!1  · ativos bastante seguros, como o tesouro direto. assim, você dá mais segurança à sua...

16
1 www.investeae.com.br

Upload: others

Post on 02-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: !1  · ativos bastante seguros, como o Tesouro Direto. Assim, você dá mais segurança à sua carteira. Passo #3 - Hora de escolher uma corretora e avaliar as taxas Temos dinheiro

!1 www.investeae.com.br

Page 2: !1  · ativos bastante seguros, como o Tesouro Direto. Assim, você dá mais segurança à sua carteira. Passo #3 - Hora de escolher uma corretora e avaliar as taxas Temos dinheiro

Sobre esse PDF

Esse material traz as informações contidas nos artigos presentes no Blog Investeaê. Também trazemos informações adicionais que são exclusivas desse material. Para visitar nosso blog, acesse www.investeae.com.br.

Nesse texto, reunimos os primeiros tópicos que precisamos ter em mente antes mesmo de começar a aprender como selecionar as melhores ações para investir. Também discutimos sobre os 7 Passos que são essenciais para se poder investir em ações.

Ao final do texto, bolamos um resumão para você poder imprimir, se quiser, e deixar como referência para consulta.

Você também encontrará, ao final do material, uma seção com perguntas frequentes sobre o investimento em ações.

Caso surjam dúvidas sobre esse conteúdo, fique à vontade para nos mandar no email [email protected]

Boa leitura e bons investimentos Investeaê!

!2 www.investeae.com.br

Page 3: !1  · ativos bastante seguros, como o Tesouro Direto. Assim, você dá mais segurança à sua carteira. Passo #3 - Hora de escolher uma corretora e avaliar as taxas Temos dinheiro

Qualquer pessoa bem informada já ouviu falar, alguma vez na vida, sobre

investimento em ações

Investir em ações é uma forma bastante conhecida de se ganhar dinheiro. Tenho certeza que você já ouviu falar sobre isso, de alguma maneira. Seja sobre a Bolsa de Valores, sobre ações de uma empresa se valorizando muito ou mesmo através de histórias de quem ganhou muita grana com isso.

Mas a pergunta que surge logo de cara é: o investimento em ações é realmente bem conhecido e entendido pelas pessoas?

Pelo que eu escuto, há anos conversando com outras pessoas, não. A questão é que, realmente, muita gente já ouviu falar sobre ações, mas nunca de fato entendeu a fundo o que isso significa.

É como um  jogo de poker: várias pessoas sabem superficialmente o que é o jogo, mas poucas entendem de fato como jogar. Aliás, essa não é a única semelhança com o poker, como vou te mostrar mais à frente nesse artigo.

Tendo isso em mente, eu me sinto no dever de, antes de explicar qualquer coisa prática sobre como investir em ações, dar um passo atrás e olhar para a  "bigger picture". Assim, você poderá primeiro entender o que, de fato, significa investir em ações e, então começar a tomar suas decisões de como investir.

Nesse artigo eu vou te contar:

• O que são ações de empresas • O que significa investir em ações • Como funciona a Bovespa, nossa bolsa de valores • Quem pode investir em ações • Por onde você pode comprar e vender

Continue conosco lendo esse texto para aprender mais sobre os fundamentos de ações.

!3 www.investeae.com.br

Page 4: !1  · ativos bastante seguros, como o Tesouro Direto. Assim, você dá mais segurança à sua carteira. Passo #3 - Hora de escolher uma corretora e avaliar as taxas Temos dinheiro

O que são ações de empresas?

A forma mais fácil de se entender o que são ações, num primeiro momento, é com uma definição de uma linha:

Ações são pequenos pedaços de uma empresa, que podem ser compradas ou vendidas na Bolsa de Valores.

Basicamente, uma empresa que está presente na Bolsa de Valores possui o que chamamos de capital aberto. Ou seja, ela dá a liberdade para que investidores comprem parte da empresa e se tornem sócios dela.

Mas por que uma empresa tem ações na bolsa?

O principal intuito de uma empresa emitir suas ações para investidores é captar dinheiro. Assim pode investir internamente, fazer melhorias estruturais, financiar novos projetos. É similar a uma startup que passa por rodadas de investimento para poder alavancar o negócio. Só que em uma escala bem maior.

