1º bimestre gabarito › oeds › nv... · a) o estudante indicou que juliana presenciou um...

17
Material Digital do Professor Ciências – 7º ano 1º bimestre – Gabarito 1. Juliana estava visitando os avós no interior de Minas Gerais e, durante o café da manhã, sentiu que as xícaras estavam balançando nos pires. A menina ficou muito assustada, pois nunca havia presenciado uma situação parecida. Ela notou que o chão tremia levemente. Conversando com a avó, Juliana descobriu que um fenômeno parecido havia ocorrido quando ela era menor, mas que não havia causado nenhum dano grave na região. a) Qual o fenômeno presenciado por Juliana? b) Explique como esse fenômeno ocorre e por que é raro no Brasil. Objeto de conhecimento Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis) Habilidade (EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas. Tipo de questão Aberta Capítulo 1 Grade de correção a) O estudante indicou que Juliana presenciou um terremoto de baixa intensidade, que não causou danos graves à região. b) O estudante explicou que terremotos são tremores que ocorrem quando duas placas tectônicas em movimento ficam presas e, em determinado momento, se soltam, liberando energia na forma de ondas sísmicas. Essas ondas se espalham pelas rochas e provocam os terremotos. Esse fenômeno é raro no Brasil porque o país está inserido em uma região central da placa Sul-americana, longe das regiões de encontro de placas, onde há mais chance de ocorrer terremotos de alta intensidade e com maior frequência. a) O estudante não identificou, pela descrição, que Juliana presenciou um terremoto de baixa intensidade. b) O estudante não explicou como os terremotos ocorrem e/ou por que esse fenômeno é raro no Brasil. Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados Os estudantes que erraram esta questão provavelmente não reconheceram fenômenos naturais como os terremotos, tampouco explicaram sua causa ou justificaram de forma coerente a rara ocorrência desse fenômeno no Brasil. Para trabalhar novamente esse assunto com os estudantes e possibilitar a resolução de suas dúvidas, o professor pode organizar a turma em grupos de cinco integrantes e entregar a cada grupo um mapa que contenha a indicação das placas tectônicas. Em seguida, os estudantes devem colar o mapa em uma folha de papelão, recortar as placas tectônicas e embaralhá-las. O próximo passo é montar novamente o mapa das placas, colocá-las sobre uma substância pastosa que irá simular o magma (tinta guache, gel, etc.) e explorar os movimentos que podem realizar com as peças, tomando cuidado para não apertá-las contra o gel. Por fim os estudantes devem indicar as regiões de maior incidência de terremotos, vulcões e tsunamis, de acordo com a localização das placas.

Upload: others

Post on 29-May-2020

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1º bimestre Gabarito › oeds › NV... · a) O estudante indicou que Juliana presenciou um terremoto de baixa intensidade, que não causou danos graves à região. b) O estudante

Material Digital do Professor

Ciências – 7º ano

1º bimestre – Gabarito

1. Juliana estava visitando os avós no interior de Minas Gerais e, durante o café da manhã, sentiu que as xícaras estavam balançando nos pires. A menina ficou muito assustada, pois nunca havia presenciado uma situação parecida. Ela notou que o chão tremia levemente. Conversando com a avó, Juliana descobriu que um fenômeno parecido havia ocorrido quando ela era menor, mas que não havia causado nenhum dano grave na região.

a) Qual o fenômeno presenciado por Juliana?

b) Explique como esse fenômeno ocorre e por que é raro no Brasil.

Objeto de conhecimento

Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis)

Habilidade (EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.

Tipo de questão Aberta Capítulo 1

Grade de correção

a) O estudante indicou que Juliana presenciou um terremoto de baixa intensidade, que não causou danos graves à região. b) O estudante explicou que terremotos são tremores que ocorrem quando duas placas tectônicas em movimento ficam presas e, em determinado momento, se soltam, liberando energia na forma de ondas sísmicas. Essas ondas se espalham pelas rochas e provocam os terremotos. Esse fenômeno é raro no Brasil porque o país está inserido em uma região central da placa Sul-americana, longe das regiões de encontro de placas, onde há mais chance de ocorrer terremotos de alta intensidade e com maior frequência.

a) O estudante não identificou, pela descrição, que Juliana presenciou um terremoto de baixa intensidade. b) O estudante não explicou como os terremotos ocorrem e/ou por que esse fenômeno é raro no Brasil.

