06 26 2014

38

Upload: orangotoe

Post on 31-Mar-2016

258 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

06-26-2014.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: 06 26 2014
Page 2: 06 26 2014

Brilho ofuscado02 | O PRESENTE EDITORIAL QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014

Conjunto de ações e reações do indivíduo em face do meiosocial ou ainda o conjunto das reações que se podem observarnum indivíduo, estando este em seu ambiente, e em dadascircunstâncias. Seja qual for a definição de comportamento, ofato é que as atitudes de qualquer pessoa são sempre muitovisadas na sociedade.

Quando somos crianças aprendemos sobre valores, postu-ras, gestos, emoções, culturas, cidadania, boa conduta... Quandonos tornamos adultos, todo esse aprendizado precisa sercolocado em prática e passa a ser cobrado nas relações sociais.O modo como agimos e reagimos em nossa comunidade, noambiente de trabalho ou no meio familiar revela a essência docidadão que somos.

A ação manifestada a partir da interação de diversosfatores internos e externos que vivemos mostram muito decada indivíduo. E quando este indivíduo é uma pessoapública, ele passa a ser mais observado, e cobrado, ainda,por suas atitudes.

No serviço público, as ações de umprefeito, por exemplo, estão sempre emevidência. Os cidadãos em geral estão deolho nas atitudes dele e esperam de ummandatário posturas baseadas na legali-dade, moralidade, impessoalidade e ética.

No esporte não é diferente. As pes-soas costumam ver os atletas como sereshumanos exemplares. São ídolos que pas-sam a inspirar a vida de muita gente, demuitas crianças, inclusive.

Por essas e outras, costuma-se dizerque uma pessoa pública ou uma pessoafamosa pela profissão que exerce pagaum preço alto por ter a vida em exposiçãoa todo momento. Qualquer deslize, qual-quer atitude hostil, desleal, que fuja aosbons princípios, vai influenciar negativa-mente na imagem destes cidadãos.

Em tempos de Copa do Mundo, temosobservado muitas facetas do comportamento humano.

Dentro de campo, quem dera pudéssemos ver apenas afantástica emoção na hora do entoar dos hinos e os belospasses, dribles e gols dos jogadores. Infelizmente temosvisto além disso. São faltas duras, empurrões, chutes,atitudes desleais, provocações e por aí vai. A mordida doatacante do Uruguai Luiz Suárez é o exemplo perfeito do quenão queremos ver na Copa do Mundo; é o exemplo perfeitode falta de conduta de um desportista.

Quem viu Suárez jogar domingo (21) contra a Inglaterra,marcar dois gols bonitos, se emocionar do jeito que seemocionou com a vitória conquistada, certamente se en-cantou com o atleta, com a sua garra, dedicação, determi-nação e foco com que tratou a recuperação de uma cirurgiano joelho feita há menos de um mês para entrar em campona Copa e brilhar do jeito que brilhou, levando a torcida

celeste (e outras até) à loucura.Suárez foi vangloriado, aclamado pelos uruguaios, afinal,

sua rápida recuperação e boa atuação em campo possibilitoua equipe celeste avançar e brigar por uma vaga na próximafase, alimentando o sonho de mais uma vez tornar o Uruguaidono do título de uma Copa do Mundo.

Infelizmente, o Suárez em campo no domingo foi um e oSuárez em campo na terça-feira (24), desta vez contra a Itália,foi outro. Não causou alegria, causou decepção. Morder ozagueiro italiano Giorgio Chiellini foi uma atitude totalmenteantidesportiva, que não combina com um craque do futebol.

Por mais que contestem a mordida, as imagens da televisãomostram claramente o atacante do Liverpool cravando osdentes no ombro do jogador adversário e em seguida se jogandono chão, com feições de dor, talvez para disfarçar o ocorrido,tentando simular alguma trombada comum na hora do jogo.

Um impulso desnecessário, uma atitude ridícula. Pegoumuito mal para Suárez. Deixou osuruguaios envergonhados. Oxalá aFifa puna o jogador, senão, daqui apouco, se deixar o barco andar, nãoteremos mais jogo de futebol e, sim,um festival de agressões em campo.

Mesmo que o atacante tente pro-var ao contrário e diga o que disse ementrevista, que não foi uma mordida,apenas um lance comum de um jogo defutebol, o uruguaio tem um históricode peso em seu desfavor.

O astro já foi suspenso duas vezes,na Holanda e na Inglaterra, por usarseus dentes em agressões. Em novem-bro de 2010, a Federação Holandesa deFutebol o afastou por sete jogos doAjax devido a uma dentada no ombrodo meia-atacante Otman Bakkal, doPSV Eindhoven. Em abril do ano pas-sado, Suárez recebeu punição de dez

partidas do Liverpool por causa de uma mordida no braço dolateral direito sérvio Ivanovic, do Chelsea. Também já foiacusado de atitudes racistas em campo. Ou seja, para um bommordedor, seu currículo basta.

Se Suárez ficar fora até o fim da Copa do Mundo não seráculpa da Fifa, será culpa dele. Azar do atacante, que não sabecontrolar seus impulsos e tem dado mau exemplo, muitasvezes, em campo. É uma pena o brilho dele ser ofuscado destaforma, pois, por mais que continue a jogar na Copa, não serámais visto com os mesmos olhos de antes. Ruim para oUruguai, que pode ser prejudicado daqui para a frente noMundial, tanto pela repercussão negativa do fato, como pelodesfalque do principal jogador do time, caso ele seja afastadodas próximas partidas.

Que a punição, seja lá a que for, sirva de lição para todosos atletas. Afinal, futebol é jogo, não agressão.

Deixando de lado a Copa do Mundo e ascorridas da Fórmula 1, a campanha pelo Governodo Estado já está nas ruas. Outubro é aceleradopela disposição dos candidatos e os dispositivoseleitorais. Como muitos torciam, Roberto Requiãovolta à luta pelo Palácio Iguaçu, forçando possivel-mente um segundo turno. Os grandes perdedoresforam os deputados estaduais do PMDB, propen-sos quase todos a uma aliança com o PSDB deBeto Richa para garantirem ou correrem em terre-no mais seguro pela reeleição.

Águas passadas, o que se vê é uma disputaentre Beto Richa, Gleisi Hoffmann e Roberto Re-quião. Em 1990, o pai de Beto, José Richa, já seapresentava de cabelos brancos, parecidos comos do Requião hoje. Pois em plena TV, no debateproposto pelas emissoras, o hoje senador Rober-to Requião chamava a atenção dos eleitores parao fato de que Richa-pai já estaria exonerado dacampanha e do governo pela idade. Bobagem,Richa estava firme, capaz de voltar ao governo,derrotando tanto Requião como o ex e falecidodeputado José Carlos Martinez, amigo de Fernan-do Collor, este disputando a Presidência da Repú-blica. Jovem, Gleisi estaria dando os primeirospassos na política, já com Lula da Silva.

A situação que se aproxima tem muito de 1990.A pergunta que se faz desde que o PMDB indicouo senador Roberto Requião para uma nova emaior disputa é como o líder do “velho de guerra”vai se comportar na campanha para triturar osadversários. Sempre tem um outro Richa, dir-se-á. E, na verdade, o caminho natural é Requiãotentar liquidar com as expectativas de Beto. Mere-cedor ou não da ira requianista, o atual governadorvai ter que se cuidar na defesa. Pode, entretanto,devido aos exemplos do passado, partir para oataque e mostrar em sua ótica quem é RobertoRequião e o que este já fez pelo Estado, ainda queexercendo três vezes o governo e participandoduas vezes no Congresso Nacional, além da Pre-feitura de Curitiba. Beto pode lembrar que seu paiJosé Richa, mais o pai do atual prefeito de Curitiba,Mauricio Fruet, percorreram os bairros, andaramde ônibus e pediram claramente votos para Re-quião ser o prefeito. Foi eleito e assim teve oimpulso que precisava para seguir uma carreiapolítica vitoriosa.

E assim por diante, já que todos os governan-tes têm seus pontos fracos. Requião, com oscabelos brancos ou não, teria os seus. O mesmoocorre com Beto Richa, já há algum tempo alvo deacusações políticas que poderão prejudicá-lo noprocesso de reeleição. Numa disputa eleitoralvale tudo, dizem. Certo ou errado, é o que acontece.“Feio é perder”, dizem os profissionais da política.

Nesse trio poderoso, resta a figura da senado-ra Gleisi Hoffmann. Como se comportará umamulher que alcançou o Senado, mas que se aven-tura legitimamente numa corrida pelo palácio Exe-cutivo de seu Estado? Para não violentar seutemperamento, talvez prefira seguir com a tranqui-lidade que demonstra. Mas pode vestir uma roupade briga e ajudar Requião e Beto a se anularem.Enfim, o jogo está em franco desenvolvimento.Bem assessorados ou não, os três terão queescolher as armas. Se ainda é muito cedo paraconjecturas, logo virão as pesquisas e todos va-mos acompanhar essa corrida. Ela promete. Re-quião está saindo na frente, mesmo sem núme-ros, em política, eles todos sabem que o dia dehoje não se repete necessariamente amanhã.Muito menos em anos.

* O autor é jornalista em Curitiba

[email protected]

É uma pena o brilho deSuárez ser ofuscado destaforma, pois, por mais quecontinue a jogar na Copa,não será mais visto com os

mesmos olhos de antes.Ruim para o Uruguai, que

pode ser prejudicadodaqui para a frente devido

à atitude irresponsávele antidesportista do

principal jogador do time

LEMBRANDO 90

Page 3: 06 26 2014

RRRRReflexoseflexoseflexoseflexoseflexosA vitória do senador Roberto Requião na convenção do PMDB, realizada na

última semana, já começa a causar reflexos. O presidente da Câmara de Verea-dores de Paranaguá, Marquinhos Roque (PMDB), por exemplo, que era favorá-vel à coligação com o PSDB, está decidido a desistir de sua candidatura adeputado estadual. Roque é um dos peemedebistas a ter conflitos - públicos - como agora candidato a governador.

O PRESENTE | 03QUINTA-FEIRA,26 DE JUNHODE 2014

Os vicesCom os principais nomes que encabeçam a disputa ao

Governo do Estado definidos - Beto Richa (PSDB), RobertoRequião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT) -, os olhos sevoltam agora especialmente para a escolha dos candidatosa vice-governador. Isto porque os três políticos que devemencabeçar a briga pelo Palácio Iguaçu ainda não anuncia-ram quem completa suas respectivas chapas majoritárias.

Com a desistência do PMDB em se coligar com o PSDB,o governador Beto Richa tem como principal nome para serseu vice o do ex-secretário estadual de DesenvolvimentoUrbano, deputado federal Ratinho Junior (PSC). O tucano,aliás, admitiu nesta semana que Ratinho é de fato o maiscotado, até porque seria o candidato com mais aceitação nogrupo político e poderia agregar votos em Curitiba e RegiãoMetropolitana. A convenção do PSDB para homologar onome de Richa à reeleição acontece no domingo (29),enquanto o PSC se reúne no sábado (28).

Já o senador Roberto Requião anda assediando o PT.Após ser confirmado candidato a governador, ele já decla-rou que o nome de Gleisi está inviabilizado. Dizem até queo peemedebista gostaria de contar com o deputado estadu-al Enio Verri (que preside o PT no Paraná) como seu vice eque já estaria se articulando com o ex-presidente Lula paraque isso acontecesse. Outros nomes foram especuladoscomo possíveis vices, mas nenhum expressivo até o mo-mento. Outra opção do PMDB é fechar chapa pura.

O PT, por sua vez, tem afirmado que não abre mão deGleisi. Até porque ela deixou o cargo de ministra-chefe daCasa Civil justamente para disputar a eleição como candi-data a governadora. E mais, este é um projeto político quevem sendo construído há tempo pela agremiação. Mas,assim com o PMDB, a sigla petista também estaria encon-trando certa dificuldade em fechar apoios. Alguns nomes jáforam cotados para ser vice de Gleisi, mas até agora tudoestá aparentemente morno. O PT também faz a convençãoestadual no domingo.

Expectativaspara a campanha

O nome do governador Beto Richa(PSDB) deve ser homologado como candi-dato à reeleição no domingo (29), quando opartido promove sua convenção. Prestes acomeçar mais uma disputa eleitoral, o tuca-no declarou que a campanha será umaexcelente oportunidade para prestar contasde tudo o que foi feito no mandato, “espe-cialmente em educação, saúde, segurança,habitação, infraestrutura, agricultura e de-senvolvimento urbano”, cita.

Para Richa, será uma campanha propo-sitiva, pois a experiência de um mandatodá toda condição de aprimorar projetos econseguir novos avanços. “Conheço bemos adversários e sei dos métodos que em-pregarão. Ataques e agressões não ficarãosem resposta, mas ao nosso estilo: sembaixaria. Estamos confiantes, por isso nãoescolhemos adversários. Mas com os pésno chão. Tenho muita confiança de que osparanaenses não deixarão prevalecer amentira, a arrogância e a prepotência”,declara o governador.

Governador Beto Richa, pré-candidato àreeleição: “Conheço bem os adversários e sei

dos métodos que empregarão. Ataques eagressões não ficarão sem resposta, mas

ao nosso estilo: sem baixaria”

Com 108 dos 114 votos pela aliança, o PSD é aquinta legenda a formalizar adesão à campanhapela reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT).A convenção do partido aconteceu ontem (25).Além da legenda, o PMDB do vice-presidenteMichel Temer, o PDT e o PROS já confirmaramnos últimos dias a coligação com o PT. O PPtambém realizaria ontem o encontro e a tendênciaera igualmente confirmar apoio à petista.

Comentário do dia“Sabemos que essa campanha terá

muitas mentiras e muitos boatos, quehaverá tentativa de disseminar um

clima de pessimismo”. Da presidentaDilma Rousseff (PT).

Novo CidadãoHonorário

Deputado federal Dilceu Sperafico recebe amanhã(27) o título de Cidadão Honorário de Mercedes

Arquivo/OP

Divulgação

O deputado federal Dilceu Sperafico(PP) vai receber mais um título de CidadãoHonorário. Em sua vida pública, ele jácoleciona em torno de 20 comendas querepresentam o reconhecimento do seu tra-balho em prol do desenvolvimento da re-gião Oeste do Paraná.

Desta vez, quem homenageia o parla-mentar é a Câmara de Vereadores de Merce-des. A sessão solene acontece amanhã (27), às20 horas, na Casa da Cultura, e será promo-vida em conjunto com a prefeitura.

A solenidade será comandada pelo pre-sidente da Casa de Leis, Edson Schug, edeve contar com a presença dos demaisvereadores. O evento também deve serprestigiado por diversas lideranças e auto-ridades locais e regionais.

Mais duas adesões

Page 4: 06 26 2014

04 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014

30% da bancada paranaensecomeça desistindo de reeleição

Dos 30 deputados eleitos em 2010, cinco pretendem concorrera outros cargos eletivos, três não poderão disputar

a eleição e um diz que não será candidato

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Um exemplo de vidaEste colunista tem o privilégio de ter em mãos um livro que

mereceria ser lido por muitos neste país tão carente de valoresmorais: “Ministro Milton Luiz Pereira; narrativas de uma traje-tória exemplar”. Histórias da vida de um homem desde suainfância/juventude difíceis, até sua vitoriosa carreira jurídica,política e pessoal. Editado pelo Centro de Estudos Judiciários,com apoio dos ministros-presidente Felix Fischer e ArnaldoEsteves Lima, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), da Associ-ação Paranaense de Juízes Federais, que compilou os teste-munhos de dezenas de pessoas que conheceram Milton LuizPereira, sua vida e sua obra. Livro prefaciado pelos ilustresjuristas Antonio César Bochenek e Luiz Edson Fachin. Nascidoem pequena cidade do interior paulista, Itatinga, à mesmaépoca que este colunista, Milton seguiu com a família aopromissor Norte do Paraná. Com pequena farmácia instaladaem Mandaguarí, defronte ao fórum local, a vocação para oDireito foi despertada. A condição familiar não lhe permitiriao “luxo de estudar em Curitiba”, a menos que arranjasse umemprego. Depois de uma experiência em profissão que nãolhe poupava tempo para os livros, iniciou competente carreirade radialista na Rádio Clube Paranaense, a inesquecível B-2,apresentando quatro edições diárias do noticioso “Prosdóci-mo Informa”. Suficiente para lhe dar tempo e recurso apertadopara o sonho que perseguia. De advogado a prefeito emCampo Mourão, um período consagrador como jurista e polí-tico: administrador competente e correto. Virtudes ainda hojereverenciadas naquela cidade. De juiz federal em Curitiba aministro do Superior Tribunal de Justiça, a consagração e acomprovação de um caráter reto, sério, preciso, sem fugir àssimplicidade e rigoroso senso de Justiça. Milton Luiz Pereirafoi além do subtítulo do livro que resgata sua trajetória; foiexemplo de vida digna e cristã. Por isso o privilégio do colunis-ta, que prestou um depoimento nessa obra fundamental.

ProvocaçõespreocupantesUma mostra do estilo ex-

cessivamente entusiasmado,provocativo aos brasileiros edesbocado, de narrador espor-tivo argentino, narrando gol deMessi, repetidas vezes levadoao ar pela rádio Band News,poderá provocar um estado deespírito agressivo entre torce-dores brasileiros e argentinos.Rivalidade que já não é dasmelhores! Situação que podeagravar-se num encontro en-tre os dois países se ocorrer aofinal da Copa do Mundo.

A cinco dias...As definições estão por um

fio! Alguns parlamentares ounão pretendem disputar novopleito ou tentam viabilizaroutras posições políticas.Caso de Cida Borghetti (PROS),Rosane Ferreira (PV) e Eduar-do Sciarra (PSD). Ambicionamou uma candidatura a gover-nador (Rosane) ou a vice deBeto Richa (caso de Sciarra,se a candidatura própria dopartido não lhe abrir espaçopara o Senado) e de Cida (mes-mo tendo apoiado a candida-tura do cunhado Silvio Barros).Rubens Bueno, se não dispu-tar o governo, tentará novomandato de federal.

... das definiçõesCida Borghetti tem ainda

a opção de voltar à Assem-

bleia, enquanto seu marido,Ricardo Barros, disputarianovamente a Câmara Fede-ral. Ratinho Jr. não pretendevoltar a Brasília. Pelo parti-do (PSC) disputaria umavaga na Assembleia, poden-do trazer com sua votaçãovários companheiros. Nãoestá descartada a vice deBeto Richa. Já Valdir Ros-soni (PSDB) tentará iniciarnova etapa política, na Câ-mara Federal. Restam as de-finições dos companheirosde chapa dos candidatos agovernador já garantidos:Beto, Gleisi e Requião.

MudançasnecessáriasSem a preocupação de

perda de suas cadeiras porestarem em meio aos man-datos, vereadores de Curiti-ba vão às urnas em enxurra-da. Nada menos que 16 de-les disputarão a Assembleiae a Câmara Federal. Só têma ganhar na medida em que,mesmo derrotados, fortale-cem suas bases eleitoraisem Curitiba. Coisas de umpaís que insiste em realizarele ições fraccionadas acada quatro anos. Eleiçãoconjunta total evitaria essaexcrescência e a obrigatori-edade de candidaturas ma-joritárias de todos os parti-dos mudaria o triste quadropolítico brasileiro.

O eleitor paranaense teráque se acostumar com novascaras em Brasília. Dos 30 de-putados eleitos pelo Paranáem 2010, até dez podem nãovoltar a disputar cadeira naCâmara Federal - oito delesexercem mandato atualmen-te. Esses números mostramuma possibilidade de reno-vação alta na bancada para-naense. Na eleição passada,seis deputados eleitos não dis-putaram reeleição - cinco de-les exerciam mandato.

Entre os deputados federaisem seu último mandato estãodois dos parlamentares maisemblemáticos da direita e daesquerda paranaense, respecti-vamente. Abelardo Lupion(DEM) e Doutor Rosinha (PT) jádecidiram que não participarãoda disputa. “Sou o deputadomais antigo do Estado, acho quejá prestei meu serviço ao país.Vou cuidar da minha vida”, dizLupion. Após seis mandatos naCâmara, Lupion não se candida-tará a nenhum cargo, mas nãodeixará a política. Ele fará parteda coordenação de campanha àreeleição do governador Beto Ri-cha (PSDB) e, depois, deve assu-mir a presidência da FundaçãoDemocratas.

Rosinha tampouco deixaráa política: ele disputa interna-mente a indicação do PT paraser candidato ao Senado. Entre-tanto, caso saia derrotado, nãose candidatará a deputado pelaquinta vez. “Já são quatro man-datos, de muito trabalho, masentendo que (a Câmara) tem querenovar. Sou da teoria de quetem de haver um limite no nú-mero de mandatos. Como nãohá, estabeleci quatro”, pontua.

Outro com aspirações dedisputar o Senado é EduardoSciarra (PSD), que está em seuterceiro mandato na Câmara.Ele depende da viabilização dacandidatura de Joel Malucelli(PSD) ao Governo do Estado.Caso isso não ocorra, Sciarraainda pode ser candidato a vice-governador ou mesmo a sena-dor, em outra chapa. Mesmo nopior cenário possível, o depu-tado não cogita ser candidato àreeleição. Segundo sua asses-soria, ele busca “novos desafi-

os” dentro da política.Situação parecida à de Ro-

sane Ferreira (PV), em seu pri-meiro mandato na Câmara. Adeputada quer ser candidataao Governo do Estado, mas,“por princípio”, não disputaráa reeleição. “Não é justo. Quemestá dentro, com a máquina namão, tem muita vantagem. Émuito desigual para quem estáfora”, diz. Ela pode, também,ser candidata a vice-governa-dora na chapa de Roberto Re-quião (PMDB).

Já Rubens Bueno (PPS)pode ser candidato a gover-nador. Entretanto, caso não oseja, pretende disputar a ree-leição. O PPS deve definir oque fará nas eleições apenassegunda-feira (30).

