04/11/2015 - variedades - edição 3179

8
CINESERRA, DIVULGAÇÃO Cultura, diversão e entretenimento Quarta-feira, 4 de novembro de 2015 Filme de Bento brilha no CineSerra Pablo Escobar, o mito em duas séries Tudo sobre o seu artista preferido Os eventos de Bento em destaque especial Resenha Nelson Rubens Social Página 8 Página 6 Páginas 4 e 5 Página 3

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 24-Jul-2016

229 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

04/11/2015 - Variedades - Edição 3179 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 04/11/2015 - Variedades - Edição 3179

CINESERRA

, DIVU

LGA

ÇÃO

VariedadesCultura, diversão e entretenimento

Quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Filme de Bento brilha no CineSerra

Pablo Escobar, o mito em duas séries

Tudo sobre o seu artista preferido

Os eventos de Bento em destaque especial

Resenha Nelson Rubens Social

Página 8 Página 6 Páginas 4 e 5

Página 3

Page 2: 04/11/2015 - Variedades - Edição 3179

2 Quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Amigas para sempre... Não, mentira.Nunca fui de muitos amigos, sabe? Amigos esses que

você jura amor eterno no dia dos seus aniversários. Pos-so, tranquilamente, contar uns três ou quatro, nem pre-ciso das duas mãos. Eu não estou falando de colegas, es-tou falando daquele amigo que você liga na madrugada, aquele que é a primeira pessoa que você pensa quando precisa contar uma coisa nova, aquele que recebe as men-sagens mais estranhas quando você já excedeu na bebida.

Acho que é porque sou meio egoísta e sem paciência. Essa coisa de conhecer pessoas novas demanda tempo e um pouquinho de amor. Sou assim mesmo com meus velhos amigos. Você tem que ser muito, mas muito im-portante pra mim pra eu parar o que estiver fazendo e ir te socorrer em uma crise existencial. E vou te dizer que é drama, toma uma aspirina que passa. Não me orgulho disso, pelo contrário, mas tem coisas que a gente não muda tão facilmente, ou nem se interessa em mudar.

É bom sair da escola e crescer, porque na escola você não seleciona. Quando há inocência, todo mundo é amigo e a festa está feita. O problema é que a gente cresce e aquelas amigas que você jurou amor eterno aos 12 anos, você já nem sabe por onde andam. Aquelas pessoas que você confiou te decepcionaram e, devagarzinho, a gente vai perdendo a fé.

Ficamos duras, desconfiadas, sem dar muita abertura pra pessoas novas. É que a probabilidade de quebrar a cara é tão grande que, na maioria das vezes, nem vale o esforço. Depois que você leva uns tombos, fica mais fácil descobrir quem é “de verdade” e quem não sabe olhar nos olhos enquanto fala. Sou radical com isso: não me olhou nos olhos? Querido, nem tenta duas vezes, já tenho alguns pés atrás com você.

Andei tentando permitir essas pessoas novas. Ok, ve-nha cá, vamos conversar, quem sabe a gente pode se tornar algo legal... Não dá, desisto, não tenho estômago pra isso. Tampouco paciência. As pessoas são malvadas e mentirosas. Já disse, faz tempo que perdi a fé.

Tem aquelas pessoas que não dá. Quando o santo não bate, não bateu e pronto. Você vive a sua vida ali e eu fico com a minha aqui. Não se deseja o mal ou incomoda, só é indiferente. Dizem que a indiferença é o oposto do amor. Deve ser mesmo, porque quando uma pessoa não muda em nada a sua vida, não há sentimento. Se há ódio, há sentimento e aí a gente se importa. Indiferença não é nada. Quem consegue ser indiferente, consegue ser cruel. Vou mentir aqui que não sei, pra parecer boa pessoa. Mentira, mas só uso isso ao meu favor, juro.

O pior tipo é a falsiane. Tá na moda esse nome, né?

Falsiane é aquela que te sorri, mas no fundo, malvada é pouco. Não consigo compreender como alguém consegue fazer a melhor amiga na sua frente e depois te xingar a torto e direito, invejar até as suas meias velhas. Que gran-de perda de tempo. E tem gente que ainda se orgulha em dizer: “estou sorrindo, mas no fundo te odeio”. Não me pergunte, não sei como é possível ser assim.

