1 aula introdução a análise de circuito

8
COMPORTAMENTO DA ELETRICIDADE: A ELETRICIDADE APARENTE SE COMPORTAR DE MANEIRA PREVISÍVEL E CONSTANTE AO SER SUBMETIDA A DETERMINADAS CONDIÇÕES. FARADAY, OHM, LENS E KIRCHHOF FORAM CIENTISTAS QUE OBSERVARAM ESSE COMPORTAMENTO E O DESCREVERAM ESTABELECENDO ASSIM AS REGRAS COM BASE NO ESTUDO DESSE COMPORTAMENTO, ESSAS REGRAS SÃO CONHECIDAS COMO LEIS . ESSA LEIS SÃO A BASE DE TODOS OS SISTEMA ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS QUE NOS CERCA. Introdução a Análise de Circuito

Upload: fabio-curty

Post on 10-Jul-2015

567 views

Category:

Education


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1 aula introdução a análise de circuito

COMPORTAMENTO DA ELETRICIDADE:

A E L E T R I C I D A D E A P A R E N T E S E C O M P O R T A R D EM A N E I R A P R E V I S Í V E L E C O N S T A N T E A O S E RS U B M E T I D A A D E T E R M I N A D A S C O N D I Ç Õ E S .F A R A D A Y , O H M , L E N S E K I R C H H O F F O R A MC I E N T I S T A S Q U E O B S E R V A R A M E S S EC O M P O R T A M E N T O E O D E S C R E V E R A ME S T A B E L E C E N D O A S S I M A S R E G R A S C O M B A S EN O E S T U D O D E S S E C O M P O R T A M E N T O , E S S A SR E G R A S S Ã O C O N H E C I D A S C O M O L E I S . E S S A L E I SS Ã O A B A S E D E T O D O S O S S I S T E M A E L É T R I C O S EE L E T R Ô N I C O S Q U E N O S C E R C A .

Introdução a Análise de Circuito

Page 2: 1 aula introdução a análise de circuito

MATÉRIA E ELETRIZAÇÃO

Matéria: É tudo aquilo que tem massa e ocupa um lugar no espaço.

Massa: É a quantidade de matéria, e é composta por Átomos.

Átomos: Entre o final do século XIX e o começo do século XX era considerado a menos partícula indivisível do universo, a qual um conjunto de átomos de mesma massa e tamanho constitui um elemento, para exemplificar seria preciso 100 milhões de átomos disposto em linha reta para se ter 1 cm.

Page 3: 1 aula introdução a análise de circuito

Prótons, Nêutrons e Elétrons.

No início do século XX descobriu-se que o Átomo era constituído de partes menores, chamadas de partículas subatômicas que são os: Prótons, Nêutrons e Elétrons.

Page 4: 1 aula introdução a análise de circuito

Elétrosfera

Prótons: Possuem carga elétrica positiva.

Elétrons: Possuem cargas elétricas negativas.

Nêutrons: Não possuem cargas eletricas. Os prótons e nêutrons estão na parte central do âtomo, já

os elétrons estão ao redor do em uma camada chamada eletrosfera.

A eletrosfera e composta por camadas ou órbitas e se assemelham a um sistema solar, onde os elétrons se movimentam em trajetória circular ao redor do núcleo.

Page 5: 1 aula introdução a análise de circuito

As camadas da eletrosfera.

Essas camadas recebem denominação sendo identificadas por letras maiúsculas do alfabeto (K, L, M, N, O, P e Q).

O número de camadas é proporcional ao número de elétrons do átomo é com isso podemos então dizer que quanto mais elétron:

Maior o número de camadas; Menos a atração exercida pelo núcleo; Mais livres ficam os elétrons da camada de valência; Menor sua estabilidade; Maior o grau de condutividade temos no material.

Page 6: 1 aula introdução a análise de circuito

Portanto se ao contrário.

Quanto menos eletrons:Menor o numero de camadas;Maior a força de atração exercida pelo núcleo;Menos elétrons livre;Maior estabilidade;Mais isolante o material.

Page 7: 1 aula introdução a análise de circuito

Conclui-se que:

Com essa explanação acima conseguimos entender porque alguns materiais são condutores e outros isolantes.

Condutores possuem elétrons livre em sua ultima camada “ valência “

Exemplo de condutores: cobre, ferro, alumínio e etc. Exemplo de isolantes: baquelite. Borracha, vidro e

etc..

Page 8: 1 aula introdução a análise de circuito

Afinal o que é energia?

É a capacidade de produzir um trabalho ou executar uma ação.

A unidade de medida de energia é o Joule(J) e é equivalente a 1 Newton(N) metro (1J = 1N * 1m). Ou ainda a um quilograma metro quadrado por segundo quadrado (1J = 1kg m2) e corresponde a energia transferida por uma força resultante constante de 1N, provocando o deslocamento desse objeto.