ouvidor · que devem ser pagos neste ano. lá tem tudo: nome, número do processo e valor dos...

12
Ouvidor 22 de Setembro de 2018 • Nº 1193 www.jornalouvidor.com.br Ano 28 Jornal Vacine seu animal!!! CARRAPATOS JÁ PROVOCAM MORTES A febre Maculosa que já matou 14 pessoas esse ano no Estado já se manifestou na região. Em São José dos Campos quatro membros da mesma família foram a óbito. Em Santa Isabel, a morte de um cavalo coloca um bairro em alerta. Leia mais na página 11. Dia da árvore Estudantes das escolas mu- nicipais de Santa Isabel fize- ram uma série de atividades ontem, dia 21/09, para co- memorar o Dia da Árvore. Entre cartazes, panfletos e plantio de mudas nativas, os pequenos semeadores fize- ram da cidade um municí- pio mais verde. STF Encerra Processo Contra Vereadores - O Supremo Tribunal Federal não acatou recurso dos ve- readores Alencar Galbiatti e Maurí- cio Platz e manda decisão ao Fórum isabelense. Agora eles poderão ter os seus direitos políticos cassados. Saiba mais na página 12. CORREÇÃO – Na última edição foi divulgada uma informação equivocada: toda a renda obtida na festividade de São Vicente de Pau- lo, em Igaratá, foi destinada ao Abrigo de Idosos local e não como o informado. CHÁ BINGO– Comunidade Ma- triz / Lanifício, dia 23/09, a partir das 15h no Salão Paroquial. EDUCAÇÃO – O cadastro para contratação de professores tempo- rários para a rede estadual começa dia 25 e segue até 8 de outubro. Os interessados devem comparecer a uma das 91 Diretorias Regionais. FESTANÇA – Todas as ativida- des a seguir acontecem hoje, dia 22/09, em Santa Isabel: Festa da Primavera na EMEF Hyeroclio Elói Pessoa -Vila Guilherme; a partir das 14h. EMEB Carlos Cin- tra, a partir das 15h. EMEF João José de Almeida Filho, atividades sobre o trânsito: “Caminho para a cidadania” às 10h. Na EMEI Jar- dim Eldorado também haverá ati- vidades alusivas sobre ao trânsito das 9h até as 11h. AMARELO - Dia 24/09, às 14h, palestra “As emoções e suas influ- ências na Saúde”, na Câmara Mu- nicipal de Santa Isabel. Realiza- ção: Secr.de Assistência Social. AMARELO2- Palestras no Am- bulatório de Saúde Mental de Arujá sobre Setembro Amarelo, no dia 24/09, às 9 e às 14h, e dia 28/09, às 15h.

Upload: leliem

Post on 01-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ouvidor22 de Setembro de 2018 • Nº 1193 www.jornalouvidor.com.brAno 28

JornalVacine seu animal!!!

CARRAPATOS JÁ PROVOCAM MORTESA febre Maculosa que já matou 14 pessoas esse ano no Estado já se manifestou na região. Em São José

dos Campos quatro membros da mesma família foram a óbito. Em Santa Isabel, a morte deum cavalo coloca um bairro em alerta. Leia mais na página 11.

Dia da árvore

Estudantes das escolas mu-nicipais de Santa Isabel fize-ram uma série de atividades ontem, dia 21/09, para co-memorar o Dia da Árvore. Entre cartazes, panfletos e plantio de mudas nativas, os pequenos semeadores fize-ram da cidade um municí-pio mais verde.

STF Encerra Processo Contra Vereadores - O Supremo Tribunal Federal não acatou recurso dos ve-readores Alencar Galbiatti e Maurí-cio Platz e manda decisão ao Fórum isabelense. Agora eles poderão ter os seus direitos políticos cassados. Saiba mais na página 12.

CORREÇÃO – Na última edição foi divulgada uma informação equivocada: toda a renda obtida na festividade de São Vicente de Pau-lo, em Igaratá, foi destinada ao Abrigo de Idosos local e não como o informado.CHÁ BINGO– Comunidade Ma-triz / Lanifício, dia 23/09, a partir das 15h no Salão Paroquial.EDUCAÇÃO – O cadastro para contratação de professores tempo-rários para a rede estadual começa dia 25 e segue até 8 de outubro. Os interessados devem comparecer a uma das 91 Diretorias Regionais. FESTANÇA – Todas as ativida-des a seguir acontecem hoje, dia 22/09, em Santa Isabel: Festa da Primavera na EMEF Hyeroclio Elói Pessoa -Vila Guilherme; a partir das 14h. EMEB Carlos Cin-tra, a partir das 15h. EMEF João José de Almeida Filho, atividades sobre o trânsito: “Caminho para a cidadania” às 10h. Na EMEI Jar-dim Eldorado também haverá ati-vidades alusivas sobre ao trânsito das 9h até as 11h.AMARELO - Dia 24/09, às 14h, palestra “As emoções e suas influ-ências na Saúde”, na Câmara Mu-nicipal de Santa Isabel. Realiza-ção: Secr.de Assistência Social.AMARELO2- Palestras no Am-bulatório de Saúde Mental de Arujá sobre Setembro Amarelo, no dia 24/09, às 9 e às 14h, e dia 28/09, às 15h.