Pra sempre nada dura, pra sempre nada existe. Quem dirá algo tão frágil como um relacionamento humano. A gente é bicho do mato, tem o orgulho nas alturas e a ge-nerosidade lá embaixo. Tem pessoas que passam e pas-sam muito bem. Entram na nossa vida e nos falam coisas diferentes, nos levam pra outros lugares. Se essa pessoa te fizer pensar diferente, é porque ela é especial. Mas es-pecial também não é pra sempre, então hora ou outra ela passa também e o contato se torna aquela mensagem de saudades e um almoço que dificilmente vai sair.

Sim, ainda tem pessoas boas que valem a pena. É que eu não gosto de ficar me apegando, me importando mui-to. Porque depois que ela te conquista, ela vai embora, muda de cidade, de emprego e você fica lá, a ver navios e com o velho pensamento: “porque as pessoas legais vão embora?”. Voltamos a estaca zero.

Além da Notícia

CinemaProgramação

Vitória [email protected]

2

Adriana (Giovanna Antonelli), agora uma escritora bem-sucedida, segue feliz em seu romance com André (Reynaldo Gianecchini), que está prestes a lançar sua mais nova coleção de moda durante um cruzeiro pelo Caribe. Porém, quando ela descobre que a bela ex-noiva do estilista irá acompanhá-lo em busca de uma reconciliação, Adriana convoca a irmã Luiza (Fabíula Nascimento) e Dialinda (Tha-lita Carauta) - sua ex-diarista que agora trabalha nos EUA - para uma nova aventura. Classificação: 10 anos - 1h40min - ComédiaShopping L’América - Movie Arte Cinemas - Sala 1 - Qua, Qui, Sex, Sab e Dom: 14h e 21h. Seg e Ter: 18h e 20h.

S.O.S Mulheres ao Mar 2

James Bond (Daniel Craig) vai à Cidade do México com a tarefa de eliminar Marco Sciarra (Alessandro Cremona), sem que seu chefe, M (Ralph Fiennes), tenha conhecimento. Isto faz com que Bond seja suspenso temporariamente de suas atividades e que Q (Ben Whishaw) instale em seu sangue um localizador, que permite que o governo britânico saiba sempre em que parte do planeta ele está. Apesar disto, Bond conta com a ajuda de seus colegas na organização para que possa prosseguir em sua investigação pessoal sobre a misteriosa organização chamada Spectre.Classificação: 12 anos - 2h28min - AçãoShopping L’América - Movie Arte Cinemas - Sala 1 - Qua, Qui, Sex, Sab e Dom: 18h - Dublado. Shopping L’América - Movie Arte Cinemas - Sala 2 - Qua, Qui, Sex, Sab e Dom: 16h15min - Dublado - 21h Legendado. Seg e Ter: 20h - Dublado.

007 Contra Spectre

Peter (Levi Miller) é um garoto de 12 anos que vive em um orfanato em Londres, no período da Segunda Guerra Mundial. Um dia, ele e várias crianças são sequestradas por piratas em um navio voador, que logo é perseguido por caças do exército britânico. O navio escapa e logo ruma para a Terra do Nunca, um lugar mágico e distante onde o capitão Barba Negra (Hugh Jackman) escraviza crianças e adultos para que encontrem pixum, uma pedra preciosa que concentra pó de fada. Em pleno garimpo, Peter conhece James Hook (Garreth Hedlund), que tem planos para fugir do local.Classificação: 12 anos - 1h50min - AventuraShopping L’América - Movie Arte Cinemas - Sala 2 - Qua, Qui, Sex, Sab e Dom: 14h. Seg e Ter: 15h.

Peter Pan - 3D

Quando se muda para uma nova casa com a família, Ryan Fleege (Chris J. Murray) descobre uma caixa com dezenas de fitas cassetes de décadas atrás. Estranhamente, as imagens parecem se comunicar com os vivos. Procurando mais, Ryan encontra uma câmera diferente, capaz de registrar atividades paranormais. Com a ajuda da esposa, do irmão e da filha, ele passa a gravar fenômenos malignos que ameaçam seus entes queridos. Classificação: 14 anos - 1h30min - TerrorShopping L’América - Movie Arte Cinemas - Sala 2 - Qua, Qui, Sex, Sab e Dom: 19h - Dublado. Seg e Ter: 18h - Dublado.

Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma 3D

O Cine Arcoplex Marcopolo do Shopping Bento comunicou em sua página no facebook o encerramento de suas

atividades em Bento Gonçalves

Page 3: 04/11/2015 - Variedades - Edição 3179

O primeiro filme, quatro prêmios

Um belo dia, um pai, um filho e um amigo esta-vam trocando ideias,

quando decidiram montar uma produtora e fazer um do-cumentário. Este filme caiu no gosto do público e ganhou quatro prêmios no primeiro festival que participou. Este enredo até que daria uma bela filmagem, mas é uma história real que aconteceu com o mú-sico Marcelo Sanguitão, de 40 anos, seu filho Davi, de 17, e o amigo Giancarlo Duarte, de 34 anos, diretores do documentá-rio O Aviador, que conquistou quatro troféus na terceira edi-ção do CineSerra, o Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha.

O filme, produzido em Bento Gonçalves e Garibaldi, conta a história de Nelson Vebber, que sonhava em ser piloto co-mercial, mas não teve recursos para fazer o curso. Porém, de-pois de adulto e família cons-tituída, conseguiu realizar o sonho de pilotar aeronaves. A

Produtora de Bento Gonçalves, em sua produção de estreia, vence o Festival CineSerra com o documentário O Aviador

3Quarta-feira, 4 de novembro de 2015

SUN

SET FILMS, D

IVULG

AÇÃ

O

Marcelo [email protected] REPRO

DU

ÇÃO

FACEBOO

K

Quem é o trio da Sunset Films

G i a n c a r l o Duarte, 34 anos, músico com curso em cinema. Natu-ral de Santo Ânge-lo, estudou Licen-ciatura em Música na UCS e mora em Bento Gonçalves.

Davi Da Rold Sanguitão, 17 anos, músico. Natu-ral de Bento Gonçal-ves, o jovem estudou o Ensino Médio na Escola Dante Grossi, em Garibaldi, onde reside atualmente.

Marcelo San-guitão, 40 anos, músico. Natural da cidade de Santa Maria, morou em Bento Gonçalves desde os 20 anos. Mora hoje em Ga-ribaldi.

produção conquistou os tro-féus de Melhor Documentário, Melhor Fotografia, Melhor Tri-lha Sonora Original e Melhor Filme no voto popular.

Segundo Marcelo Sangui-tão, um dos diretores do filme, o documentário foi gravado em apenas dois meses, entre fevereiro e abril deste ano. Utilizando apenas uma câme-ra e um Iphone, o trio contou com a ajuda dos amigos para realizar a primeira produ-ção. “O Nelson (protagonista do filme) é um amigo de lon-ga data e nos ajudou muito a concretizar este sonho. Outro amigo emprestou o computa-dor para editarmos as cenas do filme e muitos outros con-tribuíram de alguma forma para que tudo desse certo. Foi muito desafiador e, ao mesmo tempo, muito gratificante ver que nossa obra deu tão certo”, destaca Sanguitão.

Marcelo, Davi e Giancarlo são proprietários da Sunset Films, empresa criada pelo trio no final do ano passado. A expectativa deles é de criar

mais projetos na área e tam-bém atuar com produções institucionais e também co-merciais. O trio ainda está es-truturando a produtora, mas a conquista de prêmios já no primeiro trabalho realizado serviu de incentivo para pro-duções futuras.

Marcelo Sanguitão revela que ainda não decidiram se vão instalar a produtora em Bento Gonçalves ou Garibaldi. Eles estão à procura de apoio para a produção de novos fil-mes e irão estudar a viabilida-de das leis de incentivo muni-cipais das duas cidades para definir o futuro da empresa. “Estamos no caminho certo, mas temos muito o que ralar ainda. Esta premiação chega como um incentivo até inespe-rado. O CineSerra abre portas importantes para produtores independentes e pessoas que não dispõem de recursos para realizar suas obras. Precisa-mos de mais festivais como este, pois existe muita coisa boa sendo produzida na Serra Gaúcha”, finaliza.

