0125 - md - projeto e instalação de sistema automáti co de sprinklers no interior dos paines dos...

31
FORD MOTOR COMPANY BRASIL LTDA Complexo Industrial Ford Nordeste NORMA DE CONCORRÊNCIA NUMERO DE REFERÊNCIA (Pintura / SO / 2012) Obra: Fornecimento e Instalação de sistema automático de Sprinklers no interior dos armários dos rubinetes de tinta das máquinas automáticas nas cabines de pintura. Local: Pintura - Complexo Industrial Ford Nordeste REF338.DOC - 2370 - //www.fab.ford.com/qualidade/formulario.htm – emissão: 15/07/03 – revisão 11/02/10 Folha 1 de 31

Upload: santos-silvestre

Post on 29-Oct-2015

47 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: 0125 - MD - Projeto e Instalação de sistema automáti co de Sprinklers no interior dos paines dos Rubinetes nas  cabines de pintura

FORD MOTOR COMPANY BRASIL LTDA Complexo Industrial Ford Nordeste

NORMA DE CONCORRÊNCIA

NUMERO DE REFERÊNCIA(Pintura / SO / 2012)

Obra: Fornecimento e Instalação de sistema automático de Sprinklers no interior dos armários dos rubinetes de tinta das máquinas automáticas nas cabines de pintura.

Local: Pintura - Complexo Industrial Ford Nordeste

Responsável: Alex de Lima RaimundoFone: 71 3649 - 1301 / 2175Área: Pintura

REF338.DOC - 2370 - //www.fab.ford.com/qualidade/formulario.htm – emissão: 15/07/03 – revisão 11/02/10 Folha 1 de 21

Page 2: 0125 - MD - Projeto e Instalação de sistema automáti co de Sprinklers no interior dos paines dos Rubinetes nas  cabines de pintura

(numero de referência)

ÍNDICE GERAL

SEÇÃO I FORMULÁRIO DE PROPOSTA

SEÇÃO II MEMORIAL DESCRITIVO

ANEXOS

REF338.DOC-2370 - //www.fab.ford.com/qualidade/formularios.htm – emissão: 15/07/03 – revisão: 11/02/10 Folha 2 de 21

Page 3: 0125 - MD - Projeto e Instalação de sistema automáti co de Sprinklers no interior dos paines dos Rubinetes nas  cabines de pintura

(numero de referência)

SEÇÃO I - FORMULÁRIO DE PROPOSTA

Obra: Fornecimento e Instalação de sistema automático de Sprinklers no interior dos armários dos rubinetes de tinta das máquinas automáticas nas cabines de pintura.

Local: Pintura - Complexo Industrial Ford NordesteSO

1. IDENTIFICAÇÃO

A firma Empreiteira ou Prestadora de Serviços, adiante denominada "PROPONENTE", compromete-se a executar integralmente os serviços descritos nesta Norma de Concorrência para a Ford Motor Company Brasil Ltda. – Planta São Bernardo do Campo, denominada "CONTRATANTE", devendo cumprir, sob todos os aspectos, as normas, leis e regulamentos externos e internos, sejam eles municipais, estaduais ou federais, incluindo os temporários e disciplinares, bem como, ser a única responsável a indenizar a CONTRATANTE por toda e qualquer perda e dano a que vier a dar causa pela não observância do acima mencionado, inclusive a outras empresas contratadas. Todos os encargos sociais e trabalhistas decorrentes da prestação de serviços constantes nesta norma de concorrência serão de inteira responsabilidade da PROPONENTE, devendo comprovar mensalmente a CONTRATANTE o recolhimento dos mesmos.

Os documentos relativos a esta Norma de Concorrência foram preparados por:

Área: Pintura

Endereço: Av. Henry Ford, 2000 CPI: 4300

Cidade/Estado: Camaçarí / Bahia

CEP: 4300

Fone: 71 3369 – 1301 / 2175

Fax: 71 3649 -

E-mail: [email protected]

2. ESCOPO DE SERVIÇOS

2.1 Projeto e Instalação de sistema automático de Sprinklers no interior dos armários dos rubinetes de tinta, que abastecem as máquinas automáticas de pintura .

2.2 A proponente deve apresentar um projeto no qual constará todas infrmações necessárias da instalção conforme normas da FORD e que deverão ser submetidas ao orgão que aprovará a execução da instalação caso AON.

2.3 Todo material necessário deve estar de acordo com os padrões Ford e de acordo com o Fire Protection Engineering Bulletin Nº 8, "Automatic Sprinkler System Installations e requisitos da AON, orgão que aprovará o projeto.

2.4 Antes da Pressorização da linha com aguá deve ser realizado teste hidrostático conforme norma e apresentado laudo validando a instalação.

2.5 È obrigatório a visita in loco para realização do projeto bem como a definição de todas as

REF338.DOC-2370 - //www.fab.ford.com/qualidade/formularios.htm – emissão: 15/07/03 – revisão: 11/02/10 Folha 3 de 21

Page 4: 0125 - MD - Projeto e Instalação de sistema automáti co de Sprinklers no interior dos paines dos Rubinetes nas  cabines de pintura

(numero de referência)

necessidades ferramentais e acesso que são de responsabilidade da contratada. OBS:

A empresa contratada deve estar devidamente treinada conforme os pré requisitos exigidos pela contratante Ford Motor Company e pricipalmente de acordo com todos os requisitos a NR10, sendo de responsabilidade da contratada todo EPI necessário para trabalhos com eletrica.

