03-14-2012.pdf

28

Upload: orangotoe

Post on 21-Feb-2016

255 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

03-14-2012.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: 03-14-2012.pdf
Page 2: 03-14-2012.pdf

02 | O PRESENTE EDITORIAL QUARTA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2012

VAGABUNDOAté o final do século passado, o francês era a

língua oficial da diplomacia mundial. Consideradauma das mais bonitas do mundo pela pronunciasuave e musicada, coube a um francês provocar umterremoto no Brasil. Trata-se do senhor JérômeValcke, o qual, no início de março, disse que osorganizadores do mundial no Brasil precisavam deum “pontapé no traseiro”, referindo-se ao atraso nocronograma das obras de preparação à Copa de2014. Coube ao senhor Marco Aurélio Garcia, as-sessor especial para assuntos internacionais daPresidência da República, introduzir a palavra vaga-bundo no linguajar diplomático. Foi o que ele dissequando desembarcava na Alemanha para qualificaro secretário geral da Fifa, senhor Jérôme Valcke, emreação à declaração feita por ele. Esta é uma palavrabem brasileira, com a qual nos acostumamos aolongo do tempo, mas apenas no linguajar popular,ou então na gíria das gangues para classificar aque-les que não se enquadram no esquema da bandida-gem. Segundo o Aurélio, vagabundo é uma palavraderivada do latim “vagabundus” e significa “errante,nômade, que não trabalha ou não gosta de traba-lhar, vadio, reles, ordinário, inferior, de má qualida-de”. Antes de desqualificar o autor da sugestão,seria mais inteligente refletir sobre o que foi dito esobre o real estágio do cronograma de obras para aCopa do Mundo. Vamos além das obras nos estádi-os. A nossa infraestrutura é insuficiente para aten-der à demanda interna e o que precisa ser feitonecessita de recursos, escassos por aqui e muitotempo para sua execução.

O que tem sido mostrado através de relatóriosindica exatamente o que o senhor Valcke teve acoragem de manifestar publicamente. Certamenteele sabe de coisas que nós brasileiros não sabemos,isto é, o que foi prometido pelos nossos represen-tantes para conseguir que o Brasil fosse escolhidopara organizar esta Copa do Mundo.

Outra palavra utilizada pelo assessor presiden-cial foi de que o senhor Valcke é um boquirroto.Segundo o dicionário, “aquele que fala muito, que éindiscreto, incapaz de guardar segredo, boca-rota”.Não fica bem para um representante de um paísutilizar uma expressão desta natureza, justamenteporque a reação irada da diplomacia brasileira faz-nos desconfiar de que ele colocou o dedo na ferida.Fiquei pensando na sugestão do senhor Valcke eachei que, por estarmos num ano eleitoral, podía-mos fazer a experiência colocando a sugestão emprática. Estar bem atendo às promessas dos candi-datos nas próximas eleições para prefeito e verea-dores e, a partir da posse dos eleitos, para cadapromessa não cumprida, o eleitor terá o direito dedar um “chute no traseiro”. Depois de certo númerode chutes, será dado um “chutão”, na direção daporta da saída.

É bom que o senhor Valcke seja informado deque ele mexeu com uma área bem sensível para acultura popular de quem vive nesta terra onde tempalmeiras, praias e onde canta o sabiá. Mas elepode ter certeza que, pela reação raivosa do nossorepresentante, o resultado será sentido nos próxi-mos meses. As obras vão acelerar. O chute nemprecisou ser dado, o aviso já provocou o efeitodesejado. Teremos pão e circo, mas o preço será deum caviar de primeira qualidade.

* O autor é professor em* O autor é professor em* O autor é professor em* O autor é professor em* O autor é professor emNova Santa RosaNova Santa RosaNova Santa RosaNova Santa RosaNova Santa Rosa

migl ioranza@opcaonet .com.brmigl ioranza@opcaonet .com.brmigl ioranza@opcaonet .com.brmigl ioranza@opcaonet .com.brmigl ioranza@opcaonet .com.br

O PMDB tá que tá. No plano nacional, opartido protagonizou, recentemente, uma rebe-lião contra o governo federal, do qual cobra maisverbas e mais cargos. Ação que, inclusive, resul-tou na primeira derrota do ano do governo Dilmano Congresso.

No plano estadual, tudo se encaminha para omesmo caminho. Os deputados peemedebistas estão“p” da vida com Beto Richa e ameaçam se rebelarcontra o governador. Assim como os colegas deBrasília, eles reclamam de não receber o devidorespeito do governo estadual.

Não é de hoje que existem burburinhos de que hámuitos parlamentares peemedebistas insatisfeitoscom o governo tucano. O que coloca em xeque se aadesão à gestão Richa logo nosprimeiros meses da adminis-tração foi realmente uma boaideia. Afinal, para o ônus coma “virada de casaca”, espera-va-se ao menos uma contra-partida mais significativa, oque não estaria acontecendo.

Para Beto Richa, obviamen-te foi uma jogada de mestretrazer para o seu governo osseus até então adversários decampanha. Até porque, oPMDB tem a maior bancadada Assembleia Legislativa, com13 deputados, e tê-lo como ali-ado é mais do que fundamental para uma atuaçãotranquila, sem transtornos nas aprovações de pro-jetos. Agora, se a recíproca não está sendo verda-deira, isso é outra história.

Como pano de fundo deste cenário conflitanteestá o não pagamento das emendas parlamentaresdeste ano, além das eleições de outubro e de 2014.A reclamação é sobre a falta de garantia de que osR$ 2 milhões que cada parlamentar propôs ememendas ao orçamento de 2012 sejam efetivamentepagos. Também não há previsão de pagamento de

um “agrado” de R$ 300 mil em emendas oferecidopor Richa a cada deputado no fim de 2011. Emvista disso, a ameaça dos peemedebistas é de que,caso nada mude, existem grandes possibilidadesdo partido voltar à oposição.

Ameaças naturais dentro da política, mas,que, em determinados momentos, não podem serignoradas pelos políticos para não causar trans-tornos graves na base.

No caso da presidenta Dilma, depois da presepa-da que fizeram com ela, ao vetar a recondução deBernardo Figueiredo para o comando da AgênciaNacional de Transportes Terrestres (ANTT), restadissipar a tensão de seu relacionamento com a basede apoio do governo no Congresso e buscar a

reconciliação política.Por mais que não goste do

varejo da política nem de nego-ciar cargos e emendas parlamen-tares, Dilma precisa agir - e vai- de modo a não deixar tudopegar “fogo” e não perder o con-trole das coisas.

Que situação! Apesar dos pe-sares, ainda terá que fazer afagosaos aliados.

Beto Richa, mesmo evitandodar declarações sobre o assunto,também não deve ignorar a TPE(Tensão Pré-eleitoral) dos de-putados peemedebistas. Deve

buscar o diálogo, característica sua, e alternativaspara um contentamento da base. Afinal, ele nãopode pensar somente no momento e para alguémque certamente buscará a reeleição em 2014, ne-nhum apoio importante pode ser desperdiçado.

O PMDB usa e abusa pelo fato de ser o maiorpartido do país, o que tem o maior número deprefeituras, a maior bancada no Congresso e naAssembleia, no caso do Paraná. Por isso, não vai pararde pressionar nunca. Vai continuar cobrando muitobem pelo apoio que presta a quem interessar possa.

Tá que tá

O PMDB usa e abusa pelo fatode ser o maior partido dopaís, o que tem o maiornúmero de prefeituras, a

maior bancada no Congressoe na Assembleia, no caso do

Paraná. Por isso, não vai pararde pressionar nunca. Vai

continuar cobrando muitobem pelo apoio que presta a

quem interessar possa

Page 3: 03-14-2012.pdf

O PRESENTE | 03QUARTA-FEIRA,14 DE MARÇODE 2012

Cobrança constante em segurança públicaO deputado estadual Ademir Bier

(PMDB) está buscando junto ao Governodo Estado, por meio da Secretaria de Esta-do de Segurança Pública, informações so-bre a quantidade de furto e roubo de veícu-los na região Oeste. Recentemente, o pró-prio veículo do parlamentar foi roubadoem Marechal Cândido Rondon. O rondo-nense Toninho Turmina estava na camio-neta e foi feito refém, sendo liberado so-mente em Guaíra.

Dentre as informações que o deputadoquer saber está a relação das cidades quemais tiveram casos de roubo/furto de veícu-los. “Não é por causa do meu caso que estoufazendo isso, mas sim porque estamos rece-bendo cobrança constante de toda região.Na região de São Camilo, interior de Paloti-na, por exemplo, as pessoas estão totalmen-te desprotegidas. Então é preciso fazer algu-ma coisa”, declara.

Na avaliação de Ademir Bier, a regiãoprecisa de uma força-tarefa que conte com a união de todas as polícias, como a Militar, Civil, Federale até o Exército. “Quer queira ou não, a própria ausência da Força Alfa está sendo sentida. Nãopodemos ficar vendo todo dia alguém sendo assaltado”, comenta.

Deputado estadual Ademir Bier: “Não podemos ficarvendo todo dia alguém sendo assaltado”

Arquivo/OP

Presidente da Fiepvisita Rondon

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep),Edson Campagnolo, estará hoje (14) em Marechal Cândido Rondon. Naparte da manhã, ele vai participar de uma reunião com a CoordenadoriaRegional da entidade e na sequência tem encontro com o prefeito MoacirFroehlich. Após o almoço, o dirigente se desloca para Terra Roxa.

Durante a estada no município, a expectativa é de que o presidenteda Fiep anuncie a implantação da unidade do Senai em MarechalRondon, bem como apresente novidades sobre o Colégio Sesi.

Primeiro representante do interior do Estado a assumir a presidênciada Federação, Campagnolo tem demonstrado que pretende deixar comomarca de sua gestão ser um dirigente interiorano. As suas visitam aosmunicípios demonstram que a Fiep está preocupada com o desenvolvi-mento econômico e social do Estado como um todo, e não somente dasgrandes cidades paranaenses.

Divulgação

Aquisição de área aprovadaA Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon aprovou, na sessão

ordinária de segunda-feira (12), em segunda e última votação, após pedido devistas, o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a efetuar desapropriação eindenização de lote rural para a implantação de 200 casas populares.

Entretanto, a aprovação do projeto não aconteceu por unanimidade. Houvemuita discussão e alguns votos com ressalvas. Uma das principais queixas dosvereadores é que mesmo o município disponibilizando diversos terrenos, incluin-do próximo ao centro da cidade, nenhum deles atenderia às reivindicações daCompanhia de Habitação do Paraná (Cohapar).

Outro problema é a especulação imobiliária, que fez com que o valor dos imóveisaumentasse muito. Para adquirir uma área que atenda às necessidades do órgãoestadual e sem extrapolar o orçamento, a prefeitura precisou buscar um terreno quefica mais distante. O vereador Guido Herpich chegou a questionar por que não sãoconstruídos apartamentos, que igualmente atenderiam às necessidades dos mutu-ários e ao mesmo tempo não necessitariam de lotes tão grandes.

Outra crítica por parte de vereadores é que a Cohapar anuncia as casas, masquem precisa arcar com a maior parte dos investimentos é o município.

Maria Cristina Kunzler

Alívio aos torcedoresOs torcedores dos times que estão na disputa pela Copa

Libertadores 2012 - Internacional, Corinthians, Fluminen-se, Vasco, Santos e Flamengo - literalmente sofreram nesteinício da competição. Isto porque, considerada uma dasmaiores operadoras de televisão por assinatura, a Sky nãotinha em sua grade de programação o canal Fox Sports, quedetém os direitos de transmissão do evento esportivo.

Nas primeiras rodadas da Libertadores, o que mais tevefoi torcedor reclamando por não conseguir acompanhar osjogos do seu time. Paralelo a isso, a Fox Sports incentivou osclientes da Sky a pressionar a operadora para que umacordo fosse firmado com o canal.

Após se arrastar por semanas, finalmente a Sky e a FoxSports chegaram ao entendimento. Com isso, os assinantesda operadora de TV por assinatura poderão finalmenteassistir às partidas da Copa Libertadores 2012.

O presidente daFiep, Edson

Campagnolo,estará hoje (14)

em Rondon:expectativa é que

ele anuncienovidades sobre o

Colégio Sesi eimplantação do

Senai no município

A Associação Comercial e Industrial deMarechal Cândido Rondon (Acimacar) pro-move, no próximo dia 30, a eleição da novadiretoria para a gestão 2012/2013. Ao quetudo indica, o atual presidente LucianoCremonese deve ser reconduzido ao cargopara mais um ano de mandato. As articu-lações visando montar a chapa já estãoacontecendo junto às lideranças empresa-riais do município

Eleição na AcimacarArquivo/OP

O projeto de lei que autoriza a prefeitura a efetuar desapropriação e indenização de áreapara implantação de 200 casas populares foi aprovado na segunda-feira (12)

O presidente da Acimacar, LucianoCremonese, deve ser reconduzidoao cargo para a gestão 2012/2013

Page 4: 03-14-2012.pdf

INDÚSTRIA

Vendas caem e Fiepvê retração no semestre

Influenciado por questões sazonais e pela quebra da safraagrícola, setor começou o ano com forte queda no faturamentoDepois de terminar 2011 em

níveis recordes, o faturamento daindústria paranaense despencou emjaneiro, e a Federação das Indústri-as do Estado do Paraná (Fiep) jáavisa que o setor poderá ter umprimeiro semestre mais fraco que odo ano passado. Segundo a Pesqui-sa Conjuntural divulgada ontem(13) pela Fiep, as vendas da indús-tria no primeiro mês do ano recu-aram 21,7% em relação a dezembroe 16% em relação a janeiro de 2011.O levantamento foi feito com em-presas que representam 90% do fa-turamento e 40% do total de empre-gados da indústria estadual.

A retração foi disseminada. Dos18 segmentos industriais monito-rados pela Fiep, 11 venderammenos que em dezembro e novediminuíram o ritmo em relação ajaneiro do ano passado. Duas dasprincipais atividades do Estadorecuaram mais que a média geralnas duas comparações: as vendasda indústria automotiva caíram

44,3% em relação a dezembro e26,7% sobre janeiro de 2011, en-quanto o faturamento das fábricasde alimentos e bebidas diminuiu28,3% e 31,5%, respectivamente.

A federação atribuiu parte domau desempenho a questões sazo-nais e estatísticas. A atividade ge-ralmente diminui no início do ano,diz a Fiep, o que justifica o recuoem relação a dezembro. Além dis-so, uma base atipicamente forteteria comprometido a compara-ção com janeiro de 2011, quando asvendas cresceram 27,5% em rela-ção ao primeiro mês de 2010, emmovimento agora revertido.

Outra influência negativa, se-gundo a federação, foi a quebra dasafra agrícola, provocada pela es-tiagem prolongada que afetou oParaná. Além de diminuir a pro-dução de alimentos e bebidas, afrustração no campo reduz a rendade parte considerável da popula-ção, que, assim, consome menos.

Diante desse quadro, a Fiep

avalia que, ao menos por enquan-to, deve-se trabalhar com a pers-pectiva de “comprometimento doritmo de crescimento de vendasregistrado em 2011”. “Como 2011foi de bom desempenho para aindústria paranaense, este primei-ro semestre deve se constituir emperíodo de fraca performance, coma perspectiva de ser inferior à doprimeiro semestre de 2011”, disseem nota o coordenador do Depar-tamento Econômico da Fiep, Mau-rílio Schmitt.

Como houve uma certa me-lhora em indicadores relaciona-dos à produção - na comparaçãocom janeiro de 2011, aumenta-ram o nível de emprego, o totalde horas trabalhadas e uso dacapacidade instalada -, Schmittnão descarta alguma recupera-ção nas vendas do setor em feve-reiro, “inclusive sustentada pormedidas de aumento de deman-da, como a redução dos juros e oaumento do crédito”.

04 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2012

RepercussãoO assunto não se esgotou nas análises de início da semana. A

entrevista do secretário da Segurança Pública do Paraná continuoua repercutir, a ponto de a Assembleia Legislativa convidá-lo a vir lhedar explicações. Se não aceitar o convite, fará convocação. O foco éa afirmação sobre orçamento inadequado, com o qual a segurançano Estado não vai caminhar mais do que já andou. Não há milagrepossível nessa área que a cada dia aumenta a dimensão dosproblemas, afirmou. Não é de hoje que esta coluna insistem no tema.Reinaldo de Almeida César foi franco e claro. Está entre os compro-missos do governador com ele o atendimento das reivindicaçõesfeitas como condicionantes para assumir o cargo. Um homem comseu currículo, saberia que as dificuldades são imensas; e nãodependem apenas de recursos. As polícias do Paraná estão sucate-adas. “Como em casa que falta pão, todos brigam e todos têm razão”,o desentendimento entre elas, além de antigo, é quase natural. Hánecessidade de reformular inteiramente o conceito de segurança,inclusive acabando com as divisões que geram desentendimentos.Se confirmado pelo Judiciário o impedimento de que as sobras doDetran, resultantes das novas tarifas impostas pelo governo, sejamaplicadas na segurança, o caos estará instalado. Com o orçamentoatual, Reinaldo deixou bem claro que nada pode fazer. Para complicarainda mais a situação, depara-se com querelas entre a Polícia Federale a Aeronáutica, que mantêm no chão há meses o Vant, avião nãotripulado, adquirido a peso de ouro para apoiar o trabalho nasfronteiras. Em 206 horas de voo, seu trabalho rendera frutos comapreensão de drogas e armas contrabandeadas Uma pena que aburocracia (sempre ela) o esteja mantendo no chão. O problemalevantado pelo secretário, seja qual for o fim que tenha, é muito sério!

Em choqueJoão Cláudio Derosso não resistiu à pressão. Renunciou defini-

tivamente à presidência da Câmara. Vai começar outra batalha daoposição contra ele: pela similaridade em relação a outras desistên-cias, vão tentar provar que ficou inelegível.

Penas ao ventoPolíticos começam a ficar

preocupados com o poder das“redes sociais” na internet. Elasjá influíram na eleição de Obamae reuniram milhares em rebeli-ões dos países do Oriente queterminaram em derrubadas deditadores. Só o da Síria resiste.Um artigo do jornalista RhodrigoDeda, da Gazeta do Povo, alertapara o perigo que é frequentado-res de tais redes serem manipu-lados. Penas jogadas ao ventosão difíceis de serem recolhidas.

Boca tortaÉ impossível não aceitar a

comparação, tal o número de ve-zes que o PMDB aceitou ser coad-juvante por não lançar candida-turas próprias à Presidência, aosgovernos. O jornalista-humorístaJosé Simão (Folha-Band) afirmaque o PMDB originou-se na cartade Pero Vaz de Caminha, ao rei dePortugal, quando do “descobri-mento” do Brasil: “pedindo em-prego para seu genro”.

Por linhas...O Supremo Tribunal Federal

(STF), como “Deus, escreve cer-to por linhas que nos parecem

tortas”, repetem os cristãos. Emalguns municípios do Paraná,assim como em todo o Brasil, adecisão do STF fazendo valer aLei da Ficha Limpa já para aeleição municipal tira um mon-te de gente da disputa. Communicípios em que a situaçãochega à galhofa.

... tortasCaso de Araucária: o prefeito

Zezé Gomes teria dois adversári-os certos: um do DEM, RizioWachowicz (três vezes prefeitosem nunca ter suas contas apro-vadas - bons tempos aqueles,pensará!) e Olizandro Ferreira(PMDB). No seu caso, além decontas como prefeito, as de pre-sidente da Câmara também nãoaprovadas.

Alto riscoMuito choro e ranger de den-

tes a Lei da Ficha Limpa vai pro-vocar, Brasil afora. Mesmo comdireito a recurso, poucos serãoos que se atreverão a colocar seurico dinheirinho, ganho à custado cargo público, sem a certezade que uma liminar obtida emâmbito local ou regional podeprosperar.

Secretário de Segurança vai àAssembleia, mas não informa o dia

O secretário de Estado da Segu-rança Pública, Reinaldo de Almei-da César, afirmou que irá à Assem-bleia Legislativa do Paraná, masnão informou a data. Ele foi convi-dado na segunda-feira (12) a com-parecer à Alep para dar explica-ções sobre a situação atual da segu-rança pública. A confirmação dosecretário foi dada na manhã deontem (13), durante coletiva deimprensa para tratar de númerossobre a violência.

