0009_13 (adaptação as normas de segurança - itajai)

16
COND. EDIF. ITAJAI (Adaptação as Normas de segurança) - GRAZIANO JR. ENGENHARIA CIVIL, SEGURANÇA E CONSTRUÇÃO LTDA. RUA SANTA CRUZ, 1117 PABX: 5572-3132 e [email protected]

Upload: ricardo-rigo-macedo

Post on 14-Dec-2014

21 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 0009_13 (Adaptação as normas de segurança - ITAJAI)

COND. EDIF. ITAJAI (Adaptação as Normas de segurança)

- 1 -

GRAZIANO JR. ENGENHARIA CIVIL, SEGURANÇA E CONSTRUÇÃO LTDA. RUA SANTA CRUZ, 1117 PABX: 5572-3132 e-mail [email protected]

Page 2: 0009_13 (Adaptação as normas de segurança - ITAJAI)

São Paulo, 11 de janeiro de 2013AOCONDOMÍNIO EDIFÍCIO ITAJAI RUA MARANHÃO, 227A/C. SR. RAFAEL

ASSUNTO: SERVIÇOS DE ADAPTAÇÃO AS NORMAS DE SEGURANÇAREF. : 2511/13

Temos a satisfação de submeter à apreciação de V.Sa., nossa proposta técnica-financeira para execução de serviços de adaptação as normas de segurança, como segue:

PROPOSTA TÉCNICA

1.- DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS

1.1.- INSTALAÇÕES ELÉTRICAS COMUM A EDIFICAÇÃO

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Após vistoria técnica e levantamento físico constatamos que:

A - Tipos dos dispositivos de proteções existentes são:

Disjuntores termomagnéticos “unipolares” para todos os demais apartamentos.

Disjuntores termomagnéticos “bipolares” para os apartamentos 41-51.

B - Capacidade de ruptura (amperagem) dos dispositivos de proteções.

60 ampères: aptos. 12, 42

70 ampères: aptos. 41, 51

50 ampères: aptos71, 82.

40 ampères: para os demais aptos.

C - Condutores de interligação (condutores que interligam os relógios medidores com os dispositivos de proteções dos aptos nos porta base) e prumadas (condutores de alimentação dos aptos.).

C1 - INTERLIGAÇÃO – CONDUTORES DE COBRE

8AWG (capacidade de conduzir até 40 ampères) todos os apartamentos.

C2 - PRUMADAS – CONDUTORES DE COBRE

8AWG (capacidade de conduzir até 40 ampères) todos os apartamentos.- 2 -

GRAZIANO JR. ENGENHARIA CIVIL, SEGURANÇA E CONSTRUÇÃO LTDA. RUA SANTA CRUZ, 1117 PABX: 5572-3132 e-mail [email protected]

Page 3: 0009_13 (Adaptação as normas de segurança - ITAJAI)

D - IRREGULARIDADES

- Dispositivos de proteções (amperagem) acima da amperagem máxima que os condutores de interligação e prumadas podem conduzir (suportar) dos aptos.

- Seccionamento (abertura) dos dispositivos de proteções (disjuntores) é unipolar (individual por FASE) de todos os aptos. Com exceção dos aptos. 41, 51.

F – RESUMO GERAL

APTOS.PROTEÇÃO EXISTENTE

AMPERAGEM MÁXIMA

INTERLIGAÇÃO

AMPERAGEM MÁXIMA

PRUMADAS

SUBSTITUIÇÃO PROTEÇÕES POR:

OBS.

12 Disj. 1Ø 60A  40A  40A   Disj. 2Ø 40A  42 Disj. 1Ø 60A 40A 40A Disj. 2Ø 40A  41 Disj. 2Ø 70A 40A 40A Disj. 2Ø 40A51 Disj. 2Ø 70A 40A 40A Disj. 2Ø 40A71 Disj. 1Ø 50A 40A 40A Disj. 2Ø 40A82 Disj. 1Ø 50A 40A 40A Disj. 2Ø 40A  

DEMAIS Disj. 1Ø 40A 40A 40A Disj. 2Ø 40A  

1.1.1.- QUADROS GERAIS DOS APARTAMENTOS

- Será executada reforma nos quadros tipo porta base que acomodam os dispositivos de proteção instalados acima dos quadros dos medidores (relógios), localizados junto ao centro de medição.