Orientações sobre como interpretar as

respostas e reorientar o planejamento com base

nos resultados

Os estudantes que erraram esta questão provavelmente não reconheceram fenômenos naturais como os terremotos, tampouco explicaram sua causa ou justificaram de forma coerente a rara ocorrência desse fenômeno no Brasil. Para trabalhar novamente esse assunto com os estudantes e possibilitar a resolução de suas dúvidas, o professor pode organizar a turma em grupos de cinco integrantes e entregar a cada grupo um mapa que contenha a indicação das placas tectônicas. Em seguida, os estudantes devem colar o mapa em uma folha de papelão, recortar as placas tectônicas e embaralhá-las. O próximo passo é montar novamente o mapa das placas, colocá-las sobre uma substância pastosa que irá simular o magma (tinta guache, gel, etc.) e explorar os movimentos que podem realizar com as peças, tomando cuidado para não apertá-las contra o gel. Por fim os estudantes devem indicar as regiões de maior incidência de terremotos, vulcões e tsunamis, de acordo com a localização das placas.

Page 2: 1º bimestre Gabarito › oeds › NV... · a) O estudante indicou que Juliana presenciou um terremoto de baixa intensidade, que não causou danos graves à região. b) O estudante

Material Digital do Professor

Ciências – 7º ano

1º bimestre – Gabarito

2. Leia o texto a seguir, do Ministério do Meio Ambiente, que trata da variação da concentração de gás ozônio na atmosfera terrestre, e depois responda às questões.

O processo de diminuição da concentração de ozônio vem sendo acompanhado

desde o início da década de 1980, em vários pontos do mundo, inclusive no Brasil. Diante

dos esforços realizados no mundo todo para cumprir com as metas de eliminação das

substâncias destruidoras do ozônio [...], espera-se que a camada de ozônio recupere-se aos

níveis registrados no início da década de 1980 apenas em meados do século XXI (2050-2060).

Disponível em: <http://www.mma.gov.br/clima/protecao-da-camada-de-ozonio/a-camada-de-ozonio>. Acesso em: 29 set. 2018.

a) O que pode ter causado a diminuição da concentração de ozônio na atmosfera e qual a

consequência disso para a vida na Terra?

b) O que a sociedade e as pessoas individualmente podem fazer para reverter esse fenômeno?

Objeto de conhecimento

Camada de ozônio

Habilidade (EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.

Tipo de questão Aberta Capítulo 2

Grade de correção

a) O estudante explicou que o uso industrial de gases CFCs (clorofluorcarbonos) acelera a transformação do ozônio em gás oxigênio, diminuindo sua concentração na atmosfera. Além disso, compreendeeu que essa diminuição faz com que os raios ultravioleta emitidos pelo Sol cheguem em maior quantidade à superfície da Terra, afetando os seres vivos. Nos seres humanos, por exemplo, esses raios aumentam a incidência de casos de câncer de pele e catarata. b) O estudante indicou que os CFCs e outras substâncias nocivas devem ser substituídos na indústria por gases alternativos, que não destroem a camada de ozônio ou são menos prejudiciais a ela, e que cabe aos consumidores optar por produtos isentos de CFCs. O estudante reconhece também que as pessoas devem ficar atentas ao escolher uma empresa para consertar ou descartar equipamentos que contenham gases refrigerantes, como geladeiras. A empresa contratada deve possuir equipamentos adequados para o recolhimento dos gases, que podem ser reutilizados. O estudante reconhece que medidas como essas contribuem para a recuperação da camada de ozônio.

a) O estudante não identificou o que causou a diminuição da concentração de ozônio na atmosfera, nem a consequência dessa diminuição para a vida na Terra. c) O estudante não reconheceu medidas individuais e coletivas para preservar e recuperar a camada de ozônio.

Orientações sobre como interpretar as

respostas e reorientar o planejamento com base

nos resultados

Os estudantes que erraram esta questão não identificaram os fatores que diminuem ou elevam a concentração de ozônio na atmosfera, nem a importância dessa camada para a vida na Terra. Com o intuito de tornar esse conteúdo mais claro para os estudantes, o professor pode pedir a eles que pesquisem notícias sobre o assunto, buscando correlacionar a diminuição e a elevação da concentração de ozônio na atmosfera ao longo da história a atividades humanas. Podem ser explorados eventos marcantes, como o início da produção de aparelhos refrigeradores, que usam CFC, e o estabelecimento do Protocolo de Montreal. Além disso, podem buscar dados sobre os números de casos de câncer de pele em diferentes regiões, relacionando-os ao aumento ou à diminuição da concentração de ozônio na estratosfera.

Page 3: 1º bimestre Gabarito › oeds › NV... · a) O estudante indicou que Juliana presenciou um terremoto de baixa intensidade, que não causou danos graves à região. b) O estudante

Material Digital do Professor

Ciências – 7º ano

1º bimestre – Gabarito

3. A foto a seguir mostra o local construído pelo avô de Lucas para o cultivo de hortaliças. O local é cercado por uma fina tela plástica semitransparente e, nas horas mais quentes do dia, Lucas percebeu como a temperatura em seu interior estava mais alta em relação à parte externa.

Pixabay/<pixabay.com>

Local construído pelo avô de Lucas.

a) Qual fenômeno natural pode ser comparado ao que ocorre nesse local? Qual é a importância

desse fenômeno natural para os seres vivos?

b) Cite duas atividades humanas que intensificam esse fenômeno e duas atitudes que podem

ser tomadas para controlar sua intensificação.

