07 11 2014

36

Upload: orangotoe

Post on 01-Apr-2016

311 views

Category:

Documents


58 download

DESCRIPTION

07-11-2014.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: 07 11 2014
Page 2: 07 11 2014

Cola, descola!02 | O PRESENTE EDITORIAL SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014

Trazer para o Brasil a Copa do Mundo em2014, justamente em ano eleitoral, foi uma jogadabastante estratégica. Conquistar o hexacampeo-nato, em casa, seria um feito incrível para o povobrasileiro, que ficaria feliz com o futebol e possivel-mente em êxtase por algum tempo. Justamente otempo em que o pleito eleitoral estaria em plenovapor. Com isso, seria possível tirar proveito polí-tico da situação. Afinal, em tempos de campanhaé muito melhor ter o cidadão, eleitor, de bomhumor do que o contrário.

Nos últimos dias, ainda no embalo da passagemde fases da Seleção Brasileira no Mundial deFutebol, vimos a presidenta Dilma Rousseff ten-tando pegar carona na amabili-dade do torcedor, possivelmenteorientada pela sua equipe demarketing. Foi às redes sociais,pregou o otimismo, condenandoo uso indevido do pessimismo,misturou as condenações da polí-tica econômica com as críticas àorganização da Copa e até mes-mo com a equipe de Felipão. Porfim, antes do fiasco contra a Ale-manha, até foto pubicou imitan-do gestos do Neymar (é tóis!).

Estava na cara que o gover-no petista pretendia colher fru-tos do bom desempenho da Seleção em campo,pois o hexacampeonato, de alguma forma, seriaalgo positivo para Dilma e companhia, diretaou indiretamente.

Ninguém esperava uma derrota brasileira,ainda mais da forma humilhante com que acon-teceu. Mas ela aconteceu e a ordem agora édescolar a imagem do governo da Copa, bemdiferente do que vimos até o início desta semana,e até mesmo em tempos atrás, quando a presiden-ta chegou a declarar que o seu governo é padrãoFelipão, logo após a Seleção ter conquistado aCopa das Confederações, faturando o título emcima da Espanha por 3 a 0.

Agora, depois do amargo chocolate alemão, nadade comparações, nada de ligar política ao futebol.

O discurso mudou. Política é uma coisa e fute-

bol é outra, não se pode misturá-los. Procuram-se,no momento, palavras e estratégias para ameni-zar o efeito Copa sobre a campanha de reeleição.

O sonho de entregar a taça do hexa para asmãos do capitão Thiago Silva deu lugar ao pesa-delo de repassar o troféu, quem sabe, para o craqueargentino Lionel Messi. Será um domingo (13)tenso para Dilma, que certamente não escaparáimpune; deverá, mais uma vez, ser hostilizada empleno Maracanã lotado.

Vaias e algo do tipo já seriam inevitáveismesmo que a Seleção conquistasse a Copa, agora,diante do massacre ocorrido na terça-feira (08), énatural que o mau humor do torcedor com a

Seleção respingue ainda maisforte na presidenta.

Por essas e outras é que aequipe de Dilma quer virar apágina urgentemente deste“pesadelo” e deixar de lado omote “Copa das Copas”, o quecertamente não será mais ex-plorado na campanha. Afi-nal, não cola mais a estraté-gia de colher 100% de bonsfrutos com o Mundial.

Enfim, quem deve, nessemomento, separar o joio dotrigo é o cidadão brasileiro.

Quem precisa estar atento é o eleitor. Ele precisadeixar o futebol de lado e se concentrar na reali-dade nacional, voltar a pensar sobre as coisas queacontecem no país.

Precisa estar sereno para avaliar um outrocampeonato, que desta vez será fora de campo,apenas de olho nas urnas. Situação e oposição vãousar as armas que podem e que têm para conquis-tar votos.

Esperamos que os candidatos, ao menos, nãoapelem ao melodrama a la Felipão e sejam maistáticos e apresentem bom planejamento, ao estiloalemão. E que os brasileiros tenham racionalidadesuficiente para escolher o que é melhor para o país,afinal, se tudo continuar aos trancos e barrancosde nada adiantará chamar uma psicóloga paracontornar a situação.

Esperamos que os candidatos,ao menos, não apelem ao

melodrama a la Felipão e sejammais táticos e apresentem bomplanejamento, ao estilo alemão.

E que os brasileiros tenhamracionalidade suficiente para

escolher o que é melhor para opaís, afinal, se tudo continuar

aos trancos e barrancos de nadaadiantará chamar uma psicóloga

para contornar a situação

POR GERAÇÕESTodos que se envolvem com algum tipo de jogo

sabem que podem perder. No caso de um jogo defutebol, mesmo perdendo, espera-se que o adver-sário lute com brio até o fim. Não parece ter sido istoo que a maioria dos brasileiros percebeu no jogoque tirou do Brasil a possibilidade de disputar a finalda Copa do Mundo de 2014 em casa. A derrotahumilhante que constrangeu até o adversário serálembrada por gerações. Felipão assumiu a respon-sabilidade, mas parece que não foi suficiente. Ficaa sensação de que fomos tapeados.

Costuma-se dizer que Deus é brasileiro e quefutebol, além de ser paixão, é também uma religião.Contudo, parecem ter sido condições muito huma-nas que levaram a este inesperado apagão nofutebol brasileiro. Após o jogo, um dos jornalistasperguntou a Felipão se não seria hora de o Brasilreinventar a forma de jogar. Pode ser, mas talvezfosse também necessário parar de sonhar comglórias passadas além de entender que o desgas-tado conceito de patriotismo pode não mais combi-nar com um futebol que se profissionalizou exces-sivamente. O episódio da seleção de Gana, que serecusou a jogar sem antes receber o prêmio, nos fazrefletir sobre o futuro dos mundiais.

De tempos em tempos a nação brasileira sedescobre representada por jogadores que namaior parte do tempo passam distantes dela seenvolvendo com outras prioridades. Resisti emcolocar meus palpites nesta coluna. Vinha acom-panhando alguns palpiteiros que se arriscarammais do que eu. Contudo, foi possível percebernum clima velado de desconfiança de que a coisapoderia não acabar bem. Não dava para ir até o fimconfiando mais na sorte do que na atitude. Massob esta ótica de análise já existem muitos espe-cialistas. Então vou mudar o foco.

A questão agora é saber se o resultado da Copavai ou não interferir nas eleições. Eu digo que não.E no caso específico da candidata Dilma, o palavrãoque foi dirigido a ela na abertura da Copa e comreincidências posteriores vai acabar lhe rendendovotos. Uma pesquisa de opinião revelou que quase80% dos brasileiros não aprovou a atitude daquelesque constrangeram a presidenta escondidos noanonimato da multidão. Independente de votar nelaou não, ali ela era a presidenta do Brasil e precisariaser respeitada. Não pegou bem para nós, brasilei-ros, diante do mundo. O paradoxo ainda se acentuaquando se mistura o palavrão com o hino nacional.

A Rede Globo, hegemônica nas transmissõesdos jogos, fez drama em cima do choro da criançaque não pode ver o Brasil campeão. Fico imaginan-do as lições que as crianças presentes na torcidaaprendem com a linguagem que, segundo os maisentendidos, é própria do ambiente de estádios defutebol. Sendo assim, gostaria de sugerir que todosaqueles que entraram na ola para destratar a pre-sidenta sigam o exemplo de Felipão e encaminhemdois pedidos de desculpas. O primeiro, numa atitu-de de pessoa civilizada, para a presidenta, comoretratação. O segundo para as crianças que teste-munharam o mau exemplo.

Que as crianças brasileiras que choraram nosestádios e diante dos televisores possam retirarlições positivas da frustração e da tristeza peloBrasil não ter chegado lá. Mas que elas possamtambém serem, no futuro, cidadãos melhores doque nós adultos somos hoje.

* O autor é docente da Unioeste

[email protected]

Page 3: 07 11 2014

O PRESENTE | 03SEXTA-FEIRA,11 DE JULHODE 2014

Se a expectativa era que a Copa doMundo movimentasse o setor industrialde alimentos, na prática isso não ocorreu.A constatação é do diretor-presidente daCopagril, Ricardo Sílvio Chapla, que cum-pre viagem em São Paulo e tem mantidocontato com vários empresários.

De acordo com ele, as perspectivas para

o segundo semestre também não são muitoanimadoras, tendo em vista que logo come-ça efetivamente a campanha, os debates e aeleição. “Talvez esse deveria ser o ano derever o modelo que nós temos. Por enquan-to as expectativas para o segundo semestrenão são muito boas, mas vamos ter queaguardar”, afirma.

EXPECTATIVA NÃOMUITO ANIMADORA

Irritação

Comentário do dia - I“Não esperem milagres, não acreditem em soluções mágicas como uma simples troca de comissão técnicaou o aparecimento de um novo Neymar. Se o planejamento e o trabalho forem executados por pessoas

competentes, apaixonadas e com conhecimento técnico em cada uma das diversas dimensões do futebol,ainda assim levaremos pelo menos dez anos para chegar lá. Uma caminhada de mil milhas começa com um

simples primeiro passo”. Declaração do líder do movimento Bom Senso, zagueiro Paulo André.

Comentário do dia - II“Quem será que foi o gênio da marquetagem que sugeriu à presidente divulgar foto tão constrangedora,

do ‘tóis’?”. Questionamento do presidente nacional licenciado do PTB, Roberto Jefferson.

Há quem garanta quea candidata ao Governo

do Estado, Gleisi Hof-fmann (PT), anda irrita-

da com prefeitos do PDT,principal partido aliado.

O motivo seria os apoiosaos candidatos Beto

Richa (PSDB) e RobertoRequião (PMDB).

Entre os prefeitos doPDT que não apoiam

Gleisi estão os de Casca-vel, Edgar Bueno (que

ainda sofre com as açõesimpetradas pelo deputa-do Professor Lemos que

visam cassar seu manda-to); de Pato Branco,

Augustinho Zucchi; e deUmuarama, Moacir

Silva. Estes fazem cam-panha aberta pela reelei-

ção de Beto Richa.

Arquivo/OP

Nova sedeDurante sessão na Câma-

ra de Vereadores de Palotina,realizada nesta semana, foiaprovado em primeiro turnoo projeto de lei, de autoria doPoder Executivo, que desafe-ta um lote urbano localizadono Loteamento Joele Pedron,próximo ao Avenida TênisClube (ATC), e autoriza suadoação à Associação Comer-cial e Empresarial (Acipa). Oimóvel será utilizado na cons-trução da nova sede adminis-trativa da entidade.

A “finaldos papas”

A final da Copa doMundo no domingo (13),entre Argentina e Alema-nha, já está sendo chama-da como a “final dos pa-pas”. O cardeal dom Odi-lo Scherer acredita que oargentino Jorge Mario Ber-goglio, o papa Francisco,deve estar mais ansiosoque o alemão JosephAloisius Ratzinger, o papaemérito Bento 16, com agrande decisão.

Com o Brasil fora dotorneio, o arcebispo de SãoPaulo lembra que “jogo éjogo” e agora é hora de osbrasileiros caírem “nareal” diante de outros ad-versários. “Um dia se ga-nha, outro se perde. Va-mos tentar ganhar o jogoda vida. Aí sim, não dá praperder”, declarou.

CPIO senador Alvaro Dias (PSDB-PR), por sua

vez, defendeu ontem (10) que o Congresso instaleem 2015 uma CPI sobre os gastos com a Copa. Deacordo com ele, a medida poderia até servir comoum “antídoto para o que poderá ocorrer em relaçãoàs Olimpíadas de 2016”. “A festa que os brasileirosassistiram, por exemplo, no Estádio de Brasília, foipaga com dinheiro público, na arena mais cara domundo (R$ 2 bilhões)”, expõe.

George Gianni

Assunto que ainda repercute...Sim, o vexame do Brasil diante da Alemanha é um assunto que ainda rende. Está

sendo tão discutido pela perplexidade diante do placar de 7 a 1 e porque todos aindabuscam respostas para o apagão que a Seleção Brasileira sofreu e que a levou ser goleada.

Ontem (10) o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, cobrou mudanças na estrutura dofutebol brasileiro e defendeu uma intervenção estatal para que essa revolução aconteça.De acordo com ele, o governo não pretende nomear cartolas, mas quer ter um papel mais

ativo na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e emoutras federações esportivas.

Ele também se mostrou favorável ao projeto quecria a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte. Coma medida, os clubes teriam suas dívidas refinancia-das, mas em troca precisariam se modernizar e seri-am rebaixados se não prestassem contas de suasdívidas, bem como sofreriam punições se não man-tivessem salários dos atletas e funcionários em dia.

Diretor-presidenteda Copagril, Ricardo

Sílvio Chapla: “Porenquanto as

expectativas para osegundo semestre

não sãomuito boas”

Page 4: 07 11 2014

Com a adoção de uma política de austeridade fiscal e de poupança,Joaquim Murtinho como ministro da Fazenda reequilibrou as finanças públicas

arruinadas pelos primeiros mandantes do regime republicano brasileiro

HARTO VITECK

“Atrás daquela montanha / tem uma flor amarela; / dentro da floramarela, / o menino que você era. Porém, se atrás daquela /

montanha não houver / a tal flor amarela, o importante é acreditar /que atrás de outra montanha, / tenha uma flor amarela /

com o menino que você era / guardado dentro dela”.

- de Aloísio Roque Oppermann, scj

Se os serviços públicos são geridos por empresas particulares, ou pelo governo, é umaquestão de eficiência. Não é de ideologia política. Mas não esqueçamos que os serviçospúblicos “gratuitos” alguém os precisa pagar. A passagem de ônibus eu posso pagar domeu bolso, diretamente para a companhia particular, que presta esse serviço. Ou euentrego essa mesma contribuição ao governo, para que ele a administre. Não existeNão existeNão existeNão existeNão existejantar gratuitojantar gratuitojantar gratuitojantar gratuitojantar gratuito. O socialismo sempre fascinou a mente humana, porque parece ser maisjusto, e atender melhor a parte mais pobre da humanidade. Isto, precisamente, semprefoi o ponto fraco do capitalismo: não ter plano de salvação para os perdedores. Mas osocialismo carrega consigo uma mancha execrável. Não é capaz de respeitar o que éinerente ao ser humano, que é a sua liberdade. Como não conseguirá jamais seestabelecer com a concordância dos cidadãos, precisa se impor à força. As cabeças dequem pensa, e é cioso em permanecer livre, rolam inexoravelmente. Esse regime é o maiscatastrófico da história, tendo assassinado mais de 80 milhões de rebeldes. Tornou-seuma mancha na história da humanidade (conclui na próxima coluna).

“Não existe jantar gratuito”.

Ivan JunqueiraIvan JunqueiraIvan JunqueiraIvan JunqueiraIvan Junqueira1934 - 03.07.2014 - jornalista, escritor e poeta carioca, de sólida carreira na

literatura brasileira e internacional. Como poeta, teve várias obras traduzidas emlínguas estrangeiras, recebendo os melhores elogios. (abl)

harto.viteck@gmail .comharto.viteck@gmail .comharto.viteck@gmail .comharto.viteck@gmail .comharto.viteck@gmail .com

04 | O PRESENTE SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014

O que é bom para mim, pode não ser bom para nós.E o que é bom para nós, pode não ser bom para mim.

Sponholz...

A vida mais doce é nãopensar em nada.

A vida não pede briga, pedeuma ternura com todos.

A inveja dos incapazes não é tãoperigosa como a sua amizade.

C o t i d i a n a s . . .C o t i d i a n a s . . .C o t i d i a n a s . . .C o t i d i a n a s . . .C o t i d i a n a s . . .

Por que prender a vida

em conceitos e normas?

O belo e o feio...

o bom e o mau...

dor e prazer...

Tudo, afinal, são formas

E não degraus do ser!

Cabeça de CorujaCabeça de CorujaCabeça de CorujaCabeça de CorujaCabeça de Coruja

ZUM SCHLUSSZUM SCHLUSSZUM SCHLUSSZUM SCHLUSSZUM SCHLUSS

Possua um coração quenunca endurece, um

temperamento que nuncapressiona e um toque

de sinceridade quenunca magoa.

“Fazer promessas“Fazer promessas“Fazer promessas“Fazer promessas“Fazer promessasqualquer cérebroqualquer cérebroqualquer cérebroqualquer cérebroqualquer cérebro

fraco é capaz, masfraco é capaz, masfraco é capaz, masfraco é capaz, masfraco é capaz, maspara resolverpara resolverpara resolverpara resolverpara resolver

problemas sãoproblemas sãoproblemas sãoproblemas sãoproblemas sãonecessários cérebrosnecessários cérebrosnecessários cérebrosnecessários cérebrosnecessários cérebrosfortes e decididos”.fortes e decididos”.fortes e decididos”.fortes e decididos”.fortes e decididos”.

Os grandes personagens da Matte Larangeira2. Francisco Duarte2. Francisco Duarte2. Francisco Duarte2. Francisco Duarte2. Francisco Duarte

Murt inhoMurt inhoMurt inhoMurt inhoMurt inho

Este cuiabano, descenden-te de família oligárquica local,se encaminhou muito jovempara a Capital do Império Bra-sileiro, aos 12 anos de idade.A viagem de Cuiabá até o Riode Janeiro foi feita de barco eem lombo de mulas, e duroumais de três meses, em 1860.

Veio para a Corte, comotambém se conhecia a capitalimperial, para concluir os estu-dos fundamentais e graduar-se em Engenharia Civil. Porrazões que se desconhece,Murtinho declinou da Enge-nharia e optou por cursarMedicina, especializando-seem homeopatia, a célebremedicina criada pelo médicoalemão Samuel Hahnemann(1755-1843) - a ciência da curapelos semelhantes.

Na prática da especialida-de, o doutor Joaquim Murti-nho granjeou enorme famaao conseguir curar dezenas edezenas de desenganados pela

clássica medicina alopática.A sua notoriedade como

médico homeopático chegoua deslumbrar a família impe-rial e seus principais homensde gabinete, que acabaramprocurando o doutor Murti-nho para aliviar ou tratar deseus males.

Quando veio a República,Murtinho tratou da saúdede Deodoro da Fonseca, Ben-jamin Constant, da esposade Rui Barbosa e de outrasfiguras destacadas do novoregime de governo - os man-da-chuvas.

O sucesso de sua prática

clínica fez de Joaquim Murti-nho uma figura preponderan-te e de fortíssima influêncianos meios políticos e econômi-cos nacionais, condição quelhe favoreceu para construiruma sólida carreira política ede fortuna (um dos homensmais ricos da Velha República),ao mesmo tempo em que im-primia um superlativo créditoà homeopatia no Brasil.

Afirma o historiador sul-mato-grossense Luiz AlfredoMarques Magalhães, em “Re-Re-Re-Re-Re-tratos de Uma Época - Ostratos de Uma Época - Ostratos de Uma Época - Ostratos de Uma Época - Ostratos de Uma Época - OsMendes Gonçalves e a Cia.Mendes Gonçalves e a Cia.Mendes Gonçalves e a Cia.Mendes Gonçalves e a Cia.Mendes Gonçalves e a Cia.Matte LarangeiraMatte LarangeiraMatte LarangeiraMatte LarangeiraMatte Larangeira”, que oDr. Murtinho “amealhou for-tunas em investimentos bemdirecionados, como ferroviasurbanas, fazendas, imóveis eprincipalmente incorpora-ções financeiras. Era conhe-cido pela imprensa brasileiracomo o ‘Barão Rothschild(¹)

tupiniquim’.Porém, a voz corrente era

que se tratava de um “médicode fama, notable geómatra yreputado financista”, como

PPPPPoooooeeeeesssssia Aia Aia Aia Aia Annnnnotototototadadadadadaaaaa

Charles Dickens1812-1870 - escritor inglês

UMA REPÚBLICA SOCIALISTA?

rep

rod

uçã

o

Mário Quintana Mário Quintana Mário Quintana Mário Quintana Mário Quintana.................................................

port

algu

aran

i.py

DA PERFEIÇÃODA VIDA

Do político russo EduardEduardEduardEduardEduardShevardnadzeShevardnadzeShevardnadzeShevardnadzeShevardnadze

1932 - 07.07.2014 - que, junto com opresidente soviético Gorbatchow,

cooperou na reunificação da Alema-nha, em 03 de outubro de 1990 (dw. )

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

descreveu o jornal argentinoLLLLLaaaaa Nación, Nación, Nación, Nación, Nación, por ocasião davisita de Murtinho a BuenosAires, em 1900, como minis-tro da Fazenda do governobrasileiro, acompanhando opresidente Campos Sales”.

(1) - Trata-se de Nathan MayerRothschild (1840-1915), célebrebanqueiro e político inglês. OsRothschild são considerados comouma das mais bem-sucedidas di-nastias capitalistas da história.

De origem judia, o fundador doimpério financista Rothschild foiMayer Amschel Rothschild (1744-1812), inicialmente de sobreno-me Bauer, nascido na Alemanha,na cidade de Frankfurt am Main.

A influência política deFrancisco Duarte Murtinhogarantiu que seus irmãosManoel José fossem eleitossenador e depois nomeadocomo governador do MatoGrosso (1891/1895) e José An-tonio como senador do mes-mo Estado.

(Segue na próxima coluna).