IMPEDIDOSDois deputados, por moti-

vos legais, já estão fora das elei-ções de 2012. André Vargas (sempartido), alvo de um processono Conselho de Ética da Câma-ra, deixou o PT em abril. Paradisputar as eleições, teria queestar filiado a uma legenda inin-terruptamente desde 05 de ou-tubro do ano passado. Já CezarSilvestri (PPS) exerce cargo desecretário-chefe da Casa Civilno Governo do Estado. O prazode desincompatibilização jápassou, em abril. Ele haviaanunciado que não pretendiadisputar as eleições.

Completam a lista RatinhoJr. (PSC) e Cida Borghetti(Pros), que disputarão as elei-ções para deputado estadual,e Moacir Micheletto (PMDB),que faleceu em 2012, vítima deum acidente de carro.

ASSEMBLEIAPara a maioria dos políticos

brasileiros, o caminho naturalé ser eleito vereador, deputadoestadual e, após conseguir umabase política sólida, tentar asorte em Brasília. Entretanto,para dois deputados federaisparanaenses, o caminho seráinverso. Por motivos políticose familiares, Ratinho Jr. (PSC) eCida Borghetti (Pros) queremvoltar à Assembleia Legislati-va. Já Valdir Rossoni (PSDB),Ênio Verri (PT), Toninho Wan-

dscheer (PT) e Osmar Bertoldi(DEM) pretendem deixar Curi-tiba e exercer mandato em Bra-sília em 2015.

Para Ratinho, o retorno àAssembleia é um passo paratrás visando dois passos parafrente. Recordista de votospara deputado federal em 2010,ele pretende usar seu alto capi-tal eleitoral para aumentar abancada estadual do PSC - quehoje conta apenas com dois de-putados. Ele não esconde que-rer ser governador do Paraná,e acredita que terá mais chan-ces ficando em Curitiba, próxi-mo ao eleitor, com uma banca-da estadual forte. Além disso,ele alega que, em Curitiba, po-derá passar mais tempo comsua família.

Já Cida deve retornar para aAssembleia porque seu mari-do, Ricardo Barros (PP), dispu-tará uma vaga na Câmara Fe-deral. Ele foi deputado até 2010,quando deixou a Câmara paratentar se eleger senador. Alémde Cida, a filha do casal, MariaVitória, também será candida-ta a deputada estadual, pelo PP.

VOOS MAIS ALTOSJá Rossoni, Verri, Wands-

cheer e Bertoldi devem seguir ocaminho mais tradicional ebuscar uma cadeira na CâmaraFederal. Rossoni diz que nãopoderia ficar na Assembleiadepois de exercer a presidênciapor uma legislatura inteira. “Seeu permanecer, terei que sercandidato a presidente nova-mente, e isso não é bom para aCasa”, diz. Ele diz que nem se-quer cogita voltar para a As-sembleia em 2015.

Verri diz que sua candida-tura é parte da estratégia do PTde aumentar sua bancada fede-ral. Ele diz, ainda, que pode con-tribuir mais para o Estado tra-balhando em Brasília do queficando na Assembleia.

Ex-prefeito de Fazenda RioGrande, Wandscheer avaliaque o momento é propício paracandidaturas da Região Metro-politana de Curitiba. Algunsnomes fortes na região, comoRatinho, Rosane Ferreira (PV) eLuiz Carlos Setim (DEM), nãodisputarão as eleições.

Page 5: 06 26 2014

Partidos têm até segunda-feirapara definir candidatos e coligações

O PRESENTE | 05QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014 GERAL

Dilma cede a aliado e troca ministro dos TransportesCésar Borges foi deslocado pela presidenta para a Secretaria dos

Portos, até então ocupada por Antonio Henrique Pinheiro

DE OLHO NO APOIO

Após pressões do PR, apresidenta Dilma Rousseff(PT) cedeu e aceitou tirar Cé-sar Borges do Ministério dosTransportes. Depois de serminado pela cúpula do parti-do aliado - que embora játenha realizado sua conven-ção nacional, ainda não ofici-

alizou apoio à petista - Bor-ges foi deslocado pela presi-denta para a Secretaria dosPortos, até então ocupada porAntonio Henrique Pinheiro.

Pinheiro permanece napasta como secretário execu-tivo. Borges esteve reunidona manhã de ontem (25) com

Dilma no Palácio do Alvora-da, mas não falou com a im-prensa. A cúpula do PR re-clamava que César Borgesnão representava os interes-ses do partido.

O senador Antônio Car-los Rodrigues (SP), secretá-rio geral do Partido da Repú-

blica (PR), informou que aagremiação não apresentouo nome do substituto de Bor-ges (BA) e declarou que o PRtem interesse no Ministériodos Transportes. “O Césarnão representa o partido enão vamos apresentar nomenenhum para o lugar dele”,

disse. “O PR entregou esseministério há meses. Ela (Dil-ma) pode colocar quem elaquiser. O partido não vaiindicar ninguém”, afirmou.Para o lugar de Borges a pre-sidenta acertou o retorno dePaulo Sérgio Passos, que jáocupou o cargo.

STF pode mudardecisão sobredistribuiçãode bancadasna Câmara

O Supremo Tribunal Fede-ral (STF) voltou a discutir on-tem (25) a validade da resoluçãoda Justiça Eleitoral que mudou acomposição de 13 bancadas esta-duais na Câmara dos Deputa-dos. Na semana passada, a mai-oria dos ministros entendeu quea norma é inconstitucional, noentanto, o julgamento foi reto-mado para analisar a situaçãojurídica criada com a decisão.Apesar de o prazo para o fim dasconvenções partidárias, que de-vem ser realizadas até segunda-feira (30), o número de cadeiraspor Estado é incerto para as elei-ções de outubro.

Na semana passada, ao der-rubar a resolução, os ministrosdeclararam inconstitucional aLei Complementar 78/1993, queautorizou o Tribunal SuperiorEleitoral (TSE) a fazer os cálcu-los da representação dos Esta-dos, e definiu também que a fixa-ção das bancadas será feita deforma proporcional e não ultra-passará 513 deputados.

Na sessão de ontem, sete mi-nistros decidiram que, apesar dadeclaração de inconstitucionali-dade, a norma do TSE deve sermantida devido ao vácuo legis-lativo, provocado pela falta deuma lei complementar, para de-finir os critérios de distribuiçãodas bancadas por Estado. Os mi-nistros Teori Zavascki, MarcoAurélio e Luiz Fux votaram con-tra a proposta, por entenderemque o STF não pode manter emvigor uma regra declarada in-constitucional. Como não houvemaioria de oito votos a favor damanutenção da resolução, o jul-gamento será retomado na terça-feira (1º) com o voto do ministroJoaquim Barbosa, ausente à ses-são de ontem.

Decepcionado, Pedro Simon deixa vida públicaO senador Pedro Simon

(PMDB-RS) vai deixar a vidapública em 31 de janeiro de2015, dia em que termina oseu quarto mandato comosenador e, coincidentemen-te, completa 85 anos. O pe-emedebista reconheceu quea decisão de não concorrernovamente foi influenciadapela decepção com o cami-nho tomado pelo partido queajudou a fundar.

Segundo ele, este é o piormomento vivido pelo PMDB,que ele ainda chama, na maio-

ria das vezes, de MDB. “Omal no Brasil de hoje é essesistema de ter 30 partidosvazios de conteúdo, votan-do com o governo para ga-nhar um cargo aqui e outroali. E o MDB, maior partidodo Brasil, ao invés de se re-belar, de ter uma palavra fir-me, também fica brigandopor mais um ministério. Opartido perdeu a consciên-cia”, afirmou, reconhecen-do que, hoje, se sente isola-do na legenda.

Simon, que já governou o

Rio Grande do Sul e foi depu-tado estadual em quatro man-datos consecutivos, é um dossímbolos da ala contrária àaliança com o PT de DilmaRousseff. Além de defender aindependência do PMDB, elenão acredita que a presiden-ta tenha força política parafazer um bom segundo man-dato. “O Lula tinha o grupi-nho dele, com quem discutiae debatia. Que se saiba a Dil-ma não tem”, revelou.

Segundo o senador, hojeEduardo Campos (PSB) seria

o único capaz de governar opaís sem ficar refém da políti-ca de troca-troca de cargos efavores. O senador gaúchofoi um dos articuladores daaproximação de Campos comMarina Silva, fará campanhapara os dois e acredita que asdivergências entre eles aca-bam após o período de con-venções e formação de alian-ças, no fim do mês. “Eles vãoter que botar panos quentes eseguir para frente. Eles têmcondições de ir ao segundoturno, é só querer”, disse.

Testemunhas de André Vargas faltam a depoimento pela segunda vezPela segunda vez, as oito

testemunhas convidadas peloConselho de Ética da Câmarapara prestar depoimento sobreo caso do deputado André Var-gas (sem partido-PR) não com-pareceram a uma reunião docolegiado que apura o envolvi-mento do parlamentar com odoleiro Alberto Youssef.

O relator do processo con-tra o ex-petista, deputado Jú-lio Delgado (PSB-MG), decidiuque não ouvirá mais o presi-dente do PT, Rui Falcão, e olíder do partido, Vicentinho(PT-SP), que sequer responde-ram à notificação entreguepelo Conselho. Nos outros ca-sos, em que as testemunhas

apresentaram algum tipo deexplicação, Delgado estabele-ceu uma agenda de depoimen-tos que começarão a ser toma-dos na próxima semana.

Cândido Vaccarezza (PT-SP) será o primeiro a ser inqui-rido na tarde de terça-feira (1º).No dia seguinte, o colegiadoouvirá os donos do laboratórioLabogen, Leonardo Meireles eEsdras Ferreira, suspeitos de terconseguido contrato com o Mi-nistério da Saúde a partir deum pedido de Vargas.

O secretário de Ciência eTecnologia do Ministério daSaúde, Carlos Gadelha, suspei-to de intermediar as negocia-ções, novamente afirmou que

não poderia comparecer. “Issofez com que a gente provocasseuma diligência, requerendo aoMinistério da Saúde todas asaudiências celebradas entre asempresas de agosto de 2013 atéhoje”, disse o relator.

Bernardo Tosto, proprietá-rio da aeronave usada por Var-gas e fretada pelo doleiro Al-berto Youssef, disse que respon-deria as perguntas por escrito.Júlio Delgado espera receber asinformações na próxima sema-na. A última testemunha indi-cada pelo Conselho será o dolei-ro. Youssef, que está preso emCuritiba, terá que ser ouvidoem uma videoconferência mar-cada para o início da tarde da

próxima quarta-feira (02).“Logo depois da oitiva de Yous-sef, que é uma testemunha ar-rolada pela relatoria e pela de-fesa, vamos começar a ouvir astestemunhas da defesa convo-cadas para os dias 02 e 03 dejulho”, explicou.

Júlio Delgado voltou a afir-mar que tentará cumprir osprazos e concluir o relatóriosobre o caso antes do iníciodo recesso parlamentar ,marcado para 17 de julho.“Muitas vezes a ausência sig-nifica que a pessoa não querdizer, e não querendo, ela dizmuita coisa, e ainda há mano-bras claramente protelatórias”,afirmou Delgado.

Os partidos políticos tematé segunda-feira (30) pararealizar convenções que de-finam candidatos e coliga-ções para as eleições de 2014.O registro para confirmar acandidatura, feito junto aoTribunal Regional do Tra-

balho (TRE), deverá ser rea-lizado até 05 de julho.

As campanhas para presi-dente, governadores, sena-dores, deputados federais eestaduais começam em 06 dejulho, data em que candida-tos estão autorizados a reali-

zar passeatas, distribuição desantinhos e debates.

A propaganda eleitoralgratuita em rádio e televi-são começa em agosto. O tem-po de cada partido para apropaganda varia conformea representação na Câmara

dos Deputados e as coliga-ções firmadas.

Conforme a legislação, ocandidato que ocupa cargopolítico pode permanecerexercendo a função ou selicenciar para se dedicar ex-clusivamente à campanha.

Page 6: 06 26 2014

06 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014

Fifa ameaça suspender venda de cerveja na CopaUm dos maiores desafios do Mundial tem sido a violência entre torcedores,

principalmente entre grupos rivais sul-americanos

ESTÁDIOS

A Fifa pode suspender avenda de bebidas alcoólicasnos estádios da Copa doMundo se considerar que umjogo estiver sob risco por con-ta da rivalidade entre torci-das. Um dos maiores desafiosdo Mundial tem sido a vio-lência entre torcedores, prin-cipalmente entre grupos ri-vais sul-americanos.

Para a Copa do Mundo, asleis brasileiras que proíbem avenda de bebidas nos estádiosforam modificadas por contade uma exigência da Fifa paraatender um de seus maiorespatrocinadores, a Budweiser.

Mas as leis estipulam que, emcaso de uma ameaça para asegurança, a venda pode sersuspensa. “Existe essa possi-bilidade”, confirmou DeliaFischer, porta-voz da Fifa. “Asegurança é sempre a priori-dade”, insistiu.

Por enquanto, porém, asuspensão não tem sido con-siderada para os próximosjogos. Mas fontes internasda segurança na Fifa e nopróprio governo brasileiroadmitem que, se a rivalidadefor intensificada e as brigasaumentarem, o medida deveser acionada

A previsão é de que o re-forço de seguranças priva-dos e de policiais passem a seruma constante em todas aspartidas, principalmente na-queles que colocam times sul-americanos cara à cara. Parao jogo entre Brasil e Chile noMineirão, no sábado (28),pelas oitavas de final, a pre-visão é de um “importanteaumento” no número de vi-gias privados dentro do está-dio, além de policiais atuan-do dentro da arena. O mes-mo deve ocorrer com o jogoColômbia x Uruguai, noMaracanã, no mesmo dia.

Lei sancionada apertaregras para planos de saúde

Uma lei publicada no Diá-rio Oficial da União de ontem(25) estabelece novas obriga-ções a serem cumpridas pelasoperadoras de saúde, em be-nefício de médicos e outrosprofissionais e dos usuáriosdos planos. O texto, sanciona-do na íntegra pela presidentaDilma Rousseff, detalha comodevem ser os contratos firma-dos entre os prestadores deserviço (médicos e demaisprofissionais) e as operado-ras, estipulando reajustesanuais, identificando quaisprocedimentos dependem deautorização da operadora eestabelecendo punições.

A lei diz, ainda, que caso oreajuste não seja concedido nosprimeiros 90 dias do ano, ca-berá à Agência Nacional deSaúde Suplementar (ANS) de-finir o índice de reajuste. Emoutro braço, a norma estabele-ce que as operadoras precisamavisar a seus clientes, com 30dias de antecedência, sobre odescredenciamento de presta-dores de serviço, já promoven-do sua substituição por outro.

O objetivo é evitar a dimi-nuição dos serviços ofertadospor cada plano de saúde. AAgência terá seis meses pararegulamentar a aplicação danova lei. Os médicos, que pres-

sionaram pela sanção das no-vas regras, já comemoram.Para o 1º secretário do Conse-lho Federal de Medicina, Desi-ré Callegari, a lei pode solucio-nar uma das principais de-mandas dos médicos nos últi-mos anos: a melhoria do paga-mento feito pelas operadorasde saúde a consultas e procedi-mentos. “É um divisor de águaspara que o atendimento do con-venciado seja da melhor quali-dade”, disse.

Para o médico, a lei traráimpactos, também, na estru-tura ofertada aos pacientes.“Não tinha a exigência de re-posição (do prestador descre-denciado). Quem sofria era ousuário. Descredenciou, vaiter que repor, para que nãohaja desassistência na saúdesuplementar, que era uma ro-tina”, expõe.

Ainda em fase de projeto delei, a norma foi alvo de umadisputa na Câmara. Cerca de 70deputados chegaram a assinaruma solicitação para que o tex-to fosse enviado a mais umavotação, no plenário da Casa. Amobilização dos médicos, noentanto, conseguiu evitar essaoutra votação, que poderiaatrasar a sanção em meses, e otexto foi enviado diretamenteà sanção presidencial.

Ministro pede votação urgente de regraspara organizações da sociedade civilO secretário-geral da Presi-

dência da República, ministroGilberto Carvalho, defendeuontem (25) a importância doCongresso Nacional votar, oquanto antes possível, o MarcoRegulatório das Organizaçõesda Sociedade Civil. Ao destacara necessidade de novas normase diretrizes para o trabalho dasentidades civis e para que estasatuem em parceria com os go-vernos na execução de progra-mas sociais, o ministro disseesperar que o Congresso Naci-onal retome o debate tão logo osparlamentares retornem dorecesso parlamentar, em julho.

“O marco regulatório vai tra-zer um benefício inestimávelpara a sociedade, permitindo aogoverno reestabelecer uma rela-ção azeitada com essas organiza-ções, responsáveis por uma gran-de ação de filantropia e de cuida-do com os excluídos, seja nas áre-

as de saúde e educação, seja naconstrução de cisternas”, desta-cou Carvalho, ao participar doprograma Bom Dia, Ministro.

Como foi proposto pelo sena-dor Aloysio Nunes Ferreira(PSDB-SP) e relatado por parla-mentares de oposição, GilbertoCarvalho disse esperar que oprojeto receba o apoio de todos.“O marco é necessário e supra-partidário”, afirmou o ministro.

Para o ministro, tanto omarco regulatório quanto odecreto presidencial que recen-temente instituiu a PolíticaNacional de Participação Soci-al são de interesse da sociedadee dizem respeito a um mesmofenômeno: as formas de partici-pação direta dos cidadãos nagestão pública. “Fomos surpre-endidos com a repercussão dodecreto, que nada mais é que alegitimação daquilo que já exis-te”, disse Carvalho.

BC prevê mais moderação na expansão do crédito este anoO Banco Central (BC) re-

duziu a projeção para a expan-são do saldo das operações decrédito este ano, com menorparticipação dos bancos priva-dos nacionais e aumento dosestrangeiros. A estimativa an-terior de crescimento do esto-que de crédito de todo o siste-ma financeiro era de 13% e foiajustada para 12%.

O crédito dos bancos pú-blicos deve crescer 17%, amesma estimativa anterior.No ano passado, a alta ficouem 22,6%. Já os bancos priva-dos nacionais devem apresen-tar expansão do crédito de6%, ante 6,6% em 2013. Osbancos privados estrangeirosdevem registrar crescimentode 9%, contra 8% previstosem março pelo BC.

Segundo o chefe do Depar-tamento Econômico do BC,

Tulio Maciel, os ajustes naprojeção foram feitos com basenos “dados observados até omomento”. Maciel acrescentouque a moderação no crédito éuma tendência de longo pra-zo. Ele lembrou que em 2010 aexpansão do crédito ficou emcerca de 21%, caiu para 19%,no ano seguinte, 16%, em 2012,e 14,7% em 2013. Em 12 mesesencerrados em maio, a expan-são está em 12,7%.

A alta da taxa básica dejuros, a Selic, ajudou a levar aesse menor crescimento. “Oque se espera, quando há ele-vação da taxa de juros, é mo-deração no crédito”, disse,acrescentando que, apesar damoderação, o crédito conti-nua a contribuir para o de-senvolvimento do país de for-ma sustentável.

Segundo Maciel, a menor

confiança de consumidores “éum fator que tende a influen-ciar a tomada de crédito”.“Pressupõe uma cautela tan-to por parte dos tomadoresquanto por parte dos bancos.Em termos de inadimplência,isso não tende a trazer umimpacto maior”, disse.

Em maio, a inadimplên-cia, como são consideradosatrasos superiores a 90 dias,subiu 0,2% em relação a abril,tanto para empresas (3,5%)quanto para famílias (6,7%).Esses dados são do créditolivre, em que os bancos têmautonomia para aplicar o di-nheiro captado no mercado edefinir as taxas de juros. Ainadimplência total, como sãoconsiderados créditos livre edirecionados para empresas efamílias, subiu 0,1%, para3,1%, em maio.

Page 7: 06 26 2014

O PRESENTE | 07QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014 ESTADO

Fomento Paraná contabilizaR$ 1,7 bilhão em contratos

Apenas nos últimos três anos e meio, instituição já superoua marca de R$ 1 bilhão em operações de financiamento

aos empreendedores privados de todos os portes eaos municípios de todas as regiões do Estado

AOS 15 ANOS

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Simepar (@simeparpr)Aviso!!! Prognósticos indicam retorno de chuvas fortes nos próximos

dias para a metade Sul do Paraná; além disso, chove bastante em SC.

José de Abreu (@zehdeabreu)Ator

Ser desclassificado é péssimo, mas o pior é ter que deixar o Brasil(Jogador inglês em off, como fazem nossos jornais com o PT).

A Voz do Brasil (@avozdobrasil)Sancionada lei que oferece mais garantias a usuários de

planos de saúde.

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)60% dos professores do país precisam trabalhar em mais de

uma escola.

Após mordida, Fifa abre processo disciplinar contra Suárez.

A última moda no Japão: guarda-chuva iluminado para caminhadasnoturnas.

BandNews FM Curitiba(@BandNewsFMCtba)

“Ratinho Junior é o nome mais cotado” para vice, diz Beto Richa.

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)Fantasma de Nishimura não assusta cartola chileno, que confia

em arbitragem contra o #Brasil.

Zeca Dirceu (@zeca_dirceu)Deputado federal do PT-PR

Imprensa internacional classifica o Mundial no Brasil comoo melhor da história.

Portal Brasil (@portalbrasil)Governo espera R$ 630 bilhões em recursos para saúde

e educação com recursos do #PréSal.

UOL Notícias (@UOLNoticias)Professor no Brasil não tem apoio para nada, diz pesquisadora.

Valor Econômico (@valor_economico)Argent ina pede “consciência” sobre decisões judic ia is

sobre dívida.

Estadão (@Estadao)Bola aérea é arma para o Brasil eliminar a seleção chilena.

Exame (@exame_com)Electrolux vai construir sua sexta fábrica no Brasil.

Folha de S.Paulo (@folha_com)TCU aponta mais de seis mil nomes que podem ficar inelegíveis

por contas irregulares.

