direitomossoro.files.wordpress.com · web viewa lei maria da penha não poderá ser aplicada quando...

24

Click here to load reader

Upload: dinhcong

Post on 19-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: direitomossoro.files.wordpress.com · Web viewA lei Maria da Penha não poderá ser aplicada quando a mulher for vítima de estupro no âmbito doméstico ou familiar. [QUESTÃO -

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2011.1

DIREITO CIVIL - FAMILIAPROF: EMMANOEL ANTAS / BRENO

VALÉRIOQUESTÕES DE 1 a 20

[QUESTÃO – 01](Ministério Público/SP - 80.º) Dos efeitos jurídicos do casamento, são exclusivamente efeitos pessoais:a) A formação da família e a emancipação do cônjuge menor de idade.b) A formação da família e o dever de fidelidade recíproca entre os cônjuges.c) O dever de fidelidade recíproca entre os cônjuges e a guarda dos filhos.d) A estipulação do regime de bens e a guarda dos filhos.

[QUESTÃO – 02](OAB/SP - 120.º) É anulável o casamento:a) Por incompetência racione loci do celebrante.b) Entre afins em linha reta.c) Por incompetência ratione matériae do celebrante.d) De enfermo mental sem necessário discernimento para os atos da vida civil.

[QUESTÃO – 03](OAB/SP - 120.º) Por ser causa suspensiva da celebração do casamento, não deve casar:a) O cônjuge sobrevivente com o condenado por homicídio ou tentativa de homicídio contra o seu consorte.b) O menor em idade núbil, quando não autorizado por seu representante legal.c) O divorciado, enquanto não houver sido homologada ou decidida a partilha dos bens do casal.d) A pessoa portadora de doença mental grave.

[QUESTÃO – 04](OAB/GO - 2006.3) Quanto à disciplina dada ao casamento pelo Código Civil Brasileiro, pode-se afirmar que: a) O casamento religioso equipara-se ao civil, independentemente de qualquer formalidade ou de registro.

b) O casamento é civil e sua celebração dependerá, sempre, do pagamento das taxas previstas nas Leis de Organização Judiciária locais.c) É defeso a qualquer pessoa, de direito público ou privado, interferir na comunhão de vida instituída pela família.d) Será válido o registro civil do casamento religioso, mesmo que, antes dele, um dos consorciados tenha contraído com outrem casamento civil.

[QUESTÃO – 05](OAB/GO - 2006.3) No que diz respeito aos impedimentos matrimoniais, assinale a alternativa CORRETA:a) Não podem casar os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil.b) Em virtude da inexistência de consangüinidade, é admitido o casamento do adotado com o filho do adotante.c) Os impedimentos podem ser opostos em até cinco dias, contados da celebração do casamento.d) O oficial de registro civil não está obrigado a declarar a existência de algum impedimento, mesmo que dele tenha prévio conhecimento.

[QUESTÃO – 06](OAB/MG - 2008.1) São efeitos necessários do casamento, EXCETO:  a) O dever de fidelidade recíproca. b) O dever de mútua assistência.c) A necessidade de coabitação.d) O direito real de habitação do cônjuge viúvo

[QUESTÃO – 07](OAB/MG - 2008.1) Ao equiparar o casamento civil ao religioso, a Constituição da República: a) Dispensou a fase notarial prévia.b) Não dispensou a habilitação.c) Exige as duas cerimônias núpcias.d) Exige a cerimônia civil.

[QUESTÃO – 08](Notário TJ/SP - 2008) Assinale a alternativa CORRETA. a) O casamento de brasileira com estrangeiro, realizado em consulado estrangeiro no Brasil, para ter validade no país, deverá ser transcrito no livro E do Registro Civil competente.

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 1

Page 2: direitomossoro.files.wordpress.com · Web viewA lei Maria da Penha não poderá ser aplicada quando a mulher for vítima de estupro no âmbito doméstico ou familiar. [QUESTÃO -

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2011.1

b) O casamento de estrangeiro no Brasil poderá ser celebrado perante autoridades diplomáticas ou consulares do país de ambos os cônjuges.c) O estrangeiro somente poderá se casar com brasileira comprovando domicílio no Brasil.d) Após a celebração do casamento do estrangeiro com brasileira, o Oficial deverá comunicar o Oficial de Registro Civil do 1.º Subdistrito, para a anotação necessária.

[QUESTÃO – 09](Magistratura/RS - 2009) Antônio, filho de Carlos, casou-se com Carlinda. Falecendo Antônio, a viúva (Carlinda) deseja casar-se com Carlos ou, se este recusar, pensa casar-se com Miguel, irmão do falecido Antônio. O eventual segundo casamento de Carlinda será:a) Nulo, se com Carlos ou com Miguel.b) Válido, se com Carlos ou com Miguel.c) Nulo, se com Carlos, e válido, se com Miguel.d) Anulável, se com Carlos ou com Miguel.

[QUESTÃO – 10](Ministério Público/SP - 87.º) Assinale a alternativa CORRETA:a) O casamento daquele que não alcançou 16 (dezesseis) anos será permitido nos casos de gravidez. b) A autorização tácita dos representantes legais do incapaz, para fins de casamento, não possui relevância jurídica. c) A idade núbil é 15 anos.d) É pressuposto legal para o deferimento do pedido de suprimento judicial de idade para casamento a demonstração da maturidade do nubente que não atingiu a idade núbil.

[QUESTÃO – 11]Juliana e Mateus, às vésperas do casamento, firmaram um documento particular, pelo qual optaram pelo regime de separação de bens. Viveram aparentemente bem durante 16 anos e 4 meses, e, a seguir, no início de 1999, Juliana requereu divórcio litigioso, estribada em provas irrefutáveis, que foi julgada procedente. Como deve proceder ao juiz na fase da partilha de bens?a) Determinar a ratificação do pacto antenupcial.b) Determinar o cumprimento do pacto antenupcial.c) Aplicar as regras que tratam da comunhão universal de bens.

d) Declarar nulo o pacto particular e aplicar as regras da comunhão parcial de bens.