No caso da bolsa de valores, cada empresa é dividida em um número muito grande de ações. Portanto, possuir um lote de 100 ações, por exemplo, significa ter uma parte bem pequena da empresa.

Eu gosto de brincar dizendo que, se eu compro um certo número de ações do banco Itaú, por exemplo, eu sou "dono" de uma maçaneta da porta de uma agência. Mas eu passo a possuir algo :P

O foco aqui não é qual o tamanho da sua posse na empresa mas, sim, o dinheiro que você pode ganhar ao investir em ações.

Tipos de Ações Em linhas gerais (não queremos atropelar as coisas nesse momento), existem dois tipos de ações: as ordinárias e as preferenciais.

!4 www.investeae.com.br

Page 5: !1  · ativos bastante seguros, como o Tesouro Direto. Assim, você dá mais segurança à sua carteira. Passo #3 - Hora de escolher uma corretora e avaliar as taxas Temos dinheiro

Não vá achando que as ordinárias não prestam para nada rsrsrs. Elas são tão boas quanto as preferenciais, na prática. O que as difere são alguns detalhes técnicos que pouco importam para um investidor iniciante.

>> Ações Ordinárias (ON)

Toda ação de um empresa é identificada por um código, que chamamos de ticker. Este é composto por 4 letras e 1 número, como no exemplo das ações da Natura.

As quatro letras indicam o código da empresa (NATU = Natura) e o número indica se aquela ação é ordinária (3) ou preferencial (4, 5 ou 6).

Ações ordinárias têm como principal característica o direito a voto em decisões da empresa. Mas lembre-se que, na verdade, são os acionistas que possuem um grande percentual da empresa que acabam tomando as decisões, já que 1 ação = 1 voto.

>> Ações Preferenciais (PN) Essas ações, apesar de não darem direito a voto como no caso das ordinárias, possuem prioridade no momento da distribuição de lucros da empresa. Isso também vale para compensações, no caso de falência da empresa.

!5 www.investeae.com.br

Page 6: !1  · ativos bastante seguros, como o Tesouro Direto. Assim, você dá mais segurança à sua carteira. Passo #3 - Hora de escolher uma corretora e avaliar as taxas Temos dinheiro

Como funciona a Bovespa, a Bolsa de Valores?

Você certamente já ouviu o William Bonner falar esse nome. Mas talvez não esteja tão claro o que é a Bovespa.

Bolsa de Valores e Bovespa são a mesma coisa, na prática. Na verdade, Bovespa é uma sigla para Bolsa de Valores de São Paulo, nosso principal mercado de negociação de ações  no Brasil, que existe desde 1890, ano de sua fundação.

Aliás, recentemente, com a fusão entre Bovespa e Cetip, a bolsa passará a se chamar B3 (Brasil, Bolsa e Balcão), mas vamos nos concentrar na nomenclatura popular por enquanto.

Em 2008, a Bovespa se integrou com a BM&F, bolsa que negociava outros tipos de ativos e se criou a BM&FBovespa.

Assim, não são só ações que podem ser negociadas na Bolsa de Valores. Há vários outros tipos de investimentos que podem ser comprado e vendidos por lá, como títulos de renda fixa, moedas estrangeiras, commodities, opções, entre outros.

Na prática,  a  bolsa de valores é um ambiente que facilita a negociação entre diferentes investidores e que viabiliza o encontro de quem quer comprar com quem quer vender.

Antigamente (ainda lembro dessa imagem), a Bolsa era cheia de pessoas ao telefone, falando alto e negociando as operações que seriam feitas. Hoje o ambiente, para o investidor, tornou-se digital e você pode acessar a Bolsa de Valores do conforto da sua casa, como eu explico mais à frente.

E quem é que pode investir através da Bolsa de Valores?

Conversando com um amigo um dia desses, ele comentou que no início achava que somente investidores profissionais poderiam comprar e vender ações na Bolsa de Valores.

