11374_simulado da páscoa cejas (1)

68
SIMULADO DA PÁSCOA  CEJAS! Estimados Amigos! Esse é o nosso Simulado da Páscoa! O ideal é que seja feito de uma única vez, no período de 5 horas, sem qualquer consult a, exatamente como acontece na prova da 1ª Fase. Porém, se isso não for possível, será também MUITO VÁLIDO que você responda às questões, ainda que em partes, como forma de treino para a prova do dia 3 de Abril. O principal objetivo desse Simulado é realizar (mais uma!) revisão para a prova, além de todo o estudo que vocês têm feito conosco nos nossos diversos e exitosos cursos preparatórios  da OAB, dentre os quais, o Curso Regular; Intensivo; Treine Mais Com o CEJAS e, atualmen te, o festejado PROJETO REVISÃO, disponível no WWW.CEJASTV.COM.BR, com o COMBO de Ética, a Revisão de Véspera e 10 aulas de revisão das principais matérias. A correção desse Simulado será feita pelos Professores do CEJAS através do PERISCOPE @cejasonline, em gravações sucessivas a partir da segunda-feira, dia 28 de Março. Sigam o nosso perfil no periscope e fiquem ligados! Para os amigos que preferirem, até a noite da quarta-feira, dia 30 de Março, postare mos os respectivos vídeos de correção na nossa conta do youtube com o nome: SIMULADO DA PÁSCOA  CEJAS  XIX EXAME. Aproveitamos o ensejo para convidá-los para a nossa REVISÃO DE VÉSPERA, que será transmitida AO VIVO, On Line para TODO O BRASIL, pelo nosso site WWW.CEJASTV.COM .BR, no dia 2 de Abril de 2016, a partir das 8 horas da manhã. Se você ainda não é nosso aluno, basta se cadastrar no site para ter acesso GRAUITAMEN TE!!! Enfim, sejam todos MUITO BEM VINDOS à sua Família CEJAS! Desejamos uma Páscoa abençoada, com a presença do Próprio Cristo nos lares e nos corações de cada um de vocês! Abraços! Equipe CEJAS!

Upload: jessicarol72

Post on 03-Mar-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 1/68

SIMULADO DA PÁSCOA  CEJAS!

Estimados Amigos!

Esse é o nosso Simulado da Páscoa!

O ideal é que seja feito de uma única vez, no período de 5 horas, sem qualquer consulta,exatamente como acontece na prova da 1ª Fase.

Porém, se isso não for possível, será também MUITO VÁLIDO que você responda às questõesainda que em partes, como forma de treino para a prova do dia 3 de Abril.

O principal objetivo desse Simulado é realizar (mais uma!) revisão para a prova, alémde todo oestudo que vocês têm feito conosco nos nossos diversos e exitosos cursos preparatórios da OAB,dentre os quais, o Curso Regular; Intensivo; Treine Mais Com o CEJAS e, atualmente, o festejadoPROJETO REVISÃO, disponível no WWW.CEJASTV.COM.BR, com o COMBO de Ética, aRevisão de Véspera e 10 aulas de revisão das principais matérias.

A correção desse Simulado será feita pelos Professores do CEJAS através do PERISCOPE@cejasonline, em gravações sucessivas a partir da segunda-feira, dia 28 de Março.

Sigam o nosso perfil no periscope e fiquem ligados!

Para os amigos que preferirem, até a noite da quarta-feira, dia 30 de Março, postaremos osrespectivos vídeos de correção na nossa conta do youtube com o nome: SIMULADO DAPÁSCOA  CEJAS  XIX EXAME.

Aproveitamos o ensejo para convidá-los para a nossa REVISÃO DE VÉSPERA, que serátransmitida AO VIVO, On Line para TODO O BRASIL, pelo nosso site WWW.CEJASTV.COM.BR,

no dia 2 de Abril de 2016, a partir das 8 horas da manhã.

Se você ainda não é nosso aluno, basta se cadastrar no site para ter acesso GRAUITAMENTE!!!

Enfim, sejam todos MUITO BEM VINDOS à sua Família CEJAS!

Desejamos uma Páscoa abençoada, com a presença do Próprio Cristo nos lares e nos coraçõde cada um de vocês!

Abraços!

Equipe CEJAS!

Page 2: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 2/68

ESTATUTO DA ORDEM

01. O advogado Caio atuou como defensorde um réu preso, sendo que, por dificuldadesde agenda, substabeleceu com reservas depoderes para um colega advogado de suaconfiança, para comparecer à audiênciaperante a Justiça Criminal. O cliente/réu aose deparar com outro advogado que nãoaquele que havia contratado, manifestouirresignação afirmando que iria encaminhar ocaso para analise disciplinar da OAB. Maisainda, afirmou que não pagaria os honoráriosque foram pactuados em contrato escrito.

À luz do Estatuto da OAB e do Código deÉtica e Disciplina, é correto afirmar:

a) É infração disciplinar substabelecer comreserva de poderes sem o conhecimento docliente. Poderá o advogado Caio protestar otítulo junto ao cartório.

b) É infração disciplinar substabelecer comreserva de poderes sem o conhecimento docliente. Não poderá o advogado Caioprotestar o título junto ao Cartório.

c) Não constitui infração disciplinarsubstabelecer com reserva de poderes sem oconhecimento do cliente por ser ato pessoaldo advogado. Poderá o advogado Caioprotestar o título junto ao cartório, por serpermitido levar a protesto verba honorária.

d) Não constitui infração disciplinar

substabelecer com reserva de poderes sem oconhecimento do cliente por ser ato pessoaldo advogado. Não poderá o advogado Caioprotestar o título junto ao Cartório, por servedado o protesto de verba honorária.

02. O advogado Armando, jovem na carreirae sem ter conhecimento de qual a quantia aser cobrada do cliente no ato da assinaturada procuração, pediu opinião ao seu colegaJurandir em como proceder. Jurandir

respondeu que, conforme previsão da Lei8906/94, a cobrança deve ser:

a) 50% deve ser cobrado no início e 50% aofinal da causa com o transito em julgado.

b) 20% no ínicio e 80% ao final, podendo,dependendo de autorização especial daOAB, ser possível perceber mais valores doque o cliente, caso tenha sido ação de alta

Page 3: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 3/68

complexidade técnica.

c) um terço no início dos trabalhos com aassinatura do contrato, um terço na sentençae o resto ao final. É vedado ao advogadoperceber mais benefícios do que o cliente,conforme disposição da clausula quota litis.

d) 10% no início e 90% ao final, podendo, seassim for de interesse, receber maisvantagens do que o cliente, do produto totalda ação.

03. O advogado Caio Rolando da Rocha esua sócia Gema Clara das Neves defendemos interesses da cliente Josilca Caldo emprocedimento investigativo contra si junto ao

Page 4: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 4/68

Banco Central. Munidos de instrumento deprocuração, acompanhavam asinvestigações, sendo que foramsurpreendidos com despacho da Autoridadeque presidia a investigação de que não seria,franqueado acesso a investigação emandamento. À luz das prerrogativas vigentesdos advogados, é correto afirmar que.

a) É vedado ao advogado assistir a seusclientes investigados durante a apuração deinfrações, sob pena de nulidade absoluta dorespectivo interrogatório ou depoimento e,subsequentemente, de todos os elementosinvestigatórios e probatórios dele decorrentesou derivados, direta ou indiretamente,podendo, inclusive, no curso da respectivaapuração, não sendo possível apresentarrazões e quesitos.

b) a autoridade competente poderá delimitaro acesso do advogado aos elementos deprova relacionados a diligências em

andamento e ainda não documentados nosautos, quando houver risco decomprometimento da eficiência, da eficáciaou da finalidade das diligências.

c) Em hipótese alguma a autoridadecompetente poderá delimitar o acesso doadvogado aos elementos de provarelacionados a diligências em andamento eainda não documentados nos autos, mesmoquando houver risco de comprometimento daeficiência, da eficácia ou da finalidade dasdiligências, pois ao advogado é permitido

lavrar a defesa do clienteindependentemente de colocar em risco aeficácia dessa diligencia em andamento.

d) O advogado não deve ter acesso, semexceção alguma, a diligencias emandamento, pois tais atos são sigilosos.

04. Nos processos disciplinares da OAB,acerca do lapso temporal das instruçõesprocessuais nas representações é correto

afirmar.

a) A prescrição ocorre em 05 anos, sendoque se interrompe pela instauração deprocesso disciplinar ou pela notificação válidafeita diretamente ao representado e peladecisão absolutória recorrível de qualquerórgão julgador da OAB.

b) A prescrição ocorre em 03 anos, sendo

Page 5: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 5/68

que se interrompe pela instauração deprocesso disciplinar ou pela notificação válidafeita diretamente ao representado e peladecisão absolutória recorrível de qualquerórgão julgador da OAB.

c) A prescrição ocorre em 05 anos, sendoque se interrompe pela instauração deprocesso disciplinar ou pela notificação válidafeita diretamente ao representado e peladecisão condenatória recorrível de qualquerórgão julgador da OAB.

d) A prescrição ocorre em 05 anos, sendoque se interrompe pela instauração

Page 6: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 6/68

nomeação da Comissão de apuração ou pelanotificação válida feita diretamente aorepresentado e pela decisão absolutóriarecorrível ao Poder Judiciário.