1906-1994 - poeta gaúcho

- Das Vias Curitibanas -

D. Aloísio Roque Oppermann

.......................................................1936-2014 - bispo emértito de Uberaba

Page 5: 07 11 2014

O PRESENTE | 05SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 GERAL

Operação de segurança continuará após fim da CopaEsquema montado para o Mundial envolve a participação de 100 mil profissionais da segurança

pública, além de 60 mil da área de defesa e mais 20 mil da segurança privada

POR MAIS CINCO DIAS

A operação de segurançamontada pelo governo federalpara a Copa do Mundo pros-seguirá por mais cinco diasapós o término da competição,informou ontem (10) a Secre-taria Extraordinária de Segu-rança para Grandes Eventos(Sesge), do Ministério da Justi-ça. O titular da Sesge, AndreiRodrigues, participou de en-contro que definiria o plano desegurança para a final do Mun-dial, no Maracanã, no domin-go (13). O ministro da Justiça,José Eduardo Cardozo, tam-bém era aguardado.

Segundo a Sesge, a segu-

rança pública foi uma das áre-as que mais mereceram aten-ção do governo durante a fasede preparação para a Copa.Os investimentos somaramR$ 1,17 bilhão e foram aplica-dos em equipamentos e capa-citação das forças de seguran-ça. O secretário Andrei Rodri-gues destaca, entretanto, queos recursos não focaram ape-nas na segurança do evento,mas continuarão como lega-do para todas as cidades-sede.

A secretaria salientou que asensação de segurança dosmoradores e turistas durante aCopa foi um dos itens mais bem

avaliados em pesquisas de opi-nião, em decorrência da redu-ção nos índices de criminalida-de nessas localidades. A atua-ção das forças conjuntas de se-gurança foi elogiada tambémpela imprensa estrangeira.

A operação de segurançapara a Copa envolve a partici-pação de 100 mil profissionaisda segurança pública, além de60 mil da área de defesa e mais20 mil da segurança privada.Para a operação, foi implanta-do o Sistema Integrado de Co-mando e Controle, que envol-ve 12 centros integrados deComando e Controle nos Es-

tados, além do Centro Nacio-nal e o Centro de CooperaçãoPolicial Internacional (CCPI),localizados em Brasília.

Como exemplo dos resul-tados positivos alcançados,a Sesge ressaltou a atuaçãopolicial durante as manifes-tações populares registra-das no país. O órgão citou209 manifestações ocorridasdesde o início da Copa, coma participação de 48.123 pes-soas. Apenas em 18 protes-tos houve atos de vandalis-

mo e violência, informou asecretaria.

Para Andrei Rodrigues, osnúmeros comprovam a mu-dança de estratégia das forçasde segurança, após a participa-ção nos cursos de capacitaçãoda Sesge. “O Brasil é um paíslivre e democrático. É um deverda segurança pública garantiro exercício desse direito, e issoque tem acontecido. Porém, atoscriminosos, com violência e van-dalismo, serão coibidos de acor-do com a lei”, disse.

Mais de dez chefes de Estadoestarão no Maracanã domingo

Mais de dez chefes de Estadoassistirão à final da Copa doMundo, no domingo (13), entreAlemanha e Argentina, no Está-dio do Maracanã, às 16 horas, aolado da presidenta Dilma Rous-seff e do presidente da Fifa,Joseph Blatter. Antes, às 13 horas,a presidenta oferecerá um almo-ço às autoridades internacionais.

Já estão confirmadas as pre-senças dos presidentes da Áfri-ca do Sul, Jacob Zuma, da Rús-sia, Vladimir Putin, do Congo,Denis Sassou-Nguesso, da Re-pública Democrática do Congo,Joseph Kabila, da Hungria, Já-nos Áder, do Haiti, Michel Mar-telly, e da chanceler alemã, An-gela Merkel.

A presença dos chefes de Es-tado do Gabão, de Trinidad e

Tobago, Antígua e Barbuda,Guiné Equatorial e da Finlândiajá é quase certa, faltando acertaros últimos detalhes da visita aoBrasil. Antes de iniciar o jogo, apartir das 14 horas, ocorrerá acerimônia de encerramento, comapresentações da colombianaShakira, de Ivete Sangalo, Ale-xandre Pires, Carlinhos Brown,do guitarrista mexicano CarlosSantana e do rapper haitianoWyclef Jean, além da Escola deSamba Acadêmicos do GrandeRio, que homenageará a cidade-sede da final.

No período entre amanhã(12) e o próximo dia 18, o paísreceberá quase 30 chefes de Es-tado, além do presidente da Co-missão Europeia, José ManuelaBarroso. Após a final da Copa, os

chefes de Estado do Brics (grupoformado por Brasil, Rússia, Ín-dia, China e África do Sul) terãouma reunião de cúpula em For-taleza, na terça-feira (15). Nodia seguinte, eles se reunirãocom os presidentes dos paísesda América do Sul. Barroso terácompromissos em Brasília nodia 18 de julho.

Durante a Copa do Mundo,a chanceler alemã, AngelaMerkel, a presidenta do Chile,Michelle Bachelet, o presidenteda Colômbia, Juan Manuel San-tos, e o vice-presidente dos Es-tados Unidos, Joe Biden, pas-saram pelo Brasil para apoiarsuas seleções, alguns delesaproveitaram a ocasião parase encontrar também com apresidenta Dilma.

Governo publica MP para facilitarquitação de dívidas tributáriasO secretário executivo adjunto do

Ministério da Fazenda, Dyogo Henri-que, disse que a Medida Provisória(MP) 651, publicada ontem (10) noDiário Oficial da União, dá continuidadea melhoria da competitividade da eco-nomia e ao financiamento adequadoao crescimento, além de estimular apoupança de longo prazo no país.

“São medidas que se coadunamcom atuações que temos tido há váriosanos. Outras já estavam em vigor. É aação bastante coerente com o quetemos feito ao longo do tempo” disse,ao dar detalhes da MP.

Uma das medidas já anunciada,explicou, torna permanente a desone-ração da folha de pagamento paravários setores. A medida era válida atédezembro de 2014 e vai permitir redu-ção de custos e, consequentemente,redução no preço dos produtos. Nãoforam incorporados novos setores. Aestimativa de renúncia fiscal é deR$ 23,8 bilhões em 2015, R$ 27,4 bilhõesem 2016 e R$ 31,7 bilhões em 2017.

Outra mudança está relacionadaao Refis da Crise, Programa de Refi-nanciamento de Dívidas Tributáriascriado para o enfrentamento da crise

iniciada em 2008. A alteração é aredução do percentual de entrada doparcelamento. “É uma facilitação nospercentuais e nos valores que po-dem ser pagos à vista. Houve esca-lonamento para facilitar as empresasde menor porte. As demais condi-ções estão mantidas”, explicou o se-cretário da Receita Federal, CarlosAlberto Barreto.

As novas condições estabele-cem que para dívida de até R$ 1 milhão,a entrada será de 5% desse valor.Paga 10% quem tem dívida acima deR$ 1 milhão a R$ 10 milhões. No casode dívidas acima de R$ 10 milhões aR$ 20 milhões, o percentual é de 15%e acima de R$ 20 milhões serão 20%.

Para os contribuintes que têmparcelamentos ativos poderão utili-zar créditos tributários de prejuízofiscal e base de cálculo negativa daContribuição Social sobre o LucroLíquido, para a quitação do parcela-mento condicionado ao pagamentomínimo em espécie de 30% do saldoparcelado. Barreto estima que a ar-recadação extra será de R$ 15 bi-lhões. A adesão poderá ser feita atéo dia 25 de agosto.

Page 6: 07 11 2014

06 | O PRESENTE GERAL

TSE divulga estimativa do tempode TV para presidenciáveis

Dilma Rousseff terá a maior fatia do horário eleitoral, 11 minutose 48 segundos. Propaganda eleitoral no rádio e

na televisão começa no dia 19 de agosto

PROPAGANDA

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014

Brasil real de volta!A partir de segunda-feira (14) o Brasil cai na real! Sai a equipe

do Felipão, entra a do Mantega! Com estilos de comunicaçãodiferentes, mas semelhantes no resultado. Otimismo com asnovas normas implantadas, que não se confirmam na sequência;embora não haja goleada, a inflação acaba vencendo. Termina aCopa acima da meta no país e com mais de 7% em Curitiba. Issonum quesito. Em outros o país derrotado feio pelo Chile, porexemplo. Lá, um Produto Interno Bruto (PIB) bem melhor que onosso, numa economia menor, como a coluna comentou diadesses. Mas com a preocupação de discutir objetivando obterresultados melhores. Por aqui, por arrogância, ou recorrendo auma expressão popular, “para não dar o braço a torcer”, a equipeeconômica não dialoga com alguns dos economistas que ajuda-ram o país a vencer a inflação com o Real, plano que aos poucosvai afundando juntamente com a industrialização e outros seto-res em baixa. Até nisso se assemelham ao Felipão, que, do alto desua arrogância, não aceitava opiniões. Só foi mudar o time nodesespero. Deu no que deu! A crítica que fizeram ao Thiago Silvana cobrança dos pênaltis, dias antes, caberia a ele no 7 a 1:absolutamente inerte no banco de reservas! Na economia o timedo Ministério da Fazenda vai mexer, na expectativa de melhorar osindicadores de 2014: crescimento baixo, inflação em alta, indús-trias e comércio com vendas em viés de baixa. Sem contar o quepode ocorrer depois desta Copa malsucedida, no que dela foiprometido: um sexto título consagrador. Depois de ter um iníciocontestado, o entusiasmo crescente apontava para isso. E ape-nas isso, para conter o humor de uma torcida que acreditou noslogan colocado no ônibus da Seleção: “o hexa vem aí”. É esperarque desta vez, com o novo pacote abrindo mão de alguns bilhõesem impostos para atender às dificuldades que abalam inúmerossetores da economia, se possa compensar as perdas financeirase a enorme frustração que “a Copa das Copas” deixou. O estadode espírito dos brasileiros volta a não ser dos melhores.

Comércioem baixa

Em Curitiba, o Instituto Da-tacenso confirma que o comér-cio, neste mês de junho, per-deu 14% de seu volume de ne-gócios. Culpa das limitaçõescriadas em dias de jogo na Are-na da Baixada e das interrup-ções de expediente nos dias dejogos do Brasil. Ainda não setem avaliações concretas doque ocorreu no restante doEstado e do país. Aparentemen-te os lucros maiores ficarampor conta da Fifa, da Confedera-ção Brasileira de Futebol (CBF)e da gangue que explorou avenda de ingressos desviadospara cambistas, supostamen-te por gente com ligações naprópria Fifa.

“Botinadas”políticas

O mundo da bola muda-separa outro bem menos entusi-asmante: o da política! Comgastos avaliados em nível naci-onal, acima do bilhão de reais,e no Estado também em valo-res expressivos, não apenasnas campanhas majoritárias, oque se espera é a atuação dejuízes do Tribunal Regional Elei-toral (TRE) bem mais rigorososque os da Fifa. Se deixarem

alguns candidatos soltos, a jo-elhada nas costas que o Ney-mar recebeu vai ser um agrado,perto das “botinadas” políticas.

Me engana...A enganação nas campanhas

começa na declaração de bensdos candidatos. Há informaçõesridículas. Requião com R$ 1,2milhão de patrimônio: os cavali-nhos certamente não constamna declaração. Alvaro Dias igual-mente, com R$ 2,9 milhões depatrimônio! E o ridículo valor doquadro mais valioso da coleçãode arte do Greca: R$ 10 mil. Acoluna entende que talvez a úni-ca declaração verdadeira foi doMarcelo Almeida.

Sindicatoabonado

Uma festança junina que oSindicato dos Motoristas e Co-bradores de Curitiba iria promo-ver no 21 que passou, inclusivecom sorteio de carro, foi sus-pensa pela Justiça do Trabalho.Foi interpretada como campa-nha da atual direção sindicalque deseja se reeleger. Não épara menos: o Sindimoc, infor-ma-se, recebe por mês, comocontribuição embutida na pla-nilha do transporte coletivo,R$ 900 mil.

O Tribunal Superior Elei-toral (TSE) divulgou ontem(10) a estimativa de tempoque os 11 candidatos à Presi-dência da República terão nohorário eleitoral no rádio ena televisão, que começa nodia 19 de agosto. Os númerosserão apresentados aos parti-dos em audiência pública naquarta-feira (16). Após as co-ligações tomarem conheci-mento da minuta, o plano dedivulgação definitivo serácolocado em votação no ple-nário do tribunal.

Segundo os dados, a coli-gação Com A Força do Povo,da candidata à reeleição DilmaRousseff (PT), terá 11 minutos

e 48 segundos. A coligaçãoMuda Brasil, do candidatoAécio Neves (PSDB), ficou com4 minutos e 31 segundos.Eduardo Campos (PSB), daColigação Unidos pelo Brasil,terá 1 minuto e 49 segundos.

O restante do tempo norádio e na TV ficou divididoentre o PSC, do Pastor Eve-raldo (1 minuto e 8 segun-dos); PV, de Eduardo Jorge (1minuto e 1 segundo); PSOL,da candidata Luciana Genro(51 segundos), e Eymael, doPSDC (47 segundos). Os can-didatos Levy Fidelix (PRTB),Zé Maria (PSTU), Mauro Iasi(PCB) e Rui Costa Pimenta(PCO) terão 45 segundos para

expor suas ideias.O bloco de 20 minutos que

será destinado aos que dispu-tam a Presidência da Repúbli-ca foi dividido de acordo como número de partidos e coli-gações que registraram can-didaturas ao cargo e a suasrepresentações na Câmara dosDeputados.

O TSE definirá a primeiraordem de exibição dos pro-gramas em sorteio no dia 05de agosto. Nos programas se-guintes, a ordem seguirá ocritério de rodízio. Caso a dis-puta vá para segundo turno,o bloco de 20 minutos serádividido de forma igualitáriaentre as coligações.

Agência mantém nota de “graude investimento” do Brasil

A agência de classifica-ção de risco Fitch Ratingsanunciou ontem (10) quemanteve a nota do Brasilem BBB, com perspectivaestável, ou seja, não devehaver mudanças em curtoprazo. A agência conside-rou o Brasil na classificaçãochamada “grau de investi-mento”, ou seja, há baixorisco de inadimplência, commanutenção do nível de con-fiança para os investidoresaplicarem no país.

Segundo a Fitch Ratings,a nota reflete a diversidadeda economia brasileira, a ca-pacidade de absorção de cho-ques e um sistema bancárioadequadamente capitalizado.Esses fatores são contraba-lanceados por endividamen-to público relativamente ele-vado, baixo nível de pou-pança e de investimento eprogresso limitado na me-lhoria da competitividade eda flexibilidade fiscal.

A agência também cita o

crescimento fraco da econo-mia e a inflação em torno dolimite superior do intervalode tolerância da meta (6,5%).A Fitch projeta crescimentomédio da economia brasi-leira em torno de 2%, entre2014 e 2016.

Sobre as eleições de ou-tubro deste ano, a agênciadiz que o próximo governovai enfrentar o desafio defazer ajustes para reduzir ainflação e fortalecer as fi-nanças públicas.

Índice que reajusta aluguel temdeflação na primeira prévia de julho

O Índice Geral de Preços- Mercado (IGP-M), usadono reajuste de contratos dealuguel, teve deflação (que-da de preços) de 0,5% naprimeira prévia de julho. Oindicador acumula taxas de1,94% no ano e de 5,43%nos últimos 12 meses, se-gundo dados divulgadosontem (10) pela FundaçãoGetulio Vargas.

A queda de preços da pri-

meira prévia de julho, no en-tanto, foi menos intensa doque a observada na primeiraprévia de junho, que haviaregistrado deflação de 0,64%.Tanto os preços no atacadoquanto no varejo tiveram ta-xas superiores na primeiraprévia de julho.

O subíndice de Preços aoProdutor Amplo, que mede oatacado, teve deflação de 0,87%na prévia de julho, ante defla-

ção de 1,32% na prévia domês anterior. Já o subíndicede Preços ao Consumidorteve inflação de 0,16% naprévia de julho, taxa acimado 0,14% observado no perí-odo anterior.

O subíndice de Custo daConstrução, por outrolado, teve uma taxa menorna primeira prévia de ju-lho: 0,33%. Em junho, ataxa havia sido 1,91%.

Page 7: 07 11 2014

O PRESENTE | 07SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 ESTADO

IBGE mostra avanço de 1,1% na produção industrialCom esse resultado, a indústria paranaense eliminou parte da perda de 2,6% no acumulado

do período março-abril. Já no acumulado do ano houve desaceleração de 1,7%

PARANÁ

A produção da indústriado Paraná avançou 1,1% emabril comparado a maio de2014. No país, houve retra-ção média de 0,2%, segundo aPesquisa Industrial MensalRegional - Produção Física(PIM-PF), realizada pelo Ins-tituto Brasileiro de Geografiae Estatística (IBGE). Com esseresultado, a indústria para-naense eliminou parte da per-da de 2,6% no acumulado doperíodo março-abril. Dos 14locais pesquisados no país,sete apresentaram retraçãoneste tipo de comparação.

Os ramos que influencia-ram positivamente no Estadoforam fabricação de máqui-nas e equipamentos, produ-tos químicos, petróleo e bio-combustíveis e alimentos.

Na comparação de maio de2014 com maio de 2013, o setorindustrial paranaense apon-tou recuo de 3,7%. No Brasilhouve contração de 3,2%, comretração em oito dos 14 locaispesquisados. Neste indica-dor, os setores que afetaramo desempenho da indústriano Estado foram veículos au-tomotores, reboques e carro-cerias, que apresentou redu-ção de 20,5%, pressionado,especialmente, pela menorprodução de automóveis, ca-minhões e veículos paratransporte e mercadorias.

Um dos principais setores da economia paranaense,o segmento automotivo vive uma forte retração

Gilson Abreu

Também foi registrado re-cuo em produtos alimentíci-os (menos 8,%), explicadospela menor produção de tor-tas, bagaços, farelos e outrosresíduos da extração de óleode soja, bombons e chocolateem barras contendo cacau,carnes e miudezas de avescongeladas, rações e outraspreparações utilizadas na ali-mentação de animais e óleode soja refinado.

Outros setores que apre-sentaram retração foram pro-dutos de metal (com menos7,2%), devido a menor produ-ção de estruturas de ferro e açoem chapas ou em outras for-mas, artefatos diversos de fer-ro e aço estampado, torres epórticos de ferro e aço e esqua-drias de alumínio; produtosde madeira (-6,7%), derivadoda redução na fabricação depainéis de fibra de madeiraemadeira densificada (MDF);celulose, papel e produtos depapel (-5,2%), explicado pelamenor produção de fraldasdescartáveis e papel-cartão oucartolina de outros tipos.

Já no sentido oposto, osetor de coque, derivados dopetróleo e biocombustíveisaumentou 15,5%, exercendoa contribuição positiva maisimportante sobre o total daindústria paranaense, impul-sionado principalmente pela

maior produção de álcool eóleos combustíveis.

5 E 12 MESESNo acumulado dos cinco

primeiros meses de 2014, a in-dústria do Paraná desacele-rou 1,7%, ante redução de 1,6%na produção nacional. Dos 13setores pesquisados, sete di-minuíram a produção, puxa-dos por fabricação de veículosautomotivos (-8,1%), produ-ção de alimentos (-7,9%), mó-veis (-7,1%) e máquinas e equi-pamentos (-6,3%).

No indicador acumuladode 12 meses, encerrado emmaio de 2014, a produção in-dustrial regional, ao passarde 2,4% em abril para 1,9%em maio de 2014, manteve atrajetória descendente inici-ada em fevereiro.

As principais contribui-ções sobre a média global vi-eram dos setores de madeira(14,8%), minerais não-metá-licos (11,1%), borracha e plás-tico (9,7%) e máquinas e equi-pamentos (9,5%).

CONTÁGIOPara o economista Fran-

cisco José Gouveia de Castro,do Instituto Paranaense deDesenvolvimento Econômicoe Social (Ipardes), os núme-ros desfavoráveis da produ-ção industrial refletem a polí-

tica econômica adotada pelogoverno federal, a inseguran-ça institucional e a expectati-va negativa dos setores pro-dutivos diante das baixas ta-xas de crescimento e da acele-ração e generalização dos re-ajustes de preços no país.

“A matriz produtiva para-naense mostra sinais de contá-gio da regressão da economiabrasileira, especialmente em al-gumas atividades industriais.

Paraná registra redução no número de casos de dengue

Com a queda da tempera-tura, o número de casos dedengue cai significativamenteem todo o Estado. Segundodados da Secretaria Estadualda Saúde, o pico da doençaneste ano foi registrado na se-gunda semana de abril, quan-do ocorreram 1.244 novas con-firmações. Atualmente, estenúmero chega a média de 100casos novos por semana.

Além disso, das 17 esta-

No encontro mensal do Comitê Intersetorial de Controle da Dengue, realizadoontem (10) em Curitiba, também foi feito um alerta sobre a febre chikungunya

ções meteorológicas avaliadaspelo Laboratório de Climato-logia da Universidade Fede-ral do Paraná neste mês, ape-nas a de Maringá demonstracondições climáticas de mé-dio risco para a proliferaçãodo mosquito Aedes aegypti,transmissor da dengue. To-das as outras não apresentamrisco, muito diferente do queocorria no verão.

