10 passos para abrir um negócio de aluguer de insufláveis

72
10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis uma oferta: academiadoinsuflavel.com 10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 1 de 72

Upload: bizniche

Post on 01-Dec-2015

181 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Tudo sobre o negócio de aluguer de insufláveis. Tipos de insufláveis, dificuldades, concorrência, custos e valores a cobrar.Trabalhei em vários ramos comerciais e sou um autodidata no estudo de tudo que tenha a ver com marketing e design. Os meus mais de dezoito anos na indústria dos insufláveis publicitários e de diversão, fazem com que tenha conhecimentosuficiente para escrever este e-book. No entanto advirto que utilize sempre o seu bom senso, nada é definitivo e absoluto. Arrisque, mas tenha um plano B.

TRANSCRIPT

Page 1: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

10 Passos paraabrir um Negócio

de Aluguer deInsufláveis

uma oferta:

academiadoinsuflavel.com

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 1 de 72

Page 2: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

INDEX

. O Autor

. Introdução

. Passo 1 - Pesquisar a Concorrência

. Passo 2 - Montar o NegócioÁrea de funcionamentoO nomeLegalizar o negócioAbrir conta no bancoTipo de financiamentoTelefone de contactoOs segurosLocais onde pode exercerÁreas de entregaPreços a cobrarComo acrescentar mais valorEquipamento necessárioVigilânciaAssociações e OrganizaçõesO seu SitePublicidade

. Passo 3 - Compra de Equipamento

. Passo 4 - Documentos e Organização

. Passo 5 - Publicidade e a Montra Virtual

. Passo 6 - Base de Dados

. Passo 7 - Receber Pedidos

. Passo 8 - Entregas

. Passo 9 - Contabilidade e Legalidade

. Passo 10 - Conhecer a Concorrência

. Apêndice A - Conselhos

. Apêndice B - Tipos de Insufláveis

. Apêndice C – Documentos

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 2 de 72

Page 3: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

O Autor

Trabalhei em vários ramos comerciais e souum autodidata no estudo de tudo que tenha a vercom marketing e design. Os meus mais de dezoitoanos na indústria dos insufláveis publicitários e dediversão, fazem com que tenha conhecimentosuficiente para escrever este e-book. No entantoadvirto que utilize sempre o seu bom senso, nada édefinitivo e absoluto. Arrisque, mas tenha umplano B.

Trabalhei sempre lealmente na sombra dasempresas por onde passei, mas está na altura dissomudar. Este é o primeiro e-book de uma sérieplaneada sobre a temática dos insufláveis, ospróximos serão sobre o próprio fabrico eplaneamento.

Até lá,Carlos Jacinto

POR FAVOR MANTENHA-SE NO SEU LUGAR, COM OS BRAÇOSJUNTO AO CORPO. QUEM QUISER SAIR PODE FAZÊ-LO EM QUALQUERALTURA E NÃO VOLTAMOS PARA TRÁS A APANHAR NINGUÉM. A VIAGEMSEGUE DENTRO DE MOMENTOS. OBRIGADO.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 3 de 72

Page 4: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Introdução

O tipo de negócio, de aluguer de insufláveisque lhe vou apresentar, é um modelo para começarsozinho ou com mais uma pessoa.

Primeiro vou dar uma lista de itensrelacionados com o negócio, para ficar com umaideia do que envolve o aluguer de insufláveis. Noentanto, se encontrar algum obstáculo que penseque torna inviável este negócio para si, não parede ler e vá até ao fim, porque darei conselhos ealternativas que poderão ajudar a ultrapassar ospossíveis obstáculos.

* Negócio para uma ou duas pessoas* Necessário ter força para carregar com insufláveis* Necessário ter carrinha* Necessário espaço de armazenagem* Necessário local para limpezas* Pode comprar ou alugar os insufláveis* Atividade com horário extensível* Maior atividade aos fins de semana e feriados* Mais pedidos no Verão* Negócio com muitas opções

Estes e muitos outros temas serão abordadosnas próximas páginas. Não se deixe assustar porqualquer obstáculo que não esteja a ver a solução.No mínimo existem sempre duas maneiras de fazerqualquer coisa.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 4 de 72

Page 5: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Antes de começar a pesquisar o mercado,tem de decidir a sua área de atuação. Será nolocal onde mora? Terá outra área em vista? Estaserá a sua primeira decisão, pois por motivos delogística a área de atuação e o local dearmazenagem devem coincidir. Nos cálculos quefaremos temos de decidir o perímetro de atuação apartir do local de armazenagem.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 5 de 72

Page 6: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Passo 1Pesquisar a Concorrência

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 6 de 72

Page 7: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Hoje em dia a melhor maneira de pesquisarcom rapidez é na Internet. Deverá começar com afrase, "aluguer insufláveis" e ficará com uma ideiada quantidade de sites sobre o tema.

A maior parte dos sites que aparecem sãoportugueses, porque no Brasil não usam a palavrainsufláveis, mas sim a palavra infláveis.

Mas, para que possamos retirar algumainformação que nos sirva diretamente, temos deser mais específicos, tornando a pesquisa maisobjetiva

Se todos os sites fossem devidamenteidentificados e bem construídos, seria mais fácil aidentificação das pessoas e empresas que operamna sua área. Bastava introduzir na pesquisa a frase"aluguer insufláveis" seguida da localidade ondepensa operar. Por exemplo "aluguer insufláveisSintra" e obteria a lista de todos os seusconcorrentes da zona de Sintra.

Mas isso não acontece, muitos ficam de fora,porque não estão devidamente identificados paraos motores de busca. Teremos de mudar deabordagem e procurar outras frases de pesquisasuplementares. Não vou dar frases específicas,porque este tipo de pesquisa é muito orgânico eestá em constante mudança, sendo preferível quedescubra por si mesmo. Mas vou dar umas dicas poronde começar.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 7 de 72

Page 8: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

O aluguer de insufláveis também pode estarcamuflado noutro tipo de atividades, tais como;festas de casamentos, festas de aniversário,atividades lúdicas e desportivas, sites de palhaços,mágicos infantis, etc.