05. Sobre sociedades de advogados écorreto afirmar:

a) Os advogados podem reunir-se emsociedade simples de prestação de serviçosde advocacia ou constituir sociedadeunipessoal de advocacia. A sociedade deadvogados e a sociedade unipessoal deadvocacia adquirem personalidade jurídicacom o registro aprovado dos seus atosconstitutivos no Conselho Seccional da OABem cuja base territorial tiver sede.

b) Os advogados podem reunir-se emsociedade anônima de prestação de serviçosou limitada de advocacia ou constituir

sociedade pluripessoal de advocacia. Asociedade de advogados e a sociedadepluripessoal de advocacia adquirempersonalidade jurídica com o registroaprovado dos seus atos constitutivos noConselho da Junta Comercial em cuja baseterritorial tiver sede.

c) Os advogados podem reunir-se emsociedade simples de prestação de serviçosde advocacia ou constituir sociedadeunipessoal de advocacia, na formadisciplinada nesta Lei e no regulamento

geral. A sociedade de advogados e asociedade unipessoal de advocacia adquirempersonalidade jurídica com o registroaprovado dos seus atos constitutivos naJunta Comercial em cuja base territorial tiversede.

d) Os advogados podem reunir-se emsociedade Limitada de prestação de serviçosde advocacia ou constituir sociedadeunipessoal de advocacia limitada. Asociedade de advogados e a sociedadeunipessoal de advocacia adquirem

personalidade jurídica com o registro junto aosetor de processos disciplinares do Conselhoda Subseção da OAB em cuja base territorialtiver sede.

06. Constitui infração disciplinar:

a) valer-se de agenciador de causas,

Page 7: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 7/68

mediante participação nos honorários areceber; angariar ou captar causas, com ousem a intervenção de terceiros; advogarcontra literal disposição de lei, presumindo-sea boa-fé quando fundamentado nainconstitucionalidade.

b) valer-se de agenciador de causas nãoconstitui infração disciplinar mas sim formalícita de obter clientes com ou sem aintervenção de terceiros; advogar contraliteral disposição de lei é possível mesmoquando fundamentado nainconstitucionalidade.

b) valer-se de agenciador de causas pode,

Page 8: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 8/68

desde que respeite a cláusula da quota litis;é possível advogar contra literal disposiçãode lei, independentemente da suafundamentação.

c) valer-se de agenciador de causas,mediante participação nos honorários areceber; angariar ou captar causas, com ousem a intervenção de terceiros; advogarcontra literal disposição de lei, dependendoda fé e da religião da parte envolvida naação.

d) valer-se de cartão de visitas, para entregarpessoalmente a quem solicite; inserir placaindicativa do escritório no endereço domesmo; advogar na área cível, criminal ouadministrativa.

07. O advogado Tício foi se inscrever naOAB da Seccional onde pretende atuar, e

para tanto levou a seguinte documentação efez prova de:

a) capacidade civil; diploma ou certidão degraduação em direito, obtido em instituiçãode ensino oficialmente autorizada ecredenciada; aprovação em Exame deOrdem; não exercer atividade incompatívelcom a advocacia; idoneidade moral; prestarcompromisso perante o conselho.

b) capacidade civil; diploma não sendopossível outro documento para substituí-lo,

pois sem diploma não se inscreve na Ordemdos Advogados; aprovação em Exame deOrdem; não exercer atividade incompatívelcom a advocacia; idoneidade moral; prestarcompromisso perante o conselho

c) capacidade civil; diploma ou certidão degraduação em direito, obtido em instituiçãode ensino oficialmente autorizada ecredenciada; aprovação em Exame deOrdem; não exercer atividade incompatívelcom a advocacia; idoneidade moral, sendopossível delegar o compromisso perante o

conselho a terceira pessoa.

d) incapacidade civil; diploma sendoimpossível a apresentação de outrodocumento para substituí-lo; reprovação emExame de Ordem; exercer atividadeincompatível com a advocacia; idoneidademoral; prestar compromisso perante a PolíciaFederal.

Page 9: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 9/68

 

08. Sobre as prerrogativas no Advogadoprevistas no artigo 7º do EAOAB é corretoafirmar:

a) exercer, com liberdade, a profissãoapenas na Seccional de sua inscriçãoprincipal. Ter respeitada a inviolabilidade deseu escritório ou local de trabalho, de seusarquivos e dados, de sua correspondência,suas comunicações, inclusive telefônicas,salvo caso de busca ou apreensãodeterminada por magistrado e acompanhadade representante da OAB e a inviolabilidadede seu escritório ou local de trabalho, bem

Page 10: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 10/68

como de seus instrumentos de trabalho, desua correspondência escrita, eletrônica,telefônica e telemática, desde que relativasao exercício da advocacia.

b) exercer, com liberdade, a profissãoapenas na Subseção de sua inscriçãoprincipal. Ter respeitada a inviolabilidade deseu escritório ou local de trabalho, de seusarquivos e dados, de sua correspondência,suas comunicações, inclusive telefônicas,salvo caso de busca ou apreensãodeterminada por magistrado e acompanhadade representante da OAB e a inviolabilidadede seu escritório ou local de trabalho, bemcomo de seus instrumentos de trabalho, desua correspondência escrita, eletrônica,telefônica e telemática, desde que relativasao exercício da advocacia.

c) exercer, com liberdade, a profissão emtodo território nacional, mesmo ultrapassando5 ações por ano. Ter respeitada a

inviolabilidade de seu escritório ou local detrabalho, de seus arquivos e dados, de suacorrespondência, suas comunicações,inclusive telefônicas, salvo caso de busca ouapreensão determinada por magistrado eacompanhada de representante da OAB e ainviolabilidade de seu escritório ou local detrabalho, bem como de seus instrumentos detrabalho, de sua correspondência escrita,eletrônica, telefônica e telemática, desde querelativas ao exercício da advocacia.

d) exercer, com liberdade, a profissão em

todo território nacional. Ter respeitada ainviolabilidade de seu escritório ou local detrabalho, de seus arquivos e dados, de suacorrespondência, suas comunicações,inclusive telefônicas, salvo caso de busca ouapreensão determinada por magistrado eacompanhada de representante da OAB e ainviolabilidade de seu escritório ou local detrabalho, bem como de seus instrumentos detrabalho, de sua correspondência escrita,eletrônica, telefônica e telemática, desde querelativas ao exercício da advocacia.

09. Caio Tício de Andrade pretende criarsociedade de advogados. A dúvida é quantoao nome. Consultando o Estatuto daAdvocacia, Caio se depara com a seguintesituação prevista em Lei.

a) A razão social deve ter, obrigatoriamente,o nome de, pelo menos, um advogado

Page 11: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 11/68

responsável pela sociedade, podendopermanecer o de sócio falecido, desde queprevista tal possibilidade no ato constitutivo.A denominação da sociedade unipessoal deadvocacia deve ser obrigatoriamenteformada pelo nome do seu titular, completoou parcial, com a expressão SociedadeIndividual de Advocacia.

b) A razão social deve ter, obrigatoriamente,o nome de, pelo menos, um advogadoresponsável pela sociedade, não podendo

Page 12: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 12/68

permanecer o de sócio falecido. Já nasociedade unipessoal de advocacia épossível permanecer o nome do sóciofalecido.

c) A razão social deve ter, obrigatoriamente,o nome de, pelo menos, um advogadoresponsável pela sociedade, podendopermanecer o de sócio falecido, desde queprevista tal possibilidade no ato constitutivo.A denominação da sociedade unipessoal deadvocacia deve ser obrigatoriamenteformada pelo nome do seu titular ou suasiniciais com a expressão SociedadeIndividual de Advocacia.

d) A razão social deve ter um nome original,pois não é possível nome de fantasiarepetido, ou seja, um nome que já tenha sidoregistrado anteriormente. Os nomes dassociedades, caso se pretenda um nome defantasia, devem respeitar a dignidade daadvocacia, devendo ser preferencialmente

palavras em latim ou ligadas ao direito.

10. Compete ao Conselho Federal da OAB:

a) Elaborar os regimentos internos dasSeccionais, Subseções e das Caixas deAssistência dos Advogados.

b) Elaborar os regimentos internos dasSeccionais, Subseções e das Caixas deAssistência dos Advogados, sendo vedada a

criação de Seccionais.

c) Editar ou alterar o Código de Ética daAdvocacia, editar Provimentos e criar, porResolução, as Seccionais.

d) Elaborar os regimentos internos dosadvogados aposentados, alienar com aaprovação do presidente da Ordem os bensimóveis e criar os Tribunais de Ética dasSeccionais.

QUESTÕES FILOSOFIA DO DIREITO

11. (OAB/FGV XVII Exame) Hans Kelsen, aoabordar o tema da interpretação jurídica noseu livro Teoria Pura do Direito, fala em atode vontade e ato de conhecimento. Emrelação à aplicação do Direito por um órgãojurídico, assinale a afirmativa correta dainterpretação.

Page 13: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 13/68

A) Prevalece como ato de conhecimento,pois o Direito é atividade científica e, assim,capaz de prover precisão técnica no âmbitode sua aplicação por agentes competentes.

B) Predomina como puro ato deconhecimento, em que o agente escolhe,conforme seu arbítrio, qualquer norma queentenda como válida e capaz de regular ocaso concreto.

C) A interpretação cognoscitiva combina-se aum ato de vontade em que o órgão aplicadorefetua uma escolha entre as possibilidadesreveladas por meio da mesma interpretaçãocognoscitiva.

D) A interpretação gramatical prevalececomo sendo a única capaz de revelar o

Page 14: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 14/68

conhecimento apropriado da mens legis.

12. (OAB/FGV XVI Exame) O Art. 126 doCPC afirma que o juiz não se exime desentenciar ou despachar alegando lacuna ouobscuridade da lei. A questão das lacunastambém é recorrente no âmbito dos estudosda Filosofia e da Teoria Geral do Direito. Ojusfilósofo Norberto Bobbio, no livro Teoria doOrdenamento Jurídico apresenta um estudosobre essa questão.

O autor denomina por lacuna ideológica afalta de uma norma:

A) legitimamente produzida pelo legisladordemocrático.

B) justa, que enseje uma solução satisfatóriaao caso concreto.

C) que atenda às convicções ideológicaspessoais do juiz.

D) costumeira, que tenha surgido de práticassociais inspiradas nos valores vigentes.