Serão substituídas as atuais proteções e instalados:

- 20 (vinte) disjuntores bipolares de 40 ampères para proteção dos circuitos dos apartamentos.

1.1.2.- QUADROS DE LUZ

Serão executados os serviços abaixo nos quadros de luz localizados na casa de maquinas, térreo, 1° e 2° subsolos, como segue:

- Será efetuada a identificação dos circuitos existentes dos quadros citados acima.- As proteções existentes serão reaproveitadas.

- 3 -

GRAZIANO JR. ENGENHARIA CIVIL, SEGURANÇA E CONSTRUÇÃO LTDA. RUA SANTA CRUZ, 1117 PABX: 5572-3132 e-mail [email protected]

Page 4: 0009_13 (Adaptação as normas de segurança - ITAJAI)

1.1.3.- PROTEÇÕES INADEQUADAS

- Após vistoria realizada na edificação, constatamos que os disjuntores, dos apartamentos instaladas no centro de medição, atualmente estão com capacidade de ruptura (amperagem) acima da amperagem máxima que os condutores podem conduzir (suportar).

- Conforme item 1.1 desta proposta, instalaremos disjuntores de 40 ampères. Caso os apartamentos acima mencionados queiram manter a amperagem atual, deve-se aprovar um estudo de aumento de carga junto à ELETROPAULO e posteriormente fazer a reforma do centro de medição.

1.1.4.- MARCAS DOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS QUE SERÃO UTILIZADOS NA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

- Disjuntores: STECK

1.2.- SINALIZAÇÃO

Serão sinalizados os quadros de luz e força comuns ao edifício com placas tamanho 14 x 10 centímetros, saída com placas tamanho 25 x 12 centímetros e os equipamentos de alerta e combate à incêndio com placas 28 x 12 centímetros.

As placas são fabricadas em poliestireno com pintura fotoluminescente, exceto as do quadro de luz e força, as quais possuem pinturas opaca e todos serão colados com silicone, sendo:

- 1 (uma) de chave geral no centro de medição.

- 6 (seis) de quadro de força no centro de medição, casa de bombas e casa de maquinas.

- 4 -

GRAZIANO JR. ENGENHARIA CIVIL, SEGURANÇA E CONSTRUÇÃO LTDA. RUA SANTA CRUZ, 1117 PABX: 5572-3132 e-mail [email protected]

Page 5: 0009_13 (Adaptação as normas de segurança - ITAJAI)

- 3 (três) de quadro de luz na casa de maquinas, térreo e subsolo.1.3.- BRIGADA CONTRA INCÊNDIO

Serão instruídos ocupantes e funcionários da edificação em técnicas de prevenção e combate ao fogo com aula teórica ministrada no condomínio.

Serão ministrados os seguintes tópicos:

- O Tetraedro do Fogo.- Classificação dos Incêndios.- Técnicas de Extinção e Agentes Extintores de Fogo.- Medidas de Prevenção Contra Incêndios.- Formação e Procedimentos da Brigada.- Técnicas de Orientação de Abandono.- Primeiro socorros.

A recarga dos extintores utilizados ficarão por conta de V.Sa.

1.4.- SISTEMA DE PÁRA-RAIOS

1.4.1.- DEFINIÇÕES

CAPTOR: ponta metálica que por sua situação elevada facilita as descargas elétricas atmosféricas.MASTRO: suporte metálico do captor.DESCIDA: condutor de cobre "nu" que estabelece ligação entre o captor e os eletrodos de terra.ELETRODO DE TERRA: material que estabelece o contato elétrico entre a instalação do pára-raios e a terra.RESISTÊNCIA DE TERRA: resistência ôhmica entre o eletrodo de terra e a própria terra.ANEL DE CAPTAÇÃO: sistema constituído de condutor de cobre "nu" em isoladores interligado à descida.

1.4.2.- IRREGULARIDADES CONSTATADAS

- 5 -

GRAZIANO JR. ENGENHARIA CIVIL, SEGURANÇA E CONSTRUÇÃO LTDA. RUA SANTA CRUZ, 1117 PABX: 5572-3132 e-mail [email protected]

Page 6: 0009_13 (Adaptação as normas de segurança - ITAJAI)

- O número de condutores de "DESCIDA" é inferior ao permitido, conforme NBR 5419 da ABNT.,

- O condutor de 2 (duas) descidas existentes encontra-se próximo as janelas dos apartamentos.