Como pode ver, o aluguer de insufláveis podeestar dissimulado em várias atividades paralelas.Comece pela primeira pesquisa, sem limitegeográfico ou de língua, e partir desses váalargando as palavras associadas que veja que sãocomuns entre eles. Crie assim o seu vocabuláriorelacionado com o aluguer de insufláveis.

Para os mais avançados nestas coisas daInternet e Browser's, pode consultar as palavraschave utilizadas em cada site. Quando estiver avisualizar a Home Page, escolha "Ver código fonte".Irá ver um texto em HTML e que algures próximodo topo do texto: "<meta name="keywords"content=", seguido de palavras separadas porvírgulas. Essas palavras são as palavras chave queescolheram para identificar a atividade do site queestá a visitar. Poderá ter mais ideias e junte-as aoseu vocabulário de pesquisa.

Quando já tiver a sua lista de concorrentesonline da sua área, pode começar com um estudomais aprofundado com as seguintes análises:

- Quantos existem na sua área?- Qual a sua dimensão e aspeto?- Que tipo de insufláveis têm e que dimensões?- Quais os preços que praticam, são os mesmos no fim de semana e feriados, quais os

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 8 de 72

Page 9: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

horários incluídos, montam ou pode ser o cliente, os horários são flexíveis?- Que outros equipamentos oferecem?- Em que outras áreas operam?- A partir de que horas entregam e até que horas recolhem?- Têm descontos por dias seguidos de aluguer?- Têm seguro?- Têm o próximo fim de semana livre?- Quais as políticas de pagamento?- Aceitam pagamentos online? E cheques?- Aluguer inclui operador? É pago à parte?

Para irmos mais longe teremos de estender anossa pesquisa a outros meios de publicidade.Revista de lazer, juvenis, puericultura,espetáculos, etc. Faça uma visita a um bom localde revistas e compre as que achar terem interessepara o seu negócio. Mais tarde, também servirampara o trabalho de marketing.

Faça uma tabela com este tipo de informaçãode forma a poder analisar com mais facilidade todaa informação recolhida. Mantenha estainformação, que será atualizada periodicamente,para manter a concorrência debaixo de olho.

Podemos aproveitar e fazer uma listaseparada de fornecedores de insufláveis, e ainformação a recolher será:

- De que zona do pais são?- Fabricam ou importam?- Qual a sua antiguidade e dimensão?- Que modelos oferecem?- Quais as condições de pagamento?

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 9 de 72

Page 10: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

- Formas de entrega?- Praticam promoções?- Oferecem formação?- Fazem reparação e recuperação?- Fazem limpeza e desinfeção?- Que garantias oferecem?- São homologados?- A que organismos de controle são aderentes?

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 10 de 72

Page 11: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Passo 2Montar o Negócio

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 11 de 72

Page 12: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Vamos agora começar a dar forma ao negócio,segue-se mais uma lista de procedimentos.

- Estabelecer a área em que vai atuar- Escolher nome para identificação do negócio- Decidir com quantos insufláveis vai começar- Se constitui já empresa ou não- Abrir uma conta num banco só para esta atividade- Definir que tipo de financiamento vai necessitar- Arranjar um telemóvel só para o negócio- Procurar uma seguradora para os alugueres- Fazer uma lista dos locais onde pensa que poderá exercer a atividade- Determinar as diversas áreas de atuação comentregas pagas e grátis- Quanto pensa cobrar- Lista com outro tipo de equipamento que necessita- Vigilância- Associações e Organizações que acha a que deve se juntar- Depois de todos os sites que visitou, como acha que deve ser o seu?- Lista de locais onde poderá anunciar

Área de funcionamento

O melhor local onde poderá guardar osprimeiros insufláveis será numa garagem, conformeo espaço disponível. Se não tem garagem, podeprocurar por alugar uma perto ou um pequenoarmazém. Pode alugar a um amigo que tenhaalgum espaço disponível, por um tempodeterminado ou por uma parte no negócio.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 12 de 72

Page 13: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Também pode optar por alugar os insufláveise só tem de os carregar na altura dos seusalugueres. As vantagens desta modalidade é que alimpeza e manutenção dos insufláveis fica porconta da empresa que lhe alugar a si, e os modelosde oferta poderão ser maiores do que a suacapacidade inicial. As desvantagens são de que asua margem de lucro pode ser menor, estardependente do horário de terceiros e tem de teruma boa coordenação nas datas dos modelosdisponíveis.

O nome

O nome que escolher deverá ser algo queidentifique o negócio e seja fácil de memorizar.Como já se realizou alguma pesquisa, temos osnomes dos concorrentes. Já dá para ter uma ideiae não arranjar nomes iguais.

Em termos de marketing não aconselho a queutilize o seu nome próprio, pois pode dificultar avenda futura do seu negócio. Ninguém quercomprar a empresa do "Antunes dos Insufláveis",mas talvez a "Animaflável", com um logótipocolorido, tipo cartoon.

Com quantos insufláveis começar? Esta éfácil, com um. Com um insuflável você vai testar otrabalho envolvido e perceber que tipo deproblemas poderá suportar, como será o contactocom os clientes, os tempos de montagem edesmontagem, os procedimentos, etc., e no casode não se dar bem com o negócio, é mais fácil ver-se livre de um só insuflável.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 13 de 72

Page 14: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

E se o negócio correr bem poderá semprealugar os necessários.

Legalizar o negócio

Aqui é quando a coisa se torna mais séria. Amaior parte dos alugueres a particulares dispensamo recibo do aluguer, porque também não têm comoo incluir nas despesas de IRS. Mas, quando se alugaa empresas, como restaurantes ou promotoras deeventos, para essas já é necessário passar orespetivo recibo da prestação de serviços. Tambémé mais fácil obter resposta das seguradoras quandose tem uma empresa.

