1° simulado de linguagens, ciÊncias humanas e...

13
1° SIMULADO DE LINGUAGENS, CIÊNCIAS HUMANAS E REDAÇÃO 2017 1. Este CADERNO DE QUESTÕES contém 50 questões numeradas de 1 a 50, dispostas da seguinte maneira: a. as questões de número 1 a 10 são relativas à Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; b. as questões de número 11 a 50 são relativas à área de Ciências Humanas. 2. Confira se seu CADERNO DE QUESTÕES contém a quantidade de questões e se essas questões estão na ordem mencionada na instrução anterior. Caso o caderno esteja incompleto, tenha qualquer defeito ou apresente divergência, comunique ao aplicador para que ele tome as providências cabíveis. 3. Não dobre, não amasse, nem rasure o CARTÃO-RESPOSTA, pois ele não poderá ser substituído. 4. Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 5 opções identificadas com as letras A, B, C, D e E. Apenas uma responde corretamente à questão. 5. No CARTÃO-RESPOSTA, preencha todo o espaço compreendido correspondente à opção escolhida para a resposta. A marcação em mais de uma opção anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta. 6. O tempo disponível para esta prova é de três horas e trinta minutos. 7. Reserve os 30 minutos finais para marcar seu CARTÃO- RESPOSTA. Os rascunhos e as marcações assinaladas no CADERNO DE QUESTÕES não serão considerados na avaliação. 8. Quando terminar as provas, acene para chamar o aplicador e entregue o CARTÃO-RESPOSTA. 9. Você poderá deixar o local de prova somente após decorridos 60 minutos e poderá levar seu CADERNO DE QUESTÕES. 10. Você será excluído do exame no caso de: a. prestar, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata; b. perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do exame; c. se comunicar, durante as provas, com outro participante verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma; d. utilizar qualquer tipo de equipamento eletrônico e de comunicação durante a realização do exame; e. utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento, em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do exame; f. utilizar livros, notas ou impressos durante a realização do exame; g. se ausentar da sala de provas levando consigo o CADERNO DE QUESTÕES antes do prazo estabelecido e/ou o CARTÃO- RESPOSTA a qualquer tempo; h. não cumprir com o disposto no Edital. LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES SEGUINTES

Upload: dangnhan

Post on 29-Oct-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1° SIMULADO DE LINGUAGENS, CIÊNCIAS HUMANAS E REDAÇÃO 2017

1. Este CADERNO DE QUESTÕES contém 50 questões numeradas de 1 a 50, dispostas da seguinte maneira:

a. as questões de número 1 a 10 são relativas à Língua Portuguesa e Literatura Brasileira;

b. as questões de número 11 a 50 são relativas à área de Ciências Humanas.

2. Confira se seu CADERNO DE QUESTÕES contém a quantidade de questões e se essas questões estão na ordem mencionada na instrução anterior. Caso o caderno esteja incompleto, tenha qualquer defeito ou apresente divergência, comunique ao aplicador para que ele tome as providências cabíveis.

3. Não dobre, não amasse, nem rasure o CARTÃO-RESPOSTA, pois ele não poderá ser substituído.

4. Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 5 opções identificadas com as letras A, B, C, D e E. Apenas uma responde corretamente à questão.

5. No CARTÃO-RESPOSTA, preencha todo o espaço compreendido correspondente à opção escolhida para a resposta. A marcação em mais de uma opção anula a questão, mesmo que uma das respostas esteja correta.

6. O tempo disponível para esta prova é de três horas e trinta minutos.

7. Reserve os 30 minutos finais para marcar seu CARTÃO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcações assinaladas no CADERNO DE QUESTÕES não serão considerados na avaliação.

8. Quando terminar as provas, acene para chamar o aplicador e entregue o CARTÃO-RESPOSTA.

9. Você poderá deixar o local de prova somente após decorridos 60 minutos e poderá levar seu CADERNO DE QUESTÕES.

10. Você será excluído do exame no caso de:

a. prestar, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

b. perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do exame;

c. se comunicar, durante as provas, com outro participante verbalmente, por escrito ou por qualquer outra forma;

d. utilizar qualquer tipo de equipamento eletrônico e de comunicação durante a realização do exame;

e. utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento, em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do exame;

f. utilizar livros, notas ou impressos durante a realização do exame;

g. se ausentar da sala de provas levando consigo o CADERNO DE QUESTÕES antes do prazo estabelecido e/ou o CARTÃO-RESPOSTA a qualquer tempo;

h. não cumprir com o disposto no Edital.

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES SEGUINTES

Leitura

A uma crueldade formosa

A minha bela ingrata Cabelo de ouro tem, fronte de prata, De bronze o coração, de aço o peito; São os olhos reluzentes Por quem choro e suspiro, Desfeito em cinza, em lágrimas desfeito; Celestial safira, Os beiços são rubins, perlas os dentes; A lustrosa garganta De mármore polido; A mão de jaspe, de alabastro a planta. Que muito, pois, Cupido, Que tenha tal rigor tanta lindeza, As feições milagrosas, - Para igualar desdéns a formosuras – De preciosos metais, pedras preciosas, E de duros metais, de pedras duras?

Jerônimo Baía Questão 01 - Ao ler o poema, é possível inclui-lo em que tendência barroca?

(A) Cultismo e conceptismo (B) Conceptismo (C) Cultismo (D) Em nenhuma das tendências. (E) Função apelativa.

Questão 02 - No Brasil, o Barroco foi introduzido com o poeta:

(A) Gregório de Matos (B) Jerônimo Baía (C) Bento Teixeira (D) Bento Gonçalves (E) Camões

Questão 03 - (UNIV. FED. DE SANTA MARIA) Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:

(A) É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese. (B) Inicia com Prosopopeia, de Bento Teixeira. (C) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica. (D) Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica. (E) Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no Novo Mundo.

Questão 04 - (UFV) Leia a estrofe abaixo e faça o que se pede:

Dos vícios já desligados / nos pajés não crendo mais, / nem suas danças rituais, / nem seus mágicos cuidados.

(ANCHIETA, José de. O auto de São Lourenço)

Assinale a afirmativa verdadeira, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos meninos índios em procissão:

(A) Os meninos índios representam o processo de aculturação em sua concretude mais visível, como produto final de todo um empreendimento do qual participaram com igual empenho a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus. (B) A presença dos meninos índios representa uma síntese perfeita e acabada daquilo que se convencionou chamar de literatura informativa. (C) Os meninos índios estão afirmando os valores de sua própria cultura, ao mencionar as danças rituais e as magias praticadas pelos pajés. (D) Os meninos índios são figuras alegóricas cuja construção como personagens atende a todos os requintes da dramaturgia renascentista. (E) Os meninos índios representam a revolta dos nativos contra a catequese trazida pelos jesuítas, de quem querem libertar-se tão logo seja possível.

