10269616-fix-aula 10 - répteis, aves e mamíferos · – a subclasse prototheria (ornitorrinco e...

1
BIOLOGIA II AULA 10: RÉPTEIS, AVES E MAMÍFEROS EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO SEMESTRAL VOLUME 3 OSG.: 102696/16 01. Os répteis foram os vertebrados que conquistaram o meio terrestre graças a muitas adaptações como o aparecimento de ovo com casca, sendo capaz de evitar o dessecamento e protegendo o embrião contra pancadas e infecções. Resposta: B 02. A capacidade de viver independência do ambiente aquático se deveu ao surgimento de ovos com casca e âmnio e excreção na forma de acido úrico, o que determinou uma maior economia de água. 03. Em termos de regulação de temperatura, as aves e os mamíferos são homeotérmicos. Com isso, aves e mamíferos são dotados de mecanismos fisiológicos que mantêm praticamente constante a temperatura do corpo, apesar das variações térmicas do ambiente. As aves possuem as penas que contribuem para manutenção da temperatura, pois pode haver o acúmulo de ar quente entre as penas e, além disso, aves e mamíferos o sangue venoso e arterial não se misturam no coração, e isso faz com chegue mais eficientemente gás oxigênio aos músculos e tecido, o que contribuirá com a respiração celular e consequentemente com a geração de energia. Com relação aos mamíferos, eles têm a capacidade de produzir movimentos involuntários de adição de músculos elevar a temperatura corporal, desencadeamento de processos metabólicos que contribuem para essa subida. Resposta: C 04. Ao se analisar a árvore filogenética se pode concluir que o ancestral mais antigo das aves possuía penas, como essa característica é exclusiva das aves, é possível afirmar que todas as aves representadas têm um ancestral comum. Salienta-se, também, a proximidade evolutiva das aves com os répteis e, para alguns autores, os dois grupos fazem parte do grupo dos Sauropsida. Resposta: E 05. Todos os itens (I, II e III) estão corretos ao se colocar: – A subclasse Prototheria (ornitorrinco e equidna formam os monotremados: ovíparos com desenvolvimento embrionário completamente realizado fora do útero materno). – A subclasse Theria subdividida nas infraclasses: Metharia (ou marsupiais - vivíparos, cujos embriões desenvolvem-se parcialmente no útero materno, completando seu desenvolvimento numa bolsa externa localizada no ventre materno - o marsúpio. Exemplos: gambá e cuíca) e Eutheria (ou placentários: vivíparos, apresentando desenvolvimento completo do embrião dentro do útero materno, ao qual se liga por meio de uma placenta. Exemplos: baleia, peixe-boi e golfinho). Resposta: D SM: 21/03/16 – Rev.: JA 10269616-fix-Aula 10 - Répteis, Aves e Mamíferos

Upload: tranduong

Post on 20-Jan-2019

225 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

BIOLOGIA IIAULA 10:

RÉPTEIS, AVES E MAMÍFEROS

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃOSEMESTRAL

VOLUME 3

OSG.: 102696/16

01. Os répteis foram os vertebrados que conquistaram o meio terrestre graças a muitas adaptações como o aparecimento de ovo com casca, sendo capaz de evitar o dessecamento e protegendo o embrião contra pancadas e infecções.

Resposta: B

02. A capacidade de viver independência do ambiente aquático se deveu ao surgimento de ovos com casca e âmnio e excreção na forma de acido úrico, o que determinou uma maior economia de água.

03. Em termos de regulação de temperatura, as aves e os mamíferos são homeotérmicos. Com isso, aves e mamíferos são dotados de mecanismos fi siológicos que mantêm praticamente constante a temperatura do corpo, apesar das variações térmicas do ambiente. As aves possuem as penas que contribuem para manutenção da temperatura, pois pode haver o acúmulo de ar quente entre as penas e, além disso, aves e mamíferos o sangue venoso e arterial não se misturam no coração, e isso faz com chegue mais efi cientemente gás oxigênio aos músculos e tecido, o que contribuirá com a respiração celular e consequentemente com a geração de energia. Com relação aos mamíferos, eles têm a capacidade de produzir movimentos involuntários de adição de músculos elevar a temperatura corporal, desencadeamento de processos metabólicos que contribuem para essa subida.

Resposta: C

04. Ao se analisar a árvore fi logenética se pode concluir que o ancestral mais antigo das aves possuía penas, como essa característica é exclusiva das aves, é possível afi rmar que todas as aves representadas têm um ancestral comum. Salienta-se, também, a proximidade evolutiva das aves com os répteis e, para alguns autores, os dois grupos fazem parte do grupo dos Sauropsida.

Resposta: E

05. Todos os itens (I, II e III) estão corretos ao se colocar:– A subclasse Prototheria (ornitorrinco e equidna formam os monotremados: ovíparos com desenvolvimento embrionário

completamente realizado fora do útero materno).– A subclasse Theria subdividida nas infraclasses: Metharia (ou marsupiais - vivíparos, cujos embriões desenvolvem-se parcialmente

no útero materno, completando seu desenvolvimento numa bolsa externa localizada no ventre materno - o marsúpio. Exemplos: gambá e cuíca) e Eutheria (ou placentários: vivíparos, apresentando desenvolvimento completo do embrião dentro do útero materno, ao qual se liga por meio de uma placenta. Exemplos: baleia, peixe-boi e golfi nho).

Resposta: D

SM: 21/03/16 – Rev.: JA10269616-fi x-Aula 10 - Répteis, Aves e Mamíferos