QUESTÕES CONSTITUCIONAL

13. Janaína é filha de brasileiros, masnasceu em país estrangeiro uma vez que suamãe estava a serviço da República

Federativa do Brasil. Considerando asituação proposta, assinale a opçãoCORRETA:

a) Janaína não é brasileira nata, mas poderárequerer sua naturalização, desde que residano Brasil por um ano ininterrupto.

b) Janaína é brasileira nata, mesmo que anacionalidade de sua mãe tenha sidoadquirida por naturalização.

c) Janaína é brasileira nata, salvo se a

nacionalidade de sua mãe tiver sidoadquirida por naturalização.

d) Janaína só será brasileira nata se tivernascido em países originários de línguaportuguesa, como, por exemplo, em Angola.

14. A investidura no cargo de Presidente da

Page 15: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 15/68

República se dá por meio de eleições diretasem primeiro ou segundo turnos, mas a perdado mandato pode ser provocada por extinçãoou cassação. No que concerne à cassaçãodo mandato presidencial, assinale aalternativa CORRETA.

a) O mandato presidencial pode ser cassadopela condenação por crime comum,suspensão ou perda dos direitos políticos enão comparecimento para a investidura nocargo eletivo.

b) Admitida a acusação contra o Presidenteda República, por maioria simples da Câmarados Deputados, será ele submetido ajulgamento perante o Supremo TribunalFederal, nas infrações penais comuns, ouperante o Senado Federal, nos crimes deresponsabilidade.

c) O mandato presidencial é cassado pelacondenação por crime comum, por decisãoirrecorrível do Superior Tribunal de Justiça.

Page 16: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 16/68

d) O Presidente da República não pode serresponsabilizado por atos estranhos aoexercício de suas funções na vigência de seumandato.

15. Considerando as disposições trazidas naConstituição Federal de 1988, assinale aalternativa correta:

a) Admitida a acusação contra o presidenteda República, por dois terços da Câmara dosDeputados, será ele suspenso de suasfunções e submetido a julgamento perante oSenado Federal, nos casos de crimes deresponsabilidade.

b) Não se admite que o impetrante desista daação de mandado de segurança semaquiescência da autoridade apontada comocoatora ou da entidade estatal interessada,após prolação de sentença de mérito.

c) Habeas data não é garantia constitucionaladequada para obtenção de dadosconcernentes ao pagamento de tributos dopróprio contribuinte constantes de sistemasinformatizados de apoio à arrecadação dosórgãos da administração fazendária dosentes estatais.

d) Embora as CPIs possuam poderes deinvestigação próprios das autoridadesjudiciais, é vedada à CPI criada porassembleia legislativa de estado a quebra de

sigilo de dados bancários dos investigados.

16. No que concerne às responsabilidades,prerrogativas e imunidades da presidência daRepública, assinale a alternativa CORRETA:

a) O presidente não será submetido à prisão,cautelar ou por sentença condenatóriadefinitiva, enquanto estiver no exercício desuas funções.

b) O Presidente da República, na vigência deseu mandato, não pode ser responsabilizadopor atos estranhos ao exercício de suasfunções, exceto em relação aos crimescomuns, cujo julgamento caberá ao STF.

c) O Presidente da República poderá serinvestigado por juiz de primeiro grau quandocometer crime em concurso de agentes compessoa sem foro por prerrogativa de função.

Page 17: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 17/68

d) São crimes de responsabilidade os atos doPresidente da República que atentem contraa probidade na administração.

17. Em relação à Súmula Vinculante, pode-se afirmar que:

a) o efeito vinculante da súmula se estendeaos Poderes Executivo, Legislativo e aoPoder Judiciário.

b) do ato administrativo ou judicial quecontrariar súmula vinculante caberá,respectivamente, reclamação e recursoextraordinário.

c) o cancelamento de Súmula poderá serprovocado pelo Governador do Estado.

d) partido político com representação no

Page 18: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 18/68

Congresso Nacional pode interporreclamação constitucional contra texto ouentendimento de Súmula Vinculante.

18. A ADPF - Arguição de Descumprimentode Preceito Fundamental , segundo oSupremo Tribunal Federal,

a) não pode ter natureza equivalente àsações declaratórias de inconstitucionalidade.

b) é um tipo de ação, ajuizadaexclusivamente no STF, que tem por objetoevitar ou reparar lesão a preceitofundamental, resultante de ato do PoderPúblico.

c) possui os mesmos legitimados para ajuizá-la que os da ação declaratória deinconstitucionalidade, salvo o Presidente daRepública.

d) pode questionar a constitucionalidade deuma norma perante a Constituição Federal,mas tal norma deve ser federal e posterior àConstituição vigente.

QUESTÕES DIREITOS HUMANOS

19. A respeito dos direitos humanos em

âmbito internacional, assinale a alternativacorreta.

a) A limitação do poder, quando previsto naConstituição, garante por si só o respeito aosdireitos humanos.

b) Já antes do fim da II Guerra Mundialocorreu a internacionalização dos direitoshumanos, com a limitação dos poderes doEstado a fim de garantir o respeito integralaos direitos fundamentais da pessoahumana.

c) A internacionalização dos direitoshumanos impõe que o Estado, e não oindivíduo, que seja sujeito de direitosinternacional.

d) A criação de normas de proteçãointernacional no âmbito dos direitos humanospossibilita a responsabilização do Estadoquando as normas nacionais forem omissas.

Page 19: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 19/68

 

20. O Pacto Internacional dos DireitosEconômicos, Sociais e Culturais e o PactoInternacional dos Direitos Civis e Políticospreveem em seu texto mecanismos deproteção, efetivação e monitoramento dosDireitos Humanos consagrados em seusrespectivos textos. É correto afirmar que, emambos os pactos, encontra-se o seguintemecanismo :

a) envio de relatórios sobre medidasadotadas e progressos alcançados.

b) acusação de regresso de proteção dosdireitos, que poderá ser protocolada porqualquer Estado-parte, inclusive o próprioanalisado.

c) sistemática de petições, que deverão serelaboradas e protocoladas por um Estado-parte diferente daquele que está sendo

Page 20: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 20/68

acusado.

d) envio de relatórios sobre medidasadotadas e progressos alcançados, quedeverão ser elaborados e protocolados porum Estado-parte diferente daquele que estásendo analisado.

QUESTÕES DIREITO INTERNACIONAL

21. Ricardo, brasileiro naturalizado, mora nacidade do Rio de Janeiro há 9 (nove) anos.Em visita a parentes italianos, conheceGiulia, residente em Roma, com quem passaa ter um relacionamento amoroso. Após 3(três) anos de namoro a distância, ficamnoivos e celebram matrimônio em territórioitaliano. De comum acordo, o casalestabelece seu primeiro domicílio em SãoPaulo, onde ambos possuem oportunidadesde trabalho.

À luz das regras de Direito InternacionalPrivado, veiculadas na Lei de Introdução àsNormas do Direito Brasileiro (LINDB), nãohavendo pacto antenupcial, assinale a opçãoque indica a legislação que irá reger o regimede bens entre os cônjuges.

A) Aplicável a Lei italiana, haja vista quenenhum dos cônjuges é brasileiro nato.

B) Aplicável a Lei italiana, em razão do localem que foi realizado o casamento.

C) Aplicável a Lei brasileira, em razão dodomicílio do cônjuge varão.

D) Aplicável a Lei brasileira, porque aquiconstituído o primeiro domicílio do casal.

22. Carlos, brasileiro naturalizado, tendorenunciado à sua anterior nacionalidade,casou-se com Tatiana, de nacionalidadealemã. Em razão do trabalho na iniciativa

privada, Carlos foi transferido para o Chile,indo residir lá com sua mulher. Em15/07/2011, em território chileno, nasceu aprimeira filha do casal, Cláudia, que foiregistrada na Repartição Consular do Brasil.

A teor das regras contidas na ConstituiçãoBrasileira de 1988, assinale qual a situaçãode Cláudia quanto à sua nacionalidade.

Page 21: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 21/68

A) Cláudia não pode ser consideradabrasileira nata, em virtude de a nacionalidadebrasileira de seu pai ter sido adquirida demodo derivado e pelo fato de sua mãe serestrangeira.

B) Cláudia é brasileira nata, pelo simples fatode o seu pai, brasileiro, ter se mudado pormotivo de trabalho.

C) Cláudia somente será brasileira nata sevier a residir no Brasil e fizer a opção pelanacionalidade brasileira após atingir amaioridade.

D) Cláudia é brasileira nata, não constituindoóbice o fato de o seu pai ser brasileironaturalizado e sua mãe, estrangeira.

QUESTÕES DIREITO TRIBUTÁRIO

23. As contribuições sociais são tributos

Page 22: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 22/68

vinculados de competência da União,podendo-se afirmar sobre elas que:

a) sendo de competência exclusiva da União,é vedado aos Municípios instituirContribuição Social para o custeio deiluminação pública.

b) sendo de competência exclusiva da União,é vedado aos Estados instituir tal tributo ecobrar dos seus servidores para o custeio doregime próprio de previdência.

c) As contribuições sociais e de intervençãono domínio econômico não incidirão sobre asreceitas decorrentes de exportação.

d) não poderão ter a mesma base de cálculode impostos, conforme vedação estipuladano art. 145, § 2º da CF/88.

24. De acordo com o CTN são sujeitospassivos da obrigação tributária oContribuinte e o Responsável Tributário,sendo este último terceira pessoadeterminada em lei que se encontravinculada ao fato gerador. Sobre aresponsabilidade tributária é incorreto afirmarque:

a) Os créditos tributários relativos a impostoscujo fato gerador seja a propriedade, odomínio útil ou a posse de bens imóveis, ebem assim os relativos a taxas pela

prestação de serviços referentes a tais bens,ou a contribuições de melhoria, subrogam-sena pessoa dos respectivos adquirentes, salvoquando conste do título a prova de suaquitação.

b) A pessoa natural ou jurídica de direitoprivado que adquirir de outra, por qualquertítulo, fundo de comércio ou estabelecimentocomercial, industrial ou profissional, econtinuar a respectiva exploração, sob amesma ou outra razão social ou sob firma ounome individual, responde pelos tributos,

relativos ao fundo ou estabelecimentoadquirido, devidos até à data do atointegralmente, se o alienante cessar aexploração do comércio, indústria ouatividade, ou subsidiariamente com oalienante, se este prosseguir na exploraçãoou iniciar dentro de seis meses a contar dadata da alienação, nova atividade no mesmoou em outro ramo de comércio, indústria ouprofissão.

