10-12-2012.pdf

44

Upload: orangotoe

Post on 06-Mar-2016

291 views

Category:

Documents


13 download

DESCRIPTION

10-12-2012.pdf

TRANSCRIPT

Neutralidade estratégica

02 | O PRESENTE EDITORIAL SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012

Como as eleições ainda não terminaram -

em muitas Capitais e grandes municípios os

eleitores voltam às urnas no próximo dia 28 -

o assunto continua em alta. Em Curitiba, a

maior expectativa é se Luiz Inácio Lula da

Silva e Dilma Rousseff desembarcarão na cam-

panha de Gustavo Fruet (PDT).

A cúpula do PT aguardava a decisão do

governador Beto Richa para definir que cami-

nho seguir. Como Beto declarou, na quarta-feira

(11), que ficará neutro no segundo turno, a

tendência é de que o ex-presidente e a presidenta

também permaneçam neutros, uma vez que os

dois candidatos que disputam

a prefeitura da Capital - tan-

to Ratinho Junior (PSC) quan-

to Fruet - integram a base

governista no plano federal.

Falem o que quiser, mas

Richa tomou a decisão mais

acertada. Como ele não po-

deria apoiar Fruet, pela ló-

gica, já que o ex-tucano, seu

desafeto, tem o apoio do PT,

que deve lançar a ministra

Gleisi Hoffmann como can-

didata ao governo em 2014,

a tendência seria ir com Ratinho. No entanto,

este integra a base do governo federal. E mais,

se abraçasse a campanha do candidato do

PSC, corria o risco de incentivar Dilma e Lula

a se engajarem pessoalmente na campanha do

candidato pedetista.

Como se vê, um dilema e tanto.

Então, é muito mais conveniente Richa per-

manecer discreto e orientar, nos bastidores,

seus companheiros de PSDB e aliados a apoi-

arem preferencialmente Ratinho Junior, do

que correr o risco de indiretamente sair nova-

É muito mais conveniente Richapermanecer discreto e orientar,nos bastidores, seus aliados a

apoiarem Ratinho Junior, do quecorrer o risco de indiretamentesair novamente derrotado nasurnas. Além do que, estar no

palanque ao lado de Requião nãoseria nada agradável. Melhordeixar a campanha correr, a

eleição acontecer e depois vero que é possível fazer...

mente derrotado nas urnas, já que o seu apa-

drinhado político, Luciano Ducci, não conse-

guiu superar Fruet no primeiro turno e foi

apenas o terceiro mais votado, tendo que sair

do páreo. Se o seu candidato perdesse mais

uma vez, ficaria chato. Além do que, estar no

palanque pró-Ratinho ao lado de Roberto

Requião (senador do PMDB, partido que de-

clarou apoio ao candidato do PSC), com quem

rompeu relações desde as eleições de 2010, não

seria nada agradável. Melhor deixar a cam-

panha correr, a eleição acontecer e depois ver

o que é possível fazer.

Com a neutralidade anun-

ciada, não terá outro jeito:

Fruet e Ratinho Junior preci-

sarão buscar votos sem o apoio

declarado de grandes expoen-

tes políticos. Terão que ser os

protagonistas, sem coadjuvan-

tes em cena... ao menos “co-

adjuvantes” de peso como Ri-

cha, Lula e Dilma. De que-

bra, logicamente, explorarão

o que têm em “mãos”.

Será uma grande eleição,

que já surpreendeu até aqui.

De resto, vale lembrar que os dois candi-

datos já foram fenômenos eleitorais. Fruet foi

o deputado federal mais votado do Paraná

em 2006, enquanto Ratinho conseguiu o feito

em 2010. Ambos não têm experiência no

Poder Executivo. Tiveram o auge da carreira

política na Câmara dos Deputados. Entre-

tanto, apesar de currículos regados de bas-

tantes coincidências, a performance dos dois é

bastante distinta, assim como suas produções

legislativas. Cabe ao povo avaliar o que acha

mais interessante.

“NO CORAÇÃO DA IGREJAEU SEREI O AMOR”

O título do presente artigo é uma afirmação de SantaTeresinha do Menino Jesus. Ainda muito jovem, com 15anos, entrou no Mosteiro das Carmelitas de Lisieux, França,onde faleceu com apenas 24 anos de idade, no dia 30 desetembro de 1897. Foi proclamada padroeira das Missõesem 1927 pelo papa Pio XI e doutora da Igreja pelo Beato JoãoPaulo II em 1997. Como explicar tais proclamações se nuncapregou missão e nem realizou estudos superiores? A leiturade sua autobiografia nos dá as respostas.

“Não obstante à minha pequenez, quereria iluminar asalmas como os profetas, os doutores, sentia a vocação deser apóstolo... Queria ser missionário, não apenas durantealguns anos, mas queria tê-lo sido desde o princípio domundo e continuar até a consumação dos séculos. Mas,acima de tudo, ó meu amado Salvador, quereria derramaro sangue por Vós até a última gota. Porque durante a oraçãoestes desejos me faziam sofrer um autêntico martírio, abrias epístolas de São Paulo a fim de encontrar uma resposta.Casualmente fixei-me nos capítulos XII e XIII da primeiraepístola aos Coríntios; e li no primeiro que nem todos podemser ao mesmo tempo apóstolos, profetas, doutores, etc...que a Igreja é formada por membros diferentes e que osolhos não podem ao mesmo tempo ser as mãos. A respostaera clara, mas não satisfazia completamente os meusdesejos e não me trazia a paz. Continuei a ler e encontreiesta frase que me confortou profundamente: Procurai comardor os dons mais perfeitos; eu vou mostrar-vos umcaminho mais excelente. E o apóstolo explica como todosos dons mais perfeitos não são nada sem o amor e que acaridade é o caminho mais excelente que nos leva comsegurança até Deus. Finalmente tinha encontrado a tranqui-lidade. Ao considerar o Corpo Místico da Igreja, não conse-guira reconhecer-me em nenhum dos membros descritospor São Paulo; melhor, queria identificar-me com todoseles. A caridade ofereceu-me a chave da minha vocação.Compreendi que, se a Igreja apresenta um corpo formadopor membros diferentes, não lhe falta o mais necessário emais nobre de todos; compreendi que a Igreja tem coração,um coração ardente de amor; compreendi que só o amorfazia atuar os membros da Igreja e que, se o amor viessea extinguir-se, nem os apóstolos continuariam a anunciar oEvangelho, nem os mártires a derramar o seu sangue;compreendi que o amor encerra em si todas as vocações,que o amor é tudo e que abrange todos os tempos e lugares,numa palavra, que o amor é eterno. Então, com a maioralegria da minha alma arrebatada, exclamei: Ó Jesus, meuamor! Encontrei finalmente a minha vocação. A minhavocação é o amor. Sim, encontrei o meu lugar na Igreja, eeste lugar, ó meu Deus, fostes Vós que me destes: nocoração da Igreja, minha Mãe, eu serei o amor; com o amorserei tudo; e assim será realizado o meu sonho”.

Sua ânsia profunda de salvar almas a tornou padroeiradas missões e João Paulo II a declarou doutora da Igreja porser perita no amor. O Papa Bento XVI, em 2011, recordou-nos que a sua caridade amável e sorridente é a expressãoda alegria profunda da qual nos revela o segredo: “Jesus,a minha alegria é amar-Te”. Vivendo o maior amor nasmenores coisas da vida quotidiana, a santa realiza a suavocação de ser o amor no coração da Igreja. Teresinhafaleceu na noite de 30 de setembro de 1897, pronunciandoas simples palavras “Meu Deus, amo-Te”, olhando para ocrucifixo que estreitava nas mãos. Estas últimas palavras dasanta são a chave de toda a sua doutrina, da sua interpre-tação do Evangelho. O ato de amor, expresso no seu últimosuspiro, era como que o contínuo respiro da sua alma, comoo pulsar do seu coração. As simples palavras “Jesus, amo-Te” estão no centro de todos os seus escritos. O ato de amora Jesus imerge-a na Santíssima Trindade. Ela escreve: “Ah,tu sabes, amo-te Menino Jesus, o espírito de amor inflama-me com o seu fogo. É amando-Te que eu atraio o Pai”.

Neste mês missionário, outubro, aprendemos com SantaTeresinha que mesmo não estando fisicamente na linha defrente da ação missionária, podemos e devemos rezar ecolaborar, inclusive financeiramente, para que o evangelhocontinue a ser anunciado, levando as pessoas a um encon-tro pessoal e comunitário com Jesus Cristo.

Concluo com as palavras do papa Bento XVI: “Confiançae amor são, portanto, o ponto final da narração da sua vida,duas palavras que, como faróis, iluminaram todo o seucaminho de santidade, para poder guiar os outros pela suamesma “pequena via de confiança e de amor” da infânciaespiritual. Confiança como a do menino que se abandonanas mãos de Deus, inseparável do compromisso forte eradical do verdadeiro amor, que é dom total de si, parasempre, como diz a santa contemplando Maria: “Amar é dartudo, e dar-se a si mesmo”. Assim Teresa indica a todos nósque a vida cristã consiste em viver plenamente a graça dobatismo na doação total de si ao amor do Pai, para vivercomo Cristo, no fogo do Espírito Santo, o seu mesmo amorpor todos os outros”.

* O autor é bispo da Diocese de Toledo

cur ia@dioceseto ledo.org

O PRESENTE | 03SEXTA-FEIRA,12 DE OUTUBRODE 2012

Eleição da mesa diretiva

Exoneração de secretárioAntes de se licenciar do cargo, na terça-feira (08), a prefeita de Santa Helena, Rita

Maria Schimidt, assinou diversos atos administrativos. Dentre os principais está aexoneração do seu marido, Silom Schimidt, que comandava a Secretaria de Indústria,Comércio, Turismo e Administração Portuária.

Ela se antecipou a uma decisão judicial. Na semana passada, a Promotoria já haviaajuizado uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra osdois. Isto porque ela o nomeou para o cargo, mesmo ele tendo diversas ações por atode improbidade e duas condenações, confirmadas pelo Tribunal de Justiça, quesuspenderam seus direitos políticos.

PauloBernardo

em CascavelO ministro das Comuni-

cações, Paulo Bernardo,participa novamente de atopolítico em Cascavel. Elevisita o município amanhã(13), quando haverá re-cepção às lideranças polí-ticas e ex-candidatos quevão declarar apoio às can-didaturas a prefeito do Pro-fessor José Lemos e dovice Walter Parcianello, dacoligação “A Cascavel quequeremos inclui você” (PT,PMDB, PCdoB, PRB, PPL).

Neutralidade na eleiçãoA presidenta Dilma Rousseff (PT) quer evitar entrar

em bola divida, com candidatos de partidos da basealiada, no segundo turno destas eleições. A informação édo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, GilbertoCarvalho, que ontem (11) confirmou a presença da pre-sidenta em eventos de campanha em São Paulo, Manause Salvador. Até agora, nem uma menção sobre Curitiba.

Na Capital paranaense há dois candidatos da base aliadana disputa pela prefeitura: Ratinho Junior (PSC) e GustavoFruet (PDT). “Da parte dela, continuará havendo cuidadocom relação aos partidos da base aliada, salvo uma ououtra exceção, a tendência dela é ir aonde não há proble-mas, digamos, com a base aliada”, afirmou Carvalho.

Comentário do dia“Há caciques na política do Paraná. Eu

não pedi apoio desses caciques e não queroapoio desses caciques nesta eleição”. A

declaração foi do candidato a prefeito deCuritiba, Gustavo Fruet (PDT), durante

participação em debate na quarta-feira (10).

Os deputados estaduais elegem, na terça-feira (16),a nova mesa diretiva que vai comandar a AssembleiaLegislativa no biênio 2013/2014. O atual presidente,Valdir Rossoni (PSDB), vai à reeleição. Para ter o apoiodo PMDB, foi firmado um acordo, no qual o partidofica com duas vagas: a 1ª vice-presidência e a 2ª secreta-ria. O primeiro cargo será ocupado por Artagão Júnior,enquanto o segundo fica com Ademir Bier.

Ainda conforme o entendimento, o deputado Plau-to Miró Guimarães (DEM) permanece na 1ª secretaria.Contudo, ele deve ser indicado possivelmente em abrilpróximo para assumir um cargo de conselheiro doTribunal de Contas (TCE/PR).

Caso isso se confirme, automaticamente AdemirBier fica com a 1ª secretaria. Ele avalia essa indicaçãodo PMDB para compor a mesa diretiva como algoimportante em sua carreira política. A função é osegundo cargo mais importante da Casa de Leis,atrás somente da presidência.

Mais um turno únicoMais uma prefeitura da região vai adotar o turno único. Depois de Itaipulân-

dia, agora é a vez de Medianeira. A partir de segunda-feira (15), o paço municipalvai funcionar das 08 às 14 horas. Porém, os órgãos de caráter de serviço essencialseguirão horário diferenciado.

A Secretaria de Educação segue o calendário escolar; o NIS III terá o atendimen-to normal, das 07 às 19 horas; as unidades de saúde, laboratório municipal, setorde agendamento, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e ClínicaMaterna atenderão das 07 às 13 horas.

Por outro lado, o Centro de Apoio Psicossocial (Caps) estará aberto das 08às 12 horas e das 13h30 às 17h30. A Secretaria Municipal de Obras vaifuncionar das 07 às 13 horas.

Reforço na parceriaO presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, que governa o Estado de

Pernambuco, manteve contato com o governador Beto Richa (PSDB) para agradecerpela parceria política que incluiu o apoio à candidatura à reeleição do prefeito LucianoDucci (PSB) em Curitiba e à eleição do deputado estadual Reni Pereira (PSB) paraprefeito de Foz do Iguaçu.

Campos manifestou que tem todo o interesse em manter o entendimento com ostucanos do Paraná, apesar do resultado adverso em Curitiba. No cenário nacional, odistanciamento entre PSB e PT é cada vez maior, principalmente diante da perspectivade os socialistas tomarem rumo próprio na sucessão da presidenta Dilma em 2014.

Alep

Arquivo/OP

Assim como

ocorreu no

primeiro turno,

novamente a

presidenta Dilma

Rousseff (PT) não

deve declarar

apoio a um

candidato a

prefeito de Curitiba

O deputado

estadual

Ademir Bier

foi indicado

para ser o

2º secretário

e pode

assumir em

abril

próximo o

cargo de 1º

secretário

HARTO VITECK

“Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço

missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências

jovens e preparar os homens do futuro”.

- de Swami Vivekananda

Este mundo assemelha-se à cauda enrolada de um cão. A humanidadetem lutado para endireitá-la há séculos, mas basta soltá-la para que seenrole novamente. Como poderia ser diferente? Primeiro precisamosaprender a agir com altruísmo para não nos tornarmos fanáticos. Quandosabemos que o mundo se parece à cauda enrolada de um cão, que nunca

se endireitará, não podemos nos tornar fanáticos. Se não houvesse fanatismo no mundo haveria muitomais progresso do que agora.

É um erro pensar que o fanatismo contribua para o progresso da humanidade. Pelo contrário, é umfator de decadência, que dá origem à raiva e ao ódio e induz as pessoas a lutarem entre si, tornando-asdesumanas. Achamos que o que fazemos ou temos é o que há de melhor, e o que não fazemos ou nãotemos não tem valor. Por isso, lembremo-nos sempre da história da cauda enrolada quando sentirmosuma propensão para o fanatismo.

Vocês não precisam preocupar-se com o mundo, nem ficar insones por causa dele. Ele continuará aexistir sem vocês. Apenas quando tiverem conseguido evitar o fanatismo poderão agir da melhor maneira.O homem equilibrado, calmo, sensato, ponderado, cheio de compaixão e amor é aquele que tem a atitudecorreta e, dessa forma, faz bem a si próprio. O fanático é insensato e desumano. Nunca será capaz deendireitar o mundo nem de se tornar puro e perfeito.-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

In “acordo coletivo.org” - acesso em 04.10.2012-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“Ninguém pode crer em Deussem antes crer em si mesmo”.

D. Pedro II

1825-1891 - segundo e último imperador brasileiro. Herdou um império emvias de desintegração e transformou o Brasil numa grande unidade territorial e

numa potência emergente no cenário internacional (lancet).

................................................

Swami Vivekananda

1863-1902 - sábio indiano

Vivekananda

[email protected]

04 | O PRESENTE SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012

Cada eleição revela seus gênios do mal.

- Das Vias Curitibanas -

Amenizando o estresse

Nenhum livro é tão eficazcomo um bom professor.

Comprar o que é não neces-sário, mesmo barato é caro.

Pouco se aprende com avitória, mas muito com a derrota.

Cotidianas...

ESTE MUNDO

Senhor, enferruja meus garfos emedalhas, estraga estes molares

enlouquece meu barbeiro, os servos

sejam mortos em suas camas demadeira, mas livra-me do diabo.

Com seu cheiro de cachaça e oscabelos enlameados

se aproxima de minha casa, já osurpreendi

caído entre os vasos de gerânios,enrugado e nu.

Estou um pouco gordo, Senhor,espero teus rigores, mas não tantos.

Envelheci nas batalhas, os ídolosmorreram.

Agora espanta o diabo, leva estesgerânios e meu coração.

Faça-se a paz, amém.

Antonio Cisneros

1942-06/10/2012 - poetaperuano

.................................................

QUANDO O DIABO ME

RONDAVA ANUNCIANDO

SEUS RIGORES

Poesia anotada Cabeça de Coruja

ZUM SCHLUSS

Feliz aquele que

transfere o que sabe e

aprende o que ensina.

Cora Coralina

1889-1985 - poetisa goiana.

Pesquisas são

como perfumes,

boas para

cheirar e

perigosas

de engolir.

Do ex-primeiro ministro israelenseShimon Peres

citado em “Lancet”.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

AS BOMBAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

... Quase 70 anos após o fim daSegunda Guerra, a Alemanha aindaé um barril de pólvora. Especialistascalculam que 100 mil bombas per-manecem sob o solo e sob a água.E elas ainda podem explodir.

... Na maioria das vezes, tudoocorre sem problemas. Mas devez em quando as bombas con-seguem mostrar todo o poderde destruição que ainda guar-dam, mesmo depois de 70 anos,criando uma bola de fogo quepode ser vista a distância, fazen-do com que os mais velhos selembrem dos tempos da guerrae com que os mais jovens sesintam dentro de um filme deação de Hollywood.

... Especialistas estimam quecerca de 100 mil bombas perma-necem escondidas no solo e soba água, jogadas sobre a Alema-nha durante seis anos de guerra.A organização ambientalista ale-mã Bund presume que existam40 mil toneladas de muniçõesquímicas de guerra no Mar Bálti-co. Elas foram lançadas ao marno período da Guerra Fria, de-pois de 1945, pelos aliados e pela

Alemanha Oriental.

... Acredita-se que o númerode bombas da Segunda Guerra

nas áreas metropolitanas do Esta-do da Renânia do Norte-Westfáliaseja especialmente grande. O Es-tado mais populoso da Alemanhaabrigava a maioria das instala-ções industriais e militares do Ter-ceiro Reich. Por isso, os aliadosconcentraram quase metade dosseus ataques aéreos nas cidadesao longo do Reno.

... Bombas-relógio - Navioscarregados com explosivos queforam afundados também cons-tituem bombas-relógio que con-tinuam sendo ameaças até os

dias de hoje. Eles contêm subs-tâncias tóxicas, tais como o gásmostarda e sarin. “Materiais quí-micos inflamáveis ficam expos-tos ao tempo, enferrujam”, dizArmin Gebhard (imagem cen-tral), responsável da Secretariado Interior da Renânia do Norte-Westfália pela eliminação demateriais explosivos.

... “A corrosão progressiva doscompartimentos em que estãoguardados pode causar vazamen-tos e a contaminação da água e dosolo”, explica. Os materiais tam-bém podem manter seu poderdestrutivo durante décadas. Porisso, a remoção de explosivos écada vez mais difícil e perigosa.

... Os Estados alemães e as au-toridades a eles subordinadas sãoresponsáveis pela eliminação dosexplosivos de guerra. Só o distritode Düsseldorf, que cuida da regiãodo Reno entre Emmerich e Bonn,emprega 13 equipes que não fa-zem outra coisa além de procurarbombas e eliminá-las.

... “Granadas de mão e muni-ções menores são descobertas di-ariamente. Isto acontece sem quea população tome conhecimen-to”, conta a porta-voz do governolocal, Stefanie Paul.

... Profissão: perigo - “A diversi-dade de explosivos da SegundaGuerra Mundial é limitada. Cadaequipe de eliminação de materialbélico tem uma coleção de objetosque serve para treinamento e amos-tragem”, revela Gebhard. De qual-

quer forma, os especialistas têmque se aproximar cuidadosamen-te do artefato encontrado paradescobrir do que se trata, como eleé acionado e para saber em qualestado o explosivo se encontra.

... Depois, os peritos procuramdeterminar a quantidade de explo-sivo. Muitas vezes, o dispositivo dedetonação pode ser desarmado nolocal à mão, através de um cabo oupor controle remoto, antes de abomba ser retirada e eliminada.

... As autoridades avaliam tam-bém fotografias aéreas da épocada Segunda Guerra dos arquivosmilitares de Estados Unidos e Rei-no Unido. Nelas, é possível se veros buracos deixados pelas bom-bas ao cair, que não explodiram.Somente o Estado de Renânia doNorte-Westfália gastou em 2010cerca de 21 milhões de euros naeliminação de explosivos e arma-mentos da guerra.

... Especialistas acreditam quea eliminação total de todas as bom-bas ainda levará décadas. Por isso,profissões que lidam com elimi-nação de explosivos ainda têmbastante futuro (karinjäger(md)/maria-

na santos-dw - hvop).

O PRESENTE | 05SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012 POLÍTICA

ACORDO

Com chapa única, Rossoni deve ser reeleito na AlepEleição da nova Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná está marcada para terça-feira (16)

A eleição para a Mesa Exe-cutiva da Assembleia Legisla-tiva, marcada para terça-fei-ra (16), terá chapa única, lide-rada pelo atual presidente daCasa, deputado Valdir Rosso-ni (PSDB), candidato a maisdois anos no cargo. A bancadado PMDB, que ensaiava o lan-çamento de um candidato pró-prio, recuou e fechou acordopara apoiar a reeleição do tu-cano, em troca da manuten-ção de dois cargos na cúpulado Legislativo.

“Não vamos lançar candi-dato a presidente”, confirmouo líder da bancada peemede-bista, deputado Caíto Quinta-na. Segundo ele, os parlamen-tares do partido concluíramque não havia condições polí-ticas para montar uma chapacompetitiva para concorrercontra Rossoni, que tem o apoiodo governador Beto Richa(PSDB) e da base governista,maioria na Casa.

Pelo acordo, o PMDB man-terá a 1ª vice-presidência comArtagão Júnior e a 2ª secreta-

ria, provavelmente, com Ade-mir Bier. Essa última vaga édisputada também por Rei-nhold Stephanes Júnior.

Ainda por esse acordo, odeputado Plauto Miró Gui-marães (DEM) permaneceriainicialmente na 1ª secretaria,segundo cargo mais impor-tante da Casa, responsávelpela administração do Legis-lativo. Plauto deve ser indi-cado para assumir um cargode conselheiro do Tribunal deContas, em vaga a ser abertapela aposentadoria de Her-mas Brandão. Caso isso seconfirme, o peemedebista es-colhido para a 2ª secretariaseria “promovido” à 1ª.

FORA DA VOTAÇÃOA bancada do PT foi a única

que não participou do acordopara reeleger Rossoni. A líder dopartido, Luciana Rafagnin, anun-ciou que os petistas vão se absterna votação. A alegação é de quedos seis deputados petistas, trêsestão licenciados por conta dosegundo turno da eleição muni-

cipal: Ênio Verri, que concorre àprefeitura de Maringá; Périclesde Mello, em Ponta Grossa; e pro-fessor Lemos, em Cascavel.

O PT defende o fim da ree-leição para os cargos da MesaExecutiva da Assembleia. Pro-posta apresentada pelo parti-do, no início de 2011, porém,foi engavetada pela Casa. Se-gundo o deputado Tadeu Ve-neri (PT), a decisão de optarpela abstenção obedece tam-bém a orientação da Executi-va estadual do partido. “Seriabastante difícil para as pes-soas entenderem porque o PTvotaria em um presidente doPSDB”, avaliou.

Veneri defende mudançasno modelo de eleição para a di-reção da Casa. Segundo ele, oideal seria a adoção das regrasjá usadas na Câmara Federal,onde a reeleição é proibida, e hápossibilidade de lançamento decandidatos avulsos para cadacargo. Na Assembleia, só podeentrar na disputa quem formauma chapa completa, com noveintegrantes. Na prática, segun-

do ele, isso inviabiliza a forma-ção de chapas adversárias. “Ospartidos aqui não se confron-tam, se ajustam”, critica. “Umachapa de oposição ao Rossoniseria também oposição ao go-vernador. Não vejo possibili-dade de isso acontecer com 47deputados votando com o go-verno”, avaliou.

COMPROMISSORossoni chegou a ter sua re-

eleição ameaçada pelo descon-

tentamento dos parlamentaresgovernistas com sua gestão. Olíder do governo, deputadoAdemar Traiano (PSDB), en-saiou lançar-se ao cargo, mas,por interferência do governa-dor Beto Richa, acabou fechan-do um acordo para apoiar Ros-soni agora. Em troca, ele rece-beu o compromisso de ter oapoio do governador para ele-ger-se presidente do Legislati-vo, a partir de 2015, na próximaLegislatura.

Plauto Miró pode ir para o Tribunal de Contas e Valdir Rossoni deve ser

reeleito na presidência da Assembleia: permanência de Rossoni poderia

ser ameaçada pelo PMDB, que tentou articular a montagem de uma

chapa concorrente, mas concluiu que a ideia seria inviável

Hugo Harada/Gazeta do Povo

06 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012

ICMS E IPVA

Estado já repassou R$ 4 bilhõespara municípios este ano

Secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, diz que números sãopositivos, mas poderiam ser melhores. “Já sentimos

os efeitos da crise econômica mundial”

Uma no cravo...Os ditos populares que a coluna não deixa de citar relembram o

episódio que elege o novo presidente do Supremo Tribunal Federal(STF), hoje quase uma unanimidade de prestígio popular, ministroJoaquim Barbosa. “Batendo na ferradura”, o Supremo elege para viceo seu antagonista no julgamento do mensalão, ministro RicardoLewandowski. Um período que certamente será marcado por pontose contrapontos. A imprensa internacional, tanto quanto a brasileira,ávida de notícias bombásticas, repercute as decisões do STF, conde-nando os principais nomes do PT do governo Lula (o de Dilma pareceser diferente), mostrando-os muito próximos ao presidente. Nestaaltura, será difícil Lula ser saudado por Barack Obama como “você éo cara”. Frase bastante repercutida por aqui, em função de vir de quemvinha, para quem veio. Só aqui foi levada a sério. A imprensa americanadeu na época a ela um tom meio jocoso. Equivaleu a um rico afirmarao cumprimentar um pobretão: “Você é um cara bacana”. O que provaque Lula tinha uma assessoria de comunicação capaz de transformarlimão em limonada. Com bastante açúcar! Talvez seja o que estáfaltando no Paraná, responsável pelos maus resultados obtidos pelosapoiados de Beto Richa nas eleições municipais nos grande centros!Segundo fontes da coluna, o governador Beto Richa perdeu a eleiçãomunicipal em cidades extremamente beneficiadas por ele. É o que dáter levado para o Palácio Araucária (o Iguaçu não tinha sua reformacompletada, apesar de já reinaugurado por Orlando Pessuti) suaassessoria da Prefeitura de Curitiba. Gente com pouca visão estadual.As urnas deram seus recados. Vale mais uma vez, como ali no início,repercutir outro provérbio popular: “Para bom entendedor, meia pala-vra basta”. No caso, algumas centenas de milhares de votos! Ainda étempo para corrigir os rumos do governo.