O superintendente de Vigi-

lância em Saúde, Sezifredo Paz,afirma que a situação é favorá-vel para intensificar o comba-te ao mosquito através da eli-minação dos criadouros.“Apesar dessa redução, o cui-dado com a doença deve con-tinuar. Os ovos do mosquitotêm a capacidade de sobrevi-ver até 450 dias aguardandoum dia propício para eclodir ese desenvolver”, destacou.

Desde agosto do ano pas-sado, 16.886 casos de dengueforam confirmados no Esta-do, sobretudo nas regiõesNorte, Noroeste e Oeste. Nes-te período, 48 municípiosatingiram patamares epidêmi-cos, o que significa que ascidades registraram índicessuperiores a 300 casos por 100mil habitantes.

O boletim da dengue, di-vulgado ontem (10) pela Se-

cretaria da Saúde, traz a con-firmação de mais duas mor-tes pela doença em Maringá.São óbitos que aconteceramnos meses de fevereiro e mar-ço. Um deles diz respeito auma pessoa que tinha sín-drome de down e cardiopa-tia, o que pode ter agravadoseu quadro clínico.

FEBRE CHIKUNGUNYAOntem também aconteceu

em Curitiba o encontro men-sal do Comitê Intersetorial deControle da Dengue, que re-úne representantes de diver-sas instituições para o enfren-tamento da doença no Esta-do. Uma das pautas foi o riscoda introdução da febre chi-kungunya, doença que preo-cupa as autoridades sanitári-as de todo o Brasil.

A febre chikungunya tem

O setor mais emblemático des-ta situação é o automotivo,que passa por uma forte retra-ção das vendas internas e au-mento dos estoques nas fábri-cas e revendas”, afirma Castro.“Como consequência, as gran-des montadoras vêm adotan-do medidas de corte de produ-ção, suspensão temporária decontratos de trabalho, fériascoletivas e programas de de-missão voluntária”, diz ele.

forma de transmissão e sinto-mas semelhantes ao da den-gue. A diferença fica por con-ta da intensidade dos sinto-mas e forma de tratamento.Por isso, a Secretaria da Saú-de está redigindo uma notatécnica e realizará uma sériede eventos regionais para ori-entar os médicos sobre a con-duta em relação à doença.

Ao todo, o Brasil já conta-biliza 20 casos importados dadoença, incluindo dois no Pa-raná. Em todos eles, o pacien-te foi infectado no exterior.“Estamos monitorando a si-tuação e por enquanto nãohá a circulação deste vírus noParaná. Mas é importante quetodos façam a sua parte notrabalho de prevenção, que éo mesmo da dengue”, alertouo superintendente da Secre-taria da Saúde.

Venilton Küchler

Page 8: 07 11 2014

08 | O PRESENTE ESPECIAL SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014

Com mais de 80% da sedede Marechal Cândido Ron-don estruturada com cabosde fibra óptica e com poten-cial para mais de quatro milclientes na rede, a OpçãoNetestá ampliando os investi-mentos para se consolidarainda mais no ramo e atingirum patamar de excelência. Aempresa tem 12 anos de atu-ação no mercado. “Nós jáestamos há seis anos em Ma-rechal Rondon, sendo quehá quatro anos trabalhamoscom fibra óptica”, comenta osupervisor-geral, Diego Fer-nando Lang.

As atividades estão vol-tadas a diversos municípi-os, caso de Nova Santa Rosa,que conta com 90% da áreaurbana cabeada. “Já a re-gião toda conta com cercade 300 quilômetros de fibraóptica”, enfatiza Lang,acrescentando que a expan-são está marcada para bre-ve: “Programamos iniciaras operações no municípiode Palotina a partir do se-gundo semestre, oportuni-zando aos clientes daquelacidade uma tecnologia embanda larga com altíssimavelocidade”, expõe.

Conforme o supervisor,o diferencial da OpçãoNet éa customização na região.“Temos uma cultura dife-renciada e com hábitos tra-dicionais, o que faz comque a OpçãoNet se desta-

TECNOLOGIA

OpçãoNet expande de provedorpara operadora de Telecom

Com 12 anos de atuação, empresa trabalha háquatro anos com fibra óptica em Marechal Rondon

que no atendimento e apre-sentação do produto. Se pre-cisar de uma visita, nossotécnico vai até o cliente. Issonão acontece em grandesoperadoras”, compara.

As cidades atendidas pelaOpçãoNet Telecom são: Mare-chal Rondon, Nova SantaRosa, Mercedes, Quatro Pon-tes, Maripá, Palotina, TerraRoxa e Toledo. “Atualmente aempresa atua em oito municí-pios, sendo que 20% de todasua carteira de clientes já pos-sui fibra óptica. Construímostambém um anel ótico queinterliga os municípios deToledo, Quatro Pontes, Mare-chal Rondon, Nova SantaRosa e Palotina. Buscamosinserir cerca de 50% da cartade clientes na estrutura de fi-bra óptica até o fim do ano”,informa Lang.

TELEFONIAComo a OpçãoNet é pio-

neira no ramo de fibra ópticano interior do Paraná, tor-nou-se a primeira operadorade Telecom regional no Esta-do. A empresa saiu do ramo deprovedor e ingressa no ramode Telecom, igual as grandesoperadoras, como a conces-sionária Oi ou GVT, com pos-sibilidade de atender clientesresidenciais e corporativos.

“Algumas operadoras uti-lizam propagandas que ilu-dem os consumidores, dizen-do que irão revolucionar, tra-

zendo a internet do futuropara a região nos próximosmeses, já a OpçãoNet Telecomatua de forma consolidada hámais de quatro anos com atecnologia de fibra”, compara.

“Os clientes residenciais oucorporativos que já têm outraoperadora administrando seusnúmeros telefônicos podemfazer a portabilidade numéri-ca de forma gratuita e nãotraumática, para que a Opção-Net gerencie e preste serviçosem telefonia fixa nas residên-cias ou empresas, podendo ge-rar até 70% de economia cor-porativa e na parte residencialtrazendo economia e confortojuntamente com internet ban-da larga em um único pacote,com toda a comodidade que afibra óptica pode proporcio-nar”, ressalta Lang.

REGIÃOEle menciona que a direção

da empresa prefere trabalharde forma regional, com perso-nalização, pois o cliente sabeonde levar os problemas e ondepode encontrar a solução. “Ocliente sabe com quem con-versar e quem vendeu o servi-ço para ele. Conhece muitasvezes o técnico que presta oserviço, o que gera satisfação.Nós sabemos que telefonia éalgo complicado, pois muitasvezes não é prestado o serviçoadequado. A OpçãoNet veminovando no serviço de telefo-nia, com alto nível de tecnolo-

gia e muita qualidade naquiloque é prestado. A pessoalida-de oferecida faz com que cadacliente se sinta o mais satisfei-to possível”, declara.

Nas grandes operadoras,quando o cliente liga para umserviço de atendimento, ficaesperando minutos ou horase tem atendimento superficial,pontua Lang. “Nós trabalha-mos diferente, com inovação emelhoria nesse tipo de servi-ço. Fazemos com que o aten-dente faça uma assistência téc-nica remota para o cliente quetiver dúvida ou problema nainternet, ou serviço persona-lizado de telefonia”, comparao supervisor-geral da Opção-Net. “Nosso SAC opera 24horas, com técnicos de plan-tão. Se a empresa exercer umaatividade noturna, pode con-tatar conosco que o atendere-mos rapidamente”, destaca.

EXPECTATIVADe acordo com Lang, a

expectativa da OpçãoNet éatingir 1.000 terminais detelefone fixo neste ano, en-tre clientes residenciais e cor-porativos. “Entre nossosclientes de telefonia, cercade 70% são ambientes cor-porativos e 30% residenci-ais. A busca de uma novaoperadora de telecomuni-cações é maior na área co-mercial devido a monopoli-zação do mercado, que, atéo momento, estava enges-sado, obrigando empresá-rios a contratar produtoscom valores elevados e compouca assistência. Agora,tendo maior competitivida-de, isso muda com certeza”,diz. Além disso, no segun-do semestre a OpçãoNetdeve iniciar sua atuaçãocom TV por assinatura.

Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da OpçãoNet é prestado 24 horas por dia Cerca de 80% da sede de Marechal Rondon já está cabeada com o moderno sistema de fibra óptica

Fot

os:

Joni

Lan

g/O

P

Supervisor-geral da Opção Net, Diego Fernando Lang: “Algumasoperadoras utilizam propagandas que iludem os consumidores, dizendo

que irão revolucionar, trazendo a internet do futuro para a região nospróximos meses, já a OpçãoNet Telecom atua de forma consolidada

há mais de quatro anos com a tecnologia de fibra”

Page 9: 07 11 2014

O PRESENTE | 09SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 ESTADO

EM EQUIPAMENTOS

Universidades estaduais vãoinvestir quase R$ 5,5 milhõesSomente a Universidade Estadual do Oeste do Paraná

(Unioeste) será contemplada com R$ 1,144 milhãoAs universidades públicas do Para-

ná vão receber quase de R$ 5,5 mi-lhões para aquisição de equipamen-tos destinados à melhoria da infraes-trutura de pesquisa científica e tecno-lógica de programas de pós-gradua-ção das instituições. Os repasses cons-tam no edital do Pró-Equipamentosda Coordenação de Aperfeiçoamentode Pessoal de Nível Superior (Capes),órgão do Ministério da Educação res-ponsável pela expansão e consolidaçãoda pós-graduação stricto sensu (mes-trado e doutorado) no país.

Foram aprovados projetos apre-sentados pela Universidade Estadualde Londrina (UEL), que terá repassede R$ 1,541 milhão; da UniversidadeEstadual de Maringá (UEM), que re-ceberá R$ 1,540 milhão; da Universi-dade Estadual do Oeste do Paraná(Unioeste), que receberá R$ 1,144

milhão; e Universidade Estadual dePonta Grossa (UEPG), que captouR$ 703.699,85. O repasse para a Uni-versidade Estadual do Centro-Oeste(Unicentro) será de R$ 395,7 mil e aUniversidade Estadual do Norte doParaná (UEN) receberá R$ 165 mil.

Na Universidade Estadual de Lon-drina, instituição pública estadual quemais captou recursos neste edital, 26programas das áreas de Saúde, Agrá-rias, Biológicas e Tecnológicas foramcontemplados. O diretor de Pós-Gra-duação da UEM, Carlos Alberto Sca-pim, por sua vez, informou que averba será utilizada para a compra de18 equipamentos de uso comparti-lhado no desenvolvimento de pes-quisas em todas as áreas do conheci-mento. Já a proposta da UEPG con-templa quatro subprojetos, envolven-do 12 programas de pós-graduação.

Page 10: 07 11 2014

Ingressos aos showscomeçam a ser vendidos hoje

Lotes promocionais estão sendo oferecidos,além de passaportes para todos os shows

EXPO RONDON 2014

10 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Ag. Câmara Deputados(@AgenciaCamara)

PEC impede empresas que explorem #trabalhoinfantil de firmarcontratos com o governo.

Globoesporte.com (@globoesportecom)#ARG: Argentinos provocam com novo hit após vexame da Seleção

em casa.

Josias de Souza (@blogdojosias)Jornalista

Instalada há 42 dias, CPI da Petrobras patina no Congresso.

Com pouca chuva, nível do Cantareira atinge 18,7%.

Portal Brasil (@portalbrasil)Revisto prazo para entrega de estudos sobre novas ferrovias.

Veja (@Veja)Volkswagen rebate meme: faz dois Gols por minuto no Brasil.

Produção industrial recua em sete das 14 regiões no mês de maio.

Folha de S.Paulo (@folha_com)Governo publica MP de estímulo à Bolsa e à indústria.

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Mick Jagger: “Eu posso ser responsável pelo primeiro gol alemão, mas

não pelos outros seis”.

Estadão (@Estadao)Dirigentes indicam mudanças no futebol brasileiro.

Cristovam Buarque (@Sen_Cristovam)Senador do PDT-DF

Desculpa David Luiz, sou da seleção da política e também não consigofazer o povo mais feliz, na educação, saúde, paz... E sem Alemanhacontra.

Portal R7.com (@portalR7)Dilma indica recondução de Romeu Rufino na Aneel.

Esmael Morais (@esmaelmorais)Jornalista

Mesmo condenado pelo “Mensalão do DEM”, Arruda é candidato noDF. Cadê a Lei da Ficha Limpa?

BandNews FM Curitiba(@BandNewsFMCtba)

Líder do governo na Assembleia é multado por propaganda eleitoralantecipada.

Revista IstoÉ (@RevistaISTOE)Um dos maiores colecionadores de arte do país julga doação de obras

ao Museu Nacional de Belas Artes um erro.

José Simão (@jose_simao)Colunista da Folha de S.Paulo

Argentina x Alemanha! Percam os dois!

Miriam Leitão (@MiriamLeitaoCom)Jornalista

Governo volta a flertar com benefícios fiscais, uma política inócua.Empresários serão recebidos após a Copa.

Fábio Campana (@fabiocampana)Jornalista

Depois do vexame, CPI da CBF volta à pauta.

Valdomiro Cantini (@CantiniCBN)Radialista da CBN Cascavel

PMDB aprova resolução para trair @requiaopmdb. Prefeitos do PDTanunciam apoio a @BetoRicha. Isso que é liberalismo, casamento aberto.

Comercialização dos ingressos inicia hoje (11) em diversospontos de venda em Marechal Cândido Rondon e na região

Começam a ser comerciali-zados hoje (11) os ingressospara os shows da Expo Ron-don 2014. Estes poderão seradquiridos em diversos pon-tos de venda em MarechalCândido Rondon e na região.

Em Marechal Rondon se-rão comercializados no PostoPanorama, na Assemar(prefeitura), nas rádios Difu-sora e Educadora, na LivrariaUnixerox, na Acimacar, Bi-nhos Vídeo Locadora e nosPostos Tonin; em Palotina naRádio Transamérica e na Rá-dio Nova Cultura; em SantaHelena no Naudi’s Bar; emMedianeira nos Postos Tonin;Cascavel nos Postos Tonin; eem Toledo, Postos Tonin.

Pela internet , estarãodisponíveis no site da OKIngressos, no endereçowww.okingressos.com.br.

VALORESA Comissão Central Or-

ganizadora disponibilizaráinicialmente ingressos pro-mocionais, mas o valor vaiaumentar à medida que oslotes se esgotarem.

Os valores para ingressosavulsos, ou seja, para cadashow individualmente, serãoos seguintes: o 1º lote estásendo disponibilizado ao va-lor de R$ 27, 2º lote R$ 32, 3ºlote 37, 4º lote 42 e 5º lote 47.Os ingressos na hora serãovendidos a R$ 54. Ingressos

para estudantes estão à dis-posição ao valor de R$ 27,tanto antecipado quanto nahora. Na portaria será exigi-do documento comprovató-rio de estudante.

O passaporte promocio-nal que dá acesso aos qua-tro shows pagos (MichelTeló, Humberto Gessinger,Hugo e Tiago e Lucas Luc-co) custa R$ 82.

CAMAROTESE ÁREA VIP

A maior novidade com re-lação aos shows desta ediçãoda Expo Rondon será o ambi-ente. Para esta edição está sen-do montada uma grande Are-na de Shows, com capacidadepara sete mil pessoas, total-mente coberta e fechada, ga-rantindo conforto e seguran-

ça, mesmo com o clima frio ouno caso de chuva.

Na Arena de Shows tam-bém será disponibilizado 36camarotes para 20 pessoas,cada, além de área vip locali-zada em frente ao palco, quecontará com mesas para seispessoas (sem cadeiras). Paramais informações e aquisiçãode camarotes ou área vip deve-se entrar em contato pelo tele-fone (45) 9975-0115.

SHOWS GRATUITOSAlém dos shows pagos,

haverá ainda dois showsgratuitos, com Gilberto &Gilmar, às 18 horas do dia25 de julho (sexta-feira),além do show gospel com oQuarteto Manancial, na Are-na de Shows, às 17 horas dodia 26 (sábado).

Ademir Herrmann

Page 11: 07 11 2014

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 VARIEDADES O PRESENTE | 11

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos amudanças em função da edição das novelas.

SEXTA-FEIRA (11)

*

FRANGO ASSADOCOM BATATAS

Modo de preparo:Coloque as coxas em uma bacia, bata no liquidificador a sopade cebola, alho, azeite de oliva, salsinha, pimenta e sal. Mistureo tempero na bacia e adicione a maionese, mexa e deixe por 15minutos. Enquanto isso, descasque a bata e corte-a em quatro.Ajeite o frango e as batatas na forma, e cubra com o temperoque resta na bacia. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno atédourar o frango e cozinhar as batatas.

Ingredientes4 coxas com sobrecoxas1/2 kg de batatas cortadas emquatro1 pacote de sopa de cebola2 vidros de maionese

IRMÃ LÓGICA E IRMÃ MATEMÁTICADuas freiras saíram do convento para vender biscoitos. Uma

era conhecida como Irmã Matemática e a outra como Irmã Lógica.Irmã Matemática: Está ficando escuro e nós ainda estamos

longe do convento!Irmã Lógica: Você reparou que um homem está nos seguindo

há uma meia hora?Irmã Matemática: Sim, o que será que ele quer?Irmã Lógica: É lógico! Ele quer nos estuprar.Irmã Matemática: Oh, não! Se continuarmos neste ritmo ele vai

nos alcançar, no máximo em 15 minutos. O que vamos fazer?Irmã Lógica: A única coisa lógica a fazer é andarmos mais rápido!Irmã Matemática: Não está funcionando.Irmã Lógica: Claro que não! Ele fez a única coisa lógica a fazer,

ele também começou andar mais rápido.Irmã Matemática: E agora, o que devemos fazer? Ele nos

alcançará em um minuto!Irmã Lógica: A única coisa lógica que nos resta fazer é nos

separar! Você vai para aquele lado e eu vou pelo outro. Ele nãopoderá seguir as duas, ao mesmo tempo.

Então, o homem decidiu seguir a Irmã Lógica.A Irmã Matemática chegou ao convento, preocupada com o

que poderia ter acontecido à Irmã Lógica.Passado um bom tempo, eis que chega Irmã Lógica.Irmã Matemática: Irmã Lógica! Ainda bem que você chegou!

Me conte o que aconteceu!Irmã Lógica: Aconteceu o lógico. O homem não podia seguir

nós duas, então ele optou por me seguir.Irmã Matemática: Então, o que aconteceu?Irmã Lógica: O lógico, eu comecei a correr o mais rápido que

podia e ele correu o mais rápido que ele podia, também…Irmã Matemática: E então?Irmã Lógica: Novamente aconteceu o lógico: ele me alcançou.Irmã Matemática: Oh, meu Deus! O que você fez?Irmã Lógica: Eu fiz o lógico: levantei meu hábito.Irmã Matemática: Oh, Irmã Lógica! E o que o homem fez?Irmã Lógica: Ele, também, fez o lógico: abaixou as calças.Irmã Matemática: Oh, não! O que aconteceu depois?Irmã Lógica: Não é lógico, Irmã Matemática? Uma freira com

o hábito levantado consegue correr muito mais rápido do que umhomem com as calças abaixadas!

ÁRIES: Dia importantepara você assumir suasresponsabilidades emo-cionais e profissionais.

Reconheça suas atribuições.

TOURO: É um momen-to de reflexão sobre seusideais, crenças, verda-des e paradigmas. Perí-

odo em que você deve refletir.

GÊMEOS: Ser respon-sável e maduro ao li-dar com recursos ma-teriais é fundamental.

Possibilidade de conflitos deautoridade.

CÂNCER: Momentobom para os relacio-namentos. Tenhaconsciência do seu

poder e use-o com sabedoria.Seja consciente.

LEÃO: Resolva ques-tões profissionais e desaúde. O reconheci-mento das próprias li-

mitações é importante, mas nãodeve ficar preso a elas.

VIRGEM: Dia que pedematuridade emocional.Há uma lição de amorpróprio. Ambições e pro-

jetos criativos estão estimulados.

LIBRA: Período de na-tureza mais contem-plativa e introspectiva.Reflexões sobre famí-

lia e autonomia. Esteja atento àsdemandas.

ESCORPIÃO: Capaci-dade de comunicaçãoe uso de conhecimen-tos. Conscientize-se

de suas responsabilidades ao seexpressar.

SAGITÁRIO: Foco nosseus recursos materiaise na expressão concre-ta de suas habilidades.

Você deve agir com disciplina.

CAPRICÓRNIO: Ênfa-se nas emoções e situ-ações ligadas à vidafamiliar. Balanço en-

tre a individualidade e os relaci-onamentos.

AQUÁRIO: É precisodescanso e relaxa-mento para lidar posi-tivamente com os de-

safios atuais. Reconheça seuslimites físicos.

PEIXES: Benefíciosem projetos ligados ainstituições, empresase grandes organiza-

ções. Equilíbrio entre razão eemoção.

1 cebola4 dentes de alho1 colher de azeite de olivaSalsinhaSalPimenta

Tuim pede a Epaminondas que o contrate como empre-gado da fazenda com medo de o coronel expulsar suafamília da casa onde moram. Pedro alerta Juliana para operigo que ela corre com a reação de Zelão, caso ela desistade namorá-lo. Catarina recomenda Juliana que ela deixe acidade e volte para casa. Juliana afirma para Catarina quenão acredita que Zelão lhe faça mal.

