro litoral ou São Pau-lo l i toral. Tr. (45) 3252-8858 ou 9980-6947.

CAMINHÃO, vendo, ano2001, Chevrolet GMC6100, carroceria metálica5m, chassi alongado, 5marchas, perkins, R$48.000,00. Tr. (45) 9945-3587 com Jair.

CARRETA, vendo, agríco-la, de madeira, usada, va-lor a combinar, parcelopgto. Tr. (45) 9935-2343.

CORSA 1.8, vendo ou tro-co, ano 2008/08, preto,completo, sensor de ré,56.000km, ótimo estado, va-lor a combinar, abaixo da ta-bela fipe. Tr. (45) 9947-9090ou 3254-6983 com Lucas.

COURIER 1.6 , vendo,ano 2009/09, flex, possuivan/carga, furgão fibra c/ 2portas atrás, ar, ótimo es-tado, revisada, R$20.900,00. Tr. (45) 8804-7606 ou 9972-5240.

COURIER, vendo, ano2004, pneus novos, ar, vi-dros, direção, engate p/barco, revisado, R$16.900,00. Tr. (45) 9904-5031 com Tiarles.

D20 BRASINCA, ven-do, ano 89, cabine du-pla, turbo, completa, R$25 .000 ,00 . T ra ta r (45 )9924-6339.

D20 CUSTOM, vendo,ano 88, carroceria de ma-deira, chassi longo, 5marchas, perkins, R$24.000,00. Tr. (45) 9945-3587 com Jair.

ELBA, vendo, ano 96,azul metálico, completa,bom estado, valor a com-binar. Tr. (45) 9919-8565com Cicero.

FIESTA 1.0, vendo, ano95, branco, 4 portas, parteinterna nova, som, pneusnovos, R$ 6.900,00. Tr.(45) 9909-8313.

FIESTA SEDAN 1.6, ven-do, ano 2012, prata, flex,completo, cd, único dono,41.000km, manual, impe-cável, R$ 32.900,00. Tr.(45) 8803-6565.

FOCUS SEDAN, vendo,ano 2010/10, preto, au-tomático, banco de cou-ro, valor a combinar. Tr.(45) 9904-2224.

FUSCA, vendo, ano 73,marron, 2º dono, manual,chave reserva, 118.000km,valor a combinar. Tr. (45)9127-5666 ou 9954-4696.

FUSCA, vendo, ano 83,vermelho, motor novo,som, bancos de couro,ótimo estado de conser-vação, R$ 5.000,00. Tr.(45) 9103-8213 ou 3279-1072 com Aline.

GOL G3 1.0, vendo, bran-co, 2 portas, c/ ar cond.,som, R$ 12.000,00. Tr. (45)9940-1137 com Ricardo.

GOL G4 1 .0 , vendo ,ano 2011 , p ra ta , com-p le to , a r, d i reção , t r i oelét . , valor a combinar.Tr. (45) 9995-1222.

GOL G5 1.0, vendo, ano2011, prata, completo, air-bag, abs, retrovisor elét.,som, alarme na chave,25.000km, R$ 26.990,00.Tr. (45) 9127-5666 ou9954-4696.

HILUX , vendo, ano2001/02, R$ 32.000,00,aceito carro de menor va-lor. Tr. (45) 9993-0910com Aparecido.

JIPE WILLYS, vendo,ano 60, motor 6cc, todoor ig ina l , documentaçãoem dia, valor a combinar.Tr. (45) 9103-8213 ou3279-1072 com Aline.

JIPE WILLYS, vendo, ano62, motor original 6cc, cai-xa reduzida, pneus em óti-mo estado, valor a combi-nar. Tr. (45) 9917-1333.

KA GL IMAGE 1.0, vendo,ano, 2000, azul, completo,R$ 11.500,00. Tr. (45)9127-5666 ou 9954-4696.

KADETT 2.0, vendo, ano92, cinza, álcool, básico,ótimo estado de conserva-ção, R$ 7.500,00, aceito Bizc/ partida até R$ 3.500,00.Tr. (45) 9989-1505.

