07 03 2014

36

Upload: orangotoe

Post on 31-Mar-2016

247 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

07-03-2014.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: 07 03 2014
Page 2: 07 03 2014

Que Copa!02 | O PRESENTE EDITORIAL QUINTA-FEIRA, 03 DE JULHO DE 2014

Em tempos de Copa do Mundo, é difícil escreveralguma coisa que não seja futebol. E que Copa,ouvimos de todos os lados!

Complicado afirmar se é o melhor Mundial quejá foi realizado até aqui, mas, com certeza, pode-se dizer que é um dos mais disputados da história.Pelo jeito, tem tudo para de fato ser a Copa dasCopas, afinal, é a Copa dos números, a Copa dosrecordes, a Copa das emoções...

Na primeira fase foram os gols que chamarama atenção. Com recorde histórico de bolas nasredes, o Mundial de 2014 espalhou festas peloBrasil. Uma mistura de coros, raças e cores semultiplicou país afora em come-moração. Nas oitavas de final, asmovimentações nos placares nãoforam tão numerosas. Foi a vezda emoção superar o número degols: em oito jogos eliminatórios,a Copa deste ano já teve cincoprorrogações, número que repre-senta um recorde histórico.

A Copa do Mundo não tinhauma fase com cinco jogos decidi-dos em tempo extra desde a pri-meira etapa de 1938. Desde queas oitavas de final foram criadas,em 1986, o recorde era de 1990, na Itália, comquatro prorrogações.

Outro recorde: pela primeira vez uma Copa doMundo terá os oito líderes de classificados às quar-tas de final. Brasil, Holanda, Colômbia, CostaRica, França, Alemanha, Argentina e Bélgica sãoas seleções que fecharam a fase de grupos nasprimeiras colocações.

Agora, seguem para as quartas de final, depoisde avançarem, todas, com muito sufoco. Não tevejogo fácil para nenhum time. Com exceção daColômbia, que sofreu menos contra o México, asdemais partidas foram acirradíssimas até o apitofinal, seguindo para o tempo extra a maioriadelas, além de pênaltis em duas ocasiões.

Um belo espetáculo do futebol. Dá gosto de ver.

Não é possível menosprezar nenhuma seleção. To-das mostraram que evoluíram e que têm muitotalento em campo.

Foi-se a fase dos bobos, dos jogos sem emoção.Chegou o tempo de partidas incríveis, de muitaraça, disputa. Difícil não se encantar. Até os timestidos como sem tradição no futebol deram showaté aqui. Difícil não se emocionar com as lágri-mas dos jogadores lutadores, que tentam a vitóriaaté o último minuto. Cenas lindas de se ver. Masalguém precisa ganhar e alguém precisa perder evoltar para casa.

Uma pausa foi dada, mas os duelos emocio-nantes recomeçam sexta-feira(04), e com o Brasil novamen-te em campo.

Já não sabemos mais o quepensar diante de tudo o que sediz sobre a Seleção. A emoçãode disputar uma Copa em casa,e a pressão que isso representa,de fato tem atrapalhado os jo-gadores, que não estão conse-guindo mostrar em campo oque sabem fazer com maestria.

Com ou sem emoção, o queimporta é ganhar. Não quere-

mos repetir os fracassos das duas quedas seguidasnas quartas de final, como em 2006 e 2010.

Os brasileiros estão com um pé atrás, éverdade, porque esperavam mais da Seleção,mas nem por isso deixaram de acreditar. Hámuita esperança no coração de milhões de tor-cedores. Todos sabem que o Brasil pode avan-çar porque tem ótimos atletas. Chegou o mo-mento deles colocarem a cabeça no lugar eficarem com a bola nos pés.

Não há certeza de nada daqui para a frente.Difícil falar em favoritos; há talento e muita vonta-de em cada seleção. O certo, apenas, é que teremosmuita emoção e belos espetáculos em campo.

Falem o que quiser, gostem ou não gostem, maspara quem gosta de futebol, que Copa!!!

Os brasileiros estão com um péatrás, é verdade, porque

esperavam mais da Seleção, masnem por isso deixaram de

acreditar. Há muita esperançano coração de milhões de

torcedores. Todos sabem que oBrasil pode avançar porque tem

ótimos atletas. Chegou omomento deles colocarema cabeça no lugar e ficarem

com a bola nos pés

LULA PODE PASSEAR EM 2018Ainda estamos às vésperas da eleição

presidencial de 2014 e já se estabelecem asprimeiras tentativas de se interpretar o quevai ocorrer quatro anos adiante. Em 2018,Lula da Silva pode dar um passeio em seusadversários políticos e voltar a se estabele-cer no Palácio do Planalto. Se há um políticosempre à vontade, e mais, sempre disposto aparticipar de uma eleição, este é o nosso ex-presidente. Lula nasceu fazendo política, daía razão de seu sucesso como torneiro-mecâ-nico, líder dos metalúrgicos do ABC no finaldos anos 70, já no início dos anos 80. Tudodo século passado, menos para ele, Lula,que tem uma disposição para ninguém botardefeito diante de uma eleição.

Lula luta pela reeleição de Dilma. Claro,vai viajar todo o Brasil para continuar susten-tando sua cria. Se na época da eleição ante-rior ele foi muito feliz eleitoralmente indicandoDilma, agora tem tudo para torcer por umavolta às eleições com um mandato apenas.Não diz isso, não dirá, mas é evidente queDilma não emplacou. Pode até ganhar aseleições deste ano graças às manifestaçõespopulares, mais os apoios importantes dequem tem voto. Mas é evidente que se Dilmadeixasse o Planalto, Lula já estaria em cam-panha. A lei eleitoral permite a substituiçãoainda no decorrer da campanha, mas serámuito difícil que isso aconteça, até porqueLula é Lula. Também é PT, claro. Mas, sobre-tudo, é ele próprio, como, aliás, os políticos.E não só daqui, faça-se essa justiça. Vivemosa época do cada um por si.

Então, enquanto no país inteiro se aco-modam os candidatos a governador e osvices, com transações nem sempre muitolegítimas aparecendo nos bastidores e trans-passando para os veículos de comunicação,na República Lula está à vontade. Nada ocor-rendo em contrário já temos um candidatopara 2018, independente do que vai ocorrerlogo mais em outubro com Dilma Rousseff.Se ela ganhar a fala será uma. Se não,melhor. Na oposição Lula é mais ouvido, falamais, às vezes sem coerência, mas estará noseu terreno. Para se eleger, oposição. Paragovernador, quantos mais amigos e antigosadversários melhor.

Sarney está deixando de disputar elei-ções. Lula pede que ele continue. Na verda-de, acostumado ao governo, servindo a to-dos, José Sarney é peça importante paratodos que fazem política no país. E outrosSarneys existem por aí. Não confundir comRenan Calheiros. Mas temos muita gentecapaz de substituir o líder do Maranhão,prestando ainda muitos serviços se não aopaís, ao governante do dia. O resto, bem, oresto que se dane.

* O autor é jornalista em Curitiba

[email protected]

Page 3: 07 03 2014

O PRESENTE | 03QUINTA-FEIRA,03 DE JULHODE 2014

Cotada como uma das protagonistas naseleições ao Governo do Estado até poucotempo, a candidata Gleisi Hoffmann (PT) eseus aliados mais próximos já devem estarse perguntando se valeu mesmo a penainstigar o colega de Senado, Roberto Re-quião (PMDB), a se lançar como candidatoa governador.

Inicialmente foi uma atitude comemora-da por muitos petistas, mas hoje o protago-nismo de Gleisi está ficando de lado paradeixá-la como coadjuvante na disputa eleito-ral. Até a sua postura nos últimos dias, maissilenciosa e comedida, pode ter contribuídopara isso, enquanto que Requião tem seexposto, e muito.

Outros fatores também podem ter colabo-rado para deixar a candidata “apagada”, como

a avaliação negativa da presidenta Dilma Rous-seff (PT), que só agora dá mostras de que devese recuperar, mas que respingou em Gleisi; opróprio desgaste dela no Senado ao se colocarna linha de frente contra a CPI da Petrobras; adificuldade de fechar a aliança com o PDT ePCdoB na indicação dos candidatos aliados,inclusive do seu vice, dentre outros.

A campanha ainda não começou. Pode serque quando os candidatos saírem às ruas asituação mude. Mas hoje, pelo cenário atual,parece que Requião é que pode ser o protago-nista na campanha ao lado do governadorBeto Richa (PSDB), que disputa a reeleição.

Se antes todos esperavam o embate entre otucano e a petista, agora a briga pode ficarmais centrada entre aqueles que já governa-ram o Palácio Iguaçu...

VALEU A PENA?

Comentário do dia - I“A Funai (Fundação Nacional do Índio), braço do Ministério da Justiça,

criou o conflito, pois incentivou a invasão de terras particulares. (…) Porisso, desde o ano passado, peço ao governo que resolva essa questão entre

indígenas e produtores rurais”. Do senador Ruben Figueiró (PSDB-MS).

Comentário do dia - II“O presidente Lula dizia que o real não era sonho, era pesadelo. Se

enganou. Se enganou tanto que depois se esforçou como presidente paramanter a moeda estável”. Alfinetada do ex-presidente Fernando Henrique

Cardoso por ocasião das comemorações dos 20 anos do Plano Real.

TrocaEpicentro de denún-

cias de corrupção em2011, sob administração

na época do PR, ocomando do Departa-

mento Nacional deInfraestrutura de Trans-portes (Dnit), órgão do

governo federal queadministra contratos

milionários com cons-trutoras, deve voltar às

mãos do partido.Desde que foi alvo de

escândalos, a presidentaDilma Rousseff nomeouum general do Exército,

Jorge Ernesto PintoFraxe, como diretor-geral. Ele promoveuuma varredura nos

contratos e colocou acasa em ordem.

No entanto, como oPR renovou a aliança

com o PT da presidentapara as eleições, e a siglajá comanda o Ministério

dos Transportes, quertambém de volta o Dnit.

Jorge Fraxe se adiantoue pediu demissão na

terça-feira (1º). Espera-seapenas, com isso, que os

contratos e obras emandamento não sejam

paralisados. O que seriauma pena para o Oeste

do Paraná, que está comimportantes investimen-

tos em andamento eprevistos.

Pedidode prisãoA Procuradoria Geral do Estado

pediu a prisão em flagrante do secretá-rio do Tesouro Nacional, Arno Augus-tin, e do subsecretário do órgão, EduardoGuerra, por crime de desobediência. Omotivo? O não cumprimento de deci-são do Supremo Tribunal Federal(STF) que determinou a liberação deempréstimo de R$ 817 milhões aoParaná pelo programa Proinveste, dogoverno federal. Quando todos acha-vam que o assunto tinha se esgotadosurge um novo capítulo na novela...

A coligação do PV com o PMDB do candi-dato a governador Roberto Requião mal foiformada e já enfrenta resistência. A entãocandidata a deputada estadual, Salete Barcki(PV), anunciou que não disputará mais aeleição e se desfiliará do partido. “Não consi-go subir num palanque ao lado de RobertoRequião”, explicou em uma rede social.

Ela era uma das apostas do PV para formaruma boa bancada na Assembleia Legislativa.A Rede, partido de Marina Silva, tambémanunciou que não apoiará mais Rosane Fer-reira (PV), vice de Requião, depois da coliga-ção com o PMDB.

DissidênciaDissidênciaDissidênciaDissidênciaDissidência

Investimentos regionaisManu Dias/Secom

O novo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos,é aguardado hoje (03) na região. De manhã eleparticipa em Cascavel de ato simbólico para anun-ciar a publicação do edital, no Diário Oficial daUnião, referente à duplicação da BR-163 entreMarechal Cândido Rondon e Toledo e entre Cas-cavel e Marmelândia/Realeza.

Na sequência, ele se desloca a Foz do Iguaçu,onde assina a ordem de serviço para a constru-ção da segunda ponte internacional que ligará oBrasil ao Paraguai (Foz do Iguaçu e Ciudad delEste) e anuncia a publicação do edital para revi-talização da Ponte da Amizade.

“Os investimentos são oriundos do PAC. Por setratar de Regime Diferenciado de Contratação(RDC), a expectativa é que ainda neste ano alicitação para duplicação da BR-163 seja feita paraque a movimentação nos canteiros de obras possacomeçar no final de 2014”, declarou ontem (02) asenadora Gleisi Hoffmann (PT), que acompanha oministro nos dois atos.

Page 4: 07 03 2014

04 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 03 DE JULHO DE 2014

Campos registra candidatura eprevê gasto de até R$ 150 milhõesValor é 32% superior ao teto estipulado quatro anos atrás pela

campanha presidencial de Marina Silva, hoje sua candidata a vice

CAMPANHA

O que a Copa encobriu!Os americanos que vieram ao Brasil para acompanhar o

desempenho de sua equipe, que aumentou o entusiasmo no seupaís pelo futebol, até tempos atrás ignorado por lá, ficaram bemrestritos ao entusiasmo nos jogos da Copa. Qualquer tentativa dese informar como é o Brasil real, especialmente nestes momentosque antecedem as eleições, os deixaria absolutamente atônitos.Acostumados à prevalência de dois partidos em seu país, cada umcom posições definidas, a informação de que há 32 por aqui e semnenhum compromisso com ideias, simplesmente não seria enten-dida. Se se atrevessem a acompanhar o emaranhado de coliga-ções, Brasil afora, com esquerda unida com direita, vice-versa econtroversos, o estrangeiro trataria de voltar correndo para seupaís. Chegou-se aqui nestes arranjos pré-eleitorais ao “perigosocaminho da galhofa”, diria Sérgio Porto (Stanislaw Ponte Preta), sevivo estivesse! Daí o aumento de descrédito que a política vemsofrendo no país, a cada eleição. Claramente os interesses degrupos que já ocupam o poder é que prevalecem. O povo só serálembrado posteriormente, nos programas eleitorais, com produ-ções milionárias “no padrão Globo de televisão”, com programasfeitos sem compromisso nenhum com o amanhã. Promessas deum país maravilhoso que nada tem a ver com o nosso. Númerosfantasiosos que farão o telespectador sonhar. Novos momentosde ilusão como os vividos durante a Copa, num país quasemaravilhoso nas 12 sedes, enquanto outras áreas do país seafogavam em enchentes, greves de transporte coletivo, inflação,insegurança, miséria. Enquanto todos olhavam para as TVs, vendolances espetaculares, tal qual a letra de Chico Buarque, “o Brasilera subtraído, em tenebrosas transações”.

Reformas, já!O que se viu (mais o que

ocorreu nos subterrâneos dosconchavos políticos) prova quenão apenas uma reforma polí-tico-eleitoral tem que ser feita.Igualmente os horários (ditosgratuitos) de rádio e TV preci-sam sofrer alteração. Cadapartido tem que mostrar a cara:candidaturas próprias para pre-sidente, governador e prefeito.Sem coligação de qualquerespécie. Partido que não tiverprograma, que se retire!

JoaquimBarbosa...

De uma certa maneira, asaída do ministro JoaquimBarbosa é um momento espe-cial vivido no país. Com seutemperamento forte, polêmi-co, corajoso para enfrentar oque enfrentou, certamentemarcou época no SupremoTribunal Federal (STF). O fatode sua aposentadoria estarcausando alvoroço por si sómostra que ele foi um minis-tro diferente. Outros saíramsem qualquer manifestaçãode satisfação ou tristeza.

... um símbolo!O conceito de seus parcei-

ros no Supremo pode ser sin-tetizado nas palavras do mi-nistro Luiz Roberto Barroso,que, recém-chegado ao STF,no ocaso do julgamento domensalão, foi um dos últimosa terçar armas (debate duro)em plenário com JoaquimBarbosa: “O ministro se tor-nou um símbolo contra a im-probidade. O Brasil precisa desímbolos. Ele conquistou mui-

tas coisas, como ter sido oprimeiro negro a chegar à pre-sidência da Corte. Você podeconcordar mais ou menos(com ele), mas certamente éuma pessoa decente”.

Derrotada dignidade

Um dos resultados negati-vos dos conluios que marcaramas convenções, com decisõesesdrúxulas na maioria das con-venções, vai ser a perda de umpolítico decente que marcouuma boa passagem pela políti-ca do Paraná: deputado Dr. Ro-sinha. Descontente com os ru-mos que seu PT deu à escolhados companheiros de chapa deGleisi (nada pessoal contra osnomes, apenas coerência coma filosofia que o partido um diadefendeu), anuncia que nãomais disputará eleições. Até osque nunca votaram nele, casodo colunista, lamentam.

Oposiçãoparanaenseem festa

O dia é de festa para acandidatura de Gleisi Hof-fmann. Com a presença, até ohorário em que a coluna foiescrita, da presidente DilmaRousseff e do ex-presidenteLula, a plenária do PT que serárealizada em Curitiba tem tudopara ser um sucesso da coliga-ção PT-PDT-PCdoB. A presiden-te aproveita o evento para inau-gurar casas do programa Mi-nha Casa, no Bairro SantaCândida. Nos próximos tem-pos não poderá mais estarpresente em inaugurações deobras governamentais.

O ex-governador de Pernam-buco Eduardo Campos prevêgastar até R$ 150 milhões na dis-puta pelo Palácio do Planalto. Ovalor é 32% superior ao teto es-tipulado quatro anos atrás pelacampanha presidencial de Mari-na Silva, hoje sua vice - R$ 90milhões na ocasião, R$ 114 mi-lhões, em valores atualizados.

Naquela disputa, Marina ficou emterceiro, com quase 20 milhões devotos. Ao final da campanha decla-rou ter gasto, efetivamente, R$ 24,9milhões (R$ 31,4 milhões, em valoresatualizados). Ex-aliado do PT, o pes-sebista irá registrar pessoalmentesua candidatura no Tribunal SuperiorEleitoral na tarde de hoje (03).

Assim como as outras candida-turas, o principal custo da campa-nha deve ficar com a produção dapropaganda eleitoral na TV. "Fare-mos um esforço para que a arreca-dação chegue próximo disso (o tetoestipulado), mas lamentavelmen-

te é um valor muito alto, um custoabsurdo, o que evidencia uma de-formação da democracia", disseCarlos Siqueira, coordenador dacampanha de Campos.

O ex-governador de Pernam-buco também apresentará, comoexige a lei, uma proposta de go-verno. Mas seguindo o espíritoprotocolar com que os candida-tos têm tradicionalmente encara-do essa exigência, o documentose constituirá basicamente nasdiretrizes de governo já tornadaspúblicas em fevereiro.

Na ocasião, foram divulga-dos, de forma genérica, cinco ei-xos que incluem a distribuição demais recursos para Estados emunicípios, a adoção de um mo-delo econômico que leve em con-sideração o desenvolvimentosustentável e a defesa de umaproposta de reforma urbana.

Os dois principais adversári-os de Campos na disputa, a presi-

denta Dilma Rousseff (PT) e o se-nador Aécio Neves (PSDB), de-vem apresentar projeção de gas-tos que superam, cada um, R$ 200milhões. A equipe de Aécio, porexemplo, trabalha com númerosem torno de R$ 290 milhões. Em2010, o tucano José Serra decla-rou teto de R$ 180 milhões (R$ 228milhões hoje). A campanha deDilma indicou R$ 191 milhões(R$ 242 milhões atualizados).

O prazo para registro das can-didaturas à Presidência terminano sábado (05). Até agora, o TSErecebeu o pedido de registro ape-nas de dois nanicos: Levy Fidélix(PRTB) e José Maria de Almeida(PSTU). Ambos disputaram a Pre-sidência em 2010. Naquela oca-sião, Zé Maria declarou comopatrimônio apenas um VW Gol,no valor de R$ 16 mil. Agora, dizpossuir R$ 20 mil em conta bancá-ria. Fidélix elevou o patrimônio deR$ 150 mil para R$ 650 mil.

Dirceu, Delúbio e Valdemar são transferidos para o CPPA Secretaria de Segurança

Pública do Distrito Federal confir-mou ontem (02) que já foramtransferidos para o Centro deProgressão Penitenciária (CPP) oex-ministro José Dirceu, o ex-de-putado Valdemar Costa Neto e oex-tesoureiro do PT Delúbio Soa-res. A transferência ocorreu porvolta das 14 horas.

Os três cumpriam pena nocomplexo penitenciário da Papu-da, no Distrito Federal, por envol-vimento com o mensalão, e fo-ram condenados pelo SupremoTribunal Federal (STF). A transfe-rência ocorreu porque eles fo-ram autorizados a trabalhar forada cadeia. No CPP ficam os pre-sos com direito a prestar expedi-ente externo.

Dirceu estava preso na Papu-

da desde novembro do ano pas-sado. O ex-ministro foi condena-do a sete anos e 11 meses pelocrime de corrupção ativa no pro-cesso do mensalão do PT, mastem direito a cumprir a pena noregime semiaberto. Já Delúbiofoi condenado a uma pena deseis anos e oito meses em regi-me semiaberto por corrupçãoativa no mensalão do PT.

O Código Penal afirma que osemiaberto é destinado a presosnão reincidentes condenados amais de quatro anos de prisão emenos de oito anos.

HISTÓRICOO pedido de trabalho externo

de Dirceu se arrasta desde o anopassado. Primeiramente ele ten-tou obter autorização para tra-

balhar num hotel de Brasília. Lá,seria gerente e receberia saláriode R$ 20 mil.

Dúvidas sobre o verdadeiroproprietário do hotel surgiramapós a revelação de que a em-presa que comandava o estabe-lecimento era sediada no Pana-má e tinha como presidente umauxiliar de escritório que residianum bairro pobre da cidade.

Devido a isso, Dirceu desistiuda proposta e obteve uma nova,para trabalhar no escritório deadvocacia do José Gerardo Gros-si, em Brasília, com salário deR$ 2,1 mil. Primeiramente, o pedi-do foi negado pelo presidente doSupremo Tribunal Federal (STF),Joaquim Barbosa. Todavia, nasemana passada foi autorizadopela maioria da corte.

Page 5: 07 03 2014

O PRESENTE | 05QUINTA-FEIRA, 03 DE JULHO DE 2014 GERAL

Sábado aumentam condutas vedadas a agentes públicosObjetivo das restrições é preservar a igualdade de oportunidades entre os candidatos nos pleitos eleitorais

INÍCIO DA CAMPANHA

Para Dilma,Brasil precisaentrar na faseda “economia doconhecimento”

A presidenta DilmaRousseff disse ontem (02)que o Brasil precisa entrarna fase da “economia doconhecimento” para garan-tir a manutenção da distri-buição de renda e a redu-ção da desigualdade. Dil-ma participou da formatu-ra de alunos do ProgramaNacional de Acesso ao En-sino Técnico e Emprego(Pronatec), em Vitória (ES).

“Queremos manter a re-dução da desigualdade e,para isso, precisamos dareducação para dar pereni-dade a essa conquista. OBrasil tem que entrar numanova fase, da economia doconhecimento, de aplicar atecnologia, de ter técnicosde qualidade, de ter umacapacidade de trabalhomuito mais sofisticada”, dis-se. Ela destacou ainda queé preciso aumentar o nú-mero de brasileiros que fa-zem cursos técnicos e uni-versitários no exterior.