A proposta partiu do deputa-do Fabio Camargo (PTB) e foi apro-vada em plenário, sem data nemhorário definidos. Se ele recusas-se o convite, Camargo disse queiria propor uma convocação, oque tornaria obrigatória a pre-sença do secretário. Na sessão desegunda-feira, a maior parte dosdebates girou em torno justamen-te da entrevista do secretário pu-blicada no último domingo pelaGazeta do Povo.

Na edição de domingo (11),César disse que não havia verbapara os projetos prioritários desegurança. “Essa semana (semanapassada), a chefe do grupo de pla-nejamento da secretaria me infor-mou que nós temos R$ 55 milhõesem caixa para investimentos. Issoé nada. Eu preciso de R$ 500 mi-lhões. Sem investimentos, não hámilagre. Quando encerrar o meuperíodo, eu vou embora e não vaimudar nada.”

Ações para Faixa de Fronteirasão apresentadas na AssembleiaEm audiência pública na Assembleia Legislativa ontem

(13), a Secretaria de Estado do Turismo apresentou as açõesdo Núcleo Regional para o Desenvolvimento e Integração daFaixa de Fronteira do Estado do Paraná (NFPR). Além demostrar as iniciativas em andamento, a audiência tevetambém o objetivo de chamar a atenção da sociedade civil paraa necessidade de integrar-se às atividades do núcleo.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo ecoordenador do NFPR, Faisal Saleh, a faixa de fronteira évítima de um estigma, associado a problemas como contra-bando. “Queremos reverter essa situação promovendo ummodelo de integração e desenvolvimento sadio para oshabitantes da faixa de fronteira”, disse.

O deputado estadual Elton Welter, um dos articulado-res da audiência, disse que o núcleo tem um papel estraté-gico no diálogo entre os governos federal, estadual e muni-cípios da faixa de fronteira. “Existe um grande interesse detodos os parlamentares, especialmente os que representam

estas regiões, em cooperar para o debate visando potenci-alizar o desenvolvimento das regiões e assim superardefinitivamente a visão negativa com que sempre é apresen-tada nossa fronteira”, afirmou.

Segundo o assessor da diretoria-geral brasileira daItaipu, Herlon Goelzer de Almeida, que também fez parteda mesa, é necessário criar um ambiente positivo para oterritório de fronteira. “Juntos podemos adotar açõesefetivas, em harmonia com a Argentina e Paraguai. Itaipuestá otimista com o plano de trabalho conjunto que estásendo desenvolvido. Também estamos otimistas com aexcelente relação com o secretário Faisal Saleh, que coor-dena o núcleo”, disse ele.

O secretário-executivo do Núcleo de Fronteira, Jose-mar Ganho, apresentou o histórico e as etapas de desen-volvimento pelas quais o Núcleo de Fronteira já passou.Ele enfatizou a importância de fortalecer os interesses emcomum para que todas as regiões se beneficiem.

Page 5: 03-14-2012.pdf

O PRESENTE | 05QUARTA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2012 POLÍTICA

ADEMIR BIER

“Realmente há um desconforto na Assembleia”Declaração do deputado estadual se refere a não liberação de emendas por parte do governo.

Contudo, ele nega que bancada do PMDB poderia aderir à oposiçãoO secretário-geral do

PMDB no Paraná, deputadofederal João Arruda, disseontem (13) que a bancada dopartido na Assembleia Legis-lativa estaria insatisfeita como governo estadual pela de-mora na liberação de emen-das e que estaria prometen-do ir para a oposição. Contu-do, o deputado estadual Ade-mir Bier não compartilha damesma opinião.

De acordo com o parla-mentar rondonense, a ade-são ao grupo de oposição éum assunto que nunca foi dis-cutido pela bancada peeme-debista. “Entendo que há re-almente um desconfortoquanto ao não pagamento deemendas, mas não é algo doPMDB, é geral na AssembleiaLegislativa. No meu entendi-mento, o apoio ao governonão se resume a pagamentoou não de emendas. Nossoapoio ao Beto Richa não foi

neste sentido, pois é muitomais amplo. Nosso apoio éuma responsabilidade que nóstemos com o Estado, com agovernabilidade, com o nú-mero de deputados que oPMDB tem. Isso não está emjogo. Esta colocação de que onão pagamento de emendasestaria colocando o PMDB naoposição não é verdadeira.Ao menos eu não penso as-sim”, destaca.

Em conversa com outroscolegas, Ademir diz que nãosentiu da bancada o interesseem aderir à oposição na As-sembleia Legislativa. “Esta-mos muito unidos no sentidode as decisões serem toma-das em conjunto. Então nãovejo esse sentimento por par-te da bancada”, menciona.

Conforme o deputado, abancada se reúne semanal-mente e nunca foi ventiladoqualquer questionamentoquanto a não apoiar mais o

governador. “Isso não foidiscutido em bancada, atéporque temos a união de to-dos os deputados”, salienta.

ENCONTRO COMGOVERNADOR

Ficou marcada para hoje(14) uma reunião entre BetoRicha e os líderes das banca-das governistas. Na pauta,deve ser discutido o assuntosobre a liberação de emendas.Na opinião de Ademir Bier,não deve haver dificuldadeneste sentido. “A demora nãoé nem uma questão financei-ra. As emendas foram pulve-rizadas e entende-se que ogoverno encontrou dificulda-de em operacionalizá-las. Eutenho mantido contato com aCasa Civil e tudo está perfei-tamente encaminhado. Aquestão é que houve um atra-so e cria-se este desconforto,mas eu vejo que tudo está bemencaminhado”, reforça.

Deputado estadual Ademir Bier: “Essa colocação de que o nãopagamento de emendas estaria colocando o PMDB na oposição

não é verdadeira. Ao menos eu não penso assim”

Sandro Nascimento/Alep

Page 6: 03-14-2012.pdf

APÓS REBELIÃO

Governo confirma troca de líderes do governoArlindo Chinaglia assume a liderança na Câmara e Eduardo Braga no Senado

O porta-voz da Presidên-cia, Thomas Traumann, con-firmou ontem (13) as trocasnas lideranças do governona Câmara e no Senado. Ocargo será exercido pelo de-putado Arlindo Chinaglia(PT-SP) na Câmara. Elesubstitui o colega CândidoVaccarezza (PT-SP).No Se-nado, o posto passa para osenador Eduardo Braga(PMDB-AM), que ocupa acadeira de Romero Jucá(PMDB-RR), que foi líderdos governos Lula e Fer-nando Henrique Cardoso.

O porta-voz afirmou quea presidente agradece o tra-balho dos dois no ano pas-sado e “espera continuarcontando com eles na basede apoio do governo”.

As trocas ocorreramapós uma rebelião na basealiada no Senado, na sema-na passada, quando os sena-dores rejeitaram o nome deBernardo Figueiredo paradiretor-geral da AgênciaNacional de Transportes Ter-restres (ANTT), indicaçãopessoal de Dilma. Oficial-mente, o Planalto argumen-ta que as mudanças são mo-tivadas por um sistema derodízio que a presidenta

quer implementar.Pesou também o fato de

Jucá ter desobedecido o Pla-nalto ao suspender aprova-ção de projeto que equipa-raria os salários de homense mulheres.

Na Câmara, Vaccarezzateve desgastes com a minis-tra Ideli Salvatti (RelaçõesInstitucionais) e também emvotações.

No Senado, a medida pro-vocou constrangimentos aovice-presidente Michel Te-mer, que recebeu reclamaçõesde correligionários, uma vezque Braga faz parte do cha-mado “grupo dos 8” doPMDB, formado por senado-res “independente” da sigla.

Na segunda-feira (12),em conversa com o senadorRenan Calheiros (PMDB-AL), líder do PMDB na Casa,Dilma determinou a trocana liderança.

Em visita ao Congressona manhã de ontem, a presi-denta evitou falar em crise,mas afirmou que o governotem uma equipe “conjunta ecoesa”.

Em outro momento, fri-sou que o PMDB faz partedo governo. “Permitam-mecitar alguns resultados da

redução da desigualdade derenda, que o nosso gover-no, não é, vice-presidenteTemer, tem muito orgulho”.

CÂMARAMais cedo, Vaccarezza

afirmou que deixou a lide-rança do governo sem res-sentimentos e que continua-rá sendo um soldado de Dil-ma. “Encaro isso sem res-sentimento, sem mágoas ecom naturalidade”, disse.

Para Vaccarezza, sua saí-da acontece por motivaçãopolítica, não por derrotaspessoais, já que, segundoele, o governo só “teve vitó-rias” na Câmara.

O petista admitiu, porém,não saber onde a presiden-ta “quer chegar” ao dizerque vai fazer um rodízionas lideranças. Segundo in-terlocutores, Dilma comu-nicou a decisão a ele namanhã de ontem.

O primeiro grave sinalde rebeldia da base foi dadona semana passada, quan-do Jucá teria orquestrado arejeição do nome de Ber-nardo Figueiredo para di-retor-geral da ANTT. Fi-gueiredo foi uma indicaçãopessoal de Dilma.

06 | O PRESENTE POLÍTICA QUARTA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2012

Dilma vai receber presidenteda Fifa na sexta-feira

A presidenta DilmaRousseff vai receber o pre-sidente da Federação Inter-nacional de Futebol (Fifa),Joseph Blatter, na sexta-fei-ra (16). A reunião deveráservir para um desagravoda entidade ao governobrasileiro depois das polê-micas declarações do secre-tário-geral, Jérôme Valcke,sobre o andamento das

obras para a Copa do Mun-do de 2014.

No começo de março,Valcke disse que o Brasilestava mais preocupado emganhar a Copa do que emorganizá-la. Disse ainda,usando uma expressão emfrancês, que as autoridadesbrasileiras precisavam de“um chute no traseiro” paraacelerar os preparativos para

o Mundial.A declaração foi segui-

da por uma série de cartas,pedidos de desculpas e aresposta do ministro do Es-porte, Aldo Rebelo, de queo Brasil não mais aceitariaValcke como interlocutorda Fifa para tratar de as-suntos da Copa de 2014. Aquestão ainda não está de-finida e deve ser um dosassuntos da reunião entreDilma e Blatter.

Na última sexta-feira(09), a Fifa anunciou o can-celamento da visita que Val-cke faria ao Brasil esta se-mana. A federação informouque a visita só ocorreria apósBlatter ser recebido por Dil-ma. A assessoria do Minis-tério do Esporte disse que avisita foi cancelada a pedi-do do ministro.

Pepe Vargas toma posse noDesenvolvimento AgrárioO novo ministro do Desen-

volvimento Agrário, Pepe Var-gas, indicado na última sexta-feira (09) para substituir AfonsoFlorence no comando da pasta,toma posse hoje (14), às 11h30,em cerimônia no Palácio do Pla-nalto. Natural de Nova Petrópo-lis (RS), o médico Gilberto JoséSpier Vargas, conhecido comoPepe Vargas, está em seu segun-do mandato na Câmara dosDeputados. Já foi vereador (1989-1992), deputado estadual (1995-1996) e duas vezes prefeito deCaxias do Sul (eleito em 1996 ereeleito em 2000).

Filiado ao PT desde 1981,Pepe Vargas iniciou a vida polí-tica no movimento estudantil,ao coordenar o núcleo de uni-versitários do partido em Caxi-as do Sul. Atuou também nos

sindicatos dos Trabalhadores daIndústria têxtil e dos Metalúrgi-cos de Caxias do Sul e dos Petro-químicos do Rio Grande do Sul.

Atualmente, preside a Fren-te Parlamentar Mista da Micro ePequena Empresa no Congres-so Nacional e é membro da Co-missão de Finanças e Tributa-ção. Pepe Vargas apresentouprojetos nas áreas de saúde,educação, agricultura familiare previdência.

A troca de ministros foi anun-ciada na noite de sexta-feira. Emnota, a presidenta Dilma Rous-seff agradeceu a participação deFlorence no governo e desejouboa sorte ao novo ministro. Omotivo da mudança no coman-do do Ministério do Desenvolvi-mento Agrário (MDA) não foidivulgado.

Governo quer sistemade compras pelo celular

O governo começou ontem(13) a debater a implantação deuma modalidade que permitapequenos pagamentos pormeio do telefone celular. O sis-tema, chamado internacional-mente de mobile payment (pa-gamento móvel) foi debatido emuma reunião entre o ministrodas Comunicações, Paulo Ber-nardo, e o presidente do BancoCentral, Alexandre Tombini.

Segundo Paulo Bernardo, oobjetivo é incluir mais pessoasno sistema bancário. “Na visãodo governo, este seria um gran-de instrumento de inclusão ban-cária. Queremos um modelo quesirva para possibilitar que emlocalidades onde não haja faci-lidades ou para famílias de ren-da mais baixa que não estãoincluídas no sistema bancário,que esse sistema sirva para fa-zer a inclusão”, explicou.

O novo modelo de compraspelo celular vai usar o mesmosistema do envio de mensagensde texto, o SMS. O débito pode-rá ser feito diretamente na con-ta bancária ou o consumidorfará o depósito de um valor naoperadora e poderá fazer com-pras de quantias pequenas nocomércio. Depois que o estabe-

lecimento fizer a operação ele-trônica da compra, o consumi-dor receberá uma mensagempelo celular para autorizar atransação mediante a confir-mação com uma senha.

O Banco Central irá estudarformas de garantir a segurançadesse tipo de operação e o Mi-nistério das Comunicações vaiavaliar os sistemas tecnológi-cos que serão utilizados. Aindanão está definido se as tarifasdo sistema serão arcadas pelosbancos ou pelas operadoras,mas a ideia é que o modelo te-nha custos baixos e tecnologiaacessível. Os comerciantes tam-bém terão que ter aparelhospara fazer a transação.

Técnicos do ministério e doBanco Central vão começar ase reunir nos próximos diaspara trabalhar em uma regula-mentação que permita esse tipode operação, que deverá seraprovada pelo Congresso Na-cional e autorizada pelo Con-selho Monetário Nacional(CMN) e pela Agência Nacio-nal de Telecomunicações(Anatel). A expectativa do mi-nistro é enviar a proposta paraavaliação dos parlamentaresainda este ano.

Page 7: 03-14-2012.pdf

O PRESENTE | 07QUARTA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2012 POLÍTICA

Ilario Hofstaetter

“Não volto atrás no meu posicionamento”Presidente do Legislativo deRondon reafirma ser contraaumento no número devereadores e revela que tempretensões futuras em comporchapa majoritária

Nos últimos dias, foi ressuscitada em Mare-chal Cândido Rondon a discussão sobreum eventual aumento no número de vere-

adores. Partidos políticos estariam pressionando osedis para que fosse suprimida a emenda à Lei Orgâ-nica Municipal que fixa em nove o número devereadores, que foi aprovada há seis meses, e novoprojeto fosse apresentado estabelecendo em 13 ascadeiras na Casa de Leis.

O presidente da Câmara de Vereadores, IlarioHofstaetter (Ila), comenta ser contra o aumento: “Nãovolto atrás no meu posicionamento, mesmo que ovoto seja contrário ao meu partido”, afirmou, ementrevista ao Jornal O Presente, ontem (13). O verea-dor-presidente também revela futuras pretensões emcompor chapa majoritária no município.

O Presente (OP): Existe a possibilidade do PoderLegislativo aumentar de nove para 13 o número devereadores em 2012?

Ilario Hofstaetter (IH): É claro que é algo que podeocorrer, mas, se depender do meu voto, com certeza não. Seexistir um vereador que queira apresentar o projeto paraaumentar o número de vereadores na Câmara, ele precisaráde mais duas assinaturas. De antemão já afirmo: o meu votoé contrário a qualquer movimentação. Mantenho a minhaposição de 2011, quando aprovamos por unanimidade aemenda que estabeleceu em nove vereadores. Não sei deonde e quem cogitou aumentar agora o número de vagas naCâmara, mas posso dizer que os partidos nunca deixaramde discutir este assunto. Quando o Legislativo aprovou amanutenção de nove vereadores, era uma vontade pessoalde cada parlamentar. A minha vontade pessoal eu fizatravés do meu voto, mesmo sendo contra o posicionamentodo meu partido. O PMDB até hoje acha que o melhor paraMarechal Rondon seria 13 vereadores. Mas reafirmo: nãovolto atrás no meu posicionamento, mesmo que o voto sejacontrário ao meu partido.

OP: Esta posição um tanto quanto ambíguaentre os vereadores e os partidos pode gerar umconflito de interesses que vai culminar em umprocesso judicial para definir o número de cadei-ras na Câmara?

IH: Eu acredito que não, porque a própria legislaçãodiz que quem define isso é a Câmara de Vereadores, porintermédio da Lei Orgânica Municipal. Mas claro que,amanhã ou depois, se algum vereador ou suplente acharque teria o direito das 13 vagas, ele pode ingressar naJustiça. Não sabemos que rumo vai tomar essa definição,mas pelos vereadores foi aprovada a emenda estabelecendoem nove as vagas e não se mexe mais nisso.

OP: Então, pela sua decisão, não tramita maisprojeto na Câmara para se discutir aumento no núme-ro de vereadores?

IH: De forma alguma. No que eu puder evitar e barraresta questão, como presidente, assim o farei.

OP: Com relação às eleições, o senhor tem sidocom frequência sondando como um dos pré-candida-tos a prefeito, apesar de que o seu partido - PMDB -já tem o nome escolhido (prefeito Moacir Froehlich).Existe a possibilidade de seu nome participar de umafutura composição na chapa majoritária?

IH: Eu estaria preparado para ser algo a mais doque vereador. Comentários nunca deixaram de exis-tir e as pessoas me falam que eu seria um bomcandidato. Mas é claro que eu respeito o meu partidoe hoje eu tenho o meu candidato, que é o prefeitoMoacir, que faz parte do PMDB.

OP: O principal parceiro do PMDB em MarechalRondon é o PP. Após recente reunião, a executiva dopartido pepista manifestou que, se necessário, estariapreparada para encabeçar chapa majoritária. O se-nhor acredita que há alguma dificuldade entre os doispartidos em manter a coligação?

IH: Acredito que não. O PMDB e o PP estão bemafinados na política. Existe uma eleição que está chegando,mas nós temos outro pleito daqui a quatro anos. Por issoque digo, quem quer alguma coisa, precisa mostrar quetem interesse e que tenho pretensão futura.

OP: Essa pretensão futura seria eventualmente sercandidato a prefeito?

IH: Isso é uma definição do partido, mas eu estoucolocando o meu nome à disposição do PMDB.

Presidente da Câmara de Vereadores, IlarioHofstaetter (Ila): “Eu estaria preparado para ser

algo a mais do que vereador”

Maria Cristina Kunzler

OP: Nesta eleição o senhor será candidato avereador?

IH: Com certeza, já coloquei o meu nome à dispo-sição do meu partido e, por isso, serei candidato avereador.

OP: Que tipo de coligação o senhor prega naproporcional: o PMDB sozinho na chapa ou coligadocom outros partidos?

IH: Esta é uma discussão que ainda não foi defini-da. O partido ainda está estudando e trabalhando emcima deste assunto, pois ainda é cedo para decisões.Todos os partidos do grupo político precisarão sereunir e, diante disso, deve ser decidido qual é omelhor rumo para todas as agremiações.

Page 8: 03-14-2012.pdf

08 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2012

PARQUE ECOLÓGICO

Lago levará até um mês para encherLocal deverá receber mais peixes coloridos visando aumentar a ornamentação

O principal local de lazerde famílias rondonenses nosfinais de semana e tambémum dos mais frequentadospara a prática de exercíciosfísicos, o Parque de LazerRodolfo Rieger, tem deixadomuitas pessoas apreensivascom a falta de água do lago.De acordo com o secretáriode Agricultura e Meio Ambi-ente, Urbano Mertz, a novaprevisão é de que o enchi-mento do reservatório possalevar até 30 dias para ser con-cluído. “O nível de água estásubindo cerca de cinco a setecentímetros por dia, uma vezque a água que verte das nas-centes está fraca, enquanto aárea a ser preenchida é muitogrande”, constata.

Segundo ele, o tempo ne-cessário para o enchimentodo lago também dependerádo volume de precipitações.“Se houver ocorrência de

chuvas, a água se concentrae aumenta o volume queestá entrando no lago pordia”, expõe.

