01 cobertura opcional doenças graves (1)

52
Seguro Doenças Graves Processo SUSEP Nº 15414.003662/2010-27 Condições Especiais Índice 1.Definições _____________________________________ 3 2.Objetivo do Seguro _____________________________ 10 3.Âmbito Geográfico _____________________________ 11 4.Cobertura Principal _____________________________ 11 5.Cobertura Adicional ____________________________ 17 6.Período de Carência ____________________________ 20 7.Exclusões Gerais _______________________________ 20 8.Idade do Segurado ______________________________ 23 9.Vigência do Seguro _____________________________ 23 10.Aceitação do Seguro ____________________________ 24 11.Consequências de Declarações Incorretas ____________ 27 12.Pagamento do Prêmio ___________________________ 28 13.Período de Graça _______________________________ 31 14.Redução do Capital Segurado _____________________ 31 15.Renovação do Seguro ___________________________ 32 16.Direito de Cancelar o Seguro______________________ 34 17.Suspensão, Reabilitação e Cancelamento do Seguro_____ 35 18.Designação de Beneficiário _______________________ 42 19.Condições para Pagamento do Benefício _____________ 42 20.Recebimento do Benefício ________________________ 44 21.Documentos Básicos para Pagamento do Benefício _____ 44 22.Procedimentos para Pagamento do Benefício__________ 46 23.Atualização Monetária ___________________________ 48 Seguro Doenças Graves - C

Upload: janinecp

Post on 12-Jul-2016

15 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Seguro contra doenças graves da Prudential

TRANSCRIPT

Page 1: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

Seguro Doenças Graves

Processo SUSEP Nº 15414.003662/2010-27

Condições Especiais

Índice 1. Definições _____________________________________ 3 2. Objetivo do Seguro _____________________________ 10 3. Âmbito Geográfico _____________________________ 11 4. Cobertura Principal _____________________________ 11 5. Cobertura Adicional ____________________________ 17 6. Período de Carência ____________________________ 20 7. Exclusões Gerais _______________________________ 20 8. Idade do Segurado ______________________________ 23 9. Vigência do Seguro _____________________________ 2310. Aceitação do Seguro ____________________________ 2411. Consequências de Declarações Incorretas ____________ 2712. Pagamento do Prêmio ___________________________ 2813. Período de Graça _______________________________ 3114. Redução do Capital Segurado _____________________ 3115. Renovação do Seguro ___________________________ 3216. Direito de Cancelar o Seguro ______________________ 3417. Suspensão, Reabilitação e Cancelamento do Seguro _____ 3518. Designação de Beneficiário _______________________ 4219. Condições para Pagamento do Benefício _____________ 4220. Recebimento do Benefício ________________________ 4421. Documentos Básicos para Pagamento do Benefício _____ 4422. Procedimentos para Pagamento do Benefício __________ 4623. Atualização Monetária ___________________________ 48

Seguro Doenças Graves - C

Page 2: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

24. Mudança na Legislação Tributária __________________ 5025. Prescrição ____________________________________ 5026. Mudança de Endereço ___________________________ 5027. Extrato Periódico _______________________________ 5028. Foro ________________________________________ 5129. Cláusula Adicional de Exclusão para Atos de Terrorismo ________________________________ 51

Page 3: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

3

1. Definições

Aceitação Integral da Proposta de ContrataçãoDar-se-á quando, findo o Período de Análise do Risco, todas as coberturas constantes da Proposta de Contratação forem aceitas pela Seguradora.

Aceitação Parcial da Proposta de ContrataçãoDar-se-á quando, findo o Período de Análise do Risco, uma ou mais coberturas constantes da Proposta de Contratação não forem aceitas pela Seguradora.

Acidente PessoalÉ o evento com data caracterizada, exclusivo e diretamente externo, súbito, involuntário, violento e causador de lesão física que, por si só, e independentemente de toda e qualquer outra causa, tenha como consequência direta a morte do Segurado ou sua Invalidez Permanente e Total ou Parcial por Acidente, observadas as exclusões descritas no item 7.2. destas Condições Especiais.

Conforme legislação vigente, incluem-se neste conceito: o suicídio, ou a sua tentativa, observado o disposto na alínea i do item 7.1. destas Condições Especiais; os acidentes decorrentes de ação da temperatura do ambiente ou influência atmosférica, quando a elas o Segurado ficar sujeito, em decorrência de acidente coberto; os acidentes decorrentes de escapamento acidental de gases e vapores; os acidentes decorrentes de sequestros e tentativas de sequestros e os acidentes decorrentes de alterações anatômicas ou funcionais da coluna vertebral, de origem traumática, causadas exclusivamente por fraturas ou luxações, radiologicamente comprovadas.

Apólice de SeguroÉ o documento formal e legal, emitido pela Seguradora, que carac-teriza a contratação do seguro, sendo composta pelas respectivas Condições Especiais.

Page 4: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

4

AtuárioÉ o profissional especializado em matemática superior, que atua, de modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos, políticas de investimentos e amortizações e, em seguro privado e/ou social, calculando probabi-lidades de eventos, avaliando riscos financeiros e fixando Prêmios, Indenizações, Benefícios e Provisões (Reservas) Matemáticas. A profissão do Atuário é regulamentada pelo Decreto Lei Nº 806, de 4 de setembro de 1969.

BeneficiárioPara efeito deste seguro, o Beneficiário será o próprio Segurado.

BenefícioÉ o pagamento em dinheiro efetuado pela Seguradora ao Benefi-ciário, na forma única, em contraprestação aos Prêmios pagos para custeio do seguro contratado, por ocasião da ocorrência do sinistro durante o período de vigência.

Benefício LíquidoÉ o valor do Benefício menos quaisquer Prêmios devidos e não-pagos.

Capital SeguradoÉ o valor para base de cálculo do Benefício e do Prêmio, ambos estabelecidos na Apólice de Seguro, atualizado conforme descrito na Cláusula 23 destas Condições Especiais.

Carregamento ComercialÉ o percentual incidente sobre os Prêmios Comerciais, para fazer face às despesas de corretagem, administração e remuneração da Seguradora. Este percentual varia em função da idade e do sexo

Page 5: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

5

do Segurado, e constará, em seu percentual exato, na Apólice e na Nota Técnica Atuarial específicas.

Condições EspeciaisÉ o instrumento jurídico que disciplina os direitos e obrigações das partes contratantes, bem como as características gerais do plano de seguro, sendo obrigatoriamente parte da Proposta de Contratação.

Data de Início de Vigência do SeguroÉ a data de recebimento, pela Seguradora, da Proposta de Contrata-ção devidamente preenchida e assinada, juntamente com o compro-vante de pagamento do primeiro Prêmio, respeitado o disposto na Cláusula 10 destas Condições Especiais. Em caso de não-pagamento do primeiro Prêmio no momento do preenchimento da Proposta de Contratação, é a data de aceitação da mesma.

Declaração Pessoal de SaúdeÉ o documento formal e legal, integrante da Proposta de Contra-tação e do Formulário de Informações Médicas, em que o Propo-nente/Segurado presta informações sobre suas condições de saúde e suas atividades na data da assinatura dos referidos documentos, assinando-o e responsabilizando-se pela veracidade e integralidade das informações prestadas, sob pena de perder o direito ao Benefício, nos termos do Artigo 766 do Código Civil Brasileiro.

Doença CobertaEstarão cobertas neste seguro as doenças especificadas na Cláusula 4 destas Condições Especiais, respeitadas as definições, caracterizações e exclusões de cada uma dessas doenças.

Page 6: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

6

Doenças ou Lesões Preexistentes e suas ConsequênciasSão doenças, distúrbios ou lesões, inclusive as congênitas, contraídas pelo Segurado anteriormente à data de sua assinatura na Proposta de Contratação, caracterizando-se pela existência de sinais, sinto-mas e quaisquer alterações evidentes do seu estado de saúde, e que eram de seu prévio conhecimento na data da assinatura da Proposta de Contratação. Estas doenças, distúrbios ou lesões poderão ser identificados pela Seguradora, por todos os meios de verificação que sejam aceitos como prova, inclusive em prontuários médico-hospitalares, consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais.

Evento CobertoÉ o diagnóstico, feito por médico especializado, de uma das doenças cobertas por este seguro ou da realização de um dos procedimentos médicos cobertos, ambos descritos na Cláusula 4 destas Condições Especiais.

Invalidez Permanente e Parcial por AcidenteÉ aquela para a qual, face às lesões físicas causadas ao Segurado por acidente pessoal coberto, não se pode esperar recuperação ou reabilitação com recursos terapêuticos disponíveis na oportunidade, e que gera a perda ou impotência funcional definitiva do Segurado, conforme descrito na Cláusula 5 destas Condições Especiais.

Invalidez Permanente e Total por AcidentePara efeito desta definição, entende-se por Invalidez Permanente e Total por Acidente a perda ou impotência funcional definitiva do Segurado, em virtude de lesão física causada por acidente pessoal, com ocorrência de um ou mais dos eventos a seguir:

a) perda total da visão de ambos os olhos;b) perda total do uso de ambos os membros superiores;c) perda total do uso de ambos os membros inferiores;d) perda total do uso de ambas as mãos;

Page 7: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

7

e) perda total do uso de um membro superior e de um membro inferior, simultaneamente;

f ) perda total do uso de uma das mãos e de um dos pés, simulta-neamente;

g) perda total do uso de ambos os pés; e/ouh) alienação mental total e incurável (Artigo 3º, Inciso II, do Código

Civil Brasileiro), devidamente comprovada mediante Termo de Curatela Definitivo (Artigo 1.767, Inciso I, do Código Civil Brasileiro).

Life PlannerLife Planner® é a marca registrada da The Prudential Insurance Company of America para designar os Franqueados Corretores de Seguro de Vida. Conforme disposto na legislação vigente, o Segurado poderá consultar a situação cadastral do Life Planner no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), nome completo, CNPJ ou CPF.