- As massas metálicas existentes na cobertura (3 tampas metálicas), não estão conectadas ao sistema de aterramento, podendo comprometer o funcionamento do sistema de pára-raios, pois essas massas são atrativos aos raios, os quais podem danificar equipamentos no interior da edificação.

1.4.3.- SERVIÇOS A SEREM REALIZADOS

Serão fornecidos e instalados os equipamentos abaixo, a fim de atender as normas vigentes:

DESCIDAS EXISTENTES

- Os 2(dois) condutores que encontram-se próximos as janelas dos apartamentos serão removidos, onde utilizaremos as ferragens da estrutura como descida natural, conforme descrito no item “DESCIDA NATURAL”, os isoladores existentes serão mantidas no local.

DESCIDA NATURAL

As ferragens da estrutura do concreto armado da edificação serão utilizadas como condutores de descida do aterramento (descida natural) em 3 (três) pontos, este procedimento pode ser feito conforme item 5.1.2.5.5 da norma desde que sejam realizados os testes da continuidade da armadura, cujas resistências medidas devem ser inferior a 01 (um) ohms. Para isso será necessário quebrar a parede com dimensão aproximada de 15 x 15 centímetros na cobertura e subsolo até atingir a ferragem, o qual servirá de ponto de teste, sendo fechado com chapa metálica no subsolo e argamassa de cimento e areia na cobertura, porém sem acabamento.

O ensaio (teste) é feito através de aparelho que injeta uma corrente de (1 ampère) medindo a queda de tensão entre os pontos.

O aparelho a ser utilizado tem as características abaixo:- Tipo: Condutivímetro digital

- Modelo: Condutohm 1- 6 -

GRAZIANO JR. ENGENHARIA CIVIL, SEGURANÇA E CONSTRUÇÃO LTDA. RUA SANTA CRUZ, 1117 PABX: 5572-3132 e-mail [email protected]

Page 7: 0009_13 (Adaptação as normas de segurança - ITAJAI)

- Fabricante: Instrum do Brasil Ind. Eletrônica Ltda.- Princípio de medição: continuidade elétrica

ATERRAMENTO DO PÁRA-RAIOS

- Será efetuada a medição ôhmica do aterramento existente, apresentando-se o resultado. Caso o valor for superior a 10 ohms (máximo permitido por norma), deverá ser cravado mais hastes de aterramento para diminuir esse valor com custo complementar.

ATERRAMENTO DAS MASSAS METÁLICAS

- As massas metálicas (3 tampas metálicas) existentes na cobertura serão interligadas ao sistema de aterramento proposto.

OBSERVAÇÃO

- O sistema de pára-raios proposto é baseado na Norma Brasileira NBR 5419/05 a qual estabelece as condições para proteção de edificações, somente em relação à parte construtiva, não envolvendo equipamentos eletro-eletrônicos existentes no interior das edificações, conforme itens 1.3 e 1.5 da norma.

1.5.- EXTINTORES

- Os extintores existentes encontram-se acima da altura permitida por norma, porém será enviado orçamento após projeto aprovado no Corpo de Bombeiros

1.6.- REDE DE HIDRANTES

A edificação não possui rede de hidrantes, obrigatório por norma. Por isso, estamos propondo a realização do projeto.

PROJETO DE PROTEÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO

1.6.1.- VISTORIA DA EDIFICAÇÃO

Será realizada executando-se levantamento das condições atuais de proteção e combate a incêndio, observando os seguintes aspectos:

a.- Utilização da Edificaçãob.- Potencial de Risco de Incêndioc.- Prevenção para Combate a Incêndio

- Portas Corta Fogo.- Extintores.- Hidrantes.- Detectores de fumaça.- Iluminação de Emergência.- Alarmes Contra Incêndio.- Sinalização.

1.6.2.- PLANTAS DA EDIFICAÇÃO

Para elaboração do Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio, deverá ser fornecido por V.Sa. uma cópia da planta baixa de todos os pavimentos juntamente com os cortes, carimbada e aprovada pela PMSP, na escala 1:100, e a partir da cópia serão elaboradas plantas em AutoCAD 2000.