A presidenta voltou adizer que o petróleo da ca-mada pré-sal vai gerarquase R$ 1 trilhão em re-cursos a serem investidos naeducação. “Em 35 anos, sevocê somar tudo que temosde royalties do governo fe-deral mais os recursos dos50% do Fundo Social, paraa educação será quase R$ 1trilhão”, previu Dilma du-rante o discurso.

Faltando três meses paraa realização das eleições, apartir de sábado (05) váriaspráticas ficam proibidas aosagentes públicos cujos car-gos estejam envolvidos nadisputa. O objetivo dessasproibições é o de preservar aigualdade de oportunidadesentre os candidatos nos plei-tos eleitorais. Essas restriçõestambém possuem o propósi-to de coibir abusos do poderde administração, por partedos agentes públicos, em pe-ríodo de campanhas, em be-nefício de determinados can-didatos ou partidos, ou emprejuízo de outros.

A lei procura manter aigualdade entre os diferentescandidatos e partidos, evitan-do que qualquer agente pú-blico possa abusar de suasfunções com o propósito detrazer com isso algum benefí-

cio para o candidato ou parao partido de sua preferência.

Com isso, os agentes pú-blicos não podem, a partir desábado, nomear, contratar oude qualquer forma admitir, de-mitir sem justa causa, supri-mir ou readaptar vantagensou por outros meios dificultarou impedir o exercício funcio-nal e, ainda, ex officio (quenão foi solicitada pelo interes-sado), remover, transferir ouexonerar servidor público, nolocal do pleito, até a posse doseleitos, sob pena de nulidadede pleno direito.

No entanto, há exceções. Épermitido, por exemplo, ha-ver: nomeação ou exoneraçãode cargos em comissão e desig-nação ou dispensa de funçõesde confiança; nomeação paracargos do Poder Judiciário, doMinistério Público, dos tribu-nais ou conselhos de contas e

dos órgãos da Presidência daRepública; e nomeação dosaprovados em concursos pú-blicos homologados até 05 dejulho de 2014.

A partir de sábado, comexceção da propaganda deprodutos e serviços que te-nham concorrência no mer-cado, também é vedado aosagentes públicos das esferasadministrativas cujos cargosestejam em disputa na eleiçãoautorizar publicidade insti-tucional dos atos, programas,obras, serviços e campanhasdos órgãos públicos federais eestaduais, ou das respectivasentidades da administraçãoindireta, salvo em caso de gra-ve e urgente necessidade pú-blica, assim reconhecida pelaJustiça Eleitoral.

Também não se pode fazerpronunciamento em cadeia derádio e de televisão, fora do

horário eleitoral gratuito, sal-vo quando, a critério da JustiçaEleitoral, tratar-se de matériaurgente, relevante e caracterís-tica das funções de governo.

Outra proibição é a con-tratação de shows artísticospagos com recursos públicosna realização de inaugura-ções e o comparecimento dequalquer candidato a inau-gurações de obras públicas,além da transferência volun-tária de recursos da Uniãoaos Estados e municípios, edos Estados aos municípios,sob pena de nulidade de ple-no direito, ressalvados os re-cursos destinados a cumprirobrigação formal preexisten-te para execução de obra oude serviço em andamento ecom cronograma prefixado, eos destinados a atender situ-ações de emergência e de cala-midade pública.

Com eleições, Câmara terá apenas quatro dias de trabalho em dois mesesDevido ao calendário elei-

toral, a Câmara dos Deputa-dos só fará sessões deliberati-vas na primeira semana dosmeses de agosto e setembro,trabalhando um total de qua-tro dias. O presidente da Casa,Henrique Eduardo Alves(PMDB-RN), anunciou na

noite de terça-feira (1º) que o“esforço concentrado” acon-tecerá nos dias 05 e 06 deagosto e 02 e 03 de setembro.Ainda não foi definida a pau-ta de votações do período.

Antes do “esforço concen-trado”, os deputados terãoainda duas semanas de ativi-

dades legislativas no mês dejulho. O motivo é o início dorecesso parlamentar, que co-meça oficialmente no próxi-mo dia 18, a partir da aprova-ção da Lei de Diretrizes Orça-mentárias (LDO).

A semana de “esforço con-centrado” é comum em anos

eleitorais, uma vez que os par-lamentares estão envolvidoscom as campanhas em seusEstados até outubro. A justi-ficativa da medida é que du-rante o processo eleitoral oquórum no Congresso é bai-xo, tornando difícil a votaçãode matérias importantes.

André Vargas fez intermediação delaboratório com ministério, diz sócio da Labogen

Em depoimento ao Conselhode Ética da Câmara dos Deputa-dos, ontem (02), um dos sóciosda Labogen, Leonardo Meirel-les, admitiu que o deputado An-dré Vargas (sem partido-PR) foio responsável por indicar o labo-ratório para o Ministério da Saú-de para a formalização de umcontrato de R$ 35 milhões paraprodução de medicamentos. Eleprestou depoimento como tes-temunha no processo que inves-tiga a quebra de decoro parla-mentar do deputado devido aoseu envolvimento com o doleiroAlberto Youssef.

Segundo Meirelles, Vargas foiapresentado a ele em São Paulopelo doleiro no ano passado. Yous-sef teria indicado o deputadocomo alguém que poderia ajudarna viabilização do contrato.“(Youssef) me disse que procu-rasse o deputado e apresentassepara ele o projeto do laboratórioque era de interesse para a saú-de pública do país. (...) Estive comdeputado algumas vezes ondecoloquei para ele que o projetoera bom para o país. (...) Diantedisso, fomos encaminhados paraa Secretaria de Insumos Estraté-gicos do Ministério”, afirmou.

No entanto, em outro momen-to do depoimento, Meireles se con-tradiz e afirma que esteve com odeputado na Câmara e que eleteria feito apenas um “encaminha-mento técnico” do projeto. “Nãoteve intermediação de Vargas.Mostrei para ele o projeto e ele só fezo encaminhamento técnico”, disse.O empresário, no entanto, negouque tenha realizado reuniões comVargas e Youssef ao mesmo tem-po para tratar da Labogen e disseque Vargas não foi com ele aoMinistério da Saúde.

De acordo com investigaçõesda Polícia Federal na Operação

Lava Jato, a Labogen teria sidousada para lavar US$ 37 milhões(R$ 85 milhões) oriundos dos ne-gócios de Youssef ao simular asimportações. Vargas teria auxi-liado o doleiro a conseguir umcontrato no ministério para o la-boratório no valor de R$ 31 mi-lhões. Em uma das mensagensinterceptadas pela PF, Vargas eo doleiro aparecem conversan-do sobre a Labogen e tratam onegócio como a oportunidade de“independência financeira”. Asuspeita da polícia é de que odoleiro seja o verdadeiro donodo laboratório.

Relatórios do TCU pedem devolução de US$ 873 mi por PasadenaRelatórios elaborados por téc-

nicos do Tribunal de Contas da União(TCU) recomendam que diretoresda Petrobras envolvidos na comprada refinaria de Pasadena, nos Esta-dos Unidos, devolvam aos cofrespúblicos até US$ 873 milhões.

Um dos pareceres chega aresponsabilizar a presidenta Dil-ma Rousseff no negócio por “atode gestão ilegítimo e antieconômi-co”, além de “omissão” e “exercí-cio inadequado do dever de dili-gência”. Em 2006, quando a pri-

meira metade da refinaria foi com-prada, Dilma era ministra da CasaCivil do governo Luiz Inácio Lula daSilva e presidente do Conselho deAdministração da Petrobras.

Em um outro parecer, porém, odiretor da 1ª Diretoria Técnica da

Secex Estatais, Bruno Lima Caldei-ra de Andrada, sugere a exclusão dapresidenta e dos demais integran-tes do Conselho de Administraçãodo rol de possíveis responsáveis. Oargumento é o mesmo utilizado porDilma quando tentou justificar o fato

de ter aprovado a compra de 50% darefinaria: ela tomou a decisão combase em um parecer técnico “falho”e “incompleto”, pois não citava cláu-sulas consideradas prejudiciais àPetrobras na sociedade com a em-presa belga Astra Oil.

Page 6: 07 03 2014

06 | O PRESENTE GERAL

Levar população de baixa rendaaos estádios é desafio pós-Copa

Ministro Aldo Rebelo defende a diversificação da receitanos estádios, como uma saída para dar maior

viabilidade ao funcionamento

ESPORTE

QUINTA-FEIRA, 03 DE JULHO DE 2014

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Revista IstoÉ (@RevistaISTOE)Felipão põe Paulinho no início, mas testa Henrique e Maicon.

Folha Poder (@folha_poder)Comissão lamenta que Forças Armadas não reconheçam tortura

na ditadura.

Notícias do Senado (@Agencia_Senado)Número de acidentes graves é baixo no Brasil, diz diretora da ANP.

UOL Notícias (@UOLNoticias)Mulher é presa após ligar mais de 70 mil vezes para o ex-namorado

em apenas uma semana.

Houve tráfico de influência em contratos, diz relator de processocontra Vargas.

Portal R7.com (@portalR7)Torcidas param países inteiros para acompanhar jogos da Copa.

Greenpeace Brasil (@GreenpeaceBR)IPI reduzido até o fim do ano, renúncia fiscal de 1,6 bilhões para setor

automotivo. Falta exigir eficiência energética.

Rádio Justiça (@RadioJustica)STF julga improcedente ADI do PSDB e mantém dispositivo da Lei Geral

da Copa sobre liberdade de expressão.

Folha de S.Paulo (@folha_com)#FolhanaCopa Blatter diz que previsões pessimistas não se confirmaram

e que Copa é um sucesso.

#FolhanaCopa Árbitro que apitou derrota do Atlético-MG no Mundialvai comandar Brasil x Colômbia.

UOL (@UOL)Maradona critica futebol da Argentina e diz que Messi joga sozinho.

G1 (@g1)Fenabrave culpa Copa pela queda na venda de veículos.

José Dirceu, Delúbio Soares e Valdemar Costa Neto são transferidosde presídio no DF.

Estadão (@Estadao)@neymarjr garante estar recuperado e nega problemas emocionais.

Jornal do Brasil (@JornaldoBrasil)Copa: David Luiz é o melhor da Copa até agora, diz ranking da Fifa.

Levar população carente aos estádios é desafio pós-Copa. Ministrodo Esporte quer evitar exclusão social.

Rubens Bueno (@RubensBuenoPPS)Deputado federal do PPS-PR

Governo e seus aliados fogem da CPMI da Petrobras como o diabofoge da cruz.

Veja (@Veja)Acusado, Sarkozy diz que Justiça está sendo usada para “fins políticos”.

Vendas de carros recuam 17% em junho, aponta Fenabrave.

Folha Ilustrada (@?folhailustrada)Gravações originais de Bob Dylan são encontradas em apartamento de NY.

Valor Econômico (@valor_economico)IPC-Fipe teve alta de 296,16% no Plano Real.

Manutenção do IPI reduzido evita o pior, afirma Fenabrave.

Exportações de carne suína têm forte alta de 77% em junho.

Fazer com que os estádiosconstruídos para a Copa doMundo sejam acessíveis à po-pulação de baixa renda é umdesafio para os próximos anos,declarou ontem (02) o ministrodo Esporte, Aldo Rebelo. O mi-nistro chamou a Copa de maiorevento do mundo e afirmou queé uma oportunidade para me-lhorar a gestão do futebol nopaís, que, segundo ele, “tem umdesempenho abaixo do sofrível”.

Ele também disse que épreciso garantir que os está-dios não se tornem espaços deexclusão. “Isso seria contra-

riar a própria filosofia e natu-reza do futebol, que tem pres-tígio e é abraçado no Brasil eno mundo porque é uma pro-jeção do imaginário da igual-dade. É o único espaço domundo em que o Irã pode ga-nhar dos Estados Unidos semsofrer nenhuma retaliação ouameaça, e onde Israel e Pales-tina desfrutam do mesmo sta-tus. Futebol é isso, e isso nãopode ser mudado. Isso se ga-rante também com a presen-ça da população de baixa ren-da nos estádios”, opinou.

Rebelo defendeu a diversifi-

cação da receita nos estádios,como uma saída para dar maiorviabilidade ao funcionamento.Ele afirmou que se reuniu comdirigentes de clubes e operado-res das arenas para analisar asfontes de renda e financiamen-to, e uma das medidas que es-tão em estudo é o subsídio cru-zado, em que a população derenda mais baixa pagaria umingresso mais barato que a derenda mais alta, mas adiantouque nada está definido. “Semque haja um estudo completo,não se pode falar em medidaconcreta”, afirmou.

Copa e crédito restrito prejudicam avenda de automóveis no 1º semestre

A Copa do Mundo e o créditomais restrito prejudicaram asvendas de automóveis nesteano, avaliou o presidente daFederação Nacional da Distri-buição de Veículos Automoto-res (Fenabrave), Flávio Mene-ghetti. Só no primeiro semes-tre, ante igual período do anopassado, a queda nas vendastotais do setor chega a 6,54%.“Imaginávamos que a Copa fos-se afetar o mercado, mas nãotão drasticamente como estáafetando”, opiniou.

De acordo com ele, o eventodeve gerar perda de um mês nasvendas entre junho e julho. Noentanto, o que puxou as vendaspara baixo de fato no semestrefoi o crédito, avalia Meneghetti.“A barra do crédito foi erguidapor parte do segmento bancárioem função da inadimplência”,completou. “O aumento da taxa

de juros, somado à restrição decrédito, também dificultou oacesso”, completou.

Ele mencionou também a re-composição gradual do Impostosobre Produtos Industrializa-dos (IPI) para automóveis queaconteceu em janeiro. Apesar doaumento da alíquota ter ocor-rido durante o primeiro semes-tre, o imposto só atingiria seumontante total anterior à deso-neração concedida pelo governoa partir de 1º de julho. Mas, nasegunda-feira (30), o ministro daFazenda, Guido Mantega, anun-ciou a manutenção do IPI paraautomóveis nos níveis atuais até31 de dezembro.

A prorrogação do IPI, naavaliação de Meneghetti, “con-tribui para não piorar o qua-dro”. “Se a alíquota viesse paraníveis normais, plenos, chega-ríamos a um preço que o merca-

do não teria condições de ab-sorver”, afirmou. A expectati-va, no entanto, é de que não hajauma nova prorrogação do be-nefício no início do ano que vem.“A partir de janeiro, com umgoverno novo, havendo ou nãoalternância de poder, de qual-quer forma existe hiato. Certa-mente o imposto vai aumen-tar”, prevê.

A Fenabrave prevê uma que-da de 7,75% nas vendas de auto-móveis e comerciais leves. “Va-mos ter reposição de frotas pósCopa e o segundo semestre vaiser marcado por lançamentos,além da questão da manutençãodo IPI até dezembro”, disse.

No entanto, destaca Me-neghetti, o segundo semestredo ano passado foi muito for-te em vendas, o que gera umaqueda na comparação entreos períodos.

Produção industrial cai 0,6%em maio ante abril, diz IBGE

A produção industrialcaiu 0,6% em maio anteabril, na série com ajustesazonal, divulgou ontem(02) o Instituto Brasileirode Geografia e Estatística(IBGE). O resultado veio

dentro das expectativas dosanalistas ouvidos pelo AEProjeções, que iam de quedade 1,40% a alta de 0,30%, commediana negativa de 0,60%.

Em relação a maio de 2013,a produção caiu 3,2%. Nesta

comparação, as estimativasvariavam de queda de 1,70%a 6%, com mediana negativade 3,35%. No ano, a produ-ção da indústria acumulaqueda de 1,6%. Em 12 meses,a produção subiu 0,2%.

Page 7: 07 03 2014

Ministro lança hoje editais de duplicação da BR-163Paulo Sérgio Passos lançará editais para o trecho Toledo/Marechal Rondon, com 38,90 quilômetros

de extensão, e outro para o trecho Cascavel/Marmelândia (Realeza) com 88,90 quilômetros

MARECHAL RONDON A TOLEDO

O PRESENTE | 07QUINTA-FEIRA, 03 DE JULHO DE 2014 ESTADO

Em cerimônia na cidade deCascavel, hoje (03), às 10h30,na sede da Associação Comer-cial (Acic), o ministro dosTransportes, Paulo Sérgio Pas-sos, lançará dois editais paraduplicação da BR-163. Já emFoz do Iguaçu, às 12 horas, elefará o lançamento do edital derevitalização da Ponte da Ami-zade e participará da assinatu-ra do contrato para constru-ção da segunda ponte interna-cional sobre o Rio Paraná. As

obras serão executadas pelo De-partamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes(Dnit), órgão vinculado aoMinistério dos Transportes.

Os editais da BR-163 preve-em a contratação de empresapara elaboração de projeto bá-sico, projeto executivo de en-genharia e execução das obrasde adequação de capacidadena rodovia com duplicação.No total, dois editais serãolançados: um para o trecho

Toledo/Marechal CândidoRondon, com 38,90 quilôme-tros de extensão, e outro parao trecho Cascavel/Marmelân-dia (Realeza), com 88,90 qui-lômetros. Juntos, os dois tre-chos beneficiarão os municí-pios de Toledo, Quatro Pon-tes, Marechal Rondon, Casca-vel, Lindoeste, Santa Lúcia,Capitão Leônidas Marques eMarmelândia.

Em Foz do Iguaçu, o con-trato para construção da se-

Assembleiaaprovaaumento do auxílio-transporte e maishora-atividade

A Assembleia Legislativa doParaná aprovou ontem (02) o au-mento do valor do auxílio-trans-porte para funcionários das esco-las estaduais e o pagamento aosprofessores da parcela comple-mentar da hora-atividade. Osprojetos envidados pelo governofazem parte de acordos negociadoscom a categoria.

Com a aprovação dos deputa-dos, a Secretaria de Estado daEducação implantará em agostouma compensação financeira paraos professores pela fração de 3,3%de hora-atividade. Com isso, pelaprimeira vez na história do magis-tério estadual os professores terão,no mínimo, 33,3% de hora-ativi-dade, levando em conta a jornadade regência de classe.

“Hora-atividade e equipara-ção salarial são conquistas históri-cas para os professores do Paranáe fruto de décadas de luta. Tenhomuito orgulho de ter participadodas negociações e dos diálogos quelevaram nosso governo a implan-tar esses avanços em menos dequatro anos”, afirma o governa-dor Beto Richa.

A fração de 3,33% de hora-atividade será efetivada na distri-buição das aulas do ano que vem,o que significará que para cada 13horas na sala de aula os professo-res da rede estadual terão sete ho-ras disponíveis para atividadesque não envolvem interação comaluno, como preparação de aulas,por exemplo.

Hoje os professores já contamcom 30% sobre o tempo de aula (14aulas com alunos e seis sem intera-ção). “Nossa gestão é responsávelpor quase metade da hora-ativida-de dos professores do Paraná. Cer-ca de 13,3% dos 33% do tempo dehora-atividade foram implanta-dos nestes últimos três anos e meio.Ou seja, asseguramos numa únicagestão o que outras levaram até 12anos para implantar”, destacou osecretário de Estado da Educação,Paulo Schmidt.

Outro projeto do governo quefoi aprovado é o auxílio-transpor-te dos funcionários, que passará deR$ 250,48 para R$ 360,74. Oaumento de 44% passa a valer emoutubro próximo e beneficia cercade 19 mil servidores da Educação.

gunda ponte internacional so-bre o Rio Paraná será assinadoao custo de R$ 233,4 milhões.As obras deverão ser iniciadasem fevereiro de 2015 e conclu-ídas em outubro de 2017. Namesma ocasião será lançado oedital de revitalização da Ponteda Amizade, beneficiando omunicípio de Foz do Iguaçu.A partir da emissão da ordemde serviço a empresa contra-tada terá 360 dias para execu-tar a obra.

Indústria paranaense perde espaço nas exportaçõesPela primeira vez em 16 anos,

o Paraná deve fechar o ano ex-portando mais produtos básicosdo que industrializados. A parti-cipação no comércio exterior deitens não manufaturados, comosoja e milho, já bateu a casa dos56% no período de janeiro a maiode 2014 e a tendência é encerraro ano com um desempenho su-perior a 50%. Situação idêntica àenfrentada pelo restante do país.

Se esse movimento se con-cretizar será um retrocesso nadiversificação da pauta para-naense de exportações inicia-da dez anos atrás, quando aparticipação da indústria co-meçou a aumentar. Em 2006,por exemplo, a presença deprodutos básicos foi de ape-nas 29%. De lá para cá, a dis-tância entre um e outro setor

foi diminuindo ano a ano.A perda de mercado da in-

dústria, que já vinha enfrentan-do o câmbio valorizado, é refle-xo da crise argentina e da que-da de exportações do setor au-tomotivo.

Segundo o analista do depar-tamento econômico da Federa-ção das Indústrias do Estado doParaná (Fiep), economista Ro-berto Zürcher, os produtos bási-cos geralmente ganham maiorparticipação no primeiro semes-tre na pauta de exportações porcausa da safra de verão - fatorintensificado neste ano pela an-tecipação de embarques. Mas,com as dificuldades de comérciocom a Argentina, dificilmenteessa conta será revertida até ofim do ano. “Provavelmente te-remos os básicos com mais de

50% das exportações paranaen-ses em 2014”, afirma.

SEM NEGÓCIO

Dados do Ministério do De-senvolvimento, Indústria e Co-mércio Exterior (MDIC) revelamque os problemas no país vizi-nho, que está à beira de umamoratória, afetaram significati-vamente as exportações para-naenses. A queda chega a 20%nos primeiros cinco meses doano, para US$ 561,5 milhões. AArgentina é o segundo maior im-portador de produtos do Paraná,com 8% de participação. A Chinaocupa o primeiro lugar, com28,7%. As importações chinesascresceram 37% no período.

“Para a Argentina estão con-centradas as exportações de au-tomóveis, papel, motores e tra-

tores”, lembra Zürcher. A Ar-gentina influenciou a Renault,maior exportadora de automó-veis do Estado, que viu suasvendas externas no períodocaírem 16,5%, para US$ 285,4milhões. A Volvo registrou de-créscimo de 13,39%, paraUS$ 117 milhões; a Bosch tevequeda de 11,27%, para US$ 69,3milhões; e a CNH Industrial de18,10%, para US$ 53,5 milhões.

O problema de concentrar apauta de exportações em produ-tos básicos é a dependência dospreços internacionais. “O expor-tador não forma o preço do pro-duto, que depende do fluxo deoferta e demanda do mercadointernacional”, diz Zürcher. Tam-bém são produtos de menor va-lor agregado, que precisam deescala para gerar rentabilidade.

Cresce emissão de licenciamentos ambientais no ParanáO Instituto Ambiental do Pa-

raná (IAP) emitiu mais de 25 millicenças, autorizações e dispen-sas de licenciamento ambientalem 2013, um aumento de 21,81%em comparação ao ano anteri-or quanto à emissão de docu-mentos para empreendimentosno Estado.

