colegiosacramentinas.com.brcolegiosacramentinas.com.br/.../2017/07/texto-cerrado.docx · web...

13
CERRADO 1. Localização, clima e hidrografia O cerrado é localizado em grande parte da região centro-oeste do Brasil, ou seja, nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Está presente também nas seguintes regiões: quase todo estado de Tocantins, oeste de Minas Gerais, sul do Maranhão e sul do Piauí. Ocupa uma área de, aproximadamente, 203 milhões de hectares. Possui clima tropical úmido, clima quente, semi - úmido, verão com chuvas, inverno muito seco e nos períodos de estiagem o solo fica bastante ressecado. A temperatura média anual fica em torno de 22-23ºC. As máximas absolutas mensais não variam muito ao longo dos meses do ano, podendo chegar a mais de 40ºC.

Upload: ledang

Post on 02-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: colegiosacramentinas.com.brcolegiosacramentinas.com.br/.../2017/07/Texto-Cerrado.docx · Web viewCERRADO 1. Localização, clima e hidrografia O cerrado é localizado em grande parte

CERRADO

1. Localização, clima e hidrografia

O cerrado é localizado em grande parte da região centro-oeste do Brasil, ou seja, nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Está presente também nas seguintes regiões: quase todo estado de Tocantins, oeste de Minas Gerais, sul do Maranhão e sul do Piauí. Ocupa uma área de, aproximadamente, 203 milhões de hectares.

Possui clima tropical úmido, clima quente, semi - úmido, verão com chuvas, inverno muito seco e nos períodos de estiagem o solo fica bastante ressecado. A temperatura média anual fica em torno de 22-23ºC. As máximas absolutas mensais não variam muito ao longo dos meses do ano, podendo chegar a mais de 40ºC.

Possui uma vegetação típica de locais com as estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa. - presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte.

Page 2: colegiosacramentinas.com.brcolegiosacramentinas.com.br/.../2017/07/Texto-Cerrado.docx · Web viewCERRADO 1. Localização, clima e hidrografia O cerrado é localizado em grande parte

- as raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca).

A hidrografia do cerrado tem características diferenciadas, por conta da localização, extensão do território e diversidade.

O cerrado é cortado por três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Bacia de São Francisco, Bacia da Prata e Bacia de Tocantins, por essa causa é chamado de berço das águas. E nele também esta localizado parte do Aquífero Guarani.

As chapadas e planaltos da região dividem a água entre algumas bacias hidrográficas. O cerrado se conecta com regiões de outros locais por corredores hidrográficos (rios perenes com regime tropical), as cheias acontecem no verão e as vazantes no inverno.

2. Fauna e Flora do Cerrado

O cerrado é um bioma brasileiro com rica biodiversidade. São cerca de 10 mil espécies vegetais e, aproximadamente, 1.500 espécies animais. Muitas destas espécies são encontradas apenas no cerrado (espécies endêmicas).

Um dos principais desafios atuais é a preservação deste importante e rico bioma, pois vem ocorrendo, nas últimas décadas, um significativo aumento das atividades agropecuárias nas regiões que compreendem o cerrado. Se não houver fiscalização e controle nestas atividades, poderá ocorrer a degradação ambiental deste bioma, inclusive com o risco de extinção de espécies animais e vegetais.

A alta diversidade de ambientes se reflete em uma elevada riqueza de espécies, com plantas herbáceas, arbustivas, arbóreas e cipós, totalizando 12.356 espécies que ocorrem espontaneamente e uma flora vascular nativa (pteridófitas e fanerógamas) somando 11.627 espécies (Mendonça et al. 2008), sendo aproximadamente 44% da flora endêmica (Klink & Machado 2005), tornando-o a savana tropical mais rica do mundo. Do mesmo modo, a diversidade da fauna é elevada. Existem cerca de 320.000 espécies de animais na região, sendo apenas 0,6% formada por vertebrados. Entre esses, os insetos têm posição de destaque com cerca de 90.000 espécies, representando 28% de toda a biota do Cerrado (Aguiar et al. 2004).

