01-25-2013.pdf

40

Upload: orangotoe

Post on 06-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

01-25-2013.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: 01-25-2013.pdf
Page 2: 01-25-2013.pdf

Perigo líquido02 | O PRESENTE EDITORIAL SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013

Justo no momento em que retorna a proibi-ção da venda de álcool líquido, a qual passaráa ser válida a partir da semana que vem, maisespecificamente dia 1º de fevereiro, veio de umacidade do Oeste do Paraná um reforço para amedida. O caso do garoto que queimou cerca de60% do corpo devido ao uso de álcool líquidopara acender um narguillé ocorreu em Casca-vel e foi destaque em vários noticiários de nívelnacional nesta semana.

O rapaz de 16 anos estava no pátio de umposto de combustíveis com os amigos, quando aoutilizar o líquido, o narguilé explodiu. O jovemsaiu correndo para dentro do posto no momentoem que as chamas cobriram seu corpo. Por sorteo incidente não se tornou umagrande tragédia.

No local, as câmeras demonitoramento gravaram omomento em que o adoles-cente sai desesperado tentan-do apagar o fogo, chegandoa rolar no chão. Ontem avítima estava internada emestado grave e seria encami-nhada para um hospital dereferência em queimadurasna Capital do Estado.

Um caso semelhante jáhavia sido registrado no anopassado em Foz do Iguaçu,quando uma moça também de 16 anos morreuapós ter grande parte do corpo queimado aousar álcool para acender o narguilé, quando ovasilhame do produto explodiu.

Em janeiro do ano passado, uma ocorrênciano distrito rondonense de Porto Mendes tam-bém resultou em morte. Um jovem de 21 anosteve grande área do corpo queimado quandotentava fazer fogo em uma churrasqueira e ofrasco de álcool explodiu. Ele não resistiu àsqueimaduras.

Por esses e muitos outros casos é que se discutehá mais de dez anos a proibição da fabricação

A indústria muitorelutou em relação à

medida, mas a proibiçãoda forma líquida deveráresultar na redução do

número de acidentes, oupelo menos na diminuição

da gravidade dasqueimaduras.

Ainda assim, os riscoscontinuarão existindo

e venda de álcool na forma líquida. A primeiravedação havia ocorrido já em 2002, sendo quedepois foi suspensa por decisão judicial. Noentanto, desta vez deve ser definitiva, pois aJustiça Federal derrubou a decisão e não hámais possibilidade de recurso.

Sendo assim, a partir do próximo mês, todoestoque do produto passa a ser consideradoirregular e deverá ser recolhido. O objetivo éevitar acidentes com adultos e principalmente,envolvendo crianças.

Segundo dados do Ministério da Saúde, dejaneiro a novembro do ano passado 2.113 cri-anças foram internadas no Sistema Único deSaúde vítimas de queimaduras por fogo, fuma-

ça ou chamas. Do total, 662casos estavam relacionados asubstâncias inflamáveis, comoo álcool líquido. Fora os casosde ingestão.

A opção agora será o álcoolem gel, cuja dispersão é menosfacilitada por conta do produ-to ser mais encorpado. Dessaforma, em caso de derrama-mento acidental, ele não se es-palha tanto e não atinge re-gião tão abrangente do corpo.

A indústria muito relutouem relação à medida, mas aproibição da forma líquida

deverá resultar na redução do número de aci-dentes, ou pelo menos na diminuição da gravi-dade das queimaduras. Ainda assim, os riscoscontinuarão existindo, o que requer a atençãode pais e responsáveis, além da consciênciados próprios, que precisam encarar com seri-edade esse perigo e ter cautela na administra-ção de produtos inflamáveis. Ninguém querum caso de queimadura na família. Entãovale conversar sobre o assunto e alertar atodos, independente da idade. Nesses casos,nunca é demais reforçar os cuidados para nãolamentar quando for tarde.

É HORA DE

CONTROLAR OS GASTOSO começo de cada ano é o momento

em que precisamos controlar os gastos

para não prejudicar o orçamento financei-

ro familiar. Para evitar problemas, este é

o momento de usar uma eventual pou-

pança acumulada pela família. Nesta épo-

ca “brotam” muitas contas para pagar

como IPTU, IPVA, matrícula e materiais

escolares, dívidas de final de ano (via-

gens, presentes, festas etc). Mas se não

houve um planejamento para economi-

zar, a saída, então, é tomar um emprésti-

mo para não atrasar o pagamento e evitar

acúmulo de juros.

O governo tem incentivado a tomada

de dinheiro por meio dos bancos públicos,

divulgando a redução de suas taxas de

juros, o que é bom para o consumidor.

Acontece que, mesmo estas taxas fican-

do mais baixas, ainda são umas das mai-

ores do mundo. Ao pegar dinheiro em-

prestado, seja em qualquer modalidade,

há pagamento de juros e eventuais taxas,

corroendo o nosso poder de compra, além

de interferir em nossa qualidade de vida,

pois ninguém gosta de pensar em dívidas.

Se uma dívida for realmente necessária

precisamos procurar a menor taxa de ju-

ros existente nas diversas modalidades

de empréstimos e fazer um planejamento

financeiro para saber se elas poderão ser

realmente pagas no período contratado.

Os empréstimos consignados e o crédi-

to pessoal são as melhores opções por

terem taxas menores. Outra saída para

manter as finanças sob controle é evitar o

rotativo do cartão de crédito e do cheque

especial, já que aplicam altas taxas de

juros. Jamais se deve procurar agiotas.

Após se livrar das dívidas de começo

de ano, o consumidor deve, imediatamen-

te, elaborar um planejamento financeiro

para os meses seguintes. É importante

definir prioridades para gastos da família

(moradia, saúde, alimentação, transpor-

te, lazer, educação, vestuário entre ou-

tras) e listar todas as despesas mensais,

buscando cumprir com rigor o que foi

estabelecido. E não se esquecer de incluir

algum tipo de investimento para que, no

início de 2014, não seja necessário recor-

rer novamente a empréstimos.

* O autor é professor do curso

de Administração do Centro

Universitário da Fundação

Educacional Inaciana.

Page 3: 01-25-2013.pdf

O presidente da Câmara de Vereadores deItaipulândia, Jair José Escher (PR), estabeleceudois projetos que pretende cumprir em um ano degestão à frente da Casa de Leis. O primeiro deles épromover melhorias na sede do Legislativo, tendoem vista que em dias chuvosos formam-se gotei-ras na parte interna do prédio. “A estrutura estábem danificada e está chovendo dentro. Já conver-sei com o prefeito (Miguel Bayerle, PR) parafazermos um reparo”, adianta.

O outro objetivo é estudar a possibilidadede transmitir ao vivo as sessões pela internet.De acordo com Jair, isso possibilitaria que acomunidade pudesse acompanhar os traba-lhos dos vereadores na comodidade de seuslares, por exemplo. “Isso divulgaria mais otrabalho dos vereadores”, emenda.

Oposição se aliaà situação?

O grupo de oposição conta com quatrorepresentantes na Casa de Leis. Destes, trêsvotaram no nome de Jair para ele assumir a presidência. Mesmo assim, isso não significaque necessariamente políticos do grupo adversário poderiam estar interessados em se aliarà situação. “Acredito que não tem possibilidade disso acontecer. Trata-se de uma oposiçãoe não creio que haverá alianças”, comenta.

Para o presidente do Legislativo, não deve haver maiores dificuldades em administrara Câmara, tendo em vista que todos os vereadores têm um objetivo comum: ver o municípiocrescer e se desenvolver. “Levando-se em conta a seriedade do prefeito e a busca pelotrabalho de desenvolvimento, penso que todos votarão nos projetos que virão em prol deItaipulândia”, salienta.

O PRESENTE | 03SEXTA-FEIRA,25 DE JANEIRODE 2013

Comentário do dia“A bem da verdade, o pronunciamento (de

Dilma Rousseff na televisão, na quarta-feira ànoite) não foi para anunciar a redução do valorda conta de luz, já anunciada em publicidadefarta e milionária no rádio e TV. O objetivo foiclaramente outro!…”. A declaração é do líder

do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR).

Projetos para o Legislativode Itaipulândia

Presidente da Câmara de Vereadores de

Itaipulândia, Jair José Escher: “Trata-se de

uma oposição e não creio que haverá

alianças (com a situação)”

MAIS HOSPITAIS PÚBLICOS

PARA A REGIÃOPrefeitos reeleitos e os novos prefeitos das cidades da

região se reúnem hoje (25), em Cascavel, na primeira reuniãode 2013 da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná(Amop). Dentre os assuntos que serão discutidos, um delesserá a implantação do Consórcio Intermunicipal Samu Oeste(Consamu). Isto porque, em breve, haverá concurso públicopara contratação de profissionais na área de saúde.

Outro item que pode entrar em debate na Amop está anecessidade de mais hospitais públicos para a região. Aomenos este é o entendimento do presidente da entidade e ex-prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato. “No Oeste doParaná precisamos de mais hospitais públicos. Além doprojeto de Toledo (Hospital Regional) não existe mais nadasendo discutido”, expõe.

De acordo com ele, deveria se pensar na construção deuma unidade hospitalar especialmente para atender crianças.“Os municípios do Oeste encaminham muitas crianças paraatendimento em Curitiba. Atendimento fora do domicílio étremendamente desconfortante para a família. Prejudica opaciente e dificulta para os pais”, considera.

“PT ultrapassou um limite perigoso”

De olho nosmaus gestores

O presidente do Tribunal de Contas do Estadodo Paraná (TCE-PR), conselheiro Artagão de Mat-tos Leão, afirmou ontem (24) que o órgão defiscalização dará prioridade à análise das contas de2012 das prefeituras que apresentaram problemasde gestão na transição do mandato de prefeitos evereadores. “O Tribunal de Contas vai agir comrigor para que LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal)seja integralmente cumprida no Paraná”, avisou.

Em muitos municípios, de todas as regiões doEstado, os gestores entregaram a administraçãoaos sucessores com irregularidades graves. Entreos problemas apresentados estão dívidas sem re-cursos em caixa para a sua quitação, atraso nopagamento do funcionalismo, interrupção de ser-viços básicos e sucateamento da frota de veículos.Todas essas irregularidades afrontam a Lei deResponsabilidade Fiscal.

Divulgação

O pronunciamento emcadeia nacional da presiden-ta Dilma Rousseff (PT), naquarta-feira (23), está causan-do alvoroço na oposição. PeloTwitter, o presidente nacio-nal do PSDB, deputado fede-ral Sérgio Guerra, criticou apostura da petista.

Para ele, o governo do PTultrapassou um limite peri-goso para a sobrevivência dajovem democracia brasileira.“O pronunciamento de Dil-ma ontem (quarta-feira) é

mais uma agressiva utilização do Poder Público em favorde uma candidatura e de um partido político”, disparou.

Sérgio Guerra foi além e lembrou que a redução daconta de luz já havia sido anunciada há quatro meses ealardeada em milionária campanha televisiva paga peloscontribuintes. “O caráter político-partidário do discur-so também pode ser constatado pela substituição dobrasão da República pela marca publicitária do gover-no”, argumenta.

Divulgação

Presidente nacional

do PSDB, Sérgio

Guerra: “A chefe da

Nação, que deveria

reconhecer-se como

presidente de todos os

brasileiros, agora os

divide em dois grupos:

o ‘nós’ e o ‘eles’”

Page 4: 01-25-2013.pdf

HARTO VITECK

Um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz

de mudar e transformar qualquer coisa, pois... a vida é construída

nos sonhos e concretizada no amor.

- Fábulas de Ésopo

Uma Raposa, morta de fome, viu ao passar, penduradas nas grades de uma viçosa videira,

alguns cachos de uvas vermelho-negras, bem maduras.

Ela então usou de todos os seus dotes e artifícios para pegá-las, mas como estavam fora

do seu alcance, acabou se cansando em vão, e nada conseguiu.

Por fim deu meia volta e foi embora, consolando a si mesma, desapontada falseou:

“Olhando com mais atenção, percebo agora que as uvas estão todas estragadas, e não

maduras como eu imaginei a princípio”.

Moral da história:

Ao não reconhecer e aceitar as próprias limitações, o vaidoso abre assim o

caminho para sua infelicidade.

“A fábula compõe-se de corpo e alma.O corpo é a fábula. A alma é amoralidade que dela deriva”.

Chico Xavier (Francisco de Paula Cândido Xavier)1910 -2002 – espiritualista mineiro. Ganhou notabilidade por sua

mediunidade, ao psicografar cerca de 450 livros, dos quais vendeuaproximadamente 50 milhões. (Planeta, SP, 2003).

----------------------------------------------------------

Jean de La Fontaine1621-1695 - fabulista francês

[email protected]

04 | O PRESENTE SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013

A ligeiresa daqueles que querem meter a mão no dinheiropúblico imita a reação fugaz do lambari de sanga.

- Das Vias Curitibanas -

Amenizando o estresse

Bom é dinheiro amontoadoe nosso.

Urubu quando dá mole odebaixo caga o de cima.

Sujeito mais sossegadoque gato de hotel.

Cotidianas...

Casa arrumada é assim:

Um lugar organizado, limpo,

com espaço livre pra circulação

e uma boa entrada de luz.

Mas casa, pra mim, tem que sercasa

e não um centro cirúrgico, umcenário de novela.

Eu prefiro viver numa casa ondeeu bato o olho

e percebo logo: aqui tem vida…a gente entra

e se sente bem-vinda. Casa comvida é aquela

que a gente arruma pra ficarcom a cara da gente...

para reconhecer nela o seulugar".

CASA ARRUMADA

Cabeça de Coruja

ZUM SCHLUSS

O conhecimento e a

educação sensorial

apurada podem obter do

vinho prazeres infinitos.

“Não é bom negóciocomprar casa de quem

somente a constrói paravenda. São construçõesapenas caprichadas naaparência, mas quase

sempre o materialempregado é de segunda

linha, são de estruturafraca, fora do alinhamento,com o passar do tempo asparedes racham. Se gastapouco com qualidade paraganhar muito na venda”.

PEVERELLA - A UVA DO ELIXIR DOURADO

“ ... esses destemidosartesãos estão produzindovinhos brasileiros de admi-rável personalidade...”

Jonathan Notisser

1961 - ... – escritor ecineasta estadunidense-

brasileiro, produtor do filmeMondovino

Ela é uma vinífera cabo-cla. Não ostenta atributosde alta produção e a seleti-vidade das uvas globaliza-das e homogeneizantes, con-sideradas produtoras de vi-nhos finos.

Rejeitada pelos produ-tores de vinhos conside-rados modernos , sof is t i -cados e facilmente comer-c ia l izáveis , a Pevere l la éuma paixão da prósperacorrente dos amantes devinhos ar tesanais . “Paramim o vinho tem que ter osabor da uva, nada de madeira

e isso ou aquilo”, disse RaulAnse lmo Randon, mega-e m p r e s á r i o c a x i e n s e eapreciador do vinho arte-

sanal, ao Canal Rural, re-centemente .

De onde veio - Origináriado Norte da Itália, das regiõesdo Alto Ádige e do Vêneto, aPeverella veio ao Brasil na

bagagem dos imigrantes ita-lianos, nas décadas finais doséculo 19. A partir de 1940tornou-se a uva branca maiscultivada na Serra Gaúcha.

Em seu país de origem, aMalvasia vicentina, como lá échamada, praticamente de-sapareceu. O que faz do Bra-sil talvez o único repositó-rio mundial desse patrimô-nio singular.

Com a chegada das uvasviní feras modernas , ver-dadeiramente de cul t ivomais fáci l , mais produti-v a s e e c o n o m i c a m e n t emais viáveis, a Peverella foisubstituída cedendo espa-ço para essas novas varie-dades, a tal ponto de ficartambém ameaçada de ex-tinção no Brasil.

Retorno ao cul t ivo -Graças ao esforço e a abne-gação do historiador Álva-ro Escher, de Porto Alegre,e do vitivinicultor artesa-nal Talise Zanine, a Pevere-lla voltou a ser cultivadana Serra Gaúcha.

Os dois percorreram aregião serrana atrás das úl-timas plantas remanescen-tes e estimularam pequenosvinheiros locais a apostaremna raridade como negócio defuturo. A proposta deu cer-

Poesia Anotada

Ernest Hemingway

1899 – 1961 – escritor estadunidense

Carlos Drummond de

Andrade

1902 – 1987 – poeta mineiro-carioca.................................................

to. A Peverella está novamen-te nos parreirais locais, prin-cipalmente no roteiro turís-tico conhecido como Cami-

nhos da Pedra , em BentoGonçalves.

A nova produção dessarara videira já está ofertan-do ao mercado nacional umvinho diferente e seus rótu-los ganhando elogios e aplau-sos de especialistas dada aleveza, a harmônia e ótimaintensidade do produto.

Segue cheio de louvoresao Peverella, Jonathan Nos-s i ter , especia l is ta em vi -nhos, traduzindo a notabi-lidade desse elixir doura-do: “Depois de provar esse vi-nho incrivelmente aromático,complexo e sofisticado em mea-dos de 2009 - sem dúvida o maisempolgante de todos os brancosbrasileiros, chilenos e argenti-nos que já tomei” (NOSSITER,

2009, p. 13).

A RAPOSA E AS UVAS

A Peverella tem como característica um leve toque picante que deu

origem a seu nome, derivado de pevero (pimenta em dialeto vêneto).

diá

rio

d

e

pe

rna

mb

uco

/re

pro

du

çã

o

-------------------------------------------------------------------------O Globo/Bruno Agostini, Canal Rural /Nossiter, Jonathan.

Gosto e Poder. Companhia das Letras, São Paulo, 2009-------------------------------------------------------------------------

Do engenheiro-civil Dr. AgneloPimenta, FPE,

citado em “Construção com Qualidade”.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Page 5: 01-25-2013.pdf

O PRESENTE | 05SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013 ESTADO

COMBATE À DENGUE

Governo investirá R$ 30 milhões na vigilância em saúdeRecursos atenderão os 399 municípios do Paraná

O governador Beto Richaanunciou ontem (24) que o Estadoinvestirá neste ano R$ 30 milhõesnos serviços de Vigilância emSaúde nos 399 municípios do Pa-raná. O anúncio foi feito duranteo repasse de R$ 4,2 milhões para32 prefeituras do Norte e Oestedo Estado, que apresentam situ-ação crítica em relação à dengue.

Os recursos liberados sãouma antecipação das verbas doPrograma Estadual de Qualifi-cação da Vigilância em Saúde(VigiaSus), que será lançado ofi-cialmente na segunda quinzenade fevereiro. “Temos municípi-os em situação mais crítica dedengue e o Estado atende pron-tamente essas cidades cele-brando uma importante parce-ria”, disse Richa.

Segundo o governador, asações em vigilância em saúdesão indelegáveis do Poder Pú-blico. “Sem recursos ninguémfaz milagres. A vigilância é umaárea prioritária na saúde, poragir na prevenção”, destacou ogovernador. “Nós temos a res-ponsabilidade de proteger oParaná nesta fase aguda da den-gue, e também continuar com otrabalho de conscientização,prevenção e capacitação de

profissionais”, afirmou.