Page 4: 1º bimestre Gabarito › oeds › NV... · a) O estudante indicou que Juliana presenciou um terremoto de baixa intensidade, que não causou danos graves à região. b) O estudante

Material Digital do Professor

Ciências – 7º ano

1º bimestre – Gabarito

Objeto de conhecimento

Efeito estufa

Habilidade

(EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.

Tipo de questão Aberta Capítulo 2

Grade de correção

a) O estudante identificou corretamente que o fenômeno natural que pode ser comparado ao que ocorre na estufa do avô de Lucas é o efeito estufa. O estudante explicou ainda que esse fenômeno mantém uma temperatura média na superfície da Terra em torno de 15 ᵒC, mantendo condições compatíveis com a vida. b) O estudante citou corretamente duas atividades humanas que interferem diretamente no efeito estufa, como a queima de combustíveis fósseis, o desmatamento, a industrialização, etc., e duas atitudes que podem ser tomadas para controlar sua intensificação, como a utilização de fontes de energia renováveis (solar e eólica), incentivo ao uso dos transportes urbanos coletivos, manutenção de áreas com vegetação, preferencialmente nativa, etc.

a) O estudante não nomeou o efeito estufa, nem concluiu que a cobertura plástica da estufa retém o calor em seu interior assim como a camada atmosférica retém o calor próximo à superfície terrestre e/ou não apontou o efeito estufa como algo positivo para a vida na Terra. b) O estudante não selecionou atividades humanas que aumentam a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera e/ou não propôs medidas que possam controlar a intensificação desse fenômeno.

Orientações sobre como interpretar as

respostas e reorientar o planejamento com base

nos resultados

Os estudantes que erraram esta questão provavelmente não descreveram o mecanismo do efeito estufa, nem as atividades que contribuem para sua intensificação e as medidas para o controle do aquecimento global. Com intuito de conscientizar os estudantes a respeito do efeito estufa, o professor pode propor uma atividade prática de construção de uma mini-estufa. Para isso, serão necessários papel alumínio, dois copos transparentes com água, plástico filme e um recipiente sem tampa em que caiba um copo. O recipiente deve ser forrado com o papel alumínio; um dos copos com água deve ser colocado dentro do recipiente forrado; o recipiente deve ser tampado com o plástico filme. Esse sistema e também o copo com água fora do recipiente devem ser deixados ao sol ou sob a luz de uma lâmpada por alguns minutos. O plástico filme deve ser retirado do recipiente e os estudantes poderão inserir um termômetro na água dos dois copos e, se a temperatura não estiver muito elevada, eles podem colocar as mãos para sentir a diferença de temperatura. Espera-se que a temperatura da água do copo que estava dentro do recipiente esteja mais alta, já que o plástico deve ter ajudado a reter o calor da fonte de luz. O professor pode pedir aos estudantes que expliquem os resultados e que comparem a função do plástico filme à função exercida pela atmosfera terrestre na formação do efeito estufa. Nesse momento, o professor também pode discutir algumas ações antrópicas que colaboram para o aumento do efeito estufa.

Page 5: 1º bimestre Gabarito › oeds › NV... · a) O estudante indicou que Juliana presenciou um terremoto de baixa intensidade, que não causou danos graves à região. b) O estudante

Material Digital do Professor

Ciências – 7º ano

1º bimestre – Gabarito

4. Observe as duas fotos a seguir, que mostram paisagens presentes no território brasileiro:

A

Pixabay/<pixabay.com>

B

Giovanna Colombi/Wikimedia Commons

Fotos de biomas brasileiros.

a) Os ecossistemas representados nas figuras A e B pertencem a quais biomas brasileiros?

Caracterize-os quanto ao clima e à paisagem.

b) Dê um exemplo de ser vivo presente no ecossistema A e aponte adaptações que esse

organismo apresenta para viver em seu habitat.

Page 6: 1º bimestre Gabarito › oeds › NV... · a) O estudante indicou que Juliana presenciou um terremoto de baixa intensidade, que não causou danos graves à região. b) O estudante

Material Digital do Professor

Ciências – 7º ano

1º bimestre – Gabarito

Objeto de conhecimento

Diversidade de ecossistemas

Habilidade (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

Tipo de questão Aberta Capítulo 3

Grade de correção

a) O estudante identificou o bioma A como Caatinga e associou a ele as seguintes características: clima quente e longos períodos de seca; nos períodos secos, muitas plantas perdem as folhas e a paisagem fica com aspecto árido; a vegetação é adaptada à baixa disponibilidade de água e há diversos tipos de cactos. O estudante também identificou o bioma B como Pantanal e associou a ele as seguintes características: clima quente e úmido no verão e frio e seco no inverno; paisagem com vários trechos alagados na época das chuvas; vegetação variada, com presença de espécies típicas de biomas próximos, como Floresta Amazônica, Cerrado e Mata Atlântica, além da vegetação das lagoas e rios. b) O estudante indicou um ser vivo típico do ecossistema A, apontando relevantes adaptações ao ambiente. Como exemplo de ser vivo da Caatinga o estudante pode mencionar os cactos, que apresentam adaptações que lhes permitem sobreviver por longos períodos de seca. Essas plantas apresentam as folhas reduzidas a espinhos, o que diminui a perda de água por transpiração.