1.6.3.- SOLICITAÇÃO DE PLANTAS NO ARQUIVO DA P.M.S.P. (OPCIONAL)- 7 -

GRAZIANO JR. ENGENHARIA CIVIL, SEGURANÇA E CONSTRUÇÃO LTDA. RUA SANTA CRUZ, 1117 PABX: 5572-3132 e-mail [email protected]

Page 8: 0009_13 (Adaptação as normas de segurança - ITAJAI)

Se a edificação não possuir plantas carimbada e aprovada pela P.M.S.P. para elaboração do projeto, poderemos solicitar cópia no arquivo morto da PMSP pelo valor de R$ 500,00 (Quinhentos reais), ficando o custo das cópias da PMSP por conta do condomínio, devendo ainda fornecer os seguintes documentos:

- Autorização assinada pelo responsável legal (modelo fornecido por nós).- Cópia simples da Ata de Eleição do Síndico, RG e CPF.- Cópia simples do IPTU do síndico.

Salientamos que pode ocorrer de não existir plantas no arquivo, o que é muito difícil, mas sendo necessário, forneceremos orçamento para desenhá-las.

1.6.4.- PROJETO TÉCNICO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

a.- ELABORAÇÃO DO PROJETO

O Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio, será constituído de:

a) Memorial de Construção. No Memorial de Construção é especificado os elementos construtivos da edificação.

b) Memorial Descritivo dos Equipamentos de Combate a Incêndio.No Memorial é quantificado os equipamentos como: extintores, mangueiras, hidrantes, bomba de incêndio (vazão e pressão), abrigos para mangueiras, reserva de água para os hidrantes, entre outros equipamentos para segurança contra incêndio da edificação.

c) Memorial de Cálculo da Rede de Hidrantes.No Memorial de Cálculo é apresentado o cálculo hidráulico da perda de carga nas tubulações e conexões e das pressões nos esguichos.

d) Peças Gráficas.Peças gráficas, contendo plantas baixas de todos os pavimentos e cortes da edificação, mostrando a localização, tipo e detalhes do sistema de segurança contra incêndio.

e) Planta da Situação de Risco (Implantação).Contendo paredes corta fogo e de compartimentação, registro de recalque, reserva de incêndio, acesso para o Corpo de Bombeiros, hidrantes urbanos próximos da edificação (se houver).

b.- APROVAÇÃO NO CORPO DE BOMBEIROS

O Projeto com os Memoriais serão entregues no Corpo de Bombeiros com ART para o CREA, e será acompanhado até a sua aprovação, respondendo os comunique-se até a sua aprovação.

Após a aprovação será fornecido a V.Sa. o Projeto aprovado.

Caso seja de seu interesse, forneceremos orçamento para execução dos serviços constantes do projeto e solicitar o Visto do Corpo de Bombeiros.

1.6.5.- SOLICITAÇÃO DO VISTO DO CORPO DE BOMBEIROS

- 8 -

GRAZIANO JR. ENGENHARIA CIVIL, SEGURANÇA E CONSTRUÇÃO LTDA. RUA SANTA CRUZ, 1117 PABX: 5572-3132 e-mail [email protected]

Page 9: 0009_13 (Adaptação as normas de segurança - ITAJAI)

A vistoria somente poderá ser solicitada após executados todos os serviços que constam do projeto aprovado, sendo que esse serviço não está incluso nesse orçamento.

Caso seja de seu interesse, após aprovação do projeto, poderemos fornecer orçamento desses serviços, sendo que não faz parte dessa proposta a solicitação do visto, mas somente a aprovação do projeto.

1.6.6.- DOCUMENTOS A SEREM FORNECIDOS PELA CONTRATANTE

- Plantas e cortes da edificação em cópia heliográfica na escala 1:100 com carimbo de aprovação da PMSP juntamente com cópia do Alvará e/ou Habite-se da edificação.

- Cópia simples da Ata de Eleição do Síndico, RG e CPF.- Cópia simples do IPTU (folha única) do ano em exercício.

1.6.7.- CUSTO DAS DESPESAS

As despesas com cópias e taxas de qualquer natureza, serão por conta de V.Sa. Convém salientar que atualmente a taxa para análise do Corpo de Bombeiros é de R$ 0,06 (Seis centavos) por metro quadrado para o ano de 2013.

1.6.8.- EQUIPE TÉCNICA

A equipe de trabalho será constituída por engenheiros civis, eletricistas e de segurança, devidamente registrados na Prefeitura do Município de São Paulo, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e Ministério do Trabalho.

1.7.- VISTORIA E RELATÓRIO DAS INSTALAÇÕES DE GÁS

1.7.1.- VISTORIA DA EDIFICAÇÃO

- As instalações de gás encontram-se dentro das normas.