PROGRAMA

O VigiaSus terá um capitalfinanceiro de R$ 30 milhões parao exercício de 2013. Deste valor,R$ 18 milhões serão para cus-teio e R$ 12 milhões para inves-timentos. Todos os municípiosserão atendidos, com valoresdefinidos pela Secretaria de Es-tado da Saúde, com base emcritérios populacionais, epide-miológicos e fator de reduçãode desigualdades.

“Os repasses serão feitos fun-do a fundo, em parcelas únicas.Esta ação demonstra o compro-misso e a eficiência do Governodo Estado para com a área dasaúde”, destacou o secretárioestadual da Saúde, Michele Ca-puto Neto.

Os investimentos do VigiaSusserão para o custeio das ações devigilância, aquisição de equipa-mentos (sistemas de informação,combate a endemias, entre ou-tros) e educação permanente,com capacitação das equipes mu-nicipais, oferta de cursos básicose técnicos e de pós-graduaçãoem gestão de Vigilância em Saú-de, que compreende as áreas devigilância sanitária, vigilância epi-

demiológica, vigilância em saú-de ambiental, vigilância em saú-de do trabalhador e a promoçãoem saúde.

LOCAIS DE RISCOS

O governador Beto Richatambém autorizou que a Secre-taria da Saúde dê prioridade aosmunicípios que apresentaremriscos epidemiológicos da den-gue e, a exemplo dos 32 municí-pios que receberam recursos,seja antecipado o repasse do

VigiaSus. “Temos no governo,hoje, um parceiro sensível àsdificuldades dos municípios”,declarou o governador.

O último boletim da Secreta-ria da Saúde apontou 1.269 casosconfirmados de dengue no Para-ná. Cinco municípios estão emsituação de epidemia: Paranavaí,Japurá, Peabiru, São Carlos doIvaí e Fênix.

“Estes recursos darão a pos-sibilidade de os municípios forta-lecerem o controle e o combate à

dengue. O governo estadual estápreocupado para que o capitalchegue rápido e supra a falta derecursos dos municípios”, ressal-tou Caputo Neto.

O secretário lembrou que noano passado o Paraná reduziuem 90% o número de casos dedengue. “O que devemos ter éum controle efetivo da doença.Cada um fazendo a sua parteiremos reverter esta situação, aexemplo do ano passado”, refor-çou o secretário.

Anúncio

foi feito

durante o

repasse de

R$ 4,2

milhões

para 32

prefeituras

do Norte e

Oeste do

Estado, que

apresentam

situação

crítica em

relação à

dengue

Orlando Kissner/ANPr

Page 6: 01-25-2013.pdf

NOVA ESTRUTURA

Governo cria AssessoriaEspecial da Juventude

06 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013

Ela terá função de articular e garantir os programase projetos destinados a esse público

O governador Beto Richainstituiu ontem (24) a Assesso-ria Especial para Assuntos dePolíticas Públicas para a Juven-tude (AEJ), que tem com o obje-tivo articular e garantir os pro-gramas e projetos destinados aopúblico jovem das secretarias eórgãos do Governo do Estado.“É uma estrutura voltada ex-clusivamente aos interesses dajuventude paranaense e maisum compromisso colocado emprática do plano de governo”,disse o governador. O Paranáconcentra 2,7 milhões de jovens,com idade compreendida entre15 a 29 anos, segundo o CensoDemográfico do IBGE 2010.

A estrutura tem como me-tas participar da criação dosConselhos Municipais da Ju-ventude no interior do Estado,estimular o acesso do jovemaos bens públicos (equipamen-tos esportivos, educacionais eculturais) e promover ações de

capacitação e desenvolvimen-to do jovem. A assessoria é res-ponsável também por elabo-rar e implantar a Política Esta-dual da Juventude, em confor-midade com a Política Nacio-nal de Juventude.

O secretário-chefe da CasaCivil, Luiz Eduardo Sebastiani,afirmou que a assessoria estádiretamente ligada às ações degoverno nas mais diversas áre-as como cultura, educação, saú-de, segurança pública, esporte,justiça e cidadania. “É um avan-ço fundamental no Governo doParaná no que diz respeito àprojeção desse importante seg-mento social”, destacou.

HISTORIADOS

Para o cargo de assessor es-pecial foi nomeado o historia-dor e ex-presidente da Casa doEstudante Luterano Universi-tário, Edson Lau Filho. Lau Fi-lho explicou que além de medi-

das integradas com as secreta-rias e órgãos do governo, a As-sessoria da Juventude buscarátambém a promoção de açõesvoltadas ao segmento com osórgãos e entidades federais,municipais e internacionais.“De forma integrada o gover-no estadual atenderá com po-líticas públicas os jovens pa-ranaenses, que representamcerca de 25% da população”,disse. Segundo ele, o Paraná é oEstado da região Sul do paísque apresenta o menor Índicede Desenvolvimento Juvenil(IDJ), indicador da Unesco queaponta a qualidade de vida e ograu de vulnerabilidade da po-pulação jovem.

O projeto de Lei 640/2012,que cria a Assessoria Especialpara Assuntos de PolíticasPúblicas para a Juventude(AEJ), foi aprovado pela As-sembleia Legislativa em de-zembro de 2012.

Choque elétricoOs recentes “milagres” operados pelo governo para evitar o

aumento da inflação e melhorar o desempenho do PIB como,redução do IPI de carros e linha branca industrial, sem resultadoesperado, e a maquiagem de números da economia, gerando

inclusive na imprensa internacional um apelido jocoso ao nossoministro da Fazenda, fizeram com que na quarta-feira (23), quan-do a presidenta apareceu na televisão para falar sobre “o saco debondades elétricas” preparado por sua equipe, muita gentedesligasse a televisão. Com razão, na medida em que antesmesmo de sua fala, economistas já anunciavam o quanto tal

medida custaria aos cofres públicos. Isso mesmo, aos cofrespúblicos pois com uma economia justa, na medida, sem sobras,“assemelhando-se a cobertor de pobre”, cada vez que se cobre acabeça, descobre-se os pés. Previam os entendidos que o TesouroNacional arcaria com a bondade: R$ 3 bilhões. Como a reduçãodas contas de luz aumentou dos prometidos 16% previstos o ano

passado, para 18%, “bondade elétrica” que passa a valer aindaeste mês (para a agricultura, a indústria, comércio e serviçospassa dos 30% previstos para 32%), o furo para o Tesouro seráainda maior. Ainda por cima com a garantia de que não haverácortes de energia (apagões). Menos mal que a arrecadação do paísultrapassou o trilhão de reais e esses R$ 3 bilhões e pouco “sairão

na urina”. A medida teria sido possível pelas renovações dasconcessões mais baratas junto às concessionárias (as da Copelentre elas), e pela redução e eliminação de encargos federais.Além do efeito político (governo não prega prego sem estopa),objetiva-se melhorar a competitividade da indústria brasileira,cujo desempenho tem sido medíocre. Nada que reformas tributá-

rias e trabalhistas não resolvessem melhor. Afinal, se as conces-sionárias não investirem mais em novas usinas hidrelétricas eoutras fontes de energia, com o crescimento do país, a medidalogo terá efeito negativo.

Em choqueO bombardeio de denúncias por parte de jornais e revistas

nacionais contra os prováveis futuros presidentes da Câmara e

do Senado, se não muda a postura de seus eleitores (deputados

e senadores favoráveis ao “quanto pior, melhor”), já teve um

efeito: o governo “não apoia” (nem desapoia). “A deliberação é

autônoma e soberana do Congresso”, afirma Ideli Salvatti.

Luta inglóriaA presente postura gover-

namental diminuindo na

marra as contas, provando

que as concessionárias, a

maioria absoluta delas esta-

tais governamentais, cobra-

vam muito caro a energia que

forneciam, bota por terra os

argumentos da luta que os

paranaenses promoveram

contra o governo de Jaime

Lerner, que supostamente

tentava privatizar a Copel.

Seria ela, tanto quanto Ele-

trosul, Eletrobrás, Cesp, Ce-

mig e outras, pelos argumen-

tos de agora, exploradoras

do povo.

NovasprivatizaçõesvirãoMedidas tomadas ao aca-

so por governo que assume o

poder, acabam por desmora-

lizar as próprias teses que

quando os governantes es-

tavam na oposição, defen-

diam. Assim está ocorrendo

com os governos petistas,

que antes abominavam as

privatizações do período

FHC. Já se privatizou aero-

portos, rodovias e ferrovias,

e pelo andar da carruagem,

como apesar de aumentar a

cada mês a arrecadação (já

passamos do trilhão) não

sobra dinheiro para investi-

mentos, outras virão.

CredibilidadeabaladaAs recentes afirmações

do presidente do Banco Cen-tral Europeu, garantindo acompra dos títulos dos paí-ses que enfrentam dificulda-des, em caso de agravamen-to da crise, restaurou a confi-

ança de investidores. As bol-

sas de Portugal (30%), Espa-

nha (35%) e Grécia (60%) ti-

veram crescimentos espan-

tosos, embora os problemas

estruturais desses países

continuem. Prova que inves-

tidor quer garantia. Descrédi-

to foi o que causou quedas

nas ações de Petrobras e de

companhias de energia. Pro-

vocadas pela percepção lá

fora de que a credibilidade

do Brasil está em baixa.

Orlando Kissner/ANPr

Para o cargo foi

nomeado o

historiador e ex-

presidente da Casa

do Estudante

Luterano

Universitário, Edson

Lau Filho, que

recebeu os

cumprimentos do

governador

Page 7: 01-25-2013.pdf

PARANÁ

O PRESENTE | 07SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013 POLÍTICA

PMDB ainda não descarta participação no governoA afirmação é do deputado estadual Ademir Bier, segundo o qual,

as conversas com o governador ainda não se encerraram

O anúncio feito pelo go-vernador Beto Richa(PSDB), na noite de quarta-feira (23), oficializando atroca de comando em algu-mas secretarias e não con-templando - a princípio -nenhum nome do PMDB,fez com que muitos acredi-tassem que as negociaçõespara incluir o partido nogoverno, neste caso até paracontar com apoio da siglano projeto de reeleição dotucano, tivessem “melado”.

Este, porém, não é o en-tendimento do deputado es-tadual Ademir Bier (PMDB).De acordo com ele, aindaexiste a possibilidade daagremiação integrar o gover-no. “As conversas não fo-ram encerradas com o anún-cio. O que o governador fezfoi tornar público os nomesque já eram acordados e dei-xou em aberto a conversa-ção com o PMDB. Isso nosdá condição de fazer umaavaliação melhor e de bus-car a unidade”, expõe.

O parlamentar apontaque Beto Richa tomou umaatitude acertada em jáanunciar algumas trocas,pois considera que o tuca-no não pode esperar oPMDB por tempo indeter-minado. “Ele fez o anúnciocom o PMDB sabendo que

não haveria neste momen-to a participação de nomesdo nosso quadro. O que oBeto Richa não poderia eraficar esperando o tempotodo pelo partido”, afirma.

Questionado se esta de-mora em tomar uma deci-são não pode ter feito a si-gla perder importantes car-gos no primeiro escalão,Ademir Bier menciona queo governador sabe qual é aparticipação que o PMDBpleiteou, mas que pode ha-ver uma composição de re-manejamento diferente.“Não queremos nos afobar.A bancada do PMDB pre-cisa de mais alguns diaspara fazer o fechamento epara que haja uma unidadeem cima desta tese (de par-ticipar do governo). Enten-demos que nos próximosdias, até no máximo o Car-naval, saberemos se oPMDB estará ou não nogoverno”, revela.

BUSCA PELA UNIDADE

Segundo o parlamentar,o partido ainda não tomounenhuma decisão porquejustamente está buscando aunidade interna sobre orumo que vai tomar na polí-tica paranaense. “Precisa-mos conversar com todos osdeputados, pois para nós

interessa a união e para ogoverno também. Uma coi-sa é certa: estaremos unidosem cima dos propósitos queo partido acredita. Então nãopodemos tomar uma deci-são como esta de uma horapara outra. Precisamos ama-durecer e entendemos queé prudente esperar mais al-guns dias”, opina.

O deputado esclareceque se a maioria decidir queo PMDB não deve integraro governo estadual isso nãovai ocorrer. Porém, esta de-cisão não inclui o apoio dabancada na Assembleia Le-gislativa. “São coisas dife-rentes, pois continuaremosapoiando sem problema al-gum aquilo que for impor-tante para o Estado. Já aparticipação no governo, seocorrer, tem que ser efeti-va. Somos em 12 deputa-dos e o PMDB é o partidomais forte do Paraná. A par-tir do momento em que separticipa de um governonão é apenas assumindocargos, mas com políticaspúblicas em que o PMDBtem compromisso. Este éo ponto principal: políti-cas públicas que o PMDBdefende e não abre mão.Não é só o cargo em si.Para nós desenvolvermosestas políticas públicas há

necessidade de estar no go-verno de fato”, afirma.

PSDB OU PT?

Já de olho nas eleições de2014, a disputa pelo Gover-no do Estado possivelmen-te estará centrada em duasjovens lideranças e que re-presentam a renovação napolítica paranaense. De umlado o governador Beto Ri-cha, que certamente dispu-tará a reeleição, e de outro,ao que tudo indica, a minis-

tra-chefe da Casa Civil, Glei-si Hoffmann (PT).

Ao ser perguntado se oPMDB está mais próximodo PSDB ou do PT nesteprojeto, o deputado esta-dual responde: “Estamosmais com o PMDB. Somoso maior partido do Paraná econtamos com a maior ban-cada do Estado. A composi-ção faz parte do jogo demo-crático. O que queremos éfortalecer ainda mais o par-tido”, expõe.

Sandro Nascimento

Deputado

estadual

Ademir Bier:

“Entendemos

que nos

próximos dias,

até no máximo

o Carnaval,

saberemos se

o PMDB estará

ou não no

governo”

Page 8: 01-25-2013.pdf

08 | O PRESENTE POLÍTICA SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013

SENADO

PEC proíbe parlamentares de aceitar cargos no ExecutivoProposta impede que integrantes do Poder Legislativo ocupem cargos de livre nomeação

como os de ministro de Estado e secretário estadual ou municipal

Uma proposta de emendaà Constituição pode mudar asregras relacionadas à nomea-ção de integrantes do PoderLegislativo para o Executivo.Apresentada pelo senador Pe-dro Taques (PDT-MT) , aPEC 21/2011 ainda aguarda adesignação de relator na Co-missão de Constituição, Justi-ça e Cidadania (CCJ). A pro-posta impede que integrantesdo Poder Legislativo ocupemcargos de livre nomeação noPoder Executivo, como os deministro de Estado e secretá-rio estadual ou municipal.

Atualmente, deputados fe-derais e senadores nomeadospara esses cargos se licenciamde suas funções no Legislativo,sendo substituídos por suplen-tes. Com a mudança, para acei-tar a nomeação no Executivo,teriam de renunciar ao manda-to. Com as regras atuais, minis-tros como Garibaldi Alves Filho(Previdência), Edison Lobão(Minas e Energia), Gleisi Hoff-mann (Casa Civil), Marcelo Cri-vella (Aquicultura e Pesca) e

Marta Suplicy (Cultura) podemretornar ao Senado se deixa-rem seus cargos.

A PEC 21/11 altera o artigo 54da Constituição para incluir en-tre as vedações impostas a de-putados e senadores a proibi-ção de ocupar cargo de ministrode Estado; de governador deterritório; de secretário de Esta-do, do Distrito Federal, de terri-tório ou de prefeitura de capital;e de chefe de missão diplomáti-ca temporária.

Na justificativa da proposta,Pedro Taques reconhece que apossibilidade de licença para as-sumir cargo no Executivo é cons-titucionalmente assegurada aosparlamentares, mas argumen-ta que a prática vem ocasionan-do "abusos e práticas não condi-zentes com a moralidade quedeve reger a edificação das ins-tituições públicas".

O senador lembra que aConstituição adota a teoriada separação dos Poderes daRepública, com a fiscalizaçãodos atos do Executivo peloLegislativo.

"De forma indireta, esse dis-positivo acaba por agravar afalta de ética já tão manifestaem nossos dias e tão repudiadapela coletividade, que clama pormaior lisura por parte dos nos-sos mandatários e representan-tes", opina Taques.

Outro alvo da crítica do se-nador mato-grossense é o fatode as vagas dos parlamentaresacabarem ocupadas por suplen-tes. "Muitos desses substitutos,desconhecidos do eleitorado,acabam assumindo o mandatopor toda a legislatura, enquantoos titulares assumem os cargosexecutivos, nem sempre bemintencionados ou vocacionadospara a missão", afirma.

Marcos Oliveira

Dilma participa da Cúpula daUnião Europeia e do Brasil

Pela sexta vez, as auto-ridades do Brasil e da UniãoEuropeia se reuniram on-tem (24) para a discussãode temas específicos envol-vendo as duas regiões. Oencontro aconteceu emduas etapas: na primeira, apresidenta Dilma Rousseffconversou com o presiden-te da Comissão Europeia,José Manuel Durão Barro-so, e o presidente do Con-selho Europeu (órgão polí-tico do bloco), Herman VanRompuy. Na segunda, ostrês se reuniram com os mi-nistros brasileiros e as au-toridades europeias. Asreuniões ocorreram no Pa-lácio do Planalto.

O lançamento da parce-ria estratégica entre aUnião Europeia e o Brasilocorreu em julho de 2007

em Lisboa, Portugal.O objetivo do encon-

tro foi discutir temascomo a crise financeira in-ternacional, o G20 (grupodas 20 maiores economi-as no mundo) e questõesde segurança internacio-nal no Oriente Médio e naÁfrica - que enfrentamcrises específicas, comono Mali (África) e na Síria(África). As reuniões sesubdividem em assuntosmultilaterais, regionais eespecíficos.

A presidenta defendeua ampliação do Conselhode Segurança da Organiza-ção das Nações Unidas(ONU). Para o Brasil, é fun-damental aumentar o nú-mero de assentos - atual-mente são 15, dez rotativose cinco fixos. O pleito brasi-

leiro conta com o apoio daFrança e do Reino Unido.

Dilma ainda acrescen-tou a necessidade de esti-mular as ações baseadasno desenvolvimento sus-tentável e na inclusão soci-al. Também foram tratadosacordos de cooperação emciência, tecnologia e inova-ção e em educação relati-vos ao programa Ciênciasem Fronteiras.

No fim desta semana,haverá a Cúpula da Comu-nidade dos Estados Latino-Americanos, Caribe e UniãoEuropeia em Santiago, noChile. A expectativa é quenessa reunião sejam trata-dos alguns temas que aindaenfrentam entraves nas re-lações entre os blocos,como o comércio de produ-tos agrícolas.

Europa quer “exportardesemprego”, alerta senador

Ao mesmo tempo emque fortalece os canais decomunicação com a Euro-pa, o Mercosul deve tornarclara sua divergência emrelação ao melhor caminhopara sair da crise econômi-ca mundial, disse ontem (24)o senador Roberto Requião(PMDB-PR), presidente daRepresentação Brasileirano Parlamento do Mercosul(Parlasul). O senador parti-cipou, em Santiago, no Chi-le, da abertura da Assem-bleia Parlamentar Eurolati-noamericana (Eurolat).

Na opinião de Requião, ospaíses europeus erram aoadotar a ortodoxia econômi-ca para superar a recessão.