a) O estudante identificou, equivocadamente, os ecossistemas e seus respectivos biomas representados em A e B e não identificou características marcantes desses ecossistemas relacionadas à paisagem e ao clima. b) O estudante não relacionou a característica da Caatinga à sua flora e fauna específicas e/ou não conseguiu citar espécies que lá habitam.

Orientações sobre como interpretar as

respostas e reorientar o planejamento com base

nos resultados

Os estudantes que erraram esta questão provavelmente não reconheceram as características de dois dos principais biomas brasileiros e nem sabem dar exemplos de seres vivos presentes na Caatinga. Para retomar o assunto com os estudantes e sanar as dúvidas daqueles que não responderam corretamente à questão, o professor pode levar para a sala de aula diversos jornais e revistas, de onde serão recortadas imagens dos biomas brasileiros. A turma pode ser organizada em seis grupos e cada um deve montar um cartaz de um bioma brasileiro específico (Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Pampas, Cerrado, Caatinga, Pantanall), utilizando as imagens selecionadas. Nos cartazes, os estudantes devem acrescentar informações sobre vegetação, fauna, regimes hídricos e localização no território brasileiro.

Page 7: 1º bimestre Gabarito › oeds › NV... · a) O estudante indicou que Juliana presenciou um terremoto de baixa intensidade, que não causou danos graves à região. b) O estudante

Material Digital do Professor

Ciências – 7º ano

1º bimestre – Gabarito

5. Ao fazer um trabalho sobre o continente africano, Rafaela recortou um mapa-múndi e destacou os continentes africano e sul-americano, posicionando-os lado a lado. Nesse momento, verificou que eles se encaixavam.

Qual a possível explicação para a observação de Rafaela?

a) Há sinais de que esses continentes estão se movimentando um em direção ao outro, de

modo que tendem a se encaixar futuramente.

b) Os atuais continentes da Terra, incluindo a África e a América do Sul, estiveram unidos há

milhões de anos.

c) A observação de Rafaela é apenas uma coincidência, pois as posições dos continentes da

Terra não se alteram ao longo dos anos.

d) As placas tectônicas se movem, porém isso não altera a posição dos continentes, cujos

contornos são moldados a partir do desgaste e da erosão das rochas e do solo.

Objeto de conhecimento

Placas tectônicas e deriva continental

Habilidade (EF07CI16) Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 1

Justificativas

a O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que a África e a América do Sul estão cada vez mais distantes uma da outra, e não se aproximando.

b

O estudante que selecionou essa alternativa compreendeu que, de acordo com a teoria da deriva dos continentes, todos os continentes estiveram unidos no passado geológico e aos poucos foram se desconectando. Esse processo ainda está ativo, de modo que novas configurações dos continentes podem ser observadas ao longo da história da Terra.

c O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que as posições dos continentes mudam ao longo do tempo, pois eles estão inseridos na crosta terrestre, que se movimenta constantemente.

d O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que os continentes fazem parte das placas tectônicas e que, quando estas se movem, os continentes também se movem.

Orientações sobre como interpretar as

respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Os estudantes que erraram esta questão provavelmente não compreenderam a teoria da deriva continental e não justificaram o “encaixe” dos continentes sul-americano e africano. Para que os estudantes compreendam melhor a teoria da deriva dos continentes, o professor pode organizar a turma em grupos de quatro estudantes e entregar um mapa-múndi para cada grupo. Os estudantes devem recortar os continentes e, como um quebra-cabeças, encaixá-los para ter uma ideia de como era a Pangeia. Em seguida, os estudantes devem explicar o motivo da separação dos continentes e propor como imaginam que será a posição dos continentes daqui a milhões de anos.

Page 8: 1º bimestre Gabarito › oeds › NV... · a) O estudante indicou que Juliana presenciou um terremoto de baixa intensidade, que não causou danos graves à região. b) O estudante

Material Digital do Professor

Ciências – 7º ano

1º bimestre – Gabarito

6. Durante uma aula de Ciências, alguns estudantes fizeram as seguintes afirmações, para explicar fenômenos naturais, como terremotos, tsunamis e vulcões:

Alice: Os terremotos e tsunamis são mais frequentes nas regiões de encontro das placas tectônicas porque, quando elas entram em contato, ocorre a produção de intensas vibrações.