Em choqueA campanha de Ratinho Junior, especialmente através dos “cava-

letes” que marcaram o primeiro turno (milhares deles), já está nas ruas.Deve ser reforçada pelos milhões que o pai famoso deve investir paraver seu sonho realizado: um filho governador (por hora prefeito).Surpreso com a própria vitória prevista por poucos (os institutos depesquisa também aqui erraram feio), a modesta campanha de GustavoFruet ainda não começou. Deve ser reforçada a partir da entrada emcena dos seus dez minutos no rádio e na TV.

Só risosAs fotos divulgadas pelos jor-

nais, neste início de surpreen-dente segundo turno, com osdois candidatos que disputarãoa Prefeitura de Curitiba, parecesinalizar para uma eleição repu-blicana. Ambos sorridentes,como a acenar que a disputaserá civilizada. O que no final doprimeiro não aconteceu. As crí-ticas foram subindo de tom.

Sem votos,mas crítico

Situação prevista pela colu-na na medida em que o PMDB(leia-se o de Roberto Requião,que outra parte estava compro-metida com Beto Richa) lançouo ex-prefeito Rafael Greca, faná-tico defensor de seu mandatoconseguido ao tempo em queera um dos pupilos de JaimeLerner, cujo prestígio nas altu-ras em Curitiba o autorizava agarantir a eleição de quem lan-çasse (1992). Feito que repetiu

em 1996 com a eleição de Cás-sio Taniguchi. Rafael perdeuprestígio ao aproximar-se deRequião, adversário de seu gru-po. Foi o crítico feroz de LucianoDucci. Se fez pouco mais de10% dos votos, deve ter tiradobem mais do atual prefeito, comsuas críticas ferinas.

Apoio agressivoA fase atual (segundo tur-

no) pode ser disputada no nívelpedido por Ratinho Junior: emtom civilizado, sem ataques,especialmente de ordem pes-soal. A depender de GustavoFruet, certamente. Se prevale-cer na campanha de Ratinho oestilo de Requião, primeiro aoferecer-lhe apoio (agora recom-posto com suas bases, especi-almente Doático Santos - mes-mo que inacreditável este este-ve com Ducci), pode valer afrase do senador: “quem pedecampanha de alto nível é quemtem rabo preso”.

Os repasses de ICMS eIPVA feitos pelo Governodo Estado aos municípiostotalizaram R$ 4,10 bilhõesnos nove primeiros mesesdeste ano, o que represen-tou incremento de 8,94%sobre os R$ 3,57 bilhões cre-ditados entre janeiro e se-tembro de 2011. Em setem-bro, foram depositados nascontas das prefeiturasR$ 420,8 milhões - 6,42% amais que os R$ 376,8 milhõesde igual mês do ano passado.Os percentuais indicam au-mento real (já descontada ainflação do período).

O secretário de Estado daFazenda, Luiz Carlos Hau-ly, disse que os números sãopositivos, mas poderiam sermelhores. “Já sentimos osefeitos da crise econômicamundial”, disse.

ICMSDe acordo com dados

da Coordenação da Admi-nis tração Financeira doEstado (Cafe) da Secreta-ria da Fazenda, de janeiroa setembro deste ano osrepasses de ICMS aos mu-nic íp ios to ta l izaramR$ 3,29 bilhões, o que re-presenta evolução real de9,84% frente aos R$ 2,85bi lhões t ransfer idos emigual intervalo de 2011.

Em setembro, o aumen-to deste imposto foi de7,21%. O Estado repassouR$ 391 milhões, contraR$ 347,6 milhões deposita-dos no mesmo mês de 2011.O governo destina aos mu-nicípios 25% da arrecada-ção do ICMS, de acordocom o Índice de Participa-ção dos Municípios (IPM).

Este é o principal impostoem volume de recursos.

IPVAO valor arrecadado com

este tributo é dividido empartes iguais entre o Esta-do e os municípios. De ja-neiro a setembro foram de-positados nas contas dasprefeituras R$ 809,1 mi-lhões, correspondendo aaumento de 5,44% sobre osR$ 727,9 milhões no mesmoperíodo de 2011.

Em setembro, a transfe-rência foi de R$ 29,82 mi-lhões, frente aos R$ 29,16milhões repassados emigual mês de 2011, o querepresentou aumento no-minal de 2,27%. Com o des-conto da taxa de inflaçãodo período, a evolução fi-cou negativa em 3,01%.

Ficha Limpa: 2.029 recursos decandidaturas aguardam julgamento

O Tribunal SuperiorEleitoral (TSE) divulgouontem (11) novos dados dobalanço de processos sobrecandidaturas recebidospela Corte. Segundo o TSE,ainda estão pendentes 2.029recursos encaminhados

com base na Lei da Ficha Lim-pa, sobre candidatos a prefei-to e vereador, que aindaaguardam julgamento.

No total, a Corte recebeu7.023 recursos sobre registrode candidatura nessas elei-ções, e 3.252 já foram julga-

dos pelo TSE. Apenas combase na Ficha Limpa, 2.936recursos chegaram ao TSE(907 deles já foram julga-dos). Além disso, o TSEcalcula que outros 619 re-cursos ainda devem semremetidos ao Tribunal.

Cinco ministros do STF absolvemseis réus acusados de lavagem

Cinco dos sete ministrosque já votaram até ontem(11) sobre o crime de lava-gem de dinheiro no pro-cesso do mensalão (AçãoPenal 470) absolveram osseis réus acusados pelo Mi-nistério Público Federal(MPF). Cármen Lúcia, RosaWeber, Dias Toffoli e Mar-co Aurélio Mello acompa-nharam o voto do revisordo julgamento, ministroRicardo Lewandowski, e

consideraram todos osréus inocentes. Para eles,o MPF não conseguiu pro-var que os acusados t i -nham ciência de que esta-vam recebendo dinheiro ilí-cito e não houve “crimeantecedente” à lavagem,conforme exigia a legisla-ção na época do fatos, en-tre 2003 e 2004.

Falta apenas um votopara formar a maioria devotos pela absolvição de to-

dos os acusados. Por en-quanto, votaram pela con-denação de três réus os mi-nistros Joaquim Barbosa, re-lator da ação, e o ministroLuiz Fux. Ainda faltam vo-tar os ministros Gilmar Men-des, Celso de Mello e AyresBritto, este último o presi-dente do STF.

A sessão de julgamen-to será retomada na se-gunda-feira (15), a partirdas 14 horas.

O PRESENTE | 07SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012 GERAL

ROBERTO LUIZ D’ÁVILA

“Passamos por uma crise de valorização da Medicina”Presidente do ConselhoFederal de Medicina afirmaque isso, no entanto, não devetirar o ânimo na busca de umtempo melhor para o exercícioda profissão e para aqualificação do atendimentode milhões de pessoas

Márcio Arruda/CFM

Cardiologista nascido no Rio de Janeiro,Roberto Luiz D’Ávila hoje é uma dasprincipais referências no país quando o

assunto é saúde e medicina. Como presidente doConselho Federal de Medicina (CFM), tem acom-panhado debates importantes e que tocam temaspolêmicos, como a falta de políticas públicas devalorização de profissionais e a abertura indiscri-minada de novos cursos de graduação para mé-dicos. Graduado em Medicina (UFRJ, 1976), mes-tre em Neurociência e Comportamento (UFSC,1978) e, atualmente, aluno do doutorado em Bio-ética, pela Universidade do Porto (Portugal), eleentende que o momento atual é de crise para osprofissionais da área. No entanto, afirma, issonão deve tirar o ânimo na busca de um tempomelhor para o exercício da Medicina e para aqualificação do atendimento de milhões de pes-soas. Preparando-se para comemorar o Dia doMédico, em 18 de outubro, ele concedeu essaentrevista exclusiva à rede formada pela Centralde Diários do Interior e Associação dos Diários doInterior do Brasil (CDI/ADI-BR), declarando-seum eterno namorado de seu ofício: “Enxergonesta atividade uma paixão, que surge vocacio-nada pela solidariedade e pelo compromisso coma equidade, a justiça e a ética”.

Em 18 de outubro é o Dia do Médico. Há o quecomemorar?

Roberto D’Ávila (RD): A possibilidade do exercí-cio da Medicina é sempre algo que merece comemoração.Enxergo nesta atividade uma pai-xão, que surge vocacionada pelasolidariedade e pelo compromissocom a equidade, a justiça e a ética.No entanto, apesar desse senti-mento de orgulho, nossa classepassa por um momento difícil. Ocenário no qual esta vocação deveser colocada em prática enfrentapesada turbulência.

O que o senhor quer dizer?Roberto D’Ávila (RD): Por

exemplo, de um lado, existem aspressões dos gestores do SistemaÚnico de Saúde (SUS), que pecam pela falta de empenhona elaboração de políticas públicas que qualifiquem aassistência e valorizem os profissionais; do outro, estãoos empresários dos planos de saúde, que insistem nacultura do lucro em detrimento do bem-estar dos pacien-tes e da autonomia dos médicos. Estes são apenas doisexemplos de situações que têm nos preocupado. Contudo,isso pode até nos entristecer, mas, certamente, não tiranossa vontade de mudar este quadro. Cabe aos médicosexercerem seu ofício sem se curvar às pressões e à indife-rença. O desafio é defender a fé naquilo que nos move: abusca do diagnóstico, a oferta do tratamento e a promes-sa de consolo a quem está fragilizado pela doença.

Como o médico deve fazer face aos desafios domomento?

Roberto D’Ávila (RD): Não há uma fórmula, mas

posso dividir algo acumulado pela minha experi-ência. Em tempos de crise, devemos ser médicos.Ou seja, não somos mercadores da saúde, garotospropaganda ou vassalos de quem quer que seja.Devemos, como médicos, nos ver como mulherese homens preparados para salvar vidas. Não secomportar à altura de tão importante missãosignifica pactuar com a mediocridade de interes-ses de outros, que se postam quilômetros distan-tes de onde estamos. A população espera a reaçãoda categoria diante dessas pressões, pois sabeque nossa luta implica em melhores condições deassistência onde quer que seja.

Uma das principais queixas está na quedanos valores de remuneração pelo SUS.

Roberto D’Ávila (RD): Percebemos, ao lon-go dos anos, dois movimentos: no SUS, os ges-tores nunca se preocuparam em criar um plano decarreiras, cargos e vencimentos que beneficiasseaos seus profissionais, inclusive os médicos. Ossalários na esfera pública foram progressivamen-te esvaziados e, com isso, cada vez mais atenderem ambulatórios ou hospitais do SUS se tornouuma opção secundária. Dentro desse cenário, háoutra distorção, que é a precarização do trabalhomédico, a inexistência de vínculos e o desrespeitoaos quais alguns colegas são expostos quandoaceitam atender em municípios menores, perifé-ricos, e não recebem o que lhes é prometido.

O que o CFM faz nesses casos?Roberto D’Ávila (RD): Atualmente, ten-

tamos reverter isso quando iniciamos uma dis-cussão no âmbito do Ministério da Saúde e doCongresso Nacional para criar a carreira de Es-tado para o médico. Ou seja, estabelecer parâme-tros para que o médico - e outros profissionais daSaúde - contem com honorários adequados, planos deprogressão, educação continuada e outras vantagens quepossam tornar o exercício da Medicina dentro do SUSnovamente interessante. Sem dúvida, essa é uma saídapara a crise que impera na área.

Qual a sua opinião sobre a abertura de mais vagasem cursos de Medicina e de novas escolas médicas?

Roberto D’Ávila (RD): Somos contrários à aberturaindiscriminada de novos cursos e devagas em escolas médicas de quali-dade duvidosa. A experiência mos-tra que muitos desses estabeleci-mentos não oferecem o mínimo aosseus estudantes, que passam ser avítimas de empresários que pensamapenas no lucro. O que exigimos dogoverno é que tenha um olhar aten-to sobre esta questão e evite a pro-liferação desenfreada dessas esco-las caça-níqueis. Uma iniciativa im-portante no âmbito da Secretaria deEnsino Superior do Ministério daEducação era a avaliação feita pelo

grupo coordenado pelo ex-ministro Adib Jatene. Graças aeste trabalho, inúmeras vagas foram fechadas e escolastiveram que se equipar.

O governo federal diz que o país precisa de maismédicos. O CFM se posiciona contra esta percepção.Afinal, faltam ou não faltam médicos?

Roberto D’Ávila (RD): Se formos avaliar ospadrões estatísticos nacionais, temos a segurança deque não faltam profissionais no país. Atualmente,contamos com cerca de 370 mil médicos em condiçõesde atender os brasileiros. O problema é que a maioriadeles se concentra nos Estados do Sul e do Sudeste, nasCapitais e nos municípios mais desenvolvidos ou dafaixa litorânea nas outras regiões. Assim, admitimosa dificuldade de encontrar médicos em áreas distantes,de difícil provimento, na Amazônia, no Nordeste, e

mesmo nas periferias de algumas grandes cidades,onde a violência se impõe.

Qual a solução?Roberto D’Ávila (RD): Em nosso ponto de vista, há

uma lacuna na esfera das políticas públicas que precisa serpreenchida. Cabe ao governo estabelecer fórmulas queestimulem a migração e a fixação dos médicos nestasregiões. Para isso, é importante oferecer boas condições detrabalho, acesso à educação continuada, plano de progres-são funcional e remuneração coerente com a responsabili-dade e o compromisso exigidos. Percebemos que, aospoucos, nosso alerta tem sido compreendido por importan-tes setores da sociedade, inclusive da mídia. Esperamosque a gestão do SUS tenha a mesma sensibilidade e adotemedidas para colocar esse desafio no passado.

Esse cenário causa distorção também no setorprivado?

Roberto D’Ávila (RD): Como já foi enfatizado,passamos por uma crise de valorização da Medicina. Enão se trata de um discurso corporativista, mas um apeloao bom-senso. Vamos tomar como exemplo o que é pagopor uma consulta por plano de saúde. Em alguns locais,o médico - que estudou em torno de nove anos, entregraduação e residência - recebe em torno de R$ 35, ou seja,menos do que é pago por um corte de cabelo. Em SãoPaulo, um obstetra recebia em torno de R$ 200 por umparto, enquanto o cinegrafista que registrava o procedi-mento para a família cobrava R$ 1 mil. Com base nestesdados, eu devolvo a pergunta: estamos sendo exageradosem nossos pleitos? Tenho certeza de que não. O queesperamos, tanto do setor público quanto do setor priva-do, é um tratamento digno. Não queremos ganhar maisdo que a categoria merece, mas o justo pela formaçãoexigida e pela responsabilidade inerente aos atos deprescrever e diagnosticar.

* Leia a íntegra da entrevista no sitewww.centraldediarios.com.br

“Atualmente, contamos

com cerca de 370 milmédicos em condições de

atender os brasileiros.

O problema é que a maioriadeles se concentra nos

Estados do Sul e do

Sudeste, nas Capitais e nosmunicípios mais

desenvolvidos”

Presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto LuizD’Ávila: “Somos contrários à abertura indiscriminada de novos

cursos e de vagas em escolas médicas de qualidade duvidosa. Aexperiência mostra que muitos desses estabelecimentos nãooferecem o mínimo aos seus estudantes, que passam ser a

vítimas de empresários que pensam apenas no lucro”

08 | O PRESENTE ESPECIAL SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012

O PRESENTE | 09SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012 POLÍTICA

Processo de transição será tranquilo, diz SchiavinatoDurante reunião entre o atual prefeito e o prefeito eleito, ficou acertado que será formada uma comissão de

transição, com representantes da atual administração e da futura, para o repasse de informações e dados

SUCESSÃO EM TOLEDO

“O processo de transiçãoserá absolutamente tranquilo,para o bom andamento dasações públicas e o bem da de-mocracia”, garantiu o prefeitode Toledo, José Carlos Schiavi-nato, que recebeu, ontem (11),em seu gabinete, o prefeito elei-to Luiz Alberto Pagnussat, o BetoLunitti, e o vice-prefeito eleitoAdelar Holzbach, o Pelanka. Elesestavam acompanhados de El-ton Welter. Os três foram rece-bidos na porta de entrada daprefeitura de Toledo com umforte abraço pelo prefeito e pelovice, Lúcio de Marchi, eleitovereador no último domingo.

“Foi muito elegante por par-te de Beto Lunitti a sua vinda àprefeitura, para um primeirocontato oficial, depois da elei-ção, atendendo a meu convite.Discutimos as ações futuras e oprocesso de transição deverá serabsolutamente tranquilo, semqualquer dificuldade de relacio-namento. Neste primeiro conta-to, nos colocamos à disposiçãopara auxiliar no que for necessá-rio ao futuro governo. Estare-mos à disposição para auxiliar

no que for necessário ao futurogoverno e também para assegu-rar uma transição tranquila, parao bom andamento das açõespúblicas e o bem da democra-cia”, destacou Schiavinato.

Durante a reunião, ficouacertado que será formadauma comissão de transição,com representantes da atualadministração e da futura parao repasse de informações edados sobre a administraçãomunicipal. A comissão, ressal-tou o prefeito, terá acesso àsinformações da administraçãomunicipal, para ir se inteiran-do das ações desenvolvidas eimplementação de novos pro-jetos. O prefeito também secolocou à disposição para en-caminhamento de editais e ou-tras ações, para que não hajainterrupção das atividades nofuturo governo.

CONTATO POSITIVOBeto Lunitti também consi-

derou positivo o primeiro con-tato oficial, que se estendeupor quase duas horas, em umareunião reservada. “Foi uma

conversa bem positiva, o pre-feito nos recebeu muito bem,conversamos sobre vários as-suntos que dizem respeito àadministração pública e aoprocesso de transição”, disseele, ressaltando a criação dacomissão de transição, que irá

trabalhar no andamento dostrabalhos para que não hajaruptura nos serviços desenvol-vidos e ninguém sofra com ainterrupção de atividades.

Para Lunitti, o prefeito deToledo compreendeu os resul-tados das urnas e tanto ele

como Schiavinato sabem dassuas responsabilidades comogestor público até o dia 31 dedezembro. Ele acredita que noque depender dele e do prefei-to, todas as atividades deverãoser conduzidas a bom termo noprocesso sucessório.

O prefeitoJosé Carlos

Schiavinato eo vice Lúciode Marchi

receberam,ontem (11), oprefeito eleito

Luiz AlbertoPagnussat, o BetoLunitti, e o vice-prefeito eleito

Adelar Holzbach,o Pelanka:primeiro

contato oficial

Fábio Ulsenheimer

10 | O PRESENTE POLÍTICA SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012

Anderson Bento Maria

“O nosso compromisso é fazer um grande governo”Para o prefeito eleito de Maripá,ter o apoio de sete deputados edo Governo do Estado seráfundamental para que osprojetos sejam concretizados

Prefeito eleito de Maripá, Anderson Bento Maria: “Alémde termos os cinco vereadores do nosso lado, vamos

procurar ter um bom relacionamento também comos quatro vereadores do outro grupo”

Maria Cristina Kunzler

Aos 34 anos, completados na quarta-fei-ra (10), o empresário Anderson BentoMaria (PPS) se tornou na região um dos

prefeitos mais jovens eleitos no domingo (07). Apartir do próximo ano é ele quem estará no coman-do da Prefeitura de Maripá, tendo ao seu ladocomo vice-prefeito Elizeu Spagnol (PP), que igual-mente já administrou o município.

O futuro prefeito tem um perfil empreende-dor. Aos 20 anos começou a administrar a suaprimeira empresa. A experiência e o sucessona vida empresarial ele pretende levar agorapara o setor público.

Em entrevista ao Jornal O Presente, concedidaontem (11), Anderson faz uma análise da conjun-tura política do município, especialmente a reno-vação expressiva na Câmara de Vereadores, falasobre alguns dos projetos que pretende implantarem seu mandato, dentre outros. Confira.

O Presente (OP): O senhor foi eleito com umadiferença de apenas 2% dos votos, em relação a suaadversária, ou 90 votos. Que avaliação é possívelfazer deste resultado?

Anderson Bento Maria (ABM): Desde o começo,quando iniciamos os trabalhos há 90 dias, sabíamos queseria uma eleição bastante disputada, até porque está-vamos concorrendo contra uma candidata à reeleição eque tem a máquina pública a seu favor. Atribuímos estavitória a todo trabalho e esforço da coligação, a todasas pessoas que estavam envolvidas na coordenação danossa campanha, todos os nossos candidatos a verea-dores, todas as pessoas que divulgaram as nossaspropostas e, em especial, aos eleitores.

OP: O senhor tem comovice-prefeito eleito o ex-prefei-to Elizeu Spagnol. A experiên-cia dele em gestão pública é umfator positivo para fazer umbom governo?

ABM: Sem dúvida. Sabemosda importância disso e pregamosna campanha a juventude aliadacom a experiência do Elizeu. Eu souempresário e administro empresasno setor privado, enquanto ele játeve a oportunidade de adminis-trar a nossa prefeitura por um man-dato e por duas vezes foi vice-prefeito. Isso vai ajudar em muito,até mesmo pela influência que eletem com os deputados por já co-nhecer esta área. Penso que o município só tem a ganharcom essa junção.

OP: O senhor já está pensando no processo detransição? Acredita que será tranquilo?

ABM: Já nos reunimos com nossos advogadospara avaliar de que forma isso vai acontecer. Emoutros municípios existem leis, mas em Maripá, pelonosso conhecimento, dependemos de portaria. Espe-ramos que a atual administração tenha vontade denos permitir realizar este processo todo de transi-ção. Vamos montar a nossa equipe com cerca de cinco

pessoas e pretendemos entrar em contato com eles.Mas isso tudo deve acontecer no começo de novem-bro. Acredito que a administração vai permitir arealização da transição.

OP: Passada a eleição, o senhor já está mantendocontato com deputados dos partidos aliados paradiscutir o orçamento do ano que vem?

ABM: Sim, inclusive hoje à tarde (ontem) teremosuma reunião com o deputado federal Dilceu Sperafico(PP). No decorrer da semana fomos parabenizados portodos os deputados que nos apoiaram, como o próprioSperafico, deputado federal Rubens Bueno (PPS) e osdeputados estaduais Duílio Genari (PP), Elio Rusch(DEM), Douglas Fabrício (PPS) e Rose Litro (PSDB),bem como o governador Beto Richa (PSDB), que já seprontificou a conversar conosco antes da posse. Semdúvida vamos articular o orçamento.

OP: O fato do Governo do Estado ser um aliadopode ser benéfico para colocar em prática algunsprojetos que o senhor pretende implantar?

ABM: Acredito que sim. Até por ter este lado empre-endedor, vamos elaborar inúmeros projetos e vamos cobrardos nossos deputados para que realmente estas obrasaconteçam em nosso município. É claro que dependemosda boa vontade do governo e do secretariado para que hajaa liberação de recursos em Maripá, mas estaremos focadosno primeiro ano especialmente na elaboração de projetos.Entendemos que isso vai agilizar a conquista de recursosnos governos estadual e federal.

OP: Existem alguns projetos que o senhor preten-de implantar no início do seu mandato?

ABM: Penso que os seis primeiros meses devem serde reorganização da prefeitura, contratação de funci-onários, dar andamento nos contratos já existentes e,a partir do segundo semestre, estaremos vislumbran-do o que poderemos realizar. Nós temos alguns proje-tos audaciosos, como é o caso da execução de 20quilômetros de pedras irregulares no interior, em quevamos focar boa parte das emendas dos deputadosfederais nesta área. Outro projeto é a implantação deum hospital municipal, algo que ficaria para o segundoou terceiro ano do mandato. Também pretendemos

oferecer a creche 12 meses. Enfim,no primeiro ano vamos assumircom o orçamento elaborado pelaatual administração, então acre-dito que boa parte dos projetoscomeça a ser executada no segun-do ano de mandato.

OP: O senhor já está avalian-do os nomes que devem compora equipe de governo?

ABM: A princípio ainda não,até porque ainda não realizamosnenhuma reunião após as eleições.A partir da próxima semana deve-mos nos reunir para agradecer ogrupo como um todo e dali emdiante vamos conversar com o vice

Elizeu e com demais companheiros para discutir comodevemos montar a equipe de governo.

OP: A sua coligação elegeu cinco candidatos paraa Câmara de Vereadores. Isso lhe dá mais tranquili-dade e segurança para trabalhar ou o senhor tambémpretende conversar com os vereadores eleitos pelogrupo adversário?

ABM: Sem nenhuma dúvida nos dá mais tranquilidadeno trabalho, até porque fizemos a maioria na Câmara e porpouco não elegemos seis vereadores. Sempre pregamosque será uma administração de diálogo com o Legislativo.Não queremos que aconteça o que ocorreu nesta atual

administração. Além de termos os cinco vereadores donosso lado, vamos procurar ter um bom relacionamentotambém com os quatro vereadores do outro grupo.

OP: Houve uma significativa renovação na Câ-mara de Vereadores, com apenas dois vereadoresreeleitos. De que forma o senhor avalia isso?

ABM: Durante a campanha, escutamos muito quehaveria uma significativa renovação em função de algu-mas rivalidades que aconteceram nos quatro anos demandato. Porém, não esperávamos que seria tanta assim(a renovação). São consequências do trabalho que acon-teceu. Algumas pessoas interpretaram de forma diferen-te de outras. O Legislativo está para fiscalizar e muitasvezes é preciso ser rigoroso, mas algumas pessoas nãoentenderam o que aconteceu. Também faltou, na minhaopinião, diálogo da prefeita para com o Legislativo, oque fez essa rivalidade ficar muito à flor da pele. Pensoque é por isso que houve essa renovação. Porém, seformos avaliar, há quatro anos aconteceu a mesmacoisa, quando somente dois vereadores se reelegeram.Acredito que quem foi eleito agora estará na Câmarapara fazer um trabalho diferente e que os eleitos vãorepensar muito na atuação que eles devem ter no Legis-lativo para que daqui a quatro anos não aconteça o queocorreu agora, com pouca reeleição.

OP: Para concluir, o que a população de Ma-ripá pode esperar do futuro governo de Ander-son e Elizeu?

ABM: Pode esperar uma grande administração.Sempre disse na campanha que o nosso compromissoé sério, de fazer um grande governo e uma das melhoresadministrações que Maripá já teve, até em virtude daatual situação do município, da arrecadação, do apoiode sete deputados e do Governo do Estado. Acreditoque tudo favorece para que Maripá volte a ser exem-plo na região Oeste do Paraná como um grandemunicípio e uma excelente administração. Este é onosso principal compromisso: executar mais de 70%das propostas do plano de governo para melhorar aqualidade de vida, a saúde, a educação, infraestrutu-ra, habitação da nossa população.

