· web viewquis ver-me no espelho. tive preguiça, fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos...

8
Aluno: ________________________________________________ Nº. ______ Série: _______ Turma: _______ Data:____/____/2013. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Liane Maria Exercícios de Revisão VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS 1. O texto que segue, desprezando as normas da língua escrita, procura reproduzir o jeito como supostamente se fala em certas regiões de Minas Gerais. Sua fianlidade, portanto, é estritamente humorística. Leia-o. Causo de mineirinho Sapassado, era sessetembro, taveu na cozinha tomano uma picumel e cuzinhano um kidicarne cumastumate pra fazer uma macarronada cum galinhassada. Quascaí desusto quanduvi um barui vindedenduforno, parecenum tidiguerra. A receita mandopô midipipocadenda galinha prassá. O forno isquentô, o mistorô e o fiofó da galinhispludiu! Nossinhora! Fiquei branco quineim um lidileite. Foi um trem doidimais! Quascaí dendapia! Fiquei sem sabê dondecovim, proncovô, oncontô. Oiprocevê quelocura! Grazadeus ninguém semaxucô! (http//bacaninha.cidadeinternet.com.br/home/mensagens/ engraçadas) Acesso em: 16 abr.2013. a) O texto apresenta aspectos interessantes de variação linguística. Que dialeto é utilizado para construir o texto? b) Observando a escrita de certas palavras do texto, deduza: O que caracteriza esse dialeto? c) Também é possível observar no texto variações de registro, especialmente quanto ao modo de expressão. O texto apresenta marcas da linguagem escrita ou da linguagem oral? Dê exemplos que justifiquem sua resposta. 2. Reescreva as frases de acordo com a norma padrão, com o inicio proposto, sem mudar o sentido. Ex: na beira do Porto onde as onda se espaia As Ondas se espalham na beira do porto. a) Quando eu vim da minha terra, despedi da parentaia.

Upload: hacong

Post on 11-Nov-2018

224 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1:  · Web viewQuis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos) g) " - Que quer dizer pitosga? - Pitosga significa

Aluno: ________________________________________________ Nº. ______Série: _______ Turma: _______ Data:____/____/2013.Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Liane Maria

Exercícios de Revisão

VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS1. O texto que segue, desprezando as normas da língua escrita, procura reproduzir o jeito como supostamente se fala em certas regiões de Minas Gerais. Sua fianlidade, portanto, é estritamente humorística. Leia-o.

Causo de mineirinhoSapassado, era sessetembro, taveu na cozinha tomano uma picumel e cuzinhano um kidicarne cumastumate pra fazer uma macarronada cum galinhassada. Quascaí desusto quanduvi um barui vindedenduforno, parecenum tidiguerra. A receita mandopô midipipocadenda galinha prassá. O forno isquentô, o mistorô e o fiofó da galinhispludiu! Nossinhora! Fiquei branco quineim um lidileite. Foi um trem doidimais! Quascaí dendapia! Fiquei sem sabê dondecovim, proncovô, oncontô. Oiprocevê quelocura! Grazadeus ninguém semaxucô!

(http//bacaninha.cidadeinternet.com.br/home/mensagens/engraçadas) Acesso em: 16 abr.2013.

a) O texto apresenta aspectos interessantes de variação linguística. Que dialeto é utilizado para construir o texto?b) Observando a escrita de certas palavras do texto, deduza: O que caracteriza esse dialeto?c) Também é possível observar no texto variações de registro, especialmente quanto ao modo de expressão. O texto apresenta marcas da linguagem escrita ou da linguagem oral? Dê exemplos que justifiquem sua resposta.

2. Reescreva as frases de acordo com a norma padrão, com o inicio proposto, sem mudar o sentido.

Ex: na beira do Porto onde as onda se espaiaAs Ondas se espalham na beira do porto.

a) Quando eu vim da minha terra, despedi da parentaia.Despedi ______________________________________________________________________

b) A vista se atrapaia.A vista fica ____________________________________________________________________

INTERLOCUTORES são os participantes de um diálogo, ou de uma “interlocução”.

3. Leia este poema de Manoel de Barros.No descomeço era o verbo. Só depois é que veio o delírio do verbo. O delírio do verbo estava no começo, lá onde acriança diz: Eu escuto a cor dos passarinhos. A criança não sabe que o verbo escutar não funciona para cor, mas para som. Então se a criança muda a função de um verbo, ele delira. E pois. Em poesia que é voz de poeta, que é a voz de fazer nascimentos – O verbo tem que pegar delírio.