Page 23: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 23/68

c) São pessoalmente responsáveis peloscréditos correspondentes a obrigaçõestributárias resultantes de atos praticados comexcesso de poderes ou infração de lei,contrato social ou estatutos os diretores,gerentes ou representantes de pessoasjurídicas de direito privado.

d) A pessoa jurídica de direito privado queresultar de fusão, transformação ouincorporação de outra ou em outra éresponsável pelos tributos devidos até à datado ato pelas pessoas jurídicas de direitoprivado fusionadas, transformadas ou

Page 24: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 24/68

incorporadas, excluindo-se, na forma doentendimento do STJ, as multas moratóriasou punitivas referentes a fatos geradoresocorridos até a data da sucessão.

25. A imunidade tributária é uma delimitaçãonegativa na competência tributária. E sobretal instituto pode-se afirmar:

a) A imunidade é decorrente de lei e salvo seconcedida por prazo certo e em função dedeterminadas condições, pode ser revogadaou modificada por lei, a qualquer tempo.

b) A imunidade recíproca, de acordo com oposicionamento do STF, estende-se asSociedades de Economia Mista que praticamatividade econômica.

c) A chamada imunidade musical aplica-se afonogramas e videofonogramas musicais

produzidos no Brasil contendo obrasmusicais ou literomusicais de autoresbrasileiros e/ou obras em geral interpretadaspor artistas brasileiros bem como os suportesmateriais ou arquivos digitais que oscontenham.

d) A chamada imunidade musical aplica-se afonogramas e videofonogramas musicaisproduzidos no Brasil contendo obrasmusicais ou literomusicais de autoresbrasileiros e estrangeiros, contanto, nesteúltimo caso, que sejam produzidas no Brasil.

26. Dentre outra hipóteses, o CréditoTributário extingue-se pela decadência eprescrição, podendo-se afirmar sobre taisinstitutos que:

a) Prescreve o direito do Fisco lançar otributo, tendo o seu termo inicial no primeirodia do exercício subsequente aquele em queo fato gerador ocorreu.

b) Tratando-se de tributo sujeito alançamento por homologação, se nãodeclarado o lançamento pelo contribuinte nadata do fato gerador, o prazo decadencialquinquenal do Fisco inicia-se no primeiro diado exercício subsequente aquele em que ofato gerador ocorreu.

c) Inscrito o crédito tributário em dívida ativa,suspende-se por seis meses o prazo

Page 25: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 25/68

prescricional.

d) Nos tributos sujeitos a lançamento porhomologação, o prazo prescricional inicia-seno inicia-se no primeiro dia do exercíciosubsequente aquele em que o fato geradorocorreu.

DIREITO ADMINISTRATIVO

27. Sobre a responsabilidade extracontratualdo Estado, responda a opção correta:

a) O Estado responde por danosocasionados apenas por comportamentosilícitos, tanto por ação, quanto por omissão;

b) A ação ordinária que busca a reparaçãode danos sofridos pela vítima, prescreve no

Page 26: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 26/68

prazo de 3 (três) anos;

c) A ação ordinária que busca a reparação dedanos sofridos pela vítima, pode ser propostacontra o agente responsável pelo dano, oqual também pode ser acionado pelo Estado,em atenção ao princípio da dupla garantia;

d) O Estado responde pelos danos que seusagentes, nessa qualidade, causam aterceiros, assegurado o direito de regressocontra o agente responsável, em casos dedolo ou culpa.

28. No que tange ao tema deresponsabilidade contratual envolvendo aAdministração Pública e das empresas porela contratadas, responda:

A) a inadimplência do contratado, comreferência aos encargos fiscais e comerciais

não transfere à Administração Pública aresponsabilidade por seu pagamento, nempoderá onerar o objeto do contrato ourestringir a regularização e o uso das obras eedificações, inclusive perante o Registro deImóveis;

B) a Administração Pública respondesubsidiariamente com o contratado pelosencargos previdenciários resultantes daexecução do contrato;

C) O contratado é responsável pelos danos

causados diretamente à Administração ou aterceiros, decorrentes de sua culpa ou dolona execução do contrato, excluindo oureduzindo essa responsabilidade afiscalização ou o acompanhamento peloórgão interessado.

D) O inadimplemento das obrigaçõestrabalhistas, por parte do empregador,implica a responsabilidade solidária daAdministração Pública enquanto tomadorados serviços, desde que haja participado darelação processual e conste também do título

executivo judicial, caso evidenciada aconduta culposa desta, especialmentena fiscalização do cumprimento dasobrigações contratuais e legais da prestadorade serviço como empregadora.

29. Acerca da intervenção na concessão deserviços de serviços públicos, responda a

Page 27: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 27/68

opção correta:

A) a intervenção far-se-á por decreto dopoder concedente, que conterá a designaçãodo interventor, os objetivos e limites damedida e terá prazo indeterminado.

B) declarada a intervenção, o poderconcedente deverá, no prazo de trinta dias,instaurar procedimento administrativo paracomprovar as causas determinantes damedida e apurar responsabilidades,assegurado o direito de ampla defesa aoconcessionário.

C) o procedimento administrativo relativo àintervenção deverá ser concluído no prazo de

Page 28: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 28/68

até trinta dias, sob pena de considerar-seinválida a intervenção.

D) cessada a intervenção, se não for extintaa concessão, pela comprovação de máprestação dos serviços por parte daconcessionária, isto é, por meio daencampação, a administração do serviçoserá devolvida à concessionária, precedidade prestação de contas pelo interventor, queresponderá pelos atos praticados durante asua gestão.

30. Simone foi aprovada em concurso públicopara cargo de provimento efetivo. Acerca doinstituto da estabilidade e da possibilidade deperda do cargo por servidor estável, assinalea opção correta:

A) A aquisição da estabilidade da referidaservidora depende de 3 anos de efetivo

exercício e da aprovação em avaliaçãoperiódica de desempenho;

B) A aquisição da estabilidade da referidaservidora depende de 3 anos de efetivoexercício e da aprovação em avaliaçãoespecial de desempenho;

C) A aquisição da estabilidade da referidaservidora depende de 2 anos de efetivoexercício;

D) Uma vez estável, a servidora somente

poderá perder o cargo mediante processoadministrativo disciplinar, desde que comgarantia de contraditório e ampla defesa; porsentença judicial com trânsito em julgado ouem razão de adequação aos limites dedespesa com pessoal.

32. Acerca da intervenção do Estado sobre apropriedade privada e do Estatuto da Cidade,assinale a alternativa correta:

A) A limitação administrativa configuraespécie de intervenção restritiva, comnatureza de direito real, incidindo sobreproprietários indeterminados, a exemplo daaltura máxima de prédios em determinadasáreas da cidade e do recuo obrigatório;

B) A desapropriação sancionatória urbana éde competência exclusiva dos municípios,incidindo imediatamente à comprovação do

Page 29: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 29/68

descumprimento da função social dapropriedade pelo particular;

C) O direito de preempção confere ao PoderPúblico municipal preferência para aquisiçãode imóvel urbano objeto de alienaçãoonerosa entre particulares, sempre que oPoder Público necessitar de áreas pararegularização fundiária; criação de espaçospúblicos de lazer e áreas verdes; proteção deáreas de interesse histórico, cultural oupaisagístico, dentre outras finalidades deinteresse coletivo;

D) A desapropriação indireta configura fatoadministrativo lícito, através do qual o PoderPúblico suprime a propriedade particular nãodiretamente, mas mediante processo judicial,

Page 30: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 30/68

com pagamento de prévia indenização.

33. João ocupa um pequeno espaço nosfundos do prédio de uma escola públicamunicipal, fazendo ali sua morada há maisde vinte anos. Necessitando do referidoespaço, resolve, o Secretário Municipal,solicitar a devolução deste por João que,entretanto, se recusa a fazê-lo, sob aalegação de que havia adquirido a suapropriedade, pelo instituto da usucapião.Sobre o tema, responda a alternativaverdadeira:

A) João está correto, tendo em vista quemantinha a posse do imóvel de forma mansae pacífica, pelo decurso do tempo necessárioà configuração da usucapião;

B) A conduta de João está incorreta, tendoem vista a não onerabilidade, comum ao

regime jurídico dos bens públicos;C) A conduta de João está incorreta, tendoem vista a inalienabilidade, comum ao regimejurídico dos bens públicos;

D) A conduta de João está incorreta, tendoem vista a imprescritibilidade, comum aoregime jurídico dos bens públicos.

QUESTÕES DIREITO AMBIENTAL

34. Miguel, empreendedor particular, teminteresse em dar início à construção deedifício comercial em área urbana de umagrande metrópole. Nesse sentido, consultaseu advogado e indaga sobre quais são asexigências legais para o empreendimento.

Sobre a situação apresentada, assinale aafirmativa correta.

A) Não é necessária a realização de estudode impacto ambiental, por ser área urbana,

ou estudo de impacto de vizinhança, uma vezque não foi editada até hoje lei complementarexigida pela Constituição para disciplinar amatéria.

B) É necessário o estudo prévio de impactoambiental, anterior ao licenciamentoambiental, a ser efetivado pelo município, emrazão de o potencial impacto ser de âmbitolocal.

Page 31: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 31/68

C) É necessária a realização de estudo deimpacto de vizinhança, desde que oempreendimento esteja compreendido no rolde atividades estabelecidas em lei municipal.