- 9 -

GRAZIANO JR. ENGENHARIA CIVIL, SEGURANÇA E CONSTRUÇÃO LTDA. RUA SANTA CRUZ, 1117 PABX: 5572-3132 e-mail [email protected]

Page 10: 0009_13 (Adaptação as normas de segurança - ITAJAI)

1.8.- MATERIAL DE ACABAMENTO E REVESTIMENTO

Este item atende a norma

1.9.- ROTA DE FUGA

Durante vistoria realizada na edificação, constatamos a presença de cestos de lixo nos halls dos andares, sendo que por norma, todos os locais de rota de fuga (escada, corredor, hall e ante câmara) devem estar desobstruídos, ficando a cargo de V.Sa. a remoção destes cestos de lixo.

1.10.- GUARDA-CORPO

- O orçamento do guarda-corpo no perímetro superior da cobertura será enviado posteriormente após o projeto aprovado no Corpo de Bombeiros

1.11.- SOLICITAÇÃO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS, ART, COMUNIQUE-SE E ACOMPANHAMENTO

- Para solicitar o visto após aprovação do projeto e execução de todos os serviços necessários, apresentaremos A.R.T - Anotação de Responsabilidade Técnica para o C.R.E.A., sendo a taxa da solicitação de vistoria por conta de V.Sa. no valor aproximado de R$ 0,08 (Oito centavos) o metro quadrado, cheque nominal ao FEPOM – Fundo Especial de Despesa da Polícia Militar.

- Havendo algum comunique-se após a vistoria do Corpo de Bombeiros, daremos orientação técnica e responderemos a mesma solicitando nova vistoria.

- Caso seja necessário algum serviço que não conste de nosso proposta, poderemos enviar orçamento para esse serviço.

1.13.- ATESTADOS QUE O BOMBEIRO SOLICITA

Instalação de Gás. Brigada Contra Incêndio. Controle dos Materiais de Acabamento e Revestimento. Instalações Elétricas. Pára-Raios.

2.- ATESTADOS

2.1.- ATESTADO DE BRIGADA CONTRA INCÊNDIO

Após a execução do item 1.3 será fornecido um Atestado Comprovatório da Formação da Brigada Contra Incêndio.

2.2.- ATESTADO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

- Após a execução do item 1.1 será fornecido um Atestado de Atendimento à NBR 5410 emitido por engenheiro eletricista registrado na Prefeitura do Município de São Paulo.

2.3.- ATESTADO DO PÁRA-RAIOS

- Após a execução do item 1.4 será fornecido um Atestado de Abrangência do Pára-Raios emitido por engenheiro eletricista.

2.4.- ATESTADO DE GÁS

- Será fornecido Atestado de Gás atendendo ao Decreto 24.714/87 emitido por engenheiro

civil registrado na Prefeitura do Município de São Paulo.- 10 -

GRAZIANO JR. ENGENHARIA CIVIL, SEGURANÇA E CONSTRUÇÃO LTDA. RUA SANTA CRUZ, 1117 PABX: 5572-3132 e-mail [email protected]

Page 11: 0009_13 (Adaptação as normas de segurança - ITAJAI)

2.6.- ATESTADO DE MATERIAL DE ACABAMENTO E REVESTIMENTO

Será fornecido Atestado de Material de Acabamento e Revestimento atendendo ao Decreto 46.076/01 emitido por engenheiro civil registrado na Prefeitura do Município de São Paulo.

2.7.- RESPONSABILIDADE TÉCNICA

- Os atestados dos itens 2.2, 2.3, 2.4, 2.5 acima mencionados, serão acompanhados de Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T) para o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (C.R.E.A).

3.- GARANTIA DOS SERVIÇOS

- Todos os serviços executados possuem garantia de 01 (um) ano, desde que todos os equipamentos tenham uso normal.

5.- PRAZO DE INÍCIO E EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS

- Os serviços serão iniciados no máximo em 15 (quinze) dias e terão seu término em 50 (cinquenta) dias úteis do início.

6.- ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS

- Todos os serviços objeto desta proposta serão fiscalizados por engenheiros devidamente habilitados para tal, e registrados no C.R.E.A, na Prefeitura do Município de São Paulo e na AES-ELETROPAULO.

- Os serviços serão executados baseados em práticas profissionais corretas, no horário comercial das 7h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira, havendo necessidade de executar em outros horários, informaremos o custo adicional.