Helio de la Peña (@lapena)Humorista

- Qual a Capital da Argentina? - Porto Alegre. #Copa2014

Terra Notícias (@TerraNoticiasBR)Brasil é o 49º país que mais faz bem ao mundo, diz pesquisa.

G1 (@g1)Inadimplência de pessoa física sobe em maio, e é a maior em

sete meses.

Carta Capital (@cartacapital)Horário eleitoral “gratuito” é pago. Televisão e rádio receberam

R$ 3,57 bilhões em 12 anos.

PT Brasil (@ptbrasil)PSD formaliza apoio à candidatura de Dilma Rousseff.

Pedrinho Furlan foi o primeiro presidente da Fomento Paraná. Na foto, ao lado do atual presidente Juraci Barbosa

A Fomento Paraná reuniudiretores, colaboradores, ex-diretores, representantes deentidades parceiras do setorprodutivo e de órgãos do Go-verno do Estado para come-morar a passagem dos 15 anosda instituição, completadosno último dia 18. A solenida-de foi realizada na noite deterça-feira (24), no MuseuOscar Niemeyer, em Curitiba.

O encontro teve a presen-ça do primeiro presidente daempresa, Pedrinho AntônioFurlan. Ele contou um pou-co da história daqueles pri-meiros dias da então Agênciade Fomento do Paraná, cria-da com um pequeno grupode funcionários do Badep, quejá estava em liquidação. Fur-lan se disse orgulhoso de terparticipado desse processo.

“Me sinto gratificado e tenhoorgulho de ter sido o primei-ro presidente dessa institui-ção que tanto tem apoiadoaos paranaenses”, afirmou.

O presidente da Associa-ção Comercial do Paraná,Edson Ramon, em nome doempresariado e das entidadespresentes, disse que a iniciati-va da criação da FomentoParaná sempre foi aplaudidapela associação, porque sãoentidades com objetivos quese coadunam, no estímulo aoempreendedorismo.

O presidente da FomentoParaná, Juraci Barbosa, porsua vez, falou sobre a impor-tância de uma boa gestão paraque o Estado e suas institui-ções possam avançar e prestarserviços cada vez melhores àpopulação. Ele lembrou ainda

da parceria com a Secretaria deDesenvolvimento Urbano e oParanacidade, pela qual o Es-tado já proporcionou mais deR$ 1,7 bilhão em financiamen-to aos municípios para obrasde infraestrutura e equipamen-tos urbanos importantes paraos paranaenses em 15 anos.“São números importantes,que mostram que o Paranávoltou a se desenvolver, a des-peito do tratamento desigualque o Estado tem recebido dogoverno federal”, afirmou.

Ainda segundo ele, ape-nas nos últimos três anos emeio a Fomento Paraná jásuperou a marca de R$ 1 bi-lhão em operações de financi-amento aos empreendedoresprivados de todos os portes eaos municípios de todas asregiões do Estado.

União reconhece calamidade pública em municípiosA Secretaria Nacional de

Proteção e Defesa Civil, doMinistério da Integração Na-cional, reconheceu estado decalamidade pública nos muni-cípios de Bituruna e União daVitória, no Paraná, devido àforte chuva em junho. Essereconhecimento agiliza o re-passe de recursos federais e oatendimento às vítimas da en-chente. A portaria foi publica-

da na edição de ontem (25) doDiário Oficial da União.

A Defesa Civil Estadualregistra mais de 822 mil pes-soas afetadas pelos temporais.Onze morreram e 228 ficaramferidas. Mais de 26 mil pes-soas permanecem desaloja-das e quase duas mil estãoem abrigos. O Estado tem156 municípios atingidospela chuva, dos quais 149

estão em situação de emer-gência. Mais de 15 mil resi-dências foram danificadas.

No município mais atin-gido, União da Vitória, maisde 52 mil pessoas foram afe-tadas pelo transbordamen-to do Rio Iguaçu. Continu-am desalojadas 11.250 pes-soas e 90 estão em abrigos.Uma pessoa morreu e 65 fi-caram feridas.

Antonio Costa

Page 8: 06 26 2014

08 | O PRESENTE ESTADO QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014

PASTORAL DA PESSOA IDOSA

Convênio ampliará atendimento domiciliar no EstadoRecursos de R$ 882 mil vão reforçar o serviço de acompanhamento

domiciliar, que é ofertado no Paraná desde 2004O governador Beto Richa e o

bispo da Diocese de Palmas eFrancisco Beltrão, Dom José An-tônio Peruzzo, assinaram na ter-ça-feira (24) convênio que permi-

Governador Beto Richa, o secretário estadual da Saúde,Michelle Caputo Neto, e o bispo da Diocese de Palmas e Francisco

Beltrão, Dom José Antônio Peruzzo, assinaram convênio que permite aoEstado repassar R$ 882 mil para Pastoral da Pessoa Idosa

te ao Estado repassar R$ 882 milpara Pastoral da Pessoa Idosa.Os recursos são da Secretariada Saúde e vão reforçar o ser-viço de acompanhamento

domiciliar, que é ofertado noParaná desde 2004.

É a primeira vez que o Go-verno do Estado apoia esta ini-ciativa da Igreja Católica, que

já está presente em 25 Estados.No Paraná, o convênio permi-tirá a ampliação da coberturade atendimento a 109 municí-pios, o que representa em tornode 27 mil idosos e 20 mil famí-lias. “O apoio demonstra nossoreconhecimento em relação aeste trabalho tão importante. Éuma forma de contribuirmospara a melhoria da qualidadede vida dos nossos idosos”,destacou o governador.

Dom José Antônio Peruzzo éo presidente da Pastoral da Pes-soa Idosa, que atualmente contacom cerca de três mil líderescomunitários atuando em 829comunidades. Com os recursosdo Estado, a entidade pretendecapacitar mais 450 voluntári-os e produzir materiais de apoioa esses líderes. O convênio tam-bém foi assinado pelo secretá-rio Michele Caputo Neto e pelocoordenador estadual de saú-de do idoso, da Secretaria daSaúde, Rubens Bendlin.

A Pastoral da Pessoa Idosaé uma entidade sem fins lucra-tivos, formada por voluntári-os que realizam visitas domi-ciliares e acompanham men-

salmente o bem-estar de ido-sos e de suas famílias. O objeti-vo é avaliar as condições desaúde, nutrição e educação dosidosos, bem como atuar naprevenção da violência e maus-tratos. De acordo com a co-ordenadora nacional do proje-to, Irmã Terezinha Tortelli, otrabalho auxilia o idoso a ga-nhar mais autonomia e envol-ve todos os componentes da fa-mília. “Valorizamos o diálogo edamos orientações sobre comoter um envelhecimento saudá-vel e ativo. Além disso, conver-samos com os familiares paraque eles auxiliem nesse proces-so”, explicou Irmã Terezinha.

O secretário estadual daSaúde, Michele Caputo Neto,ressalta que a parceria com aPastoral vai possibilitar umamaior integração entre o tra-balho dos líderes comunitári-os e as equipes de saúde. “Osidosos geralmente necessitamde cuidados continuados e asinformações levantadas pelaPastoral são de extrema im-portância para o desenvolvi-mento de ações focadas nestafaixa etária”, disse.

Antonio Costa/ANPr

AUDIÊNCIA DISCUTE SITUAÇÃO DEFAMÍLIAS ATINGIDAS POR CHUVAS

Divulgação

Com o objetivo de discutir três situações recorrentes no Paraná: osestragos ocasionados pelas chuvas do início do mês, os alagamentos

provenientes da abertura da barragem do Salto Caxias e também oreajuste na tarifa da energia da Copel, aconteceu ontem (25), noPlenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, uma audiência

pública realizada pela Comissão dos Direitos Humanos daAssembleia e pela bancada parlamentar do Partido dos

Trabalhadores (PT). No uso da palavra, o deputado estadual EltonWelter (foto) defendeu que seja criada uma política estadual de

assistencialismo às famílias prejudicadas por eventuais cenárioscomo o que ocorreu no Paraná neste mês. “Tem que ter um plano (de

política estadual) que permita o ressarcimento às pessoas vítimasdesses desastres naturais e até mesmo em áreas de risco, como na

região da barragem do Salto Caxias”, destacou o deputado.

Page 9: 06 26 2014

AMPLIAÇÃO DA FROTA

Richa entrega mais 125 ambulâncias para os municípiosO PRESENTE | 09QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014 ESTADO

Veículos foram destinados a 124 cidades mais o Hospital Angelina Caron. Investimento soma R$ 11 milhões.Além disso, já está previsto o repasse de mais um lote com outras 137 ambulâncias

Governador Beto Richa entregou ontem (25) novo lote de 125 ambulânciaspara ampliar a frota da saúde em todas as regiões do Estado

O governador Beto Richaentregou ontem (25) um novolote de ambulâncias para am-pliar a frota da saúde disponí-vel em vários municípios doEstado. Foram investidos cer-ca de R$ 11 milhões na aquisi-ção dos 125 veículos, totalmen-te equipados para o transporteadequado de pacientes.

As ambulâncias são do mo-delo Renault Master e foramdestinadas a 124 municípios,mais o Hospital Angelina Ca-ron, de Campina Grande do Sul.Cada ambulância possui equi-pamentos básicos para trans-porte de pacientes que preci-sam de suporte especial pararemoção. Da região Oeste, den-tre as cidades contempladasestão Corbélia, Diamante doOeste, Itaipulândia, Matelân-dia, Medianeira, Nova SantaRosa, Ouro Verde do Oeste, PatoBragado, Ramilândia, SantaHelena, São José das Palmeirase Terra Roxa.

“Era uma das principaisreivindicações destes municí-pios que agora, com muito tra-balho e dedicação, estamosconseguindo atender”, afir-mou o governador Beto Richana solenidade de entrega dosveículos, realizada em frenteao Palácio Iguaçu, em Curiti-ba. “Nosso compromisso é pro-mover um atendimento à saú-de mais ágil, humano e de qua-lidade”, completou.

Além das ambulâncias, nospróximos dias o governo repas-sará aos consórcios intermuni-cipais de saúde 80 ônibus parao transporte de pacientes queprecisam de consultas e exa-mes especializados.

Na oportunidade, o gover-nador ainda afirmou que o go-verno estadual executa o mai-or orçamento da Saúde da his-tória do Paraná. “Estamos apli-cando R$ 530 milhões em obrase equipamentos, investimentomaior que nos últimos oito

anos da gestão passada”, res-saltou. “Reafirmamos nossocompromisso de tratar a saú-de como prioridade, ao lado daeducação e da segurança pú-blica”, enalteceu.

Ele citou os avanços con-quistados pelo governo na saú-de, destacando a redução damortalidade materna e infan-til. “O Ministério da Saúde re-conhece que o Paraná, ao ladode Santa Catarina, desenvol-veu as melhores ações na saú-de pública. Isso é reflexo dosinvestimentos que fizemos nosetor”, afirmou.

AMBULÂNCIAS

Desde 2011, o Governo do

Estado já repassou 270 ambu-lâncias para municípios e hos-pitais do Paraná. Destas, 80 sãode UTI móvel, preparadas parao atendimento de pacientes comquadros clínicos mais graves.

O secretário de Saúde, Mi-chele Caputo Neto, informouque em breve serão repassadasmais 137 ambulâncias. “A fro-ta das cidades estava sucatea-da e muitas vezes o custo doconserto do veículo era bemmaior que o valor do veículo. OEstado entendeu essa situaçãoe hoje conseguimos atender asprefeituras com novas ambu-lâncias, que garantirão umtransporte mais seguro e rápi-do dos pacientes”, disse ele.

O município de NovaSanta Rosa foi umdos contemplados

com novaambulância. O

prefeito RodrigoFernandes recebeu

as chaves do veículodas mãos do

secretário estadualde Saúde, MicheleCaputo Neto, e dodeputado estadual

Elio Rusch

José Gomercindo/ANPr

D i v u l g a ç ã o

Page 10: 06 26 2014

10 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014

Sesc e Senac realizam Campanha do Agasalho 2014MAREHAL RONDON

Roupas, agasalhos e demais peças podem ser doadas até o dia 29 de agostoFoi iniciada no mês de

maio e segue até o dia 29 deagosto a Campanha do Aga-salho 2014 promovida peloSistema Fecomércio Sesc Se-nac Paraná. A campanha foidivulgada ontem (25) no Jor-nal O Presente pelas técni-cas de atividades do Sesc deMarechal Cândido Rondon,Andréia Guissardi e LaiaraWeschenfelder.

Segundo elas, a unidadedo Sesc organizou caixas decoleta e os produtos doadospodem ser entregues na uni-

dade do Sesc ou no Senac, emfrente ao ginásio da Vila Gaú-cha, até o término da campa-nha, intitulada “Onde há ca-lor, há mais vida”. As peçasdoadas pela comunidade se-rão revertidas a entidades as-sistenciais de Marechal Ron-don e de outros municípiosda região na área de ação doSesc e do Senac, em prol daspessoas necessitadas.

Podem ser doadas rou-pas de uso pessoal, roupasde cama, calçados e coberto-res, sendo peças limpas e em

boas condições de uso. Asroupas podem ser de uso debebês, crianças, adultos ejovens. Uma das necessida-des apontadas também é decolchões. Se a quantidadeda doação for grande ou se odoador não tiver como trans-portar os donativos, bastaligar para o Sesc, telefone(45) 3909-1000, que a equi-pe buscará as peças.

Joni Lang/OP

Técnicas de atividades do Sesc, LairaWeschenfelder e Andréia Guissardi,

durante divulgação da campanhaontem (25), em visita ao O Presente

Biblioteca Cidadã oferececursos gratuitos em São Miguel

A Biblioteca Cidadã de SãoMiguel do Iguaçu, em parceriacom a Secretaria de AssuntosEstratégicos de Curitiba e o Ser-viço Nacional de Aprendiza-gem Comercial (Senac), estáoferecendo para a populaçãotrês cursos a distância total-mente gratuitos, sendo eles;Contabilidade Básica, Excelên-cia em Vendas e Informática.

Os cursos são oferecidospara os Telecentros (Espaço Ci-dadão) de todo o território es-tadual, sendo um total de 50vagas em cada curso. Os inte-ressados devem comparecer naBiblioteca Cidadã até amanhã(27) para garantir a vaga.

O curso de Excelência em

Vendas que tem como objeti-vo proporcionar aos partici-pantes o desenvolvimento decompetências necessárias, vi-sando à excelência no serviçode vendas. Com escolaridademínima, Ensino Médio con-cluído e idade a partir dos 18anos, terá um total de 40 ho-ras/aula. Já o de InformáticaBásica com Internet propor-ciona aos participantes os co-nhecimentos introdutórios dehardware, software, Windo-ws, Linux, Word, Excel, Po-werPoint, Writer, Impress eCalc, navegação pela internete pelas redes sociais. A idademínima é de 14 anos para alu-nos com Ensino Fundamental

6º ano. A carga horária é de160 horas/aula.

O curso de ContabilidadeBásica visa desenvolver conhe-cimento na área contábil, con-ceitos, princípios fundamen-tais e técnicas básicas de con-tabilidade. É direcionado parapessoas que buscam entendero básico sobre contabilidade,com carga horária de 40 horas/aula, idade mínima de 17 anose Ensino Médio concluído.

Caso o interessado não te-nha acesso à internet em casa, aBiblioteca Cidadã disponibili-za o espaço para a realizaçãodas aulas. Ao término do cursoos participantes receberão cer-tificados.

Festivais distritais de Santa Helenaclassificarão intérpretes ao Feslena

O Departamento de Culturade Santa Helena, juntamentecom representantes dos distri-tos, organizam os festivais dis-tritais de música. Cada distritoterá um festival classificatório,com a definição dos três melho-res de cada categoria, para oFeslena. Na terça-feira (24) fo-ram definidos detalhes de ins-crições e outras questões ine-rentes ao evento.

Conforme um dos organi-zadores dos festivais, João Bos-co Zimermann, as escolas terãoas informações necessáriaspara encaminhar a inscrição dosinteressados em participar emcada distrito. “O objetivo é opor-tunizar a participação de maispessoas no desenvolvimento egestão da cultura em SantaHelena”, ressalta.

As datas dos festivais e cate-gorias também estão definidas.Se apresentarão intérpretes damúsica sertaneja, popular, gos-pel, juvenil e infantil. No dia 18de julho haverá o festival deSub-sede, dia 25 em Moreninha,

dia 12 de setembro em EsquinaCéu Azul e Vila Celeste, dia 13na cidade, dia 26 em São Cle-mente e dia 03 de outubro emSão Roque.

O Feslena está agendado paraos dias 23, 24 e 25 de outubro.

Integrantes do Departamento de Cultura e representantesdos distritos definiram detalhes do evento

Divulgação

Page 11: 06 26 2014

O PRESENTE | 11GERALQUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014

ENTRE RIOS DO OESTE

Emissão do cartão SUS segue até 30 de julhoComunidade tem o mesmo prazo para fazer o recadastramento

Muitas pessoas já compareceram à prefeitura e solicitaram o cartão do SUS

A Secretaria de Saúde deEntre Rios do Oeste mobiliza apopulação para a retirada docartão do Sistema Único de Saú-de (SUS), após a obrigatorieda-de de todo cidadão ser porta-dor. A comunidade tem prazoaté o dia 30 de julho para emitirou recadastrar o cartão. Quemtem plano de saúde tambémdeve ficar atento, pois precisaconstar nos seus documentos onúmero correspondente.

A exigência visa desenvol-ver um cadastro nacional comos dados e históricos médicosdos pacientes e assim todarede terá informações sufici-

entes para diagnóstico, análi-se, planejamento e previsãode ações de saúde. Para fazero cartão do SUS, é necessárioportar CPF, RG e compro-vante de residência.

A comunidade deve com-parecer na Secretaria de Saú-de, onde serão realizados osserviços de recadastramento eemissão, tendo como horáriode atendimento das 08 às 11h30e à tarde das 13h30 às 17 ho-ras. Conforme o secretário deSaúde, Erio Bastian (Fufi), épreciso que todas as pessoasestejam cadastradas nesse sis-tema do Ministério da Saúde.

Mais uma etapa da Campanha Faça Bonito é concluída

Aconteceu ontem (25), no Cen-tro de Eventos Werner Wande-rer, em Marechal Cândido Ron-don, na presença da secretária daAssistência Social, Maria Cleoni-ce Froehlich, secretária de Educa-ção, Marta Salete Bendo, equipede ambas as secretarias, repre-

Cerca de quatro mil garrafinhas foram entregues para serem distribuídas para as crianças

sentantes das escolas municipaise particulares, Centros Munici-pais de Educação Infantil (Cmeis)e Apae, mais uma etapa da Cam-panha Faça Bonito: não feche osolhos para a violência. A campa-nha foi iniciada no dia 16 de maioe a partir do apoio de entidades

parceiras já foram realizadasuma série de ações no município.

A programação está sendodesenvolvida com alunos de es-colas rondonenses e entidades.Todos receberam um kit de mate-riais de trabalho que contêm car-tazes, vídeos, entre outros. Tam-bém houve capacitações de pro-fessores das escolas da rede mu-nicipal e particular e dos Cmeis,sobre o “Combate à ViolênciaContra Crianças e Adolescentes”,abordando temas importantesque garantem a proteção e formasde identificar crianças e jovensque são vítimas de violência.

Ontem aconteceu mais umaetapa da campanha, a partir dorepasse de novos materiais,como squeezes (recipientes deágua) que serão entregues paraas crianças do pré ao quinto anodas escolas da rede municipal,particular, Cmeis e Apae.

De acordo com Maria Cleoni-ce, todos estão empolgados coma campanha. “O único objetivoé de fato levar a informação e oacesso ao recurso para aquelesque precisam, neste caso as cri-anças e adolescentes”, aponta.

Autorizada licitação para projetono Centro de Eventos de Toledo

A Prefeitura de Toledo,por intermédio da Secretariado Desenvolvimento Econô-mico e Tecnológico, de Ino-vação e Turismo, abriu oprocesso licitatório para acontratação de empresa pararealizar o projeto técnico ar-quitetônico referente à ade-quação à legislação sobre aprevenção de incêndios noCentro de Eventos IsmaelSperafico. O valor a ser in-vestido é de até R$ 100 mil.

De acordo com o secretá-rio da pasta, Edemar Rocken-bach, este é o primeiro passopara a contratação dos servi-ços. “Precisamos contrataruma empresa especializada

para elaboração do projeto”,declarou, lembrando que aárea a ser adequada é de 30mil metros quadrados, cujaregularização vai oferecermais segurança à população.

A partir do projeto, se-gundo ele, inicia-se a se-gunda fase, que é a licitaçãopara a execução das obras.“Ainda não temos uma pre-visão de quando devem sercomeçadas estas interven-ções, porém elas são neces-sárias. Assim que tivermosos projetos, vamos preverno orçamento do municí-pio os investimentos e rea-lizar as melhorias neces-sárias”, concluiu.

MUÇULMANOS VÃO INGRESSARNO PERÍODO DO RAMADÃ

Divulgação

Em torno de 150 muçulmanos residem em Marechal CândidoRondon e iniciarão no sábado (28) o período de jejum com duraçãode um mês para o Ramadã, cuja única refeição será feita apenas ànoite. O Ramadã é uma preparação para o Eid-Ul-Fitr, que deve sercomemorado no fim de julho. Os muçulmanos estão testemunhando

a fé em Allah e no Kalima Tayyab. O grupo faz cinco oraçõesdiariamente, às 05h59, 12h37, 16h21, 17h57 e 19h14. O local

da oração está situado na Rua Minas Gerais, 437.

