04/07/2015 - saúde - edição 3.144

8
Descontração da alma e benefícios para a saúde Tomar um chá quente, arejar a casa, se exercitar: continue saudável nos dias mais frios do ano Reprodução Página 2 Página 7 Se apegue nas Danças de Salão Cuide da sua saúde no inverno Bento Gonçalves Sábado | 4 de julho de 2015

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 22-Jul-2016

221 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

04/07/2015 - Saúde - Edição 3.144 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Descontração da alma ebenefícios para a saúde

Tomar um chá quente, arejar a casa, se exercitar: continue saudável nos dias mais frios do ano

Reprodução

Página 2

Página 7

Se apegue nas Danças de Salão

Cuide da sua saúde no inverno

Bento GonçalvesSábado | 4 de julho de 2015

Sábado | 4 de julho de 20152

ReproduçãoOs benefícios das

Danças de Salão à saúde

A Dança de Salão conquistou seu lugar na sociedade como uma atividade muito prazero-sa e que pode ser praticada por todos. Por ela envolver duas pessoas se relacionando exclu-sivamente com o corpo em movi-mentos sincronizados com uma boa música, garante momentos de muita descontração. Desde o final da década de 80 até a atu-alidade a Dança de Salão cres-ceu muito no Brasil através das Academias e Escolas de Dança. Estas promovem o ensino codi-ficado das danças, tornando-as mais acessíveis a todos.

A Dança de Salão está pre-sente, ludicamente, em: festas, casamentos, casas noturnas, na televisão, no cinema, nas esco-las, em empresas, nas ruas e em muitos lugares onde as pessoas se reúnem. Na verdade bastam duas pessoas desejarem dançar e ela acontece.

Os benefícios que esta dan-ça traz, além do grande apren-dizado da técnica, vão desde a melhora da atividade muscular, articular, cardíaca e da coorde-nação até o aumento da auto--estima, socialização, sensibili-dade e sexualidade. Nas aulas são ensinadas várias técnicas de passos, musicalidade, cria-tividade, postura corporal, ali-nhamento corporal, equilíbrio,

Lisiane Mazetto

Especialista em Danças de Salão FAMEC PR Direção Via Attiva Espaço da Dança

Coordenação Oito Tempos Danças de Salão

agilidade, controle, percepção do próprio corpo e do outro, etiqueta para a sociedade e também ca-racterísticas e culturas de cada dança. O aluno que faz aulas de danças de salão passa a ter uma vida muito melhor no âmbito fa-miliar, social e de trabalho.

Existem vários gêneros de Danças de Salão que se torna-ram muito praticados no Brasil, tais como: Bolero, Tango, Sam-ba de Gafieira, Forró, Sertane-jo, Zouk, Salsa, Soltinho, Valsa, Bachata, Danças Gaúchas, en-tre outros. Conheça de forma simples alguns deles:

O Forró é uma dança e músi-ca brasileira que traz a diversão e criatividade do povo nordestino aos dançarinos. A dança acontece com o casal bem enlaçado ou en-tão com movimentos mais aber-tos, semelhante ao Xote gaúcho. Músicas: “Rindo à toa” (Falaman-sa), “Rede Velha” (Jorge Aragão) e “No escurinho” (Bicho de Pé).

O Samba de Gafieira é uma dança e música brasileira mui-to representativa culturalmen-te para o nosso país. Muitas pessoas estudam e praticam samba de gafieira em todos os cantos do Brasil, inclusive na Europa e alguns outros países. A dança envolve movimentos ágeis mesclando o abraço mais alinhado das danças européias com a ginga do afro-brasileiro. Músicas: Swingue do Samba” (Reduto do Samba), “Fé em Deus” (Diogo Nogueira) e “A voz do morro” (Zé Renato).

O Bolero é uma dança ro-mântica e suave onde ainda predomina a calma, a cumplici-

dade e os movimentos mais des-lizados pelo chão. Sua origem musical é cubana, mas a dança é brasileira inspirada em Fred Astaire. Músicas: “Besame Mu-cho” (Luiz Miguel), “She wil be loved” (Marrom 5), “Altos e Bai-xos” (Roberta Sá).

