1  · volte o seu olhar para aqueles que estão ao seu lado nesta existência: sua família....

20
1 www.sincor-es.com.br ]

Upload: others

Post on 01-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1  · Volte o seu olhar para aqueles que estão ao seu lado nesta existência: sua família. Direcione o olhar para quem neces-sita de seu auxílio: seu próximo. Busque olhar para

1www.sincor-es.com.br

]

Page 2: 1  · Volte o seu olhar para aqueles que estão ao seu lado nesta existência: sua família. Direcione o olhar para quem neces-sita de seu auxílio: seu próximo. Busque olhar para

2www.sincor-es.com.br

OPINIÃO[

SEDE PRÓPRIAEndereço:- Rua Frederico Lagassa, Nº 30 Conj. 509/512 - Edf. Scheila - Bairro Gurigica, Vitória,

Espírito SantoSite: www.sincor-es.com.br

E-mail: [email protected]

DiretoriaPresidente: José Romulo da Silva1º Vice-Presid.: Pedro de Paula Pinto2º Vice-Presid.: Leovigildo José Bello1º Secretário: José Alexandre Cid Pinto2º Secretário: Antonio Nelson B. Fortunato1º Tesoureiro: Antonio José A. Imperial2º Tesoureiro: Rene Neves FariasDiretor Social: Leonardo Souza BergaminiDir. Marketing: Willian da Silva AraújoDir. Informática: Jaime Balbino de OliveiraDir.Rel.c/Merc.: Neudon de Almeida Valadão

SuplentesAna Julia Merotto, Antonio Dimas Neto e

Deusdete Mantovanelli

Conselho FiscalSanta de Luzie Laiber Oliveira, Luiz Carlos

da Silva Porto e Maria Angélica Baptista

SuplentesEdneia Bossaneli Araújo, Jocarly Santos

Spinasse e Marisa Machado Imperial

Delegados Representantes junto a Fenacor-EfetivosJosé Romulo da Silva e Nicolau Marino Calabrez

Delegados Representantes junto a Fenacor-SuplentesCleber Calabrez e Paulo Henrique Rocha Latado

Jornalista ResponsávelMarcilene Forechi MTB ES00690JP

Redação e EdiçãoMarcilene Forechi

[email protected]

DiagramaçãoIvo Tadeu Basilio

ImpressãoGM Gráfica e Editora Ltda

EXPEDIENTE

Telefones para ContatoSINCOR-ES

Geral....................................... 2125-6666................................................ 2125-6667Deptº Adm./Financ.................. 2125-6669Cadastro Corretor................... 2125-6676Atend. D.P.V.A.T..................... 2125-6674Fax......................................... 2125-6672Revista Sincor-ES.................. 2125-6671Assistente de Diretoria.......... 2125-6670

Empresas ColigadasCREDICORES....................... 3315-5027............................................... 3315-5028FUNENSEG-ES..................... 2125-6673............................................... 2125-6683CVG-ES................................. 2125-6675CAMASEG-ES....................... 2125-6666

José Romulo da SilvaPresidente do Sincor-ES

Balanço FinalImpossível fugir do balanço de final de ano, apesar de sabermos

que não haverá uma ruptura e, sim, uma simples continuação do que já está em andamento e do que já vem sendo construído ao longo do ano que se acaba. Mesmo assim, o final do ano nos leva a pensar no novo ano como um novo começo, como uma infinidade de pos-sibilidades de realizações, afinal, teremos 365 dias para colocar em prática nossas ações que levarão à concretização de objetivos.

Sendo assim, o Sincor-ES não poderia deixar de também fazer um balanço do ano que termina. Mas, o fazemos com a certeza de que não há possibilidades em prazos tão curtos e que uma trajetória de sucesso e credibilidade, seja na vida pessoal, seja na vida profissional, se constrói ao longo de muitos anos, com planejamento, esforço, empenho, dedicação, ética e disposição para encarar e superar desafios.

O ano de 2010 foi de muitos desafios para o Sincor-ES, para o mercado de seguros e para a sociedade como um todo. A crise de 2009 deixou marcas que levaram ao adiamento de projetos e à cau-tela em relação a outros. Mas, felizmente, a credibilidade do nosso sindicato, construída, como disse, ao longo dos anos, fez com que passássemos por esse ano com tranquilidade. O mercado continuou a crescer e as empresas a investir no nosso Estado, oferecendo mais oportunidades para os corretores de seguros.

Nesse final de ano, realizamos a nossa tradicional festa de premia-ção “Destaques do Ano do Mercado de Seguros do Espírito Santo” e você pode conferir as fotos e o registro do evento nesta edição. É a festa mais esperada do mercado e, tenho certeza, o sucesso e a sua continuidade são resultado de um trabalho sério e do compromisso das seguradoras nossas parceiras e dos corretores associados que nos apoiam e prestigiam o encontro.

Na edição de janeiro de 2011, faremos um balanço das nossas atividades realizadas nesse ano e apresentaremos nossas propostas de atividades para o próximo ano. Estão previstos muitos eventos, alguns deles já confirmados como o “Workshop de Pessoas e Bene-fícios”, em parceria com a Bradesco Seguros, as palestras mensais do CVG-ES, em parceria com a Escola Nacional de Seguros, o curso de “Habilitação para corretores de Seguros” e mais uma edição do projeto “Amigo do Seguro”, em parceria com a Funenseg.

Então, o que posso desejar aos associados, amigos, parceiros e colaboradores é que 2011 seja de muito trabalho, de conquistas, de saúde, de sabedorias e, principalmente, de comprometimento. Para que tudo isso seja possível, eu tenho uma sugestão: não faça promes-sas; planeje e estabeleça metas. Os resultados, serão os melhores.

Page 3: 1  · Volte o seu olhar para aqueles que estão ao seu lado nesta existência: sua família. Direcione o olhar para quem neces-sita de seu auxílio: seu próximo. Busque olhar para

3www.sincor-es.com.br

SUMÁRIO]04 Notícias do Sincor

B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

10 Destaques do Ano

- Pe r spect i va fe s te ja 10 anos de sucesso em 2010

- Banestes Seguros lança Plano de Previdência

14 Mercado

Mais de 600 compareceram à festa “Desta-ques do Ano do Mercado de Seguros do ES

09 Entrevista

“Direcione seu olhar”

18Flashes dos “Destaques do Ano”Social

Presidente do Sincor-ES destaca oportunida-des de fim de ano

“Quando estiver em dificuldade, e pensar em desistir: lembre-se dos obstácu-los que já superou – olhe para trás.