Questão 05 - (Univ. Est. de Londrina) – É lícito dizer que a literatura brasileira nasceu marcada:

(A) pela cultura clássica greco-romana. (B) pelas luzes do racionalismo francês. (C) pelo renascimento italiano, filtrado através da experiência nativa. (D) pela cultura barroca dos padres jesuítas. (E) pelo folclore indigenista.

Questão 06 - (USP) – Sobre o padre Anchieta podemos dizer que:

(A) foi autor de Prosopopeia. (B) foi o autor de um poema em louvor à Virgem e de um poema de cunho encomiástico, louvando a figura de Mem de Sá. (C) foi o autor de “Auto de Pregação Universal”, peça de cunho nitidamente clássico, demonstrando que Anchieta assimilou profundamente o Classicismo. (D) sua poesia tem como ponto alto Diálogos das Grandezas do Brasil. (E) nenhuma das anteriores.

Questão 07 - (Fuvest) – Assinale V (verdadeiro) ou F (falso), após analisar as afirmações que se seguem sobre o Quinhentismo:

( ) A literatura de informação ressalta a importância do trabalho com o estilo, com a forma. ( ) A atitude de Caminha em frente à terra recém-descoberta é de decepção e de repulsa pelo índio.

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

( ) A produção informativa do Quinhentismo frente à terra tem maior valor histórico-documental que literário. ( ) A exaltação ufanista das virtudes da terra prestava-se, também, ao incentivo à imigração e aos investimentos da Europa na Colônia. ( ) Autores românticos e modernistas valeram-se de sugestões temáticas e formais das crônicas de viagem. ( ) A literatura dos viajantes é ocorrência exclusiva brasileira, não tendo nenhum similar em nenhuma outra parte do mundo. ( ) A poesia de Anchieta está presa aos modelos renascentistas e reflete, em seus sonetos, uma transparente influência de Camões. A sequência é:

(A) F, F, V, V, V, F, F (B) F, F, F, V, V, V, F (C) F, F, F, F, F, V, V (D) V, V, V, V, V, V, V (E) V, V, V, V, V, F, F

Questão 08 - (Cescem) “Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem”.

No texto acima notamos:

(A) que Pero Vaz Caminha assume a atitude de um observador frio. (B) que Caminha se empolga pelas coisas da terra. (C) que o escritor descobriu águas-marinhas. (D) Caminha apenas está atento ao que vê, desprezando o entusiasmo tão comum da época. (E) nenhuma das anteriores.

Questão 09 - (Santa Casa) – Assinale a incorreta:

(A) A literatura de viagens constitui valioso documento do Brasil-Colônia. (B) Na literatura de viagens encontramos informações sobre a natureza e o homem brasileiro. (C) Os primeiros escritos sobre o Brasil pertencem à categoria de literatura, uma vez que notamos neles preocupações estéticas. (D) O mito ufanista é representado pelo louvor à terra fértil e a natureza como algo exuberante. (E) nenhuma das anteriores

Questão 10 - As primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a:

(A) Literatura informativa sobre o Brasil (crônica) e literatura didática, catequética (obra dos jesuítas). (B) Romances e contos dos primeiros colonizadores. (C) Poesia épica e prosa de ficção. (D) Obras de estilo clássico, renascentista. (E) Poemas românticos indianistas.

Questão 11 - “Sou uma pobre e velha mulher, / Muito ignorante, que nem sabe ler. Mostraram-me na igreja da minha terra / Um Paraíso com harpas pintado / E o Inferno onde fervem almas danadas, / Um enche-me de júbilo, o outro me aterra.

VILLON, F. In: GOMBRICH, E. História da arte. Lisboa: LTC, 1999.

Os versos do poeta francês François Villon fazem

referência às imagens presentes nos templos católicos

medievais. Nesse contexto, as imagens eram usadas

com o objetivo de

(A) refinar o gosto dos cristãos.

(B) educar os fiéis através do olhar.

(C) divulgar a genialidade dos artistas católicos.

(D) valorizar esteticamente os templos religiosos

(E) expor obras de arte decorativas.

Questão 12 - A chegada da televisão

A caixa de pandora tecnológica penetra nos lares

e libera suas cabeças falantes, astros, novelas,

noticiário os e as fabulosas, irresistíveis garotas

propaganda, versões modernizadas do tradicional

homem-sanduíche.

SEVCENKO, N. (Org). História da Vida Privada no Brasil 3. República: da

Belle Époque à Era do Rádio. São Paulo: Cia das Letras, 1998.

A TV, a partir da década de 1950, entrou nos lares

brasileiros provocando mudanças consideráveis nos

hábitos da população. Certos episódios da história

brasileira revelaram que a TV, especialmente como

espaço de ação da imprensa, tornou-se também

veículo de utilidade pública, a favor da democracia, na

medida em que

(A) amplificou os discursos nacionalistas e autoritários

durante o governo Vargas.

(B) revelou para o país casos de corrupção na esfera

política de vários governos.

(C) maquiou indicadores sociais negativos durante as

décadas de 1970 e 1980.

(D) apoiou, no governo Castelo Branco, as iniciativas de

fechamento do parlamento.

(E) dispersou propagandas positivas sobre o Regime

militar na década de 1960.

Questão 13 - O Egito é visitado anualmente por

milhões de turistas de todos os quadrantes do planeta,

desejosos de ver com os próprios olhos a

grandiosidade do poder esculpida em pedra há

milênios: as pirâmides de Gizeh, as tumbas do Vale dos

Ciências Humanas

Reis e os numerosos templos construídos ao longo do

Nilo.

O que hoje se transformou em atração turística era, no

passado, interpretado de forma muito diferente, pois:

(A) significava, entre outros aspectos, o poder que os

faraós tinham para escravizar grandes contingentes

populacionais que trabalhavam nesses monumentos.

(B) representava para as populações do alto Egito a

possibilidade de migrar para o sul e encontrar trabalho

nos canteiros faraônicos.

(C) significava a solução para os problemas

econômicos, uma vez que os faraós sacrificavam aos

deuses suas riquezas, construindo templos.

(D) representava a possibilidade de o faraó ordenar a

sociedade, obrigando os desocupados a trabalharem

em obras públicas, que engrandeceram o próprio Egito.

(E) significava um peso para a população egípcia, que

condenava o luxo faraônico e a religião baseada em

crenças e superstições.

