1  · outro grande desafio que acompanha os profissionais do mercado, ... à invasão dos...

20
1 www.sincor-es.com.br ]

Upload: nguyenmien

Post on 12-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1www.sincor-es.com.br

]

2www.sincor-es.com.br

OPINIÃO[

SEDE PRÓPRIAEndereço:- Rua Frederico Lagassa, Nº 30 Conj. 509/512 - Edf. Scheila - Bairro Gurigica, Vitória,

ESSite: www.sincor-es.com.br

E-mail: [email protected]

DiretoriaPresidente: José Romulo da Silva1º Vice-Presid.: Pedro de Paula Pinto2º Vice-Presid.: Leovigildo José Bello1º Secretário: José Alexandre Cid Pinto2º Secretário: Antonio Nelson B. Fortunato1º Tesoureiro: Antonio José A. Imperial2º Tesoureiro: Rene Neves FariasDiretora Social: Leonardo Souza BergaminiDir. Marketing: Willian da Silva AraújoDir. Informática: Jaime Balbino de OliveiraDir.Rel.c/Merc.: Neudon de Almeida Valadão

SuplentesAna Julia Merotto, Antonio Dimas Neto e

Deusdete Mantovanelli

Conselho FiscalSanta de Luzie Laiber Oliveira, Luiz Carlos

da Silva Porto e Maria Angélica Baptista

SuplentesEdneia Bossaneli Araújo, Jocarly Santos

Spinasse e Marisa Machado Imperial

Delegados Representantes junto a Fenacor-EfetivosJosé Romulo da Silva e Nicolau Marino Calabrez

Delegados Representantes junto a Fenacor-SuplentesCleber Calabrez e Paulo Henrique Rocha Latado

Jornalista ResponsávelMarcilene Forechi MTB 627/95

Redação e EdiçãoMarcilene Forechi

[email protected]

DiagramaçãoIvo Tadeu Basilio

ImpressãoGM Gráfica e Editora Ltda

EXPEDIENTE

Telefones para ContatoSINCOR-ES

Geral....................................... 2125-6666................................................ 2125-6667Deptº Adm./Financ.................. 2125-6669Cadastro Corretor................... 2125-6674Atend. D.P.V.A.T..................... 2125-6671Fax......................................... 2125-6672Revista Sincor-ES.................. 2125-6671Assistente de Diretoria.......... 2125-6670

Empresas ColigadasCREDICORES....................... 3315-5027............................................... 3315-5028FUNENSEG-ES..................... 2125-6673............................................... 2125-6683CVG-ES................................. 2125-6675CAMASEG-ES....................... 2125-6667

José Romulo da SilvaPresidente do Sincor-ES

Boas perspectivas para 2010No início de 2009, o assunto era a crise econômica que abalou o

mundo e que deixou investidores e a população em estado de alerta. Apesar de não termos sentido, de imediato, os efeitos, todos especu-lavam que o ano de 2010 seria difícil. De fato, o início foi de tensão, de cautela e de reservas por parte do mercado.

Mas, tão logo a poeira baixou, 2009 se mostrou um ano promissor para a economia do país e do Espírito Santo e, para o mercado de seguros, as oportunidades de negócios não pararam de crescer. As projeções da Susep em 2009 continuaram otimistas, apesar dos anúncios de retração em alguns setores da economia.

A indústria automobilística, por exemplo, andou a todo vapor a partir do segundo semestre e a grande quantidade de carros novos coloca-dos no mercado no ano passado provocou um aquecimento de 12% no segmento de seguros auto. A Superintendência de Seguros (Susep) apurou, em novembro de 2009, uma receita em prêmios no mercado de seguros 29% maior do que a verificada no mesmo período de 2008.

Assim, iniciamos 2010 otimistas e confiantes, sem, no entanto, nos esquecermos dos desafios que tem se apresentado e que devem ser motivo de preocupação e de busca de soluções. Um desses desafios é o que se refere à carga tributária que sacrifica o pequeno corretor de seguros. Por isso, 2010 será um ano em que intensificaremos nosso trabalho de convencimento aos parlamentares federais para que aprovem a inclusão das corretoras de seguros no Simples.

Outro grande desafio que acompanha os profissionais do mercado, principalmente, os corretores de seguros, diz respeito à necessidade constante de atualização para que eles possam fazer frente às mudan-ças e demandas de um consumidor cada vez mais exigente.

O mercado de seguros, no Espírito Santo e no Brasil é um mercado em expansão e já representa pouco mais do PIB nacional. A expectati-va da Susep, com a inclusão das classes C e D como consumidoras de seguros populares (principalmente de vida e acidentes pessoais) pode levar esse percentual a dobrar de tamanho em 10 anos.

No Espírito Santo, a profissionalização do corretor de seguros tem se mostrado ferramenta importante para que o estado se configure no cenário nacional como um mercado importante, com bons profissionais e boas condições de negócios.

A qualificação e a atualização profissional é considerada pelo Sincor-ES como condição para que o mercado continue a crescer e se consolide como um grande mercado no cenário nacional. Nesse contexto de crescimento, o profissional corretor de seguros é peça chave, pois, atuando como consultor especializado ele oferece cada vez mais excelência no atendimento ao consumidor.

3www.sincor-es.com.br

SUMÁRIO]04 Notícias do Sincor

“Onde começa a delinquência?”

JOSÉ ROMULO DA SILVAPRESIDENTE DO SINCOR-ES

B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

19 Imagens de 2009

08 Retrospectiva 2009Sincor-ES reúne mais de 600 pessoas na fes-ta de entrega da premiação “Destaques do Ano do Mercado de Seguros do ES”

por Boris Najack18 Social

Numa noite dessas, quando voltáva-mos para casa um pouco mais tarde do que o horário habitual, percebemos uma pequena aglomeração de jovens, no quintal de uma casa comercial.

Fora do horário de expediente a casa estava fechada, o que a tornava propícia à invasão dos desocupados.

Em princípio pensamos que eram meninos de rua buscando abrigo seguro, mas logo percebemos que se tratava de garotos de classe média, fazendo uso de drogas, despreocupadamente.