D) É necessária a realização de estudo deimpacto ambiental, o qual não será precedidonecessariamente por licenciamentoambiental, uma vez que a atividade não épotencialmente causadora de impactoambiental.

35. Determinada sociedade empresáriaconsulta seu advogado para obterinformações sobre as exigências ambientaisque possam incidir em seus projetos,especialmente no que tange à apresentaçãoe aprovação de Estudo Prévio de Impacto

Page 32: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 32/68

Ambiental e seu respectivo Relatório(EIA/RIMA). Considerando a disciplina doEIA/RIMA pelo ordenamento jurídico,assinale a afirmativa correta.

A) O EIA/RIMA é um estudo simplificado,integrante do licenciamento ambiental,destinado a avaliar os impactos ao meioambiente natural, não abordando impactosaos meios artificial e cultural, pois essescomponentes, segundo pacíficoentendimento doutrinário e jurisprudencial,não integram o conceito de meio ambiente.

B) O EIA/RIMA é exigido em todas asatividades e empreendimentos que possamcausar impactos ambientais, devendo seraprovado previamente à concessão dadenominada Licença Ambiental Prévia.

C) O EIA/RIMA, além de ser aprovado entreas Licenças Ambientais Prévia e deInstalação, tem a sua metodologia e o seu

conteúdo regrados exclusivamente porResoluções do Conselho Nacional do MeioAmbiente (CONAMA), podendo a entidade /o órgão ambiental licenciador dispensá-losegundo critérios discricionários eindependentemente de fundamentação,ainda que a atividade esteja prevista emResolução CONAMA como passível deEIA/RIMA.

D) O EIA-RIMA é um instrumento deavaliação de impactos ambientais, denatureza preventiva, exigido para

atividades/empreendimentos não só efetivacomo potencialmente capazes de causarsignificativa degradação, sendo certo que asua publicidade é uma imposiçãoConstitucional (CRFB/1988).

QUESTÕES DIREITO CIVIL

36. Ângela negocia a compra de um veículopertencente a Marta. Antes do ajuste, levamo carro a uma oficina mecânica. André,

mecânico de veículos automotores, avalia oestado do carro e, deliberadamente, por serdesafeto de Ângela, informa que o carro estáem excelente condição, embora talinformação não corresponda à realidade. Oveículo apresenta uma série de defeitosmecânicos falseados por André.

A hipótese narrada configura:

Page 33: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 33/68

A) erro essencial quanto à qualidade doveículo, o que autoriza a anulação donegócio jurídico;

B) lesão, pois se trata de contrataçãodesproporcional em razão de inexperiência;

C) erro acidental quanto aos atributos docarro, o que autoriza a correção dos valores;

D) Dolo de terceiro, que autoriza a anulaçãodo negócio porque Marta dele sabia ou tinhacomo saber. E já que Andrea utou comorepresentante legal de Marta, Marta sóresponderá pelo dolo na medida do seuproveito

E) dolo principal, que, ainda que praticado

Page 34: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 34/68

por terceiro, autoriza a anulação.

37. Joana tomou um voo comercial no Brasilcom destino a Bélgica. Após a decolagem, aaeronave sofreu uma pane e o avião caiu noOceano Atlântico. As equipes de buscaencontraram alguns destroços. Nãoencontraram corpos, mas não há qualquerindício de sobrevivente. João, marido deJoana, para receber o seguro de vida do qualé beneficiário, poderá solicitar:

A) que seja declarada a morte presumida deJoana, pelas equipes de busca, apósencerrados os trabalhos, em documentoescrito;

B) à seguradora o pagamento daindenização independentemente dadeclaração de morte de sua esposa;

C) a decretação de ausência, que se dará naprimeira fase do procedimento trifásico, e anomeação de curador para administrar osinteresses da esposa desaparecida;

D) ao Judiciário a declaração, por sentença,da morte presumida, com a fixação da dataprovável da morte de Joana;

E) à companhia aérea uma declaração oficialsobre o acidente para apresentar àseguradora e requerer a indenização.

38. Durante dez anos, empregados de umafabricante de extrato de tomate distribuíram,gratuitamente, sementes de tomate entreagricultores de uma certa região. A cada ano,os empregados da fabricante procuravam osagricultores, na época da colheita, paraadquirir a safra produzida. No ano de 2009, afabricante distribuiu as sementes, comosempre fazia, mas não retornou para adquirira safra. Procurada pelos agricultores, afabricante recusou-se a efetuar a compra. O

tribunal competente entendeu que haviaresponsabilidade pré-contratual dafabricante. A responsabilidade pré-contratualé aquela que:

A) deriva da violação à boa-fé objetiva nafase das negociações preliminares àformação do contrato.

B) deriva da ruptura de um pré-contrato,

Page 35: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 35/68

também chamado contrato preliminar.

C) surgiu, como instituto jurídico, emmomento histórico anterior àresponsabilidade contratual.

D) segue o destino da responsabilidadecontratual, como o acessório segue oprincipal.

39. João trafegava com seu veículo comvelocidade incompatível para o local eavançou o sinal vermelho. José, queatravessava normalmente na faixa depedestre, foi atropelado por João, sofrendovários ferimentos. Para se recuperar, José,trabalhador autônomo, teve que ficarinternado por 10 dias, sem possibilidade de

Page 36: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 36/68

trabalhar, além de ter ficado com váriascicatrizes no corpo. Em virtude do ocorrido,José ajuizou ação, pleiteando danos morais,estéticos e materiais.

Com base na situação acima, assinale aalternativa correta.

A) José não poderá receber a indenização naforma pleiteada, já que dano moral e danoestético são inacumuláveis. Assim, terádireito apenas ao dano moral, em razão dosofrimento e das cicatrizes, e ao danomaterial, em razão do tempo que ficou semtrabalhar.

B) José terá direito apenas ao dano moral, jáque o tempo que ficou sem trabalhar éconsiderado lucros cessantes, os quais nãoforam expressamente requeridos, e nãopodem ser concedidos. Quanto ao danoestético, esse é inacumulável com o danomoral, já estando incluído neste.

C) José terá direito a receber a indenizaçãona forma pleiteada: o dano moral em razãodas lesões e do sofrimento por ele sentido, odano material em virtude do tempo que ficousem trabalhar e o dano estético em razãodas cicatrizes que ficou.

D) José terá direito apenas ao dano moral,em razão do sofrimento, e ao dano estético,em razão das cicatrizes. Quanto ao tempoque ficou sem trabalhar, isso se traduz emlucros cessantes, que não foram pedidos,

não podendo ser concedidos.

40. Alexandre, pai de Bruno, celebroucontrato com Carlos, o qual lhe concedeu odireito de superfície para realizar construçãode um albergue em seu terreno e explorá-lopor 10 anos, mediante o pagamento daquantia de R$100.000,00. Passados quatroanos, Alexandre veio a falecer. Diante donegócio jurídico celebrado, assinale aafirmativa INCORRETA.

A) O superficiário pode realizar obra nosubsolo, de modo a ampliar sua atividade.

B) O superficiário responde pelos encargos etributos que incidirem sobre o imóvel.

C) O direito de superfície será transferido aBruno, em razão da morte de Alexandre.

Page 37: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 37/68

D) O superficiário terá direito de preferência,caso Carlos decida vender o imóvel.

41. Augusto, viúvo, pai de Gustavo eFernanda, conheceu Rita e com ela manteve,por 05 anos, um relacionamento amorosocontínuo, público, duradouro e com objetivode constituir família. Nesse período, Augustonão se preocupou em fazer o inventário dosbens adquiridos quando casado e em realizara partilha entre os herdeiros Gustavo eFernanda. Em meados de setembro docorrente ano, Augusto resolveu romper orelacionamento com Rita.

Face aos fatos narrados e considerando asregras de Direito Civil, assinale a opção

Page 38: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 38/68

correta.

A) A ausência de partilha dos bens deAugusto com seus herdeiros Gustavo eFernanda caracteriza causa suspensiva docasamento, o que obsta o reconhecimentoda união estável entre Rita e Augusto.

B) Sendo reconhecida a união estável entreAugusto e Rita, aplicar-se-ão à relaçãopatrimonial as regras do regime decomunhão universal de bens, salvo sehouver contrato dispondo de forma diversa.

C) Em razão do fim do relacionamentoamoroso, Rita poderá pleitear alimentos emdesfavor de Augusto, devendo, para tanto,comprovar o binômio incapacidade para otrabalho-possibilidade.

D) As dívidas contraídas por Augusto, naconstância do relacionamento com Rita, emproveito da entidade familiar, serão

suportadas por Rita de forma solidaria.

QUESTÕES ECA

42. Acerca da colocação da criança ou doadolescente em família substituta namodalidade adoção, assinale a afirmativacorreta.

A) A adoção extingue os vínculos pretéritosentre o adotado e a família anterior, porém,

excepcionalmente, no caso de falecimentodos adotantes, o poder familiar dos paisnaturais poderá ser restabelecido, se atenderao melhor interesse do menor.

B) A adoção produz os seus efeitos a partirdo trânsito em julgado da sentençadeclaratória do estado de filiação, porém, seo adotante vier a falecer no curso doprocedimento os efeitos retroagirão à data doóbito.

C) A adoção depende do consentimento do

adotando, se maior de 12 anos de idade, edos pais do adotando ou do representantelegal deste ou do guardião legal ou de fato,na falta dos primeiros.

D) A adoção produz os seus efeitos a partirdo trânsito em julgado da sentençaconstitutiva, porém, se o adotante vier afalecer após inequívoca manifestação devontade no curso do procedimento, os efeitos

Page 39: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 39/68

retroagirão à data do óbito.

43. Considerando a prática de ato infracionalpor criança ou adolescente, é correto afirmarque:

A) a prestação de serviços comunitáriosconsiste na realização de tarefas gratuitas deinteresse geral, por período não excedente a1 (um) ano, em entidades assistenciais,hospitais, escolas e outros estabelecimentoscongêneres, bem como em programascomunitários ou governamentais.