Questão 14 - A primeira instituição de ensino brasileira

que inclui disciplinas voltadas ao público LGBT

(lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) abriu

inscrições na semana passada. A grade curricular é

inspirada em similares dos Estados Unidos da América

e da Europa. Ela atenderá jovens com aulas de

expressão artística, dança e criação de fanzines. É

aberta a todo o público estudantil e tem como principal

objetivo impedir a evasão escolar de grupos

socialmente discriminados.

Época, 11 jan. 2010 (adaptado).

O texto trata de uma política pública de ação afirmativa

voltada ao público LGBT. Com a criação de uma

instituição de ensino para atender esse público,

pretende-se:

(A) copiar os modelos educacionais dos EUA e da Europa. (B) permitir o acesso desse segmento ao ensino técnico. (C) criar uma estratégia de proteção e isolamento desse grupo. (D) promover o respeito à diversidade sexual no sistema de ensino. (E) segregar, de forma menos óbvia, essa parcela da população.

Questão 15 - Hoje em dia, nas grandes cidades, enterrar os mortos é uma prática quase íntima, que diz respeito apenas à família. A menos, é claro, que se trate de uma personalidade conhecida. Entretanto, isso nem sempre foi assim. Para um historiador ou sociólogo, os sepultamentos são uma fonte de

informações importantes para que se compreenda, por exemplo, a vida política das sociedades.

No que se refere às práticas sociais ligadas aos

sepultamentos,

(A) na Grécia Antiga, as cerimônias fúnebres eram

desvalorizadas, porque o mais importante era a

democracia experimentada pelos vivos.

(B) na Idade Média, a Igreja tinha pouca influência

sobre os rituais fúnebres, preocupando-se mais com a

salvação da alma.

(C) no Brasil colônia, o sepultamento dos mortos nas

igrejas era regido pela observância da hierarquia social.

(D) na época da Reforma, o catolicismo condenou os

excessos de gastos que a burguesia fazia para sepultar

seus mortos.

(E) no período posterior à Revolução Francesa,

devido as grandes perturbações sociais, abandona-se a

prática do luto.

Questão 16 - Na democracia estado-unidense, os

cidadãos são incluídos na sociedade pelo exercício

pleno dos direitos políticos e também pela ideia geral

de direito de propriedade. Compete ao governo

garantir que esse direito não seja violado. Como

consequência, mesmo aqueles que possuem uma

pequena propriedade sentem-se cidadãos de pleno

direito.

Na tradição política dos EUA, uma forma de incluir

socialmente os cidadãos é

(A) submeter o indivíduo à proteção do governo.

(B) hierarquizar os indivíduos segundo suas posses.

(C) estimular a formação de propriedades comunais.

(D) vincular democracia e possibilidades econômicas

individuais.

(E) defender a obrigação de que todos os indivíduos

tenham propriedades.

Questão 17 - A rede McDonald’s foi fundada na década de 1940 por Dick e Maurice McDonald, mas comprada e vastamente expandida por Ray Kroc a partir dos anos 1950. Kroc, um imigrante tcheco, foi aparentemente o primeiro empresário que aplicou os princípios da produção em massa a um setor de serviços. Em consequência de suas inovações, hoje cerca de 50 milhões de pessoas por dia comem em um McDonald’s em mais de 120 países.

A rede McDonald’s tornou-se um dos símbolos de algumas das principais mudanças, ocorridas em diversos países, nos últimos cinquenta anos. Sua história se confunde com a das relações econômicas internacionais. Uma mudança que pode ser

representada pela expansão dessa rede e sua respectiva causa histórica são:

(A) mundialização da cultura – extinção da dualidade local/global (B) padronização do consumo – expansão de empresas transnacionais (C) americanização dos costumes – internacionalização tecnológica do setor industrial (D) uniformização dos hábitos alimentares – integração mundial dos mercados nacionais (E) multiculturalização gastronômica – expansão de capital humano no setor alimentício.

Questão 18 - “Os meios de comunicação funcionam como um elo entre os diferentes segmentos de uma sociedade. Nas últimas décadas, acompanhamos a inserção de um novo meio de comunicação que supera em muito outros já existentes, visto que pode contribuir para a democratização da vida social, cultural e política da sociedade à medida que possibilita a instituição de mecanismos eletrônicos para a efetiva participação política e disseminação de informações. ”

Constitui o exemplo mais expressivo desse novo conjunto de redes informacionais a;

(A) Internet (B) Fibra ótica (C) TV digital (D) Telefonia móvel (E) Portabilidade telefônica.

Questão 19 - Na antiga Grécia, o teatro tratou de questões como destino, castigo e justiça. Muitos gregos sabiam de cor inúmeros versos das peças dos seus grandes autores. Na Inglaterra dos séculos XVI e XVII, Shakespeare produziu peças nas quais temas como o amor, o poder, o bem e o mal foram tratados. Nessas peças, os grandes personagens falavam em verso e os demais em prosa. No Brasil colonial, os índios aprenderam com os jesuítas a representar peças de caráter religioso.

Esses fatos são exemplos de que, em diferentes tempos e situações, o teatro é uma forma

(A) de manipulação do povo pelo poder, que controla o teatro. (B) de diversão e de expressão dos valores e problemas da sociedade. (C) de entretenimento popular, que se esgota na sua função de distrair. (D) de manipulação do povo pelos intelectuais que compõem as peças. (E) de entretenimento, que foi superada e hoje é substituída pela televisão.

Questão 20 - Seguiam-se vinte criados custosamente vestidos e montados em soberbos cavalos; depois destes, marchava o Embaixador do Rei do Congo magnificamente ornado de seda azul para anunciar ao Senado que a vinda do Rei estava destinada para o dia dezesseis. Em resposta obteve repetidas vivas do povo que concorreu alegre e admirado de tanta grandeza.

Coroação do Rei do Congo em Santo Amaro. Bahia apud DEL PRIORE, M Festas e utopias no Brasil colonial. In: CATELLI JR., R. Um olhar sobre as

festas populares brasileiras. São Paulo: Brasiliense 1994 (adaptado).

Originária dos tempos coloniais, a festa da Coroação do Rei do Congo evidencia um processo de

(A) exclusão social. (B) imposição religiosa (C) acomodação política. (D) supressão simbólica. (E) ressignificação cultural.

O TEXTO A SEGUIR SERVIRÁ DE BASE PARA

RESPONDER AS QUESTÕES DE 21 A 24

Existem diversas propostas explicativas para o

problema do Povoamento do continente americano.

