· web viewnuma competição de balonismo, os competidores devem sair de torres (rs) e chegar a...

22
Geografia Ativação – Exercícios parte 2 Exercícios - Cartografia Geral 01. (UFPI) Sabendo-se que as coordenadas geográficas correspondem a um dos elementos básicos das representações cartográficas, é correto afirmar que: a) Indicam a localização geográfica de lugares e são componentes indispensáveis aos mapas. b) Correspondem a um sistema de orientação e servem para identificar zonas climáticas regionais. c) São símbolos utilizados para fazer a relação entre a distância real e a distância gráfica dos mapas. d) São referências gráficas que indicam áreas de mesma temperatura no globo terrestre. e) São sinais aplicados na delimitação de cotas altimétricas e batimétricas do relevo. 02. (UFRGS) A Projeção cartográfica é a representação de uma superfície esférica (a Terra) em um plano (o mapa). Por isso, todas as projeções apresentam deformações, devendo o geógrafo escolher o tipo de projeção que melhor atenda aos objetivos do mapa. Sobre essa temática são feitas as seguintes afirmações: I. Na eurocêntrica projeção de Mercator, os paralelos e os meridianos formam ângulos retos, o que permitiu traçar rotas de navegação em linha reta que auxiliam os grandes descobridores a incorporar novas terras. II. A projeção de Peters reproduz bem o tamanho e o formato das áreas situadas na zona intertropical, porém exagera na representação dos continentes situados as zonas temperadas e polares. III. Tanto a projeção de Mercator quanto a de Peters são projeções cilíndricas, ou seja, caracterizam-se por apresentarem os paralelos e os meridianos retos e perpendiculares entre si. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (D) Apenas I e III. (B) Apenas II. (E) Apenas II e III. (C) Apenas III. 03. (UFPEL) Observe o mapa. OLIVEIRA, C. Dicionário Cartográfico,1988 Com relação ao mapa é correto afirmar que: (A) a projeção utilizada é a de Mercator, do tipo cilíndrica e conforme, que não deforma os ângulos, mas distorce as áreas representadas. Nessa projeção, os paralelos e meridianos formam ângulos retos ao se cruzarem. (B) a projeção utilizada é do tipo anamórfica, em que as áreas dos países ou continentes assumem o tamanho proporcional ao dado que representam, provocando distorções quanto às formas representadas.

Upload: dangngoc

Post on 28-Oct-2018

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1:  · Web viewNuma competição de balonismo, os competidores devem sair de Torres (RS) e chegar a Osório (RS), perfazendo uma distância de 102 km, em linha reta. A coordenação

Geografia Ativação – Exercícios parte 2

Exercícios - Cartografia Geral01. (UFPI) Sabendo-se que as coordenadas geográficas correspondem a um dos elementos básicos das representações cartográficas, é correto afirmar que:

a) Indicam a localização geográfica de lugares e são componentes indispensáveis aos mapas.

b) Correspondem a um sistema de orientação e servem para identificar zonas climáticas regionais.

c) São símbolos utilizados para fazer a relação entre a distância real e a distância gráfica dos mapas.

d) São referências gráficas que indicam áreas de mesma temperatura no globo terrestre.

e) São sinais aplicados na delimitação de cotas altimétricas e batimétricas do relevo.

02. (UFRGS) A Projeção cartográfica é a representação de uma superfície esférica (a Terra) em um plano (o mapa). Por isso, todas as projeções apresentam deformações, devendo o geógrafo escolher o tipo de projeção que melhor atenda aos objetivos do mapa.

Sobre essa temática são feitas as seguintes afirmações:

I. Na eurocêntrica projeção de Mercator, os paralelos e os meridianos formam ângulos retos, o que permitiu traçar rotas de navegação em linha reta que auxiliam os grandes descobridores a incorporar novas terras.

II. A projeção de Peters reproduz bem o tamanho e o formato das áreas situadas na zona intertropical, porém exagera na representação dos continentes situados as zonas temperadas e polares.

III. Tanto a projeção de Mercator quanto a de Peters são projeções cilíndricas, ou seja, caracterizam-se por apresentarem os paralelos e os meridianos retos e perpendiculares entre si.

Quais estão corretas?(A) Apenas I. (D) Apenas I e III.(B) Apenas II. (E) Apenas II e III.(C) Apenas III.

03. (UFPEL) Observe o mapa.

OLIVEIRA, C. Dicionário Cartográfico,1988

Com relação ao mapa é correto afirmar que:

(A) a projeção utilizada é a de Mercator, do tipo cilíndrica e conforme, que não deforma os ângulos, mas distorce as áreas representadas. Nessa projeção, os paralelos e meridianos formam ângulos retos ao se cruzarem.

(B) a projeção utilizada é do tipo anamórfica, em que as áreas dos países ou continentes assumem o tamanho proporcional ao dado que representam, provocando distorções quanto às formas representadas.

(C) a projeção utilizada é do tipo cônica, em que os paralelos são circulares e os meridianos radiais. Essa projeção é utilizada principalmente para a representação de países ou regiões de latitudes intermediárias em face das deformações que provoca.

(D) utiliza a projeção de Peters, do tipo cilíndrica e equivalente, a qual conserva o tamanho dos países e continentes proporcionalmente corretos, porém distorce as formas, esticando-as.

(E) a deformação no mapa foi produzida por sua ampliação no computador, maior no sentido norte–sul, provocando o erro da representação, pois, seja qual for a projeção utilizada, as áreas não podem ser deformadas.

04. A partir de seus conhecimentos sobre projeções cartográficas e analisando a que foi utilizada no mapa a seguir, você pode inferir que se trata de uma projeção:

Page 2:  · Web viewNuma competição de balonismo, os competidores devem sair de Torres (RS) e chegar a Osório (RS), perfazendo uma distância de 102 km, em linha reta. A coordenação

(A) De Mercator, adequada para estabelecer a direção das rotas comercias marítimas.

(B) Polar, adequada para representações geoestratégicas e geopolíticas,

(C) De Perters, adequada para representar a área dos continentes, sem deformações

(D) Cilíndrica, adequada para representação centrada nas regiões polares.

(E) Cônica, adequada para representar as regiões de latitudes médias.

05. (UFRGS) A projeção cartográfica é a representação de uma superfície esférica (a Terra) em um plano (o mapa). Por isso, todas as projeções apresentam deformações, devendo o geógrafo escolher o tipo de projeção que melhor atenda aos objetivos do mapa.

Sobre essa temática são feitas as seguintes afirmações.

I. Na eurocêntrica projeção de Mercator, os paralelos e os meridianos formam ângulos retos, o que permitiu traçar rotas de navegação em linha reta que auxiliaram os grandes descobridores a incorporar novas terras.

II. A projeção de Peters reproduz bem o tamanho e o formato das áreas situadas na zona intertropical, porém exagera na representação dos continentes situados nas zonas temperadas e polares.