Se tropeçar e cair, levante. Não fique prostrado: esqueça o passado – olhe para frente.

Ao sentir-se orgulhoso, por alguma realização pessoal: sonde suas motiva-ções – olhe para dentro.

Antes que o egoísmo o domine, en-quanto seu coração é sensível, socorra os que o cercam – olhe para os lados.

Na escalada, rumo às altas posições, no afã de concretizar seus sonhos, obser-ve se não está pisando em alguém – olhe para baixo.

Em todos os momentos da vida, seja qual for sua atividade, busque a aprova-ção de Deus – olhe para cima!”

A simplicidade e profundidade destas poucas palavras nos ensinam muito.

Se repararmos bem, em todos os momentos de nossas vidas, há sempre alguém, algo ou alguma situação que nos traz uma lição de vida, uma receita para passar melhor os dias, uma esperan-ça para o futuro.

A humanidade passa por um momen-to importante, em que muitos já conse-guem vislumbrar o verdadeiro significado da existência.

Quando olhamos para os lados, vere-mos que o universo quer nos ensinar e de-seja nos fazer mais felizes. Lembramos da sábia expressão de Goethe, afirmando que “o universo conspira a nosso favor.”

É realmente o que aconte-ce. As leis de Deus trabalham por nossa educação. A lei de causa e efeito, a reencarna-ção, a lei de sociedade, de igualdade, são provas disso – de que Deus e seu universo visam nosso desenvolvimento íntimo, o aperfeiçoamento de nosso espírito.

Chances nos são dadas constantemente; convites nos são feitos a toda hora; missio-nários nos mostram caminhos seguros; e gestos de amor nos emocionam, provando que nosso coração, no fundo, bus-ca o bem, a felicidade.

Esta mensagem que você ouve agora é mais uma opor-tunidade que a vida lhe dá. São algumas verdades lançadas ao seu coração, suavemente, para que você consiga direcionar o olhar para os reais objetivos de sua existência na terra.

Este é o momento de lançar o olhar em todas as direções, e descobrir que precisamos caminhar para frente.

É tempo de descobrir que as dificul-dades continuarão a existir por algum tempo, ainda, mas que podemos enca-rá-las de uma maneira diferente, como se fossem mãos invisíveis que visam nos colocar num caminho seguro.

Volte o seu olhar para aqueles que

estão ao seu lado nesta existência: sua família.

Direcione o olhar para quem neces-sita de seu auxílio: seu próximo.

Busque olhar para dentro de si mes-mo e conheça alguém muito especial: você.

E, finalmente, direcione seu olhar para o criador de tudo e de todos: Deus.

Que o mestre dos mestres nos encha de luz, neste e em todos os natais.

Page 4: 1  · Volte o seu olhar para aqueles que estão ao seu lado nesta existência: sua família. Direcione o olhar para quem neces-sita de seu auxílio: seu próximo. Busque olhar para

4www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR[

Férias coletivas em janeiro Posse em BrasíliaOs funcionários do Sincor-ES estarão

em férias coletivas de 10 a 31 de janei-ro de 2011, conforme prevê acordo coletivo da categoria. Nesse período, o sindicato manterá plantão exclusivo para solicitação e entrega de Boletim de Ocorrência de Acidentes de Trânsito (BOAT). O horário de atendimento será de 9h30 às 15h30.

O presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, também estará à disposição dos associados e de outras pessoas que precisarem dos serviços do sindicato nesse período. Outras ativida-des do Sincor-ES, no entanto, estarão suspensas no período de férias, entre elas, o atendimento do Seguro DPVAT e o atendimento aos corretores pelo setor de cadastro.

No dia 24 de dezembro de 2010, véspera de Natal, e no dia 31 de de-zembro de 2010, véspera de Ano Novo, não haverá expediente no Sincor-ES. José Romulo destaca que, havendo pendência a ser resolvida, ela deverá ser antecipada. Na semana entre o Natal e o Ano Novo, haverá expediente normal.

Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2011, o presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, es-tará em Brasília para a participar de reunião de diretoria da Fenacor e posse do presidente da instituição, Armando Vergílio dos Santos Junior, como deputado federal.

RecadastramentoA partir do dia 31 de Dezembro

de 2010, as empresas corretoras de seguros que não se recadastraram terão seus registros suspensos e estarão impedidas de intermediar propostas de seguros e receber comissões. Caso haja dúvidas sobre o processo de recadastramento, os interessados podem entrar em contato com o Sincor-ES por e-mail ([email protected]) ou por telefone (2125-6676).

AgradecimentoO diretor de Ensino, Instrução e

Pesquisa da PM, tenente coronel Re-nato Luiz de Oliveira, agradeceu ao Sincor-ES o apoio recebido para as visitas técnicas dos alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais. O apoio permitiu aos oficiais conhe-cerem novos projetos e trocarem experiências com oficiais das polícias militares de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

RecessoA Federação Nacional dos Cor-

retores de Seguros (Fenacor) fará recesso em suas atividades dos dias 24 de dezembro de 2010 até o dia 2 de janeiro de 2011. Nesse período, as áreas de suporte, tecnologia, cadastro e administração manterão atividades em regime de plantão para atender casos eventuais.

CNC divulga valores da Contribuição Sindical para o exercício de 2011

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou a tabela de contribuição sindical para o ano de 2011, devida por corre-tores de seguros autônomos e empresas corretoras de seguros, conforme legislação em vigor. Os corretores autônomos irão pagar R$ 71,11. Já as empresas corretoras irão recolher a contri-buição de acordo com a classe de capital a qual pertencem, sendo que o desembolso míni-mo será de R$ 142,22.

Corretores de seguros au-tônomos têm até o dia 28 de fevereiro para pagar e para as empresas o prazo é 31 de janeiro. Os boletos para pa-gamento em qualquer banco até o vencimento são emitidos pelo Sincor-ES e estão sendo encaminhados pelo Correio. A contribuição sindical é exigi-da pela Susep na ocasião do recadastramento obrigatório realizado a cada três anos.

Page 5: 1  · Volte o seu olhar para aqueles que estão ao seu lado nesta existência: sua família. Direcione o olhar para quem neces-sita de seu auxílio: seu próximo. Busque olhar para

5www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR]

Última assembleia geral do ano Golpe do DPVAT

Berkley intensifica suas operações no ES

A última Assembleia Geral Ordiná-ria (AGO) do ano foi realizada pelo Sincor-ES no dia 30 de novembro, no Auditório Pedro de Paula Pinto, na sede da instituição.