- Será fornecido a V.Sa. a programação de desligamento de energia no edifício com antecedência de dois dias, como segue:

02 (dois) dias por período aproximadamente de 06 (seis) horas para o desligamento do quadro porta base dos aptos.

- Todos os nossos funcionários são devidamente registrados, uniformizados e possuem crachá de identificação, sendo supervisionados por encarregados e engenheiros.

7.- VISITA A OBRAS

- Caso V.Sa. julgue necessário, poderemos enviar um engenheiro para acompanhá-lo em obras já executadas, a fim de verificar a qualidade dos nossos serviços.

8.- NORMAS TÉCNICAS

- Serão atendidas as Normas Técnicas da Prefeitura do Município de São Paulo, da Associação Brasileira de Normas Técnicas e do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

PROPOSTA FINANCEIRA

1.- CUSTO POR SERVIÇO

1.1.- INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E ATESTADO: R$ 2.920,00

1.2.- SINALIZAÇÃO: R$ 500,00

1.3.- BRIGADA CONTRA INCÊNDIO E ATESTADO: R$ 350,00

- 11 -

GRAZIANO JR. ENGENHARIA CIVIL, SEGURANÇA E CONSTRUÇÃO LTDA. RUA SANTA CRUZ, 1117 PABX: 5572-3132 e-mail [email protected]

Page 12: 0009_13 (Adaptação as normas de segurança - ITAJAI)

1.4.- PÁRA-RAIOS, ATERRAMENTO DAS MASSAS METÁLICAS E ATESTADO: R$ 2.180,00

1.5.- PROJETO DE PROTEÇÃO E COMBATE À INCÊNDIO: R$ 3.000,00

1.6.- ATESTADO DAS INSTALAÇÕES DE GÁS: R$ 300,00

1.7.- ATESTADO DO MATERIAL DE ACABAMENTO E REVESTIMENTO: R$ 300,00

1.8.- SOLICITAÇÃO DO VISTO DO CORPO DE BOMBEIROS: R$ 700,00

2.- CUSTO DOS SERVIÇOS

2.1.- CUSTO DE MATERIAIS E MÃO-DE-OBRA conforme itens da proposta técnica: R$ 10.250,00 (Dez mil duzentos e cinqüenta reais)

3.- CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

25% de sinal na assinatura do contrato.25% em 30 (trinta) dias da assinatura do contrato.25% em 60 (sessenta) dias da assinatura do contrato.25% em 90 (noventa) dias da assinatura do contrato.

4.- CONSIDERAÇÕES CONTRATUAIS

Descreveremos abaixo algumas considerações que farão parte do contrato caso V.Sa. aceite nosso orçamento:

- Será de nossa responsabilidade o pagamento de todos os impostos e encargos decorrentes da nossa contratação.

- Todo o entulho gerado na obra será removido.- Todos os pagamentos serão vinculados à execução dos serviços. A última parcela será paga

após o término de todos os serviços.- Seguro contra terceiros e acidentes dos funcionários.- Funcionários são identificados, utilizar uniforme e EPI’s.

5.- VALIDADE DA PROPOSTA

- Esta proposta tem validade até o dia 31 de janeiro de 2013

INFORMAÇÕES COMERCIAIS

Encontra-se anexo.

Assim sendo, colocamo-nos à inteira disposição de V.Sa. para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,ENG.º OSWALDO GRAZIANO JÚNIORDIRETOR COMERCIAL

e-mail [email protected] JR. ENGENHARIA CIVIL, SEGURANÇA E CONSTRUÇÃO LTDA.RUA SANTA CRUZ, 1117 FONE: 5572-3132 (TRONCO CHAVE) CEP: 04121-001

- 12 -

GRAZIANO JR. ENGENHARIA CIVIL, SEGURANÇA E CONSTRUÇÃO LTDA. RUA SANTA CRUZ, 1117 PABX: 5572-3132 e-mail [email protected]

Page 13: 0009_13 (Adaptação as normas de segurança - ITAJAI)

H:\2013\01_JANEIRO\ORÇAMENTO\0009_13.DOC.ARI

- 13 -

GRAZIANO JR. ENGENHARIA CIVIL, SEGURANÇA E CONSTRUÇÃO LTDA. RUA SANTA CRUZ, 1117 PABX: 5572-3132 e-mail [email protected]