Todo recurso como lift , andaimes , escadas e ferramentas são de responsabilidade da contratada;

E necessário que a contratada disponha de um técnico e segurança da empresa para acompanhamento das atividades e pessoas habilitadas para assinatura de permissão de trabalho.

É obrigação da PROPONENTE o fornecimento de transporte e alimentação dos seus funcionários; Os funcionários da PROPONENTE devem ter os treinamentos exigidos pela CONTRATANTE. A

PROPONENTE deve disponibilizar seus funcionários antecipadamente para receber os devidos treinamentos, caso não os tenha;

3. PLANEJAMENTO

A PROPONENTE se compromete a iniciar o trabalho imediatamente após a emissão do pedido de Compras pela Ford Motor Company Brasil e completá-lo fielmente na data determinada pelo prazo de entrega solicitado.

4. LEVANTAMENTO DE DADOS PARA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA

Anteriormente à apresentação da proposta, a PROPONENTE deverá efetuar visitas detalhadas ao local da obra para verificação das instalações existentes, condições de trabalho, possíveis interferências e demais itens que possam influenciar no custo dos serviços. A visita deverá ser marcada com o Engº responsável da CONTRATANTE e registrada através de Atestado de Visita, em anexo.Os desenhos quando apresentados pela CONTRATANTE para elaboração da proposta deverão ter as dúvidas sanadas quanto a sua interpretação ou especificações antes da entrega da mesma.

5. INSTRUÇÕES À PROPONENTE

É mandatório que a PROPONENTE submeta a sua Proposta, contendo os seguintes documentos:

1. Formulário de "Termo de Compromisso" preenchido e assinado;2. Formulário de "Regras Gerais de Saúde, Segurança e Meio Ambiente" preenchido e assinado;3. Formulário de "Atestado de visita" preenchido e assinado;4. Formulário de "Declaração de Métodos" preenchido e assinado, quando aplicável;5. Formulário de "Plano de processo de R&M (Reliability & Maintainability)", quando aplicável;6. Formulário de "LCC (Life Cicle Cost)", quando aplicável.7. Formulário de "Lista de Componentes de Equipamento", quando aplicável.

Quando aplicável, a PROPONENTE deverá incluir junto à proposta uma matriz de R&M preenchida e apoiada por um plano de processo de R&M, de acordo com a especificação da Engenharia Ford Motor Company. As atividades de R&M deverão ser conduzidas em conjunto com o Responsável da CONTRATANTE, devendo a PROPONENTE se informar sobre os requisitos do processo em questão.

A falta da PROPONENTE em submeter as informações solicitadas e anexos acima mencionadas, na data, ou antes, do prazo incluído no pedido de cotação, bem como rasurar, redatilografar ou modificar o esta Norma de Contratação, poderá ser considerada causa justa para a anulação da mesma.

REF338.DOC-2370 - //www.fab.ford.com/qualidade/formularios.htm – emissão: 15/07/03 – revisão: 11/02/10 Folha 4 de 21

Page 5: 0125 - MD - Projeto e Instalação de sistema automáti co de Sprinklers no interior dos paines dos Rubinetes nas  cabines de pintura

(numero de referência)

O LCC quando solicitado servirá para análise em conjunto ao custo de aquisição de equipamentos e máquinas durante o processo de seleção para formação do custo de apropriação e será levado em conta na decisão de escolha da melhor oferta. Os dados informados serão utilizados para toda a vida útil do equipamento/máquina.

6. QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

Para participação desta concorrência ou contratação dos serviços, a PROPONENTE deverá estar certificada pela norma ISO 9000 ou apresentar plano de certificação em andamento.Para avaliação e evolução deste item, a PROPONENTE contratada deverá controlar:

Uniforme (limpeza, adequação, identificação); Housekeeping (organização, limpeza, disciplina); Segurança (EPIs, ocorrência de acidentes, diálogo de segurança), Serviço técnico (rapidez, presteza, qualidade, ferramentas). Acidentes nas dependências da Contratada. Relatórios de controle de perdas de acidentes ocorridos nas dependências da CONTRATANTE.

7. PROPOSTAS ALTERNATIVAS

Caso a PROPONENTE, após a análise das condições locais, se interesse em apresentar soluções alternativas ou modificações, as mesmas serão consideradas desde que as cotações sejam fornecidas em separado e contenham informações completas, tais como: descrição dos equipamentos e/ou instalações, desenhos esquemáticos das alterações propostas e custos correspondentes.

8. EXCLUSÕES DOS SERVIÇOS

Todas as exclusões no escopo de serviços da PROPONENTE deverão ser claramente indicadas nesta proposta, ficando sob sua responsabilidade a execução completa deste memorial em casos de não serem especificamente citados acessórios e serviços restantes e, não especificamente citados como sendo excluídos, após a contratação dos serviços.

9. SUB-CONTRATAÇÃO

A CONTRATANTE não indica nesta Norma de Concorrência as SUB-CONTRATADAS aprovadas para a execução dos serviços dentro de cada especialidade. Cabe à PROPONENTE, pela sua livre escolha, indicar as SUB-CONTRATADAS de sua conveniência, desde que as mesmas tenham sido previamente aprovadas pelo Departamento de Engenharia da CONTRATANTE, antes da entrega da proposta, sob pena de impugnação da mesma, a critério da mesma.

As empresas SUB-CONTRATADAS serão submetidas às mesmas exigências da PROPONENTE contratada.