Uma dessas propostas tem sustentado que todas as

populações americanas migraram, do Velho para o

Novo Mundo, pelo caminho terrestre de Bering sendo,

todas elas, pertencentes à raça mongólica. [...]

Outras rotas de migração foram propostas com

base na observação do polimorfismo das populações,

culturas e línguas existentes na América. Segundo essas

propostas, o povoamento se deu ao longo de diferentes

épocas e através de distintas rotas que incluem a

travessia por Bering e as travessias transoceânicas,

estas últimas propostas com base no estudo das

correntes marítimas.

Dentre as rotas marítimas, as do Pacífico Norte,

Médio e Sul apresentam-se como as vias de migração

das populações asiáticas, considerando que a maioria

das populações da Ásia oriental e da Oceania -

incluindo melanésios, polinésios e australianos -

alcançaram a América.

As rotas marítimas do Atlântica Norte, Central e

Sul também foram propostas. [...]

As explicações propostas até o momento, têm

explorado todas as alternativas possíveis de migração

para este continente, seja por caminhos marítimos ou

terrestres.

Uma dessas explicações tem sido colocada em

posição de destaque em detrimento das outras. A

explicação que propõe o caminho terrestre de Bering

como a única via de migração, ficou popularizada como

a Teoria do Povoamento. Esta proposta tem como

suporte a estratégia político-econômica norte-

americana, que mantém investimentos e incentivos à

pesquisa arqueológica em toda a América,

promovendo uma verdadeira geopolítica do

povoamento e direcionando as pesquisas financiadas.

[...]

Durante as duas últimas décadas, as descobertas

arqueológicas, vinculadas a pesquisas em outras áreas

do conhecimento, permitem dispor de novos dados

sobre o problema do povoamento da América.

[Entretanto,] o quadro atual das pesquisas fornece

dados suficientes para apoiar a nossa proposta e para

refutar a ideia de uma única via de acesso [...].

A proposta que apresentamos pode ser expressa

em três hipóteses, nos seguintes termos:

1. O povoamento da América ocorreu por acaso e

por diversas vias.

1.1. As primeiras migrações ocorreram da África

para a América através do Oceano Atlântico.

1.2. As migrações mais recentes ocorreram tanto

por via marítima (atlântico e pacífico) quanto pelo

caminho de Bering. [...]

MELO, Patrícia Pinheiro de. O problema do povoamento da América: uma

nova proposta explicativa. Clio, Série Arqueológica, Recife, nº 14, p. 263-

272, 2000. (Anais da X Reunião Científica da SAB).

QUESTÃO 21 - O texto acima nos apresenta algumas

teorias sobre o povoamento do continente americano.

Dentre as teorias descritas pela pesquisadora,

encontra-se a “Teoria do Povoamento” ou a de que os

primeiros grupamentos humanos teriam ingressado à

América pelo Estreito de Bering. O mapa abaixo

destaca algumas dessas teorias citadas:

Com base em seus conhecimentos, no texto

apresentado e no mapa destacado anteriormente, o

número que apresenta a provável rota tomada pelos

primeiros grupamentos humanos em direção ao

continente americano, de acordo com a “Teoria do

Povoamento”, é:

(A) 1. (B) 2. (C) 3. (D) 4. (E) 5.

QUESTÃO 22 - As hipóteses levantadas por Patrícia de Melo ao término de seu texto, que expressam a sua nova proposta explicativa para o povoamento do continente americano, buscam:

(A) reafirmar que o estreito de Bering teria sido a única via de acesso para a chegada dos primeiros grupamentos humanos ao continente americano.

(B) refutar por completo a “Teoria do Povoamento” e oferecer, em seu lugar, as hipóteses das migrações transoceânicas e transpacíficas.

(C) apontar que as diversas rotas, quer da África para a América através do Oceano Atlântico, quer por via marítima (Atlântico e Pacífico), quer pelo estreito de Bering, foram utilizadas para as migrações mais recentes.

(D) refutar a ideia de uma única via de acesso, através do estreito de Bering, e, em seu lugar, propor que o povoamento da América ocorreu por acaso e por diversas vias, sendo as mais recentes migrações ocorridas da África para a América através do Oceano Atlântico.

(E) refutar a ideia de uma única via de acesso, através do estreito de Bering, e, em seu lugar, propor que o povoamento da América ocorreu por acaso e por diversas vias, sendo as mais recentes migrações ocorridas tanto por via marítima (Atlântico e Pacífico) quanto pelo caminho de Bering.

QUESTÃO 23 - “A explicação que propõe o caminho

terrestre de Bering como a única via de migração, ficou

popularizada como a Teoria do Povoamento. Esta

proposta tem como suporte a estratégia político-

econômica norte-americana, que mantém

investimentos e incentivos à pesquisa arqueológica em

toda a América, promovendo uma verdadeira

geopolítica do povoamento e direcionando as

pesquisas financiadas.” Conforme o trecho

anteriormente destacado demonstra, podemos

perceber que as discussões sobre o povoamento do

continente americano estão relacionadas também com

questões geopolíticas. Um dos diversos problemas de

ordem política e cultural, para além do citado no texto,

que estariam relacionados com essas discussões é:

(A) a tese da superioridade do homem tropical, que se contrapõe à superioridade do homem africano.

1

2

3

4

5

(B) a tese da impossibilidade da travessia do Estreito de Bering.

(C) a tese da falsidade das pinturas arqueológicas da Serra da Capivara, no Piauí.

(D) a tese do eurocentrismo, que, entre outras coisas, advoga a expansão da humanidade pelo mundo a partir do continente europeu.

(E) a tese do povoamento reverso, que defende que o mundo todo foi povoado a partir dos povos americanos.

QUESTÃO 24 – O caso do “povoamento do continente

americano” é um exemplo de como a História é:

(A) baseada em fatos neutros e imutáveis. (B) produzida por consensos e debates. (C) criada e recriada por seus personagens políticos. (D) formada por um discurso ideológico de esquerda. (E) uma ciência que independe de outras para ser

escrita.

QUESTÃO 25 – (UFPE 2002) O conhecimento sobre as

formas de sobrevivência humana, na pré-história

brasileira, é um grande quebra-cabeça que vem sendo

estudado por pré-historiadores e arqueólogos. Sobre a

pré-história brasileira, assinale a alternativa correta.

(A) Os habitantes dos sambaquis sepultavam os seus mortos, colocando os corpos em urnas funerárias e os enterravam sob suas cabanas.

(B) Denomina-se arte rupestre o conjunto de pinturas corporais, em cerâmica e em artefatos de madeira, produzidos na pré-história brasileira.