[QUESTÃO – 12]Acerca da guarda é CORRETO afirmara) Deverá ser exercida preferencialmente pela mãe do menor.b) Poderá ser exercida, ao mesmo tempo, por ambos os genitores.c) Deve levar em consideração os interesses dos pais e as suas condições financeiras.d) A guarda compartilhada só será decretada nos casos em que houver divergência

[QUESTÃO – 13]Menor de 18 anos vem a obter o consentimento dos genitores para se casar.a) Na qualidade de menor púbere não se legitima, dada a incapacidade, para a lavratura de pacto antenupcial. b) Pode optar por qualquer regime de bens, mediante a lavratura do pacto antenupcial. c) Terá que se casar no regime legal de comunhão parcial de bens. d) Terá que se casar no regime de separação de bens.

[QUESTÃO – 14]Em relação ao casamento, assinale a assertiva CORRETA. a) Mesmo nulo, o casamento poderá produzir efeitos. b) É nulo quando contraído por pessoa que não completou a idade hábil para casar. c) Não ocorrido o casamento, será nulo o pacto antenupcial. d) Somente poderá ser dissolvido pelo divórcio, se prévia ou conjuntamente for realizada a partilha de bens pelas partes.

[QUESTÃO – 15]No que diz respeito aos impedimentos matrimoniais, assinale a alternativa CORRETA: a) Não podem casar os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil. b) Em virtude da inexistência de consangüinidade, é admitido o casamento do adotado com o filho do adotante. c) Os impedimentos podem ser opostos em até cinco dias, contados da celebração do casamento.

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 2

Page 3: direitomossoro.files.wordpress.com · Web viewA lei Maria da Penha não poderá ser aplicada quando a mulher for vítima de estupro no âmbito doméstico ou familiar. [QUESTÃO -

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2011.1

d) O oficial de registro civil não está obrigado a declarar a existência de algum impedimento, mesmo que dele tenha prévio conhecimento.

[QUESTÃO—16]É correto afirmar, conforme os dispositivos do Código Civil em vigor:a) Somente o cônjuge virago poderá acrescer ao seu o sobrenome do outro. b) Fidelidade e assistência não são deveres de ambos os cônjuges. c) A direção da sociedade conjugal será exercida pelo marido, sempre no interesse do casal e dos filhos. d) A direção da sociedade conjugal será exercida, em colaboração, pelo marido e pela mulher, sempre no interesse do casal e dos filhos.

[QUESTÃO – 17]Assinale a alternativa CORRETA:a) Nenhuma pessoa capaz pode opor os impedimentos até o momento da celebração do casamento; b) Não é possível o casamento entre o homem e a mulher com dezesseis anos; c) É anulável o casamento por incompetência da autoridade celebrante; d) Podem casar os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil;

[QUESTÃO – 18]Casamento putativo. Assinale a alternativa CORRETA:a) Casamento putativo, realizado a despeito de impedimento absoluto, portanto nulo e assim declarado judicialmente, acarreta a nulidade dos atos praticados até então e relacionados com essa situação. b) A ignorância, suscetível de invalidar a relação matrimonial, pode decorrer só de erro de fato e não de direito. c) O juiz, ao proclamar a putatividade do casamento, profere sentença com eficácia ex nunc, não afetando os direitos já consumados. d) A anulação do casamento faz cessar a emancipação do nubente, então relativamente incapaz pela idade, ainda que tenha agido de boa-fé.

[QUESTÃO – 19](OAB/MG - 2008.1) São efeitos necessários do casamento, EXCETO:a) O dever de fidelidade recíproca.b) O dever de mútua assistência.c) A necessidade de coabitação.d) O direito real de habitação do cônjuge viúvo.

[QUESTÃO – 20](Ministério Público/SP - 87.º) Assinale a alternativa CORRETA:a) O casamento daquele que não alcançou 16 (dezesseis) anos será permitido nos casos de gravidez.b) A autorização tácita dos representantes legais do incapaz, para fins de casamento, não possui relevância jurídica.c) A idade núbil é 15 anos.d) É pressuposto legal para o deferimento do pedido de suprimento judicial de idade para casamento a demonstração da maturidade do nubente que não atingiu a idade núbil.

DIREITO PROCESSUAL PENAL IPROF: PEDRO MARTINS

QUESTÕES DE 21 a 40

[QUESTÃO—21]“Conjunto de diligências realizadas pela autoridade policial visando à obtenção de elementos que apontem a autoria e comprovem a materialidade dos crimes investigados”. Este texto define:a) O inquérito policial;b) A ação penal;c) O processo penal;d) A persecução penal.

[QUESTÃO—22]“Direito de se exigir do Estado a aplicação do direito penal material ao caso concreto, ou seja, a prestação da devida tutela jurisdicional penal”. Este texto define:a) O inquérito policial;b) A ação penal;c) O processo penal;d) A persecução penal.

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 3

Page 4: direitomossoro.files.wordpress.com · Web viewA lei Maria da Penha não poderá ser aplicada quando a mulher for vítima de estupro no âmbito doméstico ou familiar. [QUESTÃO -

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2011.1

[QUESTÃO—23]“Instrumento pelo qual o Estado presta a devida tutela jurisdicional penal, ou seja, aplica o direito penal ao caso concreto”. Este texto define:a) O inquérito policial;b) A ação penal;c) O processo penal;d) A persecução penal.

[QUESTÃO—24]São características, dentre outras, do inquérito policial:a) Disponível e inquisitivo;b) Indisponível e acusatório;c) Disponível e acusatório;d) Indisponível e inquisitivo.

[QUESTÃO—25]Preside o inquérito policial:a) A autoridade policial (o delegado de polícia);b) A autoridade judiciária (o juiz);c) O autor da ação penal (o promotor de justiça ou o querelante);d) O defensor (constituído ou nomeado).

[QUESTÃO—26]Nos crimes de ação penal privada, o inquérito policial deve ser iniciado:a) de ofício;b) por requerimento do ofendido ou de quem legalmente o represente;c) por requisição do Ministério Público;d) por representação da vítima.

[QUESTÃO—27]Estando o indiciado preso, o inquérito policial deve ser concluído no prazo de, nos termos do Código de Processo Penal:a) 30 dias;b) 15 dias;c) 10 dias;d) 05 dias.

[QUESTÃO—28] “Ato pelo qual a autoridade policial atribui a determinada pessoa a condição de provável autor de uma infração penal”. Este texto define:a) o arquivamento;b) a notícia criminis;c) a denúncia;

d) o indiciamento.