Sentimos profunda compaixão por aqueles meninos tão novos e já sem rumo. Perdidos nos cipoais das drogas, num ca-minho de difícil retorno.

Logo em seguida nos perguntamos: onde estão os pais desses jovens?

Será que sabem o que fazem seus filhos? Ou será que não estão interessados no assunto?

Grande parte dos que se iniciam nas drogas, logo adentram pelo caminho do roubo e de outros crimes, afundando-se cada vez mais num redemoinho sufo-cante.

Estudos sobre a delinqüência infanto-juvenil feitos na Universidade de Harvard, Estados Unidos, revelaram os seguintes dados:

60% dos menores delinqüentes têm pai e mãe que bebem excessivamente.

65% desses menores têm permissão

dos pais para fazerem o que bem en-tendem.

60% provêm de lares onde o marido e a mulher não vivem em harmonia.

70% são de lares onde não há recrea-ção de espécie alguma.

80% têm pais que não procuram interessar-se pelos amigos dos filhos.

80% desses jovens queixam-se da indi-ferença da mãe.

60% queixam-se da indiferença do pai.

A grande maioria provém de lares desfeitos.

Raros recebem qualquer espécie de ensino religioso.

Temos, dessa forma, as características gerais e bem acentuadas, das casas onde começa a delinqüência.

São casas e não lares, porque o lar tem outro significado.

Isso nos faz lembrar de uma peque-na história para ilustrar a diferença dos termos.

Devido à falta de casas perto da base militar onde servia, um jovem médico viu-se obrigado a viver com a esposa e três filhos pequenos num acanhadíssimo quarto de hotel.

Um amigo, preocupado com a situ-ação, aproximou-se da filha do médico, uma menina de seis anos de idade e lhe disse: “que pena vocês não terem um lar, não é mesmo?”

- Oh, nós temos um lar, sim senhor, respondeu a menina prontamente.

- O que não temos, por enquanto, é uma casa para abrigá-lo.

Pensando nisso, concluímos que aqueles garotos soltos na noite, por con-ta própria, não eram meninos de rua, no sentido usual do termo, mas, certamente, eram meninos sem lar.

Você já pensou, com seriedade, nas características gerais que definem as casas de onde sai grande parte dos delinqüentes?

Vale a pena que prestemos muita atenção nos percentuais levantados pela Universidade de Harvard, para que anali-semos a nossa situação dentro do lar.

E se detectarmos qualquer coinci-dência com os fatores pré-disponentes à delinqüência, não hesitemos em mudar o rumo das coisas, antes que seja dema-siado tarde.

4www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR[

Sincor-ES oferece almoço e agradece aos parceiros

Contribuição Sindical tem que ser paga até o dia 31 de janeiro

Foi no dia 23 de dezembro o almoço de confraternização oferecido pelo Sincor-ES aos funcionários e diretores da instituição e aos gerentes e repre-sentantes de seguradoras parceiras. O encontro, realizado na Churrascaria Espeto de Prata, na praia do Suá, reuniu 50 pessoas.

Na ocasião, o presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, ofereceu uma placa de homenagem e agradecimen-to a cada um dos representantes de

Férias coletivas

seguradoras parceiras. Segundo ele, a parceria mantida com as empresas permite ao sindicato atuar de forma integrada no mercado capixaba.

José Romulo também agradeceu à equipe do sindicato, que se dedicou durante todo o ano para que as ações planejadas pela diretoria fossem execu-tadas. Aos diretores do Sincor-ES, o pre-sidente destacou a parceria e o apoio, sem o qual não seria possível administrar com segurança a instituição.

As empresas corretoras de seguros têm até o dia 31 de janeiro para pagar a contribuição sindical, conforme prevê a legislação vigente. Já os corretores autô-nomos têm até 28 de fevereiro para quitar o tributo. Para os autônomos, o valor é de R$ 66,46 e as empresas pagam conforme a classe de capital a que pertencem, sendo o valor mínimo de R$ 132,93.

O presidente do Sincor-ES, José Ro-mulo da Silva, lembra que a quitação da contribuição sindical é exigência da Susep para a realização do recadastra-

mento feito a cada três anos. “Em 2009, vários profissionais tiveram que pagar as parcelas atrasadas para conseguir realizar o recadastramento obrigatório e isso gerou uma despesa inesperada. Por isso, sugiro que não deixem o imposto em atraso”.

A guia de recolhimento da contribui-ção para as empresas foi encaminhado os profissionais pelo correio. Em caso de dúvida com relação ao valor a ser pago, os telefones do Sincor-ES são: 2125-6666 / 2125-6671.

Os funcionários do Sincor-ES terão férias coletivas no período de 11 a 31 de janeiro de 2010, re-tomando suas atividades no dia 1º de fevereiro. No período de férias, haverá plantão no sindicato para solicitações e entregas de boletim de ocorrência. As demais ativida-des, como cadastro, informação sobre cursos e acesso à biblioteca estarão suspensas.

Cobrança indevidaO Sincor-ES alerta os corretores

de seguros para que não paguem o boleto em favor da Associação Comercial Empresarial do Brasil. A instituição envia, todo ano, essa co-brança aos corretores, mas ela não é devida. O presidente José Romulo da Silva lembra que apenas o Im-posto Sindical é devido ao Sincor-ES e deve ser pago obrigatoriamente pelos profissionais.

Moção de AplausoO presidente do Sincor-ES, José

Romulo da Silva, recebeu Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Vitória, por sua reeleição para os próximos três anos à frente da instituição. A proposta de moção foi apresentada pelo vereador e vice-presidente da Câmara, Ser-gio Magalhães (Serjão), corretor de seguros licenciado. O Sincor-ES apoiou,durante o processo eleitoral, a campanha de Sergio Magalhães.

AniversárioA Companhia de Operações

com Cães da Polícia Militar do Es-pírito Santo completou 15 anos e mereceu solenidade alusiva à data no dia 30 de dezembro de 2009, no pátio do Batalhão de Missões Espe-ciais, em Maruípe, Vitória.