10. LIMPEZA

Será de total responsabilidade da PROPONENTE contratada todo e qualquer tipo de limpeza, seja antes do início de qualquer serviço, com o objetivo de aumentar ao máximo a Segurança do Trabalho e, principalmente atender normas de prevenção e combate a incêndio, como depois da execução, visando restabelecer o reinício da produção de modo pleno, total e satisfatório, de acordo com os princípios básicos de controle ambiental.

11. ASPECTOS AMBIENTAIS

REF338.DOC-2370 - //www.fab.ford.com/qualidade/formularios.htm – emissão: 15/07/03 – revisão: 11/02/10 Folha 5 de 21

Page 6: 0125 - MD - Projeto e Instalação de sistema automáti co de Sprinklers no interior dos paines dos Rubinetes nas  cabines de pintura

(numero de referência)

Para projeto ou especificação de cada componente ou detalhe, a Proponente Contratada deverá considerar todos os aspectos ambientais da Ford Motor Company Brasil, tais como temperatura, ruído, umidade, altitude, descarte, produtos químicos, etc..., devendo solicitar ao Engenheiro Responsável as características relativas a este assunto, bem como consultar o Manual de Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

Todas as atividades da PROPONENTE que tenham ou possam vir a ter um potencial impacto no meio ambiente, tais como, emissões atmosféricas, emissões sonoras, geração de resíduos líquidos (tintas, vernizes, materiais de limpeza, óleo, etc…) e geração de resíduos sólidos (entulhos, terra, embalagens, etc…) deverão ser rigidamente acompanhados e documentados, conforme procedimento interno referente a "Gerenciamento de Contratadas e Sub-Contratadas" e legislações aplicáveis existentes.

Juntamente com a proposta, a PROPONENTE deverá preencher e entregar o formulário de Declaração de Métodos do procedimento acima citado.

12. RUÍDO

O nível máximo de ruído permitido para o projeto deverá ser de 80dB(A), a medição deverá ser realizada conforme o Standard Corporativo Ford WSX-1, onde o fornecedor fica responsável por emitir relatórios de medição e comprovação.O nível máximo de 80 db(A) deverá ser medido em resposta lenta, medido com equipamentos específicos de acordo com norma ANSI-S1-4.1971, colocado a distância de 1,0 metro da geração, com microfone de 1,5 metros de altura do piso, devendo serem considerados os valores maiores. A medição deverá ser efetuada em conjunto com Departamento de Segurança da Ford Motor Company.Os atenuadores de ruidos deverão ser construídos de acordo com normas técnicas específicas e padrões Ford Motor Company.

13. NORMAS GERAIS DE SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE.

Todas as informações referentes às normas gerais de saúde, segurança e meio ambiente poderão ser obtidas através do Responsável da Ford ou pelo endereço: www.fsn.ford.com.br (item Comunicados).Abaixo estão relacionados os assuntos que compõe este item:

1. Acesso de empregados de empresas contratadas2. Telefones importantes3. Exigências mínimas de Segurança do Trabalho

Obrigações da Contratada Competência da Contratante Pessoal

Alimentação Vestiários e Sanitários Canteiro de Obras

Área da Obra Máquinas, Equipamentos e Ferramentas. Armazenamento e Movimentação de Materiais Requisitos ambientais Equipamentos para alarme e combate a incêndios Produtos químicos Produtos ou equipamentos que contêm asbestos/amianto (proibidos dentro da planta de

SBC) Equipamentos com laser (proibidos equipamentos com laser igual ou superior a classe 3B) Equipamentos que emitam radiação ionizantes (proibidos dentro da planta de SBC) Andaimes e escadas Autorização temporária de solda, corte e lixamento

Serviços com solda elétrica Serviços com Oxi-acetileno Serviços de solda no interior de prédios

REF338.DOC-2370 - //www.fab.ford.com/qualidade/formularios.htm – emissão: 15/07/03 – revisão: 11/02/10 Folha 6 de 21

Page 7: 0125 - MD - Projeto e Instalação de sistema automáti co de Sprinklers no interior dos paines dos Rubinetes nas  cabines de pintura

(numero de referência)

Trabalhos em espaços confinados Veículos de transporte Considerações finais Formulários:

Regras gerais de saúde, segurança e meio ambiente. Termo de compromisso. Declaração de métodos de contratada/sub-contratada.

Conforme procedimento global de segurança para Contratados Ford Motor Company, referência FAS08-075, para realização da obra, a Proponente Contratada deverá, antes do inicio de execução da obra, preencher o checklist de segurança (SHARP) referência 365, e após a conclusão dos serviços, preencher o checklist de segurança (SHARP) referência 366, em conjunto com o responsável da Ford Motor Company.

Conforme procedimento global de segurança para Contratados Ford Motor Company, referência FAS08-035, para desenvolvimento de novos processos e revisão de procedimentos de instalação, a Proponente Contratada deverá preencher o checklist de saúde e segurança, referência 439, de acordo com as fases indicadas no mesmo, sendo mandatórios os procedimentos Ford.Este checklist será auditado nas revisões do projeto e no procedimento de entrega pelo responsável da Ford Motor Company.