Gustavo: Os vulcões podem se originar do choque entre duas placas, que provoca o derretimento de parte de uma delas e a formação de grandes reservatórios de gases e magma submetidos a alta pressão.

Carina: No Brasil, os tremores e abalos que ocorrem são de baixa intensidade, pois, como o território brasileiro é extenso, o efeito das ondas sísmicas é amenizado.

Wiliam: Os tsunamis resultam de correntes de ar muito fortes, vindas do oceano, que deslocam enormes massas de água, provocando ondas gigantescas.

São verdadeiras as afirmações formuladas apenas por:

a) Alice e Carina.

b) Alice e Gustavo.

c) Carina e Wiliam.

d) Gustavo e Wiliam.

Page 9: 1º bimestre Gabarito › oeds › NV... · a) O estudante indicou que Juliana presenciou um terremoto de baixa intensidade, que não causou danos graves à região. b) O estudante

Material Digital do Professor

Ciências – 7º ano

1º bimestre – Gabarito

Objeto de conhecimento

Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis)

Habilidade (EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 1

Justificativas

a

O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que a afirmação de Carina está incorreta, uma vez que os abalos são raros porque o Brasil localiza-se no meio de uma placa tectônica – a placa Sul-americana –, longe das regiões de encontro de placas. Os abalos que ocorrem são leves porque são devidos a falhas no interior das placas ou porque são apenas reflexos de terremotos que ocorreram em outras áreas.

b

O estudante que selecionou essa alternativa compreendeu que as afirmações de Alice e Gustavo estão corretas, já que os terremotos e tsunamis são mais frequentes em regiões de encontros de placas tectônicas e os vulcões podem se originar do derretimento de parte dessas placas, formando grandes reservatórios subterrâneos de gases e magma submetidos a altas pressões. Ele compreendeu também que as afirmações de Carina e Wiliam estão incorretas, já que a posição do Brasil, no meio de uma placa tectônica, é o principal motivo para os abalos sísmicos no país serem pouco intensos, e que não são correntes de ar que provocam o deslocamento das enormes massas de água, gerando ondas gigantescas (tsunamis), e sim os movimentos da crosta sob os oceanos.

c

O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que as afirmações de Carina e Wiliam estão incorretas, já que a posição do Brasil, no meio de uma placa tectônica, é o principal motivo para os abalos sísmicos no país serem pouco intensos, e que não são correntes de ar que provocam o deslocamento das enormes massas de água, gerando ondas gigantescas (tsunamis), e sim os movimentos da crosta sob os oceanos.

d

O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que a afirmação de Wiliam está incorreta, pois os tsunamis resultam de ondas sísmicas que se propagam em rochas que estão sob o oceano; são essas fortes vibrações que deslocam enormes massas de água, e não correntes de ar muito fortes.

Orientações sobre como interpretar as

respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Os estudantes que erraram esta questão provavelmente não interpretaram corretamente fenômenos naturais como terremotos, vulcões e tsunamis, nem justificaram a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil. Para que o conteúdo seja assimilado também pelos estudantes que ainda ficaram com dúvidas, o professor pode exibir um vídeo sobre o movimento das placas tectônicas e sobre a formação e a erupção dos vulcões. Em seguida, pode organizar a turma em grupos de cinco integrantes e pedir que façam uma pesquisa sobre os países e as regiões onde os vulcões, terremotos e tsunamis são mais frequentes. Depois, o professor pode entregar a cada grupo um mapa que mostre as placas tectônicas e pedir aos estudantes que relacionem as regiões pesquisadas com a localização nas placas tectônicas.

Page 10: 1º bimestre Gabarito › oeds › NV... · a) O estudante indicou que Juliana presenciou um terremoto de baixa intensidade, que não causou danos graves à região. b) O estudante

Material Digital do Professor

Ciências – 7º ano

1º bimestre – Gabarito

7. Sobre composição do ar, considere as afirmações a seguir.

I – Nas últimas décadas, a concentração de gás carbônico na camada atmosférica tem aumentando muito devido a algumas atividades humanas, como: queima de combustíveis fósseis, queimadas e desmatamento.

II – O gás nitrogênio é um dos menos abundantes na camada atmosférica, o que dificulta seu uso pelos seres vivos.

III – No processo de queima, também chamado de combustão, o combustível reage com o gás oxigênio do ar, resultando na liberação de gás carbônico e vapor de água.

IV – A maioria dos seres vivos utiliza o gás carbônico do ar para liberar a energia armazenada nos alimentos, por meio da respiração celular.

É correto apenas o que se afirma em:

a) II e IV.

b) I e II.

c) I e III.

d) III e IV.