Nota Técnica AtuarialÉ o documento, elaborado pelo Atuário, que contém a descrição e o equacionamento técnico do plano oferecido por este seguro.

Período de Análise do RiscoÉ o período de 15 (quinze) dias, a serem contados a partir do dia de recebimento, pela Seguradora, da Proposta de Contratação ou da Proposta de Reabilitação, conforme o caso, devidamente pre-enchida e assinada, respeitado o disposto na Cláusula 10 e no item 17.2. destas Condições Especiais.

Período de CarênciaÉ o período de 90 (noventa) dias, a serem contados a partir do início de vigência do seguro, no qual o Segurado não fará jus às

Page 8: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

8

coberturas garantidas por este seguro, conforme Cláusula 6 destas Condições Especiais.

Período de GraçaÉ o período de 60 (sessenta) dias, a serem contados a partir do dia imediatamente posterior à data de vencimento do pagamento de Prêmio vencido e não-pago, durante o qual o Segurado ainda fará jus às coberturas constantes destas Condições Especiais, desde que não esteja no Período de Carência descrito anteriormente.

Período de SuspensãoÉ o período de 3 (três) anos, a serem contados a partir do dia imediatamente posterior ao fim do Período de Graça, na falta de pagamento de Prêmio, durante o qual o Segurado não fará jus a nenhuma das coberturas constantes destas Condições Especiais, e durante o qual o mesmo poderá optar por reabilitar ou cancelar a Apólice, conforme descrito na Cláusula 17.

PlanoÉ o conjunto de regras estabelecidas nas respectivas Condições Especiais e Nota Técnica Atuarial, com o objetivo de atender, de forma geral ou particular, as necessidades do Segurado.

PrêmioÉ o Prêmio Puro acrescido de carregamento e IOF, e que representa a quantia em dinheiro a ser paga pelo Responsável pelo Pagamento à Seguradora. Em valor, deve ser igual ou superior ao Prêmio mínimo estabelecido, informado pelo Life Planner ou pelo Departamento de Atendimento ao Cliente da Seguradora.

Prêmio PuroÉ a quantia em moeda corrente, livre de taxas ou outros encargos

Page 9: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

9

que recaiam ou venham a recair sobre o Prêmio, calculada com base em determinada tábua de morbidade, tábua de mortalidade e taxa de juros, de forma a possibilitar ao Segurado os Benefícios garantidos e contratados neste seguro.

Procedimento Médico CobertoEstarão cobertos neste seguro os procedimentos médicos especificados na Cláusula 4 destas Condições Especiais, respeitadas as definições, caracterizações e exclusões de cada um desses procedimentos.

ProponenteÉ a Pessoa Física ou Jurídica interessada na contratação do seguro, firmando, para esse fim, a Proposta de Contratação. No caso de seguro sobre a vida de outros, o Proponente é obrigado a declarar o seu interesse pela preservação da vida do Segurado, de acordo com o Artigo 790 do Código Civil Brasileiro e seu parágrafo único.

Proposta de ContrataçãoÉ o documento com a declaração dos elementos essenciais do interesse a ser garantido e do risco, mediante o qual o Proponente expressa a intenção de contratar o seguro junto a esta Seguradora, manifestando pleno conhecimento das regras estabelecidas por estas Condições Especiais.

Provisão de Resgate e/ou Outros Valores a RegularizarÉ a provisão que abrangerá os valores referentes às Provisões Mate-máticas de Benefícios a Conceder e às devoluções de Prêmio que, por qualquer motivo, ainda não tenham sido pagos por ocasião do cancelamento da Apólice.

Provisão Matemática de Benefícios a ConcederÉ a provisão atuarialmente constituída, calculada mensalmente para as Apólices em vigor, em função do sexo e da idade do Segurado, do Capital Segurado e da periodicidade de pagamento dos Prêmios,

Page 10: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

10

para fazer face aos compromissos da Seguradora com seus Segurados antes do pagamento do Benefício.

Responsável pelo PagamentoÉ a Pessoa Física ou Jurídica que se obriga a pagar os Prêmios.

SeguradoÉ a Pessoa Física indicada como tal na Apólice, sobre a vida da qual se procederá a avaliação do risco e será estabelecido o seguro, e que fará jus às coberturas constantes destas Condições Especiais.

SeguradoraÉ a Prudential do Brasil Seguros de Vida S.A., registrada no CNPJ sob o Nº 33.061.813/0001-40, constante da Proposta de Con-tratação, que assume os riscos inerentes às coberturas, nos termos destas Condições Especiais.

SeguroÉ o grupo de coberturas objeto destas Condições Especiais.

SinistroÉ toda e qualquer ocorrência passível de ser indenizada pelas co-berturas contempladas nestas Condições Especiais.

2. Objetivo do Seguro

2.1. Obedecidas estas Condições Especiais e os limites de garantia definidos, e mediante o pagamento do Prêmio correspondente, este seguro tem por objetivo garantir as Coberturas Principal e Adicional, conforme Cláusulas 4 e 5, respectivamente.

2.2. Conforme disposto na legislação vigente, o registro deste pla-no na SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização.

Page 11: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

11

3. Âmbito Geográfico

As coberturas descritas nestas Condições Especiais abrangem os eventos ocorridos em qualquer parte do globo terrestre.

4. Cobertura Principal

Este seguro garante o pagamento do Capital Segurado contratado, conforme definido na Cláusula 20, em decorrência do diagnóstico de uma doença grave coberta ou da realização de um procedimen-to médico coberto, ambos descritos a seguir, se, e somente se, o Segurado sobreviver 30 (trinta) dias após a ocorrência do primeiro evento coberto. O diagnóstico deverá ter sido emitido e constatado pela primeira vez após a data de início de vigência deste seguro, observados os itens constantes das Cláusulas 6 e 7, respeitando o disposto nestas Condições Especiais e as disposições legais previstas no Artigo 766 do Código Civil Brasileiro, descritas na Cláusula 11. O conjunto de doenças graves e procedimentos médicos que caracterizam os eventos cobertos pela Cobertura Principal deste seguro será escolhido pelo Proponente, no momento do preen-chimento da Proposta de Contratação, entre as Opções Básica e Plus, listadas a seguir. Estas opções não poderão ser contratadas simultaneamente, e serão exclusivamente as seguintes:

4.1. Opção Básica

4.1.1. Câncer

Doença que se manifesta pela presença de um tumor maligno, caracterizada pelo crescimento e multiplicação descontrolados de células malignas e invasão de tecidos. O diagnóstico deve ser con-firmado por um médico especialista e evidenciado por exame his-

Page 12: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

12

tológico conclusivo. O termo “câncer” também inclui as leucemias e as doenças malignas do sistema linfático, como a enfermidade de Hodgkin.

4.1.1.1. As exclusões são: qualquer grau ou estágio de neoplasia intraepitelial cervical (NIC); qualquer tumor ou lesão pré-maligna; todos os cânceres não invasivos (in situ); o câncer de próstata no estágio I (T1a, 1b, 1c); carcinoma basocelular e carcinoma de células escamosas (espinocelular) de pele; melanoma maligno com índice de Clark I ou II, ou índice de espessura de Breslow menor do que 0,76 mm; e qualquer tumor maligno na presença de qualquer vírus de imunodeficiência humana.

4.1.2. Cirurgia de Revascularização Miocárdica com Implante de Ponte(s) Vascular(es) nas Artérias Coronarianas (Bypass)

Realização de cirurgia cardíaca, a tórax aberto, para a correção de uma ou mais artérias coronárias que estão estenosadas ou ocluídas, com o implante de ponte(s) (Bypass) arterial(is) ou venosa(s) na(s) artéria(s) coronária(s). A indicação da cirurgia deve estar respaldada por exame de coronariografia, e a realização da cirurgia deve ser confirmada por um médico especialista.

4.1.2.1. As exclusões são: angioplastias; outros procedimen-tos intra-arteriais e cirurgia por toracotomia mínima.

4.1.3. Infarto Agudo do Miocárdio

É a morte do músculo cardíaco como resultado de um fluxo san-guíneo insuficiente para a área comprometida.

Page 13: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

13

O diagnóstico deve ser comprovado por médico especialista e basear-se na ocorrência concomitante dos seguintes critérios:

a) histórico de dores torácicas típicas;b) alterações recentes e características de infarto no eletrocardio-

grama (ECG); ec) elevação das enzimas cardíacas, troponinas ou outros marca-

dores bioquímicos de necrose miocárdica.

4.1.3.1. As exclusões são: o infarto do miocárdio sem ele-vação do segmento ST, somente com elevação de troponina “I” ou “T”, outras síndromes coronarianas agudas (por exemplo, angina de peito estável ou instável) e infarto do miocárdio silencioso.

4.1.4. Insuficiência Renal Terminal

Etapa final de doença renal, caracterizada pela perda crônica e irrever-sível da função de ambos os rins, com necessidade de diálise regular (hemodiálise ou diálise peritoneal) ou realização de transplante renal. O diagnóstico deve ser indicado por um médico especialista.

4.1.5. Acidente Vascular Cerebral

Qualquer acidente vascular cerebral com sequelas neurológicas permanentes, incluindo-se o infarto do tecido cerebral, hemorra-gia e embolização originada de fonte extracraniana. O diagnóstico deve ser confirmado por um médico especialista e evidenciado por sintomas clínicos típicos e resultados de tomografia axial computadorizada ou ressonância magnética do cérebro. Devem-se documentar as evidências de déficit neurológico que persistam, no mínimo, por 3 (três) meses a partir da data do diagnóstico.

Page 14: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

14

4.1.5.1. As exclusões são: acidentes vasculares cerebrais isquêmicos transitórios e síndromes correlatas (ex.: Is-quemia Cerebral Transitória – ICT); dano traumático do cérebro; infartos lacunares sem déficit neurológico e sintomas neurológicos provocados por enxaquecas.