!6 www.investeae.com.br

Page 7: !1  · ativos bastante seguros, como o Tesouro Direto. Assim, você dá mais segurança à sua carteira. Passo #3 - Hora de escolher uma corretora e avaliar as taxas Temos dinheiro

Para nossa alegria, não. Talvez essa ideia ainda esteja presente na cabeça das pessoas por acharem que investimento em ações é complexo e restrito a poucos.

Só que hoje, com a melhora dos canais para se acessar a bolsa, fica bem mais fácil qualquer pessoa física investir.

Ou seja, eu e você podemos ser investidores na Bolsa de Valores. Deu até aquela sensação boa, não é?

Alguns dados Interessantes

Quando olhamos dados da BM&FBovespa, percebemos que o investidor pessoa física brasileiro representa cerca de 8% do volume total acumulado de compras e 10% do volume total acumulado de vendas.

A maior participação fica ainda com investidores estrangeiros, com praticamente 1/4 do volume total acumulado.

Além disso,  jovens entre 16 e 25 anos acumulam um total de R$610 Milhões investidos. Vale lembrar que a BM&FBovespa não é responsável apenas por ações, mas também por uma variedade de outros ativos.

A tabela completa com as informações acima pode ser encontrada nesse link.

!7 www.investeae.com.br

Page 8: !1  · ativos bastante seguros, como o Tesouro Direto. Assim, você dá mais segurança à sua carteira. Passo #3 - Hora de escolher uma corretora e avaliar as taxas Temos dinheiro

Por onde se investe em ações?

A forma mais fácil de se comprar e vender ações é através do Home Broker, uma plataforma digital presente nas corretoras.

Home Broker

O Home Broker é simplesmente uma tela que você acessa dentro da sua conta na corretora. Ele te permite, sentado no sofá ou no caminho para a faculdade, acompanhar o desempenho de diversas ações e operar a compra ou venda delas.

Para ter acesso ao Home Broker, portanto, basta você abrir uma conta em uma corretora, o que é feito gratuitamente.

Já comentamos em outro artigo sobre diferentes corretoras e como você pode escolher aquela que se adequa melhor ao seu perfil.

Investir na Bolsa é pra mim? Essa é uma pergunta que acabamos naturalmente fazendo a nós mesmos quando começamos a ler um pouco mais sobre esse mercado.

Para respondê-la, é preciso analisar diversos fatores. Alguns são: o grau de  risco  que você está disposto a correr, quanto você possui para investir e por quanto tempo você pretende fazer esse investimento.

Além disso, lembra que eu falei no início que é como jogar Poker? Você precisa de uma estratégia bem definida. O jogador de Poker não decide na hora da jogada o que vai fazer. Ele analisa diversos cenários e se planeja para cada um deles. Investir em ações é também estar preparado para diferentes cenários.

!8 www.investeae.com.br

Page 9: !1  · ativos bastante seguros, como o Tesouro Direto. Assim, você dá mais segurança à sua carteira. Passo #3 - Hora de escolher uma corretora e avaliar as taxas Temos dinheiro

Se você decidiu que quer começar a investir em ações, precisará se atentar aos 7 Passos que julgamos fundamentais para qualquer investidor. Se liga aê!

Se você quer começar a investir na Bolsa de Valores, siga esses 7 passos

Uma vez que você entendeu os conceitos básicos por trás do mercado de ações, é hora de analisar o que é necessário para começar a investir, de fato.

Sintetizamos em 7 Passos simples, que merecem bastante atenção.

Passo #1 - Vamos precisar de dinheiro

Óbvio, não?

Mas esse é um ponto que devemos tratar com bastante atenção. Você provavelmente se encaixa em uma das três seguintes situações:

1. Você já tem um certo valor para investir 2. Você não tem um valor inicial, mas pode começar a poupar todos os meses 3. Você já tem um valor inicial e consegue ainda poupar um pouco mais com frequência

A terceira situação é o cenário ideal. Porém, em qualquer uma delas, você é capaz de começar a investir. Se você se encontra na situação 1, é hora de começar a pensar em como conseguir poupar todos os meses. Só assim você terá a grana necessária para investir.