REF338.DOC-2370 - //www.fab.ford.com/qualidade/formularios.htm – emissão: 15/07/03 – revisão: 11/02/10 Folha 7 de 21

Page 8: 0125 - MD - Projeto e Instalação de sistema automáti co de Sprinklers no interior dos paines dos Rubinetes nas  cabines de pintura

(numero de referência)

SEÇÃO II - MEMORIAL DESCRITIVO

Obra: Fornecimento e Instalação de sistema automático de Sprinklers no interior dos armários dos rubinetes de tinta das máquinas automáticas nas cabines de pintura..Local: Pintura - Complexo Industrial Ford Nordeste

SO

1. OBJETIVO

O objetivo do presente descritivo é o de estabelecer parâmetros e fornecer critérios para a execução dos serviços aqui solicitados, sem que tal procedimento venha eximir a responsabilidade da PROPONENTE em executar, completa e satisfatoriamente, os serviços e necessidades a que se destinam.

2. ESCOPO

2.1 Projeto e Instalação de sistema automático de Sprinklers no interior dos armários dos rubinetes de tinta, que abastecem as máquinas automáticas de pintura .

2.2 A proponente deve apresentar um projeto no qual constará todas infrmações necessárias da instalção conforme normas da FORD e que deverão ser submetidas ao orgão que aprovará a execução da instalação caso AON.

2.3 Todo material necessário deve estar de acordo com os padrões Ford e de acordo com o Fire Protection Engineering Bulletin Nº 8, "Automatic Sprinkler System Installations e requisitos da AON, orgão que aprovará o projeto.

2.4 Antes da Pressorização da linha com aguá deve ser realizado teste hidrostático conforme norma e apresentado laudo validando a instalação.

2.5 È obrigatório a visita in loco para realização do projeto bem como a definição de todas as necessidades ferramentais e acesso que são de responsabilidade da contratada. OBS:

A empresa contratada deve estar devidamente treinada conforme os pré requisitos exigidos pela contratante Ford Motor Company e pricipalmente de acordo com todos os requisitos a NR10, sendo de responsabilidade da contratada todo EPI necessário para trabalhos com eletrica.

Todo recurso como lift , andaimes , escadas e ferramentas são de responsabilidade da contratada;

E necessário que a contratada disponha de um técnico e segurança da empresa para acompanhamento das atividades e pessoas habilitadas para assinatura de permissão de trabalho.

É obrigação da PROPONENTE o fornecimento de transporte e alimentação dos seus funcionários; Os funcionários da PROPONENTE devem ter os treinamentos exigidos pela CONTRATANTE. A

PROPONENTE deve disponibilizar seus funcionários antecipadamente para receber os devidos treinamentos, caso não os tenha;

3. DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS

REF338.DOC-2370 - //www.fab.ford.com/qualidade/formularios.htm – emissão: 15/07/03 – revisão: 11/02/10 Folha 8 de 21

Page 9: 0125 - MD - Projeto e Instalação de sistema automáti co de Sprinklers no interior dos paines dos Rubinetes nas  cabines de pintura

(numero de referência)

A PROPONENTE contratada deverá executar as instalações mecânicas, elétricas e civis necessárias para atender todos os serviços descritos neste memorial descritivo de modo pleno e satisfatório, dentro dos requisitos de operação, manutenção e segurança, conforme descritos abaixo.

3.1. FINALIDADE

"Descrever, quando necessário".

3.2. FUNCIONAMENTO

"Descrever, quando necessário, o funcionamento".

3.3. INSTALAÇÕES MECÂNICAS

"Descrever, quando necessário, as características e descrições gerais mecanicas".

3.4. INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

"Descrever, quando necessário, as características e descrições gerais elétricas"ATENDER AO ITEM 10.3 – SEGURANÇA EM PROJETOS DA NR10.

3.5 OBRAS CIVIS

"Descrever, quando necessário, as características e descrições gerais civis".

4. NORMAS

Todos os materiais e serviços aqui descritos deverão estar de acordo com normas técnicas nacionais e internacionais, tais como ABNT, ISO, JIC Standard Ford e Normas internas ETG, abaixo relacionadas, em suas últimas edições.As Normas Internas relacionadas a seguir podem ser retiradas com o Responsável da CONTRATANTE, não sendo aceita pela mesma, alegação de desconhecimento por parte da firma PROPONENTE quando da elaboração da proposta.

"Relacionar Normas, Standards Ford e Especificações Técnicas Gerais relacionadas aos serviços"

5. PROJETO

Anteriormente ao início da fabricação dos equipamentos, a PROPONENTE contratada deverá apresentar um Projeto Técnico, composto de memorial de cálculo e desenhos detalhados das instalações mecânicas, elétricas, hidráulicas e civis, os quais deverão ter a aprovação do Responsável da CONTRATANTE.O projeto técnico deverá ser conduzido simultaneamente com a Engenharia e áreas envolvidas da CONTRATANTE, de acordo com técnicas de R&M (Reliability & Maintainability).

6. PRAZOS DE EXECUÇÃO

Os serviços deverão ser executados em finais de semana e/ou feriados em caso de interferências com as atividades da Produção, lembrando-se que a CONTRATANTE tem prioridade quando houver necessidade de interrupção ou adiamento dos serviços.Em função dos prazos solicitados, a PROPONENTE deverá fornecer o planejamento de serviços através de um CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO detalhado.

"Estimar o prazo quando necessário e conhecido"

7. PREPARAÇÃO, EXECUÇÃO E ENTREGA DA OBRA

REF338.DOC-2370 - //www.fab.ford.com/qualidade/formularios.htm – emissão: 15/07/03 – revisão: 11/02/10 Folha 9 de 21

Page 10: 0125 - MD - Projeto e Instalação de sistema automáti co de Sprinklers no interior dos paines dos Rubinetes nas  cabines de pintura

(numero de referência)

Para execução dos serviços, a PROPONENTE contratada deverá atender as seguintes etapas de realização:

7.1. PREPARAÇÃO:

A PROPONENTE contratada deverá providenciar toda a documentação necessária para autorização de pessoal e equipamentos a serem utilizados nos serviços, de acordo com Procedimento Interno de Autorização de Entrada de Terceiros, vide site www.fsn.ford.com.br (Item comunicados).