MEU PEDACINHO DE CHÃO

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

EM FAMÍLIANando desabafa com Cadu e Virgílio sobre seu envolvi-

mento com Gorete. Jairo pensa em uma maneira de conse-guir falar com Juliana sem ser perturbado pela família dela.Chica conversa com Helena sobre a possibilidade de ir paraMiami com Ricardo. Marina e Clara fazem planos para ofuturo. Silvia decide dar uma chance a Felipe. Virgílio pedeque Helena desista de uma vez por todas do passado. Andrédiz a Dulce que está cada vez mais apaixonado por Bárbara.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Verônica percebe a intenção de Brian e o expulsa de suacasa. Matias avisa a Davi que vai trabalhar com Bóris. Cidãoe Vander inventam um perfil no site de relacionamentos.Verônica muda de ideia e aceita o convite de Débora paraescrever a biografia de Jonas. Começam as apresentaçõesdo Marra Ideias. Gláucia conversa com Vander pelo site derelacionamentos. Davi e Manuela apresentam o Júnior paraJonas. Jonas decide financiar o aplicativo de Matias e Bóris,e rejeita o projeto de Davi e Manuela.

GERAÇÃO BRASIL

Page 12: 07 11 2014

Que as entidades filantrópi-cas de Marechal Cândido

Rondon recebem doações da socie-dade todos sabem. Que penas deprocessos criminais podem ser re-vertidas em penas alternativas,como o pagamento de cestas bási-cas a essas entidades, também. Anovidade no município é uma doa-ção feita depois de uma audiênciade conciliação entre duas partesenvolvidas em um processo cível.Uma das partes, que teria direito auma indenização em dinheiro, abriumão dos valores e sugeriu que orecurso fosse revertido na doaçãode duas cadeiras de rodas ao AsiloLar Rosas Unidas.

O fato inédito no município cha-mou a atenção para uma situaçãoque muitas vezes poderia ser repe-tida. A indenização não faria gran-de diferença na vida financeira deJoão, nome fictício para o autor daideia. “Ao invés de pegar o dinhei-ro para mim, pactuei com o réu queele doaria duas cadeiras de rodas aoasilo. Espero que, com isso, as pes-soas se sintam motivadas a forma-tar acordos semelhantes, em que obenefício vai para instituições be-neficentes”, conta o rondonense.

Parece pouco, mas a diretora doasilo, Maria Juçara Nacke, garanteque a chegada das cadeiras de rodas

veio em boa hora. “Achei a iniciativamuito interessante de reverter essasdecisões em prol de entidades benefi-centes. Para muitas pessoas, peque-nos valores ganhos nessas causas,em audiências de conciliação, nãovão fazer diferença”, entende Juçara.“Que mais pessoas possam se espe-lhar nessa iniciativa e ajudar as enti-dades filantrópicas”, sugere.

O réu investiu cerca de R$ 800para pagar sua dívida com João. Odinheiro foi usado para a compradas cadeiras, entregues dias atrásno asilo. “São duas cadeiras a me-

Acordo inédito beneficia asilo rondonense“JURISPRUDÊNCIA”

Em uma audiência deconciliação, parte quereceberia dinheiroabriu mão do recursoem troca de o réudoar duas cadeirasde rodas para aentidade beneficente

Fotos: Giuliano De Luca/OP

Asilo já usa as duas cadeiras de rodas para dar mobilidade aos idosos

nos que teremos que comprar. Es-ses equipamentos são muitos usa-dos aqui no asilo porque existemmuitos vovôs com dificuldades delocomoção. Muitos são pesados, oque exige bastante da cadeira. Como tempo de uso há o desgaste natu-ral e a necessidade de repor. Paranós é difícil”, explica a diretora doLar Rosa Unidas.

De acordo com o Juizado EspecialCível do Fórum da Comarca de Ma-rechal Cândido Rondon, por mêssão realizadas em média 150 audiên-cias de conciliação. Mesmo com o

grande volume de processos, é aprimeira vez que o benefício é rever-tido para uma entidade filantrópi-ca. O acordo nesse caso foi entendi-do entre as partes, por intermédiode um juiz. O Gabinete do JuizadoEspecial Cível destaca que as partestêm a liberdade para negociar.

“Quando ele (João) ligou pedin-do se queríamos receber as cadeiras,ficamos muito felizes. Elas são mui-to usadas, tanto para ficar no asiloquanto para levar os vovôs paraconsultas e exames em outras cida-des, como Cascavel e Toledo. Essadoação veio em boa hora”, pontuaa diretora do asilo, que ressalta:“Essa iniciativa poderia ajudar nãosomente o asilo, mas também ou-tras entidades filantrópicas de Ma-rechal Rondon, como a Casa Lar,por exemplo”.

BREVE HISTÓRIAO Asilo Lar Rosas Unidas foi

criado em 12 de março de 1984. Naépoca, conta Juçara, o asilo come-çou com cinco pessoas. Com o pas-sar dos anos a entidade cresceu emtamanho e número de idosos aten-didos. Hoje conta com 29 idosos e 15funcionários. Para atender cada umdos vovôs, é preciso cerca de R$ 1,5mil por mês, de acordo com a direto-ra. “Sem as doações, não teríamoscomo manter o asilo”, garante.

Uma dasvovós do

asilo com adiretora

MariaJussaraNacke:

“Achei umainiciativa

muitointeressante”

12 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014

Page 13: 07 11 2014

O PRESENTE | 13SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 GERAL

Projeto fica entre melhores do país e é contempladoMunicípio concorreu com 800 inscritos de todo o Brasil e ficou entre 40 selecionados para receber Estação

Juventude; no Paraná, além de Toledo, apenas Foz do Iguaçu e Curitiba foram os escolhidos

TOLEDO

A Prefeitura de Toledo, pormeio da Secretaria da Juven-tude, foi contemplada com oPrograma Estação Juventu-de, da Secretaria Nacional daJuventude. O município rece-beu, na última sexta-feira (04),um repasse de R$ 258 mil dogoverno federal, com contra-partida municipal de R$ 11mil, que serão usados parainvestimentos em ações comjovens em situação de vulne-rabilidade social do Centroda Juventude Marcio Anto-nio Bombardelli (CJU Euro-pa), no Jardim Europa. Tole-do concorreu com 800 inscri-tos de todo o Brasil. Destes,116 projetos foram selecio-nados e apenas 40 contem-plados. No Paraná, além deToledo, apenas Foz do Igua-çu e Curitiba tiveram proje-tos escolhidos.

Segundo o secretário dapasta, Paulo Leonardi, os re-cursos serão aplicados no CJU

Michael Juliano

Europa com o intuito de pro-mover o protagonismo juve-nil, por meio de tecnologias,inserindo-os nas redes soci-ais e na internet. “Nós vamosaplicar esse valor na contra-tação de recursos humanos,equipamentos e material deconsumo. Com isso, podere-mos ampliar nossas ativida-des com os jovens e desenvol-ver novos projetos que osbeneficiem. A Estação Juven-tude é mais uma opção para ojovem dentro do Centro daJuventude”, pontua.

Os recursos auxiliarão,entre outras ações, na implan-tação de uma lan house, dis-ponibilizando também inter-net sem-fio. Estes computa-dores estarão à disposição dosjovens e integrarão uma redeque disponibilizará um ban-co de dados sobre as ações daSecretaria Nacional da Juven-tude, com informações dasesferas federal, estadual e

municipal, listando progra-mas, projetos e ações volta-das à juventude. “Por exem-plo, o jovem, de 15 a 29 anos,saberá quais as ações a Cultu-ra está promovendo. O nossojovem terá acesso a estas in-formações em todas as esfe-ras”, menciona. Também se-rão aplicados recursos na im-plantação de um cinema, noauditório do CJU Europa, ena contratação de profissio-nais capacitados ao desen-volvimento de atividades efornecimento de informaçõesque atendam às necessidadesdos jovens.

A Secretaria da Juventudeprevê um mapeamento dosjovens em situação de vulne-rabilidade social de Toledo,conforme destacou Leonardi.“A Estação Juventude vai ofe-recer informações sobre pro-gramas e ações para os jovens,orientação, encaminhamentoe apoio, para que eles próprios

tenham condições de construirsuas trajetórias e buscar asmelhores formas para sua for-mação”, comenta.

O prefeito Beto Lunittiafirmou que as diversasações realizadas pela Secre-taria da Juventude trazemmelhorias para os jovens

toledanos. “Nossa preocu-pação é oferecer propostasque desenvolvam capacida-des nos jovens e fomentemas questões relacionadas àcidadania e à formação. AEstação Juventude vai con-tribuir para que este traba-lho seja ampliado”, concluiu.

Recurso de R$ 269 mil será aplicado em ações para jovens do município

Page 14: 07 11 2014

SANTA HELENA

Grupo faz balanço sobre construção de 314 casas14 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014

Pelo menos 150 casas garantidas pela Cohapar ao município aindanão têm projeto definido; lideranças pedem agilidade

Lideranças da Companhiade Habitação do Paraná (Co-hapar) e da administração pú-blica de Santa Helena se reuni-ram ontem (10) para analisar oandamento dos projetos que,juntos, vão destinar 314 casaspopulares para o município.Alguns processos estão adian-tados, enquanto outros aindanão foram iniciados. Agilida-de foi a palavra de ordem du-rante o encontro.

A reunião aconteceu naPrefeitura de Santa Helena en-tre o gerente regional da Coha-par em Cascavel (Cohapar),Djalma Cordeiro, o engenheirodo Escritório Regional da Co-hapar em Cascavel, Pércio Al-meida Fistarol, o prefeito, Ju-cerlei Sotoriva, a secretária deAssistência Social, Velone Zi-mermann, e engenheiros domunicípio.

Entre os programas discu-tidos esteve o Programa Fun-do de Garantia do Tempo deServiço (FGTS), que vai desti-nar 60 unidades ao distrito deSão Clemente, 13 unidadespara Sub Sede e nove unida-

des para Vila Celeste. Nessaslocalidades já foram efetua-dos os cadastros. No momen-to aguarda-se a liberação dasdocumentações para saber seas famílias serão aprovadaspara então iniciar as constru-ções. “Pedimos agilidade naliberação para que possamosatender o quanto antes essasfamílias”, disse a secretária deAssistência Social.

Outro programa discutidofoi o Fundo de ArrendamentoResidencial (FAR), que vai des-tinar mais 40 unidades paraMoreninha e 20 para a localida-de de Esquina Céu Azul. Naoportunidade foram apresen-tados e aprovados os projetosde infraestrutura básica, comocalçamento, ruas e galerias apartir de uma contrapartida domunicípio para que se possainiciar o recadastramento nes-ses distritos. De acordo com Zi-mermann, todos estão ansio-sos para que a Cohapar marquea data do recadastramento.

Para a cidade estão desti-nadas 150 casas, mas ainda nãofoi definido o programa que irá

atender o município. A expec-tativa é que no mês de novem-bro aconteça o início dos ca-dastros, pois a área para a cons-trução das residências já foiadquirida pela prefeitura.

DEMORADe acordo com a adminis-

tração de Santa Helena, 22 uni-

dades habitacionais estão sen-do construídas no ConjuntoNatureza, mas a obra está atra-sada. Zimermann disse que porisso, durante a reunião, foi co-brada agilidade da empresaque está construindo as casas.“O atraso aconteceu porque aconstrutora que foi credencia-da não cumpriu com suas obri-

gações. Agora o Governo doEstado credenciou outra em-presa, que irá terminar as obrase depois entregar às famíliasque já foram sorteadas”, disse.

Ao todo, Santa Helena devereceber 314 unidades de casaspor meio da Cohapar, do Gover-no do Estado, em parceria communicípio e governo federal.

Lideranças do município cobraram agilidade na resolução dos projetos e na construção de unidades em andamento

Divulgação

Page 15: 07 11 2014

O PRESENTE | 15SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 GERAL

Recadastramento também será realizado nos bairros e distritosAlém de documentos pessoais, é exigido o comprovante de endereço

CARTÃO SUS

A Secretaria de Saúde deMarechal Cândido Rondondefiniu ontem (10) que tam-bém direcionará o recadas-tramento do cartão SUS paraos bairros e distritos. Inici-almente os trabalhos foramrealizados somente no sa-guão da prefeitura, mas ago-ra o serviço também passa aser disponibilizado em al-guns postos de saúde des-centralizados.

O cartão SUS passa porum processo de atualização,com novo padrão, estabeleci-do pelo governo federal. Oporte é obrigatório para qual-quer paciente que necessitedos serviços públicos de saú-de, desde um exame a umainternação, em qualquer umadas unidades espalhadas peloterritório nacional.

Desde ontem, o recadas-tramento passou a ser ofere-cido nas unidades de saúdedo Loteamento Augusto e doJardim Alvorada. A partir desegunda-feira (14) tambémestará disponível nas unida-

Recadastramento continuará sendo feito no saguão da prefeitura, mas a orientação é para que a populaçãoem geral procure preferencialmente a unidade de saúde mais próxima de sua residência

des de saúde de São Roque,Jardim Líder e Novo TrêsPassos, sendo essa última àtarde. Já na unidade de saúdede Margarida será a partir deterça-feira (15), à tarde; naunidade de saúde da Vila Ga-úcha a partir de quinta-feira(17); na unidade de saúde SãoLucas a partir de 23; e naunidade de saúde de PortoMendes a partir do dia 04 deagosto. As demais localida-des, sendo elas, unidade desaúde de Novo Horizonte,Jardim Primavera, JardimMarechal, Iguiporã e Bom Jar-dim serão atendidas posteri-ormente, em datas que aindaserão divulgadas.

DOCUMENTOSOs documentos exigidos

são o cartão SUS antigo, do-cumento de identidade, CPF,no caso de menores certidãode nascimento e documentosdos pais, e o mais importantepara todos, o comprovantede endereço. Os filhos maio-res de idade, mesmo morando

com os pais, precisam com-provar residência, que podeser através de conta de telefo-ne, internet, extrato de bancoou se não houver nenhumadas opções fazer uma declara-ção em cartório. Conforme aSecretaria da Saúde, é impor-tante que pessoas, antes de

buscar o serviço, verifiquemse estão de posse de todos osdocumentos exigidos, a fimde evitar transtornos.

O recadastramento con-tinuará sendo feito no sa-guão da prefeitura, mas aorientação é para que a po-pulação em geral procure

preferencialmente a unidadede saúde mais próxima desua residência.

Como o recadastramentoserá feito por tempo indeter-minado, não é necessário queos rondonenses o façam logonas primeiras semanas, ge-rando filas no atendimento.

Ademir Herrmann

Page 16: 07 11 2014

16 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014

INVESTIMENTO DE R$ 45 MIL

Centro de Educação Infantil ganha reforma em MercedesMelhorias são necessárias para melhor atender alunos e professores

Com objetivo de melhoratender a demanda educacio-nal, a administração de Mer-cedes, por meio da SecretariaMunicipal de Educação e

Cultura, vem realizando umasérie de melhorias no CentroMunicipal de Educação In-fantil (Cmei) Cantinho Feliz.Além da pintura interna e

externa, as melhorias inclu-em a substituição de telhado -telhas de barro por telhas dealuzinco - e adequações dassalas de aula, sala de adminis-

tração, refeitório, cozinha esanitários. O investimento éde cerca de R$ 45 mil.

De acordo com a secretá-ria de Educação e Cultura,Cleide Bruch Groff, as me-lhorias são necessárias paramelhor atender alunos e pro-fessores. “Um ambiente acon-

chegante reflete diretamenteno aprendizado das crian-ças, com garantia de quali-dade de vida. Sempre procu-ramos atender as necessida-des, tanto da demanda edu-cacional como também dosprofissionais que trabalhamna instituição”, diz.

Pintura e troca do telhado fazem parte das obras na instituição de ensino

Divulgação

Sinalização de trânsito dePalotina recebe melhorias

A Prefeitura de Palotinaestá concentrando investi-mentos na sinalização viáriado perímetro urbano paragarantir mais segurança notrânsito. Depois de receberR$ 200 mil do DepartamentoEstadual de Trânsito do Pa-raná (Detran) para substitui-ção de placas na área central,a administração municipalcontratou com recursos pró-prios uma empresa para re-novar a sinalização horizon-tal, a partir da pintura defaixas de pedestre e também a

demarcação de espaços paraveículos e motos em diversospontos da cidade. Outra me-dida é a colocação de placasem bairros e também a me-lhoria da sinalização em co-munidades do interior.

O prefeito Jucenir Stentz-ler diz que a renovação dasinalização é muito importan-te para garantir mais segu-rança no trânsito e tambémdeixar a cidade mais bonita.“É importante que os usuári-os obedeçam à sinalização paraevitar acidentes”, pede.

Novas placas foram colocadas e também está sendo feita a pintura defaixas de pedestre, além da demarcação de espaços para

veículos e motos em diversos pontos da cidade

Divulgação

Page 17: 07 11 2014

O PRESENTE | 17SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 AGRONEGÓCIO

Exportações do agronegócio atingem US$ 9,61 bi em junhoPrincipal setor foi o de soja, com vendas externas de US$ 4,62 bilhões.

Já o segundo setor em vendas foi o de carnes, com US$ 1,42 bilhão

MAPA

As exportações do agro-negócio brasileiro atingirama cifra de US$ 9,61 bilhões nomês de junho. A informaçãofoi divulgada pela Secretariade Relações Internacionais doAgronegócio do Ministérioda Agricultura (SRI/Mapa).As importações do setor al-cançaram US$ 1,21 bilhão,garantindo saldo comercialpositivo, de acordo com asinformações do Mapa. O prin-cipal setor foi o de soja, comvendas externas de US$ 4,62bilhões e 8,73 milhões de to-neladas embarcadas, contan-to o grão, o óleo e o farelo. Asoja em grão foi o produto demaior receita dentro do com-plexo, com o equivalente aUS$ 3,57 bilhões exportados.

Já o segundo setor em ven-das foi o de carnes, com US$ 1,42

bilhão e 489 mil toneladasembarcadas. A carne de fran-go foi destaque nas exporta-ções, com US$ 617 milhõesem receita no período. Já acarne bovina gerou US$ 582milhões em receita e a carnesuína e de peru atingiramUS$ 167 milhões e US$ 22milhões, respectivamente.

O complexo sucroalcoolei-ro, terceiro principal setor doagronegócio, exportou aquantia de US$ 867 milhões.O açúcar foi o principal(US$ 755 milhões). Os produ-tos florestais alcançaramUS$ 792 milhões e 1,35 miltoneladas embarcadas. Papel ecelulose lideraram as exporta-ções do setor, com o montantede US$ 592 milhões. Madeirasapresentaram vendas externasde US$ 201 milhões.

Em relação às exportaçõespara os blocos econômicos,em junho deste ano, o princi-pal destino foi a Ásia, comparticipação de 42,6% sobreo total das vendas no perío-do e US$ 4,09 bilhões. AUnião Europeia permaneceuna segunda colocação, comUS$ 2,24 milhões.

12 MESESNos últimos doze meses,

as exportações do agrone-gócio atingiram US$ 99,51bilhões, com o complexosoja na liderança (US$ 33,85bilhões) no período. O se-tor de carnes alcançouUS$ 16,82 bilhões, o com-plexo sucroalcooleiro ex-portou US$ 11,98 bilhões e osetor de produtos florestaisatingiu US$ 9,84 bilhões.

Projeto isenta agricultor familiarde taxa da vigilância sanitária

Agricultor familiar, mi-croempreendedor individu-al e empreendedor da econo-mia solidária poderão rece-ber isenção do pagamentoda Taxa de Fiscalização deVigilância Sanitária. O be-nefício está previsto no Pro-jeto de Lei 6318/13. De acor-do com o autor, deputadoMarco Maia (PT-RS), a pro-posta está em consonânciacom o Projeto de Inclusão

Produtiva com SegurançaSanitária, parte do PlanoBrasil Sem Miséria, do go-verno federal. “Além disso,vai promover geração derenda, emprego e inclusãosocial”, afirma.

A proposta foi encami-nhada para análise conclusi-va das comissões de Finan-ças e Tributação (inclusiveno mérito); e de Constitui-ção e Justiça e de Cidadania.

Projeto destina recursos damerenda escolar para compra

de alimentos orgânicosA Câmara dos Deputados

analisa o projeto de lei 6162/13,do deputado Major Fábio (Pros-PB), que reserva parte dos recur-sos do Programa Nacional deAlimentação Escolar (PNAE)para compra de alimentos orgâ-nicos. O programa já destina 30%dos recursos repassados peloFundo Nacional de Desenvolvi-mento da Educação (FNDE) paraa compra de alimentos de agri-cultores familiares. Pelo proje-to, 30% desse percentual deve-rão ser utilizados para comprarprodutos orgânicos, que não uti-lizam agrotóxicos.

