0e1 arquitetos | newsletter 2012/1

11
ANO DE ESCRITÓRIO! O primeiro semestre de 2012 foi muito importante para nosso escritório. Além de completar seu primeiro ano de existência, foi marcado pela conclusão de trabalhos aos quais nos dedicamos com entusiasmo e seriedade; pela participação em competições nacionais de Arquitetura; pelo início de novas parcerias. A seguir, compartilhamos com alegria alguns acontecimentos do primeiro semestre desse ano e esperamos que o segundo semestre seja ainda melhor!

Upload: 0e1-arquitetos

Post on 13-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

O primeiro semestre de 2012 foi muito importante para nosso escritório. Além de completar seu primeiro ano de existência, foi marcado pela conclusão de trabalhos aos quais nos dedicamos com entusiasmo e seriedade; pela participação em competições nacionais de Arquitetura; pelo início de novas parcerias. A seguir, compartilhamos com alegria alguns acontecimentos do primeiro semestre desse ano e esperamos que o segundo semestre seja ainda melhor!

TRANSCRIPT

Page 1: 0E1 Arquitetos | Newsletter 2012/1

ANO DE ESCRITÓRIO!

O primeiro semestre de 2012 foi muito importante para nosso escritório. Além de completar seu primeiro ano de existência, foi marcado pela conclusão de trabalhos aos quais nos dedicamos com entusiasmo e seriedade; pela participação em competições nacionais de Arquitetura; pelo início de novas parcerias.

A seguir, compartilhamos com alegria alguns acontecimentos do primeiro semestre desse ano e esperamos que o segundo semestre seja ainda melhor!

Page 2: 0E1 Arquitetos | Newsletter 2012/1

ECLÉTICA CENTRO DE MÚSICANova Prata, RS

O projeto para o Eclética Centro de Música se baseia na criação de duas câmaras herméticas para ensaios no interior de um salão em um prédio histórico da cidade de Nova Prata. A configuração de tais caixas permite que os espaços intersticiais resultem em dois ambientes que, embora contínuos, configuram espaços distintos para atividades complementares da escola.Segundo o proprietário da Escola, Lucas Volpatto, o número de alunos da escola aumentou em 150% em menos de dois meses após a reforma. “Hoje podemos dizer que a Escola é conhecida internacionalmente, graças à divulgação da obra.”, diz Volpatto.A criação de um projeto arquitetônico específico para as necessidades da Escola foi muito importante para valorizar a escola. Volpatto diz que “aliar estrutra física, aconchegante e valorizada esteticamente influencia na tomada de decisão de novos alunos.” além de satisfazer a antigos alunos que “se sentiram valorizados com um espaço amplo e moderno.”

Page 3: 0E1 Arquitetos | Newsletter 2012/1

AUMENTODE

150%NO

NÚMERODE

ALUNOS

Page 4: 0E1 Arquitetos | Newsletter 2012/1

APARTAMENTO DA ATRIZ

Porto Alegre, RS

Localizado em uma das ruas mais antigas e tradicionais de Porto Alegre, esse apartamento ilustra claramente o momento de recuperação pelo qual o centro histórico porto-alegrense passa. Embora as calçadas do entorno da Casa de Cultura Mario Quintana sejam pontos de encontro dos criativos e da classe artística, o interior das quadras foi negligenciado, resultando em abismos urbanos sem vida.

O apartamento possuia, em sua planta original, um grande pátio, resultado direto das necessidades de ventilação iluminação dos pavimentos superiores, sem relação clara com a configuração interna do apartamento. Ao transformar metade desse jardim em um estúdio com acesso exterior independente, amplia-se não somente a área construída do imóvel como também as possibilidades de apropriação da área externa que agora se abre tanto para esse novo cômodo quanto para a copa.