5www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR]

Curso de Habilitação para Corretoresde Seguros começa em 1º de março

Culto em agradecimento

As aulas do Curso de Habilitação para Corretores de Seguros começam no dia 1º de março, no Núcleo de Educação Orientada (NEO), na ave-nida Nossa Senhora da Penha, Praia do Canto. Os interessados podem se inscrever de 1º a 26 de fevereiro, na sede do Sincor-ES.

O curso, oferecido pela Escola Nacional de Seguros em parceria com o Sincor-ES, é dividido em três fases: Capitalização; Vida e Previdência; e

Demais Ramos. Informações podem ser obtidas pelos telefones 2125-6673 e 2125-6683, com Marcelo ou Fer-nando.

Ao final do curso, que tem duração de 10 meses, os alunos estarão aptos a requerer, junto à Susep, seus registros profissionais. Para os corretores que já têm registro de capitalização, vida e previdência, basta que façam a últi-ma fase para requerer o registro de todos os ramos.

Um grupo de formandos da turma de 2009 do Curso de Habilitação para Corretores de Seguros partici-pou de culto em ação de graças na casa de Andrea Cometti, no dia 23 de dezembro. Andréa é sócia da Intensitá Corretora de Seguros e foi funcionária do Sincor-ES.

Solenidade de posseO vereador por Vitória,

Sérgio Magalhães, o Serjão, tomou posse como presi-dente da Associação de Vereadores da Região Metro-politana do Espírito Santo, em almoço no dia 7 de dezem-bro, no Cerimonial Itamaraty. A nova diretoria da instituição é composta por represen-tantes de sete municípios da Grande Vitória. O presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, prestigiou o evento.

As aulas do Curso de Habilitação para Corretores de Seguros foram ministradas no Auditório do Núcleo de Educação Orientada (NEO), na Praia do Canto.

Logo após sua eleição para a Câmara de Vitória, o vere-ador Serjão re-cebeu a visita do presidente José Romulo da Silva.

6www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR[

Final de ano com muitas doações

Quem recebeu

O mês de dezembro foi marcado por muitas doações a instituições de assistência cadastradas no Sincor-ES. Foram doados alimentos (cestas básicas), roupas, fraldas, medicamentos, leite, brinquedos, roupas e sapatos arrecadados por meios das campanhas solidárias realizadas junto aos associados, colaboradores e parceiros.

– Fraternidade Tabajara– Aprendizes do Evangelho de

Terra Vermelha (Vila Velha)– Fraternidade Espírita Irmã Clo-

tildes– Éden Mattos, porteiro do edifí-

cio Scheila (doações destina-das à comunidade)

– Avedalma – Instituição Mar Azul (Tratamen-

to de dependentes químicos)

7www.sincor-es.com.br

]

8www.sincor-es.com.br

RETROSPECTIVA 2009[

Sincor-ES e Unimed fizeram festa para novos corretores

Encontro ao meio-dia

Foi no dia 12 de março a solenida-de de entrega dos certificados aos 38 alunos do Curso de Habilitação para Corretores de Seguros, desenvolvido em Vitória pela Escola Nacional de Seguros, em parceria com o Sincor-ES. Depois da solenidade, foi oferecido coquetel patrocinado pela Unimed Vitória. Qua-renta e um alunos participaram do cur-so, iniciado no dia 2 de março. As aulas foram ministradas por profissionais do

Comando de saúde nas rodovias

A diretoria do Sincor-ES e repre-sentantes de seguradoras no Espírito Santo realizaram reuniões mensais, dentro do projeto Encontro ao Meio-Dia, que teve como objetivo propor-cionar momentos de descontração e de integração entre a diretoria do sindicato e representantes de segura-doras parceiras. O projeto começou a ser desenvolvido em 2009 e irá se estender por todo o ano de 2010.

Convenção coletivaNa edição de fevereiro da Revista

Sincor-ES, foi divulgada a Convenção Coletiva de Trabalho 2009, acordada entre o Sincor-ES e o Sindicato dos Securitários. Entre outras determina-ções, o documento previu reajuste de 7% no salário vigente em janeiro de 2008 e estabeleceu remunera-ção mínima de R$ 465 e R$ 540 para contínuos e demais funcionários, respectivamente.

Segurança públicaO Sincor-ES entregou à Polícia

Militar 10 jogos de mesas e cadeiras dobráveis, para serem usadas no projeto Bases Móveis de Policiamento Comunitário. A intenção do sindicato foi apoiar a iniciativa da Polícia Militar de revitalizar os postos de policiamen-to nos bairros da Grande Vitória.

O Sincor-ES participou de três edi-ções do programa “Comando de Saú-de nas Rodovias”, desenvolvido pela Polícia Rodoviária Federal, em parceria com o Sest/Se-nat. Em todas as suas partici-pações – nos dias 18 de mar-ço, 17 de se-tembro e 16 de dezembro – o Sincor-ES levou aos motoristas i n fo rmações sobre o Seguro DPVAT. O “Co-mando de Saú-de nas Rodo-

vias” tem por objetivo identificar fatores de risco de acidentes entre motoristas de transporte de cargas nas estradas federais brasileiras.

mercado no auditório do Colégio NEO, na Praia do Canto, em Vitória.

Os alunos puderam, a partir da conclusão do curso, requerer registro de corretor de seguros junto à Superinten-dência de Seguros Privados (Susep). Foi a nona turma do curso de habilitação e recebeu o nome de “Turma Professor Cláudio Contador”, em homenagem ao diretor de Pesquisa e Desenvolvimen-to da instituição.

Fórum de CorretoresFoi criado, no dia 4 de junho, o

Fórum de Apoio aos Corretores de Seguros com objetivo de intermediar conflitos entre corretores e segurado-ras. Tendo como coordenador o dire-tor do Sincor-ES, Neudon de Almeida Valladão, o Fórum fez várias reuniões com seguradoras a fim de apresentar problemas e oferecer soluções. O Fórum se reúne uma vez por mês na sede do Sincor-ES ou sempre que há demanda.