7.2. EXECUÇÃO:

Anteriormente a execução dos serviços, a CONTRATADA deverá:

Elaborar um planejamento de execução dos serviços; Comunicar os serviços às áreas envolvidas juntamente com o Responsável da

CONTRATANTE; Informar-se dos horários permitidos para geração de ruídos; Informar-se dos requisitos para emissão de gases ou manuseio de produtos químicos ou

inflamáveis; Informar-se dos procedimentos para utilização de equipamentos de solda e corte; Isolar a área de trabalho e proteger as areas adjacentes; Identificar a área de trabalho; Solicitar autorização para utilização de redes de utilidades; Solicitar autorização para quebra de piso; Efetuar travamento das fontes de energia; Designar um coordenador de segurança do trabalho para acompanhamento dos serviços,

caso requisitado pelo responsável da Segurança do Trabalho da CONTRATANTE; Avaliar o impacto com as áreas próximas do local dos serviços as quais devem poder operar

sem interferências

Durante a execução dos serviços a CONTRATADA deverá:

Realizar reuniões de acompanhamento periódicas do andamento dos serviços; Preencher e entregar anexo "Lista de Componentes de Equipamentos", quando aplicável; Verificar periodicamente o controle de perda dos serviços, tais como, EPI’s, isolamento da

área, conexões em geral, limpeza, resíduos, vazamentos, etc., reportando a CONTRATANTE.

7.4. ENTREGA:

Quando possível, a PROPONENTE contratada deverá efetuar um “try-out”, em suas dependências, antes da instalação definitiva, com a presença das áreas envolvidas da CONTRATANTE.Após a instalação definitiva, a PROPONENTE contratada deverá proceder conforme abaixo:

Entrega Parcial - Efetuar Checklist de Entrega Parcial de Serviços, conforme formulário em anexo, imediatamente antes à entrega dos equipamentos para a Produção e se houver necessidade de instalações adicionais ou complementares após à entrega;

Entrega Total – Efetuar Procedimento de Entrega e Aceitação de Obras, conforme data programada com o Responsável da CONTRATANTE, através do qual todas as áreas envolvidas apreciarão a funcionabilidade e qualidade das instalações, devendo então dar a aprovação final.

REF338.DOC-2370 - //www.fab.ford.com/qualidade/formularios.htm – emissão: 15/07/03 – revisão: 11/02/10 Folha 10 de 21

Page 11: 0125 - MD - Projeto e Instalação de sistema automáti co de Sprinklers no interior dos paines dos Rubinetes nas  cabines de pintura

(numero de referência)

No caso de instalações elétricas será obrigatória a entrega do Laudo Técnico de Instalações Elétricas, de acordo com NR-10, NBR 5410 e NBR 14039,conforme modelo em anexo.Deverá ser entregue o ESTUDO DE ARCO INCIDENTE E CURTO-CIRCUITO referenciado pela norma IEEE 1584 para todos os painéis elétricos, que deverão ser ensaiados e certificados conforme as normas NBR 62271-200 e NBR60439-1 incluindo a separação física entre seus circuitos de potencia, comando, comunicação,etc. Estes estudos e certificações deverão estar claramente descritos na ART.

8. REUNIÕES DE OBRA

A PROPONENTE contratada deverá se reunir ("definir a periodicidade em intervalos de acordo com as atividades"), ou conforme necessidade durante execução dos serviços, com o coordenador da CONTRATANTE e demais áreas envolvidas, nas dependências da CONTRATANTE, para apresentação do andamento dos serviços e avaliação do progresso, bem como discutir assuntos relacionados à controle de perdas em conjunto com o Técnico de Segurança do Trabalho da CONTRATANTE, e da CONTRATADA quando necessário.Anteriormente ao inicio dos serviços, deverá ser efetuada uma reunião de planejamento com o objetivo de comunicar e programar as áreas envolvidas quanto ao início, envolvimento e término dos serviços e informar a CONTRATADA das particularidades da área e procedimentos especificos.

9. CANTEIRO DE OBRAS

A PROPONENTE contratada deverá prever canteiro de obra, do tipo Container, para uso de seus funcionários, serviços administrativos e guarda de equipamentos, ferramentas e demais objetos da obra, devendo manter o local limpo e em condições de perfeita higiene e arrumação.O Canteiro de Obras não poderá servir para serviços de construção ou montagens, devendo tudo ser providenciado nas dependências da PROPONENTE contratada.As plataformas de uso dos funcionários da CONTRATANTE poderão ser utilizadas pelos funcionários da PROPONENTE contratada, exclusivamente para utilização de sanitários e chuveiros.A guarda de todos os objetos nos containeres será de responsabilidade da PROPONENTE contratada, quanto ao desaparecimento, roubo, arrombamento, etc, que possam ocorrer.As instalações de utilidades necessárias na área do Container deverão ser providenciadas pela PROPONENTE contratada, sob orientação do responsável da CONTRATANTE.O Container e demais materiais de propriedade da CONTRATADA, devem ser removidos para fora das dependências da Ford Motor Company, imediatamente após a conclusão dos serviços.