[QUESTÃO—29]Ao findar todas as diligências necessárias à apuração da infração penal e da sua autoria, a autoridade policial se convenceu de que o fato praticado pelo investigado não se configurava em crime algum e arquivou os autos do inquérito policial. Neste caso, a autoridade policial, nos termos do Código de Processo Penal:a) Agiu em violação à lei, pois, nos termos do Código de Processo Penal, a autoridade policial não pode arquivar os autos do inquérito policial;b) Agiu corretamente, em nome do princípio da economia processual;c) Agiu em violação à lei, pois, nos termos do Código de Processo Penal, a autoridade policial só pode arquivar os autos do inquérito policial se o requerer a autoridade judiciária e esta o permitirem;d) Agiu em violação à lei, pois, nos termos do Código de Processo Penal, a autoridade policial só pode arquivar os autos do inquérito policial se o requerer ao representante do ministério público e este o permitir;

[QUESTÃO—30] “Ação penal inaugurada para apuração de infrações penais que interferem diretamente no interesse geral da sociedade. Sua iniciativa é exclusiva do Ministério Público, independentemente da manifestação de vontade expressa ou tácita da vítima, de seu representante legal, herdeiros ou qualquer interessado. Essa modalidade constitui a regra no processo penal brasileiro, somente excetuada quando a lei penal, expressamente, estabelecer outra forma de proceder”. Este texto define:a) a ação penal pública incondicionada;b) a ação penal pública condicionada à representação do ofendido;c) a ação penal pública condicionada à requisição do Ministro da Justiça;d) ação penal privada subsidiária da pública.

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 4

Page 5: direitomossoro.files.wordpress.com · Web viewA lei Maria da Penha não poderá ser aplicada quando a mulher for vítima de estupro no âmbito doméstico ou familiar. [QUESTÃO -

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2011.1

[QUESTÃO—31] “Ação penal intentada quando a infração penal atinge profundamente os interesses da vítima, ficando, portanto, na dependência de sua própria iniciativa ou de quem a represente legalmente para o desencadeamento do processo penal. A sua titularidade é da vítima ou de quem legalmente a represente”. Refere-se este texto:a) a ação penal privada exclusiva;b) a ação penal privada personalíssima;c) a ação penal pública condicionada à representação do ofendido;d) a ação penal pública condicionada à requisição do Ministro da Justiça.

[QUESTÃO—32] “Ação penal inaugurada quando há a prevalência do interesse público na apuração do crime praticado, mas, devido a implicações na esfera de interesses da vítima, seu ajuizamento depende, sempre, da manifestação inequívoca de vontade do ofendido ou de quem legalmente o represente, no sentido de querer ver apurada a infração penal”. Este texto refere-se:a) a ação penal pública condicionada;b) a ação penal pública incondicionada;c) a ação penal privada subsidiária da pública;d) a ação penal privada exclusiva.

[QUESTÃO—33]É o titular (legitimidade ativa) da ação penal pública condicionada à representação do ofendido:a) o ofendido, somente;b) o ofendido ou, na sua ausência, o seu cônjuge, ascendente, descendente ou irmão;c) o defensor (constituído ou nomeado);d) o Ministério Público.

[QUESTÃO—34]Quanto à “ação penal privada subsidiária da pública” é correto se afirmar que, nos termos do Código de Processo Penal:I. Em caso de ação penal privada subsidiária da pública, o particular (ofendido) somente poderá oferecer a queixa-crime se o Ministério Público não oferecer a denúncia no prazo legal.II. Em caso de ação penal privada subsidiária da pública, o prazo para oferecimento da queixa-crime é de seis meses e começa a contar da data

em que se esgotar o prazo para a denúncia, ou seja, da data em que se caracterizar a inércia do Ministério Público.III. A lei admite a ação penal privada subsidiária da pública apenas nos casos de crimes de ação penal pública.IV. Em caso de ação penal privada subsidiária da pública, a queixa-crime pode ser repudiada pelo Ministério Público, que, neste caso, deve oferecer denúncia substitutiva e assumir sozinho o pólo ativo da ação.V. A peça inicial (inaugural) da ação penal privada subsidiária da pública é a denúncia.a) I = F; II = F; III = V; IV = F e V = F;b) I = F; II = V; III = V; IV = V e V = F;c) I = V; II = V; III = V; IV = F e V = F;d) I = V; II = V; III = V; IV = V e V = F.

[QUESTÃO—35]Quanto à “ação penal privada exclusiva” é correto se afirmar que, nos termos do Código de Processo Penal:I. A renúncia é um fenômeno processual que ocorre antes de intentada a ação penal de iniciativa privada, podendo ser expressa ou tácita, e que não depende de aceite do autor do crime.II. O perdão é fato processual que ocorre no curso da ação, podendo ser expresso ou tácito, e que depende do aceite do querelado.III. Se o perdoado recusar o perdão, a ação penal segue seu curso normal e, havendo mais de um querelado, só surtirá efeito em relação àquele que o aceitou, prosseguindo-se na ação em face daqueles que o recusaram.IV. A perempção, que se dá no curso da ação penal e não depende do aceite do querelado, causa o perecimento da ação penal.a) I = F; II = F; III = F e IV = F;b) I = F; II = F; III = V e IV = F;c) I = F; II = V; III = V e IV = V;d) I = V; II = V; III = V e IV = V.

[QUESTÃO—36]Tício ajuizou ação penal privada contra Semprônio, Mérvio e Lucius, seus ex-amantes, pela prática de crime contra a honra. Durante o processo Tício perdoou a todos, mediante declaração expressa nos autos. Os querelados foram intimados para dizer, no prazo de três dias, se aceitavam o perdão e foram cientificados que o silêncio importaria em

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 5

Page 6: direitomossoro.files.wordpress.com · Web viewA lei Maria da Penha não poderá ser aplicada quando a mulher for vítima de estupro no âmbito doméstico ou familiar. [QUESTÃO -

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2011.1

aceitação, tudo nos termos do art.58 do Código de Processo Penal. Mérvio aceitou o perdão e juntou aos autos seu aceite de forma expressa. Semprônio permaneceu em silêncio e não respondeu à intimação. Lucius, de forma expressa, não aceitou o perdão e juntou aos autos a sua declaração. Nesse caso, deve o Juiz, nos termos do Código de Processo Penal:a) julgar extinta a punibilidade de Semprônio, Mérvio e Lucius e encerrar o processo penal;b) dá prosseguimento ao processo até o julgamento final de Semprônio, Mérvio e Lucius;c) julgar extinta a punibilidade de Mérvio e dá prosseguimento ao processo até o julgamento final de Semprônio e Lucius;d) julgar extinta a punibilidade de Mérvio e de Semprônio e dá prosseguimento ao processo até o julgamento final de Lucius.