O meu conselho para quem querexperimentar e não tem muito dinheiro disponívelpara constituir empresa, é:

- Começar por alugar a amigos e conhecidos. Gente em quem possa confiar.- Não dar a ideia de que tem uma grande operação. Tem um insuflável seu e resolveu aluga-lo só desta vez.- Não ter conversas sobre faturas e recibos, mas não esquecer o pagamento.- Se quer jogar pelo seguro pode-se inscrever como trabalhador individual e passar recibos verdes. O único inconveniente é de que todos os seus bens podem ser penhorados se der para o torto.- Crie o hábito de receber em dinheiro e assimque acaba de montar o insuflável. Um cheque num fim de semana é um risco duplo. Se de um amigo ou conhecido passa a triplo.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 14 de 72

Page 15: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Abrir conta no banco

Deve abrir uma conta num banco e que sirvasó para o novo negócio. Ajuda a controlar melhor oque se passa no negócio evitando muitasconfusões.

Tipo de financiamento

Muito poucos negócios se podem começarsem capital. E como já se apercebeu, vãoaparecendo "pequenas" despesas como, compra dematerial para as primeiras pesquisas, comprar oualugar o primeiro insuflável, registar ou não aempresa, abrir conta num banco, as primeirasdespesas de deslocação, etc.

Logo vai necessitar de algum capital parainvestir. E ai tem de decidir. Tem algum dinheiro departe? Pode pedir emprestado a alguém queconheça? Tem forma de obter empréstimo de umbanco? Pode-se candidatar aos incentivos do centrode emprego? Arranjou algum sócio, para dividir asdespesas e os lucros?

Pense bem, faça pesquisas intensas, façacontas e prepare sempre um plano B.

Telefone de contacto

Mais uma pequena despesa. Deve comprar umnovo telefone, não interessa a rede. Esta é maisuma medida para separar o negócio da vida pessoaldesde o início. Os problemas separados são maisfáceis de lidar.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 15 de 72

Page 16: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Pode optar por ter esse telemóvel sempreligado ou impor um horário. São duas formasválidas de encarar o negócio. Estar sempredisponível ou impor a sua vida pessoal e dos seus.

Uma coisa que não deve esquecer é de tersempre o telemóvel da empresa ligado sempre quetiver um insuflável alugado ou mesmo"emprestado". Para algum acidente ou outroproblema, tem de estar sempre contactável.

Os seguros

Os seguros para este tipo de atividade sãodifíceis de arranjar por agora, ainda mais se for atítulo particular, consulte todas as seguradoras queconseguir e insista.

Existe sempre a tentação de saltar este fator,mas é um dos mais importantes, porque estamos afalar da segurança e assistência das crianças queserão os nossos clientes, já para não falar nosgrandes problemas de não ter um seguro.

Muitas das empresas e instituições do estadojá estão a exigir aos serviços de alugueres, oscomprovativos das apólices de seguro.

Será acrescentada mais informação sobreeste tema assim que estiver disponível.

Locais onde pode exercer

Parece coisa de advogados mas não é. Sãolocais onde possa instalar os seus insufláveis. Como

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 16 de 72

Page 17: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

por exemplo um pavilhão desportivo local ondepode montar vários insufláveis para um eventopromocional ou periodicamente. Um local numparque, jardim, ou estacionamento particular. Umlugar numa feira, ou numa praia.

Pode planear algo do género, para garantiruma certa estabilidade ao negócio.

Atenção, que para certos locais e atividadesé necessária uma autorização e respetivas licençascamarárias. Por isso é importante o planeamentoantecipado, para não ter problemas nos dias deatividade A ASAE anda ai, sabia?

Áreas de entrega

Vai ser necessário definir as áreas de entrega.Depois de fazer as suas contas às despesas deentrega de um insuflável e as incluir no preço dealuguer, deve ser fácil definir até que quilómetrosesse valor se mantém. O que for a mais que issotem de ser cobrado, ou corre o risco da margem delucro desaparecer.

Por exemplo: entregas grátis até 30Km dolocal de armazém, se o aluguer for a 45Km devecobrar um valor por cada km a mais dos trinta.

Se tiver de subalugar o insuflável deve fazermuito bem as contas e contar com os quilómetrosextra que tem de fazer para ir buscar e entregar oinsuflável.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 17 de 72

Page 18: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Um conselho que posso dar é: analise o localonde escolheu operar, e marque as zonas a quepode chegar em 30 minutos, esse será o seu pontode partida, mais do que essa distância deve cobrarmais e contabilizar devidamente os tempos dedeslocação, montagens e contratempos, para nãose atrasar entre serviços. Estude a concorrência,mas não tome como certo toda a informação quelhe fornecem. Você não tem a certeza de que elessabem fazer contas, pois não?

Preços a cobrar

Aqui é onde muita gente tem dificuldades,mas para mim é do mais fácil que se pode ter numnegócio. Só necessita de um papel, um lápis, bomsenso e honestidade pessoal.

O mais comum é fazer preços mais baixos quea concorrência. Este tipo de abordagem tem váriosproblemas, que passo a enumerar:

1 - Não sabemos que lucro esses valores trazem à concorrência2 - Não conhecemos as despesas que a concorrência tem3 - Não conhecemos a qualidade do serviço que a concorrência fornece4 - Não conhecemos as dificuldades que a concorrência tem com os preços que pratica5 - Não conhecemos que estratégia de preços a concorrência pratica6 - Estamos a entrar em confronto direto com a concorrência7 - Não será visto como sinónimo de qualidade8 - Dificilmente poderá aumentar os preços

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 18 de 72

Page 19: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

num futuro próximo

Como vê existem muitas perguntas semresposta e que em nada dizem respeito ao nossonegócio, mas sim ao deles. Conheça bem as suasdespesas e só depois acrescente o seu lucro, esse éo seu preço.

Não se pode esquecer que o objetivo de terembarcado nesta aventura é o de ganhar dinheiro,não é ter trabalho por nada, para isso ficava noemprego anterior. Muita gente entra em pânico,mas existem tantas formas de trabalhar e fazerdinheiro, que não percebo o problema.