Em 2011 foram mais de 18 milemissões destes documentos e,em 2012, o número passou de 21mil emissões. Até 30 de junho de

2014, o Instituto já emitiu mais de12 mil licenciamentos.

“Os números mostram que oEstado vem se desenvolvendo,mas sem deixar de se preocuparcom o meio ambiente. Se temosatraído muitos investimentospara o Paraná, não podemos dei-xar de destacar que muito se deveao trabalho ágil para licenciar osnovos empreendimentos”, des-tacou o presidente do IAP, LuizTarcísio Mossato Pinto.

Entre os licenciamentos am-bientais analisados pelo IAPpara grandes empreendimen-tos, desde 2011, está a nova fá-brica da Klabin, em Ortigueira; aCargil, em Castro; a Sumitomo,em Fazenda Rio Grande; ampli-ação da Cattalini, em Parana-guá, entre outros. O Institutotambém atuou no licenciamen-to ambiental de diversas peque-nas centrais hidrelétricas, cen-trais geradoras de energia e usi-

nas hidrelétricas, entre elas aUsina de Mauá, em TelêmacoBorba e Ortigueira, e a UsinaBaixo Iguaçu, em Capanema eCapitão Leônidas Marques.

O IAP também atuou de for-ma ágil e transparente no licen-ciamento ambiental para con-juntos habitacionais. Desde oinício da gestão, em 2011, já fo-ram emitidas mais de mil licen-ças ambientais para a constru-ção de casas em todo o Estado.

54% das cidades do Estado estão impedidas de receber dinheiro federalMais de 3,2 mil municípios

estão impedidos de recebertransferências voluntárias daUnião e de celebrar convênioscom o governo federal. Issoporque eles apresentam algumtipo de pendência junto ao Ca-dastro Único de Convênios(Cauc) mantido pela Secretariado Tesouro Nacional (STN). De

acordo com levantamento daConfederação Nacional de Muni-cípios (CNM), na segunda-feira(30) 58% dos municípios tinhamalgum tipo de impedimento. NoParaná, 216 municípios estão nes-ta situação, ou seja, 54,1% dos 399.Segundo a CNM, 97 das cidadespossuem apenas uma pendên-cia; 57 duas; 28, três; e 24 mais de

três pendências com a STN.A entidade acompanha,

mensalmente, os números doCadastro. Em maio deste ano, ototal de municípios com apon-tamentos era de 4.320. Em ju-nho a quantidade reduziu para3.229. Apesar da diminuição de33%, a CNM destaca que o nú-mero de prefeituras com pro-

blemas ainda é grande.O presidente da Confede-

ração Nacional de Municípios,Paulo Ziulkoski, diz que o Caucacaba sendo um bom termô-metro para mostrar como es-tão os municípios do país di-ante do quadro de crise finan-ceira que vêm enfrentandoao longo dos anos.

Page 8: 07 03 2014

08 | O PRESENTE ESTADO QUINTA-FEIRA, 03 DE JULHO DE 2014

EXPANSÃO INDUSTRIAL

Empresa anuncia investimento de R$ 140 milhões no ParanáLíder mundial na produção de materiais químicos industriais, a norte-americana

Momentive vai implantar nova linha de produtosLíder mundial na produção

de materiais químicos industri-ais, a norte-americana Momen-tive vai investir R$ 140 milhõespara implantação, na sua uni-dade da Cidade Industrial deCuritiba, de uma nova linha deprodutos. Serão fabricados for-maldeído e resina cerâmica.Ontem (02) o governador BetoRicha assinou o protocolo deintenções que inclui a empresano programa Paraná Competi-tivo, do Governo do Estado.

O governador ressaltou a im-portância do investimento daMomentive, como contribuiçãopara o desenvolvimento do Esta-do. “O diálogo, o respeito e a segu-rança jurídica têm sido funda-mentais para que empresas na-cionais e internacionais invistamno Paraná”, afirmou Richa.

Ele disse que essa postura dogoverno estadual e as ações doprograma Paraná Competiti-vo resultam em um ciclo de ex-pansão industrial que é o maiorda história do Estado. “Os in-

Governador Beto Richa assinou ontem (02) o protocolo de intenções com a empresa de produtos químicosindustriais Momentive, visando implantação de uma nova linha na sua unidade em Curitiba

A Momentive possui trêsfábricas no Brasil que, juntas,geram aproximadamente 330empregos. Instalada na CidadeIndustrial de Curitiba desde1976, a empresa opera com tec-nologia de última geração paraprodução de químicos indus-triais, destinados, principal-mente, à industrialização dederivados de madeira.

A nova unidade será cons-

vestimentos industriais no Es-tado apoiados pelo programaParaná Competitivo já passamde R$ 35 bilhões e resultam em180 mil novos empregos. Asempresas estão investindo tam-bém no interior. Cerca de 75%dos investimentos vão para ointerior, garantindo empregose oportunidades para os para-naenses de todas as regiões”,enaltece.

O diretor-presidente daMomentive, Cícero Luiz Ferrei-ra da Silva, elogiou a política deincentivos fiscais do ParanáCompetitivo. “Quando se pen-sa em investir em uma unidadeindustrial é preciso pensar naestabilidade futura. O Paranános oferta isso agora”, disse.

Ele ressaltou, ainda, que aampliação da unidade foi im-pulsionada pelo programa Pa-raná Competitivo. “A intençãoera ampliar os serviços, mas issonão seria possível com a mesmaintensidade e velocidade comoestá acontecendo”, revelou.

truída ao lado da já existente efabricará insumos para empre-sas da construção civil e in-dústrias de móveis (que traba-lham com MDF, MDP, OSB,compensados). A ampliação seinicia em agosto deste ano e oinício da produção está pre-visto para dezembro de 2015.Devem ser produzidos cercade 150 mil toneladas/ano deformaldeído e 300 mil tonela-

das/ano de resina cerâmica,gerando cerca de 20 empregosdiretos e 110 indiretos.

Ferreira da Silva informouque esta é a primeira fase dosinvestimentos previstos noParaná. A expectativa é de queem dois anos a unidade sejaampliada com investimentosde R$ 110 milhões, gerandomais 20 empregos diretos e390 indiretos.

José Gomercindo/ANPr

Page 9: 07 03 2014

O PRESENTE | 09QUINTA-FEIRA, 03 DE JULHO DE 2014 GERAL

MEDIANEIRA

Centro profissionalizante vai qualificar mão de obra na regiãoCursos ofertados serão selecionados a partir de reuniões com a comunidade, considerando opotencial econômico e produtivo e a futura inserção da população no mercado de trabalho

O Centro Estadual de Edu-cação Profissional de Medianei-ra já está se tornando realidadeno Oeste do Paraná. Com uminvestimento de quase R$ 7 mi-lhões, a nova obra trará benefí-cios na área da educação e tam-bém para a qualificação da mãode obra na região. O local é umdos 19 centros profissionali-zantes que estão sendo cons-truídos pelo Governo do Esta-do, em parceria com o Ministé-rio da Educação, dentro dasações do Programa Brasil Pro-fissionalizado.

“Os cursos ofertados serãoselecionados a partir de reu-niões com a comunidade domunicípio e da região, consi-derando o potencial econômi-co e produtivo e a futura in-serção da população no mer-

Centro Estadual de Educação Profissional de Medianeira já está em fase deconstrução e deve ser concluido até o primeiro semestre de 2015

cado de trabalho”, explicou adiretora do Departamento deEducação e Trabalho, da Se-cretaria de Estado da Educa-ção, Fabiana Campos.

A construção do novo cen-tro de educação profissional vaiatender uma antiga demandada região. “O novo centro pre-encherá uma lacuna no ensinotécnico do município, uma vezque o antigo Cefet, que ofereciacursos técnicos no Ensino Mé-dio, é agora a Universidade Tec-nológica do Paraná (UTFPR),que oferta cursos superiores”,disse o prefeito de Medianeira,Ricardo Endrigo.

Ele acrescentou que “ga-nham os setores da indústria,do comércio, de serviços e daagropecuária, com maior valoragregado e fomentando ainda

mais o desenvolvimento do mu-nicípio e da região”.

O Núcleo Regional de Edu-cação de Foz do Iguaçu tambémfaz um levantamento da de-manda para verificar quais se-rão os cursos ofertados. “Esta-mos nos reunindo com setoresempresariais, Agência do Tra-balhador, representantes doPoder Público, professores einstituições públicas para iden-tificar os ramos de atuação quecarecem de profissionais quali-ficados, uma forma de verificaras áreas que serão prioritáriaspara abertura dos cursos técni-cos”, explicou a chefe da regio-nal, Ivone Muller.

O novo centro de educaçãoprofissional terá 6,4 mil metrosquadrados de área construídaem um terreno de quase dez mil

metros quadrados. A obra serácomposta por salas de aula, au-ditório, laboratórios específicose básicos, biblioteca, refeitório,parte administrativa, banheirose quadra poliesportiva coberta.

O novo prédio poderá aten-der até 1,2 mil estudantes nosturnos da manhã, da tarde eda noite. A entrega deveráacontecer até o primeiro se-mestre de 2015.

Começa fundação do novoterminal do aeroporto de Cascavel

Obras de fundação do novo terminal de passageiros do aeroporto de Cascavel já tiveram início: investimento vai dobrar a capacidade de

passageiros, passando de 200 mil/ano para 400 mil

Começaram as obras defundação do novo terminal depassageiros do aeroporto deCascavel. As equipes contra-tadas estão fazendo as arma-ções dos futuros pilares, queserão perfurados na próximasemana. O investimento daobra é de R$ 5 milhões, comrecursos estaduais e federais,e irá dobrar a capacidade depassageiros, passando de 200mil/ano para 400 mil.

“A obra é importante para oParaná, pois Cascavel é um polode comércio. O novo terminal

Jonas Oliveira/ANPr

trará mais turistas à região ecom isso a economia será aque-cida”, afirma o secretário esta-dual de Infraestrutura e Logís-tica, José Richa Filho.

Com o início da fundação,também serão colocados os pi-lares do novo terminal. Ele terá2,5 mil metros quadrados e oprojeto inclui sala de embarquecom capacidade para 150 pas-sageiros sentados, além de umnovo sistema de esteira de ba-gagens, lojas, área de check-in epraça de alimentação, entreoutras melhorias.

Essa é a segunda obra es-truturante da qual o governoestadual participa no aero-porto de Cascavel. O Estadorepassou recursos para am-pliação da pista, que foi inau-gurada em outubro. A obrateve investimento de R$ 8milhões e agora permite que acidade receba qualquer tipode aeronave. “Nossa expecta-tiva é que, com a obra finali-zada, a Agência Nacional deAviação Civil (Anac) aumen-te a categoria do aeroporto”,finaliza Richa Filho.

Divulgação

Page 10: 07 03 2014

Região fica com 20% do crédito à próxima safraValor foi informado ontem (02), na divulgação do Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/15, em Toledo

R$ 550 MILHÕES

10 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 03 DE JULHO DE 2014

O governo federal, por meiodo Ministério do Desenvolvi-mento Agrário (MDA), apresen-tou ontem (02) o Plano Safra daAgricultura Familiar 2014/15.No Paraná, o programa foianunciado por meio de web-confêrencia em 56 pontos doEstado, atingindo cerca de trêsmil lideranças da categoria. EmToledo, o evento de apresenta-ção da próxima edição do crédi-to liberado para agricultura fa-miliar, por meio do ProgramaNacional de Fortalecimento daAgricultura Familiar (Pronaf),aconteceu no Auditório AnuarBattisti, no campus Toledo daPontifícia Universidade Cató-lica do Paraná (PUC-PR). Cercade 20% do total de recursos des-tinados ao Paraná vão ficar naregião de Toledo.

O prefeito Beto Lunitti des-tacou a importância do financi-amento da agricultura e do agro-negócio, atingindo diretamentetoda a região Oeste e o municí-pio de Toledo. “Toledo hoje temR$ 1,6 bilhão no Valor Bruto daProdução Agropecuária (VBP).

Em Toledo, o evento de apresentação da próxima edição do crédito liberado para agricultura familiar aconteceuno campus da PUC-PR: números divulgados são 14,7% maiores que o valor destinado em 2013

Michael Juliano

Este número expressivo foi al-cançado com a presença forte daagricultura familiar. Isso mos-tra que o governo federal está norumo certo ao promover o aces-so ao crédito, para que a produ-ção e a vida dos beneficiadosmelhorem”, comentou.

O presidente do Sindicatodos Trabalhadores Rurais de To-ledo, Delvo Baldin, falou sobre oque representa o Plano Safrapara os produtores da agricul-tura familiar. “Não precisamosvoltar muito no tempo e ver quehá alguns anos não tínhamosnenhuma alternativa para cus-teio e investimento. Hoje nós te-mos a oportunidade de usufruirdeste benefício”, ressaltou.

Em Toledo será investido,por meio do MDA, aproxima-damente R$ 550 milhões. Onúmero foi apresentado pelogerente regional do InstitutoParanaense de Assistência Téc-nica e Extensão Rural (Emater),Ivan Decker Raupp. Segundoele, em 2013 foram destinados àregião R$ 480 milhões. “Nesteano houve o acréscimo de 14,7%

em relação ao que foi repassadono ano passado. O valor repre-senta 20% do total destinado aoParaná”, concluiu.

De acordo com o secretáriode Agricultura, Pecuária e Abas-tecimento, José Augusto de Sou-za, Toledo foi um dos municípi-os da região que mais acessou oPronaf. “Tivemos 94% dos nos-sos produtores buscando os re-cursos e destes, 98% obtiveram

sucesso. Isto representou apro-ximadamente R$ 48 milhões eminvestimentos na agriculturafamiliar no município”, comen-tou. Ele afirmou que o resultadorepresenta a eficiência na gestãodas propriedades rurais. “Com

isso, ganha o produtor, que au-menta e qualifica sua produção,e ganha o município como umtodo, pois amplia o VBP e conse-quentemente o retorno de recur-sos que vão atender todos os to-ledanos”, finalizou.

Começa o recadastramento do cartão SUS em Rondon

Culto de Ação de Graças integranovamente a programação de

aniversário do municípioJá está se tornando uma tra-

dição durante os festejos de ani-versário do município realizar umCulto de Ação de Graças envol-vendo a participação de váriasdenominações religiosas. Trata-se de um momento de gratidão,por tudo o que Deus realizou parao município e para os munícipes.O evento acontecerá no dia 25 dejulho, no Parque de Exposiçõesrondonense, integrando a pro-gramação da Expo Rondon 2014,que acontecerá de 24 a 27 dejulho e marcará o 54º aniversáriodo município.

Conforme o coordenador doevento, pastor Alfredo Bischoff,da Congregação Evangélica Lu-terana Alvorada, a expectativanovamente é bastante grande.“O culto é preparado para todos

os rondonenses, por isso espera-mos a participação de centenasde pessoas. É um momento paraagradecermos todas as bênçãosrecebidas. Temos muito a agra-decer a Deus, por este maravi-lhoso município. Várias atraçõesirão compor a programação, mascreio que o mais especial é aunião de todas as denominaçõesreligiosas. Também formaremosum grande coral, que já tem con-firmado mais de 100 vozes. Alémdisso, haverá a participação degrupos musicais e outras apre-sentações. Será novamente ummomento muito especial”, apon-ta o pastor.

A programação da Expo Rondon2014 e mais informações podem seracessadas no site oficial do eventowww.exporo-ndonmcr.com.br.

A Secretaria de Saúde de Ma-rechal Cândido Rondon iniciouna terça-feira (1º) o recadastra-mento do cartão SUS. Já no pri-meiro dia foram confecciona-dos 233 novos documentos.

O cartão SUS passa por umprocesso de atualização, comnovo padrão, estabelecido pelogoverno federal. O porte é obri-gatório para qualquer pacienteque necessite dos serviços pú-blicos de saúde, desde um exa-me a uma internação, em qual-quer uma das unidades espa-lhadas pelo território nacional.

Em Marechal CândidoRondon, inicialmente, a Secre-taria Municipal de Saúde está

Somente no primeiro dia de recadastramento foram emitidos 233 novos cartões SUS

realizando no cadastro no sa-guão da prefeitura. É impor-tante que pessoas antes debuscar o serviço, verifiquemse estão de posse de todos osdocumentos exigidos, a fim deevitar transtornos.

Os documentos exigidos sãoo cartão SUS antigo, documen-to de identidade, CPF, no casode menores certidão de nasci-mento e documentos dos pais, eo mais importante para todos,comprovante de endereço.

Conforme a secretária deSaúde, Elveni Capitani Turmi-na (Mari), o comprovante deendereço deve estar no nomeda pessoa. Não tendo imóvel,

deverá apresentar o contratode aluguel. Filhos maiores queresidem com os pais tambémdevem comprovar residência.Mais informações podem serobtidas diretamente no saguãoda prefeitura, onde é realizadoo recadastramento.

Como o recadastramentoserá feito por tempo indetermi-nado não é necessário que a po-pulação o faça logo nas primei-ras semanas, gerando grandesfilas. Inicialmente está sendo pri-orizado o atendimento para ido-sos, gestantes e pessoas comdeficiência. O atendimento acon-tece em horário normal de aten-dimento da prefeitura.

Ademir Herrmann

Ademir Herrmann

Coordenador doevento, pastor

Alfredo Bischoff:“Desde já

convidamos atodos para

participaremdeste momentopara agradecer

as bênçãosrecebidas”

Page 11: 07 03 2014

O PRESENTE | 11GERALQUINTA-FEIRA, 03 DE JULHO DE 2014

Juce reassume prefeitura após 30 dias de fériasNo período, prefeito manteve agenda de visitas e trabalhos de aproximação com diversos setores

da administração municipal a fim de identificar pontos que precisam ser melhorados

SANTA HELENA

Jucerlei Sotoriva reassumiu o cargo de prefeito após 30 dias de fériasem solenidade realizada ontem (02), no paço municipal

Divulgação

Jucerlei Sotoriva (Juce)reassumiu ontem (02) a Pre-feitura de Santa Helena, após30 dias de férias, em cerimôniarealizada no paço municipal,a qual contou com a presençade servidores do Poder Execu-tivo e do Legislativo, presi-dentes de partidos, secretári-os, vereadores, autoridadespoliciais e a comunidade deuma maneira geral.

Conforme o vice-prefeitoMargon Strassburger, queficou à frente do Executivono lugar de Juce, neste perío-do foi dada continuidade aostrabalhos que estavam emdesenvolvimento, como par-te integrante do Plano deGoverno do município. Se-gundo Strassburger, prefeitoe vice-prefeito continuam aadministração lado a lado comos organismos representati-vos e com a população.

O prefeito, por sua vez,

frisou que as ações continu-am para alavancar projetosem prol do desenvolvimentode Santa Helena, em conso-nância com o Programa Ges-tão Compartilhada, instru-mento aberto ao envolvimen-to da população com a admi-nistração do município.

No período de 30 dias, Jucemanteve uma agenda de visi-tas e trabalhos de aproxima-ção com diversos setores daadministração municipal nointuito de identificar pontosque precisam ser melhorados etambém aprofundar os conhe-cimentos sobre os serviços queestão sendo prestados.

Na solenidade, ele tambémdestacou o empenho de Stras-sburger na gestão municipalno período de um ano e meiode governo e enalteceu a im-portância do quadro de servi-dores para a obtenção de re-sultados satisfatórios.

Mercedes recebe recurso do governo estadual

O Governo do Paraná li-berou na terça-feira (1º)R$ 8,5 milhões para obras deconstrução, reforma e am-pliação de mais 195 Unida-des de Saúde da Família. Omunicípio de Mercedes foicontemplado, recebendo20% do valor total do in-vestimento. O restante dorecurso será liberado pos-teriormente. Ao todo, serárepassado ao município ovalor de R$ 656.443,56. Osvalores são transferidos di-retamente do Fundo Estadu-

al da Saúde para o FundoMunicipal de Saúde.

O projeto de reforma, am-pliação e regularização doedifício do Centro de Saúdena sede do município visamelhorar o acesso da popu-lação aos serviços oferecidospela Secretaria de Saúde.Conforme a chefe da pasta,Arlete Martins, o espaçoexistente é de 463,62 metrosquadrados e com as adequa-ções passará a funcionar em797,46 metros quadrados.“As obras já iniciaram e num

futuro próximo toda a po-pulação será beneficiadacom esta ação”, comenta.

De acordo com a secretá-ria, o cancelamento do con-trato existente entre o Cisco-par e o Hospital Bom Jesusnos atendimentos de urgên-cia e emergência responsabi-liza cada vez mais os municí-pios a se comprometerem noatendimento aos pacientesdentro do próprio municí-pio. “A ampliação vai comcerteza nos ajudar muito nes-te atendimento”, ressalta.

Divulgação

A Igreja Evangélica Congre-gacional do Brasil (IECB), comu-nidade de Marechal CândidoRondon, realiza domingo (06) acelebração de Ação de Graças.Será abordado o tema “Volteipara Agradecer”, cuja progra-mação contará com dois cultos,um às 09h30 e o outro às 19 horas.

Ao meio-dia será servido al-moço à base de churrasco, nosalão social da comunidade. Fi-chas para estão sendo vendidas

Enfermeira Kátia Loffi, prefeita Cleci Loffi, secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto,e a secretária de Saúde, Arlete Martins, após o município ser contemplado com recursos

Igreja Congregacional terácelebração de Ação de Graças

antecipadamente ao valor de R$ 18(adulto) e R$ 9 (infantil), devendoser reservadas até amanhã (04).No dia as fichas custarão R$ 20 eR$ 10. A comunidade rondonenseestá convidada a participar.

Mais informações podem serobtidas pelo telefone (45) 3254-7404, na secretaria da Igreja,com o pastor Dorival Seidel, pelotelefone 9133-3974, ou pela pá-gina www.facebook.com/iecb-marechalcrondon.

Page 12: 07 03 2014

12 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 03 DE JULHO DE 2014

Programa Família Acolhedora é implantado em Pato BragadoIniciativa consiste no amparo provisório de crianças e adolescentes em situação de risco.

Interessados podem se inscrever no Centro de Referência de Assistência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Secretaria de Assistên-cia Social de Pato Bragado,por intermédio do Centrode Referência de AssistênciaSocial (Cras), realiza até ofim de julho o cadastramen-to das pessoas interessadasem ingressar no ProgramaFamília Acolhedora, desti-nado ao amparo provisóriode crianças, adolescentes ouirmãos em situação de riscopessoal e social.

Pelo programa, as famíliascadastradas promovem o aco-lhimento por um período tem-porário aos jovens, dando-lhes acolhida, amparo, acei-tação, amor e a possibilidadede convivência familiar e co-munitária, autorizado por ter-

Secretária de Assistência Social, Maidi Rieger: “Família acolhedorarepresenta a possibilidade de continuidade da convivência familiar

em ambiente sadio à criança ou ao adolescente”

mo de guarda provisória, ex-pedido pelo Poder Judiciário.