"No primeiro anovamos assumir com oorçamento elaborado

pela atualadministração, então

acredito que boa partedos projetos começa a

ser executada nosegundo ano de

mandato"

O PRESENTE | 11SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012 POLÍTICA

Jones Heiden

“Vamos mudar a ‘cara de vila’ que tem o município”Prefeito eleito de Entre Riosdo Oeste pretende realizaruma verdadeiratransformação,especialmente na área urbana

Carina Ribeiro/OP

Promover a geração de empregos e mo-dernizar a área central de Entre Rios doOeste estão entre os principais propó-

sitos do prefeito eleito para a gestão 2013-2016,Jones Heiden (PSD), em conjunto com o viceeleito, Ari Maldaner. Eles venceram o pleito com1.583 votos (51,99%) e agora pretendem fazer jusao slogan da coligação “Um rumo novo com aforça do povo”, que congrega os partidos PP, PDTe PSD. Confira entrevista completa com o futurochefe do Poder Executivo entrerriense.

O Presente (OP): Que avaliação o senhor faz doresultado da eleição?

Jones Heiden (JH): Montamos uma equipe, fizemosum trabalho de 90 dias em cima de um planejamento edecidimos fazer uma campanha limpa. Fizemos mais de800 visitas e explicamos para os munícipes a nossaproposta de trabalho. Conseguimos fazer com que nossaideia fosse melhor aceita, sem oferecer secretarias ouemprego, e a população nos apoiou nas urnas.

OP: Em algum momento o senhor chegou apensar que a sua eleição estaria ameaçada?

JH: Sinceramente não. Como vereador, sempre fuibem presente nos bairros, interior, zona urbana e rural.Conheço praticamente toda a população e por isso eutinha certeza da vitória.

OP: A proposta do “rumo novo” também lhefavoreceu?

JH: Realmente com o nosso slogan buscamospropor algo diferente para Entre Rios do Oeste, poissabemos da arrecadação e do potencial do município,mas vimos que nos últimos oito anos ele estagnou.Temos muito por fazer e queremos mostrar que dápara fazer algo diferente.

OP: Quais foram os princi-pais apoios que o senhor teve nacampanha?

JH: Apoio do deputado Eduar-do Sciarra, que é do meu partido(PSD), do deputado Dilceu Spe-rafico (PP) e do deputado esta-dual André Bueno. No municípiocontamos com apoio da famíliado primeiro prefeito, João Natá-lio Stein, bem como das indústri-as e do comércio, além da comu-nidade em geral.

OP: Na microrregião, o senhor foi o único can-didato do PSD eleito prefeito. Esse fato contribuirápara agregar mais lideranças à sigla?

JH: Quando recebi o convite para ajudar a fundaro partido em Entre Rios, no Paraná e no Brasil real-mente entrei de corpo e alma. Por isso, fico muitogratificado por termos conseguido êxito nas urnas,especialmente por ser um partido novo, que tem umano. Já fomos consultados por candidatos a vereadorquerendo entrar no partido e, por isso, há expectativade conseguirmos filiar muitas lideranças já para apróxima eleição a deputado. Temos certeza que sere-

mos um dos maiores partidos do município.

OP: O senhor pretende conciliar as ativi-dades como empresário e como prefeito?

JH: Uma vez eleito, vou me desligar daempresa para trabalhar exclusivamente comoprefeito, voltado para a geração de empregos,pois sabemos do potencial dos industriais edos empresários. Ao contrário do que ocorreem outros municípios, a principal reivindica-ção dos entrerrienses não é melhorias à saúde,mas sim geração de emprego. Por isso, vamosenfocar isso e adotar medidas urgentes paraatender essa necessidade.

OP: A sua coligação conseguiu elegera maior bancada na Câmara, ocupandocinco cadeiras. Como o senhor vê esseresultado?

JH: Acredito que isso vai favorecer o nossotrabalho, pois temos muitos projetos. Porém,pretendemos valorizar todos os nove vereadoreseleitos e trabalhar juntos. São sete partidos nomunicípio e todos conquistaram cadeira no Le-gislativo. Vamos ser parceiros de todos, poiseles têm representantes estaduais e podem co-laborar para trazer recursos para Entre Rios doOeste. Queremos ser parceiros também de todosos deputados que puderem trazer recursos, inde-pendente de bandeira partidária.

OP: Já iniciaram os contatos visando à escolha desecretários?

JH: Sim. Como não tínhamos compromisso comninguém, hoje podemos avaliar com tranquilidade. Nãovou montar uma equipe para devolver um favor. Quere-mos pessoas com qualidade técnica. Lá na frente meu

governo será medido pelo resulta-do, por isso preciso formar umaequipe de ponta, em quem eu confiee que queira trabalhar. No primeiroano, se ela não trabalhar já serásubstituída. Estamos conversandocom alguns nomes. Serei prefeitopara o município, mas dentro daprefeitura serei colega de trabalhode todos os funcionários públicos ecada um fará a sua parte para cor-respondermos à expectativa da po-pulação.

OP: O fato de a coligação sercomposta por apenas três partidos facilita a compo-sição da equipe?

JH: Já entramos em acordo de que o PSD abre mãoda presidência da Câmara e o mesmo fez o PDT, dandopreferência ao PP, que elegeu a maioria. Conversa-mos com os partidos para que eles possam sugerirnomes e avaliar os nomes que nós sugerimos paraformar a equipe administrativa. Tudo o que fizermosserá por meio do diálogo.

OP: Como oposição hoje, o que o senhor acreditaque precisa ser mudado no município?

JH: Vejo Entre Rios do Oeste com ‘cara de vila’. Emcomparação há 23 anos quando era distrito, mudou muitopouco. Foi feita a praia, a prefeitura e uma CâmaraMunicipal, mas o paisagismo ficou para trás. O centro dacidade é menos destacado do que os bairros, que são bemorganizados, têm calçadas, possuem arborização bemplanejada. Já a iluminação da área central é precária,pedestres e cadeirantes têm que andar no meio dos carros.Então temos que mexer urgentemente na questão dourbanismo, paisagismo, iluminação para mudar a ‘cara devila’ e deixá-la com ‘cara de município’. Modernizar.Melhorar as ruas, reformular a praia, reavaliar a basenáutica. São muitas coisas.

OP: O vice-prefeito Ari Maldaner deverá assu-mir uma secretaria?

JH: Definimos isso já com antecedência. O Ari serávice-prefeito e não assumirá nenhuma secretaria. Eleparticipará das atividades como um todo e acompa-nhará o trabalho de todas as secretarias. Será um vice-prefeito atuante.

OP: Como o senhor espera receber a prefeiturafinanceiramente?

JH: Como vereador, o que pudemos acompanhar é queo prefeito Elcio (Zimmermann) foi um bom administra-dor. Por isso acredito que receberemos a prefeitura comas contas em dia.

OP: Como o senhor espera que seja o processode transição de governo?

JH: A partir de novembro já deveremos ter definido amaioria dos secretários e então queremos conversar como prefeito. Esperamos que ele vá nos auxiliar na transiçãoe não deverá haver problemas.

“Nosso governo será

medido pelo resultado,

por isso precisamos

formar uma equipe

de ponta, com

qualidade técnica e que

queira trabalhar”

Jones Heiden: “Vamos adotarmedidas urgentes para a

geração de emprego, poissabemos o potencial que têm os

empresários do município”

12 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012

TRADIÇÃO GERMÂNICA

Oktoberfest de Pato Bragado começa hojeRetetê inicia com café colonial, desfile dos grupos, associações

e entidades. Animação será por conta das bandas 2001 e Schmittão

A prefeita Normilda Koehlere o presidente da Comissão Cen-tral Organizadora (CCO) da 14ªOktoberfest de Pato Bragado,secretário de Obras, Sérgio Gos-senheimer, foram, ontem (11), atéo parque de exposições para con-ferir as instalações do café colo-nial e também do centro de even-tos do parque de exposições, lo-cais onde ocorre a concentraçãodos grupos para a sangria dosbarris e bailes.

Observando os detalhes finais,a anfitriã da festa disse que todosos preparativos transcorrem den-

tro do esperado. “O ambiente docafé colonial será mais uma vezconfortável, climatizado e muitobem decorado. Mantemos a exce-lência na variedade e qualidadedos pratos. Com certeza os gru-pos e todos que vieram para apro-veitar a nossa festa encontrarãono centro de eventos um local paramuita animação. Estamos provi-denciando muitas chopeiras paraa comodidade de todos”, garantea gestora do município.

MELHORIASAtendendo a uma reivindica-

ção do Corpo de Bombeiros eorientação do setor de engenha-ria da prefeitura, com recursosdo município foi implantada umaestrutura complementar paraproporcionar total segurança aosusuários. No café colonial foramprovidenciadas as saídas deemergência, central de gás e ram-pas de acessibilidade que tam-bém foram feitas no pavilhãocentral, além de adequação dasescadas, instalação de novosextintores e reforço da laje (localem que são colocadas as mesaspara os bailes) com cerca de qua-

tro toneladas de ferro e 24 metroscúbicos de concreto.

PROGRAMAÇÃOA festa começa hoje (12) com

a abertura do salão do café colo-nial, às 18 horas. A partir das 20horas haverá concentração dosgrupos, associações e entidadespara início do desfile juntamentecom as autoridades locais e regi-onais pela cidade, às 20h30. Seráfeita uma parada nas avenidascom distribuição de chope, seguin-do, logo após, até o centro de even-tos para sangria dos barris, pre-

miação em chope aos três melho-res colocados das entidades eassociações locais e, da mesmaforma, aos blocos locais e visitan-tes mais animados e criativos. Afesta continua com uma integra-ção dançante entre o grupo dedança folclórica alemã de PatoBragado e outro de Sarandi (Tole-do). Bailes com as bandas 2001 eSchmittão completam a diversão.

Amanhã (13), a abertura docafé colonial será às 19 horas.A programação contará combaile com as bandas 2001 eMagna-Som.

Fotos: Marili Besso

Grupos e associações estão empenhados na ornamentaçãodo desfile, que promete muita criatividade e animação

Pedágio da campanha “Um toquepela vida” acontece amanhã

Amanhã (13), a partir das10 horas, será feito um pedágiona área central de Marechal Cân-dido Rondon, oportunidade emque haverá a colocação de adesi-vos e entrega de panfleto expli-cativo sobre como fazer o autoe-xame da mama. A iniciativa fazparte da segunda edição da cam-panha “Um toque pela vida”, queé realizada pelo Conselho daMulher Empresária, em parceriacom a Acimacar e patrocínio doConvênio Sempre Vida.

Ontem (11), funcionárias daAcimacar e integrantes do Con-selho da Mulher Empresária par-

ticiparam de palestra de sensibi-lização explicativa sobre a im-portância da prevenção para di-agnóstico e possível tratamentodo câncer de mama. Outras pa-lestras sobre o mesmo tema jáestão marcadas para terça-feira(16) na Associação Comercial deQuatro Pontes (Aciquap), e naquinta-feira (18) para funcionári-as do frigorífico de aves da Copa-gril. A empresa que desejar podereceber o grupo de conselheiraspara essa palestra até o términoda campanha, dia 27. Para tanto,basta fazer o agendamento pelotelefone (45) 3284-5704.

Funcionárias da Acimacar e integrantes do Conselho da Mulher Empresária,que participaram, ontem (11), de palestra sobre o câncer de mama

Divulgação

Ultimando ospreparativos

junto ao parquede exposições,

a prefeitaNormilda

Koehler, opresidente daCCO, Sérgio

Gossenheimer, eos responsáveispela decoração

O PRESENTE | 13SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012 ESPECIAL

Conhecidos os finalistasdas eleições em Cas-cavel, chega o momen-

to de analisar as forças e as fra-quezas de cada candidatura.

Aqui, reproduzimos uma técni-ca consagrada no ambiente cor-porativo, item-chave do chamado“planejamento estratégico”, emque os principais executivos degrandes empresas “achatam” abunda na cadeira, se isolam domundo e descrevem em um mu-ral as “fortalezas” e as “vulnerabi-lidades” do negócio que lideram.Aplicada à política, a prática setorna um exercício ainda maiscomplexo pela subjetividade domeio e sujeita a contestaçõesapaixonadas. Mas ousamos aqui- despretensiosamente - produzirum esboço que talvez possa aju-dar você, leitor/eleitor, em suadecisão. Ou, no mínimo, abrir umdebate qualificado na compara-ção dos contendores.

PONTOS FRACOS

Edgar Bueno: continuísmo,fama de arrogante, desagregadore centralizador.

[email protected]

14 | O PRESENTE SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012

JAIRO EDUARDO

Conheça as fortalezas e as vulnerabilidades dos finalistas

EditorialJá dissemos aqui, em outra ocasião, que às vezes o eleitoradose junta para eleger alguém, e às vezes se junta para derrotaralguém. Se juntar para derrotar alguém, quem será a vítima?Será o voto para derrotar o projeto continuísta do eternocandidato Edgar Bueno? Ou será para derrotar o petismo, quejamais elegeu um prefeito em Cascavel, cidade tida comoconservadora? Certo mesmo é que será um duelo de muitasemoções e uma grande oportunidade para qualificar o debate -historicamente raso e pueril nas pobres eleições de turno único.

13 x 12:virtudes e fraquezas

Professor Lemos: inexperi-ência administrativa, aparenteescassez de quadros qualifica-dos para o primeiro escalão, ris-co de um “governo sindicalista/assembleísta”.

PONTOS FORTES

Edgar Bueno: experiência ad-ministrativa, trabalhador compul-sivo, domina as entranhas damáquina pública, hábil na obten-ção da governabilidade, portasabertas no Palácio Iguaçu.

Professor Lemos: honesto eficha limpa, aglutinador, aptidãopara ouvir pessoas e compartilhardecisões, é o voto da alternânciano poder (mudança). Portas aber-

tas no Palácio do Planalto.

Em tempo: o segundoturno da eleição será no dia28 de outubro e a propagan-da eleitoral no rádio e TVrecomeçou ontem (11) ,com igua is dez minutospara cada candidato.

Um desafiopara os “novos”As 17 caras novas da Câmara aceitamsepultar as velhas práticas?

Gente nova no Legislativo significapráticas novas na política? Ou sãocaras novas de velhas práticas? É oque pretendemos testar com o desafioque lançamos aos eleitos. Dentre os 21vencedores no último domingo (07),apenas quatro são reeleitos - aindaassim, três deles podem perder osdireitos políticos por “rolos” diversosem apuração do Ministério Público.

A ideia é conter a gastança e oempreguismo na Câmara, destinandorecursos onde eles são maisnecessários. Vamos lá: cada vereadorpode indicar até seis assessores. Noentanto, a lei não obriga ninguém anomear toda a cota disponível.

Desafio número 1: os 21 vereadoreseleitos estão convidados a firmar

Munido de criatividade e espíritoempreendedor, Waldecir Glauco Giliousou no mercado e hoje é o segundo

maior fabricante de equipamentospara o transporte de cargas especiaise dimensionadas terrestres no país.Só perde para a gigante Randon, de

Caxias do Sul. Com a inauguração desua nova fábrica, às margens da BR-

277, vai dobrar a produção paraatender um mercado crescente noBrasil e países vizinhos. A meta é

chegar a 70 carretas/mês.

Leia na “Aldeia”

KINHO,O VISIONÁRIO

compromisso com a sociedade de nomear50% desta cota. Ou seja, três assessorespara cada um.

Assim, ao invés de pagarmos 126,teríamos 63 assessores, que, somados aosmais de 50 concursados, são suficientespara o bom funcionamento da Câmara.

Desafio número 2: a Câmara pode gastaraté 6% do orçamento do município. Podegastar, mas não é obrigada a gastar estepercentual. Igualmente os 21 vereadoresestão convidados a firmar compromisso degastar no máximo 3,5% do orçamento, oequivalente a R$ 14 milhões/ano, valorsuficiente para custear o Legislativo emuma mesa diretiva austera.

Desafio número 3: que a nova Câmaraaprove um projeto de lei, designando paraas escolas municipais de melhor Ideb aseconomias milionárias resultantes dasmedidas acima. O dinheiro será usadopara equipar as escolas e para opagamento do 14º salário de professores efuncionários das dez escolas com melhordesempenho (meritocracia).

Enquete do PitocoVocê, eleitor, o que acha da proposta acima? Manifeste-se naenquete disponível em www.pitoco.com.br.

PRAÇA WILLY BARTH

9º Brincando na Praçaacontece hoje em Rondon

Haverá atividades recreativas, distribuição de guloseimase apresentação cultural, entre outras atrações

Hoje (12), Dia da Criança,das 14 às 18 horas, na PraçaWilly Barth, será realizada a9ª edição do Brincando naPraça”, que oferece diferentesatrações e atividades recreati-vas às crianças rondonenses,além da distribuição de gu-loseimas. O evento é realiza-do em conjunto pela Acima-car, Jornal O Presente, Sesc,Sistema Fecomércio, prefei-tura, por intermédio das se-cretarias de Cultura e de Es-porte e Lazer, e Sindicomar.Ele também conta com oapoio do Serviço Autônomode Água e Esgoto (Saae),Cooperagir, Polícia Militar,Corpo de Bombeiros e doBatalhão de Polícia de Fron-teira (BPFron).

Conforme o presidenteda Acimacar, Luciano Cre-monese, e o diretor do Jor-nal O Presente, Paulo Ro-drigo Coppetti, a expectativaé reunir em torno de cincomil pessoas. Haverá distri-buição de pacotes com docescomo pipoca, pirulito, lan-che e picolés para todas ascrianças que comparecerem.

As atividades recreativase culturais serão coordena-das pelo Sesc. Haverá vôlei,caçador, basquete, futebol eoficina de pintura.

Durante a programação,também acontecerá exposi-ção da Casa do Artesão, es-covódromo e instrução so-bre direitos humanos com aPolícia Militar.

Uma novidade deste anoserá a presença do grupoMundaréu, de Curitiba, quese apresentará pela primeiravez em Marechal CândidoRondon, por meio da inter-mediação do Sesc. O grupofará o espetáculo “A históriado homem que saiu pelomundo afora para aprender atremer e se arrepiar”. A atra-ção ocorrerá a partir das 16horas e a proposta é garantirum destaque maior à culturano evento.

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

O PRESENTE | 15SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012 GERAL

ESPN agora (@espnagora)Minotauro diz que só se aposenta quando Anderson parar; Spider

brinca: “Vai demorar” #UFCRIO3 #MMA http://ht.ly/eplJz

UOL Notícias (@UOLNoticias)Em meio a eleições, PSDB elogia atuação do STF no julgamento do

mensalão http://uol.com/blcKhL #UOL

OAB divulga calendário para próximas edições do Exame de Ordemhttp://uol.com/bxcKBG #UOL

Paulo Teixeira (@pauloteixeira13)Deputado federal do PT-SP

Na disputa por apoios, Haddad saiu ganhando. Teve o apoio do Chalitado PMDB, que teve 13,8% dos votos em São Paulo.

Gazeta do Povo (@gazetadopovo)População brasileira chegará a 208 milhões em 2030, diz Ipea.

http://migre.me/b71uM.

Roberto Requião (@requiaopmdb)Senador do PMDB

O Fruet só não estava no lado do Beto e PSDB porque foi defenestradopela tucanada.

Globoesporte.com (@globoesportecom)Palmeiras: Assunção: “Nunca desisti. Tenho certeza de que não

vamos cair” http://glo.bo/T92RjB

Roberto Jefferson (@blogdojefferson)Presidente nacional do PTB

Em desvantagem nas pesquisas, Serra vai pra cima de Haddad comtudo, e vai perder. http://ht.ly/eoH7d

Blog Boca Maldita (@Boca_Maldita)Caíto defende uso de pesquisa só por grupos políticos e candidatos

- http://bit.ly/UN4mdX

André Vargas (@andrevargas13)Deputado federal do PT

Ratinho Junior recebe o apoio do PP de Belinati e Ricardo Barros,os inelegíveis.

Paraná TV - RPC (@rede_globo_prtv)Vendas no comércio paranaense crescem 9% em agosto, diz IBGE

http://dlvr.it/2JNXD5

Joice Hasselmann (@joicehasselmann)Jornalista

Requião alfineta Fruet, critica Beto e sai de cabo eleitoral de Ratinho Junior.

Esmael Morais (@esmaelmorais)Jornalista

“Não quero apoio de caciques”, diz Fruet sobre segundo turnoem Curitiba.

Carta Capital (@cartacapital)Mais de um terço da população mundial tem conexão com a internet

| http://bit.ly/OWC92a

Terra Notícias (@TerraNoticiasBR)Francesa recebe conta de telefone de 11 quatrilhões de euros

http://bit.ly/QfOoUd #TerraMundo

PDT acusa Dilma de quebrar acordos e apoia Serra em São Paulohttp://bit.ly/SOpu09 #TerraEleições2012

SporTV (@SporTV)Love diz que Fla deve ligar alerta contra queda. “Temos que ficar

preocupados” http://glo.bo/OWAI3B

Blog do Noblat (@BlogdoNoblat)Estrelado por Joaquim Barbosa, o julgamento do mensalão vira game

no Facebook.

16 | O PRESENTE ESPECIAL SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012

O PRESENTE | 17SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012 ESPECIAL

18 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012

DE TERÇA A SEXTA-FEIRA

Semana de Ciência e Tecnologia terá programação na regiãoCascavel, Foz do Iguaçu, Marechal Rondon, Medianeira, Santa Helena e Toledo terão eventos especiais

promovidos pelo Sebrae/PR; mobilização é nacional e orienta micro e pequenas empresas para inovação

O Sebrae/PR realiza na pró-xima semana, entre terça (16) esexta-feira (19), workshops econsultorias sobre tecnologia einovação em seis cidades doOeste paranaense. A programa-ção faz parte da Semana Nacio-nal de Ciência e Tecnologia, umarealização do Ministério da Ci-ência e Tecnologia e Inovação,com o apoio do Sebrae em todoo país e das secretarias estadu-ais de Ciência e Tecnologia.

De acordo com o consultordo Sebrae/PR, Osvaldo CésarBrotto, as atividades promovi-das pelo Sebrae/PR têm o obje-tivo levar soluções em inova-ção e tecnologia para micro epequenas empresas. “A partirde demandas das empresas,selecionamos um conjunto de

temas que vão fazer parte daprogramação em Cascavel, Fozdo Iguaçu, Marechal CândidoRondon, Medianeira, Santa He-lena e Toledo”, diz.

O circuito inicia na terça-feira (16), em Foz do Iguaçu; se-gue em Cascavel e MarechalCândido Rondon, na quarta(17); Toledo e Santa Helena, naquinta (18); e termina em Medi-aneira, na sexta (19). “Empre-sários de todos os setores po-dem participar, inclusive decidades vizinhas. Basta ligarnos escritórios do Sebrae/PRmais próximo ou nas associa-ções comerciais, parceiras doSebrae/PR”, indica.

Neste ano, a proposta da Se-mana Nacional de Ciência e Tec-nologia é convergir esforços em

torno do tema “Economia ver-de, sustentabilidade e erradi-cação da pobreza”. A iniciativaenvolverá entidades, escolas,universidades para debaterações em torno de atividadesde ciência e tecnologia, valori-zando a criatividade, a atitudecientífica e a inovação.

No Oeste, os temas escolhi-dos para serem tratados comas micro e pequenas empresasvão desde licenças ambientaise gestão de resíduos, até e-com-merce e mídias sociais. “Impor-tante que o empresário compre-enda que inovação e tecnologiaajudam a manter a empresacompetitiva. Assim, além dosworkshops, a programação pre-vê um tempo de orientações in-dividuais aos participantes logodepois da exposição de cadatema”, destaca Brotto.

PROGRAMAÇÃOO primeiro tema a ser trata-

do em Foz do Iguaçu, na terça,será “Implantação de 5 ‘S’”,marcado para as 09 horas. Nasequência, às 09h45, está pre-visto o workshop “Gestão deresíduos nas empresas”. Já noperíodo da tarde, os workshopsversarão sobre “Como obter alicença ambiental”, às 13h30; e“Planejando a comunicação vi-sual da sua empresa”, às 14h15.Após cada workshop, haveráatendimento individual aos in-teressados.

Em Cascavel, na quarta, aprogramação inicia às 09 horascom o workshop “Como fazerGestão de resíduos nas empre-sas” e, às 09h45, o tema será“Como obter a licença ambien-tal”. À tarde, o evento segue

com mais três workshops:“Oportunidades de e-commer-ce”, às 13h30; “Como usar asmídias sociais nos negócios”,às 14h15; e “Planejando a co-municação visual da sua em-presa”, às 15 horas.

Já em Marechal Rondon,também na quarta, a progra-mação acontece somente noperíodo da manhã com oworkshop “Oportunidades dee-commerce”, às 09 horas; e“Como fazer gestão de resídu-os nas empresas”, previsto paraas 09h45.

Em Toledo, os workshopsiniciam pela manhã, às 09 ho-ras de quinta, com o tema “Pla-nejando a comunicação visualda sua empresa”; e, ainda pelamanhã, participantes conhece-rão sobre o “Oportunidades dee-commerce”, marcado para as09h45. “Implantação de 5 ‘S’” e“Como fazer gestão de resídu-

os nas empresas”, estão marca-dos para as 13h30 e 14h15, res-pectivamente.

Santa Helena também rece-be os workshops sobre inova-ção e tecnologia na quinta, ci-dade na qual serão tratados ostemas: “Como fazer gestão deresíduos nas empresas”, às 09horas; e “Como obter a licençaambiental”, às 09h45. No diaseguinte, Medianeira fecha ocircuito de eventos na regiãocom um workshop às 13h30sobre “Como fazer gestão deresíduos nas empresas” e outroàs 14h15, com o tema “Comoobter a licença ambiental”.

RONDONEmpresários de Marechal

Cândido Rondon podem soli-citar mais informações na As-sociação Comercial e Empresa-rial (Acimacar) ou contatar pelotelefone (45) 3284-5700.

Arquivo/OP

Consultor do

Sebrae/PR,

Osvaldo César

Brotto: “A partir de

demandas das

empresas,

selecionamos um

conjunto de temas

que vão fazer

parte da

programação

nestes

municípios”

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

ÁRIES: Estímulo à crençano seu potencial. Percepçãoda força da fé. Coragempara trilhar caminhos afina-dos com a sua essência.

Evite se considerar o dono da verdade.

TOURO: Gestos amorososque se revelam na prática dodia a dia. Percepção do quantohá para ser limpado na vidaafetiva. Favorecimento para

atividades exercidas com prazer.

GÊMEOS: Percepção dos fa-tores emocionais, psicológi-cos e inconscientes que atu-am no cotidiano. Importânciadas questões vinculadas à

saúde, ao trabalho e à qualidade de vida.

CÂNCER: Momento em quea reflexão deve preponde-rar sobre as ações. Faça umbalanço e para eliminar ve-lhos comportamentos. Mo-

mento que enfatiza o aprimoramento.

LEÃO: Importância de par-cerias, acordos e relaciona-mentos. Conciliar, harmoni-zar e equilibrar são atitudesnecessárias nas relações

interpessoais. Reflita.

VIRGEM: Momento em quevocê tende a apresentar in-teresse em temas tabu. Es-tude temas psicológicos quetem reflexo sobre o com-

portamento humano.

LIBRA: No momento atual,embora já sinta que muitopeso foi embora, ainda háquestões a sanar. Conside-re este período como de

limpeza de velhos padrões.

ESCORPIÃO: Momento emque o poder escorpiano estáativado. Mas você se depa-ra com limitações. Impor-tância do que está inconsci-

ente e que promove mudanças.