(C) O estudo da cultura material, incluindo a arte rupestre, pode gerar conhecimento sobre aspectos da vida material e espiritual dos povos que a produziram.

(D) As recentes pesquisas arqueológicas realizadas no Nordeste brasileiro comprovam a tese defendida na década de sessenta: o homem mais antigo do Brasil teria existido por volta de doze mil anos atrás.

(E) Através de escavações realizadas nos Estados de Goiás e Mato Grosso, foi comprovada a tese de que, nestas regiões, habitavam povos descendentes de incas bolivianos.

QUESTÃO 26 – (UNESP 2004) Nos últimos anos,

apoiada em técnicas mais avançadas, a arqueologia

tem fornecido pistas e indícios sobre a história dos

primeiros habitantes do território brasileiro antes da

chegada dos europeus. Sobre esse período da história,

é possível afirmar que:

(A) as práticas agrícolas, até a chegada dos europeus, eram desconhecidas por todas as populações nativas que, conforme os vestígios encontrados, sobreviviam apenas da coleta, caça e pesca.

(B) os vestígios mais antigos de grupos humanos foram encontrados na região do Piauí e as datações sobre suas origens são bastante controvertidas, variando entre 12 mil e 40 mil anos.

(C) os restos de sepulturas e pinturas encontrados em cavernas de várias regiões do país indicam que os costumes e hábitos desses primeiros habitantes eram idênticos aos dos atuais indígenas nas reservas.

(D) os sambaquis, vestígios datados de 20 mil anos, comprovam o desconhecimento da cerâmica entre os indígenas da região, técnica desenvolvida apenas entre povos andinos, maias e astecas.

(E) os sítios arqueológicos da ilha de Marajó são provas da existência de importantes culturas urbanas com sociedades estratificadas que mantinham relações comerciais com povos das Antilhas e América Central.

QUESTÃO 27 – (UEL 2008) Analise o mapa a seguir:

Este mapa indica a fase da expansão europeia

referente

(A) à colonização do Brasil e ao comércio triangular. (B) aos domínios coloniais ibéricos e suas possessões

além-mar. (C) à expansão lusa denominada “Carreira das

Índias”. (D) ao comércio triangular do Atlântico Norte. (E) ao auge do comércio desencadeado pelo tráfico

negreiro.

QUESTÃO 28 – (7ª Olimpíada Nacional em História do

Brasil – Adaptada) Observe a imagem do quadro e a

imagem do fotograma de uma cena de filme e escolha

uma alternativa:

(A) O filme O Descobrimento do Brasil de Humberto Mauro fazia parte de uma política institucional de produção de cinema educativo.

(B) Os indígenas, em ambas as imagens, são retratados em primeiro plano e em maior quantidade, mas o tema principal é a cruz no altar.

(C) Os dois documentos (quadro e fotograma do filme) obedecem a uma hierarquia em termos de representação, sendo que o filme é o menos fidedigno dentre eles.

(D) O quadro de Victor Meirelles exerce grande influência na narrativa visual adotada pelo filme de Humberto Mauro.

(E) Apesar de ambos documentos possuírem a mesma temática, uma comparação mais apurada torna-se inviável em função das distintas tipologias de fontes.

QUESTÃO 29 – (Mackenzie-SP 2009) Na historiografia

brasileira, encontramos um debate que procura

responder à seguinte questão: tendo em vista sua

estrutura geral, poderíamos classificar o Brasil-colônia

como um exemplo tardio de Feudalismo? Analisando a

estrutura colonial brasileira, podemos refutar a

hipótese de Brasil feudal, considerando que

(A) a produção colonial, embora agrícola, visava ao abastecimento do mercado externo, obedecendo à lógica do Capitalismo Comercial.

(B) o controle político das Capitanias Hereditárias esteve, exclusivamente, nas mãos dos donatários, oriundos da alta nobreza portuguesa.

(C) o progresso da colônia assentava-se sobre a servidão coletiva imposta a índios e africanos.

(D) a economia colonial desenvolveu um comércio interno insignificante, sobretudo durante o ciclo da mineração.

(E) a sociedade colonial era, juridicamente, classificada como estamental, tendo em vista a impossibilidade legal de libertação de escravos.

QUESTÃO 30 – “Irá diretamente à Bahia, e logo que

chegue, deve apossar-se da cerca ou fortificação que

havia feito o donatário Francisco Pereira Coutinho [...]

Todavia, como consta que esse local não é dos mais

apropriados, o estabelecimento que fizer nele será de

natureza provisória e deve escolher outro mais pela

baía dentro [...] com que pelo tempo adiante venha a

povoação a ser a cabeça de todas as capitanias.” O

trecho do documento apresentado faz referência

(A) à fundação da França Antártica. (B) à divisão da América Portuguesa em capitanias

hereditárias. (C) à transferência da sede da América Portuguesa ao

Rio de Janeiro. (D) à criação do Estado do Maranhão. (E) ao estabelecimento do Governo Geral.

Questão 31 - (Fatec) O Iraque, recentemente em guerra com os EUA e Inglaterra, já foi palco de uma grande civilização na Antiguidade, a Mesopotâmia.

Desta civilização, inserida na área do Crescente Fértil, é correto afirmar:

(A) teve em Senaqueribe seu mais importante rei, que além de transformar a Babilônia num dos principais centros urbanos, elaborou o 1º código de leis completo, assentado nas antigas tradições sumerianas. (B) durante o governo de Nabucodonosor foram realizadas grandes construções públicas, merecendo destaque os "Jardins Suspensos da Babilônia", considerados uma das maravilhas do Mundo Antigo. (C) Nabopalassar, que substituiu Nabucodonosor, não conseguiu manter o império, que foi conquistado por Ciro, o Grande, da Pérsia. (D) Assurbanípal, rei dos Assírios, depois de dominar a Caldeia, mudou a capital do império para a cidade de Ur. (E) com Hamurábi, os sumerianos, vindos do planalto do Irã, fixaram-se na Caldéia e fundaram diversas cidades autônomas, como Ur, Nínive e Babilônia.

Questão 32 - O Crescente Fértil, expressão que identifica uma área da civilização antiga, refere-se às seguintes civilizações:

(A) China, Índia e Japão (B) Grécia, Roma e Egito (C) Irã, Palestina e Mesopotâmia (D) Fenícia, Cartago e Roma (E) Turquia, Roma e Arábia

Questão 33 - "- Se um arquiteto constrói uma casa para alguém, porém não a faz sólida, resultando daí que a casa venha a ruir e matar o proprietário, este arquiteto é passível de morte.