ONIX LT 1.0, vendo, ano2013, branco, 13.000km,sistema de som mylink,airbag, R$ 30.600,00. Tr.(45) 3279-1732.

OPALA DE LUXO, vendo,ano 79, bege, todo restau-rado, 6cc, teto vinil, rodasdo 92, R$ 25.000,00. Tr.(45) 9941-3550.

PAJERO GLS, vendo,ano 97, diesel, 7 lugares,R$ 35.000,00. Tratar (45)9972-8490.

Page 43: 12 27 2013

O PRESENTE | 43SEXTA-FEIRA, 27 DE DEZEMBRO DE 2013 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 27/12/2013.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 28/12/2013

R$ 2,00PARA ASSINANTES

PARATI G4 1.6, vendoou t roco, ano 2011/12,f lex, completa, 4 pneusnovos, rev isada, R$30.000,00, abaixo da ta-bela fipe. Tr. (45) 9978-0636 (tim) ou 8407-5196(oi) com Juarez.

POLO SEDAN 1.6, vendoou troco, ano 2005, prata,f lex, completo, R$22.500,00. Tr. (45) 9914-9921 com Édi Luiz.

S10 2.8, vendo, ano2001, vermelha, cabinedupla, diesel, valor a com-binar. Tr. (45) 9141-8618com Jeferson.

S10 EXECUTIVE, vendo,ano 2009, preta, diesel,4x4, airbag, abs, piloto au-tomático, R$ 59.990,00,sem troca. Tr. (45) 3281-7025 ou 9911-3950.

SANDERO 1.6, vendo,ano 2008, cinza, c/ ar, dire-ção, trio elét., valor a com-binar. Tr. (45) 9995-1222.

SANTANA 1.8, vendo, ano2001, branco, álcool, comple-to, 4 portas, R$ 13.000,00. Tr.(45) 8809-1180.

SAVEIRO 1.6, vendo, ano2003/03, cinza, álcool,completa, bom estado, va-lor a combinar. Tr. (45)3282-1095 ou 9848-6028com Mário.

SAVEIRO G3 1.6, vendo,ano 2000, vermelha, c/ ar-cond., R$ 16.990,00. Tr. (45)9127-5666 ou 9954-4696.

SAVEIRO, vendo ou tro-co, ano 89, álcool, R$6.800,00. Tr. (45) 9957-1997 com Nilson.

SCENIC PRIVILEGE 2.0,vendo, ano 2004, ótimo esta-do, valor a combinar. Tr. (45)9982-7554 ou 8821-9109.

SCENIC, vendo, ano2004, flex, ótimo estado,R$ 20.500,00. Tr. (45)9107-3865 com Scharles.

SORENTO LX 2.5 CR3,vendo, ano 2006, comple-to, automático, R$65.000,00. Tr. (45) 9945-3587 com Jair.

TEMPRA, vendo ou tro-co, ano 96, cinza, vidrose travas elét., DH, ótimoestado de conservação,R$ 6.000,00, aceito motode menor valor ou novi-lha. Tr. (45) 9965-4868ou 9828-0114 com Mai-ko ou Vanderleia.

UNO MILLE FIRE, ven-do, ano 2008, azul, bási-co , 2 por tas , R$12.500,00. Tr. (45) 9910-3881 com Marcos.

UNO, vendo, ano 2000,R$ 9.000,00. Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

VECTRA ELEGANCE2.0, vendo, ano 2008, pre-to, flex, completo, ar digi-tal, airbag duplo, cd ori-g ina l no vo lante,56.000km, manual, cha-ve reserva, R$ 36.500,00.Tr. (45) 8803-6565.

VECTRA GLS 2.2, ven-do, ano 2001, prata me-tálico, 8v, completo, ótimoestado, valor a combinar.Tr. (45) 9938-7718 comAnderson.