4.1.6. Transplantes de Órgãos

Transplante de órgãos em que o Segurado participa como receptor de algum dos seguintes órgãos: coração, pulmão, fígado, pâncreas, rim, intestino delgado ou medula óssea.

4.1.6.1. As exclusões são: a colocação de coração artifi-cial, ainda que colocado temporariamente, visando-se a realização de um transplante verdadeiro no futuro; o transplante de órgãos de animais e de quaisquer órgãos não-humanos; o autotransplante de medula; o transplante de células-tronco (“células-mãe”) e o transplante de células-beta do pâncreas.

4.1.7. Paralisia

Perda total e irreversível do uso de dois ou mais membros (supe-riores ou inferiores), causada por paralisia, apenas devido a acidente ou doença envolvendo a medula espinhal. Estas condições devem ter sido medicamente documentadas por, pelo menos, 3 (três) meses.

4.1.7.1. A exclusão é: a paralisia provocada por Síndrome de Guillain-Barré.

4.2. Opção Plus

Além das doenças graves e procedimentos médicos listados no item 4.1., a Opção Plus conterá os seguintes:

Page 15: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

15

4.2.1. Cegueira ou Perda da VisãoPerda irreversível, total ou quase total, da visão de ambos os olhos, causada por acidente ou doença. O diagnóstico deve ser aceito pelas sociedades médicas científicas especializadas, feito por oftalmologista e evidenciado por exames específicos, obedecendo aos seguintes critérios relacionados a seguir:

a) acuidade visual para distância menor ou igual a 20/400 (0,05), no melhor olho, com a melhor correção possível; oub) campo visual igual ou menor que 10 graus, no melhor olho, com a melhor correção possível.

4.2.1.1. A exclusão é: cegueira de origem central (sistema nervoso central).

4.2.2. Cirurgia para Troca de Valvas CardíacasCirurgia cardíaca aberta para troca de uma ou mais valvas cardíacas (aórtica, mitral, tricúspide e pulmonar) por valvas artificiais, devido a estenose, insuficiência ou uma combinação destes dois problemas. A realização da cirurgia de troca de valva cardíaca deverá ser confirmada por médico cardiologista.

4.2.2.1. As exclusões são: cirurgias cardíacas em que apenas seja feita reparação da valva cardíaca, ou seja, ci-rurgias com preservação da valva, como comissurotomia, comissuroplastia, valvoplastias.

4.2.3. Cirurgia da AortaRealização de cirurgia para correção de uma doença da arté-ria aorta que requeira a remoção e substituição do segmento afetado por prótese. Para fins de definição, são considerados os segmentos torácico e abdominal da artéria aorta, mas não suas ramificações. A realização da cirurgia da aorta deverá ser confirmada por médico especialista.

Page 16: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

16

4.2.4. Esclerose MúltiplaO diagnóstico de certeza de esclerose múltipla deve ser aceito pelas sociedades médicas científicas especializadas e feito por médico neurologista. A doença deve ser demonstrada por sin-tomas típicos de desmielinização e prejuízo das funções motora e sensitiva, bem como achados típicos no exame de ressonância nuclear magnética.

O Segurado deve apresentar anomalias neurológicas por um período contínuo de pelo menos 6 (seis) meses ou deve ter tido no mínimo 2 (dois) episódios clinicamente bem documentados, com um intervalo mínimo de 1 (um) mês entre eles, ou, ainda, um episódio clinicamente documentado junto com manifestações características no fluido cérebro-espinhal, assim como lesões cere-brais específicas detectadas na ressonância nuclear magnética.

4.2.5. Surdez ou Perda da AudiçãoPerda irreversível, total ou profunda, da audição de ambas as orelhas, causada por acidente ou doença. O diagnóstico deve ser aceito pelas sociedades médicas científicas especializadas, feito por médico otorrinolaringologista e evidenciado por exames audiológicos específicos (audiograma, BERA - Audiometria de Tronco Cerebral, emissão oto-acústica), obedecendo ao critério relacionado a seguir:

a) limiares auditivos sensório-neurais maiores ou iguais a 90 dB (decibéis) em ambas as orelhas, aferidos por audiograma, simultaneamente nas frequências de 500Hz, 1000Hz, 2000Hz e 3000Hz.

4.2.5.1. A exclusão é: surdez de origem central (sistema nervoso central).

Page 17: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

17

4.2.6. Queimaduras GravesQueimaduras de terceiro grau, cobrindo ao menos 20% (vinte por cento) da área da superfície do corpo do Segurado. O diag-nóstico deverá ser confirmado por um especialista e evidenciado por resultados da carta de Lund Browder ou por um calculador equivalente de áreas corporais queimadas.

5. Cobertura Adicional

Tal cobertura não poderá ser contratada separadamente da Cober-tura Principal.

5.1. Dispensa de Prêmio (Waiver of Premium)

5.1.1. Desde que a Proposta de Contratação tenha sido apro-vada pela Seguradora, de acordo com as disposições deste se-guro e com as demais disposições destas Condições Especiais, a Seguradora não cobrará os Prêmios devidos, e continuará mantendo as coberturas deste seguro, na eventualidade de o Segurado tornar-se parcial e permanentemente inválido, em decorrência de acidente durante a vigência do seguro, no período de pagamento do Prêmio, e observado o disposto nos subitens 5.1.4. e 5.1.5.

5.1.1.1. A Dispensa de Prêmio não implica, necessariamente, na con-cessão do Benefício referente à Cobertura Principal deste seguro.

5.1.2. Para efeito desta Cobertura Adicional, entende-se por Invalidez Permanente e Parcial por Acidente a perda ou impo-tência funcional parcial e definitiva do Segurado, em virtude de lesão física causada por acidente pessoal, com ocorrência de uma ou mais das lesões a seguir:

Page 18: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

18

a) perda total da visão de um olho; b) surdez total e incurável de ambas as orelhas; c) perda total do uso de um dos membros superiores; d) perda total do uso de um dos membros inferiores; e) perda total do uso de uma das mãos; f ) imobilidade do segmento cervical da coluna vertebral; g) imobilidade do segmento sacro-lombo-torácico da coluna

vertebral; e/ou h) mudez incurável.

5.1.3. Na Opção Plus, a alínea b acima, relativa à surdez, não terá efeito para solicitação da Dispensa de Prêmio. Já que esta ocorrência está coberta, o Benefício será pago, e o seguro terminado.

5.1.4. Se o Segurado ficar parcial e permanentemente inválido em decorrência de acidente antes de completar 60 (sessenta) anos de idade, o Responsável pelo Pagamento estará dispensado do pagamento de todos os Prêmios devidos a partir da data da ocorrência do evento até o término do período de pagamento.

5.1.5. Se o Segurado ficar parcial e permanentemente in-válido em decorrência de acidente, depois de completar 60 (sessenta) anos de idade, a Seguradora apenas não cobrará os Prêmios devidos a partir da data da ocorrência do even-to, até o mês em que o Segurado completar 65 (sessenta e cinco) anos de idade.

5.1.6. Se o Segurado ficar parcial e permanentemente inválido em decorrência de acidente após os 65 (sessenta e cinco) anos de idade, não haverá dispensa do pagamento de Prêmios.

Page 19: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

19

5.1.7. O Responsável pelo Pagamento deverá pagar todos os Prêmios devidos até que a solicitação de dispensa do pagamento dos Prêmios seja aprovada pela Seguradora. Neste caso, os Prêmios pagos desde a data da ocorrência do evento serão devolvidos ao Responsável pelo Pagamento, atualizados monetariamente, tendo como base a variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, do Instituto Brasileiro de Geografia e Esta-tística (IPCA/IBGE), calculada, na forma da lei, desde a data do pagamento dos Prêmios até a data da efetiva devolução. No caso de pagamento dos Prêmios em cheque, a atualização dar-se-á desde a data de compensação do cheque até a data da devolução.

5.1.8. A ocorrência de evento coberto por esta Cobertura Adi-cional que resultar em solicitação de dispensa do pagamento dos Prêmios por parte do Segurado deverá ser satisfatoriamente comprovada, bem como todas as circunstâncias a ela relacionadas. A solicitação deverá ser enviada à Seguradora acompanhada do Formulário de Aviso de Sinistro, fornecido pela mesma, bem como dos documentos citados no subitem 21.1.2. destas Con-dições Especiais, observando o disposto no item 21.2.

5.1.9. Para efeito deste seguro, deverá ser observado o que dispõe a Cláusula 22 destas Condições Especiais.

5.1.10. Caso a Seguradora não aceite a solicitação da Dispensa de Prêmio, o Responsável pelo Pagamento deverá continuar pagando os Prêmios até o fim do período de pagamento do seguro, para que as coberturas sejam mantidas.

5.1.11. Exclusões da Cobertura Adicional de Dispensa de Prêmio

5.1.11.1. Além dos riscos definidos na Cláusula 7 destas Con-dições Especiais, estão excluídos desta Cobertura Adicional:

Page 20: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

20

a) quaisquer ferimentos causados propositadamente no Segurado pelo Responsável pelo Pagamento, por ele próprio ou pelo representante legal de um ou de outro. No caso de ferimentos causados propositadamente no Segurado por ele próprio, caracterizando sua tentativa de suicídio, esta exclusão é válida se o evento ocorrer no prazo de até 2 (dois) anos da data de emissão do seguro ou após novo prazo de até 2 (dois) anos a partir da data da reabilitação do seguro;

b) quaisquer ferimentos decorrentes de ação criminosa praticada pelo Segurado; e

c) quaisquer ferimentos decorrentes de perturbações mentais e intoxicações alimentares de qualquer espécie, bem como de intoxicações decorrentes de produtos quí-micos, drogas ou medicamentos, a menos que tenham sido prescritos pelo médico assistente do Segurado.

5.1.11.2. Esta Cobertura Adicional também não se aplica a nenhum tipo de invalidez que ocorra após o cancelamento do seguro por qualquer razão.