Page 4: 04/11/2015 - Variedades - Edição 3179

Horário: 18h30 às 20h30Local: Recepção do Hotel Villa Miche-lon, Vale dos VinhedosRealização: Hotel Villa Michelon Informações: (54)2102 1800Evento gratuito Somente com reservas antecipadas

Degustação de Biscoitos - Biscotteria ItallinniHorário: 18h30 às 20h30Local: Recepção do Hotel Villa Miche-lon, Vale dos VinhedosRealização: Hotel Villa Michelon Informações: (54)2102 1800Evento gratuitoSomente com reservas antecipadas

Adailton e Maristela Gugel, Terezinha e Arcolino Rossatto participaram de evento beneficente organizado pelo Lions Industrial

José Carlos e Clacir Pozza em evento social na cidadeJuarez, Ivanir, Cleonice, Matheus e a pequena Giovanna Weirich prestigiando a festa em honra a Nossa Senhora do Rosário, no bairro Progresso

FOTO

S CA

ROLI

NE

PAN

DO

LFO

CLEUN

ICE PELLENZ

Yes! Nós temos Salada

O Colmeia Coworking, re-centemente inaugurado, juntamente com a es-tudante de nutrição Débo-ra Comparim, realiza nesta quarta-feira um almoço diferente e super saudável.A ideia é que cada um traga sua marmita e o res-taurante oferece saladas, salada de frutas e sucos orgânicos. Quer comer só salada? Também pode! Quem comanda a casa são as empresárias Ana Cristina Decol e Fernanda Baruffi, que oferecem a oportunidade de aliar uma alimentação saudável a um momento de relaxa-mento e interação com os demais convidados. Con-firme a presença pelo face-book.

Festa de Nossa Senhora da Saúde

Na Linha Santa Bárbara, em Monte Belo do Sul, será realizada no sábado, 21 de novembro a 120ª Festa em honra a Nossa Senhora da Saúde.A programação é ampla e inicia às 19h com a cele-bração da missa pelo padre Lóris Cortese e pelo Bispo Diocesano Dom Ales-sandro Rufinoni, seguida de procissão luminosa e benção da saúde. O jantar dançante que ocorrerá no salão da comunidade terá inicio às 20h30min. No cardápio sopa de capeletti, lesso, recheio, salada, pão, galeto, maionese, chur-rasco e sobremesa. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3457.1088.

4 Quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Datas EspeciaisDia de Santo Carlos BorromeuDia do Inventor

HOJE

AGENDA

Feiras Feira EcológicaLocal: rua Fernandes Vieira, entre as ruas Olavo Bilac e Visconde de São GabrielHorário: 15h às 18h30min

AMANHÃ

Datas EspeciaisDia de Santa Isabel e São ZacariasDia da Ciência e Cultura

Paróquia Cristo Rei: 9hParóquia Santo Antônio: 18h

MissasParóquia Cristo Rei: 18hParóquia Santo Antônio: 12h e 18hSantuário de CaravaggioSegunda a sexta: 9h, 15h e 17h

Missas

SEXTA-FEIRA

PROGRAME-SE

Paróquia Cristo Rei: 16h30minParóquia Santo Antônio: 18hParóquia São Roque: 15h

Missas

Datas Especiais

7 de novembro (sábado)

Dia de São Leonardo de NoblacDia Nacional do Amigo da Marinha do BrasilDia Nacional do Riso Degustação de Vinhos do Vale

Dia do Cinema BrasileiroDia do Radioamador e Técnico em

EletrônicaDia Nacional do Designer

Page 5: 04/11/2015 - Variedades - Edição 3179

5Quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Durante a inauguração do restaurante do Sesc, Solarium, a equipe responsável por mais está conquista na comunidade bento-gonçalvense. Élvio Ranzi, Presidente SIRECOM Vinhedos; Jaques Fachinelli, Gerente da Unidade Sesc Bento; Luiz Tadeu Piva, Diretor Regional Sesc RSOrildes Lottici, presidente SEC/BG; Jovino Demari e Daniel Amadio, vice-presidente e presidente do Sindilojas Regional Bento, respectivamente

José Carlos e Clacir Pozza em evento social na cidade

A alegria do casal Marilene e Orivaldo dos Santos em jantar no Clube Ipiranga

Lírio Kaczala e raquel Ceresoli em celebração na comunidade Progresso, quando inaugurada a Igreja de Nossa Senhora do Rosário

As modelos Salete Agatti, Lais Berté e Shaiane Ticz, desfilaram a griff Carmen Steffens em coquetel promovido pela loja

Concertos ao Entardecer

A oportunidade de vivenciar um concerto musical ao ar livre, con-templando a belíssima paisagem e saboreando as delícias da cu-linária colonial italiana, ocorrerá durante o evento Concertos ao Entardecer. Programe-se para o dia 21 de novembro, a partir das 19h30min, no Sítio de Lazer Zucchi, na Linha Eulália. Outras infor-mações podem ser obtidas pelo telefone (54) 9993.6039.