Na pauta, constava a fixação de va-lores relativos às contribuições sindical, confederativa e associativa para o ano de 2011 e as negociações da conven-ção coletiva junto ao Sindisecuritários. Confira o que foi decidido pela AGO:

Prestação de contas e previsão orçamentária – Foi deliberado que a diretoria do Sincor-ES poderá dispor das verbas da instituição da melhor forma possível, ad referendum do Conselho Fiscal e da própria AGO.

A decisão foi tomada, de acordo com o presidente José Romulo da Silva, em função da dificuldade em alocar verbas e na inconsistência das mesmas.

Contribuição Sindical – Os valores serão definidos de acordo com tabela elaborada pela CNC, usada por to-

dos os sindicatos filiados à Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) no país.

Contribuição Confederativa – A AGO deliberou que o valor a ser pago por todos os associados, com exceção das empresas ligadas a bancos, passa-rá de R$ 140,00 anuais para R$ 147,00, sendo que a quantia será dividida em duas parcelas iguais.

Contribuição Associativa – A AGO decidiu aplicar um reajuste linear de R$ 2,00 sobre todas as contribuições. Assim, o valor para pessoa jurídica passa a ser de R$ 67,00; pessoa física (todos os ramos) passa a pagar R$ 37,00; e pessoa física irá (Vida e Previdência) contribuirá com R$ 27,00.

Negociação salarial – A AGO au-torizou o presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, a conduzir as negocia-ções com o Sindisecuritários, podendo, inclusive, delegar poderes a outros di-retores da instituição para executarem tarefas específicas.

A Berkley Internacional Brasil, com apoio do Sincor-ES, realizou palestra para corretores de seguros no dia 9 dezembro, no Auditório Pedro de Paula Pinto, na sede do sindicato. A palestra, intitulada “Curso Básico de Evento”, foi ministrada pela consultora Regiane Camargo e con-tou com a participação de 30 pessoas, entre correto-res, diretores do sindicato e executivos da seguradora. Com o objetivo de escla-recer pontos relacionados principalmente ao seguro de eventos, a palestrante abordou aspectos técni-cos do produto, de forma a proporcionar uma visão ampla do mercado.

A Berkley International

do Brasil – seguradora de nicho mul-tilinha com foco em Engenharia, RD Equipamentos, Responsabilidade Civil, Transportes, Eventos, Garantia e Fiança – intensificou suas operações no Espírito Santo desde o dia 1º de dezembro.

Desde essa data, a empresa passou a contar com atendimento comercial local, a cargo da executiva comercial, Mariane de Oliveira Carvalho, que ini-ciou os trabalhos provisoriamente em formato home office.

O Ministério Público e a Polícia Civil de São Paulo investigam uma suspeita de golpe no Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores (DPVAT) em paciente vítimas de acidentes de trânsito de um hospital em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Cerca de 200 pacientes já denunciaram o caso. Uma delas é uma mulher que sofreu um acidente de moto e foi transferida de um hospital público em Mauá, também no ABC, para o hospital de São Bernardo do Campo, que teve que assinar um documento referente ao Seguro DPVAT.

ConciliaçãoO TJES foi um dos finalistas do prê-

mio “Conciliar é Legal” do Conselho Nacional de Justiça. A indicação ocorreu devido ao sucesso do Mutirão do DPVAT, realizado em três edições.

Page 6: 1  · Volte o seu olhar para aqueles que estão ao seu lado nesta existência: sua família. Direcione o olhar para quem neces-sita de seu auxílio: seu próximo. Busque olhar para

6www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR[

As instituiçõesdenunciadas

Sincor-ES denuncia associações

Polícia Federal investiga cooperativas e associações

O Sincor-ES encaminhou solicitação à Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor para que apure fatos relacionados a cinco empresas, por exercerem atividades com característi-cas securitárias, entre elas a comerciali-zação de proteção automotiva, um eu-femismo para seguro de automóvel.

No documento, o presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, afirma que têm chegado ao sindicato várias denúncias sobre a atuação irregular das instituições. “Como legítimo repre-sentante dos corretores de seguros e pautado pelo princípio do respeito às leis, pedi que as empresas sofressem

uma investigação em suas atividades”, declarou José Romulo.

O presidente do Sincor-ES funda-menta seu pedido na legislação do mercado segurador e na disposição legal que autoriza as seguradoras a comercializarem produtos securitários. “Algumas instituições divulgam que ven-dem seguro e outras apenas falam em proteção”, diz. José Romulo destaca que a inserção das palavras “seguro” e “prêmio” em suas propagandas para estimular a compra já configura que as instituições estão oferecendo um produ-to que não pode ser comercializado por associações ou cooperativas.

– União Nacional dos Proprie-tários de Veículos Automotores (Union), localizada na avenida Fernando Ferrari, em Goiabei-ras, Vitória.

– Associação Capixaba dos Proprietários de Veículos do Espírito Santo (Auto Protege), localizada na rua Desembar-gador Sampaio, na Praia do Canto, Vitória.

– Associação de Apoio aos Pro-prietários de Veículos do Espírito Santo (Aproves), localizada na rodovia BR-262, em Jardim América, Cariacica.

– Associação Nacional de Am-paro aos Irmãos Evangélicos (Anaie), localizada na rua Capi-tão Correa, em Itararé, Vitória.

– Moto Mania, localizada na avenida Jerusalém, em Campo Grande, Cariacica.

Uma equipe de policiais federais da Delegacia de Cachoeiro de Itapemirim cumpriu mandados de busca e apre-ensão em cooperativas e associações que se passavam por seguradoras, sem a devida autorização. A operação foi realizada no dia 1º de dezembro.

De acordo com as investigações, para funcionar como seguradoras as instituições precisariam de permissão da Superintendência de Seguros Pri-

vados (Susep), autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, que regula a atividade seguradora no país.

Segundo informações da assesso-ria da Polícia Federal, os cooperados pagavam uma taxa de cadastro e um valor mensal às cooperativas. No início de cada mês, era feito um rateio para pagamento dos veículos de coopera-dos que tinham sofrido algum tipo de sinistro no mês anterior.

O valor da cota paga por cada cooperado era proporcional ao valor do próprio veículo.