[QUESTÃO—37]Naquela noite do dia 01/01/2005 Rosinha, após muito trabalho na roça, apagou a lamparina e, na escuridão da noite, deitou-se e dormiu. Porém, foi acordada por um homem que invadiu sua casa, deitou-se em sua rede, lhe estuprou e depois partiu. Na manhã do dia 02/01/2005, sem saber quem tinha lhe estuprado, Rosinha dirigiu-se ao Instituto Médico Legal da sua região para realizar o exame de corpo de delito e a perícia técnica nos pedaços da carne do estuprador que ficou dentro de suas grandes unhas. Passados alguns anos, no dia 15/02/2009, Rosinha encontrou, na casa de sua avó, com seu primo Juninho que há alguns anos residia em São Paulo/SP. Ao ouvir a voz do mesmo, reconheceu na pessoa dele o estuprador. Após muita discussão, Juninho confessou naquele mesmo dia a prática do estupro. Rosinha falou que iria procurar a polícia e a justiça para que ele fosse punido. Juninho chorou muito e beijou Rosinha, que respondeu com um outro beijo. No dia 26/02/2009 ambos iniciaram um relacionamento amoroso. Após muitas brigas, em 30/03/2009 Rosinha e Juninho encerraram o romance e ela resolveu procurar a polícia e justiça para puni-lo pelo estupro. Nesse caso, qual o prazo que Rosinha dispõe para representar contra Juninho, nos termos do CPP.a) seis meses, contados do dia 01/01/2005, sob pena de prescrição;

b) seis meses, contados do dia 15/02/2009, sob pena de decadência;c) seis meses, contados do dia 02/01/2005, sob pena de decadência;d) seis meses, contados do dia 26/02/2009, sob pena de decadência;

[QUESTÃO—38]São princípios que informam a ação penal privada:a) “obrigatoriedade”, “indisponibilidade”, “oficialidade” e “divisibilidade”;b) “oportunidade”, “conveniência”, “disponibilidade” e “indivisibilidade”;c) “obrigatoriedade”, “disponibilidade”, “oficialidade” e “divisibilidade”;d) “oportunidade”, “indisponibilidade”, “obrigatoriedade” e “divisibilidade”.

[QUESTÃO—39] “(...) tal peça inicial deve conter a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias, a qualificação do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identificá-lo, a classificação do crime e, quando necessário, o rol das testemunhas”. Refere-se este texto:a) ao inquérito policial;b) à denúncia e à queixa-crime;c) ao indiciamento;d) ao ato de arquivamento de inquérito policial.

[QUESTÃO—40]Caso o Ministério Público, ao invés de apresentar a denúncia, requerer o arquivamento do inquérito policial, o Juiz, no caso de considerar improcedentes as razões invocadas, deve, nos termos do Código de Processo Penal:a) ele mesmo (Juiz) oferecer a denúncia e iniciar a ação penal;b) remeter o inquérito policial ao Procurador Geral de Justiça, e este ou oferece a denúncia, ou designa outro órgão do Ministério Público para oferecê-la, ou insiste no pedido de arquivamento, ao qual só então está o juiz obrigado a atender;c) arquivar o inquérito policial, pois o Ministério Público é o titular da ação penal pública e destinatário final do mesmo, não cabendo ao Juiz, portanto, qualquer juízo de valor quanto ao seu arquivamento;

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 6

Page 7: direitomossoro.files.wordpress.com · Web viewA lei Maria da Penha não poderá ser aplicada quando a mulher for vítima de estupro no âmbito doméstico ou familiar. [QUESTÃO -

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2011.1

d) ordenar que outro representante do Ministério Público denuncie.

DIREITO ADMINISTRATIVO IIPROF: KARINNE BENTES / RAIMUNDO

MÁRCIO QUESTÕES DE 41 a 60

[QUESTÃO – 41]O princípio da competitividade é peculiar à licitação, pois a competição favorece a obtenção da melhor proposta. Se à licitação comparecer apenas um interessado, o licitante deverá: a) anular o edital, e, torná-lo mais claro para que outros interessados apareçam e haja competição.b) republicar o edital até que novos interessados se habilitem e haja competiçãoc) apurar a habilitação normalmente, e, se habilitado o interessado a proposta será examinada como se outros disputantes houvesse.d) NDA.

[QUESTÃO – 42]Configura situação de inexigibilidade de licitação, nos termos da Lei n.o 8.666/93: a) ausência de interessados na licitação anterior e se esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas.b) aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.c) contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.d) apresentação somente de propostas consignando preços manifestamente superiores aos praticados no mercado nacional, ou incompatíveis com os fixados pelos órgãos oficiais competentes, casos em que, nas condições da lei, será admitida a adjudicação direta dos bens ou serviços, por valor não superior ao constante do registro de preços ou dos serviços.

[QUESTÃO – 43]De acordo com a Lei nº 10.520/02, é CORRETO afirmar acerca do pregão: a) É modalidade de licitação entre interessados que devem comprovar na primeira fase, que é a de habilitação preliminar, possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital.b) Pode ser utilizado para aquisição de bens e serviços comuns, padronizados, independentemente do valor da futura contratação.c) Modalidade obrigatória para aquisição de bens e serviços comuns no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, quando efetuadas pelo sistema de registro de preços. d) A Lei 10.520/02, que dispõe sobre a modalidade pregão, ab-rogou a Lei 8.666/90.

[QUESTÃO – 44]As modalidades de licitação previstas na Lei n.º 8.666/1993 não incluem:a) Leilãob) Tomada de Preçosc) Concursod) Pregão

[QUESTÃO – 45]Licitação entre interessados prévia e devidamente cadastrados ou interessados que atendam a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação, enquadra-se na modalidade de:a) Tomada de Preços;b) Concorrência;c) Pregão;d) Convite.

[QUESTÃO – 46]Modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de três pela unidade administrativa:a) Tomada de Preços;b) Concorrência;c) Pregão;d) Convite.