9www.sincor-es.com.br

RETROSPECTIVA 2009

Sincor-ES realizou campanhas solidárias durante todo o ano de 2009

Assim que retornou das férias co-letivas, no início de fevereiro de 2009, o Sincor-ES deu início às campanhas solidárias, entre elas a Campanha Per-

manente de Cestas Básicas, que con-sistiu na doação de R$ 35,00 mensais, pagos por meio de boleto bancário. Confira as campanhas realizadas ao

longo de 2009:Campanha do Agasalho – Realizada nos meses de maio, junho e julho, ar-recadou roupas, agasalhos, sapatos e cobertores novos e usados.Campanha Solidária Permanente – Ar-recadou roupas, brinquedos, material escolar, remédios, fraldas e outras doações. Campanha Solidária em benefício da Associação Maria Zerbato de Amparo à Criança – Arrecadou leite em pó (NAN), fraldas e medicamentos. Campanha permanente de Cestas Básicas – Distribuiu mais de 300 cestas básicas durante todo o ano para diver-sas instituições.Campanha de Final de Ano – Por oca-sião das festividades de final de ano, o Sincor-ES realizou a Campanha de Final de Ano, que recolheu dos associados que participaram da festa de encer-ramento das atividades uma cesta básica por convite retirado na sede do Sindicato.

]

Quem recebeu doações em 2009Associação Maria Zerbato de Amparo à CriançaAssociação Capixaba contra o Câncer Infantil (Accaci) Complexo Educacional CristãoFraternidade Espírita Irmã ClotildesFraternidade TabajaraInstituto Adventista de Educação e Assistência Social (Adra)Aprendizes do Evangelho (Terra Vermelha)Instituição Mar Azul (acolhimento de dependentes químicos)Igreja Deus é AmorCasa de Apoio de Campo GrandeAssociação RenascerAssociação dos Catadores de Recicláveis de Vitória (Amariv)Policiais do Setor de Ocorrências da Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv)Fraternidade Tabajara (Brinquedos)Casa de Evangelização para Recuperação de Toxicômanos (Certa)Casa Lar de Vila Velha Avedalma

SolidariedadeO Sincor-ES realizou uma campanha

solidária em favor da menina Tatiana, no final de 2008, que tem um tipo de paralisia que a impede de andar e falar e requer cuidados especiais. Em janeiro de 2009, a família da menina recebeu as doações de fraldas descartáveis, alimentos, móveis e utensílios recebidos na festa de encer-ramento das atividades em 2008.

10www.sincor-es.com.br

RETROSPECTIVA 2009[

Sincor-ES elegeu nova diretoria para o próximo mandato

O presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, foi re-eleito para exercer o mandato 2010-1013, disputando pela chapa única “Sincor-ES Unido”. A eleição ocorreu no dia 26 de novembro, na sede do Sincor-ES. Confira quem irá comandar o Sincor-ES pelos próximos quatro anos.

CVG-ES se consolidou em parceria com o Sincor-ESAo longo do ano o CVG-ES se consolidou junto ao mer-

cado de seguros com a realização de almoços mensais, com a presença de profissionais renomados que falaram sobre temas variados. Também foram realizados três cursos de aperfeiçoamento, ministrados na sede do Sincor-ES.

As palestras

Os cursos

– “Como vender mais e melhor”, com o consultor Andre Santos, no dia 16 de abril.

– “A crise internacional e os impactos no mercado de se-guros”, com o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Escola Nacional de Seguros, Cláudio Contador, no dia 19 de maio.

– “Finanças pessoais para corretores de seguros”, com o consultor Cléber Batista de Sousa, no dia 16 de junho.

– “Lavagem de dinheiro, pessoas politicamente expostas e prevenção ao terrorismo”, com a consultora Liliana Caldei-ra, no dia 21 de julho.

– “Corretora familiar: como tomar uma atitude hoje”, com o consultor José Renato de Miranda, no dia 15 de setembro.

– “Venda Consultiva: uma nova visão sobre a venda de segu-ro”, com o consultor Rodrigo Maia, no dia 20 de outubro.

“Ferramentas do Outlook”, no dia 25 de abril, com o ins-trutor Igor Zon Balbino.

“Matemática Financeira e Uso da Calculadora HP”, com o consultor Gustavo Caldas, no dia 27 de junho. “Básico em Previdência Complementar”, com o professor da Escola nacional de Seguros, José Elcio Sestini, no dia 29 de agosto.

DIRETORIA EFETIVAPresidente José Romulo da Silva1° Vice-presidente Pedro de Paula Pinto2° Vice-presidente Leovigildo José Bello1° Secretário José Alexandre Cid Pinto2° Secretário Antonio Nelson Barbosa Fortunato1° Tesoureiro Antonio José Alvarenga Imperial2° Tesoureiro Rene Neves de FariasDiretor Social Leonardo Souza BergaminiDiretor de Marketing William Silva AraújoDiretor de Informática-TI Jaime Balbino de OliveiraDiretor de Relações com o Mercado Neudon de Almeida Valladão SUPLENTES DE DIRETORIA1° Suplente Ana Julia Merotto2° Suplente Antonio Dimas Neto3° Suplente Deusdete Mantovanelli CONSELHO FISCAL EFETIVO1° Conselheiro Santa de Luzie Laiber de Oliveira2° Conselheiro Luiz Carlos Silva Porto3° Conselheiro Maria Angélica Batista SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL1° Conselheiro Edneia Bossaneli Araújo2° Conselheiro Jocarly Santo Spinasse3° Conselheiro Marisa Machado Imperial DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO Á FENACOR - EFETIVOS1° Delegado José Romulo da Silva2° Delegado Nicolau Marino Calabrez SUPLENTES DOS DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO Á FENACOR1° Delegado Cleber Calabrez2° Delegado Paulo Henrique Rocha Latado DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO CNC - EFETIVOS1° Delegado José Romulo da Silva2° Delegado José Alexandre Cid Pinto3° Delegado .Antonio José Alvarenga Imperial SUPLENTES DOS DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO CNC1° Delegado Pedro de Paula Pinto2° Delegado Antonio Nelson Barbosa Fortunato3° Delegado Rene Neves de Farias

Dagmar Alves Santos, Pedro Crisóstomo da Trindade e Renato Silva Bittencourt, membros da junta eleitoral no dia das eleições no Sincor-ES.