III. Tanto a projeção de Mercator quanto a de Peters são projeções cilíndricas, ou seja, caracterizam-se por apresentarem os paralelos e os meridianos retos e perpendiculares entre si.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (D) Apenas I e III. (B) Apenas II. (E) Apenas II e III.(C) Apenas III.

Escala01. (UFRGS) Num mapa de escala 1: 750.000, duas cidades distam 14 cm uma da outra. Qual a escala aproximada de outro mapa em que essas duas cidades estivessem a 32 cm uma da outra?

(A) 1: 171.400 (D) 1: 1.714.000(B) 1: 328.000 (E) 1: 3.275.000(C) 1: 714.000

02. (UFRGS) Numa competição de balonismo, os competidores devem sair de Torres (RS) e chegar a Osório (RS), perfazendo uma distância de 102 km, em linha reta. A coordenação da competição distribuiu às equipes um mapa, em folha A4 (210

mm x 297 mm), com o trajeto e pontos de referência.

Qual a escala apropriada para representar no mapa todo o trajeto percorrido em linha reta e os pontos de referência entre as duas localidades?

(A) 1: 10.200 (D) 1: 350.000(B) 1: 20.000 (E) 1: 10.000.000(C) 1: 102.000

03. (UFRGS) “A escala de um mapa é a relação constante que existe entre as distâncias lineares medidas sobre o mapa e as distâncias lineares correspondentes, medidas sobre o texto.” (Joly, 1990, p. 20)

Observe a figura abaixo.

Considerando que a figura representa áreas em diferentes escalas, pode-se dizer que

(A) A área maior corresponde ao quadrado A, sendo possível perceber que a representação apresenta excessiva generalização nessa escala.

(B) A área maior corresponde ao quadrado B, pois a generalização deforma as figuras.

(C) Não existe área maior, pois o que varia é o nível de detalhamento.

(D) A generalização não permite calcular a área da figura.

(E) O quadrado D mostra todos os detalhes e corresponde à maior das áreas representadas.

04. (UFRGS) Considere as afirmações abaixo sobre escala cartográfica.

I. Uma estrada em linha reta, entre duas cidades que distam entre si 350 km, teria exatamente 35 cm num mapa em escala 1:100.000.

2

Page 3:  · Web viewNuma competição de balonismo, os competidores devem sair de Torres (RS) e chegar a Osório (RS), perfazendo uma distância de 102 km, em linha reta. A coordenação

II. Moradias urbanas representadas num mapa em escala 1:10.000 sofrem generalização em seu traçado quando passam a ser representadas em uma escala menor.

III. Se um mapa na escala de 1:20.000, representado em uma quadrícula de 20 cm por 40 cm, for reduzido para a escala 1:10.000, as dimensões da nova quadrícula passarão a ser de 10 cm por 20 cm.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (D) Apenas II e III.(B) Apenas II. (E) I, II e III.(C) Apenas I e III.

05. (FURG) Em um mapa topográfico na escala 1:100.000 a maior dimensão gráfica medida entre as margens de um rio é de 15,7 mm. Assim sendo, é verdadeiro afirmar que a respectiva distância máxima natural entre essas margens é de

(A) 1.570 m. (D) 15.700 m.(B) 6.369,40 m. (E) 636,94 m(C) 157.000 m.

06. (UFRGS) Considere as afirmações abaixo sobre escala:

I – Sabendo que a distância real entre duas cidades é de 64 km, num mapa de escala 1:500.000 essa distância é de 1,28 cm.

II – Se a distância entre Porto Alegre e Osório, via auto-estrada, é de aproximadamente 96 km, ela terá 9,6 cm num mapa em escala 1:1.000.000.

III – A escala adequada para representar um empreendimento imobiliário de 100 m de frente e 300 m de fundo em uma folha de tamanho A4 (21,0 x 29,7 cm) é de 1:50.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (D) Apenas II e III.(B) Apenas II. (E) I, II e III.(C) Apenas III.

07. (UFRGS) Um geógrafo precisa representar uma porção da superfície terrestre de 10 km de largura por 20 km de comprimento numa folha de papel de 22 cm por 44 cm.

Qual escala permite representar de forma adequada e legível essa superfície numa folha dessas dimensões?

(A)1:10.000 (D)1:250.000(B)1:25.000 (E)1:500.000(C)1:50.000

08. (UFRGS) Num mapa do Rio Grande do Sul, cuja escala é 1:750.000, a distância entre duas cidades é de 5 cm. Qual é a distância real entre as duas cidades?

(A)150,0 km. (D)15,5 km.(B)350,0 km. (E)75,0 km.(C)37,5 km.

09. (UFRGS) Considere dois mapas do Brasil, sendo que: mapa A – escala 1:10.000.000; mapa B– escala 1:50.000.000. Assinale a alternativa correta.

(A) ambos apresentam a mesma riqueza de detalhes.

(B) A apresenta menor riqueza de detalhes que o B.

(C) A apresenta maior riqueza de detalhes que o B.

(D) B é proporcionalmente 5 vezes maior que o A.

(E) os dois mapas possuem o mesmo tamanho.

10. (UFRGS) Observe as figuras abaixo, que correspondem a uma seqüência de representações cartográficas de um prédio de uma escola em um bairro qualquer.

Com base nas figuras 1, 2 e 3 e nos fundamentos da cartografia, são feitas as seguintes afirmações.

I. A projeção cartográfica utilizada nas três figuras informa o número de reduções que a superfície real sofreu para ser representada.

3

Page 4:  · Web viewNuma competição de balonismo, os competidores devem sair de Torres (RS) e chegar a Osório (RS), perfazendo uma distância de 102 km, em linha reta. A coordenação

II. As dimensões dos elementos representados nas figuras 1, 2 e 3 ficam, nesta ordem, cada vez menores, e a área de abrangência da representação cartográfica é cada vez maior.

III. As três figuras possuem a mesma escala cartográfica, pois as dimensões das quadrículas permanecem constantes.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (D) Apenas II e III.

(B) Apenas lI. (E) I, II e III.

(C) Apenas I e III.

11. (UFRGS) Um professor solicita aos alunos uma cópia reduzida de um mapa através de fotocopiadora. No mapa original, a distância entre A e B, que é de um centímetro, representa 500 m na realidade.

A respeito desta situação, assinale a alternativa correta.

(A) A distância entre Ae B, na cópia reduzida, continua a representar 500 metros.

(B) A escala do mapa original é 1:50.000, e a da cópia reduzida é 1:25.000.

(C) A distância entre A e B, na cópia reduzida, passa a representar 1.000 metros.

(D) A escala do mapa original é 1:5.000, e a da cópia reduzida é de 1:10.000.

(E) A distância entre A e B, na cópia reduzida, representa 50 metros.