Page 11: 1º bimestre Gabarito › oeds › NV... · a) O estudante indicou que Juliana presenciou um terremoto de baixa intensidade, que não causou danos graves à região. b) O estudante

Material Digital do Professor

Ciências – 7º ano

1º bimestre – Gabarito

Objeto de conhecimento

Composição do ar

Habilidade (EF07CI12) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 2

Justificativas

a

O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que a afirmativa II está errada porque o nitrogênio é o gás mais abundante no ar. Seu uso pelos seres vivos, no entanto, só é possível porque um grupo de bactérias é capaz de retirar esse gás do ar e torná-lo aproveitável para os seres vivos no processo de fixação do nitrogênio. O estudante também não compreendeu que a afirmativa IV está errada porque a maioria dos seres vivos utiliza o gás oxigênio, e não o gás carbônico, para liberar a energia armazenada nos alimentos, por meio da respiração celular.

b

O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que o nitrogênio é o gás mais abundante no ar. Seu uso pelos seres vivos, no entanto, só é possível porque um grupo de bactérias é capaz de retirar esse gás do ar e torná-lo aproveitável para os seres vivos no processo de fixação do nitrogênio.

c

O estudante que selecionou essa alternativa compreendeu que a afirmativa I está correta porque a quantidade de gás carbônico na atmosfera vem aumentando devido às atividades humanas citadas; e compreende o processo de combustão, em que um combustível reage com o oxigênio do ar, liberando gás carbônico e vapor de água, conforme descrito na afirmativa III. Este estudante compreendeu ainda que as afirmativas II e IV estão erradas, porque o gás nitrogênio é o mais abundante no ar e porque os seres vivos utilizam gás oxigênio e não gás carbônico na respiração celular.

d O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que a afirmativa IV está incorreta porque a maioria dos seres vivos utiliza o gás oxigênio, e não o gás carbônico, para liberar a energia armazenada nos alimentos, por meio da respiração celular.

Orientações sobre como interpretar as

respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Os estudantes que erraram esta questão provavelmente não compreenderam a composição do ar e os fenômenos que podem alterar sua composição. Caso muitos estudantes não tenham compreendido o conceito de respiração e fotossíntese e quais os gases consumidos e liberados para a atmosfera em cada um desses processos, o professor poderá elaborar uma breve atividade experimental. Para isso, poderá levar um recipiente de vidro que possa ser vedado, terra, pedras e uma planta que esteja habituada a sobreviver em ambientes úmidos. Com esses materiais, o professor poderá montar um pequeno terrário com os estudantes e deixá-lo em um local com alguma luminosidade. Passado algum tempo, os estudantes poderão perceber gotículas de água nas paredes do recipiente e poderão encontrar a planta viva. Nesse momento, cabe ao professor interrogar os estudantes a respeito do ocorrido. Ao final, concluir com a turma que a planta foi capaz de sobreviver sem receber ar externo porque houve um equilíbrio entre os processos de fotossíntese e respiração. Já com relação às gotículas de água, o professor poderá dissertar brevemente sobre o ciclo da água e a importância da transpiração e da fotossíntese das plantas.

Page 12: 1º bimestre Gabarito › oeds › NV... · a) O estudante indicou que Juliana presenciou um terremoto de baixa intensidade, que não causou danos graves à região. b) O estudante

Material Digital do Professor

Ciências – 7º ano

1º bimestre – Gabarito

8. Ao realizar uma compra em um supermercado, Artur escolheu o desodorante mostrado na figura a seguir.

Avits Estúdio Gráfico/Arquivo da editora

Desodorante comprado por Artur.

A atitude de Artur tem como consequência:

a) a recuperação da camada de ozônio, que é responsável por absorver parte dos raios

ultravioleta emitidos pelo Sol.

b) o aumento da concentração de ozônio na estratosfera, contribuindo para aumentar o

número de casos de câncer de pele.

c) a liberação, na atmosfera de gases, que atuam como uma barreira e impedem que os raios

ultravioleta do Sol atinjam os seres vivos.

d) o aumento dos buracos na camada de ozônio, devido à emissão de gases que aceleram a

transformação do ozônio em gás oxigênio.

Page 13: 1º bimestre Gabarito › oeds › NV... · a) O estudante indicou que Juliana presenciou um terremoto de baixa intensidade, que não causou danos graves à região. b) O estudante

Material Digital do Professor

Ciências – 7º ano

1º bimestre – Gabarito

Objeto de conhecimento

Camada de ozônio

Habilidade (EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 2

Justificativas

a O estudante que selecionou essa alternativa compreendeu que a utilização de sprays que não contêm CFC tem como consequência a recuperação da camada de ozônio, que é responsável por absorver parte dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol.

b

O estudante que selecionou essa alternativa assumiu corretamente que o uso de sprays isentos de CFCs aumenta a concentração de gás ozônio na estratosfera, mas não compreendeu que esse aumento contribui para diminuir o número de casos de câncer de pele, uma vez que ocorre maior absorção dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol.

c

O estudante que selecionou essa alternativa assumiu incorretamente que sprays isentos de CFC emitem para a atmosfera gases capazes de absorver os raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Ele não compreendeu que a ação protetora desses sprays é conferida pelo fato de não emitirem gases que destroem a camada de ozônio, colaborando para com sua recuperação.

d

O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que o desodorante comprado por Artur não apresenta CFCs (substâncias responsáveis pelo aumento dos buracos na camada de ozônio) ou compreendeu que o desodorante não apresenta CFCs, mas assumiu incorretamente que os gases substitutos usados no spray são prejudiciais à camada de ozônio.