Apesar de ser raso nas bei-radas, Mertz observa que oreservatório é relativamentefundo no centro. “Acreditoque são cerca de três metrosde profundidade”, expõe.

Conforme ele, o entornodo parque possui pelo menoscinco nascentes, sendo quetrês possuem brotação deágua mais intensa.

PEIXESA área total do espelho

d’água é estimada em 12 milmetros quadrados. Mesmotendo sido reduzida a áreacom água, o secretário acre-dita que ainda existe umaquantidade significativa depeixes. “Se estiver faltandoespécies, nós providencia-remos o repovoamento do

lago, assim que ele encher”,afirma Mertz.

Ele explana que, por oca-sião do vazamento de águado reservatório, uma quanti-dade considerável de peixesescapou, especialmente tilá-pias pequenas. “Neste casonão é problema, pois haviaum superpovoamento com aespécie”, ameniza.

Os peixes que ficaram, ex-plica o responsável pela pas-ta, estariam vivendo em umlocal com cerca de 1,5 metrode profundidade. “Como for-ma de ornamentação, preten-

demos colocar mais peixes queagradam a população e cha-mam a atenção das famílias,tais como carpas capim, colo-ridas”, revela.

PROBLEMAHá cerca de três semanas

abriu-se uma cratera no lago,nas proximidades do monge(caixa que controla o nível deágua no reservatório), ocasi-onando o vazamento. Con-forme Mertz, teriam sidoconstatadas várias falhas es-truturais que levaram ao des-moronamento de parte deuma das paredes do reserva-tório. “Como foram utiliza-das pedras na lateral do lagopara o preenchimento, haviainfiltração, pois a pedra não

vedava”, menciona. Alémdisso, segundo ele, os tubosde concreto utilizados apre-sentavam defeitos. “As ma-nilhas foram mal colocadas,algumas tinham rachaduras eentre elas havia uma distân-cia de quase dez centímetros,por onde também escapavaágua”, explica.

Após o vazamento, PoderPúblico providenciou o con-serto por meio da utilizaçãode terra e cerca de 16 metroscúbicos de concreto de altaresistência. “Agora o proble-ma foi resolvido. Compacta-mos com terra onde haviapedras para vedar o local e foiconcretada a parte superiordas manilhas, o que evitaránovos vazamentos”, garante.

Velocidade do enchimento do reservatório depende da ocorrência de chuvas e da produção de água das nascentes

A água concentrada no centro do lago abriga os peixes em uma profundidade estimada em 1,5 metroO vazamento de água deixou o parque com

aspecto de “tempos de estiagem”

Secretário deAgricultura e

Meio Ambiente,Urbano Mertz:

“Até a Páscoa olago deveráestar cheionovamente”

Fotos: Carina Ribeiro/OP

Page 9: 03-14-2012.pdf

O PRESENTE | 09QUARTA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2012 GERAL

ARTICULAÇÃO

Guaíra pode ganhar extensão universitáriaVinda de uma instituição federal ou estadual garantirá acesso gratuito ao Ensino Superior

Uma das grandes preocupaçõesda administração de Guaíra é garan-tir acesso ao Ensino Superior e aprofissionalização dos munícipes.Pensando nisso, a secretária de Edu-cação, Edilaine Villalba Ortiz Co-munello, se reuniu ontem (13), emCuritiba, com o secretário estadualda Ciência e Tecnologia, Alípio LealNeto. O encontro foi articulado pelodeputado estadual Douglas Fabrí-cio (PPS), a pedido do governo mu-nicipal e do secretário do PartidoPopular Socialista (PPS) de Guaíra,Víctor Chamorro Barbosa, que tam-bém participou das discussões.

De acordo com Barbosa, a boanotícia para os estudantes de Gua-íra é que em breve o municípiopode receber mais opções de cur-sos oferecidos pelas universida-des estaduais ou federais. “A reu-nião foi muito boa. Acho que con-seguimos mostrar que Guaíra pre-

cisa, tem demanda e realmentemerece a vinda de uma universi-dade pública. Creio que as chancessão boas. Agora vamos torcer”,declarou o secretário do PPS.

Durante a reunião, Edilaineexplicou que no município os jo-vens que hoje fazem cursos uni-versitários em faculdades federaise estaduais precisam percorrer di-ariamente longos trechos até cida-des maiores do Estado ou até oMato Grosso do Sul. “As únicasopções gratuitas são de cursos téc-nicos de ensino a distância. Quere-mos facilitar a vida dos nossosestudantes e ajudar no desenvol-vimento da cidade. Por isso, a nos-sa prioridade é oferecer mais op-ções de graduações, em áreas di-versificadas”, explana.

Segundo Leal Neto, o gover-no federal autorizou a instalaçãode sete novos institutos de Ciên-

cia e Tecnologia no Estado. “Ire-mos realizar ainda diversos estu-dos de viabilidade técnica, masGuaíra poderá ser contempladacom uma das sedes”, diz.

Outra possibilidade em estu-do é que a Universidade Estadualdo Oeste do Paraná (Unioeste),

instalada em Cascavel, ofereçacursos de extensão. Para debater aopção, o secretário agendou umareunião entre o prefeito ManoelKuba e o reitor da instituição,Paulo Sérgio Wolff.

O parlamentar Douglas Fabrí-cio disse que vai acompanhar as

discussões entre a prefeitura e aUnioeste. “Guaíra é uma das cida-des mais importantes do Paraná eestá localizada num ponto estraté-gico do Estado. Mas para que omunicípio se desenvolva, é preci-so oferecer aos jovens educaçãode qualidade”, discorreu.

Divulgação

O trecho da Rua Geni de SouzaBongiolo, entre a Rua Vânio Ghe-llere e Avenida Willy Barth, estáreaberto ao trânsito de veículosdesde segunda-feira (12) e seconstituiu numa ação de resta-belecimento da vontade da mai-oria dos vereadores da décimaprimeira legislatura, dos repre-sentantes dos bancos e de parteda população usuária dos servi-ços bancários da cidade.

Para reabrir aquela rua, o go-verno municipal, através da Secre-taria de Obras e Urbanismo, optoupor reorganizar o projeto, dotan-do a artéria de estacionamentopara veículos e motos, e viaturamilitar, implantando também si-

Trânsito é liberado no calçadão de São Miguel do Iguaçunalização vertical e horizontal notrecho de aproximadamente 85metros de extensão.

No novo espaço estão previs-tas 30 vagas para veículos e motos,sendo que deste total estão dispo-nibilizados nove lugares paramotocicletas. Também foramprevistas: uma vaga para veícu-los de portadores de necessida-des especiais e uma vaga exclusi-va da Polícia Militar.

O projeto tem ainda espaçopara contemplação e paisagismo,sendo que em futuro breve o pe-destre poderá desfrutar de sombrae bancos que seguirão o padrãodos já disponibilizados na revita-lização do centro da cidade.

HORÁRIOA Rua Geni Biongiolo estava

“fechada” ao trânsito de veícu-los desde 2007. Agora o governomunicipal estipulou dias da se-mana e horários para o seu fun-cionamento. De acordo com oestabelecido, entre segundas esextas-feiras, a rua estará libera-da ao trânsito de veículos no ho-rário das 06h30 às 19 horas. Aossábados o horário será entre06h30 e 13 horas.

A exceção fica para os domin-gos, feriados e dias em quem ha-verá programação especial domunicípio, nos quais aquele tre-cho ficará disponibilizado ao usodos pedestres.

O trafego de veículos é a primeira parte do plano do governoque prevê estacionamento e espaço de contemplação

Divulgação

A secretária deEducação, Edilaine

Comunello, e osecretário do PPSde Guaíra, Víctor

Chamorro Barbosa,participaram de

reunião, ontem (13),em Curitiba, com odeputado estadualDouglas Fabrício ecom o secretário

estadual da Ciênciae Tecnologia, Alípio

Leal Neto

Page 10: 03-14-2012.pdf

Água será um dos temas-chave do evento.Itaipu vai apresentar case do CAB

FÓRUM NA FRANÇA

Oitenta países já estãoconfirmados na Rio+20

A ministra do Meio Ambiente,Izabella Teixeira, anunciou, nasegunda-feira (12), durante o6º Fórum Mundial da Água, emMarselha, que 80 países já confir-maram presença na Rio+20, a Con-ferência das Nações Unidas sobreDesenvolvimento Sustentável queacontece em junho, no Rio de Ja-neiro. A água será um dos temas-chave do evento, que tem apoio daItaipu e foi foco da última ediçãodo Encontro Cultivando Água Boa.

O anúncio foi feito durante odebate “A Caminho da Rio+20”,do qual também participaram opresidente do Comitê Internacio-nal do Fórum, Benedito Braga, oprimeiro-ministro da Coreia,Hwang-sik Kim, o ministro fran-cês Jean Leonetti, o secretário exe-cutivo da Rio +20, Brice Lalonde, eo presidente do Conselho Mundi-al da Água, Loïc Fauchon.

Os participantes falaram sobreos preparativos para o evento emcada país e o que se espera da reu-nião. A ministra comentou o orgu-lho do Brasil em receber um even-to tão importante, do qual devemparticipar cerca de 50 mil pessoas.“O que queremos é construir pon-tes entre as diferentes nações quevão participar”, disse a ministra.“A Rio+20 é uma conferência polí-tica, mas o que esperamos dela sãoresultados práticos e ações. Preci-samos de ações, não de declara-ções, papéis, reuniões, de pessoasvindo de vários países só para con-versar. Precisamos colocar as idei-as em prática, porque as pessoasprecisam comer, beber água, vi-ver de forma sustentável nas cida-des em todas as partes do mundo”,completou.

CULTIVANDOÁGUA BOA

O diretor de Coordenação da

Itaipu, Nelton Friedrich, acompa-nhou o painel sobre a Rio+20 eelogiou o discurso da ministra. “Éexatamente disso que precisamos,de ações, de prática, de objetivospráticos. A Itaipu e a Eletrobrasterão um ‘Dia da Energia’ durantea Rio+20, e vamos apresentar assoluções do Cultivando Água Boadurante o evento. Queremos con-tribuir para o sucesso desse even-to global”, disse o diretor.

PAINEL DO BRASILLOTA FÓRUM

O auditório do Espaço Brasilno 6º Fórum Mundial da Água, emMarselha, na França, ficou lotadoontem (13) para o debate “Água eSustentabilidade Ambiental”,com representantes da Itaipu Bi-nacional, Secretaria do Meio Am-biente do Estado de São Paulo eConsórcio dos Rios Piracicaba,Capivari e Jundiaí (PCJ). O encon-tro é um dos 26 eventos que acon-tecem no Pavilhão Brasileiro aolongo da semana.

O comando da mesa ficou coma secretária de Meio Ambiente deSorocaba, Jussara Carvalho. O di-retor de Coordenação, Nelton Fri-edrich, que representa a Itaipu noFórum, apresentou o CultivandoÁgua Boa, enquanto Edson Giribo-ni falou em nome da Sabesp e JoséBernardo Denig, prefeito de Ati-baia e presidente da Agência Regu-ladora do Serviço de Saneamentodas Bacias dos Rios Piracicaba,Capivari e Jundiaí, elencou as açõesdo Consórcio. Prefeitos de cidadesbeneficiadas pelas ações participa-ram do bate-papo, relatando aopúblico suas experiências.

Para Friedrich, a ideia de rea-lizar um debate com ênfase emcidades de pequeno e médio portefoi muito positiva. “O velho mun-do está de olho na nossa forma de

construir a cultura da água. Temosmuitas ações inovadoras. As solu-ções nem sempre estão nos gran-des centros. Nós já somos referên-cia no que diz respeito a açõesparticipativas”, disse o diretor.

Quem falou em nome dosmunicípios da Bacia do Paraná 3que participam das ações do Cul-tivando Água Boa foi José CarlosSchiavinato, prefeito de Toledo.“As ações ambientais vêm aconte-cendo de uma forma que buscacompensar os enganos do passadoe alcançar o desenvolvimento detoda a região”, disse.

O prefeito elogiou o Cultivan-do Água Boa, explicando como oprograma, mais do que apenasinvestir nos municípios, mudou aforma de pensar das pessoas e aju-dou as comunidades a se organi-zarem com metodologia, para queas ações propostas tivessem suces-so. “O que se conseguiu foi umamudança de conceitos, que fez comque propriedades concordassemem abandonar processos prejudi-ciais às águas e ajudassem a man-ter a fertilidade das terras”, con-tou o prefeito.

Os prefeitos de Sorocaba eAtibaia também falaram sobreos benefícios que os programastrouxeram às cidades paulistas.Por fim, o público pode fazerperguntas sobre as ações e as im-pressões dos prefeitos e dos re-presentantes das empresas a res-peito do evento.

Francisco Carlos Lahóz, secre-tário executivo do Consórcio PCJ,elogiou o debate. “Foi uma grandeoportunidade de motivar as pesso-as, de valorizar o esforço do traba-lho integrado, do pensar na região.Acima de tudo, foi uma oportuni-dade de trocar experiências, e to-dos saem mais orgulhosos e entu-siasmados do que chegaram”.

10 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2012

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Roberto Requião (@requiaopmdb)Senador do PMDB

Senhor Bernardo Figueiredo, não sou caluniador, apenascostumo chamar ladrões pelo nome. Aliás, saudável e raraprática na República.

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Namorado de Crô pode não aparecer no final de Fina Estampa, diz

Aguinaldo Silva. migre.me/8gINi

Agência de Notícias (@AENoticias_PR)Estiagem afeta abastecimento de Santa Tereza do Oeste.

aen.pr.gov.br/modules/notici…

Valor Econômico (@valor_economico)Inadimplência do consumidor cai em fevereiro, mostra Serasa

Experian valor.com.br/u/2567828

Gazeta do Povo (@gazetadopovo)PR tem 2ª maior queda da produção industrial em janeiro

bi t . ly /wtdYqc

Estadão (@Estadao)Dilma vai se reunir com Fifa e Ronaldo assume comitê da Copa de

2014: migre.me/8gH9k

Papo Político PR (@papopoliticoPR)Alex Canziani, deputado federal e presidente do PTB no Paraná,

confirmou apoio da sigla ao prefeito Luciano Ducci.

Lizandro Jacóbsen (@L_Jacobsen)Meteorologista

O processo de “inversão térmica” tem contribuído para altaconcentração de poluentes nas primeiras horas do dia. “Sem chuva,atmosfera suja”.

João Arruda (@joao_arruda)Deputado federal do PMDB

Os deputados do PMDB na Assembleia estão insatisfeitos com ogoverno do C.Alberto e prometem se rebelar.

Por linhas tortas, os deputados estaduais do PMDB prometem ir paraoposição. Razões fisiológicas! Pelo menos estão sendo sinceros...

Revista Veja (@Veja)José Serra é favorito para vencer prévia do PSDB goo.gl/hfBj7

Satisfeito com troca de liderança, PMDB poupará Mantega goo.gl/UwyBQ

Blog Boca Maldita (@Boca_Maldita)Concessionária lucrou R$ 175 mi a mais, diz TCE - bit.ly/A4aTHZ

André Vargas (@andrevargas13)Deputado federal do PT

Ricardo Teixeira não é mais presidente da CBF, Jucá não é maislíder, Derosso não é mais presidente da Câmara de Curitiba, masSerra é candidato.

Diogo Portugal (@DiogoPortugal)Comediante

Não faz sentido o homem querer duas mulheres, está provado quehomens não conseguem fazer duas coisas ao mesmo tempo!

Manuela d’Ávila (@deputadamanuela)Deputada federal do PCdoB

Rose de Freitas, nossa vice-presidente da Câmara, tem coragemde dizer: se dependesse do processo natural dos partidos nãoteríamos Dilma presidente.

Cícero Cattani (@cicerocattani)Jornalista

Reina a paz. Beto Richa manda Almeida Cesar e Durval Amaral seentenderem http://bit.ly/A20zud

Alexandre Marchetti

O auditório doEspaço Brasil no 6º

Fórum Mundialda Água, emMarselha, naFrança, ficou

lotado ontem (13)para o debate

“Água eSustentabilidadeAmbiental”, com

representantes daItaipu, Secretariado Meio Ambiente

de São Paulo eConsórcio dos Rios

Piracicaba,Capivari e Jundiaí

Page 11: 03-14-2012.pdf

PARALISAÇÃO NA UNIOESTE

Divergência entre sindicatos gera dúvidasEnquanto Sinteoste confirma paralisação de professores, Adunioeste garante que docentes estarão em sala

O PRESENTE | 11QUARTA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2012 GERAL

Hoje (14), sindicatos mis-tos (Sinteoeste, Sinteemar,Sintespo, Sintesu e Assuel)que representam docentese técnicos das universida-des estaduais do Paraná(Unioeste, UEM, UEPG,Unicentro e UEL) estarãomobilizados para uma novaparalisação das atividadesnas instituições de EnsinoSuperior. O objetivo princi-pal é pressionar o Governodo Paraná para que retomeas negociações relativas aosPlanos de Cargos Carreirase Salários (PCCS) dos funci-onários das universidades.A preocupação maior é comrelação às reivindicaçõesdos técnicos, que não estãoem negociação desde o iní-cio de fevereiro. Já o diálo-go com os docentes foi reto-mado no último dia 07.

Em nota, o Sinteoeste (Sin-dicato dos Trabalhadores emEnsino Superior do Oeste doParaná - ligado à Unioeste),informa que, além da parali-sação dos trabalhos, prevê-se que “pelo menos 300 servi-dores, entre técnicos e do-centes, participem da mani-festação na Capital do Esta-do”, onde “os trabalhadoresde todas as universidades

farão uma passeata até o Pa-lácio do Iguaçu, seguida deuma assembleia unificada dacategoria”.

Conforme a professoraFrancis Mary Guimarães No-gueira, presidente do Sinteo-este, a paralisação de hojehavia sido definida no dia 02de março, sendo os últimosdetalhes acertados em assem-bleia na sexta-feira passada(09), envolvendo dirigentesdos sindicatos mistos dasuniversidades estaduais.

Na paralisação promovi-da pelos sindicatos mistos em16 de fevereiro, na Unioesteas atividades foram totalmen-te suspensas em Cascavel eFrancisco Beltrão e parcial-mente nos demais campi.

EM SALAEnquanto o Sinteoeste e

demais sindicatos mistos con-firmam a paralisação hoje, ossindicatos que representamsomente os professores dasuniversidades estaduais (Ses-duem, Sinduepg, Adunicen-tro e Adunioeste) tambémemitiram nota, na qual ga-rantem que irão manter asatividades normais. No do-cumento, estas entidades ex-plicam que “estão aguardan-

Arquivo/OP

do uma proposta de equipa-ração salarial a ser discutidano dia 20 de março, em as-sembleias docentes na UEM,UEL, Unioeste, Unicentro eUEPG”, e são enfáticas aofrisar que “antes desta datanão realizaremos nenhumaparalisação”.

Conforme Antônio Bosi,presidente da Adunioeste(entidade que representa osdocentes da Unioeste), es-tes sindicatos realizaramuma paralisação no último

dia 07, com manifestação emCuritiba. Na oportunidade,o governo estadual retomouas negociações com os do-centes e teria se comprome-tido a apresentar uma con-traproposta até o próximodia 17. Em razão disso, nãohaveria motivos para reali-zar uma nova paralisaçãoaté lá, já que a negociaçãoestá aberta.

Assim, Bosi reafirma quea orientação da Adunioeste éque hoje os professores de-

senvolvam normalmente suasatividades na Unioeste.

DCEDiante das informações

conflitantes, na Unioeste (enas demais universidades asituação deve ser semelhan-te), quem fica na dúvida sehaverá ou não aula hoje sãoos acadêmicos. Ontem, a re-portagem de O Presente ten-tou saber dos diretórios cen-trais dos estudantes (DCEs)dos cinco campi da Unioestequal o posicionamento delesneste caso. Contudo, apenasfoi possível manter contatocom Ana Claudia Coutinho,coordenadora do DCE deToledo. Segundo ela, oficial-mente o Sinteoeste não pro-curou o DCE do campus eassim não há nenhum envol-vimento da entidade estu-dantil na paralisação. Comrelação à orientação que oDCE está dando aos acadê-micos de Toledo, a coorde-nadora informou que estãosolicitando que os alunos con-versem com cada professorpara saber quem irá aderir ounão à paralisação. Segundoela, a mesma orientação deveestar sendo repassada pelosDCEs dos demais campi.