Como acrescentar mais valor

Depois das contas feitas, chegou à conclusãode que os seus valores são superiores àconcorrência, pois bem vamos tratar disso já aseguir...

Nas despesas não pode cortar, a distância nãofica mais curta, as portagens não desaparecem enão dá para roubar a gasolina do vizinho. Antes decortar no lucro, tem de saber que, se ganharmenos tem de trabalhar mais.

Agora vamos às soluções.

Grande parte do valor de um serviço está nasua perceção. Se o cliente achar que vale odinheiro, então é porque vale mesmo. Se o clientesentir que está a adquirir um bom serviço, elepagará o valor que está a pedir. Como é que isso se

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 19 de 72

Page 20: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

consegue? Com, profissionalismo! Um bom nome daempresa, um bom logótipo, um bom atendimento,um funcionamento claro das regras, direitos edeveres, uma resposta atempada, uma entrega ahoras, um insuflável imaculadamente limpo, umamontagem eficiente, e quem sabe uma ou outrasurpresa. Tudo isto a custo zero. E o cliente darácomo justificado cada Euro, que pedir. Se não deré porque também lhe vai criar problemas mais àfrente, isso posso garantir.

Também pode aumentar a perceção de valorcom pequenos investimentos. Uma parceria comuma pastelaria local, um produtor regional, outrosoperadores de negócios semelhantes comopalhaços, mágicos ou fotógrafos, um presente parao aniversariante ou para quem aluga, guloseimaspara todos, a personalização do próprio insuflável,a junção de outro equipamento como máquina depipocas ou algodão doce, a extensão do horário ouvales para alugueres futuros, o tema do insuflávelestar na moda. As possibilidades são quaseinfinitas. Baixar preços? Não há necessidade!

Até o equipamento estar pago, não facilite.Depois de estar pago e gasto, já pode baixarpreços e diferencia-los dos equipamentos novos.

Equipamento necessário

Aqui fica uma lista do equipamento básicopara exercer a atividade de aluguer de insufláveis.

- Veículo para transporte conforme quantidades- Carrinho de mão para transporte adequado à

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 20 de 72

Page 21: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

dimensão dos insufláveis- 1 Maço de metal- 4 Sacos de areia ou tipo bases de chapéus-de-sol- 1 Extensão elétrica de 25m- 1 Extensão elétrica de 50m- 2 Colchões por insuflável- 1 Lona para a base do insuflável- 1 Pasta porta documentos- Estacas metálicas suplementares, semelhantes às do insuflável- 50m de corda marítima suplementar- Um gerador pequeno, com capacidade suficiente para alimentar o insuflável (opcional)- 1 Aspirador semi-industrial que também dê para líquidos- Panos para limpeza- Produtos para limpeza e desinfeção- Informação promocional - cartões, folhetos, catálogos, autocolantes, etc.- 1 Apito

Vigilância

A questão da vigilância do seu investimento,pode ser mais uma despesa ou mais uma fonte delucro, depende como a encarar e a apresentar aocliente. Pode estar incluída no preço inicial ou serum extra. E tem de estar preparado para isso.

Não tem grande vantagem para si, ficar presoao insuflável no seu tempo de aluguer. Estará atrocar o seu tempo por dinheiro e neste caso issotem pouco retorno.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 21 de 72

Page 22: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Talvez nos primeiros alugueres deva estarpresente, para saber como utilizam o insuflável,perceber como as crianças brincam e saber maissobre o negócio.

Mas, com mais do que um insuflável alugadoao mesmo tempo, você não se pode desdobrar, porisso tem de arranjar alguém de confiança para oefeito. Pode ser alguém que também fez a entregaou alguém extra que fica só a tomar conta doinsuflável. Depende da pessoa, da sua capacidadee função acordada. Saliento que existe umadiferença entre tomar conta do insuflável e tomarconta das crianças que brincam no insuflável.

Tomar conta de crianças acarreta maisresponsabilidade, porque a partir do momento emque os pais das crianças percebem que está alguéma tomar conta dos seus filhos, desligam-se e sóacordam quando existe algum problema grave. Eisso pode trazer-lhe grandes problemas se não forresolvido convenientemente.

Deverá ter explicitas as regras, deveres edireitos dos clientes, na utilização do aluguer deum insuflável. Os pais devem proteger aintegridade física dos filhos e você deve proteger aintegridade física do seu insuflável. Explicar efazer cumprir as regras de segurança para com oinsuflável protege todos os interessados. Falareimais à frente sobre essas regras.

O tipo de pessoa para este trabalho deveráser alguém responsável, com a atitude certa paraquando surgem problemas, estar contactável por

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 22 de 72

Page 23: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

telemóvel, fazer-se ouvir e respeitar pelos maispequenos, sem arranjar conflitos.

Para garantir que tudo corra bem, vocêdeverá garantir formação para as pessoas quetrabalharem para si, quer sejam familiares ouamigos ou empregados oficiais. Essa formaçãodeverá conter:

- Conhecer o funcionamento básico do insuflável que vai operar- Ser definido o tipo de trabalho que se espera- Não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas durante o serviço- Saber quais as zonas de perigo no modelo doinsuflável- Conhecer algumas brincadeiras que se poderão fazer no insuflável, para sugerir às crianças- Estar munida dos contactos de emergência da zona onde vai trabalhar- Conhecer e ser apresentada às pessoas responsáveis do evento no caso de problema- Ter noções básicas de primeiros socorros- Capacidade e autonomia para assumir responsabilidades no trabalho executado- Deverá estar visivelmente identificada- Antes do serviço começar certificar-se das necessidades fisiológicas, para evitar ausências desnecessárias- Ter conhecimento de algumas situações que possam surgir, com crianças ou adultos

Lembre-se que quem estiver presente será acara da sua empresa e mais um fator para alterar aperceção do seu valor. Aproveite-a.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 23 de 72

Page 24: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Associações e Organizações

Poderá procurar por associações eorganizações comerciais, clubes de empresários,etc. Inscreva-se e integre-se, com o intuito deobter contactos e informação que não estádisponível fora desses meios. Não vou falar maissobre este tema, porque não é a minha onda, maspara quem sabe navegar, é com certeza uma fontede contactos.