Ademir Herrmann

Patrícia Porto

Page 12: 06 26 2014

O PRESENTE | 13QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014 GERAL

INTERIOR RONDONENSE

Linhas terão pedras irregulares até associações de moradoresLocalidades beneficiadas são de Linha Guavirá, no distrito de Novo Horizonte, Linha

Palmital, no distrito de Margarida, e na Linha Ouro Verde, no distrito de Iguiporã

Autoridades municipais com representantes da empresa vencedora da licitação por ocasião da assinaturado contrato e ordem de serviço para a execução de mais três trechos com pedras irregulares no interior

Ademir Herrmann

Ato realizado ontem (25),na sala de reuniões do gabi-nete, marcou a assinaturado contrato e da ordem deserviço para a execução demais três trechos com pe-dras irregulares no municí-pio. Estiveram presentes oprefeito Moacir Froehlich,vice-prefeito Silvestre Cotti-ca, secretário de Viação e Ser-viços Públicos, Adriano Cot-tica, secretário de Coordena-ção e Planejamento, MauroDonha, secretário de Admi-nistração, Altair Genz, e re-presentantes da empresa Eco-visionária Serviços de Enge-nharia Ltda, vencedora doprocesso licitatório que seráresponsável pelas obras.

Desta vez as localidadesbeneficiadas são de LinhaGuavirá, no distrito de NovoHorizonte, Linha Palmital,no distrito de Margarida ena Linha Ouro Verde, nodistrito de Iguiporã. No to-tal, serão realizados cerca de

36 mil metros quadrados, oque garante a pavimentaçãoaté as associações de mora-dores. Para as obras serãoinvestidos valores na ordemde R$ 1.146.113,06, sendo osrecursos oriundos do Gover-no do Estado com contra-partida do município.

Froehlich destacou sermais um dia importante paraa administração municipal.“São mais três importantestrechos. Na Linha Guaviráserá da BR-163 até a associa-ção de moradores, em LinhaOuro Verde da PR-467 até aassociação de moradores e emLinha Palmital do asfalto queliga a sede ao distrito de Mar-garida também até a associa-ção de moradores. Os recur-sos foram conquistados pormeio de um programa com oGoverno do Estado, inter-mediado pelo deputado esta-dual Ademir Bier, além decontrapartida do próprio mu-nicípio. Estamos comemo-

rando o início de mais estasobras”, enalteceu.

O prefeito diz que a admi-nistração Moacir e Cottica éresponsável pelo maior pro-grama de pavimentação compedras irregulares já realiza-do no município. “Vários qui-lômetros já foram realizados,outros estão em andamento e

o programa irá beneficiar maislocalidades do município”, co-mentou, acrescentando: “Es-tas localidades contempladasagora, assim como outras,aguardam há anos por estesbenefícios. É a solução defini-tiva para resolver os proble-mas das estradas rurais nomunicípio. Lamentamos que

as gestões anteriores não te-nham iniciado este trabalho,assim o município poderiaestar ainda mais avançadonesta questão e as estradasestarem praticamente todaspavimentadas. Estamos fa-zendo a nossa parte e o traba-lho irá continuar”, destaca omandatário municipal.

Page 13: 06 26 2014

14 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014

INSTITUTO PAIS E FILHOS

“Nove em cada dez menores de Rondon já beberam”Hoje (26) é lembrado o Dia Internacional de Combate às Drogas; instituto

rondonense revela consumo acima da média nacionalNove em cada dez crianças

e adolescentes de MarechalCândido Rondon já experimen-taram algum tipo de bebidaalcoólica. A informação foi re-passada ontem (25) pelo dire-tor da organização rondonensede prevenção ao uso de drogas,Instituto Pais e Filhos, GilbertoCavalcanti. Ele esteve na reda-ção de O Presente para lembrardo Dia Internacional de Com-bate às Drogas, comemoradohoje (26). Cavalcanti aponta oálcool, seguido do tabaco, comoas drogas mais problemáticasno município.

“A dependência química doálcool é uma realidade nacio-nal. No Brasil, de acordo com oCebrid (Centro Brasileiro de In-formações sobre Drogas Psico-trópicas) e Secretaria NacionalAntidrogas, 80% de crianças eadolescentes já fizeram o uso debebidas alcoólicas. Em Mare-chal, por termos uma culturado consumo de bebida, esse nú-mero é maior”, diz. “Muitos paisnão enxergam o álcool comouma droga, mas é”, emenda.

De acordo com Cavalcanti,experimentar bebidas e cigar-ro na adolescência é o caminhopara o menor buscar outras ex-periências, com outras drogas.“O contato muito cedo com abebida estraga o amadureci-mento da criança e do adoles-cente e instiga a usar outras

drogas”, entende.Para ele, mudar esse quadro

exige duas ações: mais fiscali-zação em locais abertos, comoas praças, e conscientização, quetem que partir da família. “Aconsciência tem que partir dospais, desde quando os filhos sãocrianças, de preferência nos pri-meiros anos de vida. É precisoevitar beber ou fumar perto de-las, por exemplo, e explicar so-bre os perigos”, sugere.

Outro ponto que o InstitutoPais e Filhos julga necessáriopara diminuir a drogadição éa proibição de consumir bebi-das alcoólicas fora de locaispróprios para isso, como ba-res. “Seria muito bom paraqualquer cidade proibir o con-

sumo de bebida na rua”.

BOAS PRÁTICASCavalcanti diz que o pro-

grama criado no municípiopara ajudar fumantes a largaro vício é um avanço no comba-te às drogas. “A administra-ção está de parabéns”, disse. Odiretor do instituto tambémagradece o comércio local peloapoio dado para a realizaçãodos projetos do Pais e Filhos,que há sete anos trabalha emtoda a região, com palestrasnas escolas, para conscienti-zar sobre o uso de drogas. “Apróxima série de palestras co-meça ainda neste mês e segueaté setembro em colégios deMarechal Rondon”, pontua.

Giuliano De Luca/OP

Diretor do InstitutoDiretor do InstitutoDiretor do InstitutoDiretor do InstitutoDiretor do InstitutoPais e Filhos,Pais e Filhos,Pais e Filhos,Pais e Filhos,Pais e Filhos,

Gilberto Cavalcanti:Gilberto Cavalcanti:Gilberto Cavalcanti:Gilberto Cavalcanti:Gilberto Cavalcanti:“Marechal tem“Marechal tem“Marechal tem“Marechal tem“Marechal tem

consumo de bebidaconsumo de bebidaconsumo de bebidaconsumo de bebidaconsumo de bebidaalcoólica entrealcoólica entrealcoólica entrealcoólica entrealcoólica entre

menores acima damenores acima damenores acima damenores acima damenores acima damédia nacional”média nacional”média nacional”média nacional”média nacional”

Bragadenses recebem workshopde excelência em atendimentoMicroempresários e cola-

boradores de Pato Bragadoparticiparam, na terça-feira(24), no Centro Cultural, doworkshop sobre Processos deAtendimento na Busca pelaExcelência, com a consultorado Sebrae, especialista emGestão e Pessoas, Sandra Fink-ler. Promovido pela Secreta-ria Municipal de Indústria,Comércio, Turismo e Desen-volvimento Econômico e a As-sociação Comercial, Industri-al e Agropecuária (Acibra), oworkshop foi patrocinadopelo Sebrae.

De acordo com o secretárioda pasta, Rogério Scherer, oobjetivo foi preservar ou des-

Workshop foi conduzido pela consultora Sandra Finkler, do Sebrae

pertar a qualidade no atendi-mento e na prestação de servi-ços para um público diferen-ciado, com dicas de como aten-der bem, de forma presencialou por meios de telecomuni-cação, conquistando a fideli-dade e confiança do cliente.

Os temas abordaram o queo mercado exige das empre-sas, quem são os clientes e ondeestão, habilidades essenciaispara o profissional de venda,técnicas de aproximação e deatendimento, comunicação es-tratégica, captação de vendas,como cativar pessoas atravésda qualidade e dicas estratégi-cas para fidelização de clien-tes e atração de novos.

Marili Besso

Comissão preparaquestionário deavaliação da Unioeste

A Comissão Central Permanentede Avaliação Institucional (CCPA) daUniversidade Estadual do Oeste doParaná (Unioeste) promoveu reuniãopara definir questões relacionadas àavaliação institucional, que será apli-cada em forma de questionário, dispo-nibilizado no site da universidade dejulho a setembro.

As questões foram baseadas nasdimensões do Sistema Nacional de Ava-liação da Educação Superior (Sinaes),que norteiam os processos de autoava-liação das Instituições de Ensino Supe-rior. Comunidade acadêmica e membrosda comunidade externa à universidadedevem responder ao questionário.

Segundo a presidente da CCPA,Adriana Maria De Grandi, as perguntasenvolverão desde questões de infraes-trutura física até qualidade de vida. “Es-peramos ter um panorama geral da uni-versidade, com dados quantitativos equalitativos que possam subsidiar dis-cussões sobre o futuro que queremospara a Unioeste”, declara. Adriana ex-plica que o relatório de autoavaliaçãoauxilia a elaboração do Plano de Desen-volvimento Institucional.

A comissão, que é formada porcoordenadores da comunidade internae externa da Unioeste, realiza no próxi-mo mês seminários para divulgação doquestionário de autoavaliação.

Page 14: 06 26 2014

ÁRIES: Belo dia pararetomar conversas im-portantes com pessoaspróximas a você e che-

gar a um entendimento. Reavaliesuas concepções.

TOURO: Dia de negocia-ções e conversas. Consta-tação dos valores e prio-ridades essenciais. Tenha

consciência de seus talentos.

GÊMEOS: Período im-portante para ter umanova visão a seu respeito.O momento diz respeito

a maneira como você se expressa.

CÂNCER: Agora come-ça uma nova etapa devida e é importante quevocê se conheça mais e

se permita ter novas experiências.

LEÃO: Período de im-portantes ensinamen-tos ligados a questõesíntimas, familiares e

espirituais. Priorize seu desen-volvimento.

VIRGEM: É um dia im-portante para realiza-ções e para a carreira. Asexperiências das últimas

semanas agora trarão conquistas.

LIBRA: Período bastan-te positivo para cursos,concursos, viagens e dis-seminação do saber.

Estarão estimulados os contatoscom universidades.

ESCORPIÃO: Excelen-te momento para obterentendimento sobre suamaneira de agir na inti-

midade e relações. Introspecção.

SAGITÁRIO: O diálogocom o parceiro afetivoou com as pessoas estáfavorecido. Hora de ou-

vir e se abrir a novos pontos de vista.

CAPRICÓRNIO: Obte-nha informações e co-nhecimentos. É preci-so cuidar para não raci-

onalizar aquilo que está acimada razão.

AQUÁRIO: A conversacom pessoas próximaspode lhe ajudar. Estí-mulo às atividades re-

creativas e ao que é feito cominteligência.

PEIXES: O dia ressalta adefinição de situaçõesligadas à família e ao lar.Converse com os familia-

res para chegar a um consenso.

FRANGO AOVINHO COM PÃO

Modo de preparo:Deixe o frango de molho no suco de limão por 15 minutos.Coloque o óleo em uma panela de pressão. Forre o fundodessa panela com a cebola e depois as batatas. Coloquealho, os cubos de caldo de galinha dissolvidos na água, ovinho e o frango, o molho, pimentão e os outros temperos.Feche a panela de pressão e leve ao fogo médio, quando apanela começar a fazer barulho conte 25 minutos, desligueo fogo e está pronto. Retire o frango e as batatas e coloquenuma travessa. Leve o caldo ao fogo e acrescente farinha demandioca aos poucos mexendo vigorosamente, até tomarconsistência de pirão.

Ingredientes4 pares de coxa sobrecoxasem peleLimão para temperar o frango1 lata de molho de tomate1 pimentão picado7 dentes de alho fatiado1/4 de xícara de óleo de olivaextra virgem3 cebolas cortadas em rodelas4 batatas cortadas em rodelasgrossas

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014 VARIEDADES O PRESENTE | 15

PESCARIA NO GELOUma loira decidiu pescar no gelo depois de ler muitos

livros e artigos sobre o assunto. Checando sua lista, elaprepara todas as ferramentas necessárias. Ao chegar até olocal, a jovem encontra uma pequena área que parecepromissora, então posiciona suas ferramentas e começa afazer um corte circular no gelo... De repente... do alto... vemuma voz bem forte:

- Não há peixe embaixo desse gelo!Assustada, a loira moveu-se mais para frente, no gelo,

despejou um café da sua garrafa térmica e começou a cortaroutro buraco no gelo. De novo, do alto, a voz baixou:

- Não há peixe embaixo desse gelo!A loira, agora bastante preocupada, mudou-se para a

outra ponta do gelo, preparou seu equipamento e tentouainda mais uma vez cortar o buraco. A voz veio novamente,mas agora com um tom irritado:

- Não há peixe embaixo desse gelo! Caramba!!!Ela parou, olhou para cima e disse:- O senhor é o criador?E a voz respondeu:- Não! Aqui é o gerente do rinque de patinação!!!

2 cubos de caldo de galinhadissolvidos em uma xícara dechá de água quente1 xícara de vinho branco seco1 tomate picado3 folhinhas de louroCheiro verde picado a gostoPimenta-do-reino ou dedo demoça a gostoCerca de 1 xícara de chá defarinha de mandioca para fazero pirão

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

QUINTA-FEIRA (26)*

Dona Tê comenta com Pedro quedesconfia de que Gina não gosta deFerdinando. Padre Santo diz para Vi-ramundo que Milita quer vê-lo. Julia-na pergunta a Gina se ela está comciúmes pelo fato de Milita querer verViramundo. Dona Tê revela a Pedroque Viramundo não é uma pessoasem recursos e que o rapaz contoupara Gina que seu pai tem um sítiomaior do que o deles.

MEU PEDACINHO DE CHÃOJonas fala com Pamela na frente de

Verônica. Pamela pede que Jonas voltepara a Califórnia. Dorothy fala para Megansobre Jack. Manuela confessa a Davi quelamenta ter se encontrado com Fred. Jo-nas sofre com a morte de Jack. Igor nãoaprova o interesse de Vander em Janaína.Elias se candidata para a vaga de gerentedo Varejão do Barata, e Sílvio se irrita.Pamela se encontra com Herval. Meganchega à Califórnia e se consola com Pa-mela. Davi apresenta Júnior para Manue-la. Pamela toma uma decisão.

EM FAMÍLIAFelipe e Cadu encontram Silvia no

calçadão por acaso. Laerte dá uma florpara Livia, que fica encantada. Claracoloca uma foto de Marina no mural deseu quarto. Chica fica enciumada aosaber que Ricardo encontrou a irmã deBranca. O rapaz misterioso faz umavisita a Miss Lauren na casa de repouso.Vitor chama Alice para sair, mas elarecusa o convite. Chica diz a Felipe queestá muito orgulhosa dele. Juliana per-gunta a Nando se há um jeito de ela setornar legalmente a mãe de Bia.

GERAÇÃO BRASIL○

OBRIGAÇÃO DA BABÁA madame entrevista a candidata à babá.- E por que você saiu do seu último emprego?- Porque eu não queria mais dar banho no filho mais novo.- Mas não era sua obrigação?- Eu não achava isso, madame. Um homem daquele, cheio de

saúde, com mais de 25 anos, madame...

Page 15: 06 26 2014

A fase decisiva da Copado Mundo, quando come-ça o mata-mata, ou seja, per-deu está fora da competi-ção, começa no sábado (28),justamente com a partidaentre Brasile Chile, apartir das13 horas.Se até en-tão a Sele-

ção Brasileira ainda não con-venceu em relação ao seudesempenho, a partir deagora a torcida espera que otime, dentro de campo, sejamais convincente.

Essa falta de confiança quemuitos brasileiros estão ten-do em relação à equipe doBrasil pode estar se refletin-do também nos supermer-cados. A expectativa era deque o Mundial sendo sedia-

do no país aumentasse deforma considerável as

vendas de produtos

como carnes, bebidas e ape-ritivos, especialmente nosdias dos jogos do time cana-rinho. Tudo para acompa-nhar a Seleção com festa. Noentanto, até agora, o que seviu em Marechal CândidoRondon foram que as ven-das não foram tão significa-tivas assim.

De acordo com o gerentede compras do Supermer-cado Rimmava, Ilgo Zim-mermann, o estabelecimen-to até chegou a se prepararcom ofertas para os dias dosjogos do Brasil, visando jus-tamente vender estes pro-dutos que seriam mais pro-curados por torcedores.Mas na prática isso não ocor-reu como esperado. “Quemsabe agora com a Seleçãonas oitavas de final a situa-ção mude”, avalia. “O queparece é que por aqui aspessoas não têm o hábito de

se reunir e assistir aos jogoscom festa, como aconteceem grandes cidades. Acre-dito que são poucas as pes-soas que estejam fazendoisso”, analisa. “Nos dias dosjogos do Brasil esperávamosum fluxo maior, mas nãoestá tendo. A nossa expec-tativa era vender até 10% amais nos principais itens nosdias das partidas da SeleçãoBrasileira”, completa.

Para Zimmermann, o co-

mércio está perdendo aoportunidade de faturar umpouco mais com a Copa doMundo no Brasil, tendo emvista que os torcedores ain-da não entraram muito noclima do evento esportivo.

CRIAÇÃODE KITS

No Supermercado Copa-gril da Avenida Rio Grandedo Sul as vendas no estabe-lecimento, nos dias das par-

Page 16: 06 26 2014

tidas do Brasil, aumentaramsomente em torno de 10%em itens como carne e cer-veja. Para animar os torce-dores, foi criado até mesmoo kit Copa do Mundo, com-posto por cerveja, copo e

alguns aperitivos, como pi-poca, amendoim e chocola-te. “Fizemos como forma deteste e deu certo, pois ven-demos todas as cestas”, enal-tece a gerente ChadiaIbrahim Ribeiro. “Para o

jogo do Brasil no sá-bado já recebemosencomenda para estacesta”, completa.

O que o consumi-dor também já estáencomendando é a

carne para o churrasco. Deacordo com a gerente, nosdias das partidas da SeleçãoBrasileira o torcedor estápreferindo cortes de prepa-ro mais prático, como biste-ca, fraldinha, bifes. “As ven-das deste tipo de cortes au-mentaram em 20% nos diasdos jogos do Brasil”, revela.“Nos dias em que não é cos-tume ter tanta saída de car-ne e cerveja, como foi o casode segunda-feira (23), foiobservada uma diferençanas vendas, embora não te-nha sido drástica”, emendaChadia.

Sobre as vendas aindanão terem aquecido de for-ma significativa os super-mercados, a gerente opinaque se apostou demais noevento esportivo. “Aposta-mos em uma coisa surpre-endente. Porém, a diferen-ça aconteceu somente nosjogos que interessa a nós,como do Brasil. Nos outrosjogos a situação ficou nor-mal, tanto que mantemos atelevisão ligada no super-mercado e o cliente não parapara assistir, ele apenas olhao resultado”, expõe Chadia,segundo a qual, como otime brasileiro entra emcampo em um sábado, atendência é que aí sim asvendas sejam maiores.

Page 17: 06 26 2014

18 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014

Reiniciadas tratativas para militarização dos BombeirosGUAÍRA

Intenção, a princípio, é que nova unidade seja edificada no Fundo de Vale, onde também serãoconstruídas a Unidade de Saúde de Pronto Atendimento e a sede do Samu

O prefeito Fabian Ven-druscolo recebeu na terça-feira (24), em seu gabinete, otenente Merlo e o major Fer-nandes Shunig, comandan-te do 4º Grupamento de Bom-beiros. O objetivo da visitafoi reiniciar tratativas para amilitarização do Corpo deBombeiros em Guaíra.

De acordo com o major,Guaíra já consta como auto-rizada a ter uma estruturacompletamente militar, mas afalta de efetivo dificulta o pro-cesso para a instalação de fato.

O prefeito solicitou infor-mações para que o municí-pio possa ter um projetopadrão de uma nova unida-de do Corpo de Bombeiros, aprincípio a ser edificada noFundo de Vale, onde tam-bém serão construídas aUnidade de Saúde de ProntoAtendimento e a sede do Ser-viço de Atendimento Móvelde Urgência (Samu).

Conforme o major, a cida-de comporta uma seção debombeiros que varia de 32 a36 militares, além de dois ca-minhões e uma ambulância.“A cidade de Guaíra já é con-siderada apta legalmente e jámerece há muito tempo essainstalação. Temos um pro-

blema de efetivo que está sen-do aos poucos regularizado ea tendência é que a cidadevenha a ser contemplada embreve”, afirmou Shunig.

O prefeito aproveitou aoportunidade para mencio-nar a possível liberação doaeroporto e falou do projetode transformação do Lagodas Marinas numa praia ar-tificial. Caso o projeto con-siga ser viabilizado, segun-do Vendruscolo, a presençados Bombeiros no local seráuma necessidade.

Atualmente, o municípioconta com apenas um bom-beiro militar, fazendo partedo projeto de Bombeiro Co-munitário.

Divulgação

Distrito de São Clemente recebe trator e esparramadoresForam entregues ao distrito

santa-helenense de São Clemen-te, na terça-feira (24), um trator180cv e dois esparramadores dedejetos sólidos que ficarão à dis-posição da população na subpre-feitura do distrito.

O trator soma investimentode R$ 214 mil e foi adquirido apartir de uma emenda do depu-tado federal Eduardo Sciarra(R$ 195 mil) mais contrapartida domunicípio. O equipamento vaiatender os produtores rurais deSão Clemente, principalmentedepois da colheita do milho/safri-nha para consertos de basõesdevido às fortes chuvas.

De acordo com o secretáriode Agricultura e Meio Ambiente,Darinês Wilsmann, trata-se defortalecimento para o setor pro-dutivo. “Já se investiu mais deR$ 600 mil apenas em implemen-tos e máquinas agrícolas paraatender bem o nosso produtorrural. É um trator grande paraauxiliar no serviço de conserva-ção de solo que deve acontecerdepois da colheita do milho/sa-frinha, devido às fortes chuvasque ocorreram nos últimos dias.A administração tem buscadorecursos de todas as esferas, poisa ideia é reestruturar todos osequipamentos que estavam su-cateados. São Clemente mereceessa atenção”, ressaltou.

O administrador distrital deSão Clemente, Renato Bem, afir-ma que as máquinas ajudarão noatendimento aos produtores ru-rais. “Tem épocas que dá acumu-lo de serviço devido ao períodocomo no caso dos basões danifi-cados e temos que trabalhar pararecuperar. Vamos ajudar e resol-ver as solicitações”, finaliza.