O Sertanejo é uma música popular brasileira e seu modo de dançar ainda está se estru-turando como técnica de Dan-ças de Salão. Em cada região do Brasil dança-se de modo di-ferente este gênero. Na Serra Gaúcha, assemelha-se mais ao vanerão ou à alguns estilos de forró. Músicas: “Logo eu” (Jorge e Mateus) e “I Love you” Marcos e Bellutti

O Soltinho é um dança bra-sileira semelhante aos swings americanos e pode ser dançada em vários gêneros musicais. É uma dança muito alegre e ágil dançada na maior parte do tempo na postura aberta ou de mãos dadas. Músicas: “The lady is a tramp” (Frank Sinatra), “Beat me daddy, eight to the bar” (Dean Brothers) e “Upto-wn Funk” (Bruno Mars).

Para aprender e praticar os mais variados gêneros de dan-ças de salão é necessário buscar escolas e professores que ofere-çam e conheçam bem a moda-lidade. Ela pode ser praticada várias vezes por semana e in-clusive as escolas sempre pro-movem festas para os alunos e amigos dançarem. A dança aca-ba se tornando um vício saudá-vel promovendo uma evolução gradativa e estimulante em cada aula.

Máscara de limão e mel para

manchas

Tratamentos caseiros para as

manchas

Reprodução

Sábado | 4 de julho de 2015

3

Os benefícios do mel para a peleO mel é um ingrediente que

desde os tempos antigos foi usa-do tanto na alimentação como na estética. As culturas egípcias e gregas aproveitavam o mel para colocá-lo em seus trata-mentos cosméticos e conseguir um rosto hidratado e jovem.

Propriedades do mel O mel é um aliado perfeito

para os tratamentos de beleza, fazendo com que o seu rosto fi-que limpo, hidratado e firme. Dentre as inúmeras proprieda-des do mel destacam-se:

Hidratação profundaO mel contém minerais e vi-

taminas que ajudam a manter a umidade da pele durante o dia todo.

Forte limpezaOutro benefício é que o mel

limpa em profundidades graças às enzimas naturais que conse-guem eliminar as toxinas.

Esfoliante naturalPossui teor de açucares, con-

seguindo esfoliar a pele sem da-nificá-la porque atua ao mesmo tempo como um hidratante.

Combate acne e manchasO peróxido de hidrogênio

retira as impurezas e previne a pele de outras bactérias sem ressecá-la. O mel também pos-sui propriedades que clareiam a pele e que conseguem reduzir visivelmente as manchas escu-ras, como as manchas de sol, por exemplo.

Consegue-se aumentar a sua capacidade para clarear a pele e conseguir, desta forma, comba-

ter as manchas de forma mais profunda.

O limão traz à pele proprie-dades adstringentes, ajudam a fechar os poros e a clarear o ros-to; junto com o mel, esta más-cara caseira se transforma em um cosmético para melhorar as manchas.

Evite as manchas na peleAlém destes tratamentos

para tirar as manchas, é impor-tante considerar os fatores que poderiam implicar no reapa-recimento de manchas em seu rosto. Por isso deverá seguir al-gumas dicas simples para pro-teger sua pele.

Proteja sua pele da luz solar

As manchas aparecem por estar exposta ao sol sem ne-nhum tipo de proteção, por isso, para evitar que apareçam é ne-cessário que aplique diariamen-te um creme solar de, no míni-mo, fator 30 de proteção. Ainda que esteja nublado, os raios UVA continuam danificando a sua pele, por isso não deixa de se proteger.

Cuide do seu rostoTambém é importante ter

uma pele hidratada, limpa e cuidada para poder exibir um rosto sem manchas. Agora você já sabe usar o mel para as manchas mas também é aconselhável, caso sejam muito escuras, que você vá a um der-matologista.

Beba muita águaA hidratação interna é im-

prescindível para uma pele bo-nita e saudável. É recomendável beber diariamente pelo menos 8 copos de água para conseguir fi-car corretamente hidratado.

Vitamina A, C e ESão as vitaminas que nos aju-

dam a combater as manchas e ajudam a pele a ficar mais bri-lhante e luminosa. Não deixe de incluir alimentos com estas vitaminas em sua dieta para conseguir prevenir as manchas. Alguns exemplos: cenoura, ba-tata-doce, abóbora, espinafre, brócolis, vegetais folhosos verde--escuro, óleos vegetais, ovos, aba-cate, frutas cítricas, morango, kiwi, mamão, couve-de-bruxelas.