VECTRA GLS 2.2, vendo,ano 2001, prata, comple-to, ar digital, R$ 19.990,00.Tr. (45) 9127-5666 ou9954-4696.

VECTRA GLS 2.2, vendo,ano 99, prata, gasolina,completo, ar digital, rodas15, 4 pneus novos, R$10.000,00 + parcelas,aceito carro de menor va-lor. Tr. (45) 9983-3312.

VECTRA GLS, vendo out roco , ano 98 , p re to ,completo, R$ 14.500,00,aceito troca. Tratar (45)9941-3550.

VECTRA GLS, vendo, ano2001, verde escuro metáli-co, 8v, completo, ótimo es-tado, R$ 18.500,00, aceitomoto ou carro de menor va-lor. Tr. (45) 9909-8313.

VECTRA GTX 2.0, vendo outroco, ano 2010, preto peroli-zado, 8v, 64.000km, todos ori-ginais do gtx, sensor de chu-va, retrovisor retrátil, R$40.500,00. Tr. (45) 9961-0071ou 9931-3089 com Marcos.

VECTRA GTX, vendo ou tro-co, ano 2008, preto, couro,piloto automático, airbag,abs, sensor de ré, retrovisorretrátil, computador de bordo,ar digital, baixa km, top de li-nha, R$ 37.500,00, aceito pro-posta. Tr. (45) 9941-3550.

ZAFIRA EXPRESSION 2.0,vendo, ano 2009, prata, flex,automático, completo, ar di-gital, airbag duplo, rodasliga leve, cd, cibié, 65.000km,impecável, R$ 39.800,00. Tr.(45) 9986-9262.

BIZ 125, vendo, bom es-tado, R$ 3.300,00. Tr. (45)9107-3865 com Scharles.

CB 500, vendo ou troco,ano 2000, preta, escapa-mento original e esportivo,ótimo estado de conserva-ção, valor a combinar. Tr. (45)9982-1292 com Marcio.

CG 125 FAN ES, vendo,ano 2010, preta, c/ partida,R$ 4.400,00, aceito propos-ta. Tr. (45) 9941-3550.

CG BOLINHA 125, vendo,ano 80, vermelha, R$2.900,00, aceito troca. Tr.(45) 9941-3550.

NX 400 FALCON, vendo,ano 2001, vermelha, R$7.800,00, aceito troca. Tr.(45) 9941-3550.

TWISTER, vendo, ano2004, pneus novos, ótimoestado, valor a combinar. Tr.(45) 9919-8565 com Cicero.

XRE 300, vendo, ano2009/10, 5.500km, R$11.000,00. Tr. (45) 9923-0762 com Jair.

XTZ 125, vendo, ano2004, azul, c/ partida, freio adisco, R$ 3.700,00, aceitotroca. Tr. (45) 9941-3550.

ANTENAS, instalações,manutenção e assistênciatécnica de aparelhos e ante-nas parabólicas e digitais,az-box, az-américa, bravo +,bravissimo, etc, atendo MCRe região, interessados. Tr.(45) 9934-4624 com Gilson.

ASSOCIAÇÃO, alugo, c/piscina, área de festas,perto da cidade, valor acombinar. Tr. (45) 9942-5639 com Maria.

BARCO, vendo, Alumi-nium, 6m, motor 15hp, ano2012, c/ carretinha, R$7.500,00. Tr. (45) 9982-7554.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ automó-vel, crédito R$ 75.355,00,entrada R$ 25.500,00, as-sume 38 parcelas deR$ 1.867,00. Tratar (45)3254-5050 ou 9999-4847na CredCerto.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ imóvel,créd i to R$ 108.200,00,ent rada R$ 27.800,00,assume 82 parcelas deR$ 1.650,16. Tr. (45)3254-5050 ou 9999-4847na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO ,vendo, p/ automóvel, crédi-to R$ 25.668,00, assume70 parcelas, 1ª a 4ª de R$513,63, demais parcelasde R$ 449,46. Tr. (45)3254-5050 ou 9999-4847na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO ,vendo, p/ moto, crédito R$10.000,00, assume 70parcelas, 1ª a 4ª de R$202,47, demais parcelasde R$ 177,47. Tr. (45)3254-5050 ou 9999-4847na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, ven-do, sem taxa de adesão,crédito R$ 300.000,00, pra-zo 133 meses, parcelas apartir da 5ª de R$ 3.114,43.Tratar (45) 9842-5000 c/Tânia ou 3254-5000 naCerto Imóveis.