O seu Site

Hoje em dia não ter um site é meio caminhopara o esquecimento. Cada vez mais as pessoasfazem procuras pela Internet e se não aparece nãoexiste. Grande parte dos negócios de aluguer deinsufláveis depende da Internet. Uma loja aberta24h por dias, 365 dias, por um custo fracionário doque quer que seja. Uma ferramenta poderosa!

Difícilmente um comerciante convencionalencara a sua loja como uma ferramenta depublicidade, mas quando se fala de um site tudo épublicidade. Desde o nome, passando pelas cores,as imagens, o tipo de letra, a informaçãodisponível, os tempos de espera, as funçõesdisponíveis, tudo, tudo mesmo.

Embora possa não perceber metade do queacabei de escrever, tem como exemplo os sites queencontrou no início. Com certeza gostou mais deuns do que outros, uns foram mais fáceis denavegar do que outros, uns inspiraram maisconfiança do que outros, ou deram mais ou menosinformação.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 24 de 72

Page 25: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Um site é muito importante porque este seráa sua cara virtual. Será a sua representação naInternet, o que as pessoas vão ver antes de ocontratarem. E por isso merece o devido respeito eatenção. Em publicidade o pormenor é importante.Se um visitante tiver dificuldade em encontrar oseu contacto, porque este está misturado numamontoado de imagens e bonecos em movimento,ou estiver enterrado três níveis num qualquermenu, o visitante vai embora.

Lembre-se que tudo tem de ser simples efácil de obter. Imagens dos insufláveis, medidas,horários, contactos, condições, regras, etc. Ospreços podem estar ou não acessíveis, é consigo.Pode-se fazer logo as reservas? Tem respostasrápidas às suas questões? Tem opções?

Embora o site seja importante, não deveperder a maior parte do tempo com ele. Encare-ocom a ferramenta que é. Se está à vontade emfazer sites, pode-se aventurar por faze-lo. Podepedir a um amigo que tenha a certeza que sabe oque faz. Ou pode procurar por ajuda profissional.Reúna a informação que quer disponível e algumasreferências que tenha de sites concorrentes.Acerte um preço, o prazo e boa sorte.

Publicidade

Aqui ficam algumas sugestões de locais ondepoderá publicitar o seu novo negócio:

Não Virtual

- Amigos e conhecidos

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 25 de 72

Page 26: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

- Jornais ou publicações locais- Lojas locais- Rádios locais- Cruzamentos e locais de passagem- Eventos, feiras, concentrações e espetáculoslocais- Pequenos patrocínios locais (equipe local, grupos escolares, atividades, etc.)- Organização de eventos- Publicidade em veículos

Virtual

- Otimização de site para motores de busca- Publicidade paga em Motores de busca- Participação em fóruns, blogs e sites- Parcerias- Publicidade paga noutros sites- Publicação de artigos de opinião

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 26 de 72

Page 27: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Passo 3Compra de Equipamento

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 27 de 72

Page 28: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Devido à pesquisa feita no início já deve ter anoção de quem vende os insufláveis que vocêprocura. Para facilitar o começo de atividadevamos centrar-nos nos nacionais. Em Portugal jáexistem alguns fabricantes de insufláveis e osrestantes importam de várias fontes. Em termos dequalidade os insufláveis portugueses estão naqualidade média, mas com criatividade média-baixa. Os de pior qualidade são os oriundos dooriente, mas tudo é relativo.

Não se fique pelo primeiro que encontrar e sepossível peça para ver os insufláveis montados.Aproveite para ver a operação de montagem epeça explicações sobre as várias partes,informação sobre os materiais e técnicas especiaisde fabrico, reforços, conselhos de utilização,limpeza e manutenção. Informe-se também sobregarantias, arranjos e recuperação no caso de algumacidente. Veja também se é possível apersonalização.

Ao fim de visitar os primeiros, já terá umanoção do que é um insuflável e quais as manhas emanias de quem vende, pois é normal nas técnicasde venda, falarem mal da concorrência em vez dese centrarem nas suas qualidades.

Para a aquisição também pode optar pormodelos em segunda mão. Tenha especial atençãoao aspeto geral, desgastes nas zonas de saltos eentradas, espaços entre as linhas de costura,manchas de humidade e até ao odor que possa ter.Pergunte quantas utilizações tem e quantos mesesde garantia. Pode encontrar insufláveis a bompreço, para começar.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 28 de 72

Page 29: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Para aliviar a despesa inicial, pode perguntarse pode pagar em duas ou três vezes, perguntarnão custa nada.

O restante equipamento, como corda,estacas, pesos, colchões e líquidos de limpeza,também podem ser adquiridos nos mesmosfornecedores.

O aspirador, o gerador, a lona para a base,ferramentas, etc. em qualquer grande superfíciede bricolage.

Os cartões, folhetos e artigos promocionais,em qualquer gráfica.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 29 de 72

Page 30: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Passo 4Documentos e Organização

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 30 de 72

Page 31: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Embora pense começar devagar e achar quedá conta do recado, aconselho a seguir certo tipode procedimentos, que depois de se tornarem umhábito, farão a diferença na organização do seutrabalho e de quem mais trabalhar consigo.

Esses procedimentos começam desde oprimeiro contacto com o potencial cliente, querseja por pessoalmente, por telefone ou por e-mail.Junto-lhe alguns documentos e respetivoscomentários que acho que ajudaram a organizarmelhor o seu novo negócio.

No Apêndice C disponibilizo uma série dedocumentos necessários à organização do negócio.Estes documentos podem ser passados paraprogramas informático, a fim de facilitar a suautilização armazenagem e duplicação. De salientarque estes documentos são para a organizaçãorelacionada com os insufláveis, falta juntar todosos documentos e procedimentos ao funcionamentoe controle de um negócio normal como, controlede despesas, faturação, processamento deordenados, etc.