6. Período de Carência

Para a Cobertura Principal (Cláusula 4), somente serão garanti-dos por este seguro os eventos ocorridos a partir de 90 (noventa) dias, contados do início da vigência e da renovação do mesmo, conforme item 15.4. e subitem 15.4.1. Não haverá carência nos casos em que a doença grave ou procedimento médico coberto for proveniente de acidente pessoal.

7. Exclusões Gerais

7.1. Os eventos decorrentes das causas a seguir estão excluídos da cobertura deste seguro, ficando o Segurado sem direito

Page 21: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

21

a qualquer pagamento e/ou devolução de valores relativos a Prêmios pagos:

a) uso de material nuclear para quaisquer finalidades, in-cluindo explosões nucleares, intencionais ou não, assim como contaminação radioativa ou exposição à radiação nuclear ou ionizante, exceto exposições terapêuticas e profissionais;

b) atos ou operações de guerra, declarada ou não, guerras químicas ou bacteriológicas, guerras civis, guerrilhas, re-voluções, motins, agitações, revoltas, sedições, sublevações ou outras perturbações da ordem pública e delas decor-rentes, exceto àqueles que estejam em serviço militar ou praticando atos de humanidade em auxílio de outrem;

c) atos reconhecidamente perigosos, que não sejam moti-vados por necessidade justificada, nos casos de dolo ou culpa grave do próprio Segurado ou do seu representante legal, exceto quando provierem da utilização de meio de transporte mais arriscado, da prestação de serviço militar, da prática de esporte ou de atos de humanidade em auxílio de outrem, observado o disposto no Artigo 799 do Código Civil Brasileiro;

d) atos ilícitos dolosos praticados pelo Responsável pelo Pa-gamento, pelo Segurado, pelo(s) Beneficiário(s) ou pelos seus respectivos representantes, conforme Artigo 762 do Código Civil Brasileiro, observado o disposto na alínea i a seguir. Nos seguros contratados por Pessoas Jurídicas, estão excluídos os danos causados por atos ilícitos dolosos praticados por seus sócios controladores, dirigentes e ad-ministradores, pelo(s) Beneficiário(s) e pelos respectivos representantes;

e) doenças ou lesões preexistentes à assinatura da Proposta de Contratação, que poderiam ter influência na aceitação do risco ou no ajuste da taxa do Prêmio, não declaradas na mesma, e já do conhecimento do Segurado, que tenham influência direta ou indireta no evento ocorrido;

Page 22: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

22

f ) diagnósticos concedidos pelo próprio Segurado, seus de-pendentes, parentes ou pessoa com laços de dependência econômica ou que resida com o mesmo, ainda que estes sejam médicos profissionais habilitados;

g) diagnósticos concedidos por pessoa que não seja médico profissional habilitado;

h) doenças profissionais;i) no caso de invalidez ou de ocorrência de doença grave ou

procedimento médico resultante de tentativa de suicídio do Segurado ocorrida no prazo de até 2 (dois) anos da data de emissão do seguro ou após novo prazo de até 2 (dois) anos a partir da data da reabilitação do seguro. Neste caso, de acordo com o Artigo 798 do Código Civil Brasileiro, a Seguradora restituirá a Provisão Matemática de Benefícios a Conceder constituída em nome do Segurado;

j) no caso de o Responsável pelo Pagamento ser Pessoa Jurídica, estão excluídos, também, os danos causados por atos ilícitos dolosos praticados por seus sócios controladores, dirigentes e administradores e pelos respectivos representantes legais; e

k) epidemias e pandemias, declaradas por órgão competente.

7.2. Excluem-se, ainda, do conceito de acidente pessoal:

a) as doenças, incluídas as profissionais, quaisquer que sejam suas causas, ainda que provocadas, desencadeadas ou agravadas, direta ou indiretamente, por acidente, ressalvadas as infecções, estados septicêmicos e embolias resultantes de fe-rimento visível causado em decorrência de acidente coberto;

b) as intercorrências ou complicações consequentes da re-alização de exames, tratamentos clínicos ou cirúrgicos, quando não-decorrentes de acidente coberto;

c) as lesões decorrentes, dependentes, predispostas ou faci-litadas por esforços repetitivos ou microtraumas cumu-lativos, ou que tenham relação de causa e efeito com os mesmos, assim como as lesões classificadas como: Lesão

Page 23: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

23

por Esforços Repetitivos – LER –, Doenças Osteomus-culares Relacionadas ao Trabalho – DORT –, Lesão por Trauma Continuado ou Contínuo – LTC –, ou similares, que venham a ser aceitas pela classe médico-científica, bem como as suas consequências pós-tratamentos, inclusive cirúrgicos, em qualquer tempo; e

d) as situações reconhecidas por instituições oficiais de previ-dência ou assemelhadas como “invalidez acidentária”, nas quais o evento causador da lesão não se enquadre integral-mente na caracterização de invalidez por acidente pessoal, definida na Cláusula 1 destas Condições Especiais.

8. Idade do Segurado

8.1. Para cálculo do Prêmio, deverão ser considerados o sexo e a idade completa do Segurado na data da emissão da Apólice, desprezando-se quaisquer frações de ano.

8.2. A idade mínima para contratação do seguro é de 14 (quatorze) anos, e a máxima, de 65 (sessenta e cinco) anos.

8.3. O Segurado menor de 18 (dezoito) anos, por ocasião do pre-enchimento da Proposta de Contratação, será representado ou assistido pelos pais, tutores ou curadores, observada a legislação vigente.

9. Vigência do Seguro

9.1. A vigência deste seguro é temporária, por 5 (cinco) anos, desde que sejam pagos os Prêmios referentes a este prazo de pagamento, devidamente informado na Proposta de Contra-tação e na Apólice.

9.1.1. Este seguro cessará automaticamente ao final do prazo de vigência contratado, caso não seja renovado conforme disposto na Cláusula 15.

Page 24: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

24

9.2. Recebida a Proposta de Contratação pela Seguradora, devida-mente preenchida e assinada, juntamente com o comprovante de pagamento do primeiro Prêmio, as Coberturas Principal e Adicional, de acordo com as Cláusulas 4 e 5, respectivamente, entram em vigor imediata e automaticamente, respeitado o disposto na Cláusula 10 destas Condições Especiais. Em caso de não-pagamento do primeiro Prêmio no momento do pre-enchimento da Proposta de Contratação, o início de vigência deste seguro dar-se-á a partir da aceitação do mesmo.

10. Aceitação do Seguro

10.1. Conforme legislação vigente, a aceitação do seguro estará sujeita à Análise do Risco. Assim, recebido o primeiro Prê-mio, a Proposta de Contratação, devidamente preenchida e assinada, será considerada integralmente aceita, abrangendo todas as coberturas contratadas, caso a Seguradora não se manifeste sobre ela no prazo de 15 (quinze) dias, contados do seu recebimento (aceitação tácita), e não tenham sido solicitados ao Proponente, no ato do preenchimento da Proposta de Contratação, exames e informações essenciais à Análise do Risco, observando as exclusões ou limitações destas Condições Especiais.

10.1.1. Em caso de não-pagamento do primeiro Prêmio no

momento do preenchimento da Proposta de Contratação, a aceitação da mesma também estará sujeita à Análise do Risco.

10.2. Caso a Seguradora solicite ao Proponente, no ato do preen-chimento da Proposta de Contratação, a realização de exames e informações essenciais à Análise do Risco, será observado o seguinte:

10.2.1. A contagem do prazo de 15 (quinze) dias será ini-ciada após o recebimento de todos os exames e informações essenciais solicitados no ato do preenchimento da Proposta de Contratação.

Page 25: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

25

10.2.2. Se, após o recebimento do resultado dos exames e informações essenciais solicitados, a Seguradora manifestar-se no prazo de 15 (quinze) dias pela aceitação da Proposta de Contratação com ajuste da taxa do Prêmio, a aceitação integral da mesma dependerá da concordância expressa do Responsável pelo Pagamento e do pagamento da diferença do primeiro Prêmio pago em relação ao novo valor informado, no prazo estipulado pela Seguradora, observando as exclusões ou limi-tações destas Condições Especiais. Em caso de não-aceitação do ajuste da taxa do Prêmio pelo Proponente, aplicar-se-á o procedimento previsto na alínea c do subitem 10.3.3.

10.3. Caso, após o recebimento da Proposta de Contratação e dos eventuais exames e informações essenciais solicitados no ato do preenchimento da Proposta de Contratação, a Seguradora solicite ao Proponente a realização de exames e/ou informa-ções complementares, será observado o seguinte:

10.3.1. A contagem do prazo de 15 (quinze) dias sofrerá suspensão durante o período em que a Seguradora estiver esperando a entrega dos exames e/ou informações comple-mentares solicitados, e continuará a correr após o recebimento dos mesmos.

10.3.2. Se, após o recebimento do resultado dos exames e/ou informações complementares solicitados, a Seguradora mani-festar-se no prazo de 15 (quinze) dias após o recebimento da Proposta de Contratação, contados conforme anteriormente citado, pela aceitação da mesma com ajuste da taxa do Prêmio, a aceitação integral da Proposta dependerá da concordância expressa do Responsável pelo Pagamento e do pagamento da diferença do primeiro Prêmio pago em relação ao novo valor informado, no prazo estipulado pela Seguradora, observando as exclusões ou limitações destas Condições Especiais. Em caso de não-aceitação do ajuste da taxa do Prêmio pelo Pro-

Page 26: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

26

ponente, aplicar-se-á o procedimento previsto na alínea c do subitem 10.3.3.

10.3.3. O valor do Prêmio inicialmente pago será devolvido ao Responsável pelo Pagamento, com a devida atualização monetária, calculada na forma da lei, se:

a) a Seguradora decidir pela não-aceitação da Proposta de Contratação;

b) o Proponente não realizar os exames solicitados ou não prestar as informações essenciais/complementares solicita-das no prazo de 60 (sessenta) dias da data de recebimento da Proposta de Contratação pela Seguradora; ou

c) o Proponente não decidir, no prazo estipulado pela Segura-dora, pela aceitação do ajuste da taxa do Prêmio proposto.

