10114616 fix aula 04 - introdução à zoologia, poríferos e ... · biologia ii aula 04:...

1
BIOLOGIA II AULA 04: INTRODUÇÃO À ZOOLOGIA, PORÍFEROS E CNIDÁRIOS EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO Semestral VOLUME 2 OSG.: 101146/16 01. À medida que vai se estudando aspectos evolutivos entre os invertebrados, percebe-se a centralização do sistema nervoso, além disso, uma cefalização pode ser evidenciada a partir dos platelmintos. O interessante, ao se fazer a anatomia comparada dos animais invertebrados, é que a maioria possui um tubo nervoso de localização ventral, diferentemente dos cordados (os quais possuem um sistema nervoso dorsal). Em termos primitivos, as medusas (cnidários) são os primeiros a possuir um Sistema Nervoso Difuso, não havendo ainda centralização do mesmo. Resposta: B 02. Fazendo a análise dos itens acima e, consequentemente, os julgando, têm-se: (F) O correto é afirmar que os poríferos são exclusivamente aquáticos. (F) O correto é dizer que a lombriga é um nematelminto e a tênia (solitária), um platelminto. (V) (F) O correto é afirmar que, no filo dos Cnidários, os corais são pólipos e as águas-vivas são medusas. (V) (V) (F) O correto é afirmar que, no filo dos Cordados, as aves e os mamíferos possuem a circulação dupla e completa. Resposta: (F – F – V – F – V – V – F) 03. Em termos morfológicos, as esponjas podem ser, principalmente, de três formas: – Áscon (asconoide): possui limitações de tamanho, corresponde a esponjas mais simples. – Sícon (siconoide): possui dobramentos, o que aumenta a capacidade de filtração, sendo de tamanho intermediário. – Lêucon (leuconoide): de maior tamanho, pois apresenta uma quantidade maior de dobramentos. O que torna somente o item (II) como falso. Resposta: C 04. Para a resolução da questão, o importante é conhecer algumas características exclusivas dos poríferos, como a presença de coanócitos (células responsáveis pela filtração e manutenção de um fluxo de água dentro do átrio). Resposta: D 05. Os poríferos são exclusivamente aquáticos, os quais possuem reprodução assexuada e sexuada e endoesqueleto calcário, são animais filtradores, dotados de células flageladas denominadas de coanócitos e são animais que não possuem tecidos definidos e, consequentemente, não apresentando órgãos nem sistemas. Resposta: D Georgenes: 15/02/16 – Rev.: Allana 10114616-fix-Aula 04 - Introdução à Zoologia, Poríferos e Cnidários

Upload: danghanh

Post on 04-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 10114616 fix Aula 04 - Introdução à Zoologia, Poríferos e ... · BIOLOGIA II AULA 04: INTRODUÇÃO À ZOOLOGIA, PORÍFEROS E CNIDÁRIOS EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO Semestral VOLUME

BIOLOGIA IIAULA 04:

INTRODUÇÃO À ZOOLOGIA, PORÍFEROS E CNIDÁRIOSEXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

SemestralVOLUME 2

OSG.: 101146/16

01. À medida que vai se estudando aspectos evolutivos entre os invertebrados, percebe-se a centralização do sistema nervoso, além disso, uma cefalização pode ser evidenciada a partir dos platelmintos. O interessante, ao se fazer a anatomia comparada dos animais invertebrados, é que a maioria possui um tubo nervoso de localização ventral, diferentemente dos cordados (os quais possuem um sistema nervoso dorsal). Em termos primitivos, as medusas (cnidários) são os primeiros a possuir um Sistema Nervoso Difuso, não havendo ainda centralização do mesmo.

Resposta: B

02. Fazendo a análise dos itens acima e, consequentemente, os julgando, têm-se:(F) O correto é afi rmar que os poríferos são exclusivamente aquáticos.(F) O correto é dizer que a lombriga é um nematelminto e a tênia (solitária), um platelminto.(V)(F) O correto é afi rmar que, no fi lo dos Cnidários, os corais são pólipos e as águas-vivas são medusas.(V)(V)(F) O correto é afi rmar que, no fi lo dos Cordados, as aves e os mamíferos possuem a circulação dupla e completa.

Resposta: (F – F – V – F – V – V – F)

03. Em termos morfológicos, as esponjas podem ser, principalmente, de três formas:– Áscon (asconoide): possui limitações de tamanho, corresponde a esponjas mais simples.– Sícon (siconoide): possui dobramentos, o que aumenta a capacidade de fi ltração, sendo de tamanho intermediário.– Lêucon (leuconoide): de maior tamanho, pois apresenta uma quantidade maior de dobramentos.

O que torna somente o item (II) como falso.

Resposta: C

04. Para a resolução da questão, o importante é conhecer algumas características exclusivas dos poríferos, como a presença de coanócitos (células responsáveis pela fi ltração e manutenção de um fl uxo de água dentro do átrio).

Resposta: D

05. Os poríferos são exclusivamente aquáticos, os quais possuem reprodução assexuada e sexuada e endoesqueleto calcário, são animais fi ltradores, dotados de células fl ageladas denominadas de coanócitos e são animais que não possuem tecidos defi nidos e, consequentemente, não apresentando órgãos nem sistemas.

Resposta: D

Georgenes: 15/02/16 – Rev.: Allana10114616-fi x-Aula 04 - Introdução à Zoologia, Poríferos e Cnidários