Festival do Chopp Santa

Helena

O 12º edição do Fes-tival do Chopp do bairro Santa Helena, ocorre no sábado, 7 de novembro. A festa que já está se tornando tradicional na comunidade re-unirá centenas de convidados para se divertirem em uma noite de alegria, boa gastronomia durante toda a noite, danças e muito chopp. O even-to tem início a partir das 20h, no Ginásio da Associação de Moradores.

Caroline PandolfoColunista Social

[email protected]

Page 6: 04/11/2015 - Variedades - Edição 3179

2 Quarta-feira, 4 de novembro de 2015FO

TOS

DIV

ULG

AÇÃ

O6

Paolla Oliveira: “Não há identificação com o bom-caratis-mo, e isso me choca um pouco!”

Tiago Leifert: “Globo Es-porte? Nunca mais vi, nem pela internet...”

Glória Meneses: “O que

mantêm Tarcisio e eu? O amor e o prazer de estarmos juntos!”

Valesca Popozuda: “Não gos-ta do que canto? Olha e chora! Aceita!”

Djavan: “Sou um cara estra-nho mesmo!”

Horóscopo

Áries • (21/3 a 20/4)

A Lua Minguante indica um período de reflexão e de interiorização. É importante resolver assuntos emo-cionais e financeiros pendentes. É uma fase muito sig-nificativa para acordos, relacionamentos e parcerias.

Touro • (21/4 a 20/5)

A fase lunar minguante indica a necessidade de resolver pendências emocionais e familiares. É um momento em que pode haver desafio entre questões íntimas e de seus relacionamentos. Importantes constatações no trabalho.

Gêmeos • (21/5 a 20/6)

Chegamos à Lua Minguante, um período de interiorização e de observação de nossas atitudes. É uma fase significa-tiva para corrigir erros e resolver pendências. Momento em que é necessário observar muito bem as suas reações.

Câncer • (21/6 a 20/7)

A Lua Minguante recai sobre o setor financeiro e de po-tenciais e talentos. É um momento importante para resol-ver pendências relacionadas aos negócios. Imóveis, rela-cionamentos e questões relativas à casa estão enfatizadas.

Leão • (21/7 a 22/8)

É em seu signo que ocorre a Lua Minguante. O mo-mento é importante para você corrigir erros e apri-morar as suas atitudes. É necessário buscar acordos, conciliar, mas respeitar também a individualidade.

Virgem • (23/8 a 22/9)

A Lua Minguante é naturalmente um período de re-flexão. É necessário fazer um balanço do que ocorreu ao longo das últimas semanas. É um período muito importante para resoluções na vida afetiva.

Libra • (23/9 a 22/10)

Chegou o momento da Lua Minguante, que é uma fase de conclusão de um ciclo. É importante avaliar como se de-senvolveram seus projetos ao longo das últimas semanas. É um momento para corrigir erros e observar atitudes.

Escorpião • (23/10 a 21/11)

A Lua Minguante indica a necessidade de balanço do que ocorreu desde o ano passado. É uma fase opor-tuna para você perceber o que está colhendo emocio-nalmente e profissionalmente.

Sagitário • (22/11 a 21/12)

A fase lunar minguante pede reflexão sobre os seus ideais e valores. É um momento significativo para fazer um ba-lanço das amizades. Uma fase importante para questões que envolvem grupos, empresas e projetos pessoais.

Capricórnio • (22/12 a 20/01)

A Lua Minguante pede observação de suas atitudes em relação à carreira e finanças. É um momento especial para observar o que você conquistou. Uma fase que pede mais interiorização e contemplação.

Aquário • (21/01 a 19/02)

A Lua Minguante recai sobre o setor de relacionamentos aquarianos. É uma fase significativa para fazer um balanço de suas parcerias e relações. É um momento que pede uma consciência maior do que precisa ser eliminado.

Peixes • (20/02 a 20/03)

A Lua Minguante pede que você resolva pendências profissionais. É um momento de reflexões sobre finan-ças, acordos e relacionamentos. Uma fase oportuna para se dedicar à resolução de projetos criativos.