De acordo com a secretáriade Assistência Social, primei-ra-dama Maidi Rieger, a famí-lia acolhedora representa apossibilidade de continuida-de da convivência familiar emambiente sadio para a criançaou adolescente. Ela declaraque as famílias acolhedoras,independente da situação so-cial, têm garantia do recebi-mento de subsídio por crian-ça ou adolescente, que, con-forme o período de perma-nência, será em gêneros ali-mentícios ou financeiro. “Ovalor financeiro será de umsalário-mínimo por criançaacolhida”, frisa.

A família acolhedora assumeo papel de parceira no atendi-mento e na preparação para oretorno à família biológica ousubstituta.

PRÉ-REQUISITOSOs pré-requisitos são: ter

21 anos de idade ou mais;residir no município há pelomenos dois anos; não pos-suir antecedentes criminais;não apresentar problemas psi-quiátricos ou dependência psi-coativa; demonstrar habilida-de de tempo e interesse emoferecer proteção e amor àscrianças e adolescentes; e nãopossuir inscrição no cadastrode adoção do juízo da Infân-cia e Juventude.

Marili Besso

Cmeis de Santa Helenaterão atendimento normal

no período de fériasDe 30 de junho a 13 de

julho, o atendimento nosCentros de Educação Infan-til (Cmeis) de Santa Helenaserá normal. De acordo coma secretária de Educação, Cul-tura e Esportes, Roseli Marti-nelli, desde a primeira reu-nião realizada no início de2014, com os diretores doscentros, ficou definido quenesse período os Cmeis aten-deriam em horário normal,das 07h15 às 18 horas. “Ospais não estarão de férias, porisso, o atendimento será nor-mal, sem nenhuma alteração.

Apenas na sexta-feira (04),em função do jogo do Brasil,as crianças serão liberadas às16 horas”, informa.

Segundo Roseli, nas fériasacontece a diminuição de apro-ximadamente 30% das crian-ças que frequentam os cen-tros, pois algumas famíliaspossuem condições de ficarperto dos filhos neste período.“Isso é aconselhável, pois ascrianças precisam desse conta-to familiar, mas os pais queestão trabalhando, terão oatendimento normal dos cen-tros, sem alteração”, finaliza.

Nas férias acontece a diminuição de aproximadamente 30% dascrianças que frequentam os centros, pois algumas famíliaspossuem condições de ficar perto dos filhos neste período

Divulgação

Três secretarias de Toledo atenderão em novo espaçoPara atender novas de-

mandas administrativas eacompanhar o desenvolvi-mento socioeconômico e po-pulacional de Toledo, algu-mas secretarias municipais,em breve, passarão a atenderem novo endereço. As secre-tarias de Habitação e Urba-nismo, Meio Ambiente e De-senvolvimento Econômico eTecnológico, de Inovação eTurismo mudarão suas ins-talações para a Rua Pirati-ni, 2228, no centro. Nos pró-ximos dias toda a infraes-trutura estará adequadapara as mudanças.

Segundo o secretário deAdministração, AmauriLinke, um novo espaço paraestas secretarias era necessá-rio. “O prédio da prefeituraprecisa de adequações, doponto de vista da segurança,tanto para os servidores,quanto para os munícipes. Eleestá pequeno e temos a neces-sidade de reorganizar os es-paços e melhorar o ambientede trabalho. Hoje não conse-guimos mexer em uma salaaqui. O município cresce e épreciso fazer essas adequa-ções. Já a Secretaria de MeioAmbiente está em lugar ina-dequado e vamos corrigirisso”, frisou.

O secretário de Desenvol-

vimento Econômico e Tec-nológico, de Inovação e Tu-rismo, Edemar Rockenbach,vê com bons olhos a mudan-ça. “Nós vamos ter tranqui-lidade para atender, será per-to do empresariado, até asvagas para estacionamentosão mais disponíveis naque-la região. Vamos reordenaras demandas, pois no con-texto estrutural da prefeitu-ra, teríamos que construirum prédio de uns oito anda-res para atender toda a de-manda administrativa domunicípio”, comentou.

MEIO AMBIENTEConforme o secretário de

Meio Ambiente, Leoclides Bi-sognin, neste ano a pastaassumirá o licenciamentoambiental do município, ouseja, ficará responsável ememitir as licenças ambientaisque hoje são emitidas peloInstituto Ambiental do Pa-raná (IAP). “Com isso a de-manda de serviço irá aumen-tar consideravelmente. Porisso precisamos de um localadequado para os servidorese para receber a população.Depois de muitos anos final-mente essa mudança se tor-na uma realidade para a Se-cretaria de Meio Ambiente”,frisa Bisognin.

ESPAÇOSNa nova estrutura rece-

berá melhorias na parte detelefonia, internet e outrasferramentas, a fim de tornara prestação de serviços à co-munidade mais eficientes eeficazes. O aluguel mensaldo prédio da Rua Piratini,2228, é de R$ 6 mil. São524,90 metros quadrados deárea construída.

A Secretaria de Habitaçãoe Urbanismo fez o projeto deocupação do espaço, confor-me a solicitação e demanda decada secretaria.

Como a Secretaria de Ha-bitação e Urbanismo terá omaior fluxo de atendimentoao público, ocupará o espaçotérreo e sua parte operacionalficará nos fundos do prédio,onde será instalado o almo-xarifado para guardar as fer-ramentas. Já as secretarias deDesenvolvimento Econômicoe Meio Ambiente ficarão como piso superior.

Conforme o diretor de Pa-trimônio, Noel Augusto daSilva, o Paço Municipal Alci-des Donin receberá algumasintervenções imediatas naparte do subsolo. Será provi-denciada a abertura de umaporta de emergência e algunssetores serão reorganizadospara esse espaço.

Page 13: 07 03 2014

ÁRIES: Momento emque você deve estarmais atento aos seusprocessos internos e a

situações que envolvem a família.

TOURO: A fase é muitoimportante para vocêentender como está sedando sua relação com

pessoas próximas. É preciso aco-lhimento.

GÊMEOS: Momentoimportante em relaçãoàs demandas domés-t i cas e fami l ia res .

Você terá mais clareza acercade reavaliações.

CÂNCER: Dia que opor-tuniza o aperfeiçoa-mento de conhecimen-tos e de contatos. Desa-

fio de aprimorar a fala e a escrita.

LEÃO: Procure agir commaturidade em relaçãoàs finanças e seus recur-sos. A fase atual é de

finalização de um ciclo.

VIRGEM: Aja com coe-rência visando o apri-moramento e a melho-ria. Este é um momen-

to muito importante para ideias eprojetos.

LIBRA: Conclua tarefasassociadas ao trabalhoe aos seus projetos maisimportantes. Foco no que

está ocorrendo nos bastidores.

ESCORPIÃO: Dia comcapacidade de análiseprofunda das situações.Momento de sanar. Você

poderá receber o apoio de amigos.

SAGITÁRIO: O foco estávoltado ao trabalho e àsfinanças. Bom potenci-al de realização. Perío-

do para transformar seus talentos.

CAPRICÓRNIO: Hámuito a aprender comas pessoas. O momen-to atual enfatiza as

relações. Entenda o que estavareprimido.

AQUÁRIO: Compre-enda os componen-tes emocionais liga-dos ao bem-estar e a

saúde. As demandas familiaresestão em voga.

PEIXES: É um períodopropício para gestaçãoe expressão de projetoscriativos. Foque naqui-

lo que você faz com o coração.

BOLO DE BANANACARAMELIZADO

Modo de preparo:Bata as claras em neve e separe. Em outra travessa, bata osovos com a margarina e o açúcar. Acrescente a farinha, o leite,o sal e o fermento. Por último, após terminar de bater a massa,misture as claras em neve. Coloque na forma caramelizada comas bananas fatiadas. Leve em forno médio, preaquecido, por 30minutos. Para a cobertura, caramelize uma xícara de açúcarem uma forma. Logo após, fatie de quatro a cinco bananas e ascoloque sobre o açúcar caramelizado.

Ingredientes3 ovos3 colheres (sopa) de margarina1 xícara e 1/2 de açúcar1 pitada de sal1 xícara de leite

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

QUINTA-FEIRA, 03 DE JULHO DE 2014 VARIEDADES O PRESENTE | 13

NOME COMPRIDOUm bravo indiozinho, filho do chefe Grande Cabeça

Negra, aproximou-se do pai numa manhã de radioso sol eperguntou-lhe:

- Meu pai, por que os nomes dos índios são tão compri-dos, e não são como os dos caras-pálidas que se chamamJosé, Mané ou João?

- Meu filho, os nossos nomes são um símbolo da belezanatural de tudo o que acontece e representam a riqueza danossa cultura na sua forma de expressão.

- Como assim?- Por exemplo, a tua irmã chama-se Lua Cheia no Grande

Lago porque foi feita numa noite em que eu e a tua mãeandávamos a passear à beira dele numa noite de luar, nosabraçamos, beijamos e o amor gerou a vida dela.

- Humm...- Olha, o teu irmão chama-se Grande Corcel das Prada-

rias Imensas porque um dia vinha com a tua mãe a regressarà aldeia pela pradaria, fora estava muito sol, resolvemosdescansar, abraçamo-nos, beijamo-nos e ele foi gerado.

- Ah!- O que tu queres saber mais, meu pequeno Camisinha

Furada Vinda da China?

2 xícaras de farinha de trigo1 colher (sopa) rasa de fer-mentoCobertura:1 xícara de açúcar4 a 5 bananas

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

QUINTA-FEIRA (03)*

Jonas agradece a Epaminondas pelotransporte dos amigos de Alfredo a seuenterro. Pituca e Serelepe visitam Tuim.Gina não gosta de saber que Viramundopassará a acompanhar Pedro no traba-lho. Viramundo garante a Pedro que trataGina como irmã. Padre Santo fica admi-rado com a gentileza de Epaminondasque lhe oferece um carro com motorista.Viramundo termina o namoro com Milita.

MEU PEDACINHO DE CHÃOJonas confirma a veracidade de sua

doença durante a coletiva. Ernesto fazas pazes com Bóris, sem saber doplano para sabotá-lo. Jonas lê a maté-ria de Verônica. Lara confessa a Susa-na que não consegue ficar sozinha comShin. Danilo conta para Gláucia queVerônica e Jonas têm um caso. Danusaentrega o primeiro protótipo do Bro paraJonas. Matias fica inseguro em seuprimeiro dia na Marra Brasil. Verônicasofre com o desprezo de Jonas, que ésurpreendido por Gláucia.

EM FAMÍLIAA cirurgia de Virgílio é um sucesso e

ele pede que Nando mantenha segredo.Felipe implica com Cadu por ele estardividido entre Silvia e Verônica. Luizaconta para Alice que Laerte criou confu-são na loja porque queria a aliança maischamativa. Guiomar se emociona ao sa-ber que será madrinha de Arthur. Silvia eVerônica disputam para ver quem faz oprograma mais divertido com Ivan. Laertediz a Luiza que gostou da igreja quevisitaram juntos e que gostaria de secasar lá. Helena fica surpresa ao ver queVirgílio tirou a cicatriz.

GERAÇÃO BRASIL○

DOCUMENTO DA BESTAUm português decidiu comprar um carro novo com capacidade

para mais de sete pessoas. Foi até a loja e escolheu uma Besta,sem nem ver o nome do carro, apenas porque era o modelo maisnovo e bonito.

Passados alguns dias, decide sair para passear com a esposae exibir o carro novo. Fazia a maior festa, buzinava, mexia com opovo na rua e etc, até que foi parado em uma blitz policial. Oguarda, então, pergunta:

- Cadê o documento da besta?O português responde:- Está aqui, e lhe entrega a identidade.O guarda, então, diz:- O senhor se enganou, eu quero o documento da perua.O português olha para sua mulher e diz:- Ele quer o seu documento também!

Page 14: 07 03 2014

14 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 03 DE JULHO DE 2014

MARECHAL RONDON

Posse conjunta marca troca de diretorias dos Rotarys

Município contaatualmente com quatroclubes de Rotary, alémde Associação deSenhoras de Rotarianos,Rotaract, Interacte Rotakids

METASAlém dos projetos individuais

de cada clube, os novos dirigentesda família rotária de Marechal Cân-dido Rondon pretendem desenvol-ver várias ações conjuntas, a fimde fortalecer ainda mais o entrosa-mento das entidades locais.

Entre estas ações estão o ser-viço no Restaurante Alemão du-rante a festa do município, a rea-lização do Baile das Mães, o apoiopermanente à Apae, odesenvolvimento daPáscoa Solidária e doDia das Crianças Soli-dário, a realização deencontros festivospara promoção docompanheirismo, acomemoração dos 110anos do Rotary Inter-national, a promoçãoda imagem pública deRotary e o desenvol-vimento do projeto deuma escola de músicaitinerante buscando um parceirointernacional e recursos da Fun-dação Rotária.

Também serão feitos esforçosno sentido de criar mais um clubede Rotary na microrregião, bemcomo a arrecadação de recursosem favor da Fundação Rotária parafomentar projetos humanitárioscomo a erradicação da poliomieliteno mundo, a participação no pro-grama de Intercâmbio de Jovens,entre outras ações.

O QUE É O ROTARYO Rotary é um clube de pro-

Jadir Zimmermann

Lideranças que assumem hoje (03) a presidência dos seus clubes: Rafael Schroder (RC Guarani), Eliane Goulart (Rotaract), Giovana Speck Toebe (ASR), Murilo Saabka (Interact),Jorge Eckert (RC Beira Lago), Adelir Kempfer (RC 25 de Julho), Isabela Feiten Gonçalves (Rotakids) e Affonso Celso Gonçalves Júnior (RC Marechal)

Em evento solene marcado para as 20 horas de hoje (03), no Clube Aliança,

acontece a troca de diretorias dosclubes que integram a família ro-tária de Marechal Cândido Ron-don. O evento vai reunir mem-bros dos clubes, autoridades, pro-fissionais da imprensa e convida-dos de outras entidades, além deintegrantes de Rotary clubes decidades vizinhas.

Com 45 anos de história nomunicípio, atualmente a famíliarotária de Marechal Rondon é com-posta por quatro clubes de Rotary,Associação de Senhoras de Rotari-anos, Rotaract, Interact e Rotakids,que, juntos, reúnem aproximada-mente 260 associados.

OS CLUBESO Rotary Club de Marechal Cân-

dido Rondon é o mais antigo, fun-dado em 1969 e atualmente com-posto por 45 associados. AffonsoCelso Gonçalves Júnior assume apresidência sucedendo Guilhermevon Borstel.

O Rotary Club Beira Lago,fundado em 1991, é composto atu-almente por 44 associados. As-sume a presidência o rotariano

Elimar Jorge Eckert em substitui-ção a José Lima.

No Rotary Club Guarani, DaviZimmermann passa a presidênciapara Rafael Alexandre Schroder.O clube, fundado em 2007, contaatualmente com um quadro as-sociativo de 36 rotarianos.

O mais recente dos clubes deRotary do município é o 25 deJulho, fundado em 2010, contan-do atualmente com 26 associa-dos. A presidência passará deMarco Antonio Priesnitz paraAdelir Kempfer.

A Associação de Senhoras deRotarianos (ASR), como o pró-prio nome já diz, é a entidade quereúne esposas de associados dosclubes de Rotary. Ela foi fundadaem 1970 e atualmente conta com28 integrantes. Edileusa Seidelpassará a presidência para Giova-na Patrícia Speck Toebe.

O Rotaract reúne jovens de 18 a30 anos de idade. Ele foi fundadono município em 1987 e conta com28 associados. Altieres Martinazzopassa a presidência para a jovemEliane Borges Goulart.

O Interact reúne jovens e ado-lescentes de 12 a 18 anos. Foi criadoem 1992 e é composto por 43 as-sociados. A presidência passará deKazuya Endo para Murilo AndréRoesler Saabka.

O Rotakids é o caçula da famíliarotária rondonense. Foi criado emmaio deste ano e reúne crianças decinco a 11 anos de idade. Tomaposse no evento de hoje a suaprimeira diretoria, tendo à frente apequena Isabela Feiten Gonçalves.

fissionais que congrega líderesdas comunidades em que vivemou atuam, fomentando um ele-vado padrão de ética, ajudandoa estabelecer a paz e a boa von-tade no mundo, e que prestamserviços voluntários em favor dasociedade. Ele foi fundado porPaul Harris, em Chicago, Esta-dos Unidos, em 23 de fevereiro de1905 e tem hoje representação em219 países, congregando mais de

1,2 milhão de associa-dos, distribuídos em532 distritos.

A cada novo anorotário, novas lideran-ças assumem os clu-bes de Rotary, os dis-tritos e também o Ro-tary International. Oano rotário compre-ende ao período de 1ºde julho a 30 de junhodo ano posterior.

Em nível mundial apresidência do Rotary

International no ano rotário 2014/2015 é de Gary Huang, o primeiropresidente chinês da organização.O Distrito 4640, ao qual perten-cem os clubes de Marechal Cândi-do Rondon, tem como governa-dor o rotariano Celso Fracaro, deGuarapuava.

A rondonense Eli Hofer é agovernadora assistente para aÁrea 1 no Distrito 4640, que com-preende aos clubes de MarechalRondon, Assis Chateaubriand,Palotina, Terra Roxa e Guaíra.

O lema do ano rotário 2014/2015 é “Faça o Rotary Brilhar”.

Além dos projetosindividuais de cada

clube, os novosdirigentes da

família rotária deMarechal Cândido

Rondonpretendem

desenvolver váriasações conjuntas

Page 15: 07 03 2014

O PRESENTE | 15QUINTA-FEIRA, 03 DE JULHO DE 2014 GERAL

MARECHAL RONDON

Reunião com taxistas visa otimizar serviços prestadosAtualmente dez taxistas têm permissão para prestar atendimento em cinco pontos em Marechal Rondon. Entretanto,serviço não é prestado no período noturno, o que gera transtornos principalmente para quem chega na rodoviária

Encontro promovido ontem(02), no auditório da prefeitura,organizado pela Secretaria Es-pecial de Coordenação de Pro-gramas em Segurança e Trânsi-to, com o apoio do Setor de Fisca-lização da Secretaria de Fazen-da, serviu para otimizar os ser-viços prestados por taxistas emMarechal Cândido Rondon, es-pecialmente no que diz respeitoaos horários de atendimento.

O município conta hoje comdez veículos credenciados paraprestar os serviços, em cincopontos diferentes, sendo eles narodoviária municipal, nas ruasTiradentes, Santa Catarina,Avenida Maripá e no distritoturístico de Porto Mendes.

Conforme o secretário Jos-soé Hahn Pinto, a lei que re-gulamenta o serviço de táxino município data de 1973.De lá para cá já se passarammais de 40 anos e houve mui-tas mudanças na realidade domunicípio, por isso havia anecessidade de algumas ade-quações nesta área. “Ouvi-mos sugestões dos usuários edos permissionários e chega-

mos a um consenso das mu-danças que devem ser reali-zadas. Queremos otimizar osserviços que estão sendo pres-tados, por isso chamamos ostaxistas para esta reunião”,destaca Jossoé.

Dentre as ações pontuaisque devem ser resolvidas, umadelas é quanto aos horários deatendimento. Atualmente oserviço não é prestado à noite,o que gera transtornos, especi-almente para as pessoas quechegam na rodoviária neste pe-ríodo. “Este foi um dos pontosabordados e que deverá ser re-volvido. Também tratou-se so-bre os pontos de táxi, onde ob-servou-se a necessidade demais veículos na rodoviária.Para resolver isso será feitoum rodízio nos demais pon-tos e priorizado o ponto commaior necessidade”, aponta osecretário.

TÁXISCLANDESTINOS

Outro aspecto abordado foiquanto a possíveis serviços detáxis clandestinos no municí-

pio, ou seja, que não possuempermissão junto aos órgãoscompetentes, especialmente nosetor de alvará da prefeitura.Jossoé observa que os usuáriosdevem tomar cuidado, pois,além de estarem utilizando umveículo que não passou peladevida fiscalização, podendo,

portanto, estar descumprindoas normas de segurança, tam-bém estarão incentivando osveículos clandestinos. “É im-portante que os passageiros ob-servem se o motorista possuicrachá de identificação, se oveículo possui a identificaçãodo município com o número do

táxi e da frota. Somente confir-mando estes dados é indicadoque o veículo seja utilizado”,acrescenta.

Os telefones dos taxistascredenciados estão disponí-veis no site do município(www.mcr.pr.gov.br), no item“Telefones Úteis”.

Encontro foi realizado ontem (02), na prefeitura, entre taxistas e lideranças municipais

Ademir Herrmann

Page 16: 07 03 2014

O Corpo de Bombeiros é a instituiçãomais bem avaliada pelos brasilei-

ros. Em Marechal Cândido Rondon, a cor-poração é também uma das entidades

mais atuantes no atendimento a ur-gências e emergências, tendo ca-ráter fundamental no salvamen-to de vidas. Desde que o Corpo deBombeiros da Polícia Militar foicriado no município, em 13 demaio de 2011, até ontem (02), nascomemorações do Dia Nacionaldo Corpo de Bombeiros, foram re-alizados 3.783 atendimentos aocorrências, média de 3,3 por dia.Resgate de pessoas em situações derisco, mortes, combate a incêndios,atendimento a pacientes com pro-

blemas clínicos e socorro a vítimasde acidentes de trânsito, situação queresponde por quase a metade dos aten-dimentos (leia box).

Ajudar. Assim descreve o me-lhor da profissão o soldado PauloCésar Cordoba, que está na unidadedesde sua implantação, em 2011 (leia

box). “Conseguir ajudar alguém que estáem uma situação difícil é muito gratifi-cante. É o melhor da nossa profissão”,conta Cordoba. O subcomandante daunidade rondonense, aspirante LucasSchlogl, emenda: “Quando terminamoso trabalho e tudo dá certo, é uma sensa-ção de dever cumprido”.

E muita vítima já foi atendida e ajudadapelos bombeiros em Marechal Rondon.Desde a implantação do Bombeiro Militarem 2006, foram atendidas 3.312 vítimas deacidentes, quedas, tentativas de suicídio,soterramentos, ataques de animais, alaga-mentos... “Nosso trabalho nunca é igual.Toda ocorrência é diferente, por isso temosque estar preparados para qualquer situ-ação”, conta Cordoba, ratificado por seus17 anos de experiência. “Já peguei 12 ocor-rências em um dia. Você está apagando umincêndio, meia hora depois está tirandouma vítima de acidente de dentro de umcarro e minutos mais tarde você está aten-dendo um idoso que sofreu uma queda”,exemplifica o soldado.

Toda essa disponibilidade em ajudar,

seja em qual for a situação, traz o que osoldado e o aspirante entendem ser oque move o bombeiro, que é o reconheci-mento da população. Durante a reporta-gem, na tarde de ontem, uma bandeja desalgados chega à porta do quartel. Umagradecimento pelos serviços presta-dos e votos de sucesso de uma panifica-dora local. “Você está vendo aí”, disseo soldado Cordoba. “O reconhecimen-to da sociedade pelo nosso trabalhoé muito bom. Sempre tem alguémligando para agradecer, oferecen-do algo”, diz.