11www.sincor-es.com.br

RETROSPECTIVA 2009]

Amigo do Seguro chega a VitóriaO Sincor-ES firmou em 2009 termo

de cooperação com a Escola Nacional de Seguros, a fim de implementar em Vitória o programa “Amigo do Seguro”, um projeto de responsabilidade social destinado a jovens da rede pública de educação que estivessem cursando o ensino médio.

O programa foi desenvolvido em duas etapas. A primeira, envolveu o “Curso de iniciação ao trabalho”, com 64 horas/aula de duração, desenvolvi-do no Auditório do Sincor-ES; a segunda etapa consistiu no encaminhamento dos jovens para fazer estágios em em-presas do mercado de seguros.

Biblioteca do SeguroA Biblioteca do Seguro recebeu

novos títulos durante todo o ano de 2009 e se consolidou como um espaço de pesquisa e consulta para corretores de seguros e outros profissionais do mercado. O acervo é composto por títulos relacionados à atividade seguradora, vendas, comportamento, aspectos jurídicos, teses e dissertações. A Biblioteca do Seguro foi beneficiada pelo Progra-ma Saber Seguro da Escola nacional de Seguros, que consiste na doação de publicações a sindicatos de cor-retores e seguradoras.

Coleta seletivaO Sincor-ES convidou, no mês de

fevereiro, as seguradoras parceiras a participar do projeto de coleta seletiva instituído no sindicato no final de 2008 e que destina o material des-cartado à Associação de Catadores da Ilha. Durante todo o ano de 2009, os integrantes da associação reco-lheram semanalmente o material descartado na sede do Sincor-ES, que providenciou lixeiras e sacolas diferenciadas para armazenar o lixo seco e lixo orgânico.

Parceria para estimular leituraNa primeira quinzena de março, es-

colas públicas de Linhares e Rio Bananal receberam bibliotecas doadas pelo Pro-jeto Asas para Voar, desenvolvido pela Escola Nacional de Seguros.

A doação contou com o apoio do Sincor-ES e de sua delegada regional Fátima Rigoni Fereguette, que fez a in-dicação das escolas e acompanhou a entrega das bibliotecas, com cerca de

300 títulos cada. O projeto Asas para Voar é desen-

volvido pela Escola Nacional de Seguros com o objetivo de incentivar a leitura entre crianças e adolescentes estudantes de escolas públicas de todo o Brasil. A Escola exige apenas que a instituição be-neficiada disponha de um espaço para abrigar os livros e disponha de condições para que os alunos façam uso deles.

Os 23 jovens que participaram do projeto, todos estudantes da Grande Vitória, receberam certificado de parti-cipação em cerimônia realizada no dia 14 de julho, no Hotel Senac, na Ilha do Boi. Logo após a conclusão do curso, sete jovens foram contratados como estagiários por corretoras de seguros.

Entre outras pessoas, estiveram pre-sentes à solenidade de entrega de cer-tificados o presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, o secretário de Estado da Educação, Haroldo Correa Rocha, a coordenadora do Programa Amigo do Seguro, Júnia Pinto, professores do curso e diretores do Sincor-ES.

Jovens do curso durante cerimônia de formatura no Hotel Senac, que contou com a participação do Secretário de Estado da Educação.

16º CongressoO Espírito Santo foi representado

no “16º Congresso Brasileiro de Cor-retores de Seguros” por 70 corretores de seguros, entre eles o presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, e diretores da instituição. O evento foi realizado de 9 a 11 de outubro de 2009 em Florianópolis, Santa Catari-na. O Sincor-ES ofereceu, em parce-ria com a Etérea Turismo, um pacote de hospedagem e passagem aérea com condições especiais para os corretores associados. O Congresso é o momento em que os profissionais podem discutir as questões do mer-cado e propor soluções de forma conjunta.

12www.sincor-es.com.br

[RETROSPECTIVA 2009

DPVAT: 800 atendimentosDurante o ano de 2009, o Sincor-ES

manteve a parceria com a Centauro Vida e Previdência para atendimento e encaminhamento de pedidos de indenização aos beneficiários do Se-guro DPVAT. O atendimento é feito na sede do sindicato por funcionários, que prestam informações, orientam sobre o direito ao seguro e encaminham os pedidos de indenização.

Foram atendidas mais de 800 pes-soas no ano, sendo que pelo menos mil telefonemas foram recebidos com pe-didos de informação e orientação. De fevereiro a dezembro do ano passado, 463 indenizações foram pagas, entre reembolso de despesas médicas, inva-lidez e morte, totalizando um montante de R$ 3.595.232,09.

Sincor-ES e Brasilveículos sereúnem com corretores em Vitória

Diante do anúncio da Brasilveículos de que incorporaria a Banestes Seguros, no primeiro semestre de 2009, e diante da preocupação dos corretores de seguros capixabas, o presidente do Sincor-ES convidou um grupo de pro-fissionais para uma reunião no dia 30 de março.

A incorporação não se concretizou, mas a reunião foi o primeiro contato dos c o r r e t o r e s com a Bra-s i lveículos, que já havia dado início a um projeto-piloto para a abertura da comerc ia -l ização de seus produ-tos por meio d o c a n a l corretor de

seguros. Na reunião, os corretores questiona-

ram a operacionalidade da venda dos produtos da BB Veículos, como seriam os comissionamentos, as condições e as garantias. Depois desse, houve outro encontro na sede do Sincor-ES, dessa vez, para orientar os corretores que se cadastraram sobre a forma de comer-cializar os produtos da seguradora.

AmpliaçãoNo dia 20 de fevereiro, o Sincor-ES

firmou mais uma parceria com a Cen-tauro Vida e Previdência de forma a permitir que corretores de seguros fossem parceiros no encaminhamen-to de pedidos de indenização. O treinamento para os corretores inte-ressados no projeto foi feito na sede do Sincor-ES pelo técnico Ivo Tadeu Basílio, responsável pelo atendimento a vítimas e parentes de vítimas de acidentes de trânsito.

Semana de TrânsitoO Sincor-ES apoiou as atividades

da Semana Nacional do Trânsito, realizada de 18 a 25 de setembro, na Praça Oito, no centro de Vitória, pelo Batalhão de Polícia de Trânsito Rodo-viário e Urbano (BPRv). Com o tema “Educação no Trânsito”, o evento foi promovido em todo o país pelo De-natran e em 2009 tratou de conceitos como gentileza, tolerância, respeito e solidariedade no trânsito.