Escola de Arte Circense recebe materiaisAto realizado segunda-fei-

ra (12) marcou o repasse de ma-teriais para a Escola de ArteCircense de Marechal CândidoRondon. Tratam-se de equipa-mentos adquiridos com recur-sos obtidos pelo Provopar, noCafé Colonial de 2011, durantea Expo Rondon. Foram repas-sados perna de pau, diabolo,clavas, tatame, colchonetes, te-cido acrobático, monociclos, bo-las de vinil, colchão e materialde figurino, perfazendo um to-

tal global de R$ 12. 372,67.O projeto tem como mantene-

dores o Provopar e a Secretariade Assistência Social, sendo aSecretaria de Cultura a pastaexecutora. O objetivo é oferecerao público-alvo noções de artecircense, além de estimular opotencial criativo de cada par-ticipante e oportunizar ativi-dades atrativas ao tempo livreda criança e do adolescente,evitando que estejam em situa-ção de risco social e pessoal. As

aulas serão realizadas no par-que de exposições.

A presidente do Provopar esecretária de Assistência Soci-al, Maria Cleonice Froehlich,ressalta que será um importan-te projeto no município. “É umaalegria muito grande realizareste repasse. Queremos oportu-nizar a toda a comunidade aEscola de Arte Circense. Serámais um grande projeto paraMarechal Cândido Rondon”,destacou.

A oficina será realizada duasvezes por semana, nas segun-das-feiras no período matutinoe nas quartas-feiras no períodovespertino. Haverá dois instru-tores para melhor condução dostrabalhos. O número de crian-ças, adolescentes e jovens estásendo organizados conforme ademanda. Interessados em par-ticipar podem ir até o parque deexposições, na Escola Munici-pal de Artes, ou ligar para o tele-fone (45) 3254-3289. As aulaspoderão iniciar ainda neste mês.

Prefeita e vice de Santa Helenase encontram com governadorAs perspectivas de Santa

Helena voltar a contar comuma extensão da Universi-dade Estadual do Oeste doParaná (Unioeste) aumenta-ram depois do encontro deontem (13) da prefeita RitaMaria Schimidt e do viceEdimar Santin com o gover-nador Beto Richa, em audi-ência no Palácio Iguaçu, naCapital do Estado. O encon-tro foi mediado pela deputa-da Rose Litro e contou aindacom a participação do ex-prefeito e atual secretário deIndústria e Comércio, SilomSchimidt, e do vereador elíder do governo na Câmara,Aldemir Guerino.

Segundo o vice-prefeito,Richa prometeu para hoje (14)uma conversa definitiva como secretário de Ciência, Tec-nologia e Ensino Superior,

Alípio Santos Leal Neto, so-bre o assunto.

Após o retorno de Curiti-ba, hoje, Rita e Santin devemse pronunciar sobre o encon-tro com o governador.

HISTÓRICOPor vários anos a Unioes-

te funcionou como extensãoem Santa Helena, numa es-trutura construída com re-cursos próprios do municí-pio. A universidade já haviaaprovado a transformação daextensão em campus, mas ogovernador Roberto Requiãovetou a possibilidade, querenasceu durante a curta ges-tão de Orlando Pessuti. Oentão governador esteve nomunicípio garantindo o fei-to, o que acabou não aconte-cendo por questões orçamen-tárias e técnicas.

Registro da solenidade de repasse dos materiais para a Escola de ArteCircense, na presença de autoridades

Antônio Bosi,presidente daAdunioeste:

governo retomouas negociações

com os docentese teria se

comprometido aapresentar umacontraproposta

até o dia 17. Emrazão disso, nãohaveria motivos

para realizaruma nova

paralisação

Ademir Herrmann

Page 12: 03-14-2012.pdf

12 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2012

PATO BRAGADO

Equipes se preparam para a Festa do CupimCerca de 5,5 mil quilos de cupim serão assados no evento, que deve reunir em torno de 20 mil pessoas

Acontece no final de sema-na, sexta-feira (16), sábado (17) edomingo (18), a 24ª Festa doCupim de Pato Bragado. De acor-do com o coordenador geral doevento, Leomar Rohden (Mano),as equipes já estão se preparan-do, inclusive algumas preten-dem ampliar o pedido de cu-pins. “Nosso espaço está limita-do, mas mesmo assim trabalha-remos com cerca de 5,5 mil qui-los”, salienta.

Segundo ele, o maior númerode empresas participantes é deMarechal Cândido Rondon ePato Bragado, mas também ha-verá equipes da região, como deMercedes, Entre Rios do Oeste,Santa Helena, Toledo, Cascavel,entre outras localidades.

O coordenador mencionaque o evento cresce a cada ano,mesmo diante de certa limita-ção de espaço, que está sendoadministrada por meio do usode uma área do CTG, além deserem colocadas mais mesas.“Durante os três dias de festa,a intenção é reunir um públicode aproximadamente 20 milpessoas”, adianta.

Dentre os fatores que favore-cem o sucesso consecutivo dafesta, Mano acredita que estão adivulgação e a propaganda bocaa boca. “O empenho da admi-nistração, que realiza os inves-timentos, além da parceria eparticipação das empresas eequipes, também favorecem oêxito”, avalia.

Além das equipes que vãoampliar a quantidade de cu-pim que será assado, novasequipes participarão do tradi-cional almoço do domingo e doconcurso do cupim assado. “Acada ano buscamos uma maiorparticipação das pessoas e dasempresas, assim como tenta-mos melhorar a qualidade dafesta em todos os aspectos, sejaem segurança, conforto, aces-

ATRAÇÕESDurante o evento, haverá show com a dupla Thaeme e

Thiago, Banda Chama e DJ Bahia. “Contaremos com uma duplarenomada do estilo sertanejo universitário, o que deve atrairpúblico significativo”, prevê. Os ingressos para o show serãovendidos ao valor de R$ 20 antecipado e R$ 30 na portaria, sendoR$ 15 a unidade do ingresso para estudantes. Eles podem seradquiridos em Marechal Rondon na Farmaútil e no Pátio Camilo.

Também ocorrerá exposição da indústria e comércio. Nodomingo de manhã haverá a tomada de tempo e à tarde a primeiraetapa do Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra, além doshow com As Bah Gualadas (ex-grupo As Gurias).

sos e organização”, enfatiza opresidente da comissão orga-nizadora.

INTEGRAÇÃOA equipe da Laticínios Latco

participa há vários anos da pro-gramação da Festa do Cupim.Conforme o gerente da unidadede Pato Bragado, Célio Horst, oevento é uma oportunidade deintegração entre os colaborado-res e contato com o público, prin-cipalmente fornecedor. “Paranós, a Festa do Cupim é o prin-cipal evento de confraterniza-ção da empresa. Inclusive dei-xamos de nos reunir em outrasdatas, como no final de ano e no1º de maio, para nos unirmosnessa época do ano e já aprovei-tamos o prato tradicional do mu-nicípio”, revela.

Os funcionários e parcei-ros é que preparam o cupimpara o evento. Apesar de não

focar em especial o concursode assadores, a empresa já con-seguiu troféus de campeã em2005 e 2008. “Não participa-mos para disputar, mas para

fazer um cupim bom e atenderbem os convidados. A empre-sa está no município desde1985 e por isso consideramosmuito importante prestigiar oevento local, tendo em vista oque ele representa para PatoBragado”, enfatiza Horst.

A Gráfica Escala, de Mare-chal Cândido Rondon, tambémestá entre os pioneiros na par-ticipação do evento e não pre-tende deixar de se fazer pre-sente. A informação é do pro-prietário da empresa, HilárioKayser. Segundo ele, a festa jáfaz parte do calendário de ati-vidades e contribui para umaespécie de intercâmbio entre osparticipantes. “A participaçãoproporciona um entrosamentomaior entre funcionários, cli-entes e amigos”, afirma.

Quanto ao concurso, Kayserexpõe que o relacionamento en-tre as pessoas está acima da dis-puta de primeiro lugar. “Paranós, é um evento paralelo, porisso não nos preparamos espe-rando resultado no concurso deassadores, mas sim com ênfaseno atendimento aos convida-dos”, conclui.

RESTAURANTE DEVE SERVIR CERCA DE 800 PESSOASO pavilhão central do Parque de Eventos de

Pato Bragado, local onde acontecem os bailesdurante as três noites da Festa Nacional doCupim Assado, está sendo preparado para rece-ber também as pessoas que irão participar doalmoço, no restaurante que será instalado nolocal, no domingo (18). Como muitos nãoparticipam do concurso, no bosque, a opçãoprática e confortável é o restaurante.

De acordo com a secretária de AssistênciaSocial, Nilce Kist Scherer, o restaurante estápreparado para servir em torno de 800 almoços.Contará com decoração para a ocasião, tendo emvista que no local também serão acomodados os

convidados, entre eles deputados, prefeitos evereadores e outras autoridades, além dos de-gustadores do concurso.

A secretária menciona que o almoço seráservido pela diretoria e voluntários do Clube deIdosos Felicidade e que as fichas poderão seradquiridas no dia, nos caixas do local a R$ 20para adultos e R$ 10 crianças. “Também tere-mos copas no local, com garçons. Quem parti-cipar do almoço no restaurante terá ainda acomodidade de talheres e pratos que serão dispo-nibilizados no local e de uma variedade emsaladas, acompanhadas de arroz, cupim e chur-rasco, além de sobremesas”, comenta.

DISPUTAQuando o assunto é com-

petição surge a equipe SalãoAzteca e Granja Bezen. Con-forme Leonídio Kremer (Azte-ca), esta será a primeira vezque a equipe vai participar doevento em Pato Bragado. “Du-rante dois anos seguidos con-quistamos o primeiro lugar emoutros eventos gastronômicosdos quais participamos, porisso resolvemos participar demais este”, justifica.

O grupo se sagrou campeãodo cupim recheado no distri-to de Curvado e outro na Li-nha São Bernardo. “Isso nosmotivou a ampliar nossa par-ticipação em concursos”, as-segura Azteca.

Os ingredientes que irão com-por o tempero do cupim da equi-pe são guardados a sete chaves.“O tempero é um segredo quenão podemos revelar. Mas adi-anto que vamos caprichar, pro-curando fazer o melhor”, diz.

Em torno de 90 a 100 pesso-as terão oportunidade de pro-var aqueles que Azteca prome-te serem uns dos melhores cu-pins da festa.

Integrante daequipe Salão

Azteca eGranjaBezen,

LeonídioKremer

(Azteca): “Otempero é

um segredoque nãopodemos

revelar. Masadianto que

vamosprocurarfazer omelhor”

Carina Ribeiro/OP

Page 13: 03-14-2012.pdf

Torta de limãono copo

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]ÁRIES: Benefícios financei-ros associados a mudançasno trabalho e na carreira.Maior consciência de seustalentos e habilidades e de

como aplicá-las na prática. O momentofavorece as realizações.

TOURO: Sua imensa capa-cidade de materializar e decultivar com carinho o quedeseja está favorecida. Océu astrológico conspira

com os taurinos e suas atitudes gratas,generosas e conscientes.

GÊMEOS: Benefícios quepodem estar simbolizados emlições espirituais marcantes.Bênçãos que são fruto domerecimento, do empenho

anterior, da persistência e do afeto.

CÂNCER: Realizações queenvolvem amigos, grupos eempresas estão beneficiadas.Colheita de resultados do queplantou nos últimos meses.

Nos relacionamentos há mudanças.

LEÃO: Fase positiva para otrabalho e para revisão doque é realmente importanteem sua vida. Reconsidera-ção de atitudes, de pensa-

mentos e de valores pessoais caracte-riza o atual momento.

VIRGEM: Você terá a oportu-nidade de rever suas atitudese conduta. Isso será funda-mental. Carreira e finançaspedem um outro olhar. Rea-

valiações mais do que necessárias.

LIBRA: O momento atualfavorece rever seus pensa-mentos e atitudes, a fim deresolver as pendências. Émesmo hora de resolver o

que tem se repetido. Sabedoria paraimplantar novidades.

ESCORPIÃO: A energia as-trológica atual retrata mo-mento oportuno para asreal izações. Oportunida-des vinculadas aos relaci-

onamentos, onde podem se expandiros horizontes.

SAGITÁRIO: Trabalho, ta-lentos, recursos. O céupede conscient ização ematerialização. Momentointeressante para rever

suas atitudes na carreira e em seuspropósitos relevantes.

CAPRICÓRNIO: Revisão deconceitos e atitudes na vidaamorosa e na expressão dacriatividade. Importante nãoresistir às transformações.

Cautela não é sinônimo de medo oudefensividade.

AQUÁRIO: Questões emo-cionais e financeiras emfase de reestruturação, atéabril. Observe as situaçõesque se repetem em sua vida.

Volte a olhar tudo como se fosse aprimeira vez.

PEIXES: Belos aprendizadosque podem favorecer a rea-lização dos seus objetivos.Oportunidades de concreti-zação, vinculadas a conta-

tos com amigos e pessoas próximas.

Modo de preparo:Coloque em uma tigela o leite condensado, o creme de leite e o suco

de limão e reserve. Bata os biscoitos no liquidificador por três minutos, atémoer. No fundo de cada copo, coloque cerca de uma colher (chá) debiscoito moído. Cubra o biscoito com o creme de limão. Sirva a seguir.Pode colocar um suspiro depois de pronto em cima do creme.

100 g de creme de leite1/2 xícara (chá) de suco de limão

- Na minha casa tem um quadro de um cacho de uvas tão bempintado que os pássaros chegam a vir bicá-lo.

- Pois eu tenho um melhor, representa um cão tão perfeito queas autoridades me obrigaram a vaciná-lo.

FURTO DO CAVALONuma daquelas cidades modorrentas de faroestes, o sujeito

amarra o cavalo em frente ao saloon e vai tomar um drink, mas navolta descobre que o seu cavalo foi roubado. Curioso, ele saca orevólver e entra no bar atirando para o alto.

- Quem foi o desgraçado que roubou o meu cavalo?Silêncio.- Tudo bem! Eu vou tomar outro drink e se o meu cavalo não

estiver lá fora quando eu terminar, vou fazer aqui o mesmo que eufiz no Texas!

Pediu uma cerveja e tomou-a tranquilamente sob uma dúzia deolhares curiosos. Quando saiu, lá estava o cavalo dele, amarradi-nho no lugar.

Um outro sujeito que estava próximo resolveu arriscar:- Só por curiosidade, o que é que você fez no Texas?- Voltei a pé para casa!

Ingredientes:7 biscoitos de maizena1 caixa de leite condensado

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição da novela.

* QUARTA-FEIRA (14)

Verbena promete a Clara quefará uma festa quando Rodrigo vol-tar para casa. Melissa ouve a con-versa de Deolinda e Tereza sobre osobrinho e decide ir à casa da irmã.Fernando exige que Miriam desistade viajar para Belém. Beatriz tentaconvencer Gabriel de que Clara éuma criança especial. Fernando nãoacredita que Miriam vai viajar paraBelém sem o seu consentimento.Marlene avisa que a reunião de con-domínio será adiada e todos ficamchateados. Bruno implica com Jáqui.Miriam se entristece por Fernandonão aparecer no aeroporto.

AMOR ETERNODamiana e Valério se casam.

Maruschka é informada de que teráque fazer o exame de DNA. Camilarevela a Bernadete que já sabe so-bre sua gravidez. Maruschka con-vida Ana Girafa para jantar em suacasa. Amália avisa Claudia que Vi-cente fará uma nova cirurgia. Rena-to diz a Belezinha que ela foi esco-lhida para fazer o comercial. Dami-ana faz um pacto com Valério eRaimundinha para tirar todo o di-nheiro de Felizardo. Ricardo per-gunta a Camila se ela pensa emvoltar para ele. Grace Kelly faz aspazes com a mãe.

FINA ESTAMPATeodora se recusa a falar com

Griselda. Pereirinha se assustaao ver Tereza Cristina no escurodentro da mansão. Griselda afir-ma para Quinzé que ele precisalutar por Teodora se não quiserperdê-la. Amália conversa comRafael sobre sua viagem. Letíciamarca a data de seu casamentocom Juan Guilherme. Baltazar serecusa a fazer amor com Celeste.Crô flagra Baltazar olhando parasua janela. Pedro Jorge foge dacasa de Celina. Paulo chega cedoà casa de Esther para ajudá-lacom Victoria.

AQUELE BEIJO○

Cristal diz que alguém colocou aentrevista no computador da universi-dade para incriminá-la e nega ter fala-do com Juninho. Fabiano repreendeKiko por ter se atrasado para a grava-ção. Cristal confessa a Babi que en-trevistou Juninho. Filipe não acreditana mudança repentina de postura deDébora. Carmem promete a Helenaque vai cuidar de seus filhos como sefossem dela e lamenta não poder cui-dar do seu. Natália consegue que seuirmão use a cozinha do bar de Coxinhapara fazer seus pastéis. Filipe e Isabe-la se beijam. Guido vê Fabiano próximoa Laura e fica nervoso.

MALHAÇÃO

QUARTA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2012 VARIEDADES O PRESENTE | 13

SE ACHAAo chegar a uma festa, numa limusine branca, o boçal encontra

um amigo, cumprimenta-o e comenta para esnobar:

- Tô mal de carro, não estou?

Durante a festa, apresenta uma loira fenomenal para o amigo,como sendo sua namorada.

- Tô mal de mulher, não estou?

O amigo, já de saco cheio de tanta provocação, pergunta:

- E aquela sua irmã, a Isadora, que dava pra todo mundo, quefim levou?

- Ah! Ela converteu-se e entrou para um convento! - respondeo boçal sem se alterar. - Agora é esposa de Jesus Cristo. Estoumal de cunhado, não estou?

QUADROS REALISTASUm amigo conta para o outro:

Page 14: 03-14-2012.pdf

14 | O PRESENTE

LORENA KUNZLERQUARTA-FEIRA,

14 DE MARÇO DE [email protected]

Dia 14: Cláudio KrauseDia 14: Edinéia BrustolinDia 14: Ivo SteinerDia 14: Jhonatan KochhannDia 14: Lidiane Lucia SchitzDia 14: Mauri GischDia 14: Mauro BenvenhoDia 14: Pamela Aline KrampeDia 14: Vanderlei Cardoso

MESTRADO EMCIÊNCIAS SOCIAIS

O Programa de Pós-graduação stricto sensu emCiências Sociais, nível de Mestrado, oferecido no cam-pus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste doParaná (Unioeste) está com inscrições abertas, até o dia20, para seleção de alunos especiais para o primeirosemestre. O mestrado tem como área de concentraçãoFronteiras, Identidades e Políticas Públicas.

Oficina da Foto

Guislene

Sabka, que

estreou

idade nova

recentemente.

Parabéns

Prime Studios

Os noivos Gisellee Fabio Gundt,que trocaram o

famoso “sim” nodia 18 de

fevereiro, emcerimôniareligiosa

realizada naPrimeira Igreja

Batista, emMarechal

Cândido Rondon,e recepção noCafé Colonial

Page 15: 03-14-2012.pdf

O PRESENTE | 15QUARTA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2012 SOCIAL

HISTÓRIA DORUI BARBOSA:DISSERTAÇÃODE MESTRADO

A Biblioteca PastorGuilherme Lüdke, doColégio Luterano RuiBarbosa e da Faculda-de Luterana Rui Barbo-sa (Falurb), de Mare-chal Cândido Rondon,recebeu um exemplarimpresso da disserta-ção de mestrado defen-dida na UniversidadeEstadual de Maringá(UEM), por RodrigoPinto de Andrade, so-bre a história inicial dainstituição de ensino.Sob o título: “História eHistoriografia da Esco-la Luterana Concórdiade Marechal CândidoRondon (1955-1969)”,o pesquisador relataaspectos sobre a pri-meira instituição pri-vada de caráter confes-sional do município,com fotos, documentose dados históricos.