“O momento é de con-versar, mas não aceitar oliberalismo econômico. Esteé o momento de mostrarque eles estão errados esão uma sucursal da Gold-man Sachs”, disse Requiãopor telefone à Agência Se-nado, em uma referênciaao banco norte-americanode investimento.

O senador criticou a po-lítica de corte de gastos so-ciais promovida pela UniãoEuropeia (UE) e defendeu omodelo brasileiro de supe-ração da crise econômica,que vai “exatamente emsentido contrário à da Euro-pa”, como observou.

Para ele, deve ser vista

com cautela a intenção doseuropeus de retomar asnegociações com o Merco-sul a respeito de um acordode livre comércio entre osdois blocos, interrompidasdesde 2004. Ele atribui a ten-tativa de reabrir as negoci-ações ao “desespero” daEuropa, que estaria tentan-do transferir seus proble-mas à América do Sul. “Oseuropeus querem passarseus problemas para cá.Querem exportar merca-dorias e desemprego. Te-mos que resistir a isso. Cri-se mundial precisa de solu-ção solidária, mas não pre-judicando o nosso bloco”,afirmou Requião.

Senador Pedro

Taques

argumenta que,

apesar de

constitucional, a

prática vem

ocasionando

"abusos e

práticas não

condizentes com

a moralidade

que deve reger

a edificação das

instituições

públicas"

Page 9: 01-25-2013.pdf

O PRESENTE | 09SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013 ESPECIAL

Page 10: 01-25-2013.pdf

INVESTIMENTO

Tesouro gastará R$ 8,4 bilhõespara reduzir conta de luz

Plano era aportar R$ 3,3 bilhões anuais, mas, sem algumasadesões à renovação de concessões, o valor aumentou

10 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Esmael Morais (@esmaelmorais)

Jornalista

Em pronunciamento à nação, Dilma critica tucanos e corvos de plantão (...).

Delcídio Amaral (@Delcidio)

Senador do PT-MS

A Dilma foi muito bem ontem (quarta-feira, 23). Precisava!Marcou posição!!!

Estadão (@Estadao)

Gasolina poderá ter reajuste ‘em torno’ de 5%, diz Banco Central.

Ceará paga R$ 650 mil para Ivete inaugurar hospital: 'Pobres precisamde diversão', diz governador.

Revista Veja (@Veja)

Justiça extingue 12.434 cargos políticos em SP.

SoninhaFrancine (@SoninhaFrancine)

Ex-vereadora de SP

@avozdobrasil Pode mandar pergunta por aqui? Ministro, o que éCopa “compatível com nosso nível de desenvolvimento”? Mequetrefe?Meia-boca?

Fazer esse caríssimo e insustentável (economicamente!) trem-bala em país que não tem nem trens comuns é como comprar Ferrarispara serviço de taxi.

Luiz Eduardo Cheida (@deputadocheida)

Deputado estadual do PMDB

Renda para o agricultor e saneamento ambiental. Lei inédita no Brasilpermite venda de energia renovável.

Portal R7.com (@portalR7)

#economia Governo vai gastar até R$ 1 bilhão por ano para estimularvoos a pequenos aeroportos.

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)

ONG faz abaixo-assinado para impedir eleição de RenanCalheiros no Senado.

Fernando Meirelles critica Copa e Olimpíadas no Brasil: 'Só Deus sabecomo os eventos vão acontecer'.

Marcelo Tas (@MarceloTas)

Apresentador do CQC

Brasil é um país tão único: aqui os comediantes se comportam comosindicalistas e os sindicalistas como comediantes.

CBN Cascavel (@cbn_cascavel)

Disputa por cargo na prefeitura de Laranjeiras do Sul termina em morte.

Folha Ilustrada (@folhailustrada)

“Ela não soube parar”, relata mãe de Whitney Houston em livro.

Roberto Requião (@requiaopmdb)

Senador do PMDB

PMDB PR adere ao Beto enquanto Serraglio organiza festinha paraprefeitos paranaenses com o inefável PB (Paulo Bernardo) e Gleisi, em Brasília.

Cristovam Buarque (@Sen_Cristovam)

Senador do PDT-DF

Redução na conta luz beneficia população, mas incentiva desperdícioe relega investimentos em fontes alternativas. É bom no presente.

Paulo Coelho (@paulocoelho)

Escritor

Se somos um peixe maior que o tanque em que fomos criados, ao invésde nos adaptarmos a ele, devíamos buscar o oceano.

O Tesouro Nacional irádesembolsar R$ 8,460 bi-lhões para custear a redu-ção das tarifas de energiaelétrica no Brasil. O valorfoi informado ontem (24)pelo diretor da Agência Na-cional de Energia Elétrica(Aneel), Julião Coelho, du-rante leitura de relatório so-bre a quota anual da Conta

de Desenvolvimento Ener-gético (CDE) para 2013.

Originalmente, o planodo Tesouro era aportar R$3,3 bilhões anuais para com-pensar a redução de encar-gos do setor elétrico, mascom a não adesão de impor-tantes companhias ao pro-grama de renovação das con-cessões, o governo precisou

Copom projeta reajuste de5% no preço da gasolina

O Comitê de Política Mo-netária (Copom) divulgouontem (24) que a projeção dereajuste no preço da gasolinase situa em torno de 5% parao acumulado de 2013. A in-formação está na ata da reu-nião do comitê, realizada nasemana passada, quando oBanco Central (BC) decidiumanter a taxa básica de jurosem 7,25% ao ano.

A ata também informaque a projeção aponta recuo

de aproximadamente 11%na tarifa residencial de ele-tricidade. A estimativa, in-formou o Copom, “leva emconta os impactos diretosdas reduções de encargossetoriais recentementeanunciadas, bem como derevisões tarifárias ordinári-as programadas para esteano”. Para o Copom, have-rá estabilidade nas tarifasde telefonia fixa e no preçodo gás em 2013.

Por outro lado, os téc-nicos elevaram a proje-ção, construída item aitem, para o conjunto depreços administrados porcontrato e monitoradospelo governo para o acu-mulado de 2013, que pas-sou de 2,4% para 3%. Parao acumulado de 2014, aprojeção de reajuste parao conjunto dos preços ad-ministrados foi mantidapelo BC em 4,5%.

Risco de inflação leva à manutençãoda taxa básica de juros

O Comitê de PolíticaMonetária (Copom) doBanco Central (BC) deci-diu por unanimidade man-ter a taxa básica de jurosem 7,25% ao ano porqueentendeu que os riscos paraa inflação apresentaram,entre outras coisas, piorano curto prazo e que a re-cuperação da atividade do-méstica foi menos intensado que o esperado. A infor-mação está na ata da reu-nião do comitê realizada nasemana passada.

O Copom, no entanto,ressalta que “o cenário cen-tral contempla ritmo de ati-vidade doméstica mais in-

tenso neste ano e riscos li-mitados, mas que recente-mente se intensificaram, dedescompasso, em segmen-tos específicos, entre as ta-xas de crescimento da ofer-ta e da demanda”.

Para os técnicos do BC,existe uma estreita margemde ociosidade no mercadode trabalho, apesar dos si-nais de moderação, e pon-dera que, em tais circuns-tâncias, um risco significati-vo reside na possibilidadede concessão de aumentosde salários incompatíveiscom o crescimento da pro-dutividade e suas repercus-sões negativas sobre a dinâ-

mica da inflação.No entanto, na avaliação

do BC, o nível de utilizaçãoda capacidade instalada seencontra abaixo da tendên-cia de longo prazo, ou seja,está contribuindo para con-ter pressões de preços.

O BC informou aindaque a mediana das proje-ções coletadas para a varia-ção do Índice de Preços aoConsumidor Amplo(IPCA) em 2013 elevou-sede 5,4% para 5,53%. O ce-nário de referência leva emconta as hipóteses de ma-nutenção da taxa de câm-bio em R$ 2,05 e da taxaSelic em 7,25% ao ano.

abrir mais os cofres para ban-car o desconto, que inclusi-ve será maior que o previstoinicialmente. Conformeanunciado na quarta-feirapela presidente Dilma Rous-seff, o corte para consumi-dores residenciais será de18%, enquanto indústria, co-mércio e agricultura terãodesconto de 32%.

Page 11: 01-25-2013.pdf

O PRESENTE | 11SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013 GERAL

NO PARANÁ

Iniciada construção de agenda comum para empresasDocumento será construído com sugestões, ideias e propostas reunidas em encontros

e oficinas regionais que serão realizadas por todo o país

O Paraná foi sede, ontem(24), do encontro de mobili-zação para a elaboração depropostas para o fortaleci-mento de micro e pequenasempresas no país. Foi a pri-meira fase da construção daAgenda Nacional de Desen-volvimento e Competitivi-dade das Micro e PequenasEmpresas (2013 - 2022) e reu-niu representantes do Para-ná, Santa Catarina e RioGrande do Sul.

A agenda é coordenadapelo Ministério do Desenvol-vimento, Indústria e Comér-cio Exterior (MDIC) e seráconstruída com sugestões,ideias e propostas reunidasem encontros e oficinas regi-onais que serão realizadaspor todo o país.

“Pelo Fórum Permanenteda Micro e Pequena Empresado Paraná, mobilizamos dife-rentes setores do Estado paraajudar no diagnóstico dos

gargalos e dificuldades, paraa construção de políticas pú-blicas que atendam as reaisnecessidades do setor”, afir-mou o secretário estadual daIndústria, Comércio e Assun-tos do Mercosul, RicardoBarros. Ele participou daabertura do evento, com odiretor do Departamento deMicro, Pequenas e MédiasEmpresas do MDIC, Gusta-vo Gasbarro, e do superin-tendente do Sebrae no Para-ná, Allan Marcelo Costa.

Barros reforçou que oGoverno do Paraná possui amelhor legislação para microe pequenas empresas. O Es-tado oferece isenção do ICMSpara empresas com atéR$ 360 mil anuais de fatura-mento, o que representa 85%das empresas. Para as quearrecadam até R$ 3,6 milhões,o pagamento da alíquota, queé cobrada no super simplesou no simples nacional, fica

pela metade. “Ainda temos oprograma Bom Negócio quegarante dinheiro fácil e bara-to, com juros de 0,55 % aomês, e capacitação gerencialgratuita”, enumerou.

O superintendente do Se-brae, Allan Costa, destacou aimportância da elaboração depolíticas e ações que busquemo aumento da competitividadedo setor. “Estamos falando de

políticas mais sofisticadas, quepermitam a micro e pequenosempresários ganho de compe-titividade não só no mercadonacional, mas também no mer-cado internacional”, disse.

Osvaldo Ribeiro/AENPr

Missão japonesa virá aoEstado no próximo mês

Com objetivo de pro-mover as relações eco-nômicas do Paranácom o Japão, o presi-dente da Federação dasIndústrias do Paraná(Fiep), Edson Campag-nolo, recebeu na quar-ta-feira (23) na sede daentidade, em Curitiba,o cônsul-geral do Ja-pão, Yoshio Uchiyama.Durante o encontro, foianunciada a vinda deuma comitiva de em-presários japoneses aoParaná no próximo dia26 de fevereiro com oobjetivo de construiralianças com empresá-rios parceiros do Esta-do. “Percebemos diver-sas oportunidades deparcerias com o Japão,estamos trabalhandopara estreitar aindamais estas relações”,afirmou Campagnolo.

Hoje (25) o diretor re-gional do Senai no Pa-raná, Marco Secco, em-barca para o Japão em

uma missão que temcomo objetivo estabele-cer parcerias e convêni-os para formação e ca-pacitação de mão deobra, principalmente naárea de eficiência ener-gética.

Além do presidenteda Fiep, participaram dareunião desta quarta-feira, o vice-presidenteda federação e coorde-nador do conselho te-mático de Comércio Ex-terior, Rommel Barion,o cônsul-geral adjuntodo Japão, Takahiro Iwa-to e o presidente da Câ-mara de Comércio e In-dústria Brasil-Japão,Yoshiaki Oshiro.

APROXIMAÇÃOA relação da Fiep

com o país asiático éantiga, mas vem se tor-nando mais intensa nosúltimos tempos. Em ja-neiro de 2012, Campag-nolo integrou uma mis-são à Tóquio, onde fo-

ram realizados diversosencontros com empre-sas e institutos de pes-quisa da área energéti-ca. Fruto desta viagem,a federação realizou, emmarço daquele ano, a1ª Conferência Paraná-Japão de RecuperaçãoEnergética de Resíduos,onde diversas empresasjaponesas apresentaramtecnologias para o tra-tamento de resíduos egeração de energia atra-vés deles, abrindo a pos-sibilidade de parceriascom companhias e pre-feituras paranaenses.

Outro desdobra-mento desta missão foia realização do 1º Semi-nário de Soluções Ener-géticas Paraná-Japão,que trouxe à Fiep re-presentantes de seisempresas e de uma agên-cia do país asiático, queapresentaram seus pro-dutos e serviços embusca de parceria comempresas do Estado.

Diretor do Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas do MDIC, Gustavo Gasbarro, o secretário estadual da

Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros e o superintendente do Sebrae no Paraná,

Allan Marcelo Costa: fortalecimento das micro e pequenas empresas

Page 12: 01-25-2013.pdf

12 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013

MARIPÁ

Município repassa R$ 85 mil para entidade beneficenteConvênio visa à implementação de programas, projetos

e ações nas áreas de Assistência Social

O prefeito de Maripá, An-derson Bento Maria, cele-brou na quarta-feira (23)convênio com a AssociaçãoOrganizada de Maripá (As-soma), no valor de R$ 85mil. O repasse financeiro domunicípio foi destinado àentidade por meio do Fun-do Municipal da AssistênciaSocial, visando à implemen-tação de programas, proje-tos e ações nas áreas de As-sistência Social.

A entidade beneficiadaatua no município desde1992, e é de caráter benefi-cente, sem fins lucrativos,políticos ou religiosos, bus-cando promover a cidada-nia por meio de ações sóci-

oeducativas, integrar pes-soas portadoras de defici-ência na sociedade, desen-volver ações voltadas aofortalecimento da família,iniciar o processo da for-mação profissional, asse-gurar os mínimos sociaisàs famílias em situação vul-nerável e garantir os direi-tos das crianças e dos ado-lescentes, principalmentedaqueles que se encontramem risco social.

ESTRUTURAFUNCIONAL

Segundo o prefeito An-derson Bento Maria, a ad-ministração acredita que ovalor do convênio celebra-

Microempreendedor individualdeve fazer declaração anual

A Secretaria de Indús-tria, Comércio e Turismode Marechal Cândido Ron-don está alertando aos pro-fissionais inscritos comomicroempreendedores in-dividuais, que é necessá-rio realizar a DeclaraçãoAnual. Para tanto, todosdevem procurar um escri-tório de contabilidade oucomparecer junto ao Mó-dulo Empresarial, que fun-ciona em anexo à Secreta-ria, na prefeitura.

Prefeito Anderson Bento Maria assinou convênio com a Assoma na presença da presidente

Terezinha e do secretário de Administração, Rodrigo Schanoski

De acordo com ClaudioKohler, chefe de gabineteda Secretaria de Indústria eComércio, todo ano o mi-croempreendedor indivi-dual deve declarar o valordo faturamento do ano an-terior. Para realizar a decla-ração deverá ser preenchi-do o relatório mensal dasreceitas brutas. É uma exi-gência para manter a legali-dade do MEI.

Por outro lado, Clau-dio lembra que todo mês,

Divulgação

até o dia 20, o microem-preendedor deve preen-cher o relatório mensaldas receitas que obteve nomês anterior. Além disso,deve anexar ao relatórioas notas fiscais de com-pras de produtos e de ser-viços, bem como as notasfiscais que emitir.

Qualquer dúvida que oprofissional inscrito no MEItiver, pode procurar o Mó-dulo Empresarial para es-clarecer a situação.

do será importante pararealização das atividadesda entidade, como a ma-nutenção da estrutura fun-cional da sede da entidadee do horto, atender pesso-as necessitadas, continuara produção de mudas deplantas para os agriculto-res do município, auxiliarpessoas com o programaEducação e Meio Ambien-te e oferecer trabalho re-munerado, cursos, orien-tação e acompanhamentotécnico aos jovens que seencontram em risco sociale vulneráveis na socieda-de, além do atendimentoaos portadores de necessi-dades especiais.

Page 13: 01-25-2013.pdf

Ingredientes:

3 mandioquinhas

3 batatas médias

1 colher (sopa) cheia de manteiga

Leite

Sal

Recheio:

Azeite

ESCONDIDINHO

DE LOMBO

Modo de preparo:

Escondidinho: cozinhe as mandioquinhas e as batatas edepois esprema-as. Em uma panela coloque-as junto comuma colher generosa de manteiga, vá colocando o leite atédar o ponto e acerte o sal. Recheio: refogue o lomboprocessado no azeite junto com a cebola, o tomate e opimentão. Depois junte o creme de leite para dar umidade eum envelope de caldo de carne (dissolvido em um pouquinhode água quente). Se quiser pode colocar o shoyu também.Montagem: coloque uma base de purê, o recheio e cubracom purê, muçarela e queijo parmesão ralado. Leve ao fornona função "grill" só para gratinar.

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

ÁRIES: O dia pode ser umpouco mais pesado do queo normal, mas essa ener-gia é passageira. Paciên-cia solucionará qualquer

dificuldade.

TOURO: Fatos podem pre-judicar suas reuniões denegócios. Uma viagem podecomeçar a ser planejada. Omomento não é bom para

assinatura de documentos definitivos.

GÊMEOS: Um problema fi-nanceiro virá à tona. Não seenvolva em novos investi-mentos no dia de hoje eaproveite essa energia para

organizar suas finanças.

CÂNCER: O dia provocamais algumas mudançasem sua vida. Tensão no arpede paciência e tolerân-cia diante de imprevistos

e dificuldades.

LEÃO: A fase tensa faz comque você se feche e fuja dequalquer burburinho social.O momento é ótimo paraficar entre os seus e em sua

intimidade. Procure relaxar.

VIRGEM: Os trabalhos emequipe podem também pas-sar por um instante de tensãoe desequilíbrio. Mantenha apaciência e busque a reorga-

nização das energias.

LIBRA: Movimento nasquestões relacionadas à suacarreira. O trabalho podeficar mais intenso, pois umimprevisto pode tirar seu

equilíbrio. Paciência e tolerância.

ESCORPIÃO: Algo podeatrapalhar um projeto deviagem ou um plano denegócios que já julgavacomo certo. Tenha paci-ência, pois esta energia

dura apenas este dia.

SAGITÁRIO: Você pode fi-car mais fechado e preocu-pado com alguns sentimen-tos recorrentes. O momentopede desapego e definições

em relação às emoções.

CAPRICÓRNIO: A fasemovimenta seus relaciona-mentos. Um problema quefoi adiado pode voltar parasoluções e você deve colo-

car alguns pontos finais importantes.

AQUÁRIO: Tensão neste dia,especialmente no âmbitoprofissional. O trabalho setorna mais intenso e exigen-te, mas você não deve se

deixar levar por imprevistos.

PEIXES: O dia pede um po-sicionamento mais firmediante de um romance ouum namoro que pode come-çar. O momento pode ser

tenso e exige paciência.

MESMA VIDAO sujeito vai pedir a mão da namorada em casamento.- Você acha que tem condições de dar a ela a mesma vida que

ela tem aqui em casa? - pergunta o pai, em tom preocupado.- Acho que sim! Eu também sou muito chato!