Documentos do Apêndice C:

1 - Formulário de Contacto2 - Ficha de cliente3 - Mapa diário de alugueres4 - Ficha de insuflável5 - Historial de aluguer6 - Ficha de Manutenção7 - Contrato de aluguer8 - Guião de Atendimento9 - Memória descritiva (fornecido pelo

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 31 de 72

Page 32: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

vendedor do insuflável)

Quando houver um contacto para pedido deinformações, deve-se obter maior parte dainformação do "Formulário de Contacto" e no fimmarcar se foi uma consulta ou uma reserva.

No caso de reserva a informação deve servirpara preencher a "Ficha de Cliente" e o "MapaDiário de Alugueres" do respetivo dia. Assimteremos a garantia de que não existem alugueressobrepostos e pode-se fazer a distribuição dehorários e distâncias entre alugueres.

Cada insuflável deve ter uma pasta própriacom os seguintes documentos; Ficha de insuflável,onde tem incluído o "Historial Técnico" e éregistado os arranjos que o insuflável tenhadurante a sua existência, também terá a folha como "Historial de Aluguer" onde será registada ainformação dos alugueres respetivos, a "Ficha deManutenção" servirá para se registar as limpezas aque o insuflável será submetido, na aquisição doinsuflável peça a sua "Memória Descritiva", ondetem toda a informação técnica para o caso de terde fornecer a algum cliente mais exigente ou àinspeção.

Incluo também uma minuta de acordo dealuguer, que aconselho que seja utilizado naemprega do insuflável. Devem ser explicadas asrespetivas regras de segurança ao cliente e depoisde ler o acordo deve ser assinado. Legalmentepouco peso tem, mas serve para a responsabilidadeser mais sentida e é mais um fator de perceçãopara o cliente.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 32 de 72

Page 33: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Estes documentos servem para inspiração epoderão ter a sua versão eletrónica, é consigo. O"Mapa Diário de Alugueres" também pode ter umaversão mais alargada, para poder ter uma visãomais geral do andamento do negócio, se utilizar aInternet, até pode disponibilizar essa informaçãoaos seus clientes, o que tornará as escolhas maisrápidas e será mais um fator de perceção a seufavor.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 33 de 72

Page 34: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Passo 5Publicidade e a Montra Virtual

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 34 de 72

Page 35: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Publicitar o seu negócio deve ser uma coisanatural de todos os dias, e não só em determinadasações ou campanhas. A publicidade do seu negócioestá em tudo o que você faz, bem como quemtrabalha consigo. Até o seu equipamento fazpublicidade por si. Lembra-se da perceção? Pois,tudo o que estiver relacionado consigo e ao seunegócio, faz publicidade. Só tem de escolher seserá boa ou má publicidade.

Montar um insuflável com sujidade ou maucheiro, é má publicidade. Aparecer fora da horamarcada, é má publicidade. Não ter o materialnecessário à montagem é má publicidade. Quandofor levantar um insuflável e este ainda tiver cheiode crianças e não houver mais nenhum serviço paraesse dia, se deixar as crianças brincarem mais umahora, é boa publicidade, desde que esclareça que éum caso excecional, para não criar maus hábitosde futuro.

Os primeiros a conhecer o seu novo "hobby"serão os seus familiares, amigos, vizinhos econhecidos. Deverá começar aí com as primeirasexperiências. Depois é estudar a região onde iráatuar e pôr mãos há obra.

Além do óbvio, que serão as famílias comcrianças entre os dois e doze anos, existem outrosmercados a explorar. Deixo algumas sugestões:

. Escolas Particulares / Colégios

. Restaurantes

. Feiras / Mercados

. Stands

. Lojas prestes a inaugurar

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 35 de 72

Page 36: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Meios de publicitar:

. Cartões de Apresentação

. Cartões de Agradecimento

. Cartões Lembretes

. Folhetos

. Publicações Locais

. Revistas Temáticas

. Camisolas

. Rádios Locais

. Placardes ou Montras de Lojas

. Motores de Busca

. Sites / Blogues / Fóruns

Conheça muitas outras formas de publicitar o seu negócioinscrevendo-se no site da Academia dos Insufláveis.

A montagem de um site é o equivalente a teruma loja aberta 24h/365dias. Dai também serimportante o tipo de mensagem que passa com oseu site, pois tudo é publicidade.

Uma breve apresentação do seu serviço,muita informação e imagens dos modelos,respostas rápidas e sem ambiguidades. Um logótipoe um jogo de cores atrativo, sem ser incomodativo,tudo é publicidade.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 36 de 72

Page 37: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Passo 6Base de Dados

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 37 de 72

Page 38: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Deve construir uma base de dados dosclientes a quem vai alugando os seus insufláveis. Asua organização permite-lhe um melhor controlode quando se aproxima a próxima data decontactar tal cliente. A ordem de informação seráa seguinte:

. Mês de Aluguer

. Nome do Cliente

. Morada

. Contactos

. Modelos Alugados

. Identificação das Crianças e Idades

. Datas dos Eventos

O facto do primeiro campo ser o Mês deAluguer é porque se torna mais fácil na pesquisadas datas de contacto. Mais uma vez a perceção docliente será reforçada, quando receber noticiassuas, quase um ano depois a felicitá-lo da datacomemorativa. Este tipo de organização faz-secom programas de base de dados, mas hoje em diatambém já se pode executar o mesmo tipo detrabalho básico em folhas de cálculo. Se nãosouber do que falo, com certeza que tem umamigo que dá um jeito neste tipo de programas, oupode consultar no meu site.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 38 de 72

Page 39: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Passo 7Receber Pedidos

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 39 de 72

Page 40: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Muita gente tem problemas em executarqualquer tipo de vendas, porque numa sociedadecomo a nossa estamos programados para rejeitarqualquer tipo de vendas. Quem se quer tornar napessoa que todos evitam? Mas, não tem de serassim. Se a sua publicidade for bem feita aspessoas é que vêm ter consigo, logo, já queremque lhes venda algo.