Moradores do distrito santa-helenense durante solenidade de entrega dos maquinários, na terça-feira (24)

Divulgação

PrefeitoFabian

Vendruscolorecebeu emseu gabinete

o tenenteMerlo e o

majorFernandes

Shunig,comandante

do 4ºGrupamento

de Bombeiros

Page 18: 06 26 2014

O PRESENTE | 19QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014 GERAL

Criação da Fundação de Eventos volta a ser discutidaDiretor da Universidade Livre da Cultura destaca a importância da entidade para o município

MARECHAL RONDON

Esteve em Marechal Cândi-do Rondon, nesta semana, o di-retor-executivo da Unicultura(Universidade Livre da Cultu-ra), de Curitiba, Ricardo Trento.Ele participou de encontros naprefeitura, onde falou sobre aimportância da criação da Fun-dação de Eventos no município,explanou sobre a Lei Rouanet esobre a captação de recursospara projetos de eventos.

Uma das explanações acon-teceu durante reunião da Co-missão Central Organizadora(CCO) da Expo Rondon 2014,realizada na terça-feira (24),com a presença do prefeitoMoacir Froehlich, vice-prefeitoSilvestre Cottica, secretáriosmunicipais, entre outros.

A Unicultura é uma organi-zação não-governamental querealiza projetos para o desen-volvimento humano por meiodo equilíbrio entre os aspectoscultural, social, turístico, am-biental e econômico. Tambémdesenvolve projetos e açõeseducativas para a reflexão so-bre a transversalidade da cul-

tura. Ainda produz, estimula edivulga pesquisas e práticaspara a ampliação de conheci-mentos sobre o desenvolvimen-to sustentável, privilegiando oprocesso integrado entre cul-tura, educação, saúde, despor-to, meio ambiente, turismo eassistência social.

Conforme o diretor da Uni-cultura, a Lei Rouanet é a princi-pal lei que rege as políticas públi-cas para a cultura, nacionalmen-te. Empresas e cidadãos podemdestinar, respectivamente, 4% doImposto de Renda de Pessoa Jurí-dica devido e 6% do Imposto deRenda de Pessoa Física para pro-jetos previamente aprovados peloMinistério da Cultura. Segundoele, empresas que desejem patro-cinar devem escolher ou propor oprojeto, realizar depósito e, medi-ante a emissão de recibo, compro-vam o patrocínio no momento dedeclarar o imposto.

Trento observa que o municí-pio está bem adiantado com re-lação a políticas culturais, pois,de acordo com ele, já possui suasprioridades elencadas. O diretor

da Unicultura destaca a impor-tância da participação da socie-dade. “Empresas e pessoas domunicípio podem garantir in-vestimentos na Cultura local pormeio da renúncia fiscal. A partirda elaboração de projetos, estesinvestimentos ficam no própriomunicípio. Esta ação desonera oPoder Público e traz a participa-ção da sociedade civil. A culturaé muito importante para a po-pulação. A lei de incentivo à cul-

Encontro foi realizado na terça-feira (24), na sala de reuniões do gabinete

Ademir Herrmann

tura é fundamental para este pro-cesso”, ressaltou.

A Fundação de Eventos, deacordo com Trento, seria muitoimportante para desburocrati-zar todo o processo, garantindoagilidade nas ações relativas àsatividades culturais. “A renún-cia fiscal permite realizar açõesimediatas. Quando os valoresentram no caixa da prefeitura, sópodem ser investidos após a re-alização de processo licitatório, o

que, muitas vezes, demora umcerto tempo. Penso que este é umcusto operacional muito grande.A Fundação, por sua vez, poderealizar convênios com outrasinstituições que possam agilizara execução dos projetos e estas,por sua vez, serão as responsá-veis em prestar contas. Isso ga-rantirá mais ações culturais nomunicípio e quem sairá ganhan-do é toda a população”, enfatizouo diretor da Unicultura.

Page 19: 06 26 2014

20 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

QUINTA-FEIRA,26 DE JUNHO DE 2014

Dia 26: Ademar DhamerDia 26: Daniela LermenDia 26: Douglas SchützeDia 26: Gabriela Knopp SilvaDia 26: Gilmar de AguiarDia 26: Ingrid SteinmacherDia 26: Lauri NiedDia 26: Luiz MassignaniDia 26: Maico PinheiroDia 26: Maikel Alexandre KleinDia 26: Marcia Andréa KoopDia 26: Noili Maria SpohrDia 26: Olavio FinkDia 26: Osamir TrentoDia 26: Rodrigo Luiz RoosDia 26: Sâmia BelléDia 26: Sérgio Olavo AppeltDia 26: Valdemar Ikert

ENTRE AS APROVADASA Rondotec Tecnologia (RT Soluções em Tecnologia Ltda), de

Marechal Cândido Rondon, está entre as 55 empresas aprovadasno Estado com projeto inovador para o setor de Tecnologia daInformação e Comunicação. A aprovação lhe garante a injeção derecursos financeiros sem reembolso para o desenvolvimento econclusão da inovação proposta no projeto. Mais um objetivoalcançado para que a empresa rondonense possa continuar inovan-do e oferecendo melhorias ao setor.

ARRAIÁ DA RUA SANTA CATARINAO Núcleo Setorial da Rua Santa Catarina, que é vinculado à Associação Comercial e

Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), promove hoje (26) evento juninobeneficente. Trata-se do Arraiá do Núcleo da Rua Santa Catarina, que acontecerá das 13h30às 19 horas, em frente à Caixa Econômica Federal e será em prol da Apae, Adefimar, Asilo LarRosas Unidas e Arca de Noé, que farão a comercialização de comidas e bebidas típicas, entreoutros. Haverá ainda atividades recreativas e apresentações da Banda Marcial do ColégioLuterano Rui Barbosa, às 17h30, e do Grupo de Viola Caipira de Marechal Cândido Rondon, às18h30. O Núcleo da Rua Santa Catarina tem a adesão de aproximadamente 30 empresas.

O pequeno Pietro, filho da primeira-dama de Nova Santa Rosa, Marlice

Wutzke Fernandes, e do prefeito Rodrigo Fernandes, cativou a primeira-dama

do Estado, Fernanda Richa, que ficou com o bebê no colo a maior parte do

tempo no evento do Provopar em Nova Santa Rosa, na terça-feira (24)

Marcos Elieser

Autoridades regionais prestigiando a inauguração da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), emGuaíra, na terça-feira (21): vice-prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden, o vice-prefeito de Nova Santa Rosa, AdemarBloch, o prefeito de Nova Santa Rosa, Rodrigo Fernandes, o governador Beto Richa, o prefeito de Terra Roxa, Ivan Reis,deputado estadual Elio Rusch e o secretário de Administração e Planejamento de Nova Santa Rosa, Luiz München

D i v u l g a ç ã o

Page 20: 06 26 2014

O PRESENTE | 21QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014 SOCIAL

INSCRIÇÕES PARAALUNO ESPECIAL

Seguem abertas atéamanhã (27) as inscriçõespara a seleção do segundosemestre de alunos espe-ciais ao Programa de Pós--Graduação em Engenha-ria Agrícola (Pgeagri), daUniversidade Estadual doOeste do Paraná (Unioes-te), campus de Cascavel.As inscrições devem serrealizadas via preenchi-mento de cadastro on-line,disponível no endereçohttp://www.unioeste.br/pos/inscricoes/.

Arquivo pessoal

Duplo parabéns para o casal ErnestoWiteck e Olinda Camila Witeck, que na foto

aparecem em pé. Ambos completaram 85anos; ele no dia 02 de maio e ela no dia 18

de junho. As comemorações desse raromomento aconteceram no último sábado(21), na presença de familiares. Tambémna foto, da esquerda à direita, sentados,

Osvino Ernesto Wolfart (92 anos), irmão deOlinda; no centro Olívia Wolfart Hassemer

(95 anos), irmã; e Francisca VilmaHassemer Wolfart (93 anos), cunhada

Page 21: 06 26 2014

Apesar da quebra nasafra de feijão colhi-

da neste mês em MarechalCândido Rondon por contada chuva registrada no iní-cio de junho, a área plantadacom o cereal no municípiodeve ser ampliada para 2015.E há uma razão para isso;uma não, quatro: boa lucra-tividade, rapidez do cultivoà venda, oportunizando trêssafras por ano, segurança co-mercial e tecnologia na co-lheita e seleção. Esses são osprincipais fatores que con-tribuíram para que a produ-ção de feijão voltasse a inte-ressar produtores rurais ron-donenses e retomasse o es-paço perdido em Rondon emunicípios vizinhos. De

acordo com produtores lo-cais, o grão, presente diaria-mente no prato do brasilei-ro, pode ser até cinco vezesmais rentável que o milho etrês vezes mais que a soja.

Dados do Departamentode Economia Rural (Deral)revelam que a área plantadanos 20 municípios atendi-dos pelo Núcleo de Toledosaltou de 3.228 hectares em2011 para 3.857 em 2012,último dado disponível. Oaumento da área plantadacorresponde a quase 20%.Nesse período, a produçãopassou de cinco mil tonela-das para 6,4 mil toneladas.

O rondonense PedroHoppen trabalha há 19 anoscom o cultivo de feijão e pode

ser considerado um especia-lista na região. “Há algunsanos, o feijão perdeu espaço ea produção em Rondon prati-camente zerou. Agora ela reto-ma espaço especialmente porconta da segurança comerciale da tecnologia empregada nacolheita. Atualmente a médiaé de dez produtores por ano.Alguns não plantam sempre,outros sim”, destaca.

Para ele, o mercado estáaberto e é promissor. “Temespaço para aumentar a pro-dução. O feijão, ao contráriodo que muita gente pensa, dábons resultados em MarechalRondon”, defende. O agricul-tor faz parte da Associaçãodos Produtores de Feijão, queseca e beneficia o grão antes

de comercializar a produçãopara a cerealista do gaúchoMauro Zambiasi. O empre-sário atua há oito anos comoelo entre os produtores locaise os grandes compradores, egarante: “se o produto forbom, não importa quanto forplantado, sempre vai ter mer-cado”. De acordo com sonda-gens feitas pela cerealista comprodutores, a área plantadano próximo ano em Mare-chal Rondon deve ser no mí-nimo o dobro, saltando doscerca de 80 alqueires atuaispara 160. “A produção aquitem grande possibilidade deexpansão”, frisa.

O feijão colhido em solorondonense é secado e bene-ficiado antes de ser vendido,garantindo um preço melhorao produtor. No Condomí-nio Ajuricaba, a produçãopassa por uma máquina paraser secada. Com a umidadeentre 14 e 15 graus, o cereal

Page 22: 06 26 2014

Pedro Hoppen vendeu a saca de feijão não ano passado aR$ 150. Neste ano, além da quebra na safra local por causa dachuva, outras regiões do país produziram muito, fazendo com queo preço despencasse. “A saca do feijão preto está girando na médiados R$ 100. O carioca em torno de R$ 60”, conta o cerealistagaúcho Mauro Zambiasi. “O preço está muito baixo porqueagora está entrando a produção de Minas Gerais e São Paulo,onde foi produzido muito. Com muita oferta, o preço cai”, explica.

Além disso, de acordo com o cerealista, o produto rondonenseperdeu qualidade por causa da chuva. “Das cerca de três mil sacasque foram colhidas aqui em Rondon, pouco mais de mil estão comboa qualidade. O restante é de qualidade inferior”, avalia. “Maso problema é enfrentado também por quem cultivou o milho, amandioca”, menciona.

De acordo com Hoppen, a produção rondonense não rendeu oesperado. Em condições normais, ela poderia passar de seis mil sacas(média de 80 por alqueire). “Tivemos uma quebra de 50% neste ano.O preço também não está bom. Acho que vou empatar, ficar no zeroa zero”, conta o rondonense, relacionando o investimento e o retorno

com a venda da produção.Mesmo assim, os pro-

dutores rurais garantemque vale a pena investirno plantio do feijão. “Dápara ganhar um bom di-nheiro. É preciso fazer omanejo certo e contar coma ajuda do clima, comoem outras culturas”, fri-sa o rondonense EdsonSchoninger.

DESAFIOEntre os desafios do

setor em Marechal Cân-dido Rondon está a me-lhora da infraestruturapara a secagem do grão.No atual modelo, há des-perdício de energia e o pro-duto pode molhar e estra-gar, caso haja uma chu-va com vento (o secador écoberto, mas aberto doslados). “Nosso processode secagem é muito bom,mas precisa de ajustes. Jáenviamos uma solicita-ção para a Itaipu (parcei-ra do condomínio), queestá analisando nossaspropostas de adequa-ções”, pontua.

vai para a Associação dos Pro-dutores, no distrito de NovoTrês Passos, onde é classifica-do. “Temos equipamentospara selecionar os grãos portamanho e cor. O produtoruim é retirado, como grãosquebrados, miúdos ou cas-cas. Só o bom é que seguepara a comercialização”, ex-plica Hoppen. “Essa é a es-trutura mínima para não pa-gar impostos e frete sobreimpurezas que se misturamao grão na hora da colheita”,avalia o cerealista.

A segurança na comerci-alização foi o que não deixouo produtor rondonense de-sistir do ramo. “Tínhamosum mercado muito ingratoe cheguei a pensar em desis-tir. O produtor vendia, masnão recebia”, lembra. Com ainserção de novas empresasno mercado, o setor foi sesolidificando. “Hoje existemempresas sérias, que pagam

direitinho”, pontua. Segu-rança comercial que faz orondonense Edson Schonin-ger trazer sua produção defeijão do Mato Grosso do Sul,a 250 quilômetros de distân-cia, para ser beneficiada evendida em Marechal Ron-don. “O importante é ter ga-rantias de que você vai rece-ber pelo produto que ven-deu”, argumenta. Outro fa-tor considerado essencialpara a ampliação do interes-se no cultivo, de acordo comHoppen, é a tecnologia em-pregada na colheita, com co-lhedeiras específicas, que ga-rantem melhores resultados.

Os bons preços que po-dem ser alcançados pela sacae especialmente a rapidez dociclo também são pontos po-sitivos do cultivo do feijão.“Eu faço três colheitas porano plantando feijão e fazen-do a rotação de cultura”, ga-rante Schoninger.

Page 23: 06 26 2014
Page 24: 06 26 2014
Page 25: 06 26 2014

26 | O PRESENTE ESPORTES QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014

Martin Luther fatura troféus em Festival InternacionalAtletas da categoria sub-17 treinam em preparação ao Campeonato Estadual da Juventude

VÔLEI

Duas equipes de vôlei doColégio Evangélico MartinLuther /S icoob/MarechalCândido Rondon participa-ram entre a última quarta-feira (18) e o domingo (22) do8º Festival Internacional deEstrela, realizado no municí-pio do Rio Grande do Sul. Otorneio contou com a partici-pação de diversas equipes dosEstados do Paraná, SantaCatarina, Rio Grande do Sule até da Argentina, envol-vendo nas disputas as atletasda Seleção Brasileira sub-14 eda Seleção Argentina sub-15.

As atletas de vôlei do Co-légio Martin Luther partici-

param do campeonato comas equipes sub-15 e sub-17,disputando 17 partidas emcinco dias de competição. Oselecionado sub-15 classifi-cou-se para a Série Prata echegou ao fim da do campeo-nato conquistando a 1ª colo-cação contra a equipe catari-nense de Nova Trento, peloplacar de 2 sets a 0. As desta-ques da categoria foram: ElisPilz, melhor levantadora, Isa-bel Voigt, atleta destaque, eKassiane Matos, melhor jo-gadora da final.

Na categoria sub-17, asmeninas se classificaram paraa Série Ouro e conquistaram

o troféu de bronze novamentesobre Nova Trento, desta vezpelo marcador de 2 sets a 1.Entre as destaques ficaramBianca Dezordi, atleta reve-lação, e Daiane Silva, atletadestaque.

De acordo com o técnicoClaudemiro Vieira dos San-tos (Miro), as atletas retor-naram para Marechal Ron-don no último domingo evoltaram aos treinamentosontem (25) como preparaçãopara a 3ª etapa do Campeo-nato Estadual da Juventude,que acontecerá a partir desegunda-feira (30), na cidadede Cianorte.

Divulgação

Futebol Sete segue com trêsjogos hoje em Nova Santa Rosa

Atletas de seis equipesentram em campo hoje (26)para disputar três jogos vá-lidos pela 9ª rodada do 2ºCampeonato Municipal deFutebol Sete, Troféu PassoFirme Esportes de NovaSanta Rosa. Os confrontosiniciam às 19h30, na Asso-ciação dos Servidores Mu-nicipais de Nova SantaRosa (Asmunsar), sendo oprimeiro jogo entre a equi-pe Ponto da Cerveja/Copa-gril e o Posto Cosaco/Cerâ-mica Rodante; depois jogamI.Riedi e o time da Cooatol/Sicredi; e por último, se en-frentam Frigorosa e o timeda DMD Indústria de Pré-Moldados.

Na noite de ontem (25) asdisputas foram entre Linha

Guaçu e Ebenezer, Bucholz/Metalglace/Juniors Super-mercado e Borracharia Sche-rer e Clube União e Agroin-dustrial Dois Irmãos. Na ter-ça-feira (24) aconteceram trêspartidas, nas quais forammarcados 20 gols, com mé-dia de 6,6 gols por jogo.

No primeiro jogo da noi-te a Cooatol/Sicredi venceua DMD Indústria de Pré-Moldados pelo placar de 8 a0. O segundo duelo teveempate em 4 a 4 entre asequipes do Posto Cosaco/Cerâmica Rodante e Frigo-rosa, enquanto no últimoconfronto da noite a equi-pe da I.Riedi levou a me-lhor e venceu por 4 a 0 aagremiação de Ponto daCerveja/Copagril.

Artilheiros fizeram as redes balançar 20 vezes na terça-feira (24)

Luiz Fernando Cerni

Jogadoras devôlei das

categorias sub-15 e sub-17 comos troféus de 1º

e 3º lugar

Dirigentes adiam início doCampeonato de Bocha no Carpê

Os dirigentes das equipesinscritas para disputar a CopaEsportiva Paraná/Certo Imó-veis/Kagiva/AACC/Prefeiturade Marechal Cândido Ron-don de Bocha no Carpê deci-diram, na terça-feira (24), poradiar o início do campeonatomunicipal, além de estudaruma nova formação das equi-pes e do sistema de jogo.

A bocha no carpê é a mo-dalidade oficial dos Jogos

Abertos do Paraná (JAPs) e épouco praticada na região,cujo destaque fica para a bo-cha na cancha de areia. Asdisputas da bocha no carpêterão equipes com menos atle-tas e os jogos devem ocorrerem uma ou duas partidas.Como amanhã (27) será inici-ada a fase regional dos JAPs,em Santa Helena, outra reu-nião pode acontecer na pró-xima semana.

Praticantes de karatê recebem tatame em MissalAtendendo uma reivindi-

cação dos alunos, a adminis-tração de Missal, por intermé-dio da Secretaria de Assistên-cia Social, realizou a entregaoficial do tatame que irá facili-tar o trabalho nas aulas dekaratê. A entrega aconteceuna terça-feira (24) pelo prefei-

to Adilto Ferrari, acompanha-do por secretários e vereado-res. Inúmeros pais de alunosacompanharam as aulas.

“Temos mais de 100 alu-nos praticando a modalidadeno município, o que demons-tra que estamos preocupadoscom as faixas etárias, benefi-

ciando também as famíliaspela disciplina que o karatêproporciona” comenta.

De acordo com o profes-sor Valdemir de Azevedo, nokaratê tudo se baseia na defe-sa, além de ser uma atividadefísica, desenvolvendo as qua-lidades físicas e intelectual,exigindo raciocínio rápido.

O projeto abrange pessoascom idade entre sete e 17 anos.As aulas acontecem todas ter-ças e quintas-feiras, das 17h30às 18h15 e das 18h15 às 19horas, na Casa da Cultura.No Bairro Renascer o karatê épraticado nas terças e quin-tas-feiras, das 10h30 às 11h15e das 16h30 até as 17h15; e emPortão do Ocoí ocorre nasterças e quintas-feiras, das19h15 até as 20 horas. Inte-ressados podem se inscreverno Centro de Referência deAssistência Social.

Modalidade esportiva passa a se tornar maissegura para os praticantes no município

Divulgação

Page 26: 06 26 2014

O PRESENTE | 27QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014 ESPORTES

SANTA HELENA

Ginasloucos e ginástica rítmica abrem os Jogos AbertosFase regional está dividida em duas etapas, a 1ª entre amanhã (27) e domingo (29) e a 2ª de 11 a 13 de julhoO município de Santa He-

lena já está em clima esporti-vo. Amanhã (27) aconteceráa cerimônia de abertura dafase regional dos Jogos Aber-tos do Paraná (JAPs), a partirdas 19h30, no ginásio muni-cipal de esportes. Para abri-lhantar a noite, além do des-file das delegações, haveráapresentação da equipe de gi-nástica rítmica (GR) de Tole-do, que conta com atletas naSeleção Brasileira. Também seapresentará durante a noite ogrupo Ginasloucos, que rea-lizam enterradas no basque-te. Para encerrar a abertura, oDJ Pacuri animará a festa comos atletas.

Cerca de dois mil atletas de24 municípios da região sãoesperados para as competi-ções, que acontecerão entreamanhã e domingo (29). Ascategorias em disputa sãobasquetebol, bocha, bolão,futsal, handebol e voleibol,nos naipes masculino e femi-nino, e futebol apenas no mas-culino. A 2ª etapa da competi-ção será realizada entre os

Dirigentes do esporte de Santa Helena estiveram reunidos ontem(25) para as últimas definições visando à competição

dias 11 e 13 de julho.De acordo com o diretor

do Departamento de Espor-tes, Marco Antonio Damke, omunicípio possui uma gran-de estrutura, que foi prepara-da e está em perfeitas condi-ções de uso para receber osatletas visitantes. “Para San-ta Helena, eventos como estedivulgam a estrutura existen-te e também a receptividadeda população, além de movi-mentar o município nessesdias. É uma vitrine para oesporte de todo o Estado”,reforça o diretor, após a reu-nião de ontem (25).