10.4. Nos casos descritos nas alíneas a, b e c do subitem 10.3.3., será feita a comunicação ao Proponente, por escrito, devidamente justificada, por meio de correspondência. Para todos os efei-tos legais, valerá como data da não-aceitação da Proposta de Contratação a data da expedição da referida comunicação. Os Prêmios pagos serão devolvidos no prazo máximo de 10 (dez) dias, contados da data de expedição da referida comunicação, devidamente atualizados monetariamente, tendo como base a variação acumulada do IPCA/IBGE, calculada, na forma da lei, desde a data do pagamento do Prêmio até a data da efetiva devolução.

10.4.1. Qualquer devolução do Prêmio após o prazo ante-riormente citado será efetuada no valor do Prêmio acrescido de juro de 1% a.m. (um por cento ao mês), calculado, na forma da lei, conforme item 23.5. destas Condições Especiais.

Page 27: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

27

10.5. No caso de pagamento do primeiro Prêmio, será concedida cobertura condicional durante o Período de Análise do Risco de 15 (quinze) dias, no qual a Seguradora avaliará o risco e decidirá sobre sua aceitação, conforme disposto nesta Cláusula. Em caso de ocorrência de evento coberto por este seguro durante o Período de Análise do Risco, mesmo se houver a posterior recusa da Proposta no prazo de 15 (quinze) dias, o sinistro será pago, desde que respei-tado o disposto na Cláusula 11.

11. Consequências de Declarações Incorretas

11.1. Se o Segurado, seu representante ou o Life Planner fizer declarações inexatas ou omitir circunstâncias que possam influir na aceitação da Proposta de Contratação ou no valor do Prêmio, ficará prejudicado o direito ao Benefício, além de estar o Responsável pelo Pagamento obrigado ao pagamento do Prêmio vencido.

Se a inexatidão ou a omissão nas declarações não resultar de má-fé do Segurado, a sociedade seguradora poderá:

I – na hipótese de não-ocorrência do sinistro:

a) cancelar o seguro, retendo, do Prêmio originalmente pac-tuado, a parcela proporcional ao tempo decorrido; ou

b) mediante acordo entre as partes, permitir a continuidade do seguro, cobrando a diferença de Prêmio cabível ou restringindo a cobertura contratada.

II – na hipótese de ocorrência de sinistro com pagamento parcial do Capital Segurado:

a) cancelar o seguro, após o pagamento do Benefício, retendo, do Prêmio originalmente pactuado, acrescido da diferença

Page 28: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

28

cabível, a parcela calculada proporcionalmente ao tempo decorrido; ou

b) mediante acordo entre as partes, permitir a continuidade do seguro, cobrando a diferença de Prêmio cabível ou deduzindo-a do valor a ser pago ao Segurado ou ao(s) Beneficiário(s) ou restringindo a cobertura contratada para riscos futuros.

III – na hipótese de ocorrência de sinistro com pagamento integral do Capital Segurado, cancelar o seguro, após o pa-gamento do Benefício, deduzindo, do valor a ser indenizado, a diferença de Prêmio cabível, efetuando o pagamento e deduzindo do seu valor a diferença de Prêmio cabível.

11.2. Conforme disposto na legislação vigente, caso o Segurado agrave intencionalmente o seu risco, perderá o direito ao Benefício. E, ainda, caso saiba sobre qualquer fato sus-cetível de agravar o risco coberto durante a vigência do seguro, está obrigado a comunicar o fato de imediato à Seguradora.

11.2.1. Contudo, tendo em vista a estruturação técnica deste seguro, a Seguradora não utilizará a informação do agravamento do risco coberto durante a vigência do seguro para alterar direitos e deveres ora previstos nestas Condições Especiais, incluindo a decisão de cancelar o seguro, restringir a cobertura ou cobrar a diferença de Prêmio.

12. Pagamento do Prêmio

12.1. Os Prêmios de seguro são pagos antecipadamente em relação ao período de vigência, custeados totalmente pelo Respon-sável pelo Pagamento, a crédito da Seguradora, por meio de débito automático em conta-corrente ou cartão de crédito, conforme opção do Responsável pelo Pagamento. No caso

Page 29: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

29

do não-pagamento do primeiro Prêmio, não entrarão em vigor as Coberturas Principal e Adicional relativas a este seguro.

a) O 2º (segundo) Prêmio e os subsequentes serão devidos e exigíveis para pagamento até as datas de seus vencimentos, durante todo o período de pagamento do Prêmio, conforme exposto na Apólice, observado o disposto no item 5.1. e na Cláusula 17 destas Condições Especiais.

b) A data de vencimento do Prêmio mencionada na alínea ante-rior e a periodicidade de pagamento serão estabelecidas pelo Responsável pelo Pagamento na Proposta de Contratação. Quando a data de vencimento coincidir com dia em que não haja expediente bancário, o pagamento do Prêmio poderá ser efetuado no 1º (primeiro) dia útil subsequente.

c) Se a forma de pagamento escolhida for débito automático em conta-corrente, e não houver manifestação do Responsável pelo Pagamento com antecedência mínima 30 (trinta) dias do débito, a Seguradora não aceitará o seu cancelamento. Ocor-rendo a insuficiência de fundos na conta-corrente indicada pelo Responsável pelo Pagamento, nas datas dos respectivos vencimentos, ficará caracterizado o não-pagamento do Prê-mio. Neste caso, o Responsável pelo Pagamento poderá au-torizar a Seguradora, por escrito, a reemitir o débito vencido e não-pago.

AnualMensal

Periodicidades de Pagamento disponíveis

Page 30: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

30

d) Se a forma de pagamento escolhida for cartão de crédito, e houver a não-autorização da administradora, o cancelamento ou a troca do número do cartão que impeça que o valor seja cobrado, ficará caracterizado o não-pagamento do Prêmio. O Responsável pelo Pagamento poderá autorizar a Seguradora, por escrito, a reemitir o débito vencido e não-pago. Além disso, o Responsável pelo Pagamento deverá informar ime-diatamente à Seguradora o novo número, sempre que houver o envio de novo cartão de crédito pela administradora, sob pena de ficar caracterizado o não-pagamento do Prêmio.

e) Se ficar caracterizado o não-pagamento do Prêmio para qual-quer uma das formas de pagamento descritas anteriormente, o seguro estará sujeito ao disposto nas Cláusulas 13 e 17 destas Condições Especiais.

f ) O Responsável pelo Pagamento poderá solicitar, por meio de formulário apropriado fornecido pela Seguradora, mudança na periodicidade, na forma de pagamento do Prêmio e/ou na data de vencimento.

g) O valor de cada Prêmio anual, já atualizado monetariamen-te, será cobrado em parcelas mensais e sucessivas, se assim o Responsável pelo Pagamento optar, calculado atuarialmente, conforme definido em Nota Técnica Atuarial protocolada na SUSEP, e de acordo com o fator a seguir, arredondado para 2 (duas) casas decimais:

12.2. Durante o Período de Graça, qualquer pagamento em atraso será efetuado pelo valor do Prêmio vencido acrescido de mul-ta, aplicada de uma só vez, de 2% (dois por cento), conforme a Lei 9.298, de 01/08/1996.

Periodicidade Fator Mensal 0,09

Page 31: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

31

12.3. Além da multa anteriormente citada, acrescentar-se-á ao valor do Prêmio vencido e não-pago a atualização monetária pelo IPCA/IBGE acumulado desde a data de seu respectivo vencimento até a data do efetivo pagamento, acrescida de juro de 1% a.m. (um por cento ao mês), em base pro rata dia.

13. Período de Graça

13.1. O Período de Graça é definido como o período de 60 (ses-senta) dias, a serem contados a partir do dia imediatamente posterior à data de vencimento do Prêmio vencido e não-pago, durante o qual o Segurado ainda fará jus às coberturas contratadas, desde que não esteja no Período de Carência, descrito na Cláusula 6 destas Condições Especiais.

13.2. Se, durante o Período de Graça, ocorrer algum evento coberto, quaisquer Prêmios devidos e não-pagos serão deduzidos do Benefício.

13.3. Se, findo o Período de Graça, os Prêmios vencidos e não-pagos não forem pagos na forma descrita nos itens 12.2. e 12.3., o seguro será suspenso, conforme item 17.1. destas Condições Especiais.

14. Redução do Capital Segurado

14.1. O Segurado poderá solicitar, a qualquer momento, desde que o seguro esteja vigente, e com os Prêmios pagos em dia, a redu-ção do Capital Segurado, por meio de formulário apropriado. Para manter o seguro em vigor, deverão ser respeitados os valores mínimos estabelecidos de Capital Segurado e Prê-mio, informados pelo Life Planner ou pelo Departamento de Atendimento ao Cliente da Seguradora.

Page 32: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

32

14.1.1. Neste caso, a Provisão Matemática de Benefícios a Conceder será reduzida na mesma proporção da redução do Capital Segurado, sendo a diferença entre a Provisão Mate-mática de Benefícios a Conceder antes e após a redução paga ao Segurado quando da efetivação da redução.

14.1.2. Após a redução do Capital Segurado, para manter as coberturas contratadas em vigor, o Responsável pelo Paga-mento deverá continuar pagando os Prêmios das coberturas contratadas, porém, os mesmos serão reduzidos na mesma proporção da redução do Capital Segurado.

14.2. Caso a Cobertura Básica e/ou as Coberturas Opcionais constantes da Apólice à qual este seguro está vinculado sejam reduzidas, o Capital Segurado deverá, obrigatoriamente, ser reduzido, de modo a se manter entre os limites mínimo e máximo estabelecidos pela Seguradora.