A intenção, segundo o autor,é incentivar a produção de or-

Sicredi Vale do Piquiripromove prestações de contas

A rodada de reuniões deprestação de contas da SicrediVale do Piquiri ABCD PR/SPterá início no dia 21 de julho.Serão realizadas 22 reuniões,contemplando associados dasunidades de atendimento doParaná e de São Paulo. Os en-contros serão coordenadospelo presidente Jaime Basso ena pauta estarão: prestaçãode contas do primeiro semes-tre de 2014; SicrediTouch, aconta jovem do Sicredi, visan-do à educação financeira dosassociados, além da a impor-

tância de poupar.Na região, a agenda con-

templa as unidades de Mari-pá, Vila Candeia e Pérola In-dependente no dia 29 de ju-lho, além de Palotina, em 14de agosto, Terra Roxa em 18de agosto, Moreira Sales (cominauguração) em 19 de agostoe, por fim, Santa Rita e AltoSanta Fé em 25 de agosto. “Asreuniões atendem a um prin-cípio importante da filosofiacooperativista, que é a trans-parência na gestão", diz o pre-sidente Jaime Basso.

gânicos, que são mais saudá-veis. “A iniciativa fomentarátanto a produção de alimentosmais saudáveis quanto criarámeios de escoamento dos pro-dutos”, argumenta o autor.Major Fábio ressalta que o per-centual previsto é baixo, masrepresentará um ponto de par-tida para impulsionar o mer-cado de orgânicos no Brasil.

A proposta tramita em ca-ráter conclusivo e será anali-sada pelas comissões de Agri-cultura, Pecuária, Abasteci-mento e Desenvolvimento Ru-ral; Educação; Finanças e Tri-butação; e Constituição e Jus-tiça e de Cidadania.

Primato apresenta resultadosobtidos com ração animal

Produtores se reuniram para o Dia de Campo

A Primato CooperativaAgroindustrial realizou, emparceria com a Nutrifarma, no

dia 02 de julho, na propriedadedo produtor Jean Fischer Ri-chetti Pierre, na Linha 14 de

Dezembro, em Dez de Maio,no interior de Toledo, umDia de Campo para apresen-tar aos produtores da regiãoos resultados obtidos com ouso de ração 22% aditivadacomo solução em nutriçãofuncional para produção esanidade animal.

Conforme os dados apre-sentados pelos técnicos daPrimato, houve um aumentona produção do leite de seislitros/dia por vaca e uma di-minuição nas células somáti-cas, melhorando a sanidadedo animal.

Divulgação

Page 18: 07 11 2014

18 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

SEXTA-FEIRA,11 DE JULHO DE 2014

Dia 11: Adriano SchneiderDia 11: Arnildo RiegerDia 11: Edilson MundelDia 11: Emanuelle TauchertDia 11: Fábio BoniDia 11: Ivânia Utech FuelberDia 11: Leandro Luis HanselDia 11: Maiko BuckerDia 11: Normilda KoehlerDia 11: Ozéias Hahn PintoDia 11: Rodolfo Fell JrDia 11: Salete LeonhardtDia 11: Sônia Ivete Garlett

O casal Marta e Renato Allegretti na posse do LionsClube de Santa Helena, ocorrida recentemente

Ka

rin

e

Mu

na

rin

i

ERRATAFoi publicado na edição de ontem (10) do

Jornal O Presente, nesta coluna, que o Festivalde Pizzas promovido pela ONG Arca de Noé eNinna Casa das Massas era em prol do AsiloLar Rosas Unidas, de Marechal Cândido Ron-don. No entanto, o correto é em prol da própriaONG. Pedimos desculpas por eventuais trans-tornos. Por outro lado, quem deseja contribuircom a causa pode fazer o pedido da pizza pelostelefones (45) 9995-1657, 9944-8386 ou 9861-1200. Os sabores disponíveis são: calabresa,frango com catupiry, moda da casa, quatroqueijos, chocolate preto e chocolate branco. Umapizza custa R$ 20 e duas R$ 36.

CAFÉ COLONIALDE MARIPÁ

Prestigiado por pessoas de vários municí-pios da região, o tradicional Café Colonial deMaripá já está em seus preparativos finais,com a definição de 46 saborosos pratos todosproduzidos por munícipes maripaenses. Ocafé será realizado no dia 19 de julho, às 16horas, no Centro de Eventos do município. Naocasião, haverá desfile e escolha da Princesadas Orquídeas 2014 e o lançamento oficial da16ª Festa das Orquídeas e do Peixe, agenda-da para os dias 29 a 31 de agosto, também noCentro de Eventos.

Divulgação

Na posse da nova diretoria do Rotary Club de Guaíra - gestão 2014/2015,

Silvia Vanin, Thiago Rota Alves Felipe, Sandro Pelegrino e Daniela

Martorelli. Sandro e Daniela foram empossados como novos sócios do clube

Page 19: 07 11 2014

O PRESENTE | 19SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 SOCIAL

Arquivo pessoal

CARAVANAPARA EMBUDAS ARTES

O Núcleo de Artesanato daAssociação Comercial e Em-presarial de Marechal Cândi-do Rondon (Acimacar), com oapoio da prefeitura, está orga-nizando uma caravana para acidade de Embu das Artes (SP).A saída será no dia 16 de agos-to e o retorno está previstopara o dia 19. O valor é deR$ 420 por participante e in-clui transporte em ônibus lei-to e uma hospedagem em hotelcom café da manhã.

A Feira de Artesanato deEmbu das Artes acontece des-de 1969. Ela chama a atençãopelos inúmeros artistas quefazem da cidade um grandeateliê ao ar livre, com um es-paço de 36 mil metros qua-drados que reúne mais de 600expositores. É possível encon-trar todo o tipo de arte pelasruas, como quadros, traba-lhos em madeira e tecido, mó-veis rústicos, antiquários,entre outros.

CURSO DE QUALIFICAÇÃOEstão abertas na Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon

(Acimacar) as inscrições para o curso “Qualifique-se e esteja apto para o mercado detrabalho”, que acontece amanhã (12). Ele é voltado para empresários, colaboradores deempresas rondonenses e inscritos no Banco de Talentos da Associação Comercial. Ocurso é gratuito, sendo disponibilizada uma vaga por empresa. As inscrições estão sendorealizadas na Acimacar ou pelo telefone (45) 3284-5704 com Simone. O instrutor seráJailson Gonsalves. O curso é uma realização da Acimacar e da prefeitura.

O vice-prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden (Mano), e a esposa Sueli com o prefeitoArnildo Rieger e a esposa Maidi. Arnildo e Sueli aniversariam hoje (11). Parabéns!

Ma

rili

Be

sso

O casalVeronica

Perazolo e LuizCesar Reichert

sempremarcando

presença emeventos deMarechalCândidoRondon

Page 20: 07 11 2014

Depois de 30 dias, o Brasil e omundo se despedem no domin-go (13) de mais uma edição da

Copa do Mundo. Será preciso aguardarmais quatro anos, desta vez na Rússia,para vermos as melhores seleções entra-rem em campo novamente e darem seusshows com a bola.

A realização da Copa do Mundo no Brasildeu a possibilidade única de muitos torcedo-res da América Latina ver de perto suas sele-ções. Brasileiros, argentinos, chilenos, colom-bianos, uruguaios, dentre tantos outros es-trangeiros, invadiram estádios espalhadospelo país. Polêmicas à parte, especialmentequanto aos custos para promover a competi-ção, quem teve a chance de torcer ao vivogarante: foi uma experiência inesquecível. Parasaber a avaliação que se faz da organização,segurança e preços praticados, a reportagemde O Presente conversou com alguns rondo-nenses que estiveram nos estádios.

“O jogo que eu assisti foi Coreia e Bélgica.Não são grandes seleções, mas já foi umaexperiência maravilhosa”, comemora a den-tista Andressa Gomes. “O clima de Copa ésuper legal, bem diferente. Achei tudo superorganizado, tanto no estádio como na cida-de”, comenta.

A partida aconteceu na Arena Corinthi-ans, em São Paulo. De acordo com a rondo-nense, o que não faltou foram pessoas paradar informações e orientações aos torcedo-res. Outro ponto destacado por ela foi a segu-rança. “Tudo super seguro”, afirma.

Andressa fez uso de transporte públicoem São Paulo e menciona que igualmentehavia muita informação de como chegar aoslocais de metrô, ônibus e trem. “Tudo estavafuncionando bem e foi tranquilo usar trans-porte público, até porque nem era indicado irde carro até o estádio. Havia folders, informa-ções na internet e pessoas orientando. Nãoesperava que estivesse tão bem organizado.Me surpreendeu”, ressalta.

Em relação aos preços praticados no es-tádio, a dentista admite que eram altos para

Page 21: 07 11 2014

os padrões brasileiros. Por outrolado, ela relembra que já haviaassistido um jogo nos EstadosUnidos e por lá os valores erambem superiores aos daqui. Em ter-mos de limpeza, Andressa tam-bém elogia. “Estava bem limpo,inclusive os banheiros”, conclui.

ORGANIZAÇÃOIRRETOCÁVEL

O advogado Arion AugustoNardello Nasihgil é outro rondo-nense que acompanhou de pertoa Copa do Mundo. Ele assistiu aojogo entre Rússia e Argélia naArena da Baixada, em Curitiba, eFrança e Honduras no Beira-Rio,em Porto Alegre. “Desde criançasempre sonhei em presenciaruma Copa do Mundo. Com a edi-ção brasileira, tive a oportunida-de de realizar este sonho, aquimesmo em nossa casa. Foramapenas dois (gostaria de ter ido atodos), mas já foi o suficiente paraviver uma das mais fantásticas eemocionantes experiências daminha vida”, enaltece. “O climaque tomou conta de nosso país émaravilhoso; pessoas de todos oscantos do mundo reunidas paracelebrar e festejar”, emenda.

Sobre a organização, o advo-gado cita que nas proximidadesdos estádios havia voluntários daFifa sempre sorridentes, os quaisdavam o tom da festa. “De outrolado, o forte policiamento gerauma segurança sem preceden-tes. Os estádios, assim como aestrutura e a organização, estãoirretocáveis. Os preços pratica-dos são, de fato, um pouco salga-dos, mas justos pelo nível do even-to. Enfim: fizemos a Copa dasCopas. Ela está indo embora, maso legado que irá nos deixar certa-mente será eterno”, expõe.

APROVADOO rondonense Altair Storti

também aprovou a organizaçãoda Copa do Mundo. Ele assistiu àpartida entre Portugal e Gana noMané Garrincha, em Brasília. Ojogo foi marcado pela despedida

das duas seleções na competição,ainda na primeira fase.

Em termos de estádio, ele co-menta que havia muita informa-ção para os torcedores. Por isso,não houve nenhuma dificuldadeem localizar a cadeira em que sen-taria. “Não havia maiores compli-cações, pois tudo estava bem sina-lizado”, cita. A limpeza dos banhei-ros também foi elogiada.

Outro ponto lembrado foi o con-forto. “São poucos os estádios quetêm essa condição como o ManéGarrincha, construído para a Copa.Podemos dizer que são estádios deprimeiro mundo”, opina.

Pelo espetáculo, Altair acredi-ta que vale a pena o preço pratica-do no estádio, como para comprarbebidas. “Ver as seleções cantan-do o hino do seu país é uma emo-ção muito grande. Então vale apena para quem gosta de esporte.É uma emoção única e que a gente

não vê no Campeonato Brasileiro,por exemplo”, exemplifica. “É umclima diferente. São pessoas devários lugares do mundo, senta-das lado a lado, aplaudindo o espe-táculo. Cada um torce para o seupaís, mas se o jogador do timeadversário faz uma jogada bonita,todos aplaudem. Isso é diferentede uma competição nacional, emque há muita rivalidade entre osclubes”, analisa.

O rondonense apenas lamen-ta que não teve a oportunidade deassistir mais jogos em outros está-dios da Copa do Mundo.

CLIMACONTAGIANTE

Mariah Candice Zibetti Almei-da viajou a Porto Alegre com airmã Carolina para assistir à parti-da das oitavas de final entre Ale-manha e Argélia, no Beira-Rio. Naprorrogação, os alemães, que de-pois vieram a ser os finalistas dotorneio, ganharam por 2 a 1.

Ela conta que a decisão de irao estádio surgiu uma semanaantes. “Felizmente a sorte este-ve ao nosso lado, conseguimoscomprar dois ingressos pelo siteda Fifa”, relembra. “Minha famí-lia estava receosa porque fomossozinhas, mas não tivemos pro-blemas”, emenda.

O clima, compara Mariah, pare-cia com Carnaval. Mesmo com frioe chuva os torcedores estavamanimados. “Era contagiante! Umamistura de nacionalidades”, diz.

Para ela, a organização doevento estava bem preparada ebem distribuída no local. “Sempreque precisávamos de informaçãohavia pelo menos uns quatro vo-luntários por perto. Mas como éuma festa, o atendimento ao pú-blico é do jeito que dá. Fora doestádio foi um fuzuê e ninguémrespeitou fila, já dentro do estádiohavia mais consideração com opróximo”, pontua.

Page 22: 07 11 2014
Page 23: 07 11 2014
Page 24: 07 11 2014

Abatido, Neymar já ha-via tentado explicar a golea-da sofrida pelo Brasil para aAlemanha e como estava arecuperação da fratura naterceira vértebra. Porta vozda Seleção na última coleti-va na Granja Comary, on-tem (10), o camisa 10 nãoencontrou palavras paradetalhar o momento em quefoi atingido por Zuñiga, daColômbia, em jogo disputa-do no último dia 04.

A lembrança do lance quedeixou o protagonista doBrasil fora da Copa levouNeymar ao choro. Dor nãoapenas por ter ficado fora dorestante da Copa do Mun-do, mas por imaginar que ajoelhada às costas poderiater determinado o fim da car-reira do jogador.

“Foi um lance que nãoconcordo e não aceito. Nãovou falar que foi desleal por-que não estou na cabeça delepara saber o que pensa, mas

todo mundo que entende defutebol sabe que não foi umaentrada normal. Quandoquer fazer uma falta paraparar o jogo e o cara está decostas, chuta o tornozelo,empurra, segura, mas da for-ma que ele veio e como abola estava chegando, nãofoi uma situação de jogo”,afirmou.

“Quando tenho a visãoperiférica, consigo me defen-der, mas de costas não e aregra precisa me defender.Não tive como me proteger eme machuquei. Por muitopouco, dois centímetros paradentro, poderia estar em umacadeira de rodas. Complica-do falar de um lance tão im-portante na minha carreira eacabar sofrendo”, completouNeymar, que abaixou a ca-beça para chorar.

O trauma, por sua vez,não impediu o jogador deperdoar Zúñiga. Um diaapós o acidente, quando já

havia deixado Fortaleza, obrasileiro revelou que rece-beu uma ligação simpáticadaquele que proporcionouo fim da primeira Copa deNeymar. “Perdoaria, sim.Não tenho rancor, não sin-to ódio e não sinto nada. Eleme ligou, pediu desculpas,disse que não queria memachucar. Falou até coisaslegais. Desejo que tenha su-cesso, que Deus abençoe afamília e que tenha tudo demelhor”, comentou.

Antes de ser atingido porZúñiga, Neymar não se re-corda se o colombiano o pro-vocou, demonstrando, en-tão, que teria a intenção demachucá-lo. “Falaram sobreisso para mim, mas não lem-bro. Não sei ele estava falan-do comigo ou com o compa-nheiro dele. Infelizmente,não lembro”, contou.

O fim prematuro da par-ticipação no Mundial e eli-minação do Brasil na semifi-

nal após goleada históricapara a Alemanha não impe-dem que o tal sonho de con-quistar a Copa falado porNeymar após o corte termi-ne. Pelo menos, assim pensao jogador que promete, embreve, voltar a realizar amissão a que sempre se pro-

pôs: “Quero ser feliz nova-mente e voltar a jogar. Vol-tar a dar alegria ao povobrasileiro, aos companhei-ros, às crianças, a vocês re-pórteres. Meu sonho nãoacabou. Meu sonho foi sem-pre encantar a todos commeu futebol”, enfatizou.

Goleada foi um fracassoNeymar admitiu que a derrota por 7 a 1 da

seleção no jogo com a Alemanha, pela semifinal daCopa, pode ser considerada como fracasso. Mastambém acha que, agora, o melhor a fazer é olharadiante. “Espero daqui para frente que a genteseja alegre como sempre. Não é por causa de umaderrota histórica que a gente tem de abaixar acabeça. Faz parte do futebol. A gente está dentro

de campo para ganhar ou perder”, afirmou.Sincero, ele afirmou não ter explicação para o que

aconteceu na última terça-feira (08) no Mineirão,quando o Brasil sofreu uma derrota histórica - eleassistiu ao jogo pela tevê, na sua casa no Guarujá.“Foi uma coisa inacreditável, inexplicável. Eu nãoconsigo explicar. Foi um apagão da nossa equipe efica difícil reverter. Eu já passei por isso e, quando

ocorre um apagão dentro de campo, você só tem detorcer para que acenda a luz rápido. Se quem estavaem campo não consegue explicar, quem sou eu paraexplicar?”, disse.

Neymar não concorda totalmente com a tese deque, se ele estivesse em campo, a história da partidacom a Alemanha seria diferente: “Não tem se. Émuito fácil falar depois que as coisas acontecem”.

Eles já golearam o Brasil por 7 a 1 no futebol. Só faltava se meterem com futevôlei também... Porenquanto, o que os jogadores da Alemanha praticam é apenas uma variação do esporte tipicamentebrasileiro. Ontem (10), penúltimo dia dos finalistas da Copa do Mundo em Santa Cruz Cabrália (BA),os atletas se divertiram antes do treino.

A brincadeira deles é uma mistura de vôlei, tênis e futebol. A rede é baixa, a bola pode quicar uma vezno chão e são permitidos três toques antes de ela passar para o outro lado. Pelo menos nisso eles não semostram tão bons quanto os brasileiros. A habilidade da turma não foi nada de espantar os olhos.

A recreação dos jogadores foi tudo que a imprensa conseguiu ver. Depois de 15 minutos, teve quedeixar o local para que a equipe treinasse com bola em privacidade como preparação para o duelo coma Argentina. O goleiro Neuer, o zagueiro Hummels e o atacante Klose fizeram trabalho de reforçomuscular, em bicicletas, antes do treino.

A equipe deve ser a mesma que massacrou o Brasil na terça-feira (08). Hummels, com dores no joelho,provavelmente estará em campo. Dezenas de pessoas foram ao campo de treinamentos para observar osatletas, mas não puderam acompanhar o treino. A vila já vive clima de despedida. Hoje (11), a Alemanhaparte rumo ao Rio de Janeiro.

Page 25: 07 11 2014

A chance de a Seleção Brasileira ter um técnico estrangeirono lugar de Luiz Felipe Scolari é zero. José Maria Marin, aindapresidente da CBF, e seu sucessor já eleito, Marco Polo Del Nero,rejeitam todas as tentativas ou pressões para trazer um trei-nador de outro país. Nem mesmo nomes badalados como oportuguês José Mourinho e o espanhol Pep Guardiola animama dupla de dirigentes.

Marin, um nacionalista de carteirinha, jamais admitiu con-tratar um técnico que não fosse brasileiro. Quando demitiuMano Menezes em novembro de 2012, com a aprovação de DelNero, o presidente da CBF recebeu algumas sondagens dapossibilidade de trazer um treinador europeu. Alguns setoresda mídia fizeram lobby por Guardiola e receberam um rotundo"não" do dirigente.

Com a saída de Luiz Felipe Scolari após a Copa do Mundo,os apelos por um técnico de fora do Brasil crescem. Marin e DelNero ainda não se manifestaram a respeito do futuro de Felipão,mas já sinalizam que o sucessor deve mesmo ser um brasileiro.

Fontes do futebol paulista garantem que o acordo da CBFcom Tite está selado. Ele seria uma sugestão de Del Nero,entusiasmado que ficou com o recente trabalho do treinador noCorinthians. Marin também tem simpatias por Muricy Rama-lho, por causa da sua forte ligação com o São Paulo. Não estádescartada, porém, uma terceira via.

Se Tite for mesmo confirmado, a CBF vai dar à escola gaúchamais uma chance de comandar a Seleção. Tem sido assim desde2006, quando Dunga assumiu o time no lugar de Carlos AlbertoParreira. Depois, foi a vez de Mano Menezes ficar no cargo de2010 a 2012. E, por fim, veio Felipão.

Poderia ter sido muito pior. De acordo com uma entrevistaconcedida pelo zagueiro alemão Mats Hummels ao jornal inglês“Daily Mirror”, no intervalo do jogo de terça-feira (08), a seleçãogermânica teria feito um pacto para não humilhar o Brasil.Naquela altura, a vaga na grande final da Copa do Mundo jáestava encaminhada com 5 a 0 no placar, mas os jogadores sereuniram e decidiram “tirar o pé” para “respeitar” o anfitrião.

“Ficou bem claro que teríamos de continuar concentrados,jogar de forma séria e procurar não humilhar a Seleção Brasileira.Quando se está em campo, temos de mostrar respeito peloadversário e foi muito importante que assim tenha sido, semembarcar em brincadeiras ou algo do gênero. Não queríamosridicularizar o Brasil”, teria dito o zagueiro do Borussia Dortmund.

Hummels, um dos principais nomes da Alemanha nesteMundial e autor do gol que levou os alemães para a semifinal nojogo com a França, é dúvida para o final da Copa do Mundo. Elesaiu do confronto contra o Brasil no segundo tempo com umalesão no joelho e ainda não sabe se vai se recuperar a tempo.Mertesacker entrou em seu lugar e deve ser o escolhido para jogarcontra a Argentina, caso o titular não tenha condições de jogo.