Orientações sobre como interpretar as

respostas e reorientar o planejamento com base

nos resultados

Os estudantes que erraram esta questão provavelmente não sabem o que são CFCs ou não souberam interpretar a imagem, não identificaram os fatores que aumentam ou diminuem a concentração de ozônio na estratosfera, nem reconhecem a importância da camada de ozônio para a vida na Terra. Para esclarecer melhor este conteúdo, o professor pode retomar o assunto passando para os estudantes a animação “Mudanças ambientais globais – Buraco na camada de ozônio”, disponível no Portal do Professor do MEC, para que os alunos compreendam como ocorre a transformação do gás ozônio em gás oxigênio, na estratosfera. Também pode retomar as medidas que o governo brasileiro e a comunidade internacional têm adotado para recuperar a camada de ozônio. Além disso, pode pedir aos estudantes que verifiquem em equipamentos e produtos existentes em suas casas, tais como refrigeradores e desodorantes, se eles contêm CFCs. Os estudantes podem levar essas informações para a sala de aula.

Page 14: 1º bimestre Gabarito › oeds › NV... · a) O estudante indicou que Juliana presenciou um terremoto de baixa intensidade, que não causou danos graves à região. b) O estudante

Material Digital do Professor

Ciências – 7º ano

1º bimestre – Gabarito

9. Analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

(XXX) O efeito estufa mantém uma temperatura média na superfície da Terra em torno de 15 C, sendo fundamental para manter condições compatíveis com a vida.

(XXX) Parte do calor proveniente do Sol, que é refletido na superfície da Terra, é retido na atmosfera por certos gases, como o gás carbônico e o vapor de água.

(XXX) As plantas absorvem grande quantidade de gás nitrogênio e, quando são queimadas, emitem esse gás na atmosfera, contribuindo para o aumento da temperatura da Terra.

(XXX) Para controlar o aquecimento global pode-se realizar o plantio de árvores, que absorvem gás carbônico para a realização da fotossíntese; deve-se, também, evitar a queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e seus derivados, utilizando outras fontes de energia, como a solar e a eólica.

A sequência correta das afirmativas é:

a) V, F, V, V.

b) V, V, V, F.

c) F, V, V, V.

d) V, V, F, V.

Page 15: 1º bimestre Gabarito › oeds › NV... · a) O estudante indicou que Juliana presenciou um terremoto de baixa intensidade, que não causou danos graves à região. b) O estudante

Material Digital do Professor

Ciências – 7º ano

1º bimestre – Gabarito

Objeto de conhecimento

Efeito estufa

Habilidade

(EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas, etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 2

Justificativas

a

O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que a segunda afirmativa é verdadeira, uma vez que o gás carbônico e o vapor de água presentes na atmosfera retêm parte do calor do Sol refletido pela superfície da Terra. Esse estudante também não reconheceu a terceira afirmativa como falsa, já que é o gás carbônico que é incorporado pelas plantas e liberado durante as queimadas.

b

O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que a terceira afirmativa é falsa, já que o gás absorvido pelas plantas e liberado nas queimadas é o gás carbônico, e que a quarta afirmativa é verdadeira, pois plantar árvores e evitar a utilização de combustíveis fósseis contribui para controlar o aquecimento global.

c

O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu que a primeira afirmativa é verdadeira, pois o efeito estufa mantém a temperatura na superfície da Terra em torno de 15 C, possibilitando a vida na Terra, e que a terceira afirmativa é falsa, já que é o gás carbônico que é incorporado pelas plantas e liberado nas queimadas.

d

O estudante que selecionou essa alternativa compreendeu corretamente que a primeira, a segunda e a quarta afirmativas são verdadeiras e que a terceira afirmativa é falsa, uma vez que é o gás carbônico que é incorporado pelas plantas e liberado nas queimadas, o que contribui para o aumento da temperatura da Terra.

Orientações sobre como interpretar as

respostas e reorientar o planejamento com base

nos resultados

Os estudantes que erraram esta questão provavelmente não compreenderam os mecanismos do efeito estufa, seu papel para o desenvolvimento da vida na Terra e/ou não discriminaram ações que podem intensificar esse processo e como é possível controlar essa intensificação. Para aprofundar esse tema e sanar possíveis dúvidas, o professor pode pedir aos estudantes que pesquisem em jornais, revistas e sites de universidades ou outros centros de pesquisa sobre atividades que contribuem para a intensificação do efeito estufa. Em seguida, deve organizar a turma em dois grupos e propor a um dos grupos que cite uma atividade que contribua para a intensificação do efeito estufa e ao outro grupo que formule uma proposta para controlar os impactos causados por essa atividade. Em seguida, o grupo que formulou a proposta cita uma atividade que contribui para o efeito estufa e o outro grupo propõe uma atividade para minimizar os impactos.