B) em se tratando de ato infracional comreflexos patrimoniais, a autoridade poderádeterminar, se for o caso, que o adolescenterestitua a coisa, promova o ressarcimento do

Page 40: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 40/68

dano, ou, por outra forma, compense oprejuízo da vítima.

C) a internação, por constituir medidaprivativa de liberdade do menor, não poderáexceder o período de 5 (cinco) anos.

D) entre as garantias processuais garantidasao adolescente encontra-se o direito desolicitar a presença de seus pais ouresponsável em qualquer fase doprocedimento. Contudo, não poderá o menorser ouvido pessoalmente pela autoridadecompetente, devendo em todo o caso serassistido pelos genitores.

QUESTÕES DIREITO DO CONSUMIDOR

44. Hugo colidiu com seu veículo enecessitou de reparos na lataria e na pintura.Para tanto, procurou, por indicação de um

amigo, os serviços da Oficina Mecânica M,oportunidade na qual lhe foi ofertadoorçamento escrito, válido por 15 (quinze)

dias, com o valor da mão de obra e dosmateriais a serem utilizados na realização

do conserto do automóvel. Hugo, na certezada boa indicação, contratou pela primeira vezcom a Oficina. Considerando as regras doCódigo de Proteção e

Defesa do Consumidor, assinale a afirmativa

correta.

A) Segundo a lei do consumidor, oorçamento tem prazo de validade obrigatóriode 10 (dez) dias, contados do seurecebimento pelo consumidor Hugo. Logo, nocaso,

somente durante esse período a OficinaMecânica M estará vinculada ao valororçado.

B) Uma vez aprovado o orçamento pelo

consumidor, os contraentes estarãovinculados, sendo correto afirmar que Hugonão responderá por quaisquer ônus ouacréscimos no valor dos materiais orçados;contudo, ele poderá vir a responder pelanecessidade de contratação de terceiros nãoprevistos no orçamento prévio.

C) Se o serviço de pintura contratado porHugo apresentar vícios de qualidade, é

Page 41: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 41/68

correto afirmar que ele terá tríplice opção, àsua escolha, de exigir da oficina mecânica: areexecução do serviço sem custo adicional; adevolução de eventual quantia já paga,corrigida monetariamente, ou o abatimentodo preço de forma proporcional.

D) A lei consumerista considera práticaabusiva a execução de serviços sem a préviaelaboração de orçamento, o que pode serfeito por qualquer meio, oral ou escrito,exigindo-se, para sua validade, oconsentimento expresso ou tácito doconsumidor.

45. Carmen adquiriu veículo zero quilômetrocom dispositivo de segurança denominadoairbag do motorista, apenas para o caso de

Page 42: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 42/68

colisões frontais. Cerca de dois meses apósa aquisição do bem, o veículo de Carmensofreu colisão traseira, e a motorista teve seurosto arremessado contra o volante,causando-lhe escoriações leves. Aconsumidora ingres medida judicial em facedo fabricante, buscando a reparação pelosdanos materiais e morais que sofrera,alegando ser o produto defeituoso, já que oairbag não foi acionado quando daocorrência da colisão. A perícia constatoucolisão traseira e em velocidade inferior ànecessária para o acionamento do dispositivode segurança. Carmen invocou a inversão doônus da prova contra o fabricante, o que foiindeferido pelo juiz. Analise o caso à luz daLei no 8.078/90 e assinale a afirmativacorreta.

A) Cabe inversão do ônus da prova em favorda consumidora, por expressa determinaçãolegal, não podendo, em qualquer hipótese, ojulgador negar tal pleito.

B) Falta legitimação, merecendo a extinçãodo processo sem resolução do mérito, umavez que o responsável civil reparação é ocomerciante, no caso, a concessionária deveículos.

C) A responsabilidade civil do fabricante éobjetiva e independe de culpa; por isso, serácabível indenização à vítima consumidora,mesmo que esta não tenha conseguidocomprovar a colisão dianteira.

D) O produto não poderá ser caracterizadocomo defeituoso, inexistindo obrigação dofabricante de indenizar a consumidora, jáque, nos autos, há apenas provas de colisãotraseira.

QUESTÕES DIREITO EMPRESARIAL

46. José adquiriu dois refrigeradores a prazonuma das filiais de Comércio deEletrodomésticos Ltda., tendo efetuado

pagamento de entrada no valor de 50% dopreço. Foi decretada a falência da vendedorae esta não entregou a mercadoria.Interpelado o administrador judicial, esteresolveu não executar o contrato. De acordocom as informações do enunciado e asdisposições da Lei nº 11.101/2005 (Lei deFalências e Recuperação de Empresas),assinale a afirmativa correta.

Page 43: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 43/68

A) O comprador poderá pedir ao juiz dafalência a reserva do valor de seu crédito.

B) O comprador poderá pedir a restituiçãoem dinheiro do valor pago a título de entrada.

C) O comprador não poderá ajuizar ação emface da massa para o cumprimentocompulsório do contrato.

D) O comprador terá seu crédito relativo aovalor pago habilitado como privilégio especialna falência.

47. Terezinha, sócia minoritária eadministradora da sociedade Z & Cia. Ltda.,

Page 44: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 44/68

Page 45: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 45/68

Page 46: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 46/68

funcionamento, podendo realizar operaçõesde crédito em favor dos faturizados, nãoestando tais operações sujeitas ao limitemáximo de juros previsto no Código Civil.

D) As sociedades que exercem as atividadesde fomento comercial, por não seremconsideradas instituições financeiras paraefeitos legais, não estão obrigadas aconservar sigilo em suas operações ativas epassivas e serviços prestados aosfaturizados.

49. Paulo, casado no regime de comunhãoparcial com Jacobina, é empresárioenquadrado como microempreendedorindividual (MEI). O varão pretende gravarcom hipoteca o imóvel onde está situado seuestabelecimento, que serve exclusivamenteaos fins da empresa. De acordo com oCódigo Civil, assinale a opção correta.

A) Paulo necessita da outorga conjugal,qualquer que seja o regime de bens, paragravar com hipoteca os imóveis que integramo seu estabelecimento.

B) Paulo não pode, sem a outorga conjugal,gravar com hipoteca os imóveis que integramo seu estabelecimento, salvo no regime deseparação de bens.

C) Paulo, qualquer que seja o regime debens, não depende de outorga conjugal para

gravar com hipoteca os imóveis que integramo seu estabelecimento.

D) Paulo pode, sem necessidade de outorgaconjugal, gravar com hipoteca os imóveis queintegram o seu estabelecimento, salvo noregime da comunhão universal.

50. Paulo de Tarso, em 2012, ingressa numasociedade simples, constituída em 2008,formada por cinco pessoas naturais e com

sede na cidade de Fritolândia. De acordocom as disposições do Código Civil sobre asociedade simples, assinale a afirmativacorreta.

A) Paulo de Tarso não responde pelasdívidas sociais anteriores à admissão.

B) Paulo de Tarso responde apenas pelasdívidas sociais posteriores à admissão.

Page 47: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 47/68

C) Paulo de Tarso responde apenas pelasdívidas sociais contraídas no ano anterior àadmissão.

D) Paulo de Tarso responde pelas dívidassociais anteriores e posteriores à admissão.

51. Uma das obrigações da sociedadeempresária é seguir um sistema decontabilidade, mecanizado ou não, com basena escrituração uniforme de seus livros, emcorrespondência com a documentaçãorespectiva, e levantar anualmente o balançopatrimonial e o de resultado econômico.

A partir do exposto, assinale a afirmativacorreta.

A) A ausência de autenticação dos

Page 48: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 48/68

instrumentos de escrituração na JuntaComercial impede que os livros da sociedadeempresária sejam utilizados em juízo comoprova documental a seu favor, por se tratarde inobservância de requisito extrínseco deregularidade.

B) Em razão da evolução tecnológica,passou a ser vedada a escrituração manualdo Livro Diário, devendo a sociedadeempresária adotar livros digitais para aescrituração de suas operações.

C) O balanço patrimonial deverá exprimir,com fidelidade e clareza, a situação real daempresa e indicará apenas o seu ativo.

D) Os assentos lançados nos livros dasociedade empresária, por qualquer doscontabilistas encarregados de suaescrituração, não obrigam a pessoa jurídica,se tais livros não estiverem autenticados naJunta Comercial.

QUESTÕES PROCESSO CIVIL

52. Constituem modalidade de intervençãode terceiros:

a) Litisconsórcio, assistência, e denunciaçãoda lide.

b) Oposição, nomeação à autoria echamamento ao processo.

c) Litisconsórcio, denunciação da lide eoposição.

d) Assistência, oposição e litisconsórcio.

53. A incompetência relativa deve seralegada:

a) Em preliminar de contestação.

b) A qualquer tempo.

c) 10 (dez) dias após a citação.

d) Por meio de exceção.

54. Na contestação, o ônus da impugnaçãoespecificada, dos fatos narrados na petição

Page 49: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 49/68

inicial, se aplica ao:

a) Procurador da fazenda publica

b) Ministério Público

c) Curador especial

d) Réu beneficiário de justiça gratuita edefendido por defensor publico

55. Com relação ao procedimento sumário:

I- É cabível a reconvenção.

II- São admissíveis todas as formas deintervenção de terceiros.

III- É cabível a ação declaratória incidental.

IV- Na audiência de conciliação, instrução ejulgamento é possível a conversão

do procedimento sumário em ordinário.V- É viável o pedido contraposto.

Quanto às afirmativas acima:

a) Todas as proposições estão erradas.

b) Todas as proposições estão corretas.

c) Apenas as proposições IV e V estãocorretas.

d) Apenas a proposição IV está correta.