SAGITÁRIO: Reavaliaçõese reflexões importantes. Nosrelacionamentos poderáperceber o retorno de algu-mas situações ou pessoas.

O momento atual pede consciência acer-ca das sintonias que você estabelececom as pessoas.

CAPRICÓRNIO: Momentoque vem chamando a aten-ção para a carreira. Anúnciode mudanças coletivas comreflexos em sua vida. Um

momento especial de reconfiguração.

AQUÁRIO: Percepção de quecertos objetivos e ambiçõespodem não ter mais sentido.Enfrentamento de receios ede sentimentos de inadequa-

ção na vida pessoal e profissional.

PEIXES: Construa uma pon-te entre os seus ideais e arealidade. O momento atualfavorece a percepção doque é essencial, num mun-

do que valoriza aparências.

PRIVADA DE OUROO bêbado, escorado num amigo, chega na portaria de uma casa

noturna muito badalada e fala ao porteiro:- Ei, você! Poderia me dar uma informação?- Fala logo!- É que eu fiz uma aposta aqui com o meu amigo e queria

confirmasse pra ele. É ou não é verdade que a privada aqui é de ouro?E o porteiro grita lá pra dentro:- João, tá aqui o imbecil que fez cocô no seu trombone!

FAZ MALUm homem entra num bar e pede três doses de uísque 12 anos.

O garçom serve, o homem toma tudo de um gole e volta a pedir maistrês doses. Novamente, o garçom atende ao pedido e, novamente,o freguês bebe tudo de um gole e torna a pedir mais três. Surpreso,o garçom olha para o cliente e lhe diz:

- O senhor sabe que isso não faz bem!- Eu sei - responde o homem - especialmente com o que eu tenho...- E o que é que o senhor tem? - pergunta o garçom, curioso.- Só R$ 1... Ingredientes:

1 picanha inteira (quantomenor mais macia)Batatas descascadas cozidasem água com caldo de carne1 xícara (chá) de vinho seco

Picanha de

forno com

batatas

Modo de preparo:Esfregue bem a picanha com uma mistura de sal grosso,

alho desidratado e pimenta. Em seguida, besunte a carne comum pouco de óleo, coloque em uma assadeira e ao redoracomode as batatas cortadas ao meio. Junte no fundo daassadeira o vinho e a água. Leve ao forno médio-alto por maisou menos 50 minutos, ou conforme o ponto desejado da carne.Fatie e regue com o molho da assadeira. Sirva acompanhadodas batatas e salada.

TEIMOSAO sujeito se casou com uma mulher que era teimosa que nem uma

mula. Depois de dois anos de casamento, à beira de um ataque de nervos,ele finalmente conseguiu convencê-la a consultar um psicanalista.

Na volta da primeira consulta, ansioso, ele pergunta:- E então, meu amor? Como foi a consulta? Tudo bem?- Tudo bem, uma ova! Precisei gastar todo o meu horário para

convencer o psicólogo que o divã ficava melhor no meio da sala!

FORMALIDADEO rapaz vai jantar na casa dos pais da namorada:- Sei que é pura formalidade, senhor, mas gostaria de pedir a mão

de sua filha em casamento.- Mas quem disse que é pura formalidade? - indigna-se o pai

da garota.- O ginecologista dela!

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição da novela.

SEXTA-FEIRA (12)*

Dinho implica com Nélio ao vê-lo em umclima romântico com Ju. Marcela gosta de verLia dando aula de guitarra para Gil. Ju sediverte com Nélio na sorveteria. Mathias pedepara Orelha filmar o sarau. Gil não gostaquando Lia comenta que Lorenzo e Marcelapoderiam ficar juntos. Leandro chega ao saraue Isabela se anima. Rafael vê Morgana dan-çando com Fera e fica com ciúmes. Brunoconvida Rita para sair. Lia se surpreendecom o show da “Bando de Pirralhos”. Eribertoconfidencia para Robson que pedirá Fatinhaem casamento. Pilha inicia sua apresenta-ção com Lia. Fatinha decide subir ao palco,quando Eriberto chega.

MALHAÇÃOAfonso faz as pazes com Isabel. Fernan-

do pede a ajuda de Edgar para defender afábrica de um processo. Caniço aparece noMorro da Providência com roupas novas eJurema fica intrigada. Margarida se preocu-pa por Bonifácio apoiar a revolta do povocontra o governo. Teodoro confessa suapaixão por Alice e lhe faz uma serenata. ZéMaria avisa a Jurema que o governo estáusando a vacinação para exterminar a popu-lação pobre da cidade. Berenice beija Cani-ço depois de receber um presente. Quequéfala para Mario que o teatro deve fechar.Laura desconfia de que Albertinho possaser o homem que enganou Isabel.

GUERRA DOS SEXOSVeruska tenta convencer Roberta a de-

sistir da presidência da Positano. Otávioanda assustado pela favela até ser intercep-tado por Nando. Charlô se impressiona como jeito como Analú fala de Nando. Felipeestranha que Juliana e Fábio conversemsem brigar. Charlô tem uma ideia para con-vencer Otávio a desbloquear as compraspara a loja. Roberta encontra uma soluçãopara pagar seus funcionários. Carolina ques-tiona Nieta sobre Nenê. Ulisses acredita queCarolina esqueceu Zenon. Roberta fala paraVeruska que venderá suas joias para pagaros funcionários. Otávio fica furioso ao chegarà loja e ver o que Charlô aprontou.

LADO A LADO○

1 xícara (café) de águaSal grossoAlho desidratadoPimenta a gostoÓleo

SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012 VARIEDADES O PRESENTE | 19

20 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012

MASCOTE, BANDEIRA E HINO

Conselho dos Lindeiros prorroga inscrições do concursoDia 05 de novembro é o prazo para entregar os trabalhos nas prefeituras e no dia 09 os selecionados

devem ser protocolados na sede do Conselho. Resultado será anunciado durante o CAB+10

O Conselho de Desenvol-vimento dos MunicípiosLindeiros ao Lago de Itaipuprorrogou para o dia 05 denovembro o período de ins-crições do concurso que iráeleger o mascote, a bandeirae a letra do hino da entidade.O concurso está aberto paratodos os moradores dos 16municípios lindeiros que en-caminharem às secretariasde Educação da região ostrabalhos elaborados de acor-do com as normas estabele-cidas no regulamento. Cadamunicípio fará uma pré-se-leção até o dia 07 e encami-nhar até o dia 09 apenas umtrabalho de cada modalida-de para a sede do Conselhodos Lindeiros. Os materiaisserão avaliados por uma co-missão constituída por re-presentantes das secretariasde Educação e gestores deEducação Ambiental de cadaum dos municípios partici-

pantes do concurso. O resul-tado será divulgado no En-contro Cultivando ÁguaBoa+10, que será realizadonos dias 22 e 23 de novem-bro, em Foz do Iguaçu.

Nas categorias mascote ebandeira, apenas os alunosmatriculados no Ensino Fun-damental e Médio poderãoparticipar. Já a categoria le-tra do hino está aberta paratodos os moradores dos mu-nicípios lindeiros.

PERÍODO ELEITORALDe acordo com a presi-

dente do Conselho dos Lin-deiros e prefeita de Pato Bra-gado, Normilda Koehler, aextensão do prazo de inscri-ções deu-se devido ao perío-do eleitoral. “Percebemosque as pessoas estavam en-gajadas nas campanhas, e,consequentemente, semtempo para participar doconcurso”, disse.

Com relação ao projeto,Normilda ressaltou que ascriações devem ter como re-ferência a identificação cul-tural, social, ambiental e eco-nômica dos municípios lin-deiros, baseadas nos docu-mentos produzidos, históri-as dos pioneiros e caracterís-ticas da região.

O concurso é uma inicia-tiva do Conselho dos Lin-deiros, por meio das Câma-ras Técnicas de Educação eCultura, com apoio da Itai-pu Binacional e das prefeitu-ras dos 16 municípios queintegram a entidade.

PREMIAÇÃOE RESULTADO

Para os trabalhos selecio-nados em cada município par-ticipante, a premiação seráum passeio na embarcaçãoCatamarã no Lago de Itaipu.

Para o mascote vencedorserão destinados R$ 3,6 mil,

sendo R$ 1,2 mil para o alu-no, R$ 1,2 mil ao professororientador e R$ 1,2 mil paraa instituição. Da mesma for-ma o aluno, o professor ori-entador e a instituição que

vencerem a modalidade arteda bandeira serão premia-dos com R$ 1,2 mil por pes-soa, e o autor da letra dohino do Conselho dos Lin-deiros levará R$ 3 mil.

Divulgação

Presidente do

Conselho dos

Lindeiros e

prefeita de Pato

Bragado,

Normilda

Koehler:

“Percebemos

que as pessoas

estavam

engajadas nas

campanhas, e,

consequentemente,

sem tempo para

participar do

concurso, por

isso estendemos

o prazo de

inscrições”

22 | O PRESENTE

LORENA KUNZLERSEXTA-FEIRA,

12 DE OUTUBRO DE [email protected]

Dia 12: Berenice Draghetti

Dia 12: Edgar Bueno

Dia 12: Elton Leonar Schaeffer

Dia 12: Flávio Rieger

Dia 12: Francisco Mosa Ribeiro

Dia 12: Iara Irene Schulz

Dia 12: Iara Terezinha Strey

Dia 12: Igor Rusch

Dia 12: Ingrid Fuck Rauber

Dia 12: Magnus Everaldo Lehr

Dia 12: Paula Franco Lourenço

Dia 12: Reges Baú

Dia 12: Rogério Strey

Dia 12: Rosemeri Grasel Emmel

Dia 12: Valdir Helmich

Dia 12: Valdeci de Freitas Barbosa

Dia 13: Chaveli Hoffmann

Dia 13: Clairton Mario Spinassi

Dia 13: Daniel Fernando Pooch

Dia 13: Edemar Juchem

Dia 13: Fabiane Holdefer

Dia 13: Hedo Alberto Allebrandt

Dia 13: Henrique Camilo

Dia 13: Jaqueline Caramori

Dia 13: Luiz Yoshio Suzuke

Dia 13: Raquel Monteiro

Dia 13: Renato Aguero

Dia 13: Sandra Inês Fischer

Dia 13: Yago Rafael Rambo

Dia 14: Anita Isolde Thomas

Dia 14: Bruno Wiebbelling

Dia 14: Carla Pech

Dia 14: Celso Ribeiro

Dia 14: Cival Kurtz

Dia 14: Cristine Kaufmann

Dia 14: Fátima Braga

Dia 14: Luiz Fernandes

Dia 14: Sandra Todero

Dia 15: Adolfo Freitag

Dia 15: Breno Augusto Spinassi

Dia 15: Claírton Volnei Weiler

Dia 15: Cremilde Afonso

Dia 15: Dary Wilde

Dia 15: Dulci Gerhardt Calvi

Dia 15: Ivo Davila

Dia 15: João Carlos Klein

Dia 15: Lúcia Larsen Kieling

Dia 15: Leandro Alipio de Souza

Dia 15: Maria Kaufmann

Dia 15: Maria Sirlei Lemos

Dia 15: Marino Postay

Dia 15: Pedro Henrique Aléssio

Dia 15: Silvio Bauermm

Dia 15: Teobório Grando

Dia 15: Vicente Luis Rauber

BRINCANDO NA PRAÇAHoje (12), Dia da Criança, das 14 às 18 horas, na Praça Willy

Barth, será realizada a 9ª edição do “Brincando na Praça”, queoferece diferentes atrações e atividades recreativas às criançasrondonenses, além da distribuição de guloseimas. O evento érealizado em conjunto pela Acimacar, Jornal O Presente, Sesc,Sistema Fecomércio, prefeitura, através das secretarias de Cultura ede Esporte e Lazer, e Sindicomar. Ele também conta com o apoio doServiço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Cooperagir, PolíciaMilitar, Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Polícia deFronteira (BPFron).

A expectativa é reunir em torno de cinco mil pessoas. Umanovidade deste ano será a presença do grupo Mundaréu, de Curitiba,que se apresentará pela primeira vez em Marechal Cândido Rondon,por meio da intermediação do Sesc. O grupo fará o espetáculo “Ahistória do homem que saiu pelo mundo a fora para aprender a tremere se arrepiar”. A atração ocorrerá a partir das 16 horas e a proposta égarantir um destaque maior à cultura no evento.

PEDÁGIO DA CAMPANHASerá realizado amanhã (13), a partir das 10 horas, o pedágio que

vai marcar o início da segunda edição da campanha “Um toque pelavida”, em Marechal Cândido Rondon. Será feita a colocação deadesivos em carros e haverá entrega do panfleto explicativo sobrecomo fazer o autoexame da mama. A campanha é promovida peloConselho da Mulher Empresária, em parceria com a Acimacar epatrocínio do Convênio Sempre Vida. Ela tem como símbolo maior acor rosa presente em camisetas usadas por empresárias e colaboradasdo comércio rondonense, e está superando as expectativas.

PALESTRA EM TOLEDONa próxima quarta-feira (17), o Sistema Fecomércio e a Câmara da Mulher

Empreendedora e Gestora de Negócio de Toledo promove a palestra “Transformesua loja em um caso de sucesso”, com Augusto Aki, consultor do Sebrae e autorde 20 livros. Em geral, o lojista tem três grandes dificuldades em inovar: não temdinheiro, não tem tempo ou não sabe como fazer. Na palestra, esses aspectos sãotratados com dicas que servirão para uso já no dia seguinte.

MESTRADOEM FILOSOFIAO que é o tempo? O que é o

espaço? O que é a ciência, a verdade,a falsidade? Como explicar bem, mal,Estado, poder? Essas são algumasdas questões que os estudantes domestrado em “Filosofia Moderna e Con-temporânea”, ofertado pelo campusde Toledo da Universidade Estadualdo Oeste do Paraná (Unioeste), têm achance de estudar de forma aprofun-dada. As pré-inscrições para o anoletivo de 2013 estão abertas até se-gunda-feira (15).

Mais um dos lindos modelos que serão apresentados no desfileda Casa Toledo, domingo (14). Todos criações da estilista

Inês Ivone, da Maximus Atelier

Edu Freire

O PRESENTE | 23SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012 SOCIAL

ENCERRAMENTOCASA TOLEDO COMDESFILE MAXIMUSA Casa Toledo, importante mostra

de engenharia e arquitetura, encerradomingo (14) a sua edição 2012, comdesfile de moda festa e moda noiva daMaximus Atelier, a partir das 17 horas.Esta é a última oportunidade para quemainda não conferiu a casa conceito ougostaria de prestigiar uma das belasproduções de moda da Maximus. Osvisitantes serão presenteados com umexemplar da revista Maximus Noivas.

PROJETOCOMÉRCIOEM AÇÃO

Com o objetivo de proporci-onar aos comerciários, empre-sários e dependentes atividadesque promovam bem-estar equalidade de vida, a unidadedo Sesc de Marechal CândidoRondon realiza o projeto “Co-mércio em Ação”. A progra-mação inicia no próximo dia22, com aula aberta de limpezafacial com análise de pele, aulaaberta de maquiagem, quickmassage, penteado, higiene dapele e sobrancelha, a partir deuma parceria com a Uniparcampus de Toledo. A partici-pação será gratuita. O encer-ramento será no dia 30, comMomento Cultural Duo Me-nestrel. Mais informações po-dem ser obtidas pelo telefone(45) 3909-1000.

A bonita Ana Carolina Kunzler, que ontem (11) completou17 anos. Ela é filha de Wilson e Rosane Kunzler

Oficina da Foto

Prime Studio

O diretor-

presidente da

cooperativa

Sicredi Costa

Oeste, Adolfo

Freitag, e a

esposa Medi em

recente evento

em Marechal

Cândido

Rondon. Adolfo

aniversaria na

segunda-feira

(15). Parabéns

24 | O PRESENTE ESPECIAL SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012

O PRESENTE | 25SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012 GERAL

MERENDA ESCOLAR

Rondon se torna referência na inclusão de peixeDesde 2009, o pescado é introduzido na alimentação de vários educandários do município. No próximo ano,

novidade será a implantação de bolo de chocolate e de cenoura à base de Carne Mecanizada Separada de tilápia

Os alunos foram servidos com os três novos pratos, sendo o bolo de chocolate,bolo de cenoura e os biscoitos cookies para degustar e após avaliar

Ao olhar não é possívelsaber o sabor, mas apósexperimentar, as criançasaprovam e pedem mais. Apolpa de peixe que vemsendo incluída gradativa-mente na merenda escolarda rede municipal de ensi-no de Marechal CândidoRondon visa enriquecer osalimentos das crianças, jáque é mais saudável e podeser servida para todas asidades. Desde 2009, o pes-cado é introduzido na ali-mentação escolar de vári-os educandários do municí-pio, iniciando com almôn-degas e quibes.

Recentemente, a tercei-ra e última etapa deste anodo Projeto de Desenvolvi-mento Rural Sustentado naregião Oeste do Paraná, fi-nanciado pelo Ministério daEducação/Secretaria deEducação Superior (MEC/Sesu), foi finalizada. Sua con-clusão se deu com a capaci-tação sobre alimentos à basede Carne Mecanizada Sepa-rada (CMC) de tilápia desti-nada às merendeiras das es-colas e creches e, por fim, adegustação dos pratos porparte dos educandos. Tal ini-ciativa tem como coordena-dores os professores do cur-so de Agronomia da Univer-sidade Estadual do Oeste doParaná (Unioeste), do cam-pus rondonense, Nardel So-ares da Silva e Adriana Ma-ria de Grandi, a acadêmicado curso de Engenharia dePesca Ana Maria da Silva e oresponsável pelo Gemaq,professor Aldi Feiden.

Nesta fase final, o curso

englobou a produção de pra-tos doces como bolo de ce-noura e de chocolate e bis-coitos cookies, todos à basede CMS de tilápia. As recei-tas foram desenvolvidaspelo Grupo de Estudos eManejos na Aquicultura (Ge-maq) do curso de Engenha-ria de Pesca da Unioeste,campus de Toledo, e sãocolocadas em prática nacozinha industrial do CentroMunicipal de Ensino Profis-sionalizante (Cemep), espa-ço cedido através de umaparceria firmada entre aprefeitura e a Unioeste.

Conforme explica a co-ordenadora Ana Maria daSilva, a prefeitura compra ospeixes através do Programade Aquisição de Alimentosda Agricultura Familiar(PAA) e repassa aos educan-dários. “Os novos pratos sãolivres de espinhas e por issotambém podem ser servi-dos nas creches. Desde oinício da sua implantação,estão tendo uma boa recep-tividade por parte dos alu-nos e merendeiras”, diz.

DEGUSTAÇÃONa semana passada

aconteceu o trabalho dedegustação, a fim de fazeruma avaliação sensorialpara verificar a aprovaçãodas crianças quanto aos ali-mentos e decidir se seriamou não inclusos no cardápioescolar. Como modelo foiaplicado o Teste de Aceita-ção da Alimentação Esco-lar, em escala hedônica, com44 alunos da 5ª série da Esco-la Municipal Érico Verís-

simo. A eles foram servidosos três novos pratos: bolo dechocolate, bolo de cenourae os biscoitos cookies.

A nutricionista do Ge-mac, Ana Karina Marquio-ro, e a nutricionista da Se-cretaria Municipal de Edu-cação, Jaciara Reis Noguei-ra, comentam que atravésde um mapa de carinhas ascrianças tinham a opção deassinalar apenas uma de-las para cada alimento, con-siderando a sua aceitação,tendo como alternativas:desgostei, não gostei, indi-ferente, gostei e adorei.“Avaliamos o que o alunomais e menos gostou na pre-paração dos alimentos.Dessa forma, o resultadofoi que o bolo de chocolatee o de cenoura teve 84% deaprovação, enquanto os bis-coitos cookies somente38,63%, pois as crianças ar-gumentaram pouca maci-ez. Assim, apenas os bolosa princípio vão ser implan-tados na merenda no próxi-mo ano, agregando-se aosjá existentes. Em relaçãoaos biscoitos, uma nova re-ceita será elaborada e, pos-teriormente, outra degus-tação feita”, explicam asprofissionais.

METASO ano de 2012 ainda não

se findou, mas metas para oano que vem já estão pre-vistas. O primeiro passo édar continuidade às capaci-tações com as merendeirase a inclusão de mais doisprodutos, além dos biscoi-tos cookies, como o nuggets

e o fish burguer, até final demarço. A afirmação é da co-ordenadora Ana Maria, aqual ressalta ainda que, pormeio de recursos repassa-dos pelo MEC/Sesu, no valorde em torno de R$ 150 mil, aintenção é investir na capa-citação e efetuar a comprade uma despolpadeira, poisno momento está sendo usa-da a da Itaipu Binacional.“Essas são algumas das nos-

sas metas. Porém, ainda te-mos o objetivo de conseguiruma estrutura maior parafazer novos testes e capaci-tações. Um espaço sugeridopela atual administraçãoseria a cozinha do centro deeventos, já que é utilizada sónas comemorações do ani-versário do município. Coma posse da nova administra-ção, uma nova negociaçãoestá prevista com o intuito

de renovar o convênio coma prefeitura para dar conti-nuidade ao projeto”, diz aacadêmica, acrescentandoque: “em novembro serãoenviados todos os relatóri-os para o MEC sobre o anda-mento do projeto. Ele é mui-to interessante porque asmerendeiras recebem apolpa pronta para acrescen-tar nos alimentos e os alu-nos aprovam”.

Educandos da 5ª série da Escola Municipal Érico Veríssimo acompanhados das nutricionistas Ana KarinaMarquioro e Jaciara Reis Nogueira, coordenadora Ana Maria da Silva e colaboradoras do projeto

Fotos: Vanderleia Kochepka

Através de ummapa de carinhas

as criançastinham a opção deassinalar apenasuma delas paracada alimento

26 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012

EM DEZ ANOS

PIB agropecuário do Oeste vai crescer quatro vezesEstudo sobre a realidade do solo e clima feito pelo Ministério

da Agricultura ajudou a região a melhorar aindamais seu desempenho produtivo

A cadeia do agronegócio jáé responsável por uma fatia con-siderável do Produto InternoBruto (PIB) de Cascavel e da re-gião e a tendência é de que elecresça pelo menos quatro vezesnos próximos dez anos. Quemafirma é o presidente da UniãoBrasileira de Avicultura (Uba-bef) e ex-ministro da Agricul-tura, Francisco Turra, que par-ticipou da reunião de direto-ria da Associação Comercialde Cascavel, na quarta-feira(10). Turra veio ao Oeste paraparticipar de uma das pales-tras técnicas da Expo Toledo eaproveitou para fazer conta-tos com líderes do setor pri-mário e empresariais.

Durante sua passagem peloMinistério da Agricultura,Turra promoveu o zoneamen-to agrícola, um estudo profun-do sobre a realidade do solo eclima que determinou as me-lhores aptidões e potenciaisagrícolas de cada região dopaís. “E o Oeste ganhou muitocom isso, porque pode melho-rar ainda mais seu desempe-nho produtivo”, considera.

Os avanços da agriculturae da pecuária no Brasil são tãoamplos nos últimos 12 anos,conforme o ex-ministro, que opaís começa a revelar para omundo o quanto é privilegia-do e que sua vocação natural éajudar a alimentar o planeta.

Apesar dos avanços, a ca-deia produtiva do agronegó-

cio precisa crescer ainda maise, para isso, é fundamental queo próprio governo entenda otamanho e a importância es-tratégica do setor. Apenas emexportações, o resultado líqui-do do setor é de US$ 9 bilhões.A avicultura nacional é ex-pressiva e precisa receber tra-tamento à altura de sua im-portância, conforme Turra.Além de maior exportador defrango do mundo, o Brasil tam-bém tem indústrias de equipa-mentos vigorosa e de medica-mentos de defesa animal queexportam para vários países.

A cadeia do frango empre-ga 520 mil pessoas de formadireta e outras três milhões

O diretor-presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, e o presidente daAcic, Leopoldo Nestor Furlan, entregaram a Francisco Turra o livro

dos 50 anos e nova edição da Revista Acic

indiretamente. “E o governo,em sinais de crise, dá incenti-vos a alguns segmentos loca-lizados, como o de veículos.Isso precisa mudar e contem-plar outros igualmente deci-sivos à economia nacional”,pontua.

A avicultura tem uma par-ticularidade especial, confor-me Turra, que é a distribuiçãode renda que ajuda a fortale-cer a economia de inúmerosmunicípios. “As empresas queatuam no setor, diante do quegeram, precisam ser fortale-cidas e ter todo o apoio de suascomunidades”, acrescentou opresidente da Coopavel, Dil-vo Grolli.

Divulgação

O PRESENTE | 27SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012 AGRONEGÓCIO

ORGANIZAÇÃO

Avicultores da região poderão formar cooperativaIdeia da Aaviopar visa implantação de uma indústria e comercialização de adubo orgânico

“Não se pode falar somen-te em crise econômica, é preci-so buscar soluções para bai-xar custos e aumentar a ren-da”, diz Luiz Ari Bernartt,presidente da Associação dosAvicultores do Oeste do Pa-raná (Aaviopar), entidade quecongrega cerca de 500 produ-tores rurais de 12 municípiosdo Oeste do Paraná. A Aavi-opar, junto com a Prefeiturade Toledo, promoveu o 1º Se-minário Estadual de Avicul-tura, realizado quarta-feira(10) e ontem (11), em Toledo,reunindo centenas de avicul-tores. Na programação hou-ve palestras técnicas e sobrecondições e perspectivas demercado para o setor.

Conforme Benartt, a Aavio-par planeja, para 2013, im-plantar em Toledo uma in-dústria para beneficiar, em-

balar e comercializar aduboorgânico a partir da cama deaviário - produto muito utili-zado pelos agricultores e pro-dutores orgânicos. “Hoje emdia cada um já faz a destina-ção por sua conta. Mas a ideiaé agregar valor ao produto eampliar a comercialização. Elecita que, atualmente, com avenda direta, o produtor re-cebe cerca de R$ 40 a R$ 50 portonelada da cama de aviário.Com a industrialização, me-lhorando o produto final, serápossível receber pelo menos ovalor dobrado.

Para implantar a indús-tria e comercializar o adubo,menciona o presidente, seránecessária a formação de umacooperativa, a exemplo do quejá existe no Sudoeste do Para-ná, em Dois Vizinhos. “É umamaneira de oferecermos mais

uma fonte de renda aos as-sociados da Aaviopar”, res-salta. O local da indústria, citaBernartt, ainda está sendo ana-lisado, mas com certeza seráem Toledo, cuja área será doa-da pelo governo municipal.

Recursos para os equipa-mentos e demais obras já es-tão sendo buscados junto aogoverno federal, informa opresidente da Aaviopar. Amediação, menciona, está sen-do feita pelo deputado federalDilceu Sperafico. A expectati-va é de que seja viabilizadaainda neste ano.

PATRULHAPara 2013, outra meta da

Aaviopar é ampliar aindamais sua patrulha mecani-zada, que atualmente contacom caminhões, máquinaspara limpeza de aviário e

Luciany Franco/OP

Condomínio de Inseminação é uma das atrações da Expo Toledo

também para distribuição deadubo. A patrulha, Bernartt,faz serviços aos associados aum preço de custo, colabo-

rando para que o avicultorreduza seus custos de pro-dução e, consequentemente,aumente seus lucros.