10. DESTINAÇÃO DE MATERIAIS

Todo material proveniente de remoções, desmontagens e/ou demolições, considerado reaproveitável a critério da CONTRATANTE, porém não utilizável na obra em referência, deverá ser transportado e armazenado em local a ser indicado pelo responsável da CONTRATANTE pelo acompanhamento da obra.Em caso de material reaproveitável na obra, a PROPONENTE contratada deverá armazená-lo em local de sua inteira responsabilidade.Durante os trabalhos de carregamento e transporte, não serão permitidos acúmulos de materiais e/ou entulhos no local da obra, devendo a PROPONENTE contratada executar o "Bota-Fora" simultaneamente com os trabalhos de remoções, desmontagens e/ou demolições.Este item deverá seguir o procedimento interno de Gerenciamento de Contratadas e Sub-contratadas e legislações aplicáveis existentes, conforme mencionado anteriormente.

11. ACABAMENTO E PINTURA Os materiais devem ser montados pintados, sendo que, após a montagem serão aceitos apenas pequenos retoques de pintura. As superfícies e tubulações entregues deverão estar completamente limpas, isentas de ferrugem, rebarbas e materiais estranhos, devendo ser aplicado primer de fundo e duas demãos de acabamento na cor determinada, conforme Especificação Técnica correspondente.

REF338.DOC-2370 - //www.fab.ford.com/qualidade/formularios.htm – emissão: 15/07/03 – revisão: 11/02/10 Folha 11 de 21

Page 12: 0125 - MD - Projeto e Instalação de sistema automáti co de Sprinklers no interior dos paines dos Rubinetes nas  cabines de pintura

(numero de referência)

12. IDENTIFICAÇÃO

Todos os equipamentos fornecidos para atendimento desta Norma de Concorrência deverão estar identificados, em locais visíveis, com nome do fabricante, data de fabricação e características de projeto, bem como, os pontos de lubrificação, indicações de movimento, pontos de força e comando, botões de operação, sentidos de rotação, faixas de pressão e temperatura recomendada, etc…, com inscrições em Português, para controle interno da CONTRATANTE, conforme os parâmetros do Visual Factory especificados pelo Manual de FPS (Ford Production System), ou contatar o representante da CONTRATADA.

13. DOCUMENTAÇÃO

Conforme Lei Federal específica, os serviços a serem prestados deverão ter o recolhimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) junto ao CREA, no inicio dos serviços.Na entrega dos serviços, deverão ser fornecidos 2 (duas) vias de desenhos "AS BUILT" de conjuntos, composto de esquemas elétricos ( Unifilares e Multifilares ), hidráulicos e pneumáticos, instalações civis e eletromecânicas, listas de peças de reposição contendo a vida útil dos principais componentes e manuais de operação e manutenção.Os desenhos deverão seguir os Padrões da CONTRATANTE, conforme legenda padrão a serem fornecidos pela mesma, executados em CAD, com extensões DXF ou DWG, e entregues em CD ou DVD.Para os esquemas elétricos o padrão é EPLAN, cuja versão deverá ser verificada com o responsável da CONTRATANTE.Deverão ser entregues ainda, descrição completa das especificações dos equipamentos e laudo técnico das instalações e demais certificados que se fizerem necessários.

14. TREINAMENTO

Anteriormente a entrega da obra, a PROPONENTE contratada deverá efetuar treinamentos de operação, manutenção e técnicos aos funcionários da CONTRATANTE, de modo a adquirirem conhecimentos suficientes das particularidades dos serviços. O custo dos treinamentos deverá estar incluso na proposta e deverão atender aos requisitos do setor de Treinamento da CONTRATANTE. (Informar a população a ser treinada )

15. ASSISTÊNCIA TÉCNICA E PEÇAS DE REPOSIÇÃO

Os equipamentos fornecidos deverão possuir assistência técnica nacional, através de pessoal técnico, altamente especializado e com grande mobilidade para atendimento imediato.Todos os componentes utilizados para a execução dos serviços descritos deverão ter procedência ou representação nacional, com padrões de qualidade baseada nas normas mencionadas e deverão ser passíveis de substituição enquanto durarem as instalações.

16. GARANTIA

Os equipamentos fornecidos e instalados, relacionados neste Memorial Descritivo, deverão ter garantia mínima contra defeitos de fabricação e/ou instalação durante 12 meses de operação ou 18 meses de aquisição, a partir da data da aceitação final, citada no item acima, onde a firma PROPONENTE contratada será inteiramente responsável por danos físicos e materiais que por ventura possam ocorrer.Durante ("definir a periodo de acordo com a necessidade") dias, após a entrega e aprovação final a CONTRATADA deverá manter uma Equipe Técnica de acompanhamento da produção (Baby Sitting)

17. ESCLARECIMENTOS FINAIS

REF338.DOC-2370 - //www.fab.ford.com/qualidade/formularios.htm – emissão: 15/07/03 – revisão: 11/02/10 Folha 12 de 21

Page 13: 0125 - MD - Projeto e Instalação de sistema automáti co de Sprinklers no interior dos paines dos Rubinetes nas  cabines de pintura

(numero de referência)

Quaisquer dúvidas e/ou esclarecimentos que se fizerem necessários deverão ser sanados com os responsáveis da CONTRATANTE, para que não haja possibilidade de desconhecimento do escopo dos serviços ou das normas estabelecidas, quando da elaboração do projeto e execução da obra.Toda e qualquer dúvida quanto à fabricação, montagem ou instalação deverão ser conjuntamente definidas com os Responsáveis da CONTRATANTE.Reforçamos que a CONTRATANTE não fará nesta obra nenhum fornecimento de materiais, equipamento ou mão-de-obra, devendo tudo ser providenciado pela PROPONENTE contratada, desde a fabricação até a entrega em perfeito funcionamento e integrado com a Produção da Planta SBC, exceto pontos de utilidades.