DestaquesDurante todo o ano de 2009, o

Sincor-ES apoiou as solenidades de premiação “Destaque Operacional”, do Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv). A pre-miação ocorreu a cada três meses e na ocasião foram homenageados os militares que se destacaram por seus serviços na corporação. O Sincor-ES ofereceu os brindes entregues aos destaques.

Novo endereçoA Mantovanelli Administradora

e Corretora de Seguros, do corretor Deusdete Mantovanelli, está funcio-nando em nova sede. A corretora, que atua há 4 anos no mercado de seguros capixaba, funciona na rua Maria Auxiliadora Gomes Salomão, 115, sala 4, em Jardim Camburi.

13www.sincor-es.com.br

]RETROSPECTIVA 2009

Sincor-ES atua no combate a irregularidadesEm 2009, o Sincor-ES encaminhou

várias denúncias de exercício de ativi-dade irregular por parte de associações e cooperativas. Para seus associados, o sindicato encaminhou correspon-dências contendo as orientações do assessor Jurídico da Fenacor, Marcelo Augusto Camacho Rocha.

Segundo essas orientações, as de-núncias de prática irregular da atividade seguradora devem ser encaminhadas à Susep por meio da Federação. Junto à denúncia, devem ser encaminhados documentos que facilitem a instrução do processo administrativo, tais como certidão de registro com os dados de constituição (estatuto social), localiza-ção e composição da diretoria e cópia de contrato que comprove que houve comercialização do produto.

– Associação Capixaba dos Transporta-dores de Cargas (Ascatran): a institui-ção já foi fiscalizada pela Susep e, no momento, aguarda-se a conclusão do processo.

– Cooperativa Capixaba dos Transporta-dores de Cargas (Coopetran): A Diseg pleiteou junto à Susep a disponibilização do número de autuação da denúncia formulada pelo Sincor-ES para viabilizar o acompanhamento processual. Esse requerimento não obteve resposta.

– Associação Norte de Amparo ao Caminhoneiro Capixaba (Anacc): A Diseg aguarda disponibilização do nú-mero da autuação por parte da Susep para viabilizar o acompanhamento processual.

Denúncias formuladas eencaminhadas pelo Sincor

CorrespondênciasDurante o ano de 2009, o Sincor-ES também encaminhou diversas correspondências a órgãos públicos e privados

solicitando esclarecimentos e exigindo providências. Confira algumas dessas correspondências:

– Carta à Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) pedindo providências a respeito da uti-lização de cartas-fianças bancárias na garantia de propostas comerciais ofertadas em procedimentos licitatórios e em contratos administrativos.

– Carta encaminhada à Fenaseg solicitando a realização de treinamento para os policiais capixabas a fim de que eles possam obedecer as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). O pedido foi feito ao Sincor-ES pelo comando do Batalhão de Policia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv).

– Ofício encaminhado ao superintendente da Susep, Armando Vergílio dos Santos Júnior, solicitando que ele intercedesse junto aos órgãos federais competentes a fim de reduzir a alíquota de INSS para profis-sionais que compõem as cooperativas de trabalho de corretores de seguros.

– Cópia da Nota de Esclarecimento da Susep MP 451, que trata das mudanças no Seguro DPVAT, foi en-caminhada aos seguintes órgãos: Ministério Público do ES, Secretaria de Estado da Saúde, Detran-ES, Polícia Rodoviária Federal (ES) e Polícia de Trânsito Rodoviário e Urbano (BPRv).

– Ofício solicitando informações sobre encaminhamento das denúncias relativas ao exercício irregular da atividade seguradora por parte das associações de classe e cooperativas de caminhoneiros.

14www.sincor-es.com.br

[

Eventos diversificados para corretores

RETROSPECTIVA 2009

Os eventos de qualificação profissional em 2009

Vários eventos de qualificação e desenvolvimento profissional foram oferecidos aos corretores capixabas no decorrer de 2009. Alguns foram organizados pelo Sincor-ES em parceria com a Escola Nacional de Seguros e outros foram desenvolvidos em parceria com segura-doras locais.

Além dos eventos de qualificação, o Sincor-ES realizou o “2º Encontro da Mulher Corretora de Seguros”, a “1ª Feijoada do Clube Gourmet”, o “14º Encontro de Con-graçamento nas Montanhas” e a “Festa de entrega da premiação Destaques do Ano”, todas atividades previs-tas no calendário permanente da instituição.

Curso de “Aperfeiçoamento na Área de Seguros para Magistrados” Iniciado no dia 23 de março, em Vitó-ria, foi o primeiro evento dessa natu-reza realizado no país. O curso, com 2 horas/aula, foi destinado a juízes e desembargadores e teve o objetivo de contribuir para a compreensão das particularidades do contrato de seguros pelos magistrados. Realizado pela Funenseg e Escola de Magistra-tura do Espírito Santo (Emes), contou com apoio do Sincor-ES.

1º Workshop Vida e Previdência Realizado pelo Sincor-ES com patrocí-nio da Bradesco Vida e Previdência, nos dias 15, 16 e 17 de maio de 2009, no Aroso Paço Hotel, em Domingos Martins, reuniu 77 corretores de segu-ros, além de diretores do Sincor-ES e funcionários da seguradora. A realiza-ção do evento começou a ser articu-lada em 2008 e a Bradesco Seguros e Previdência foi a primeira seguradora a abraçar o projeto. O evento contou com uma programa-ção varia-d a q u e incluiu pa-lestras téc-nicas sobre produtos e

o mercado, motivacionais e técnicas sobre vendas e relacionamentos pro-fissionais.

1º e 2º Simpósio sobre fraude em seguro – O objetivo dos dois eventos foi abordar o combate à fraude e suas consequências para o mercado de seguros e para a sociedade. Partici-param como palestrantes do primeiro simpósio, no dia 24 de junho, o gerente do Departamento Jurídico-Criminal do Grupo Negrini, Leonardo Mendonça, e o consultor da Banestes Seguros, Jorge Paixão. Do segundo simpósio, no dia 11 de novembro, participaram como palestrantes as consultoras Simone Vizani e Ana Rita Petraroli. Os dois eventos reuniram 210 pessoas e foram realizados no Hotel Senac e no Núcleo de Educação Orientada (NEO).