•O suco de um limão•Colheres (chá) de mel

Em um recipiente deverá misturar ambos os ingre-dientes até conseguir uma pasta homogênea e compac-ta; depois, deverá aplicar no rosto na parte da mancha e deixar atuar por 30 mi-nutos. Depois deste tempo, enxágue bem a pele e apli-que seu creme solar habitu-al para estar protegido dos raios do sol.

Se você repetir este pro-cedimento 1 vez por semana pouco a pouco as manchas clareiam e sua pele fica mais brilhante e hidratada. Não usar de dia somente à noite.

Além do limão, existem outros ingredientes natu-rais que são eficientes para eliminar manchas.

•Máscara de limão e sal-sinha: misture o suco de 1 limão com 2 colheres de sopa de salsinha picada, misturar bem e aplicar no rosto dei-xando que atue durante a noite toda.

•Máscara de iogurte com

cenoura: a cenoura ajuda a fechar os poros da pele en-quanto o iogurte traz hidra-tação; esta máscara também é boa para tratar a acne. Você só precisa bater no liquidifi-cador 1 cenoura com meio io-gurte natural e deixar atuar sobre o rosto durante 20 mi-nutos.Fonte: saude.umcomo.com.br

Sábado, 4 de julho de 20154

Reprodução

Marcelo Emílio dos Santos

Psicólogo - terapeuta de casal | Fone: 9919.6404

[email protected]

Infelizmente, muitas pessoas estão perdendo seus empregos em Bento Gonçalves. Além das conseqüências financeiras e so-ciais, essas pessoas estão sujeitas à deterioração do seu bem estar, devido aos problemas psicológicos e às dificuldades nas relações fa-miliares que o desemprego causa.

Como a perda do emprego pode afetar psicologicamente a pessoa

Muitas vezes o desempregado sente vergonha de sua condição e prefere esconder da família e dos amigos a perda do trabalho. Ideias negativas como fracasso, inutilidade, ter falhado com o cônjuge e com seus filhos, podem causar uma tristeza profunda. A sensação de incerteza em relação ao futuro, principalmente para aqueles que perderam o emprego após muitos anos de trabalho na mesma empresa, pode gerar de-sesperança e ansiedade. Outro problema que pode ocorrer é o sentimento de solidão, devido à perda de contato com os colegas de trabalho e à grande quantida-de de tempo livre.

Para algumas pessoas a bus-ca de emprego pode ser ainda mais penosa, quando a baixa auto-estima e outros problemas psicológicos acabam se soman-do, aumentando assim a fragi-lidade do desempregado nesse momento de dificuldade, muitas vezes causando apatia e dificul-tando assim seus esforços de re-colocação no mercado de traba-lho. Além disso, na maioria dos casos, o trabalho passa a fazer parte da identidade das pessoas,

Problemas que vão além das dificuldades financeiras

Desemprego

pois quando somos apresenta-dos ou falam sobre nós, normal-mente são citadas informações como “é advogado”, “é técnico em informática” ou “trabalha na empresa x”. Isso significa que, ao perder seu emprego, a pessoa também sente que perdeu parte de sua identidade, o que pode gerar confusão.

Por que isso acontece

Em nossa sociedade o traba-lho é visto como um dever, como condição para o indivíduo ser considerado útil, confiável e dig-no. Quando não pode cumprir esse dever, muitas vezes o de-sempregado é taxado de respon-sável pela sua situação, por ser preguiçoso ou desqualificado. Di-reitos assegurados por lei, como o seguro desemprego, podem ser

vistos de forma preconceituosa por certas pessoas, que conside-ram o beneficiado um peso para a sociedade (em alguns casos, o próprio desempregado tem essa percepção). Também é comum ouvirmos comentários maldo-sos ou generalizações, tais como “ele está sendo sustentado pela família” ou “ela vive dos impos-tos pagos por quem trabalha”. Todas essas idéias distorcidas permeiam a sociedade e acabam influindo na forma como as pes-soas lidam com o desemprego. Infelizmente, são concepções compartilhadas por trabalhado-res de todas as classes sociais: ex-empresários, ex-gerentes, ex-secretárias, ex-comerciários, ex-industriários, entre outros.