ALOJAMENTOOs municípios com atletas

participantes já receberam aescala dos alojamentos, cujosjogadores utilizarão somenteestruturas da cidade para fa-cilitar o deslocamento. Sãoelas: Colégio Santo Antônio,Escola Graciliano Ramos, Es-cola Municipal Tancredo Ne-ves, Escola Municipal Mare-chal Deodoro, Colégio Esta-dual Humberto de Castelo

Branco, Escola MunicipalInes Mocellin e ginásio muni-cipal de esportes. Os técnicose a arbitragem ficarão aloja-dos em hotéis e pousadas.

Conforme o responsávelpela organização dos aloja-mentos, Andreo RodrigoArend, todas as escolas pas-saram por revisão e reparos.“Fizemos o melhor para que

os atletas possam descansarcom tranquilidade e que sesintam em casa”, afirma.Grande parte dos atletas co-meça a chegar hoje (26), poisdiversas partidas acontecerãodurante o dia de amanhã.

A empresa que fará a ali-mentação dos atletas, sob aresponsabilidade do Gover-no do Estado, se instala hojeno Centro de Eventos do Bal-neário Terra das Águas. “OsJogos Abertos são uma refe-rência e um grande evento.Estamos com tudo prepara-do para receber e fazer umdos mais grandiosos eventosesportivos do Paraná”, fina-

liza Damke.Para a abertura dos JAPs,

o município está mobilizandotransporte do interior para acidade, passando pelos princi-pais distritos, sendo que a sa-ída será nos colégios, a partirdas 18h20. As localidades queterão transporte serão comsaída de São Clemente até acidade, Sub-Sede até a cidade,São Roque passando por SãoMiguelzinho até a cidade,Moreninha passando por Es-quina Céu Azul até a cidade eVila Celeste até a cidade. Amunicipalidade também dis-ponibilizará transporte paraos atletas durante os jogos.

Campeonato de Voleibol segue hoje com seis jogos

O primeiro saque da 1ª edi-ção do Campeonato de Voleibolde Quatro Pontes aconteceu nanoite de terça-feira (24), em par-tida realizada no Centro Poli-esportivo. Organizado pela pre-feitura, por intermédio do De-partamento de Educação, Cul-tura e Esportes, o certame en-volve 257 participantes distri-buídos em 25 equipes.

De acordo com o chefe da Di-visão de Esportes, Jean Caramo-re, os confrontos são disputadosnas categorias adulto, infantil,infantojuvenil e terceira idade.“Estamos confiantes que esteserá um bom campeonato es-portivo pelo desempenho dos

times na abertura e pela quanti-dade de atletas. Os jogos devemmovimentar a comunidade du-rante um mês, sendo que o tér-mino da competição está pre-visto para o fim do mês de ju-lho”, menciona Caramore.

As disputas seguem hoje (26),a partir das 19 horas, no CentroPoliesportivo, onde entram emquadra jogadores da Inglaterraem confronto com o time da Es-panha, no naipe feminino, nasequência jogam Itália e Portu-gal, no naipe masculino; os jogossão da categoria infantil. Já pelacategoria infanto-juvenil, Esta-dos Unidos enfrenta Austrália,enquanto China duela com a

Divulgação

A equipe da categoria adulto de basquete de Palotina participou nodomingo (22), em Assis Chateaubriand, de um quadrangular em

preparação para as disputas dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs),cuja fase regional acontecerá em Santa Helena. Com uma campanha

equilibrada, o time de Palotina venceu Assis por 67 pontos a 66,e venceu Formosa do Oeste pelo placar de 68 a 67. A equipe éformada exclusivamente por atletas que residem no município.

Os atletas agradecem o apoio da Secretaria Municipal de Esportes,do Mercado Tesco e da Viccari Esportes.

PALOTINA É CAMPEÃ DO QUADRANGULARDE PREPARAÇÃO AOS JAPS

Rússia, ambas as equipes sãomistas. Para fechar a noite, osatletas da terceira idade atua-rão pela equipe da Alemanhaem confronto com o time do Bra-sil, naipe feminino, enquantoatletas da França jogam com aArgentina no masculino.

Os confrontos de terça-feiraforam válidos pela categoriaadulto. Pelo naipe feminino aAlemanha venceu Portugal por2 sets a zero; no masculino Rús-sia jogou contra Itália e venceupor 2 sets a zero, enquanto Esta-dos Unidos levou a melhor esuperou a França por 2 sets a 1.

As partidas são realizadasnas terças e quintas-feiras.

Três jogos abriram na terça-feira (24) o Campeonato de Vôlei em Quatro Pontes

Divulgação

Divulgação

Page 27: 06 26 2014

A Seleção Brasileira, que já tevede responder a questionamentos so-bre os poucos treinos na GranjaComary, terá apenas duas ativida-des no campo para sua equipe titularantes da partida contra o Chile,

pelas oitavas de final da Copa doMundo. Ontem (25), os jogadoresque iniciaram a partida contra Ca-marões foram ao gramado apenaspara fotos e um encontro com víti-mas das enchentes que assolaram a

cidade de Teresópolis em 2011.Depois, partiram para a academia

e voltaram para correr em volta dogramado, enquanto os reservas tra-balhavam com bola. Neymar mos-trou categoria e cumpriu parte dopercurso fazendo embaixadinhas. Aexceção foi Paulinho, mas isso nãosignifica que o volante tenha perdidoa posição. Ele participou da atividadeporque atuou por apenas 45 minutoscontra Camarões, assim como Fer-nandinho, que o substituiu.

A atividade dos reservas tam-bém foi leve. Depois do aquecimen-to, se dividiram em dois times nocampo reduzido. De colete azul es-tavam Maicon, Dante, Hernanes,Willian e Jô. De camisetas amare-las, Henrique, Maxwell, Fernandi-nho, Ramires e Bernard. Paulinho,de colete branco, foi curinga. Podia

participar das duas equipes.Já no final do treino, um choque

resultou em uma vítima. Ao girar,Henrique Buss foi de encontro a

Maicon. Os dois trombaram de fren-te e o lateral levou a pior. Aparen-temente, no entanto, não houvenada grave com o lateral.

Rendendo abaixo do que se esperava, o meia alemão Mesut Özil deixouclaro que não fará do carisma uma ferramenta para conquistar os torcedoresbrasileiros. Convocado para a coletiva de imprensa de ontem (25), vésperado jogo contra os Estados Unidos, na Arena Pernambuco, o armadormostrou não estar tão contente com a posição que tem atuado na seleção,como um ponta-direita. Acostumado a atuar como armador central noArsenal, ele preferiu não questionar a opção do técnico Joachim Löw, masdeixou clara a sua preferência pelo posicionamento que exerce no clube inglês.

O técnico sabe que a Alemanha tem uma decisão pela frente e porisso fez questão de esconder o time

pela primeira vez. Ele definiu os11 que enfrentam hoje (26) osEstados Unidos, só não quisentregá-los para a imprensa.A única possível mudança co-mentada seria a entrada dovolante Bastian Schweinstei-ger no lugar de Sami Khedira.

Quando o mineiro Ary Barroso compôs Aquarela do Brasil, há mais de 70 anos, certamente não imaginavaque a canção se tornaria o hino da Seleção da Bélgica em uma Copa do Mundo. Mas desde que os Diabos Vermelhosgarantiram a vaga para o Mundial, essa é a melodia que embala torcedores e jogadores em cada vitória. “É umamúsica que gostamos muito de cantar, nos dá alegria”, resumiu o meia Steven Defour.

A música começou a ser ouvida nos jogos da Bélgica durante as eliminatórias europeias. Quando o time seaproximou da vaga para a Copa, os jogadores ouviram parte da torcida cantarolando a canção brasileira. Jágarantidos nas oitavas de final, a canção deverá ser ouvida novamente às 17 horas de hoje (26), na ArenaCorinthians, quando os belgas enfrentam a Coreia do Sul.

O técnico de Gana, James Appiah, explicouem entrevista coletiva, ontem (25), em Brasília,o boicote organizado pelos jogadores da Sele-ção Africana, que cobravam o pagamento dapremiação para a disputa da Copa do Mundo.

Na última terça-feira (24), os atletas se recusa-ram a treinar e deixaram um representante daFifa esperando a delegação no local que deveriaacontecer a atividade, no CT dos Bombeiros,em Brasília. A atitude serviu como um ultima-

to à Associação Ganesa de Futebolpara resolver o problema.

“Isso deveria ter sido resolvido an-tes, mas não foi. O presidente de Ganainterveio na questão. Receber o dinhei-ro vai motivá-los”, disse o técnico.Questionado se a seleção de Gana nãoentraria em campo se o pagamentonão fosse realizado, o meia ChristianAtsu, de 22 anos, garantiu que estapossibilidade não acontecerá e prome-teu que o time vai lutar pela classifica-ção para as oitavas de final. O duelodecisivo contra Portugal acontece às13 horas de hoje (26), em Brasília.

Page 28: 06 26 2014

30 | O PRESENTE ESPORTES QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014

Romero diz que ligação com o Corinthians nasceu no videogameAtacante paraguaio diz que sente falta do irmão, Óscar Romero, e destaca o bom elenco do timão

FUTEBOL

Com apresentação oficialmarcada para São Paulo, Án-gel Romero concedeu entre-vista ontem (25) durante a es-tadia da equipe em Extrema,no Sul de Minas Gerais. En-trosando-se aos poucos com oelenco, ele admitiu que temsido alvo de piadas por contado penteado. “Os companhei-ros me receberam bem, são to-dos boas pessoas. É um grupomuito interessante, com genteque demonstra humildade epor isso estou me adaptandorápido. Eles me zoam por cau-sa do cabelo, mas seguramentemais para a frente eles vão seadaptar a isso”, afirmou.

Declarando-se corintianodesde antes do acerto com oTimão, o atacante de 21 anos, Angel Romero durante treino em Extrema

enfim, explicou onde nasceu asua ligação com a equipe alvi-negra: no videogame. “Quan-do eu era criança, eu jogavavideogame com meu irmão gê-meo e sempre escolhíamos elena Argentina, o Boca Juniors,e eu no Brasil, o Corinthians.Sempre me identifiquei com oclube, acompanhava de longee agora estou aqui em umsonho cumprido”, enfatizou.

Sobre Óscar Romero, o ir-mão que joga no meio de cam-po e que seguiu no Cerro Por-teño, do Paraguai, o jogadordisse que ainda está superan-do a separação e revelou que,aos 15 anos, passou por testesno Boca Juniors. “Estive por21 anos com ele, nunca nosseparamos, sempre íamos jun-

tos pata todos os lugares. Tivea oportunidade de jogar noBoca aos 15 anos e ele foi jun-to. Depois estivemos lado alado na base do Cerro e noprofissional. Agora estamosseparados e é um pouco estra-nho, mas vou me acostuman-do”, completou.

Ainda um pouco travadonos treinamentos, ele garanteque será muito útil para oTimão ao longo dos cinco anosde contrato. “Venho para tra-balhar e dar tudo por essacamisa. Era um sonho jogaraqui, então não vou jogar foraa chance que recebi. Darei detudo a cada partida. Queroagradecer o apoio e as mensa-gens que tenho recebido. Vai,Corinthians”, finalizou.

Daniel Augusto Júnior/Agência Corinthians

Inter inicia treinos com retornos de Paulão e Alex Ceni faz 21 anos de Tricolor: “Meuorgulho é o carinho do torcedor”A estreia do goleiro Ro-

gério Ceni pelo São Paulocompletou 21 anos ontem(25). O duelo contra o Tene-rife, em 1993, na Espanha,foi válido pelo Troféu Santi-ago de Compostela e acabouvencido por 4 a 1 pelo Trico-lor. Nos Estados Unidos, oídolo comentou sobre a mar-ca após o treinamento daequipe na cidade de Orlan-do. Perto de se aposentar, ocamisa 1 considera gratifi-cante sua permanência noclube após tanto tempo.

“Eu não lembrava a dataexata. Fico feliz, foi em 93 ehoje estar aqui como atleta,participar de momentos espe-ciais com o clube é muito gra-tificante”, disse. Com 21 anosde casa, o capitão diz que temcomo maior alegria o reco-nhecimento dos torcedorespor aquilo que fez por elescom a camisa do Tricolor.

“O maior orgulho quetenho é o respeito e o cari-nho dos torcedores do meutime. Conseguir ficar 24anos na mesma empresa,não é fácil, ainda mais emuma na qual você é julgadotoda quarta e domingo. Émuito díficil. Esse é meumaior orgulho, de represen-tar em campo, com a luta e adedicação, os torcedores.Não faço questão de jogo dedespedida. Para mim, tudoque vivi, é o reconhecimen-to da minha carreira traba-lhada”, completou.

Ao todo, Rogério Cenitem quase 24 anos de SãoPaulo, já que chegou aoclube em setembro de 1990.Ele já anunciou que encer-rará a carreira ao términoda temporada. O goleiro é oatleta que mais atuou peloTricolor na história, com1148 partidas.

A intertemporada colora-da em Santa Catarina estáoficialmente aberta e comnovidades no grupo. Paulãoe Alex foram reintegrados eparticiparam do trabalhocom bola no novo campo doresort Costão do Santinhona manhã de ontem (25). Adupla até o momento estavasob os cuidados do coorde-nador da preparação física,Élio Carravetta, para se re-condicionar. O zagueiro e o

armador treinaram durantetoda a atividade. O exercíciopromovido por Abel Bragateve três equipes e cada jo-gador só podia dar dois to-ques na bola.

O time de branco foi umindicativo do que pode ser otitular, apesar de não contarcom os zagueiros. Tinha Gil-berto, Fabrício, Willians,Wellington, Alan Patrick,D'Alessandro, Jorge Henri-que e Rafael Moura. Enquan-

to isso, os goleiros fizeramexercícios específicos sob aorientação do treinador Mar-quinhos Lopes. Na segundaparte, os arqueiros foram in-tegrados ao trabalho, assimcomo os zagueiros.

A formação principal con-tou com Alisson, Ernando,Juan e Índio. O primeiro golfoi de D'Alessandro. O grin-go recebeu um passe de Val-dívia e chutou rasteiro, nocontrapé de Dida.

Djokovic supera veterano tcheco e avança em WimbledonNovak Djokovic precisou

de muita paciência para supe-rar ontem (25) o veterano tche-co Radek Stepanek na 2ª roda-da em Wimbledon. Em umjogo no qual ele só quebrouduas vezes o saque do adver-sário de 35 anos e ainda per-

deu um set no tie-break, onúmero 2 do mundo não tevemoleza contra o 38º doranking e venceu por 3 sets a1 com parciais de 6/4, 6/3, 6/7(5) e 7/6 (5), na quadra centraldo All England LawnTennisClub, em Londres. Na busca

por uma vaga nas oitavas definal, o sérvio, que obteve asua 40ª vitória em Wimble-don, vai encarar o francêsGilles Simon (44º), que bateuo holandês Robin Haase (53º)por 3 sets a 0 (7/6 (1), 6/4 e 6/4).

O sérvio busca na grama

londrina o seu 2º título emWimbledon e o seu 7º de GrandSlam. Para isso, ele precisarámelhorar o seu desempenhoneste tipo de torneio na atualtemporada. Campeão na gra-ma londrina em 2011 e finalis-ta no ano passado, Djokovic

passou em branco nos doisprimeiros Grand Slams destatemporada. Ele caiu nas quar-tas de final no Aberto da Aus-trália, competição que ele étetracampeão, e perdeu paraRafael Nadal na final de Ro-land Garros.

Campeão do UFC culpa Copa por baixa nas vendasDemetrious Johnson é atu-

almente um dos maiores no-mes do UFC no que diz respeitoa domínio de categoria. Cam-peão dos moscas, o americanojá defendeu seu título por qua-tro vezes e ainda não encon-trou um adversário que amea-çasse seu reinado. Porém, olutador sofre com a falta deapelo que seus eventos têm. OUFC 174, que aconteceu no úl-timo dia 14 de junho, em Van-couver, Canadá, onde defen-

deu seu cinturão contra Ali Ba-gautinov na luta principal, re-gistrou, segundo números pre-liminares, uma vende aproxi-mada de 100 mil pay-per-viewse para o americano, outro even-to esportivo pode ter influenci-ado no resultado.

Em entrevista ao site "Sher-dog", Johnson afirmou que aCopa do Mundo do Brasil esta-ria tirando as atenções dos even-tos do Ultimate. O americanoacredita que a maior organiza-

ção de MMA do mundo estácompetindo com o evento.

“Meu trabalho é subir nocage e lutar. Claro, fiz o meumelhor ao tentar promover oevento e cumpri várias entre-vistas. Mas, no fim das con-tas, estamos competindo coma Copa do Mundo, então hádiversas variáveis. Talvez ocard não tivesse muito bri-lho. Talvez as pessoas não que-riam assistir ao show”, pon-derou o campeão dos moscas.

Page 29: 06 26 2014

O PRESENTE | 31QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014 POLICIAL

BPFron prende nove acusados de tráficoDenúncia levou policiais até residência onde foram localizados drogas, arma, munições, simulacro e eletrônicos

FIM DA FESTA

O Batalhão de Polícia deFronteira (BPFron) tem con-centrado boa parte de suasações na região de Foz doIguaçu durante o período daCopa do Mundo. Por isso,algumas apreensões começa-ram a engrossar as estatísti-cas da corporação no muni-cípio de fronteira e em cida-des vizinhas. Uma delas, di-vulgada ontem (25), aconte-ceu na tarde de segunda-fei-ra (23), quando policiais mi-litares do Serviço Reservadoprenderam nove pessoas eapreenderam 9,5 quilos demaconha, um revólver 38 e14 munições do mesmo cali-bre, uma motocicleta, umabalança de precisão, um si-mulacro de arma de fogo, di-versos celulares e uma quan-tia em dinheiro. A ação acon-teceu em Santa Terezinha deItaipu, após o Serviço de In-teligência do BPFron receberdenúncia anônima.

Os sete homens e duasmulheres presos participa-vam de uma festa no JardimSanta Mônica. De acordo coma denúncia, o evento reuniatodos os responsáveis pelo trá-fico de drogas da Rua dosLírios, onde a festa acontecia.

Após algumas horas devigilância, chegou ao localum homem com uma motocom placa de São Paulo. Ocondutor carregava umamochila, que, segundo a po-lícia, foi “recebida” com co-moção e comemoração pelosparticipantes da festa, quegritavam “o bagulho che-gou”. Durante comemora-ção, um dos participantessacou um revólver e exibiu aarma entre os presentes.

Diante dos fatos, os poli-ciais deram voz de aborda-gem, que ocasionou uma ten-tativa de fuga das pessoas.

Detidos são suspeitos de comandar parte dotráfico em Santa Terezinha de Itaipu

Divulgação/BPFron

Com apoio de outras viatu-ras do BPFron e do 14º Ba-talhão de Polícia Militar,porém, todos foram conti-dos e presos.

Após abordagem, revistapessoal e buscas no interiorda residência, foram locali-zados os produtos.

Os presos têm idade entre18 e 31 anos. Oito são mora-dores de Santa Terezinha eum de Maringá. Os detidos,a droga, a arma, a motocicle-ta e todos os outros objetosforam encaminhados para aDelegacia de Polícia Civil emSanta Terezinha.

PRF apreende 98 quilos de maconhaA Polícia Rodoviária Federal

(PRF) apreendeu na manhã deontem (25) 98 quilos de maco-nha que estavam no porta-ma-las de um Fiat Uno com placas deJoinville (SC). O condutor, de 19anos, não obedeceu à ordem deparada solicitada pelos policiaisem frente ao posto de fiscaliza-ção, na BR-277, em Céu Azul.Poucos metros à frente, o trafi-cante abandonou o carro em umaplantação e tentou fugir corren-do, mas foi detido pelos agentes.O jovem disse que pegou a drogaem Foz do Iguaçu e a levaria atéPonta Grossa. Veículo, entorpe-cente e o detido foram encami-nhados para a Polícia Civil emCéu Azul.

Droga estava escondida em um Fiat Uno queseria usado para transportá-la até Ponta Grossa

Divulgação/PRF

Homem é preso antes decomprar arma de fogo ilegal

Um homem foi presopor militares do Batalhãode Polícia de Fronteira(BPFron), na tarde de ter-ça-feira (24), com dinheiroque, segundo ele, seria usa-do para comprar umaarma de fogo ilegal. A açãoaconteceu em Guaíra, de-pois de uma denúncia anô-nima. Com o detido, a po-lícia encontrou pouco maisde R$ 3,5 mil, além de trêsgramas de maconha.

De acordo com a de-núncia oferecida ao Servi-ço de Inteligência doBPFron, um homem esta-

ria se deslocando em umCorsa para Guaíra e eleestaria com dinheiro paracomprar a arma.

O veículo foi abordadona Rua Oswaldo, no Jar-dim América. Durantebusca veicular, foram lo-calizados o dinheiro e adroga. O condutor do veí-culo, um homem de 21anos, morador de Rolân-dia (PR), disse que iria com-prar uma arma de fogo emGuaíra. O homem, a drogae o dinheiro foram encami-nhados para a Delegacia dePolícia Civil local.

Radiocomunicadores em frequênciaclandestina são apreendidos

Dois radiocomunicadoresforam apreendidos pelo Bata-lhão de Polícia de Fronteira(BPFron) em Pato Bragado nanoite de terça-feira (24). Polici-ais desconfiam que o equipa-mento era usado para comuni-cação entre membros de qua-drilhas que atuam da região.Um veículo com pendênciasadministrativas também foiapreendido. Os policiais reali-zavam patrulhamento na Li-nha Arroio X, zona rural do

município, quando abordaramum Gol com placas de Pinhais.