O MUNDO GIRAQuatro da manhã. Um guarda noturno fazia a ronda com a sua

moto quando viu um bêbado sentado na calçada.- Ô, cara! - gritou ele, para o bêbado - São quatro da madrugada!

Por que você não vai pra casa, hein?

- O senhor já ouviu falar que o mundo gira? - perguntou o bebum.- E daí que o mundo gira? - gritou o guarda, que já estava

perdendo a paciência.- Bom... Se o mundo gira... Uma hora a minha casa vai

passar por aqui!

SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013 VARIEDADES O PRESENTE | 13

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

SEXTA-FEIRA (25)

Zé Maria, Laura, Isabel eGuerra convencem Praxedes asoltar Jurema. Edgar conversacom Guerra sobre o envolvi-mento de Fernando com Cata-rina e sua preocupação com aproximidade entre o irmão eMelissa. Isabel sofre por Eliasresistir em se aproximar dela.Laura aprecia a matéria deAntonio Ferreira sobre a violên-cia contra a mulher. Celinhaavisa a Guerra que Constânciaoferecerá um jantar de noivadopara eles.

LADO A LADOFelipe garante a Roberta que

ela está sendo enganada por seucontador. Nieta não deixa Dinoconfessar o que fez para Roberta.Juliana tenta seduzir Nando. Kikomente para Analú e afirma que oscapangas não machucarão Nan-do. Roberta rejeita Felipe. Isado-ra finge não conhecer Ronaldo eo deixa confuso. Nando foge deJuliana. Carolina se enfurece aosaber que Nieta discutiu com Otá-vio e Charlô na loja e resolve ir atéa mansão. Felipe sonha comRoberta. Roberta procura Dino.

SALVE JORGEHelô comenta com Barros

que Lívia pode ter mandado in-terditar o banheiro para evitar oescândalo em seu desfile. Ber-na culpa Helô por sua separa-ção. Lena conta para Lívia deta-lhes sobre o atentado contraHelô. Russo avisa a Wandaque eles foram intimados paracomparecer à delegacia. Ro-sângela ganha um quarto naboate. Isaurinha percebe queCelso conseguiu deixar Rais-sa confusa com as insinua-ções contra Antonia.

GUERRA DOS SEXOS○

Orelha concorda em retirar apostagem, mas alerta o motoquei-ro que o vídeo já pode ter sidocompartilhado. Vitor conversa comRosa sobre seu receio de que seuirmão assista ao vídeo de Orelha edescubra seu paradeiro. Raquelavisa a Lorenzo que tem o dinheiropara comprar sua parte no aparta-mento e Tatá se preocupa com seupai. Fatinha chega com as criançasda comunidade ao Quadrante.Uma moradora da comunidadequestiona Raquel sobre o iníciodas obras, e ela desconversa.

MALHAÇÃO

*

SEM SALÁRIOO empregado entra na sala do patrão e diz:

- Senhor Rezende, desculpe-me, mas há três meses nãorecebo salário.

O patrão olha fixamente nos olhos do empregado e diz:

- Está desculpado!

500g de sobras de lombosuíno assado

1/2 cebola picada

1 tomate sem semente picado

2 colheres (sopa) pimentãoverde picadinho

1 envelope de caldo de carne

100 ml de creme de leite

Page 14: 01-25-2013.pdf

14 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013

NOVA SANTA ROSA

Arrastão contra a dengue terá início segunda-feiraQuatro caminhões serão utilizados para fazer o recolhimento de

recipientes que possam servir de criadouro ao mosquito

Em função dos altos índi-ces de infestação do mosquitotransmissor da dengue emtoda a região, a Prefeitura deNova Santa Rosa elaborou umplano de ação para eliminar osprováveis criadouros e evitaruma epidemia de dengue nomunicípio. A Secretaria deSaúde em parceria com a Se-cretaria de Agricultura, MeioAmbiente e Infraestrutura co-meça nesta segunda-feira (28)um arrastão contra a denguena sede municipal, visandoevitar a proliferação do mos-quito Aedes aegyti.

A secretária de Saúde, Mar-lice Wutzke Fernandes, esteveem reunião com a equipe decombate às endemias e agen-tes comunitárias de saúde natarde de ontem (24), explican-do a metodologia de trabalho.“Pedimos a colaboração detodos, separando o que preci-sa ser recolhido e deixando em

frente à sua casa. É importanteque as pessoas possibilitem oacesso dos agentes de endemi-as às suas casas. A dengue nãoescolhe classe social e todosdevem fazer a sua parte. Esta-mos fazendo o possível paraprevenir e evitar que nossapopulação seja acometida deuma epidemia dessa grave do-ença que pode levar à morte”,salienta a secretária.

MOBILIZAÇÃOO arrastão contra a dengue

contará com a colaboração dosservidores da Secretaria deAgricultura, Meio Ambientee Infraestrutura, que utiliza-rão quatro caminhões parafazer o recolhimento dos reci-pientes que possam servir decriadouro do mosquito trans-missor da dengue. A concen-tração ocorrerá em frente àSecretaria de Saúde, a partirdas 08 horas de segunda-feira.

Secretária de Saúde, Marlice Wutzke Fernandes, fez reunião com a equipe deendemias e agentes de saúde para definir detalhes do arrastão

Marcos Elieser

Page 15: 01-25-2013.pdf

O PRESENTE | 15SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013 GERAL

MARECHAL RONDON

Iniciados trabalhos para construção do SenacDaqui um ano a obra será entregue à comunidade, pois a construtora

terá o prazo de 12 meses para edificar a unidade

A construtora Proec Enge-nharia Civil Ltda. de Maringájá iniciou os primeiros traba-lhos da construção da unidadedo Serviço Nacional do Comér-cio (Senac) no município deMarechal Cândido Rondon. Aordem de serviço e os projetosforam entregues oficialmenteno último dia 17 pelo coorde-nador de infraestrutura do Se-nac de Curitiba, arquitetoEduardo Henrique de AlmeidaPereira, ao representante daProec, Eduardo Cawahisa.

Daqui um ano a obra seráentregue à comunidade, pois aconstrutora terá o prazo de 12meses para edificar a unida-de. O maquinário tambémdeve ser deslocado a Mare-chal Rondon nos próximosdias. A estrutura física con-tará com aproximadamente1,5 mil metros quadrados eestará localizada em umaárea de sete mil metros qua-drados, doada pela prefeitu-ra. Ela está situada em fren-te ao Ginásio de Esportes daVila Gaúcha. O investimentogira na faixa de R$ 4 milhões,já que o prédio contará com

dois pavimentos.Conforme o presidente do

Sindicato do Comércio Vare-jista (Sindicomar), João Odo-rico de Souza, o primeiro tra-balho englobou a limpeza to-tal do terreno. “Com a ter-raplanagem, os maquináriostambém devem chegar nospróximos dias. Feita a base,começa definitivamente aconstrução do Senac. Podehaver algum atraso justifi-cável como em caso de perí-odos de chuva, mas casocontrário os trabalhos se-guirão normalmente por-que tudo está sendo fiscali-zado. Diante disso, possodizer que a unidade é simuma realidade”, pontua.

Além disso, Odorico infor-ma que após o primeiro ou se-gundo semestre vai ser feita aseleção das pessoas que vãotrabalhar no Senac, já que te-rão que passar por cursos e seespecializar. “O Sindicomarpretende contratar somenterondonenses, mas talvez a ge-rência seja de fora. O intuito édar oportunidade aos nossosmunícipes”, esclarece.

CURSOSNo primeiro pavimento

haverá auditório com capaci-dade para 120 lugares e a áreaadministrativa. Já o pavimen-to superior terá salas de aulasconvencionais, biblioteca e am-bientes para cursos específicos.Além disso, todo o projeto foielaborado já pensando na aces-sibilidade. Poderão ser oferta-das capacitações como de cabe-leireiros, decorador interno deresidência, costureira, estilismode moda, técnicos de guia turís-tico, cursos para garçom, auxi-liar de cozinha, entre outros.

Terreno onde a unidade será edificada já recebeuterraplanagem e começou a ser isolada

Vanderleia Kochepka/OP

Falurb realiza formaturas de mais 149 administradoresA Faculdade Luterana Rui

Barbosa (Falurb), de MarechalCândido Rondon, iniciou ontem(24) a programação alusiva àformatura de mais 149 adminis-tradores em Marechal CândidoRondon. Trata-se de três tur-mas do curso de Administraçãoque colaram grau.

Conforme o diretor da facul-dade, professor Neander Kloss,a programação começou com

culto de gratidão oficiado pelocapelão da instituição, pastorSérgio Becker da Silveira, notemplo da Congregação Cristo.

Hoje (25) ocorre a cerimôniade colação de grau. O eventoserá realizado a partir das 20horas no Centro de EventosWerner Wanderer.

Várias personalidades serãohomenageadas pelas três turmasde formandos. O prefeito de Mare-

chal Cândido Rondon, MoacirFroehlich, será paraninfo de duasturmas, enquanto que o líder coo-perativista Adolfo Freitag será pa-raninfo de outra turma. O profes-sor Márcio Rauber será patrono deduas turmas, enquanto que o em-presário Ingo Hort será da outra.E, além disso, os professores Val-demir Aleixo, Jerri Langaro e Al-bert Douglas Xavier serão home-nageados como nome de turma.

Page 16: 01-25-2013.pdf

16 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013

DIA DE CAMPO COPAGRIL

Empolgados com colheita,Expectativa é de iníciodo plantio de milhosafrinha no fim da

próxima semana,depois do dia 1ºde fevereiro

dizendo que só vaiplantar milho. “Temosque aproveitar o pre-ço”, justifica.

E foi nesse clima quetranscorreu o primeirodia do Show Tecnológi-co da Copagril, que se-gue durante todo o diade hoje (25), na estaçãoexperimental da coo-perativa, localizada naPR-491, próximo aoPosto da Polícia Rodo-viária Estadual. Oevento foi aberto nanoite de quarta-feira(23) e, nestes três diasde programação, a ex-pectativa da organiza-ção é receber mais deseis mil pessoas.

SORTEIOSO coordenador do

evento, Enoir Primon,destaca que, durante odia de hoje, os visitan-tes ainda podem fazer as visitas àsparcelas experimentais, bem comoacompanhar as exposições de máqui-nas e implementos, dinâmicas de má-

quinas agrícolas, test-drivesde quadriciclos, fazer negóci-os com todos os segmentosabrangidos pela Copagril,buscar informações com téc-nicos das áreas agrícola e ve-terinária, visitar expo-feira deveículos, exposição de máqui-nas antigas, fazer passeio pa-norâmico de helicóptero, en-tre tantas outras atrações. Sãomais de 100 empresas e insti-tuições parceiras da Copagrilque estão participando daprogramação.

Ao longo do dia de hojetambém serão feitos sorteiosde prêmios e, entre eles, pas-seios de lancha e um jantar,cujo transporte até o local seráfeito com a F-Maxx (maior pi-cape do Brasil).

O casal Edio e Lucia Dill, deLinha Felicidade, interiorde Entre Rios do Oeste,

era só sorrisos ontem (24), enquan-to visitava o Dia de Campo Copa-gril - Show Tecnológico Regional.A exemplo de vários outros agri-cultores, eles acabaram de colherseus 21 hectares de soja, com resul-tado considerado recorde por ele.Foram cerca de 140 sacas por al-queire, com uma qualidade de grãoque, segundo Edio, ainda não ti-nha visto nos 50 anos que mora nalocalidade. Apesar de não ter feitocontrato antecipado do produto,ele vendeu tudo no mesmo dia. “Opreço está muito bom, não dá paraesperar”, afirma Dill. Agora, eleestá de olho na previsão de tempo.“Estamos esperando a chuva paraplantar milho safrinha”, informa,

Fotos: Luciany Franco/OP

O casal Edio e Lucia Dillcomemorou a ótima

colheita visitando o Diade Campo Copagril

Famílias inteiras visitam o Dia de Campo:o dia de sol colaborou

Produtores colheram soja e agora buscam informaçõessobre plantio e manejo de milho safrinha

Orientações sobre saúde fazemparte da programação

Na pecuária, há uma série de atividades para o visitante

Exposição de máquinas antigas atrai as pessoas

Áreas de descanso servem parareanimar visitantes

Setor de máquinas tambémé um dos mais visitados

Page 17: 01-25-2013.pdf

SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013 GERAL O PRESENTE | 17

produtores buscam tecnologiaProdutor deve esperar para plantar safrinha

Fotos: Luciany Franco/OP

No Dia de Campo Copagril, oprodutor rural também está tendoa oportunidade única de discutircom técnicos de várias empresassobre o plantio da safrinha e osmanejos da cultura, com a finali-dade de obter a melhor produçãoda lavoura. Todos têm sido unâni-mes em sugerir ao agricultor queespere mais um pouco para lançara semente ao solo. Segundo técni-co da Coodetec, Martin Herpich,quem está colhendo agora plan-tou em meados de setembro varie-dades precoces de soja e está obten-do uma produtividade muito boa,com condições excelentes de preço.“Esse período de intervalo servepara se programar, fazer uma boamanutenção e ajustes das planta-deiras. Não precisa afobação por-que ainda temos tempo para plan-tar milho safrinha”, afirma.

Conforme o profissional da Coo-detec, até cerca do dia 20 de feverei-ro é uma boa data para plantar o

milho. Depois disso o agricultorpode ainda pode fazer o plantiousando híbridos superprecoces.“Há previsão de chuva para o dia1º de fevereiro. Mas plantar agora,com o solo quente e seco como estáatualmente é arriscado porque, senão chover, o calor pode literal-mente matar a semente”, expõe, aolembrar que o custo de plantio émuito alto para o produtor correro risco de precisar fazer o replan-tio. “Além disso, o mercado desementes atualmente é muito jus-to. Se o produtor perder o seuestoque de semente pode acontecerde não encontrar mais a sementeque gostaria de utilizar”, alerta.

PREVISÃOHerpich lembra que há previ-

sões que apontam tempo com chu-vas abaixo da média nos próximosmeses, por isso, o aconselhável éque o produtor faça uma análisecom seu técnico sobre o melhor hí-

brido, porque as situações variamde região para região. Até por voltado dia 15 de fevereiro, por exemplo,pode ser usado híbrido precoce,que tem um ciclo mais demorado eé mais estável diante de estresse

hídrico. Já a partir desse período, osuperprecoce é a melhor opção.“Mas tudo com tranquilidade e coma análise junto com o técnico, le-vando em conta os anos anteriorese a previsão do ano”, orienta.

Engenheiroagrônomo da

Coodetec,Martin

Herpich: “Nãoprecisa

afobaçãoporque aindatemos tempopara plantar

milhosafrinha”

O Dia de Campo Copagril servepara estimular o produtor rural adeterminar novas metas de produ-ção, em todos os setores. É o caso dapecuária de leite, que na estaçãoexperimental conta com espaço pró-prio e várias atividades. A ideia élevar mais conhecimento ao pecua-rista e incentivar o aumento de pro-dução e de qualidade do leite. E, nes-te ano, informa o gerente do Depar-tamento de Produção Pecuária dacooperativa, Udo Herpich, há metasousadas. Enquanto no Paraná há umaprodução média de 182 litros/dia por

Copagril estimula produtor de leite a melhorar desempenhopropriedade com cerca de 15 vacasem lactação, a Copagril pretendeatingir com seu cooperado a médiade 190 litros/dia por propriedade. Paraconseguir isso, o primeiro passo, res-salta, é levar informação e consciên-cia ao bovinocultor de leite.

Através de um projeto de exten-são da Universidade Estadual doOeste do Paraná (Unioeste), campusde Marechal Cândido Rondon, foi fei-ta uma pesquisa em propriedadesde bovinocultura leite de associadosda cooperativa. Os resultados, infor-ma o encarregado de Fomento à Pe-

cuária de Leite, José Carmo Deves,demonstraram que muitos produto-res estão deixando de ganhar porfalharem em cuidados básicos com amanutenção dos equipamentos deordenha e no processo de ordenha.“São detalhes desde a regulagem deequipamentos até a troca de tetei-ras. Coisas pequenas, mas que refle-tem na sanidade do plantel e no vo-lume de produção”, explica.

CONSULTORIADe acordo com o médico veteri-

nário que atuou na consultoria da

Unioeste durante a pesquisa, Lore-no Egidio Taffarel, muitos casos demastite estão relacionados à faltade manutenção dos equipamentose acessórios de ordenha. “E a solu-ção é fácil. Começa com a consci-entização do produtor”, destaca.E, nesse sentido, os detalhes le-vantados na pesquisa agora estãoservindo para a Copagril traba-lhar com o seu cooperado as solu-ções para melhorar os resultadosprodutivos. “Se aumentar a produ-ção, a cooperativa ganha, mas tam-bém o pecuarista, que vai ter maislucro”, diz Udo Herpich.

Os detalhes, os encaminha-mentos e alguns resultados dessapesquisa, apresentaremos em re-portagem completa na edição defevereiro de O Presente Rural Bo-vinos & Grãos.

Loreno Taffarel, Udo Herpich eJosé Carmo Deves: busca deestratégias para solucionar

problemas e aumentar aprodução de leite no campo

Page 18: 01-25-2013.pdf

18 | O PRESENTE

LORENA KUNZLERSEXTA-FEIRA,

25 DE JANEIRO DE [email protected]

18ª BIENAL DE ARTE FOTOGRÁFICABRASILEIRA EM CORES

A 18ª Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Coresserá realizada pela primeira vez em Foz do Iguaçu. Oevento será promovido de 25 a 28 de abril, possivelmentena Fundação Cultural. A bienal deve reunir aproximada-mente 300 fotógrafos, entre amadores e profissionais asso-ciados a 90 fotoclubes que são ligados à Confoto (Confe-deração Brasileira de Fotografia).

SOJAO plantio de soja

transgênica no Brasil deveatingir quase 90% do totalda área cultivada. O espaçoocupado por essa sementedeverá abranger 24,36 mi-lhões de hectares na tem-porada 2012/2013. Compa-rando-se com a safra ante-rior, é estimado um aumen-to de quase três milhões dehectares semeados com va-riedades de soja genetica-mente modificada.

A Escola de Idiomas Wiser School inaugurou na última sexta-feira (18). Na foto toda

a equipe de professores, funcionários e proprietária da empresa, Líria Centenaro

O Presente

Toda beleza de Franciane Chapla, que aniversaria hoje (25). Parabéns!

Arquivo pessoal

SAFRAA produção de soja

deve crescer 40% noParaná. A expectativade clima favorável paraa produção de grãosno verão deve recupe-rar as perdas causadaspela estiagem do ulti-mo ciclo. Estima-se umvolume de 15,2 milhõesde toneladas do grão.Na safra passada fo-ram 10,8 milhões detoneladas.

Page 19: 01-25-2013.pdf

O PRESENTE | 19SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013 SOCIAL

Dia 25: Alan Victor Lamb

Dia 25: Aline Luiza Merten

Dia 25: Andréia Rheinheimer

Dia 25: Carlos Henrique Goebel

Dia 25: Daniela Boelhouwer

Dia 25: Daniele Aline Gehring

Dia 25: Elisângela da Silva

Dia 25: Gisele Pasetti

Dia 25: Gladimir Gilson Albrecht

Dia 25: Morgana Paula Jacobs

MENOS LIXOEm 10 anos, campanha recolhe

10 milhões de embalagens de agro-tóxicos em todo o Paraná. Trata-sedo projeto de sustentabilidade iti-nerante, liderado pelas associaçõesde revendedores de insumos no Es-tado, e que conta com unidadesmóveis e visita às propriedades ru-rais, estimulando e facilitando a re-alização da logística reversa.