12. (UFRGS) Um grupo multidisciplinar de técnicos executa um Estudo de Impacto Ambiental para a construção de uma estrada que irá atingir área de preservação ambiental, próxima à serra do nordeste do Rio Grande do Sul. Da mesma forma, próximos à fronteira oeste do Estado, batalhões do exército executam manobras de treinamento de combate. Para ambos os grupos além dos objetivos específicos de cada atividade, em função da precisão almejada, torna-se necessária a utilização de mapas cuja escala apresente o maior grau de detalhe nas fomas do terreno.

De acordo com o texto, a escala mais indicada seria

(A) 1:20.000 (D) 1:500.000

(B) 1:50.000 (E) 1: 1.000.000

(C) 1:100.000

GEOGRAFIA AGRÁRIA - BRASIL

01. (MACK) No mapa, estão assinaladas

NIPE - Unicamp, IBGE e DTC

a) áreas de maior produção de minério de Ferro, com exportações voltadas, principalmente, para o mercado chinês.b) regiões onde se concentra a pecuária melhorada ou semi-intensiva, com destacável participação nas exportações do país.c) áreas com maior produção de soja. d) principais áreas produtoras e consumidoras de gás natural. e) áreas de maior produção de etanol.

02. (FGV-SP) Analise o mapa.

(http://n.i.uol.com.br/ultnot/Mapa_Brasil2006.gif)

O produto destacado no mapa é

4

Page 5:  · Web viewNuma competição de balonismo, os competidores devem sair de Torres (RS) e chegar a Osório (RS), perfazendo uma distância de 102 km, em linha reta. A coordenação

a) a cana-de-açúcar. b) o algodão. c) o café. d) o feijão.e) a soja.

03. (UEMG) O Eldorado brasileiro mudou de lugar. Neste início de século XXI, as boas oportunidades não se escondem mais nas grandes cidades nem nas capitais dos estados. A prosperidade e a riqueza, embaladas pelo sucesso do agronegócio, espalham-se pelo interior do país a uma velocidade inédita. O melhor exemplo dessa nova ordem é a Região Centro-Oeste. Os três estados que a compõem - Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás - viram seu peso na economia brasileira aumentar espetacularmente. 

 Revista Veja – Especial 40 Anos – Setembro/2008

 Baseando-se nas informações e interpretação dos dados acima e nos seus conhecimentos sobreo assunto, só não é CORRETO afirmar que a) em 1968, o PIB da região correspondia a, aproximadamente, 4% do PIB do país e, hoje, oCentro-Oeste já participa com 8,9% da riqueza nacional.b) o cultivo da soja e a criação de gado são as duas grandes atividades que sustentam o crescimento do campo, atualmente, na região Centro-Oeste.c) o agronegócio foi o maior responsável pela mudança na paisagem do interior do País, nas últimas décadas.d) os índices de crescimento e faturamento do agronegócio da região Centro-Oeste apresentam proporções equivalentes aos outros índices regionais.

04. (UMTM) Considere os mapas e as características do espaço geográfico brasileiro. 

 (Graça Maria Lemos Ferreira. Atlas Geográfico

Espaço Mundial.) I. Novas áreas que se incorporam ao processo produtivo.II. Área de economia mais dinâmica.III. Áreas com manchas de modernização e expansão da agropecuária modernizada. Assinale a alternativa que apresenta a correta correspondência entre o espaço geográfico e sua respectiva localização no território brasileiro. a) 1-III, 2-II, 3-I.b) 1-II, 2-III, 3-I.c) 1-II, 2-I, 3-III.d) 1-III, 2-I, 3- II.e) 1-I, 2-III, 3-II.

05. (INATEL) 

 Nos últimos anos, o Brasil vem se destacando como um grande exportador de produtos agrícolas,

5

Page 6:  · Web viewNuma competição de balonismo, os competidores devem sair de Torres (RS) e chegar a Osório (RS), perfazendo uma distância de 102 km, em linha reta. A coordenação

resultado do excepcional desenvolvimento do agro-negócio em nosso país. Contudo, as imagens reproduzidas na charge tornam-se cada dia mais presentes em nossa realidade socioeconômica, pois: a) os grandes lucros obtidos pela maior parte da população camponesa com as exportações de gêneros agrícolas vêm produzindo o enriquecimento dessa população e, conseqüentemente, uma fuga do meio rural;b) o inchaço demográfico e a falta de emprego nas grandes cidades, associados às extraordinárias  rendas obtidas através da agricultura familiar, estão produzindo um crescente processo de êxodo  urbano em nosso país;c) tanto no campo quanto nas cidades, a crise econômica das últimas duas décadas vem provocando a paralisação das atividades produtivas industriais, agrícolas e, conseqüentemente, o desemprego;d) embora o agro-negócio gere grande produção e rentabilidade, é caracterizado pelo latifúndio e pela mecanização da agricultura, o que resulta em desemprego no campo e êxodo rural;e) ao contrário das grandes cidades, as áreas rurais vêm se tornando cada vez mais dinâmicas e atrativas aos investimentos externos, principalmente àqueles direcionados às atividades industriais e financeiras.

06. (UNIFESP) Assinale a alternativa cujo mapa indica a distribuição da produção da laranja no Brasil. a) 

 b) 

 c) 

 d) 

 e)

6

Page 7:  · Web viewNuma competição de balonismo, os competidores devem sair de Torres (RS) e chegar a Osório (RS), perfazendo uma distância de 102 km, em linha reta. A coordenação

 

  

07. (UEPE) “É um tipo de sistema agrícola primitivo, adotado historicamente nos ecossistemas de floresta tropical, em que o ser humano derruba trecho da floresta, queimando-o como preparo da terra para o cultivo de subsistência, obtendo durante poucos anos (4 a 6) alimento e, posteriormente, abandonando essa área que se tornou improdutiva. Passa então a ocupar novo trecho de floresta e assim por diante. A área inicial abandonada, onde se estabeleceu vegetação secundária, após cerca de 20 anos, poderá ser novamente utilizada para o cultivo". Essa é a definição do Sistema de...a) "Plantation"b) Agricultura Intensivac) Agricultura Vazanted) Agricultura Itinerantee) Rotação de Culturas

08. (UNESP) Observe o gráfico. 

 Utilizando seus conhecimentos geográficos, é possível inferir que, no Brasil:a) não há políticas agrícolas que incentivem a produção para o mercado externo.b) as políticas agrícolas adotadas incentivam a produção voltada tanto para o processo industrial quanto para o mercado externo, em detrimento dos cultivos alimentares básicos.c) os produtos destinados à alimentação básica da população são baratos e não precisam de incentivos.d) as políticas agrícolas adotadas incentivam igualmente a produção de cultivos alimentares básicos e daqueles voltados para o mercado externo.e) as políticas adotadas incentivam a produção de cultivos alimentares básicos, em detrimento dos cultivos voltados para o mercado externo.