Page 50: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 50/68

56. Assinale a opção correta:

a) O recurso adesivo será admissível apenasna apelação e nos embargos infringentes.

b) O recurso adesivo será interposto perantea autoridade competente para admitir orecurso principal, no prazo de que a partedispõe para recorrer.

c) O recurso adesivo será conhecido, mesmose houver desistência do recurso principal,ou se for ele declarado inadmissível oudeserto.

d) Cabem embargos infringentes quando nãofor unânime o julgado proferido procedenteem apelação, e em ação rescisória;

57. É correto afirmar em sede de embargosdeclaratórios:

a) Visam espancar obscuridade, contradiçãoe/ou dúvida instalados na decisão omissa.

b) Podem, casualmente, ter caráterinfringente, de modo a permitir a impressãode efeitos modificativos no bojo da decisãoomissa, contraditória ou materialmenteincorreta.

c) Se manejados com o intuito de suscitarprequestionamento, na eventualidade de oórgão julgador insistir na omissão, é cabível a

imposição da multa de que trata o parágrafoúnico do artigo 538, do Código de ProcessoCivil .

d) O Ministério Público não detém aprerrogativa discriminada no artigo 188 doCódigo de Processo Civil, quando agitarembargos declaratórios com a finalidade deaviar recursos especial e/ou extraordinário,eis que a dilação do prazo recursal resideapenas nas instâncias ordinárias.

58. No tocante ao recurso de agravo deinstrumento é correto afirmar que:

a) Se o juiz comunicar que reformouinteiramente a decisão, o relator consideraráprejudicado o agravo.

b) Será sempre retido o agravo das decisõesposteriores à sentença, salvo caso de

Page 51: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 51/68

inadmissão da apelação.

c) Será dirigido diretamente ao tribunalcompetente, através de petição, com aexposição do fato e do direito; as razões dopedido de reforma da decisão e o nome e oendereço completo dos advogados,constantes do processo.

d) Todas as alternativas acima sãoverdadeiras.

QUESTÕES DIREITO PENAL

59. Antonio, com dolo de matar, desfere 5facadas em Cosme que vem a falecer 4 diasdepois no hospital em razão de ter ingerido,antes das facadas, veneno com intençãosuicida pois todas as suas empresas haviamfalido. Assinale a alternativa correta.

Page 52: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 52/68

A) Antonio responde por homicídioconsumado pois havia dolo de matar e nomomento das facadas a vítima estava viva.

B) Ele responde por lesão corporal grave.

C) Houve tentativa branca, pois ele iniciou aexecução e o crime não se consumou porcircunstâncias alheias à sua vontade.

D) Ele responderá pela tentativa dehomicídio.

60. João adquiriu 20 kg de maconha eestocou para revender a droga em umfestival que seria realizado 3 meses depois.Durante o período em que a droga estavaguardada no depósito entrou em vigor umanova lei trazendo um abrandamento notocante à execução da pena que não haviana lei anterior. Com base nas informaçõesacima assinale a alternativa incorreta.

A) Será caso de aplicação da Sumula 711 doSTF e ele responderá com base na lei maisgrave já que o crime é permanente.

B) É caso de aplicação retroativa da lei penalmais benéfica.

C) O crime de tráfico de drogas nascircunstâncias citadas permite a prisão emflagrante.

D) Nao há elementos que apontam a

aplicação da causa de diminuição de penado art. 33 parágrafo 4 da lei de drogas.

61. Gustavo, agente penitenciário admitidopelo sistema REDA estava realizando umpasseio entre as velas quando viu um dospresos sendo agredido com golpes de facapor outros 3. Como o que estava sendoagredido era um estuprador ele fingiu quenão viu e seguiu seu caminho. O preso nãomorreu pois, apesar das facadas, foisocorrido por outro agente e levado a um

hospital. Com base nas informações assinalea alternativa correta.

A) Gustavo responde pela tentativa dehomicídio em razão da omissão impróprio.

B) Gustavo responde pela omissão desocorro do art. 135 do código penal.

C) Não há responsabilidade penal para

Page 53: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 53/68

Gustavo pois ele não será consideradofuncionário publico para fins penais.

D) Gustavo somente teria responsabilidadepenal se a vítima morresse.

62. Joana estava numa audiência trabalhistae deu depoimento contrário a verdade o quefoi comprovado pelas informaçõesdocumentais dos autos. Porém, antes que omagistrado de 1 grau sentenciasse o feito,ela retornou à sua presença e pediudesculpas pelo ocorrido contando toda averdade dos fatos, retratando-se dasmentiras antes contadas. Assinale aassertiva correta.A) Ela cometeu o crime de falso testemunho

Page 54: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 54/68

e deverá ser condenada numa ação penalperante a justiça federal.

B) A retratação realizada perante omagistrado não tem o condão de alterar aaplicação da lei penal pois o crime já estavaconsumado.

C) A retratação ocorrida funciona comocausa extintiva da punibilidade ela não seráresponsabilizada penalmente.

D) Ela cometeu o crime de falso testemunhoe deverá ser condenada numa ação penalperante a justiça estadual.

63. Claudio foi a um bar onde encontrouFabio, seu amigo de longa data. Depois demuita bebida e se lembrarem velhashistórias, Fábio vai embora e deixa Claudioque estava paquerando uma garota no bar.Ela colocou uma bebida para ele com umsonífero e o retirou do bar subtraindo todos

os seus bens. Entretanto, em razão de seralérgico à substância do sonífero ele veio afalecer.

A) Houve crime de latrocínio consumado.

B) Houve roubo simples.

C) houve roubo qualificado.

D) Houve crime de furto pois não houvegrave ameaça e nem violência.

64. Assinale a alternativa incorreta com baseno entendimento sumulado dos tribunaissuperiores.

A) Se um agente responde a várias açõespenais e vários inquéritos policiais mesmoassim ele será primário e de bonsantecedentes.

B) A falta grave não interrompe o prazo paraa obtenção do livramento condicional, é sóverifica-se após o processo administrativo

com ampla defesa.

C) Não se admite a combinação de leispenais no tempo em benefício do réu.

D) O furto qualificado pelo rompimento doobstáculo é incompatível com a causa dediminuição prevista no art. 155, parágrafosegundo do código penal.

Page 55: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 55/68

 

QUESTÕES DIREITO PROCESSUALPENAL

65. Aury Lopes Júnior leciona que oinquérito é o ato ou efeito de inquirir, isto é,procurar informações sobre algo, colherinformações acerca de um fato, perquirir. Jáo Art. 4º, do CPP destaca que será realizadopela Polícia Judiciária e terá por fim aapuração das infrações penais e suaautoria. A esse respeito, assinale aafirmativa incorreta.

a) Entendendo a autoridade policial que ofato apurado não configura crime, deverárealizar o arquivamento do inquérito, evitandoo prosseguimento de um constrangimento

Page 56: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 56/68

ilegal sobre o indiciado.

b) O réu não é obrigado a participar dareconstituição do crime, pois ninguém éobrigado a produzir prova contra si.

c) O sigilo e a dispensabilidade são algumasdas características do inquérito policial,repetidamente citadas pela doutrinabrasileira.

d) Não deve a autoridade policial proibir oacesso do defensor do indiciado aoselementos de prova já documentados noâmbito do procedimento investigatório e quedigam respeito ao exercício do direito dedefesa.

66. Determinado servidor público, com foropor prerrogativa de função no Tribunal deJustiça fixado exclusivamente pela

Constituição Estadual, pratica dolosamenteum aborto em sua namorada, mesmo dianteda divergência desta.Diante dessa situação hipotética, o servidordeveria ser processado e julgado perante:

a) o Tribunal de Justiça, desde que nãoaposentado quando do processamento daação penal.

b) o juízo de primeiro grau da Vara Comum,pois o STF já se posicionou pelainconstitucionalidade do foro por prerrogativa

de função fixado na Constituição Estadual.

c) o juízo de primeiro grau da Vara Comum,pois o crime foi praticado por motivosparticulares, não tendo sido motivado pelafunção que exerce.

d) o Tribunal do Júri, por ser tratar de crimedoloso contra a vida.

67. O Código de Processo Penal prevê nos

Arts. 513/518 um procedimento especial paraos crimes de responsabilidade praticados porfuncionários públicos. Com relação a esseprocedimento é correto afirmar que:

a) a primeira manifestação do acusado noprocesso é feita após o recebimento dadenúncia ou queixa.

b) o procedimento especial será aplicável

Page 57: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 57/68

aos crimes praticados por funcionário públicocontra a Administração, desde que estessejam inafiançáveis;

c) de acordo com entendimento sumuladopelo Superior Tribunal de Justiça, édesnecessária a resposta preliminar quandoa ação penal for instruída por inquéritopolicial.

d) se o crime praticado por funcionáriopúblico for de peculato doloso, oprocedimento especial não será aplicável;

68. Pablo figura como réu em ação penalpela prática do crime de estupro, estandopreso cautelarmente em penitenciária namesma unidade da Federação em que o juizexerce sua jurisdição. Em virtude de um errodos serventuários e funcionários da Justiça,

Page 58: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 58/68

não foi solicitada sua requisição para o diadesignado para audiência de instrução ejulgamento, de modo que o acusado nãocompareceu. Diante disso, o juiz, contra avontade do advogado de Pablo, realizou aoitiva das testemunhas de acusação edefesa, mas adiou o interrogatório.Considerando os fatos narrados, é corretoafirmar que o magistrado:

a) agiu corretamente, pois com isso respeitouo princípio da celeridade processual;

b) não agiu corretamente, pois deveriaapenas ouvir as testemunhas de acusação,mas não as de defesa sem a presença doréu;

c) agiu corretamente, pois a presença do réué apenas indispensável para realização deseu interrogatório;

d) não agiu corretamente, pois a ausência de

requisição do réu para audiência semfundamentação gera nulidade, que foiarguída de imediato pelo advogado;

69. Apesar de predominar na doutrina oentendimento de que o duplo grau dejurisdição não é um princípio constitucionalabsoluto, o Código de Processo Penalcontém uma série de dispositivos sobre estetema, já que os recursos, juntamente com asações autônomas de impugnação,

possibilitam um amplo exercício do direito dedefesa. A esse respeito, assinale a afirmativacorreta.

a) Caberá recurso de apelação da decisãoque pronunciar o réu.

b) O efeito devolutivo da apelação contradecisões do Tribunal do Júri é adstrito aosfundamentos de sua interposição.

c) De acordo com a jurisprudência majoritáriado Superior Tribunal de Justiça, cabe habeas

corpus questionando decisão que condene oréu exclusivamente à pena de multa.

d) A revisão criminal poderá ser requeridapor procurador regularmente habilitado, masnão pelo próprio réu.