A equipe da Ótica Da Visão, empresa que no dia 10 de março completou dez anos de

atividades em Marechal Cândido Rondon

Divulgação

PASSAREDO LANÇACAMPANHA

A Passaredo Linhas Aéreas lançou, segunda-feira (12), em Cascavel, a ação de incentivo “Nasasas de um mini Cooper”. A campanha está ro-dando pelo Brasil desde fevereiro em todas aslocalidades em que a Passaredo opera e agorachega à mais nova cidade atendida pela compa-nhia, Cascavel. No próximo dia 25, ela inicia suasoperações neste município.

ENCONTRO REGIONALDE MULHERES

A Diretoria da Mulher da Coordenadoria das As-sociações Comerciais e Empresariais do Oeste do Pa-raná (Caciopar) realiza um encontro regional agenda-do para sábado (17), às 09 horas, no Casteletto, emMatelândia. A finalidade é aproximar empresárias eexecutivas a partir de um evento focado na troca deexperiências e na reflexão sobre os desafios e virtudesda mulher contemporânea.

DIA MUNDIAL DA SAÚDEDIA MUNDIAL DA SAÚDEDIA MUNDIAL DA SAÚDEDIA MUNDIAL DA SAÚDEDIA MUNDIAL DA SAÚDEEm 31 de março, comemora-se o Dia Mundial

da Saúde e Nutrição. No próximo dia 23 serãorealizados testes de colesterol e glicemia capilar,aferição da pressão arterial e orientação nutrici-onal com degustação de alimentos saudáveis naRua Sete de Setembro, esquina com a SantaCatarina. É uma iniciativa do Sesc MarechalCândido Rondon, em parceria com o convênioSempre Vida e a PróSaúde.

Divulgação

Aconteceu em Penha(SC), recentemente, a

entrega de 91ºCompanheiros Melvin

Jones ao presidente daFundação de LionsInternacional, Sid

Scruggs III e acompanheira Judy,

residentes nos EstadosUnidos. Aqui, o casal

acompanha ogovernador do Lions

Club Distrito LD1,rondonense LeocirLang, e a esposaLurdes, e o casal

presidente do LionsClub de Marechal

Cândido Rondon, Elói eAdelaide Pickler, alémdo ex-governador João

Péricles Goulart

Page 16: 03-14-2012.pdf

16 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2012

PESCA DA CORVINA

Inscrições podem ser feitas através de siteUma das inovações deste ano é a ampliação no número de prêmios,

o que dará maiores chances às equipes inscritasA Prefeitura de Marechal

Cândido Rondon, por intermé-dio da Secretaria de Indústria,Comércio e Turismo, está empe-nhada na realização da 15ª Pes-ca da Corvina. O evento estáprogramado para acontecer nosdias 24 e 25 de março, junto àpraia artificial de Porto Mendes.

Uma das inovações deste anodiz respeito à ampliação no nú-mero de prêmios, o que darámaiores chances às equipes ins-critas. Dentre os prêmios estão 1motor Yamaha 40HP 4 tempos,1 motor Yamaha F20HP 4 tem-pos, 1 motor Yamaha 25HP, 1motor Yamaha 15HP, 1 sonar, 1barco de alumínio de 6 metros,além de diversos brindes.

As inscrições podem ser fei-

tas pelo site www.mcr.pr.gov.brou diretamente na prefeitura,ao valor de R$ 250. No dia cus-tarão R$ 300.

O secretário de Indústria,Comércio e Turismo, Arlen Güt-tges, menciona que a expectati-va para o evento é bastante gran-de. “Estamos bastante anima-dos. Hoje vamos até Porto Men-des para conferir os últimos de-talhes e finalizar as últimas par-cerias. Estamos entusiasmadoscom as inscrições já realizadas ecom a procura por informaçõessobre o evento. Queremos convi-dar os pescadores de toda a re-gião para participarem da com-petição. A premiação mais umavez será um dos diferenciais doevento”, declarou.

400 alunos de Entre Rios são beneficiadoscom livros de ensino religioso

A Prefeitura de Entre Riosdo Oeste, por intermédio doDepartamento de Educaçãoe Cultura, realizou, na últimasemana, entrega de livros deensino religioso para os alu-nos da Escola Municipal Pre-sidente Médici. A diretorada pasta, Clarisse Schlin-dwein, afirma que o ensinoreligioso em Entre Rios pas-sou a contar com a adoção delivros desde 2010, contribu-indo, assim, com um grandeavanço na disciplina no quetange à sequência de conteú-dos, dando maior orientaçãoao professor, uma vez quenão há um livro didático na-cional aprovado pelo Minis-tério da Educação.

Segundo Clarisse, o inves-

timento na compra dos livrostem a finalidade de ampliar oacesso dos alunos ao conheci-

mento e melhorar a qualidadedas aulas, que atendem apro-ximadamente 400 crianças.

Divulgação

Abertas inscrições ao concursoMiss Nova Santa Rosa

A administração de NovaSanta Rosa, por intermédio daSecretaria de Educação, Cultu-ra e Esporte, abriu inscriçõespara as candidatas interessa-das no concurso de escolha damiss. Para participar é precisoresidir no município há maisde dois anos e ter idade míni-ma de 15 e máxima de 22 anos.A ficha de inscrição deverá serpreenchida junto à Secretariade Educação até sexta-feira

(16), com apresentação de do-cumentos pessoais e compro-vante de residência.

A 8ª edição do evento estáagendada para o dia 21 de abril,às 20h30, no pavilhão da Comu-nidade Católica. Na data, seráeleita a Miss Nova Santa Rosa,1ª Princesa e 2ª Princesa confor-me critérios de beleza, postura,desenvoltura, simpatia e elegân-cia. De acordo com a comissãoorganizadora, a Miss Simpatia

será escolhida por voto secretopelas próprias candidatas par-ticipantes do concurso.

A realização do desfile é co-memorativa aos 36 anos deemancipação político-admi-nistrativa de Nova Santa Rosa,festejada no dia 29 de abril.Além da escolha da Miss, ou-tros eventos serão promovidosno município, como Culto Fra-ternal, Jantar Típico Alemão -Eisbein e Café Colonial.

R$ 243,7 mil são investidos em recapeasfáltico na via de acesso ao Amarelão

A obra de recape asfáltico naAvenida General Canabarro, viade acesso ao Centro Municipalde Eventos Amarelão, em Mari-pá, teve início na última sema-na, sem custo para os moradoresdaquele trecho. A obra faz parteda primeira etapa de uma sériede ações da administração mu-nicipal, que busca a recupera-ção e melhoramento da malhaviária do município. Os traba-

lhos seguem no decorrer do mês.De acordo com o governo

local , o investimento deR$ 243.704,50 no recapeamentoasfáltico do trecho compreendeas duas visas da avenida - desdea esquina da Rua Ramiro Barce-los até o limite sul do perímetrourbano da cidade, na MR-103,estrada de acesso à PR-182.

O recurso para este recapeasfáltico foi destinado ao municí-

pio pelo governo federal, por meiode uma emenda parlamentar daentão senadora Gleisi Hoffmann,em atenção a um pedido da prefei-ta Jacira Quirino Alves. “Estamosfelizes com a liberação dessa ver-ba, porque isso demonstra que oesforço do gestor em procurar de-putados e senadores em Brasíliareverte em recursos que atendemàs demandas da comunidade”,salienta a prefeita.

Durante a entrega estiveram presentes o diretor da escola, Viro Lerner;a professora de ensino religioso, Rejane Anderle; a representante

do Departamento de Cultura, Joselaine Raber, e oscoordenadores João Alves e Adriane Eggers

Page 17: 03-14-2012.pdf

MAIS UMA VEZ

Falta de liderança adia votação do CódigoEncontro que definiria data da votação do novo Código Florestal foi cancelado por falta

da participação do novo líder do governo na CâmaraAs mudanças realizadas

pela presidenta Dilma Rous-seff nas lideranças do gover-no no Senado e na Câmarados Deputados provocaramconsequências no andamentode algumas atividades. A reu-nião de líderes partidáriosque estava marcada para on-tem (13), quando deveria serdefinida a data da votação donovo Código Florestal pelosdeputados, foi cancelada, emfunção da falta de participa-ção do novo líder do governona Casa. O nome do substitu-to de Cândido Vaccarezza(PT-SP), que deixou o cargona manhã de ontem, foi anun-ciado no final da tarde: será odeputado Arlindo Chinaglia(PT-SP), de acordo com por-ta-voz da Presidência, Tho-mas Traumann.

O presidente da Câmara,Marco Maia (PT-RS), se reú-ne, no entanto, em caráterinformal com os líderes An-tonio Carlos Magalhães Neto(DEM-BA) e Jilmar Tatto (PT-SP) para discutir a pauta devotações da semana.

POSSIBILIDADEO relator do novo Código

Florestal na Câmara, deputa-do Paulo Piau (PMDB-MG),considera remota a possibili-dade de a matéria, já aprova-da no Senado, ser levada aoPlenário da Casa ainda estasemana. “Há consenso doslíderes de partidos sobre anecessidade de fazer logo avotação, mas é mais provávelque isso só aconteça na próxi-ma semana”, diz.

Piau lembra que o decretoda presidenta Dilma Rousse-ff sobre o uso do meio ambi-ente, que já foi prorrogadocinco vezes, vence no dia 15de abril. Se o Código não forlogo aprovado, o deputadoteme que persista a intran-quilidade no meio rural, queele diz constatar nos municí-pios de sua base eleitoral. “Osprodutores iriam continuarrecebendo multas, autuações,interdições, e até mesmo sen-do presos, porque o uso daterra não está regulado”,aponta.

O deputado ressalta que,de sua parte, o trabalho estáfeito. O relatório inclui a al-ternativa aprovada pelo Se-nado de proteção de cursosd’água de até 10 metros de

O PRESENTE | 17QUARTA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2012 AGRONEGÓCIO

largura com a recomposiçãode uma faixa de 15 metros devegetação. Para rios maiores,a área teria entre 30 e 100metros para recomposição. Orelatório oferece a alternati-va de que essa faixa (até 100metros) seja regulamentadaa critério dos governos fede-ral e estaduais, segundo ele.

O relator destaca aindaque o novo Código não resol-verá a questão do zoneamen-to agrícola para grandes plan-tações, como as de soja e cana-de-açúcar. “Há no Brasil umadeficiência para o entendi-mento da necessidade de pro-duzir alimentos nas áreasmais próximas do consumo,que seria uma forma de con-ciliar custos elevados para aagricultura, como o do trans-porte”, diz.

Para ele, como as políticasambiental e agrícola não es-tão atreladas como deveri-am, o produtor prefere usarnovas áreas do que recuperaras antigas, porque fica maisbarato. De acordo com o de-putado, o texto levará tantoquem governa quanto quemestá na área urbana a refletirsobre a questão.

Comitiva do Canadá visitacondomínio do Ajuricaba

Comitiva de canadenses que visitou Marechal CândidoRondon na segunda-feira (12)

Divulgação

Comitiva de 38 agriculto-res e técnicos da provínciade Ontário, no Canadá, visi-tou, na segunda-feira (12), oCondomínio de Agroener-gia do Ajuricaba, em Mare-chal Cândido Rondon. Osvisitantes são pequenos emédios produtores de fru-tas, hortaliças, leite, grãos eflores, que estão fazendo umtour pelo Brasil, visitandoexperiências tecnológicas ebuscando um intercâmbio deconhecimento com técnicose produtores do país.

O grupo visitou inicialmen-te a propriedade de PedroRegelmeier e depois seguiuaté a Central Termoelétricade Produção de Energia. Asalternativas para geração euso de biogás, como fonte deenergia, renda e até a seca-gem de grãos chamou a aten-

ção do grupo de canadenses,diz o secretário municipal deAgricultura, Urbano Mertz.Segundo ele, a curiosidade e ainteração foram grande, pois,conforme ele, trata-se de umaexperiência única no Brasil ecertamente no mundo, com acanalização do gás produzidoem 33 propriedades até uma

central, onde é filtrado e ser-ve de combustível para ummotor que gera 100 KVA deenergia.

A comitiva foi recebida portécnicos da Itaipu e pelo se-cretário municipal de Agri-cultura, que destacou a im-portância deste turismo tec-nológico para a região.

Exportações avícolascresceram 3,1% no 1º bimestre

Levantamentos feitos pela UniãoBrasileira de Avicultura (Ubabef) indi-cam que as exportações brasileirasde carne de frango totalizaram 610,5mil toneladas nos dois primeiros me-ses de 2012, atingindo crescimento de3,1% em relação às 591,9 mil tonela-das registradas no mesmo período doano passado. A receita das exporta-ções de 2012 alcançou US$ 1,174bilhão, queda de 0,2% em relação aototal de 2011, com US$ 1,176 bilhão.

Já no mês de fevereiro, o volumedos embarques de carne de frangoregistrou queda de 5% em 2012, comtotal de 281,6 mil toneladas, frente às296,5 mil toneladas exportadas em2011. Também houve queda de recei-ta, de 8,2%, atingindo US$ 539,6 mi-lhões no segundo mês deste ano, con-tra US$ 588,1 milhões do ano passado.

De acordo com o presidente-exe-cutivo da Ubabef, Francisco Turra, asquedas em fevereiro decorrem pelaredução das compras de mercados,como o Japão, que está utilizando seusestoques do produto neste começo deano e havia importado volumes acimada média em fevereiro do ano passa-do. As importações japonesas regis-traram queda de 27,3%, na compara-

ção entre o segundo mês de 2012 e2011. “Este resultado sofreu, ainda,influência das exportações para o Irã,que desde agosto do ano passadoreduziu drasticamente suas comprascomo forma de proteger os produtoresinternos. Houve, também, queda nosembarques com destino ao Kuwait,indiretamente afetados por problemade certificação no Iraque, que é des-tino de parte destas exportações aoKuwait”, destaca.

O presidente-executivo da Uba-bef alertou, ainda, para o impacto ne-gativo que a instabilidade cambial jávinha causando ao setor. “O governofederal já adotou medidas, mas osexportadores ainda precisam de maisiniciativas que ofereçam segurançaaos negócios. As exportações vãoexigir, este ano, mais atenção por parteda equipe econômica. Dificuldades bu-rocráticas estão afetando o Reintegra(regime especial lançado pelo gover-no em dezembro de 2011 para desone-rar as exportações de resíduos deimpostos indiretos, como Cide, IOF, PISe Cofins). E em quatro anos jamais vi,por exemplo, tantos movimentos debarreiras protecionistas aos produtosbrasileiros”, arrematou Turra.

Seca poderá afetar até 3,9bilhões de pessoas em 2050

O planeta está perdendo águaem uma escala verdadeiramente co-lossal, segundo as Nações Unidas.Mais de 80% da água consumida nomundo não é coletada ou tratada.Esse e outros quadros igualmentepreocupantes serão apresentadosesta semana para 35 mil pessoas de180 países presentes do Fórum Mun-dial da Água, em Marselha, na Fran-ça, um encontro promovido a cadatrês anos. O evento começou se-gunda-feira (12).

A demanda por água deve cres-cer 55% nas próximas quatro déca-das, segundo outro estudo que tam-bém será divulgado no fórum. Patro-cinado pela Organização para a Co-operação e Desenvolvimento Eco-nômico (OCDE), o estudo sobre o“desafio da reforma” aponta a rápi-da urbanização, as mudanças cli-máticas e alterações na economiaglobal como as responsáveis pelaspressões crescentes sobre o supri-mento de água.

Nos próximos 40 anos, mais de40% da população mundial - ou seja,3,9 bilhões de pessoas - devem viverem áreas de rios sob grave “estres-se hídrico”. A ONU alerta que issopoderá ser sentido inclusive na Euro-pa, onde 44 milhões de pessoas se-riam afetadas até 2070.

Page 18: 03-14-2012.pdf

18 | O PRESENTE POLICIAL QUARTA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2012

SÃO MIGUEL DO IGUAÇU

Presos por extorsão são liberados pela JustiçaHomens teriam ido à casa da vítima com advogado, que não sabia da história da extorsão

Três pessoas, entre elas umadvogado de Medianeira, fo-ram encaminhadas na sexta-feira (09) para a Delegacia dePolícia Civil de São Miguel doIguaçu em razão de uma de-núncia de extorsão. De acor-do com informações obtidasontem (13) pela reportagemde O Presente, na tarde desexta-feira as três foram até acasa de um morador no distri-to de São Jorge, em São Mi-guel. O morador havia sidovítima de um assalto em feve-reiro passado, ocasião em quecinco elementos roubaram seuveículo Hilux. O veículo foiencontrado posteriormente,abandonado. Durante a in-vestigação acabou sendo pre-so, por ordem judicial, umdos suspeitos do roubo, iden-tificado pela vítima.

Na sexta-feira, o pai dopreso e um colega dele damesma comunidade foramaté a casa da vítima. Os doisteriam chamado o advogadocom o argumento de que avítima voltaria atrás na acu-sação contra o preso. O pro-curador foi ao local, segundoinvestigação, para saber o queocorria. “Durante a semana,o pai do rapaz preso já teriaentrado em contato com avítima querendo que ela reti-rasse a ‘queixa’. Junto com oamigo dele, teriam pedidoR$ 2 mil para a vítima. Nasexta-feira foram pessoalmen-te falar com a vítima e avisa-ram o advogado. Este, querepresentava o rapaz preso,foi informado que a vítimaqueria retirar a ‘queixa’ e sa-ber como deveria ser feito tal

procedimento. Era para oadvogado ir junto conversarcom a vítima para retirar a‘queixa’ contra o autor. Quan-do chegaram ao local, a víti-ma não estava. A mulher delaligou e disse que tinham trêspessoas querendo falar comela. A vítima então ligou paraa Polícia Militar, que foi aolocal e trouxe todos para adelegacia”, informou o agen-te. “Eles chamaram o advoga-do porque disseram que a ví-tima queria retirar a ‘queixa’.O advogado foi junto para verse era verdade e chegando láa conversa não era bem essa”,complementou o agente.

O advogado nem chegoua ser preso. Os outros doisforam presos, mas tiveram oflagrante relaxado ainda nofinal de semana.

Barco, caminhão, cigarro emercadorias são apreendidos

A Polícia Federal de Gua-íra apreendeu, em ações dis-tintas, um caminhão e umbarco carregados com cercade 7,7 mil pacotes de cigarroe mercadorias diversas. Oscigarros são avaliados emaproximadamente R$ 75 mil.O caminhão, um MB, foi apre-endido em Xambrê, no finalde semana. Ele estava car-regado com cerca de cincomil pacotes de cigarro, queseriam levados para Assis(SP). O motorista, que já haviasido preso em novembro pas-sado, ficou recolhido nova-mente. Ele é de Carapó (MS).

Já em Guaíra, no BairroSanta Paula, foram encontra-dos em um terreno diversosprodutos, como cobertores,eletrônicos e aparelhos de gi-

Barco encontrado abandonado

nástica, abandonados. Aindaem Guaíra, porém na regiãodo Porto Tigre, foi apreendidoum barco de alumínio carrega-

do com cerca de 2,7 mil paco-tes de cigarro. A embarcação,equipada com motor de 25HP,foi encontrada ao abandono.

Divulgação

FORA DA UTICristine Kempp

Estava internado ontem (13), na Casa de Saúde Bom Jesus, emToledo, fora da Unidade de Terapia Intensiva, Deivid Antônio daSilva, 41 anos. Ele foi vítima de acidente ocorrido na tarde de

sábado (10) com uma CG 150, que conduzia, e um trator Ford 6600.O acidente ocorreu no perímetro urbano da BR-163, em MarechalCândido Rondon, próximo à Faville. O motociclista bateu contra otrator e foi encaminhado para atendimento em Marechal Rondon,

sendo posteriormente levado para Toledo.