09. (UFV) "Tem muita gente sem terra tem muita terra sem gente" (Cartaz do MST, inspirado nos versos de lavradores de Goiás.) A luta pela terra no Brasil, existe há décadas e já fez várias vítimas entre trabalhadores do campo, religiosos e outros. Entre as principais razões dos conflitos de terra no Brasil, pode-se citar: a) a disputa pelas poucas áreas férteis em nosso território, típico de terras montanhosas.b) a concentração da propriedade da terra nas mãos de poucos e a ausência de uma reforma agrária efetiva.c) a divisão excessiva da terra em pequenas propriedades, dificultando o aumento da produção.d) a perda do valor da terra agrícola pelo crescimento da industrialização no nosso país.e) a utilização intensiva de mão-de-obra permanente, onerando o grande produtor rural.

10. (UERJ) O mapa acima mostra a distribuição espacial de conflitos em torno da propriedade da terra no Brasil. 

7

Page 8:  · Web viewNuma competição de balonismo, os competidores devem sair de Torres (RS) e chegar a Osório (RS), perfazendo uma distância de 102 km, em linha reta. A coordenação

Observando a diferenciação por estados e regiões e traçando um paralelo com as características da agricultura brasileira, é possível afirmar que os conflitos ocorrem principalmente em: a) áreas em processo de modernização agrícola e expansão da agroindústriab) estados administrados pela oposição ao governo federal e em crise econômicac) regiões de maior densidade demográfica e crescimento populacional aceleradod) periferias das grandes metrópoles e áreas urbanas em processo de rápida expansão

GEOGRAFIA AGRÁRIA - MUNDO

01. (CEFET-MG) A questão refere-se ao trecho abaixo. ”Necessitamos que o mundo conheça o verdadeiro custo que está por trás de uma uva, de um melão ou de um kiwi; não podemos permitir que chegue aos mercados do mundo o produto de nosso trabalho,tornando vulneráveis os direitos trabalhistas, os direitos das mulheres. Esse custo tem nome, de Olívia, Maria, Nelly, Rosa, Flor, Carmen, e muitas outras, que significam jornadas intermináveis, baixos salários, contratistas maltratadores, não pagamento de impostos, ausência de contrato de trabalho, exposição a praguicidas e enfermidades trabalhistas.” (Depoimento de mulheres chilenas em sua II Assembleia Nacional de Mulheres Assalariadas Temporárias da Agroexportação de Valparaíso. In: PORTO-GONÇALVES, Carlos W. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. p. 283-284.) Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que a) a apropriação do trabalho pelo sistema capitalista sinaliza um processo de precarização das condições de vida.b) as promessas da Revolução Verde para a área social foram ineficazes, ampliando a desigualdade na Divisão Internacional do Trabalho.c) a pauta de exportação tem estado vinculada aos interesses industriais, alterando a lógica na prioridade alimentar entre humanos e animais.d) a subcontratação temporária ocorre frequentemente pela necessidade sazonal de trabalho na monocultura, intensificando as disparidades sociais e espaciais.e) o uso de Organismos Geneticamente Modificados são alternativas para crescimento da produção, demandando o emprego generalizado de química mais intensa.

 02. (MACKENZIE-SP) O modelo de desenvolvimento agrícola, adotado atualmente em boa parte dos países do mundo, tem levado à ocupação de áreas territoriais cada vez maiores. Como consequência, desencadeou-se uma série de problemas ambientais. A esse respeito, analise as afirmações I, II, III e IV, abaixo. I. A utilização indiscriminada de agrotóxicos pode eliminar insetos não nocivos, rompendo a cadeia alimentar.II. Os solos poderão tornar-se estéreis, já que a biota contaminada desses solos poderá até desaparecer.III. A intensa contaminação das águas subsuperficiais por produtos químicos disseminará, atingindo animais de águas superficiais.IV. A implantação de monoculturas favorece o desenvolvimento de muitas espécies de seres vivos, como insetos, bactérias e fungos, que atacam as plantações, aumentando os predadores naturais. Dessa forma, a) apenas I e II estão corretas.b) apenas III e IV estão corretas.c) apenas I e IV estão corretas.d) apenas I, II e III estão corretas.e) I, II, III e IV estão corretas.

03. (UFMG) Considerando-se o atual estágio da agricultura mundial, é INCORRETO afirmar que a) a agricultura voltada para o mercado interno, em países como o Brasil, ao incorporar insumos e tecnologias gerados pelo agronegócio, pode promover elevação dos preços dos alimentos para o consumidor.b) a maior disponibilidade de terras agrícolas, em escala planetária, é encontrada nas zonas temperadas, onde a fragilidade dos solos constitui obstáculo à expansão de sua exploração.c) a produção global de alimentos, na atualidade, é capaz de atender ao consumo em escala planetária, embora a ingestão de alimentos por parcela da população mundial ainda se dê de forma insuficiente em quantidade e diversidade.d) as restrições geográficas impostas, em decorrência de determinadas condições de clima, solo e relevo, a um numeroso grupo de cultivos são, em grande parte, satisfatoriamente contornadas por práticas de manejo modernas. 04. (MACKENZIE) "Em alguns países, produzem-se alimentos suficientes para toda a população

8

Page 9:  · Web viewNuma competição de balonismo, os competidores devem sair de Torres (RS) e chegar a Osório (RS), perfazendo uma distância de 102 km, em linha reta. A coordenação

nacional e para a exportação. Então a questão não é o tamanho da população, mas a tecnologia que está sendo usada e o investimento que está sendo feito”. (Jacques Diouf, diretor geral da FAO, em entrevista concedida à Revista Veja, edição 2057 -23 de abril de 2008) Segundo o diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), a alta do preço dos alimentos assusta, mas não condena o mundo à fome, como afirmam aqueles que ressuscitam o fantasma de Malthus, título da matéria da revista. Em relação à escalada dos preços dos alimentos, considere as afirmações abaixo. I. Aumento de preço, devido à redução da oferta de alimentos em decorrência das alterações climáticas e doenças nos rebanhos do planeta, que tem provocado graves quebras de safras.II. O incentivo dos governos dos países emergentes e do Japão aos produtores de etanol, derivado do milho ou do arroz, fez aumentar a cotação desses grãos, estimulando agricultores de alimentos amigrarem para a produção de biocombustíveis.III. O preço do barril de petróleo tem aumentado sucessivamente desde o início de 2007, o que elevou o preço dos transportes e insumos agrícolas.IV. O dinamismo da economia mundial que vem crescendo nos últimos anos tem aumentado o consumo de alimentos em países emergentes, onde vivem mais de 1/3 da população mundial. Estão corretas, a) apenas, I e II.b) apenas, I e III.c) apenas, III e IV.d) I, II, III e IV.e) apenas, I, III e IV.