- Se, ao desmoronar, ela mata o filho do proprietário, matar-se-á o filho deste arquiteto."

O preceito legal anterior pertence ao seguinte Código:

(A) Corpus Juris Civilis (B) Código de Hamurabi (C) Código de Direito Canônico (D) Código Napoleônico (E) Código de Justiniano

Questão 34 - (Pucsp) O cristianismo, na sua origem, está repleto de heranças (em geral modificadas) da religião judaica; mas há, também, elementos que não são partilhados por essas duas concepções religiosas. Dentre eles, podemos destacar

(A) a referência ao Antigo Testamento como escritura sagrada. (B) o conceito de culpa como elemento estruturante da moral religiosa. (C) a fé em um deus único. (D) o alcance universal do ideal de salvação. (E) a adoção de uma moral sexual que valoriza a monogamia.

Questão 35 - (Uel) " ... essencialmente mercadores, exportavam pescado, vinhos, ouro e prata, armas, praticavam a pirataria, e desenvolviam um intenso comércio de escravos no Mediterrâneo..."

O texto refere-se a características que identificam, na Antiguidade Oriental, os

(A) fenícios. (B) hebreus. (C) caldeus. (D) egípcios. (E) persas.

Questão 36 - (Ufpe) Entre os povos do oriente médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é

considerado como uma continuação das tradições religiosas hebraicas.

A partir do texto anterior, assinale a alternativa incorreta:

(A) Originários da Arábia, os hebreus constituíram dois reinos: o de Judá e o de Israel na Palestina. (B) As guerras geraram a unidade política dos hebreus. Esta unidade se firmou primeiro em torno de juízes e, depois em volta dos reis. (C) Os profetas surgiram na Palestina por volta dos séculos VIII e VII aC., quando ocorreu uma onda de protestos dos trabalhadores contra os comerciantes. (D) A religião hebraica passou por diversas fases, evoluindo do politeísmo ao monoteísmo difundido pelos profetas. (E) Os hebreus se organizaram social e economicamente com base na propriedade da terra, o que deu início à Diáspora.

Questão 37 - (Ufrn) As sociedades que, na Antiguidade, habitavam os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates tinham em comum o fato de:

(A) terem desenvolvido um intenso comércio marítimo, que favoreceu a constituição de grandes civilizações hidráulicas. (B) serem povos orientais que formaram diversas cidades-estados, as quais organizavam e controlavam a produção de cereais. (C) haverem possibilitado a formação do Estado a partir da produção de excedentes, da necessidade de controle da água e da diferenciação social. (D) possuírem, baseados na prestação de serviço dos camponeses, imensos exércitos que viabilizaram a formação de grandes impérios milenares. (E) nenhuma das alternativas acima.

Questão 38 - (Ufsm) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de

(A) ser ponto de confluência de rotas comerciais de povos de diversas culturas. (B) ter um subsolo rico em minérios, possibilitando o salto tecnológico da idade da pedra para a idade dos metais. (C) apresentar um relevo peculiar e favorável ao isolamento necessário para o crescimento socioeconômico. (D) possuir uma área agriculturável extensa, favorecida pelos rios Tigre e Eufrates. (E) abrigar um sistema hidrográfico ideal para locomoção de pessoas e apropriado para desenvolvimento comercial.

Questão 39 - No Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) destacou-se a arte rupestre. Qual das alternativas abaixo explica o que era a arte rupestre?

(A) A arte rupestre era composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais) feitas em paredes de cavernas ou pedras pelos homens do período Paleolítico. (B) Tipo de arte feita na Pré-história que se baseava na pintura de quadros e escultura em madeira. (C) Pinturas feitas com sangue de animais nas paredes das primeiras igrejas, que surgiram neste período. (D) Estilo artístico desenvolvido na Pré-História onde os artistas podiam expor suas obras de arte em pequenos museus e galerias de arte. (E) Arte desenvolvida no período modernista brasileiro que emprega o naturalismo e a forma.

Questão 40 - Qual das alternativas abaixo apresenta as principais características do período da Pré-História conhecido como Paleolítico? (A) Os homens praticavam a agricultura e domesticavam animais. (B) Os homens viviam em casas, organizadas em vilas, o poder ficava nas mãos de um chefe. (C) Os homens faziam artefatos (ferramentas, armas, utensílios domésticos) de ferro e construíam suas casas de madeira e argila. (D) Os homens habitavam cavernas, viviam da caça de animais e coleta de vegetais, usavam instrumentos feitos com ossos e pedras lascadas.

(E) Os homens e os dinossauros conviviam nos mesmos espaços geográficos. Porém, os conflitos pela caça eram constantes chegando, algumas vezes, os dinossauros servirem como alimento aos homens.

Questão 41 - (UEL) “No tempo em que os sindicatos eram fortes, os trabalhadores podiam se queixar do excesso de velocidade na linha de produção e do índice de acidentes sem medo de serem despedidos. Agora, apenas um terço dos funcionários da IBP [empresa alimentícia norte-americana] pertence a algum sindicato. A maioria dos não sindicalizados é imigrante recente; vários estão no país ilegalmente; e no geral podem ser despedidos sem aviso prévio por seja qual for o motivo. Não é um arranjo que encoraje ninguém a fazer queixa. [...] A velocidade das linhas de produção e o baixo custo trabalhista das fábricas não sindicalizadas da IBP são agora o padrão de toda indústria.”

(SCHLOSSER, Eric. País Fast-Food. São Paulo: Ática, 2002.p. 221.)

No texto, o autor aborda a universalização, no campo industrial, dos empregos do tipo Mcjobs “McEmprego”, comuns em empresas fast-food. Assinale a alternativa que apresenta somente características desse tipo de emprego.

(A) Alta remuneração da força-de-trabalho adequada à especialização exigida pelo processo de produção automatizado. (B) Alta informalidade relacionada a um ambiente de estabilidade e solidariedade no espaço da empresa. (C) Baixa automatização num sistema de grande responsabilidade e de pequena divisão do trabalho. (D) Altas taxas de sindicalização entre os trabalhadores aliadas a grandes oportunidades de avanço na carreira. (E) Baixa qualificação do trabalhador acompanhada de má remuneração do trabalho e alta rotatividade.

Questão 42 - A globalização ora em curso está para o atual período científico-tecnológico do capitalismo como o colonialismo esteve para sua etapa comercial ou o imperialismo para o final da fase industrial e início da fase financeira. Trata-se de uma expansão que visa aumentar mercados e, portanto, lucros, que é o que de fato move os capitais produtivos ou especulativos, na arena do mercado.