Separamos um artigo só para tratar desse tema. Para lê-lo, clique aqui.

Se você já possui um valor inicial para ser investido, poderemos ir para o passo 2. Lembre-se, porém, que criar a disciplina de guardar dinheiro de forma recorrente é essencial para qualquer investidor.

Passo #2 - Decida quanto investir

Certo, você já tem o dinheiro para começar. Agora a pergunta é: como você vai investir?

Vamos supor que você tenha R$5.000,00 total. Ou seja, esse é TODO o seu dinheiro. Não só o quanto está destinado a investir em ações, mas tudo o que você tem guardado.

Faria sentido investir os R$5.000,00 em ações?

!9 www.investeae.com.br

Page 10: !1  · ativos bastante seguros, como o Tesouro Direto. Assim, você dá mais segurança à sua carteira. Passo #3 - Hora de escolher uma corretora e avaliar as taxas Temos dinheiro

No nosso mindset, não. Gostamos de diversificar nossos investimentos e, assim, ter uma boa parte da grana investida em Renda Fixa.

O que quero dizer é que existem sim riscos, principalmente ligados à volatilidade e à imprevisibilidade do mercado e o que você não quer é perder o controle sobre esses riscos.

Por isso, recomenda-se que você não invista todo seu dinheiro em um mercado arriscado, mas sim uma parcela dele. Digamos, R$1.000,00, ou seja, 20% do seu total. O restante pode ser investido em ativos bastante seguros, como o Tesouro Direto. Assim, você dá mais segurança à sua carteira.

Passo #3 - Hora de escolher uma corretora e avaliar as taxas

Temos dinheiro e temos o quanto dele será investido. Vamos então escolher por onde investir.

Para isso, você precisará de uma plataforma que seja o intermediador entre você e a Bolsa de Valores. Essa plataforma é a corretora, como já comentamos anteriormente.

É bastante simples: você abre uma conta em uma corretora (na maioria dos casos, sem custo algum para a abertura), transfere seu dinheiro para lá e usa o home broker, uma plataforma online para negociar ações.

Escolher uma boa corretora é fundamental para ter à mão uma boa plataforma e buscar taxas menores. Isso é exatamente o quarto passo.

Passo #4 - Na ponta do lápis: as taxas fazem sentido para o investimento?

Atenção para as taxas! Quando se investe em ações, duas taxas estarão presentes:

• Taxa de corretagem • Taxa de custódia

A primeira é uma taxa cobrada quando a compra ou venda é efetivada. Por exemplo: se a taxa de corretagem for de R$10,00, você pagará esse valor para a corretora quando comprar a ação e terá que pagar novamente caso a venda.

A segunda é como um aluguel do espaço da corretora. É uma taxa mensal que você paga à corretora para ela manter suas ações sob custódia. Se essa taxa for de R$15,00, por exemplo, esse valor será cobrado mensalmente da sua conta. Em algumas corretoras, essa taxa pode ser isenta sob certas condições.

É importante, então, ficar atento a essas taxas, pois elas "comem" a rentabilidade do seu investimento.

!10 www.investeae.com.br

Page 11: !1  · ativos bastante seguros, como o Tesouro Direto. Assim, você dá mais segurança à sua carteira. Passo #3 - Hora de escolher uma corretora e avaliar as taxas Temos dinheiro

Imagine que você investiu R$500,00 em ações da empresa X. Você pagou R$10,00 de corretagem e mais R$15,00 por mês de custódia. Vamos dizer que você vendeu depois de 10 meses. Ou seja, novamente pagou R$10,00 de corretagem. Fazendo as contas, você terá pago nada mais, nada menos que R$170,00 em taxas.

Isso representa de 34% do valor investido. As ações teriam que se valorizar os mesmos 34% em 10 meses só para pagar suas taxas.

Será que valeria a pena?

Existem corretoras com zero custódia para ações, o que ajuda muito quando o valor investido é baixo, pois evita essa cobrança mensal.

Passo #5 - Defina uma estratégia

Investir em ações é um jogo de estratégia. Digo isso no sentido de que você precisa entender onde está colocando seu dinheiro e tomar decisões bem pensadas e coerentes. O mercado de ações não é um mercado de apostas.