Ok ok! Destilando o veneno

NelsonRubens

Na ponta da língua!

FONTE: horoscopovirtual.com.br

Marjorie Estiano está tendo aulas de costura, crochê e tricô. Motivo: a atriz e cantora vai in-terpretar Mariana na minissérie, da Globo “Liga-ções perigosas”, que estreia em janeiro, às onze da noite. Na trama, ela é casada , fiel ao mari-do e devota a Deus, mas acabará seduzida por Selton Mello...

Xuxada! Embora já estivesse sabendo que nem iria se en-contrar com Silvio Santos no palco do Teleton (ela foi recebida pela Eliana), Xuxa admitiu – ao vivo – que “estou que nem pinto no lixo. Tô numa fe-licidade só. Juro por Deus! Ah, aqui eu posso fa-lar ‘juro por Deus’...” Mas a alegria de Xuxa du-rou pouco: ao lado da filha, Patricia Abravanel, no encerramento do Teleton, Silvio Santos sape-cou: “Xuxa agora parece um rapaz americano...” – por causa do estilo “boyish” de roupa (paletó e gravata) que ela usa na Record. Namorado de Xuxa, Junno Andrade não gostou e postou nas re-des sociais: “Gratidão, e fazer o bem. Também é bom!”. Xuxa teria pedido para ele deletar, mas ela também fez um comentário: “Respeito, gratidão faz a gente ser chamada de ser humano!”. Xi...

Casal poderoso!Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert compraram uma cobertura no bairro do Leblon (RJ) no valor de R$ 20 milhões. O imóvel fica na av. Delfim Moreira – com vista privilegiada, de frente para o mar. O ca-sal só está esperando a conclusão da obra na co-bertura para a mudança com os filhos gêmeos, João e Francisco, de 7 anos.

A primeira aparição de Camila Pitanga depois que voltou de um gi-ro pela Europa com o novo namorado, o ator Igor Angelkorte (que fez o papel de Clóvis em “Babilônia”), provou que o casal está feliz: era só chamego no show de Matheus VK em um “inferninho” da Lapa (RJ).

Camila cantou e dançou para valer.

Reviravolta: a direção da Record decidiu não exibir mais a novela inédi-ta “Escrava Mãe” na vaga de “Os Dez Mandamentos”. Vai mudar a gra-de, reprisando a série bíblica de 2012 “Rei Davi” (vivido por Leonardo Bricio) a partir do dia 16 de novembro, às oito e meia da noite – cola-da com “Os Dez Mandamentos” (o Jornal da Record começará às 22 horas). A mudança é para não despencar na audiência, já que a novela

“Escrava Mãe” foi avaliada como “lenta” para a troca de novela.

MãeCléo Pires agora quer ser mãe, inclusive ado-tados, com o marido, o ator Rômulo Neto. Por sinal, Cléo vai vol-tar às novelas da Glo-bo em “Haja coração” (a reciclada “Sassari-cando”) no papel de uma... caminhoneira! Que não existia na no-vela original de Silvio de Abreu.

Com 30 anos de carreira, Claudia Raia vai lançar um livro com fotos de tudo o que já fez na TV e no teatro. Mas uma foto será inédita: na ima-

gem, ela aparecerá nua. Ela está com o corpo em forma aos 48 anos. Para isso, prepara-se indo à academia todos os dias: tanto pode ser às sete da

manhã como às onze da noite.

“Rei Davi” (também da autora Vivian de Oliveira, de “Os Dez Mandamen-tos”) se passa mil anos antes de Cristo e narra a vida do pastor de ovelhas que derrota o gigante Golias, tornando-se um guerreiro valente que uniu 12 tribos de Israel criando a nação. A nova novela bíblica de 2016 será “A Terra Prometida”, com Josué (Sérgio Sampaio) levando os hebreus finalmente à ter-

ra prometida por Deus e Moisés...

Sem contrato com a Record (ele quer ganhar mais e fazer só um programa por semana, sempre na quarta-feira), Gugu Liberato pode voltar para os do-mingos do SBT em 2016. Ele iria ao ar logo após o horário de Eliana e fica-ria coladinho com Silvio Santos... Se a filha e diretora artística do SBT deixar.

Fiorela Mattheis abre o jogo: “Não me sinto casada!” Mas, quando está em São Paulo, a namorada de Alexandre Pato fica na casa dele. Ela não tem pressa em

oficializar a relação para colocar um rótulo e agradar as pessoas.