Como em qualquer profis-são, os bombeiros também pas-sam por dificuldades, mascomo poucos profissionais, nãoesmorecem. “Nem todos com-preendem ou cooperam. Umavez, aqui em Rondon, um bom-beiro foi agredido enquanto apa-gava um incêndio”, lembra Cordoba.“Mesmo ferido na cabeça, ele conti-nuou apagando o fogo. Isso porquenosso dever é ajudar”.

Page 17: 07 03 2014

Desde que foi implantadoem 13 de maio de 2011 atéontem (02), o Corpo de Bom-beiros da Polícia Militar jáatendeu 3.783 ocorrências.Dessas, 1.657 (43,7%) foramatendimentos a vítimas deacidentes de trânsito. Os da-dos são do Sistema de Regis-tro e Estatística de Ocorrên-cias, do Corpo de Bombeirosdo Paraná. Nesse período depouco mais de três anos, a ins-tituição rondonense foi acio-nada 478 vezes somente paraatender acidentes entre car-ros e motos e outras 238 vezespara atender motociclistas quesofreram queda. Acidentes en-volvendo motos geralmenteveem acompanhados de víti-mas, potencialmente em es-tados mais graves.

Os acidentes de trânsitosão responsáveis pela maiorquantidade de vítimas feri-das e aproximadamente a ter-ça parte das vítimas fatais nasocorrências. Dos 3.312 feridosde maio de 2011 até ontem

O município passou a contar com os serviços do Corpo deBombeiros em 19 de julho de 2006, há oito anos, por meio doBombeiro Comunitário. Inicialmente sob a supervisão doentão cabo Jairo Kaiser (hoje sargento da ativa), dez agentesde Defesa Civil, contratados pela prefeitura, iniciaram ostrabalhos. Antes disso, os serviços vinham sendo prestadossomente por funcionários do próprio município, com umveículo de combate a incêndio adquirido pelo Poder Público.

Em 13 de maio de 2011, Marechal Cândido Rondonpassou a ser a sede do 3º Subgrupamento de Bombeiros,pertencente ao 4º Grupamento, de Cascavel, sob o coman-do do capitão Rafael Tavares. “Em 2011, começamos comoito militares e 14 agentes da Defesa Civil, contratados por

dois anos, além de uma ambulância e um caminhão decombate a incêndio. Os agentes foram um reforço e

tanto para mantermos a unidade”, lembra o soldadoPaulo César Cordoba.

Atuando em seis municípios - Guaíra, Mare-chal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, NovaSanta Rosa, Pato Bragado, Quatro Pontes, Palo-tina e Terra Roxa - passou a ser exclusivamentemilitar em 17 de junho do mês passado, com o fimdo convênio com a administração municipal. “Hojecontamos com 19 militares, mas a previsão é deque no mês de agosto cheguem outros oito”,destaca o subcomandante.

Neste ano a corporação ganhou o Setor dePrevenção e Vistoria, que está localizado den-tro do Parque de Exposições, em outra parceria

com a administração do município, que cedeu oespaço. “Antes, os serviços prestados para esse

tipo de atendimento eram encaminhados somenteno Corpo de Bombeiros de Toledo”, pontua.

Os próximos avanços devem ser, além da incor-poração de novos soldados, a chegada de um novo

caminhão de combate a incêndios e a ampliação doatual quartel. A prefeitura já sinalizou a doação do terreno

ao lado para ampliar a estrutura atual existente. “Com oterreno, podemos crescer. Temos essa possibilidade”,garante Cordoba.

atendidos pelos bombeiros,2.027 foram vítimas do trân-sito. Isso representa poucomais de 61%. Dos 79 casos deóbito registrados no período,23, ou cerca de 30%, estão li-gados a meio de transportes.

OUTRASOCORRÊNCIAS

O atendimento pré-hospi-talar, que recentemente foi di-vidido com o Serviço de Aten-dimento Móvel de Urgência(Samu), também é uma rotinapara os bombeiros. Desde suaimplantação, foram 1.320 so-corros a esse tipo de vítimas.Entre as principais ocorrênciasestão problemas clínicos,como AVC e mal súbito (448ocorrências), queda de mes-mo nível (430), agressões (127)e queda de plano elevado (117).

O combate a incêndios, con-siderada atividade primária doCorpo de Bombeiros, represen-ta 372 ocorrências. Foram com-batidos 226 incêndios ambien-tais, 114 em edificações e 32 em

meios de transporte. Na pre-venção e auxílio, o que mais sedestaca é a captura de animais.Foram 112 ao todo, como a su-curi de dois metros, nesta sema-na, na praia de Porto Mendes.

PREVENÇÃOO subcomandante Lucas

Schlogl explica que o núme-ro de incêndios em edifica-ções tem se mantido perenenos últimos anos, mesmo

com o crescimento da cida-de e o aumento populacio-nal. “O índice de incêndios éestável apesar do cresci-mento das cidades. Isso sedeve aos trabalhos de pre-venção que são desenvolvi-dos pelo Corpo de Bombei-ros. Por outro lado, as no-vas exigências para a cons-trução de imóveis tambémtêm nos auxiliado a mantero índice”, avalia.

Page 18: 07 03 2014

18 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

QUINTA-FEIRA,03 DE JULHO DE 2014

Dia 03: Ari AssmannDia 03: Carla Regina SalamonDia 03: Cleci GüttgesDia 03: Cristiano PichlerDia 03: Deise Kelli dos SantosDia 03: Geovane Gervasio GenoveiDia 03: Joice AllebrandtDia 03: Márcia Melaine Lerner ClevesteinDia 03: Nicole Domingues MartinsDia 03: Ricardo Silvio ChaplaDia 03: Valdecir Luis Fachi

João Livi

NÚMERO DE TURISTASESTRANGEIROS DOBRA

Prestigiando a solenidade de troca de comando da Coordenadoria dasAssociações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar),

recentemente, em Cascavel, o casal Jeselifer e Josué Maioli

Losiane Faustfotografada por Leila

Leila Fotografias

O número de turistas estrangeiros que visita-ram as atrações da margem brasileira de ItaipuBinacional, fora do Mercosul, dobrou no mêsde junho, na comparação com o mesmo períododo ano passado. A alta coincide com a Copa doMundo Fifa Brasil 2014, que começou no dia12. De acordo com dados do Complexo Turís-tico Itaipu (CTI), foram 4.917 turistas estran-geiros no mês passado, ante 2.465 registradosem junho de 2013. Os números não incluemvisitantes de países do Mercosul - Argentina,Paraguai, Uruguai e Venezuela. Somente nestemês, Itaipu recebeu a visita de 215 sul-coreanos,quase 300% a mais que os 77 registrados nomesmo mês do ano passado.

1º FESMIGDevido à grande procura de inscrições para o

1º Festival Municipal da Canção de São Miguel doIguaçu (Fesmig), a Secretaria de Cultura, Esportee Turismo prorrogou o prazo até hoje (03). Osinteressados em participar do festival podem seinscrever gratuitamente, no Centro CulturalAvelino Vieira. O 1º Fesmig será realizado nas noitesdos dias 17, 18 e 19 de julho, no CTG QuerênciaAmada. O evento está dividido em categorias:infantil (cinco a 11 anos), infantojuvenil (12 a 17anos), gospel, sertanejo e popular.

PÓS EM ENGENHARIAAGRÍCOLA DA UNIOESTEForam prorrogadas, somente até hoje (03), as

inscrições para seleção de alunos especiais ao 2ºsemestre do Programa de Pós-Graduação StrictoSensu em Engenharia Agrícola, nível mestrado edoutorado, oferecido pelo campus de Cascavel daUniversidade Estadual do Oeste do Paraná(Unioeste). Cada disciplina tem um número devagas limitadas e cada candidato poderá fazerinscrição e cursar, no máximo, duas disciplinas.Para a inscrição é necessário preencher cadastroon-line disponível no site http://www.unioeste.br/pos/inscricoes/.

Page 19: 07 03 2014

O PRESENTE | 19QUINTA-FEIRA, 03 DE JULHO DE 2014 SOCIAL

CAFÉ DENEGÓCIOS E O2º ARRAIÁ DO

COMÉRCIOA Associação Comercial e

Empresarial de Palotina (Aci-pa) promove na terça-feira(08), às 07h30 no auditório daentidade, o Café de Negócios,com o tema “O melhor negó-cio do seu São João”. Os asso-ciados estão convidados aparticipar. No mesmo dia ha-verá o lançamento do 2º Ar-raiá 2014 do Comércio. Asinscrições para participar doArraiá são gratuitas para osassociados e os não sóciospodem entrar em contato coma Acipa pelo telefone (44) 3649-4418 para obterem mais infor-mações. O Arraiá será de 16 a19 de julho.

EXPO RONDONMarechal Cândido Rondon está traba-

lhando a todo vapor nos preparativos pararealização da Expo Rondon 2014. A festaserá de 23 a 27 de julho e deve atrair umpúblico de 100 mil pessoas. Haverá exposi-ção agropecuária, pequenos animais e equi-pamentos agrícolas, pratos típicos, atra-ções culturais, entre outros.

Re

vele

st

O diretor-presidenteda Copagril, Ricardo

Chapla, e a esposaElenir. Ricardo

aniversaria hoje (03).Parabéns!

Karine Munarini

Casal FlavioSaraiva e

GreiceBeltrame

prestigiandoevento do

Lions Clubede Santa

Helena, noúltimo

sábado (28)

CURSO DECABELEIREIRO

A escola do Senac de Marechal Cândido Ron-don vai realizar um curso de cabeleireiro direci-onado para pessoas interessadas em atuar naprofissão em salões de beleza. O curso inicia dia29 de julho, encerrando em 03 de junho de 2015.O objetivo é capacitar o aluno em serviços deadministração e gerenciamento de salões de bele-za, técnicas e tendências de corte, penteados,escovas, colorimetria e químicas em geral. Maisinformações podem ser obtidas no Senac.

Page 20: 07 03 2014

Coodetec vende para Dow AgroScience negócio de sementesTransação da cooperativa com a multinacional foi submetida ao Cade para aprovação

GERMOPLASMA

20 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO QUINTA-FEIRA, 03 DE JULHO DE 2014

A Dow AgroSciences assinouum contrato vinculativo decompra do negócio de sementesda Cooperativa Central de Pes-quisa Agrícola (Coodetec), quetem sede em Cascavel. A tran-sação está sujeita ao cumpri-mento de determinadas condi-ções para o fechamento, inclu-indo a aprovação do ConselhoAdministro de Defesa Econô-mica (Cade) do governo federal.A conclusão da transação é es-timada para o fim de 2014.

O acordo inclui o banco degermoplasma da Coodetec, en-tre outros ativos necessáriospara a operação de sementes.A empresa é reconhecida pelodesenvolvimento de germo-plasma de soja, milho e trigo noBrasil. Segundo nota da DowAgroSciences, o Brasil é um dos

Sede da Coodetec em Cascavel. Negócio com multinacional envolve o banco de germoplasma desenvolvido pela cooperativa

Reprodução

mercados prioritários para aempresa, sendo que o negócio desementes tem importância cres-cente para a companhia. Com aassinatura do contrato, a DowAgroSciences confirma a estra-tégia da empresa no Brasil deavançar no desenvolvimento deseu programa de soja, além defortalecer a posição da empresano mercado de milho e entrar nomercado de sementes de trigo.

A multinacional DowAgroSciences tem sede em Indi-anápolis, Indiana, nos EstadosUnidos, e desenvolve soluçõesinovadoras para a proteção decultivos e biotecnologia de plan-tas. Ela é uma subsidiária emcaráter integral da The DowChemical Company e obteveum volume de vendas global deUS$ 7,1 bilhões em 2013.

A Coodetec surgiu de umdepartamento de pesquisas cri-ado em 1974 na Organização dasCooperativas do Paraná (Oce-par). Com o aumento da deman-da por novas pesquisas, as ins-talações ficaram pequenas. Porcausa disso, em 1995 o setor foisegregado da Ocepar, surgindoassim a cooperativa. Ivo Marcos

Carraro é o presidente-executi-vo da instituição, enquanto opresidente da Cooperativa Lar(Medianeira) é seu diretor-pre-sidente. Atualmente, a Coodetecatende cerca de 32 cooperativasdo país, que representam maisde 180 mil produtores. Sua es-trutura inclui centro de treina-mento, laboratórios genéticos de

soja, trigo e milho híbrido, labo-ratório de análises de solos, la-boratórios de biotecnologia e defitopatologia, laboratório deanálise de sementes, câmarassecas, casas de vegetação, entreoutras. Além de Cascavel, hácentros de pesquisa em Palotina(PR), Rio Verde (GO) e Primave-ra do Leste (MT).

Copagril conclui módulode Liderança Jovem

Administração da pro-priedade e sucessão famili-ar. Este foi o tema do quintomódulo do curso modularde desenvolvimento da lide-rança jovem (Jovemcoop),realizado semana passada,na AACC de Marechal Cân-dido Rondon, com jovenscooperados ou filhos decooperados da Copagril.Este módulo teve como ob-jetivos destacar a importân-cia do cooperativismo parao aprimoramento e a sus-tentabilidade das relaçõespessoais, familiares, profis-sionais e com o meio em quese vive, demonstrar a im-portância de administrar apropriedade rural comouma empresa, evidencian-do a necessidade de plane-jar, organizar, dirigir e con-trolar as atividades no coti-diano da propriedade, alémde promover uma reflexão

sobre a sucessão familiar naempresa rural, vista comoum caminho a ser percorri-do, e ainda despertar e de-senvolver as potencialida-des entre os participantes.

Segundo a instrutoraHelda Elaine Völz Bier, osproprietários rurais devemser vistos como verdadeirosempresários do agronegó-cio. “Eles precisam admi-nistrar seu negócio, identi-ficando os melhores cami-nhos a serem seguidos e ospotenciais de cada integran-te da família, de forma aaumentar a rentabilidade eprepará-los para uma pos-sível sucessão”, destacou.

O próximo módulo serárealizado nos dias 09 e 10 dejulho, também com a ins-trutora Helda Elaine, queabordará sobre Marketingpessoal e Relacionamentointerpessoal.

Conab passa a comprar feijãotipo três a partir de 14 de julho

Na manhã de ontem (02),o deputado federal Assis doCouto esteve na CompanhiaNacional de Abastecimento(Conab) para debater políti-cas de mercado na comprado feijão no Paraná. Assisconversou com João Intini,diretor de política agrícolada Conab. “O preço do fei-jão no mercado está muitobaixo. O governo está com-prando pouco e faltam ar-mazéns para guardar o

produto. A própria Conabnão possui mais armazénsna região e os armazéns par-ticulares já estão lotados comsoja ou milho. Tivemos umasupersafra de feijão na re-gião e temos muita cobrançados agricultores que não temonde vender ou descarregaro produto”, contextualizouo deputado.

Boa parte do feijão no Pa-raná está classificado entre osníveis “2” e “3” de qualidade.

Atualmente, através do Pro-grama de Aquisição de Ali-mentos (PAA), a Conab nãocompra feijão do tipo 3. Noentanto, de acordo com Inti-ni, a partir do dia 14 de junhoa companhia estará autori-zada a comprá-lo. “Podere-mos fazer a compra diretapelo PAA. E este feijão tipo 3,que também é um feijão bompara o cozimento, será enca-minhado para escolas e hos-pitais”, acrescentou Intini.

Brasil mantém volume de exportação de carne de frangoDados coletados pela As-

sociação Brasileira de Proteí-na Animal (ABPA) mostramque as exportações brasilei-ras de carne de frango (consi-derando frango inteiro, cor-tes, processados e salgados)entre janeiro e junho desteano apresentaram alta de 0,7%em relação ao mesmo períododo ano passado, totalizando1,902 milhão de toneladas. Emreceita, houve queda de 9,2%segundo a mesma compara-ção, com US$ 3,718 bilhões.Considerando apenas o mêsde junho, foi registrado de-créscimo de 3,1% nos volu-mes embarcados pelo segmen-to, totalizando 296,4 mil to-neladas. Também houve re-

dução na receita, de 2,2%, comUS$ 617,6 milhões.

De acordo com o vice-pre-sidente de aves da ABPA, Ri-cardo Santin, um dos fatoresque influenciaram a queda emjunho foi o fim do ano-cotapara a União Europeia, querestringiu o período de em-barques para o velho conti-nente a apenas dez dias nomês. “É uma situação espera-da dentro do ciclo desse mer-cado. Iniciaremos em julhoum novo ano-cota”, explica.Santin destaca, no entanto,que há retomada nos níveisde receita das exportações decarne de frango. “O percentu-al de queda de volume maiorque o de receita mostra um

comportamento que já havía-mos notado em maio, de me-lhora nos níveis dos preçosinternacionais”, ressalta.

RESULTADOSConforme os dados da

ABPA, as exportações de car-ne suína in natura realizadasentre janeiro e junho desteano registraram queda de 1%em relação ao ano anterior,totalizando 200,7 mil tonela-das no período. Já em receita,houve crescimento de 12,6%,com US$ 635,9 milhões. Naavaliação mensal, houve cres-cimento tanto em volumes -de 13,5%, com 38,9 mil tonela-das - quanto em receita - de77,9%, com US$ 157 milhões.

Page 21: 07 03 2014

O PRESENTE | 21QUINTA-FEIRA, 03 DE JULHO DE 2014 GERAL

Nova iluminação evidencia Memorial ao ColonizadorNOVA SANTA ROSA

Obra está em fase de conclusão e deve ser inaugurada no fim deste mês, depois dacolocação de placas de nomes dos colonizadores que chegaram entre 1950 e 1959

Em fase de finalização darevitalização da Praça do Co-lonizador, na noite de terça-feira (1º) a Prefeitura de NovaSanta Rosa acionou o sistemade iluminação da praça, ondeforam instaladas lâmpadas devapor metálico (luz branca),que proporcionam mais lu-minosidade e pouca variaçãode temperatura, sendo aindamais econômicas.

Com a nova iluminação,fica ainda mais destacado oMemorial ao Colonizador,construído na praça em ho-menagem aos colonizadoresde Nova Santa Rosa, que che-garam ao município entre 1950e 1959. A praça fica localizadajunto ao anel viário, saídapara Toledo. A obra será inau-gurada no fim deste mês.

Depois das luzes ligadas,a praça começou a recebermunícipes que moram nosarredores, usufruindo dosrecursos que o local dispo-nibiliza, entre os quais a aca-

Acionamento da iluminação na Praça do Colonizador evidencia ainda mais o Memorialao Colonizador, construído em homenagem aos pioneiros de Nova Santa Rosa

demia ao ar livre.

RECURSOS PRÓPRIOSA praça está recebendo

um investimento de recur-sos próprios do municípiono valor de R$ 265.760,89,cuja obra consiste na cons-trução do Memorial ao Co-lonizador, em estilo germâ-nico; rampas de acessibili-dade; iluminação; bancosem concreto; calçadas empaver ecológico nas coresgrafite e vermelho; apoiopara bandeiras; e academiaao ar livre. No Memorial aoColonizador será feita a ins-talação de um relógio noalto do monumento, con-cluída a colocação de vidrosnas janelas e de bandeiras àfrente da estrutura.

HOMENAGENSA praça ainda receberá

oito placas que serão distri-buídas em pedestais à frentedo Memorial ao Coloniza-

dor, nas quais estarão osnomes dos colonizadores domunicípio que chegaram en-tre 1950 e 1959. “O Memoriale os nomes nas placas são o

reconhecimento da comuni-dade de Nova Santa Rosa atodos aqueles que, nos pri-meiros anos, construíram osalicerces do nosso municí-

pio, plantando as sementesdo desenvolvimento, commuita coragem, determina-ção e fé”, salienta o prefeitoRodrigo Fernandes.

Luiz Fernando Cerni

Page 22: 07 03 2014
Page 23: 07 03 2014
Page 24: 07 03 2014

Todo mundo gosta dedar pitacos em jogos

de futebol. E tem época me-lhor que a Copa do Mundopara dar palpite sobre os pos-síveis resultados dos jogos daSeleção Brasileira? Em Ma-rechal Cândido Rondon, gru-pos de amigos e funcionáriosde empresas criaram bolõescom valores variando de R$2 a R$ 5 e alguns sortudos jáfaturaram mais de R$ 100 aoacertar o placar do jogo doBrasil contra seus opo-nentes.

A colaboradoraFrancielle Trento,que atua na SicrediAliança PR/SP,participa do BolãoSicredi. Trata-se de

uma brincadeira entre funci-onários do sistema de todoBrasil e que vale para todos osjogos da Copa, atualizada viawebsite. Francielle acertou osplacares dos jogos entre Ho-landa e México, Coreia do Sule Bélgica, Brasil e Camarões,Estados Unidos da América(EUA) e Portugal, Bélgica eRússia, Nigéria e Bósnia, Ganae EUA e México e Camarões.

O bolão funciona da se-guinte maneira: o acerto do

resultado do jogo e dotime vencedor soma

60 pontos; acertodo time vencedorou empate vale20 pontos; e golsde uma das sele-

ções soma cinco

pontos. A premiação nacio-nal entre os dez primeiros co-locados ocorre após o resulta-do de cada fase, com entregade camisa oficial da SeleçãoBrasileira, bola Brazuca, mas-cote Fuleco, minibola, entreoutros produtos. No final daCopa, o acertador com o mai-or número de pontos (1º lu-gar) receberá um aparelhotelevisor de 52 polegadas.

Com os palpites certeiros,Francielle já alcançou 1.005pontos até o término da se-gunda fase e está em 48º lugarentre todos os colaboradores,enquanto o 1º lugar tem 1.250pontos. Ela lidera a corridaem toda a área de ação dacooperativa e conta que oshomens que trabalham naunidade estão, de certa for-ma, chateados por uma mu-lher ter acertado mais palpi-tes do que eles, que enten-dem bem mais de futebol.

“Caso eu acerte mais trêsjogos, encostarei nos primei-ros colocados do sistema e aí

poderei ser premiada”, co-menta a rondonense. Segun-do ela, a cooperativa tem re-alizado bolão específico paraos jogos do Brasil entre oscolaboradores locais.

PÉ-QUENTEUm tradicional pé-quen-

te é Marlos Giovan Bazzo,que trabalha na Loja da Cer-car. Bazzo já emplacou doisacertos em bolões. O pri-meiro foi na fase eliminató-ria, quando palpitou 4 a 1para o Brasil sobre Cama-rões e no último sábado (28)bateu o placar de 1 a 1 nos90 minutos no duelo dasoitavas de final entre Brasile Chile. Somando os doisacertos, Bazzo faturou R$114. Segundo ele, o bolãoreúne os mais de 140 funci-onários da cooperativa, in-cluindo supermercado eloja. “O valor na primeirafase era de R$ 2 e agora é deR$ 5 até o final da Copa.Nem sempre todos partici-pam dos bolões, alguns va-riam e palpitam em um ououtro jogo, mas os valoressão bons porque algumas

pessoas dão mais de um pal-pite. Acredito que a forma-ção ficou boa para o Brasil,que pode vencer a Copa, en-tão vou continuar participan-do dos bolões”, conta.