QUESTÕES DIREITO DO TRABALHO

Page 59: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 59/68

70. A Constituição da República Federativado Brasil promulgada em 5/10/1988apresenta em seu artigo 7° um rol de direitosdos trabalhadores urbanos e rurais, dentre osquais está inserido:

a) O seguro desemprego em caso dedesemprego voluntário ou involuntário.

b) A proteção em face da automação, naforma da lei.

c) A irredutibilidade do salário, mesmo porforça de convenção ou acordo coletivo detrabalho.

d) O repouso semanal remuneradoobrigatoriamente aos domingos.

71. A Consolidação das Leis do Trabalhoprevê algumas hipóteses em que ocorrerá a

Page 60: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 60/68

resolução do contrato de trabalho em razãode falta grave cometida pelo trabalhador.Assim, na terminologia legal, são motivosque constituem a justa causa para extinçãodo contrato de trabalho pelo empregador,EXCETO:

a) ato de indisciplina.

b) incontinência de conduta.

c) desídia no desempenho das respectivasfunções.

d) recusa em realizar serviços defesos por leiou alheios ao contrato.

72. Luíza prestou serviços à empresa XPTOLTDA., pelo prazo de 10 meses. Para que seconfigure o vínculo empregatício, ou seja,relação de emprego, entre as partes referidas

é necessário que se comprovem osseguintes requisitos legais:

a) Pessoalidade na prestação dos serviços,subordinação jurídica, não eventualidade eonerosidade.

b) Boa fé contratual, autonomia,onerosidade, pessoalidade e eventualidade.

c) Exclusividade, onerosidade ehabitualidade.

d) Subordinação, imprescindibilidade,indisponibilidade e irrenunciabilidade.

73. Será considerada, respectivamente, aresponsabilidade subsidiária e solidária deempresas quanto aos direitos trabalhistas,nos casos de:

a) grupo econômico e falência da empresade trabalho temporário.

b) recuperação judicial de empresaterceirizada e terceirização em órgão público.

c) terceirização de serviços de vigilância egrupo econômico.

d) grupo econômico e contrato desubempreitada.

Page 61: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 61/68

74. Tatiana trabalha como ascensorista noselevadores de uma unidade hospitalar depronto atendimento médico em Salvador,cumprindo jornada de seis horas diárias.Alegando que no desempenho da função serelaciona com pacientes portadores dedoenças infectocontagiosas, estando sujeitaà transmissão por contato (direto ou indireto)e pelo ar, pretende o recebimento deadicional de insalubridade. A empresa alegaque Tatiana não tem direito, tendo em vistanão ser profissional de saúde, exercerprofissão que tem regulamentação própria epelo fato de que o contato com os pacientesé meramente intermitente. O direito:

a) pode ser reconhecido, pois trata-se dedireito assegurado a todos os empregadosde hospitais, independentemente dasatividades executadas.

b) não pode ser reconhecido, pois o trabalhodos ascensoristas é regulado por legislação

própria, na qual, pelas peculiaridades do

Page 62: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 62/68

trabalho, não há previsão do direito aadicional de insalubridade.

c) pode ser reconhecido, pois o caráterintermitente do trabalho executado emcondições insalubres não afasta o direto àpercepção do adicional.

d) não pode ser reconhecido, pois o contatocom os pacientes não se dá de forma direta enão implica em manipulação dos mesmos, oque é feito por médicos e enfermeiros.

75. Valdete é cuidadora responsável poracompanhar sua empregadora idosa, DonaGermina, prestando serviços em viagensdurante feriados e férias. Em relação aosserviços prestados em viagens a legislaçãoque regulamenta o trabalho doméstico prevêque:

a) os mesmos serão prestados em regime deescala de 12 horas seguidas por 36 horasininterruptas de descanso.

b) a remuneração-hora dos referidosserviços, que será, no mínimo 25% superiorao valor do salário-hora normal, poderá ser,mediante acordo, convertida em acréscimono banco de horas, a ser utilizado a critériodo empregado.

c) os mesmos estarão condicionados àprévia existência de acordo com a entidade

sindical representante do trabalhador.

d) deverão ser consideradas as horasefetivamente trabalhadas, não sendopossível a compensação de horas extraseventualmente prestadas tendo em vista apeculiaridade do trabalho e o tempo àdisposição.

QUESTÕES DIREITO PROCESSUAL DOTRABALHO

76. Pedro foi dispensado da empresaNINGUÉM ME ACHA LTDA., sua ex-empregadora, que terceirizava os seusserviços para a prefeitura do Município deJequié  BA. Em razão da ausência defiscalização do ente público, a empresa nãorepassou os seus 4 (quatro) últimos meses

Page 63: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 63/68

de salário, totalizando um crédito no importede R$18.000,00 (dezoito mil reais), em favordo trabalhador. Pedro ajuizou reclamaçãotrabalhista pelo rito sumaríssimo, não sendoa empresa encontrada para notificação viaAR e nem via oficial de Justiça, estandolocalizada em local desconhecido doreclamante. Com base na CLT, responda:

A) O reclamante deverá requerer anotificação da empresa por edital por estarsituada em local desconhecido.

B) O juiz deverá extinguir o processo semresolução do mérito e condenar o reclamanteao pagamento das custas processuais.

C) O juiz deverá converter o rito em ordinárioe determinar a citação da reclamada poredital.

Page 64: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 64/68

D) O reclamante deverá pedir a exclusão daempresa reclamada e manter a ação em facedo Município.

77. Gabriel ajuizou reclamação trabalhistaem face de seu ex empregador pleiteando opagamento das suas verbas rescisórias e areintegração no emprego. A ação forajulgada procedente em parte, tendo sidodeferido apenas o pedido de reintegração doreclamante no emprego. De acordo com asituação hipotética e as regras do processodo trabalho, responda:

A) Caso a empresa deseje recorrer, deveráefetuar o pagamento das custas processuaise do depósito recursal.

B) Caso o trabalhador deseje recorrer,deverá efetuar o pagamento das custasprocessuais e do depósito recursal.

C) Caso a empresa deseje recorrer, não seránecessário efetuar o pagamento do depósitorecursal, apenas das custas processuais.

D) Caso a empresa deseje recorrer, não seránecessário efetuar o pagamento das custasprocessuais, apenas do depósito recursal.

78. Marcela ajuizou ação em face de seu exempregador pleiteando o pagamento de

adicional de insalubridade e danos morais.Em audiência, o reclamado compareceu eapresentou defesa. A reclamante levou comoúnica testemunha, Luciana, sua ex colega detrabalho na empresa, que já possuía açãoajuizada contra a empresa, que teve comoúnica testemunha Uyara. O advogado dareclamada alegou a suspeição datestemunha. Com base no enunciado,responda:

A) O juiz deverá acolher a suspeição alegadajulgando a ação com outras provas

produzidas nos autos.

B) O juiz deverá remarcar a audiência,intimando Marcela para que traga outratestemunha que não tenha ajuizado açãocontra a mesma empresa.

C) O juiz não deverá acolher a suspeiçãoalegada pela reclamada.

Page 65: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 65/68

D) O juiz deverá acolher a suspeição emrazão estar comprovada a troca de favores,mesmo que Marcela não tenhatestemunhado na ação ajuizada por Luciana.

79. Como é sabido, a ação rescisória visadesconstituir uma decisão por conter víciosinsanáveis. Com relação à ação rescisória noprocesso do trabalho, é correto afirmar:

A) É dispensável o trânsito em julgado dadecisão para o ajuizamento da açãorescisória.

B) A decisão que extinguiu o processo semresolução do mérito, pode ser alvo de açãorescisória, desde que esteja dentro do prazodo ajuizamento.

C) A competência originária para

Page 66: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 66/68

processamento e julgamento da açãorescisória poderá ser sempre do TribunalRegional do Trabalho ou Tribunal Superior doTrabalho.

D) É sempre indispensável o depósito préviopara o ajuizamento da ação rescisória.

80. O sindicato dos empregados no ramoferroviário da cidade de Manaus  AM,buscando melhores condições de trabalhopara a categoria, como aumento salarial eredução da jornada, tentou a negociaçãoprévia com o sindicato patronal, porém nãoobteve êxito. Sem o consentimento dosindicato patronal, o sindicato dosempregados ajuizou dissídio coletivo. Odesembargador relatou extinguiu o processosem resolução do mérito, alegando ausênciado pressuposto do mútuo consentimento. Odesembargador agiu corretamente?

A) Sim, pois para o ajuizamento dessaespécie de dissídio coletivo é indispensável omútuo acordo.

B) Não, pois o mútuo consentimento não éexigido como requisito de ajuizamento destaespécie de dissídio coletivo.

C) Não, pois o requisito do mútuoconsentimento somente é exigido nos casosde paralisação das atividades.

D) Sim, pois para todo dissídio coletivo éindispensável o mútuo consentimento sobpena de extinção sem resolução do mérito.

Page 67: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 67/68

 

Page 68: 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

7/26/2019 11374_simulado Da Páscoa Cejas (1)

http://slidepdf.com/reader/full/11374simulado-da-pascoa-cejas-1 68/68