Page 7: 04/11/2015 - Variedades - Edição 3179

LULUZINHA TEEN

7Quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Fique ligado nos últimos capítulos da novela

Hoje: Juliano encontra um bilhete de Zé Maria o aconselhando a deixar a ci-dade. Dante questiona Orlando sobre sua família. Úrsula e Mel desconfiam do comportamento de Vavá com Duda.

Merlô decide se apresentar na boate improvisada de Ninfa e Alisson e Adi-sabeba se entristece com o filho. Ro-mero se declara para Tóia e a pede em namoro. Abner e Adisabeba discutem.

Quinta-feira: Juliano confessa que descobriu a verdade sobre Zé Maria e afirma a Tóia que Romero é um bandido. Adisabeba se preocupa com seus sentimentos por Zé Maria. Tóia desabafa com Ascânio sobre Romero e Juliano. Juliano revela a Merlô que colocará Zé Maria na cadeia. Adisabeba pede ajuda a Merlô para conver-sar com Juliano. Juca ameaça abandonar Domingas, que se humilha para o marido.

Sexta-feira: Tóia decide devolver o anel de compromisso que Romero lhe deu. Juliano encontra Belisa. Adisabe-ba e Abner terminam o relacionamen-to. Úrsula se desespera ao saber que

Duda engravidou de Vavá. Tina volta a trabalhar na casa de Oziel, que decide se afastar da moça. Adisabeba pede Zé Maria em namoro. Domingas não acre-dita no interesse de Iraque por ela.

Novelas

I LOVE PARAISÓPOLIS • (RBS TV - 19h)

A REGRA DO JOGO • (RBS TV - 21h)

Page 8: 04/11/2015 - Variedades - Edição 3179

Pablo Emilio Escobar Ga-viria é personagem real, controverso e polêmico. Os

governos norte-americano e co-lombiano, repórteres de jornais e o público em geral o conside-raram o mais brutal, impiedoso, ambicioso e poderoso traficante da história. Mais de vinte anos após sua morte, a história de Pa-blo Escobar continua a despertar interesse dentro e, especialmen-te, fora da Colômbia. Entre as sé-ries lançadas recentemente sobre o chefe do Cartel de Medellín es-tá Narcos, produzido pela Net-flix. Todos os dez episódios, que fazem parte da primeira tempo-rada, foram disponibilizados na plataforma de streaming Netflix desde agosto. Dirigido pelo bra-sileiro José Padilha (Tropa de Elite e RoboCop), tem na trama o ator baiano Wagner Moura, no papel de Pablo Escobar, além do chile-

Quarta-feira, 29 de abril de 2015Quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Narcos ou Patrón Del Mal Qual série melhor retrata a vida do mais conhecido narcotraficante da América Latina?

Turistas querem conhecer lugares onde Escobar viveuE com o lançamento de filmes e

séries sobre o barão da droga co-lombiano, agências turísticas se pre-param para atender – com passeios que passam por lugares emblemáti-cos da vida de Escobar – ao que es-peram ser uma crescente curio-sidade de estrangeiros sobre o tema. “Essas produções de fato parecem ter impulsionado o in-teresse dos estrangeiros na his-tória de Escobar”, conta Pedro Juan Lara, responsável pelo tour Escobar & The Rock (Escobar e a Pedra), lançado há cerca de seis meses.

No tour de Lara, os turistas vi-sitam a outrora imponente casa

Cristiane Grohe Arroyo

FO

TOS

REPR

OD

UÇÃ

O

8

no Pedro Pascal e do americano Boyd Holbrook no papel de agen-tes em sua captura.