Casal de namoradas é liberado pela políciaAs moças, de 18 e 23 anos,

acusadas de extorsão, furto eestelionato, que haviam pres-tado declarações à Polícia Civilde Marechal Cândido Rondonna segunda-feira (12), foram li-beradas no mesmo dia. O enten-dimento foi de que elas não es-tavam em estado de flagrância.Diante disso, as meninas fo-ram indiciadas e respondem o

procedimento em liberdade.As meninas são acusadas

de colocar em prática um pla-no para tentar extorquir dinhei-ro da mãe da moça de 23 anos.Elas simularam terem sido se-questradas e a de 18 anos, dis-farçando a voz, teria ligadopara a vítima tentando conse-guir dinheiro com a ameaça deque a moça de 23 anos corria

S10 QUEIMADAPortal Rondon

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificou o condutor da S10envolvida em acidente no final de semana na BR-163, no trecho entre

Marechal Cândido Rondon e Novo Horizonte. Após o acidente, o veículopegou fogo. O condutor teria saído do veículo e embarcado em um

carro, sendo identificado posteriormente. Não foi possível obter ontem(13) informação se havia algo irregular com a S10, que ficou recolhida

com a PRF. O veículo teria placas de São José do Rio Preto (SP).

perigo. Fotos da moça de 23anos amarrada chegaram a sermandadas pela internet. Asmeninas ficaram em Toledodurante o andamento do falsosequestro. Na segunda-feiraelas retornaram para MarechalRondon e foram encontradaspela vítima dormindo. Logo,as meninas confessaram quetudo foi armação.

ASSALTO EM RONDONUm assalto ocorreu na madrugada de segunda-feira (12) na

Avenida Maripá, no centro de Marechal Cândido Rondon. Um rapazmoreno claro, de blusa escura, calça jeans, com capuz e arma de fogopraticou o crime. Ele se apoderou de certa quantia de dinheiro da vítimae fugiu, não sendo mais localizado.

SUSPEITO DE HOMICÍDIOO suspeito de ter matado Rosimar Gimenes Cordeiro, 22 anos, no

último dia 20 de fevereiro, em Santa Helena, foi preso no final desemana. O suspeito, de 23 anos, foi encontrado em São Miguel doIguaçu. A vítima foi morta com uma facada no pescoço.

Page 19: 03-14-2012.pdf

TERRA ROXA

Menor e maior teriam atirado em Vaninho“Quando a vítima estava entrando no carro, o maior deu um tiro que lhe acertou as costas, e no momento

que Vaninho olhou para trás, foi atingido no rosto com outro tiro”, descreve delegadaA delegada Vera Lucia

Tapié falou ontem (13) com areportagem de O Presentesobre o assassinato de Jove-nilton Gonçalves Nunes, oVaninho, de 30 anos. O crimeocorreu na noite de domingo(11) na Rua Goiás, na Comu-nidade São Sebastião. Deacordo com a policial, o crimefoi praticado por um adoles-cente de 15 anos e um maior.“Quando a vítima estava en-trando no carro (um Chevet-te), o maior deu um tiro quelhe acertou as costas, e nomomento que Vaninho olhoupara trás, foi atingido no ros-to com outro tiro. Depois, elecaiu e o menor efetuou outrostiros”, informou Vera.

Conforme investigação,um segundo maior teria leva-do Vaninho no local do cri-me, num banco, onde se reu-niram também os autores dostiros. No local teriam sidoconsumidas cerveja e maco-nha. “Eles teriam começado afalar da morte do Dengo (oLeandro Dias, 19 anos, ocor-rida no dia 24 de outubropassado no centro de TerraRoxa). Então, surgiu a histó-ria de que o maior (autor dotiro) acusava o Vaninho deter ajudado o Dudu (Eduar-do Barboza, que se apresen-tou à polícia e responde ohomicídio em liberdade) namorte do Dengo, o que nãotem nada a ver, pois o Vani-

O PRESENTE | 19QUARTA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2012 POLICIAL

nho estava trabalhando forada cidade quando o Dengofoi morto. Houve discussão equando Vaninho saía do localele foi atingido pelo tiro efe-tuado pelo maior”, contou adelegada.

Segundo a policial, a mor-te do Dengo teria aconteci-do porque ele com o menor(apontado na morte de Va-ninho) e um terceiro teriamroubado uma moto doDudu. Este, querendo amoto de volta, ia atrás doDengo. Em uma das idas,Vaninho estava junto, porémnão foi nesta ocasião que Den-go foi morto. Depois, Duduacabou matando Dengo nocentro da cidade.

Presos encerram greve defome em Marechal RondonA reportagem do Jornal O

Presente recebeu, no final datarde de ontem (13), a infor-mação de que os presos dacadeia da Delegacia de Polí-cia Civil de Marechal Cândi-do Rondon encerrariam agreve de fome. Alguns de-tentos estariam sem comerdesde domingo (11). O dele-gado Sérgio Luiz Alves con-firmou que um representanteda Defensoria Pública do Es-tado e da Ordem dos Advo-gados do Brasil esteve nadelegacia para tomar conhe-cimento da situação. Os pre-sos iniciaram a greve depoisque algumas regalias teriamsido cortadas pela polícia.

De acordo com o delega-do, tudo foi realizado dentrodo que permite a Lei de Exe-cuções Penais. Ele ainda dis-se que a polícia não pode dei-xar os presos se imporem,pois quem manda na cadeianão é o delegado nem os re-clusos, mas sim o Estado.

REVOLTAA revolta dos presos teria

começado na semana passa-da, quando eles queriam queum deles fosse mandado paraa ala do seguro, que já estavalotada. Diante da negativa,eles teriam tentado empurraro preso para fora do solário edito que quem manda na ca-

deia é o ... (o nome do presoestá sendo ocultado pela re-portagem). Após, foi iniciadoum tumulto, ação que foi con-trolada pela Polícia Militar.No final de semana, então, ospresos iniciaram o protesto. Acadeia de Marechal Rondontem em média 100 presos, sen-do que foi construída para 18.

RECLUSOS COMEÇAMA RECEBER MARMITAS

De outra parte, os presosde Marechal Rondon devemcomeçar a receber comida emmarmitas nesta semana. Osalimentos, a parir de então,não serão mais preparadosna cozinha da delegacia. Emalgumas delegacias da regiãoa marmita já está sendo usa-da na alimentação dos pre-

sos. Em Medianeira, porexemplo, desde segunda-fei-ra (12) os detentos comemem marmitas.

De acordo com a PolíciaCivil de Medianeira, a em-presa Verde-Mar, do grupoEldorado Refeições, que pos-sui uma sede em Cascavel,começou a fornecer marmi-tas para presos de cerca de 17cidades da região. “Com estainiciativa da Secretaria deJustiça, a qualidade de vidados detentos começa a me-lhorar. As refeições são acom-panhadas por nutricionistase até mesmo os funcionáriosas consomem. Em Medianei-ra são entregues diariamentecerca de 200 marmitas paraalmoço e janta”, informou odelegado Valmor Treib.

Divulgação

QUASE R$ 1 MILHÃOFrancielly Hirata/OP

Policiais rodoviários federais do posto de Quatro Pontes apreenderamontem (13) de madrugada uma carreta com cerca de 800 caixas de

cigarro. Segundo o chefe do policiamento do órgão na região, inspetorVictor Hugo, a apreensão ocorreu próximo ao trevo de Vila Ipiranga, em

Toledo. Policiais desconfiaram da carga do caminhão e efetuaram aabordagem. O motorista, do Mato Grosso do Sul, relatou que haviacarregado em Mundo Novo e ia para São Paulo. Pelo transporte elereceberia R$ 3 mil. O caminhão, de cavalo com placas de Tatuí (SP),

MBP-0062, e carreta com placas de Curitiba, AQJ-7867, foi apreendido.A carga foi avaliada em R$ 800 mil.

DESAPARECIDADivulgação

A adolescentePatrícia Kochen

Oliveira, 16 anos,de Santa Helena,

está desaparecidadesde segunda-

feira (12). A meninadeveria ter ido para

o colégio emToledo, onde

estuda, mas issonão ocorreu. Existesuspeita de que aadolescente possater ido para o Rio

de Janeiro seencontrar com umapessoa com quemconversava pela

internet.Informações sobrea jovem podem serdadas pelo telefone

(45) 8815-7495.

Marmita servida para os presos de Medianeira

JOVEM ESFAQUEADOUm jovem foi esfaqueado na madrugada de ontem (13),

numa residência na Curva do Ogregon, em Santa Helena.A mãe da vítima informou que o jovem estava em casaouvindo música quando alguém bateu à porta. Quando ojovem abriu, foi surpreendido por um conhecido que lhedesferiu golpes de faca no rosto e peito. A vítima não quisdar informações à polícia sobre o motivo do crime. Ela foiencaminhada para atendimento em Toledo. O suspeito seescondeu numa mata e não foi localizado.

Page 20: 03-14-2012.pdf

20 | O PRESENTE ESPORTES QUARTA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2012

COPA DE JIU-JITSU

Gracie Barra de Rondon e Toledo conquista o ouroAproximadamente 140 atletas disputaram medalhas nas categorias infantil,

infanto-juvenil, juvenil, adulto, master e absoluto

A equipe Gracie Barra de Ma-rechal Cândido Rondon e de Tole-do se consagrou campeã da 1ª CopaOeste de Jiu-Jitsu, realizada noúltimo domingo (11), em Mare-chal Rondon. Os lutadores da equi-pe conquistaram 35 medalhas, sen-do 13 para os rondonenses e 22para os toledanos.

A competição contou com oitoequipes de cidades da região e de

Equipe de Jiu-Jitsu de Marechal Cândido Rondon conquistoua primeira colocação na competição Rondonenses se destacaram nas lutas

Francielly Hirata/OP Divulgação

Maringá e Londrina. No total, apro-ximadamente 140 atletas disputa-ram medalhas nas categorias in-fantil, infanto-juvenil, juvenil,adulto, master e absoluto.

Os atletas de Rondon treinamcom o professor Cláudio Laurindodo Santos na academia FisioSportse com o professor Wesley Schu-bert, no Colégio Rui Barbosa. “ACopa Oeste superou as expectati-

vas, tanto pelo número de atletascomo pelo nível técnico. Da faixabranca a preta vimos excelenteslutas, tanto no masculino como nofeminino. Nossa região tem umgrande potencial no jiu-jitsu”, des-taca o professor Ueslei Stankovi-cz.

De acordo com o professorCláudio, esta foi a segunda com-petição sediada na cidade, e a in-tenção dos organizadores e atletasé que a partir desta, a Copa Oestede Jiu-Jitsu seja anual.

Segundo ele, os poucos pa-trocinadores e pequeno públiconeste evento, em contrapartidacom o desempenho dos compe-tidores da região, mostram aqualidade do jiu-jitsu regional ea necessidade de mais incentivo.“É um esporte que já está superdifundido no Brasil e no mundoe agora, aos poucos, começa ga-nhar espaço na nossa cidade tam-bém. Nossos atletas estão meda-lhando”, completa.

O evento teve apoio das secre-tarias de Esporte e de Saúde, Uni-oeste, Rui Barbosa, InfoStern, To-lenutri, Redelux, site Desconto éBom, Clínica Betel, Marçal Eletro-domésticos, Genésio’s Bike, BabyTur, Polícia Militar, Corpo de Bom-beiros e da imprensa regional.

REGIONAL DE FUTSALDivulgação

Mais um jogo ocorre hoje (14) pela semifinal do Regional de Futsalde Toledo. Às 20 horas jogam, em Nova Santa Rosa, o time dacasa, a Coatol/Água Itaipu/Sicredi/Nova Santa Rosa, contra a

Prefeitura de Guaíra/Elite Informática (foto).

PARCERIA RENOVADADivulgação

A parceria entre a Associação Atlética Horizonte (AAH) e a Secretariade Esportes de Marechal Cândido Rondon para que o ginásio de

esportes da associação possa ser usada pelo município foi renovadapor mais um ano. No ginásio são realizados treinos de vôlei comatletas do município. A renovação da parceria ocorreu na últimasemana, com a presença de Valdair Schons e Ari Führ, da AAH, e

Roberto Braatz, secretário de Esportes, e Renato Rohsler, chefe deDesportos e Rendimentos do município.

Page 21: 03-14-2012.pdf

O PRESENTE | 21QUARTA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2012

Nos últimos anos, temos vistoos aparelhos celulares se tor-narem verdadeiras máquinasde processamento multitare-

fa, capazes de realizar as mais variadasatividades úteis ao nosso dia-a-dia. Comcomponentes cada vez mais modernos eprogramas bem desenvolvidos, eles vêmtomando o lugar de inúmeros outros ele-trônicos e, possivelmente num futuro pró-ximo, de outras ferramentas essenciais,como nossos cartões bancários e até mesmodinheiro. Sim, isso mesmo, os celularespodem se transformar em verdadeiros ter-minais financeiros portáteis.

A utilização do celular como opção deescolha de pagamento se deve pela presençada tecnologia NFC - Near Field Communica-tion - ou, em tradução livre, Comunicação deCampo Próximo, o qual é capaz de se comu-nicar instantaneamente com outros termi-nais NFC de maneira segura e prática.

O uso dessa tecnologia funciona de ma-neira que os usuários insiram seus dadosfinanceiros no celular, seja ele do cartão decrédito ou da conta bancária, e que, próximoa um terminal de pagamento NFC apenasaproxime seu aparelho e o mesmo conclua atransação junto à máquina. Desta maneira, o

consumidor nãoprecisaria sacar seuscartões e digitar se-nhas toda vez que forefetuar uma compraou pagamento dealgum serviço.Sua aplicaçãofacilita a vidade quem utilizaserviços detransporte e com-pras no comércio.

Como essa é uma tecnologia recente, ain-da poucos terminais são encontrados emtodo o mundo. Porém, onde já existe essaferramenta, os usuários têm se mostradomuito contentes e satisfeitos, pois ganhamagilidade e mais segurança na hora do paga-mento. Fabricantes de celulares já estão inse-rindo o chip capaz de realizar esta atividadeem seus aparelhos mais avançados, para quenum futuro próximo estejam aptos para uso.Da mesma forma, a expansão de terminaisde pagamento tem crescido por todo o mun-do e em breve deve estar presente em diver-sos países.

O comércio móvel ainda é muito peque-no, no entanto, pesquisas revelam que este é

o segmento que mais tem crescido nosúltimos meses, e deve se consolidar nospróximos anos. Estima-se que, até 2015, opagamento móvel deva movimentar cer-ca de US$ 74 bilhões. Da mesma forma, ouso cada vez mais intensivo do celularcomo ferramenta de compra, seja ela on-line ou presencial, o tornará uma ferra-

menta mais segura e importante para osconsumidores.Como toda nova tecnologia, o seu suces-

so depende da aceitação de um grande nú-mero de usuários e do incentivo dos fabri-cantes e operadoras. Mas, vale lembrar quegrandes empresas como a Google e entida-des financeiras já praticam e planejam o usoda tecnologia móvel como essencial para ofuturo. Espera-se que nos próximos meses,novas grandes empresas iniciem suas expe-riências com NFC e consolidem essa novamodalidade de pagamento e transação, aqual tem muito a colaborar com os usuários,comerciantes e prestadoras de serviço.

DROPBOX: ÓTIMA SOLUÇÃO DE SERVIÇODE ARMAZENAMENTO EM NUVEM

Considerado uma tendência para os próxi-mos anos e quem sabe num futuro mais dis-tante com novas utilidades, o armazenamentoem nuvem começa a aparecer em novos servi-ços pela internet. Ainda pouco difundido dentreusuários domésticos, este promete facilitar odia-a-dia das pessoas, armazenando e dispo-nibilizando arquivos pessoais e públicos emum servidor remoto, “na nuvem”, com acessode qualquer computador, tudo com sua devidasegurança.

Com base neste serviço, o Dropbox é umaalternativa muito simples e eficaz para quembusca conhecer e iniciar um serviço de arma-zenamento em nuvem. Ele possui aplicativos

para diversas plataformas e permite ao usu-ário a criação de um backup dos seus arqui-vos mais importantes, na internet.

Uma vez armazenado, o usuário pode,através de qualquer computador ou disposi-tivo móvel, acessar sua conta, apresentandoseu login e senha, tendo disponível todosseus arquivos salvos. É uma ótima soluçãopara aqueles que querem garantir uma cópiade segurança ou então ter mobilidade e pra-ticidade com a transferência de arquivos en-tre dispositivos.

O serviço é gratuito para armazenamentode até 2GB, com opções de compra paramaiores espaços.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

APPLE LANÇANOVO IPAD

A Apple lançou, no último dia 07, seunovo tablet, chamado de Novo iPad. Se-melhante aos seus antecessores na parteexterna, internamente passou por diver-sas melhorias, as quais o colocam comoum dos mais avançados tablets.

Dentre as principais mudanças está onovo processador A5X Dual-Core, comquatro unidades de processamento gráfi-co, nova tela retina com muito mais qua-lidade de imagem, chegando a 264 pixelspor polegada, nova câmera de 5 megapi-xels e suporte à rede 4G.

O novo aparelho estará disponível emalguns países a partir desta sexta-feira(16), sem data prevista para o lançamentono Brasil. Seus preços permanecerão osmesmos da versão anterior.

Page 22: 03-14-2012.pdf

22 | O PRESENTE ESPORTES QUARTA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2012

SÓ DEPENDE DELE

Fla abre as portas para Adriano voltarSegundo o vice-presidente de relações externas, Walter Oaquim,

o retorno depende apenas do desejo do ImperadorNo que depender da vontade

da diretoria do Flamengo, Adri-ano já é jogador do rubro-negro.Segundo o vice-presidente derelações externas, Walter Oa-quim, o retorno depende apenasdo desejo do Imperador. O diri-gente afirmou que as portas daGávea estão completamenteabertas para a chegada do ata-cante, que teria à disposição todaa estrutura do clube para a suarecuperação.

“As portas do Flamengo es-tão abertas para o Adriano. Sódepende dele vir para o nossoclube. Por tudo o que ele já fez erepresenta, não podemos viraras costas para um filho. Vamosdisponibilizar tudo o que eleprecisar: fisioterapeuta, médico,preparador físico e psicólogo”,afirmou Oaquim.

O vice de relações externasexplicou ainda a forma como oclube pretende se organizar parareceber o Imperador. “Não va-

mos falar em nada de contratoneste primeiro momento. A nos-sa preocupação é recuperar ohomem Adriano. Ele pode che-gar, se recuperar e mostrar tam-bém que deseja atuar. Feito isso,aí sim, vamos sentar para estu-dar como firmaremos um com-promisso com o atleta”, expli-cou o dirigente.

AVAL DE JOELSANTANA

Responsável por conduzir oprocesso do possível retorno deAdriano, o vice-presidente de re-lações externas chegou o CT Ni-nho do Urubu, na zona oeste dacidade, no final da tarde de on-tem (13) para informar ao técnicoJoel Santana a postura rubro-ne-gra no caso. Acompanhado dovice de futebol, Paulo César Cou-tinho, Oaquim buscava o aval dotreinador para agilizar a chega-da do Imperador. “Antes de maisnada, precisamos explicar as coi-

sas ao Joel e ver se ele tambémdeseja ver o jogador aqui. Emoutra oportunidade, queríamosfazer o mesmo, mas o Luxembur-go não queria o Adriano no gru-po dele. Pelo o que conheço dele(Joel Santana), tenho certeza quevai receber bem a idéia”, disse.

Antes de se encontrar comos representantes da diretoria,Joel não quis comentar o caso efugiu do assunto. Ainda assim,mostrou que não deve apresen-tar nenhuma restrição ao proje-to do clube de recuperar um deseus grandes ídolos da históriarecente. “Vou esperar o contatodo meu vice-presidente para mepronunciar sobre o caso, masadianto que gostaria muito dever o Adriano recuperado parao futebol. Nós, que gostamosdesse esporte, merecemos umjogador desse de volta ao conví-vio. É artilheiro, diferenciado,precisa estar em campo”, opi-nou o treinador

Corinthians volta à briga por TevezSem Adriano, o Corin-

thians poderia voltar à dis-puta para ter Carlos Tevez.Segundo publicou ontem(13) o diário inglês DailyMail, o clube está conside-rando uma nova oferta peloatacante do Manchester Citydepois de ter anunciado arescisão do contrato do jo-gador brasileiro.

Para embasar a informa-ção, o site do veículo trazdeclarações do diretor defutebol do Corinthians, Ro-berto de Andrade. Este afir-ma que os dirigentes da enti-dade “se sentarão para con-versar” e “sem dúvida, irãoatrás de outro jogador dequalidade”. Ele aponta aindaque os fãs “podem descansartendo certeza de que o time”

será fortalecido.Embora Andrade em ne-

nhum momento cite o nomede Tevez, o diário aponta quea possibilidade de “reviver aoferta” pelo argentino foi “re-gularmente discutida” no clu-be. A opção mais viável paraos paulistas seria um emprés-timo até o fim de julho, po-rém a ideia não agrada aoManchester City, que já recu-sou negociações do tipo comoutras equipes.