Resoluções normativas 195 e 196 e suas consequências – Palestra pro-ferida pelo professor José Luiz Toro, no dia 10 de agosto, no Hotel Senac, na Ilha do Boi, em Vitória. Abordou as

irregularidades identif icadas pela Agência Nacional de Saúde (ANS), a classificação dos planos de saúde e o que

as empresas devem fazer para se ade-quar à nova legislação. O evento foi promovido pela Mediatore Administra-dora de Benefícios e pelo Grupo Ilha Azul, com apoio do Sincor-ES.

6º Fórum Empresarial Unimed – Realizado no dia 29 de setembro, no Centro de Convenções de Vitória, abordou as mudanças e a forma como as pessoas se adaptam a elas. O palestrante foi o professor da Uni-versidade de São Paulo (USP), Clovis de Barros Filho, que abordou o tema a partir de uma visão multidisciplinar, utilizando-se de visão de negócios, bom humor e filosofia. O evento é re-alizado anualmente e contou com o apoio do Sincor-ES na divulgação.

1º Encontro de Atitudes Empreen-dedoras de Sucesso – Realizado, em outubro de 2009, pela Porto Seguro em parceria com o Sincor-ES, reuniu 200 profissionais no Hotel Senac, na Ilha do Boi, em Vitória. O evento contou com quatro palestras: “Desbranvando no-vas possibilidades”, com a consultora Andressa Pugliesi; “Vendas Cruzadas”, com Gustavo Dória; “Ser interessado e interessante”, com o diretor da ONG Canto Cidadão, Felipe Mello; e “Desenvolvimento e planejamento de carreira”, com Juracy Castor, diretora da MM Consultoria.

15www.sincor-es.com.br

]

1ª Feijoada do Club Gourmet Sincor-ES

RETROSPECTIVA 2009

14º Encontro de Congraçamento

Foi um sucesso a “1ª Feijoada do Club Gourmet Sincor-ES”, no dia 16 de agosto de 2009, em homenagem aos pais. O evento, realizado entre meio-dia e 17 horas, no Cerimonial Oásis, contou com a presença de 189 pessoas, sendo a maioria corretores de seguros e suas famílias.

A feijoada fez parte das atividades comemorativas ao 20º aniversário do Sincor-ES. Organizado pelo sindicato e pela coordenação do Club Gourmet, o encontro contou com a animação do grupo musical Sambagora, formado pelo superintendente da Zurich Minas Brasil, Carlos Ferruth, e do corretor de seguros, Heráclito Macedo.

Para ter acesso ao evento, foi obriga-tório o uso de camisetas confeccionadas especialmente para esse dia e que foram adquiridas antecipadamente no Sincor-ES. Vários corretores foram presenteados pelas seguradoras com camisetas.

Trezentas e vinte pessoas, entre adultos e crianças, partici-param do “14º Encontro de Congraçamento do Mercado de Seguros”, na Pousada Eco da Floresta, em Domingos Martins, região serrana do Espírito Santo. O encontro reuniu, entre os dias 13 e 15 de novembro de 2009, corretores de seguros e funcionários de seguradoras, diretores do Sincor-ES e suas famílias em torno de uma animada programação. Além da programação para os hóspedes da pousada, no sábado foi realizado o churrasco em homenagem ao Dia do Corretor.

2º Encontro da Mulher CorretoraUm grupo animado de 92 mulheres, entre corretoras,

esposas de corretores, executivas de seguradoras e funcio-nárias do Sincor-ES, participaram do “2º Encontro da Mulher Corretora de Seguros no Espírito Santo”, no dia 18 de junho de 2009. O evento, promovido pelo Sincor-ES no MS Buffet, na Praia do Canto, teve palestras, sorteio de prêmios e coquetel com música ao vivo.

16www.sincor-es.com.br

[

Homenagem da Fenacor ao presidente do Sincor-ES

RETROSPECTIVA 2009

Sessão solene na Câmara

Mudança naadministração

O presidente do Sincor-ES, José Ro-mulo da Silva, foi homenageado pela Fenacor durante o “1º EncorNordeste”, realizado nos dias 16 e 17 de abril de 2009, em São Luis, no Maranhão. A homenagem foi entregue pelo presiden-te do Comitê de Ét ica da Fenacor, Ro-berto Barbosa, como reco-nhecimento à contr ibuição

Os corretores de seguros capixa-bas foram homenageados em sessão solene na Câmara de Vereadores de Vitória, no dia 21 de outubro de 2009, por iniciativa do vereador Ser-gio Magalhães, o Serjão, corretor de seguros licenciado. No convite que encaminhou ao Sincor-ES, Serjão dis-se que essa foi uma homenagem e um reconhecimento ao trabalho dos profissionais no mercado capixaba. Receberam a homenagem 44 corre-tores de seguros.

O presidente do Sincor-ES, José Ro-mulo da Silva, foi um dos homenagea-dos na sessão solene. Ele lembrou que o corretor de seguros vem, ao longo do tempo, conquistando espaços im-portantes na sociedade, não apenas como um profissional qualificado e detentor de conhecimentos técnicos sobre o mercado de seguros. “O corre-tor ganhou visibilidade e importância por sua atuação séria e profissional e também por causa da cultura do seguro nos últimos anos”.

O Sincor-ES reiniciou suas ativida-des em 2009, depois das férias coleti-vas, com mudanças na sua estrutura administrativa. Cláudia Cometti, que atendia corretores e empresas no setor de Cadastro, passou a ocupar o cargo de assistente de diretoria, com a função de desenvolver e coorde-nar os projetos da instituição.

O Cadastro de Pessoa Jurídica ficou a cargo de Mariana Lannes dos Passos, que respondia pelo atendi-mento no Núcleo da Escola Nacional de Seguros, e o Cadastro de Pessoa Física passou a ter como responsável a funcionária Dagmar Alves, que apoia o atendimento do Seguro DPVAT e recebe e encaminha pedi-dos de boletim de ocorrência.