15. Renovação do Seguro

15.1. O Seguro Doenças Graves poderá ser renovado por igual período.

15.1.1. A primeira renovação será automática, sem, neces-sariamente, ser exigida realização de nova Análise do Risco, observado o disposto no item 15.6 destas Condições Especiais. É facultado ao Segurado optar pela não-renovação automática desta cobertura, desde que manifeste tal intenção com antece-dência mínima de 60 (sessenta) dias do término de vigência.

15.1.2. Para as renovações subsequentes, as partes deverão manifestar por escrito sua intenção de renovação, com ante-

Page 33: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

33

cedência mínima de 60 (sessenta) dias do término de vigência, apresentando uma Declaração Pessoal de Saúde atual. Além disso, o Segurado terá a escolha de renovar o seguro para qualquer uma das opções, Básica ou Plus, mediante Análise do Risco por parte da Seguradora. A Cobertura Principal poderá ser alterada tanto da Opção Básica para a Opção Plus, quanto da Opção Plus para a Opção Básica, sendo, em ambos os casos, mediante aceitação da Seguradora.

15.2. O direito de renovação é assegurado desde que todos os Prêmios tenham sido pagos até a data do término da cobertura.

15.3. Para cálculo do novo Prêmio da cobertura renovada, será considerada a idade do Segurado no primeiro dia de vigência da nova Apólice, tanto para as renovações cuja opção (Básica ou Plus) for mantida, quanto para renovações com alteração da Cobertura Principal.

15.4. No momento da renovação, caso o Segurado mantenha inalterada a opção de eventos cobertos escolhida, descrita na Cláusula 4, ou, ainda, altere a opção passando da Plus para a Básica, a Seguradora não reiniciará a contagem do Período de Carência descrito na Cláusula 6 destas Condições Especiais.

15.4.1. Entretanto, caso o Segurado altere a opção escolhi-da passando da Básica para a Plus, a Seguradora reiniciará a contagem do Período de Carência apenas para os novos eventos cobertos por esta opção. Não haverá carência nos casos em que a doença grave ou o procedimento médico coberto seja proveniente de acidente pessoal.

15.5. O item 15.1., anterior, não vigorará caso i) a idade do

Segurado, no primeiro dia de vigência da Apólice reno-

Page 34: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

34

vada, exceda a idade máxima de renovação da Tabela de Prêmio da Seguradora para este seguro; ii) se o período de vigência ou de pagamento da Cobertura Básica foi inferior ao desta Cobertura Opcional após a renovação; ou iii) se a idade do Segurado na data de renovação for maior que 65 (sessenta e cinco) anos, conforme Cláusula 8 destas Condições Especiais.

15.6. No momento da renovação, a Seguradora poderá solicitar exames médicos ao Segurado, para fins de reavaliação e acei-tação da renovação do risco, de acordo com as informações prestadas na Declaração Pessoal de Saúde atual citada no subitem 15.1.2.

16. Direito de Cancelar o Seguro

16.1. O Segurado tem o direito de cancelar o seguro no prazo de 10 (dez) dias, contados a partir do dia seguinte ao do recebimento da Apólice, mediante requerimento por escrito enviado à Seguradora. Assim, o cancelamento do seguro o tornará nulo de pleno direito, não podendo ser reabilitado, e a Seguradora devolverá qualquer Prêmio Líquido recebido após o recebimento do requerimento de cancelamento, livre de taxas ou encargos que tenham recaído sobre ele, atualizado monetariamente, tendo como base a variação acumulada do IPCA/IBGE, calculada, na forma da lei, desde a data do pa-gamento do Prêmio ou compensação (em caso de pagamento em cheque) até a data da devolução do mesmo.

16.2. Entretanto, o item anterior ficará sem validade quando o Responsável pelo Pagamento efetuar o segundo pagamen-to do Prêmio. Após o prazo a que se refere o item 16.1. ou decorridos 30 (trinta) dias da emissão da Apólice, se o Segurado solicitar o cancelamento do seguro, mesmo que não tenha recebido a Apólice, a Seguradora acatará o pedido de cancelamento, porém não fará a devolução

Page 35: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

35

de quaisquer Prêmios recebidos, mas garantirá cobertura durante todo o período referente aos Prêmios já pagos, conforme disposto no subitem 17.3.4.

16.3. Decorrido o prazo de 10 (dez) dias mencionado no item 16.1., o Segurado perde o direito de cancelar o seguro nos termos da referida Cláusula, com a conseqüente nulidade do contrato e devolução do Prêmio Líquido recebido, e o Segurado passa a assumir todos e quaisquer direitos e deveres previstos nestas Condições Especiais.

17. Suspensão, Reabilitação e Cancelamento do Seguro

17.1. Na falta de pagamento dos Prêmios, a Apólice ficará suspensa por 3 (três) anos, a contar do dia imediatamente posterior ao último dia do Período de Graça, sem que haja cobertura. Este período de 3 (três) anos é chamado de Período de Sus-pensão.

17.1.1. Durante o Período de Suspensão, o Segurado poderá solicitar uma das seguintes alternativas:

a) reabilitação do seguro, conforme item 17.2. destas Con-dições Especiais; ou

b) cancelamento do seguro, conforme item 17.3. destas Condições Especiais.

17.1.2. Caso o Segurado não solicite nenhuma das alterna-tivas anteriores até o último dia do Período de Suspensão, a Seguradora cancelará a Apólice, pagando ao Segurado a Provisão Matemática de Benefícios a Conceder formada até o dia do cancelamento, devidamente atualizada mo-netariamente, tendo como base a variação acumulada do

Page 36: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

36

IPCA/IBGE, calculada, na forma da lei, desde o cance-lamento até o efetivo pagamento.

17.2. É facultado ao Segurado reabilitar o seguro durante o Período de Suspensão, por meio do preenchimento da Proposta de Reabilitação, fornecida pela Seguradora.

17.2.1. Juntamente com o cálculo do valor devido para a reabilitação do seguro, será apresentado o cálculo de uma nova contratação a partir da data da solicitação, a fim de que o Segurado possa saber a alternativa que melhor lhe convém a longo prazo.

17.2.2. O valor devido para a reabilitação, necessário para recompor o equilíbrio atuarial-financeiro da Apólice e custear todas as despesas administrativas, de corretagem e margem de lucro da Seguradora, ocorridas no processo de reabilitação, corresponderá ao montante necessário para recompor, na data da reabilitação da Apólice original, a Provisão Matemática de Benefícios a Conceder, os demais direitos e garantias da Apó-lice e despesas de administração. Seu valor será calculado caso a caso, em função do sexo e da idade do Segurado, do tempo de vigência da respectiva Apólice, do Período de Suspensão e do Capital Segurado em vigor.

17.2.3. Recebida a Proposta de Reabilitação pela Seguradora devidamente preenchida e assinada, juntamente com o com-provante de pagamento do valor devido pela reabilitação da Apólice, as Coberturas Principal e Adicional, de acordo com as Cláusulas 4 e 5, respectivamente, entram em vigor imediata e automaticamente, respeitado o subitem 17.2.4. Em caso

Page 37: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

37

de não-pagamento do valor devido para a reabilitação do seguro, as coberturas não entrarão em vigor.

17.2.4. Conforme legislação vigente, a aceitação da reabili-tação do seguro estará sujeita à Análise do Risco. Assim, a Proposta de Reabilitação, devidamente preenchida e assinada, será considerada integralmente aceita pela Seguradora, abran-gendo todas as coberturas vigentes na ocasião da suspensão do seguro, nas seguintes hipóteses, quais sejam: (i) mediante manifestação expressa da Seguradora quanto à aceitação integral do Seguro, dentro do Período de Análise de Risco; ou (ii) caso a Seguradora não se manifeste sobre a Proposta de Reabilitação durante o período de Análise de Risco, con-tados do seu recebimento (aceitação tácita), e não tenham sido solicitados ao Segurado, no ato do preenchimento da Proposta de Reabilitação, exames e informações essenciais à Análise de Risco, observando as exclusões ou limitações destas Condições Especiais.

17.2.5. Caso a Seguradora solicite ao Segurado, no ato do recebi-mento da Proposta de Reabilitação, a realização de exames e infor-mações essenciais à Análise do Risco, será observado o seguinte:

17.2.5.1. A contagem do prazo de 15 (quinze) dias será iniciada após o recebimento de todos os exames e infor-mações essenciais solicitados no ato do preenchimento da Proposta de Reabilitação.

17.2.6. Caso, após o recebimento da Proposta de Reabilitação e dos eventuais exames e informações essenciais solicitados no ato do preenchimento da Proposta de Reabilitação, a Seguradora solicite ao Segurado a realização de exames e/ou informações complementares, será observado o seguinte:

Page 38: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

38

17.2.6.1. A contagem do prazo de 15 (quinze) dias so-frerá suspensão durante o período em que a Seguradora estiver esperando a entrega dos exames e/ou informações complementares solicitados, e continuará a correr após o recebimento dos mesmos.

17.2.6.2. O valor pago para a reabilitação da Apólice será devolvido com a devida atualização monetária, calculada na forma da lei, se:

a) após o recebimento do resultado dos exames e informa-ções essenciais/complementares solicitados, a Seguradora decidir pela não-aceitação da reabilitação do seguro;

b) o Segurado não realizar os exames solicitados ou não prestar as informações essenciais/complementares solicita-das no prazo de 30 (trinta) dias da data de recebimento da Proposta de Reabilitação do seguro pela Seguradora; ou

c) o Segurado decidir pela não-aceitação parcial da Proposta de Reabilitação no prazo estipulado pela Seguradora.

17.2.7. Após a reabilitação da Apólice, a Provisão Matemática de Benefícios a Conceder recomposta será idêntica ao valor da Provisão Matemática de Benefícios a Conceder a que o Segurado teria direito caso não tivesse interrompido os seus pagamentos.