Ainda na gestão de AndrésSánchez, o Corinthians oficiali-zou uma proposta de R$ 90milhões em julho de 2011 paratirar o atacante do City. Nãohouve acordo, porém, quantoà forma de pagamento até ofim da janela de transferênciasdo verão europeu.

LITÍGIOTevez entrou em litígio

com o técnico do time azul deManchester, Roberto Manci-ni, que acusou o atleta de terse recusado a entrar em cam-po em 27 de setembro, du-rante o segundo tempo dapartida contra o Bayern deMunique, na Alemanha, pelafase de grupos da Liga dosCampeões da Europa.

Por causa disso, o argenti-no foi afastado dos treina-mentos com a equipe princi-pal. Recentemente, contudo,ele pediu desculpas e vemparticipando de jogos com otime reserva do City. Segun-do a imprensa inglesa, o ata-cante poderia voltar a atuarpelo Campeonato Inglês con-tra o Chelsea, em 19 de março.

Ainda de acordo com oDaily Mail, o Corinthians tam-bém se entusiasma com a pos-sibilidade de repatriar Nil-mar, que teve uma passagempelo Parque São Jorge entre2005 e 2007. O jogador dei-xou de ser relacionado paraos compromissos do Villar-real em janeiro, enquantonegociava com o São Paulo,mas voltou a defender o timeespanhol normalmente apósa transferência não dar certo.

Palmeiras manifesta intençãode adquirir direitos de Henrique

O Palmeiras ainda nãoabriu negociação para tentarmanter o zagueiro rondonen-se Henrique no elenco alvi-verde no segundo semestre.Com empréstimo apenas atéjunho, o defensor deve serprocurado pelo clube no fimdo contrato para debater ofuturo. “Ele está indo muitobem e cresceu com a equi-pe”, afirmou o vice-presiden-te de futebol palmeirense,Roberto Frizzo, que admitiua possibilidade de tentar ad-quirir os direitos do joga-dor. “O ideal é que ele conti-nue com a gente”.

Na semana passada, Hen-rique explicou que estava sempressa para resolver seu fu-turo e que via o Palmeiras nomesmo ritmo. O empresáriodo jogador, Marcos Malaqui-

as, explicou que tentou seacertar com o Palmeiras emjaneiro, mas não sentiu inte-resse do clube.

Titular absoluto da equi-pe do técnico Luiz FelipeScolari, Henrique tem con-trato no Barcelona, mas di-ficilmente terá oportunida-de na agremiação catalã,que sempre o emprestou aoutros clubes.

No início do ano, o Grê-mio manifestou o desejo decontratar o jogador, mas nãoconseguiu tirá-lo do Palmei-ras, já que o empréstimo estáem vigor. Além de Henrique,o elenco alviverde tem ou-tros cinco zagueiros: Lean-dro Amaro, Maurício Ramos,Thiago Heleno, o paraguaioAdalberto Román e o garotoWellington.

Com empréstimo até junho, Palmeiras tentarácontratar zagueiro Henrique em definitivo

Ricardo Matsukawa/Terra

Page 23: 03-14-2012.pdf

Edição 3300 - O PRESENTE | 23QUARTA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2012 EDITAIS

Temperatura: 34º/19º Temperatura: 33º/18º Temperatura: 34º/18º Temperatura: 34º/21º Temperatura: 33º/21ºTemperatura: 34º/19º

Page 24: 03-14-2012.pdf

24 | O PRESENTE - Edição 3300 EDITAIS QUARTA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2012

Page 25: 03-14-2012.pdf

Edição 3300 - O PRESENTE | 25QUARTA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2012 EDITAIS

Page 26: 03-14-2012.pdf

Classificados na internet: www.opresente.com.br26 | O PRESENTE QUARTA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2012

APARTAMENTO, vendo, 146 m²,suíte c/ closet, semi-mobiliado, noEd. Porto Britânia, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-3144 ou 9965-0030com Toninha Imóveis. Creci 9.384.

APARTAMENTO, vendo, 146.70m², 1 suíte + 2 quartos, bwc, sala,cozinha planejada 18 m², lavande-ria, dispensa, cortinas, jogo de jan-tar, 2 ares-condi., no centro, valora combinar. Tr. (45) 3254-3144 ou9965-0030 com Toninha Imóveis.Creci 9.384.

APARTAMENTO, vendo, 54.26m², c/ 3 quartos, bwc, sala, cozi-nha, no Residencial Tancredo Ne-ves, bloco 04, R$ 90.000,00. Tr.(45) 9921-9844 ou 3254-4814 comLocaliza Negócios Imobiliários.Creci J 4743.

APARTAMENTO, vendo, c/ 1 su-íte, 3 quartos, garagem p/ 3 car-ros, no Ed. Di Cavalcante, na R.Men de Sá esq. c/ Ceará, R$200.000,00. Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

ÁREA DE TERRA , vendo,24.000 m², próximo ao frigoríficode aves, frente p/ o asfalto, valora combinar. Tr. (45) 3254-3144 ou9965-0030 com Toninha Imóveis.Creci 9.384.

CASA, vende-se, 135 m², nova,c/ 2 quartos, 1 suíte, sala, cozi-nha, bwc, garagem, despensa,área de serviço, na R. Cabral, Lot.Neitzke, R$ 225.000,00, pode serfinanciada. Tr. (45) 3254-5000 comCerto Imóveis. Creci J-4248.

CASA, vende-se, 180 m², usa-da, c/ 3 quartos, 2 salas, cozinha,edícula, bwc, garagem, área deserviço, na R. Dom Pedro I, Jd.Alegre II, R$ 218.000,00, pode serfinanciada. Tr. (45) 3254-5000 comCerto Imóveis. Creci J-4248.

CASA, vende-se, 67.43 m²,nova, conjugada, c/ 2 quartos,sala, cozinha, bwc, garagem, R.Américo Vespúcio, no Lot. MonteCarlo, R$ 90.000,00, pode ser fi-nanciada, aceito veículo. Tr. (45)3254-5000 com Certo Imóveis.Creci J-4248.

CASA, vendo, 100 m², alvena-ria, c/ 2 quartos, 1 suíte, edíula p/área de festas, boa localização,R$ 170.000,00. Tr. (45) 3254-1345.

CASA, vendo, 100 m², alvena-ria, terreno 637 m², de esquina, naAv. João XXIII, próximo à Igrejade Deus, em Mercedes, R$180.000,00. Tr. (45) 8832-0540.

CASA, vendo, 110 m², c/ laje,suíte, terreno de esquina 300 m²,próximo ao centro de MCR, R$135.000,00. Tr. (45) 9921-9844 ou3254-4814 com Localiza Negóci-os Imobiliários. Creci J 4743.

CASA, vendo, 126 m², alvena-ria, c/ laje, terreno 364 m², na Rua12 de Outubro, Lot. Hélio Winter,próximo ao Sesc, R$ 160.000,00.Tr. (45) 9921-9844 ou 3254-4814com Localiza Negócios Imobiliári-os. Creci J 4743.

CASA, vendo, 135 m², alvena-ria, c/ 3 quartos, sala, cozinha, la-vand., 2 bwc, garagem, terreno 500m², na Rua 12 de Outubro, nº 295,300 m do Banco do Brasil, valor acombinar, pode ser financiada. Tr.(45) 3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imóveis. Cre-ci 17.145.

CASA, vendo, 150 m², toda comlaje, suíte + 2 quartos, 2 bwc, sala,copa, cozinha, garagem p/ 2 car-ros, churrasq., lavand., toda mu-rada, terreno 420 m², c/ portão ele-tr., R$ 160.000,00. Tr. (45) 3254-3144 ou 9965-0030 com ToninhaImóveis. Creci 9.384.

CASA, vendo, 157 m², com for-ro de madeira, 3 quartos, 2 bwc,sala, cozinha, garagem, área defesta, terreno 14x49, murada, Rua12 de Outubro, nº 2565, no Lot.Rainha, R$ 120.000,00, pode serfinanciada. Tr. (45) 3284-1048 ou9962-0082 com Antonio Corretorde Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 200 m², alvena-ria, c/ 2 quartos, 1 suíte, demaisdepend., na R. Cabral, centro, R$180.000,00. Tr. (45) 3254-4814 ou9931-9908 com Localiza Negóci-os Imobiliários. Creci J 4743.

CASA, vendo, 3 quartos, suíte,edícula, terreno 10x40, na Rua Ca-bral, 2 quadras do Hospital Ron-don, R$ 120.000,00, aceito carro.Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, 68.92 m², c/ laje,3 quartos, sala, cozinha, lavand.,bwc, garagem, no Lot. Santa Feli-cidade, MCR, R$ 86.000,00. Tr.(45) 3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imóveis. Cre-ci 17.145.

CASA, vendo, 70 m², alvenaria,c/ laje, 2 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., churrasq., terreno c/espaço p/ construir + 2 aptos, naRua Pernambuco, nº 2260, próxi-mo à Unioeste, em MCR, valor acombinar, pode ser financiada. Tr.(45) 3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imóveis. Cre-ci 17.145.

CASA, vendo, 86 m² + edícula75 m², c/ laje, suíte + 2 quartos,bwc social, cozinha planejada, de-mais depend., instalação de águaquente, portão elet., R. Nossa Se-nhora da Penha, nº 198, Lot. San-ta Felicidade, valor a combinar.Tr. (45) 9932-0786 ou 3284-2320.

CASA, vendo, 98 m², nova, c/ 1suíte + 2 quartos, 2 salas, cozi-nha, bwc, garagem c/ churrasq., 2portões elet., gesso, porcelanato,valor a combinar. Tr. (45) 9973-2873 com Rodrigo.

CASA, vendo, em Cascavel,próximo à Unioeste, R$150.000,00, aceito troca. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

CASAS, vendo, 2, de alvenaria,120 m² de frente e 80 m² a dosfundos, terreno 12.5x30, R. Pro-gresso, nº 266, no Lot. São Fran-cisco, R$ 120.000,00. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082 com An-tonio Corretor de Imóveis. Creci17.145.

CHÁCARA, vendo, 1.8 alq., c/casa, estrebaria, chiqueiro, emBela Vista, Iguiporã, próximo à vila,R$ 135.000,00. Tr. (45) 9136-4722após às 19 hr.

CHÁCARA, vendo, 2 alq., topo-grafia 100% plana, planta 1.5, sembenfeitorias, ótima para fazer açu-des, próximo ao asfalto, valor acombinar. Tr. (45) 3254-4814 ou9931-9908 com Localiza Negóci-os Imobiliários. Creci J 4743.

CHÁCARA, vendo, 24.200 m²,sem benfeitorias, na linha ArroioFundo, 3 km do asfalto e 6 deMCR, R$ 39.000,00. Tr. (45) 9921-9844 com Localiza Negócios Imo-biliários. Creci J 4743.

CHÁCARA, vendo, 3.5 alq.,com casa de 3 pisos, açude gran-de, mata natural e casa para zela-dor, próxima ao novo mercado daCopagril, R$ 580.000,00. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

CHÁCARA, vendo, 31.260 m²,sem benfeitorias, planta tudo,1.000 m da vila e 500 do asfalto,em Novo Sarandi, divisa c/ rioGuaçu, R$ 95.000,00. Tr. (45)9921-9844 ou 3254-4814.

CHÁCARA, vendo, 4.5 alq., pró-ximo à Sperafico, fundos, R$250.000,00. Tr. (45)9972-5013 ou3254-1718 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

CHÁCARA, vendo, 48.000 m²,sem benfeitorias, frente p/ o as-falto, próximo a Margarida, R$95.000,00. Tr. (45) 8825-8696 ou3254-4814 com Localiza Negóci-os Imobiliários. Creci J 4743.

CHÁCARA, vendo, área 26.000m², com benfeitorias, na linha Ga-úcha, 2 km de MCR, R$125.000,00. Tr. (45) 9921-9844 ou3254-4814 com Localiza Negóci-os Imobiliários. Creci J 4743.

GRANJA DE SUÍNOS, vendo,chiqueiro p/ 1.400 (engorda), 3.5alq. de 1º, casa mista 110 m², es-trebaria p/ 14 vacas, resfriador,ordenhadeira, 22 cabeças de gado,porteira fechada, c/ toda estrutu-ra existente na granja, valor acombinar. Tr. (45) 9921-9844 ou3254-4814 com Localiza NegóciosImobiliários. Creci J 4743.

GRANJA, vendo, de 400 suí-nos e aviário de 100x130 m, c/poço artesiano, 2 casas de madei-ra, próximo a Margarida, valor acombinar. Tr. (45) 3254-4814 ou9931-9908 com Localiza Negóci-os Imobiliários. Creci J 4743.

PESQUE PAGUE, vendo, com18 açudes, 7 alq., planta 4, pisci-na, restaurante, lanchonete, áreap/ camping, em pleno funciona-mento, porteira fechada, valor acombinar. Tr. (45) 3254-3144 ou9965-0030 com Toninha Imóveis.Creci 9.384.

PRÉDIO, vendo, comercial e re-sidencial, com 7 apartamentos de150 m², 13 quitinetes de 50 m² e 3salas comerciais de 90 m², no cen-tro, valor a combinar. Tr. (45) 3254-4814 ou 9931-9908 com LocalizaNegócios Imobiliários. Creci J 4743.

SOBRADO, vendo, 187 m², c/2 quartos, 1 suíte c/ sacada, 2salas, bwc, cozinha, lavand., ga-ragem, terreno 13x48, na R. Pre-sidente Costa e Silva, nº 1253,em MCR, R$ 320.000,00. Tr. (45)9968-8581 ou 3279-1201.

SOBRADO, vendo, 259.99 m²,c/ terreno de 25x40, piscina, áreade festas, na Rua Paraíba, nº 135,R$ 380.000,00, aceito Apartamen-to em Curitiba. Tr. (45) 3284-1048ou 9962-0082 com Antonio Corre-tor de Imóveis. Creci 17.145.

TERRA, vendo, 1 alq., c/ casanova, pré-moldado, porão p/ can-tina de vinho, açude, 1.400 pésde uva e 400 pés de espinheirasanta, 3 km do asfalto, saída deQuatro Pontes, R$ 230.000,00. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 1 alq., c/ fontede água, riacho, sisleg, documen-tação ok, ideal p/ moradia, próxi-mo à linha Heidrich (3 minutos doportal), valor a combinar, aceitoterreno ou carro. Tr. (45) 9951-5251ou 8841-4400.

TERRA, vendo, 12 alq., toda empasto, em São José do Iguaçu,valor: 600 scs de soja o alq. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 13 alq., 11 alq.de 1º, c/ benfeitorias, excelentelocalização, município de QuatroPontes, em frente à Frios Samo-llé, valor: 2.500 scs de soja poralq. Tr. (45) 9921-9844 ou 3254-4814 com Localiza Negócios Imo-biliários. Creci J 4743.

TERRA, vendo, 2.5 alq., planta2, sem benfeitorias, na linha SãoBernardo, R$ 77.000,00. Tr. (45)8825-8696 ou 3254-4814 com Lo-caliza Negócios Imobiliários. Cre-ci J 4743.

TERRA, vendo, 22 alq., 16 me-canizados, benfeitorias em alve-naria, ótima localização, valor:1.400 scs de soja por alq. Tr. (45)3254-1345.

TERRA, vendo, 3.3 alq., próxi-mo ao Clube Internacional, emNova Santa Rosa, valor: 7.200scs de soja. Tr. (45) 3254-1678com Rogério.

TERRA, vendo, 3.38 alq. de 1º,planta 3, sem benfeitorias, c/ águacorrente, 3 km de Rondon, valor:2.000 scs de soja por alq. Tr. (45)3254-1345.

TERRA, vendo, 3.5 alq., planta2.5, com excelete benfeitoria, nalinha Arroio Fundo, próximo aMCR, R$ 190.000,00, aceito ca-minhão. Tr. (45) 9921-9844.

TERRA, vendo, 41 alq., todamecanizada de 1º, c/ 2 barracões,2 casas, poço artesiano, 5 km doasfalto, em Japorã, Mundo Novo,MS, valor: 900 scs de soja o alq.,aceito troca. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

TERRA, vendo, 5 alq. de 1º, sembenfeitorias, na linha Curvado, 4km de Pato Bragado e 400 m daspedras irregulares, valor: 1.500scs de soja por alq. Tr. (45) 9991-2647.

TERRA, vendo, 5 alq., ideal p/plantio de eucalipto, sem benfei-torias, c/ vertente, 9 km de MCR,R$ 150.000,00, aceito terreno,carro ou casa até R$ 100.000,00.Tr. (45) 3254-1345.

TERRA, vendo, 6 alq., planta 5,c/ casa, estrebaria, chiqueiro, gal-pão, área plana, na linha Boa Vis-ta, 8 km de MCR, R$ 250.000,00.Tr. (45) 8825-8696 ou 3254-4814com Localiza Negócios Imobiliári-os. Creci J 4743.

TERRA, vendo, 60 alq., planta40, c/ várias benfeitorias, a 4 kmdo centro de MCR, próximo aoGuarani, R$ 2.100.000,00. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 7.5 alq., planta6 de 1º, c/ casa de alvenaria, lajede 150 m², na linha Palmital, 2 kmdo asfalto, valor: 1.200 scs. Tr.(45) 8825-8696.

TERRA, vendo, 8.5 alq. planta-do com eucalipto 6 anos, na linhaPalmital, 12 km do centro de MCR,R$ 680.000,00. Tr. (45) 9134-5389.

TERRENO, vende-se, 378 m²,na Rua Colombo, Lot. Winter, cen-tro, R$ 90.000,00, aceito veículocomo entrada. Tr. (45) 3254-5000com Certo Imóveis. Creci J-4248.

TERRENO, vende-se, 431.60m², na Rua Concórdia, Lot. RodaD'água, R$ 65.000,00. Tr. (45)3254-5000 com Certo Imóveis.Creci J-4248.

TERRENO, vendo ou troco, 360m² (12x30), no Lot. Augusto, lote12, quadra 3, R$ 32.000,00, trocopor carro. Tr. (45) 3254-4814 ou9921-9844.

TERRENO , vendo, 300 m²(12x25), no Lot. Radke, R$52.000,00. Tr. (45) 3254-3144 ou9965-0030 com Toninha Imóveis.Creci 9.384.

TERRENO , vendo, 390 m²(13x30), no Lot. Floresta, próximoao Bairro Frankfurt, valor a com-binar. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 400 m², emQuatro Pontes, valor a combinar,só no dinheiro. Tr. (45) 3279-1604.

TERRENO, vendo, 454.28 m²,de esquina, no Parque Ecológico,valor a combinar. Tr. (45) 3254-3144 ou 9965-0030 com ToninhaImóveis. Creci 9.384.

TERRENO , vendo, 700 m²(14x50), c/ casa de alvenaria, noJd. Ana Paula, R$ 135.000,00. Tr.(45) 3254-4814 ou 9931-9908 comLocaliza Negócios Imobiliários.Creci J 4743.

TERRENO, vendo, 764 m², noLot. Sabka, valor a combinar. Tr.(45) 9800-3999 com Rodrigo.

TERRENO , vendo, 900 m²(18x50), no Lot. Sabka, R$135.000,00. Tr. (45) 3254-4814 ou9931-9908 com Localiza Negóci-os Imobiliários. Creci J 4743.

TERRENO, vendo, na Av. Ma-ripá, a 1/2 quadra do Ruzza Super-mercados, em MCR, R$300.000,00, aceito terreno. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRENOS, vendo, 369.25 m²cada, na Rua 7 de Setembro, va-lor a combinar. Tr. (45) 3254-3144ou 9965-0030 com Toninha Imó-veis. Creci 9.384.

TERRENOS, vendo, vários, emPorto Mendes, R$ 25.000,00. Tr.(45) 3254-3144 ou 9965-0030 comToninha Imóveis. Creci 9.384.

ALUGO QUARTOS, com ou semmóveis, próximo à Unioeste, emMCR, valor a combinar. Tr. (45)9147-3785 ou 9106-8688.