Como o desemprego afeta as relações

Por tudo o que foi visto aci-ma, é possível compreender que a situação de desemprego acar-reta um significativo sofrimento psicológico nas pessoas, geran-do sentimentos de baixa auto-estima, angústia, insegurança, desânimo e desespero, podendo causar transtornos de ansiedade e de humor (depressão). O pai ou a mãe desempregada, com seu estado emocional alterado, nor-malmente passa a adotar práti-cas de disciplina severas e puni-tivas, aumentando os conflitos com os filhos. Também é comum que as dificuldades financeiras acabem fazendo com que o casal discuta mais, principalmente se a relação já enfrentava proble-mas anteriores ao desemprego. Quando a autoridade do(a) chefe de família é baseada na sua ca-pacidade de prover o sustento da casa, a troca de papéis que ocor-re devido a perda do emprego acaba despertando tensões mais intensas nas relações.

Como a psicologia pode audar

A psicologia pode ajudar quem perdeu seu emprego a questionar de forma critica as ideias distorcidas e os sen-timentos negativos citados acima. Pode, também, ajudar a passar pelos conflitos re-lacionais e a superar os sin-tomas de ansiedade e de de-pressão que tiveram origem na situação de desemprego. Através desse tipo de inter-venção, o indivíduo passa a entender por que a perda do emprego afeta tanto o seu bem estar, podendo adquirir uma condição melhor para li-dar com a situação e passan-do a procurar soluções mais adequadas para resolvê-Ia. Dessa forma, o sofrimento gerado pelas conseqüências psicológicas, financeiras e so-ciais do desemprego poderá ser minimizado.

Sábado, 4 de julho de 2015

5

Reprodução

Quiropraxia

Bruna Carrer Stefenon

ABQ: 0444 Quiropraxista na Clínica Visualittè

54.3055.4405

São muitas pessoas que re-clamam de dores na coluna e, durante os meses mais frios do ano, os sintomas parecem au-mentar, não é mesmo?

Entre as queixas mais co-muns, estão o aumento da dor lombar, ciatalgia, torcicolo e tensão muscular. Isso acontece porque o frio e a umidade po-dem influenciar na expansão e contração de tendões, músculos e ossos, aumentando assim a rigidez das articulações, cau-sando maior sensibilidade nas terminações nervosas do corpo e consequentemente aumen-tando a sensação dolorosa.

Então, se você é uma des-tas pessoas que sente no cor-po os efeitos do frio, saiba que a Quiropraxia pode lhe ajudar. Sem envolver medi-camentos nem técnicas inva-sivas, a Quiropraxia lida com o diagnostico, tratamento e prevenção de problemas rela-cionados às dores articulares e musculares.

O tratamento é feito através de técnicas que incluem ajuste articular especifico e indolor e a liberação muscular. Estes procedimentos levam a uma di-minuição efetiva dos sintomas

Como você já deve saber, a Quiropraxia é uma profissão de atendimento primário na área da saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e a prevenção de desordens do sistema neuro-músculo--esquelético. A profissão foi criada em 1895 nos Esta-dos Unidos e hoje já é reco-nhecida pela Organização Mundial de Saúde como a 3ª maior profissão da área da saúde em todo o mundo.

O quiropraxista torna-se especialista nos cuidados da coluna e articulações, após cursar graduação de cinco anos. Dentre os principais problemas tratados por este profissional estão: dor na re-gião lombar, dor ciática, dor

no pescoço, dores articulares (ombro, joelho, punhos, tor-nozelo...) e a tensão muscu-lar.

O tratamento é proposto de acordo com a queixa e a condição de cada paciente. Utilizando técnicas que in-cluem ajuste articular es-pecífico e indolor, liberação muscular e orientação pos-tural é possível reduzir a dor e a tensão, restaurando a mobilidade das articulações doloridas, devolvendo ao paciente a sensação de bem estar.

Dedique-se a desenvol-ver atitudes saudáveis e a cuidar de sua coluna. Seu corpo agradece!

O inverno e as dores de coluna

já nas primeiras sessões, rela-xamento muscular, melhora da postura, aumento da mobilida-de e restauração da função das articulações acometidas.