Page 16: 1º bimestre Gabarito › oeds › NV... · a) O estudante indicou que Juliana presenciou um terremoto de baixa intensidade, que não causou danos graves à região. b) O estudante

Material Digital do Professor

Ciências – 7º ano

1º bimestre – Gabarito

10. Associe os fenômenos descritos na primeira coluna com as respectivas descrições da segunda coluna.

A. Desmatamento feito por queimadas.

(XXX) Mudança ambiental decorrente da intensificação do efeito estufa e que pode provocar a migração de algumas espécies para outras áreas e extinção de alguns seres vivos.

B. Desertificação.

(XXX) Catástrofe natural de alto impacto que pode levar à extinção de um grande número de espécies, em um curto intervalo de tempo, em termos geológicos.

C. Choque de asteroides com a Terra.

(XXX) Degradação ambiental que libera gás carbônico na atmosfera e contribui para o aumento do efeito estufa. Além disso, coloca em risco a sobrevivência de muitas espécies e pode prejudicar comunidades tradicionais que dependem diretamente dos recursos disponíveis no ambiente.

D. Degelo e inundações, provocados pelo aumento da temperatura global da Terra.

(XXX) Processo que deixa o solo arenoso e estéril, podendo levar à perda da fauna e flora, além de aumentar as taxas de contaminação por doenças, devido à falta de água potável.

Marque a opção abaixo que indica a sequência correta da segunda coluna:

a) D, C, A, B.

b) A, D, C, B.

c) B, A, D, C.

d) C, B, A, D.

Page 17: 1º bimestre Gabarito › oeds › NV... · a) O estudante indicou que Juliana presenciou um terremoto de baixa intensidade, que não causou danos graves à região. b) O estudante

Material Digital do Professor

Ciências – 7º ano

1º bimestre – Gabarito

Objeto de conhecimento

Fenômenos naturais e impactos ambientais

Habilidade (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

Tipo de questão Múltipla escolha Capítulo 3

Justificativas

a

O estudante que selecionou essa alternativa compreendeu corretamente que o degelo e as inundações, provocados pelo aumento da temperatura global da Terra, podem provocar a migração de algumas espécies para outras áreas e extinção de alguns seres vivos; que o choque de asteroides com a Terra é uma catástrofe natural de alto impacto que pode levar à extinção de um grande número de espécies, em um curto intervalo de tempo (considerando a escala do tempo geológico); que o desmatamento feito por queimadas é uma degradação ambiental que emite gás carbônico e coloca em risco a sobrevivência de muitas espécies, além de prejudicar comunidades tradicionais que dependem diretamente dos recursos disponíveis no ambiente natural; e que a desertificação é um processo que deixa o solo arenoso e estéril, podendo levar à perda da fauna e da flora e ao aumento da contaminação por doenças, devido à falta de água potável.

b

O estudante que selecionou essa alternativa compreendeu o processo de desertificação, mas não compreendeu que o desmatamento por queimadas não é uma consequência da elevação da temperatura terrestre; não compreendeu que o degelo e as inundações estão associados ao aumento do efeito estufa e não reconheceu o alcance do impacto ambiental provocado pelo choque de asteroides contra o planeta Terra.

c

O estudante que selecionou essa alternativa não compreendeu a descrição correta e os impactos causados por nenhum dos fenômenos citados na primeira coluna. Ele assumiu, incorretamente, que a desertificação está associada ao efeito estufa; que os impactos ambientais do desmatamento são equivalentes aos impactos causados pelo choque de um asteroide com a Terra, e que os degelos e inundações não estão associados ao efeito estufa.

d

O estudante que selecionou essa alternativa compreendeu as consequências do desmatamento por queimadas, mas não compreendeu o alcance do impacto ambiental provocado pelo choque de asteroides contra o planeta Terra, nem as consequências do desmatamento e de degelos e inundações.

Orientações sobre como interpretar as

respostas e reorientar o planejamento com base

nos resultados

Os estudantes que erram esta questão não compreendem com precisão os fenômenos descritos. Para tornar mais claras as causas e consequências dos impactos no meio ambiente, o professor pode pedir aos estudantes que, individualmente, pesquisem sobre diferentes mudanças ambientais que podem afetar os seres vivos de um ecossistema (desertificação, degelo de calotas polares, choque de asteroides com a Terra, pesca e agropecuária realizadas de maneira inadequada, etc.). Em seguida, pode ser proposto um debate em sala de aula, para que os estudantes exponham os dados coletados e proponham alternativas de melhorias para diminuir os impactos ambientais, no caso das atividades antrópicas.