As seguradoras são entidades equi-paradas a instituições financeiras e a captação e administração de seguros sem a devida autorização é crime, previsto no artigo 16 da Lei 7.492/86. A pena para o infrator é de 1 a 4 anos de reclusão. Fonte: Gazeta on Line, em 01/12/2010

Page 7: 1  · Volte o seu olhar para aqueles que estão ao seu lado nesta existência: sua família. Direcione o olhar para quem neces-sita de seu auxílio: seu próximo. Busque olhar para

7www.sincor-es.com.br

]NOTÍCIAS DO SINCOR

Kurumá Veículos recebe notificação extrajudicial

Convênio

Projeto de seguros obrigatórios retirados de pauta na Câmara

O Sincor-ES, por meio de sua assesso-ria jurídica, notificou extrajudicialmente a Kurumá Veículos sobre a veiculação de propaganda que fere a legislação vigente sobre o mercado de seguros. De acordo com o presidente José Romulo da Silva, o sindicato tem recebido de-núncias de que a empresa vem utilizan-do em suas propagandas a expressão “Seguro Toyota”.

José Romulo alerta a empresa para o fato de que essa expressão induz o consumidor a pensar que a Toyota é uma seguradora. “Há uma confusão e o cliente acredita que adquire o seguro

da mesma empresa que fabrica o carro que ele comprou”, afirma José Romulo. Outro aspecto apontado na notifi-cação é a ausência de informações sobre o corretor de seguros ou empresa corretora de seguros responsável pelas intermediações feitas na agência de veículos.

A notificação informa à Kurumá que ela deve seguir o que determina o Código de Defesa do Consumidor, quanto à prestação de informações sobre quem é a seguradora e qual é o corretor responsável pela intermedia-ção do negócio.

O projeto de lei que poderia tornar obrigatória a fiscalização e contratação de seguros para expedição de alvarás em Vitória, que teve parecer favorável das comissões de Justiça e de Finanças da Câmara, foi retirado da pauta para análise. A alegação é de que o autor do projeto, Sergio Magalhães, o Serjão, poderia se beneficiar da lei, uma vez que ele é corretor de seguros licenciado e já foi um dos sócios de uma grande corretora no estado.

A lei, se aprovada, irá obrigar os do-nos de estabelecimentos comerciais a contratar apólice de seguro específica para obter alvará de funcionamento.

Serjão garante que a proposta preten-de efetivar o cumprimento de uma lei federal sobre seguros. “Este projeto é para fiscalizar uma lei que já existe”, afirma o vereador (Lei 73/66).

O presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, que participou da audiência pública de apresentação do projeto, acredita que a obrigatoriedade do seguro não traz benefícios para o vereador. Ele alega, que a exigência traz benefícios para a sociedade que contará com mais um tipo de proteção e fiscalização. “O seguro é um benefício para a sociedade e não para um grupo de pessoas”, afirmou.

O Sincor-ES firmou convênio com a escola de idiomas Speack Fast! para oferecer desconto nos valores das mensalidades para associados e funcionários da instituição. Os in-teressados poderão escolher entre os idiomas Inglês ou Espanhol. O Speack Fast! está localizado em Vila Velha e o desconto oferecido para associados é de 20% sobre o preço das mensalidades.

CentenárioMuqui de Portas Abertas é o

nome do evento realizado em Mu-qui, que realizou saraus de piano nas residências em homenagem aos 100 anos de Noel Rosa. O evento ocor-reu de 3 a 5 de dezembro.

LiderançasO presidente do Sincor-ES, José

Romulo da Silva, foi convidado para o almoço de confraternização do mercado segurador, realizado no dia 16 de dezembro, no salão de festas do Jockey Clube Brasileiro, na cidade do Rio de Janeiro. O convite foi feito pelas seguintes lide-ranças: Jorge Hilário Gouvêa Vieira (presidente da CNSeg), Jayme Brasil Garfinkel (presidente da FenSeg), Marcio Sêroa de Araújo Coriolano (presidente da FenaSaúde), Marco Antonio Rossi (presidente FenaPrevi) e Ricardo José da Costa Flores (pre-sidente da FenaCapi).

SaídaO professor Nelson Victor Le

Cocq D’Oliveira deixou o cargo de diretor da Escola Nacional de Segu-ros. Sua saída foi comunicada pela instituição no dia 17 de novembro, ressaltando os relevantes serviços prestados nos sete anos em que atuou na Escola.

Page 8: 1  · Volte o seu olhar para aqueles que estão ao seu lado nesta existência: sua família. Direcione o olhar para quem neces-sita de seu auxílio: seu próximo. Busque olhar para

8www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR[

Os diretores da Bradesco Seguros

Presidente da Bradesco Seguros ePrevidência visita o Sincor-ES

O presidente da Bradesco Seguros acompanhado de uma comitiva de exe-cutivos da seguradora visitou o Sincor-ES no dia 8 de dezembro. O motivo da visita, que reuniu diretores do sindicato, foi fa-zer apresentar dados do desempenho da empresa no Espírito Santo e reforçar a parceria mantida com os corretores de seguros que atuam no estado. O encontro ocorreu às 15 horas e reuniu, além dos diretores da seguradora, os superintendentes locais, diretores do Sincor-ES e diretores do CVG-ES.

Entre os assuntos abordados pelo presidente Marco Antonio Rossi e pelos diretores esteve a atuação dos correto-res de seguros nas agências do Bradesco e a credibilidade do Sincor-ES junto ao mercado segurador. “É um dos sindica-tos de seguros mais atuantes no Brasil”,

afirmou. Por ocasião da visita, o presiden-te do Sincor-ES entregou aos diretores e gerentes placas alusivas à parceria e contribuição da seguradora para o mercado de seguros capixaba.

De acordo com o presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, durante o encontro também foram fechadas parcerias importantes para o próximo ano. Estão confirmados, por exemplo, a vinda do diretor da Bradesco Vida e Previdência, Eugênio Velasques, para fazer palestra sobre Microsseguros e a realização do “III Workshop de Pessoas e Benefícios”, em parceria com o Sincor-ES. À noite, o presidente José Romulo da Silva participou do jantar oferecido pela seguradora aos diretores e geren-tes do Banco Bradesco, no Cerimonial Itamaraty.