17.2.7.1. Como consequência dessa reabilitação, os valores dos Prêmios futuros serão mantidos idênticos ao valor do Prêmio que o Segurado vinha pagando, acrescido apenas das devidas atualizações monetárias anuais, conforme Cláusula 23 destas Condições Especiais, observado o dis-posto na Cláusula 15.

17.2.8. Caso a Seguradora decida pela não-aceitação da re-abilitação do seguro, o Segurado fará jus ao recebimento da

Page 39: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

39

Provisão Matemática de Benefícios a Conceder, se houver. Será, então, feita a comunicação ao Segurado, por escrito, por meio de correspondência. Para todos os efeitos legais, valerá como data da não-aceitação da Proposta de Reabilitação a data da expedição da comunicação. O valor pago para a reabilitação da Apólice, quando desta solicitação, será devolvido devida-mente atualizado, tendo como base a variação acumulada do IPCA/IBGE, calculada, na forma da lei, desde a data de seu recebimento até a data da sua devolução.

17.2.9. Caso contrário, isto é, se a decisão da Seguradora for pela aceitação da reabilitação do seguro, o Período de Carência descrito na Cláusula 6 destas Condições Especiais terá sua contagem de 90 (noventa) dias reiniciada, a partir da data da expedição da comunicação quanto à decisão de aceitação.

17.2.10. O Segurado receberá notificação prévia para paga-mento do valor devido para a reabilitação em, no mínimo, 10 (dez) dias antes do término do prazo avençado para a reabilitação do seguro.

17.2.11. No caso de pagamento do valor devido para a reabilitação, será concedida cobertura condicional durante o Período de Análise do Risco de 15 (quinze) dias, no qual a Seguradora avaliará o risco e decidirá sobre sua aceitação, conforme disposto no item 17.2. Em caso de ocorrência de evento coberto por este seguro durante o Período de Análise do Risco, mesmo se houver a posterior recusa da Proposta no prazo de 15 (quinze) dias, o sinistro será pago, desde que respeitado o disposto na Cláusula 11.

17.3. A Apólice estará cancelada se, findo o Período de Suspensão, o Segurado não tiver optado pela reabilitação do seguro.

Page 40: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

40

17.3.1. Nesse caso, a Seguradora cancelará a Apólice, pagando ao Segurado a Provisão Matemática de Benefícios a Conceder formada até o dia do cancelamento, devidamente atualizada monetariamente, tendo como base a variação acumulada do IPCA/IBGE, calculada, na forma da lei, desde o cancelamento até o efetivo pagamento.

17.3.2. Sem prejuízo de outras penalidades cabíveis, inde-pendentemente de notificação ou interpelação judicial, o Segurado perderá o direito às coberturas do seguro con-tratado, ficando este anulado sem que caibam quaisquer valores à parte infratora, nas seguintes situações:

a) tentativa do Segurado ou do seu representante legal de impedir ou dificultar quaisquer exames ou diligências necessárias para resguardar os direitos da Seguradora;

b) ocorrências de infrações ou fraudes praticadas pelo Se-gurado ou pelo seu representante legal, com o propósito de obter vantagem ilícita do seguro; e/ou

c) descoberta, pela Seguradora, de declarações incorretas graves ou omissas durante a vigência do seguro, ob-servado o Artigo 766 do Código Civil Brasileiro e seu parágrafo único.

17.3.3. Além das situações mencionadas anteriormente, o seguro será cancelado:

a) com o pagamento do Benefício Líquido ao Segurado, por diagnóstico de uma doença grave coberta ou pela realização de um procedimento médico coberto, du-rante o período de vigência do seguro;

Page 41: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

41

b) com a ocorrência da morte do Segurado durante o período de vigência do seguro;

c) com a ocorrência de Invalidez Permanente e Total por Acidente do Segurado durante o período de vigência do seguro;

d) com o cancelamento ou término da Cobertura Básica à qual esta Cobertura Opcional está vinculada;

e) com a mudança da Cobertura Básica à qual esta Co-bertura Opcional está vinculada para Valor Saldado ou Benefício Prolongado; ou

f ) com a solicitação expressa do Segurado nesse sentido, por meio do pagamento da Provisão Matemática de Benefícios a Conceder, conforme descrito no subitem 17.3.1. desta Cláusula.

17.3.4. Para as Apólices cuja periodicidade de pagamento seja anual, a Seguradora fará a devolução ao Responsável pelo Pagamento dos Prêmios já pagos referentes aos riscos a decorrer, atualizados monetariamente, tendo como base a variação acumulada do IPCA/IBGE, calculada, na forma da lei, desde a data do recebimento na Seguradora da solicitação do cancelamento até a data da devolução. Já para as Apólices cuja periodicidade de pagamento seja mensal, a Seguradora estenderá o prazo de cobertura até a data a que o Prêmio pago antecipadamente fizer jus.

17.3.5. Quaisquer cobranças de Prêmios efetuadas inad-vertidamente pela Seguradora ou pagamento de Prêmio ou outros valores após a data de recebimento na Seguradora do cancelamento do seguro serão nulos e sem qualquer efeito, independentemente de aviso ou notificação, ficando à dis-posição do Responsável pelo Pagamento a(s) importância(s)

Page 42: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

42

paga(s) indevidamente, devidamente atualizada(s) moneta-riamente, tendo como base a variação acumulada do IPCA/IBGE, calculada, na forma da lei, desde a data do pagamento até a data da devolução.

18. Designação de Beneficiário

18.1. Para efeito deste seguro, o Beneficiário será o próprio Segu-rado.

18.2. Caso o Segurado venha a falecer antes do recebimento do Benefício, quando este já era de direito, o valor será pago ao(s) herdeiro(s) legal(is), conforme Artigo 792 do Código Civil Brasileiro.

19. Condições para Pagamento do Benefício

19.1. Havendo um evento coberto por este seguro, deverá ser pro-vada satisfatoriamente a sua ocorrência, bem como todas as circunstâncias a ele relacionadas, facultada à Seguradora, em caso de dúvida fundada e justificável, a adoção de medidas que visem a sua plena elucidação, podendo, inclusive, solicitar documentos que julgar necessários. Uma vez de posse de toda a documentação básica exigível, de acordo com a Cláusula 21, a Seguradora terá o prazo de 30 (trinta) dias para efetuar o pagamento do Benefício.

19.2. A contagem do prazo de 30 (trinta) dias mencionada ante-riormente sofrerá suspensão e continuará a correr no caso de solicitação de nova documentação, na forma prevista no item 19.1. destas Condições Especiais.

19.3. Para fins deste seguro, considera-se início do direito ao Benefício 30 (trinta) dias após a data em que o Segurado

Page 43: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

43

comprovar o recebimento de um diagnóstico da doença coberta ou a realização de procedimento médico coberto, na forma estabelecida nestas Condições Especiais, e desde que o Segurado esteja vivo nesta data.

19.4. No pagamento do Benefício, para as Apólices cuja periodi-cidade de pagamento seja anual, a Seguradora fará a devo-lução ao Responsável pelo Pagamento dos Prêmios já pagos referentes aos riscos a decorrer, por ocasião do pagamento do Benefício Líquido por um evento coberto, atualizando-os monetariamente, tendo como base a variação acumulada do IPCA/IBGE, calculada, na forma da lei, desde a data do evento até a data do pagamento do Benefício.

19.5. O Responsável pelo Pagamento deverá pagar todos os Prêmios devidos até que a solicitação do Benefício Líquido por um evento coberto seja aprovada pela Seguradora. Neste caso, os Prêmios pagos desde a data em que o Segurado se tornar elegível ao Benefício serão devolvidos ao Responsável pelo Pagamento, atualizados monetariamente, tendo como base a variação acumulada do IPCA/IBGE, calculada, na forma da lei, desde a data do pagamento dos Prêmios até a data da efetiva devolução. No caso de pagamento dos Prêmios em cheque, a atualização dar-se-á desde a data de compensação do cheque até a data da devolução.

19.6. Caso a Seguradora não aceite a solicitação descrita no item 19.5., o Responsável pelo Pagamento deverá continuar pa-gando os Prêmios até o fim do período de pagamento deste seguro, para que as coberturas sejam mantidas.

Page 44: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

44

20. Recebimento do Benefício

20.1. O Benefício a ser pago será igual ao valor do Benefício Líquido deste seguro na data do evento coberto, atualizado moneta-riamente, tendo como base a variação acumulada do IPCA/IBGE, calculada, na forma da lei, desde a data do diagnóstico ou da realização de procedimento médico, ambos cobertos, até a data do efetivo pagamento, observados os termos da Cláusula 22 destas Condições Especiais.

20.2. O Benefício será pago, apenas, de forma única.

21. Documentos Básicos para Pagamento do Benefício

21.1. Os documentos básicos (fotocópias autenticadas) necessários para análise e liquidação de sinistros cobertos por este seguro, e que deverão ser encaminhados à Seguradora, acompanha-dos do Formulário Solicitação do Benefício, fornecido pela mesma, são os seguintes:

21.1.1. Sinistro por Doenças Graves Cobertas e/ou Procedi-mentos Médicos Cobertos:

a) Formulário de Aviso de Sinistro, fornecido pela Seguradora, devidamente preenchido e assinado pelo Segurado;

b) Declaração médica fornecida pela Seguradora, atestando a doença grave ou o procedimento médico, totalmente preenchida e assinada pelo médico, profissional habilitado e especializado. A declaração deverá conter, também, o carimbo, com o CRM do médico assistente, e cópias au-tenticadas dos exames comprobatórios, conforme Cláusula 4 destas Condições Especiais;

c) Documento de Identidade e CPF do Segurado, quando maior de 18 (dezoito) anos, ou Certidão de Nascimento, quando menor de 18 (dezoito) anos; e

Page 45: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

45

d) Comprovante de Residência do Segurado, não podendo ser anterior a 3 (três) meses.