APARTAMENTO, ofereço p/ alu-gar, 110 m², c/ 3 quartos, sala,cozinha, sala jantar, garagem, la-vand., R$ 600,00. Tr. (45) 9961-9525 ou 9968-5467 com Milico.

APARTAMENTO, ofereço p/ alu-gar, c/ 3 quartos, garagem, na Av.Maripá, em frente ao mercado daCopagril, R$ 550,00. Tr. (45) 8415-2641 com Matilde.

CASA, ofereço p/ alugar, 110 m²,c/ 2 quartos, 2 bwc, demais de-pend., aquecimento de água solar,seminova, em MCR, R$ 700,00.Tr. (45) 8814-2744 com Rudi.

CASA, ofereço p/ alugar, c/ laje,10 peças, em frente à Princesados Campos, valor a combinar. Tr.(45) 9974-7190 com Zenaide.

QUITINETE, ofereço p/ alugar,c/ 2 quartos, demais dep., gara-gem, portão elet., interfone, inter-net (5 megas) e parabólica coleti-vas, churrasq. e lavand. individu-al, janelas c/ venez., na Av. IrioWelp, nº 2474, MCR, R$ 520,00,incluso água, internet e condomí-nio. Tr. (45) 9923-8068.

QUITINETE, ofereço p/ alugar,na Rua Santa Catarina, nº 1380,próximo à Haus Bier, centro deMCR, valor a combinar, com águae luz incluso. Tr. (45) 9908-7812com Liro.

SALA COMERCIAL, ofereço p/alugar, c/ casa de madeira, na R.das Flores, Bairro Higienópolis,valor a combinar. Tr. (45) 9962-8050 ou 9119-8466 com Pacheco.

CAMINHÃO, vendo, Mercedes1513, ano 78, truck, valor a com-binar. Tr. (45) 9974-4956.

CELTA SPIRIT, vendo ou troco,ano 2011, prata, flex, 2 portas, c/ar-cond., valor a combinar, aceitocarro de menor valor. Tr. (45) 9979-6057.

CHEVETTE DL 1.6, vendo, ano91, cinza metal, gasolina, mecâni-ca em ótimo estado, R$ 5.800,00.Tr. (45) 9972-0270.

CIVIC CRV, vendo ou troco, ano2011, 4x4, top de linha, valor acombinar, troco por menor valor.Tr. (45) 8406-4803 com Volmir.

CIVIC EXS, vendo, ano 2008,cinza metal, completo + câmbio bor-boleta, couro, placa A, 49.000 km,R$ 49.500,00. Tr. (45) 9972-0270.

CIVIC, vendo, ano 2003, Hon-da, completo, câmbio automático,sensor ré, piloto automático, ban-cos de couro, R$ 23.000,00. Tr.(45) 3254-4536.

CLASSE A C160, vendo, ano2005, prata, completa, c/ apenas53.000 km, R$ 22.500,00. Tr. (45)9972-0270.

CORSA HATCH 1.0, vendo, ano2003, prata, modelo novo, com-pleto, R$ 20.000,00. Tr. (45) 9972-0270.

CORSA SEDAN CLASSIC LIFE,vendo, ano 2009, cinza escuro, R$8.000,00 + parcelas, aceito pro-postas. Tr. (45) 3254-9903.

CORSA SUPER 1.0, vendo, ano97, prata, 4 portas, travas, alar-me, cd, R$ 10.800,00. Tr. (45)9972-0270.

CORSA WIND 1.0, vendo, ano2002, cinza metal, trio, alarme, cd,R15, pneus novos, R$ 15.500,00.Tr. (45) 9972-0270.

ECOSPORT FREESTYLE 1.6,vendo, ano 2011, prata, completa,20.000 km, R$ 46.000,00. Tr. (45)9972-0270.

Page 27: 03-14-2012.pdf

Recorte na linha pontilhada

Produto: ----------------------------------------------Marca: ---------------------------------Novo/usado/ano: -----------------------------------Valor: ----------------------------------Obs.: --------------------------------------------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------------------------------------------------------------Tratar com: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------Endereço: --------------------------------------------Cidade: --------------------------------Remetente: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------

Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presente

entre 08 e 12 horas do dia 14/03/2012.

Ofereço para alugarPreciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 15/03/2012R$ 2,00

PARA ASSINANTES

O PRESENTE | 27QUARTA-FEIRA, 14 DE MARÇO DE 2012 CLASSIFICADOS

Você sabia que temdireito a indenização?

Atenção vítimas de acidentedo ano de 2008 à 2011

H.J. MUNCHEN & VENGRAT

Informações (45) 9972-79239134-93843254-4503

CNPJ: 10759805/0001-77

F-1000, vendo, ano 94, prata,completa, MWM, turbo, ar, supercap, revisada, particular, valor acombinar. Tr. (45) 9993-1855 (tim)ou 3254-7076 com Ruben.

F-250 XLT, vendo, ano 2005,cinza metal, completa + couro,75.000 km, R$ 70.000,00. Tr. (45)9972-0270.

F-4000, vendo, ano 90, MWM,c/ DH, carroceria de madeira, pla-ca A, toda revisada, valor a com-binar. Tr. (45) 9993-1855 (tim) ou3254-7076 com Ruben.

FIESTA 1.6, vendo, ano 2005/05, flex, c/ ar-cond., direção, som,rodas TSW 17", 80.000 km, R$15.000,00 + parcelas. Tr. (45)8834-1048 .

FIESTA SEDAN 1.6, vendo, ano2002, prata, Ford, c/ ar-cond., DH,vidros e travas elétricas, bancosem couro, valor a combinar. Tr.(45) 9980-7100.

FOCUS 1.8, vendo, ano 2001,Ford, completo, c/ air bag e abs,R$ 19.500,00. Tr. (45) 9102-2888com Gilmar.

FOCUS HATCH 1.6, vendo, ano2008, prata, completo, flex, 2ºdono, placa A, R$ 28.500,00. Tr.(45) 9972-0270.

FOCUS HATCH GLX 2.0, ven-do, ano 2008, prata, completo +câmbio automático, estado de 0,R$ 32.000,00. Tr. (45) 9972-0270.

FOCUS, vendo, ano 2002/02,completo, R$ 21.500,00, aceitopropostas, sem troca. Tr. (45)9914-1174 ou 3035-5658 com Ma-gali.

FUSCA 1600, vendo, ano 94,branco, com apenas 44.000 km,R$ 8.800,00. Tr. (45) 9972-0270.

GOL G3, vendo, ano 2001, bá-sico, 60.000 km, em ótimo estadode conservação, R$ 12.800,00. Tr.(45) 9974-9102 ou 8427-6751 comCerlei.

GOL GIII 1.0, vendo, ano 2001,cinza metal, 8 v, vidros, travas,alarme, dvd, pneus novos, R$14.500,00. Tr. (45) 9972-0270.

GOL GL 1.8, vendo, ano 97,prata, gasolina, 2 portas, comple-to, rodas, ar-cond., DH, R$15.000,00. Tr. (45) 9904-4099 comJandir.

HILUX SW4, vendo, ano 2006,prata, completa, pneus Michelinnovos, IPVA 2012 pago, R$89.000,00. Tr. (45) 9972-0270.

HYUNDAI I30, vendo, ano 2010,preto, placa A, automático, valora combinar. Tr. (45) 9930-6861com Gustavo.

KA, vendo, ano 98, Ford, azul,R$ 11.500,00. Tr. (45) 9947-5618com Antonio.

MONTANA 1.4, vendo, ano 2007/08, econoflex, preta, c/ DH, R$22.000,00. Tr. (45) 9904-4099 comJandir.

MONTANA, vendo, ano 2004,flex, off road, valor a combinar.Tr. (45) 3273-1314 com Vilson.

MONZA SLE, vendo, ano 92, 4portas, c/ DH, vidros elétricos, R$6.800,00. Tr. (45) 3254-1345.

PALIO 1.0 EX, vendo, ano 2000,verde metálico, 2 portas, gasoli-na, R$ 11.600,00. Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

PALIO ELX 1.0, vendo, ano2007, prata, flex, 4 portas, vidroselétricos, trava, alarme, cd, ma-nual, chave reserva, IPVA quita-do, R$ 21.900,00. Tr. (45) 8803-6565.

PALIO WEEKEND ELX 1.3,vendo, ano 2005, cinza metal,completa, 2º dono, placa A, R$25.000,00. Tr. (45) 9972-0270.

PARATI 1.6, vendo, ano 2008,preta, flex, completa, geração 4,cd, baixa km, manual, impecável,valor a combinar. Tr. (45) 8803-6565.

PARATI 1.6, vendo, ano 96, ver-melha, 2 portas, R$ 11.500,00. Tr.(45) 9947-5618 com Antonio.

PEUGEOT 206 FELINE 1.4,vendo, ano 2005, prata, flex, com-pleto + rodas e pneus novos, es-tado de novo, R$ 24.500,00. Tr.(45) 9972-0270.

PICASSO 1.6, vendo, ano 2008,prata, flex, completo, trio elétrico,rodas aro 15, farol, sensor de ré,banco de couro, controle de somno volante, dvd + tv de teto, R$34.000,00. Tr. (45) 9903-0280 ou3254-1959.

PICASSO GLX 1.6, vendo, ano2007, azul, flex, completo, couro,air bag´s, computador de bordo,cd, manual, chave reserva, valora combinar. Tr. (45) 8803-6565.

PICASSO GLX 2.0, vendo, ano2003, cinza, completo, couro, ro-das liga leve, air bag´s, computa-dor de bordo, pneus novos, revi-sada, impecável, valor a combi-nar. Tr. (45) 8805-8484.

PICASSO, vendo, ano 2002/03,prata, valor a combinar. Tr. (45)9961-7529.

SAVEIRO CL 1.6, vendo, ano2000, branca, básica, valor a com-binar. Tr. (45) 9973-0619 ou 3254-2283 com Martin.

SAVEIRO CL 1.6, vendo, ano95, branco perolizado, placa A,roda aro 15", pneu 195x55, capotamarí t ima, impecável , R$11.800,00, sem troca. Tr. (45) 9947-5651.

SCÉNIC 1.6, vendo, ano 2002,preta, c/ ar-cond., DH, travas evidros elétricos, cd player, superconservada, valor a combinar. Tr.(45) 9980-7100.

UNO ESPORTIVO 1.6 R MPI,vendo, ano 93, prata, c/ ar-cond.,teto solar, vidros e travas elétri-cas, pneus novos, todo revisado,super conservado, R$ 9.500,00.Tr. (45) 9980-7100.

UNO MILLE FIRE, vendo, ano2003, branco, 4 portas, R$13.500,00. Tr. (45) 9947-5618 comAntonio.

UNO MILLE SX, vendo, ano 97,bordô, 4 portas, c/ ar, alarme, vi-dro, l impador e desemb., R$11.900,00. Tr. (45) 9947-5618 comAntonio.

VECTRA CD 2.2, vendo, ano2000, preto, completo, couro, airbag, abs, computador, pneus mi-chelin novos, R$ 21.500,00. Tr.(45) 9972-0270.

VECTRA GLS 2.0, vendo, ano97, prata, c/ 4 pneus novos, placaA, completo, todo revisado, embom estado, valor a combinar. Tr.(45) 9911-7477.

VECTRA GLS 2.0, vendo, ano98, azul marinho, completo, rodasliga leve, placa A, R$ 14.990,00,sem troca. Tr. (45) 8803-6565.

VECTRA GLS 2.2, vendo, ano2000, completo, c/ ar digital e 4pneus novos, R$ 19.900,00. Tr.(45) 9946-4003.

VERSAILLES GL 2.0, vendo,ano 96, 4 portas, completo, DH,ar-cond., vidros elétricos, estadode novo, valor a combinar. Tr. (45)8405-9418 (tim).

VOYAGE 1.6 , vendo, ano 86,original álcool, R$ 4.800,00. Tr.(45) 8801-7614 ou 3254-6308após 18 hr.

BIZ + 100, vendo, ano 2005,R$ 3.300,00. Tr. (45) 9977-1419.

BIZ 100, vendo, ano 99/99,Honda, azul, c/ pneus novos, todarevisada, em ótimo estado de con-servação, R$ 2.350,00. Tr. (45)9922-6576 com Adilson.

BIZ KS, vendo, ano 2000, emótimo estado, valor a combinar,parcelo pgto. Tr. (45) 9942-2738.

BIZ, vendo ou troco, ano 2012/12, c/ partida, emplacada, nova,valor a combinar, aceito biz de me-nor valor. Tr. (45) 9986-5434.

BIZ, vendo, ano 2005, azul,Honda, com partida elétrica, valora combinar. Tr. (45) 8811-4098com Patrik.

BROS MIX, vendo, ano 2010,vermelha, valor a combinar. Tr.(45) 9911-7477.

CB 300, vendo, ano 2010, dou-rada, c/ 5.000 km, seminova, va-lor a combinar. Tr. (45) 8822-2463.

CB 500, vendo ou troco, ano99, roxa, Honda, c/ 44.000 km,bateria, relação, pneus dianteironovo, valor a combinar, aceitomoto de menor valor. Tr. (45) 9994-2027 com Giovan.

CG 125 FAN, vendo, ano 2010,Honda, em ótimo estado, c/ baixakm, R$ 4.200,00. Tr. (45) 9978-5237.

CG 150 ES, vendo, ano 2008/08, c/ partida elétrica, único dono,26.000 km, manual, chave cópia,raios cromados, R$ 4.500,00, acei-to propostas. Tr. (45) 9989-0805.

CG FAN 150, vendo, ano 2010,cinza, 9.000 km, único dono, se-minova, valor a combinar. Tr. (45)8822-2463.

CG TITAN 150 SPORT, vendoou troco, ano 2006/07, valor acombinar, aceito biz 125 ES ou cgde menor valor. Tr. (45) 9933-8934.

CG TITAN, vendo ou troco, ano98, vermelha, troco por veículoaté R$ 3.000,00, volto à difereça.Tr. (45) 8829-0828.

CRIPTON, vendo, ano 2004, c/partida, em ótimo estado, baixakm, 26.000 km, valor a combinar.Tr. (45) 9986-5434.

FAZER 250, vendo ou troco, ano2008, preta, único dono, 22.000km, R$ 8.500,00, aceito moto demenor valor. Tr. (45)9972-3249.

TORNADO, vendo ou troco, ano2001, R$ 5.500,00, aceito motode menor valor. Tr. (45) 9986-5434.

YBR FACTOR ED, vendo ou tro-co, ano 2010, c/ partida elétrica,rodas esportivas, freio a disco,IPVA e licenciamento 2012 pagos,valor a combinar, aceito moto demenor valor. Tr. (45) 9989-0805.

YBR, vendo, ano 2007, verde,único dono, R$ 3.100,00, parcelono cheque. Tr. (45) 9117-7818 comJosé.

COMPUTADOR, vendo, novo,4 GB memória DDR3, HD 500 GBsata 3, gravador dvd, tela 18.5LCD, placa mãe, teclado, mouse,caixas de som, com garantia de12 meses, R$ 900,00, condiçõesespeciais de pgto. Tr. (45) 9940-1637 (tim) ou 8826-9446 (claro)com Cristiano.

CONSÓRCIO CONTEMPLADO,vendo, para auto, crédito de R$15.300,00, entrada R$ 6.500,00 +25x de R$ 543,00. Tr. (45) 9992-7586.

FARMÁCIA, vendo, ótima loca-lização, completa, c/ estoque, in-formatizada, sistema de seguran-ça, etc., valor a combinar. Tr. (45)9937-4115 com Lidiane.

FILHOTE, vendo, de Boxer ePit bull, valor a combinar. Tr. (45)9119-3867 ou 9918-4038 com Gil-son ou Beto.

FILHOTE, vendo, de LhasaApso, machos, desverminados, c/vacina importada, R$ 250,00. Tr.(45) 9947-3592 com Dirce.

FILHOTES, vendo, da raça Do-berman, fêmeas e machos, nas-cidos dia 23/03/2012, entrega dia05/04/2012, valor a combinar. Tr.(45)3254-3123 com Luiz.

FILHOTES, vendo, de ChowChow, macho e fêmea, puros, va-lor a combinar. Tr. (45) 9970-9884.

FILHOTES, vendo, de PastorAlemão, capa preta, valor a com-binar. Tr. (45) 9931-2414.

FILHOTES, vendo, de Pequi-nês, machos e fêmeas, vacina-dos e desverminados, valor acombinar. Tr. (45) 3254-3025 ou9985-3400 com Nelli.

FILHOTES, vendo, de PoodleMicro Toy, macho e fêmea, c/ 60dias, vacinados e desverminados,R$ 250,00. Tr. (45) 9134-0596 comCarla ou Emerson.

LAVATÓRIOS P/ SALAÕ DE BE-LEZA, vendo, 2, seminovos, va-lor a combinar. Tr. (45) 9949-1003com Lusiane.

LOJA DE CELULARES, vendo,completa, c/ todos os móveis eestoque, motivo mudança, preçode ocasião. Tr. (45) 8808-3448 comMarcos.

LOJA, vendo, c/ ótima cliente-la, em frente ao mercado Rimma-va, centro de MCR, valor a com-binar, aceito propostas. Tr. (45)3254-7300 ou 9993-3588.

LOTÉRICA, vendo, em EntreRios do Oeste, valor a combinar.Tr. (45) 3257-1185.

MERCADO, vendo, no centro deMCR, valor a combinar, aceito pro-postas. Tr. (45) 9932-5171 ou9932-9651.

MERCEARIA , vendo, há 10anos no mercado, completa (esto-que + esquipamentos), R$50.000,00. Tr. (45) 9961-9525 ou9968-5467 com Milico.

MUDANÇA, vendo, rack, sofá,geladeira, fogão, pia e outros, valora combinar. Tr. (45) 9920-2689.

NOTEBOOK, vendo, Acer DualCore, novo, 5 GB memória, HD500 GB, gravador dvd, web cam,tela 14 " LED, wireless, acompa-nha fonte e bateria, com garantiade 12 meses, R$ 1.100,00, condi-ções especiais de pgto. Tr. (45)9940-1637 (tim) ou 8826-9446 (cla-ro) com Cristiano.

PENDRIVE, vendo, 8GB, Kin-gston, lacrado, original, c/ garan-tia de 12 meses, R$ 25,00. Tr. (45)9940-1637 (tim) ou 8826-9446 (cla-ro) com Cristiano.

PIZZAIOLO, contrato, com ousem experiência, ambos os sexos,interessados tratar na Pizza Hausapós às 19:30 hr.

PIZZARIA, vendo, no centro deMCR, c/ excelente clientela, há 8anos no ramo, interessados. Tr.(45) 9946-4003.

PNEUS ESTREITOS, vendo, 8presilhas, pneus, aro, câmera, fran-ja, para trator Massey Ferguson,valor a combinar. Tr. (45) 9908-5898.

PORCELANATOS, polimento,tira manchas, riscos e encardidosda superfície do porcelanato, ce-râmica, granito, pedras em geral,polimento de concreto, interessa-dos. Tr. (45) 3254-3943 ou 9105-2280.

PRECISA-SE de torneiro mecâ-nico com experiência, interessa-dos tratar na Milksoft, rodovia BR163, em MCR, com Jandir.

PROCURO trabalho como dia-rista no período da manhã. Tr.(45)9999-4991 ou 9926-5968 comTerezinha.

PROCURO trabalho como dia-rista, doméstica, zeladora ou au-xiliar de cozinha, tenho referênci-as, interessados (a). Tr. (45) 9941-6926 ou 8817-6314.

SALÃO DE BELEZA, vendo,com clientela formada, localizadono prédio do Hotel Bavaria, R$11.000,00, preço de ocasião. Tr.(45) 9930-3436 ou 3254-7919 comBeth.

VENDO, bicicleta e celular, se-minovos, valor a combinar. Tr. (45)9997-5254.

MUDAS DE EUCALIPTO, ven-do, várias variedades, c/ plantio emanutenção completa, valor acombinar. Tr. (45) 8803-0231 (tim)ou 3254-2720 com Herton.

MUDAS DE EUCALIPTO, ven-do, várias variedades, c/ plantio emanutenção, financiamento pró-prio, valor a combinar. Tr. (45)9903-0280 ou 3254-1959.

Page 28: 03-14-2012.pdf