Marco Antonio Rossi – presidente da Bradesco Seguros e PrevidênciaRicardo Saad Affonso – diretor-presidente da Bradesco Auto/REAdriano Martins – diretor da Bradesco Vida e PrevidênciaMarco Antônio Gonçalves - diretor gerente da Bradesco Auto/ReFrancisco Rosado Almeida Júnior – superintendente executivo Regional RJ/ESda Bradesco Auto/RECarlos Rogoginsky Júnior – superintendente executivo Regional RJ/ES daBradesco SaúdeMarcelo Alonso- superintendente executivo regional da Bradesco Vida ePrevidência.

Page 9: 1  · Volte o seu olhar para aqueles que estão ao seu lado nesta existência: sua família. Direcione o olhar para quem neces-sita de seu auxílio: seu próximo. Busque olhar para

9www.sincor-es.com.br

]ENTREVISTA

Presidente do Sincor-ES destacaoportunidades de fim de ano

O presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, falou sobre oportunidades de fim de ano na edição de novembro do SulAmé-rica Online, newsletter que a seguradora produz mensalmente e distribui para corretores de seguros. O objetivo da reportagem foi explorar as possibilidades que os corretores e as empresas corre-toras têm de comercializar seguros e previdência no fim do ano.

Nessa entrevista para a Revista Sincor-ES, José Romulo destacou, entre outros produtos, aqueles destinados à proteção residencial e de automóvel, aportes adicionais e contratação de novos planos de previdência, principalmente, para crianças e adolescentes, além de seguro viagem, de proteção de bens, saúde, odontoló-gicos e educação.

Revista Sincor-ES – Com a aproximação do final de ano e com o período de férias, as atenções de todo o mercado voltam-se para a compra de presentes e para os passeios e viagens. Como o mer-cado de seguros e os corretores podem aproveitar estas oportunidades no final do ano e também no início com as férias escolares?José Romulo – Esse é um momento delica-do e ao mesmo tempo importante para o corretor de seguros. Delicado, pois as pes-soas estão voltadas para as festas, para a compra de presentes, para as férias e não estão preocupadas com seguro. Por outro lado, é o momento em que, com mais dinheiro no bolso, o consumidor pode lançar mão de produtos, como o seguro de vida, a previdência privada, o seguro viagem e da residência, por exemplo. As oportunidades para o corretor estão no trabalho que ele deve fazer em cima da sua carteira. Essa não é a época de buscar novos clientes. – Isso implica dizer que o corretor ganha se tiver conhecimento sobre os seus clientes?– Isso mesmo. O corretor pode se ante-cipar e oferecer produtos que ele iden-tifica como potencialmente necessários para o cliente. Por exemplo: ele sabe que o cliente tem filhos pequenos, por

que não sugerir que ele dê um presente para o futuro, uma previdência privada? Ele também sabe que o cliente viaja de férias, então, é hora de oferecer seguro residência, seguro viagem. – Alguns produtos merecem destaque, como o seguro auto, para garantir uma viagem tranquila, seguro residencial, para proteger sua casa durante as viagens e previdência privada, com aportes adicio-nais. Qual a dica para o corretor capitali-zar em cima dessas oportunidades?– Como disse anteriormente, o corretor deve conhecer seu cliente, saber de sua vida familiar, dos seus hábitos. Manter-se informado a respeito de sua carteira e nas mudanças dos hábitos dos consu-midores é fundamental para o sucesso nessa profissão e para a concretização de negócios, não só no final de ano, mas em todos os outros momentos do ano.– Falando de seguro automóvel, quais orientações o corretor deve passar ao seu cliente? Qual o melhor caminho para isso?– O corretor deve sempre informar ao seu cliente que não é possível fazer milagres ou omitir informações para conseguir melhores preços, pois isso pode trazer consequências indesejáveis no futuro, como uma negativa da seguradora, por exemplo, em pagar a indenização.

É preciso esclarecer para o cliente que o perfil que ele preenche é um docu-mento importante que será levado em consideração pela companhia segura-dora na comercialização do seguro e na hora de pagar um sinistro. Nós sabemos que informações incorretas no perfil são grandes geradoras de negativas no pagamento de indenizações. Para que isso não ocorra, o corretor deve estabe-lecer uma relação de confiança com o cliente, mostrando a ele que busca, junto à seguradora, a melhor relação custo-benefício na oferta de um seguro automóvel.– Quais suas considerações finais sobre esses temas para os corretores de se-guros?– Os últimos anos têm sido bons para o mercado de seguros e, ao mesmo tempo, têm sido difíceis para os corre-tores de seguros, diante da concorrên-cia com bancos, lojas de varejo e as cooperativas e associações que ven-dem proteção automotiva. Acredito que o mercado continuará a crescer e para que os corretores acompanhem essa mudança eles terão que adotar posturas mais inovadoras, mais agressi-vas na sua atuação, não se limitando a atender às demandas dos clientes. Eles precisam se antecipar a elas.

Page 10: 1  · Volte o seu olhar para aqueles que estão ao seu lado nesta existência: sua família. Direcione o olhar para quem neces-sita de seu auxílio: seu próximo. Busque olhar para

10www.sincor-es.com.br

DESTAQUES DO ANO[

Mais de 600 compareceram à festa “Destaques do Ano do Mercado de Seguros do Espírito Santo”

Os ganhadores

Mais de 600 pessoas compareceram à festa de entrega da premiação “Des-taques do Ano do Mercado de Seguros do Espírito Santo”, realizada no dia 17 de dezembro, no Centro de Convenções de Vitória. O evento foi organizado pelo Sincor-ES e contou com patrocínio da Fenacor e de 14 seguradoras. Depois da solenidade, a festa foi animada por Marcelo Ribeiro e Banda B.

O prêmio “Destaques do Ano” foi criado pelo Sincor-ES para homenage-ar, na figura dos ganhadores, todos os profissionais e empresas do mercado que se destacaram por suas atividades e investimentos no setor. “Nossa premia-

ção ocorre no final do ano, de forma a coroar também as conquistas de todos os profissionais do setor”, afirma o presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva.

Este ano, houve mudanças nos critérios da premiação, de forma a contemplar um número maior de pro-fissionais. Foram criadas subcategorias para homenagear os corretores de seguros e as empresas corretoras de seguros por segmento de atuação, nas áreas de vida, previdência, automóveis e ramos elementares. Todos os con-templados receberam placas alusivas à premiação.