Segundo análise feita por Marcelo Araújo, da Foxter, mesmo somando o valor da reforma ao preço pago pelo imóvel, se os proprietários vendessem o apartamento hoje, obteriam 10,5% de lucro, devido ao valor agregado pelo projeto. Essa avaliação mostra que além de adequar o projeto às necessidades específicas do cliente, o projeto arquitetônico valoriza o imóvel.

Page 5: 0E1 Arquitetos | Newsletter 2012/1

ACRÉSCIMODE 10.5%NOVALORDOIMÓVEL

Page 6: 0E1 Arquitetos | Newsletter 2012/1

FORJASUL INDÚSTRIA METALÚRGICA

Canoas, RS

A intervenção no prédio administrativo da Metalúrgica Forjasul, empresa do Grupo Tramontina, traz consigo uma grande responsabilidade. O edifício projetado em 1978 pelo arquiteto Irineu Breitman, é de grande qualidade. Coube à equipe do escritório apenas revelar essa espaciali-dade, adequando os espaços às necessi-dades de uma empresa em constante atu-alização.

Tomou-se partido da malha estrutural para a locação dos espaços mais confinados como arquivos e sanitários, gerando um ritmo entre espaços permeáveis e opacos que facilita a leitura espacial da edificação ao mesmo tempo em que organiza o pro-grama em setores comuns.

A nave central é mantida aberta como forma de aproveitar a espacialidade de seu pé direito elevado. Nesse espaço são loca-das as grandes equipes de trabalho, em um ambiente permeável que facilita o inter-câmbio de informações entre os colabora-dores. Salas para reuniões internas são distribuídas ao longo da periferia desse espaço, liberando o amplo espaço da nave central de distrações.

Page 7: 0E1 Arquitetos | Newsletter 2012/1
Page 8: 0E1 Arquitetos | Newsletter 2012/1

CONCURSO PASSAGENS SOB(RE) O EIXÃO

Brasília, DF

Brasília é uma utopia construída que hoje cobra seu preço. A lógica modernista que prioriza o transporte automotivo gerou uma cidade que dificulta o trânsito de pedestres. É tempo de escolher entre continuar perseguindo utopias ou encarar a realidade de maneira objetiva.

As recorrentes melhorias nas passagens subterrâneas, embora válidas a curto prazo, são apenas uma solução paliativa. Devemos fazer uma reflexão profunda acerca do real problema. Trata-se da resolução de um problema de arquitetura, a travessia de pedrestres, e não da tentativa de adaptar uma solução que, ao longo dos anos, visivelmente não se adequou ao cotidiano da cidade.

A proposta apresentada obedece ao instinto do ser humano de sempre procurar percorrer o percurso mais confortável para atingir o seu objetivo. Através da legitimação da travessia de pedestres sobre a via, substitui-se a solução atual, orientada ao automóvel, pela tendência natural de priorizar o transporte de pedestres e de bicicletas.

Page 9: 0E1 Arquitetos | Newsletter 2012/1

MENÇÃO HONROSAEMCONCURSONACIONALDEARQUITETURA

Page 10: 0E1 Arquitetos | Newsletter 2012/1

Workshop Desenho ParamétricoUFRGS - abril/2012

Oficina de Fabricação DigitalUFRGS - maio/2012

Entrevista Rádio Mínimajulho/2012

Palestra sobre o concursoPassagens Sob(re) o EixãoIAB-RS - maio/2012

CURSOS E PALESTRAS! NA MÍDIA!

Page 11: 0E1 Arquitetos | Newsletter 2012/1

Nós, a equipe do 0e1 Arquitetos, não acreditamos que o êxito de qualquer realização possa ser atribuída a um indivíduo. Portanto, gostaríamos de agradecer a nossos clientes, fornecedores, colaboradores e amigos pela confiança em nosso trabalho.

Muito obrigado!

0E1 Arquitetos

E: Rua Santo Antônio, 366Independência

Porto Alegre - RSCEP: 90220-011

M: [email protected]

T: (51) 3023 5616