Por ser um ambiente com características bastante peculiares, o Cerrado comporta várias espécies igualmente singulares, tendo entre as mais famosas o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) e o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla

Page 3: colegiosacramentinas.com.brcolegiosacramentinas.com.br/.../2017/07/Texto-Cerrado.docx · Web viewCERRADO 1. Localização, clima e hidrografia O cerrado é localizado em grande parte

Lobo-guara

Tamanduá-bandeiraO cerrado conta com várias espécies endêmicas, ou seja, só ocorrem no Cerrado e em nenhum outro Bioma, como por exemplo o galito (Alectrurus tricolor) e o papagaio-galego (Aliopsitta xanthops).

Galito

Page 4: colegiosacramentinas.com.brcolegiosacramentinas.com.br/.../2017/07/Texto-Cerrado.docx · Web viewCERRADO 1. Localização, clima e hidrografia O cerrado é localizado em grande parte

Papagaio-galego

FLORA

A flora do Cerrado é uma de suas características mais marcante e responsável pelas plantas das quais nos lembramos de quando falamos de características do Cerrado.

Apesar de lembrarmos de características como árvores pequenas, com tronco retorcido e casca gorssa, o cerrado possui várias formações vegetacionais diferentes, que vão desde campos limpos, onde só existem gramíneas e raramente pequenos arbustos até formações florestais bem peculiares como as veredas e seus frondosos buritis.

Page 5: colegiosacramentinas.com.brcolegiosacramentinas.com.br/.../2017/07/Texto-Cerrado.docx · Web viewCERRADO 1. Localização, clima e hidrografia O cerrado é localizado em grande parte

Campo limpo

VeredasDentre as plantas mais conhecidas estão o pequi (Caryocar brasiliensis) e o barbatimão(Striphnodendron adstringens).

Page 6: colegiosacramentinas.com.brcolegiosacramentinas.com.br/.../2017/07/Texto-Cerrado.docx · Web viewCERRADO 1. Localização, clima e hidrografia O cerrado é localizado em grande parte

Barbatimão

Fruto do pequizeiro

Pequizeiro

Page 7: colegiosacramentinas.com.brcolegiosacramentinas.com.br/.../2017/07/Texto-Cerrado.docx · Web viewCERRADO 1. Localização, clima e hidrografia O cerrado é localizado em grande parte

3.  Importância social  do Cerrado

O espaço geográfico ocupado pelo bioma desempenha papel fundamental no processo de distribuição dos recursos hídricos pelo país, constituindo-se o local de origem das grandes regiões hidrográficas brasileiras e do continente sul-americano, fenômeno apelidado de “efeito guarda-chuva”.

Para um maior entendimento do que isso significa em termos de abastecimento, em porcentagem de vazão o Cerrado contribui para as regiões Amazônica e Atlântico Norte com 3,8% e 8,6% respectivamente, para a região do Atlântico Leste a contribuição das águas do Cerrado é de 21%, na região do Paraná o correspondente é de quase 50%, na região Tocantins-Araguaia a contribuição é de mais de 60%. O bioma contribui também para o abastecimento de importantes aquíferos subterrâneos, entre eles o Aquífero Guarani.

Figura 02: Cerrado e as regiões hidrográficas

Já nas regiões do São Francisco, Parnaíba e Paraguai, o Cerrado é responsável respectivamente, por aproximadamente 94%, 105% e 135% da vazão gerada nessas regiões e esse fato mostra que essas regiões têm uma forte dependência do bioma para o abastecimento de seus rios. Se não muitas regiões já estariam em estado de seca.

Outra importância social, se deve ao fato de muitas populações sobreviverem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros e comunidades quilombolas. O conhecimento dessas comunidades associado ao uso e à aplicação das plantas medicinais do Cerrado também se constitui em um patrimônio cultural de grande importância.

Importância econômica do Cerrado

O Cerrado fornece recursos naturais como os frutos que são bastante comercializados. Espécies como o pequi, a gueroba, o baru, a mangaba, a faveira, a arnica, o pacari, a mama-cadela, o murici, etc, são utilizadas pelas comunidades locais e geram renda com pequeno impacto no bioma Cerrado. No Cerrado um setor forte na economia é a agropecuária. Na região do Cerrado se pratica a agricultura, em especial a produção de grãos,

Page 8: colegiosacramentinas.com.brcolegiosacramentinas.com.br/.../2017/07/Texto-Cerrado.docx · Web viewCERRADO 1. Localização, clima e hidrografia O cerrado é localizado em grande parte

além disso, abriga o maior rebanho bovino. Atualmente as pastagens e plantações ocupam parte significativa do cerrado, mas a preocupação é que elas intensificam a degradação no bioma.