18. INTERFERÊNCIAS

Será de responsabilidade da PROPONENTE contratada, toda e qualquer relocação de interferências ou obstáculos, que porventura venham impedir o andamento normal dos serviços a serem executados, bem como o restabelecimento das condições de trabalho iniciais. As interferências antes de serem eliminadas deverão ser aprovadas pelo Responsável da CONTRATANTE e as relocações envolvendo o Sistema de Combate a Incêndio deverão ser comunicadas ao setor de Bombeiros - Ramal 8222.

19. CONTROLE

Será de responsabilidade da PROPONENTE contratada, emitir um laudo/certificado de correto funcionamento para equipamentos que possuam sinóticos ligados à parâmetros de processo, do tipo luminoso, sonoro e/ou necessitam de calibração periódica.A PROPONENTE deverá acrescentar ao manual de manutenção o procedimento para a certificação/calibração dos equipamentos que necessitam de calibração periódica, assim como a frequência com a qual os equipamentos deverão ser certificados/calibrados, afim de assegurar o funcionamento correto dos equipamentos.

REF338.DOC-2370 - //www.fab.ford.com/qualidade/formularios.htm – emissão: 15/07/03 – revisão: 11/02/10 Folha 13 de 21

Page 14: 0125 - MD - Projeto e Instalação de sistema automáti co de Sprinklers no interior dos paines dos Rubinetes nas  cabines de pintura

(numero de referência)

Anexo 1

FORD MOTOR COMPANY BRASIL LTDA Complexo Industrial Ford Nordeste

REGRAS GERAIS DE SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE PARA EMPRESAS CONTRATAS PELA FORD MOTOR COMPANY LTDA.

Termo adicional de compromisso sobre segurança do trabalho.

A empreiteira, ou prestadora de serviços, denominada contratada ao aceitar o contrato com a proprietária da obra, ou do estabelecimento, denominada contratante obriga-se a cumprir integralmente a presente Norma, todos os regulamentos e instruções concernentes à Segurança e a Medicina do Trabalho vigente, permitindo a contratante ampla e total liberdade de fiscalização.

Estas instruções foram elaboradas com o objetivo de proteger o pessoal e o equipamento da contratante e da contratada, sendo por isso interesse comum das partes contratantes.

A presente Norma aplica-se a todos os serviços de demolição, construção, montagem, pintura ou instalação de equipamentos efetuados por contratadas em nossas dependências, bem como de limpeza.

______________________________________________________________________________Obra/nro. de referência

Assinatura: __________________________________________________________

Data: ____/_____/____

Nome da Contratante: __________________________________________________

Nome do Responsável: __________________________________________________

Cargo: ______________________________________________________________

Local: _______________________________________________Data: ___/___/___

REF338.DOC-2370 - //www.fab.ford.com/qualidade/formularios.htm – emissão: 15/07/03 – revisão: 11/02/10 Folha 14 de 21

Page 15: 0125 - MD - Projeto e Instalação de sistema automáti co de Sprinklers no interior dos paines dos Rubinetes nas  cabines de pintura

(numero de referência)

Anexo 2

FORD MOTOR COMPANY BRASIL LTDA Complexo Industrial Ford Nordeste

TERMO DE COMPROMISSO

Pelo presente, a PROPONENTE certifica que está ciente das exigências contidas nesta Norma de Contratação e que as informações abaixo são idôneas e, toda e qualquer correspondência deverá ser remetida para o endereço abaixo:

______________________________________________________________________________Obra/nro. de referência

______________________________________________________________________________Nome da PROPONENTE

_________________________________ _________________________________________C.G.C. Inscrição Estadual

__________________________________ _________________________________________Telefone(s) Fax(s)

______________________________________________________________________________Endereço

______________________________ _________________________________________CEP Cidade / Estado

______________________________________________________________________________Nome / Cargo do Responsável

__________________________________________ _____/_____/_____Assinatura Data

REF338.DOC-2370 - //www.fab.ford.com/qualidade/formularios.htm – emissão: 15/07/03 – revisão: 11/02/10 Folha 15 de 21

Page 16: 0125 - MD - Projeto e Instalação de sistema automáti co de Sprinklers no interior dos paines dos Rubinetes nas  cabines de pintura

(numero de referência)

Anexo 3

FORD MOTOR COMPANY BRASIL LTDAComplexo Industrial Ford Nordeste

ATESTADO DE VISITA

______________________________________________________________________________Obra/nro. de referência

Atestamos, para os devidos fins, o comparecimento ao local da obra de:

______________________________________________________________________________Firma Proponente Responsável Técnico

______________________________________________________________________________Firma Proponente Responsável Técnico

______________________________________________________________________________Firma Proponente Responsável Técnico

____________________________________________________________________________Firma Proponente Responsável Técnico

______________________________________________________________________________Firma Proponente Responsável Técnico

______________________________________________________________________________Firma Proponente Responsável Técnico

Data: _____/_____/_____

REF338.DOC-2370 - //www.fab.ford.com/qualidade/formularios.htm – emissão: 15/07/03 – revisão: 11/02/10 Folha 16 de 21