CONSTRUÇÃO, vendo,em madeira, 18x25, c/ te-souras em madeira de pe-roba, antigo clube Cercu-ris, em Novo Rio do Sul,Mercedes, R$ 18.000,00.Tr. (45) 9974-1401.

FAÇO serviços de pintu-ras, residencial e comerci-al, interessados. Tr. (45)9979-5511 com Mauro.

FILHOTE, vendo, Pins-cher, nº 1, R$ 180,00. Tr.(45) 9967-5251.

FILHOTES , vendo,Yorkshire, vacinados, va-lor a combinar. Tr. (45)9950-5433 com Sirlei.

LANCHA, vendo, Alumi-barcos, 17 pés, motor85hp, Yamaha, c/ carre-ta, valor a combinar. Tr.(45) 9904-2224.

LIMPA PISO, polimento,t i ra manchas, r iscos eencardidos da superfíciedo porcelanato, cerâmi-ca, gran i to , pedras emgeral, polimento de gra-ni t i lha e concreto, inte-ressados. Tr. (45) 9934-8875 ou 9105-2280.

LOJA DE ROUPAS, ven-do, mascul ina e femini-na, completa ou somenteinstalações, em funcio-namento, ótima localiza-ção, no centro, em Tole-do, valor a combinar. Tr.(45) 9967-4488.

LOJA DE ROUPAS, ven-do, R. 7 de Setembro, nº576, centro, MCR, valor acombinar, aceito carro outerreno. Tr. (45) 9995-5557 com Marcos.

MÁQUINA DE SORVETE,vendo, I ta l iano, usada,ótimo estado, c/ garantia,R$ 12.000,00, pode serparcelado. Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

OFERTA DE TRABALHOp/ baba, interessadas. Tr.(45) 9977-6746.

OFERTA DE TRABALHOp/ cozinheira, c/ experiên-cia, de segunda à sába-do, horário comercial, in-teressadas. Tratar (45)9938-1174 com Carla.

OFERTA DE TRABALHO p/mecânico, interessados. Tr.(45) 9904-4099 com Jandir.

OFERTA DE TRABALHOp/ marmoreiro, na R. RioGrande do Sul, nº 5980, in-teressados. Tr. (45) 3254-5816 ou 9967-5251.

OFERTA DE TRABALHOp/ operador de escavadei-ra hidráulica, c/ experiên-cia, interessados. Tr. (45)9932-0786 ou 3254-8634.

OFERTA DE TRABALHOp/ operador de pá carrega-deira, c/ experiência, inte-ressados. Tr. (45) 9932-0786 ou 3254-8634.

OFERTA DE TRABALHOp/ técnico de refrigeração,interessados. Tr. (45)9904-4099 com Jandir.

OFERTA DE TRABALHOp/ vendedor interno, inte-ressados. Tr. (45) 3254-2960 com José ou Rita.

OFERTA DE TRABALHOp/ vendedor interno, inte-ressados. Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

VENDO , máquinas decostura, galoneira, overlo-ck, corta-viés, c/ estoquede tecidos e aviamentos,móveis para loja, motivode mudança, valor a com-binar. Tr. (45) 9959-1676ou 3254-8539.

VIOLÃO, vendo, novo,Giannini gnfx, elétrico, c/pequeno detalhe estético,cor natural, R$ 290,00,preço de ocasião. Tr. (45)3254-0888 com Veruska.

FORRAGEIRA, vendo, demilho, usada, revisada,valor a combinar. Tr. (45)9935-2343.

Page 44: 12 27 2013