Outra forma de economia que tem destaque no cerrado é o artesanato com sementes de plantas típicas que são coletadas diretamente da natureza. É encontrado 59 produtos diferentes vendidos em aeroportos e feiras típicas.Principalmente no estado de Minas Gerais.

                 Recursos naturais no Bioma Cerrado e a população

O uso econômico das plantas nativas pelas populações locais normalmente se dá pelo extrativismo.  Extrativismo significa resumidamente todas as atividades de coleta e extração de produtos naturais, sejam estes de origem animal, vegetal ou mineral, onde os recursos úteis são retirados diretamente da sua área de ocorrência natural para produzir bens.  Na coleta extrativa, se a velocidade da extração for igual à velocidade de recuperação, o ambiente permanecerá em equilíbrio.  No entanto, se a extração não respeitar a quantidade necessária para a reprodução da espécie, o ambiente entrará em desequilíbrio.

Uma grande variedades de plantas do Cerrado são usadas pela população. Mais de 220 espécies têm uso medicinal e mais 416 podem ser usadas na recuperação de solos degradados, como barreiras contra o vento, proteção contra a erosão, ou para criar habitat de predadores naturais de pragas. Mais 10 tipos de frutos comestíveis são regularmente consumidos pela população local e vendidos nos centros urbanos, como os frutos do Pequizeiro (Caryocar brasiliensis), Buriti (Mauritia flexuosa) e Mangabeira (Hancornia speciosa) e as sementes do Barú (Dypteryx alata). Muitas delas servem como base para a alimentação humana, entre elas, o pequi, o baru, a cagaita, o jatobá e tantas outras, e medicamentos, como o velame, a lobeira, a calunga, o barbatimão e uma infinidade de plantas usadas ancestralmente pelas populações do Cerrado.

4. Efeitos da ação antrópica sobre o bioma (Animais em extinção e desmatamento – Motivos e atual situação)

Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o ecossistema brasileiro que mais alterações sofreu com a ocupação humana. Um dos impactos ambientais mais graves na região foi causado por garimpos, que contaminaram os rios com mercúrio e provocaram o assoreamento dos cursos de água (bloqueio por terra). A erosão causada pela atividade mineradora tem sido tão intensa que, em alguns casos, chegou até mesmo a impossibilitar a própria extração do ouro rio abaixo. Nos últimos anos, contudo, a expansão da agricultura e da pecuária representa o maior fator de risco para o Cerrado.

As duas principais ameaças à biodiversidade do Cerrado estão relacionadas a duas atividades econômicas: a monocultura intensiva de grãos e a pecuária extensiva de baixa tecnologia. O uso de técnicas de aproveitamento intensivo dos solos tem provocado, há anos, o esgotamento dos recursos locais. A utilização indiscriminada de agrotóxicos e fertilizantes tem contaminado também o solo e a água. Os poucos blocos de vegetação nativa ainda inalterada no Cerrado devem ser considerados prioritários para implementação de áreas protegidas, já que apenas 0,85% do Cerrado encontra-se oficialmente em unidades de conservação.

Mas o problema do Cerrado não se resume apenas ao reduzido número de áreas de conservação ou à caça ilegal, que já seriam questões suficientes para preocupação. O

Page 9: colegiosacramentinas.com.brcolegiosacramentinas.com.br/.../2017/07/Texto-Cerrado.docx · Web viewCERRADO 1. Localização, clima e hidrografia O cerrado é localizado em grande parte

problema maior tem raízes nas políticas agrícola e de mineração impróprias e no crescimento da população. Historicamente, a expansão agropastoril e o extrativismo mineral têm se caracterizado por um modelo predatório. A ocupação da região é desejável, mas desde que aconteça racionalmente.

FAZER GRÁFICO EM PIZZAA destruição e a fragmentação de habitats consistem, atualmente, na maior

ameaça à integridade desse bioma: 60% da área total é destinada à pecuária e 6% aos grãos, principalmente soja. De fato, cerca de 80% do Cerrado já foi modificado pelo homem por causa da expansão agropecuária, urbana e construção de estradas - aproximadamente 40% conserva parcialmente suas características iniciais e outros 40% já as perderam totalmente. Somente 19,15% corresponde a áreas nas quais a vegetação original ainda está em bom estado.