05. (UNEAL) A pecuária em que o rebanho é criado obedecendo a métodos modernos que permitem uma seleção do gado para o corte, reprodução ou leite, utilizando pasto plantado e rações suplementares, é denominada: a) Pecuária Intensiva.b) Pecuária Extensiva.c) Pecuária Nômade.d) Pecuária Ultra-extensiva.e) Pecuária de espaços semi-áridos.

06. (UEMG) A partir do final do século XIX, o consumo de alimentos pela população e de matérias primas agrícolas, pelo setor industrial, atingiu patamares sem precedentes na história das

sociedades. Nesse contexto estabeleceu-se a chamada agropecuária comercial moderna. Em relação à agropecuária comercial moderna, todas as afirmações constantes das alternativas a seguir estão corretas, EXCETO: a) Nesse sistema agrícola, grande parte das propriedades rurais é administrada como uma empresa.b) O nível de tecnicismo aplicado na agropecuária comercial moderna dispensa a mão-de-obra especializada.c) Os altos custos dos equipamentos e dos insumos fazem com que a agropecuária moderna seja viável, especialmente em médias e grandes propriedades rurais.d) A agropecuária moderna é caracterizada pelo uso intensivo de recursos tecnológicos no campo.

GEOGRAFIA AGRÁRIA - UFRGS

01. (UFRGS-2001) O gráfico abaixo representa a área ocupada pelas culturas de arroz, milho, soja e trigo no município de São Francisco de Assis/RS entre 1920 e 1990.

Fonte: IBGE, Censos Agrícolas.

Observando esse gráfico pode-se afirmar que:(A) A produção agrícola do município caracteriza-se, desde a década de 20, como voltada às culturas do binômio trigo-soja.(B) Apesar da introdução das culturas da soja, a cultura do milho continua crescendo.(C) Diferentemente do norte do Estado, o impulso nas culturas do trigo e da soja surge no município a partir da década de 70. (D) Com ampliação da área cultivada do trigo e da soja, as culturas do milho e arroz sofreram drástica redução de área de plantio.(E) A política agrícola relativa ao binômio trigo-soja favoreceu, no município, a expansão da área cultivada desde a década de 50 até 1990.

02. (UFRGS-2001) Miséria, escassez e má distribuição de alimentos, desnutrição e degradação ambiental continuam afligindo o

9

Page 10:  · Web viewNuma competição de balonismo, os competidores devem sair de Torres (RS) e chegar a Osório (RS), perfazendo uma distância de 102 km, em linha reta. A coordenação

mundo. A chamada “Revolução Verde”, baseada na utilização de tecnologias intensivas em insumos, ocorreu sem a devida distribuição de terras e também contribuiu para a expansão da erosão dos solos, a poluição das águas e perda da biodiversidade.

Com relação à “Revolução Verde”, são feitas as seguintes afirmações.

I - Os sistemas de cultivo predominantes são as policulturas geneticamente heterogêneas. II - Tem maior produtividade em termos de mão-de-obra e gera retorno econômico mais rápido do que os sistemas agroecológicos. III - Utiliza o conhecimento tradicional e incentiva a participação das comunidades locais.

Quais estão corretas? (A) Apenas I. (D) Apenas I e II.(B) Apenas II. (E) Apenas II e III.(C) Apenas III.

03. (UFRGS-2002) Sobre a agricultura brasileira são feitas as seguintes afirmações:

I-A mecanização da agricultura é uma das manifestações da modernização agrícola, e trouxe consigo o êxodo rural.II-A estrutura fundiária brasileira mantém-se excludente, na medida em que privilegia o grande capital e as culturas de exportação, em detrimento da agricultura familiar.III-A reforma agrária é atualmente uma das grandes questões sociais e políticas do Brasil, congregando vários setores da sociedade e partidos políticos.

Quais estão corretas?(A) Apenas I. (D) Apenas I e II.(B) Apenas II. (E)I II e III.(C) Apenas III.

04. (UFRGS-2003) O Estatuto da Terra, elaborado em 1964, criou a unidade de medida Módulo Rural. O imóvel rural com área superior a seiscentas vezes o módulo rural médio fixado para uma região denomina-se

(A) minifúndio.(B) latifúndio por dimensão.(C) latifúndio por exploração.(D) empresa rural.(E) latifúndio por especulação.

05. (UFRGS-2005) A produção agrícola é diversificada em nível mundial devido às distintas

condições físicas, econômicas, tecnológicas e culturais das regiões geográficas.

Abaixo, no primeiro bloco, são citados quatro sistemas agrícolas. No segundo bloco, são representadas as caracterizações de três deles.Associe adequadamente as caracterizações aos respectivos sistemas.

1. Agricultura de jardinagem.2. Agricultura de plantation.3. Agricultura moderna.4. Agricultura ecológica.

( ) Predomínio de pequenas ou médias propriedades especializadas na rizicultura, que adotam técnicas milenares de cultivo e utilizam mão-de-obra familiar.( ) Produção obtida em médias e grandes propriedades altamente capitalizadas, que apresentam alta produtividade em decorrência, entre outros fatores, da seleção de sementes e da mecanização intensiva.( ) Produção obtida em pequenas e médias propriedades com mão-de-obra familiar, com uso de técnicas de controle biológico e informacional, fertilizantes orgânicos e rotação de culturas.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

A) 4 – 1 – 2. D) 1 – 3 – 2.B) 2 – 4 – 1. E) 2 – 1 – 4C) 1 – 3 – 4.

06. (UFRGS-2006) Considere as afirmações abaixo relacionadas a sistemas agrícolas.

I - A agricultura de roça, ainda comum em todas as regiões do Brasil, é um exemplo de agricultura de subsistência.II - Na agricultura de plantation, prevalece a utilização de biotecnologia com vistas à policultura de exportação.III - Nos Estados Unidos, os green belts são cinturões de grandes propriedades em torno das cidades, nos quais se pratica a agricultura orgânica para abastecer os centros urbanos.

Quais estão corretas?(A) Apenas I. (D) Apenas I e II.(B) Apenas II. (E) Apenas I e III.(C) Apenas III.

07. (UFRGS-2007) As primeiras lavouras mecanizadas nos estado do Rio Grande do Sul, que datam do começo do século XX e que permanecem economicamente importantes para o estado, são as de

10

Page 11:  · Web viewNuma competição de balonismo, os competidores devem sair de Torres (RS) e chegar a Osório (RS), perfazendo uma distância de 102 km, em linha reta. A coordenação

(A) arroz e milho. (D) soja e milho.(B) arroz e soja. (E) arroz e trigo.(C) trigo e soja.