Todas as pessoas, de todas

as idades, podem usufruir dos benefícios do tratamento qui-roprático. Uma avaliação do paciente e dos seus exames sempre é feita antes de qual-quer procedimento. As técni-cas a serem utilizadas serão adotadas de acordo com cada caso. Então, não deixe o frio e as dores alterarem sua rotina, procure um quiropraxista. De-dique-se a desenvolver atitu-des saudáveis e a cuidar de sua coluna, seu corpo agradece.

Bruna Carrer Stefenon é a profissional que atende na clínica Visualitté, é Graduada em Quiropraxia pela Univer-sidade Feevale; Pós-graduada em Cinesiologia Laboral e Pós--Graduada em Traumatologia e Ortopedia quiroprática.

Sábado | 4 de julho de 20156

Fonte: melhorcomsaude.com

Reprodução

Sinais que seu corpo envia para indicar que algo não está bem

Esta forma de diagnóstico ainda segue sendo usada por muitos médicos, mesmo que a tecnologia tenha se converti-do na forma mais precisa para diagnosticar diferentes doen-ças.

O sistema medicinal chinês e outras terapias orientais são um claro exemplo desta forma de diagnóstico, que consiste em buscar todo tipo de mudanças ou alterações no corpo para ten-tar detectar alguma anomalia no organismo. O lado bom é que esta série de sinais que seu cor-po envia quando algo não anda bem pode ser utilizada como alerta para detectar a tempo di-ferentes doenças, de forma que elas possam ser diagnosticadas com antecedência e seja mais fácil tratá-las.

UrinaAtravés da cor e do odor da

urina é possível detectar que algo está ocorrendo em nosso corpo e que devemos prestar muita atenção antes que isso se converta em um problema. A urina de uma pessoa saudável deve ter uma coloração amare-lada clara e um odor particular que não é forte.

Cor: graças à cor da urina é possível detectar todos os dias o grau de hidratação do corpo. Uma urina de cor clara quer di-zer que o organismo está bem hidratado e em seu estado nor-mal.

Frequência de micção: urinar com uma frequência ele-vada demais é um sintoma co-mum das pessoas que sofrem de diabetes ouinfecções urinárias.

Odor: o odor forte da urina também pode ser um indício de que algo não está muito bem.

Sangue na urina: o sangra-mento na urina é um sintoma de uma doença das vias uri-nárias ou do rim. O caso mais comum é aquele que sinaliza cálculos renais.

Perda ou aumento repenti-no de peso

A perda ou aumento de peso

é um efeito sanfona e muitas pessoas passam por isso fre-quentemente, já que esse trans-torno costuma depender do tipo de dieta e estilo de vida de cada um. No entanto, um aumento ou perda de peso repentinos é algo que não deve ser ignorado por nenhum motivo, já que é um sinal claro de que algo gra-ve pode estar acontecendo.

Alterações na peleA pele é o nosso tecido mais

extenso e também o que mais está exposto a uma grande quantidade de fatores que po-dem causar alterações. É im-portante revisá-la frequente-mente, já que quase sempre, através dela, podem se refletir muitos problemas ou transtor-nos de saúde que tenhamos a nível interno.

Se ao observar a sua pele você notar alterações na cor, aparecimento de pintas ou manchas, problemas severos de acne ou outras mudanças, o me-lhor é consultar um dermatolo-gista para receber um diagnós-tico preciso e prevenir doenças graves como o câncer de pele.

Alterações nas unhasAs mudanças ou alterações

nas unhas podem ser um sin-toma de diferentes tipos de doenças. As unhas são parte da nossa imagem pessoal, mas também são uma janela para detectar que algo não anda bem em nosso corpo.

Unhas pálidas: se as unhas perderem o seu brilho e começa-rem a ficar mais pálidas, é pos-sível que elas estejam alertando sobre um problema de anemia e falta de glóbulos vermelhos no sangue. Neste caso, é bom con-sultar um médico e melhorar a dieta consumindo mais alimen-tos ricos em ferro.

Unhas rachadas ou que-bradiças: unhas rachadas e frágeis podem indicar proble-mas na tireoide.

Unhas grossas e amarela-das: este tipo de unha está indi-cando que há presença de fun-gos, os quais podem se estender por toda a superfície dela.