Estudos realizados pelo Programa Cerrado, da CI-Brasil, indicaram que o bioma corre o risco de desaparecer até 2030, já que o desmatamento chega a 1,5%%, ou seja, três milhões de hectares/ano. Isso equivale a 2,6 campos de futebol/minuto.

Com a ameaça que o bioma sofre, os animais em extinção no Cerrado correm um risco maior. Acontece que algumas das espécies da fauna e da flora são encontradas somente na região e não podem ser vistas em outros biomas. São as chamadas espécies endêmicas, como é o caso, por exemplo, dos animais: Quenquém (Acromyrmex diasi) e Aranha-de-teia-de-solo (Anapistula guyri).

Estima-se que o bioma concentre cerca de 10.000 espécies vegetais e mais de 1300 espécies de animais vertebrados – especialistas afirmam que não é possível dizer exatamente quantas espécies vivem na região, já que nem todas estão catalogadas.

De acordo com o levantamento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, são mais de 130 espécies ameaçadas de extinção no Cerrado, entre anfíbios, aves, invertebrados aquáticos, invertebrados terrestres, mamíferos, peixes e répteis.

5. Projetos e ações de sustentabilidade no Cerrado

“Semeando o Bioma Cerrado” e o “Águas do Cerrado” são alguns dos projetos que visam proteger este bioma que hoje possui apenas 20% de vegetação nativa.

Para contornar essa situação, alguns projetos de preservação do cerrado estão sendo desenvolvidos. Um exemplo é o “Semeando o Bioma Cerrado”, o objetivo é estimular que a cadeia produtiva de sementes e mudas florestais de espécies nativas a se adapte à legislação e adote modelos eficientes de produção para viabilizar programas, projetos e ações que promovam o desenvolvimento sustentável.

Confira alguns exemplos de animais em extinção no Cerrado: • Cachorro-do-mato-vinagre (Speothos Venaticus)

• Gato-Maracajá (Leopardus Wiedii)• Jaguatirica (Leopardus Pardalis)

• Tamanduá-Bandeira (Myrmecophaga tridactyla)• Lobo-Guará (Chrysocyon brachyurus)

Besouro (Coarazuphium pains)

Page 10: colegiosacramentinas.com.brcolegiosacramentinas.com.br/.../2017/07/Texto-Cerrado.docx · Web viewCERRADO 1. Localização, clima e hidrografia O cerrado é localizado em grande parte

O projeto “Águas do Cerrado”, desenvolvido pelo Instituto de Permacultura: Organização, Ecovilas e Meio Ambiente (Ipoema) com apoio financeiro da Petrobras e, agora, cooperação técnica da Embrapa. Lançado em abril de 2014, é resultado de um processo participativo que envolve 80 famílias dos assentamentos de Reforma Agrária, em Goiás. O principal objetivo é atuar na recuperação de 35 nascentes, sete córregos e um rio. Além disso, foram desenvolvidas ações de educação ambiental com jovens e adultos e plantadas 15 mil mudas de espécies nativas do cerrado nas Áreas de Preservação Permanente (APP’s).

Já outro projeto de proteção do meio ambiente é o “Programa Cerrado Sustentável” tem como objetivo principal a promoção da conservação, a restauração, a recuperação e o manejo sustentável de ecossistemas naturais, bem como a valorização e o reconhecimento de suas populações tradicionais, buscando condições para reverter os impactos socioambientais negativos do processo de ocupação do Bioma Cerrado.

A Bunge (empresa de alimentos), por sua vez, mantém parceria com a Conservação Internacional (CI) o Programa de Conservação do Cerrado, o qual visa conciliar produção agrícola com preservação ambiental. O foco do programa são duas regiões, no Centro-Oeste e Nordeste do país: no entorno do Parque Nacional das Emas, entre Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, região de desenvolvimento agrícola bem estabelecido; e no sul do estado do Piauí, onde a expansão agrícola é mais recente.

Fontes:http://www.mma.gov.br/biomas/cerrado/fauna-e-florahttp://escolaeducacao.com.br/bioma-cerrado/http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/protecao-ao-meio-ambiente-conheca-algumas-iniciativas-de-preservacao-cerrado-brasileiro/ http://i1.wp.com/abides.org.br/wp-content/uploads/2017/01/mapa-cerrado.jpg