1- Corretor de Seguros (pessoa física)-Auto/RE: Stenio Zanetti Resende2- Corretor de Seguros (pessoa física)-Vida, Previdência Privada, Saúde e Capitalização:

Vitor Viana Valadão3- Empresa Corretora de Seguros (pessoa jurídica)-Auto/RE: Correta & Metrópole Cor-

retores Associados de Seguros4 - Empresa Corretora de Seguros (pessoa jurídica)- Vida, Previdência Privada, Saúde e

Capitalização: Correta & Metrópole Corretores Associados de Seguros5- Corretor de Seguros ou empresa (pessoa física ou jurídica)-Todos os Ramos, Vida,

Previdência Privada, Saúde e Capitalização Região Norte: Batalha Administradora e Corretora de Seguros

6- Corretor de Seguros ou empresa (pessoa física ou jurídica)-Todos os Ramos, Vida, Previdência Privada, Saúde e Capitalização Região Sul: Inelta Administradora e Corretora de Seguros

Seguradoras indicam os Destaques do Ano do Mercado de Seguros no ES1

4

10

DESTAQUES DO ANO

Page 11: 1  · Volte o seu olhar para aqueles que estão ao seu lado nesta existência: sua família. Direcione o olhar para quem neces-sita de seu auxílio: seu próximo. Busque olhar para

11www.sincor-es.com.br

DESTAQUES DO ANO]

Mais de 600 compareceram à festa “Destaques do Ano do Mercado de Seguros do Espírito Santo”

Seguradoras indicam os Destaques do Ano do Mercado de Seguros no ES2 3

5 6

11

DESTAQUES DO ANO

Page 12: 1  · Volte o seu olhar para aqueles que estão ao seu lado nesta existência: sua família. Direcione o olhar para quem neces-sita de seu auxílio: seu próximo. Busque olhar para

12www.sincor-es.com.br

[DESTAQUES DO ANO

Seguradoras recebem homenagemTodas as seguradoras que co-patrocinaram a festa de premiação “Destaques do Ano” receberam homenagem especial

do Sincor-ES. Os representantes das seguradoras receberam das mãos do presidente José Romulo da Silva e dos diretores da instituição placa de reconhecimento pelo apoio e parceria com os corretores de seguros capixabas. Confira quem co-patrocinou a festa e recebeu a homenagem.

BANESTES SEGUROS PORTO SEGURO SEGURADORA

BRADESCO VIDA E PREVIDÊNCIA BRADESCO AUTO/RE

BRADESCO SAÚDE SUL AMÉRICA SEGUROS

LIBERTY SEGUROS MAPFRE SEGURADORA10

Page 13: 1  · Volte o seu olhar para aqueles que estão ao seu lado nesta existência: sua família. Direcione o olhar para quem neces-sita de seu auxílio: seu próximo. Busque olhar para

13www.sincor-es.com.br

]DESTAQUES DO ANO

HDI SEGUROS MONGERAL SEGURADORA

MET LIFE SEGURADORA UNIMED SEGURADORA

UNIMED VITÓRIA COOPER. DE TRAB. MÉDICO CENTAURO VIDA E PREVIDÊNCIA

GBOEX SEGURADORA

Homenagem especialO presidente

do Sincor-ES, José Romulo da Silva, entregou a ex-funcionária, Clau-dia Andrade Co-metti, placa em agradecimento aos 12 anos de serviços prestados ao Sindicato.

13

Page 14: 1  · Volte o seu olhar para aqueles que estão ao seu lado nesta existência: sua família. Direcione o olhar para quem neces-sita de seu auxílio: seu próximo. Busque olhar para

14www.sincor-es.com.br

[

Perspectiva festeja 10 anos de sucesso em 2010

MERCADO

OlimpíadasPorto investe no seguro educação

Foi no dia 3 de dezembro, no Clube Ítalo Brasileiro, a festa de confraterniza-ção da Perspectiva Corretora de Segu-ros. De acordo com um dos diretores, o corretor José Alexandre Cid Pinto, 2010 foi um ano muito bom para a empresa. “Aumentamos satisfatoriamente nossa gama de clientes e conseguimos um bom êxito na triagem de risco”.

José Alexandre destaca ainda que grande parte das reformas realizadas na sede da corretora, na Praia do Suá, foi concluída, o que tornou o ambiente mais confortável e adequado para o atendimento personalizado aos clientes.

Outro destaque apontado por ele foi a consolidação de uma equipe compro-metida com os objetivos da empresa.

Fundada a 10 anos a Perspectiva Corretora de Seguros é uma empresa formada por um grupo de 18 corretores de seguros. Tem experimentado cres-cimento constante e aprimoramento das atividades em todos os ramos de seguros. A festa do dia 3 contou com a presença dos corretores associados, de parceiros, colaboradores, funcionários e de integrantes da diretoria do Sincor-ES, entre eles, o presidente José Romulo da Silva.

Depois de chegar a setembro apre-sentando pequeno crescimento de 1,8%, com receita estagnada abaixo de R$ 1 milhão, segundo dados da Superinten-dência de Seguros Privados (Susep), a Porto Seguro refez sua investida no seguro educacional e lançou novo produto em um mercado que tem a sócia Itaú logo atrás da líder Bradesco Vida e Previdên-cia. A carteira, que cresceu 11,8% em 2009, não avançou em 2010. Em nove meses, os prêmios ficaram estacionados em R$ 12,6 milhões comparado a setem-bro do ano passado.

Na tentativa de reanimar sua presen-ça no segmento educação, mercado que tem grande potencial, consideran-do os milhares de estabelecimentos de ensino médio e superior particulares em

funcionamento no país, a Porto Seguro montou apólice para garantir a assistên-cia necessária aos alunos da instituição segurada em casos de acidente. As coberturas são válidas 24 horas, em todo o país e independente dos horários de atividades escolares.

O produto, batizado de Acidentes Pessoais Coletivos Escolares, tem cober-turas de morte e invalidez, ambas por acidente, e despesas médico hospitala-res ou odontológicas emergenciais. Já as assistências abrangem desde referência médica a serviços de conveniência, passando por professor particular (reforço e reposição de aulas perdidas) até trans-porte e estadia de familiar. Fonte: Jornal do Commercio RJ, em 28/11/2010

O banco Bradesco venceu a primeira concorrência para escolha dos patrocinadores nacionais dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. A instituição terá exclusivi-dade nas categorias Serviços Finan-ceiros e Seguros e poderá associar sua marca ao evento a partir de 1º de janeiro de 2011. O anúncio foi feito nesta segunda-feira em São Paulo e, seguindo regras adotadas pelo Comitê Olímpico Internacio-nal (COI), não foram divulgados o valor final oferecido pelo banco e quantas instituições apresentaram ofertas. Além dos patrocinadores nacionais, existem patrocinadores internacionais que fecham parcerias diretamente com o COI.