SERVIÇOMÉDICO

Aeronaves agilizam o transporte de paci-entes e órgãos no Paraná. O número depassageiros transportados por aeronaves cres-ceu cerca de dez vezes em 2012, em compara-ção com 2010. No ano passado, foram movi-das 78 pessoas em estado grave por aviões ehelicópteros. O serviço de transporte de ór-gãos, que inexistia, chegou a 64, em 2012.

Studio Revelest

Elizandra

Piovezan, que

comemora

aniversário no

dia de hoje (25),

fotografada

pelo Studio

Revelest

Leila Fotografia/Conceito

A bonitaJuliete

Armanjeposando

para a lentede Leila

Page 20: 01-25-2013.pdf

O cascavelense de 16anos que sofreu quei-maduras em 60% docorpo ao tentar acen-

der um narguilé com álcool de cozi-nha foi transferido ontem (24) parao Hospital Evangélico, em Curitiba.O rapaz apresentava quadro estável,mais ainda corria risco de morte. Oacidente aconteceu na terça-feira (22)em um posto de combustíveis emCascavel, onde a vítima e amigoshaviam se reunido para fumar nocachimbo de origem indiana, cujouso tem se difundido cada vez maisno país, inclusive entre adolescen-tes, apesar de leis que proíbem avenda do produto para menores.

A tragédia se deu no momento emque os jovens tentavam acender ocarvão que é usado no instrumento.Conforme o rondonense Paulo Bar-ros, que utiliza narguilé há cerca deoito anos, habitualmente o carvão éaceso deixando-o por alguns minutossobre as chamas da boca de um fogãoa gás. Também existe outro tipo, de-nominado carvonete, que é aceso com

as chamas do isqueiro. Conforme Bar-ros, existem pessoas que, por não pos-suírem carvonete e não terem um fo-gão a gás no local onde pretendemutilizar o narguilé, improvisam colo-cando o carvão junto a um recipientecom álcool no qual é ateado fogo.

Esse método não é muito comum,mas Barros comenta que já viu pesso-as de Marechal Cândido Rondon fa-zendo uso. Ele explica que existe ummaterial próprio para esse tipo de acen-dimento, mas que muitos acabam im-provisando. Esta pode ter sido a situ-ação ocorrida em Cascavel, supõe.

Infelizmente, acidentes como oocorrido esta semana não chegam aser raros. Somente no ano passa-do, duas situações parecidas acon-teceram em Foz do Iguaçu. Emuma delas, uma criança de três anosteve 95% do corpo queimado quan-do familiares tentavam acender umnarguilé com álcool de cozinha. Diasdepois, foi a vez de uma adolescentede 16 anos sofrer queimaduras em70% do corpo em uma explosãoocorrida pelo mesmo motivo.

Fo

tos

: C

ris

tia

no

V

ite

ck

/OP

Page 21: 01-25-2013.pdf

A criança e o jovem não resistiram àsqueimaduras e morreram.

IMPRUDÊNCIAConforme o comandante do Cor-

po de Bombeiros de Marechal Cân-dido Rondon, capitão Rafael Tava-res, são várias as situações de riscoem que as pessoas acabam se expon-do ao utilizarem materiais inflamá-veis ou explosivos. Ele cita, por exem-plo, os fogos de artifício, cujo usonunca é recomendado pelo Corpode Bombeiros, que nesse caso podeapenas fazer advertências, já que avenda e uso são liberados.

“Presume-se que a partir do mo-mento que vai usar determinadosprodutos, a pessoa sabe como elesfuncionam e seus riscos”, comenta ooficial. Porém, ele lembra que emcertos momentos pode haver umadistração ou imprudência, que po-dem ocasionar graves acidentes. Elecita que há aqueles que mexem comprodutos inflamáveis ou explosivosquando estão sob efeito de bebidasalcoólicas, situação considerada bas-tante perigosa.

Outras situações indicam umafalta de prudência no uso, comoacender um narguilé com álcool.Em casos como esse, o capitão en-tende que falta consciência das pes-soas por fazer uso de um produtoinflamável de forma inadequada. “Ofogo, por falta de percepção ou porimprudência, deixa de ser um aliadopara ser inimigo, podendo provocar

ferimentos e até a morte. Cuidadoredobrado quando se utiliza fogo éfundamental”, alerta o capitão.

EMERGÊNCIAEm casos de acidente com mate-

riais inflamáveis em que a vítimaestá com fogo pelo corpo, Tavaresorienta que o ideal é tentar apagaras chamas com água ou por abafa-mento, fazendo uso de toalhas, len-çóis ou cobertores. Debeladas aschamas, deve-se cobrir com um panolimpo e posteriormente umedecer a

região queimada com água, paradiminuir as dores e iniciar o proces-so de cicatrização. Deve-se aindaprocurar atendimento médico ur-gente, inclusive acionando o telefo-ne de emergência do Corpo de Bom-beiros, que é 193.

O capitão chama a atenção paraoutro fator importante. No casodo menino queimado em Cascavel,o fogo foi apagado com o uso deum extintor de incêndio, o quenem sempre é o ideal. Ele explicaque se o extintor for de água, não

há problema. No entanto, um ex-tintor de CO2, que sai a uma tem-peratura de 70°C negativos, o friopode causar mais queimaduras ain-da. Já um extintor de pó químicotambém pode prejudicar a recupe-ração da vítima. O bombeiro ex-plica que o pó químico adere sobreos ferimentos, dificultando a re-moção da pele queimada duranteo tratamento. Por isso extintoresde pó químico ou de CO2 devemser usados sobre uma pessoa emchamas somente em último caso.

Desde 29 de dezembro de 2010, menores de idade estãoproibidos de usar narguilé, assim como a comercialização tambémestá vetada para menores de 18 anos no Paraná. A imposição estápresente na lei 16.758/2010, sancionada pelo então governadorOrlando Pessuti. A proposta de proibição foi feita através deprojeto de lei do deputado estadual Osmar Bertoldi. Na época, oparlamentar justificou a iniciativa, afirmando que “a grandemaioria dos usuários não sabe que o uso do cachimbo pode ser dezvezes mais prejudicial à saúde que o cigarro comum. O adolescentedeve ser protegido, pois nessa idade sofre grande influência e nãotem ainda discernimento dos riscos do vício do fumar”.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), divulgados noano passado, apontam que cerca de 300 mil brasileiros fazem usohabitual do narguilé. Segundo informações repassadas peloinstituto, o produto é consumido principalmente por jovens entre

13 e 15 anos e universitários de 18 a 24 anos. A fumaça misturadaa essências tornam o uso mais atrativo, em comparação com ocigarro comum, o que atrai os adolescentes.

Mas, por trás do “gostinho bom”, esconde-se um grandeperigo. Segundo o Inca, análises comprovam que a fumaça contémquantidades superiores de nicotina, monóxido de carbono, metaispesados e substâncias cancerígenas do que na fumaça do cigarro.

Enquanto o volume de tragadas do cigarro alcança 30 a 50ml entre cinco a sete minutos, o volume de tragadas do narguilépode chegar a mil ml em uma sessão de uma hora, equivalente aoconsumo de 100 cigarros ou mais.

Apesar da proibição, não só no Paraná, mas em outros Estados,os adolescentes estão entre os maiores usuários do narguilé. Naregião, por exemplo, o fumo e os apetrechos podem ser compradoslivremente no Paraguai, o que dificulta o controle.

Foto desmente presos que queriam“passar a conversa” em delegadoA Polícia Civil de Medianeira divul-

gou ontem (24) um caso inusitado queaconteceu no último final de semana nacidade. No sábado (20), policiais milita-res prenderam dois ocupantes de umFiat 147, os quais estavam de posse deuma pistola calibre 45. A detenção deRobson Padilha da Rosa, 18 anos, e apre-ensão de um adolescente de 15 anosaconteceu depois que as autoridades

foram informadas que um dos elemen-tos havia disparado duas vezes em fren-te a uma festa que estava acontecendoem uma chácara ao lado da BR-277.

Os dois foram encaminhados até adelegacia para os procedimentos ca-bíveis, sendo que Padilha foi atuadopor posse ilegal de arma de fogo de usorestrito. Ocorre que durante todo otempo em que estava sendo autuadoem flagrante, Padilha tentou conven-cer o delegado Herculano Augusto deAbreu que a arma encontrada era depropriedade do adolescente. Porém, ahistória não convenceu os policiais,que conseguiram uma foto de Padilhaportando a pistola momentos antes desua prisão nas imediações do localonde acontecia a festa.

Segundo informou o delegado, osdois detidos respondem por váriosprocessos na comarca de Medianeirapor furtos e roubos

A Polícia Federal apre-endeu na noite de quarta-feira (23), em Cascavel,uma carreta graneleiracarregada com eletrôni-cos contrabandeados doParaguai. A carga foi ava-liada em aproximadamen-te R$ 2 milhões. O veícu-lo, de placa paraguaia, es-tava estacionado na RuaPadre Anchieta, esquinacom Rua Carlos Gomes.

Chamou a atenção dasautoridades o tamanhodo veículo e a quantidadede eletrônicos, sendo estauma das maiores apreen-sões de produtos contra-bandeados do ano. Se-gundo a Assessoria deComunicação da PolíciaFederal, a apreensão é fru-to da intensificação dasoperações de repressão aeste tipo de crime, sendoque mais apreensões comoesta deverão acontecer nacidade e região.

Carreta que transportava R$ 2 miem eletrônicos é apreendida

Foto flagrou Padilha andando armado em

festa em Medianeira

Divulgação

Esta é uma das maiores

apreensões já realizadas na região

Divulgação

Page 22: 01-25-2013.pdf

22 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013

PORTO SETE QUEDAS

Prefeitura de Guaíra apresenta projeto à AnvisaEsboço da parte sanitária do Plano de Ação destinado ao porto foi repassado ao órgão durante reunião

A representante da Anvisano Porto de Guaíra, BernadeteAparecida Rubim Zilli, estevereunida na quarta-feira (23)com representantes da prefei-tura para conhecer detalhes doPlano de Ação Portuário, que aadministração está montandopara recolocar o espaço dentrodas normas exigidas.

Sob ameaça de ser fechado, oporto hoje precisa de investi-mentos na parte operacional ede infraestrutura. Um dossiêtem sido preparado para que oprefeito Fabian Vendruscolopossa buscar recursos gover-namentais. Estima-se que asobras possam somar R$ 1,5 mi-lhão. “O porto hoje tem váriasinconformidades. Como se tra-ta de um local estratégico, éimportante que a prefeituracumpra com o seu papel e façaas obras que facilitarão a vidade tanta gente”, afirmou Adri-ano César Richter, diretor deAdministração.

Ele também falou da impor-tância da Anvisa dentro do pla-nejamento. “A administraçãoquer manter um bom diálogo

Risco de epidemia de denguegera preocupação em Mercedes

O momento é de alerta para todaa população mercedense, pois noúltimo levantamento realizado pelaequipe de endemias do município, oíndice de infestação chegou em9,15%, sendo que o índice preconi-zado pelo Ministério da Saúde é deaté 1%. No levantamento, de 140casas visitadas, em 20 foram encon-tradas larvas. O resultado gerou gran-de preocupação.

Como no município há dois casosnotificados, a Secretaria de Saúdesolicita que se deve redobrar os cui-dados, uma vez que existe uma vastacriação do mosquito, estando o perí-odo propício para a proliferação domesmo, o que tem deixado toda aregião em alerta.

Conforme a coordenadora deEndemias de Mercedes, MarcianeKoch, apesar de a fiscalização serconstante, é necessária a colabora-ção de cada munícipe. “Precisa-mos que seja redobrada a atençãode toda a população porque a açãodos agentes não é a única forma deprevenção e combate à dengue”,enfatiza. Ela lembra que é papelde todo morador fazer a limpeza de

quintais e dar destino correto para olixo doméstico, para evitar os focosde larvas do mosquito transmissorda doença ( local que acumuleágua). “Solicitamos que cada mo-rador mercedense seja um fiscalcontra a dengue, cuidando ondepossa ter local que acumule águaparada e também nos terrenos vazi-os”, acrescenta Marciane.

Denúncias podem ser feitas li-gando no Centro de Saúde, uma vezque os agentes de endemias irãoaté o local para notificar o caso.

Ela informa que nos casos donão cumprimento das ações exigi-das na notificação, os responsáveispoderão ser multados e em casosextremos o Ministério Público pode-rá ser acionado.

Por outro lado, também deve sermantida vigilância em relação à do-ença. “As pessoas que apresentaremsinais e sintomas de dengue comofebre, dor de cabeça, dor no corpo enas juntas, manchas no corpo, devemprocurar a Unidade de Saúde paraavaliação o mais breve possível paraque o bloqueio possa ser realizadoem tempo hábil”, finaliza Marciane.

com a Anvisa. A parte sanitáriaé uma de nossas grandes preo-cupações e a Bernadete fez im-portantes observações, deu su-gestões e também fez elogios aonosso projeto. O porto é, na ver-dade, um grande portal de en-trada em nossa fronteira inter-nacional e a Anvisa precisa ter

condições de poder identificarproblemas que eventualmentepossam estar transitando pornossa fronteira”, disse.

Também participaram doencontro o secretário de Plane-jamento e Coordenação Geral,Josemar Ganho, e o diretor deUrbanismo, Márcio Peixoto.

Encontro foi importante para a parceria: porto precisa de investimentos na

parte operacional e de infraestrutura, que podem chegar a R$ 1,5 milhão

Divulgação

Page 23: 01-25-2013.pdf

CONFIRA RELAÇÃO COMPLETA DAS FOTOS NO SITE

HOJE (25)

Sextaneja - Pub Don Diego Club - M. C. Rondon

PUB DON DIEGO

www.agitaregiao.com

[email protected]

SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013 O PRESENTE | 23

AGITA SKOL

Page 24: 01-25-2013.pdf

A temporada de verão naCosta Oeste com a reali-zação do projeto VerãoParaná tem atraído cada

vez mais veranistas para as prainhas,além de movimentar várias cidadesque não possuem praias artificiais, comatividades esportivas, recreativas, cul-turais e de palco. Neste final de sema-na recebem as atrações do programaos municípios de Entre Rios do Oeste,Itaipulândia, Santa Helena, São Mi-guel do Iguaçu, além de MarechalCândido Rondon, Mercedes, Missal eSão José das Palmeiras, que recebemas atividades de impacto entre ama-nhã (26) e domingo (27).

Em Marechal Rondon, a principal atra-

ção da terceira etapa do Verão Paranáserá o Torneio de Futevôlei, masculino efeminino, na praça Willy Barth. As inscri-ções podem ser feitas neste sábado pelamanhã, ao valor de R$ 40 por dupla. Ocongresso técnico acontece às 13 horase logo após inicia a competição. Entre osprimeiros colocados serão distribuídosR$ 3 mil em premiação, além de meda-lhas e troféus.

A programação inicia hoje (25) a par-tir das 15 horas até as 19 horas. Amanhãe domingo as atividades acontecem das10 às 19 horas. Além da competição,continuam ocorrendo na praça, durantetodo o final de semana, diversas ginca-nas, cama elástica, pinturas, jogos demesa, minivôlei, campeonatos relâm-

MissalEm Missal, o evento inicia hoje, às 20 horas, com o show da dupla Nando e

Felipe, na Praça Eugênio Schneider. E amanhã e domingo, acontece o já tradicionalTorneio de Futebol Sete, no Terminal Turístico de Vila Natal. As inscrições podemser feitas amanhã, das 09 às 15 horas, ao valor de R$ 50 por equipe. Na sequência,começam os duelos. Segundo a organização, além da cidade-sede é aguardada aparticipação de atletas de Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu, Santa Helena eDiamante do Oeste. No domingo, haverá a Caminhada de Verão até a prainha,com saída prevista as 06h30, em frente à prefeitura. Às 10 horas, as disputas embusca do título do futebol sete reiniciam. Entre os três primeiros colocados serádistribuído premiação no valor de R$ 3 mil, além de medalhas e troféus.

Entre Rios do OestePor sua vez, no terminal turístico de Entre Rios do Oeste, as atividades

iniciam neste sábado, a partir das 16 horas, com o Torneio Municipal deFutebol de Areia, classe adulto, masculino e feminino. As inscriçõesestão abertas e podem ser feitas no Departamento de Esporte, Ginásiode Esporte Laudir Luis Anderle ou no local do evento, ao custo de R$ 30.Os primeiros colocados serão premiados com valor em dinheiro. Segun-do o secretário de Esportes, João Amadeu Salla (Russo), já estão confir-madas oito equipes do naipe masculino. Além da competição, que pros-segue no domingo, haverá jogos de dominó, xadrez, bets, dança, caçador,minifutebol, minivôlei e várias atividades multiesportivas.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelostelefones (45) 3257-1268, (45) 3257-1062 ou (45) 9137-5960.

São José das PalmeirasPara abrir a programação do Verão Paraná, em São José das

Palmeiras, será realizado hoje, a partir das 16 horas, o Torneio Muni-cipal de Vôlei de Areia, no Centro de Lazer da Terceira Idade, ondeestarão concentradas todas as atrações do evento. Neste sábado edomingo, acontece a atividade de impacto com o Torneio de Vôlei deAreia, masculino e feminino. As inscrições podem ser feitas até as 14horas, ao valor de R$ 30. Os primeiros colocados serão premiados commedalhas, troféus e valor em dinheiro. Simultaneamente a competiçãoprincipal, acontecerão os campeonatos de truco e malha. As inscriçõescustam R$ 20. Amanhã, a dupla Nando e Felipe vai animar o públicopresente a partir das 22 horas. Durante os três dias do evento haverávárias brincadeiras, oficinas e gincanas para toda a família.

pagos, entre outros.A quadra recebeu uma camada nova

de areia na última semana e ontem (24)a equipe da Secretária Municipal deEsportes e Lazer, realizou os últimosajustes para receber a competição. “ALiga de Futevôlei informou que tem emmédia 40 duplas já confirmadas para oevento. Pelo menos uma equipe de cadacidade que sedia o Verão Paraná deve-rá participar do torneio, principalmenteduplas de Cascavel, onde o futevôlei émuito forte. Esperamos também umgrande público para acompanhar a com-petição, para isso foram montadas ar-quibancadas, para que as pessoas fi-quem mais confortáveis”, menciona acoordenadora do projeto no municípiorondonense, Maísa Aline Weber.

O projeto Verão Paraná 2013 é umarealização do Governo do Paraná, porintermédio da Secretaria de Estado doEsporte, juntamente com o Conselho de

ItaipulândiaO Balneário de Jacutinga, de Itaipulândia, inicia a programação do evento

neste sábado às 16 horas, com diversas ações esportivas, recreativas e culturais.No domingo, às 09 horas, serão abertas as inscrições ao valor de R$ 20, pordupla, para disputar o Torneio Regional de Vôlei de Praia, nos naipes masculi-no e feminino. A partir das 13h30 será realizado o sorteio para composição databela de jogos, e em seguida inicia a competição. Para os primeiros colocadoshaverá premiação em dinheiro mais 20% do valor das inscrições.