08. (UFRGS-2006) Sobre o espaço agrário do Rio Grande do Sul, é correto afirmar que

(A) quase dois terços dos proprietários de terras no estado são latifundiários, o que explica uma concentração de terras maior no território gaúcho do que no nacional.(B) a soja, cultivo mecanizado e irrigado, foi a primeira lavoura moderna a se desenvolver no

estado, onde é cultivada principalmente em áreas de terrenos planos e baixos e próximas de rios e açudes.(C) o principal rebanho gaúcho é o de suínos, tradicionalmente criado na região da Campanha junto com os bovinos de corte.(D) os municípios do Litoral Norte melhoraram seus índices socioeconômicos nos últimos anos em função do incremento da citricultura, que emprega muitos trabalhadores na região.(E) a lavoura de fumo constitui um bom exemplo do que se denomina agricultura industrial, pois está fortemente subordinada à industria do tabaco.

09. (UFRGS-2008) Em relação às transformações regionais havidas com a expansão da agricultura mecanizada para o Centro e Norte do Brasil, considere as seguintes afirmações.

I – A divisão do estado do Mato Grosso em Sul e Norte na década de 1950 resultou da expansão da lavoura de soja.II – A divisão do estado de Goiás em Goiás e Tocantins na década de 1960 resultou na construção da “novacap”.III – A divisão do estado de Goiás em Goiás e Tocantins resultou na inclusão deste ultimo dentro dos limites da Amazônia Legal.

Quais estão corretas?(A) Apenas I. (D) Apenas II e III.(B) Apenas II. (E) I, II e III.(C) Apenas III.

10. (UFRGS-2008) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

O Brasil destaca-se como um país agrícola, desde a introdução......., que se originou durante a expansão colonial européia e teve como um dos produtos para exportação ....... . Já a pequena produção familiar é mais conhecida pela produção de....... . Todavia, o país ainda depende da importação de........, devido ao seu alto consumo por costume alimentar.

11. (UFRGS-2002) Leia o texto abaixo.

“Constitui um regime de trabalho que se baseia na escravidão por dívida. Jovens, geralmente filhos de agricultores pobres que não têm condições de alimentar a família na entressafra, são recrutados por agenciadores (gatos) que os transportam para fazendas distantes. Dão um adiantamento em dinheiro para a família do jovem, iniciando aí sua dívida.” ADAS, Melhem, 1998. Esse texto caracteriza

(A) a peonagem. (D) o morador de sujeição.(B) a parceria. (E) o bóia-fria(C) a grilagem.

GLOBALIZAÇÃO

01. (UFSCAR) O contínuo avanço tecnológico global não parece estar garantindo que as sociedades futuras possam gerar, unicamente por mecanismos de mercado, postos de trabalho – ainda que flexíveis – compatíveis em qualidade e renda com as necessidades básicas da população mundial. A lógica da globalização e do fracionamento das cadeias produtivas incorporou parte dos bolsões de mão-de-obra barata mundiais sem necessariamente elevar-lhes a renda. Os postos de trabalho formal crescem menos que os investimentos diretos.Se, por um lado, surgem oportunidades bem remuneradas no trabalho flexível, por outro, o setor informal também abriga o emprego muito precário e a miséria. E, especialmente nos países da periferia, os governos – comprometidos com a estabilidade – não têm orçamento suficiente e estruturas eficazes para garantir a sobrevivência dos novos excluídos. O paradigma do emprego está em definitiva mudança, e há inúmeras razões para preocupação quanto ao futuro da exclusão social no novo século. 

(Gilberto Dupas. A lógica da economia global e a exclusão social. Revista de Estudos Avançados,

set/dez 1998.) 

 

11

Page 12:  · Web viewNuma competição de balonismo, os competidores devem sair de Torres (RS) e chegar a Osório (RS), perfazendo uma distância de 102 km, em linha reta. A coordenação

A análise do texto e da tirinha permite afirmar: a) o texto aborda o desemprego típico do taylorismo-fordismo. A partir dele, valorizou-se mais a estatística relativa ao número de trabalhadores sem emprego, à qual a tirinha faz referência.b) na tirinha, a personagem Mafalda faz alusão ao desemprego enquanto indicador econômico-estatístico. O texto demonstra que a lógica da globalização reduz a oferta de empregos e amplia a exclusão social.c) o texto aponta o aumento da informalidade, o que amplia a taxa de desemprego referida na tirinha, visto que o trabalhador informal pertence exclusivamente à população inativa.d) o aumento da taxa de desemprego referida na tirinha aumenta a pobreza e a exclusão social, sobretudo em países desenvolvidos, onde o avanço tecnológico mais intenso é responsável pelo desemprego conjuntural.e) a lógica da globalização é fracionar e dispersar as atividades produtivas no espaço e não reduzir os postos de trabalho. Assim, as regiões que recebem muitos investimentos diretos não apresentam aumento da taxa de desemprego à qual a tirinha faz referência.

02. (UTRPR) Observe a figura a seguir a respeito do mercado financeiro internacional e assinale a alternativa correta. 

   1 – Londres  2 – Tóquio  3 – Nova York  4 – Paris  5 – Frankfurt  6 – Bathen  7 – Cingapura

  8 – Honk Kong  9 – São Francisco10 – Chicaco a) A figura mostra que os mais importantes centros financeiros ficam nos hemisférios leste e sul.b) Apesar das cidades estarem em fusos horários diferentes, formou-se uma verdadeira praça financeira, que jamais fecha, porque a bolsa de valores que está terminado seu funcionamento passa as cotações de suas ações ainda em funcionamento a oeste e assim sucessivamente.c) Durante a Guerra Fria, as bolsas de valores dessas cidades eram classificadas como pertencentes ao lado oeste e lado leste do mundo, em função dos regimes sócio-econômico capitalista e comunista de seus países.d) Os países onde se localizam estas cidades por investirem pouco em tecnologia e desenvolvimento são obrigados a pagar royalties a países subdesenvolvidos para utilizar novos produtos e tecnologias.e) Nestas cidades, a economia gira em torno da exportação de commodities que atendem os interesses da agroindústria transnacional.

03. (FGV) Crescimento percentual do PIB no 2º. trimestre de 2008 (%)

 Se fosse dado um outro título que interpretasse a tabela, esse título poderia ser:a) Economia-mundo se ressente da crise.b) Emergentes impulsionam a economia mundial.c) Países desenvolvidos permanecem na liderança.d) A zona do Euro puxa crescimento mundial.e) A força dos países agrícolas no crescimento da economia mundial.

04. (UNIFESP) O gráfico apresenta a distribuição do Produto Interno Bruto por habitante. 