BARROS, Mamoel de. O livro das ignorâças. Rio de Janeiro: Record, 2000. P. 15.

Page 2:  · Web viewQuis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos) g) " - Que quer dizer pitosga? - Pitosga significa

4. No texto abaixo, identifique as funções da linguagem.

"Gastei trinta dias para ir do Rossio Grande ao coração de Marcela, não já cavalgando o corcel do cego desejo, mas o asno da paciência, a um tempo manhoso e teimoso. Que, em verdade, há dois meios de granjear a vontade das mulheres: o violento, como o touro da Europa, e o insinuativo, como o cisne de Leda e a chuva de ouro de Dânae, três inventos do padre Zeus, que, por estarem fora de moda, aí ficam trocados no cavalo e no asno." (Machado de Assis)

5. Reconheça nos textos a seguir, as funções da linguagem:

a) "O risco maior que as instituições republicanas hoje correm não é o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de não funcionarem e de desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hábito covarde de acomodação e da complacência. Diante do povo, diante do mundo e diante de nós mesmos, o que é preciso agora é fazer funcionar corajosamente as instituições para lhes devolver a credibilidade desgastada. O que é preciso (e já não há como voltar atrás sem avacalhar e emporcalhar ainda mais o conceito que o Brasil faz de si mesmo) é apurar tudo o que houver a ser apurado, doa a quem doer." (O Estado de São Paulo)

Page 3:  · Web viewQuis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos) g) " - Que quer dizer pitosga? - Pitosga significa

b)O verbo infinitivoSer criado, gerar-se, transformarO amor em carne e a carne em amor; nascerRespirar, e chorar, e adormecerE se nutrir para poder chorar

Para poder nutrir-se; e despertarUm dia à luz e ver, ao mundo e ouvirE começar a amar e então ouvirE então sorrir para poder chorar.

E crescer, e saber, e ser, e haverE perder, e sofrer, e ter horrorDe ser e amar, e se sentir maldito

E esquecer tudo ao vir um novo amorE viver esse amor até morrerE ir conjugar o verbo no infinito...

(Vinícius de Morais)

c) "Para fins de linguagem a humanidade se serve, desde os tempos pré-históricos, de sons a que se dá o nome genérico de voz, determinados pela corrente de ar expelida dos pulmões no fenômeno vital da respiração, quando, de uma ou outra maneira, é modificada no seu trajeto até a parte exterior da boca." (Matoso Câmara Jr.)

d) " - Que coisa, né?É. Puxa vida!- Ora, droga!- Bolas!- Que troço!- Coisa de louco!- É!"

e) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Lights."

f) "Sentia um medo horrível e ao mesmo tempo desejava que um grito me anunciasse qualquer acontecimento extraordinário. Aquele silêncio, aqueles rumores comuns, espantavam-me. Seria tudo ilusão? Findei a tarefa, ergui-me, desci os degraus e fui espalhar no quintal os fios da gravata. Seria tudo ilusão?... Estava doente, ia piorar, e isto me alegrava. Deitar-me, dormir, o pensamento embaralhar-se longe daquelas porcarias. Senti uma sede horrível... Quis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos)

g) " - Que quer dizer pitosga?- Pitosga significa míope.- E o que é míope?- Míope é o que vê pouco."

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO

A Conotação: é uma palavra que tem significado distinto do original. Exemplo: Hoje estou em um mar de rosas.

A Denotação: A palavra é usada em seu próprio significado. Exemplo: O mar e as rosas são lindos.1º - O sentido é real – então temos: denotação ou denotativo.2º - O sentido é subjetivo – então temos: conotação ou conotativo.