Page 15: 1  · Volte o seu olhar para aqueles que estão ao seu lado nesta existência: sua família. Direcione o olhar para quem neces-sita de seu auxílio: seu próximo. Busque olhar para

15www.sincor-es.com.br

]

Capemisa lança novo produto Garantia

MPF denuncia Banco Pottencial por fraude de R$ 6 milhões em ativos

A Capemisa lançou seu produto de previdência privada para corretores capixabas convidados, no dia 2 de dezembro, após um café da manhã, na sede do Sincor-ES. Durante o en-contro, que reuniu trinta profissionais, o gerente do escritório da seguradora no Espírito Santo, José Elcio Sestini, apresentou as características do pro-duto e os diferenciais em relação a outros existentes no mercado.

José Elcio destacou que o produ-to permite contratação de benefí-cios de risco, tais como pecúlio por morte, renda por invalidez e pensão por morte, entre outros. O gerente destacou ainda que o pecúlio por morte contratado em conjunto com a previdência proporciona custo menor que a contratação individual. Essa di-ferença, segundo ele, será significativa ao longo de muitos anos.

O Ministério Público Federal (MPF) de Minas Gerais denunciou quatro diretores do Banco Pottencial acusa-dos de registrar R$ 6 milhões em ativos falsos para engrossar o balanço finan-ceiro da empresa. Se condenados, os executivos acusados pela fraude podem pegar de 4 a 18 anos de prisão pelos crimes de gestão fraudulenta e gestão temerária, informou o MPF. Segundo o órgão, apenas 2% do valor registrado no balanço foi recebido.

Os acusados Argeu de Lima Géo, Carlos Géo Quick, Cássio Dolabella França e Lauro Baptista Machado

Júnior teriam emitido boleto de co-brança de taxas de serviços não acor-dadas com os clientes para conseguir maquiar a fraude. “Ao incrementarem artificialmente os balanços da institui-ção financeira, impediram eventual medida coercitiva do Banco Central, quer para que reduzissem seu nível de operações, quer para que aumentas-sem seu capital próprio, apresentan-do situação econômico-financeira superavaliada”, disse o documento da denúncia. Fonte: O Estado de São Paulo, em 01/12/2010

A Liderança Capitalização consta na lista de empresas do Grupo Silvio Santos que foram oferecidas em ga-rantia do empréstimo de R$ 2,5 bilhões concedidos ao Banco Panamericano. A empresa, que comercializa o Tele-sena, um dos mais populares títulos de capitalização do mercado brasileiro, já foi uma das maiores do ramo, mas perdeu espaço nos últimos tempos. Segundo dados da Susep, de janeiro a setembro, a Liderança arrecadou R$ 226,5 milhões.

ConfraternizaçãoA Liga Vitória Administradora e

Corretora de Seguros ofereceu um churrasco para seus funcionários e colaboradores no dia 11 de dezem-bro, no Espaço Minuano, em Mangui-nhos. A festa contou com a presença dos sócios da corretora, dos funcio-nários e colaboradores, bem como de suas respectivas famílias.

FrotaO número de carros na Gran-

de Vitória já é de 381.557, o que representa uma proporção de um carro para cada quatro habitantes, levando-se em consideração que os dados do Censo 2010 apontam que a região metropolitana tem 1.594.234 habitantes. Os dados dos veículos são do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES).

MERCADO

Seguro garantiaA CNSeg e a FenSeg realizaram o

“I Encontro de Seguro Garantia”, nos dias 6 e 7 de dezembro, no Auditório da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. O objetivo do encontro foi divulgar o produto junto aos seus potenciais usuários, entre eles, segurados, toma-dores, empresas de infra-estrutura, construção naval e habitação.

Page 16: 1  · Volte o seu olhar para aqueles que estão ao seu lado nesta existência: sua família. Direcione o olhar para quem neces-sita de seu auxílio: seu próximo. Busque olhar para

16www.sincor-es.com.br

[

Banestes Seguros lançaplano de previdência

MERCADO

Entidades do ano

A Banestes Seguros adicionou mais um item à sua carteira de produtos e oferece o VGBL Banestes, investimento de longo prazo que garante renda fu-tura ou mensal ao segurado. O produto destina-se a correntistas do Banestes e a seus dependentes de qualquer ida-

de, desde que tenham CPF. O valor de contribuição a ser pago mensalmente fica a critério do cliente. Quanto maior o aporte de recursos, maior será o valor da renda proporcional.

O VGBL Banestes parte de uma contribuição mínima mensal de R$ 70,00, a ser debitado em conta-cor-rente do Banestes. “O lançamento do produto sintoniza a Banestes Seguros com a popularização dos fundos de previdência privada no Brasil. A cada dia, aumenta o número de pessoas preocupadas com a sua independên-cia financeira e com o planejamento financeiro para o futuro”, comenta o diretor-presidente da seguradora, José Carlos Lyrio Rocha.

O dirigente lembra que o boom dos planos de previdência no país deve-se a alguns fatores, entre eles, o desejo que as pessoas têm de melhorar seu poder aquisitivo no futuro guardando parte da renda atual. “Famílias bus-cam planos de previdência privada para investir nos estudos de crianças e jovens. Há ainda o aspecto da longe-vidade, pois, segundo o Ipea, além do envelhecimento total da população, a proporção dos mais idosos está aumen-tando”, complementa Lyrio Rocha.

Apólice presente nas redes sociaisAtenta à necessidade de interação

e conveniência, ingredientes funda-mentais para estar de acordo com o mundo “social” e às novas mídias, a Revista Apólice disponibilizou ferramen-tas de compartilhamento em todas as notícias publicadas em seu portal (www.revistaapolice.com.br).

Agora, os leitores podem dividir com os seus amigos, seguidores, colegas e conhecidos as matérias veiculadas no site da revista e até mesmo “curtir” os

textos de sua preferência. “Sabemos que as mídias sociais são um novo ca-minho de difusão de informação e, por isso, não podemos ignorá-las”, afirma Kelly Lubiato, diretora de Redação da Apólice.

Além disso, também é possível acom-panhar as notícias e informações exclu-sivas no Twitter da publicação (www.twitter.com/revistaapolice) ou no Face-book (www.facebook.com/#!/pages/Revista-Apolice/108540719214974).