Fo

tos:

O

Pre

se

nte

Desenvolvimento dos Municípios Lin-deiros ao Lago de Itaipu, Itaipu Binacio-nal e prefeituras, com apoio da Unigua-çu e programa Cultivando Água Boa.

Page 25: 01-25-2013.pdf

São Miguel do IguaçuDe acordo com o coordenador do Verão Paraná em São Miguel do Iguaçu,

Ronaldo Alves, as atividades recreativas para as crianças começam hoje,a partir das 13h30, no Ginásio de Esportes Valter Marcon. E às 17 horasserão realizadas aulas de ginástica e zumba (dança com ginástica), para osadultos. Amanhã, a partir das 16 horas, as atrações estarão concentradasno Terminal Turístico de Vila Ipiranga, com torneios relâmpagos, ginca-nas, pinturas faciais, atividades de palco, dentre outras. E no domingo, asbrincadeiras também acontecem na prainha, das 08 às 12 horas e das 16 às20 horas. À tarde, o diferencial do evento será a “Caça ao Tesouro” paracrianças e adultos. E às 19 horas será oferecida aula de ginástica e zumba,marcando o encerramento do evento.

Santa Helena

MERCEDESJá em Mercedes, o ‘esquenta’ do projeto é realizado desde

quarta-feira (23), com os torneios municipais de futevôlei mascu-lino; handebol de areia e vôlei de praia, masculino e feminino,

este último acontece hoje, a partir das 19 horas, na Praça Muni-cipal Willy Barth (praça central). As inscrições para participar da

competição podem ser feitas no local, ao valor de R$ 5, porpessoa. Amanhã começa a atividade de impacto do projeto VerãoParaná, com o Torneio de Futebol de Areia, masculino e femini-

no. As inscrições podem ser feitas até as 14 horas, ao custo deR$ 50 por equipe, podendo inscrever até sete jogadores. No valorda inscrição está incluso camiseta oficial do evento. Na sequên-

cia, iniciam as disputas pelo título do campeonato. Entre osprimeiros colocados serão distribuídos R$ 3 mil em premiação,

divididos nos dois naipes, além de medalhas e troféus.Durante a etapa, além dos circuitos, serão oferecidas, a partir das

09 horas, diversas atrações culturais, recreativas e desportivas. Oponto alto do evento acontece domingo (27) com o show de encer-ramento da dupla Leo Max e Renan, às 21 horas, na praça central.

O Balneário Terras das Águas, emSanta Helena, começa com tudo maisum final de semana. De acordo com omonitor do projeto, Cristiano CezarGazola, a partir das 10 horas de hojeiniciam as brincadeiras de chute ao gol,peteca, bets, jogos de mesa, dança,ginástica, futebol de sabão, bocha naareia, frescobol, entre outros. Amanhãe domingo acontece o Torneio Munici-pal de Vôlei de Areia, categoria livre,masculino e feminino. As inscriçõespodem ser feitas até as 17h30, noDepartamento de Esporte, ao valor de

R$ 20 por dupla. E para estimular avida ativa e hábitos mais saudáveis, aprainha será ‘tomada’ pela “EnergiaPositiva da Coca-Cola”. A empresaSpaipa, fabricante da Coca-Cola noParaná e região Oeste de São Paulo,vai promover uma série de atraçõesdas 09 às 19 horas. Quem passar pelaprainha poderá se divertir com diver-sos jogos, ginástica e dança. A ideia égastar da melhor maneira as 123 ca-lorias que uma latinha de Coca-Colacontém. “As ações da marca inspirammelhores hábitos, pois incentivam umdia a dia mais ativo”, declarou a ge-rente de comunicação da Spaipa, AnaFlavia Rodrigues.

rgio

F

err

eir

a

Page 26: 01-25-2013.pdf

Nova diretoria desiste de vez em ter RiquelmeO motivo seria o preço elevado para contar com o atleta. Para novo

presidente do clube, o momento não é de fazer ‘loucuras’

PALMEIRAS

26 | O PRESENTE ESPORTES SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013

O Palmeiras não irá maiscontratar Juan Román Ri-quelme. Ontem (24) o presi-dente recém-eleito do clube,Paulo Nobre, anunciou a de-sistência. O meia argentinoestava apalavrado com Ar-naldo Tirone, que havia acer-tado verbalmente um con-trato de três anos e saláriospróximos a R$ 500 mil.

Nobre explicou ter parti-cipado de uma reunião como técnico palmeirense, Gil-son Kleina, e com o novodiretor executivo de futebolda entidade, José Carlos

Alex admite ansiedadepara reestreia no Coritiba

A torcida coxa-branca espe-ra ansiosamente pela reestreiado meia Alex com a camisa doCoritiba, marcada para ama-nhã (26), às 17 horas, no CoutoPereira, no amistoso contra oColón, da Argentina. Assimcomo os torcedores, o própriojogador também conta os diaspara pisar novamente no gra-mado no Alto da Glória. Afinal,desde que voltou ao clube, em 17de outubro de 2012, tem se pre-parado para o reencontro.

“Minha ansiedade existeporque tem o fator emocionalque pesa bastante. Se eu fechar

os olhos e voltar 20 anos, eu es-tava na arquibancada torcendopara o Coritiba em um momen-to difícil. E voltar agora, com umtime forte, a ansiedade aumen-ta. Pelo menos os treinamentosajudam a controlar isso”, reve-lou o atleta, que saiu com 19 anose agora retorna com 35.

A ideia da comissão técni-ca é ter o jogador durante todaa temporada, principalmen-te nos momentos mais impor-tantes, como as prováveis fi-nais do Paranaense, assimcomo as campanhas da Copado Brasil e do Brasileirão.Atacante do Atlético-PR rompe

ligamento e para por oito meses

Felipão vê título mundialentre Brasil e mais 4 seleções

O técnico Luiz FelipeScolari afirmou ontem(24), durante videoconfe-rência realizada com oministro do Esporte, AldoRebelo, que vê hoje a dis-puta do título da Copa doMundo de 2014 entre cin-co seleções. Além de terreafirmado o favoritismodo Brasil, o treinadorapontou mais quatro po-tências do futebol mundi-

Djokovic massacra Ferrer e garantevaga na final do Aberto da Austrália

O sérvio Novak Djokovicnão teve qualquer dificuldadepara se garantir na decisão doAberto da Austrália, primei-ro Grand Slam da temporada,disputado em quadras rápi-das. Ontem (24) o número 1do mundo avançou para a

Blatter sugere rebaixamentocomo punição ao racismo

O presidente da Fifa, JosephBlatter, tem como uma de suasmetas à frente da entidade quecontrola o futebol mundialcombater o racismo nos gra-mados. O problema esteve emevidência nos últimos anos,como, por exemplo, em 2012na Eurocopa disputada naUcrânia e na Polônia.

Ontem (24), em entrevistaao site oficial do órgão que eledirige, o dirigente sugeriu aadoção do rebaixamentocomo forma de punir clubesenvolvidos em episódios des-ta natureza. “Sinto que o quedeveríamos fazer é instruiras federações e confederações,sobretudo os comitês disci-plinares, a serem bastante fir-mes. Não basta dar multa.Jogar sem torcida é uma dassanções possíveis, mas o me-lhor seria a perda de pontos eo rebaixamento da equipe,

porque finalmente o clube se-ria responsável pelos seus es-pectadores”, afirmou Blatter,lembrando que os clubes de-vem instruir seus torcedores anão praticar atos racistas.

CORINTHIANSSURPREENDENTE

Já ao enumerar os fatos po-sitivos que marcaram o mun-do do futebol no ano passado,Blatter lembrou, entre outrascoisas, da conquista do Brasilno Mundial de Futsal da Tai-lândia, competição realizadasob a chancela da Fifa, e aindareputou como “surpreenden-te” o título obtido pelo Corin-thians no Mundial de Clubesda Fifa, em dezembro. E o diri-gente destacou a presença emmassa de corintianos no Ja-pão, onde o time brasileiroatuou apoiado por grandemaioria de torcedores.

Presidente da

Fifa, Joseph

Blatter: “Jogar

sem torcida é

uma das sanções

possíveis, mas o

melhor seria a

perda de pontos

e o rebaixamento

da equipe”

Brunoro, para discutir o as-sunto. “Ninguém põe dúvi-da o jogador grande que é.Estamos em processo de pro-fissionalização, estamos ti-rando do mercado profissi-onais com custo, temos pro-blemas financeiros e nãopodemos fazer loucuras nofutebol senão acaba enter-rando o processo de iní-cio”, disse Nobre. “O pro-blema do Riquelme hoje éque não se pode dar ao luxode trazer o preço que o Ri-quelme vale. Não tivemosos exames físicos e contato

com ele para saber o quepensa do Palmeiras”, pros-seguiu o presidente.

Na semana passada, Ti-rone havia viajado à Argen-tina e, em encontro com omeia, acertou bases salari-ais. De acordo com o antigomandatário palmeirense, ojogador se mostrava empol-gado com a possibilidade dedefender a equipe. “Riquel-me não virá nesse momento.Não vale a pena, não temoscondições hoje pelos moti-vos expostos pelo Paulo”,ratificou Brunoro.

final ao derrotar o espanholDavid Ferrer, 5º colocado noranking da ATP, com parci-ais de 6/2, 6/2 e 6/1, em apenas1 hora e 29 minutos.

Com a vitória, agora eleaguarda a definição do seuadversário na decisão da com-

petição, que sairá da semifi-nal entre o britânico AndyMurray, número 3 do mun-do, e o suíço Roger Federer, 2ºcolocado no ranking da ATP,que será disputada hoje (25),a partir das 06h30 (horário deBrasília).

al que estariam na frente dasoutras em busca deste so-nhado objetivo.

“A (seleção) mais favori-ta é a nossa. Temos que ga-nhar e não adianta. Algu-mas seleções estão jogandobem, como é o caso da Espa-nha, Alemanha, Itália. Pelaqualidade dos jogadores,acho que posso acrescentara Argentina. Acredito quedessas cinco seleções saem

os finalistas da Copa de2014”, apostou.

Quando foi apresentadocomo novo técnico da sele-ção brasileira, no final denovembro, o comandantechegou a dizer que o timenacional terá a obrigaçãode ganhar o Mundial, porser país sede da competição,embora admitisse que hojehá outras seleções exibindoum futebol superior.

O Atlético-PR perdeu oatacante Bruno Furlan porpelo menos mais oito me-ses. O clube anunciou on-tem (24) que o jogador rom-peu o ligamento cruzadodo joelho esquerdo outra

vez e vai passar por umanova cirurgia.

Furlan está afastado dosgramados desde o segundosemestre do ano passado. Em31 de julho, no jogo contra oGuaratinguetá pela Série B

do Brasileiro, ele contundiuo joelho ao pisar em um bu-raco no gramado.

Ele se preparava para re-tornar aos gramados nestatemporada, mas acabou semachucando novamente.

Divulgação

Page 27: 01-25-2013.pdf

O PRESENTE | 27SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013 ESPORTES

BAIXAS NO SUL

Kleber e Dida sentem lesões e desfalcam equipesKleber (Internacional) sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo,

enquanto Dida (Grêmio) pode ter tido lesão ligamentar

A bruxa andou solta noInternacional e no Grêmionesta semana. Isto porque asduas equipes podem ter des-falques importantes para ospróximos dias. O caso maisdelicado talvez seja do trico-lor, já que na quarta-feira(30) a equipe recebe o LDUpelo jogo de volta da Pré-Libertadores. Derrotado por1 a 0 na quarta-feira (23), noEquador, o time gaúcho pre-cisa vencer por pelo menosdois gols de diferença paraavançar à etapa de grupos docampeonato continental.

E a baixa pode estar nogol. Dida foi substituído nosegundo tempo do jogo emQuito após ter sentido o om-bro direito. A suspeita é le-são ligamentar, o que fariacom que ele fique pelo menos15 dias longe dos gramados.A confirmação, contudo, sóocorreria após exames reali-zados em Porto Alegre. A

letim médico que o jogadorsofreu uma entorse no tor-nozelo esquerdo no treinocoletivo de ontem).

Quem também está forado jogo contra o Caxias é ovolante Ygor. O jogador so-freu uma lesão muscular napanturrilha e já está há umbom tempo em tratamentono departamento médico co-lorado. O meia D'Alessandro,que ontem se queixou de do-res musculares durante o trei-no, foi reavaliado e deve trei-nar hoje (25) normalmente.

A partida contra o Caxiasserá o primeiro jogo do téc-nico Dunga e do time titu-lar na temporada de 2013.Os dois primeiros jogos doGaúcho, empate por 1 a 1com o Passo Fundo e vitó-ria de 2 a 1 contra o Cerâmi-ca, foram disputados com otime sub-23, enquanto oelenco principal realiza apré-temporada.

delegação chegaria ainda on-tem (24) na Capital gaúcha.

O médico gremista PauloRabaldo informou que Didase queixou de muitas doresno ombro durante a noite,depois da partida contra aLDU. Se confirmada a sus-peita de lesão. Marcelo Gro-he, que foi quem entrou emcampo no lugar do vetera-no, assumiria a titularida-de, enquanto Busatto, quevem atuando pelo time B noCampeonato Gaúcho, fica-ria como opção imediata nobanco de reservas.

INTERNACIONALJá no Internacional o la-

teral esquerdo Kleber estáfora da partida contra o Ca-xias, domingo (27), pela ter-ceira rodada do Campeona-to Gaúcho. A confirmaçãopartiu do próprio departa-mento médico colorado, quedivulgou através de um bo-

Flamengo vence briga e anunciacontratação de Carlos EduardoO meia Carlos Eduardo

enfim tem um novo clube.Ontem (24) o jogador foianunciado pelo Flamengocomo 5º reforço para 2013.Antes disso, a equipe rubro-negra já havia confirmado ovolante Elias, o atacante Ga-

Treinador descarta mudança de peso,mas quer Aldo em superlutas

A cada vitória de José Aldo no UFC,os fãs pedem que o lutador se aventurena categoria acima da que compete. Po-rém, mesmo que vença Frankie Edgar noUFC 156, no dia 02 de fevereiro, Aldonão deixará seu título de lado para lutarna divisão até 70 kg.

Indagado sobre as chances de isso acon-tecer, seu treinador, Dedé Pederneiras, foienfático: “Nenhuma”, garante, admitin-do a possibilidade de aceitar superlutas nopeso leve, como Anderson Silva esporadi-camente faz entre os meio-pesados: “Isso,sim, é do nosso interesse”.

Divulgação

Milan deve fazer novaproposta para ter Kaká

Apesar de o presidentedo Milan, Slivio Berlusconi,ter declarado que o time nãotinha dinheiro para contarcom Kaká, o clube italiano nãoencerrou as negociações como Real Madrid para contrataro brasileiro. Tanto que umanova proposta rossoneradeve ser feita até o fim destasemana para tentar conven-cer o clube espanhol a liberaro meia após o fracasso daprimeira investida.

O Milan confia na vontadede Kaká, que já externou aosdirigentes italianos sua von-tade de retornar ao clube

Em jogo-treino secreto, Patomarca “1º gol” pelo Corinthians

Pato já chegou fazendo gol...Ao menos em seu primeiro jogo-treino, disputado ontem (24) àsescondidas contra o Flamengo deGuarulhos, que se prepara para aSérie A3 do Campeonato Paulista.

O clube não havia divulgadoa existência do jogo, que foi fe-chado para a imprensa, mas con-firmou a atividade. No primeirotempo, atuaram “reservas” dosdois times. No Timão, a equipecontava com jovens como An-derson e Nenê Bonilha, mas tam-bém com Alexandre Pato e Rena-to Augusto, reforços alvinegrospara a temporada.

pelo qual ganhou projeção econstruiu fama no futeboleuropeu. O meia já está deacordo com as bases salari-ais oferecidas pelo seu anti-go clube e deseja deixar Ma-dri para se livrar do climaruim vivido atualmente naequipe de José Mourinho.

A partir do momento emque tomou conhecimento dasituação do jogador na Es-panha, o São Paulo chegou asondá-lo, mas recuou deimediato ao saber de seusganhos no Real. Kaká tam-bém não tem em mente umretorno ao seu país.

Os dois, aliás, protagonizaramo único gol da etapa inicial. Empasse do meia, Pato balançou arede. No segundo tempo da ativi-dade, Tite trocou todo o time eescalou os titulares campeõesmundiais, que devem estrear ape-nas contra o Mogi Mirim, na quar-ta-feira (30). O goleiro Cássio e ozagueiro Chicão, que se recupe-ram de lesão, não participaram.

Pato segue sua preparaçãopara a temporada, alternandotreinos físicos e técnicos. Ele ain-da não tem data para fazer aestreia, que só deve ocorrer noinício de fevereiro.

briel, o lateral João Paulo e ozagueiro Wallace.

De acordo com a nota oficialdo clube carioca, o meia chegahoje (25) ao Rio de Janeiro pararealizar exames médicos. O con-trato de empréstimo de CarlosEduardo com o Flamengo é de

18 meses, com duração até omeio de 2014.

O meia, 25 anos, era dispu-tado por Grêmio - clube que orevelou em 2007 - e Internaci-onal. Posteriormente, Flumi-nense, Santos e Flamengo en-traram na disputa.

No dia 02 de fevereiro José Aldo

encara Frankie Edgar no UFC 156

Page 28: 01-25-2013.pdf

28 | O PRESENTE ESPORTES SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013

ENTRE RIOS DO OESTE

Equipes protagonizam disputas acirradas em torneioCompetição municipal de futsal tem nova rodada hoje (25)

Mais uma rodada doCampeonato Municipal deFutsal/Troféu Giratório El-vino Hentges acontece hoje

(25), no Ginásio de Espor-tes Laudir Luis Anderle, emEntre Rios do Oeste. As dis-putas, válidas pelo grupo

“A”, iniciam às 17h30 comas categorias de base. En-tram em quadra Fluminen-se x Vasco; Internacional x

Corinthians; e Real Madrix Barcelona.

Por sua vez, às 19h30 co-meçam os confrontos da clas-se adulta. Na ocasião, se en-frentam JB Engenharia/Ser-lutur/Trans Kaufman/TransRatz x Farmácia Confiança/Granja Stein “B”; Heidel “A”x Disk Gás do Alemão/Far-maÚtil/Heidel Refrigeração/Auto Elétrica do Buiu/Fri-gorios/Jorge Supermercado;e para fechar a 5ª rodada, seencontram A. Rambo/No-vartis/MSD x Heidel “B”.

Na última quarta-feira(23), foram realizados os jo-gos válidos pela 2ª rodadadas categorias de base. Noprimeiro duelo, Flamengovenceu Palmeiras por 4 a 2.Na sequência, Grêmio fez 2 a0 sobre o Corinthians, e por

fim, Barcelona e Chelsea em-pataram em 1 a 1.

Em seguida, as partidasda classe adulta protagoni-zaram um espetáculo à parteno ginásio de esportes. Coma casa cheia, A. Rambo/No-vartis/MSD x Chama Gás/ Bare Rodoviária Guri abriram a5ª rodada. Em um duelotruncado, disputado pontoa ponto, as equipes fecha-ram o placar em 2 x 2. Já JBEngenharia/Serlutur/TransKaufman/Trans Ratz goleouHeidel “B” por 8 x 2. Por suavez, A. Rambo/Agropecuá-ria Oeste/Timac Agro/LC In-formática/Metalúrgica doLoivo/Móveis Estrela balan-çou a rede cinco vezes con-tra quatro da Heidel “A”,marcando a segunda vitóriaconsecutiva no torneio.