SENE, E. de; MOREIRA, J. C. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 1998. p. 64. Texto adaptado.

Sobre as manifestações características da globalização, é correto afirmar:

(A) A redefinição das relações políticas, econômicas e culturais entre os países modifica o papel e o significado das fronteiras nacionais. (B) A globalização anulou a força/influência do Estado-Nação como poder regulador da vida econômica e social dos países. (C) A nova divisão internacional do trabalho permite que grandes conglomerados empresariais passem a exercer uma dominação crescente no setor industrial e de serviços. (D) É cada vez menor a cooperação internacional entre governos, instituições não governamentais e indivíduos, dado o crescente isolamento das nações. (E) Nenhuma das alternativas acima.

Questão 43 - O capitalismo financeiro surgiu ao final do século XIX e início do século XX através da fusão entre capital industrial e capital bancário. Sobre a história e características dessa etapa do sistema capitalista, julgue os itens a seguir:

I. É o período da história do capitalismo em que as próprias ações das grandes empresas tornaram-se mercadorias, isto é, passaram a ser negociadas como produtos;

II. Nesse sistema, as empresas procuram assegurar a lei da livre concorrência para baratear os seus produtos e conquistar o mercado consumidor;

III. É a fase do capitalismo em que mais se ofereceram condições para a proliferação das empresas multinacionais;

IV. O capitalismo financeiro foi construído para combater a suposta ameaça socialista soviética no mundo.

São corretas as afirmativas:

(A) I e II. (B) I e III. (C) II e IV. (D) I, II e III. (E) I, II, III e IV.

Questão 44 - Com o advento da Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científica ou Revolução Informacional, o capitalismo atinge sua fase informacional-global. Isso ocorre no pós-Segunda Guerra, sobretudo a partir dos anos 70 do século XX, com a expansão de empresas multinacionais e diversas tecnologias no espaço mundial.

(Adaptado de Moreira, J.C e Sene, E. Geografia do Ensino Médio, p. 174)

Sobre o assunto, é correto afirmar que:

(A) Nessa fase do capitalismo, os países tornam-se cada vez mais vulneráveis aos interesses das grandes corporações internacionais, fato associado à crescente circulação de capitais, mercadorias, informações e pessoas, características importantes do processo de globalização. (B) A característica mais importante e fundamental dessa etapa do desenvolvimento capitalista é a crescente importância do conhecimento, fato que tem gerado maior interdependência entre os países e diminuído a desigualdade econômica e social entre as nações. (C) Nessa fase do capitalismo, ocorre uma verdadeira “guerra” nas bolsas de valores e mercados futuros em diversos países do mundo como também em outros setores econômicos. Este período é também caracterizado pela igualdade competitiva entre empresas de países pobres e ricos. (D) No capitalismo globalizado, a intensificação dos fluxos comerciais no espaço mundial é intensa e harmônica. Os produtos são transportados por enormes navios, trens, caminhões e aviões, que circulam por modernas e intricadas redes que cobrem grandes extensões da superfície terrestre. (E) Nenhuma das alternativas acima.

Questão 45 - (UFPB-2007) Para Boligian e Alves (2011), o capitalismo evoluiu como sistema econômico, mudando a organização da economia e da sociedade e interferindo na Divisão Internacional do Trabalho - DIT

de acordo com as particularidades de cada momento histórico. Alguns aspectos fundamentais caracterizam o sistema capitalista desde suas etapas iniciais. A relação correta entre a etapa do capitalismo, uma importante característica e seu período histórico está corretamente expressa em:

(A) Capitalismo Comercial - Liberalismo Econômico - séculos XVI e XVII. (B) Capitalismo Industrial - Keynesianismo - final do século XVIII e início do século XIX. (C) Capitalismo Industrial – Mercantilismo – séculos XVII e XVIII. (D) Capitalismo Financeiro - Liberalismo Econômico - séculos XVIII e início do século XIX. (E) Capitalismo Informacional - Neoliberalismo - final do século XX e início do século XXI.

Questão 46 - (UFC-2007) Sobre a Geografia, seus métodos, seus procedimentos, suas abordagens, assinale V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.

A) ( ) A Geografia Tradicional tem por base metodológica a teoria marxista. B) ( ) O Determinismo Geográfico de Ratzel, surge como resposta ao Possibilismo de Vidal de la Blache. C) ( ) O espaço geográfico tem uma dimensão histórica e, portanto, devemos considerá-lo na sua relação temporal. D) ( ) A Geografia ao longo de sua trajetória tem vivenciado avanços e recuos. Hoje, pode-se dizer que a Geografia apresenta grandes avanços metodológicos permitindo compreender a dinâmica e as contradições sociais do espaço geográfico. E) ( ) A sala onde você está se analisando este exercício contém natureza transformada pelo trabalho social. Olhe para as paredes, carteiras e demais objetos ao seu redor e perceberá isto. Quase tudo que nos cerca é o resultado do trabalho social sobre a natureza, inclusive o espaço geográfico, objeto de estudo da Geografia.

(A) F,F,F,F e V. (B) V,F,V,F e V. (C) F,F,V,F e F. (D) F,F,V,V e V. (E) V,V,V,F e V.

Questão 47 - (UVA-2008) Analise as alternativas abaixo que tratam das concepções, escolas e evolução da Geografia.

I. Sendo a Geografia uma ciência de transformação e elaboração do espaço, a mesma faz uma interconexão entre o espaço da produção, circulação e idéias no decorrer do tempo histórico.

II. A principal mudança no ensino da geografia é a passagem, que ainda ocorre, de uma geografia

tradicional e descritiva voltada para a memorização, para uma geografia crítica preocupada com o raciocínio e o espírito crítico do aluno.

III. O principal livro de Friedrich Ratzel, denomina-se Antropogeografia – fundamentos da aplicação da Geografia à História; pode-se dizer que esta obra funda a Geografia Humana. Nela, Ratzel definiu o objeto geográfico como o estudo da influência que as condições naturais exercem sobre a humanidade.

IV. Vidal de La Blache criou uma doutrina, o Possibilismo, e fundou a escola francesa de Geografia. E, mais, trouxe para a França o eixo da discussão geográfica, situação que se manteve durante todo o primeiro quartel do século XX.

Estão corretos:

(A) Somente o item IV. (B) Somente os itens I e III. (C) Todos os itens. (D) Somente os itens II e IV. (E) Somente os itens I e II.