Bazzo teria acertado maisum bolão de sábado, esterealizado na lanchonete Ran-cho Confraria, contudomudou o 1 a 1 pouco antesdo início do jogo para um 2a 0 a favor do Brasil. Se man-tivesse o primeiro palpite,Bazzo faturaria mais R$ 180.Este bolão cujo pitaco foi al-terado teve apenas um acer-tador, cujo sortudo arran-cou R$ 360.

Na tarde de ontem (02),Bazzo e José AdilsonBarros (Tatu) orga-nizaram o bolãopara o jogo en-tre Brasil e Co-lômbia, queacontecerá

Page 25: 07 03 2014

às 17 horas de amanhã (04),pelas quartas de final. Ospitacos no valor de R$ 5 cadanão foram revelados para nãofrustrar os dois torcedores,que continuam a procurarpalpiteiros hoje e amanhãpara engordar o valor doprêmio. Quando a partici-pação no bolão custava R$ 2,

chegou a 140 palpites; jáquando subiu para

R$ 5, foi de 56 pal-pites, com trêsganhadores.

APOSTAMas não

são só os bo-lões que caíram

no gosto dos palpiteiros du-rante a Copa. Algumas pes-soas estão participando deapostas disponíveis em si-tes. Uma delas pode ser fei-ta pelo endereço eletrônicowww.sportingbet.com. O va-lor mínimo da aposta é de R$200, cujo pagamento é feitoatravés de depósito. Uma pes-soa que reside na região co-menta que participou do jogoe já faturou R$ 2.570 em di-versos acertos.

Conforme ela, a aposta é vá-lida para o placar das seleções,seja vitória ou empate, qual sele-

ção vence, jogador que entra emcampo; jogador que marca gol,totalizando mais de 90 possibi-lidades de jogos. A pessoa en-trevistada contou que aindanão resgatou o valor do prê-mio e decidirá o que fazer, sefará novas apostas ou se infor-mará sua conta para receber oprêmio. Uma outra pessoa co-nhecida ganhou uma moto-cicleta Scooter em um site depalpite gratuito, avaliada emR$ 10,5 mil.

3ACUm grupo de amigos se

reúne na Associação AtléticaAmigos do Confúcio (3AC)em cada jogo da Seleção Bra-sileira nesta Copa para torcerpela vitória na partida e nopalpite. São entre 30 e 40pessoas que querem o Brasilavançando de fase e o bolsoum pouco mais gordo. Con-forme explica o responsávelpelo 3AC, Neidimar Freitas,o encontro é regado a chur-rasco. “Nos quatro jogos daSeleção não teve nenhumcaso da pessoa acertar maisde uma vez e vale sempre os90 minutos, além do placar,

como critério de desempateé citado o nome do jogadorque faz o gol”, explica.

“Participei dos bolões equero fazer um palpite cer-teiro, para ganhar algum di-nheiro. Amanhã o grupo deamigos estará reunido maisuma vez e vai rolar um novobolão”, ressalta. O valor dopalpite é de R$ 2 para todasas fases da Copa. A acerta-dora do último bolão foi aAlessandra, que recebeu R$60. Freitas e o filho Mateusmostraram ontem os palpi-tes do grupo.

Page 26: 07 03 2014

26 | O PRESENTE ESPORTES QUINTA-FEIRA, 03 DE JULHO DE 2014

Olheiro do Chelsea coloca Aránguiz em sua lista de craquesHolandês Piet de Visser, responsável por levar Ronaldo ao PSV, é um espião no futebol sul-americano

INTERNACIONAL

Aos 79 anos, Piet de Vissertem histórias para contar ejovens para observar. O ho-landês, ex-jogador, ex-auxi-liar, ex-treinador, vive hámais de duas décadas em novafunção. É olheiro e especialis-ta em América do Sul. Depoisde ajudar a levar para a Euro-pa jogadores como RonaldoNazário, ele está particular-mente encantado com o chile-no Aránguiz, do Internacio-nal, que já foi parar em sualista, o que significa parar nalista do Chelsea.

Acontece que De Vissertem laços mais fortes com odono do clube inglês, o rus-so Roman Abramovich.Quem vê o holandês, não dámuita bola. Parece mais uma

Aránguiz foi comprado pelo Inter por cerca de R$ 30 milhões

Alexandre Lops/Divugação Inter

dessas figuraças que apare-cem em uma Copa do Mun-do com um chapéu coloridoem que duas mãos se unempara formar um coração, masele é conselheiro pessoal deAbramovich.

Depois de analisar rendi-mentos e dissecar números,dá suas sugestões ao bilioná-rio russo, que então discuteo assunto com o treinadorJosé Mourinho. O pacto, po-rém, é quase secreto. “Nãoestou autorizado a falar so-bre isso”, despista.

O olheiro De Visser acom-panhou ontem (02) o treinoda Holanda na Gávea, no Riode Janeiro, foi bombardeadopor cliques de fotógrafos aoentrar no local e ele próprio

revelou seu encanto comAránguiz, destaque do Chilena Copa do Mundo. “O novocraque do Chile é Aránguiz.Ele está na minha lista. Nãoposso falar mais nada sobreele, porque já entrou na mi-nha lista”, disse o holandês.

O Inter acabou de compraro volante, impressionado comseu rendimento no primeirosemestre. Os valores bateramem R$ 30 milhões, parte foipaga pelo empresário DelcirSonda, que ficou com 70%dos direitos econômicos dochileno. O presidente do clu-be gaúcho, Giovanni Luigi,disse que já recebeu propos-tas com o dobro do montantepago pelo estrangeiro.

No Inter, Aránguiz dis-

putou 17 partidas. Tem seisgols e oito assistências. NoChile, destacou-se pela vitali-dade (o quinto jogador dotorneio que mais correu até o

término das oitavas de final) epela ótima presença ofensiva,especialmente no jogo contraa Espanha, em que fez um gole deu o passe para o outro.

Kaká deve estrear em julho e contrato pode ser prorrogadoKaká ainda não chegou ao

São Paulo, mas já faz parte dodia a dia do clube. Depois daassinatura do contrato até ofim de dezembro, a diretoriapaulista projeta a apresenta-ção do craque do OrlandoCity para os próximos dias. Aestreia deve acontecer no dia19 de julho, contra a Chape-coense, no Morumbi, pela 11ªrodada do Campeonato Bra-

sileiro e o presidente CarlosMiguel Aidar já sonha atécom a prorrogação do em-préstimo por pelo menos ummês para garantir uma festaespecial de aniversário nos 85anos do Tricolor.

Aidar não descartou acontratação de outros refor-ços para a temporada, masfez questão de ressaltar a im-portância do retorno de

Kaká, um jogador reveladopelo São Paulo. Segundo opresidente, a tendência é queo meia receba a camisa 8,número que chegou a utili-zar em sua primeira passa-gem. “O Orlando City já con-firmou o empréstimo e esta-mos apenas aguardando osdocumentos para podermosdizer com segurança que oatleta é nosso”, frisou.

Moisés deixa o Grêmio eembarca para acertar com Goiás

O lateral-direito Moisésdeixou Porto Alegre ontem(02). Sem espaço no time doGrêmio, o jogador foi em-prestado ao Goiás até o fimde 2014. A expectativa é que,na equipe esmeraldina, elepossa conquistar as chancesque não teve no Tricolor: “Vaiser bom para mim. Estavaprecisando jogar”, afirmou.

Elenco do Botafogo se rebelacontra atrasos e não viaja

O atraso de salário foi o mo-tivo pelo qual o Botafogo cance-lou sua viagem para João Pes-soa, na Paraíba, onde enfrenta-ria hoje (03) o Botafogo-PB emamistoso no Almeidão. Os joga-dores exigiram que a diretoriacarioca pagasse ao menos doismeses de direito de imagem.Como não houve acordo, os atle-tas decidiram não viajar.

Recentemente, o clube pagouo salário na CLT referente ao mêsde abril, mas ainda deve maio. Emrelação aos direitos de imagem,há quatro meses de atraso. Ementrevista na última semana, o

volante Rodrigo Souto admitiuque a situação atrapalha. O can-celamento do amistoso mexe naprogramação do Botafogo, que nãotinha treino programado parahoje e amanhã (04), e pode acarre-tar em mais dívidas para o clube.

Os ingressos para o amistosojá estavam à venda e o jogo tinhagrande apelo em João Pessoa. Maisde dez mil bilhetes foram vendi-dos. A partida marcaria a entregade faixas ao Botafogo-PB, atualcampeão estadual, e a reinaugu-ração do estádio Almeidão. A di-reção alvinegra ainda não se ma-nifestou sobre o assunto.

O Grêmio continuará pa-gando parte dos salários dojogador de 23 anos. Reforçopara um setor carente no gru-po de atletas do Goiás, Moisésterá a missão de tentar se fir-mar na lateral-direita, quevinha contando com a impro-visação do volante ThiagoMendes nas últimas rodadasda Série A, antes da pausa.

Federer reage e bate freguêsWawrinka nas quartas de final

Heptacampeão em Wim-bledon, Roger Federer sofreuontem (02), mas derrotou Sta-nislas Wawrinka em umadura batalha suíça pelas quar-tas de final na grama londri-na. O tenista da Basileia teveum começo ruim, mas se re-cuperou de forma impecávele venceu o antigo freguês, devirada, por 3 sets a 1, comparciais de 3/6, 7/6, 6/4 e 6/4,na quadra central do All En-gland Club.

No último encontro entreos tenistas, Wawrinka levoua melhor na decisão do Mas-ters 1000 de Monte Carlo. Oretrospecto dos confrontos, noentanto, é favorável a Federer,que soma 14 vitórias e apenasduas derrotas. Ex-número umdo mundo e atual quarto colo-cado do ranking da ATP, osuiço de 32 anos tornou-se o

Nas quartas de final, Federer se recuperou evenceu Wawrinka, de virada, por 3 sets a 1

tenista mais vitorioso em Wim-bledon na Era Profissional, com72 triunfos, atrás apenas deJimmy Connors, com 84. Eletambém passou a ser o jogador

que chegou mais vezes nasquartas de final de um GrandSlam, com 42. O próximo con-fronto de Federer será contrao canadense Milos Raonic.

Reforço do Flamengo,Canteros chega ao Rio

O volante Héctor Canterosdesembarcou no Rio de Janeiropouco depois das 17 horas deontem (02) e foi alvo de muitosquestionamentos por parte dosjornalistas presentes no saguãodo aeroporto. O contrato do

volante com o Flamengo seráassinado por três temporadas.Antes dessa assinatura, o jo-gador realiza exames médicos,para apenas depois disso ter adata de sua apresentação con-firmada pelo clube.

A P

Page 27: 07 03 2014

Jogos da Juventude mobilizam 1,4 mil atletas em MissalAbertura da competição acontece hoje (03); disputas seguem até quarta-feira (09)

DIVISÃO B

O PRESENTE | 27QUINTA-FEIRA, 03 DE JULHO DE 2014 ESPORTES

O município de Missal res-pira esporte a partir de hoje(03) até a próxima quarta-feira (09), por ocasião 28ª edi-ção da fase regional dos Jo-gos da Juventude do Paraná(Jojups). A abertura será às19 horas de hoje, no Ginásiode Esportes 25 de Julho, como desfile das delegações. Asdisputas que acontecerão nomunicípio serão pela divisãoB, envolvendo 1.434 atletasque representarão 27 muni-cípios, totalizando 89 equi-pes em busca da classificaçãoà fase final, marcada para 29de agosto a 04 de setembro,em Apucarana.

Logo após a abertura ofi-cial, com apresentação das de-legações e demais formalida-des, acontecerá uma partidade futsal válida pelo Campeo-nato Paranaense Série Bron-ze, ocasião em que a equipeMissal Futsal receberá o timeJardim Alegre, pelo Grupo C.

As modalidades em dispu-ta são basquetebol, futebol,futsal, handebol e voleibolnos naipes masculino e femi-nino. A modalidade com mai-or número de inscritos é ofutsal, que teve 38 equipesconfirmadas, sendo 22 no

Atletas que representarão o voleibol feminino de Nova Santa Rosa nos jogos da Juventude

masculino e 15 no feminino.Já a maior delegação pertenceà cidade de Assis Chateaubri-and, que conta com 115 par-ticipantes.

O município de MarechalCândido Rondon estará re-presentado por jogadoresdas modalidades de basque-te, futebol, futsal e hande-bol, com participação femi-nina no futsal e no hande-bol. A primeira disputa dosrondonenses será amanhã(04), às 09h10, em confrontocom Nova Aurora no mas-culino B; o feminino joga às13 horas diante de Entre Riosdo Oeste, ambos os jogosserão no distrito de DomArmando.

A equipe rondonense en-frentará Quatro Pontes às11h45 e sábado (05), no Gi-násio do distrito de DomArmando, pelo naipe mas-culino, e Serranópolis doIguaçu às 16h45, pelo femi-nino B, no Ginásio 25 deJulho; no domingo (06) adisputa será no Ginásio deDom Armando, às 08 ho-ras, entre Marechal Rondone Assis Chateaubriand, pelonaipe masculino. À tarde,Marechal Rondon duelará

com Diamante do Oeste noGinásio 25 de Julho, às 13horas, pela categoria femi-nino.

No futebol o primeirocompromisso do time mas-culino será às 14 horas desábado, contra Formosa doOeste, no Estádio Munici-pal Avemi; no domingo Ma-rechal Rondon terá confron-to com Santa Terezinha deItaipu, às 10h40, no Estádiodo distrito de Dom Arman-do. As disputas de handebol

iniciam sábado, às 20h45,quando Marechal Rondonenfrentará Foz do Iguaçu;já na segunda-feira a dispu-ta será com Medianeira. Osdois jogos acontecerão noginásio do distrito de DomArmando, pela categoria fe-minino. O selecionado debasquete jogará na segun-da, às 13 horas, contra Me-dianeira, pelo masculino.

NOVA SANTA ROSAAs equipes de futsal mas-

culino e voleibol femininorepresentarão Nova SantaRosa na fase regional dosJojups. O futsal masculinoestreará na competição, nogrupo B, diante da equipe deDiamante do Oeste, amanhã,a partir das 09h10, no Giná-sio de Esportes 25 de Julho.O voleibol feminino terá oseu primeiro desafio diantedas anfitriãs, Missal, pelogrupo A, também amanhã,a partir das 21 horas, noGinásio de Esportes Cepem.

10ª RODADA DO2º CAMPEONATO DE FUTEBOL SETE

Marcos Elieser

A 10ª rodada do 2º Campeonato de Futebol Sete - Troféu PassoFirme Esportes de Nova Santa Rosa ocorreu na terça-feira (1º), noCampo da Asmunsar. A rodada, que contou novamente com trêsjogos, foi a que menos teve bolas na rede, com apenas 11 golsmarcados, uma média de 3,6 por jogo. No primeiro confronto a

vitória foi da Borracharia Scherer pelo placar de 2 a 0 sobre a LinhaGuaçu. No segundo jogo, o Clube União venceu por 3 a 0 a equipe

Ebenezer. A terceira partida teve um empate em 3 a 3 entreBucholz/Metal Glace/Juniors Supermercado e Pavimentação Soares.

Medianeira termina em 4º lugar na Copa IntegraçãoSem Isadora e Carmela,

duas das principais jogadorasdo voleibol feminino de Media-neira, a equipe terminou a 3ªetapa da Copa Integração como 4º lugar pela categoria 96/97disputada entre domingo (29) eterça-feira (1º), em Formosa doOeste. O título da etapa ficoupara o time de Toledo, seguidopelas donas da casa como vicee por Palotina com o 3º lugar.

Segundo o técnico AlvacirBorges (Juruna), este foi um bomresultado, devido à coincidênciacom os Jogos Abertos. “As equi-pes das outras cidades se refor-çaram para se preparar para osJogos da Juventude da divisão Be nossa equipe foi a mesma dasetapas anteriores”, comentou.

Meninas que representaram o município na disputa

Em Formosa do Oeste, aequipe teve vitórias contra Fozdo Iguaçu, Céu Azul e Palotina,e derrotas para Formosa doOeste e Toledo. O time queatuou em Formosa do Oeste

teve as atletas Thais Campag-naro, Giordana, Juliane, Gabri-elle, Giovana, Sara e Casrline.A central Thais Pedroso foi elei-ta a melhor jogadora da equipena competição.

Definidos os classificados para o mata-mata de bocha em MaripáO Departamento de Espor-

tes de Maripá realizou na ter-ça-feira (1º) a última rodada da1ª fase do Campeonato Muni-cipal de Bocha Individual. Os

jogos aconteceram na canchada Associação 5 de Outubro,onde foram definidos os 16 clas-sificados para a fase mata-mata,sendo eles: Elmo, Sega, Ilário,

Elvio, Bumba, Maicon, Toio-ta, Fritz, Weiss, Bayer, Farina,Arlindo, Eder, Romeu, Celso eBelão.

Hoje (03) serão realizados

confrontos pelas oitavas definais nas canchas das associ-ações de Alto Aurora e 5 deOutubro, a partir das 19 ho-ras, e as quartas de finais

serão disputadas no sábado(05), no Clube Crema, às13h30. A rodada final serádefinida de acordo com osjogos da Copa do Mundo.

Divulgação

Luiz Fernando Cerni

Page 28: 07 03 2014

Hernanes, Ramires e Willianno meio? Fred no banco? Oinício do treino da manhã deontem (02), na Granja Co-mary, teve pegadinha de Fe-lipão. O técnico mandou seusjogadores a campo com umaformação inusitada, mas foisó para o aquecimento. Logoele colocou ordem na casa emostrou que Paulinho foimesmo o escolhido parasubstituir Luiz Gustavo, sus-penso, na partida contra aColômbia, amanhã (04), noCastelão.

Depois, na parte final,ainda houve tempo paratestes: Maicon entrou nolugar de Daniel Alves, mu-dança ensaiada desde a se-mana passada, e Henriquesubstituiu Fred, o que mu-dou o esquema tático daSeleção. Os jogadores fo-ram para o gramado divi-didos em dois times. Semcoletes estavam Daniel Al-ves, Thiago Silva, DavidLuiz e Marcelo; Hernanes,Ramires, Oscar e Willian;Hulk e Neymar. A escala-

ção causou dúvidas nos jor-nalistas. Assim, eles fize-ram dois trabalhos físicos.

Antes de posicionar asequipes, Luiz Felipe Scolariremontou o time que devecomeçar o jogo das quartasde final: Julio César, DanielAlves, Thiago Silva, DavidLuiz e Marcelo; Fernandi-

nho, Paulinho e Oscar; Hulk,Neymar e Fred. Na últimaatividade na Granja Coma-ry, a comissão técnica redu-ziu o tamanho do campopara fazer um trabalho táti-co. Contra o Chile, o treina-dor alertou para o fato de ossetores da equipe estaremmuito distantes.

O atacante Neymar revelou ontem (02) que está totalmente recuperadodas pancadas que recebeu no jogo com o Chile, no último sábado (28), epronto para dar o máximo diante da Colômbia, amanhã (04), em Fortaleza,pelas quartas de final da Copa do Mundo. O craque também garantiu queos jogadores da Seleção Brasileira estão equilibrados emocionalmente eque isso não será problema na partida a ser disputada no Castelão.

"Eu estou bem, recuperado. Não sinto dor", disse Neymar, que saiu docampo após o jogo com os chilenos mancando, consequência daspancadas recebidas no joelho direito e na coxa esquerda. Ele passou osúltimos dias fazendo tratamento intensivo - foi, inclusive, atendido por seufisioterapeuta particular durante a folga de domingo -, mas treinou normal-mente ontem, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).

Em relação ao aspecto emocional, Neymar afirmou que não somenteele como todos seus companheiros estão bem. "Acho que ninguém estácom problema, está todo mundo bem. O jogo com o Chile teve muitaemoção, cada jogador tem sua forma de sentir, se emocionar. Masestamos todos bem, preparados para enfrentar a Colômbia e passar defase", assegurou.

Neymar também defendeu a presença na psicóloga Regina Brandãona Granja Comary. A profissional foi chamada de novo a Teresópolis para"trabalhar a cabeça" dos jogadores brasileiros, visando tentar dar a eleso equilíbrio necessário para a disputa desta reta final da Copa. "Eu nuncatinha feito nada nesse sentido e até estou gostando bastante. Não só noesporte, no futebol, nós temos de recorrer à psicologia", disse o atacante,que, em seguida, aconselhou os jornalistas presentes na entrevistacoletiva realizada ontem na Granja Comary. "Vocês devem procurar fazer(terapia), porque faz bem para a vida".

O badalado craque de apenas 22 anos ainda deixou aberta a possi-bilidade de dar sequência à terapia fora da Seleção Brasileira. "Estouaprendendo muita coisa e espero continuar fazendo", avisou Neymar.

Nem Messi, muito menos Neymar. Segundo as estatísticasoficiais da Fifa, o melhor jogador da Copa do Mundo até o finaldas oitavas foi o zagueiro David Luiz, com nota de 9,79. Ojogador brasileiro supera, inclusive, o colombiano James Rodrí-guez, uma das revelações da competição, que vem em 2º lugar,com 9,74. A lista dos seis primeiros é completada por Benzema(9,7), Robben (9,66), Vertonghen (9,62) e Neymar (9,59).

A seleção da Copa do Mundo, segundo as estatísticas da Fifaé formada por: Claudio Bravo (Chile, 9,26), Vertonghen (Bélgica,9,62), Thiago Silva (Brasil, 9,56), David Luiz (Brasil, 9,79) eDjourou (Suíça, 9,5); Lahm (Alemanha, 9,41), Perisic (Croácia,9,53), James Rodríguez (Colômbia, 9,74) e Di Maria (Argentina,9,43); Robben (Holanda, 9,66) e Benzema (França, 9,7).

Messi, da Argentina, é apenas o 11º colocado, com 9,45,uma posição abaixo de Thomas Müller, da Alemanha. Ou seja,dois dos principais artilheiros da Copa do Mundo, com quatrogols cada, seguem fora da lista.

Entre os brasileiros, David Luiz é o único que aparece naseleção da competição desde a rodada de abertura. Ao final da primeira fase, Thiago Silva tambémjá aparecia no time ideal da Fifa. Apesar de ser o 6º melhor, no geral, Neymar ainda não integraa seleção da Copa, já que é superado por Benzema e Robben, e o esquema usado na análise temapenas dois atacantes.

A Colômbia realizou um treino fechadona noite de ontem (02) e atraiu a atenção demuitos curiosos na entrada da Universidadede Fortaleza (Unifor). Cerca de dez colombi-anos tentaram em vão um contato maiorcom a sua seleção, mas não perderam aconfiança em derrotar a Seleção Brasileiraamanhã (04) e fazer história ao avançar àssemifinais da Copa do Mundo. Na saída daatividade, torcedores brasileiros soltaram

rojões e gritaram Brasil na passagem doônibus do adversário. Os policiais nadafizeram contra as manifestações.