Aplausos e sorrisos de quase todo oelenco, um semblante pensativo de Messi ea esperança de Angel Di María. Finalista daCopa do Mundo, a Argentina voltou atreinar ontem (10), na Cidade do Galo, emBelo Horizonte, dando início à preparaçãopara pegar a Alemanha, domingo (13), noMaracanã. Como de costume, os titularesfizeram atividade bem leve. Já Di María,deu continuidade ao trabalho de fisioterapiana coxa direita para tentar ficar em condiçõesde encarar os alemães.

O jogador do Real Madrid sofreu umestiramento grau 1 na coxa direita nasquartas de final, diante da Bélgica, noúltimo sábado (05). O problema o fezdeixar o Estádio Nacional de Brasília cho-rando por medo de perder o restante doMundial, parte da imprensa argentina che-gou a cravar que não jogaria mais, mas DiMaría deu piques intensos no campo princi-pal do CT do Atlético-MG e manteve viva apossibilidade de entrar em campo.

“Di María treinou com 60% a 80% e énítida sua evolução. Seguimos observandodia a dia”, afirmou Daniel Martinez, médicoda seleção argentina. Já quem iniciou a des-gastante partida com a Holanda, pela semi-final, fez apenas uma atividade rápida naacademia. O grupo até foi para o gramado, mas somente para um rápido bate-papo com Alejandro Sabella, cheiode risos e aplausos. Em seguida, os titulares sentaram em colchonetes na beira do campo e observaram o treino.

No meio da euforia pela classificação na final, um Messi calado e pensativo chamou a atenção. Ocraque ficou praticamente o tempo todo de braços cruzados e pensativo, e praticamente não dialogou comos companheiros nos 15 minutos em que a atividade foi aberta para imprensa.

Apesar da expectativa pela recuperação de Di María, a tendência é que a Argentina entre emcampo na final com a mesma formação que enfrentou os holandeses. Ciente de que o rival é superiortecnicamente, Sabella pode manter um esquema mais precavido e ocupando os espaços no meio-campo, como deu certo contra Robben, Van Persie, Sneidjer e companhia.

O atacante holandês Arjen Robben fez uma análise sobre o jogode domingo (13) que vai decidir o novo campeão do mundo. Depoisde eliminado nas semifinais, o jogador do Bayern de Muniqueacredita que seus companheiros de clube conquistarão, para aAlemanha, o tetracampeonato. “A Alemanha vai ganhar o Mun-dial, não há qualquer dúvida. A Argentina não tem chance”, disse,em entrevista à revista alemã Kicker.

O jogador lamentou ainda que a Laranja Mecânica tenhadecidido a vaga decisiva nos pênaltis: “Não é um jogo de purasorte, mostramos isso contra a Costa Rica. Estivemos bemnesse jogo e tivemos sucesso. Desta vez, não veio o resultado.Também tivemos algum azar que, infelizmente, faz parte dofutebol”, declarou.

Ver Robben, Van Persiee Sneijder de perto não étodo dia que acontece. Porisso, mais de 100 torcedo-res se aglomeraram na por-ta do Pacaembu para se des-pedir dos jogadores da Ho-landa, ontem (10), em SãoPaulo. Derrotados na se-mifinal, os holandeses fo-ram provocados por torce-dores argentinos, ainda fes-tejando a classificação paraa final da Copa do Mundo.

Apesar da ressaca pelo re-sultado, os jogadores se mos-traram muito solícitos eatenderam aos pedidos deautógrafos e fotos, próximosdeles estavam os argentinos,

que não perderam a chancede provocar. Dentro do es-tádio, só a imprensa teveacesso e também não viumuita coisa. Os jogadoresrealizaram apenas aqueci-mento e alongamento nogramado. O semblante, cla-

ro, não era dos melhoresdepois de perderem a chancede fazer a segunda final con-secutiva. Amanhã (12), osholandeses decidem o 3º lu-gar da Copa contra o Brasil,às 17 horas, no estádio ManéGarrincha.

Page 26: 07 11 2014

Quatro jogos de futsal movimentam hoje os Jogos AbertosDisputas nas modalidades de basquete, bocha, bolão, futebol, handebol evôlei iniciam amanhã (12). Campeões serão conhecidos no domingo (13)

SANTA HELENA

26 | O PRESENTE ESPORTES SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014

Haverá mais um fim desemana de grandes competi-ções esportivas no municípiode Santa Helena, com a reali-zação da 2ª etapa da fase regi-onal dos Jogos Abertos doParaná (JAPs), cujas dispu-tas iniciam hoje (11) e se-guem até o domingo (13). Osjogos começam às 18 horas,com quatro confrontos váli-dos pelas quartas de final dofutsal masculino. Os atletasdas demais modalidades jo-gam amanhã (12), quando aequipe de Santa Helena en-frenta Itaipulândia, a partirdas 21h30, no Ginásio Muni-cipal de Esportes.

As partidas válidas pela 1ªfase da competição envolve-ram centenas de atletas de di-versas cidades da região, quedisputaram as modalidades debasquetebol, bocha, bolão, fu-tebol, futsal, handebol e vo-

Selecionado de vôlei de Marechal Rondon buscará a vitória amanhã (12) sobre Guaíra

Equipe de futsal de Santa Helena, que duela hoje (11) com Itaipulândia

leibol, nos naipes masculino efeminino. Os jogos de hojeacontecem no ginásio munici-pal, pelo futsal naipe masculi-no, sendo que às 18 horas aequipe de Terra Roxa enfrentaSão Miguel do Iguaçu, às 19h10Pato Bragado tem confrontocom Nova Santa Rosa, às 20h20Palotina duela com Assis Cha-teaubriand e às 21h30 SantaHelena joga com Itaipulândia.

Amanhã acontecerão as se-mifinais, no Ginásio de Es-portes Alcindo João Terol,onde, às 18 horas, Ouro Verdedo Oeste e São Miguel do Igua-çu medirão forças no naipefeminino, seguido pelo enfren-tamento entre Palotina e San-ta Terezinha de Itaipu; na se-quência serão realizadas as se-mifinais pelo naipe masculi-no. A decisão do 3º lugar e oconfronto que apontará oscampeões do futsal masculino

e feminino acontecerá no do-mingo (13), a partir das 08horas, no mesmo ginásio.

As semifinais no basquete

horas, Foz do Iguaçu terá con-fronto com Medianeira. Aspartidas pelas semifinais dohandebol feminino acontece-rão amanhã no Ginásio deEsportes do Bairro Vila Rica,às 19 horas, entre São Migueldo Iguaçu e Marechal Rondone, às 20h30, entre Foz do Igua-çu e Assis Chateaubriand.

As equipes de voleibol nai-pes masculino e feminino terãodisputas acirradas nas semifi-nais amanhã, no Ginásio deEsportes Luiz Eggers Filho. Oprimeiro confronto reuniráGuaíra e Marechal Rondon apartir das 18 horas, no mascu-lino; às 19h10 estarão frente afrente Marechal Rondon e SãoJosé das Palmeiras, no femini-no; às 20h20 São Miguel doIguaçu enfrentará Palotina, nomasculino; e às 21h30 Itaipu-lândia terá confronto com San-ta Helena, no feminino. Os cam-peões serão conhecidos ama-nhã, quando também será rea-lizada a premiação.

serão amanhã, no ginásio deesportes, a partir das 19 ho-ras, com confronto entre Fozdo Iguaçu e Nova Aurora,enquanto Marechal Cândi-do Rondon enfrentará Palo-tina às 20h30; as decisõesacontecerão no domingo. Jápela bocha as disputas deamanhã serão nas canchasda Associação João Prati, apartir das 09 horas, quandoSanta Helena enfrentará SãoMiguel do Iguaçu e Media-neira jogará com MarechalRondon. A semifinal do bo-lão acontecerá na Assemu-sa, às 19 horas, quando Mis-sal irá encarar Marechal Ron-don e às 20h30 se enfrentamSanta Helena e Medianeira.

As disputas no futebol se-guirão no Estádio do CampoNacional no distrito de Sub-Sede, onde, às 13h30, a equi-pe de Quatro Pontes entraráem campo contra Santa Tere-zinha de Itaipu pelas semifi-nais; e na sequência, às 15

Copagril vence o Maringá e assume a liderança do grupo AA equipe Copagril/Sempre

Vida/Marechal Cândido Ron-don conquistou a segundavitória na 2ª fase do Campeo-nato Paranaense ChaveOuro, jogando fora de casano Ginásio Chico Neto, naquarta-feira (09), quandovenceu o Ciagym/MaringáFutsal pelo placar de 2 a 1.Depois de algumas tentati-vas de Rafinha Müller e Már-cio, quem abriu o placar foi ocapitão da Copagril, Marcelo

Paulista, já no final do pri-meiro tempo, ao aproveitar abola que sobrou da divididade Márcio para marcar. Naprimeira etapa, o time visi-tante manteve a posse da bolae o goleiro Quinzinho nãoteve trabalho na defesa.

Já no segundo tempo, oMaringá voltou mais ativo econseguiu o empate, com umgol de Matheus, que despis-tou a defesa e ficou livre nocampo de ataque. A alegria

do Maringá, entretanto, nãodurou muito tempo. Massa-rico cortou uma tentativa deataque e lançou para Daniel,que segurou a bola até a apro-ximação de Massarico, quemandou direto para a rede.

Com menos de três minu-tos para o fim da partida e aCopagril já com cinco faltasmarcadas, Roberto entroucomo goleiro linha do Ma-ringá e a equipe da casa au-mentou muito a pressão.

Quinzinho tentou duas ve-zes de longe, com o arco livre,uma delas depois de uma beladefesa que impediu um novoempate, mas ninguém mar-cou. Com o resultado, a Co-pagril assume a liderança doGrupo A, com seis pontos,enquanto Maringá e Guara-puava dividem a vice, comtrês pontos cada.

Em relação ao novo es-quema de marcação da Copa-gril, agora feito por áreas da

quadra em vez de ser marca-ção individual, o jogadorArthur disse que há menosdesgaste físico. “Isso permiteque a gente reaja melhor noscontra-ataques e chegue commais fôlego na área adversá-ria”, comentou.

O próximo compromissoda Copagril será terça-feira(15), às 20 horas, contra Umu-arama, no Ginásio de Espor-tes Ney Braga, estreando pelaLiga Nacional.

Fotos: Divulgação

Page 27: 07 11 2014

O PRESENTE | 27SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 ESPORTES

Show de manobras radicais promete movimentar MissalEvento será realizado dia 25, no distrito de Portão do Ocoy, e no dia 26 em frente à Prefeitura Municipal

MOTOCICLISMO

Missal terá uma atividadeque promete agitar a cidade ea região. Trata-se do showde manobras radicais com aRadical Moto Show Ya-maha. O evento será realiza-do em duas oportunidades.A primeira será no dia 25 dejulho, feriado municipal, nodistrito do Portão do Ocoí, apartir das 16 horas, enquan-to a segunda apresentaçãoacontecerá no dia 26, em fren-te à prefeitura, também apartir das 16 horas.

O evento faz parte da pro-gramação alusiva aos 51 anosde fundação de Missal e éuma realização do Moto Clu-be Amigos da Lama e da ad-ministração municipal. A co-ordenação geral do show demanobras é conduzida porMaico Luzzi, contando coma colaboração e o envolvi-mento direto de integrantesdo moto clube.

A expectativa é atrairgrande público do municí-pio, além de recepcionar visi-

tantes de outras cidades daregião. Outros eventos dogênero já aconteceram na ci-dade, mas esta é a primeiravez que o show faz parte daprogramação de aniversáriodo município.

A Radical Moto Show Co-mércio e Eventos, equipe ofi-cial Yamaha do Brasil, é umaempresa especializada em re-alizar eventos e shows demanobras radicais com mo-tocicletas desde o ano de2008. Durante aproximada-

mente uma hora, quatro pi-lotos profissionais e suasmáquinas exibem mais de50 manobras diferentes, comsete motocicletas com po-tência entre 125 e 1.000 ci-lindradas. A equipe é for-mada pelos seguintes pilo-tos: Marcio Ferraz (Dano-ne), Carlos Ferraz, MayconFerraz e Aline Ferraz.

A Radical Moto Show re-aliza em média 130 showspor ano e está sempre pre-sente nos melhores eventos.

O show pode ser realizadoem ruas, avenidas, sambó-dromos, autódromos, páti-os e estacionamentos de sho-pping centers. O piso deveser plano e aderente, poden-do ser de asfalto, cimento eetc, já a largura da pista podevariar de sete a 15 metros,enquanto o comprimento dapista deve ser de 50 a 120metros. O evento é totalmen-te gratuito e a expectativaem Missal é recepcionar cen-tenas de visitantes.

Conhecidos os campeões dosJogos da Juventude do Paraná

Foram conhecidos naquarta-feira (09) os campe-ões das cinco modalidades emdisputa pela fase regional dosJogos da Juventude do Para-ná (Jojups), realizados emMissal. A competição espor-

tiva reuniu cerca de 1,4 milatletas, que representaram 27municípios da região Oeste.

O basquetebol femininoteve como classificada ante-cipadamente a equipe de Ma-rechal Cândido Rondon; no

Equipe campeã no vôlei feminino: Toledo

Medalhistas de Pato Bragado com o secretário de Esportes e Lazer,César Schaeffer, e o técnico Luiz Fernando Guse

masculino, Marechal Ron-don ficou em 1º, Foz do Igua-çu em 2º e Medianeira em 3ºlugar. Pela modalidade defutebol masculino, o cam-peão foi Foz do Iguaçu, em 2ºficou Toledo e em 3º lugarSanta Helena.

As meninas de Ouro Ver-de do Oeste foram as campe-ãs do futsal feminino, NovaAurora foi 2º lugar e em 3ºficou Medianeira; no futsalmasculino, o título foi fatu-rado por Medianeira, Mari-pá ficou em 2º lugar e EntreRios do Oeste em 3º.

O handebol feminino tevecomo campeã São Miguel doIguaçu, em 2º veio Foz doIguaçu e em 3º Maripá; nomasculino, Toledo tornou-secampeã, Assis Chateaubriandficou em 2º e em 3º ficou aanfitriã Missal. O voleibol fe-minino teve como campeã oselecionado de Toledo, segui-do por Pato Bragado em 2ºlugar e Palotina em 3º.

Fotos: Divulgação

CampeonatoParanaense de Ginástica

Rítmica segue hojeAs disputas válidas pelo

Campeonato Paranaense deGinástica Rítmica foram ini-ciadas ontem (10), seguindohoje (11) à tarde e amanhã(12) de manhã, nas categori-as juvenil e adulto nível I. Oevento, com acesso livre, re-úne as principais atletas doParaná no Ginásio de Es-portes do Sesi, em Toledo.

Estão confirmadas trêsatletas na categoria adulto,incluindo as equipes de To-ledo e Cascavel, e cerca de 15no juvenil, com represen-tantes dos clubes de Toledo,Cascavel, Marechal Cândi-do Rondon, Umuarama,

Maringá e Curitiba. A qua-dra foi liberada para aque-cimento às 14 horas e às15h30 iniciaram as dispu-tas, que se estenderam até oinício da noite, quando foifeita a abertura oficial.

As atividades retornamàs 13h30 de hoje, enquantoamanhã o horário é das 08às 12 horas. A equipe Sa-dia/Prefeitura de Toledo/Sesi participa da competi-ção com as atletas MorganaGmach e Giovana Oliveira,no adulto, e Rafaela Silva,Marine Vieira, Karine Wal-ter, Giovana Wentz e Ga-briella Griss, no juvenil.

São João e Dom Armando duelamamanhã na final do futebol

A segunda partida da fi-nal do Campeonato Munici-pal de Futebol, Troféu Cre-sol, será realizada às 15 ho-ras de amanhã (12), no cam-po da comunidade de SãoJoão, em Missal. Na ocasião,os jogadores da equipe Cru-zeiro/São João enfrentarãoos atletas do time Cultural/Dom Armando, confrontono qual será apontado o

grande campeão do certame.O primeiro jogo em Dom

Armando terminou empa-tado no placar de 2 a 2.Como o Cruzeiro fez a me-lhor campanha na fase declassificação, tem a vanta-gem de decidir jogando di-ante de sua torcida. Em casode novo empate, a disputaacontecerá através da co-brança de pênaltis.

Page 28: 07 11 2014

Autoridades de Pato Bragado com as 13 participantes do curso de derivados da soja, promovido pela Secreta-ria Municipal de Assistência Social. O curso ocorreu nos dias 03 e 04 de julho, na cozinhado Projeto Piá e teve como instrutora Geni Rossato, do Senar

Marili Besso

Grupo Geração Fiel, que se apresenta em Palotina no domingo (13), naPrimeira Igreja Batista

Crianças do Projeto Aprendiz de Missal, que participaram na segunda-feira (07) de umpasseio às Cataratas. O passeio é parte integrante do projeto, possibilitando aos participantes conhece-rem a região, atrativos turísticos, entre outros lugares

D i v u l g a ç ã o

No jogo França x Nigéria pelas oitavas de final da Copa doMundo, Wagner Wilson Kaster com o cunhado OldemarBarbosa no estádio em Brasília

Arquivo pessoal

28 O PRESENTESEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2013

GERAÇÃO FIELEM PALOTINANeste domingo (13) se apresenta naPrimeira Igreja Batista, em Palotina, oGrupo Geração Fiel. A apresentação seráa partir das 19h30, sendo aberta à partici-pação da comunidade. O grupo, que é dePorto Alegre (RS), leva a palavra de Deusatravés da música com louvore adoração.

TRANSPORTE DE CAR-GAS PERIGOSASA Faculdade do Trabalhador, vinculada àSecretaria de Indústria, Comércio e Turismode Palotina, está preparando um cursopara capacitar motoristas para o transpor-te de cargas perigosas. Será neste mês,nos dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27. Asinscrições já podem ser feitas na Faculdadedo Trabalhador. O curso será realizadoatravés do Serviço Nacional de Aprendiza-gem do Transporte (Senat).

FRONTEIRADO PARANÁDeve ser implantado nas fronteiras doParaná com Paraguai e Argentina o SistemaIntegrado de Monitoramento de Fronteiras(Sisfron). O programa, se concretizado,terá investimento de R$ 11,9 bilhões. Desen-volvido pelo Exército, serão utilizados rada-res, sistemas de comunicação e veículosaéreos não tripulados para o monitoramen-to da área.

CÉLULAS RENOVADASO jejum pode ser um forte aliado na regeneraçãode células do nosso corpo. Segundo pesquisa daUniversidade de Califórnia, Estados Unidos,períodos de dois a quatro dias ingerindo somen-te água contribuem para a restauração dosistema imunológico, já que o corpo trabalhapara economizar energia e assim recicla boaparte das células.

D i v u l g a ç ã o

Page 29: 07 11 2014

O PRESENTE | 29SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 ESPORTES

TRICOLOR

Grêmio oficializa Fernandinho e apresentação pode ser hojeAtacante assinou até 2017 e já realizou trabalhos físicos na tarde de ontem (10)

Com toda a documenta-ção em ordem, o Grêmio ofi-cializou na tarde de ontem(10) a contratação do ata-cante Fernandinho. A apre-sentação do reforço, que eraprevista para ontem, teve deser adiada. Foi marcada parahoje (11), às 11 horas, noEstádio Olímpico. Durante atarde de ontem o jogador jáparticipou de trabalhos físi-cos no gramado suplemen-

tar da antiga casa tricolor,enquanto os demais atletastreinavam na Arena.

Com 28 anos, Fernandinhoestava no Al-Jazira, dos Emi-rados Árabes. O atacante che-gou a Porto Alegre na manhãde quarta-feira (09), passou porexames médicos e assinou con-trato até 2017. A tendência é deque o atleta forme o meio-cam-po com Giuliano e Luan, eBarcos adiantado.

Com um discurso rápido,logo após ao desembarque nacapital gaúcha, mostrou oti-mismo e disse que trabalharápara ajudar o Grêmio a con-quistar títulos na temporada.

“Creio que o Grêmio temum grupo para ser campeãobrasileiro. É um elenco já fortee a direção está reforçandoainda mais. É com o objetivode ser campeão que eu che-go”, afirmou.

Corinthians cogita apoio edescarta loucuras por Marcelo

A novela protagonizada porCorinthians e Atlético-PR pelanegociação do atacante Marce-lo, atualmente no clube para-naense, já é encarada com certopessimismo pela diretoria doTimão. Diretor de futebol doclube paulista, Ronaldo Xime-nes admitiu, durante a entre-vista de apresentação do para-guaio Ángel Romero, a dificul-dade em trazer o novo reforço,ressaltando que não faz partedos planos do Alvinegro esfor-ços descomunais para contra-tar o jovem de 22 anos.

“Negociação difícil, com-plexa, que envolve negociaçãode atacante de 22 anos, cifrasnão são convidativas para oclube ou investidor. Gostarí-amos muito de ter o Marcelo,mas não podemos fazer esfor-ço descomunal e colocar sobrisco as finanças do clube por

causa de um jogador”, decla-rou o dirigente.

Desde o mês passado, o Atlé-tico-PR tem definida a pedidade 5 milhões de euros (cerca deR$ 15 milhões) pelos 50% dosdireitos de Marcelo, o que o Fu-racão está disposto a negociar.O Corinthians rapidamente seinteressou e concordou em pa-gar tal montante. A questão quetrava a negociação é a formacomo o valor será pago pelospaulistas aos paranaenses.