Questão 48 - (UVA) Numa alusão aos princípios metodológicos da Geografia, podemos afirmar que o princípio em que o geógrafo compara as características da área estudada com a de outras regiões da Terra, estabelecendo as semelhanças e as diferenças é o:

(A) Princípio da analogia, formulado por Karl Ritter e Vidal de la Blache. (B) Princípio da extensão, formulado por Frederico Ratzel. (C) Princípio da atividade, formulado por Jean Brunhes. (D) Princípio da causalidade, formulado por Alexandre de Humboldt. (E) Nenhuma das alternativas acima.

Questão 49 - (URCA/CE–2009) Analise as proposições sobre a formação do pensamento e da ciência geográfica.

(1) Na Idade Média, na Grécia Antiga; Heródoto, Hipocrates e Aristóteles, entre outros analisaram a dinâmica dos fenômenos naturais, elaboraram descrições de paisagens e estudaram a relação homem-natureza.

(2) Foi em meados do século XIX, graças aos trabalhos de dois pesquisadores franceses, Humboldt e Ritter, que a geografia foi fundada como ciência, com a gradativa sistematização do seu arcabouço teórico metodológico.

(3) Apesar de ter tido um importante papel no desenvolvimento da ciência geográfica, a geografia tradicional nos legou um ensino escolar centrado na memorização de mapas e dados estatísticos sobre

população e economia, juntamente com as características físicas de clima, relevo, vegetação e hidrografia.

(4) Com o fim do socialismo real, houve uma redução da influência do marxismo nas ciências humanas, o que possibilitou a difusão de outras correntes teórico-metodológicas na geografia crítica, como a fenomenologia e o existencialismo, ao mesmo tempo em que as correntes críticas passaram a valorizar as novas tecnologias – computadores, satélites etc. – na interpretação do espaço geográfico. (5) Após três décadas de renovação e com o avanço da globalização, o crescimento de problemas como os conflitos étnicos, a questão ambiental, os movimentos terroristas, as crises financeiras etc., consolida-se a certeza de que a geografia é uma disciplina fundamental para a compreensão do mundo contemporâneo nas escalas local, nacional e mundial.

Marque a alternativa correta:

(A) Todas as alternativas estão corretas. (B) As alternativas 1 e 2 estão erradas e 3, 4 e 5 estão corretas. (C) As alternativas 1, 3, 4 e 5 estão corretas e 2 está errada. (D) As alternativas 2, 3, 4 e 5 estão corretas e 1 está errada. (E) As alternativas 1, 2, 3 e 5 estão erradas e 4 está correta.

Questão 50 - (UFC/CE–2009) Existem diferentes modos de entender o espaço geográfico e de analisar e explicar a relação da sociedade com a natureza. Acerca dessa relação, assinale a alternativa que associa corretamente o posicionamento das correntes do pensamento geográfico ao seu modo de compreender a problemática da Amazônia ou de opinar sobre a intervenção humana na Região.

(A) Os adeptos do Determinismo Geográfico culpam a gestão pública inadequada pela pobreza e pelo abandono em que vivem as populações locais. (B) Os seguidores da Geografia Quantitativa combatem o uso de recursos técnico-científicos modernos na reorganização do espaço regional. (C) Os defensores do Possibilismo atribuem às condições climáticas e à existência de solos desfavoráveis a responsabilidade pela pobreza da população regional. (D) Os defensores de uma perspectiva crítica explicam a problemática da Região como resultante de uma integração dos fatores naturais com os socioeconômicos. (E) Os que buscam compreender o espaço a partir de elementos culturais responsabilizam os povos indígenas pela condição atual de degradação da Região.

PROPOSTAS DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “DOIS ANOS DA ‘LEI DO FEMINICÍDIO’: PRIMEIRAS IMPRESSÕES”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

INSTRUÇÕES • O texto definitivo deve ser escrito à tinta,na folha própria , em até 30 linhas.

• A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta da Redação ou Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderada para efeito de correção. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

• Tiver até 7 linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”.

• Fugir ao tema ou não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.

• Apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.

• Apresentar parte do texo deliberadamente desconectada do tema proposto

TEXTO I Sancionada no dia 9 de março de 2015 pela Presidenta Dilma Rousseff, a Lei do Feminicídio é uma vitória para igualdade entre os sexos. A lei de número 13.104 altera o código penal para prever o feminicídio como um tipo de homicídio qualificado e incluí-lo no rol dos crimes hediondos. Na prática, isso quer dizer que casos de violência doméstica e familiar ou menosprezo e discriminação contra a condição de mulher passam a ser vistos como qualificadores do crime. “As Diretrizes Nacionais buscam eliminar as discriminações a que as mulheres são alvo pelo machismo, pelo racismo, pelo etnocentrismo e por outras formas de desigualdades que se manifestam desde a maneira como elas vivem, a deflagração de conflitos com base em gênero e os ciclos de violência, que culminam com as mortes violentas”, explicou a representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman. “Feminicídios são assassinatos cruéis e marcados por impossibilidade de defesa da vítima, torturas, mutilações e degradações do corpo e da memória. E, na maioria das vezes, não se encerram com o assassinato. Mantém-se pela impunidade e pela dificuldade do poder público em garantir a justiça às vítimas e a punição aos agressores”, disse. As Diretrizes Nacionais detalham as motivações baseadas em gênero que podem estar por trás de episódios violentos: sentimento de posse sobre a mulher; controle sobre seu corpo, desejo e autonomia; limitação da sua emancipação profissional, econômica, social ou intelectual; tratamento da mulher como objeto sexual; e manifestações de desprezo e ódio pela mulher e por sua condição de gênero.

https://nacoesunidas.org/onu-feminicidio-brasil-quinto-maior-mundo-diretrizes-nacionais-buscam-solucao/ http://www.vix.com/pt/bdm/comportamento/lei-do-feminicidio-entenda-o-que-e-e-o-que-muda-para-a-mulher

TEXTO II Quando o crime contra Eliza Samudio aconteceu em 2010, a Lei Maria da Penha tinha 04 anos e ainda não havia sido incorporada a qualificadora do feminicídio. Recentemente, muitos se incomodaram bastante com a soltura de Bruno em 6 anos e 7 meses diante dos 22 anos de sua condenação, e fundamentaram sua indignação argumentando que a concessão de habeas corpus a Bruno representaria a condescendência da justiça brasileira com a violência fatal contra mulheres, e mais, que isso estimularia novos assassinatos. As reações nesse sentido se agravaram diante da suposta notícia de que 09 clubes teriam feito propostas ao goleiro e de que fãs o teriam recepcionado na porta do Fórum de Santa Luzia (MG), pedindo para tirar selfies.

http://justificando.cartacapital.com.br/2017/03/10/o-que-incomoda-no-caso-do-goleiro-bruno/

Redação