Quer seja você ou outra pessoa a receber ospedidos e reservas, têm de ter a informaçãodisponível sobre os modelos, preços e condições,para evitar tempos de espera e possíveis percas deencomendas.

Também convém ter um catálogo de opçõesde parceiros que venha a ter, para o caso de nãoter o insuflável certo ou estarem todos alugados.

Deve ter também um guião de atendimento,para que nada seja esquecido. Pode ver umexemplo no Apêndice C.

Nas consultas online também é importanteque sejam o mais objetivas possível. Não se devemestender por mais de três mensagens; resposta àprimeira pergunta, resposta à segunda pergunta,dados finais. Deve-se ter preparados já algunsdocumentos para o mesmo tipo de respostas,conseguindo-se assim respostas mais rápidas e maistempo para outro tipo de atividades.

O atendimento é muito importante e aindamais quando não somos nós a executá-lo. Garantaque tudo corre sobre rodas e que todas as

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 40 de 72

Page 41: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

oportunidades de negócio são aproveitadas. Mesmoquando uma consulta não se transforma emreserva, devemos ficar com o contacto parafuturas promoções e campanhas.

É de lembrar que o cliente está à procura, eque anseia por uma razão para parar de procurar.Temos de o convencer de que encontrou oinsuflável certo, depois disso é fácil, bastapreencher o formulário de requisição com ainformação do cliente.

Não esquecer de avisar que irá confirmar areserva uns dias antes do evento. Isto éimportante, porque dará a confirmação do serviçoe ajudará o cliente a estar preparado para oreceber.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 41 de 72

Page 42: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Passo 8Entregas

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 42 de 72

Page 43: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

A organização é tudo, em qualquer tipo denegócio, mas ainda mais no aluguer de insufláveis.Para o fim de semana, a documentação deentregas deve estar pronta no final de Quinta-Feira. O Mapa de Alugueres deve estar pronto até atarde de Sexta-Feira. Deve-se confirmar quais osinsufláveis que vão estar a serviço, com respetivoequipamento e extras, toda a documentação,necessária a cada serviço e respetivos mapas commoradas. Faça uma lista geral, em que deverá sermarcado todo o material a utilizar.

Seja realista nos tempos de entrega, comtempos de deslocação, montagem e contratempos,não é boa politica deixar um cliente pendurado emdetrimento de outro.

É preferível entregar antes da hora marcadado que minutos depois. No entanto, confirme aentrega antecipada.

Mesmo que esteja atrasado para a próximaentrega, não descure a montagem que está aexecutar, a segurança das crianças é muitoimportante para o seu negócio.

E tão importante como a entrega é a recolha.Ao comparecer na hora marcada demonstraprofissionalismo.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 43 de 72

Page 44: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Passo 9Contabilidade e Legalidade

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 44 de 72

Page 45: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Embora existam bons programas decontabilidade, é sempre bom ter o serviço de umcontabilista, para acompanhar todo o processo.Escolha um que forneça acompanhamento eaconselhamento sobre certo tipo de atividades queforneçam vantagens para o seu negócio, como odesconto de certo tipo de material ou a melhorforma de comprar certo equipamento. O normal ésimplesmente fazerem o preenchimento dosimpostos e pouco mais. Esses acabam por sair maiscaros, se não estivermos habituados a esta coisados deves e haveres.

Um advogado, também é um bom contacto ater à mão. Recomendo que tenha uma consultacom um, para se aconselhar sobre o documento de"Contrato de Aluguer", (mesmo que pense utilizar oque eu disponibilizo), para qualquer alteração.

Também será necessário ter o seu contactopara o caso de maus pagamentos ou acidentes depercurso.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 45 de 72

Page 46: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Passo 10Conhecer a Concorrência

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 46 de 72

Page 47: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

O que sugiro aqui é mais do que no primeirocapítulo. Ao conhecer a concorrência, está aconhecer o seu próprio negócio. É claro que nãoserá tarefa fácil, porque as pessoas não estãopreparadas para este tipo de relacionamento, maspoderá ter belas surpresas. Depende da suaabordagem.

Imagine: contactar o seu concorrente maispróximo e propor a troca de informação sobre onegócio, o tipo de clientes, as dificuldades donegócio, os truques dos clientes, as manhas dosinsufláveis, etc. Tanto você como o concorrente,podem beneficiar da troca de ideias. Lembre-se deque certamente ele também está "isolado" domundo, também corre o negócio "sozinho".

Com mais confiança podem passar para onível seguinte, a parceria. Podem articular osmodelos de ambos, o gerador de um pode servir aooutro. Um evento promocional com ambos, fazmais, ZUNZUM, CACHIN.

E se a coisa crescer, você estará na linha dafrente, para a construção de uma associação ousindicalização, quem sabe.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 47 de 72

Page 48: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Notas Finais

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 48 de 72

Page 49: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Devido à pesquisa feita no início já deve ter anoção de quem vende os insufláveis que vocêprocura. Para facilitar o começo de atividadevamos centrar-nos nos nacionais. Em Portugal jáexistem alguns fabricantes de insufláveis e osrestantes importam de várias fontes. Em termos dequalidade os insufláveis portugueses estão naqualidade média, mas com criatividade média-baixa. Os de pior qualidade são os oriundos dooriente, mas tudo é relativo.

Não se fique pelo primeiro que encontrar e sepossível peça para ver os insufláveis montados.Aproveite para ver a operação de montagem epeça explicações sobre as várias partes,informação sobre os materiais e técnicas especiaisde fabrico, reforços, conselhos de utilização,limpeza e manutenção. Informe-se também sobregarantias, arranjos e recuperação no caso de algumacidente. Veja também se é possível apersonalização.