A excelente campanha até aqui, com 100%de aproveitamento após quatro partidas,tem enchido o povo colombiano de otimis-mo. Gabriel Rodriguez, de Bogotá, tem ci-ência da dificuldade que o Brasil deve ofe-recer, mas acredita em uma vitória sobre opaís anfitrião.

Page 29: 07 03 2014

O zagueiro alemão Mats Hummels,que não disputou a partida das oita-vas de final da Copa do Mundo em quea Alemanha venceu a Argélia por 2 a1, afirmou que está praticamente recu-perado para o jogo das quartas definal contra a França, cujo duelo seráamanhã (04).

"Estou quase totalmente recuperado,quase 100% novamente", escreveu o jo-gador no Twitter, ao lado de uma fotoem que aparece sentado na praia, emSanto André, Bahia, perto do centro detreinamentos da Seleção Alemã.

Hummels ficou de fora do jogo con-tra os argelinos por uma gripe. O joga-dor de 25 anos foi substituído porJerôme Boateng, que formou a zagacom Per Mertesacker. Boateng foi subs-tituído na lateral por Shkodran Mus-tafi, que sofreu uma lesão e está fora dorestante da Copa.

Quase completa, a Argenti-na voltou aos treinos na tardede ontem (02) na Cidade doGalo e o atacante Aguero ain-da não estava liberado para asatividades com o restante dogrupo. Ele subiu ao campo, sereuniu com o técnico Alejan-dro Sabella e o restante do elen-co, mas ficou pouco tempo nogramado. Ao final dos 15 mi-nutos de treino aberto para aimprensa, o jogador do Man-chester City já se retirava paraseguir o trabalho fora de cam-po. Ele se recupera de lesão nacoxa esquerda, sofrida na vitó-ria por 3 a 2 sobre a Nigéria.

Após o drama da vitóriano fim da prorrogação (1 a 0,gol de Di María contra a Su-íça), o elenco mostrava alívioe bom humor com a classifi-cação. Atrasado para a rodaformada por Sabella, o za-gueiro Garay foi aplaudido

Das oito partidas das oitavas de final daCopa do Mundo, cinco foram para a pror-rogação (duas delas para a disputa de pê-naltis). Com a mudança de 90 para 120minutos de bola rolando, muitos atletasprecisaram correr mais do que estão acos-tumados. Entre as classificadas para asquartas de final, a equipe que mais quilô-metros percorreu na segunda fase foi aBélgica, seguida por Brasil e Argentina.

Na média dos quatros jogos disputados,a Seleção apresentou evolução, mas ganhaapenas de França e Colômbia, dois paísesque não tiveram de jogar prorrogação. Osbelgas estiveram mesmo encapetados naFonte Nova no duelo contra os Estados Uni-dos. A equipe lidera a lista dos classificados

que percorreram a maior distância: 147,2km. O meia Marouane Fellaini foi o jogadorque atingiu o maior número, com 16,2 km.

A Seleção Brasileira, com 136,3 km,ficou com o 2º lugar no ranking. Quemmais correu no complicado confrontocontra o Chile foi Luiz Gustavo: 14,5 km.Atrás do volante, os companheiros deBarcelona Daniel Alves e Neymar marca-ram 13,7 km e 13,5 km.

A Argentina, que também travou umduelo duríssimo, contra a Suíça, foi a 3ªseleção que mais correu em campo, aotodo foram 135,3 km e quem mais can-sou as pernas foi o atacante Higuaín, quepercorreu 13,5 km no gramado da ArenaCorinthians, em São Paulo.

A Fifa anunciou quais uniformes serão usados por França e Alemanha na partida das 13 horas de amanhã (04) noMaracanã, pelas quartas de final da Copa do Mundo. Mandantes, os franceses atuarão com camisa e calção azuis e meiasvermelhas. A Alemanha, por sua vez, vai jogar toda de branco. Por ser um jogo no Rio de Janeiro, houve especulações de queos alemães pudessem atuar vestindo rubro-negro.

O segundo uniforme é, conforme a própria federação alemã, inspirado no Flamengo. O clube e a seleção têm o mesmofornecedor de material esportivo. A possibilidade, porém, acabou não se confirmando. Se seguir viva na Copa, a Alemanhaterá uma nova chance de jogar no Maracanã. Para isso, basta chegar à grande final.

ironicamente pelos argentinos. De-pois, foi a vez de Biglia sofrer com asbrincadeiras dos jogadores.

O time sub-20 da Argentina, queacompanha a delegação, fez um cole-tivo em campo reduzido com os reser-vas de Sabella, que observou a ativi-

dade. Os titulares apenas fizeram rápi-do alongamento e assistiram sentadosao treino. Para a próxima partida,Sabella não terá o lateral-esquerdoRojo, que levou o segundo cartão ama-relo. Basanta, do Monterrey (México),deve ser o substituto.

Page 30: 07 03 2014

30 | O PRESENTE POLICIAL QUINTA-FEIRA, 03 DE JULHO DE 2014

Suspeito morre em troca de tiros com a PMElemento teria atirado contra os policiais, que revidaram e acertaram dois tiros; outro suspeito foi preso

MARECHAL RONDON

Uma intensa perseguiçãopolicial e troca de tiros termi-nou com suspeito baleado emorto na noite de terça-feira(1º), em Marechal CândidoRondon. O episódio aconte-ceu no centro da cidade e teveo desfecho em frente à PraçaWilly Barth. Geovani dos San-tos teria recebido dois tirosdepois de atirar contra a equi-pe policial. Um segundo sus-peito, envolvido na persegui-ção, foi preso durante a fuga.

A perseguição iniciou nocruzamento da Avenida RioGrande do Sul, principal viada cidade, com a Rua Sete de

Setembro. Quando uma equi-pe da Ronda Ostensiva TáticoMóvel percebeu uma motoocupada por dois elementosem atitude suspeita, a equipetentou a abordagem. O con-dutor, entretanto, fugiu pelacontramão por algumas ruasdo centro da cidade. Os poli-ciais deram tiros de muniçãomenos letal para tentar pará-los, mas foi em vão.

Com apoio de uma equipeda Rádio Patrulha (RPA), aRotam fez o cerco aos dois.Eles acabaram sofrendo umaqueda de moto, um deles ten-tou fugir, mas foi alcançado

por um policial. Geovani, deacordo com o boletim de ocor-rência, teria se levantado edisparado ao menos duas ve-zes contra os policiais, querevidaram com munição letal.Na troca de tiros, o elementoacabou sendo atingido e mor-reu no local. Com ele foi apre-endida uma pistola de novemilímetros e dois carregado-res, com 31 munições.

O corpo do rapaz morto foiencaminhado pelo Corpo deBombeiros à Unidade de Saúde24 Horas, onde foi confirmadoóbito. O outro detido foi ouvi-do para esclarecer os fatos.

Dois elementos estavam em uma moto e fugiramna tentativa de abordagem policial

Cristine Kempp/AquiAgora.net

Menores são suspeitos detentativa de assalto à lotérica

Dois elementos armadosinvadiram uma lotérica loca-lizada na Avenida Maripá,próximo à Copagril, em Ma-rechal Cândido Rondon, etentaram praticar um rou-bo, mas não tiveram suces-so. A ação aconteceu na tar-de de ontem (02), no fim doexpediente comercial. Eleschegaram ao local por voltadas 17h30 e anunciaram as-salto. Vários clientes estavamno estabelecimento.

Devido à movimentação,os marginais fugiram sem le-

var nada. Eles seguiram emdireção à Rua Bahia e embar-caram em um Corolla complacas de Foz do Iguaçu. APolícia Militar foi acionada emontou um cerco na região.O Corolla foi avistado próxi-mo a Pato Bragado, momen-to em que houve persegui-ção. O veículo foi abandona-do momentos depois. Teste-munhas disseram à políciaque os bandidos aparenta-vam ser menores de idade.Até as 19h30 eles não haviamsido localizados.

Motorista afirma quecaminhoneiro provocou acidente

O motorista do Idea, DarciKaiser, envolvido em um aci-dente de trânsito com mais duascarretas, na manhã de terça-feira(1º), na BR-163, em Quatro Pon-tes, apresentou sua versão sobreas colisões, que contradizem aversão inicial. O motorista dizque foi fechado por uma dascarretas enquanto fazia uma ul-trapassagem. Na primeira ver-são, ele seria o culpado por umaultrapassagem equivocada.

Darci contou que seguiaatrás dos dois cargueiros e le-vou o carro para a pista con-trária para ultrapassá-los.“Quando eu tinha quase ter-minado de ultrapassar a pri-meira carreta, o motorista jo-gou para a pista contrária paratambém tentar ultrapassar, masele acabou atingindo o canto

esquerdo da carreta no cantodireito do meu carro. Com isso,eu rodei, perdi o controle, batina outra carreta e fui parar nomilharal”, contou.

Na primeira versão, o mo-torista teria desistido da ultra-passagem e, ao supostamenteretornar para a pista em queele seguia, teria rodado e sidoatingido pelo caminhão. APolícia Rodoviária Federal nãoconclui as causas dos aciden-tes. Ontem (02) a corporaçãoem Quatro Pontes, que aten-deu a colisão, informou queapenas analisa o local e relataos fatos de acordo com depoi-mento dos envolvidos.

Do acidente, a tia de Dar-ci, de 74 anos, saiu ferida. Elateve uma luxação nas costas,mas se recupera.

Marido perde salário eesposa denúncia jogatina

Uma denúncia de umamulher acabou com a apre-ensão de três máquinas caça-níquel e prisão do responsá-vel no centro de MarechalCândido Rondon, na tardede ontem (02). A denúnciachegou dias atrás para a Ron-da Ostensiva Tático Móvel(Rotam). A mulher estava in-dignada porque o maridohavia perdido o salário domês com a jogatina. Paraacabar com o “vício” do es-poso, denunciou o local.

O estabelecimento próxi-mo à rodoviária funcionavaem uma sala sem identifica-ção. Com vidros escuros, nãodava para saber o que ocorriano local. Ontem à tarde os po-liciais foram averiguar a situ-ação e perceberam a movimen-tação no local. Quando entra-

ram, encontraram o responsá-vel e as três máquinas ligadas.

O homem foi preso e enca-minhado com os pequenos com-

putadores para a Polícia Ci-vil, que ficou responsável porabrir os equipamentos e ver sehá dinheiro dentro.

Máquinas foram recolhidas na tarde de ontem (02),no centro de Marechal Rondon

Giuliano De Luca/OP

Grave acidente na Maripá deixa idoso feridoUm idoso de 67 anos ficou

ferido em um acidente de trânsitopor volta das 17 horas de ontem(02), na Avenida Maripá, em Mare-

chal Cândido Rondon. A colisãoenvolveu três veículos: um carroBMW com placas do Paraguai,uma pick-up Fiorino e uma moto-

neta Honda Lead, ambos complacas de Nova Santa Rosa.

A Fiorino estaria seguindo pelaAvenida Maripá sentido centro aobairro quando o motorista perdeu ocontrole ao passar pelo cruzamen-to com a Rua Porto Alegre. A pick-upteria atingido o carro paraguaio queestava estacionado. O motoristada motoneta que vinha atrás nãoconseguiu desviar, sofrendo que-da. O motorista da Fiorino, OsvaldoGeier, ficou preso nas ferragens. Aequipe do Corpo de Bombeirosprecisou usar o desencarceradorpara retirar o homem do carro.Osvaldo foi encaminhado para aUnidade de Saúde 24 Horas comferimentos nas pernas e no rosto.O motociclista sofreu escoriações.

Acidente aconteceu no fim da tarde de ontem (02),envolvendo dois carros e uma moto

Aquiagora.net

Page 31: 07 03 2014

Edição 3871 - O PRESENTE | 31QUINTA-FEIRA, 03 DE JULHO DE 2014 EDITAIS

Page 32: 07 03 2014

32 | O PRESENTE - Edição 3871 EDITAIS QUINTA-FEIRA, 03 DE JULHO DE 2014

Page 33: 07 03 2014

SÚMULA DEPEDIDO DE

LICENÇA DEINSTALAÇÃO

Rogerio AntonioSobolewski torna pú-blico que irá requerer aoIAP a Licença de Insta-lação para atividade deavicultura de corte, a serimplantada na linha Apa-recida, distrito de SãoClemente, município deSanta Helena, Estadodo Paraná.

SÚMULA DEPEDIDO DELICENÇAPRÉVIA

Delton Hoffman eNivaldo Hoffmann tor-nam público que reque-reram ao IAP LicençaPrévia para empreendi-mento de suinocultura,porte médio, modalida-de crechário, a ser im-plantado na linha Jagua-rundi, município de NovaSanta Rosa, Estado doParaná.

Edição 3871 - O PRESENTE | 33QUINTA-FEIRA, 03 DE JULHO DE 2014 EDITAIS

Temperatura: 24º/16º Temperatura: 23º/15º Temperatura: 24º/15º Temperatura: 24º/16º Temperatura: 22º/16ºTemperatura: 24º/16º

Page 34: 07 03 2014

Classificados na internet: www.opresente.com.br34 | O PRESENTE QUINTA-FEIRA, 03 DE JULHO DE 2014

APARTAMENTO , vendo, c/ 3quartos, sala, bwc, cozinha plane-jada, mesa de mármore, lavand.c/ tanque embutido, garagem, R.Mem de Sá, Cond. Canadá, MCR,R$ 115.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 100m², alvenaria, c/laje, 3 quartos, sala, cozinha, bwc,garagem, R. Capitão, Lot. Frankfurt,MCR, R$ 130.000,00. Tr. (45) 8821-9999 (tim) ou 8822-5555 (claro) comLodi Corretor de Imóveis.

CASA, vendo, 100m², nova, c/ 2quartos, suíte, sala, copa, cozinha,lavand., garagem, toda murada, ter-reno grande, R. Colombo, Lot. Im-perial, MCR, R$ 248.000,00, podeser financiada. Tr. (45) 3254-3888ou 9978-4560 com Schone Corretorde Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, vendo, 100m², usada, al-venaria, terreno 800m², de esqui-na, em Margarida, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9982-8693 ou9950-9545 com Adelar.

CASA, vendo, 105m², seminova,c/ laje, 2 quartos, suíte, sala, cozinha,lavand., bwc, garagem coberta c/ chur-rasq., jd. de inverno, terreno 195m²,Lot. Roda D'Água, MCR, R$195.000,00. Tr. (45) 9992-9598 c/ Necoou 3254-5000 na Certo Imóveis, Cre-ci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 112m², alvenaria, c/2 quartos, suíte, bwc, sala, cozinha,lavand., varanda, toda murada, R. Pre-sidente Costa e Silva, MCR, R$210.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 118m², alvenaria,c/ 2 quartos, suíte, 2 salas, cozi-nha, área de serviço, garagem p/ 1carro, churrasq., 2 bwc, terreno600m², no centro, em MCR, R$300.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 126m², c/ 2 quartos,sala, cozinha, 2 bwc, área de serviço,garagem, em Novo Horizonte, R$125.000,00, aceito veículo ou terrenono negócio. Tr. (45) 9992-9598 c/ Necoou 3254-5000 na Certo Imóveis, Cre-ci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 130m², usada, c/ 3quartos, sala, cozinha, 2 bwc, áreanos fundos, garagem, terreno 12x45,Av. das Torres, nº 237, MCR, valor acombinar, aceito carro. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 134m², nova, Lot.Marechal, MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9965-1029 ou 3254-3354.

CASA, vendo, 140m², alvenaria, c/2 quartos, sala, cozinha, bwc, gara-gem, área de festas, R. Continental,Lot. Florença, MCR, R$ 170.000,00.Tr. (45) 8821-9999 (tim) ou 8822-5555(claro) com Lodi Corretor de Imóveis.

CASA, vendo, 140m², alvenaria, c/laje, 2 quartos, sala, cozinha, 2 bwc,garagem, área de festas, R. SouzaNaves, Vila Gaucha, MCR, R$250.000,00. Tr. (45) 8821-9999 (tim)ou 8822-5555 (claro) com Lodi Corre-tor de Imóveis.

CASA, vendo, 146,79m², nova, c/laje, 2 quartos, suíte, sala de jantar,sala de tv, cozinha, lavand., bwc, la-vabo, garagem, terreno 383,67m², Lot.Sabiá, MCR, R$ 420.000,00. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 40,17m², nova, c/laje, 1 quarto, sala de estar, cozinhaplanejada, área de serviço, bwc, pin-tura nova, terreno 303,6m², Lot. ValeVerde, MCR, R$ 150.000,00. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 53m², nova, c/ laje,2 quartos, sala, cozinha, bwc, área deserviço, pintura nova, Lot. São Fran-cisco, MCR, R$ 100.000,00. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 56m², alvenaria,c/ 2 quartos, cozinha, sala, áreade serviço, bwc, c/ sobra de ter-reno 21m², em MCR, R$105.000,00, pelo programa MinhaCasa Minha Vida. Tr. (45) 3254-0477 ou 9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 62m², c/ 3 quartos,sala de estar, cozinha, área de servi-ços, bwc, edícula c/ churrasq., terre-no 238m², Bairro Botafogo, MCR, R$140.000,00. Tr. (45) 9979-1080 c/ Ade-lar ou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 66m², nova, c/ laje,2 quartos, sala de estar, jd. de inver-no, cozinha, área de serviços, bwc,garagem coberta, terreno 106m², Lot.Roda D'Água, MCR, R$ 130.000,00.Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 68m², c/ 3 quartos,sala de estar, cozinha, jd. de inverno,bwc, área de serviço, Lot. Caminhosdo Sol, MCR, R$ 135.000,00, podeser financiada. Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m², alvenaria, c/laje, 2 quartos, sala, cozinha, bwc,terreno 234m², R. Curitiba, nº 75, Lot.Luciana II, em MCR, R$ 110.000,00,pode ser financiada. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 70m², nova, alve-naria, esquina, c/ laje, 2 quartos, sala,cozinha, bwc, lavand., churrasq., naR. Pernambuco, nº 2260, Lot. Aveni-das, próx. à Unioeste, em MCR, R$150.000,00. Tr. (45) 3284-1048 ou9962-0082 com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 73m², c/ 2 quartos,sala de estar, cozinha, área de servi-ços, bwc, terreno 362m², Lot. SantaFelicidade, MCR, R$ 200.000,00. Tr.(45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 75m², nova, alve-naria, c/ 3 quartos, sala, cozinha, ter-reno 14x33, Lot. Barcelona, MCR, R$120.000,00, aceito terreno, pode serfinanciada. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 84m², c/ laje, 3 quar-tos, sala de estar, cozinha, área deserviços, bwc, garagem coberta, ter-reno 304m², Lot. Santa Felicidade,MCR, R$ 190.000,00. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, aprox. 120m², nova,c/ 2 quartos, suíte, 2 bwc, sala/copa/cozinha, R. Maceió, Lot. Imperial,MCR, R$ 315.000,00, aceito auto-móvel ou terreno. Tr. (45) 3254-3888ou 9978-4560 com Schone Corretorde Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, vendo, nova, c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, bwc, lavand.,próx. ao cemitério, MCR, R$95.000,00, pelo programa MinhaCasa Minha Vida. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASAS, vendo, 3, 200m², alvena-ria, c/ 3 quartos, sala, cozinha, 3 bwc,garagem, R. Men de Sá, Lot. SantaMonica, MCR, R$ 250.000,00. Tr. (45)8821-9999 (tim) ou 8822-5555 (claro)com Lodi Corretor de Imóveis.

CASAS, vendo, novas, em diver-sos bairros, MCR, valor a combinar,podem ser financiadas pelo programaMinha Casa Minha Vida. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CHÁCARA, vendo, 3.500m², terraplana, sem pedras, c/ floresta natu-ral, 500m de MCR, valor a combinar,preço de ocasião, aceito carro. Tr. (45)9934-8875 ou 9105-2280.

CHÁCARA, vendo, 45.000m² plan-ta, 24.200m² cercada em pastagem,c/ 2 açudes, água suficiente p/ + 2açudes, 3km da BR 163, próx. aoasfalto, em Novo Horizonte, R$300.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

PRÉDIO, vendo, integral ou parci-al, c/ apartamento 330m², sala co-mercial 320m², anexo barracão 200m²,garagem 100m², R. 7 de Setembro, nº1744, centro, MCR, valor e condiçõesa combinar. Tr. (45) 9965-1830.

SÍTIO, vendo, 60.000m² em plan-tação e pastagem + 15.000m² re-serva legal, terra plana, c/ sisleg,casa mista, estabulo novo, as mar-gens do rio Guaçu, R$ 230.000,00,aceito troca. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

SOBRADO, vendo, 364m², emfase de acabamento, c/ 2 quartos,suíte, 2 bwc, sala, cozinha, lavand.,jd. de inverno, garagem, c/ casanos fundos, R. Deonato Schwab,Lot. Sabka, MCR, R$ 280.000,00.Tr. (45) 9992-7179.

SOBRADO, vendo, aprox. 240m²,c/ 2 quartos, suíte c/ closet e sacada,sala c/ lareira, sala de jantar, cozinha,escritório, garagem individual p/ 2 car-ros, churrasq., lavand./despensa, ter-reno 1.000m², 20x50, R. Paraíba, nº33, MCR, R$ 490.000,00. Tr. (45)3254-3888 ou 9978-4560 com SchoneCorretor de Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

TERRA, vendo, 11 alq., mecaniza-dos, em Pato Bragado, valor a combi-nar. Tr. (45) 9978-6422 com Raimun-do Van Den Bonn, Creci F11955J.

TERRA, vendo, 2 alq., planta1.15, sem benfeitorias, c/ 3.000 pésde eucaliptos de 3 anos e 6 meses,Linha Vorá, Margarida, valor a com-binar. Tr. (45) 3282-1095 ou 9848-6028 com Mário.

TERRA, vendo, 3.400m², 200m daBR 163, próx. ao posto Trovão Azul,MCR, R$ 195.000,00, entrada e prazoa combinar. Tr. (45) 9924-6339 ou8810-5512, Creci F-21288.

TERRA, vendo, 5 alq., planta 3,restante em pasto e reserva, c/ ben-feitorias, em Margarida, MCR, R$300.000,00. Tr. (45) 9974-6083.

TERRA, vendo, 5,5 alq., c/ reser-va, sem benfeitorias, Linha São Ber-nardo, São Roque, MCR, valor: 1.000scs de soja por alq., aceito carro atéR$ 25.000,00. Tr. (45) 9909-8313.

TERRENO, vendo, 12x28, todomurado, Lot. Marco Polo, MCR,R$ 110.000,00, pode ser financi-ado. Tr. (45) 3254-0477 ou 9919-0223, Crec i J -04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO , vendo, 1 .000m²,20x50, c/ 300m² em benfeitorias,R. Espírito Santo, próx. ao Colé-g io Rui Barbosa, MCR, R$600.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9961-5870, Crec i J -04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 12,60x40,20,no Lot. Nova América, MCR, R$70.000,00, aceito carro. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 12x33, Lot.Bem Te Vi, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9965-1029 ou 3254-3354.