O programa de Condomí-nios de Inseminação Artificialda Prefeitura de Toledo, desen-volvido em parceria com pro-dutores de leite do município ea Empresa de Assistência Téc-nica de Extensão Rural (Ema-ter), é uma das atrações daExpo Toledo 2012. Com o tema“Agronegócio e sua importân-cia”, a Expo Toledo aconteceaté domingo (14), no Centrode Eventos Ismael Sperafico.Para o evento, uma programa-ção especial foi preparada, con-tando com rodeio profissional,julgamento de animais e lei-lões. Também serão realizadaspalestras e haverá parque dediversões, praça de alimenta-ção, com pratos típicos, expo-sição, espaço da mulher e am-

biental, entre outras atrações.A Expo Toledo é conside-

rada uma vitrine do agrone-gócio da região, mostrando aforça e o potencial da agricul-tura local. O município tor-nou-se referência para o paísem diversos setores, princi-palmente após a conquista demais de R$ 1 bilhão no ValorBruto da Produção Agrope-cuária (VBP). O condomíniode inseminação artificial, deacordo com a coordenadorado programa pela Secretariade Agropecuária e Abasteci-mento de Toledo, Eliane Spe-rafico, é um dos mais avança-dos do Paraná, no que se re-fere à qualidade do sêmen epela parceria dos pequenos emédios produtores com a ad-

ministração municipal.

PROGRAMAO programa de Condomí-

nios de Toledo, criado em 1999,visa estimular a adoção da in-seminação artificial para o me-lhoramento genético do reba-nho bovino. A participação naexposição, conforme Eliane, irámostrar a importância e o refle-xo dos investimentos na pro-dução. “O melhoramento ge-nético que vem sendo alcança-do pelos produtores de Toledose reflete na produção de leite,cada vez maior, e no fortaleci-mento da cadeia produtiva lei-teira. O sucesso do programa éresultado do trabalho e inves-timento técnico do nosso pro-dutor, que está sempre em trei-namento e aberto para as novi-dades do mercado”, aponta acoordenadora.

Os resultados são muitopositivos, avalia Eliane. Alémde os produtores terem aoportunidade de um rebanhode gado, geneticamente dequalidade, o Condomínio per-mite também um trabalhomais aberto, capacitando osprodutores, repassando ori-entações sobre alimentação,sanidade, organização daspropriedades, entre outrosaspectos, visando aumentara produtividade rural.

O Condomínio de Insemi-

nação conta com 27 grupos eaproximadamente 400 produ-tores. Nestas propriedades sãoproduzidos cerca de 80 millitros de leite por dia.

A produtora Gislaine Ar-coverde, que está inserida nogrupo há cerca de dez anos,diz que a genética de ponta ea parceria do município per-mitiram um grande passo emsua propriedade. “Se formoscomparar as propriedades domunicípio, percebemos oquanto o melhoramento ge-nético interfere na produção,na saúde dos animais e, prin-cipalmente, na capacitaçãodos produtores. Este é o dife-rencial”, afirma Gislaine.

EXPOSIÇÃOPara explanar e apresen-

tar os benefícios do melhora-mento genético, o programade Condomínios conta com a

parceria da Trans-AmericaGenerics (TAG) do Brasil,empresa norte-americana, se-diada no Canadá, especializa-da na seleção e comercializa-ção de material genético dasraças Holandesa e Jersey.

A prefeitura, segundo ozootecnista Rodolfo Menegue-llo, é uma das primeiras admi-nistrações do país a fazer estaparceria, beneficiando os pe-quenos e médios produtores.Há pouco mais de um ano aTAG do Brasil venceu a licita-ção para repasse de sêmen aosprodutores do município.“Nosso compromisso é de pro-duzir vacas com mais longevi-dade, produtivas e lucrativas”,garantiu o zootecnista.

Segundo ele, os produ-tores de Toledo recebem sê-men da mesma qualidadeque outros dos EstadosUnidos e do Canadá.

Divulgação

A Prefeitura de Toledo é uma das primeiras administrações do país a fazeresta parceria, beneficiando os pequenos e médios produtores

Presidente daAaviopar, LuizAri Bernartt:“Queremos

oferecer maisuma fonte de

renda aoavicultor”

28 | O PRESENTE ESPORTES SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012

JEMS

Jogos Escolares começam terça-feira em MissalAté o dia 23, 1,7 mil alunos-atletas de seis escolas estaduais do município

estarão envolvidos na disputa de dez modalidades

Missal será palco, a partirde terça-feira (16), dos JogosEscolares Municipais 2012(JEMs). A cerimônia de aber-tura acontecerá às 19h30, noGinásio Municipal 25 de Ju-lho. A solenidade será marca-da pelo desfile das delegações,juramento do atleta e o acen-dimento da pira olímpica.Outra atração da noite será aapresentação dos atletas debasquete em cadeira de rodas,de Foz do Iguaçu.

Até o próximo dia 23, cercade 1,7 mil alunos-atletas vãodisputar o título da competi-ção em quatro classes: A diur-no (alunos do Ensino Médio e

Magistério), A noturno (8º e 9ºano, Ensino Médio e Magisté-rio), B (8º e 9º ano) e C (6º e 7ºano). As disputas serão reali-zadas nas modalidades coleti-vas de handebol, basquete,futebol sete, futsal, caçador,vôlei de praia, vôlei; e as indi-viduais envolvem xadrez, tê-nis de mesa e atletismo (comprovas de 100 metros, reveza-mento 4x100, 1000 metros esalto em distância).

De acordo com o diretor deEsportes de Missal, SérgioBarth (Serginho), os jogos sãoeliminatórios e serão realiza-dos nos ginásios, campos defutebol e complexo esportivo

do município.Conforme Serginho, os pri-

meiros colocados serão pre-miados com medalha e o cam-peão por modalidade ganharáuma bola do esporte que dis-putou. Segundo ele, todas asinstituições de ensino missa-lense serão contempladas comum kit do evento (bolas decada modalidade).

A competição é realizadapela prefeitura, por intermédiodo Departamento do Esporte,em parceria com as escolas es-taduais Tancredo Neves, Cae-tano de Conto, Teotônio Vilella,Aurélio Piloto, Santos Dumonte Padre Eduardo Micheles.

Rondonense disputa amanhã CopaOeste de Velocross em Céu Azul

Os pilotos vão levantar poeiraem Céu Azul, neste final de sema-na, na Copa Oeste Protork de Ve-locross 2012. Depois de um inter-valo de 40 dias, o velocross voltacom duas etapas seguidas. A 5ªacontece amanhã (13) e domingo(14), em Céu Azul; e a 6ª nos dias 20a 21, em Vera Cruz do Oeste.

De acordo com a organizaçãodo evento, faltam apenas quatroetapas para o campeonato ter-minar e serão nestas duas edi-ções que os favoritos devem sedestacar. A pista de Céu Azultem 900 metros de extensão e foimuito elogiada pelos pilotos quejá treinam nela há dois meses. Aentrada para o público para as-sistir às corridas será franca.

Os pilotos disputam o tro-féu do campeonato nas catego-rias minimotos (até 08 anos),65cc (até 12 anos), 85cc (até 16anos), VX iniciantes nacional,VX iniciantes especial, VX naci-onal, 230cc, VX 1, VX 3 e a batom

Divulgação

Karatecas de Toledo defendem oBrasil no Sul-Americano de Clubes

O karate é mais um esporteque está em evidência em Tole-do. Isto porque os karatecas dasassociações espalhadas pelomunicípio têm conquistado lu-gar de destaque nas competi-ções que participam. Este é ocaso dos atletas Maurício Do-mingues de Lima (Yara Coun-try Clube) e Tauana Ritter (To-ledo Futebol Clube), que irãorepresentar o Brasil no Campe-

Toledo Futsal decide futuro na Chave Ouro

Cascavel recebe 3ª etapa doParanaense Juvenil de Handebol

O Campeonato Paranaen-se de Handebol Juvenil terásequência neste fim de semanaem Cascavel. As disputas no fe-minino e masculino acontecemhoje (12) e terminam amanhã (13).A competição, que conta com 18equipes - dez no feminino e oitono masculino -, terá confrontosnos ginásios de esportes CiroNardi e Neva.

onato Sul-Americano de Clubes.O evento começou ontem (11) ese estende até segunda-feira (15),em Mendoza, na Argentina.

Maurício disputa na cate-goria adulto faixas pretas (até65 quilos) e Tauana na classe de15 a 17 anos faixas pretas (até55 quilos), nas modalidades ku-mite (luta) e kata (apresenta-ção). Na briga pelo título, alémda Seleção Brasileira e Argen-

tina, estarão ainda atletas dosprincipais países do bloco sul-americano, como Uruguai, Chi-le e Paraguai.

O evento contará tambémcom a participação do repre-sentante mundial do KarateGoju-Ryu, Goshi Yamaguchi,que virá direto do Japão paraministrar um seminário de atu-alização e aperfeiçoamento detécnicas do Karate Goju-Ryu.

O 1º turno do CampeonatoParanaense de Futsal ChaveOuro chega à fase decisivaamanhã (13). Os quatro jogossão válidos pela 15ª rodada doreturno e definem os 12 classi-ficados para a próxima etapada competição e também ocompanheiro do Palotina, norebaixamento.

A equipe do Toledo encon-tra Maringá, às 20h30, no Giná-sio de Esportes Alcides Pan,

em Toledo. O confronto é decisi-vo para os toledanos, que preci-sam de um empate contra o timemaringaense para permanecerna divisão de elite do futsal esta-dual em 2013. Caso o time coman-dado pelo técnico Eco perca apartida, eles precisarão torcerpara que o atual tetracampeãoCascavel vença seu compromis-so contra o Paraná Clube, penúl-timo colocado, no Ginásio da Neva.

Atualmente, o Toledo possui 22

pontos na tabela de classifica-ção, e o time da Capital 20. Se poralguma eventualidade o Paranávencer o Cascavel e o Toledoempatar com o Maringá, os doistimes chegariam a 23 pontos,pontuação que daria a 12ª colo-cação para o Toledo, já que adecisão da última vaga seria pelavantagem nos confrontos dire-tos, pelos quais o time do porcovenceu o da Capital por 6 a 5 edepois empatou em 2 a 2.

No feminino, as meninas daCoca Cola/Copel/Unipar/Cianortelideram o grupo A, com oito pontos.Astorga aparece na segunda posi-ção, com seis. Já no grupo B, o timede Cascavel/Colégio Santa Mariaestá na ponta, com dez pontos,seguido de Curitiba, com sete.

No masculino, a equipe deFrancisco Alves lidera o grupo A,com oito pontos. O Cascavel/AC5

é o vice-líder, com seis. Já o Lon-drina/Unifil/Colégio Londrinense,com seis pontos, é líder do grupoB. A Fecam/Campo Mourão, comquatro pontos, ocupa o 2º lugar.

O torneio é realizado pela Ligade Handebol do Paraná e contacom o apoio da Secretaria de Es-tado do Esporte, CREF/09, Confe-deração Brasileira de Handebol,Kagiva e Caio Buffet.

O pilotorondonense

Gustavo HenriqueHuber Hatleben

(Tatuzinho) disputaa competição na

categoriaminimotos e

espera trazer paracasa o título de

campeão

(somente para mulheres).Marechal Cândido Rondon

será representado na competi-ção pelo piloto Gustavo Henri-que Huber Hatleben (Tatuzi-nho). Ele vai disputar na cate-goria minimotos e espera con-seguir trazer para casa o títulode campeão.

PROGRAMAÇÃOA programação em Céu

Azul começa amanhã às 15 ho-ras com os treinos livres e do-mingo pela manhã com os trei-nos oficiais. O início das provasestá previsto para as 14 horas.Serão disputadas dez baterias.

A 5ª etapa da Copa OesteProtork de Velocross em CéuAzul é uma realização da Pre-feitura de Céu Azul, com apoiodo Moto Grupo Sem Rumo, coma organização da MZ SportsCompetições & Eventos e a su-pervisão da Federação Parana-ense de Motociclismo.

O PRESENTE | 29SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012 ESPORTES

TEMPORADA 2012

Vôlei de Rondon disputa Estadual Infantil em UmuaramaEquipe do Colégio Martin Luther/Sicoob/Marechal Rondon estreia na competição às 17h30de hoje (12), diante do Círculo Militar/Dom Bosco, no Ginásio de Esportes Amário Oncken

A equipe feminina do ColégioMartin Luther/Sicoob/MarechalCândido Rondon disputa o Cam-peonato Estadual de Vôlei Infan-til, que acontece entre hoje (12) esegunda-feira (15), em Umuara-ma. Esta é a última competiçãopara atletas até 16 anos na tempo-rada de 2012 promovida pela Fe-deração Paranaense de Voleibol(FPV). Os jogos serão realizadosnos ginásios Amário Vieira e Má-rio Oncken, com entrada franca.

O torneio reúne, além das ron-donenses, as equipes de Rolân-dia, Guarapuava, Círculo Militar/Dom Bosco e Maringá/ColégioRegina Mundi/Amavolei; e nomasculino competem Círculo Mi-litar/Dom Bosco, Ponta Grossa/SER/Neo Máster, Umuarama/Co-légio Global, Colégio Dom Bosco/Maringá, Maringá/Colégio Regi-

Com o técnico Claudemiro dos Santos (Miro), a equipe do Colégio MartinLuther/Sicoob/Marechal Cândido Rondon que busca ficar entre as três

melhores do Estado na competição

na Mundi/Amavolei, São João doIvaí, Mandaguari e Rolândia. Onaipe masculino está dividido emdois grupos com quatro timescada, enquanto que o femininoserá disputado com chave única.

As meninas de Marechal Ron-don estreiam na competição hoje, apartir das 17h30, diante do CírculoMilitar/Dom Bosco, no Ginásio deEsportes Amário Oncken. Amanhã(13), encontram, às 13 horas, o timede Maringá/Colégio Regina Mundi/Amavolei, no Ginásio de EsportesAmário Vieira. Os demais jogosdisputados serão por sorteio.

Em 2011, o time do ColégioMartin Luther/Sicoob/MarechalCândido Rondon terminou a com-petição em 7º lugar e este anobusca ficar entre os três primei-ros colocados do torneio. “Va-mos fazer o melhor para tentar

ficar entre os três primeiros doEstado”, afirma o técnico Clau-demiro dos Santos (Miro). Segun-do ele, a parte tática das meninasfoi mais trabalhada durante ostreinos das últimas semanas, pre-paratórios ao campeonato.

O atual campeão estadual in-fantil no masculino é a equipe doCírculo Militar/Dom Bosco, quevai para o campeonato focadoem manter o troféu em Curitiba.Já no feminino, quem ostenta otítulo é Bom Jesus/Lapa, que nãoparticipa da disputa este ano.

SELEÇÃO PARANAENSEDurante a competição, o dire-

tor de seleções e vice-presidenteda Federação Paranaense de Vo-leibol (FPV), José Francisco AlvesMacedo (Gaúcho), vai observar ostécnicos e atletas visando promo-ver possíveis convocações para aSeleção Paranaense Infantil, umavez que os torneios nacionais inici-am em março. “Estamos com boaexpectativa a respeito do EstadualInfantil e sabemos que os timesestão numa crescente, o que serábom para o campeonato que che-ga com a promessa de bons jo-gos”, menciona Macedo, ressal-tando que vai acompanhar as par-tidas de todas as equipes com ointuito de avaliar atletas e técnicosque possam integrar a Seleção Pa-ranaense. “No começo do ano quevem já teremos competições im-portantes para a categoria e espe-ramos melhorar nossa colocaçãofinal dos últimos campeonatos”,afirma Gaúcho.

CONVOCAÇÃOA Confederação Brasileira de

Voleibol (CBV) divulgou, nestasemana, nota oficial convocandoa atleta Maiara Cristina Basso, daequipe do Colégio Martin Luther/Sicoob/Marechal Cândido Ron-don, para a fase de treinamentosda Seleção Brasileira Infantoju-venil Feminina, visando à disputado Campeonato Sul-Americano dacategoria, a ser realizado entre osdias 20 e 27 de novembro, no Peru.

A lista da convocação das atle-tas havia sido divulgada em agos-to, nesta, a rondonense não esta-va relacionada. A oposto/centralembarca para o Saquerema (RJ)terça-feira (16), para se apresen-tar a Seleção. “Estou muito feliz,é uma nova oportunidade que

Fotos: Jaqueline Galvão

estou tendo e vou aproveitar, porque na seletiva de junho não fuimuito bem”, afirma Maiara.

A atleta integra a equipe co-mandada pelo técnico Claudemi-ro dos Santos (Miro). Segundoele, várias rondonenses, nos últi-mos anos, foram convocadaspara a Seleção Paranaense e Bra-sileira, e isso só vem confirmarque o trabalho realizado em Ma-rechal Rondon tem dado certo.“Isso só demonstra que estamosno mesmo nível das melhoresequipes do Paraná. É reflexo daqualidade do trabalho desenvol-vido no projeto Feras do Vôlei, dequem acredita e apoiou esta ini-ciativa”, ressalta.

Cavaleiros de Santa Helena participamde peregrinação a Nossa Senhora

Hoje (12) é o Dia das Criançase da Padroeira do Brasil, NossaSenhora Aparecida. Em home-nagem a santa, aproximadamen-te 15 cavaleiros do Clube doAmigo, de Santa Helena, segui-ram ontem (11) com destino à

A oposto/central Maiara Cristina Basso foi convocada para integrar a SeleçãoBrasileira na fase de treinamento e viaja terça-feira (16) para Saquarema (RJ)

Paróquia da Nossa Senhora daAparecida de Itaipulândia. O ca-minho a cavalo será feito por SãoRoque, onde seguem até Itaipu-lândia para acompanhar hoje amissa de celebração ao Dia daPadroeira do Brasil.

Conforme o presidente do Clu-be Amigos do Cavalo, Sidnei Pe-droso, o principal objetivo da ca-valgada é participar das celebra-ções, além de representar o clubee o município nessa peregrinação.

PROGRAMAÇÃOA missa dos peregrinos é ce-

lebrada pelo padre Edivaldo às02 horas da madrugada; às 06horas será realizada a missa daalvorada, com o padre Ivanildo;às 08 horas, padre Moacir iniciaa missa dos romeiros; às 10 ho-ras, padre Paulo celebra a mis-sa da juventude; às 13 horas,padre Valdir realiza a Missa dosDevotos; às 16 horas, acontecea missa da unidade, com DomDirceu; às 18 horas a romaria seencerra com a missa dos moto-ciclistas, celebrada pelo padreFernando. Logo após será reali-zado sorteio da rifa e durantetodo o dia haverá bazar comartigos religiosos e cantina.

Cerca de 15 cavaleiros do Clube do Cavalo vão participar das celebraçõesem homenagem ao Dia da Padroeira do Brasil, em Itaipulândia

Foco SH

30 | O PRESENTE ESPORTES SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012

BOMBONERA

Superclássico pode acontecer em novembroConmebol, CBF e AFA ainda não confirmam informação sobre jogo de volta

Cancelado na semana pas-sada por problemas de ener-gia no Estádio Centenário,em Resistencia, o jogo deci-sivo do Superclássico dasAméricas poderá ser na Bom-bonera, dia 21 de novembro,segundo a imprensa argen-tina divulgou ontem (11).

Na partida de ida, emGoiânia, o Brasil venceu aArgentina por 2 a 1. Paraser bicampeão, o time deMano Menezes joga apenaspelo empate contra os co-mandados de AlejandroSabella. O regulamento dotorneio só permite a convo-cação de jogadores que atu-am nos dois países.

A volta estava marcadapara o último dia 03. As equi-pes chegaram a entrar emcampo, mas a falta de luz emalguns refletores acabou sus-pendendo o clássico. Aindano gramado, o diretor de Se-leções da Confederação Bra-sileira de Futebol (CBF), An-drés Sanches, disse que a Se-leção deveria ser declarada

bicampeã e que não haveriadata para a realização do se-gundo jogo.

Porém, no dia seguinte, aConmebol divulgou que CBFe AFA concordaram em re-marcar a partida, mas a datanão estava definida. Apesarda notícia divulgada pela im-prensa argentina, as confe-derações nacionais e a Con-mebol ainda não confirmamo jogo no dia 21 no estádio

Spider encontra Bonnar amanhã no UFC 153Apesar do amplo favoritis-

mo para a luta de amanhã (13),contra o americano StephanBonnar, no UFC 153, AndersonSilva não prometeu um desem-penho espetacular para os fãsque devem lotar a HSBC Arena,no Rio de Janeiro. Aos 37 anos,o campeão dos médios do Ulti-mate revelou que sua únicaobrigação no octógono é retor-nar “intacto” para sua famíliaapós o UFC 153. “O resultadofinal de uma luta pode ser in-justo muitas vezes. Você podetreinar o máximo e cometer um

Agência AP

Jogadores brasileiros chegaram a ir ao gramadoem Resistencia, mas jogo foi adiado

do Boca Juniors.A passagem por Resis-

tencia foi muito criticadapela delegação brasileira,que reclamou da falta deestrutura da cidade parareceber a Seleção. A mu-dança para Buenos Airesera um pedido da CBF àAFA, já que os brasileirossofreram com a logísticapara chegar a Resistencia etiveram que fretar um avião.

erro que determina o final daluta. Mas meu foco é voltar in-teiro para casa, nada é maisimportante do que isso”, decla-rou o atleta, na coletiva de im-prensa, ontem (11). “Bonnar éum grande atleta, é um dos quefez história no UFC. Fico muitofeliz em lutar com ele e retribuirao Brasil a luta que fiquei de-vendo”, emendou, citando o em-bate contra Chael Sonnen, queestava programado para acon-tecer no país, mas foi transferi-do para os EUA por causa dequestões logísticas.

O duelo de três rounds con-tra Bonnar será na categoriameio-pesado (até 93 kg) e porisso não terá o título em jogo.Ainda assim, até o próprio ri-val confirmou, em diversasoportunidades, que o brasilei-ro tem uma enorme chance devencer. Para se ter uma ideia,nas casas de apostas o combatetem a maior diferença da histó-ria em uma luta principal.

Outro fator que demonstraa superioridade do Spider é ocartel de lutas. Enquanto o cu-ritibano tem apenas quatroderrotas na carreira - e mais de30 vitórias -, Bonnar já perdeusete vezes. Duas delas, aliás,para Forrest Griffin, adversá-rio que foi nocauteado por Sil-va em 2009.

PROGRAMAÇÃOA primeira luta preliminar

do UFC 153 começa às 19h45. Ocard principal está programa-do para iniciar às 23 horas. Ocombate mais importante danoite, entre Anderson Silva eStephan Bonnar, deve ocorrerpor volta das 01h30 da madru-gada de domingo (14). A RPCTV transmite o evento a partirde 00h40. Já o canal pago Com-bate cobre todos os duelos.

André Durão/SporTV.com

Jornal catalão garante queGuardiola rejeitou ofertada Seleção Brasileira

O jornal “Sport”, da Ca-talunha, publicou na inter-net a capa de sua edição im-pressa de hoje (12), com umarevelação sobre Pep Guar-diola. O diário garante que oex-técnico do Barcelona re-cebeu três ofertas, entre elas,uma da Seleção Brasileira,mas não aceitou nenhumadelas. As outras foram deMilan e Chelsea.

Ainda de acordo com o jor-

nal, Guardiola vai continuarcom seu ano sabático até atemporada 2013/2014 deNova York, mas seu repre-sentante deve ir aos EstadosUnidos nos próximos diaspara eles começaram a pla-nejar sua volta.

Guardiola foi técnico doBarça por quatro temporadas.Seus principais títulos foramtrês Campeonatos Espanhóise duas Ligas dos Campeões.

O combate entre Anderson Silva e Stephan Bonnar deve ocorrer porvolta das 01h30 da madrugada de domingo (14) no UFC 153

O PRESENTE | 31SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012 ESPORTES

BRASILEIRÃO

D’Alessandro deve ser reforço do Inter amanhãCoordenador da preparação física Élio Carravetta afirma que jogador estará liberado se nada sentir após o treinamento

Depois da goleada dequarta-feira (10), sobre oAtlético-MG, parece que osventos mudaram no Beira-Rio. A tarde de ontem (11)também reservou uma boanotícia: o retorno deD’Alessandro aos treina-mentos com bola no CT doParque Gigante. O argenti-no, que mudou o penteado eestá novamente com o cabelocom tons de loiro, deve serreforço para o confronto como Atlético-GO, às 18h30 ama-nhã (13), no Serra Dourada.

D’Ale estava se recuperan-do de um desconforto na coxa

esquerda causado por umedema. Em um trabalho emcampo reduzido, orientou oscompanheiros, bem ao seuestilo, gesticulou e imprimiuritmo intenso. Além disso, omais importante nos grama-dos: deu assistências, se mo-vimentou e marcou gols.

“Se não sentir nada destetreinamento, ele está liberadopara o jogo de sábado”, disseo orientador da preparaçãofísica, Élio Carravetta.

O camisa 10 desfalcou otime diante do Cruzeiro, doSantos e do Galo. Sofreu du-rante a temporada com le-

sões que o impediram de ga-nhar uma sequência. Alémdele, Rodrigo Moledo tam-bém volta ao time natural-mente. Ygor passa ao meio-campo e Bolatti e Elton dis-putam vaga no meio.

Os titulares fizeram umtrabalho leve, com corridasleves em volta do campo. Pas-saram a maior parte do tem-po dentro do vestiário, emrecuperação física. Dos jo-gadores em recuperação, ape-nas Bolívar apareceu no gra-mado. Junto com Carravet-ta, apenas caminhou e cor-reu levemente

Por precaução, Danilo está forada partida contra a Portuguesa

O meia Danilo vai desfalcaro Corinthians pela segundapartida consecutiva. O jogadorestá recuperado de um edemana coxa esquerda, mas não seráaproveitado contra a Portu-guesa, amanhã (13), às 21 ho-ras, no Canindé, pelo Campeo-nato Brasileiro, por precaução.

O armador atuaria comocentroavante contra o Fla-mengo, porém, sentiu doresno local ao realizar uma fina-lização no último treino, ter-ça-feira à tarde (09), no CTJoaquim Grava. Ele deixouimediatamente o gramado eacabou vetado pelo corpo clí-nico após uma avaliação.

O Corinthians quer evitarao máximo os problemas físi-cos com a aproximação do

Comandado por Kaká e Oscar,Brasil aplica goleada sobre o IraqueA Seleção Brasileira con-

tou com uma atuação desta-cada da dupla Kaká e Oscarontem (11) e impôs com natu-ralidade sua superioridadetécnica diante do Iraque. Emamistoso que encerrou a se-quência de rivais frágeis parao time de Mano Menezes, aequipe nacional aplicou umagoleada por 6 a 0 no EstádioSwedbank, em Malmö, naSuécia, e viu com otimismo odesempenho do meia do RealMadrid, que participou ati-vamente da partida e inclusi-ve marcou um gol em seuprimeiro jogo pelo país desdea Copa do Mundo de 2010.

Esta foi a quinta vitória con-secutiva do Brasil depois daderrota para o México na finaldos Jogos Olímpicos, em agos-to. Destes confrontos, apenasum foi realizado diante de umaseleção acostumada a figurarem Copas do Mundo: a Suécia,derrotada por 3 a 0 em agosto.Na sequência, vitória sofridadiante da África do Sul (76ªranking da Fifa), um passeiode 8 a 0 contra a China (86ª) eontem um resultado normalcontra o 80º time do mundo.Neste período, ainda conta o 2a 1 a favor em Goiânia, quandoBrasil e Argentina se enfrenta-ram com times locais.