Page 17: 0125 - MD - Projeto e Instalação de sistema automáti co de Sprinklers no interior dos paines dos Rubinetes nas  cabines de pintura

(numero de referência)

___________________________________________________Assinatura do Responsável da Ford Motor Company Brasil Ltda

REF338.DOC-2370 - //www.fab.ford.com/qualidade/formularios.htm – emissão: 15/07/03 – revisão: 11/02/10 Folha 17 de 21

Page 18: 0125 - MD - Projeto e Instalação de sistema automáti co de Sprinklers no interior dos paines dos Rubinetes nas  cabines de pintura

(numero de referência)

Anexo 4

FORD MOTOR COMPANY BRASIL LTDAComplexo Industrial Ford Nordeste

CHECKLIST DE ENTREGA PARCIAL DE SERVIÇOS

OBRA: ______________________________________________________________CONTRATADA: _______________________________________________________PEDIDO DE COMPRAS: _____________________

Sim Não1. Os troleys possuem garras de segurança?2. As pontes e monovias possuem stops de segurança duplos?3. Os pinos de sustentação estão cupilhados?4. As correntes das talhas possuem limites de fim de curso?5. Os freios das talhas estão operantes?6. Os cabos elétricos estão protegidos por cabos de aço?7. As indicações dos botões de comando sinalizam corretamente?8. As porcas de fixação estão torqueadas e pintadas conforme padrão?9. A produção está apta para operação dos comandos?10.As partes móveis estão protegidas?11.As saliências ou canaletas estão devidamente tapadas?12.As superfícies quentes ou componentes elétricos estão protegidos?13.As tubulações estão identificadas conforme padrão?14.Os equipamentos estão lubrificados e isentos de vazamentos?15.A área está limpa de resíduos sólidos ou líquidos (piso e estruturas)?16.As condições originais da área foram restabelecidas?17.Os travamentos de fontes de energia foram removidos?18.Os painéis elétricos possuem sistemas de travamento de energia?19.Outros?

Os itens não aplicáveis devem ser deixados em branco.A liberação da área esta condicionada a aprovação deste documento pela Segurança do Trabalho.Todos os itens necessários não previstos devem ser justificados abaixo com as devidas providências._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________ _________ _______________________ ___________ Responsável da Contratada data Responsável Ford data

REF338.DOC-2370 - //www.fab.ford.com/qualidade/formularios.htm – emissão: 15/07/03 – revisão: 11/02/10 Folha 18 de 21

Page 19: 0125 - MD - Projeto e Instalação de sistema automáti co de Sprinklers no interior dos paines dos Rubinetes nas  cabines de pintura

(numero de referência)

Anexo 5

TIMBRE DA EMPRESA

LAUDO TÉCNICO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

À

Ford Motor Company Brasil Ltda

C.G.C.

IDENTIFICAÇÃO DA INSTALAÇÃO

(citar a obra)

LOCALIZAÇÃO DA INSTALAÇÃO

(planta, prédio, área, etc...)

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DA INSTALAÇÃO

(OBS: - citar desenhos de referência)

ATESTADO DE CONCORDÂNCIA

Atesto que, na presente data, todas as instalações elétricas acima citadas estão de acordo com a norma NBR-5410, NBR 14039, NBR 60439-1,NBR 62271-200 e Norma Regulamentadora no. 10 da portaria 598 de 07 de dezembro de 2004, do capítulo V, título II da CLT, relativas respectivamente ao aspecto técnico e à segurança e medicina do trabalho.

(Local e Data) Nome e assinatura do Engenheiro Eletricista responsável da Empresanº. do CREA

REF338.DOC-2370 - //www.fab.ford.com/qualidade/formularios.htm – emissão: 15/07/03 – revisão: 11/02/10 Folha 19 de 21

Page 20: 0125 - MD - Projeto e Instalação de sistema automáti co de Sprinklers no interior dos paines dos Rubinetes nas  cabines de pintura

(numero de referência)

Anexo 6

FORD MOTOR COMPANY BRASIL LTDAComplexo Industrial Ford Nordeste

LCC - Life Cycle Cost (Custo do Ciclo de Vida)

Fornecedor: __________________________________________________________________

Obra/Equipamento: ____________________________________________________________

N.C. nº:

Data:

Vida útil:

Dados para calculo do L.C.C.:

Custo de aquisição: R$

Custo de garantia: R$

Custo de treinamento: R$

Consumo de energia elétrica: Kwh

Consumo de ar comprimido: m3/h

Consumo de lubrificantes: l/mês

Custo de assistência técnica (após garantia): R$/h

Mão de obra (Manutenção Preventiva): hs/ano

Materiais de reposição (Manutenção Preventiva): R$/ano

MTBF: hs

MTTR: hs

REF338.DOC-2370 - //www.fab.ford.com/qualidade/formularios.htm – emissão: 15/07/03 – revisão: 11/02/10 Folha 20 de 21

Page 21: 0125 - MD - Projeto e Instalação de sistema automáti co de Sprinklers no interior dos paines dos Rubinetes nas  cabines de pintura

(numero de referência)

Anexo 7

FORD MOTOR COMPANY BRASIL LTDAComplexo Industrial Ford Nordeste

PAR: ______________________________________________________________EQUIPAMENTO/OBRA: _______________________________________________

Lista de Componentes de Equipamentos

Nome do Componente Quantidade de Componentes Estimativa de Vida Útil

REF338.DOC-2370 - //www.fab.ford.com/qualidade/formularios.htm – emissão: 15/07/03 – revisão: 11/02/10 Folha 21 de 21