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 7

Page 8: direitomossoro.files.wordpress.com · Web viewA lei Maria da Penha não poderá ser aplicada quando a mulher for vítima de estupro no âmbito doméstico ou familiar. [QUESTÃO -

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2011.1

[QUESTÃO – 47]Acerca da modalidade concurso, prevista na Lei 8666/90, assinale a opção INCORRETA:a) deve ser precedido de regulamento próprio, a ser obtido pelos interessados no local indicado no edital.b) Em se tratando de projeto, o vencedor deverá autorizar a Administração a executá-lo quando julgar conveniente.c) o julgamento será feito por uma comissão especial integrada por pessoas de reputação ilibada e reconhecido conhecimento da matéria em exame, sendo obrigatoriamente servidores públicos.d) Constitui modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

[QUESTÃO – 48]Assinale a alternativa CORRETA.a) A Lei 8666/93 prevê casos de dispensa de licitação. Os Estados-membros podem ampliar o rol traçado na lei, pois possuem a capacidade de auto-administração.b) O princípio da oralidade é o princípio diferencial do pregão em relação às modalidades clássicas de licitação.c) Os bens imóveis da Administração Pública cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento poderão ser alienados por licitação, sob as modalidades de convite ou leilão.d) NDA

[QUESTÃO – 49]Município do Rio Grande do Norte deseja realizar uma obra de engenharia cujo valor consiste em R$1.000.000,00. Neste caso, assinale a opção correta acerca da modalidade de licitação a ser utilizada:a) Deverá utilizar exclusivamente a modalidade concorrência;b) Deverá utilizar exclusivamente a modalidade tomada de preços;c) Poderá utilizar as modalidades Tomada de Preço e Concorrência;

d) Poderá utilizar as modalidades Convite e Tomada de Preços.

[QUESTÃO – 50]Município do Rio Grande do Norte deseja realizar uma obra de engenharia cujo valor consiste em R$1.700.000,00. Neste caso, assinale a opção correta acerca da modalidade de licitação a ser utilizada:a) Deverá utilizar exclusivamente a modalidade concorrência;b) Deverá utilizar exclusivamente a modalidade tomada de preços;c) Poderá utilizar as modalidades Tomada de Preço e Concorrência;d) Poderá utilizar as modalidades Convite e Tomada de Preços.

[QUESTÃO – 51]Município do Rio Grande do Norte deseja conceder serviço ao particular enquadrado no Plano Nacional de Desestatização.. Neste caso, assinale a opção correta acerca da modalidade de licitação a ser utilizada:a) Deverá utilizar exclusivamente a modalidade concorrência;b) Deverá utilizar exclusivamente a modalidade leilão;c) Poderá utilizar as modalidades Concorrência e Leilão;d) Poderá utilizar as modalidades Convite e Tomada de Preços.

[QUESTÃO – 52]Acera do Registro Cadastral na modalidade Tomada de Preços, assinale a assertiva INCORRETA:a) Os órgãos e entidades da Administração Pública que realizem freqüentemente licitações manterão registros cadastrais para efeito de habilitação, na forma regulamentar, válidos por, no máximo, um ano.b) Aos inscritos será fornecido certificado, renovável sempre que atualizarem o registro.c) O registro cadastral deverá ser amplamente divulgado e deverá estar permanentemente aberto aos interessados, obrigando-se a unidade por ele responsável a proceder, no mínimo anualmente, através da imprensa oficial e de jornal diário, a chamamento público para a atualização dos registros existentes e para o ingresso de novos interessados.

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 8

Page 9: direitomossoro.files.wordpress.com · Web viewA lei Maria da Penha não poderá ser aplicada quando a mulher for vítima de estupro no âmbito doméstico ou familiar. [QUESTÃO -

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2011.1

d)  É vedado às unidades administrativas utilizarem-se de registros cadastrais de outros órgãos ou entidades da Administração Pública.

[QUESTÃO – 53]Considerada a Lei de Licitações e contratos da Administração Pública, assinale a alternativa CORRETA:a) A Lei assegura preferência, em primeiro lugar, aos bens e serviços produzidos ou prestados por empresas brasileiras, como critério de desempate em havendo igualdade de condições;b) Como regra é vedado o acompanhamento de qualquer cidadão no desenvolvimento do processo licitatório;c) A licitação, salvo quanto ao conteúdo das propostas e até a respectiva abertura, não será sigilosa;d) Há mais de uma assertiva correta.

[QUESTÃO – 54]Acerca da modalidade convite assinale a opção CORRETA:a) Quando, por limitações do mercado ou manifesto desinteresse dos convidados, for impossível a obtenção de pelo menos 03 participantes, deverá obrigatoriamente a Administração repetir o procedimento.b) Tendo apenas 02 (dois) participantes no procedimento, o mesmo deverá ser anulado, em razão de a Lei determinar a participação do mínimo de 03 (três).c) Tendo apenas 02 (dois) participantes no procedimento, o mesmo não deverá ser anulado por este motivo, em razão de a Lei determinar o convite ao mínimo de 03 (três) convidados.d) NDA

[QUESTÃO – 55]Acerca dos princípios norteadores da licitação assinale a opção INCORRETA:a) O julgamento das propostas será objetivo, devendo a Comissão de licitação ou o responsável pelo convite realizá-lo em conformidade com os tipos de licitação, os critérios previamente estabelecidos no ato convocatório e de acordo com os fatores exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar sua aferição pelos licitantes e pelos órgãos de controle.

b) É vedado aos agentes públicos estabelecer tratamento diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista, previdenciária ou qualquer outra, entre empresas brasileiras e estrangeiras..c) A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.d) Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, 1º - aos bens e serviços: produzidos ou prestados por empresas brasileiras; 2º - produzidos no País e 3º - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.

[QUESTÃO –56]Entende-se que as entidades estatais exploradoras de atividades econômicas não estão obrigadas a realizar licitação.a) desde que seja para contratação de obras ou de atividades econômicasb) porque se sujeitam ao mesmo regime jurídico das empresas privadas.c) porque a Lei de Licitações, expressamente, as dispensa desse procedimentod) para as operações enquadráveis em sua atividade-fim.

[QUESTÃO – 57]É da essência do instituto da licitação:a) a contratação automática do vencedor.b) sempre obter o menor preço.c) obter vantagem para a Administração sem descurar da isonomia.d) a desvinculação com o instrumento convocatório.