Desde a antiguidade, a medicina utilizou sinais que seu corpo envia a nível externo para determinar que internamente algo não muito bom estava acontecendo

Chá antigripe para os dias frios

Texto Ivan SeibelFonte: Folha do Mate

Fonte belezaesaude.com

Fotos Reprodução

Sábado | 4 de julho de 2015

7

Chá é a segunda bebida mais con-sumida no mundo (perdendo apenas para a água pura). É um aliado que vem para oferecer nutrientes, antio-xidantes, vitaminas e até ajuda no combate da gripe. E além de tudo, nesses dias mais frios, é muito agra-dável tomar um chá quentinho.

Anis EstreladoPossui anetol e seus benefícios

estão relacionados às ações no apa-relho digestivo. É indicado para tratar espasmos do intestino e do estômago, cólicas, gases e dores do processo de digestão. É excelente para combater gripes e resfriados.

GengibreTem propriedades anti-infla-

matórias e ajuda a reduzir a dor muscular. Aumenta a imunidade, melhora a absorção de nutrientes, e alivia o estresse. O alto teor de vi-tamina C reforça o sistema imuno-lógico, ajudando a prevenir gripes e resfriados. Alivia a congestão nasal e combate problemas respiratórios.

Goji BerryA goji é rica em vitamina

C, nutriente que melhora o sistema imunológico, o hu-mor e evita problemas of-talmológicos e derrames. A fruta tem ação antioxidante e anti-inflamatória, equilibra os níveis do colesterol e prote-ge o coração e o cérebro.

Como prepararFerva meio litro de água e acres-

cente o anis estrelado (em torno de 5 anis), um pedacinho de gengi-bre e mais ou menos uma co-lher de sopa de goji berry. Deixe em efusão por até 10 minutos e coe. Você pode tomar até duas xícaras p o r dia.

Uma boa saúdeOs meses de mais frio, ao

menos aqui no sul, costumam representar um grande desafio ao nosso organismo. Diversos problemas podem aparecer en-tre eles os resfriados, a asma brônquica, problemas de pele como micoses, entre outros.

Além disto, nesta época de mais frio a fome também costu-ma ser mais insistente e as pes-soas em geral são mais caseiras, isto é, gastam menos calorias com caminhadas e exercícios físicos. Assim, também há uma tendência ao aumento de peso.

As temperaturas tem varia-do muito nestas últimas sema-nas, por isto nada melhor do que lembrar alguns cuidados bem práticos.

Casas fechadas são um con-vite à transmissão de viroses e de desenvolvimento de áca-ros, responsáveis pela asma e renites. Portanto, também no inverno deve-se abrir as casas e arejar os ambientes.

Casas climatizadas são muitos agradáveis, porém não se pode esquecer de proceder à limpeza periódica dos filtros dos equipa-mentos de ar- condicionado.

Ambientes climatizados fa-vorecem a utilização de roupas mais leves. Ao se sair de uma área aquecida, não se pode es-quecer de providenciar uma roupa mais quente. Os chama-dos choques térmicos costumam ser bastante ingratos como o nosso corpo.

Banhos muito quentes e de-morados ressecam a pele. Bons hidratantes após o banho costu-mam ser uteis.

O vento frio provoca lacrime-jamento. Colírios à base de soro fisiológico são muito práticos e úteis.

O tão agradável banho de sol nos dias de frio também tem seus inconvenientes para pes-soas de pele muito clara. Por-tanto, também no inverno con-vém usar protetor solar.

Pessoas com história de aler-gias devem evitar o contato di-

reto com cobertores de lã. As capas de cobertores não podem ser dispensadas.

E muita atenção com alguns equipamentos utilizados em casas fechadas nos dias frios: Aquecedores à gás: são muito eficiente, porém também tem seus riscos. Crianças pequenas perto de fogão aceso ou mesmo a conservação de tubos de gás dentro de casa representam um sério risco de acidentes.

Por ultimo, menos dias frios, é importante não esquecer os exercícios físicos, as caminha-das e porque não lembrar, a manutenção de uma alimen-tação mais regrada. Desta forma estaremos contribuindo para uma melhor preservação da nossa saúde.

no inverno

Sábado | 4 de julho de 20158

Compare:

Dicas para afastar o

Pequenas ações podem fazer toda a diferença no seu cotidiano

Se você tem pouco tempo e preocupações de sobra, certa-mente o estresse faz parte da sua vida. As opções do que fazer para impedir que isso aconteça são muitas, mas exigem reor-ganização de horários e, quase sempre, dinheiro: seja para uma aula de pilates, academia de gi-nástica ou terapia. No entanto, há outros meios de mandar a an-siedade embora. Conheça qua-tro atitudes simples que podem ajudar a aliviar o estresse.