A CNSeg recebeu o prêmio “Entidade do Ano”, durante a 13ª edição do Prêmio Cobertura-Performance, no início do mês, em São Paulo. A escolha ocorreu devido às ações da entidade que mobilizaram o mercado em torno do projeto “Estou Seguro”. No co-municado da premiação, foi lem-brado que o projeto de educar os potenciais consumidores de micros-seguros (“Estou Seguro”) mobilizou seguradoras, sob o guarda-chuva da CNSeg, em ação no Morro Santa Marta, no Rio de Janeiro. O assessor da presidência da Confe-deração, José Américo Peón de Sá, recebeu o prêmio, representando o presidente da CNSeg, Jorge Hilário Gouvêa Vieira.

IndenizaçõesDados da Superintendência de

Seguros Privados (Susep) indicam que, de janeiro a outubro, o merca-do de seguros, previdência aberta e capitalização devolveu para os consumidores cerca de R$ 18,6 bilhões, na forma de indenizações, benefícios, resgates e sorteios. Isso significa uma média de R$ 62,9 milhões por dia, incluindo finais de semana e feriados; ou ainda, R$ 2,6 milhões a cada hora. De acordo com a autarquia, foi mantida, em outubro, a tendência de cresci-mento acelerado do mercado. O volume de prêmios acumulados nos dez primeiros meses do ano somou R$ 71 bilhões, o que repre-sentou um incremento de 15,9% em relação ao mesmo período do ano passado, mais de duas vezes acima da projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano. Esses números não englobam o seguro saúde, que está sob a jurisdição da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

José Carlos Lyrio RochaPresidente da Banestes Seguros

Page 17: 1  · Volte o seu olhar para aqueles que estão ao seu lado nesta existência: sua família. Direcione o olhar para quem neces-sita de seu auxílio: seu próximo. Busque olhar para

17www.sincor-es.com.br

]MERCADO

Previdência Privada é tema de palestra

Almoço de Confraternização do CVG-ES Tributação

“Previdência Privada: conheça, goste e venda” foi o título da palestra apresen-tada pelo gerente da Capemisa, José Elcio Sestini, no dia 24 de novembro no restaurante Dom Camaleone.

O encontro foi o penúltimo do CVG-ES em parceria com o Sincor-ES e reuniu 44 pessoas, entre corretores de seguros, re-presentantes de seguradoras e funcioná-rios de empresas corretoras de seguros.

Depois de apresentar um breve histórico da previdência social no Brasil e de apontar de onde vêm as receitas do orçamento destinado a esse fim, o palestrante falou sobre os benefícios da previdência social para a sociedade,

destacando a pensão por morte, apo-sentadoria e auxílio doença. Em seguida, ele passou a abordar aspectos relativos à previdência privada complementar no Brasil.

José Elcio destacou que o profissional corretor de seguros deve buscar identifi-car o melhor produto para o seu cliente e orientá-lo sobre a escolha. “É importante expor para o cliente a questão tributária, que diz respeito à possibilidade de aba-timento no imposto de renda e ainda sobre taxas de administração e gestão financeira”, disse.

A palestra, segundo José Romulo da Silva, presidente do Sincor-ES, foi muito

O CVG-ES e o Sincor-ES ofereceram almoço de confraternização para fun-cionários do sindicato e diretoria do Clu-be no dia 9 de dezembro. O encontro, realizado no Centro de Convenções de Vitória, foi uma forma de confraternizar nesse final de ano e comemorar o su-cesso dos trabalhos realizados durante todo o ano.

O presidente do Sincor-ES, José Ro-

mulo da Silva, afirmou que as palestras realizadas durante todo o ano pelo CVG-ES, em parceria com o sindicato e a Escola Nacional de Seguros, contri-buíram muito para o enriquecimento do mercado. “O trabalho tem sido feito de forma muito profissional e a regularida-de com que os eventos ocorrem con-fere credibilidade junto aos associados e parceiros”, disse.

bem avaliada e alguns participantes chegaram a afirmar que houve pouco tempo para a abrangência e importân-cia do tema.

“A previdência privada é hoje um segmento que cresce muito no mercado, mas, infelizmente, o nível de informação tanto de quem compra quanto de quem vende é muito baixo”, afirmou.

José Elcio Sestini é engenheiro civil, pós-graduado e Engenharia, com larga experiência no mercado de seguros. Professor do curso de pós-graduação em Gestão de Seguros e gerente do escritório da Capemisa Seguros e Previdência em Vitória.

Foi lançado no dia 15 de dezem-bro, na sede da Global Business School, o livro “A Tributação do Mínimo Exis-tencial. Desindexação da tabela do imposto de renda”, de Luiz Cláudio Allemand. O livro oferece um debate sobre a questão interpretada a partir do caso da desindexação da tabela do imposto de renda. Na análise do autor, isso ocasiona para o trabalhador brasileiro que ganha até R$ 2.452,90 uma imposição fiscal naquela parcela protegida pelo princípio da dignidade da pessoa humana. “Tal tributação retira desse trabalhador sua garantia de acesso à educação, à saúde e à moradia, garantias fundamentais que o Estado não consegue prover a contento”, diz o autor.

Destaque OperacionalFoi no dia 13 de dezembro, a sole-

nidade de premiação do “Destaque Operacional do BBPTran – 3º e 4º trimes-tres de 2010”, na sede da unidade, no Parque Moscoso. O Sincor-ES contribuiu com prêmios para os destaques: sol-dado Vanessa Rodrigues (3º trimestre) e cabo Volmer José da Silva Madeira (4º trimestre).

Page 18: 1  · Volte o seu olhar para aqueles que estão ao seu lado nesta existência: sua família. Direcione o olhar para quem neces-sita de seu auxílio: seu próximo. Busque olhar para

18www.sincor-es.com.br

[FLASHES DOS DESTAQUES DO ANO

10

Page 19: 1  · Volte o seu olhar para aqueles que estão ao seu lado nesta existência: sua família. Direcione o olhar para quem neces-sita de seu auxílio: seu próximo. Busque olhar para

19www.sincor-es.com.br

]FLASHES DOS DESTAQUES DO ANO

19

Page 20: 1  · Volte o seu olhar para aqueles que estão ao seu lado nesta existência: sua família. Direcione o olhar para quem neces-sita de seu auxílio: seu próximo. Busque olhar para

20www.sincor-es.com.br

[