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 9

Page 10: direitomossoro.files.wordpress.com · Web viewA lei Maria da Penha não poderá ser aplicada quando a mulher for vítima de estupro no âmbito doméstico ou familiar. [QUESTÃO -

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2011.1

[QUESTÃO – 58]Acerca da modalidade Leilão, assinale a opção CORRETA: a) Todo bem a ser leiloado será previamente avaliado pela Administração para fixação do preço mínimo de arrematação.b) Será a modalidade adotada para a aquisição de bens e serviços comuns c) Os bens arrematados serão pagos à vista ou no percentual estabelecido no edital, de até 5% (cinco por cento) e, após a assinatura da respectiva ata lavrada no local do leilão, imediatamente entregues ao arrematante, o qual se obrigará ao pagamento do restante no prazo estipulado no edital de convocação, sob pena de perder em favor da Administração o valor já recolhido.d) NDA.

[QUESTÃO – 59]Acerca da licitação, assinale a opção CORRETA:a) A contratação direta não significa inaplicação dos princípios básicos que orientam a atuação administrativa.b) A Constituição acolheu a presunção (absoluta) de que prévia licitação produz a melhor contratação – entendida como aquela que assegura a maior vantagem possível à Administração Pública, com observância do princípio da isonomia.c) É inexigível a licitação quando a disputa for inviável. Havendo viabilidade de disputa é obrigatória a licitação, excetuados os casos de “dispensa” impostos em lei.d) Todas as assertivas estão corretas.

[QUESTÃO – 60]A modalidade de licitação apropriada para a venda de bens imóveis da administração cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento é denominada:a) Conviteb) Concorrência ou leilãoc) Leilão ou Pregão;d) Concurso.

DIREITO PENAL IVPROF: CRISTIANE MAGALHÃES

QUESTÕES DE 61 a 80

[QUESTÃO - 61] Segundo a Lei nº 12015/2009, em regra a ação penal dos crimes contra a dignidade sexual é:a) Pública incondicionada.b) Pública condicionada à representação.c) Privada personalíssima.d) Privada subsidiária da pública.

[QUESTÃO - 62]Podem ser vítimas do crime de estupro de vulnerável (art.217-A, CP):a) As pessoas que sofrem debilidade ou enfermidade mental somente.b) As meninas menores de 14 anos desde que sofram debilidade mental somente.c) As pessoas menores de 14 anos, os que por enfermidade ou deficiência mental não têm o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não podem oferecer resistência.d) As crianças inseridas na prostituição somente.

[QUESTÃO - 63]O estupro é um crime:a) Material, unissubjetivo, comum, de dano.b) Formal, unissubjetivo, comum, de perigo.c) Formal, plurissubjetivo, próprio, de dano.d) De mera conduta, plurissubjetivo, próprio, de perigo.

[QUESTÃO – 64]O crime de estupro tem como objeto jurídico:a) A liberdade pessoal.b) A liberdade sexual.c) A liberdade patrimonial.d) A liberdade espiritual.

[QUESTÃO - 65]O crime de estupro será qualificado:a) Quando resultar lesão corporal leve.b) Quando resultar injúria real.c) Quando resultar lesão corporal grave somente.d) Quando resultar lesão corporal grave ou morte.

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 10

Page 11: direitomossoro.files.wordpress.com · Web viewA lei Maria da Penha não poderá ser aplicada quando a mulher for vítima de estupro no âmbito doméstico ou familiar. [QUESTÃO -

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2011.1

[QUESTÃO - 66]Se alguém, mediante ameaça de arma de fogo, obriga a vítima a se despir em sua frente, conferindo-lhe prazer sexual, está cometendo:a) Estupro consumado.b) Atentado violento ao pudor.c) Assédio sexual.d) Fato atípico.

[QUESTÃO - 67]Analise a proposição abaixo:A aplicação retroativa da Lei nº 12015/2009 (que trata dos crimes contra a dignidade sexual) deve operar-se imediatamente, abrangendo inquéritos, processos em andamento e processos em fase de execução.a) A proposição é parcialmente verdadeira.b) A proposição é totalmente verdadeira.c) A proposição é totalmente falsa.d) N.D.A.

[QUESTÃO - 68]Assinale a alternativa INCORRETA:a) A prostituta pode ser vítima de estupro.b) A mulher autora do estupro que engravidar não poderá realizar o aborto consentido na forma do art.128, inc. II, CP.c) A esposa pode ser vítima do estupro praticado pelo marido.d) A lei Maria da Penha não poderá ser aplicada quando a mulher for vítima de estupro no âmbito doméstico ou familiar.

[QUESTÃO - 69]Segundo a Lei nº 12015/2009, os processos que se apuram os crimes contra a dignidade sexual:a) Tramitam em segredo de justiça.b) Tramitam em segredo de justiça, com exceção do crime de violação sexual mediante fraude.c) Tramitam publicamente em qualquer caso.d) Tramitam publicamente, salvo se for estupro de vulnerável.

[QUESTÃO - 70]Aponte a alternativa CORRETA a respeito do crime de ato obsceno:a) Desnudar o pênis em via pública é ato obsceno.b) Subir do teto do carro, tirar a roupa e rebolar fazendo gestos de prática de sexo em local público é ato obsceno.

c) Soltar gases (ventosidade intestinal) em público é ato obsceno.d) A e B estão corretas.

[QUESTÃO - 71]O crime de ato obsceno para se configurar haverá de ser realizado:a) Em lugar público somente.b) Em local aberto ao público somente.c) Em local exposto ao público somente.d) Em lugar público, em local aberto ao público ou em local exposto ao público.

[QUESTÃO - 72]A respeito do crime de QUADRILHA ou BANDO (art.288, CP), assinale a alternativa CORRETA:a) A associação deve apresentar estabilidade ou permanência.b) É necessário haver hierarquia entre os membros da quadrilha.c) Os membros da quadrilha precisam se conhecer.d) Deve haver o ajuste pessoal e direto dos associados da quadrilha.

[QUESTÃO - 73]Considera-se tipificado o crime de quadrilha quando:a) Quatro pessoas associam-se para cometer um delito.b) Três pessoas associam-se permanentemente para cometer crimes.c) Quatro pessoas, sendo um adolescente, associam-se para cometer diversos crimes.d) Cinco pessoas associam-se, de modo estável, para praticar contravenções penais.

[QUESTÃO - 74]O bem jurídico protegido no crime de quadrilha ou bando é:a) A incolumidade pública.b) A fé pública.c) O patrimônio.d) A paz pública.