Na verdade, muitos investidores caem nessa de achar que investir em ações é um cassino. Nós não gostamos dessa abordagem.

Além disso, somos adeptos da Análise Fundamentalista. Essa, ao contrário da Análise Técnica (que se baseia em gráficos e indicadores visando o curto prazo) visa o longo prazo, baseado nos fundamentos da empresa.

Para definir sua estratégia, você precisa entender seus objetivos. Por exemplo: se você deseja ter uma renda recorrente vinda das suas ações, sua estratégia pode ser a de investir em ações boas pagadoras de dividendos. Lembre-se, apenas, que para obter uma renda significativa nessa estratégia, o valor investido deve ser bem alto.

Uma estratégia que usamos muito é a de buscar empresas sólidas e que estejam com valores atrativos. Focando no longo prazo, buscamos a valorização das ações e um consequente retorno significativo.

E porque gostamos tanto do longo prazo? Porque quando você realmente casa com uma empresa por anos, seus riscos diminuem e seu retorno potencial passa a ser mais atrativo.

Passo #6 - Escolha as ações certas

Já dei a dica no passo anterior: se você quer se casar, procure a pessoa certa. No caso, a ação.

Nos seus investimentos, você não precisa manter a ação consigo a vida toda, mas se você seleciona ações focando em qualidade das empresas, você tem mais chances de tomar decisões certas.

!11 www.investeae.com.br

Page 12: !1  · ativos bastante seguros, como o Tesouro Direto. Assim, você dá mais segurança à sua carteira. Passo #3 - Hora de escolher uma corretora e avaliar as taxas Temos dinheiro

Lembre-se: você está investindo em uma empresa. Se você decidisse se tornar sócio de uma padaria, você colocaria sua grana em um negócio onde o pão toda hora está murcho, tem poucas vendas e o gerente não está nem aí? Ou você procuraria uma padaria com um bom gerente, funcionários contentes e clientes satisfeitos?

Pois é, o mesmo se aplica às ações das empresas em que você vai investir. Existem vários indicadores usados no mercado para avaliar se uma empresa está bem segundo variados quesitos. Falaremos mais disso em um artigo futuro.

O mais importante, porém, é você conhecer sobre a empresa. Busque se informar sobre ela, qual seu ramo de atuação, como está a geração de caixa, se está muito endividada, qual a qualidade da sua gestão.

Faça escolhas certas para ter bons lucros.

Passo #7 - Acompanhe a evolução da sua carteira

Chegamos ao último passo: ficar atento à performance das suas ações.

Naturalmente, você quer saber se seu investimento está dando lucro ou prejuízo e se novas decisões devem ser tomadas.

Lembre-se de uma coisa, entretanto: você NUNCA vai investir em uma ação a longo prazo e vê-la se valorizar sem parar. No meio do caminho, haverá sim algumas desvalorizações. Isso faz parte do processo. Acostume-se com isso e durma tranquilo sabendo que não é o fim do mundo.

A bolsa de valores é volátil, investir em qualquer ativo de renda variável é volátil. Mas a paciência e decisões conscientes costumam ser bem recompensadas.

Uma boa forma de acompanhar a evolução das suas ações é usando o Google Finance. Lá você pode registrar todas as compras de ações que fez e acompanhar a evolução de cada uma.

!12 www.investeae.com.br

Page 13: !1  · ativos bastante seguros, como o Tesouro Direto. Assim, você dá mais segurança à sua carteira. Passo #3 - Hora de escolher uma corretora e avaliar as taxas Temos dinheiro

O que eu faço agora?

Vamos revisar os 7 passos que trouxemos aqui:

• Poupar seu dinheiro • Definir quanto investir • Escolher uma boa corretora • Ficar atento às taxas • Definir uma estratégia • Escolher as ações • Acompanhar o progresso

De imediato, você deve focar nos passos 1 e 2. Sem eles, não tem como avançar. Os passos 3 e 4 também são importantíssimos se você ainda não tem conta em uma corretora.

Mesmo que tenha, vale verificar com calma as taxas cobradas para investimento em ações e então decidir se você vai continuar investindo por ela ou se buscará outra corretora.