12

Page 13:  · Web viewNuma competição de balonismo, os competidores devem sair de Torres (RS) e chegar a Osório (RS), perfazendo uma distância de 102 km, em linha reta. A coordenação

 Pode-se afirmar que, entre 1960 e 2000, a renda dos vinte países mais ricos a) cresceu rapidamente, graças às intervenções militares em países pobres, como as no Vietnã e, mais recentemente, no Afeganistão e no Iraque, que possibilitaram a ampliação de mercado.b) desenvolveu-se, independente das economias de países pobres, que não alcançaram níveis de desenvolvimento econômico de excelência, em virtude da presença de governos corruptos e da baixa qualidade de sua mão-de-obra.c) teve um crescimento contínuo e duradouro, pela capacidade de investimentos em países pobres, que não souberam manter os lucros em seus territórios, permitindo que a guerra fiscal se instalasse, culminando com a evasão de divisas.d) expandiu-se linearmente, graças às facilidades concedidas pelo Conselho de Segurança da ONU, que sempre privilegia os cinco membros permanentes nas decisões econômicas internacionais, em detrimento dos países pobres.e) cresceu mais que o dobro, enquanto que a dos mais pobres apresentou crescimento menor, devido ao aumento dos juros da dívida e ao desequilíbrio entre preços decommodities e de produtos industrializados.

05. (FGV) Observe a figura para assinalar a alternativa correta. 

 Na figura acima estão representados: a) Os centros econômicos do capitalismo mundial e os fluxos das maiores rotas aéreas.b) Os pontos da rede geográfica global, inseridos em territórios nacionais, e os fluxos econômicos e informacionais que interligam a rede.c) Os centros econômicos do capitalismo mundial e os fluxos internacionais conhecidos como "migração de cérebros".d) Os pontos da rede geográfica global, inseridos em territórios nacionais, e os fluxos das maiores rotas aéreas.e) Os maiores centros operadores de Bolsa de Valores no mundo e os fluxos econômicos e informacionais que interligam a rede.

06. (PUCRS) Responder à questão com base no texto a seguir. "No contexto socioeconômico atual, que envolve a sociedade globalizada, a vida econômica é regida por uma ordem natural formada a partir das livres decisões individuais e cuja mola mestra é o mecanismo de preços. Entretanto, defendem o disciplinamento da economia de mercado, não para asfixiá-la, mas para garantir-lhe a sobrevivência".

                  Sandroni, P. "Novo Dicionário de Economia". São Paulo: Bestseller, 1994.

 O texto refere-sea) ao mercantilismo geográfico.b) à sociedade de cartéis.c) ao socialismo utópico.d) ao neoliberalismo.e) ao liberalismo clássico. 07. (FUVEST) "... a atual renovação do mercado mundial autoregulador já enunciou veredictos insuportáveis. Comunidades, países e até continentes inteiros... foram declarados 'supérfluos', desnecessários à economia cambiante da acumulação de capital em escala mundial (...) o desligamento dessas comunidades e locais 'supérfluos' do sistema de

13

Page 14:  · Web viewNuma competição de balonismo, os competidores devem sair de Torres (RS) e chegar a Osório (RS), perfazendo uma distância de 102 km, em linha reta. A coordenação

abastecimento mundial desencadeou inúmeras divergências... sobre 'quem é mais supérfluo do que quem'".

                  Giovanni Arrighi, "O Longo Século XX", 1994

 Para tal situação, contribuíram decisivamente, na década de 1980, a) a hegemonia do neoliberalismo e o colapso da União Soviética.b) a crise da social-democracia e o sucesso dos tigres asiáticos.c) o fracasso do consenso de Washington e o êxito da China.d) a dominação do keynesianismo e a estagnação da África e da América Latina.e) a expansão do fundamentalismo islâmico e a desintegração do leste europeu.

BLOCOS ECONÔMICOS

01. (Unimontes) Após a Segunda Guerra Mundial, além de se formarem os grandes blocos, diversos países se reuniram em organizações geopolíticas e econômicas, constituindo blocos econômicos regionais de diversos tipos.

Fonte: TERRA, L. e COELHO, M. de A. Geografia Geral e Geografia do Brasil: O espaço natural e

socioeconômico. São Paulo: Moderna, 2005.

Considerando a integração econômica que ocorre no interior dos blocos regionais, relacione as colunas.

1 - Mercado comum 2 - Zona de livre comércio 3 - União aduaneira

(     ) Circulação de bens com taxas alfandegárias reduzidas ou eliminadas.(     ) Padronização de tarifas para diversos itens relacionadas ao comércio com países que não pertencem ao bloco.(     ) Livre circulação comercial e financeira de pessoas, bens e serviços.

Assinale a sequência correta. a) 1, 2, 3.    b) 3, 2, 1.    c) 2, 3, 1.    d) 2,1, 3.   

02. (UNIFENAS) A analisada sobre várias perspectivas. A estrutura supranacional criada no pós-guerra, que reuniu a gênese da Comunidade Europeia para ampliar o espaço geoeconômico do

mercado comum, parece arruinada, apesar da União Europeia (UE) constituir hoje um bloco comunitário de relevância no cenário internacional. Considerando seus conhecimentos sobre a gênese da Comunidade Europeia que se transformou na atual União Europeia (UE), associado ao atual processo de crise que atinge azona do euro, são feitas as seguintes observações:

I)       A integração econômica surgiu no pós-guerra como elemento chave para a reconstrução da Europa Ocidental, envolvendo França, Alemanha Ocidental, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, com a criação da Comunidade Econômica do Carvão e do Aço (CECA) em 1952.II) Em 1957, o Tratado de Roma estabeleceu a Comunidade Econômica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia de Energia Atômica (Euratom).III) Posteriormente, em 1967, CECA, CEE e Euratom se fundem, constituindo a Comunidade Europeia e iniciando a trajetória que eliminaria as restrições relacionadas à circulação de pessoas, capitais, mercadorias e serviços como prioridades à oficialização do mercado comum supranacional.IV) O Tratado de Maastricht, assinado em 1992, oficializou a criação da União Europeia (UE), sucessora da Comunidade Econômica Europeia e determinou a restrição à entrada de novos países membros, iniciando o processo de retração do bloco quanto a futuras adesões.V) A crise europeia envolve, entre outras razões, a baixa sincronia existente entre os elementos político-institucional e econômico-financeiro na estrutura do bloco, associadas ao descontrole das contas públicas de algumas nações da zona do euro.VI) Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha - que formam o chamado grupo dos PIIGS - são países que se encontram em posição delicada dentro da zona do euro, pois atuaram de forma mais indisciplinada nos gastos públicos e se endividaram excessivamente.

Das afirmações acima, estão corretas

a) Todas. b) I, II e III, apenas. c) II, III, IV e V, apenas. d) I, II, III, V e VI, apenas. e) I, III, IV e VI, apenas.

03. (UPE) Europa e EUA querem barrar ‘tentação protecionista’: A Proposta dos governos americano e europeu é a de que países emergentes e ricos congelem tarifas de importação por tempo indeterminado

14

Page 15:  · Web viewNuma competição de balonismo, os competidores devem sair de Torres (RS) e chegar a Osório (RS), perfazendo uma distância de 102 km, em linha reta. A coordenação

Europa e Estados Unidos propõem que todos os países emergentes, além dos próprios ricos, congelem suas tarifas de importação por um tempo indeterminado como forma de barrar a "tentação protecionista". A proposta está sendo feita depois que ficou claro, para a comunidade internacional, que a Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) não será concluída no curto ou médio prazo. Nesta terça- feira, 21, o diretor-geral da entidade, Pascal Lamy, confirmou que a pressão protecionista no mundo cresce de forma perigosa, à medida que as repercussões da crise insistem em afetar a economia mundial. Sem conseguir um acordo para liberalizar o comércio nos países emergentes, como Brasil, China e Índia, os governos de Estados Unidos e Europa querem pelo menos que essas três grandes economias se comprometam a não mais elevar suas tarifas de importação.