A agenda do Brasil até o

CAMPEONATO BRASILEIROJOGOS DE AMANHÃ (13)

18h30 Flamengo x Cruzeiro18h30 Atlético-GO x Internacional21h00 Portuguesa x Corinthians

JOGOS DE DOMINGO (14)16h00 São Paulo x Figueirense16h00 Atlético-MG x Sport16h00 Santos x Vasco16h00 Coritiba x Bahia16h00 Náutico x Palmeiras18h30 Grêmio x Botafogo18h30 Fluminense x Ponte Preta

Mundial de Clubes, marcadopara dezembro, no Japão. Napróxima semana, após a parti-da contra o Cruzeiro, o técnicoTite e a comissão técnica decidi-rão quais atletas receberão fol-ga em virtude do desgaste.

Sem Danilo mais uma vez, otreinador alvinegro não devefazer modificações na equipepara encarar o Lusa no fim desemana. Edenílson, autor doprimeiro gol na vitória por 3 a2, de virada, sobre o Flamengo,continuará na vaga, atuandoaberto pelo lado direito.

O volante Paulinho, o ata-cante Martinez e o centroavan-te Guerrero, convocados paraas seleções brasileira, argenti-na e peruana, respectivamente,continuam fora.

final do ano prevê jogos contraequipes mais qualificadas. Pri-meiro o Japão, 23º do rankingda Fifa, na próxima terça-feira(16), na cidade polonesa deWroclaw. Depois, a vice-líderdas Eliminatórias da Américado Sul, Colômbia, no dia 14 denovembro, em Nova Jersey(EUA). A sequência pode em-balar a Seleção para um anodecisivo para Mano, comamistosos contra Inglaterra,provavelmente Portugal e aCopa das Confederações. Otécnico ainda sente reflexo dofiasco na Copa América, decep-ção na final olímpica e derrotaspara os grandes Argentina,França e Alemanha.

MANO APROVAO técnico Mano Menezes

aprovou o primeiro jogo deKaká pela Seleção Brasileirasob seu comando. O meia,que não defendia o time naci-onal desde a Copa do Mundode 2010, foi bem na goleadapor 6 a 0 sobre o Iraque. Elese movimentou bastante e co-laborou com um gol e umaassistência. “Mais importan-te é que a Seleção voltou ajogar bem. Kaká produziubem, se movimentou bem.Foi a primeira vez dele comesses jogadores e tivemospouco tempo para preparar,mas o seu conhecimento, suacapacidade, fizeram com quea gente diminuísse a dificul-dade. Com ele, acrescentamosexperiência e estabilidade e éisso que queríamos”, anali-sou Mano.

Kaká comemora um dos gols brasileiros com Oscar

Bjorn Lindgren/AFP

32 | O PRESENTE ESPORTES SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012

SÉRIE OURO

Rodada de sábado define classificados para play-offsJogos decisivos acontecem amanhã (13). Copagril já está classificada

Após seis meses de disputa,a primeira fase do CampeonatoParanaense da Série Ouro - Di-visão Especial chega ao fim nes-te sábado (13). Todas as parti-das da rodada acontecem emhorário único, às 20h30.

Três posições estão defini-das mesmo antes da rodada. ACopagril/Faville/DalPonte/Ma-rechal Cândido Rondon é cam-peã da Taça Jorge Kudri (troféuentregue a equipe de melhorcampanha na 1ª fase), o Casca-vel fica no segundo lugar e oPalotina, lanterna, está rebai-xado para a Série Prata.

Toledo e Paraná Clube lu-tam para permanecer na SérieOuro, enquanto Campo Mou-rão e Corbélia brigam pela últi-ma vaga restante entre os 12que avançam para a 2ª fase.Onze equipes já garantiramvaga na fase de mata-mata, masdefinem a posição final na últi-ma rodada.

Na rodada de amanhã, otime rondonense joga fora decasa contra o Campo Mourão,que é o 13º classificado e tem

mínimas chances de continuarno campeonato. A Copagril ga-rantiu a primeira colocação da

Equipe da Copagril, já classificada, treinou ontem (11)para o jogo contra Campo Mourão

primeira fase com uma rodadade antecedência, ao vencer oToledo na semana passada.

Cristiano Viteck/OP

Massa planeja repetir pódio e dizque renovação está quase certa

Um Felipe Massa bastantemotivado e sorridente apare-ceu no paddock de Yeongamontem (11), véspera dos pri-meiros treinos livres para oGP da Coreia do Sul de Fór-mula 1. O motivo foi o pódioconquistado no Japão, há umasemana, que acabou com umjejum que durava desde aprova coreana de 2010.

“Estou muito feliz com oresultado que consegui e che-go ainda mais motivado paraesta corrida para tentar maispódios como aquele e vitóriastambém”, disse o ferrarista,segundo colocado em Suzuka.“Acho que desde as férias fi-cou claro que fiz dois campe-onatos diferentes e, mesmoque os resultados não fossemo que eu queria, já nas últimascorridas eu estava mostran-

do um bom desempenho. Oproblema é que sempre acon-tecia alguma coisa. Acho que éum pouco de sorte também”,completou o piloto brasileiro.

Apesar do bom resultadoter melhorado o humor deMassa, segundo ele não é umainfluência direta na definiçãode seu futuro - seu contratocom a Ferrari acaba ao finaldeste ano. “Sou um piloto egosto de correr. Quando sen-to no carro quero simples-mente dar meu máximo e nãoestou pensando se tenho ounão contrato. E, honestamen-te, não é uma corrida que vaifazer diferença na hora de eurenovar ou não com a Ferrari.Minha intenção é ficar aqui ehonestamente não acho quefalte muita coisa para definirisso”, declarou.

PARANAENSE DEFUTSAL - SÉRIE OURO

Jogos de amanhã (13): 20h30

Campo Mourão x Copagril

Guarapuava x Paranavaí

Toledo x Maringá

Foz do Iguaçu x Palotina

Cascavel x Paraná Clube

Quedas do Iguaçu x Umuarama

Corbélia x Francisco Beltrão

Ponta Grossa x Pato Branco

CLASSIFICAÇÃOPOSIÇÃO JGS PTS1º Copagril 29 742º Cascavel 29 683º Maringá 29 584º Umuarama 29 565º Foz do Iguaçu 29 536º Pato Branco 29 517º Guarapuava 29 478º Ponta Grossa 29 469º Francisco Beltrão 29 3410º Paranavaí 29 3111º Quedas do Iguaçu 29 3112º Corbélia 29 2813º Campo Mourão 29 2514º Toledo 29 2215º Paraná Clube 29 2016º Palotina 29 7

Renovação com DalPonteAs negociações entre a Copagril e a DalPonte não

avançaram. Com isso, segue indefinida a participaçãodo time rondonense na Liga Nacional do próximo ano.A Copagril precisa definir novos patrocinadores paragarantir a continuidade da parceria de quatro anos coma DalPonte, que é a dona da vaga ocupada pelaCopagril na Liga Nacional.

33O PRESENTE

SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012

Arquivo pessoal

Divulgação

Karin Fotografias

Arquivo pessoal

Maria Vitoria, agradecemos todos os dias por Deus ter nosdado você como presente. Feliz Dia das Crianças.Homenagem da mamãe Adriana e do papai Ademire de todos os familiares

Beatriz Konzen Trimpler completou 15 anos na última quarta-feira (10).Ela recebe homenagem dos pais Ana e Gilberto e do mano Gustavo

A bela Ana Laura Fachini completa 15 anos hoje (12). Se torna flor, amadae querida. Homenagem dos pais Jorge e Marlene Fachini

Todo charme da pequena Larissa Luani Neumann Vorpa-gel, que na quarta-feira (10) completou seu 1° aninho devida. Ela recebe homenagem dos pais Cristian Vorpagel eDaiane Neumann, dos padrinhos e avós

FOTO DIGITAL E ALGODÃODOCE DE GRAÇAO Complexo Turístico Itaipu (CTI) preparou uma programaçãoespecial para os turistas que visitarem os atrativos da usinahidrelétrica hoje (12), Dia das Crianças e feriado nacional deNossa Senhora Aparecida. Como já é tradição, haverá duranteo dia distribuição de algodão doce aos visitantes. As primeiras200 crianças com até 12 anos de idade, acompanhadas pelospais ou responsáveis, também vão ganhar um presente inéditopara a data: uma fotografia digital tirada no Centro de Recep-ção de Visitantes (CRV) ou no Mirante Central.

EMPREGOVOLTA ACRESCER

O emprego na indústria

do Paraná volta a

crescer. O Estado teve o

melhor desempenho

em relação ao mesmo

período do ano passa-

do, entre todas as

unidades da Federação

com um crescimento de

1,5%, seguido de Minas

Gerais (0,5%) e Rio de

Janeiro (-1,8%), o

melhor entre os desem-

penhos negativos.

34 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012

SEM LENÇO E SEM DOCUMENTO

Rondonenese vive o desafio de provar que existeAos 20 anos deidade, ClebersonMendes Batistanunca teve nenhumdocumento

dou para ir morar em Eldorado (MS),depois retornou a Salto del Guaíra, foiresidir em Guaíra até que por fim co-nheceu uma tia e acabou vindo residirem Marechal Cândido Rondon.

Com a ajuda dessa tia, há cerca detrês anos pela primeira vez ele deuentrada em um processo de registrotardio. Quando parecia que tudo iriase encaminhar, Cleberson acabou seenvolvendo em uma briga onde teriasido confundido com outra pessoa. Foiespancado e ficou muito ferido e, en-tão, decidiu ir novamente para o Para-guai. Lá conheceu a sua mulher, Pau-lina Rocha, com quem há cerca de umano voltou para Marechal CândidoRondon e teve a filha Talina, hoje comseis meses. A criança foi registradaapenas com o nome da mãe já que,oficialmente, Cleberson não existe.Agora, novamente ele tenta ter acessoà sua documentação.

PROBLEMASNão poder registrar a filha é ape-

nas um dos problemas enfrentadospelo rapaz, que atualmente trabalhaem um lava-car no centro da cidade.Evidentemente, trabalha sem carteira

assinada, assimcomo em todos osoutros empregosque já teve. Sem-pre que precisa iratrás de um em-prego, Clebersondiz que logo expli-ca ao futuro patrão“que não tem do-cumento, mas seifazer as coisas e sevocê quiser podeme dar um teste.Eu estou aqui pra

trabalhar. Já deixei de pegar muitostrabalhos por causa dessa situação, denão ter documentos”.

As contas, os bens, as compras acrédito, tudo na vida do jovem preci-sa ser feito em nome da mulher. As-sim é com o auxílio que recebem dogoverno a que ela tem direito. Cle-berson, mesmo com a vida sendodifícil, não tem acesso ao Bolsa Famí-lia, por exemplo, já que não consegue

Uma pessoa invisível. Éassim que ClebersonMendes Batista, 20 anos,

se sente. Embora trabalhe, tenhamulher e uma filha e também ami-gos, o jovem morador no Loteamen-to Augusto, em Marechal CândidoRondon, é um sujeito que não existepara o Estado. Um homem que nãotem direito a nada. Tudo isso por-que desde que nasceu ele nunca teveum único documento. Atualmente,ele está sendo auxiliado pelo Núcleode Práticas Jurídicas da Universi-dade Estadual do Oeste do Paranápara conseguir provar que existe eque é quem diz ser.

Cleberson diz ter nascido em 03de abril de 1992, no Hospital SantaCasa de Foz do Iguaçu e que viveu ainfância e boa parte da adolescênciano Paraguai. Nos primeiros mesesde vida foi criadopela avó. Aos doisanos, passou amorar com a mãee um padrasto. Po-rém, quando tinhacinco anos, a mãeo abandonou.“Não sei se fugiuou se mataram.Nunca mais tivenotícias”, afirma.Então, passou aser criado pelopadrasto até os 11anos, quando foi mandado emborae morou por um tempo curto nacasa da ex-mulher desse mesmo pa-drasto. Mudou-se novamente quan-do conseguiu um emprego em umaserraria, indo parar em Salto delGuairá, onde aprendeu o ofício eencontrou aquilo que acredita sersua profissão: tapeceiro.

Quando contava com cerca de 15anos, o irmão do padrasto o convi-

Cristiano Viteck/OP

provar quem é e muito menos quetem direito ao benefício.

PROCESSOSegundo Grasielly von Borstel, co-

ordenadora do Núcleo de PráticasJurídicas do curso de Direito da Uni-oeste, o caso de Cleberson tem avan-çado nos últimos meses e, desde 25 desetembro, o processo está conclusopara a juíza da Vara Cível da Comar-ca rondonense. Na opinião da coor-denadora, é possível que seja reque-rida uma investigação para apurarse não existem realmente documen-tos dele no Paraguai. “É muito co-mum na nossa comarca acontecerisso. O pessoal vem com um docu-mento do Paraguai, perde e aí postu-la um novo registro”, explica.

Conforme Grasielly, outros pro-cessos de registros tardios já foramtrabalhados pelo Núcleo de Práti-cas Jurídicas. Ela cita casos de pes-soas que precisam ser interditadase não possuem documentação. Si-tuações assim, aponta, chegam aser um pouco mais complexas doque a de Cleberson.

A coordenadora enfatiza quecomo não existe nada que prove aidentidade do rapaz, existe a boa-féde acreditar que ele é quem diz ser.Na tentativa de ajudar no processo,o Núcleo de Práticas Jurídicas en-trou em contato com o Hospital San-ta Casa de Foz do Iguaçu, onde Cle-berson teria nascido, mas não foiencontrada nenhuma documenta-ção. A informação repassada é que,depois de determinado tempo, al-guns documentos são incinerados.

Grasielly concorda que a situa-ção vivida por pessoas que se encon-

tram na situação de Cleberson não énada fácil. “Na vida civil ele nãoexiste e é complicado pleitear algumdireito se não existe um documentoque diz quem a pessoa é”, garante.

SONHOSEm 13 de abril deste ano, Cleber-

son recebeu o que pode ser percebi-do como um sinal de que seu proble-ma pode ter uma solução em breve.Naquela data, ele recebeu aquilo queele considera o seu primeiro docu-mento: um cartão do SUS emitidopela Unidade de Saúde 24 Horaspara que pudesse receber um aten-dimento médico, já que ele tem se-quelas do espancamento que sofreue de tempos em tempos precisa dealguns tratamentos.

Ainda assim, o nome no cartão doSUS - Cleverson - é diferente do nomeque consta no seu processo de regis-tro tardio, que é Cleberson. Um deta-lhe, que em breve ele espera que sejasolucionado quando puder apresen-tar seus documentos para que seunome seja escrito direitinho.

Na angústia em que se encontra,desabafa: “eu me considero brasilei-ro porque nasci no Brasil. Não sei onome do meu pai. Sei o nome daminha mãe e a data que nasci, porcausa de minha finada avó, quemorreu há cerca de um ano. Minhaprofissão mesmo é tapeceiro. Tenhoo sonho de montar uma tapeçariapara mim, mas não posso por causadisso. Tenho vontade de estudar enão posso, comprar um carro, umamoto. Mas, sem documento eu nãovou a lugar nenhum, sou um ZéNinguém na cidade. Sou um invisí-vel. Sou um nada”.

"Sem documento eu

não vou a lugar

nenhum, sou um Zé

Ninguém na cidade.

Sou um invisível.

Sou um nada"

Cleberson

Mendes

Batista, que

viveu sempre

sem

documentos,

com a mulher

Paulina

Rocha, a filha

Talina (de seis

meses) e a

enteada Maria

Gabriela (seis

anos)

Reprodução

Carteirinha do

SUS, com a

grafia do

nome errada:

o único

documento

que Cleberson

possui

VEÍCULOS

Receita Federal faz primeiro leilão eletrônico em FozLances serão virtuais, via internet, com prazo previamente estipulado no edital do certame

No início dezembro, a Delega-cia da Receita Federal do Brasilem Foz do Iguaçu (DRF/Foz) rea-lizará o seu primeiro leilão eletrô-nico de veículos. Os leilões ante-riores organizados pela DRF/Fozforam todos feitos na modalida-de presencial, em data e localpreviamente definidos.

Na forma eletrônica, a dinâ-mica dos leilões irá desenvolver-se de forma diferente, com a ado-ção do Sistema de Leilão Eletrô-nico (SLE). Os lances serão virtu-ais, via internet, com prazo previ-amente estipulado no edital docertame. O maior lance e os lan-ces que alcançarem pelo menos90% desse valor disputam o loteem novos lances virtuais em diae horário também previamentedefinidos no edital.

O leilão eletrônico a ser reali-zado pela DRF/Foz será organi-zado na modalidade mista, quepermite a disputa conjunta depessoas físicas e pessoas jurídi-cas. De todo modo, não poderãoser adquiridos lotes em quanti-dade tal que possam revelar des-tinação para fins comerciais.

Este será o primeiro leilão ele-trônico na modalidade mista aser realizado no país pela ReceitaFederal. Até então os leilões ele-

trônicos realizados eram desti-nados somente a pessoas jurídi-cas. Neste próximo leilão serãoofertados aproximadamente 50lotes de veículos leves. Mais de-talhes a respeito da forma departicipação, de pagamento doslotes e de emissão do guia derecolhimento constarão no edi-tal do leilão, que será amplamen-te divulgado.

Cabe ressaltar que, para par-ticipar do leilão eletrônico, aspessoas físicas devem providen-ciar certificado digital e-CPF, quedeve ser adquirido junto às em-

O PRESENTE | 35SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012 POLICIAL

presas certificadoras. Além dis-so, só poderão participar pesso-as físicas que estejam com seuCPF em situação regular.

Nos últimos dois anos a Re-ceita Federal realizou mais de250 leilões eletrônicos em 70 dife-rentes unidades administrativasno país. No mesmo período, fo-ram realizados 12 leilões de veí-culos em Foz do Iguaçu, todos naforma presencial, destinadossomente a pessoas físicas. O to-tal arrecadado somente em Fozdo Iguaçu perfaz o montante deR$ 13,1 milhões.

O Batalhão de Polícia Rodovi-ária (BPRv) começou, às 14 horasde ontem (11), a Operação Pa-droeira para aumentar o policia-mento nos 12,4 mil quilômetrosde rodovias estaduais do Para-ná. O efetivo empregado na fis-calização é 30% maior que emdias normais e permanecerá mo-bilizado até a meia-noite de se-gunda-feira (15).

O subcomandante do BPRv,major Bruno Soares da Silva, ex-plicou que todos os policiais dossetores administrativos vão tra-balhar na operação. “Serão in-

tensificadas as fiscalizações comradares e com o bafômetro, paracoibir, principalmente, excessode velocidade e embriaguez aovolante”, afirmou o oficial.

Segundo ele, o clima influ-encia no número de acidentes.Ele exemplificou que, no feria-do prolongado de 07 de Setem-bro do ano passado, quandoestava chovendo, foram regis-tradas 11 mortes nas rodoviasestaduais. Neste ano, com sol ecalor, ocorreram 25 mortes.“Com tempo bom, as pessoasabusam da velocidade e da

bebida”, comentou.Os destinos mais procura-

dos pelos paranaenses são aspraias e balneários, segundo omajor Bruno. “Os curitibanoscriaram a cultura de ir à praianos feriados. No interior, écostume as pessoas passaremos dias de folga nos balneári-os do Estado e em Foz do Igua-çu”, explicou.

Bruno sugeriu, para uma vi-ajem mais tranquila, pegar es-trada fora do horário de fluxo.Outra recomendação é a revi-são geral do veículo antes depegar a estrada. “É imprescin-dível conferir o funcionamentode freios e faróis e fazer o ba-lanceamento e a calibragemdos pneus”, orienta.

Ele avisou que será fiscaliza-do o uso de cinto de segurançapor adultos e crianças com altu-ra e idades apropriadas para oequipamento e de cadeirinhapara os menores. “Crianças atéum ano devem ser transporta-das no bebê-conforto, desta ida-de até os quatro anos, troca-sepela cadeirinha e, depois, para oassento de elevação, até os 7,5anos”, disse major Bruno.

Polícia Rodoviária reforçafiscalização nas estradas estaduais

Nos últimos dois anos, Receita Federal arrecadou

R$ 13,1 milhões nos leilões em Foz do Iguaçu

Polícia Civil de Guaírarecupera carro furtado

e prende receptadorJonatan Amaral Krein, 18

anos, foi preso com o veículoHonda Fit que havia sido furta-do no Estado São Paulo. A pri-são ocorreu ontem (11), porvolta das 10 horas, no BairroVila Eletrosul, em Guaíra.Quando os policiais fizeram aabordagem e verificaram aprocedência do veículo, foiconstatado que ele estava complacas frias (EFX-0106), poishavia sido furtado no dia 08 de

outubro de 2010, na cidade deItapetininga (SP). As placasoriginais eram DSU-0381, deSorocaba (SP). Os policiais ain-da encontraram dentro do car-ro dois cartuchos intactos decalibre 9 milímetros e outrosdois cartuchos de calibre 22.

Após lavrado o auto de pri-são em flagrante, Jonatan foiencaminhado ao setor de cus-tódia temporária, onde está àdisposição da Justiça.

Divulgação

Honda Fit foi roubado no Estado de São Paulo em 2010

Walter Alves/Gazeta do Povo

Policiais dos setores administrativos também foram acionados na operação

ANPr

Divulgação

Casal fica ferido emacidente na BR-277

Ocupantes do Siena ficaram feridos após baterem em caminhonete

Um casal ficou ferido na tardede ontem (11) no km 593 da BR-277, em Cascavel. As duas víti-mas estavam no Siena com pla-cas de Pinhão (PR), que bateu nalateral de uma caminhonete.

O condutor do utilitário, Vi-cente Ulisses, é morador deNova Aurora e contou que trafe-gava pela rodovia, sentido a Fozdo Iguaçu. No trecho existe ter-ceira faixa. O motorista disse

CGN

que estava na pista do meio,quando percebeu o Siena, trafe-gando no sentido oposto e nãoconseguiu desviar.

Josoel de Morais, 35 anos,sofreu ferimentos moderados eteve avulsão de alguns dentes.Já Dirce Jocoski, 37 anos, sofreuferimentos leves. Ambos esta-vam no Siena e foram atendidospor uma equipe do Siate que pas-sava pelo local.

Afragilidade de pouco mais de1,50m de altura, o rosto angeli-cal e o sorriso sempre estampa-do no rosto não revelam a bata-

lha que a jovem rondonense Caroline Casaraprecisou enfrentar pela sua sobrevivência e aforça que teve. Ela, aos 26 anos, foi diagnos-ticada com câncer de mama. Assim comoCaroline, até 2023, cerca de 100 mil pessoasterão a doença no Brasil: hoje são 52 mil. NoParaná, o Instituto Nacional do Câncer (Inca)estima que sejam registrados neste ano 3.110casos novos. O número de mortes em decor-rência deste tipo de câncer também é alto noEstado - somente em 2010, foram 759 pessoas,já em 2011, 799 mortes. Na 20ª Regional deSaúde de Toledo foram registrados 15 casosem 2011 (pessoas atendidas pela saúde públi-ca). E pasmem! Esses números já foram maio-res. Hoje em dia a medicina tem registradoresultados surpreendentes de cura, como é ocaso de Caroline, que superou um tipo raro eagressivo da doença.

A mudança do panorama tem sido pos-sível com o aumento do diagnóstico pre-coce, possibilitado através da maior cons-cientização desenvolvida em campanhascomo a do Outubro Rosa, que está aconte-

cendo em todo o mundo.A campanha visa alertar as mulheres,

principalmente com mais de 40 anos, paraque realizem o exame clínico de rotina dasmamas e a mamografia. Quanto mais cedo adoença for diagnosticada, maiores são aschances de cura. O Inca informa que 95% doscasos diagnosticados precocemente evolu-em para cura com tratamento adequado. OOutubro Rosa é para não deixar as mulheresesmorecerem na conscientização e tentarreduzir ainda mais a mortalidade.

FAZ A DIFERENÇADe acordo com o médico ginecologista

de Marechal Cândido Rondon, Hugo Sachser,o primeiro passo da prevenção é o autoexame,que deve ser feito mensalmente, após a mens-truação, por mulheres de todas as idades. “Oautoexame não é um método isolado de diag-nóstico. Porém, a mulher que faz o autoexametodo mês, conhece melhor a sua mama e

perceberá de imediato qualquer diferença quehouver em seu corpo”, esclarece. O próximopasso, se acaso houver a presença de nódulosestranhos, é procurar o médico ginecologis-ta. “O médico vai analisar a paciente e pediráo exame base de diagnóstico, que é a mamo-grafia. Em alguns casos, a ulltrassonografiapode servir para reforçar o diagnóstico”, ex-põe o médico. A paciente que apresentarqualquer indício de tumor será encaminhada aum mastologista, para fazer a biópsia, examescomplementares e, se confirmado o câncer,iniciar imediatamente o tratamento.

SIM, HOMEM TAMBÉM TEM!De cada 100 mulheres diagnosticadas

com câncer de mama, esclarece Sachser,há um homem com o mesmo diagnóstico.Assim, é importante que eles também fa-çam periodicamente o autoexame e procu-rem um médico em caso de dúvidas.

GRUPOS DE RISCOApesar de pouco se falar em grupo de

risco, as mulheres com mais possibilidadesde terem câncer de mama são aquelas que têmcasos na família (20% dos casos) e as ocorrên-cias são mais frequentes em pacientes de 40a 50 anos, sendo que a partir desta idade sãoaumentadas as chances de desenvolver adoença. Além disso, os hábitos modernostêm contribuído para desenvolvimento decânceres, apontam pesquisas. A mastologistado Hospital do Câncer de Cascavel (Uopec-can), Josiane Faab e Rahal, observa que cadavez mais mulheres optam em não ter filhos,têm gravidezes mais tarde ou optam por nãoamamentar, também é maior a utilização dehormônios a partir da meia idade e houve umagrande mudança nas dietas alimentares. “Mashoje em dia há mais diagnósticos precoces,por isso dá a impressão de que aumentou muitoos casos”, justifica a médica.

Para as pacientes que têm prótese de sili-cone, fica o esclarecimento que ela não impe-de o diagnóstico, mas que as mulheres preci-sam de orientação especial para a prevenção.

CURAJosiane comemora que os índices de

cura são cada vez maiores. Ela explica que

o tratamento ainda segue diretrizes funda-mentais. “Todo paciente passa por cirurgia,cujo tipo vai depender do tamanho e tipo damama e do tumor, depois será submetida àradio e à quimioterapia, conforme cada caso.Mas o importante é ressaltar que, após otratamento, por mais agressivo que pareça,os índices de cura e sobrevida são muitobons porque as ‘drogas’ utilizadas no trata-mento são muito eficientes”, diz.

Ainda no que tange a tratamentos contínu-os, a 20ª Regional de Saúde de Toledo estáfazendo um trabalho de contato com os médi-cos, para que eles conheçam os medicamen-tos disponíveis na rede pública. “Quando nãohá na rede pública o medicamento solicitado,demora mais tempo para se conseguir. O quequeremos evitar é que pacientes fiquem espe-rando quando há outro remédio com o mesmoprincípio disponível”, explica o chefe da Regi-onal, Odacir Fiorentin.