21.1.2. Sinistro por Invalidez Permanente e Parcial por Aci-dente do Segurado:

a) Formulário de Aviso de Sinistro e Relatório do Médico Assistente, fornecidos pela Seguradora, contendo decla-ração firmada por médico, especificando data do evento, diagnóstico da lesão, tratamentos ministrados e sequelas resultantes, de caráter permanente e parcial, para comu-nicar imediatamente à Seguradora o evento ocorrido;

b) Boletim de Ocorrência Policial, se for o caso; c) Formulário de Aviso e Alta Médica, fornecido pela Segu-

radora e preenchido pelo médico assistente do Segurado, após o término do tratamento que caracterizou a comu-nicação prévia à Seguradora, referida na alínea a deste subitem;

d) Documento de Identidade e CPF do Segurado, quando maior de 18 (dezoito) anos, ou Certidão de Nascimento, quando menor de 18 (dezoito) anos;

e) Carteira Nacional de Habilitação do Segurado, se este era o condutor na ocasião do acidente;

f ) Brevê de piloto e atestado de navegabilidade de aeronave do Segurado, se este era o piloto na ocasião do acidente;

g) Carteira de Habilitação Náutica do Segurado, se este era o piloto da embarcação na ocasião do acidente;

h) Resultado do exame de dosagem alcoólica no sangue e laudo toxicológico, se o Segurado era o condutor do veículo, aeronave ou embarcação na ocasião do acidente;

i) Radiografias desde a data do acidente até a alta médica e cópias autenticadas do(s) laudo(s);

j) CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), se o aci-dente ocorreu em local de trabalho;

Page 46: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

46

k) Resultado do Exame de Corpo de Delito realizado pelo Instituto Médico Legal (IML), se tiver sido realizado;

l) Declaração médica, reconhecendo o estado de Invalidez Permanente e Parcial por Acidente; e

m) Comprovante de Residência do Segurado, não podendo ser anterior a 3 (três) meses.

21.2. As despesas efetuadas com a comprovação do evento e ob-tenção dos documentos necessários correrão por conta do interessado no recebimento do Benefício Líquido, salvo as diretamente realizadas pela Seguradora.

21.3. Caso algum dos documentos listados nesta Cláusula esteja escrito em idioma não-local, e sua tradução seja necessária para a liquidação do sinistro, tal despesa correrá por conta da Seguradora.

22. Procedimentos para Pagamento do Benefício

22.1. Para pagamento do Benefício Líquido de um evento coberto por este seguro, a ocorrência do sinistro, bem como todas as circunstâncias a ele relacionadas, deverá ser satisfatoriamente comprovada.

22.2. A Seguradora está autorizada, em caso de dúvida fundada e justificável, a tomar todas as providências necessárias à plena elucidação dos fatos, arcando com os custos correspondentes, para obter uma explicação completa sobre o evento ocorrido, podendo, inclusive, solicitar documentos que considerar necessários à comprovação do fato alegado, além daqueles descritos na Cláusula 21 destas Condições Especiais.

22.3. Estando de posse de toda a documentação solicitada, relacio-nada no item 21.1., a Seguradora terá o prazo de 30 (trinta) dias para aceitar e efetuar o pagamento do Benefício Líquido

Page 47: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

47

ou recusar o pagamento do mesmo. Se, dentro do prazo men-cionado, devido a dúvida fundada e justificável, a Seguradora solicitar ao interessado no Benefício outro documento para elucidar a análise do evento, a contagem do prazo sofrerá sus-pensão e continuará a correr a partir do dia útil subsequente à chegada do último documento solicitado.

22.4. No caso de divergências sobre a causa, a natureza ou a extensão das lesões, bem como a avaliação da Invalidez Permanente e Parcial por Acidente, a Seguradora deverá propor ao Segurado, por meio de correspondência escrita, dentro do prazo de 15 (quinze) dias, a contar da data da contestação, a constituição de uma junta médica. A junta médica será constituída por 3 (três) membros, sendo um nomeado pela Seguradora, outro pelo Segurado e um terceiro, desempatador, escolhido pelos dois nomeados. Cada uma das partes pagará os honorários do médico que tiver designado. Os honorários do terceiro serão pagos, em partes iguais, pelo Segurado e pela Seguradora.

22.4.1. A junta médica descrita anteriormente deve estar formada em até 15 (quinze) dias após a nomeação do médico representante do Segurado.

22.5. O valor do Benefício Líquido será atualizado monetariamen-te entre a data da ocorrência do evento coberto e a data do efetivo pagamento, tendo como base a variação acumulada do IPCA/IBGE, calculada na forma da lei.

22.6. Caso a periodicidade de pagamento do Prêmio escolhida te-nha sido anual, o valor do Benefício Líquido será atualizado monetariamente, ainda, entre a data do último aniversário da Apólice e a data de ocorrência do evento coberto, tendo

Page 48: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

48

como base a variação acumulada do IPCA/IBGE, contada a partir do 3º (terceiro) mês anterior ao mês da atualização.

22.7. Qualquer pagamento de Benefício Líquido feito após o prazo descrito no item 22.3. será efetuado no valor do Benefício Líquido acrescido de juro de 1% a.m. (um por cento ao mês), calculado, na forma da lei, acrescido de atualização monetária, conforme item 23.5. destas Condições Especiais.

22.8. O pagamento do Benefício Líquido deverá ser feito em cheque nominativo ao Beneficiário, ordem de pagamento ou crédito em conta, pagável no domicílio ou praça indicada por ele, conforme o caso.

22.9. As providências ou atos que a Seguradora praticar não im-portam, por si mesmos, no reconhecimento da obrigação de pagamento de qualquer Benefício.

23. Atualização Monetária

23.1. O Capital Segurado e os Prêmios serão atualizados anual e monetariamente, em cada aniversário da Apólice, com base na variação acumulada do IPCA/IBGE durante o período de 12 (doze) meses anteriores, contados a partir do 3º (terceiro) mês anterior ao mês da atualização, observado o item 22.6.

23.2. O saldo da Provisão Matemática de Benefícios a Conceder e da Provisão de Resgates e/ou Outros Valores a Regularizar serão atualizados mensal e monetariamente, com base na va-riação mensal do IPCA/IBGE referente ao 3º (terceiro) mês anterior ao mês da atualização.

Page 49: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

49

23.3. O saldo da Provisão Matemática de Benefícios a Conceder será capitalizado mensal e atuarialmente, com base na taxa de juros de 3% a.a. (três por cento ao ano), enquanto a Apólice estiver em vigor.

23.4. Para a hipótese de não ser possível seguir qualquer um dos procedimentos de atualização monetária previstos nestas Condições Especiais, em virtude da edição de lei ou medida governamental na área da economia que proíba ou altere os critérios de atualização monetária, o Responsável pelo Pagamento, o Segurado, conforme o caso, e a Seguradora ajustam as seguintes disposições, a serem adotadas com vistas a preservar o equilíbrio atuarial do seguro:

a) se houver extinção do IPCA/IBGE, será imediatamente utilizado como índice substitutivo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/IBGE) ou, na falta deste, o índice que vier a ser autorizado pela SUSEP;

b) cessará imediatamente a atualização monetária de todos os valores inerentes a este seguro caso essa atualização venha a ser vedada; ou

c) se houver proibição da utilização de indexadores, a atua-lização monetária prevista nesta Cláusula será ajustada ao que a respeito deliberar o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) ou outro órgão competente para dispor sobre a matéria.

23.5. Os valores das obrigações pecuniárias desta Seguradora sujeitam-se à atualização monetária pela variação positiva do IPCA/IBGE, na hipótese de não-cumprimento do prazo para pagamento da respectiva obrigação pecuniária. A atualização será efetuada com base na variação positiva apurada entre o último índice publicado antes da data de exigibilidade da

Page 50: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

50

obrigação pecuniária e aquele publicado na data imediata-mente anterior à de sua efetiva liquidação, na hipótese de não-cumprimento do prazo para o pagamento da respectiva obrigação pecuniária.

24. Mudança na Legislação Tributária

Na hipótese de mudanças na legislação tributária que resultem em alteração dos encargos incidentes sobre este tipo de seguro, as disposições serão adaptadas às novas normas. Fica estabelecido, porém, que os tributos serão pagos por quem a lei determinar, não podendo haver estipulação em contrário.

25. Prescrição

Os prazos prescricionais serão aqueles que a legislação vigente determinar.

26. Mudança de Endereço

O Segurado e o Corresponsável pelo Pagamento deverão informar imediatamente à Seguradora qualquer mudança de endereço, atra-vés de comunicação por escrito, com aviso de recebimento, ou por meio de ligação telefônica feita ao Departamento de Atendimento ao Cliente da Seguradora.

27. Extrato Periódico

A cada 6 (seis) meses, e sempre que solicitado pelo Segurado, será enviado um extrato contendo valores atuais do Prêmio, do Capital Segurado e outras informações necessárias ao acompanhamento dos valores inerentes ao seguro.

Page 51: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

51

28. Foro

Será competente para dirimir quaisquer pendências ou dúvidas decorrentes da execução deste seguro o foro do domicílio do Segu-rado ou do Beneficiário, conforme o caso. Na hipótese de relação de hipossuficiência entre as partes, será válida a eleição de foro diverso daquele previsto anteriormente.

29. Cláusula Adicional de Exclusão para Atos de Terrorismo

Não obstante o que em contrário possam dispor as Condições Gerais, Especiais e/ou Particulares do presente seguro, fica en-tendido e concordado que, para efeito indenitário, não estão cobertos danos e perdas causados direta ou indiretamente por ato terrorista, cabendo à Seguradora comprovar com docu-mentação hábil, acompanhada de laudo circunstanciado que caracterize a natureza do atentado, independentemente de ser propósito, e desde que este tenha sido devidamente reconhecido como atentatório à ordem pública pela autoridade competen-te, conforme Circular SUSEP 168/01 ou outra que venha a substituí-la.

Page 52: 01 Cobertura Opcional Doenças Graves (1)

52