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 11

Page 12: direitomossoro.files.wordpress.com · Web viewA lei Maria da Penha não poderá ser aplicada quando a mulher for vítima de estupro no âmbito doméstico ou familiar. [QUESTÃO -

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2011.1

[QUESTÃO - 75]Sabemos que no crime de quadrilha haverá a causa de aumento de pena quando o bando está armado. Nesse caso, para a aplicação da majorante:a) Basta que um só integrante esteja armado com arma própria somente.b) Basta que um só integrante esteja armado com arma imprópria somente.c) Basta que um só integrante esteja armado com arma própria ou imprópria.d) Todos os integrantes deverão estar armados com arma própria ou imprópria.

[QUESTÃO – 76]João integra uma quadrilha de ladrões de carro. Preso pela Polícia, João resolve colaborar, entregando os demais comparsas. Nesse caso:a) João será beneficiado com a delação premiada apenas pelo fato de ter dedurado seus comparsas.b) João será beneficiado com a delação premiada caso a quadrilha, na qual ele participa e dedurou, seja também desmantelada pela Polícia.c) Todos os comparsas de João também serão beneficiados com a delação premiada.d) João só poderia ter dedurado a quadrilha para a Polícia.

[QUESTÃO - 77]O crime de quadrilha visa:a) O cometimento de crimes.b) O cometimento de contravenções penais.c) O cometimento de crimes ou contravenções penais.d) O cometimento de ilícitos administrativos.

[QUESTÃO - 78]Sobre o crime de MOEDA FALSA (art. 289, CP) indique a opção INCORRETA:a) O sujeito passivo do crime de moeda falsa é apenas o terceiro prejudicado.b) A falsificação pode ocorrer por meio de fabricação (contrafação) ou alteração.c) A moeda metálica ou papel-moeda objeto do crime de moeda falsa deve ter curso legal apenas no Brasil.d) A fé pública é o bem juridicamente protegido.

[QUESTÃO - 79]Assinale a resposta CORRETA:a) Aquele que falsificar moeda rara, posta fora de circulação há séculos, estará incorrendo no crime de moeda falsa.b) O crime de moeda falsa não admite a tentativa.c) A falsidade inidônea da moeda (falsificação grosseira) caracteriza o tipo penal do art. 289 CP (moeda falsa).d) Aperfeiçoa-se o crime de moeda falsa com a falsificação da moeda, independentemente de ser ela posta ou não em circulação.

[QUESTÃO - 80]Será competente para processar e julgar o crime de moeda falsa (art.289, CP):a) A Justiça Comum Federal.b) A Justiça Comum Estadual.c) A Justiça Especial Trabalhista.d) A Justiça Especial Financeira.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IIIPROF: VÂNIA FURTADOQUESTÕES DE 81 a 100

[QUESTÃO – 81]Não é título extrajudicial:a) a sentença arbitral.b) o crédito de perito, quando os honorários forem aprovados por decisão judicial.c) a certidão da dívida ativa da União, correspondente aos créditos inscritos na forma da lei.d) o instrumento de transação referendado pelo Ministério Público.

[QUESTÃO – 82]No concernente a competência para a apreciação e o julgamento da execução, assinale a alternativa CORRETA:a) Em regra, a competência é absoluta, em se tratando da execução apoiada em título judicial, e relativa, em se tratando de título extrajudicial.b) A competência é absoluta em ambas as hipóteses.

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 12

Page 13: direitomossoro.files.wordpress.com · Web viewA lei Maria da Penha não poderá ser aplicada quando a mulher for vítima de estupro no âmbito doméstico ou familiar. [QUESTÃO -

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2011.1

c) A competência é relativa, em se tratando de execução apoiada em título judicial, e absoluta, em se tratando de execução apoiada em título extrajudicial.d) A competência é relativa, nas duas hipóteses.

[QUESTÃO – 83]Sobre a responsabilidade patrimonial no processo de execução é correto dizer:a) A personalidade, a vida e o patrimônio das pessoas jurídicas, regra geral, não são distintos dos de seus associados;b) O patrimônio, para garantir a execução, inclui além dos bens de valor pecuniário do devedor, os valores sem significado econômico, como a honra, a vida, o nome, a liberdade;c) O sócio da sociedade que sofrer a execução e saldar o débito, não fica sub-rogado nos direitos do credor.d) A regra básica é que os bens dos sócios não devem responder pelas dívidas da sociedade, a não ser naqueles casos expressamente previstos em lei;

[QUESTÃO – 84]Luciana propõe demanda em face de Rodrigo, pleiteando ressarcimento por danos causados em acidente de veículo de via terrestre. Sendo a sentença ilíquida, é CORRETO afirmar:a) Não há impedimento algum para a interposição imediata da execução;b) Há vício processual, pois nenhuma sentença poderá ser ilíquida, gerando vício insanável;c) Para iniciar procedimento executório, será necessário antes passar por uma fase de liquidação;d) É defeso sentença ilíquida, porém o juiz concederá prazo de 05 dias para a autora fixar o valor.

[QUESTÃO – 85]Sobre a competência para o processo de execução cível, é CORRETO dizer:a) Tem competência os tribunais, nas causas de competência originária ou apreciada em grau de recurso.b) A execução fundada em título judicial processar-se-á perante o juízo que decidiu a causa no primeiro grau de jurisdição.c) O juízo penal competente, quando o título executivo for sentença penal condenatória.

d) O juízo arbitral que prolatou a decisão, formando o título executivo judicial.

[QUESTÃO – 86]De posse de uma sentença condenatória, transitada em julgado e que não houve cumprimento espontâneo, cuja determinação do valor da condenação dependa de simples cálculo aritmético, a parte credora deverá: a) Iniciar a fase de liquidação por artigos.b) Iniciar a fase executória com a apresentação da memória discriminada e atualizada do cálculo. c) Iniciar a fase de liquidação por arbitramento. d) Iniciar a fase de liquidação por cálculos do contador.

[QUESTÃO – 87]Sobre a liquidação de sentença é CORRETO à alternativa:a) Constitui um complemento de um título judicial líquido.b) É uma decisão declaratória que não se limita ao conteúdo do título liquidando.c) Tem a finalidade de determinar a quantidade ou natureza da coisa a ser entregue e/ou o fato a ser prestado.d) É sempre desenvolvida através de um processo autônomo, por isso, a decisão que a encerra cabe recurso de apelação.

[QUESTÃO – 88]Assinale a alternativa que contém afirmativa correta a respeito da execução de sentença arbitral condenatória-cível:a) Sempre ocorrerá perante o Juízo Arbitral em razão da competência funcional, absoluta;b) Sempre será executada perante a Justiça Federal depois de homologada pelo STJ;c) Deve ser executada perante a Justiça Estadual competente, conforme as regras de competência para o processo de conhecimento.d) Deve ser proposta nova demanda, pois não é considerada título executivo que enseje a instauração da execução.