E a história da nossa personagem, doinício da reportagem? Era para sermais um verão tranquilo, com a via-

gem de férias já planejada. Porém, em final dejaneiro de 2011, Caroline Casara (Carol), entãocom 26 anos, ao fazer seu autoexame, perce-beu um nódulo na mama. Em uma consulta aoginecologista, foi descartada a possibilidadede câncer de mama. Dois meses depois, elaviajou com as amigas, por sinal a um encontrode jovens evangélicos, e ao retornar, “cheiade fé”, como ela própria diz, o nódulo aindaestava lá, só que um pouco maior e havia umcerto desconforto e dor. “Resolvi ir a outromédico. No mesmo dia ele já pediu biópsia.Foram oito dias de espera. Eu estava abastecidade fé, o que me deu forças para receber anotícia, já que os médicos sempre são muitoclaros sobre todo o prognóstico e o que podevir a acontecer”, conta ela.

Por ser tão jovem e sempre cheia dealegria e saúde, a notícia do câncer cho-cou a família e amigos. Carol, que é tecnó-

loga em Alimentos, não vol-tou mais ao trabalho e

já iniciou de imediato o tratamento por-que o tumor havia aumentado considera-velmente. “Não deu nem tempo para pen-sar”, lembra, emocionada, já que as pri-meiras sessões de quimioterapia forammuito agressivas e ela ficou muito fraca

fisicamente e acamada.

FORÇAMesmo falando sobre a dor sofrida, Carol

mantém o sorriso no rosto. Segundo ela, asprimeiras quimios foram as mais difíceis. “Eupensei que não iria suportar. Pedi a Deus queenfrentaria tudo se Ele estivesse sempre comi-go. Só com Deus e o apoio da família é quesobrevivi a essa fase, que foi a mais difícil”,relata. A garota, ou mulher, depois da experi-ência, conta que a partir da quarta quimio tevecerteza de que iria superar, tanto que enfrentouainda a cirurgia para a retirada do tumor e maissessões de radioterapia. “A gente ganha uma

força ‘do céu’ para con-seguir viver. A gente

só pensa em conse-guir viver”, diz.

Carol, porém,sabia da possibi-

lidade de acon-tecer o pior.

Por isso, procurou fazer as coisas que maisgostava, aproveitou muito o contato com afamília, já que, até então, morava sozinha emMarechal Rondon e os pais em Matelândia.“Fiz tudo que tinha vontade de fazer, tentandotornar os dias mais alegres, já que não tinha acerteza do futuro”, lembra.

A perda do cabelo logo depois da primei-

RECONSTRUÇÃODA MAMA TEM CARÁTER

FÍSICO E PSICOLÓGICOPerder a mama, para uma mulher, é como

perder sua feminilidade e a autoestima, atrapa-lhando a qualidade de vida de alguém emrecuperação. Por isso que a possibilidade dascirurgias de reconstrução através da saúdepública é considerada uma grande conquista.“A reconstrução não tem apenas caráter físico,ela devolve a dignidade e melhora psicologi-

camente a vida da paciente, que já passou porum tratamento considerado difícil”, avalia amédica Josiane, que trabalha no Ambulatóriode Reconstrução Mamária do Uopeccan.

Josiane explica que hoje em dia dificilmentea paciente é deixada sem a mama na cirurgia pararetirada do tumor. Ela lembra que até algunsanos atrás, na residência de mastologia nãohavia preparação para reconstrução de mama,o que já se tornou rotina hoje em dia. “O médicosai preparado para isso, porque se tornou con-dição básica e necessária”, ressalta.

Medo de dor, vergonha, desin-formação... Muitos são osmotivos que levam algumas

mulheres a não fazerem a mamografia,que é considerado o principal exame pararastreio de câncer de mama. Na 20ª Re-gional de Saúde de Toledo, que abrange18 municípios, tem sobrado cerca de 400exames gratuitos por mês. Para o chefeda regional, Odacir Fiorentin, o número éalto tendo em vista que no Paraná, atra-vés do Sistema Único de Saúde (SUS), aprocura pelo exame aumentou 6,8% noprimeiro semestre deste ano em relaçãoao mesmo período de 2011. No total,172,6 mil mulheres paranaenses foramsubmetidas ao exame na rede públicanos seis primeiros meses de 2012 con-tra 160,9 mil mamografias realizadasentre janeiro e junho do ano passado.“Nosso desafio é fazer com que essesexames sejam feitos, para aumentar aprevenção, tendo em vista que um diag-nóstico precoce vai facilitar o tratamento,inclusive com redução de custos para asaúde pública”, destaca.

MEDOSDe acordo com o médico Hugo Sach-

ser, as mulheres, quando se fala emmamografia, na maioria, não têm reaçãopositiva, principalmente no caso das se-nhoras de mais idade. “Já houve caso noconsultório de haver suspeita de tumor,solicitar a mamografia e a mulher retor-nar apenas dois anos depois, quandopercebeu que o nódulo aumentou”, la-menta o ginecologista. Porém, ele co-memora que esta cultura está diminuin-do bastante, já que também aumentadia a dia o número de mulheres quefazem suas consultas e exames rotinei-ros. Ele também confirma que as paci-entes ainda têm timidez, medo da dor edesinformação sobre a mamografia.

A PRIMEIRAApesar de haver desencontros entre o

que a Sociedade Brasileira de Mastologiae a Organização Mundial de Saúde pre-gam, os médicos entrevistados sugeremque aos 35 anos as mulheres façam suaprimeira mamografia basal e, a partir dos40, iniciem com o exame anual. Se houvercasos da doença na família, a primeira jápode ser realizada aos 30 anos. Ou ainda,a partir de dez anos antes da idade que aparente de primeiro grau teve a doença.

ra quimioterapia foi um momento marcante,que a levou a uma opção radical: “Como jáestava fraca e sofrendo muito por causa daagressividade da quimio, resolvi não esperarcair aos poucos (o cabelo). Chamei umaamiga e zeramos a ‘careca’”, conta hoje comum sorriso, mas na época, não esconde, aslágrimas rolaram.

Depois de quimio, radio e cirurgia, Carol comemora a cura. Hoje em dia ela leva uma vidapraticamente normal: toma um remédio diariamente e tem alguns cuidados adicionais com o braçodireito, já que foram retirados gânglios (esvaziamento axilar). No acompanhamento trimestral aomédico oncologista, ela surpreende pela alegria. “Ser feliz é uma decisão e não adianta ficar com focona doença”, sugere, e completa: “Deus é quem conta meus dias e eu tinha entregado nas mãos dele aminha vida. Estava preparada pra tudo, mas até os médicos se surpreendem porque o quadro inicialera muito ruim e tudo foi revertido: eram pra ser seis quimios das mais agressivas e foram apenas quatro,a minha cirurgia era para ser bastante drástica e foi muito tranquila e todo o tratamento transcorreu,segundo eles próprios, de maneira muito melhor do que normalmente veem”, afirma.

Para quem vier a passar pela mesma situação, Caroline aconselha que as mulheres, em caso dedúvida ao fazerem o autoexame ou de suspeita de tumor, busquem sempre uma segunda opinião médica.“É preciso ser forte e ter coragem. Enfrentem toda esta situação e acreditem: tudo vai passar... Momentosdifíceis existem, porém uma hora termina e eu posso dizer que tudo passou. Nessas horas precisamosde pessoas ao nosso lado que nos amem e nos compreendam. Deus e a família são a base de tudo”, conclui.

A cura

38 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012

MARECHAL RONDON

Marco Aurélio Ferreira Vianna faz palestra gratuitaEvento acontece segunda-feira (15) e tem como público-alvo os empresários

Empresários associados à Acimacar e dosmunicípios de Quatro Pontes, Entre Rios do Oes-te, Pato Bragado, Nova Santa Rosa, Mercedes eQuatro Pontes têm uma oportunidade única deassistir gratuitamente, na segunda-feira (15), opalestrante Marco Aurélio Ferreira Vianna.

Estrategista e humanista, com ênfase na áreade liderança, ele já atendeu a diversas empresasem cerca de 20 países e, recentemente, foi escolhi-do em pesquisa da Revista Exame como um dosdez mais importantes pensadores de Adminis-tração no Brasil.

O tema do encontro, que acontece no ClubeConcórdia, a partir das 19h30, será “Ideias emação: liderança voltada para a inovação - a basedo sucesso das empresas no século XXI”. Entre ostópicos a serem abordados estão: a importânciada estratégia, ousadia, coragem e capacitação,dominar o conhecimento do negócio e poder depersuasão para cima.

A palestra tem como público-alvo os empre-sários, que podem fazer a inscrição gratuita pelotelefone (45) 3284-5700. As vagas são limitadas.O evento é uma realização do Sebrae, em parceriacom a Acimacar, Sicoob e Garantioeste.

Marco Aurélio Ferreira Vianna é considerado um dos dez

mais importantes pensadores de Administração do país

Divulgação

Crianças têm programaçãoespecial amanhã em Mercedes

Os poderes Executivo eLegislativo de Mercedes,com o apoio do Provopar,Associação Comercial(Acim), Sesi e Sesc, junta-mente com as secretariasmunicipais, promovem,amanhã (13), mais umaedição do Brincando naPraça, em homenagem aoDia da Criança.

A programação terá iní-cio às 14 horas e contará comuma série de atividades, comobrinquedos infláveis, camaselásticas, jogos de mesa, en-tre outros. Haverá a distri-buição de algodão doce, pi-colés, pirulitos e demais gu-loseimas para a criançada,além de um presente surpre-sa entregue no local.

Conforme o prefeito Vil-

son Schwantes, o objetivodo projeto é resgatar o hábi-to saudável de levar as cri-anças para brincar na pra-ça, propiciando uma gran-de interação e integração fa-miliar. “O desenvolvimentodessas atividades recreativase educativas favorece e con-tribui para uma formaçãosadia das crianças, prepa-rando-as para a vida em so-ciedade com retidão e respei-to”, menciona.

Conforme os organiza-dores do evento, em caso deocorrência de tempo chuvo-so, a programação aconte-cerá normalmente, no en-tanto, no ginásio de espor-tes municipal. Eles convi-dam toda a comunidade aparticipar da programação.

Marcos anuncia jogo de despedida dos gramadosEm coletiva ontem (11), em

um hotel na Zona Sul de SãoPaulo, o ex-goleiro Marcosanunciou os detalhes de seujogo de despedida. A partidaestá marcada para o dia 12 dedezembro, às 21 horas, no es-tádio do Pacaembu. Além dojogo, outras ações serão de-senvolvidas no chamado:“Amém, Marcos”. “Sou umcara simples e quando pres-tam tantas homenagens, ficoenvergonhado. Quando se fa-lava em jogo de despedida,pensava em jogo e pronto.Quando apresentaram o pro-jeto, pensei: ‘Ferrou, acho quevai ser legal’. Uma despedida

Neymar será julgado por expulsão;Pará e árbitro também vão ao STJD

Expulso no empate por 1 a 1entre Santos e Grêmio, Ney-mar será julgado na quarta-feira (17) pelo Superior Tribu-nal de Justiça Desportiva(STJD). O lateral Pará, do Trico-lor Gaúcho, estava no lanceque gerou o cartão vermelho etambém foi denunciado. Am-bos podem ser suspensos poraté 12 partidas. Até o árbitroNielson Nogueira Dias correrisco de ser punido na sessãoque começa às 18 horas.

Neymar, que recebera car-tão amarelo por reclamação mi-nutos antes, foi expulso de for-ma direta por ter dado um pisão

que todos vão poder acompa-nhar, evento grandioso, agra-deço a oportunidade. Tomaraque o torcedor compareça. Nacorrida, não vou correr (risos),vou entregar medalha, que é oque dá para fazer”, disse Mar-cos, sempre irreverente.

O jogo amistoso entre o Pal-meiras de 1999 e a Seleção Bra-sileira de 2002 contará com pre-sença dos jogadores AgnaldiLiz, Arce, Kleber, Edmilson, Eu-ller, Evair, Galeano, Júnior,Oséas, Rivarola, Rubens Júnior,Sérgio, Velloso e Zinho, pelo ladodo Verdão, além de Belleti, Cafu,Edílson, Juninho Paulista, Lui-zão, Vampeta e Ronaldo, com a

camisa amarelinha.A data da partida, porém,

pode sofrer alteração para odia 13 de dezembro, caso oPalmeiras chegue à final daCopa Sul-Americana. Os va-lores dos ingressos serão deR$ 60 a R$ 300. Além dessespreços convencionais, 40 pes-soas que pagarem R$ 5 milpoderão assistir ao jogo pró-ximas à linha lateral, tirar fotocom Marcos e ganhar umacamisa especial.

Para os torcedores acompa-nharem a programação com-pleta do “Amém, Marcos” foicriado um site para o evento(www.amemmarcos.com).

em Pará. Ele foi enquadrado noartigo 254-A do Código Brasileirode Justiça Desportiva (CBJD), quefala em “praticar agressão” eprevê gancho de quatro a 12 jo-gos. Como já cumpriu a suspen-são automática, o atacante podeser desfalque por até 11 partidas.

Pará não foi advertido no lan-ce, mas as imagens mostramque ele deu um pontapé no ad-versário antes de ser pisado,além de ter tentado atingi-lodepois. Ele também será julga-do por agressão

Já Nilson Nogueira Dias estáenquadrado em três artigos: 259(deixar de observar as regras da

modalidade), 260 (omitir-se nodever de prevenir ou de coibirviolência ou animosidade en-tre os atletas, no curso da com-petição) e 266 (deixar de rela-tar as ocorrências disciplina-res da partida, ou fazê-lo demodo a impossibilitar ou difi-cultar a punição de infratores,deturpar os fatos ocorridos oufazer constar fatos que nãotenha presenciado).

O árbitro, que já foi julgadoesse ano no STJD, mas termi-nou absolvido, corre o risco depegar até 360 dias de suspen-são, além de ter que desembol-sar até R$ 1 mil.

Cruzeiro encontra Flamengoamanhã de olho no G-4

Após ter cumprido suspen-são automática contra a Portu-guesa, na quarta-feira (10), ozagueiro Léo, titular absolutoda zaga do Cruzeiro, retornaao time na partida contra o Fla-mengo, amanhã (13), no Está-dio Engenhão. O defensor afir-ma que o objetivo da Raposaainda é o de entrar no G-4 e seclassificar para a Libertadores.

“Nós, que jogamos em umtime grande como o Cruzeiro,tem que ter o nosso objetivo deestar sempre em cima. Estamosem nono, bem próximo Botafo-go. Se o Botafogo almeja vaga naLibertadores, porque nós nãopodemos? Esperamos definirnosso objetivo, vencendo, con-seguindo os três pontos. Vamoslá buscar o G-4. Mas a gente vaibuscar o objetivo (a vitória),para poder chegar mais próxi-mo”, declara o zagueiro.

Léo afirma que o Cruzeiroestá pensando em cada partidaseparadamente a partir de ago-ra. Para alcançar o sonho daLibertadores, uma equipe doatual Brasileirão deve ter emmente uma pontuação mínimaque gira em torno dos 60 pon-tos. O Cruzeiro precisa de, pelomenos, mais sete vitórias paraalcançar a marca. “Nós esta-mos encarando jogo a jogo. En-

carar o Flamengo, ficar atentocom suas dificuldades de jogo,com a qualidade que eles vãonos oferecer e a pressão que vãoimprimir com sua torcida. Te-mos que saber jogar com inteli-gência no Engenhão, sabendoque o Flamengo necessita davitória”, enfatizou.

Para bater o rubro-negro emseus domínios, Léo diz que oCruzeiro precisa ter atitudepara imprimir seu próprio rit-mo e aproveitar as chances paracriar. Com a vitória sobre a Por-tuguesa, o Cruzeiro ficou a 11pontos de distância do G-4.

Léo relembrou a vitória quea Raposa teve no Engenhão noprimeiro turno do campeonato,sobre o Botafogo, que foi a pri-meira vitória do clube no está-dio em toda a história de suautilização. O Cruzeiro bateu oBotafogo e ganhou força paraalcançar a liderança rodadasdepois e Léo espera que umanova vitória no estádio comeceuma nova arrancada. “O Enge-nhão é um estádio que antes ti-nha certo paradigma em que nãovencíamos, mas neste ano, já foidiferente, conseguimos uma vi-rada contra o Botafogo. Ali, pe-gamos certa confiança para en-grenar mais vitórias, o que nosajudou bastante”, comentou.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA PRÉVIA

GIOVANI LUCAS MORO torna público que reque-reu do IAP a Renovação de Licença de Operação paraa atividade de suinocultura, implantado no LR nº 11 daGL nº 02, Linha Nova, D. São Clemente, município deSanta Helena/PR.

TERMO DE COMPROMISSOO Instituto Ambiental do Paraná – IAP torna

público que em 10/09/2012, firmou Termo de Compro-misso com o senhor LUIZ EVANGELISTA, CPF nº129.764.168-00, objeto do procedimento administra-tivo protocolado sob o nº 07.989.332-3, referente aoAIA nº 107358, pelo qual se compromete a realizar arecuperação do dano ambiental mediante a realiza-ção do plantio de 222 mudas nativas diversas, na áreade 0,20 ha, situada entre as coordenadas 21J 796855e 7283130 no município de Marechal Cândido Ron-don – PR, com prazo de 03 (três) meses a partir dadata da assinatura.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA PRÉVIA

A Pessoa física abaixo torna público que recebeudo IAP Licença Prévia para o empreendimento aseguir especificado:

EMPRESA: Valdecir BischoffATIVIDADE: Suinocultura, terminação 1.500

animaisENDEREÇO: Lote rural nº 19-C, linha Volta

GaúchaMUNICIPIO: Entre Rios do Oeste – PRVALIDADE: 11/09/2014

SÚMULA DE EMISSÃO DALICENÇA DE INSTALAÇÃO

A empresa abaixo torna público que recebeu doIAP Licença de Instalação para o empreendimento aseguir especificado:

Empresa: Silvio DudekAtividade: Suinocultura, 500 animais.Endereço: Lote Rural N° 129/130/B/A, linha Feli-

cidadeMunicípio: Entre Rios do Oeste, Paraná.Validade: 06/07/2014

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE OPERAÇÃOSilvio Dudek torna público que requereu ao IAP

Licença de Operação para suinocultura, 500 animais,implantado no lote rural n°129/130/B/A, linha Felici-dade, município de Entre Rios do Oeste, Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DALICENÇA DE INSTALAÇÃO

A empresa abaixo torna público que recebeu doIAP Licença de Instalação para o empreendimento aseguir especificado:

Empresa: Usitec Equipamentos Industriais LtdaAtividade: Serviços de usinagem, torno, fresa,

solda e revestimento em metaisEndereço: Av. Irio Jacob Welp, nº 5068, Jardim

Ana PaulaMunicípio: Marechal Cândido Rondon, Paraná.Validade: 02/10/2013

Edição 3448 - O PRESENTE | 39SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012 EDITAIS

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE OPERAÇÃOUsitec Equipamentos Industriais Ltda torna

público que requereu ao IAP Licença de Operaçãopara serviços de usinagem, torno, fresa, solda erevestimento em metais, implantado na Av. Irio JacobWelp, nº 5068, Jardim Ana Paula, município deMarechal Cândido Rondon, Paraná.

40 | O PRESENTE - Edição 3448 EDITAIS SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012

Classificados na internet: www.opresente.com.brSEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012 O PRESENTE | 41

APARTAMENTO, vendo, 84m², c/ 2 quartos, na Av. Mari-pá, R$ 125.000,00. Tr. (45)9971-4979 ou 8814-8588Creci F-009742.

APARTAMENTO, vendo, c/1 suíte, 3 quartos, mobiliado,garagem p/ 3 carros, no Ed. DiCavalcante, na R. Men de Sáesq. c/ Ceará, R$ 220.000,00,aceito troca. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

APARTAMENTO, vendo,último andar, no Edifício Ca-nadá, na Rua Men de Sá, defrente para a rua, R$87.000,00. Tr. (45) 9943-6363ou 9944-1979.

AVIÁRIOS, vendo, 2, semi-novos, 130m de comprimentocada, c/ 50 mil frangos, 3.5alq. de terra, em Margarida,valor a combinar. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

CASA, vende-se, 68 m²,nova, c/ 2 quartos, sala, co-zinha, bwc, lavand., garagem,no Lot. Alto da Boa Vista, R$145.000,00, pode ser financi-ada. Tr. (45) 3254-5000 comCerto Imóveis. Creci J-4248.

CASA, vende-se, 70 m²,nova, c/ 2 quartos, sala, co-zinha, bwc, lavand., garagem,no Lot. Wollstein, R$110.000,00, pode ser financi-ada. Tr. (45) 3254-5000 comCerto Imóveis. Creci J-4248.

CASA, vende-se, 70 m²,nova, c/ laje, 2 quartos, sala,cozinha, bwc, lavand., gara-gem, no Lot. São Francisco,R$ 90.000,00, pode ser finan-ciada. Tr. (45) 3254-5000 comCerto Imóveis. Creci J-4248.

CASA, vende-se, 80 m²,usada, c/ 3 quartos, sala, co-zinha, 2 bwc, lavand., gara-gem, terreno 304 m², na R.Nossa Senhora da Penha,Lot. Santa Felicidade, R$150.000,00, pode ser financi-ada. Tr. (45) 3254-5000 comCerto Imóveis. Creci J-4248.

CASA, vendo, 220 m², c/ 2quartos, 2 suítes, no BairroSabka, R$ 230.000,00, aceitocasa de menor valor. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo ou troco, 130m², c/ 3 quartos, sala, cozinha,2 bwc, despensa, lavand.,área de festas, garagem p/ 2carros, toda murada, no Jd.Santo Amaro, R. Cachoeira, 62,próximo ao centro de eventos,valor a combinar, troco porapartamento. Tr. (45) 9969-4041 com Marlene.

CASA, vendo, 48.30 m², c/ 2quartos, sala, cozinha, bwc,terreno 231 m², no Conj. Habi-tacional São Lucas, R$65.000,00. Tr. (45) 3284-1048ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 60 m², alve-naria, c/ área de 361.92 m²,c/ 2 quartos, bwc, garagem,cozinha e sala juntas, no Lot.Wollstein, R$ 80.000,00. Tr.(45) 3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 70 m², alve-naria, c/ laje, 2 quartos, sala,cozinha, bwc, lavand., chur-rasq., terreno c/ espaço p/construir + 2 aptos, na RuaPernambuco, nº 2260, próxi-mo à Unioeste, em MCR, valora combinar, pode ser financi-ada. Tr. (45) 3284-1048 ou9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 75 m², c/ 3quartos, laje, c/ edícula de 60m², seminova, no Lot. SantaFelicidade, valor a combinar,aceito carro. Tr. (45) 9916-7779 ou 9131-1428.

CASA, vendo, alvenaria,180 m², c/ 3 quartos, sala,cozinha, edícula, garagem,lavand., no Bairro Alvorada,R$ 180.000,00. Tr. (45)3254-4814 ou 9931-9908com Localiza Negócios Imo-biliários. Creci J 4743.

CASA, vendo, alvenaria, aolado do mercado novo da Co-pagril, R$ 260.000,00. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, alvenaria, c/2 quartos, 1 suíte, garagemp/ 3 carros, edícula, depend.de empregada, no ParqueEcológico, R$ 250.000,00. Tr.(45) 3254-4814 ou 9931-9908com Localiza Negócios Imo-biliários. Creci J 4743.

CASA, vendo, c/ 3 quartos,na Rua Cabral, 1283, entre oHosp. Rondon e o Hosp. Mu-nicipal, em MCR, lote 10/40, R$135.000,00, pode ser financi-ada. Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

CASA, vendo, de alvena-ria, c/ 3 quartos, garagem p/3 carros, cozinha planejada,3 ares-condicionados, no Bair-ro Botafogo, R$ 150.000,00.Tr. (45) 3254-4814 ou 9931-9908 com Localiza NegóciosImobiliários. Creci J 4743.

CASA, vendo, de alvena-ria, seminova, c/ laje, 1 suíte+ 2 quartos, terreno 15x50,na R. Amir Dalla Vechia, nº663, 3 quadras do Peixe Fri-to, R$ 250.000,00, pode serfinanciada. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

CASAS, vendo, 2 de alve-naria, no mesmo terreno, pró-ximo ao novo mercado da Co-pagri l , Bairro União, R$110.000,00. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

CASAS, vendo, 2, de alve-naria, 120 m² de frente e 80 m²a dos fundos, terreno 12.5x30,R. Progresso, nº 266, no Lot.São Francisco, R$ 120.000,00.Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASAS, vendo, 2, novas,70 m² cada, excelente pontocomercial, em MCR, R$90.000,00 cada, aceito carro.Tr. (45) 9930-4679.

CASAS, vendo, novas, apartir de R$ 84.000,00, podemser f inanciadas. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

CHÁCARA, vendo, 2.3 alq.,c/ benfeitorias, na linha Feli-cidade, próximo a Entre Riosdo Oeste, R$ 125.000,00. Tr.(45) 3254-4814 ou 9921-9844com Localiza Negócios Imobi-liários. Creci J 4743.

CHÁCARA, vendo, 30.000m², c/ benfeitorias, próximoa Margarida, 900 m do asfal-to, R$ 135.000,00. Tr. (45)3254-4814 ou 9921-9844com Localiza Negócios Imo-biliários. Creci J 4743.

CHÁCARA, vendo, 41.000m², sem benfeitorias, plana,planta tudo, divisa com o rioMarrecos, R$ 110.000,00. Tr.(45) 3254-4814 ou 9921-9844com Localiza Negócios Imobi-liários. Creci J 4743.

CHÁCARA, vendo, 44.000m², c/ casa de madeira, chi-queiro p/ 200 suínos e de-mais benfeitorias, ótima lo-calização, 6 km de Rondon,R$ 180.000,00. Tr. (45)3254-4814 ou 9921-9844com Localiza Negócios Imo-biliários. Creci J 4743.

CHÁCARA, vendo, 48.000m², com benfeitorias, boa deplanta, água corrente, no as-falto, Distrito de Margarida,R$ 125.000,00. Tr. (45)3254-4814 ou 9921-9844com Localiza Negócios Imo-biliários. Creci J 4743.

CHÁCARA, vendo, 6 alq.,com moradia e demais ben-feitorias, água corrente,açude, 3 km de MCR, valora combinar, aceito casa,terreno ou chácara de me-nor valor. Tr. (45) 9929-0425 ou 9944-4143.

GRANJA DE SUINOCULTU-RA, vendo, para 300 porcascriadeiras, ótima localização,valor a combinar. Tr. (45)9944-0352 Creci 21.288.

PRÉDIO, vendo, comerciale residencial, c/ 5 quitinetes,4 apartamentos, 2 salas co-merciais, c/ área de 1000m²,terreno de 457m², em Casca-vel, valor a combinar. Tr. (45)3254-4814 ou 9931-9908 comLocaliza Negócios Imobiliári-os. Creci J 4743.

TERRA, vendo, 2.5 alq., c/2 aviários 14x130 cada, chi-queiro engorda p/ 850 por-cos automaticos, 2 casas dealvenaria, demais benfeitori-as, R$ 800.000,00. Tr. (45)3254-4814 ou 9921-9844com Localiza Negócios Imo-biliários. Creci J 4743.

TERRA, vendo, 1 alq., c/fonte de água, riacho, sisleg,documentação ok, ideal p/ mo-radia, próximo à linha Heidri-ch (3 minutos do portal), va-lor a combinar, aceito terrenoou carro. Tr. (45) 9951-5251ou 8841-4400.