Para reforçar a equipe da Escola no Sincor-ES, foi contratado Fernando de Almeida Silva, que passou a tra-balhar junto com Marcelo Paulino, responsável pela coordenação dos cursos de habilitação de corretores de seguros. Marcelo também passou a produzir o Sincor on Line, antes res-ponsabilidade de Cláudia Cometti.

de José Romulo à elaboração do Có-digo de Ética e do Regimento Interno dos Corretores de Seguros.

O Sincor-ES renovou o convênio com a Unimed Vitória para conti-nuar a oferecer o plano de saúde aos associados e seus dependen-tes. Outro convênio renovado em abril foi com o Serviço Social do Comércio (Sesc), que permite aos associados usufruir de todos os ser-viços oferecidos pela instituição, entre eles, dentistas e acesso à area de lazer nas mesmas condições dos comerciários. Também foi renova-do o convênio com o BPRv para que os corretores possam continuar retirando boletins de ocorrência sem ir à sede do batalhão.

Convênios renovados

17www.sincor-es.com.br

]RETROSPECTIVA 2009

Destaques do Ano conquista o mercado capixaba de seguros

Sincor-ES comemorou 20 anos

Gourmet Norte

Ao longo dos anos, o prêmio “Desta-ques do Mercado de Seguros do Espírito Santo” conquistou a confiança e a aprovação dos profissionais capixabas. Realizado sempre por ocasião da festa de encerramento das atividades, o prê-mio presta homenagem aos profissionais que se destacaram por suas atuações e atitudes ao longo do ano.

Em 2009, a festa de entrega da

premiação reuniu mais de 600 pesso-as, entre corretores de seguros, exe-cutivos de seguradoras e convidados especiais, no Cerimonial Le Buffet, em Jardim Camburi. O evento, realizado no dia 18 de dezembro de 2009, é um dos mais esperados pelo mercado ca-pixaba. Organizado pelo Sincor-ES, a festa foi patrocinada por 11 empresas do mercado.

Em 2009, o Sincor-ES comemorou seu 20º aniversário e o presidente José Romulo da Silva foi reeleito para seu terceiro mandato à frente da instituição. Várias ações foram desenvolvidas ao longo do ano para lem-brar a data, entre elas a edição de uma publicação com a história da instituição e o lançamento de selo comemorativo.

O presidente José Romulo da Silva, em seu discurso na festa de premiação, desta-cou a consolidação do Sincor-ES como um dos sindicatos de corretores mais atuantes do Brasil. Nesses 20 anos de existência, tam-bém já ocuparam o cargo de presidente: Carlos Henrique Peçanha, José Alfredo Silva Neto e Pedro de Paula Pinto.

Os profissionais do mercado de seguros da região Norte do Espírito Santo criaram o Club Gourmet Norte e fizeram seu primeiro jantar no dia 10 de setembro, na Lagoa Armani, propriedade particular, em Linhares. A idéia de criar o evento, a exemplo do que já ocorre em Vitória, surgiu durante reunião feita pelo Sincor-ES, por meio de sua delegacia re-gional, e corretores da região. A delegada regional Norte Fátima Rigoni Fereguette diz que o objetivo da criação do Club foi promover a confraternização e aproximação dos profissionais da região. “Os profissionais que atuam na região precisam se unir para acompanhar as demandas que têm surgido e que ainda irão surgir no médio e longo prazo”, afirmou.

Voto de LouvorO Sincor-ES recebeu, no dia 13 de

abril, Voto de Louvor da Câmara de Vitória pela sua iniciativa em realizar uma campanha de arrecadação de leite e material hospitalar para a As-sociação Maria Zerbato de Amparo à Criança.

ExcelênciaO Sincor-ES recebeu da Confede-

ração Nacional do Comércio, Bens e Serviços (CNC) o título de “Entidade Rumo à Excelência em Gestão Sindi-cal”, por seu desempenho e partici-pação no Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs).

AniversariantesDurante todo o ano de 2009,

o Sincor-ES desenvolveu o projeto “Aniversariantes do Trimestre”, que tem por objetivo comemorar o ani-versário dos corretores de seguros associados. Foram realizados quatro encontros ao ano.

18www.sincor-es.com.br

[Por Boris Najack

Pose de campeão

SOCIAL

O corretor de seguros Leonardo Alves Neto posou ao lado do filho, Jorge Leonardo, que venceu cinco etapas das provas dos três tambores na final do Campeonato Equestre Grande Vitória, realizada em novembro de 2009, no Jóckey Club, em Vila Velha. O garoto, que tem 10 anos, tem sido considerado uma revelação do esporte no Espírito Santo.

Superação e vitóriaVictória Dias Paulino foi a vice-campeã na segunda fase

do Campeonato Estadual de Ginástica Ritmica, realizado nos dias 9, 10, 11 e 12 de dezembro, no Deares, em Vitória. A conquista da medalha soa muito especial para Victória, que superou um grave acidente e tem apresentado ótimos resultados nas competições. Ela é filha de Marcelo e Fer-nanda Paulino, ele coordenador administrativo da Escola Nacional de Seguros no Sincor-ES.

Dois dos maiores ídolos da história do futebol brasileiro, Zico e Romário, estiveram reunidos no “Jogo das Estrelas”, partida de futebol que levou ao Maracanã mais de 72 mil

pessoas. O evento, de caráter beneficente, or-ganizado por Zico pela quarta vez consecutiva, contou com o patrocí-nio da Bradesco Vida e Previdência e foi trans-mitido ao vivo para todo o Brasil.

Neste espetáculo, a Bradesco Seguros e Previdência fez questão de destacar o papel fundamental desem-penhado pelo corretor de seguros ao divulgar em placas espalhadas pelo campo a mensa-gem “Faça Seguro. Fale com seu Corretor”. “Tal iniciativa reforça nosso comprometimento com esse importante parceiro

comercial e comprova que a Bradesco Seguros e Previdência é 100% Corretor”, disse Marco Antonio Rossi, presidente da Bradesco Seguros e Previdência.

19www.sincor-es.com.br

]ALGUNS FLASHES DE 2009

20www.sincor-es.com.br

[