Page 4:  · Web viewQuis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos) g) " - Que quer dizer pitosga? - Pitosga significa

6. Use o código nas frases para identificá-las. (1) Denotação (2) Conotaçãoa) Monstro – ser extravagante, imaginado, mitologia ( )b) Monstro – pessoa cruel, pessoa inteligente (gíria) ( )c) Ouro – metal ( símbolo químico “Au “ ) ( )d) Ouro – riqueza, poderio, esplendor ( )e) Esticou um olho lá para a sala ( )f) O burro auxilia o homem ( )g) Que menino burro! ( )h) A rosa desabrochou. ( )i) Ela é uma rosa de bonita ( )

Leia o texto.“Há uma geração sem palavras”A malhação física encanta a juventude com seus resultados estéticos e exteriores.O que pode ser bom. Mas seria ainda melhor se eles se preocupassem um pouco maiscom os “músculos cerebrais”, porque, como diz o poeta e tradutor José Paulo Paes,“produzem satisfações infinitamente superiores”.Fonte: Marili Ribeiro – Jornal do Brasil, caderno B, Rio de Janeiro, 28 de dez. 1996, p. 6.

7. No fragmento apresentado, o autor defende a tese de que:a) A malhação física traz ótimos benefícios aos jovens.b) Os jovens devem se preocupar mais com o desenvolvimento intelectual.c) O poeta José Paulo Paes pertence a uma geração sem palavras.d) Malhar é uma atividade superior às atividades cerebrais.

8. Leia a música abaixo:“Ainda que eu falasse a língua dos homens.

E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.É só o amor, é só o amor.

Que conhece o que é verdade.O amor é bom, não quer o mal.

Não sente inveja ou se envaidece.”

Fonte: http://vagalume.uol.com.br/legiao-urbana/monte-castelo.html - Acesso em: 21/05/2008.

A expressão “se envaidece”, destacada no fragmento acima, refere-se:a) Aos homens.b) Aos anjos.c) Ao amor.d) Ao mal.

Agradecendo a DeusUm turista viaja para um safári na África. Durante a excursão na savana, se perde e acaba frente a frente com um leão feroz. Ao vê-lo avançando em sua direção, pede a Deus que um espírito cristão tome posse daquele leão. Nisto, ouve-se um trovão, seguido de um grande clarão no céu. O leão ajoelha-se diante do assustado turista e começa a rezar, dizendo:- Obrigado Senhor, por mais essa refeição!

Fonte: Piadas e para-choques nº1 – RDE – Revista das Estradas.

Page 5:  · Web viewQuis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos) g) " - Que quer dizer pitosga? - Pitosga significa

9. O texto acima tem a intenção de provocar risos, é um texto humorístico. O que torna o texto engraçado?a) O trovão que clareia o céu tornando o leão bonzinho.b) O desespero do turista frente a frente com o leão.c) A forma como o leão agradece a refeição.d) A atitude do leão ao agir como cristão.

Leia o texto .Jornal do Rio está fazendo 50 anosOusado e investigativo o “Correio do Povo” sempre mostrou numa linguagem muitoclara, tanto com os assuntos da cidade, do país e do mundo, como também dos municípiosdo bairro de cada cidadão e leitor.Fonte: Revista Veja 2001.

10. No trecho “Ousado e investigativo o Correio do Povo sempre mostrou numa linguagem muito clara...” as palavras destacadas qualificam:a) A cidade do Rio de Janeiro. ]b) O leitor.c) O jornal.d) Os jornalistas.

11. Encontre no caça as palavras abaixo:emissor receptor mensagem código referentecanal verbal Não verbal coloquial referencial

emotiva fática metalinguística poética linguagemlíngua fonética paródia leitura texto

semântica textualidade polissemia narração Denotativa

O H R E F E R E N C I A L L H R M T P IE M I S S O R V B E T C I E O E E E O RE F A T I C A V F E Y U N I M C T S L EW R F G G A D E R L T P G T O E A T I FC U L T O C O D I G O U U N P L U S ES Y R R D G O T E N S E A R I T I A S RW B P C T J L N M G C T G A M O N L E EH L O F E O O I E U X I E V A R G I M NT Q H W X Q Q J N A C C M F M P U D I TC T Z T P U Ç S B V A V X K K I A A EL P E M O T I V A D V E E D H P S D H EG A X X P S A Q G U V F R E F L T E Y UC R V H Y L L F E I E D B F S I I D H RF O N E T I C A M K R G A T A K C F H FU N D R E M F V G I B B L U K A A D U GO I A P E L A T I V A B I F J D F H TN A O V E R B A L J D E N O T A T I V AP O R T U G U E S M N A R R A Ç Ã O S TJ S E M A N T I C A D Y U H I R F F Z YL I N G U A G E M X C B H U F C A N A L