TERRENO, vendo, 12x39, R. Olin-do Artmann, Lot. Modelo, ao lado dacasa nº 33, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9965-1029 ou 3254-3354.

TERRENO, vendo, 13x23, c/casa de 50m², todo murado, cerca-do, R. Nossa Senhora da Penha, nº256, Lot. Santa Felicidade, MCR,R$ 105.000,00, pode ser financia-do. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 13x45,50, R.Darlei Bregolli, Lot. Maioli, MCR, R$95.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO , vendo, 15x23, deesquina, Lot. Imperial, MCR, R$78.000,00. Tr. (45) 9963-5893 comMarciano.

TERRENO, vendo, 17x20, R. Per-nambuco, Lot. Mees, MCR, valor acombinar, aceito carro no negócio. Tr.(45) 9818-3730 com Reni.

TERRENO, vendo, 16,50x25, deesquina, frente p/ o sol da manhã,100m da Av. Rio Grande do Sul,próx. a futura instalação do Sicre-di, Lot. Porto Alegre, MCR, R$160.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 20x40, c/ 2casas, em Pato Bragado, valor acombinar. Tr. (45) 9947-4786 ou9908-0027.

TERRENO, vendo, 24,80x30, naBR 163, próx. ao portal, MCR, R$240.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 345,10m²,Cond. Amazonas, 500m da rodoviá-ria, MCR, R$ 95.000,00. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 414m²,12x34,5m², Lot. Parque Ecológico, óti-ma localização, MCR, R$ 128.000,00.Tr. (45) 3254-3888 ou 9978-4560 comSchone Corretor de Imóveis, Creci13.848, www.schoneimoveis.com.br.

TERRENO, vendo, 418m², Lot.Porto Seguro, saída p/ Curvado,2 quadras da super creche, MCR,R$ 75.000,00, aceito carro ou ter-reno em Margarida. Tr. (45) 9943-2997 com Silmar.

TERRENO, vendo, 422,40m²,12x35,4, frente p/ o sol da manhã,Lot. Avenidas, MCR, ótima localiza-ção, R$ 130.000,00. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 627m², Lot.Pinz, saída p/ Margarida, MCR, R$88.000,00. Tr. (45) 9979-1080 c/ Ade-lar ou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, c/ infraes-trutura completa, liberado p/ cons-trução, Lot. Maioli, sentido Anel Via-rio, 500m da Realize Mat. Constru-ção, MCR, valor a combinar, parce-lamento próprio ou à vista com 5%de desconto. Tr. (45) 9968-4052 ou3254-2148 com Juliano.

TERRENOS, vendo, Lot. BeijaFlor, em frente ao Lot. Ana Paula,MCR, valor a combinar, em até 60parcelas. Tr. (45) 9992-9598 c/ Necoou 3254-5000 na Certo Imóveis, Cre-ci J-4248, certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, vários, Lot.São Francisco Novo, R$ 60.000,00cada. Tr. (45) 9978-6422 com Rai-mundo Van Den Bonn, Creci F11955J.

APARTAMENTO, alugo, 180m², 4quartos, suíte grande c/ hidromassa-gem, 3 bwc, churrasq., lavand. c/ áreap/ secar roupa, garagem coberta p/ 2carros, cozinha, sala de estar, sala dejantar, em MCR, R$ 1.250,00, inclusocondomínio. Tr. (45) 3254-1361.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2 quar-tos, suíte, garagem, sacada, depen-dência p/ empregada, último andar,Ed. Porto Britânia, centro, MCR, R$900,00 + R$ 200,00 condomínio. Tr.(45) 9972-6538.

APARTAMENTO, alugo, c/ 3 quar-tos, sala, cozinha, lavand., garagemcoberta, interfone c/ abertura de por-tão, Ed. Canadá, MCR, R$ 560,00.Tr. (45) 9803-2282 com Kândida.

APARTAMENTOS, alugo, c/ 3 quar-tos, Av. Maripá, em frente ao Merca-do Copagril, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 8404-1596 com Eloi.

CASA, alugo, alvenaria, c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, lavand., bwc, ga-ragem fechada, R. Cachoeira, nº288, Lot. Santo Amaro, próx. a Uni-oeste, MCR, R$ 570,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9977-5515,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, alvenaria, c/ 3 quar-tos, sala, cozinha, lavand. fechada,bwc, toda murada, R. Alecrim, nº 109,Jd. Higienópolis, MCR, R$ 400,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9977-5515,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, c/ 2 quartos, sala,cozinha, bwc, cobertura p/ carro, R.Tiradentes, nº 292, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-2816 com Vera.

CASA, alugo, em Novo Horizonte,R$ 350,00. Tr. (45) 9965-4644.

QUARTOS, alugo, c/ ou sem mó-veis, próx. a Unioeste, MCR, va-lor a combinar. Tr. (45) 9913-1604ou 9143-5547.

QUITINETE, alugo, c/ 2 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand., área c/churrasq., próx. ao Detran, MCR, R$460,00 + 20,00 condomínio. Tr. (45)9930-1880 com Rosa.

QUITINETE, alugo, Lot. Florença,MCR, R$ 350,00, incluso luz e água.Tr. (45) 9983-4891 (a noite).

QUITINETE, alugo, R. PresidenteCosta e Silva, nº 818, centro, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9818-9198.

SALA COMERCIAL, alugo, 65m²,alvenaria, R. Minas Gerais, nº 984,sala 2, ao lado bicicletaria Central,centro, MCR, R$ 724,00. Tr. (45) 3254-4512 ou 9911-8128 com Fernando.

BRASILIA, vendo, ano 78, ver-melha, motor novo, parte elét. nova,pneus bons, doc. em dia, R$1.500,00. Tr. (45) 9922-4484 ou8824-6813 com Ricardo.

CAMINHÃO, vendo, ano 2010,Ford Cargo 2428, c/ baú frigorífico,único dono, valor a combinar, acei-to carro ou terreno no negócio. Tr.(45) 9927-9710.

CAMINHÃO, vendo, ano 2012,Constellation 24280, truck, gabinado,baú 62m³, R$ 75.000,00 pela partepaga, assume financiamento. Tr. (45)8816-7127 ou 9957-7541.

CAMINHÃO, vendo, ano 89, Mer-cedes Benz 1518, truck, graneleiro8m novo, turbo, reduzido, 6 pneusGoodyear novos, valor a combinar.Tr. (45) 9993-1855 (tim) ou 3254-7076 com Ruben.

CITROEN C3 1.4, vendo, ano2012, flex, 8v, vidro elét., trava, alar-me, ar-cond., ar quente, bancos emcouro, baixa km, única dona, ótimoestado de conservação, valor da ta-bela fipe. Tr. (45) 9989-0071.

CIVIC LXS 1.8, vendo, ano 2009,preto, flex, automático, completo, cou-ro, airbag, abs, rodas liga leve, cibié,sensor de estacionamento, 59.000km,impecável, R$ 47.900,00. Tr. (45)3254-7000 ou 8803-6565.

CORSA CLASSIC SEDAN, ven-do, ano 2013, completo, 21.000km,única dona, valor a combinar, estudoproposta. Tr. (45) 9986-5434.

CORSA CLASSIC, vendo, ano2008/08, branco, 4 portas, c/ ar-cond., R$ 15.500,00. Tr. (45) 9838-5899 com Rudimar.

ESCORT LX 1.6, vendo, ano 89,ótimo estado, valor a combinar,aceito moto, parcelo pgto. Tr. (45)9942-2738.

F-1000, vendo, ano 93, bordo,mwm, menos ar-cond., valor a com-binar. Tr. (45) 9975-1912.

F-250 XLL, vendo, ano 2001/01,xumbo, motor mwm, frente modelo2011, rodas da XLT 2010, toda revisa-da, mecânica nova, impecável, R$55.000,00. Tr. (45) 9993-9672.

FIESTA GL 1.0, vendo, ano 2001,estado de novo, R$ 8.990,00. Tr. (45)9975-1912.

FOCUS HATCH, vendo, ano 2004,prata, completo, c/ chave reserva,manual, ótimo estado, valor a combi-nar. Tr. (45) 9982-7670 com Chico.

GOL CLI 1.8 , vendo, ano 96,preto, bolinha, c/ rodas, trava, alar-me, engate, R$ 8.800,00. Tr. (45)9975-1912.

KA, vendo, ano 2007, comple-to, c/ ar, DH, vidro, trava, alarme,manual, ótimo estado de conser-vação, valor a combinar, aceito tro-ca. Tr. (45) 9989-0805.

KANGOO SPORTWAY, vendo, ano2009, completo, 2º dono, ótimo esta-do, R$ 27.500,00. Tr. (45) 9973-0856.

LOGAN 1.6, vendo, ano 2011, 8v,completo, valor a combinar. Tr. (45)9982-7554.

MEGANE GRAND TOUR DYNAMI-QUE 1.6, vendo, ano 2011, preto,flex, completo, ar digital, airbag du-plo, abs, computador de bordo, cd ori-ginal no volante, única dona, impecá-vel, R$ 39.900,00. Tr. (45) 3254-7000ou 8803-6565.

MERIVA JOY 1.4, vendo, ano 2011,prata, flex, completo, c/ abs, air bag,valor a combinar. Tr. (45) 9982-7554ou 9973-0619.

MONTANA CONQUEST, vendo,ano 2009/10, f lex, completa,64.000km, único dono, R$24.000,00. Tr. (45) 9961-0396 ou3254-5212 com Paulo.

OMEGA, vendo, ano 93, completo,4 pneus novos, bom estado de con-servação, R$ 9.800,00, estudo pro-posta. Tr. (45) 9986-5434.

PALIO ECONOMY FIRE, vendo,ano 2011/12, vermelho, 4 portas, c/ar-cond., DH, vidro elét., trava elét.,alarme, R$ 24.500,00, aceito CG 150.Tr. (45) 9933-8444.

Page 35: 07 03 2014

O PRESENTE | 35QUINTA-FEIRA, 03 DE JULHO DE 2014 CLASSIFICADOSPEUGEOT 206 FELINE 1.4, ven-

do, ano 2004, 8v, 4 portas, completo,c/ ar- cond., DH, desembaçador elimpador traseiro, vidros, trava e alar-me originais, retrovisor elét., roda aro14, insufilme, 55.000km, placa A, R$14.000,00, sem troca. Tr. (45) 9985-5010 ou 9935-0412.

PICASSO, vendo, ano 2001/02,completo, banco de couro, computa-dor de bordo, ótimo estado, R$13.500,00, aceito proposta. Tr. (45)9991-9594 com Douglas.

PUNTO SPORTING 1.8, vendo,ano 2013, completo, c/ teto, ar digi-tal, 26.000km, único dono, valor acombinar, estudo proposta. Tr. (45)9832-4373.

S10 COLINA 2.8 , vendo, ano2010, preta, 4x4, diesel, completa,c/ acessórios, 43.000km, manual,chave reserva, R$ 64.900,00. Tr.(45) 9986-9262.

SANTANA 1.8, vendo, ano 2001,branco, etanol, completo, banco decouro, revisado, R$ 13.000,00. Tr. (45)3254-2459 ou 9974-7155.

SANTANA 1.8, vendo, ano 2002/03, prata, completo, álcool, único dono,ótimo estado, R$ 18.000,00. Tr. (45)3279-1179 ou 8837-4038.

SANTANA QUANTUM, vendo outroco, ano 95, valor a combinar, trocopor carro de maior valor. Tr. (45) 9918-5675 com José.

SAVEIRO 1.6, vendo ou troco, ano2003/03, cinza, álcool, completa, bomestado, valor a combinar, aceito motode menor valor. Tr. (45) 9848-6028 ou3282-1095 com Mário.

SAVEIRO G3 AP 1.8, vendo, ano2001, prata, c/ alarme, trava, rodas15, imposto 2014 pago, valor a com-binar, estudo troca. Tr. (45) 9832-4373.

SILVERADO, vendo, ano 2000,completa, valor a combinar. Tr. (45)9828-5155 com Neco.

TOYOTA SW4, vendo, ano 2008,completo, 4 pneus novos, revisado,valor a combinar, aceito troca. Tr. (45)9989-0805.

UNO SX 1.0, vendo, ano 97, óti-mo estado, valor a combinar, aceitomoto. Tr. (45) 9942-2738.

VECTRA EXPRESSION 2.0, ven-do, ano 2005, prata, 8v, completo,couro, ótimo estado de conservação,R$ 23.900,00, aceito moto. Tr. (45)9909-8313.

VECTRA GLS, vendo, ano 98/98,cinza, c/ ar-cond., faról de neblina,volante c/ regulagem, ótimo estado,R$ 13.500,00. Tr. (45) 8819-9103.

VECTRA GTX 2.0, vendo ou troco,ano 2009, automático, completo, ban-cos de couro, 39.000km, ótimo esta-do, valor a combinar. Tr. (45) 8841-8996 com Adilson.

ZAFIRA 2.0, vendo, ano 2009, pra-ta, flex, automático, completo, airbagduplo, ar digital, rodas liga leve, cd, 7lugares, impecável, R$ 38.500,00. Tr.(45) 3254-7000 ou 8803-6565.

BIZ 125 ES, vendo, ano 2010, c/chave cópia, manual, única dona, R$4.900,00, estudo proposta. Tr. (45)9917-5987.

CB 500, vendo, ano 2000, preta,ótimo estado, R$ 12.000,00. Tr. (45)9923-6951 com Bruno.

CG 125 FAN, vendo, ano 2005,preta, R$ 3.300,00. Tr. (45) 3254-4140com Fabiani.

CG 150, vendo, ano 2008, c/ par-tida elétrica, R$ 3.994,00. Tr. (45) 9944-1983 com Rui.

CG FAN 125 KS, vendo, ano 2012,12.000km, único dono, R$ 4.450,00.Tr. (45) 9904-1089 com Andrei.

CG FAN KS, vendo, ano 2011/11,vermelha, R$ 4.600,00. Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

CG TITAN 150 KS, vendo, ano2009, vermelha, R$ 5.000,00. Tr. (45)9952-1092 com Sidinei.

CG TITAN KS, vendo, ano 2010/10, amarela, R$ 5.300,00. Tr. (45)3254-4140 com Fabiani.

CG TITAN KSE, vendo, ano 2003,azul, R$ 3.500,00. Tr. (45) 9914-6553com Meri.

CRYPTON ED, vendo, ano 2010,preta, ótimo estado, R$ 4.300,00. Tr.(45) 9952-1092 com Sidinei.

DREAM, vendo, ano 96, verme-lha, R$ 1.800,00. Tr. (45) 9941-9205.

FAZER, vendo, ano 2013, branca,6.000km, único dono, R$ 9.500,00.Tr. (45) 9933-8934.

LEAD, vendo, ano 2011/11, ver-melha, R$ 4.800,00. Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

NEO, vendo, ano 2007/08, pra-ta, R$ 4.500,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

SHINERAY, vendo, ano 2012/13,preta, valor a combinar. Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

TWISTER 250, vendo ou troco, ano2008, preta, valor a combinar, aceitocarro ou moto. Tr. (45) 9935-2961.

XTZ 250 TENERÉ, vendo, ano2014/14, azul, baixa km, impecável,valor a combinar. Tr. (45) 3254-4140com Fabiani.

YBR 125 K, vendo, ano 2005/05,preta, R$ 3.000,00. Tr. (45) 9914-6553com Meri.

YBR 125 K, vendo, ano 2008/08,preta, bem conservada, R$ 3.500,00.Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

YBR FACTOR ED, vendo, ano2013/14, vermelha, R$ 6.300,00. Tr.(45) 9952-1092 com Sidinei.

YS FAZER 250, vendo, ano 2009/10, vermelha, R$ 7.700,00. Tr. (45)9914-6553 com Meri.

APARELHO DE SOM, vendo, Aiwa,R$ 180,00. Tr. (45) 9944-4415.

BICICLETA, vendo, seminova,rosa, câmbio shimano, pneus esca-pade, aro 24, R$ 300,00. Tr. (45) 9918-2403 com Luciane.

Recorte na linha pontilhada

Produto: ----------------------------------------------Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: -----------------------------------Valor: ----------------------------------

Obs.: ---------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Endereço: --------------------------------------------Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 03/07/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 04/07/2014R$ 2,00PARA ASSINANTES

CAIXA AMPLIFICADA, vendo,Frahm, R$ 150,00. Tr. (45) 9944-4415ou 8800-0718.

CANÁRIO, vendo, Belga, valor acombinar. Tr. (45) 9122-3626.

CONSÓRCIO CONTEMPLADO,vendo, p/ imóvel, crédito R$337.000,00, entrada R$ 76.500,00, as-sume 67 parcelas de R$ 5.810,68. Tr.(45) 3254-5050 ou 9831-5050 na Cred-Certo, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO NOVO, vendo, p/imóvel, crédito R$ 123.765,39, prazo93 meses, a partir da 5ª parcela R$1.682,01. Tr. (45) 3254-5050 ou 9831-5050 na CredCerto, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO NOVO, vendo, p/veículo, crédito R$ 28.800,00, prazo52 meses, a partir da 5ª parcela R$670,91. Tr. (45) 3254-5050 ou 9831-5050 na CredCerto, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO NOVO , vendo,sem taxa de adesão, crédito R$150.000,00, prazo 149 meses, apartir da 5ª parcela R$ 1.309,67.Tr. (45) 9987-5000 ou 3254-5000,na Certo Imóveis.

CONSÓRCIO, vendo, p/ automó-vel, crédito R$ 30.900,00, entrada R$14.900,00, assume 64 parcelas deR$ 397,00. Tr. (45) 8821-9999 (tim)ou 8822-5555 (claro) com Lodi.

CONSÓRCIO, vendo, p/ automó-vel, crédito R$ 4.650,00, entrada R$2.600,00, assume 26 parcelas de R$145,00. Tr. (45) 8821-9999 (tim) ou8822-5555 (claro) com Lodi.

CONSÓRCIO, vendo, p/ automó-vel, crédito R$ 6.000,00, entrada R$3.200,00, assume 20 parcelas de R$229,00. Tr. (45) 8821-9999 (tim) ou8822-5555 (claro) com Lodi.

ESPINGARDA, vendo ou troco,nova, de pressão, CBC Monte Negro,carabina c/ grife antiderrapante, ve-loc. 750pés/seg, c/ manual, nota, va-lor a combinar. Tr. (45) 8824-6813 ou9107-4209 com Ricardo.

FAÇO serviços de pinturas e sol-das em portões, grades, janelas, por-tas e calhas, interessados. Tr. (45)9909-8309 ou 9933-4262.

FILHOTES, vendo, Lhasa Apso,vacinados e vermifugados, prontospara entrega, valor a combinar. Tr.(45) 9137-0692.

LANCHA, vendo, ano 2012, Che-rokee 19, 33 horas, capota, DH,som, 115hp, gasolina, R$ 50.990,00.Tr. (45) 3254-7707.

LANCHA, vendo, Tropical, motor100hp, 4 tempos, valor a combinar,preço de ocasião, aceito camionete.Tr. (45) 9934-8875.

LIMPA PISO, polimento, tira man-chas, riscos e encardidos da superfí-cie do porcelanato, cerâmica, granito,pedras em geral, polimento de graniti-lha e concreto, interessados. Tr. (45)9934-8875 ou 9105-2280.

MOTOR, vendo, Yamaha, 15hp,valor a combinar. Tr. (45) 3254-4140.

OFEREÇO serviços de instalaçãode som automotivo, rádio, dvd, altofalante, módulo de potência, sensorde estacionamento, câmera de ré, gps,valor a combinar. Tr. (45) 9928-9979com Djonathan.

OFEREÇO vaga p/ pensionista,R. Independência, nº 1941, MCR,interessados. Tr. (45) 9933-7461com Cleusa.

OFERTA DE TRABALHO p/ açou-gueiro, c/ experiência, interessados.Tr. (45) 9915-5013.

OFERTA DE TRABALHO p/ auxili-ar de soldador, interessados. Tr. (45)9904-4099 com Jandir.

OFERTA DE TRABALHO p/ cozi-nheira, c/ experiência, interessadas.Tr. (45) 3254-1198 (após 19hs).

OFERTA DE TRABALHO p/ eletro-técnico, interessados. Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

OFERTA DE TRABALHO p/ empre-gada doméstica, meio período, inte-ressadas. Tr. (45) 9856-5694 com Eloi.

OFERTA DE TRABALHO p/ ven-dedor externo, ramo de tintas, p/ MCRe região, c/ salário + comissão, inte-ressados. Tr. (45) 9996-6300.

OFERTA DE TRABALHO p/ técni-co/mecânico em refrigeração, interes-sados. Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

PAVER, vendo, ecológico, 105m,2ª linha, valor a combinar. Tr. (45)9946-5865 ou 9999-4891.

REBOQUE, vendo, p/ barco, novoe usado, valor a combinar. Tr. (45)3254-4140.

TELEVISOR, vendo, Toshiba, 37",R$ 450,00. Tr. (45) 9914-0120 ou 3254-7314 com Sirio.

TELEVISORES, vendo, tela pla-na, 20" e 21", R$ 180,00. Tr. (45)9944-4415.

COLHEITADEIRA, vendo, ano2004, John Deere, c/ 3.100hs, va-lor a combinar. Tr. (45) 9922-9791com Marcio.

GALPÃO, vendo, de madeira, p/retirar do local, valor a combinar. Tr.(45) 3281-7024 ou 9969-2181.

PEIXES, vendo, tilápia, pacú ecarpa, entrego na casa, valor a com-binar. Tr. (45) 9934-8875 ou 9105-2280.

PLANTADEIRA, vendo, ano 2003,PSMC 102, 9 linhas, c/ recâmbio erosca sem fim no adubo, valor a com-binar. Tr. (45) 3281-7024 ou 9969-2181.

PLATAFORMA, vendo, de milho,New Holland, 6 linhas de 90, valor acombinar. Tr. (45) 9972-6154 ou 3254-3146 com Valdemar.

PULVERIZADOR, vendo, ano2003, Jacto Advance, eletro-eletrô-nico, 2000lts, c/ comando de barraelét., original c/ kit KS, único dono,valor a combinar. Tr. (45) 3281-7024ou 9969-2181.

TRATOR, vendo, ano 78, Valmet85, ótimo estado, valor a combinar.Tr. (45) 3281-7024 ou 9969-2181.

VACAS, vendo, 21, Jersey e Jer-sey/Holando, valor a combinar. Tr.(45) 9919-2090.

VACAS, vendo, 25, Holandesas,alta genética, 5 lotes de 5 animais, apartir de R$ 4.500,00 por animal. Tr.(45) 9825-2025.

VACAS, vendo, Jersey e Holande-sas, prenhas, valor a combinar. Tr.(45) 9927-0825.

Page 36: 07 03 2014