Respire Não faça nada, apenas preste

atenção ao ar que entra no seu corpo. Aprendendo a controlar a respiração, acaba com todas as perturbações da mente e dos sentidos. A energia vem, basi-camente, da respiração. Se o cérebro não recebe a quantida-de certa de oxigênio, não temos a energia vital suficiente para nos desenvolver e mudar.

Separe dez minutos do seu dia para a prática. Comece prestando atenção no ritmo em que o ar en-tra e sai dos pulmões. Aos poucos, vá controlando este intervalo até que ele se torne bem espaçado. Tente contar até dez enquanto puxa e, depois, quando solta a res-piração. Fazendo inalações mais prolongadas você fortalece todo o seu corpo e acalma a mente.

Diga o que pensa Claro que não é para sair por

aí dizendo tudo aquilo que lhe vem à cabeça. O filtro que divide os pensamentos do que é falado é indispensável no dia a dia, mas é preciso encontrar um equilíbrio. Quem abre mão de falar o que pensa não se deixa conhecer.

Só não esqueça que a comuni-cação é uma via de mão dupla: falar e ouvir. Aprender a se co-municar de forma espontânea e com criatividade favorece o cres-cimento pessoal e profissional.

Nos momentos explosivos, entretanto, o silêncio é a esco-lha certa. Nesses casos, o me-lhor mesmo é aquietar e, poste-riormente, tocar no assunto em outra ocasião.

Tenha amigos Amigos podem auxiliar na

superação de qualquer tipo de problema. O acolhimento que os amigos oferecem dá força para resolver as dificuldades, ainda que elas pareçam insolúveis.

Outro detalhe importante: conviver com pessoas otimis-tas eleva as suas chances de dar mais risadas em até 60%. Se a atitude positiva não tem poder de diminuir os proble-mas, pelo menos impede que eles prejudiquem a sua saúde, agravando quadros de estresse e de doenças cardiovasculares. Mas fique atento: do mesmo jeito que o sorriso é contagian-te, o mau humor também se

da sua rotinaespalha feito poeira.

Adote o escalda-pés Depois de passar muitas ho-

ras do dia com os pés sufocados dentro do sapato, um escalda--pés é tudo o que você precisa. O método relaxa, estimula a cir-culação sanguínea dos membros inferiores, alivia o estresse e o cansaço acumulado. Basta uma bacia com água quente e sal grosso para diminuir as tensões.

A melhor maneira de se tirar proveito do escalda-pés é esco-lher um local tranquilo para que o relaxamento seja comple-to. Sugere-se colocar uma músi-ca bem calma para ajudar.

Quem quiser incrementar a receita pode acrescentar duas gotinhas de óleos essenciais. Adi-cionar elementos de fricção, como bolinhas de gude, pedras de rio ou até mesmo grãos de feijão cru pro-movem uma massagem suave.

Fonte: minhavida.com

Reprodução

Essa disputa é bem acirra-da. Em geral, o feijão é rico em ferro, fibras e proteínas. Agora, a diferença que salta aos olhos, ou seja não deve passar despercebida. É que o grão preto tem essa tonalida-de por causa a antocianina, substância antioxidante que tem sido associada à pre-venção do câncer e de males cardiovasculares. Se prefere o carioca, esse é um motivo mais do que justo para reve-zar os dois tipos de feijão no prato.

Feijão preto

feijão cariocaX

EnergiaFeijão-carioca 76 KcalFeijão-preto 77 Kcal

ProteínasFeijão-carioca: 4,8 gFeijão-preto: 4,5 g

CarboidratosFeijão-carioca: 13,6 gFeijão-preto: 14 g

FibrasFeijão-carioca: 8,5 gFeijão-preto: 8,4 g

FerroFeijão-preto: 1,5 mgFeijão-carioca: 1,3 mg

PotássioFeijão-preto: 256 mgFeijão-carioca: 255 mg

Fonte: mdemulher.com.br

os valores se referem a 100 gramas do alimento (Fonte:

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco/Unicamp)