Page 29: 01-25-2013.pdf

29O PRESENTE

SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013

Leila Fotografia

Divulgação

Arquivo pessoal

Magna Locatelli com a filha Isabel no clic de Leila. Isabel aniversariou no últimodia 16, e Magna Locatelli, aniversaria no domingo (27)

Paulinho Lang com a afilhada Lorena curtindo um biquinho

O casal Rafael Dornelles e Iara, ansiosos para a chegada de Yuri.O casal foi fotografado pelo Studio Revelest

Studio Revelest

Cerca de 334 quilos de alimentos arrecadados durante a realização da 1ª Gospel Fest, noúltimo dia 12, foram repassados, nesta semana, para o Centro de Recuperação Caminhoda Vida, de Marechal Cândido Rondon

SORVETERIA BOM GOSTOAbriu suas portas na Rua Atlanta, no Bairro Barcelona,em Marechal Cândido Rondon, a Sorveteria Bom Gosto,de propriedade do casal Davi e Marta Marques Ferreira.

CIÊNCIAIdosos que falam mais de um idioma têm mais facilidade em

alternar de uma tarefa cognitiva para outra do que idosos quefalam apenas uma língua. De acordo com pesquisadores daUniversidade de Kentucky, nos Estados Unidos, o bilinguismo

pode, ao longo dos anos, causar benefícios no funcionamentodas regiões frontais do cérebro durante o envelhecimento.

INICIATIVAO Lago de Itaipu estimulaa produção de pescados. Oprojeto já foi apresentadoao Governo do Estado eprevê um aumento signifi-cativo da comercializaçãode peixes. O lago possuiuma das mais profundaslâminas d’ água, contribu-indo para que o Paraná setorne um dos celeirosprodutivos do setor.

Page 30: 01-25-2013.pdf

30 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013

QUATRO PONTES

Atendimento no posto de saúde será ampliadoHorário deverá ser diariamente das 07 às 19 horas

A saúde em Quatro Pon-tes é considerada uma dasmelhores na região Oeste doParaná, o que pode ser confe-rido pelos munícipes quandohá necessidade de obter medi-camentos de forma gratuitaou fazer consultas no Postode Saúde local.

O posto atende todos osdias aproximadamente 100pessoas, sendo disponibili-zado a elas medicamentos vi-abilizados pelo Estado e pelomunicípio.

As que necessitam demedicamentos considera-dos de alto custo recebempelos governos estadual efederal e o município con-tribui também por meio derecursos próprios.

Segundo a farmacêuticaSandra Daniel i RohdenBrandt, os itens de medica-mentos do posto chegam acerca de 200.

O prefeito de Quatro Pon-tes, Paulo Cesar Feyh, disseque os investimentos na saú-de exigidos por lei estão sen-do feitos e que, além disso,atualmente estão sendo es-truturadas melhorias quevisam o bem estar e confortodo cidadão quatroponten-se. “O atendimento do Pos-to de Saúde será ampliado,aumentando suas oito ho-ras diárias, ou seja, passaráa ser das 07 horas às 19 ho-ras”, adianta. A mudançademanda estrutura, razãopela qual o início de gover-

no é de análise de cada setor.“Estamos trabalhando paraa renovação do convêniojunto ao hospital de referên-cia”, lembrou Paulo. O man-datário antecipou que já nospróximos meses o municí-pio fará a adesão ao progra-ma de Gestão da Qualidadede Saúde, que é provenientedo Ministério da Saúde.

O Serviço de Atendimen-to Móvel de Urgência(Samu), que será implanta-do em Marechal CândidoRondon, irá atender tambémemergências de Quatro Pon-tes. O prefeito Paulo se reu-niu nesta semana com o pre-feito de Marechal Rondon,Moacir Froehlich, ocasiãoem que conversaram sobreos benefícios que trará oSamu à população micror-regional. Eles analisaramque será possível ampliar osmecanismos à disposição dosmunícipes quanto aos cui-dados com a saúde.

POPULAÇÃOO atendimento de saúde

no município tem agradado apopulação. A moradora GeniMaders conta que sempre foimuito bem atendida, mas su-

apontado por Paulo é a par-ceria estabelecida nestaquarta-feira (23) com o Cor-po de Bombeiros de Mare-chal Rondon. “Provavel-mente todos os profissio-nais de saúde e da área ci-vil participarão de treina-mentos para socorro às ví-timas de acidentes. Comtudo isso, estamos cami-nhando para uma gestãoda saúde cada vez melhor”,f inal izou o mandatár ioquatro-pontense.

Mutirão visa eliminar focosde mosquito em Palotina

O município de Palotina estátravando mais uma batalhapara combater os focos de in-festação do mosquito da den-gue. Os altos índices de infesta-ção do município apurados peloPrograma de Combate à Den-gue estão fazendo com que di-versas ações sejam desencade-

adas. Na última semana houveuma operação para recolherentulhos no distrito de São Ca-milo, onde a infestação estavamuito acima do normal.

Diante da constatação daalta infestação do mosquito embairros da cidade, a SecretariaMunicipal de Saúde, em con-

gere que haja mais facilidadequanto a internamentos.

O secretário de Saúde in-forma que estão sendo firma-das parcerias com hospitaisda região para atender pron-tamente as diversas situaçõesemergenciais de saúde.

Para o morador José Pi-tchi, a saúde quatro-pontenseestá boa e as melhorias previs-tas serão muito bem-vindas.

BOMBEIROSOutro ponto posit ivo

Arquivo/OP

Prefeito,

Paulo Feyh:

“Também

estamos

trabalhando

para a

renovação do

convênio

junto ao

hospital de

referência”

junto com os agentes de ende-mias e com apoio de outras se-cretarias municipais, está rea-lizando um mutirão para reco-lher materiais e assim reduzir ainfestação na cidade. O muti-rão iniciou ontem (24) e prosse-gue até sábado. Equipes estãopercorrendo os bairros paraorientar a população e eliminarcriadouros do mosquito. Umaequipe da Secretaria Municipalde Obras recolhe materiais quea população descartar.

Segundo a secretária muni-cipal de Saúde, Nissandra Kars-ten, a situação é preocupante etudo está sendo feito para evi-tar uma epidemia da doença.“Mais uma vez pedimos a cola-boração da população para quefaça a sua parte. De nada adian-ta o serviço de saúde fazer ori-entações se as pessoas não eli-minarem os criadouros do mos-quito”, alerta a secretária.

Divulgação

Agentes distribuem material informativo e orientam

para combater o mosquito da dengue

Page 31: 01-25-2013.pdf

Edição 3514 - O PRESENTE | 31SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013 EDITAIS

Page 32: 01-25-2013.pdf

32 | O PRESENTE - Edição 3514 EDITAIS SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013

Page 33: 01-25-2013.pdf

Classificados na internet: www.opresente.com.brSEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013 O PRESENTE | 33

APARTAMENTO, vendo,62 m², padrão, c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, lavand.,garagem, no Higienópolis,R$ 60.000,00. Tr. (45) 3254-4814 ou 9931-9908, comLocaliza Negócios Imobili-ários, Creci J-4743.

APARTAMENTO, vendo,c/ 1 suíte, 3 quartos, mobi-liado, garagem p/ 3 carros,no Ed. Di Cavalcante, na R.Men de Sá esq. c/ Ceará,R$ 220.000,00, aceito tro-ca. Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

APARTAMENTO, vendo,em construção, com entre-ga prevista p/ Julho de2013, 125 m², c/ 1 suíte, 2quartos, 2 sacadas, sala c/3 ambientes, 4º andar, cen-tro, R$ 220.000,00. Tr. (45)3254-4814 ou 9931-9908,com Localiza NegóciosImobiliários, Creci J-4743.

APARTAMENTO, vendo,térreo, todo remodelado, c/2 quartos, guarda-roupaembutido, ar, 2 salas, bwc,cozinha embutida, noCond. Tancredo Neves, R$87.000,00. Tr. (45) 9935-4200 ou 9121-5438.

AVIÁRIO, vendo, c/ parce-ria c/ a Copagril, granja p/ 400suínos, 2 casas, 6 km deMCR, valor a combinar, acei-to imóveis na cidade. Tr. (45)3254-4814 ou 9931-9908,com Localiza Negócios Imo-biliários, Creci J-4743.

AVIÁRIOS, vendo, 2, se-minovos, 130m de compri-mento cada, c/ 50 mil fran-gos, 3.5 alq. de terra, emMargarida, valor a combi-nar. Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

CASA, vendo, alvenaria,ao lado do mercado novo daCopagril, R$ 260.000,00.Tratar (45) 9972-5013 ou3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

CASA VERANEIO, ven-do ou troco, em PortoMendes, piscina, área defestas, ar-cond., portãoeletrônico, alarme, a 110m da praia, valor a com-binar, aceito sítio ou chá-cara. Tr. (45) 3254-2074ou 9134-0583.

CASA, vendo, 110 m², c/1 suíte, 2 quartos, gara-gem, terreno c/ 300 m²(2,0x 15), na Rua Cabral,nº 1903, próx. ao Sesc, R$145.000,00, apta p/ finan-ciamento. Tr. (45) 3254-4814 ou 9931-9908, comLocaliza Negócios Imobili-ários, Creci J-4743.

CASA, vendo, 184 m²,c/ 3 quartos, 2 bwc, ga-ragem p/ 2 carros, la-vand., área de festas,sala, cozinha c/ móveisplanejados, acabamentoem gesso, terreno c/ 736m², no Lot. Roda d' Água,ótima local ização, R$295.000,00. Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982 comValdir/JF investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

CASA, vendo, alvenaria,c/ 2 quartos, sala, cozinha,lavand., bwc, área de ser-viço, garagem, no Distritode Novo Horizonte, na ruaprincipal, fundos do ex.posto de combustível, R$82.000,00. Tr. (45) 9971-1150 ou 9930-5300.

CASA, vendo, de alvena-ria, 100 m², c/ 3 quartos,garagem coberta, no Lot.das Torres, R$ 90.000,00,aceita troca. Tr. (45) 3254-4814 ou 9931-9908, comLocaliza Negócios Imobili-ários, Creci J-4743.

CASA, vendo, de alvena-ria, 10x40, c/ 3 quartos,garagem, edícula, a 1 qua-dra do hospital Rondon e1 quadra do Hospital mu-nicipal, R$ 135.000,00.Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, de alve-naria, no centro, valor acombinar, aceito casa demenor valor. Tratar (45)9978-6422.

CASA, vendo, nova, 145m², c/ 1 suíte + 2 quartos,sala ampla, cozinha, 2bwc, lavand., garagem p/2 carros, excelente acaba-mento, na R. 15 de Novem-bro, 5161, Lot. Heimedin-ger, valor a combinar. Tr.(45) 9962-6232 com Car-los, Creci F-18880.

CASA, vendo, nova, 179m², c/ 2 suítes, 2 quartos,2 salas, cozinha, 2 bwc, la-vand., garagem p/ 2 carros,terreno 300 m², excelenteacabamento, Rua 22 deAbril, 895, próximo ao Hos-pital Rondon, valor a com-binar. Tr. (45) 9962-6232com Carlos, Creci F-18880.

CASA, vendo, nova, 93m², c/ 3 quartos, sala,cozinha, bwc, lavand.,garagem, Lot. Radke, R$160.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 9979-1080 com Adelar ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, nova, c/laje, 117 m², 2 quartos,suíte, sala, cozinha, jar-dim de inverno, chur-rasq., bwc, lavand., ga-ragem, no Lot. Rodad'água, R$ 210.000,00,pode ser financiada. Tr.(45) 9979-1080 com Ade-lar ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

Temperatura: 33º/20º Temperatura: 32º/21º Temperatura: 32º/20º Temperatura: 33º/20º Temperatura: 31º/18ºTemperatura: 32º/20º

CASA, vendo, nova, c/laje, 52 m², 2 quartos, sala,cozinha, bwc, Lot. Porto Se-guro, R$ 83.000,00, podeser financiada pelo Progra-ma Minha Casa Minha Vida.Tr. (45) 9979-1080 com Ade-lar ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, nova, c/laje, 66 m², 2 quartos, sala,cozinha, bwc, lavand., ga-ragem, no Lot. Paraíso, R$90.000,00, pode ser finan-ciada pelo projeto MinhaCasa Minha Vida. Tr. (45)9979-1080 com Adelar ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASAS, vendo, 2 de al-venaria, no mesmo terreno,próx. ao novo mercado daCopagril, Bairro União, R$110.000,00. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

CHÁCARA, vendo,30.000 m², c/ casa, 2 açu-des, água corrente, 4 kmda cidade, linha Ajuricaba,R$ 140.000,00, aceito pro-posta. Tr. (45) 9986-6639.

CHÁCARA, vendo,42.000 m², terra plana, c/rio p/ lazer, bem localiza-da, 150 m do asfalto, 3,5km de MCR, R$170.000,00. Tr. (45) 3254-4814 ou 9931-9908, comLocaliza Negócios Imobili-ários, Creci J-4743.

CHÁCARA, vendo, plana,c/ casa, chiqueiro p/ 150suínos, leiteria p/ 15 vacas,açude, rio, 10 km de MCR,R$ 150.000,00. Tr. (45)3254-4814 ou 9931-9908,com Localiza NegóciosImobiliários, Creci J-4743.

FAZENDA, vendo, 187alq., área p/ plantio de la-voura, região produtiva doPR, 6 km da cidade, sen-do 3 km de asfalto, valor:850 scs de soja por alq., 3anos p/ pagar, sendo entra-da + 2 vezes. Tr. (45) 9912-7007 com Armando.

GRANJA, vendo, c/ sobra-do de alvenaria 220 m², 3.5alq. c/ granja p/ 650 suínose leiteria, 4 silos, 14 vacasJersei, 27 novilhas, trator c/implementos, 3 conj. de or-denha, barracão de madei-ra, 14x12, valor a combinar,aceito troca. Tr. (45) 3254-4814 ou 9931-9908, comLocaliza Negócios Imobiliá-rios, Creci J-4743.

PRÉDIO, vendo, 900 m²,com sala comercial, 2 pi-sos, terreno de 114x32, naAv. Rio Grande do Sul, R$1.900.000,00, aceita-se tro-ca em Curitiba ou Praia(está locado por R$4.500,00). Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

SÍTIO, vendo ou troco,80.000 m², no asfalto, próx.a Iguiporã, valor a combinar,aceito casa ou terreno. Tr.(45) 3254-4814 ou 9931-9908, com Localiza Negóci-os Imobiliários, Creci J-4743.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO DE IMÓVEL, VEN-DE-SE CRÉDITO: R$45.500,00, ENTRADA: R$7.300,00, PARCELAS: 75XR$ 797,22 TR. 9962-1174C/ DANIELA OU 3254-5000NA CERTO IMÓVEIS.

SÍTIO, vendo, 5 alq.,planta 4,5, sem benfeitori-as, a 10 km de Rondon, R$200.000,00. Tr. (45) 3254-4814 ou 9931-9908, comLocaliza Negócios Imobili-ários, Creci J-4743.

SOBRADO, vendo, 158m², suíte + 2 quartos, gara-gem, lavand. c/ área de fes-tas, próximo ao novo mer-cado da Copagril, R$280.000,00. Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982 comValdir/JF investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

SOBRADO, vendo, novo,148 m², c/ 1 suíte + 2 quar-tos, cozinha planejada ins-talada, 2 bwc, jardim de in-verno, 2 salas, lavand., ga-ragem, portão elet., 2 sa-cadas, excelente acaba-mento, R. Castelo Branco,506, valor a combinar. Tr.(45) 9962-6232 com Car-los, Creci F-18880.

TERRA, vende-se, 12alq., em esquina Boa Vis-ta, Três Passos, sem ben-feitoria, R$ 450.000,00.Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 10 alq.,de primeira, c/ benfeitoria,reserva ambiental, em linhaSão José, Quatro Pontes,valor a combinar. Tr. (45)9972-7919 ou 9924-8419.

TERRA, vendo, 4.5 alq.,primeira chácara atrás daSperafico, próx. ao Portal deMCR, sem benfeitorias, R$300.000,00. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

Page 34: 01-25-2013.pdf

34 | O PRESENTE CLASSIFICADOS SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013

TERRA , vendo, 260hectares, com barracão emoradia, toda plana e empasto, 190 km de Unaí,MG, 300 km de Brasília,R$ 1.500.000,00, aceito70% em imóvel na região.Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 41 alq.de 1º, 5 km do asfalto, 60km de Guaíra, poço arte-siano, terra no alto,100% legalizada, valor:900 scs por alq., aceitotroca. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 5 alq., c/casa, estrebaria, chiqueiro,interligados ao condomíniode energia, na Linha Ajuri-caba, 800 m. do asfalto,próx. ao frigorífico de avesda Copagril, valor a combi-nar, aceito troca. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982com Valdir/JF investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

TERRA, vendo, 6 alq., de1º, na Linha Palmital, terrano alto, plana, 1.500 m, R$390.000,00. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 6 alq., de1º, sem benfeitorias, na Li-nha Ajuricaba, R$380.000,00. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRENO C/ BARRA-CÃO, vendo, na R. OuroVerde, Augusto I, R$75.000,00, aceito trocaaté R$ 30.000,00. Tr. (45)9973-9411.

TERRENO COMERCI-AL, vendo, 25x63 m.(1575 m²), na Av. Rio Gran-de do Sul, Parque Ecoló-gico, R$ 830.000,00. Tr.(45) 9134-9782.

TERRENO, vendo, 12x25(300 m²), todo murado, c/água e luz, no Lot. Paraí-so, R$ 55.000,00. Tr. (45)3254-4814 ou 9931-9908,com Localiza NegóciosImobiliários, Creci J-4743.

TERRENO, vendo, 12x32 (384 m²), no Lot. Au-gusto I, com escritura, R$40.000,00. Tr. (45) 9979-1080 com Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248..

TERRENO, vendo, 12x32(384 m²), no Lot. Higienó-polis, R$ 40.000,00. Tr. (45)9979-1080 com Adelar ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248.

TERRENO , vendo,12x33,60, no Lot. Wo-llstein, valor a combinar.Tratar (45) 9973-3566com Mairus.

TERRENO , vendo,12x36, na Rua São Pe-dro, próx. à creche dobairro, no Jd. Marechal,va lor a combinar. Tr.(45) 3254-3969 ou 8839-4945 com Arno.

TERRENO, vendo,12x40, no Lot. Prieznitz,próx. à Veterinária do Ari,valor a combinar. Tr. (45)9914-9921 com Edi.

TERRENO, vendo, 308m², no Lot. Wollstein, R$55.000,00. Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982 comValdir/JF investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

TERRENO, vendo, 360m², c/ 2 quitinetes, noLot . Borboleta, R$85.000,00. Tr. (45) 9979-1080 com Adelar ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248.

TERRENO , vendo,384,75 m², no Lot. NovaAmérica, R$ 50.000,00.Tratar (45) 9979-1080com Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248.