TERRA, vendo, 1.5 alq., c/ 2casas de alvenaria, estrebariap/ 20 vacas, 1.500 m do trevode Nova Santa Rosa, R$260.000,00, aceito troca. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 10 alq.,planta 4, sem benfeitorias, 2km da cidade, próximo ao clu-be Roda D'água, R$600.000,00. Tr. (45) 3254-4814 ou 9921-9844 com Lo-caliza Negócios Imobiliários.Creci J 4743.

TERRA, vendo, 11 alq., plan-ta 8, com benfeitorias, na linhaVorá, distrito de Margarida,1.600 m do asfalto, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-4814 ou9921-9844 com Localiza Negó-cios Imobiliários. Creci J 4743.

TERRA, vendo, 2 alq. c/ 2 ca-sas de alv. 111m² e 62m², pré-moldado 10x20m, garagem p/ 4carros, c/ estrutura de ferro de77m², construção de madeira c/sala de ordenha 175m², silo 5,2ton., resfriador 600 l,ordenhadeira canalizada c/ 4conj., caixa d'água 10 mil l, águaencanada, energia elét. trifásica,na linha Paraíso, SH, R$650.000,00. Tr. (45) 3254-4814ou 9931-9908 com Localiza Ne-gócios Imobiliários. Creci J 4743.

TERRA, vendo, 4 alq., c/ 3.5de plantio, sem benfeitorias,1.200 m do asfalto, na linhaAjuricaba, R$ 350.000,00. Tr.(45) 3254-4814 ou 9921-9844com Localiza Negócios Imobi-liários. Creci J 4743.

Temperatura: 27º/17º Temperatura: 27º/16º Temperatura: 27º/17º Temperatura: 26º/16º Temperatura: 28º/15ºTemperatura: 27º/16º

TERRA, vendo, 4 alq., c/ 3.5de plantio, sem benfeitorias,7 km de Rondon, excelente p/plantação de eucalipto, R$170.000,00. Tr. (45) 3254-4814 ou 9921-9844 com Lo-caliza Negócios Imobiliários.Creci J 4743.

TERRA, vendo, 5 alq., plan-ta 3.5 alq., com benfeitorias,linha Vorá, Margarida, R$350.000,00. Tr. (45) 3254-4814 ou 9921-9844 com Lo-caliza Negócios Imobiliários.Creci J 4743.

TERRA, vendo, 5 alq., plan-ta 3.5, com benfeitorias, 1.700m do asfalto, R$ 350.000,00.Tr. (45) 3254-4814 ou 9921-9844 com Localiza NegóciosImobiliários. Creci J 4743.

TERRA, vendo, 5.4 alq., 3 alq.mecanizados, restante pasto,com 25 vacas, trator, carretão,ordenhadeira, resfriador, cor-tador de feno, porteira fecha-da, valor a combinar. Tr. (45)9978-6422 com Raimundo vanden Boon. Creci-F 11955-J.

TERRA, vendo, 6 alq., emQuatro Pontes, sem benfeito-rias, próximo à indústria Sa-mollé, valor: 5 mil sacas desoja. Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 60 alq., plan-ta 50% da área, restante p/pasto, c/ 3 moradias, 2 poçosartesianos, no Arroio Fundo, 4km do centro, R$ 2.200.000,00,aceito troca. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

TERRA , vendo, 60.500m², casa de alvenaria e lei-teria, em São Clemente, R$120.000,00. Tr. (45) 3254-4814 ou 9931-9908 com Lo-caliza Negócios Imobiliári-os. Creci J 4743.

42 | O PRESENTE CLASSIFICADOS SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012

TERRENO , vende-se,1.051.65 m², de esquina,com 4 casas de madeira emcima, na Rua 31 de Marçoesq. c/ Minas Gerais, cen-tro, R$ 380.000,00. Tr. (45)3254-5000 com Certo Imó-veis. Creci J-4248.

TERRENO, vendo, 10x50(500 m²), c/ 2 casas de ma-deira, ótima localização, na R.José Bonifácio, próximo à Co-pagril, R$ 125.000,00. Tr. (45)3254-4814 ou 9921-9844com Localiza Negócios Imo-biliários. Creci J 4743.

TERRENO, vendo, 12.5x35(437.50 m²), ótima localiza-ção, 1 quadra da Unioeste,R$ 125.000,00. Tr. (45)3254-4814 ou 9921-9844com Localiza Negócios Imo-biliários. Creci J 4743.

TERRENO, vendo, 12.60x 4 0 . 2 0 , n o L o t . N o v aAmérica, R$ 47.000,00,aceito carro. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 12x29(312 m²), no Lot. Bem-Te-Vi,R$ 60.000,00. Tr. (45) 9972-6511 com Hoffmann Corretorde Imóveis. Creci F-14.833.

TERRENO, vendo, 12x50(600 m²), no Lot. Port III, R$65.000,00. Tr. (45) 3254-4814 ou 9921-9844 com Lo-caliza Negócios Imobiliários.Creci J 4743.

TERRENO, vendo, 390 m²(13x30), no Lot. Floresta,próximo ao Bairro Frankfurt,valor a combinar. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 500 m²,de esquina, em Bom Jardim,100 m do asfalto, valor acombinar. Tr. (45) 3281-1229 com Eduardo.

TERRENOS, vendo, vários,no Lot. São Francisco, valora combinar, parcelas de 40 a50 meses c/ entrada de R$5.000,00. Tr. (45) 9978-6422com Raimundo van den Boon.Creci-F 11955-J.

TROCO apartamento emCascavel por casa em MCR,R$ 150.000,00, interessa-dos. Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

APARTAMENTO, ofereçop/ alugar, c/ 2 quartos, sala,cozinha, lavand., bwc, chur-rasq., garagem p/ 1 carro,portão elet., interfone, para-bólica coletiva, internet, na R.Deonato Schwab, 1157, Jd.Universitário, valor a combi-nar. Tr. (45) 9978-5714.

APARTAMENTO, ofereçop/ alugar, c/ 3 quartos, R. Cas-telo Branco esq. c/ Mato Gros-so, centro, R$ 550,00. Tr. (45)8404-1596 com Eloi.

APARTAMENTO, ofereçop/ alugar, no Cond. Canadá,bloco B, próximo à Unifass,valor a combinar. Tr. (45)9961-3270 ou 3254-2290.

CASA NA PRAIA, ofereçop/ alugar, para 5 pessoas, emBombinhas, Santa Catarina,R$ 120,00 à diária. Tr. (45)3254-2996 ou 9997-1096(tim) com Vilson ou Vera.

CASA, preciso p/ alugar,pago até R$ 450,00. Tr. (45)9909-7240 com Suelin.

QUARTOS MOBILIADOS,ofereço p/ alugar, próximo àUnioeste, em MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9106-8688ou 9913-1604.

QUITINETE, ofereço p/ alu-gar, c/ 2 quartos, demais dep.,garagem, portão elet., interfo-ne, internet (5 megas) e para-bólica coletivas, churrasq. elavand. individual, janelas c/venez., Av. Irio Welp, 2474,MCR, R$ 520,00, incluso água,internet e condomínio. Tr. (45)9923-8068.

SOBRADO, alugo, com 14peças, na R. Goiás, 1238,em frente ao Allmayer, MCR,valor a combinar. Tr. (45)9974-7113.

QUITINETE , ofereço p/alugar, nova, de alvenaria, emfrente à Unioeste, c/ 2 quar-tos, sala e cozinha conjuga-das, lavand., garagem, inter-net, parabólica, em MCR, va-lor a combinar. Tr. (45) 3254-3599 ou 9974-5652 com Lui-za ou Fabiano.

ASTRA 2.0, vendo, ano2009/09, prata, completo, airbag duplo, gps gm, único dono,em ótimo estado, R$31.000,00. Tr. (45) 9993-0451.

BLAZER DLX 2.4 , ven-do, ano 2001/02, bordô,comple ta , gaso l ina , R$28.000,00. Tr. (45) 9134-9713 (tim) com Airton.

CAMINHÃO 1513, vendoou troco, toco, valor a combi-nar. Tr. (45) 9962-5592.

CAMINHÃO, vendo, Ford,Cargo 1722, truck, ano 2003,com ou sem baú, valor a com-binar. Tr. (45) 9950-3210 ou3254-6365 com Almir.

CELTA, vendo, ano 2008/09, preto, 59.000 km, revisa-do, R$ 19.000,00. Tr. (45)9977-7037.

CIVIC LXS, vendo, ano2008, preto, c/ câmbio manu-al, R$ 42.000,00, aceito tro-ca. Tr. (45) 8825-1141.

CLIO SEDAN, vendo, ano2008, flex, air bag duplo, vi-dro, trava, opcionais, valor acombinar, aceito troca de me-nor valor. Tr. (45) 9986-5434.

COROLLA XEI 1.8, vendo,ano 2005, cinza, automático,16v, ar-cond., DH, air bag du-plo, freio abs, completo +sensor de estacionamento,gasolina, R$ 35.500,00. Tr.(45) 9940-3772 ou 3281-1076 com Manoel.

COROLLA F IELDER ,vendo, ano 2005/06, com-pleto, c/ 48.000 km, valor acombinar. Tr. (45) 9924-0478 com Alexandro.

CORSA CLASSIC LIFE,vendo, ano 2004/05, prata,c/ trava, alarme, ar quente,desemb. traseiro, rodas deliga leve, em ótimo estadode conservação, valor acombinar. Tr. (45) 9944-4149 ou 9922-9041.

CORSA SEDAN CLASSIC,vendo, ano 2004/05, comple-to, único dono, em ótimo esta-do de conservação, R$16.500,00. Tr. (45) 3252-4004ou 9921-4172.

CORSA SEDAN SUPER,vendo, ano 2001, preto, ro-das de liga leve, ar-cond.,DH, vidros e trava elétricas,motor na garan t ia , R$16.800,00. Tr. (45) 9961-2575 ou 3254-2118.

CORSA SEDAN, vendo,ano 2004, prata, modelonovo, único dono, placa A, R$20.000,00. Tr. (45) 9974-3988ou 8413-2173 com Dário.

CORSA SUPER 1.0, ven-do, ano 2001, verde metáli-co, 4 portas, rodas de ligaleve, R$ 12.000,00, financioem 48x. Tr. (45) 9961-2575ou 3254-2118.

CORSA WAGON 1.6, ven-do, ano 99, completo, 8v, re-visada, R$ 16.500,00. Tr.(45) 9134-0495.

COURIER , vendo, ano2002/02, Ford, c/ DH, 4pneus novos, revisada, va-lor a combinar. Tr. (45) 9940-1137 com Ricardo.

ECOSPORT 1.6, vendo,ano 2008/08, prata, únicodono, estepe sem uso, va-lor a combinar. Tr. (45)9911-9596.

ESCORT HOBBY 1.0, ven-do, ano 95, pintura metáli-ca, valor a combinar. Tr.(45) 8807-7988 ou 9812-8165 com Marlon.

ESCORT HOBBY 1.0, ven-do, ano 95, vermelho, únicodono, impecável, R$ 7.000,00.Tr. (45) 9947-5618 ou 3254-8154 com Antonio.

ESCORT XR3, vendo, ano93/93, bordô, completo, R$7.500,00. Tr. (45) 9134-9715(tim) com Ronan.

F-1000, vendo, ano 87,Ford, caixa grande, em ótimoestado, valor a combinar. Tr.(45) 9974-1300 ou 3254-1579com Alvadi.

F-1000, vendo, ano 94,bordô, Ford, motor MWM,estendida, ar-cond., R$38.000,00. Tr. (45) 9971-1100 com Adriano.

F-250 XLL, vendo, ano2000, azul metálica, Ford, mo-tor MWM, R$ 50.000,00, acei-to troca. Tr. (45) 8825-1141.

FIAT UNO EP, vendo, ano96, c/ 2 portas, ar, vidro, tra-va, alarme, som, R$ 9.800,00,aceito biz. Tr. (45) 9947-5618ou 3254-8154 com Antonio.

FIESTA , vendo , ano2009, preto, 4 portas, Ford,completo, R$ 23.000,00. Tr.(45) 9922-4514.

FOCUS HATCH 1.6, ven-do, ano 2008/09, preto,flex, R$ 28.000,00, taxa es-pecial p/ financiar. Tr. (45)9961-2575 ou 3254-2118.

FOCUS HATCH 1.8, vendo,ano 2001, Ford, completo, emótimo estado, R$ 18.500,00.Tr. (45) 9809-4788.

FORD KA , vendo, ano2001, cinza, c/ rodas de ligaleve, R$ 11.300,00. Tr. (45)9134-6397 ou 3279-1250com Marcos.

FOX 1.6, vendo, ano 2009,prata, c/ 2 portas, c/ ar, DH,47.000 km rodados, R$25.500,00. Tr. (45) 8805-2129(tim) com Marcio.

FUSCA, vendo, ano 71,azul, c/ toca cd, pneus meiavida, mecânica e documen-tação em dia, valor a com-binar, aceito proposta. Tr.(45) 8808-1626.

FUSION, vendo, ano 2007,preto, Ford, único dono, pla-ca A, 76.000 km, automáti-co, completo, em excelenteestado, R$ 38.000,00. Tr.(45) 9974-3988 ou 8413-2173 com Dário.

GOL CLI 1.6, vendo, azul,bem conservado, R$9.800,00, aceito moto. Tr.(45) 9921-2569.

GOL RALLYE 1.8, vendo,ano 2005, prata, flex, rodasliga leve, pneus novos, este-pe sem uso, farol de neblina,ar-cond., DH, trava, vidros,R$ 25.000,00. Tr. (45) 9961-2575 ou 3254-2118.

GOL SPECIAL, vendo, ano2004, prata, c/ vidros elétricos,trava, alarme, rodas esporti-vas 15", pneus novos, valor acombinar. Tr. (45) 9991-7269ou 3253-2960 com Marcos.

GOL, vendo, ano 83, motor1.600, em ótimo estado, valora combinar, aceito moto. Tr.(45) 9989-0805.

KA IMAGE 1.0, vendo, ano2000/00, Ford, branco, com-pleto, todo revisado, motorzetec rocam, impecável, va-lor a combinar. Tr. (45) 9961-0071 com Marcos.

KOMBI FURGÃO, vendo,ano 87, com baú, em ótimo es-tado, R$ 3.000,00. Tr. (45)9976-0430.

KOMBI, vendo, ano 87,com baú, valor a combinar. Tr.(45) 9976-0256 com Sergio.

LOGAN PRIVILEGE 1.6,vendo, ano 2008, cinza, flex,completo, air bag´s, compu-tador de bordo, rodas ligaleve, cd, único dono, impe-cável, valor a combinar. Tr.(45) 8803-6565.

MEGANE SEDAN DYNAMI-QUE 1.6, vendo, ano 2008,prata, flex, completa, valor acombinar, taxa especial p/ fi-nanciar em 60x. Tr. (45) 9961-2575 ou 3254-2118.

MONTANA 1.8 , vendo,ano 2004, vermelha, flex,rodas 15, dvd, alarme, kitsport, R$ 22.000,00 ou R$9.000,00 + R$ 480,00 pormês. Tr. (45) 9971-4979.

MONZA SL/E, vendo, ano91/92, cinza, c/ 2 portas, bá-sico, R$ 4.800,00 à vista. Tr.(45) 9961-2575 ou 3254-2118.

OMEGA 3.8, vendo, ano2004, preto, v6, completo,bancos em couro, em excep-cional estado, R$ 21.000,00 deentrada + parcelas. Tr. (45)9800-0604.

OMEGA GLS, vendo, ano93, vinho, completo, rodasdo CD, R$ 11.000,00. Tr.(45) 8823-6006.

PALIO WEEK ADVENTURE1.8, vendo, ano 2005, prata,flex, completa, revisada, va-lor a combinar, financio ematé 60x. Tr. (45) 9961-2575ou 3254-2118.

PARATI 1.6, vendo, ano2008, preta, flex, c/ ar-cond.,DH, vidro elétrico, trava, cd,manual, 46.000 km, impecá-vel, valor a combinar. Tr. (45)8803-6565.

PICASSO 1.6 GLX, vendo,ano 2010, prata, flex, comple-to, revisado, R$ 35.000,00. Tr.(45) 9961-2575 ou 3254-2118.

RANGER XL, vendo outroco, ano 2000/01, prata,4x4, cabine simples, diesel,placa A, prot. caçamba,lona, santo antonio, comple-ta, R$ 27.000,00, aceito pro-postas, troco por strada,saveiro ou fox. Tr. (45)9944-9397 ou 3273-1210.

Você sabia que temdireito a indenização?

Atenção vítimas de acidentedo ano de 1995 à 2012

H.J. MUNCHEN & VENGRAT

Informações (45) 9972-79239134-93843254-4503CNPJ: 10759805/0001-77

O PRESENTE | 43SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2012 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 15/10/2012.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarComproVendo

TrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 16/10/2012

R$ 2,00PARA ASSINANTES

S10, vendo, ano 2009, pra-ta, flex, completa, cabine sim-ples, sem detalhes, dvd,57.000 km rodados, R$38.000,00. Tr. (45) 8805-2129(tim) com Marcio.

SANTANA GL, vendo, ano86/87, álcool, R$ 4.500,00 àvista. Tr. (45) 9961-2575 ou3254-2118.

SAVEIRO TREND, vendo,ano 2011/12, vermelha, cabineestendida, completa, c/ capotamarítima, R$ 36.500,00. Tr. (45)9914-2694 com Adelir.

SAVEIRO, vendo, ano 94/95, quadrada, prata, R$10.000,00. Tr. (45) 9947-5651.

STILO SPORTING, vendo,ano 2007, vermelho, flex,completo, teto, motor novo,valor a combinar. Tr. (45)9961-2575 ou 3254-2118.

UNO 1.0, vendo, ano 96,Fiat, c/ 4 pneus novos, alar-me, revisado, R$ 8.200,00. Tr.(45) 9971-1550.

UNO FIRE, vendo, ano2003, azul metálico, 4 portas,trava elétrica, cd, 65.000 km,R$ 14.000,00, aceito moto. Tr.(45) 9972-3249.

UNO MILLE, vendo, ano93, cinza, c/ 2 portas, em óti-mo estado, R$ 5.800,00. Tr.(45) 9948-5055 com Marcio.

WILLYS, vendo, ano 69, c/carroceria, motor 6 cc, doc.em dia, valor a combinar. Tr.(45) 9972-6467 com Valério.

ZAFIRA CD, vendo, ano2003, prata, completa, 2ºdono, som, manual, notafiscal, R$ 24.500,00. Tr.(45) 9971-4979.

BIZ 100, vendo, ano 2001,preta, R$ 2.100,00. Tr. (45)9809-9120.

BIZ 125 KS, vendo, ano2009, amarela, pneus novos,em ótimo estado, R$ 4.200,00,aceito proposta. Tr. (45)9809-4788.

BROS, vendo, ano 2003,vermelha, Honda, 125 cc, R$4.000,00. Tr. (45) 9971-4979.

CB 300, vendo, ano 2010,vermelha, baixa km, R$10.500,00. Tr. (45) 9101-1103.

CB 450 DX, vendo, ano 91/91, azul, c/ 44.016 km, revi-sada, c/ bateria e pneus no-vos, toda original, valor acombinar. Tr. (45) 9967-7940.

CB 500, vendo, ano 2000/01, toda revisada, R$14.000,00. Tratar (45) 8802-5408 com Dyno.

CBX 250 TWISTER, vendo,ano 2006/06, Honda, particu-lar, revisada, doc. 2012 pa-gos, Tr. (45) 8801-9533 ou9911-9726 com Arlei.

CG 125 TITAN KSE, ven-do, ano 2003, azul, Honda,c / par t ida e lé t r ica , R$3.600,00. Tr. (45) 9134-4067ou 3254-4235 com Tiago.

CRF 230, vendo, ano 2009,Honda, com escape BRC,adesivada, R$ 9.000,00. Tra-tar. (45) 8825-0580 ou 3254-2774 com Julio.

CRYPTON , vendo, ano2004/04, c/ partida elétrica,bateria nova, pneus novo,bem conservada, aceito pro-posta, valor a combinar. Tr.(45) 9989-0805.

DREAM, vendo, ano 97, emótimo estado, R$ 2.000,00. Tr.(45) 9986-5434.

FAZER, vendo, ano 2008,azul, c/ alarme, trava de roda,pneus novos, em ótimo esta-do, R$ 7.000,00. Tr. (45)9936-2771 com Edi.

HORNET 600, vendo, ano2009, c/ 7.000 km, em ótimoestado, valor a combinar. Tr.(45) 9969-1440 ou 9948-6243com Rosemery.

HORNET , vendo, ano2009/09, Honda, c/ 9 mil km,R$ 25.900,00, aceito pro-postas. Tr. (45) 9135-2478com William.

MT 03 , vendo ou troco,ano 2008, Yamaha, 660cc, série especial, em óti-mo estado, R$ 18.500,00,troco por moto de menorvalor. Tr. (45) 3252-4004ou 9921-4172.

SHADOW 600, vendo, ano2000, Honda, 25.000 km, im-pecável, R$ 13.000,00, pre-ço abaixo de tabela. Tr. (45)9807-1129 ou 9807-1109com Juliano.

SUNDOWN WEB 100, ven-do, ano 2005, azul, amorte-cedor e bateria novas, c/partida, R$ 1.800,00. Tr. (45)9914-8999.

TWISTER , vendo, ano2007/08, vermelha, R$7.000,00. Tr. (45) 8824-6782com Alexandre.

YBR , vendo, ano 2002,vermelha, c/ partida, impe-cável, R$ 2.800,00. Tr. (45)9972-3249.

BARCO, vendo, comple-to, ano 2005, motor 15 HPYamaha, sonar, bater ia,carregador, banco girató-rio, R$ 8.700,00. Tr. (45)9918-8999 ou 3254-9339com Marcos.

BICICLETA, vendo, Caloi100, seminova, valor a com-binar. Tr. (45) 9965-0169.

CAMA ELÁSTICA, alugo,novas, valor a combinar. Tr.(45) 9982-2086 ou 8826-6542com Marcos.

COMPRO buffet c/ 12 ou 15cubas quente, elétrico, me-sas, cadeiras e balcão caixa,valor a combinar. Tr. (45)9955-6226 com Anna.

COMPUTADOR, vendo,usado, c/ processador intel2160, 1.80 ghz, 1 GB ram, HD80 GB, R$ 250,00. Tr. (45)9973-9131 com Aleson.

FILHOTE, vendo, de LhasaApso, fêmea, valor a combinar.Tr. (45) 3254-5866 com Talihta.

FILHOTE, vendo, de ShihTzu, c/ 45 dias, vacinado edesvermifugado, valor a com-binar. Tr. (45) 9916-9611 ou3254-9470 com Adelia.

FILHOTES, vendo, de labra-dor, cor caramelo, fêmeas emachos, puros, R$ 400,00 cada.Tr. (45) 9925-8465 com Aline.

FILHOTES, vendo, de Pins-cher, vacinado, valor a com-binar. Tr. (45) 8827-8757 ou3256-1515 com Gregório.

LIMPA PISO, polimento, tiramanchas, riscos e encardidosda superfície do porcelanato,cerâmica, granito, pedras emgeral, polimento de concreto,interessados. Tr. (45) 9934-8875 ou 9105-2280.

LOJA DE CONFECÇÕES,vendo, há 8 anos em MCR,centro, excelente clientela,valor a combinar, aceito ter-reno e carro. Tr. (45) 9987-1490 com Marcos.

MÁQUINA DE SORVETEITALIANO, vendo, Carpegia-ni, usada, totalmente revisa-da, R$ 14.000,00, aceito car-ro ou moto. Tr. (45) 9905-9016ou 3254-3479 com André.

MOLAS ESPORTIVAS ,vendo, alemã, molas rebaixa-das, marca Eibach p/ golf, R$550,00. Tr. (45) 9972-4301.

MÓVEIS USADOS, vendo,geladeira duplex, guarda rou-pa, cômoda, mesa, 2 camasde casal, computador, valor acombinar. Tr. (45) 9991-7269ou 3253-2960 com Marcos.

OFERTA DE TRABALHOpara o período da tarde, à noitee nos fins de semana, inte-ressadas tratar na sorveteriaBig Kone na Av. Maripá ou naRua 7 de Setembro.

OPORTUNIDADE DE TRA-BALHO para atuar com ven-das de seguros, de veículos,residências, vida, empresari-al e agrícola, ótima comissão,interessados enviar currículona RedeCash, Rua 7 de Se-tembro, 949, centro de MCRou tr. (45) 3254-4004.

OPORTUNIDADE DE TRA-BALHO para atuar como agen-te de crédito consignado p/aposentados, pensionistas efunc. publicos, ótima comis-são, interessados enviar cur-rículo na RedeCash, Rua 7 deSetembro, 949, centro de MCRou tr. (45) 3254-4004.

OPORTUNIDADE DE TRA-BALHO para atuar comoagente de crédito imobiliárioe financiamento de veículos,ótima comissão, interessa-dos enviar currículo na Re-deCash, Rua 7 de Setembro,949, centro de MCR ou tr.(45) 3254-4004.

PNEU, vendo, Bridgestone225 65 r17 dueler h/t 470, ori-ginal do Honda CR-V, novo, R$700,00. Tr. (45) 9101-1103.

PRANCHA HIDRÁULICA,vendo ou troco, para tru-ck, p/ carregar colheitadei-ra, valor a combinar. Tr.(45) 9962-5592.

PRECISA-SE de babá, in-teressadas. Tr. (45) 9977-6746 com Marlene.

PROCURO TRABALHOcomo diarista, também façolimpezas em geral, lavo pare-des e outros, interessados.Tr. (45) 9941-9838 ou 9928-4284 com Elenisse ou Marli.

TELEVISÃO, vendo, 22",usada, c/ controle, em ótimoestado, modelo antigo, R$200,00. Tr. (45) 9902-8477.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

Valdecir Bischoff torna público que requereu aoIAP Licença de Instalação para atividade de suinocul-tura, terminação 1.500 animais, lote rural nº 19-C,linha Volta Gaúcha, município de Entre Rios doOeste, Estado de Paraná.

TORNO MECÂNICO, ven-do ou troco, mitto carcaçei-ro, revisado, valor a combi-nar, aceito carro ou moto. Tr.(45) 9949-2521.

XBOX 360, vendo, slim c/HD 250 GB + kinect, 11 jogosoriginais, valor a combinar. Tr.(45) 9967-7940.

MUDAS DE EUCALIPTO,vendo, convencional ou clo-nadas, de última geração,plantio e manutenção, tam-bém tenho mudas nativas,valor a combinar. Tr. (45)9903-0280 ou 9945-9151.

MUDAS DE EUCALIPTO,vendo, várias variedades, c/plantio e manutenção comple-ta, valor a combinar. Tr. (45)8803-0231 (tim) ou 3254-2720com Herton.

TRATOR, vendo, Valmet, 86ID, bem conservado, valor acombinar. Tr. (45) 9944-0352.

VENDO bezerras e novilhasHolandesas provenientes deCarambeí e Castro, valor acombinar. Tr. (45) 8423-1176com Marcos.

VENDO ordenhadeira cana-lizada e um resfriador de 1.000l, valor a combinar. Tr. (45)9902-1195 com Marcio.