O Furacão quer 2 milhões deeuros (R$ 6 milhões) de entrada,enquanto o Timão busca umdepósito alternativo por meiode parcelamentos semestrais.Desde o início da conversa entreas diretorias de ambos os clu-bes, Ximenes afirmava não ha-ver ajuda de investidores para oCorinthians conseguir o dinhei-ro para a compra de Marcelo.

Ontem (10), porém, o dirigente,pela primeira vez, cogitou a pos-sibilidade de uma parceria nabusca pelo atacante.

“Inicialmente é uma negoci-ação conduzida única e exclusi-vamente pelo Corinthians. Aúnica coisa que os senhores ti-veram conhecimento foi o va-lor por 50%, 5 milhões de euros.O restante eu ainda mantenhosob sigilo sob risco de prejudi-car qualquer avanço nas trata-tivas. Quanto à possível com-posição de investidores ou for-ma de parcelamento”, explicouo diretor de futebol.

Em meio à apresentação doparaguaio Romero, Ximenesaproveitou para elogiar os de-mais reforços já acertados como Corinthians para o restanteda temporada. Elias, Lodeiro eAnderson Martins foram lem-brados pelo dirigente.

Kaká treina pela primeiravez com bola e dá assistências

Os preparadores físicos doSão Paulo deram a previsão deque Kaká começaria a treinarcom bola apenas na próximasemana. A programação, po-rém, parece que foi modifica-da. O meia, que foi apresenta-do no último domingo (06) noTricolor, fez ontem (10) suaprimeira atividade com bolacom a equipe.

Enquanto os titulares dis-putavam um jogo-treino con-tra o Nacional, Kaká estavacom os reservas fazendo umtreino de dois toques em cam-po reduzido no espaço ao lado,no CT da Barra Funda. A ativi-dade foi comandada pelos pre-paradores físicos Zé MárioCampeiz e Sérgio Rocha, e con-tou com a presença dos golei-ros. O meia se destacou, cor-reu muito durante o treina-

mento e deu assistências.A segunda parte do treino

dos reservas contou com umtreino técnico de finalizações.O meia também participouda atividade. Alexandre Patoe Boschilia, que participaramda primeira parte, foram cha-mados por Muricy Ramalhoe entraram no segundo tem-po do jogo-treino no lugar deAdemilson e Osvaldo, res-pectivamente. Durante ojogo, o técnico foi colocandoaos poucos os reservas. Kaká,porém, não entrou.

A programação a princí-pio era de que Kaká fizessetreinos físicos em dois perío-dos até hoje (11). A primeiravez que o jogador se juntou aogrupo foi na terça-feira (08),quando um teste de resistên-cia foi feito.

Perto do Fla, Eduardo Silva vaià Croácia adiantar mudançaA negociação de Eduardo da

Silva com o Flamengo está cadavez mais quente e próxima defechar. Prova disso é que o ata-cante viajou ontem (10) para aCroácia para adiantar a mu-dança dele para o Brasil, quedeve ser feita já no início dasemana que vem. A informaçãoera de que o jogador se reuniriacom a diretoria rubro-negra eembarcaria logo depois.

O processo está tão avança-do que ele já deixou claro aamigos que a negociação só vaidar errado se algo muito sérioacontecer, como não passar nosexames médicos ou coisa do gê-nero. O irmão dele, Bruno da

Silva, inclusive postou no Ins-tagram uma mensagem dizen-do que o Eduardo utilizará acamisa 23 no Flamengo.

Em coletiva concedida on-tem, no Ninho do Urubu, o la-teral-esquerdo André Santossoltou que Eduardo da Silva"também está chegando". Valelembrar que apesar de ter jo-gado muito tempo com a cami-sa 9 no futebol europeu, Eduar-do não é necessariamente umcentroavante. A tendência éque, se fechar, Ney Franco outilize como segundo atacanteou até mesmo um meia de liga-ção no esquema de 3-5-2 quevem utilizando.

Rafael Moura espera Intermais solto do que nos amistosos

Os resultados dos amisto-sos da intertemporada colo-rada deixaram um que de dú-vida sobre o Internacional. Em5º lugar no Brasileirão, compontuação igual à do 3º, o Co-lorado perdeu para o Metro-politano e empatou com o Jo-inville, mas isso tem uma ra-zão, segundo o centroavanteRafael Moura: os jogadoresentram mais travados emcampo, com medo de umapossível lesão.

O centroavante foi um dosque, se recuperando de panca-da primeiro no pé direito, de-pois no esquerdo, acabou per-

dendo alguns jogos antes daparada para a Copa do Mundoe na intertemporada temeu pormachucar-se e voltar novamen-te à rotina de tratamento.

“Nos amistosos que fize-mos, os adversários tinham ojogo da vida e a gente nem tan-to assim. Alguns jogadoresvêm de lesão, eu não queriamachucar em uma pré-tempo-rada, a gente segura um poucoe não vai com tudo, mas servede preparação, aprendizadoem alguns momentos e erros.No Brasileiro, se tivermos al-guns desses erros, as equipesnão vão nos perdoar”, revelou

o camisa 11 colorado.O Inter tem mais dois tes-

tes nos próximos dias. Hoje(11), faz jogo-treino com o Pe-lotas, às 11 horas. Amanhã(12), o rival será o Novo Ham-burgo, a partir das 10h30. Atendência é de que os timesque comecem os trabalhos se-jam diferentes.

“Estar junto em uma pré-temporada, fisicamente e tec-nicamente, foi importante.Os campos que jogamos, ti-vemos dificuldades. Jogandocom adversários de Série A,eles jogam e deixam jogar”,concluiu Rafael Moura.

Márcio Neves/Grêmio

Fernandinhojá trabalhouno gramadosuplementardo Olímpico

Page 30: 07 11 2014

PM prende três e recupera carros roubadosDois suspeitos foram presos minutos após o crime no fim da noite de quarta-feira (09);

terceiro elemento, de 16 anos, foi encontrado na manhã de ontem (10)

ASSALTO EM NOVA SANTA ROSA

30 | O PRESENTE POLICIAL SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014

Buscas realizadas durantea madrugada e manhã de on-tem (10) acabaram com a pri-são e apreensão de três pessoas,principais suspeitas de envol-vimento em um assalto reali-zado no fim da noite quarta-feira (09), em Nova Santa Rosa.Os três, dois maiores de idadee um menor, são moradoresde Palotina. Dias atrás a polí-cia tinha prendido outros cin-co moradores daquela cidadetambém envolvidos em umassalto em Nova Santa Rosa.A comunidade do pequenomunicípio está assustada.Dois suspeitos de envolvi-mento no assalto foram pre-sos pouco tempo depois docrime. O terceiro elemento foiapreendido ontem.

Os policiais foram infor-

mados que a vítima chegouem casa por volta das 23h15.Ao entrar no pátio ela foi ren-dida por três assaltantes ar-mados com pistolas. Os crimi-nosos amarraram a vítimadentro de casa e começaram aroubar os objetos. Foi furtadauma televisão, bebidas, rou-pas, um botijão de gás, fogãode mesa, celular e dois veícu-los utilitários: uma Montanae uma Nissan Frontier. De-pois do roubo, os bandidosfugiram e a vítima conseguiuacionar a polícia, que inicioubuscas e encontrou a cami-nhonete Frontier abandona-da, próximo a um frigorífico.Mais tarde os bandidos acaba-ram batendo a Montana, quefoi também encontrada aban-donada. Próximo ao carro, os

policiais viram um homemcorrendo em direção a um ve-ículo Uno com placas de Palo-tina, onde estava um segundoelemento. Os dois foram deti-dos. No bolso do primeiro foi

Carros foram recuperados pouco tempo depois do crime

encontrado o controle do por-tão da casa da vítima. O Unofoi encaminhado para o pátiodo Detran. Os suspeitos, Ma-teus Ferreira Feitosa, de 19anos, e Iago Renan Montemor

de Jesus, de 21, foram encami-nhados para a Delegacia dePolícia Civil em Marechal Cân-dido Rondon.

Na manhã de ontem vári-os objetos levados no assaltoforam recuperados. A TV,roupas e bebidas estavam emuma plantação de milho naLinha Sanga Vera, interiordo município. Na mesma lo-calidade, após um grande cer-co policial, foi detido um ado-lescente de 16 anos, que seriao terceiro envolvido no as-salto. O adolescente estavaescondido em uma mata.

Para a PM, a operação foium sucesso, com recupera-ção dos objetos e veículostomados no assalto e com aprisão e apreensão dos trêsacusados.

AquiAgora.net

Cachorro causa acidenteem Parque Industrial

Um cachorro causou umacidente de trânsito por voltado meio-dia de ontem (10), naRua Helmuth Priesnitz, noParque Industrial II, em Mare-chal Cândido Rondon. Segun-do informações de testemu-nhas, o motociclista seguia pelarua com sua Twister com placada cidade em direção à Avenidadas Torres. Em dado momentoum cachorro de porte grande

teria atravessado a frente domotociclista sem que ele tivessetempo para desviar e evitar acolisão. O condutor da motoci-cleta, de 24 anos, acabou so-frendo uma queda, que resul-tou em ferimentos. Ele foi so-corrido pelo Corpo de Bombei-ros e encaminhado para atendi-mento médico na Unidade deSaúde 24 Horas. O cão tambémficou ferido e fugiu assustado.

Jovem de 24 anos não conseguiu evitar o atropelamento e sofreu queda

Cristine Kempp/AquiAgora.net

Carretas de Toledo e Marechalbatem em Santa Catarina

Duas caretas - uma complacas de Marechal CândidoRondon e outra de Toledo -se envolveram em um aci-dente de trânsito na BR-282,no município de Xanxerê(SC). A colisão aconteceupor volta das 03 horas deontem (10), em um trechourbano da rodovia. Apesardo choque, nenhum doscondutores ficou gravemen-te ferido. Luis Carlos Barbo-sa, de 39 anos, morador deToledo, conduzia o Volvocom placas de Marechal Ron-don. Valcir Gayo, de 29 anos,

dirigia um Mercedes Bens deToledo. De acordo com a Po-lícia Rodoviária Federal (PRF),o Volvo transitava sentidoXanxerê a Faxinal dos Gue-

des quando teria capotadona curva, invadido a pistacontrária e colidido com ocaminhão, que seguia emsentido contrário.

Veículos ficaram bastante danificados, masmotoristas não tiveram ferimentos graves

Leticia Faria/Tudo Sobre Xanxerê

Futuros policiais têm instrução em RondonCerca de 80 alunos soldados

da Polícia Militar (PM), que es-tão em treinamento em Toledo,

visitaram Marechal CândidoRondon na tarde de ontem (10).O objetivo foi conhecer a 2ª Com-

panhia, ligada ao 19º Batalhãoda PM, já que alguns dos futu-ros policiais vão trabalhar nomunicípio. Eles também parti-ciparam de uma instrução como comandante da unidade emMarechal Rondon, capitão Val-mir de Souza, que ministroupalestra na Associação dos Po-liciais Militares. Souza expla-nou sobre o dever dos policiaise, junto com alunos, analisouperfis da sociedade brasileira elocal. Em alguns meses, os 79policiais que estão em forma-ção vão ganhar as ruas. Elesserão distribuídos para ascompanhias de Toledo (1ª),Marechal (2ª) e Assis Chateau-briand (3ª).

Durante instrução, Souza falou como policiaisdevem proceder em situações diversas

Giuliano De Luca/OP

Page 31: 07 11 2014

Temperatura: 22º/13º Temperatura: 22º/13º Temperatura: 21º/13º Temperatura: 23º/14º Temperatura: 21º/13ºTemperatura: 22º/13º

Edição 3877 - O PRESENTE | 31SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 EDITAIS

Page 32: 07 11 2014

SÚMULA DE EMISSÃO DARENOVAÇÃO DA LICENÇA

DE OPERAÇÃOA empresa abaixo torna público que recebeu do

IAP a Licença de Operação N°14396 para o empreen-dimento a seguir especificado:

Empresa: Estevão PodkowaAtividade: Suinocultura, sistema de crechário para

2500 animaisEndereço: Lote rural n°179/B, linha Marrecos,

distrito de São RoqueMunicípio: Marechal Cândido Rondon, Paraná.Validade: 28/05/2018

32 | O PRESENTE - Edição 3877 EDITAIS SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014

Continua

Page 33: 07 11 2014

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

Luiz Carlos Podkowa torna público que irá requerao IAP Licença de Instalação para ampliação daatividade de suinocultura, sistema de crechário para1500 animais, a ser implantada no lote rural n°179/D,linha Marrecos, distrito de São Roque, município deMarechal Cândido Rondon, Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA PRÉVIA

A empresa abaixo torna público que recebeu doIAP Licença Prévia N°37182 para o empreendimentoa seguir especificado:

Empresa: Luiz Carlos PodkowaAtividade: Suinocultura, ampliação do sistema de

crechário em 1500 animaisEndereço: Lote rural n°179/D, linha Marrecos,

distrito de São Roque.Município: Marechal Cândido Rondon, Paraná.Validade: 23/05/2016

Edição 3877 - O PRESENTE | 33SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 EDITAIS

Page 34: 07 11 2014

Classificados na internet: www.opresente.com.br34 | O PRESENTE SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014

APARTAMENTO, vendo, c/ 3 quar-tos, sala, bwc, cozinha planejada,mesa de mármore, lavand. c/ tan-que embutido, garagem, R. Memde Sá, Cond. Canadá, MCR, R$115.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

APARTAMENTOS, vendo, 2, juntos,130m², c/ 2 quartos, sala de estar,sala de jantar, cozinha, bwc, murado,cercado, terreno 396m², Lot. Indepen-dente, MCR, R$ 260.000,00, estudoproposta. Tr. (45) 9992-9598 c/ Necoou 3254-5000 na Certo Imóveis, Cre-ci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo ou troco, c/ laje, 3quartos, bwc, sala, cozinha, la-vand., garagem, churrasq., terre-no 490m², 14x35, Lot. Santa Ma-ria, MCR, R$ 160.000,00, troco porcaminhão caçamba. Tr. (45) 9812-3000 com Francisco.

CASA, vendo, 100m², c/ 3 quartos,sala de estar, bwc, cozinha, lavand.,lavabo, garagem, terreno 362m², Lot.Barcelona, MCR, R$ 180.000,00. Tr.(45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 105m², seminova,c/ laje, 2 quartos, suíte, sala, cozinha,lavand., bwc, garagem coberta c/ chur-rasq., jd. de inverno, murada, cerca-da, terreno 195m², Lot. Roda D'Água,MCR, R$ 195.000,00, estudo propos-ta. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 112m², alvenaria, c/2 quartos, suíte, bwc, sala, cozinha,lavand., varanda, toda murada, R. Pre-sidente Costa e Silva, MCR, R$210.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 126m², c/ 2 quartos,sala, cozinha, 2 bwc, área de serviço,garagem, em Novo Horizonte, R$125.000,00, aceito veículo ou terrenono negócio. Tr. (45) 9992-9598 c/ Necoou 3254-5000 na Certo Imóveis, Cre-ci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 130m², nova, alve-naria, c/ 3 quartos, 3 bwc, área deserviço, sala, cozinha, janelas persia-nas, cerca ferro maciço, área de fes-tas c/ pia e mesa de mármore, Lot.Bem Te Vi, MCR, R$ 265.000,00. Tr.(45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 130m², usada, c/ 3quartos, sala, cozinha, 2 bwc, áreanos fundos, garagem, terreno 12x45,Av. das Torres, nº 237, MCR, valor acombinar, aceito carro. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 146,79m², nova, c/laje, 2 quartos, suíte, sala de jantar,sala de tv, cozinha, lavand., bwc, la-vabo, garagem, murada, cercada, ter-reno 383,67m², Lot. Sabiá, MCR, R$420.000,00, estudo proposta. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, c/ laje, 2 quartos,sala, cozinha, bwc, garagem, mura-da, Lot. São Francisco, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9919-9870 ou 9997-0410 com Alessandro.

CASA, vendo, 180m², c/ 2 quartos,2 suítes, sala de estar, 2 cozinhas,lavand., bwc, garagem, murada, cer-cada, terreno 364m², Lot. Sabka,MCR, R$ 240.000,00, estudo propos-ta. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 40,17m², c/ laje, 1quarto, sala de estar, cozinha planeja-da, área de serviço, bwc, pintura nova,murada, cercada, terreno 303,6m²,Lot. Vale Verde, MCR, R$ 150.000,00,estudo proposta. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 53m², nova, c/ laje,2 quartos, sala, cozinha, bwc, área deserviço, pintura nova, Lot. São Fran-cisco, MCR, R$ 95.000,00. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 62m², c/ 3 quartos,sala de estar, cozinha, área de servi-ços, bwc, edícula c/ churrasq., terre-no 238m², Bairro Botafogo, MCR, R$140.000,00. Tr. (45) 9979-1080 c/ Ade-lar ou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 66m², nova, c/ laje,2 quartos, sala de estar, jd. de inver-no, cozinha, área de serviços, bwc,garagem coberta, Lot. Roda D'Água,MCR, R$ 130.000,00. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 68m², c/ 3 quartos,sala de estar, cozinha, jd. de inverno,bwc, área de serviço, Lot. Caminhosdo Sol, MCR, R$ 135.000,00, podeser financiada. Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m², alvenaria, c/laje, 2 quartos, sala, cozinha, bwc,terreno 234m², R. Curitiba, nº 75, Lot.Luciana II, em MCR, R$ 110.000,00,pode ser financiada. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 70m², alvenaria, ter-reno de esquina, c/ espaço lateral p/construção de mais uma casa, BairroFrankfurt, MCR, R$ 130.000,00. Tr.(45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 70m², nova, alve-naria, esquina, c/ laje, 2 quartos, sala,cozinha, bwc, lavand., churrasq., naR. Pernambuco, nº 2260, Lot. Aveni-das, próx. à Unioeste, em MCR, R$150.000,00. Tr. (45) 3284-1048 ou9962-0082 com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 75m², nova, alve-naria, c/ 3 quartos, sala, cozinha, ter-reno 14x33, Lot. Barcelona, MCR, R$120.000,00, aceito terreno, pode serfinanciada. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 80m², nova, c/ 3quartos, Lot. Trentine, 500m donovo mercado Copagril, ótima lo-calização, MCR, R$ 125.000,00. Tr.(45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 84m², c/ laje, 3 quar-tos, sala de estar, cozinha, área deserviços, bwc, garagem coberta, mu-rada, cercada, terreno 304m², Lot.Santa Felicidade, MCR, R$190.000,00. Tr. (45) 9992-9598 c/ Necoou 3254-5000 na Certo Imóveis, Cre-ci J-4248, certoimoveis.com.

CASAS, vendo, em MCR, a partirde R$ 100.000,00, pelo programa Mi-nha Casa Minha Vida. Tr. (45) 9968-8210 com Jeferson, Creci F-25031.

CASA, vendo, 90m², c/ 2 quartos,suíte, sala de estar, cozinha, área deserviços, bwc, garagem, terreno140m², Lot. Frankfurt II, MCR, R$165.000,00. Tr. (45) 9992-9598 c/ Necoou 3254-5000 na Certo Imóveis, Cre-ci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, alvenaria, forro depinho, garagem fechada, murada, R.Campo Grande, Lot. Lumara, MCR,R$ 170.000,00, aceito carro ou motoaté R$ 20.000,00. Tr. (45) 8819-4934.

CASA, vendo, nova, c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, bwc, lavand.,próx. ao cemitério, MCR, R$95.000,00, pelo programa MinhaCasa Minha Vida. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASAS, vendo, novas, em diver-sos bairros, MCR, valor a combinar,podem ser financiadas pelo programaMinha Casa Minha Vida. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CHÁCARA, vendo, 3.500m², terraplana, sem pedras, c/ floresta natu-ral, 500m de MCR, valor a combinar,preço de ocasião, aceito carro. Tr.(45) 9934-8875 ou 9105-2280.

CHÁCARA, vendo, 24.200m²,20.000m² em plantio, restante em re-serva, sem benfeitorias, Linha Palmi-tal, 7km de MCR, R$ 90.000,00. Tr.(45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA , vendo, 24.200m²,c/ 3.500 pés de eucal ipto, sembenfeitorias, Linha Palmital, 8kmde MCR, R$ 85.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo, 36.000m², c/benfeitorias, 7km de MCR, R$150.000,00, troco por casa em MCR.Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo, 45.000m² plan-ta, 24.200m² cercada em pastagem,c/ 2 açudes, água suficiente p/ + 2açudes, 3km da BR 163, próx. aoasfalto, em Novo Horizonte, R$300.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CHÁCARA, vendo, 54.000m²,sem benfeitorias, toda cercada,próx. a Margarida, R$ 85.000,00.Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA , vendo, c/ benfei-torias, em Vila Nova, Toledo, R$180.000,00, aceito troca por casaem MCR. Tr. (45) 9921-9844 c/Renato ou 9815-8023 c/ Abelha,Crec i J-05266. www.imobil iariabomnegocio.com.br.

PRÉDIO, vendo, integral ou parci-al, c/ apartamento 330m², sala co-mercial 320m², anexo barracão 200m²,garagem 100m², R. 7 de Setembro, nº1744, centro, MCR, valor e condiçõesa combinar. Tr. (45) 9965-1830.