Ao fim de visitar os primeiros, já terá umanoção do que é um insuflável e quais as manhas emanias de quem vende, pois é normal nas técnicasde venda, falarem mal da concorrência em vez dese centrarem nas suas qualidades.

Para a aquisição também pode optar pormodelos em segunda mão. Tenha especial atençãoao aspeto geral, desgastes nas zonas de saltos eentradas, espaços entre as linhas de costura,manchas de humidade e até ao odor que possa ter.Pergunte quantas utilizações tem e quantos mesesde garantia. Pode encontrar insufláveis a bompreço, para começar.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 49 de 72

Page 50: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Para aliviar a despesa inicial, pode perguntarse pode pagar em duas ou três vezes, perguntarnão custa nada.

O restante equipamento como, corda,estacas, pesos, colchões e líquidos de limpeza,também podem ser adquiridos nos mesmosfornecedores.

O aspirador, o gerador, a lona para a base,ferramentas, etc. em qualquer grande superfíciede bricolage.

Os cartões, folhetos e artigos promocionais,em qualquer gráfica.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 50 de 72

Page 51: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Apêndice A

Conselhos e Sugestões

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 51 de 72

Page 52: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

1 - Pode-se especializar em alugueres de nichos. Ex: sócasamentos e batizados, só feiras, só particulares, sódesportivos, etc.

2 - Nas pesquisas utilizar as àspas para incluir mais deuma palavra na mesma pesquisa. Ex: "aluguerinsufláveis" - procura por sitios com as duas palavras.

3 - A palavra insuflável ou insufláveis, deve estar nonome, no slogan e nas palavras chave do seu site.

4 - Incentive os seus clientes a comentarem no seusite.

5 - Mime os seus clientes.

6 - Não regateie preços. Mantenha-se fiel à sua tabela.

7 - Crie um esquema de classificação para o negóciode alugueres e classifique-se junto com aconcorrência. Tente melhorar o seu lugar, sempre quepuder.

8 - Se possível, ao comprar insufláveis novos, tente umacordo de retoma periódica, assim terá rotatividadeno negócio.

9 - Participe em Foruns e Blog's, mas sem ser explicito.Inclua apenas no seu rodapé o seu site e o slogan.

10 - Se tem filhos pequenos, utilize os seusaniversários para convidar os amiguinhos e assim fazerpublicidade aos pais. Sobrinhos e netos tambémcontam. E filhos dos amigos e colaboradores, também.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 52 de 72

Page 53: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Apêndice B

Tipos de Insufláveis

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 53 de 72

Page 54: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Insufláveis de Diversão

Saltitões - Insuflável básico, aberto oufechado, onde as crianças podem saltar.

Castelos - Insuflável com o formato alembrar um castelo, que podem ter váriostemas relacionados com castelos ou só com cores.

Parques - Insuflável com várias actividades ou áreas distintas, temáticos ou não.

Formas Especiais - Insuflável de formaespecífica. Ex: Nave Espacial ou Barco Pirata.

Piscinas de Bolas - Insuflável com baserebaixada e que se enche com pequenasbolas coloridas de plástico.

Escorregas - Insufláveis onde a sua função é únicamente a escalada e descidamais ou menos rápida.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 54 de 72

Page 55: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Combinados - Insufláveis que combinam duas ou mais características.

Aquáticos - Insufláveis geralmente comescorregas ou de obstáculos e que ficamparcialmente dentro das piscinas.

Multipla Função - Nestes insufláveis podese ter vários jogos. Ex: futebol, basquete, voleibol, andebol, etc.

Insufláveis Desportivos

Baliza - Insuflável geralmente com umaimagem que cobre a baliza e que contémburacos por onde a bola tem de passar.

Chutodromo - Insuflável para onde se tem de chutar. O chuto é medido por um aparelho electronico e que mede a velocidade do chuto.

Matraquilhos Humanos - Um campo de futebol insuflável. Existem duas versões, a só da limitação do campo insuflável e a que os jugadores estão presos a tubos ou cabos como os matraquilhos. Pode-sejogar em seco ou com o chão molhado.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 55 de 72

Page 56: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Bungee Run - Corredor insuflável onde dois ou mais jogadores presos com elásticos, competem a chegar mais longe.

Tabelas de Basquete - Um insuflável com um cesto em que temos que colocar a bola.

Parede de Velcro - Insuflável revestido avelcro, onde os jogadores com fato especial têm de saltar e ficar agarrados.

Super Escalada - Insuflável em altura edificuldade suficiente para se escalar.

Gladiadores - Colchão insuflável onde dois jogadores se tentam derrubar do cimo de duas bases.

Touro Mecânico - Colchão insuflável emvolta de um touro sob um mecanismoelectrónico giratório.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 56 de 72

Page 57: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Surf Mecânico - Semelhante ao Touro, mas com uma prancha de Surf.

Insuflável de Obstáculos - Insuflável com vários obstáculos em que se pode competir com dois ou mais jogadores.

Guerra de Almofadas - Insuflável onde dois jogadores se tentam derrubar comalmofadas.

Ringue-de-Boxe - Insuflável em forma de ringue-de-box, onde os lutadores competem com grandes luvas.

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 57 de 72

Page 58: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

Apêndice CFicha de Cliente

Ficha de Insuflável

Ficha de Manutenção

Formulário de Contacto

Guião de Atendimento

Historial de Aluguer

Mapa Diário de Alugueres

Mapa Diário de Alugueres Demo

Contrato de Aluguer

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 58 de 72

Page 59: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 59 de 72

Page 60: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 60 de 72

Page 61: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 61 de 72

Page 62: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 62 de 72

Page 63: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 63 de 72

Page 64: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 64 de 72

Page 65: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 65 de 72

Page 66: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 66 de 72

Page 67: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 67 de 72

Page 68: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 68 de 72

Page 69: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 69 de 72

Page 70: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 70 de 72

Page 71: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 71 de 72

Page 72: 10 Passos Para Abrir Um Negócio de Aluguer de Insufláveis

10 Passos para abrir um Negócio de Aluguer de Insufláveis 72 de 72