A partir daí, é hora de começar a ler e estudar ;)

Somos do time que prefere entender bem sobre um assunto antes de colocar em prática. Por isso mesmo é que não iniciamos nossos investimentos logo pela Bolsa de Valores. Focamos inicialmente em investimentos mais seguros, como o Tesouro Direto, que já oferece rentabilidades ótimas e com baixo investimento inicial.

Enquanto isso, pudemos estudar com calma sobre o investimento em ações e definir onde investir.

Como diz o megainvestidor Warren Buffet, não invista em coisas que você não conhece bem. Por isso, quisemos trazer aqui o que é necessário para esse ser um tema confortável para você.

A seguir, trazemos duas seções exclusivas:

1. Um Resumão sobre Ações 2. Dúvidas Frequentes relacionadas ao investimento na Bolsa de Valores

Esperamos que você tenha sucesso nos seus investimentos!

E se esse material foi relevante para você, lembre-se de compartilhar com seus amigos.

Investeaê!

*As imagens desse PDF foram retiradas de Freepik.com

!13 www.investeae.com.br

Page 14: !1  · ativos bastante seguros, como o Tesouro Direto. Assim, você dá mais segurança à sua carteira. Passo #3 - Hora de escolher uma corretora e avaliar as taxas Temos dinheiro

Resumão sobre Ações

O que são ações? Ações são pequenos pedaços de uma empresa, que podem ser compradas ou vendidas na Bolsa de Valores.

Por que elas existem? Empresas abrem capital na bolsa de valores como forma de captar investimento (de investidores tanto pessoa física quanto outras empresas) e poder investir internamente.

O que acontece se eu compro ações de uma empresa? Você se torna sócio dela, mesmo que detendo um percentual bem pequeno da mesma. Assim você passa a fazer parte da dinâmica da empresa, como da sua distribuição de lucros, por exemplo.

Onde posso comprar e vender ações? Na Bolsa de Valores, a BM&FBovespa. Lá é que são negociadas ações de empresas e é feito o intermédio entre investidores.

Preciso ir à Bolsa para investir? Não! Você pode tranquilamente comprar e vender ações de casa, através do Home Broker da sua corretora.

Quais são os tipos de ações? Basicamente, dividimos em ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN). Ações ordinárias possuem o dígito 3 e dão direito a voto. Ações preferenciais possuem dígitos 4, 5 ou 6 e não têm direito a voto, mas preferência na distribuição de lucros.

Quem pode investir em ações? Qualquer pessoa. Isso não é restrito a pessoas ricas ou que tem anos de prática. Hoje, cerca de 10% do valor movimentado na bolsa vem de pessoas físicas.

O que é o Home Broker? É um ambiente online, que você acessa através da sua corretora, e que permite que você compre e venda ações usando a internet.

Como funciona o Home Broker? Nele, você pode selecionar o que quer visualizar, como o preço de diferentes ações, índices (como o Ibovespa), entre outros valores interessantes. Na plataforma, você pode enviar ordens de compra e venda de ações.

Quantas ações eu compro? No que chamamos de Mercado Padrão, ações são negociadas em lotes de 100. Ou seja, se uma ação custa R$7,00, um lote padrão custa R$700,00. Você pode comprar múltiplos de 100 ações (200, 500, 900, …).

É possível comprar menos de 100 ações? Sim, é o que chamamos de Mercado Fracionário. A ressalva sobre ele é que a liquidez é menor.

O que eu pago para comprar e vender ações? A chamada taxa de corretagem, que varia de corretora para corretora. Além disso, há uma outra taxa, mensal, chamada taxa de custódia, que pode ser cobrada ou não pela corretora.

!14 www.investeae.com.br

Page 15: !1  · ativos bastante seguros, como o Tesouro Direto. Assim, você dá mais segurança à sua carteira. Passo #3 - Hora de escolher uma corretora e avaliar as taxas Temos dinheiro

Perguntas Frequentes sobre o Investimento em Ações

• De quanto dinheiro eu preciso para começar?