TERRENO, vendo, 440m², no Lot. Renascer, noasfalto, ótima localização,R$ 51.000,00. Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982 comValdir/JF investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

TERRENO, vendo, 504m², no Lot. Pinz, R$45.000,00. Tr. (45) 9979-1080 com Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248.

TERRENO, vendo, c/ 1casa, em alvenaria, e bar-racão, de esq., em EntreRios do Oeste, próx. àprefeitura, valor a combi-nar. Tr. (45) 9919-9793.

TERRENO, vendo, emcondomínio, R$ 10.000,00e assume prestações, façocontrato. Tr. (45) 9119-2245.

TERRENOS , vendo,lançamentos, no Lot. Ra-quel Malhas, ótima loca-lização, próximo à Reali-ze Materiais de Constru-ção, podendo ser parce-lado ou financiado diretopela caixa. Tr. (45) 9979-1080 com Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248.

TERRENOS, vendo, lan-çamentos, no Lot. Wutzke,em NSR, podendo ser par-celado direto pela caixa. Tr.(45) 9979-1080 com Adelarou 3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248.

TERRENOS, vendo, vá-rios, no Lot. São Francis-co, valor a combinar, par-celas de 40 a 50 mesesc/ entrada de R$ 5.000,00.Tr. (45) 9978-6422 com Ra-imundo Van De Boon. Cre-ci-F 11955-J.

APARTAMENTO, ofere-ço p/ alugar, 80 m², 1 quar-to, sala, cozinha, lavand.,bwc, garagem, ideal p/ 2pessoas, mobiliado, naRua Olinda, no Jd. Mode-lo, valor a combinar. Tr.(45) 9981-9308 ou 9981-9308 com Marines.

APARTAMENTO, ofe-reço p/ alugar, c/ 3 quar-tos, na Av. Rio Grande doSul, perto do Peixe Fri-to, R$ 550,00. Tr. (45)8404-1596 com Eloi.

APARTAMENTO, ofere-ço p/ alugar, c/ 3 quartos,no centro, valor a combinar.Tr. (45) 9964-1300.

APARTAMENTO, ofere-ço p/ alugar, c/ mobilianova, ar-cond., para tempo-rada, para até 6 pessoas,em Meia Praia, Itapema,SC, 120,00 à diária. Tr. (45)9946-7049 ou 3254-8658com Alexsandro.

APARTAMENTO, ofere-ço p/ alugar, em Curitiba,ao lado Shoping Estação,c/ 1 suíte, 2 quartos c/ ar-mários, cozinha c/ mó-veis, lavand., dependênci-as p/ empregada, c/ 1 ga-ragem, R$ 1.500,00. Tr.(45) 9964-1300.

APARTAMENTO, ofere-ço p/ alugar, na Av. RioGrande do Sul, c/ 1 suíte,2 quartos, sala, cozinha, la-vand., + depend. p/ empre-gada, garagem, valor acombinar. Tr. (45) 3254-1336ou 9964-1300.

BARRACÃO, ofereço p/alugar, na Av. Rio Grandedo Sul, em frente ao Por-tal, 150 m², energia trifási-ca, valor a combinar. Tr. (45)3254-1804 ou 9933-8866.

CASA, ofereço p/ alu-gar, c/ 1 suíte, 2 quartos,bwc, churrasq., e demaisdepend., R$ 600,00. Tr.(45) 9948-5292.

CASA, ofereço p/ alu-gar, na Rua Mato Gros-so, nº 1257, centro, emfrente a garagem da Prin-cesa dos Campos, c/ 2quartos, 1 suíte, 2 salas,cozinha, 2 bwc, garagem,churrasq., área de lazer,lavand., fechada, valor acombinar. Tr. (45) 9974-7190 com Zenaide.

QUARTOS MOBILIA-DOS, ofereço p/ alugar,próx. à Unioeste, em MCR,valor a combinar. Tr. (45)9106-8688 ou 9913-1604.

QUITINETE, ofereço p/alugar, 3 peças, no centro,40 m², valor a combinar. Tr.(45) 9964-1300.

QUITINETE , ofereçop/ alugar, c/ 2 quartos,sa la, coz inha, bwc,próx. à Unioeste, so-mente p/ estudantes, R$465,00. Tr. (45) 9108-7002 (Tim) com Marli.

SALA COMERCIAL, ofe-reço p/ alugar, 170 m², áreacentral, 100 m. da Av. RioGrande Do Sul, valor a com-binar. Tr. (45) 9964-1300.

SALA COMERCIAL ,ofereço p/ alugar, na áreacentral de MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9997-0123 com Gilson.

ASTRA ADVANTA-GE , vendo, ano 2007,pra ta , f lex , segundodono, R$ 27.500,00. Tr.(45) 9942-1935.

ASTRA SEDAN, vendo,ano 2003, completo, rodas15, pneus e doc. ok, revi-sado, R$ 19.500,00. Tr. (45)9974-9004 ou 8421-8505.

CARRETA SCANIA, ven-do ou troco, ano 86, 112 h,trucado, carroceria Randonano 94, em ótimo estado,valor a combinar. Tr. (45)9914-2567 com Jeferson.

CORSA HATCH PRE-MIUM 1.4, vendo, ano2009, cinza, completo,CD, única dona, manu-al, chave reserva, impe-cável, R$ 28.900,00. Tra-tar (45) 8803-6565.

CORSA, vendo, ano2000/00, verde metálico, c/4 portas, DH, trava elét., vi-dro elét., valor a combinar.Tr. (45) 9978-5110.

ECOSPORT XLT 2.0,vendo, ano 2008, 16v.,automática, completo,top de linha, estado denovo, valor a combinar.Tratar (45) 9967-1989.

F-1000 , vendo, ano93/94, valor a combinar.Tratar (45) 8827-5069com Ezequiel.

FOCUS GLX 1.6, vendo,ano 2004/04, prata, c/ ma-nual, câmbio manual, mo-tor 8v, sensor de marcha aré, rodas de liga leve, dvd7", chave cópia, completo,valor a combinar. Tr. (45)9912-7007 com Armando.

FUSCA 1300, vendo outroco, ano 77, azul, valor acombinar, aceito carro. Tr.(45) 9931-3610.

FUSCA, vendo, usado,ano 77, bege, R$ 2.500,00.Tr. (45) 9955-6226 c/ Anna.

GOL 1.6 MI , vendo,ano 2001/01, prata,pneus bons, couro, enga-te, completo, sem deta-lhes, todo original, valora combinar. Tr. (45) 9912-7007 com Armando.

GOL PLUS 1.0, vendo,ano 2001, prata metálica,completo, c/ 4 portas, ar-cond., dh, travamento cen-tral, rodas liga leve, tocacd, mp3, vidros elétricos,valor a combinar. Tr. (45)9972-2543 com Sergio.

GOL SPECIAL , ven-do, ano 2000/01, verme-lho, c/ roda orbital 14,va lor a combinar. Tr.(45) 9978-0569.

GOL, vendo ou troco,preto, 4 portas, completo,ar, motor novo, valor a com-binar. Tr. (45) 9955-2488.

KA, vendo, ano 2002/02,preto, c/ ar, em ótimo es-tado, valor a combinar. Tr.(45) 9935-0545 com Ronei.

KADETT LITE, vendo,ano 94, bordô, R$8.000,00. Tratar (45)9953-2915.

KADETT, vendo ou tro-co, ano 91, gasolina, tro-co por moto. Tr. (45) 9914-2651 com Edson.

KOMBI , vendo, ano2010, seminova, 29.000km, em ótimo estado,va lor a combinar. Tr.(45) 9971-9255.

OPALA DIPLOMATA,vendo ou troco, ano 87,c/ 4 portas, preto, valora combinar, ace i tomoto. Tratar (45) 8816-6793 ou 9803-0446.

PALIO 1.5, vendo, ano96/97, prata, 4 portas, vi-dro, trava, alarme, rodasliga leve, aro 13, som pio-neer, R$ 10.500,00. Tr.(45) 9917-4110.

PALIO WEEK ELX, ven-do, ano 2009, Fiat, flex, com-pleto, impecável, valor acombinar. Tr. (45) 9972-2737.

PALIO WEEKEND ,vendo, ano 97, comple-to , R$ 14.000,00. Tr.(45) 9961-4357.

PAMPA , vendo, ano86, Ford, suspensão re-visada, freios novos, ba-teria e radiador novos, R$8.500,00. Tr. (45) 9915-3065 com Gilvany.

PARATI 1.6, vendo, ano2008, flex, preta, comple-ta, CD, geração 4, 48.000km, manual, revisada, im-pecável, valor a combinar.Tr. (45) 8803-6565.

PASSAT 1.6, vendo,ano 79/80, cinza metáli-co, pneus seminovos,super conservado, carrode mulher, valor a combi-nar. Tr. (45) 9912-7007com Armando.

PASSAT, vendo, ano 84,c/ aro 14, som, alarme,manual, nota fiscal, álco-ol, 3º dono, super conser-vado, valor a combinar. Tr.(45) 8427-9723.

SANTANA 1.8, vendo,ano 1997, branco, comple-to, em ótimo estado, R$11.900,00, aceito moto. Tr.(45) 9909-8313.

SAVEIRO, vendo, ano95, azul, bancos do bola,lona marítima, cibié nopara-choque, R$12.500,00. Tr. (45) 9915-3065 com Gilvany.

STRADA, vendo, ano2007, prata, cabine esten-dida, completa, flex, embom estado, R$ 23.000,00.Tr. (45) 9969-4608.

UNO 1.0, vendo, ano2010/11, c/ 4 portas,34.000 km, estado denovo, preço de tabela. Tr.(45) 9901-6829 com Edir.

UNO 1.5 R, vendo, ano1988, prata, álcool, emótimo estado, valor a com-binar, parcelo pgto. Tr.(45) 9942-2738.

Page 35: 01-25-2013.pdf

O PRESENTE | 35SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 25/01/2013.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 26/01/2013

R$ 2,00PARA ASSINANTES

UNO ELETRONIC, ven-do ou troco, ano 93, Fiat,todo original, 2º dono, re-visado, impecável, valor acombinar, troco por maiorvalor. Tr. (45) 9972-5812.

VECTRA 2.2, vendo, 8 v,ano 2000, preto, comple-to, manual, chave reserva,doc. 2013 quitada, impecá-vel, R$ 19.800,00, aceitocarro ou moto de menor va-lor. Tr. (45) 9909-8313.

VECTRA GLS, vendo,ano 94, comp. de bordo, ar,valor a combinar, aceitomoto. Tr. (45) 9966-6300.

VERONA, vendo ou tro-co, ano 91, completo, emótimo estado, R$ 6.900,00,aceito moto de menor va-lor. Tr. (45) 9923-2200.

BIZ 125 KS , vendo,ano 2008, c inza, R$3.900,00. Tr. (45) 9923-8048 com Luciano.

BIZ 125, vendo, ano2008, Honda, pneus no-vos, R$ 4.400,00. Tr. (45)9915-3065 com Gilvany.

CB 600 HORNET, ven-do, ano 2007, cinza, placaA, baixa km, toda revisa-da, impecável, valor a com-binar. Tr. (45) 8803-6565.

CBX 250 TWISTER ,vendo ou troco, ano 2004,vermelha, R$ 5.000,00,aceito moto de menor va-lor. Tr. (45) 9902-5319 ou3284-1543 com Cezar.

CG 125 FAN KS, vendo,ano 2012/12, preta, 0 km,emplacada, R$ 5.200,00.Tr. (45) 9945-0004.

CG 125 KS , vendo,ano 2003, Honda, emót imo estado, R$2.600,00. Tr. (45) 8405-3644 com Rogerio.

CG 150 EX, vendo, ano2011/11, Honda, valor ta-bela Fipe, aceito motode menor valor, preferên-cia biz ou cg 125. Tr. (45)9971-1550.

CG ES , vendo, ano2008, preta, em ótimoestado, R$ 4.200,00. Tr.(45) 9909-8313.

FACTOR YBR 125 K,vendo, ano 2011, preta, es-tado de nova, c/ 6.000 km,R$ 4.800,00. Tr. (45)9967-1989.

MOTOCICLETA, ven-do, ano 2005, preta, bai-xa km, R$ 3.600,00. Tr.(45) 8424-0248 com Luizou Suelen.

NXR BROS 150, vendo,c/ partida, ano 2005/2006,toda revisada, impecável,R$ 5.200,00. Tr. (45)8418-2834 com Eduardo.

TITAN 150 ES MIX ,vendo, ano 2009, Honda,R$ 4.800,00. Tr. (45)9921-1945 ou 9975-0948com Cleber.

TWISTER, vendo, ano2004, 250 cc, em exce-lente estado de conser-vação, pneus e baterianova, manutenção e do-cumentação em dia, R$5.300,00. Tr. (45) 9918-6057 com Mikeias.

TWISTER, vendo, ano2007, preta, Honda, R$6.200,00 à vista, aceito tro-ca. Tr. (45) 9998-9751 ou8815-0716 com Eduardo.

BICICLETARIA, ven-do, para retirar do local,valor a combinar. Tr. (45)3254-1728 ou 9985-3222com Nelson.

CAMA ELÁSTICA, ofere-ço p/ alugar, R$ 70,00. Tr.(45) 3254-1637 ou 9918-5371 com Marcio ou Soely.

CÂMARA FRIA , ven-de-se, Gelopar, 4portas,em inox, c/ congelador,tamanho 1,20x2,00, ide-al p/ restaurante, merce-aria, panif icadora, R$1.600,00. Tr. (45) 3254-1804 ou 9933-8866.

CÂMARA FRIA, vendo,usada, 7,80x2,95, c/ ousem equipamento de refri-geração, desmontável, va-lor a combinar. Tr. (45)9134-6360.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vende-se, de imó-vel, crédito: R$ 45.500,00,entrada: R$ 7.300,00, par-celas: 75x de 797,22. Tr.(45) 9962-1174 ou 3254-5000 com Daniela.

CONSÓRCIO CON-TEMPLADO, vende-se,para caminhão, crédito: R$126.600,00, entrada: R$42.900,00, assume parce-las: 78x de 1.576,00. Tr.(45) 3254-5000 ou 9999-4847 CredCerto.

CONTRATA-SE auxiliarde cozinha c/ experiên-cia, interessadas. Tr. (45)9979-7209 - 3254-5811ou na Rua Sete de Se-tembro, n° 2304.

DOA-SE CACHORROS,1 Akita grande, cor brancae 1 médio, cor preta. Tr.(45) 9984-4855.

FILHOTES, vendo, deBoxer, vacinados, valor acombinar. Tr. (45) 3273-1200ou na Rua Salvador, emNovo Sarandi, com Liborio.

FILHOTES, vendo, deLhasa Apso, machos, R$200,00. Tr. (45) 9956-5010com Elio.

IPOD TOUCH, vendo,novo, na caixa, geração 5,32 gb, preto, R$ 900,00. Tr.(45) 9966-0140.

LANCHONETE, vendo,Dogão, ótimo ponto, na Av.Maripá, valor a combinar.Tr. (45) 9113-1456.

LOJA DE CONFEC-ÇÕES, vendo, ótima clien-tela e localização, valor acombinar, aceito carro eterreno. Tr. (45) 9987-1490com Marcos.

LIMPA PISO, polimen-to, tira manchas, riscose encardidos da superfí-cie do porcelanato, cerâ-mica, granito, pedras emgeral, polimento de gra-nitilha e concreto, inte-ressados. Tr. (45) 9934-8875 ou 9105-2280.

LOJA DE ROUPA, ven-do, em Nova Santa Rosa,valor a combinar, aceitocarro. Tr. (45) 9982-0153.

LOJA, vendo, de pedra-rias, bolsas e acessórios,valor a combinar. Tr. (45)9911-9820 com Jucelene.

LOJA, vendo, no cen-tro, valor a combinar. Tr.(45) 9809-1064.

MERCADO, vende-se,em Santa Helena, ótimaclientela, com mais de10 anos, c/ açougue, nocentro, valor a combi-nar. Tr. (45) 8817-6170com Fabio.

MOTOR ELÉTRICO,vendo, trifásico, 1.5 HP,usado, em ótimo estado,R$ 150,00. Tr. (45) 9950-0423 com Francisco.

RÁDIO DE MESA, ven-do, Philips, antigo, R$180,00. Tr. (45) 9944-4415.

RESTAURANTE, ven-do, com excelente clien-tela, ótima localização,bem conceituada na ci-dade e região, valor acombinar. Tr. (45) 9920-4966 com Cezar.

SALÃO DE BELEZA,vendo, na Av. Rio Gran-de do Sul, ao lado da lojaColombo, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-4357 ou9125-9579.

SOM AUTOMOTIVO,vendo, caixa 2 eros 1100RMS, 4 cornetas, 2 twitterHinor, Stetson 2 k5, 2 ba-teria gel, rádio pioneer,usb, Crossover Taramps,R$ 2.850,00. Tr. (45) 9137-2915 com Jandro.

SORVETERIA, vendo,completa, mot ivo mu-dança, valor a combi-nar. Tr. (45) 9991-1212com Adilson.

TELHAS ROMANAS,vendo, usadas, valor acombinar. Tr. (45) 8816-6793 ou 9803-0446.

TIJOLOS DE 1º, vendo,ótimo preço. Tr. (45) 9944-3958 ou 9948-5053.

VIOLÃO, vendo, AustinMag3, novo, c/ capa, R$400,00. Tr. (45) 9976-1740com Cristiane.

PÉ-DE-PATO/ESCARI-FICADOR, compro, valor acombinar. Tr. (45) 9972-5587 ou 9938-2844.

TC-59, vendo, New Ho-lland, ano 99, apróx. 4000horas, valor a combinar. Tr.(45) 9935-6678 (Tim) ou(77) 9953-5413 (Vivo).

TRATOR 4.600, vendo,ano 81, valor a combinar.Tr. (45) 9945-5079.

TRATOR, vendo, Valmet65, c/ pneus estreitos e tol-do, R$ 12.000,00. Tr. (45)9929-0983 ou 8835-0542.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE OPERAÇÃOA empresa abaixo, torna público que recebeu do

IAP Licença de Operação para empreendimento aseguir especificado:

EMPRESA: FCS Indústria de Materiais Espor-tivos Ltda

ATIVIDADE: Fabricação de Bolas EsportivasENDEREÇO: Rua XV de novembro, 3131 - Cháca-

ra n° 263MUNICÍPIO: Marechal Cândido Rondon - PRVALIDADE: 26/06/2013

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA PRÉVIA

A Empresa abaixo, torna público que recebeu doIAP Licença Prévia para Empreendimento de Suino-cultura a seguir especificado:

Empresa: Montecarlo Empreendimentos Imo-biliários Ltda

Atividade: Loteamento Portobello.Endereço: Chácara n° 55, Perímetro Urbano.Município: Marechal Cândido Rondon - PRData de Validade: 15/01/2015

Page 36: 01-25-2013.pdf
Page 37: 01-25-2013.pdf

SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013 Edição 3514 - O PRESENTE | 01

Page 38: 01-25-2013.pdf

02 | O PRESENTE - Edição 3514 EDITAIS SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013

Page 39: 01-25-2013.pdf

Edição 3514 - O PRESENTE | 03SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013 EDITAIS

Page 40: 01-25-2013.pdf

04 | O PRESENTE - Edição 3514 EDITAIS SEXTA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2013