[QUESTÃO – 89]No concernente a competência para a apreciação e o julgamento da execução, assinale a alternativa CORRETA:a) Em regra, a competência é absoluta, em se tratando da execução apoiada em título judicial, e relativa, em se tratando de título extrajudicial.

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 13

Page 14: direitomossoro.files.wordpress.com · Web viewA lei Maria da Penha não poderá ser aplicada quando a mulher for vítima de estupro no âmbito doméstico ou familiar. [QUESTÃO -

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2011.1

b) A competência é absoluta em ambas as hipóteses.c) A competência é relativa, em se tratando de execução apoiada em título judicial, e absoluta, em se tratando de execução apoiada em título extrajudicial.d) A competência é relativa, nas duas hipóteses.

[QUESTÃO – 90]A respeito da liquidação de sentença é CORRETO afirmar que:a) O juiz poderá na liquidação modificar a sentença que julgou a ação procedente, julgando-a, em face da prova colhida, improcedente. b) Proceder-se-á a liquidação por arbitramento quando o valor da condenação depender de cálculo aritmético.c) As partes poderão, na liquidação, discutir novamente a lide, revendo o que já foi decidido no processo de conhecimento. d) Far-se-á liquidação por arbitramento quando, para determinar o valor da condenação, houver necessidade de alegar e provar fato novo.

[QUESTÃO – 91]Marque a única opção falsa:O devedor responde, para cumprimento de suas obrigações, com todos os seus bens presentes e futuros, salvo as restrições estabelecidas em lei. Ficam, entretanto, sujeitos à execução os bens:a) do cônjuge, nos casos em que os seus bens próprios, reservados ou de sua meação respondem pela dívida; b) do sócio, nos termos da lei;c) do devedor, quando em poder de terceiros.d) do sucessor a título universal, tratando-se de execução fundada em direito real ou obrigação reipersecutória;

[QUESTÃO – 92]Relativamente à fraude à execução, assinale a resposta CORRETA.a) A alienação do bem é feita quando ainda nem sequer existe processo contra o réu.b) A fraude à execução não pode ser declarada de ofício pelo juiz, porque o ato é de interesse exclusivo do credor.c) É necessário que seja reconhecida judicialmente através de ação pauliana.

d) A alienação de bem em fraude à execução, para ser reconhecida e declarada, não requer procedimento judicial próprio e específico.

[QUESTÃO – 93]Assinale a assertiva CORRETA:a) A liquidação de sentença não abre ensejo à realização de perícia.b) No cumprimento de sentença, quando na sentença houver uma parte líquida e outra ilíquida, o credor deverá primeiramente requerer a liquidação desta e, após, promover a execução integral.c) Da decisão que julga a liquidação de sentença caberá apelação no prazo de 15 dias.d) Quando, em fase de liquidação por sentença, para determinar o valor da condenação houver necessidade de alegar e provar fato novo, far-se-á a liquidação por artigos.

[QUESTÃO – 94]Todas as alternativas apresentam títulos executivos extrajudiciais, EXCETO: a) Letra de câmbio; duplicata mercantil; cheque e contrato de seguro de vida.b) Certidão de dívida ativa da Fazenda Pública da União e o crédito de serventuário de perito.c) Contratos garantidos de penhor, anticrese e caução.d) Debênture; nota promissória; cheque; contrato de hipoteca, e; os acordos extrajudiciais, de qualquer natureza, homologados judicialmente.

[QUESTÃO – 95]Sobre a liquidação de sentença é INCORRETO afirmar que:a) Haverá liquidação de sentença quando a sentença for ilíquida e não for possível apurar o quantum por simples cálculo aritmético.b) O pronunciamento que determina o quantum debeatur é decisão interlocutória e, por isso, agravável.c) Será processada nos mesmos autos, sem a necessidade de instaurar-se um novo processo.d) São duas as espécies, por artigos e por cálculo.

[QUESTÃO –96]Os atos praticados em fraude de execução são:a) anuláveis, cabendo ao credor requerer a anulação dos mesmos perante o juízo da execução.

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 14

Page 15: direitomossoro.files.wordpress.com · Web viewA lei Maria da Penha não poderá ser aplicada quando a mulher for vítima de estupro no âmbito doméstico ou familiar. [QUESTÃO -

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2011.1

b) ineficazes em relação ao exeqüente, ainda que permaneça hígido em relação às partes contratantes.c) válidos de pleno direito, não podendo a nulidade ser decretada de ofício.d) inexistentes, já que pela penhora o executado perde o jus proprietatis do bem submetido à constrição judicial.

[QUESTÃO – 97]Considera-se atentatório à dignidade da justiça. Exceto o ato do devedor que:a) Não obedece à ordem legal na nomeação dos bens à penhora.b) Frauda a execução.c) Resiste injustificadamente às ordens judiciais.d) Não indica ao juiz onde se encontram os bens à penhora

[QUESTÃO – 98]Aponte a alternativa que reúne os requisitos específicos para o ingresso da execução:a) Título executivo judicial e citação do devedor. b) Título executivo e inadimplemento do devedor.c) Título executivo extrajudicial, devidamente protestado junto ao cartório competente.d) Inadimplemento do devedor e petição inicial, em respeito ao principio da inércia.

[QUESTÃO – 99]Far-se-á liquidação por arbitramento quando:I - Houver necessidade de alegar e provar fato novo.II - Determinado pela sentença ou convencionado pelas partes.III - O exigir a natureza do objeto da liquidação.Assinale a alternativa correta:a) I e II.b) II e III.c) I e III.d) Todas estão corretas.

[QUESTÃO – 100]Quanto à legitimidade para a execução e responsabilidade patrimonial:I. O credor a quem a lei confere título executivo é legitimado ativo ordinário originário;II. O devedor constante no título é o responsável secundário.

III. O Ministério Público, em qualquer caso, pode proceder à execução. Trata-se de legitimidade extraordinária.IV. Será legitimado ativo extraordinário o Ministério Público, nas causas em que houver previsão legal autorizando-o, embora não conste como credor no título executivo.Marque as alternativas onde todas são erradas:a) II e III. b) II, III e IV. c) I, II e IV. d) I, II, III e IV

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 15