Não existe um valor fixo e exato. Isso, claro, depende de vários fatores. Para chegar à resposta, é importante levar dois fatores em conta: 1. Quanto do seu capital total você pode aplicar mantendo uma exposição segura a ações? 2. Como as taxas cobradas afetam a rentabilidade desse investimento?

Para responder à primeira pergunta, pense o seguinte exemplo: se eu tenho R$10.000,00 totais e não espero investir mais do que 20% em ações, de forma a limitar meus riscos, então posso investir no máximo R$2.000,00. A segunda pergunta se conecta com o valor calculado na primeira. Lembre-se do exemplo que comentamos no passo 4. É importante que as taxas (corretagem e custódia) não corroam seu investimento. Por isso que é ruim investir em ações com pouco dinheiro. Você precisa lucrar muito só para pagar as taxas.

• Como eu compro e vendo ações?

Comentamos ao longo do material que, através de uma corretora, você é capaz de negociar ações na bolsa de valores.

O Home Broker é a plataforma usada para fazer as operações, de forma prática e sem sair de casa. Portanto, usando o HB, você fará suas ordens de compra ou venda simplesmente estipulando quantas ações deseja negociar, por qual valor e por quanto tempo a oferta é válida.

• Se eu quiser vender, eu consigo a qualquer momento?

Há dois pontos de atenção aqui: o horário de negociação e a relação entre compradores e vendedores.

Quando você compra ou vende ações na Bolsa de Valores, você está limitado ao horário de funcionamento do pregão. Geralmente das 10h às 16:55h, durante esse período, dizemos que o mercado está aberto e, portanto, você consegue operar. Fora desse horário, há alguns horários especiais e o período em que as negociações não acontecem.

Também é importante deixar claro que investir em ações é uma tarefa de negociação. Você compra de alguém e vende para alguém. Portanto, para vender uma ação, por exemplo, deve existir alguém querendo comprá-la pelo mesmo preço. Mas você não precisa se preocupar em falar com nenhum comprador. O Home Broker faz o trabalho duro de dar o match entre comprador e vendedor.

!15 www.investeae.com.br

Page 16: !1  · ativos bastante seguros, como o Tesouro Direto. Assim, você dá mais segurança à sua carteira. Passo #3 - Hora de escolher uma corretora e avaliar as taxas Temos dinheiro

• Eu pago imposto de renda para vender ações?

Caso você venda, em um mês, mais do que R$20.000,00 em ações, há indicência de imposto de renda no valor de 15% do lucro. Porém, se o valor movimentado no mês for inferior a isso, não se preocupe, o imposto não existirá.

• Se eu crio uma ordem que não é executada, eu pago por isso?

Não. Você paga apenas as ordens que são executadas. Ou seja, se quiser cancelar uma ordem que não tenha sido realizada ou mesmo alterar uma ordem ativa, você pode, sem ter que pagar.

• Como eu ganho dinheiro com ações?

Você pode ganhar dinheiro tanto com a valorização da ação (por exemplo, você compra hoje a R$10,00 e vende daqui um ano a R$15,00), quanto com a distribuição de dividendos e juros sobre capital. Dividendos e Juros sobre Capital são distribuídos aos acionistas em períodos específicos do ano, como forma de remunerá-los pelos ganhos que a companhia teve, se houver.

• Em quanto tempo vou ganhar dinheiro investindo em ações?

Eu só poderia te responder essa pergunta se tivesse uma bola de cristal. Mas não tenho.

Existem, porém estratégias que visam prazos distintos. A análise técnica busca retornos a curto prazo (em questão de dias ou semanas), enquanto a análise fundamentalista visa o longo prazo (meses e anos).

Nós preferimos o lado fundamentalista e o investimento a longo prazo, que tende a trazer retornos mais consistentes e com menor risco.

Um palavrinha final

Nós esperamos que esse material sirva de um bom ponto de partida para sua experiência com o mercado de ações. Lembre-se: esse é um mercado arriscado, mas muito interessante. Se preocupe em estudar bem sobre seus detalhes e colocar em prática boas estratégias de investimento.

Só não vale ficar parado ;)

!16 www.investeae.com.br