21 de junho de 2011 | 18h 17. Jornal O Estado de São Paulo. Adaptado.

O protecionismo, tratado no texto acima, se caracteriza pela adoção isolada ou conjunta de algumas medidas. Identifique-as entre os itens a seguir:

I. Cláusulas ambientais e trabalhistas II. Barreiras fitozoossanitárias III. Cláusulas culturais IV. Barreiras tarifáriasV. Barreiras não tarifárias

Apenas estão CORRETOS

a) I e II.b) III e V.c) II e IV.d) I, IV e V.e) I, II, IV e V.

04. (UNIFOR) O presidente Barack Obama visitou o Brasil recentemente. Um dos pontos da agenda foi o aprofundamento do comércio entre Brasil e Estados Unidos. Este país já foi nosso maior parceiro comercial, tendo perdido espaço desde fins dos anos 1970. Hoje o comércio exterior brasileiro é mais diversificado, incluindo um grande número de países em diferentes regiões. Sobre o assunto, é correto afirmar que:

a) A China é o maior parceiro comercial do Brasil, interessada em importar bens industrializados.b) O Japão é o maior parceiro comercial brasileiro, dada a grande comunidade de origem japonesa que vive no Brasil.c) A China é o maior parceiro comercial brasileiro,   interessada     em      importar particularmente bens

primários.d) A Argentina é o maior parceiro comercial do Brasil, devido à participação no Mercosul.e) O Japão é o maior parceiro comercial do Brasil, interessado em importar bens industrializados.

05. (IFMT) No mundo economicamente globalizado do século XXI, os países formam grupos diferenciados, de acordo com seus interesses e possibilidades de inclusão. Numa visão desse mundo, avalie as assertivas abaixo.

1. Reino Unido e Suécia são países que fazem parte da União Europeia, mesmo não aderindo ao euro como moeda única, por receio de perder a sua soberania.2. Para ser país membro da União Europeia, é preciso seguir metas de controle de inflação e orçamentos, além de ser um Estado democrático e estabelecer políticas migratórias comuns aos outros membros do bloco.3. Os países que integram o BRIC apresentam como características comuns: nações com grande potencial de desenvolvimento econômico, grande população e extensão territorial. No grupo, estão Brasil, Rússia, Índia e Chile.4. A economia da China está entre as que mais crescem no mundo de hoje. Entre os seus parceiros, estão os Estados Unidos, que instalaram grandes fábricas de empresas americanas no território chinês, nas chamadas zonas especiais criadas pelo governo chinês.

Assinale a alternativa correta. a) Apenas a alternativa 1 está correta. b) Apenas as alternativas 1 e 3 estão corretas. c) Apenas as alternativas 3 e 4 estão corretas. d) Apenas as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas. e) Apenas as alternativas 1, 2 e 4 estão corretas.

 06. (UFGD 2011) Leia o texto a seguir. 

OCDE: EMERGENTES TERÃO 60% DO PIB MUNDIAL ATÉ 2030

 Relatório da organização mostra uma transformação da riqueza global que vem acontecendo nos últimos 20 anos.  Paris - Em 2030, quase 60% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo estará concentrado nos países em desenvolvimento, como resultado de uma "transformação estrutural de importância histórica" na economia mundial, afirmou a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) em um relatório divulgado nesta quarta-FEIra. Em 2000, os países que não integram a OCDE (atualmente

15

Page 16:  · Web viewNuma competição de balonismo, os competidores devem sair de Torres (RS) e chegar a Osório (RS), perfazendo uma distância de 102 km, em linha reta. A coordenação

formada por 34 países) representavam 40% da produção mundial, mas em 2030 concentrarão 57%, segundo o estudo, intitulado "Perspectivas sobre o desenvolvimento mundial 2010: riqueza em transformação".

O informe assinala que "o rápido crescimento das economias emergentes levou a uma reacomodação do poder econômico" e deu lugar a uma "nova geografia do crescimento mundial" e indica que "a crise financeira e econômica acelerou esta transformação estrutura da economia". "As previsões sugerem que os países em desenvolvimento e os emergentes representarão quase 60% do PIB mundial em 2030", afirma a primeira edição deste informe anual.

Exemplo dessa "transformação estrutural" que foi acontecendo nos últimos 20 anos é o caso da China, enfatiza a OCDE, país que, em 2009, se converteu no principal sócio comercial do Brasil, Índia e África do Sul. "O centro de gravidade econômico do planeta se deslocou para o Oriente e o Sul; de membros da OCDE a economias emergentes", afirma o documento, que classifica o fenômeno de "riqueza em transformação".

Disponível em www. portalexame.abril.com.br/economia

 Considerando as informações trazidas pelo texto e as transformações ocorridas nos últimos anos no quadro da economia mundial, assinale a alternativa correta. a) Os dados dos últimos 20 anos mostram que há uma tendência à manutenção da hegemonia do

poder econômico nos países centrais que comandam a OCDE.b) A economia mundial está passando por um conjunto de transformações que não alterarão a composição do cenário mundial, que continuará sob a hegemonia dos países centrais.c) O conjunto de mudanças ocorridas na economia mundial aponta transformações em relação ao papel e à importância dos países em desenvolvimento e emergentes neste cenário para os próximos anos.d) O poder econômico mundial está centralizado nos países do norte, e isso tem impedido a ascensão dos países em desenvolvimento e emergentes no quadro da economia mundial.e) As previsões da OCDE mostram que a ascensão dos países emergentes na economia mundial propiciará a eliminação das desigualdades sociais nos países do Oriente e Sul do globo terrestre.

GABARITO

Cartografia Geral 1.A 2.D 3.D 4.B 5.D

Escalas 1.B 2.D 3.A 4.D 5.E 6.B 7.E 8.C 9.C 10.B 11.A 12.A

Geografia Agrária Brasil: 1.E 2.E 3.D 4.B 5.D 6.D 7.D 8.B 9.B 10.A

Geografia Agrária Mundo: 1.E 2.D 3.B 4.E 5.A 6.B

Geografia Agrária UFRGS: 1.B 2.B 3.E 4.B 5.C 6.A 7.E 8.E 9.C 10.C 11.A

Globalização: 1.B 2.B 3.B 4.E 5.B 6.D 7.A

Blocos Econômicos: 1.C 2.D 3.E 4.C 5.E 6.C

16