Os dois radiocomunicado-res estavam operando emfrequência clandestina. Ummorador de Pato Bragado, semhabilitação, conduzia o veí-culo. Os radiocomunicadoresforam encaminhados para aDelegacia de Polícia Federalem Guaíra e o veículo para opátio do Detran em MarechalCândido Rondon. O motoristafoi liberado.

Divulgação/BPFron

Ladrões levam carros em Rondon e Nova Santa RosaUm assalto foi registrado

durante a madrugada de on-tem (25) em Nova Santa Rosa.Dois homens armados inva-diram uma residência, amar-

raram a família e fugiram le-vando uma caminhonete FordRanger, cor preta, de placasAXE-8331. As vítimas consegui-ram se soltar somente por volta

das 08 horas, quando aciona-ram a Polícia Militar (PM). Bus-cas passaram a ser realizadasem toda a região na tentativa derecuperar a caminhonete e pren-

der os assaltantes, mas até anoite nem os bandidos, nem ocarro haviam sido localizados.

Em Marechal CândidoRondon, durante a mesma ma-

drugada, foi registrado o fur-to de um Gol, de cor cinza eplacas DUO-4700. Ànoite a PMtambém não tinha pistas so-bre o paradeiro do veículo.

Equipamentofoi localizadodentro de umGol conduzido

por ummoradorde PatoBragado

Page 30: 06 26 2014

32 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014

Maior Estado produtor eexportador de frango do Bra-sil, o Paraná abateu 129,796milhões de cabeças em maio,volume 7,4% superior ao re-gistrado em maio do ano pas-sado, segundo dados do Sin-dicato das Indústrias de Pro-dutos Avícolas do Estado doParaná (Sindiavipar). No acu-mulado do ano, a produçãoparanaense totaliza 638,392milhões de aves abatidas, altade 6,6% na comparação como mesmo período de 2013.

Ainda de acordo com aentidade, as exportações defrango do Estado atingiram107,333 mil toneladas emmaio, volume 7,2% maior que

EVOLUÇÃO

Produção de frango no Paraná cresce 7,4%Receita, no entanto, recuou. Em maio, somou US$ 197,979 milhões

contra US$ 208,289 milhões em 2013, queda de 4,9%o exportado em igual mês doano anterior. De janeiro amaio, as vendas externas to-talizaram 500,342 mil tonela-das, aumento de 12,4% nacomparação anual. Com odesempenho, o Paraná con-centra mais de 30% das ex-portações brasileiras.

A receita, no entanto, re-cuou em relação ao fatura-mento do ano passado.

Em maio, somou US$ 197,979milhões contra US$ 208,289milhões em 2013, queda de4,9%. Já no acumulado doano, a receita de US$ 888,433milhões ficou 1% abaixo dosUS$ 897,796 milhões arreca-dados até maio de 2013.

No acumulado do ano, a produção paranaense totaliza 638,392 milhões de avesabatidas, alta de 6,6% na comparação com o mesmo período de 2013

Luciany Franco/OP Rural

Copagril sobe posições noranking Melhores e Maiores

A edição especial da Re-vista Exame, publicada nomês de junho, traz o rankingdas 1.000 melhores e maio-res empresas do Brasil. Apublicação, intitulada Me-lhores e Maiores, tambémelencou as 100 melhores em-presas da região Sul, as 50melhores empresas do setordo agronegócio localizadasno Sul do país e, ainda, as

400 melhores do agronegó-cio brasileiro.

As cooperativas do Para-ná, mais uma vez, apresenta-ram um bom desempenho noranking. A Copagril está en-tre os destaques, ao subir 73posições em comparação aoano passado. Em 2012, figu-rava como a 579ª maior em-presa do país e, atualmente,está na 506ª posição.

Entre as maiores empre-sas do agronegócio brasilei-ro, a Copagril ocupa o 101ºlugar, avançando 14 posi-ções. Na lista das 50 maioresdo agronegócio no Sul dopaís, é a 29ª, nove posiçõesmelhor que no ano passado.E, por fim, entre as 100 mai-ores empresas do Sul, semramo especificado, está em73º, subindo 18 posições.

Para o diretor-presidenteda cooperativa, Ricardo Cha-pla, este crescimento demons-tra que a Copagril continuadesenvolvendo um trabalhosério, comprometido, de par-ceria com os produtores ru-rais e conquistando um espa-ço cada vez maior entre asmaiores empresas do Brasil.Segundo ele, o percentual decrescimento atingido pela co-operativa é notável compa-rando com a média estadual,da região Sul e até mesmo dopaís como um todo.

RANKINGSobre o ranking Maiores e

Melhores publicado na edi-ção de ontem (25), divulgadopela Organização das Coope-rativas do Estado do Paraná,os valores dizem respeito àreceita contábil líquida. O fa-turamento das cooperativasparanaenses é em bilhões,como segue no box ao lado.

A Instrução Normativa (IN) nº 17,de 18 de junho de 2014, trouxe alte-rações para a IN nº 46, de 6 de outubrode 2011, que trata sobre os SistemasOrgânicos de Produção Animal eVegetal. As principais mudançasestão relacionadas às adequaçõesde práticas, métodos, prazos e insu-mos, com a intenção de impactar po-sitivamente o setor produtivo, permi-tindo uma maior expansão.

O ponto mais importante da novaIN é a revogação do prazo para aproibição de uso de alguns insumosimportantes, que passaria a contar apartir de dezembro do ano passado.Os mais expressivos referem-se àssementes e mudas não obtidas emsistemas orgânicos de produção, aosexcrementos de animais oriundos defora do sistema orgânico de produ-ção e às vitaminas e pró-vitaminas deorigem sintética. Os produtores orgâ-nicos alegavam que o setor produtivoteria um colapso se os prazos limitespara a utilização desses insumosfossem mantidos.

A partir de agora, caso o organis-mo de controle credenciado ao Minis-tério da Agricultura, Pecuária e abas-tecimento (Mapa) constate a indispo-nibilidade de sementes e mudas oriun-das de sistemas orgânicos ou a ina-dequação das existentes à situaçãoecológica da unidade de produção

Regras para sistemas orgânicosde produção são ajustadas

que irá utilizá-las, poderá autorizar autilização de outros materiais existen-tes no mercado, dando preferênciaaos que não tenham sido tratados comagrotóxicos ou com outros insumosnão permitidos.

Na produção primária animal, o usode produtos provenientes de organis-mos geneticamente modificados, quimi-ossintéticos artificiais e hormônios so-mente será permitido quando não houversimilar de fonte natural disponível nomercado. O uso de vitaminas, pró-vita-minas e aminoácidos sintéticos só pode-rá ser utilizado para a prevenção dedoenças carenciais que afetem a saúdee o bem estar animal, sendo proibido o usopara aumento de produtividade.

Outra novidade é a introdução daanálise de risco das unidades de pro-dução, que deve ser procedida pelosOrganismos de Avaliação da Confor-midade Orgânica quando avaliarem osPlanos de Manejo Orgânico apresen-tados pelos produtores que buscam acertificação dos produtos.

O Plano Nacional de Agroecologiae Produção Orgânica, do qual o Minis-tério da Agricultura é signatário junta-mente com outros nove ministérios e aSecretaria Geral da Presidência, esti-pulou estratégias e metas para en-frentar esses desafios e estimular aoferta de insumos apropriados aossistemas orgânicos.

COOPERATIVA FATURAMENTO 2013 EM REAIS

Coamo 8 bilhõesC.Vale 4,2 bilhõesLar 2,7 bilhõesCocamar 2,5 bilhõesAgrária 2,2 bilhõesCopacol 2 bilhõesIntegrada 1,7 bilhãoCastrolanda 1,7 bilhãoFrimesa 1,6 bilhãoCoopavel 1,5 bilhãoBatavo 1,4 bilhãoCopagril 1 bilhãoCoasul 1 bilhão

Page 31: 06 26 2014
Page 32: 06 26 2014

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA PRÉVIA

Carlos Alberto Maehler torna público querequereu ao IAP a Licença Prévia para atividade desuinocultura, a ser implantada no lote rural n° 138,do 39° perímetro, linha Eldorado, distrito de SãoRoque, município de Marechal Cândido Rondon,Estado do Paraná.

34 | O PRESENTE - Edição 3866 EDITAIS QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014

Page 33: 06 26 2014

Edição 3866 - O PRESENTE | 35QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014 EDITAIS

Page 34: 06 26 2014

36 | O PRESENTE - Edição 3866 EDITAIS QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014

Page 35: 06 26 2014

Classificados na internet: www.opresente.com.brQUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014 O PRESENTE | 37

APARTAMENTO , vendo,59m², c/ 3 quartos, sala, cozi-nha, lavand., bwc, área de ser-viço, garagem, área de festa,interfone, câmera de seguran-ça, ar-cond., no Cond. Tancre-do Neves, MCR, R$120.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

BARRACÃO, vendo, de ma-deira, p/ retirar do local, valor acombinar. Tr. (45) 9974-3710.

CASA, vendo, 100m², c/ 3quartos, cozinha, bwc, garagem,terreno 375m², no centro, Qua-tro Pontes, R$ 220.000,00. Tr.(45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 100m², c/ 3quartos, sala de estar, bwc, cozi-nha, lavand., lavabo, garagem,terreno 362m², Lot. Barcelona,MCR, R$ 180.000,00. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 100m², c/ 3quartos, sala, cozinha, bwc, la-vand., garagem fechada, todamurada, terreno 385m², Lot. Bri-tânia, MCR, R$ 140.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9919-0223,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 108m², c/ 3quartos, sala de estar, cozinha,2 bwc, garagem, terreno 432m²,Lot. Independente, MCR, R$165.000,00. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 118m², alve-naria, c/ 2 quartos, suíte, 2 sa-las, cozinha, área de serviço,garagem p/ 1 carro, churrasq.,2 bwc, terreno 600m², no cen-tro, em MCR, R$ 300.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 130m², usada,c/ 3 quartos, sala, cozinha, 2 bwc,área nos fundos, garagem, ter-reno 12x45, Av. das Torres, nº237, MCR, valor a combinar,aceito carro. Tr. (45) 3284-1048ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 150m², alvena-ria, forro de pinho, murada, R.Campo Grande, Lot. Lumara,MCR, R$ 170.000,00, aceito car-ro ou moto até R$ 20.000,00.Tr. (45) 8819-4934.

CASA, vendo, 131,16m², c/ 3quartos, suíte, sala de estar, co-zinha, lavand., 2 bwc, 2 gara-gens, edícula, terreno 199,2m²,Lot. Roda D'Água, MCR, R$336.000,00. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 130m², nova,alvenaria, c/ 3 quartos, 3 bwc,área de serviço, sala, cozinha,janelas persianas, cerca ferromaciço, área de festas c/ pia emesa de mármore, Lot. Bem TeVi, MCR, R$ 265.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 150m², alve-naria, terreno 440m², 11x40,Lot. Frankfurt , MCR, R$250.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 180m², c/ 2quartos, 2 suítes, sala de estar, 2cozinhas, lavand., bwc, gara-gem, terreno 364m², Lot. Sabka,MCR, R$ 240.000,00. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 180m², nova,c/ laje, 2 quartos, suíte, sala deestar, sala de jantar, cozinha,área de serviços, despensa, 2bwc, garagem fechada p/ 2 car-ros, pintura nova, terreno 361m²,Lot. Alto da Boa Vista, MCR, R$385.000,00, aceito soja comoparte de pgto. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 55m², alvena-ria, c/ 2 quartos, bwc, cozinha,sala de estar, murada e cercada,terreno 270m², de esquina, Lot.São Marcos, próx. ao BNH1,MCR, R$ 90.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 70m², alvena-ria, c/ laje, 2 quartos, sala, cozi-nha, bwc, terreno 234m², R. Cu-ritiba, nº 75, Lot. Luciana II, emMCR, R$ 110.000,00, pode serfinanciada. Tr. (45) 3284-1048ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 70m², alvena-ria, terreno de esquina, c/ espa-ço lateral p/ construção de maisuma casa, Bairro Frankfurt,MCR, R$ 130.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 74m², c/ 2 quar-tos de casal, portão elet., espa-ço p/ ampliação, reformada, for-ro pvc, terreno 238m², próx. aoClube Aliança, MCR, R$130.000,00. Tr. (45) 9912-7994com Edson.

CASA , vendo, 70m², c/ 3quartos, sala de estar, cozinha,bwc, garagem, portão elet., cer-ca elét., acabamento em ges-so, móveis embutidos, Lot. Wo-llstein, MCR, R$ 165.000,00,aceito terreno como parte depgto, pode ser financiada. Tr.(45) 3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 70m², nova,alvenaria, esquina, c/ laje, 2quartos, sala, cozinha, bwc, la-vand., churrasq., na R. Pernam-buco, nº 2260, Lot. Avenidas,próx. à Unioeste, em MCR, R$150.000,00. Tr. (45) 3284-1048ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 73m², c/ 2 quar-tos, sala de estar, cozinha, áreade serviços, bwc, terreno 362m²,Lot. Santa Felicidade, MCR, R$200.000,00. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 75m², nova,alvenaria, c/ 3 quartos, sala, co-zinha, terreno 14x33, Lot. Bar-celona, MCR, R$ 120.000,00,aceito terreno, pode ser financi-ada. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASA , vendo, 75m², nova,c/ 3 quartos, ótima localização,Lot. Trent ine, 500m no mer-cado novo da Copagril, MCR,R$ 125.000,00. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 90m², c/ 2 quar-tos, suíte, sala de estar, cozinha,área de serviços, bwc, garagem,terreno 140m², Lot. Frankfurt II,MCR, R$ 165.000,00. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA , vendo, nova, c / 2quartos, sa la, bwc, lavand. ,em MCR, R$ 105.000,00, peloprograma Minha Casa MinhaVida. Tr. (45) 3254-0477 ou9919-0223, Crec i J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASAS, vendo, novas, em di-versos bairros, MCR, valor a com-binar, podem ser financiadaspelo programa Minha Casa Mi-nha Vida. Tr. (45) 3284-1048 ou9962-0082 com Antonio Corre-tor de Imóveis. Creci 17.145.

CHÁCARA , vendo,24.200m², c/ 3.500 pés de eu-calipto, sem benfeitorias, Li-nha Palmi ta l , 8km de MCR,R$ 85.000,00. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Crec i J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo, 36.000m²,c/ benfeitorias, 7km de MCR, R$150.000,00, troco por casa emMCR. Tratar pelo (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo, 4.402m², c/3 casas de madeira, bom esta-do, 1000m da cidade, em PatoBragado, R$ 230.000,00. Tr.(45) 9918-4996 com Roque.

CHÁCARA, vendo, 54.000m²,sem benfeitorias, toda cercada,próx. a Margarida, R$85.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abe-lha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo, c/ benfei-torias, em Vila Nova, Toledo, R$180.000,00, aceito troca porcasa em MCR. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

FAZENDA, vendo, 1.100 HÁ,no asfalto, em Tocantins, valore prazo a combinar, aceito tro-ca. Tr. (45) 8840-6226 ou 3279-1666, Creci F-21288.

PRÉDIO, vendo, integral ouparcial, c/ apartamento 330m²,sala comercial 320m², anexo bar-racão 200m², garagem 100m², R.7 de Setembro, nº 1744, centro,MCR, valor e condições a combi-nar. Tr. (45) 9965-1830.

SÍTIO, vendo, 60.000m² emplantação e pastagem +15.000m² reserva legal, terraplana, c/ sisleg, casa mista, es-tabulo novo, as margens do rioGuaçu, R$ 230.000,00, aceitotroca. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

SOBRADO, vendo, 128m², c/2 quartos, suíte, sala de estar,copa, cozinha, lavand., 2 bwc,garagem, pintura nova, de fren-te p/ o norte, Lot. Vale Verde,MCR, R$ 320.000,00. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

SOBRADO, vendo, 168,17m²,c/ 2 quartos, suíte, sala de estar,sala de jantar, cozinha, jd. deinverno, área de serviços, 2 bwc,garagem, pintura nova, Lot. Frei-tag, MCR, R$ 395.000,00. Tr.(45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

TERRA, vendo, 10.6 alq., 5 emplantio, sem benfeitorias, LinhaMarecos, distrito de Margarida,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 11 alq., me-canizados, em Pato Bragado,valor a combinar. Tr. (45) 9978-6422 com Raimundo Van DenBonn, Creci F11955J.

TERRA, vendo, 12 alq., 6 alq.de 1ª, restante reserva, sembenfeitorias, em Novo Saran-di, R$ 895.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 2 alq., planta1.15, sem benfeitorias, c/ 3.000pés de eucaliptos de 3 anos e 6meses, Linha Vorá, Margarida,valor a combinar. Tr. (45) 3282-1095 ou 9848-6028 com Mário.

TERRA, vendo, 2.5 alq., c/ 3aviários, 2 casas, diversas ben-feitorias, ótima localização, va-lor a combinar. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 3.400m²,200m da BR 163, próx. ao postoTrovão Azul, MCR, R$195.000,00, entrada e prazo acombinar. Tr. (45) 9924-6339 ou8810-5512, Creci F-21288.

TERRA, vendo, 5 alq., 4,3 emplantio, sem benfeitorias, emCurvado, divisa com Pato Bra-gado, valor a combinar. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 5 alq., c/ chi-queiros seminovos p/ 1500 suí-nos, fase de terminação, c/ casanova em alvenaria, R$1.100.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abe-lha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA , vendo, 5 ,67 a lq . ,4,5 em plantio, c/ casa em al-venaria 130m² c/ laje, 2.000mdo asfalto, 7,5km de MCR, va-lor: 1.200 scs de soja por alq.,60% de entrada + 1 pagamen-to anual. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c /Abelha, Crec i J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 5,7 alq., plan-ta 3, restante pastagem, c/ ben-feitorias, R$ 285.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo ou troco,todo murado, portão elet., emMCR, valor a combinar, aceitocarreta no negócio. Tr. (45)9978-6422.

TERRENO, vendo,12,60x40,20, no Lot. Nova Amé-rica, MCR, R$ 70.000,00, aceitocarro. Tr. (45) 3284-1048 ou9962-0082 com Antonio Corre-tor de Imóveis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 12x28,todo murado, Lot. Marco Polo,MCR, R$ 110.000,00, pode serfinanciado. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO , vendo, 12x33,Lot. Bem Te Vi, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9965-1029ou 9855-8636.

TERRENO, vendo, 12x39, R.Olindo Artmann, Lot. Modelo, aolado da casa nº 33, MCR, valora combinar. Tr. (45) 9965-1029ou 9855-8636.

TERRENO, vendo, 13x45,50,R. Darlei Bregolli, Lot. Maioli,MCR, R$ 95.000,00. Tratar pelofone (45) 3254-0477 ou9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 16,50x25,de esquina, frente p/ o sol damanhã, 100m da Av. Rio Gran-de do Sul, próx. a futura insta-lação do Sicredi, Lot. PortoAlegre, MCR, R$ 160.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9961-5870, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 20x40, c/2 casas, em Pato Bragado, valora combinar. Tr. (45) 9947-4786ou 9908-0027.

TERRENO, vendo, 24,80x30,na BR 163, próx. ao portal,MCR, R$ 240.000,00. Tratarpelo fone (45) 3254-0477 ou9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO , vendo, 301m²,18,16 de f rente, Lot . Bei jaFlor, MCR, R$ 95.000,00, en-trada de R$ 20.000,00, restan-te em até 60 pgtos, financia-mento di reto. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Crec i J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

Temperatura: 24º/18º Temperatura: 23º/18º Temperatura: 23º/18º Temperatura: 23º/19º Temperatura: 19º/16ºTemperatura: 23º/19º

Page 36: 06 26 2014

38 | O PRESENTE CLASSIFICADOS QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014

TERRENO, vendo, 342m²,12x28.5, Jd. Paraíso, MCR, R$60.000,00. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, 345,10m²,Cond. Amazonas, 500m da ro-doviária, MCR, R$ 95.000,00. Tr.(45) 3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 364m²,13x28, Lot. Araucaria, próx. aocentro, saída p/ Margarida,MCR, R$ 65.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 367,50m²,15x24,5, esquina, R. Albino Mul-ler, Lot. Porto Belo, próx. ao novomercado da Copagril, MCR, R$145.000,00, parcelo parte. Tr.(45) 9135-3481 (tim) com Elsio.

TERRENO, vendo, 384m²,12x32, Lot. Araucaria, próx. aocentro, saída p/ Margarida,MCR, R$ 85.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 422,40m²,12x35,4, frente p/ o sol da ma-nhã, Lot. Avenidas, MCR, ótimalocalização, R$ 130.000,00. Tr.(45) 3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 465m², Lot.Porto Belo, MCR, R$ 85.000,00.Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, 600m²,12x50, Lot. Trentine, MCR, R$85.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abe-lha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 627m², Lot.Pinz, saída p/ Margarida, MCR,R$ 88.000,00. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENO , vendo, de es-quina, frente p/ o sol da ma-nhã, 100m da Av. Rio Gran-de do Sul, próx. a futura ins-talação do Sicredi, Lot. Por-to Alegre, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-0477 ou9961-5870 , C rec i J -04743 ,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENOS, vendo, c/ infra-estrutura completa, liberado p/construção, Lot. Maioli, sentidoAnel Viario, 500m da RealizeMat. Construção, MCR, valor acombinar, parcelamento próprioou à vista com 5% de desconto.Tr. (45) 9968-4052 ou 3254-2148 com Juliano.

TERRENOS, vendo, Lot. Bei-ja Flor, em frente ao Lot. AnaPaula, MCR, valor a combinar,em até 60 parcelas. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

APARTAMENTO , a lugo,120m², c/ 2 quartos, suíte, sala,cozinha, garagem, churrasq.,na Av. Mar ipá, nº 1770, emcima da Vorpagel Mat. deConstrução, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 8805-4038 ou3254-2914 com Delcio.

APARTAMENTO , a lugo,72m², c/ 2 quartos, sala, cozi-nha, lavand., Av. Maripá, nº1015, em cima da Dipar AutoPeças, MCR, R$ 570,00, inclu-so água. Tr. (45) 9909-8313.