TERRA, vendo, 10.6 alq., 5 emplantio, sem benfeitor ias, LinhaMarecos, distr i to de Margarida,MCR, R$ 500.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 11 alq., mecaniza-dos, em Pato Bragado, valor a combi-nar. Tr. (45) 9978-6422 com Raimun-do Van Den Bonn, Creci F11955J.

TERRA, vendo, 12 alq., 6 alq. de1ª, restante reserva, sem benfeitori-as, em Novo Sarandi, R$ 895.000,00.Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 2.5 alq., c/ 3 aviá-rios, 2 casas, diversas benfeitorias,ótima localização, valor a combinar.Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 30 alq., 18 meca-nizados, restante em pasto, em SãoClemente, Santa Helena, valor acombinar. Tr. (45) 9978-6422 com Ra-imundo Van Den Bonn, Creci F11955J.

TERRA, vendo, 5 alq., 4,3 em plan-tio, sem benfeitorias, em Curvado,divisa com Pato Bragado, valor a com-binar. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 5 alq., c/ chiquei-ros seminovos p/ 1500 suínos, fasede terminação, c/ casa nova em al-venaria, em MCR, R$ 1.100.000,00.Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 5,5 alq., c/ reser-va, sem benfeitorias, Linha São Ber-nardo, São Roque, MCR, valor: 1.100scs de soja por alq., aceito carro atéR$ 25.000,00. Tr. (45) 9909-8313.

TERRA , vendo, 5,67 alq., 4,5em plantio, c/ casa em alvenaria130m² c/ laje, 2.000m do asfalto,7,5km de MCR, valor: 1.200 scsde soja por alq., 60% de entrada +1 pagamento anual. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 5,7 alq., planta3, restante pastagem, c/ benfeito-rias, em MCR, R$ 285.000,00. Tr.(45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 7 alq., planta5.70, sem benfei tor ias, aprox.4km do asfalto e do frigorífico daCopagril, Linha Ajuricaba, MCR,valor e condições a combinar. Tr.(45) 9955-3822 (tim).

TERRENO , vendo, 1.000m²,20x50, c/ 300m² em benfeitorias,R. Espírito Santo, próx. ao Colé-gio Rui Barbosa, MCR, R$600.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 12,60x40,20,no Lot. Nova América, MCR, R$70.000,00, aceito carro. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 13x45,50, R.Darlei Bregolli, Lot. Maioli, MCR, R$95.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 15x24, de es-quina, Lot. Porto Seguro, MCR, valora combinar. Tr. (45) 8817-6866.

TERRENO , vendo, 301m²,18,16m de frente, Lot. Beija Flor,MCR, R$ 95.000,00, ou entrada deR$ 20.000,00, restante em até 60pgtos, financiamento direto. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO , vendo, 315m²,14x22,5, Lot. Recanto Feliz, MCR,R$ 55.000,00 à vista, ou R$15.000,00 de entrada e assume 54parcelas de R$ 975,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO , vendo, 342m²,12x28.5, todo murado, Jd. Paraí-so, MCR, R$ 60.000,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, 345,10m²,Cond. Amazonas, 500m da rodoviá-ria, MCR, R$ 95.000,00. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 364m², 13x28,Lot. Araucaria, próx. ao centro, saídap/ Margarida, MCR, R$ 65.000,00. Tr.(45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 375m²,12,5x30, todo murado, R. XV de No-vembro, Bairro Ana Paula, rua semsaída, ao lado da Prinecesa dos Cam-pos, ótima localização, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9955-3822 (tim).

TERRENO, vendo, 384m², 12x32,Lot. Araucaria, próx. ao centro, saídap/ Margarida, MCR, R$ 85.000,00. Tr.(45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 422,40m²,12x35,4, frente p/ o sol da manhã,Lot. Avenidas, MCR, ótima localiza-ção, R$ 130.000,00. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 465m², Lot.Porto Belo, MCR, R$ 85.000,00. Tr.(45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, 627m², Lot.Pinz, saída p/ Margarida, MCR, R$88.000,00. Tr. (45) 9979-1080 c/ Ade-lar ou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, 732m²,18,30x40, Lot. Roda D'Água, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9834-8917.

TERRENOS, vendo, c/ infraes-trutura completa, liberado p/ constru-ção, Lot. Maioli, sentido Anel Viario,500m da Realize Mat. Construção,MCR, valor a combinar, parcelamen-to próprio ou à vista com 5% de des-conto. Tr. (45) 9968-4052 ou 3254-2148 com Juliano.

TERRENOS, vendo, Lot. BeijaFlor, em frente ao Lot. Ana Paula,MCR, valor a combinar, em até 60parcelas. Tr. (45) 9992-9598 c/ Necoou 3254-5000 na Certo Imóveis, Cre-ci J-4248, certoimoveis.com.

APARTAMENTO, alugo, 72m², c/ 2quartos, sala, cozinha, lavand., Av.Maripá, nº 1015, em cima da DiparAuto Peças, MCR, R$ 570,00, inclu-so água. Tr. (45) 9909-8313.

APARTAMENTO, alugo, c/ garagem,Edifício Dom Pedro, nº 601, centro,MCR, R$ 800,00. Tr. (45) 9972-4725com Ulices.

Page 35: 07 11 2014

O PRESENTE | 35SEXTA-FEIRA, 11 DE JULHO DE 2014 CLASSIFICADOSAPARTAMENTO, alugo, c/ 1 quar-

to p/ 1 pessoa ou casal, sala conju-gada, cozinha, lavand., bwc, gara-gem, R. 7 de Setembro, nº 434,fundos loja Darom Móveis, MCR,R$ 560,00, incluso água. Tr. (45)9971-1150 ou 9930-5300.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, bwc, lavand., ga-ragem coberta, churrasq., interfonec/ abertura de portão, parabólica, R.Deonato Schwab, nº 1157, MCR, R$570,00. Tr. (45) 9978-5714.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2 quar-tos, suíte, sala de estar, sala dejantar, cozinha, bwc, lavand., ga-ragem p/ 2 carros, área de festas,Res. Di Cavalcante, MCR, R$724,00 + R$ 220,00 de condomí-nio, incluso água, taxa de lixo, se-gurança. Tr. (45) 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

APARTAMENTOS, alugo, novos,c/ 2 quartos grandes, demais de-pendências, ótimo acabamento, R.Pres. Costa e Silva esq. c/ R. SãoPaulo, nº 861, MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 9926-1202.

CASA, alugo, 100m², alvenaria, c/laje, 3 quartos, sala, cozinha, bwc,garagem, murada, cercada, R. 25 demarço, nº 407, MCR, R$ 700,00. Tr.(45) 9929-8345 com Aldoir.

CASA, alugo, alvenaria, c/ 3 quar-tos, sala, cozinha, lavand. fechada,bwc, toda murada, R. Alecrim, nº 109,Jd. Higienópolis, MCR, R$ 400,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9977-5515,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA , a l ugo , a l vena r i a , R .Tal ismã, nº 177, Lot . São Mar-cos, MCR, R$ 420,00. Tr . (45)3 2 5 4 - 0 4 7 7 o u 9 9 7 7 - 5 5 1 5 ,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, R. São Paulo, nº 1495,próx. ao mercado Ruzza, MCR, R$530,00. Tr. (45) 9974-7113.

QUARTOS , a lugo, c/ ou semmóveis, próx. a Unioeste, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9913-1604 ou 9143-5547.

QUITINETE, alugo, c/ 1 quarto,demais dependências, garagem,parabólica coletiva, 50m do mer-cado Cercar, centro, MCR, R$390,00. Tr. (45) 9959-0433 ou3254-0298 com Terezinha.

SALA COMERCIAL, alugo, 50m²,R. 7 de Setembro, nº 1693, sala 02,MCR, R$ 600,00. Tr. (45) 9812-3000com Francisco.

SALA COMERCIAL, alugo, 65m²,alvenaria, R. Minas Gerais, nº 984,sala 2, ao lado bicicletaria Central,centro, MCR, R$ 724,00. Tr. (45) 3254-4512 ou 9911-8128 com Fernando.

SALAS COMERCIAIS, alugo, 2, R.Pernambuco, nº 1623, 50m da Unio-este, MCR, R$ 750,00 cada. Tr. (45)9969-8051.

ASTRA ADVANTAGE HATCH, ven-do, ano 2006/07, cinza, 4 portas, com-pleto, 4 pneus novos, R$ 25.000,00.Tr. (45) 9955-4556.

ASTRA GL HATCH 1.8, vendo, ano2001/01, branco, completo, ótimo es-tado de conservação, R$ 16.500,00.Tr. (45) 8409-6429 ou 3268-1446.

BORA 2.0, vendo, ano 2001, com-pleto, valor a combinar. Tr. (45) 9851-9281 ou 9944-6310 com Luis.

BRASILIA, vendo ou troco, ano 78,vermelha, motor novo, parte elét. nova,pneus bons, doc. em dia, R$ 1.500,00,aceito proposta. Tr. (45) 9922-4484 ou8824-6813 com Ricardo.

CAMINHÃO 1518, vendo, ano 89,graneleiro novo, reduzido, valor a com-binar. Tr. (45) 9993-1855 (tim) ou 3254-7076 com Ruben.

CAMINHÃO, vendo ou troco, ano77, Mercedes Benz 1113, toco, grane-leiro, bom estado de conservação, R$28.000,00. Tr. (45) 9962-5592.

CAMINHÃO , vendo, ano 71,Mercedes Benz 1113, R$ 30.000,00.Tr. (45) 3254-8915 ou 9137-3089com Clauri.

COMPRO, Delrey ou Belina, óti-mo estado, valor a combinar. Tr. (45)9990-3399.

CORSA CLASSIC, vendo, ano2008/08, branco, 4 portas, c/ ar-cond.,roda aro 15, rádio usb, R$ 15.500,00.Tr. (45) 9838-5899 com Rudimar.

CORSA HATCH, vendo, ano 2003/04, preto, 4 portas, completo, R$19.000,00. Tr. (45) 9973-3009.

CORSA SUPER, vendo, ano 96, 4portas, ótimo estado, R$ 8.900,00.Tr. (45) 9923-5543.

CRV 2.0, vendo, ano 2009, cinza,automático, completo, couro, airbag,abs, cd original, rodas liga leve, únicadona, impostos 2014 pagos, impecá-vel, R$ 58.900,00. Tr. (45) 3254-7000ou 8803-6565.

D20 BRASINCA ANDALUZ, ven-do ou troco, ano 89, verde, motorperkins, turbo, cabine dupla, 6 luga-res, R$ 20.000,00. Tr. (45) 9974-7155.

ECOSPORT 1.6, vendo, ano 2011,flex, 26.000km, placa A, único dono,ótimo estado de conservação, valora combinar. Tr. (45) 9838-7067.

ECOSPORT TITANIUM, vendo, ano2013, modelo novo, 32.000km, únicodono, valor a combinar, estudo pro-posta. Tr. (45) 9986-5434.

ESCORT LX 1.6, vendo, ano 89,álcool, ótimo estado, valor a combi-nar, aceito moto, parcelo pgto. Tr.(45) 9942-2738.

F-1000, vendo, ano 98, mwm,completa, R$ 48.000,00. Tr. (45) 9993-1855 (tim) ou 3254-7076 com Ruben.

FOCUS 1.6, vendo, ano 2008,flex, 4 pneus novos, ótimo estadode conservação, R$ 23.000,00. Tr.(45) 9824-2900.

GOL SPECIAL 1.0, vendo, ano99, azul, impecável, R$ 10.000,00.Tr. (45) 9934-6169.

GOL SPECIAL, vendo, ano 96,prata, ótimo estado, R$ 8.600,00. Tr.(45) 9923-5543.

GOL, vendo, ano 2000, bom esta-do, R$ 10.500,00. Tr. (45) 9923-5543.

GOL, vendo, ano 2004/05, valor acombinar. Tr. (45) 9967-9820 com Lirio.

HILUX 2.0, vendo, ano 2006, mar-ron, câmbio mecânico, pneus bons,valor a combinar. Tr. (45) 9911-1774.

KA , vendo, ano 2013, branco,completo, baixa km, único dono, im-pecável, valor a combinar. Tr. (45)9936-5937.

MERIVA MAXX, vendo, ano 2011,prata, completo, 4 pneus novos, ma-nual, chave reserva, única dona, R$29.800,00. Tr. (45) 9989-0805 .

PALIO WEEKEND ADVENTURE1.8, vendo, ano 2007, prata, flex, com-pleto, computador de bordo, cd origi-nal, rodas liga leve, manual, chavereserva, impecável, R$ 27.800,00. Tr.(45) 3254-7000 ou 8803-6565.

PALIO WEEKEND ATTRACTIVE,vendo, ano 2010, prata, completo,computador de bordo, manual, notafiscal, chave reserva, valor a combi-nar, estudo troca. Tr. (45) 9832-4373.

PARATI CL 1.6 AP, vendo, ano 95,gasolina, completo, faról de neblina,rádio usb, doc. 2014 pagos, revisado,impecável, valor a combinar, aceitotroca de maior ou menor valor. Tr.(45) 9922-8486 com Lucas.

PARATI, vendo, ano 89, álcool, R$6.000,00. Tr. (45) 9800-8090.

S10 ADVANTAGE 2.4, vendo, ano2011, preta, flex, cabine dupla, com-pleta, couro, rodas liga leve, cibié, cd,acessórios, manual, chave reserva,impecável, R$ 49.800,00. Tr. (45)3254-7000 ou 8803-6565.

Recorte na linha pontilhada

Produto: ----------------------------------------------Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: -----------------------------------Valor: ----------------------------------

Obs.: ---------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Endereço: --------------------------------------------Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 11/07/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 12/07/2014R$ 2,00PARA ASSINANTES

SAVEIRO 1.6 MI, vendo, ano 2007,motor AP, flex, toda revisada, valor acombinar. Tr. (45) 9936-5937.

SAVEIRO 1.6, vendo ou troco, ano2007, flex, vidro elét., trava, alarme,pneus novos, valor a combinar, trocopor maior valor. Tr. (45) 9972-5812.

SAVEIRO , vendo, ano 2011,completa, chave reserva, manual,impecável, valor a combinar. Tr.(45) 9936-5937.

SILVERADO, vendo, ano 2000,completa, valor a combinar. Tr. (45)9828-5155 com Neco.

STRADA PICK UP, vendo, ano2001, ótimo estado, R$ 14.300,00.Tr. (45) 9923-5543.

TEMPRA 2.0 , vendo, ano 95/95, 16v, completo, 4 pneus no-vos, bom estado, R$ 7.000,00.Tr. (45) 9823-3268.

UNO SX 1.0, vendo, ano 97, óti-mo estado, valor a combinar, aceitomoto. Tr. (45) 9942-2738.

UNO VIVACE, vendo, ano 2011, 4portas, modelo novo, completo, bai-xa km, impecável, valor a combinar.Tr. (45) 9936-5937.

VECTRA EXPRESSION 2.0, ven-do, ano 2005, prata, 8v, completo,couro, ótimo estado de conservação,R$ 23.900,00, aceito moto. Tr. (45)9909-8313.

VECTRA GLS 2.2, vendo, ano 99,azul, gasolina, completo, 4 pneus no-vos, rádio usb, doc. 2014 pagos, re-visado, impecável, valor a combinar,aceito troca de maior ou menor valor.Tr. (45) 9922-8486 com Lucas.

BIZ 125 ES, vendo, ano 2010/10,partida elét., injeção elet., bom esta-do de conservação, R$ 4.900,00, es-tudo proposta. Tr. (45) 9917-5987.

CG 125 FAN, vendo, ano 2005,preta, R$ 3.300,00. Tr. (45) 3254-4140com Fabiani.

CG FAN KS, vendo, ano 2011/11,vermelha, R$ 4.600,00. Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

CG TITAN 150 KS, vendo, ano2009, vermelha, R$ 5.000,00. Tr. (45)9952-1092 com Sidinei.

CG TITAN KS, vendo, ano 2010/10, amarela, R$ 5.300,00. Tr. (45)3254-4140 com Fabiani.

FALCON, vendo, ano 2008, pre-ta, c/ protetor de mão Circuit, pneusnovos, relação e bateria novas, doc.2014 pago, R$ 11.000,00. Tr. (45)9917-5477.

FAZER 250, vendo, ano 2011/12,preta, ótimo estado, R$ 8.500,00. Tr.(45) 9932-2301.

LEAD, vendo, ano 2011/11, ver-melha, R$ 4.800,00. Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

NEO, vendo, ano 2007/08, pra-ta, R$ 4.500,00. Tr. (45) 3254-4140com Fabiani.

SHINERAY, vendo, ano 2012/13,preta, valor a combinar. Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

TWISTER, vendo, ano 2008, preta,18.500km, 3º dono, personalizada, R$6.590,00. Tr. (44) 9706-6932 com Adir.

YBR 125 K, vendo, ano 2005/05,preta, R$ 3.000,00. Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

YBR 125 K, vendo, ano 2008/08,preta, bem conservada, R$ 3.500,00.Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

YBR FACTOR ED, vendo, ano2013/14, vermelha, R$ 6.300,00. Tr.(45) 9952-1092 com Sidinei.

YS FAZER 250, vendo, ano 2009/10, vermelha, R$ 7.700,00. Tr. (45)9914-6553 com Meri.

ACORDEON, vendo, usado, 80baixos, eletrificado, bom estado, va-lor a combinar, aceito troca. Tr. (45)9988-8654.

CONSÓRCIO CONTEMPLADO,vendo, p/ imóvel, crédito R$88.400,00, entrada R$ 16.700,00, as-sume 64 parcelas de R$ 1.617,50. Tr.(45) 3254-5050 ou 9831-5050 na Cred-Certo, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO NOVO, vendo, p/imóvel, crédito R$ 225.028,62, prazo123 meses, a partir da 5ª parcela R$2.357,43. Tr. (45) 3254-5050 ou 9831-5050 na CredCerto, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO NOVO, vendo, p/veículo, crédito R$ 30.000,00, prazo70 meses, a partir da 5ª parcela R$525,29. Tr. (45) 3254-5050 ou 9831-5050 na CredCerto, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO NOVO , vendo,sem taxa de adesão, crédito R$150.000,00, prazo 149 meses, apartir da 5ª parcela R$ 1.309,67.Tr. (45) 3254-5000 ou 9987-5000,Certo Imóveis.

COZINHA, vendo, usada, bran-ca, R$ 1.600,00. Tr. (45) 9933-7569com Ademar.

FAÇO serviços de pinturas e sol-das em portões, grades, janelas, por-tas e calhas, interessados. Tr. (45)9909-8309 ou 9933-4262.

FILHOTES, vendo, Lhasa Apso ePequinês, valor a combinar, 2x nocartão. Tr. (45) 3254-3025 ou 9985-3400 com Nelli.

GELADEIRA, vendo, Consul,380lts, 1 porta, degelo seco, 6 anosde uso, bom estado, R$ 450,00. Tr.(45) 9126-8220.

LANCHA, vendo, Tropical, motor100hp, 4 tempos, valor a combinar,preço de ocasião, aceito camionete.Tr. (45) 9934-8875.

LIMPA PISO, polimento, tira man-chas, riscos e encardidos da super-fície do porcelanato, cerâmica, gra-nito, pedras em geral, polimento degranitilha e concreto, interessados.Tr. (45) 9934-8875 ou 9105-2280.

MADEIRA, compro, de peróba,usada, tábua, caibro e assoalho, va-lor a combinar. Tr. (45) 9134-4067.

MADEIRAS, compro, tábuas evigas de peróba, usadas, valor acombinar, pago à vista. Tr. (45)9134-4067.

MOTOR, vendo, Yamaha, 15hp,valor a combinar. Tr. (45) 3254-4140.

OFEREÇO vaga p/ pensionista,R. Independência, nº 1941, MCR,interessados. Tr. (45) 9933-7461com Cleusa.

OFERTA DE TRABALHO p/ auxili-ar de soldador, interessados. Tr. (45)9904-4099 com Jandir.

OFERTA DE TRABALHO p/ em-pleiteiro, p/ trocar telhado de barra-cão de brasilit por aluzinco, interes-sados. Tr. (45) 9933-8866.

PONTO DE XEROX, vendo, emfaculdade, todo equipado, valor acombinar. Tr. (45) 9938-2026.

REBOQUE, vendo, p/ barco,novo e usado, valor a combinar. Tr.(45) 3254-4140.

SALÃO DE BELEZA , vendo,na Av. Mar ipá , nº 1775, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9836-6552 com Aida.

TIJOLOS, vendo, 6 furos, entre-go na obra, acima de 8.000 unida-des, R$ 360,00 o milheiro. Tr. (45)9133-7780 ou 3254-4340 com Ana.

ADUBO, vendo, de aviário, es-parramado na lavoura, valor a com-binar. Tr. (45) 9948-6042.

ARRASTÃO, vendo, usado, mar-ca Tatu, 16 discos, c/ pneus, valor acombinar. Tr. (45) 9984-3409.

BEZERROS, compro, Nelore, de25 a 30 unidades, valor a combinar,pago à vista. Tr. (45) 9954-6399.

PEIXES, vendo, tilápia, pacú ecarpa, entrego na casa, valor acombinar. Tr. (45) 9934-8875 ou9105-2280.

TRATOR, vendo, ano 80, Ford6600, bom estado, valor a combinar.Tr. (45) 3281-1342 (fora do horáriocomercial).

Page 36: 07 11 2014