Narcos deu o que falar. O espa-nhol de Wagner Moura não agra-dou a todos o telespectadores, pelo contrário, as críticas ao sotaque do ator pipocaram nas redes sociais. O brasileiro morou quase um ano na Colômbia, engordou 20 quilos e mergulhou na cultura local e no so-taque ‘paisa’ da região de Medel-lín, terra natal de Escobar. Esses já são motivos para que espanhol do ator brasileiro não comprometesse a série. Moura incorporou o papel de uma forma genial, fazendo com que o telespectador fique viciado na história. A versão da Netflix é mais corrida e deixa fora - por falta de tempo e é compreensível - mui-

tos detalhes da vida do colombia-no. Narcos mostra um Escobar es-tereotipado, desumanizado. É um monstro e ponto. Você não sabe por quê. Tudo o que você sabe é

que ele é um monstro. Mesmo as-sim, a série mostra o perfil daquele que foi amado e temido por mui-tos. Em 2012 a TV colombiana Ca-racol produziu El Patrón Del Mal (em português: O patrão do Mal). Do ponto de vista cinematográfi-co, Narcos é muito bom. Do ponto de vista de roteiro, nem tanto. Para quem gostou já pode comemorar: a segunda temporada da série foi confirmada pela Netflix e deve es-trear em 2016.

Patrón Del Mal

Outra série que está disponível na Netflix e Globosat, tem mais de 70 capítulos e resolve o proble-ma para quem quer entender Es-cobar um pouco melhor: El Patrón Del Mal. Trata-se de uma série co-

lombiana com atores colombianos, música colombiana. Tudo colombia-no. Mas não é essa a força da série. Apesar do nome que sugere estig-ma, o roteiro não estigmatiza Es-cobar. Ao contrário – o humaniza. Conta sua história desde criança, crescendo com os primos e irmãos com quem depois trabalharia. Se era um homem extremamente inte-ligente, era também extremamente inseguro. Se era um homem amoral, também tinha um grande senso de fidelidade. Pablo Escobar é o vilão, um sociopata em formação. Matou candidatos à presidência, ministros e juízes. Chegou a explodir a reda-ção do jornal El Espectador, um dos maiores do país, e um escritório da agência de inteligência colombiana.

O problema de El Patrón Del Mal é o exato oposto do de Nar-cos. A cinematografia é muito in-ferior. Se às vezes ela não com-promete, outras têm cara de novela mexicana. Na versão co-lombiana a esposa aparece muito

mais e tem um papel importante na história, ao contrário de Nar-cos em que ela pouco aparece.

O ator colombiano Andrés Par-ra (Pablo Escobar) viu sua vida virar do avesso depois de protagonizar a série Pablo Escobar. Nos mais de 20 países onde a série fez sucesso, ele é fenômeno de popularidade. A trama foi baseada no livro La pará-bola de Pablo, de Alonso Salazar. A produção, sob a direção de Carlos Moreno, tem participação de 1.300 atores e gravações em 450 locações externas, que incluem cidades como Miami, Bogotá, Medellín e Caribe.

E sinceramente? Vale muito a pena assistir as duas séries e fazer a comparação. Ou simplesmente conhecer o mundo do narcotrafi-cante que viveu de 1º de dezem-bro de 1949 a 2 de dezembro de 1993. Vale lembrar que o ator americano Tom Cruise está na Co-lômbia para gravar Mena, filme so-bre um piloto que trabalhou para o traficante.

de campo do traficante como parte de um passeio que também passa por uma formação rochosa com vis-ta para uma região de lagos (a pedra que dá nome ao passeio).

“Costumávamos trabalhar mais

com ecoturismo, esporte e turismo de aventura, mas percebemos que haveria interesse dos turistas em conhecer essa propriedade de Es-cobar porque lá se pode ter uma ideia do poder e riqueza que ele

alcançou no passado”, diz.Outra agência, identificada co-

mo PaisaRoad no site de dicas de viagem TripAdvisor, tem mais de 100 avaliações em um tour sobre Pablo Escobar.

A maior parte desses passeios leva os turistas para visitar pon-tos-chave da trajetória do tra-ficante em Medellín, embora o chamado Pablo Escobar Tour, criado pelo publicitário Oscar Cantor, tenha um pacote de qua-tro dias sobre a vida dele inicia-do na capital do país, Bogotá.“O interesse dos turistas cresceu uns 200% depois da série Pablo Escobar, o Patrão do Mal”, diz o

publicitário.Além de seu

jazigo no elegante cemitério de Jardins Montesacro, estão en-tre os pontos visitados edifícios em que o traficante viveu e que foram alvos de atentados de grupos rivais, a casa em que foi morto, em um bairro de classe média de Medellín, o município de Envigado, onde ele começou sua carreira no crime co-mo ladrão de carros, e o bairro Pablo Escobar, um conjunto de casinhas de tijolo aparente que doações do traficante ajudaram a construir nos anos 80, principalmente durante sua campanha para deputado.