APARTAMENTO , a lugo,90m², c/ 2 quartos, suíte, bwc,cozinha, lavand., garagem, nocentro, MCR, R$ 750,00. Tr.(45) 9812-3000 com Francis-co Correto de Imóveis.

APARTAMENTO, alugo, 90m²,c/ quarto, suíte, garagem p/ motoou bicicleta, demais dependên-cias, no centro, MCR, R$ 650,00.Tr. (45) 9981-1845.

APARTAMENTO, alugo, Av.Rio Grande do Sul, Vila Gaú-cha, em cima da Loja Liani ,MCR, va lo r a combinar. Tr.(45) 3254-9072 ou 9970-2226com L ian i .

APARTAMENTO, alugo, c/ 1quarto p/ 1 pessoa ou casal, salaconjugada, cozinha, lavand.,bwc, garagem, R. 7 de Setem-bro, nº 434, fundos loja DaromMóveis, MCR, R$ 560,00, inclu-so água. Tr. (45) 9971-1150 ou9930-5300.

APARTAMENTO, alugo, c/ 1quarto, suíte, demais dependên-cias, Av. Rio Grande do Sul, cen-tro, MCR, R$ 580,00. Tr. (45)9965-6161.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, suíte, sala de estar,sala de jantar, cozinha, bwc,lavand., garagem p/ 2 carros,área de festas, Res. Di Caval-cante, MCR, R$ 724,00 + R$220,00 de condomínio, inclu-so água, taxa de l ixo, segu-rança. Tr. (45) 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

APARTAMENTO , a lugo,novo, c/ 2 quartos, sala, cozi-nha, lavand., garagem, para-bólica coletiva, Av. Rio Gran-de do Sul, em frente do Mer-cado Copagri l , MCR, valor acombinar. Tr. (45) 8805-4038ou 3254-2914 com Delcio.

APARTAMENTOS, alugo, c/ 3quartos, valor a combinar. Tr. (45)8404-1596 com Eloi.

APARTAMENTOS, alugo, no-vos, c/ 2 quartos grandes, demaisdependências, ótimo acaba-mento, R. Pres. Costa e Silvaesq. c/ R. São Paulo, nº 861,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9926-1202.

BARRACÃO, alugo, 170m²,terreno 435m², 29x15, R. Cam-po Grande, nº 94, 1 quadra daAv. Maripá, próx. ao BNH1, MCR,R$ 550,00. Tr. (45) 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

BARRACÃO, alugo, 350m², R.Presidente Costa e Silva, fundosMóveis Hoffmann, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 3254-1941.

CASA, alugo, 90m², alvena-ria, c/ 3 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., garagem, R. Ca-bral, nº 1760, próx. ao Sesc,MCR, R$ 650,00. Tr. (45) 9812-3000 com Francisco Corretode Imóveis.

CASA, alugo, alvenaria, c/ 3quartos, sala, cozinha, lavand.fechada, bwc, toda murada, R.Alecrim, nº 109, Jd. Higienópo-lis, MCR, R$ 550,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9977-5515,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, c/ 2 quartos,sala, cozinha, bwc, cobertura p/carro, R. Tiradentes, nº 292,MCR, valor a combinar. Tr. (45)3254-2816 com Vera.

CASA, alugo, c/ 2 quartos, sala,cozinha, lavand., garagem, de-mais dependências, R. Dom JoãoVI, 2 quadras da Polícia Militar,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9930-1320 com Loiane.

CASA, alugo, mista, c/ 3 quar-tos, garagem fechada, bwc emalvenaria, terreno grande, Lot.Recanto dos Pássaros, ao ladodo Parque Industrial 03, MCR,R$ 350,00. Tr. (45) 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, alugo, no centro, MCR,R$ 550,00. Tr. (45) 9971-9373com Adriano.

CHÁCARA, alugo, aprox. 2,5hectares, c/ casa em alvenaria110m², pastagem, potreiro,500m do posto Trovão Azul,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9103-9544 com Luiz.

QUARTOS, alugo, c/ ou semmóveis, próx. a Unioeste, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9913-1604 ou 9143-5547.

QUITINETE, alugo, c/ 1 quar-to, sala, cozinha, bwc, lavand.,garagem, em MCR, R$ 450,00.Tr. (45) 9812-3000 com Francis-co Correto de Imóveis.

QUITINETE, alugo, c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, bwc, lavand.,área c/ churrasq., próx. ao De-tran, MCR, R$ 460,00 + 20,00condomínio. Tr. (45) 9930-1880 com Rosa.

QUITINETE, alugo, no cen-tro, MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9801-2376.

SALA COMERCIAL, alugo,65m², alvenaria, R. Minas Ge-rais, nº 984, sala 2, ao lado bici-cletaria Central, centro, MCR, R$724,00. Tr. (45) 3254-4512 ou9911-8128 com Fernando.

SALAS COMERCIAIS, alugo,2, R. Pernambuco, nº 1623, 50mda Unioeste, MCR, R$ 750,00cada. Tr. (45) 9969-8051.

ASTRA HATCH 2.0, vendo, ano2007, cinza, completo, rodas ligaleve, cd, única dona, 61.000km,revisada, manual, chave reserva,R$ 26.900,00. Tr. (45) 3254-7000ou 8803-6565.

BANDEIRANTES, vendo, ano74, diesel, c/ tanque de leite p/1.500lts, c/ lavagem cip, sprayboll, motor novo na garantia,valor a combinar. Tr. (45) 9134-0994 ou 9962-9687.

CAMINHÃO , vendo, ano2012, Constellation 24280, tru-ck, gabinado, baú 62m³, R$75.000,00 pela parte paga, as-sume financiamento. Tr. (45)8816-7127 ou 9957-7541.

CAMINHÃO, vendo, ano 78,Ford F700, motor Mercedes,equipado, c/ tanque distribuidorde esterco, freio a ar, estacioná-rio, hidráulico, R$ 40.000,00,aceito troca por terreno. Tr. (45)9977-4095.

CAMINHÃO, vendo, ano 89,Mercedes Benz 1518, truck,graneleiro 8m novo, turbo, re-duzido, 6 pneus Goodyear no-vos, valor a combinar. Tr. (45)9993-1855 (tim) ou 3254-7076com Ruben.

CARRETA, vendo, ano 99, 9eixos, toda reformada, mecâni-ca nova, valor a combinar, estu-do proposta. Tr. (45) 9902-9894.

CITROEN C3 1.4, vendo, ano2012, flex, 8v, vidro elét., trava,alarme, ar-cond., ar quente, ban-cos em couro, baixa km, únicadona, ótimo estado de conser-vação, valor da tabela fipe. Tr.(45) 9989-0071.

COROLLA 1.8, vendo, ano2009, prata, automático, com-pleto, airbag duplo, couro, cdoriginal, impostos 2014 pagos,impecável, R$ 49.500,00. Tr. (45)3254-7000 ou 8803-6565.

COROLLA XEI, vendo, ano2004/05, prata, mecânico, pla-ca A, ótimo estado, valor a com-binar. Tr. (45) 8825-2573.

CORSA CLASSIC, vendo, ano2008/08, branco, 4 portas, c/ ar-cond., R$ 15.500,00. Tr. (45)9838-5899 com Rudimar.

D20 CUSTON TROPICAL, ven-do, ano 95/95, branco metáli-co, 4 portas, completo, R$43.000,00. Tr. (45) 9961-2575com Alexandre.

ECOSPORT 2.0, vendo, ano2003/04, prata, completo, air-bag, abs, bancos em couro, R$25.000,00. Tr. (45) 9961-2575com Alexandre.

ECOSPORT XLS 1.6, vendo,ano 2006/06, impecável, R$24.500,00. Tr. (45) 9824-7245ou 3254-4141 com Adir.

ESCORT LX 1.6, vendo, ano89, ótimo estado, valor a com-binar, aceito moto, parcelo pgto.Tr. (45) 9942-2738.

F-1000, vendo, ano 98, bor-do, mwm, completa, 4 pneusnovos, ótimo estado, R$48.500,00. Tr. (45) 9993-1855(tim) ou 3254-7076 com Ruben.

FIESTA SE HATCH, vendo,ano 2011/12, preto metálico,completo, 27.900km original,único dono, R$ 40.000,00. Tr.(45) 9961-2575 com Alexandre.

FOCUS SEDAN 1.6, vendo,flex, 4 pneus novos, ótimo esta-do, valor a combinar. Tr. (45)9824-2900 com Edson.

FOCUS SEDAN 2.0, vendo,ano 2003, branco, completo,airbag duplo, pneus novos, revi-sado, R$ 19.500,00, pode ser fi-nanciado em até 48x. Tr. (45)9961-2575 com Alexandre.

FOX, vendo, ano 2008, prata,completo, revisado, valor a com-binar, aceito propostas. Tr. (45)9986-5434.

FRONTIER LE 2.5, vendo, ano2010/11, prata, 4x4, automáti-co, completo, baixa km, revisa-do, R$ 88.000,00, pode ser fi-nanciado em até 60x. Tr. (45)9961-2575 com Alexandre.

GOLF 1.6, vendo, ano 2001,prata, ótimo estado, R$17.900,00. Tr. (45) 9941-3550.

KA, vendo, ano 2012/13, pre-to, c/ ar-cond., valor a combinar.Tr. (45) 9916-1010.

LOGUS , vendo, ano 95,completo, mecânica 100%,doc. em dia, R$ 3.900,00. Tr.(45) 9972-5812.

MONTANA CONQUEST, ven-do, ano 2009/10, flex, comple-ta, 64.000km, único dono, R$24.000,00. Tr. (45) 9961-0396 ou3254-5212 com Paulo.

PALIO ECONOMY FIRE, ven-do, ano 2011/12, vermelho, 4portas, c/ ar-cond., DH, vidro elét.,trava elét., alarme, R$24.500,00, aceito CG 150. Tr.(45) 9933-8444.

PALIO WEEKEND, vendo, ano98, completo, R$ 11.300,00,aceito moto na troca. Tr. (45)9969-6320 com Jaiana.

PALIO, vendo, ano 2006/07,4 portas, completo, R$15.000,00. Tr. (45) 9933-8934.

PARATI CL 1.6 AP, vendo, ano95, cinza, gasolina, faról de ne-blina, rádio usb, revisado, impe-cável, valor a combinar, aceitotroca de maior ou menor valor.Tr. (45) 9922-8486 com Lucas.

S10 RODEIO 2.4, vendo, ano2011, preta, flex, cabine dupla,completa, rodas liga leve, aces-sórios, cd, 29.000km, manual,chave reserva, impostos 2014pagos, única dona, R$53.500,00. Tr. (45) 3254-7000ou 8803-6565.

SANTANA 1.8 , vendo, ano2001, branco, etanol, comple-to, banco de couro, revisado,R$ 13.000,00. Tr. (45) 3254-2459 ou 9974-7155.

SANTANA QUANTUM, vendoou troco, ano 87, 4 portas, com-pleto, c/ ar, pneus novos, ótimoestado, R$ 5.500,00, aceito Biz.Tr. (45) 8814-3463 ou 8803-7456 com Marcos ou Carlos.

SANTANA QUANTUM, vendoou troco, ano 95, valor a combi-nar, troco por carro de maior va-lor. Tr. (45) 9918-5675 com José.

SAVEIRO 1.6, vendo ou tro-co, ano 2003/03, cinza, álcool,completa, bom estado, valor acombinar, aceito moto de me-nor valor. Tr. (45) 9848-6028 ou3282-1095 com Mário.

SAVEIRO CL 1.6, vendo, ano2003, cinza, R$ 15.000,00. Tr.(45) 9921-9839 ou 3254-1294.

SAVEIRO G3 , vendo, ano2001 , p ra ta , R$ 16 .500 ,00 ,es tudo p ropos ta . Tr. (45 )9989 -0805 .

SENTRA 2.0 X TRONIC CVT,vendo, ano 2012/13, preto, sé-rie especial edition, único dono,R$ 55.900,00. Tr. (45) 9961-2575com Alexandre.

SIENA FIRE 1.0, vendo, ano2009/10, prata, flex, ar-cond.,DH, vidro, trava, doc. 2014 pago,2º dono, R$ 24.000,00. Tr. (45)9973-0987 com Fabio.

SILVERADO , vendo , ano2 0 0 0 , c o m p l e t a , v a l o r ac o m b i n a r. T r. ( 4 5 ) 9 8 2 8 -5155 com Neco .

UNO MILLE FIRE , vendo,ano 2002 , 4 pneus novos ,todo rev i sado , doc . 2014pago, ó t imo estado de con-servação, R$ 10.500,00. Tr.(45) 9973-0987 com Fabio.

UNO MILLE FIRE , vendo,ano 2008, preto, f lex, travase v id ros e lé t r i cos , a la rme ,ún ico dono , va lo r a comb i -nar. Tr. (44) 8401-7372.

UNO SPORLING 1.4, ven-do, ano 2012, prata, comple-to, 24.000km, valor a combi-nar, estudo proposta. Tr. (45)9832-4373.

UNO SX 1.0, vendo, ano 97,ótimo estado, valor a combinar,aceito moto. Tr. (45) 9942-2738.

VECTRA EXPRESSION 2.0,vendo, ano 2005, prata, 8v, com-pleto, couro, ótimo estado deconservação, R$ 23.900,00,aceito moto. Tr. (45) 9909-8313.

VECTRA GLS 2.0, vendo, ano97, azul, gasolina, completo, R$12.900,00. Tr. (45) 9941-3550.

VECTRA GLS 2.2, vendo, ano99, azul, gasolina, completo, 4pneus novos, rádio usb, doc.2014 pagos, revisado, impecá-vel, valor a combinar, aceito tro-ca de maior ou menor valor. Tr.(45) 9922-8486 com Lucas.

VECTRA GLS, vendo, ano 98,ótimo estado, R$ 15.000,00. Tr.(45) 9993-1855 (tim) ou 3254-7076 com Ruben.

VECTRA GTX, vendo, ano2008, preto, top de linha, R$33.900,00, aceito terreno. Tr. (45)9941-3550.

VERONA, vendo, ano 95,branco, 4 portas, completo, R$6.000,00, aceito Biz até o ano2008. Tr. (45) 9926-1801.

BIZ 125 ES, vendo, ano 2010,partida elét., manual, chave có-pia, estado de nova, R$5.200,00, estudo proposta. Tr.(45) 9917-5987 .

BROS 150 ES, vendo, ano2008, partida elét., imposto2014 pago, R$ 5.300,00. Tr. (45)9986-5434.

CG 125 FAN, vendo, ano2005, preta, R$ 3.300,00. Tr.(45) 3254-4140 com Fabiani.

CG FAN 125 KS, vendo, ano2010/10, c/ 4.300km, manual,único dono, R$ 4.500,00. Tr.(45) 9992-9598 ou 3254-5000com Neco.

CG TITAN 150 KS, vendo, ano2009, vermelha, R$ 5.000,00. Tr.(45) 9914-6553 com Meri.

CG TITAN KS, vendo, ano2010/10, amarela, R$ 5.300,00.Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

CG TITAN KSE, vendo, ano2003, azul, R$ 3.500,00. Tr. (45)3254-4140 com Fabiani.

CRYPTON ED, vendo, ano2010, preta, ótimo estado, R$4.300,00. Tr. (45) 9952-1092com Sid inei .

DT 180 , vendo, preparadap/ trilha, valor a combinar. Tr.(45) 9826-1665.

LEAD, vendo, ano 2011/11,vermelha, R$ 4.800,00. Tr. (45)8809-0202 com Marcos.

SHINERAY, vendo, ano 2012/13, preta, valor a combinar. Tr.(45) 9952-1092 com Sidinei.

TWISTER, vendo, ano 2003,preta, valor a combinar, aceitoBiz 125. Tr. (45) 9908-3451.

VSTROM 650 , vendo, ano2012/13, preta, 7 .500km, c /todos os acessórios, valor acombinar. Tr. (45) 9935-0545com Ronei .

YBR 125 K, vendo, ano 2005/05, preta, R$ 3.000,00. Tr. (45)9914-6553 com Meri.

YBR 125 K, vendo, ano 2008/08, preta, bem conservada, R$3.500,00. Tr. (45) 9941-1088com Marcos.

Page 37: 06 26 2014

Edição 3866 - O PRESENTE | 39QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014 CLASSIFICADOS

Recorte na linha pontilhada

Produto: ----------------------------------------------Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: -----------------------------------Valor: ----------------------------------

Obs.: ---------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Endereço: --------------------------------------------Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 26/06/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 27/06/2014R$ 2,00PARA ASSINANTES

CONSÓRCIO CONTEMPLA-DO, vendo, p/ imóvel, crédito R$209.100,00, entrada R$46.500,00, assume 74 parcelasde R$ 3.500,00. Tr. (45) 3254-5050 ou 9831-5050 na CredCer-to, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO CONTEMPLA-DO, vendo, p/ imóvel, crédito R$84.300,00, entrada R$13.500,00, assume 70 parcelasde R$ 1.494,60. Tr. (45) 3254-5050 ou 9831-5050 na CredCer-to, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,sem taxa de adesão, crédito R$450.000,00, prazo 198 meses, apartir da 5ª parcela R$ 3.797,80.Tr. (45) 9842-5000 ou 3254-5000 com Tânia.

FILHOTES , vendo, PastorAlemão, vacinados e vermifu-gados, valor a combinar. Tr.(45) 9137-0692.

FILHOTES, vendo, Pequinês,valor a combinar. Tr. (45) 9985-3400 com Nelli.

FILHOTES, vendo, Shih-tzu eLhasa Apso, adultas, valor acombinar. Tr. (45) 9985-3400com Nelli.

LAVA SOFÁ, lavagem a seco,lava, estereliza e perfuma, camabox, cobertores, edredons, tape-tes, estofados de veículos, corti-nas e persianas, interessados. Tr.(45) 9934-8875 ou 9105-2280.

MÁQUINA DE COSTURA, ven-do, galoneira, Westman, 4 agu-lhas, R$ 2.000,00, preço de oca-sião. Tr. (45) 9812-1988.

MOLAS , vendo, Wi l l ys ,usadas, c / fe iche completo,va lo r a combinar. Tr. (45)9966-7381 com Rui.

MOTOR , vendo, Yamaha,15hp, va lo r a combinar. Tr.(45) 3254-4140.

OFEREÇO serviços de insta-lação de som automotivo, rádio,dvd, alto falante, módulo de po-tência, sensor de estacionamen-to, câmera de ré, gps, valor acombinar. Tr. (45) 9928-9979com Djonathan.

OFEREÇO vaga p/ pensionis-ta, R. Independência, MCR, in-teressados. Tr. (45) 9933-7461com Cleusa.

OFERTA DE TRABALHO p/eletrotécnico, interessados. Tr.(45) 9904-4099 com Jandir.

OFERTA DE TRABALHO p/instalação de som, alarmes, tra-vas, vidros elét., p/ sexo mascu-lino, acima de 18 anos, c/ expe-riência, período integral, c/ car-teira assinada, interessados. Tr.(45) 3284-2591 ou 9135-3475(tim) com Cristiane.

OFERTA DE TRABALHO p/montador de móveis, c/ experi-ência, interessados. Tr. (45)3254-2960 com José.

OFERTA DE TRABALHO p/motorista/entregador, cnh C, c/experiência e referência, ne-cessário possuir moto, interes-sados. Tr. (45) 9962-9687 ou9134-0994.

OFERTA DE TRABALHO p/pedreiro, servente e soldador,interessados. Tr. (45) 9923-7003ou 3254-1814.

OFERTA DE TRABALHO p/soldador, c/ experiência, interes-sados. Tr. (45) 9902-9894.

OFERTA DE TRABALHO p/técnico/mecânico em refrigera-ção, interessados. Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

PROCURO casal p/ trabalharem leitaria, c/ experiência, refe-rência, p/ morar no local, inte-ressados. Tr. (45) 3254-2202 ou8802-2377 (tim).

PROCURO cuidadora de ido-sa, período integral, c/ referên-cia, interessadas. Tr. (45) 9942-8309 ou 3254-4421 (a tarde).

REBOQUE, vendo, p/ barco,novo e usado, valor a combinar.Tr. (45) 3254-4140.

TELEVISORES, vendo, telaplana, 20", 21" e 29", valor acombinar. Tr. (45) 9944-4415 ou8800-0718.

ULTRABOOK, vendo, Acer I7,1.8ghz, 8gb ddr3, 1tb hd, 15.6",touch, R$ 2.500,00. Tr. (45)9949-4313.

VENDO, máquinas de costu-ra, galoneira, overlock, corta-viés, c/ estoque de tecidos e avi-amentos, móveis para loja, va-lor a combinar. Tr. (45) 9959-1676 ou 9979-6724.

GRADE NIVELADORA, ven-do, Tatu, 36x20, R$ 4.000,00. Tr.(45) 9936-2984 com Manoel.

PEIXES, vendo, tilápia, pacúe carpa, entrego na casa, valora combinar. Tr. (45) 9934-8875ou 9105-2280.

PLANTADEIRA, vendo ou troco,ano 93, Jumil 2850, valor a com-binar, troco por vaca ou novilhas.Tr. (45) 3281-7013 com Pedro.

PLANTADEIRA, vendo, Se-meato PSM 102, 9 l inhas, c/recâmbio, R$ 17.000,00, estu-do parcelamento. Tr. (45)9936-2984 com Manoel.

TRATOR, vendo, ano 2009,Valtra BM 125i, 4x4, c/ 2000 ho-ras, único dono, R$ 95.000,00. Tr.(45) 9936-2984 com Manoel.

TRATOR, vendo, ano 88, Val-met 980, 4x4, turbo, bom esta-do R$ 48.000,00. Tr. (45) 9936-2984 com Manoel.

TRATOR, vendo, ano 89, Val-met 78, c/ DH, embreagem du-pla, R$ 28.000,00. Tr. (45) 9936-2984 com Manoel.

VENDO, ovelhas e cabras, va-lor a combinar. Tr. (45) 9902-9894.

Page 38: 06 26 2014