2 Jornal Ouvidor - Sábado / 22 de Setembro de 2018

EditorialRoberto DrumondNo pé do ouvido!

O que aprendemos no IDEB

A divulgação do Índice de Desenvolvimento da Edu-cação Básica (IDEB) ocorrida recentemente ensina que, se o ensino fundamental a cargo dos municípios, tem prosperado, no ensino médio, a cargo do Estado, há uma queda no aprendizado dos estudantes.

É fácil constatar isso pelo menos regionalmente. As es-colas do ensino fundamental de Arujá, Santa Isabel e Iga-ratá que mais pontuaram, registraram índice mais alto do que as escolas estaduais. Claro que o conteúdo das provas aplicadas aos estudantes é diferente, mas por se tratar de avaliação da continuidade do processo de aprendizado, o ideal é que equilibrasse de forma mais evidente.

De qualquer forma os resultados mostram avanços importantes no ensino fundamental, demonstrando que os municípios estão fazendo o dever de casa. Mas o ensi-no médio estagnado ou com pouco avanço interrompe o que vem a ser o desejo da sociedade: a formação de um cidadão de melhor qualidade em todos os níveis.

Alguns especialistas admitem que o estudante bra-sileiro permanece pouco tempo na escola, isso sugere que a Escola em tempo integral possa ser uma solução importante para a equidade no aprendizado, contudo acredito que outros fatores influenciam esse desnível. Um dos indicadores pode ser atribuído à distância en-tre os mais ricos e os mais pobres, mesmo que ambos comunguem na mesma escola. Enquanto uns podem se dedicar apenas ao estudo e ao lazer, outros, frequente-mente, precisam se dedicar ao trabalho, mesmo que seja apenas no apoio familiar.

Mas é preciso ressaltar que não basta manter o adoles-cente por mais horas na escola sem repensar a estrutura do ensino e a formação dos professores. Não se pode concentrar apenas no ensino teórico, mesmo o dos pro-fessores. É preciso que a teoria e a prática acadêmica conversem e se complementem dando aos professores e estudantes motivação para o aprendizado e a sua aplica-ção na prática e no desafio da vida.

As metas propostas para o IDEB de 2021 não são am-biciosas, especialmente se levarmos em conta o significa-tivo avanço obtido no desempenho do ensino fundamen-tal, mas a leitura dos índices do ensino médio demonstra que, embora estejam de acordo com a nossa realidade, o Estado ainda não priorizou a educação pública.

É hora de, diante do desafio de elegermos novos go-vernantes, pensemos nos efeitos que a educação pode impor ao país. Se nos últimos anos tivemos perdas signi-ficativas, para o futuro nossa obrigação é recuperar.

ARUJÁPILATOS – Os vereadores de Arujá, aparentemente, lavaram as mãos. Continuam subindo na tribuna e protestando contra a gestão da saúde pública na cidade. Mas a abertura de Comissão Especial de Inquérito – CEI ninguém nem tocou mais no assun-to. Falar é fácil, o que fazer é que muda a realidade.AGENDA – Rogério da Padaria reclamou mais uma vez que tem unidade de saúde descumprindo a lei de atendimento da população. O agendamento de consultas deve ser feito em todas as unidades das 8h às 17h.PERDA –Rogério da Padaria reclamou que houve furto de fios na UPA do Barreto que ainda nem foi inaugurada. Paralelamen-te, chamou de fantoche a secretária da Pasta que, segundo ele, não detém a caneta que resolve os problemas da área.UBER – O vereador Paulinho Maiolino fez um agradecimento para a secretária de Saúde que gera um problema. Explico: Ele ressaltou que uma pessoa precisava de transporte ambulatorial e não havia vagas na unidade de referência. Mas a pessoa o pro-curou na Câmara e, com uma ligação, 40 minutos depois, havia um carro disponível para o serviço.AUDIÊNCIA - Na próxima terça-feira, 25/09, a Câmara de Arujá sediará audiência pública de prestação de contas da Saúde referente às ações executadas no 2º quadrimestre.Bom momen-to para a população questionar como se faz a gestão da Pasta.

IGARATÁSEM CRÉDITO - Afastado de suas funções como servidor da Prefeitura por conta de uma sindicância que investiga o setor onde ele trabalha, o vereador Coquinho corre preferencialmente os botecos da cidade e, com uma pasta de documentos, diz que a Prefeitura de Igaratá está devendo para a empresa Transvitó-ria, que presta o serviço de transporte coletivo.SEM CRÉDITO 2 - Recentemente, o próprio dono da empresa desmentiu nas redes sociais uma publicação de Coquinho sobre esse assunto. O vereador passou vergonha, mas não aprendeu. O que é estranho nisso tudo é o interesse do vereador pelos crédi-tos da empresa já que, como representante da população, nunca se viu Coquinho cobrando melhoria na prestação do serviço de transporte coletivo.IMPUNIDADE - O episódio da apuração de eventuais fraudes no RH da Prefeitura de Igaratá, que culminou com o afastamento dos servidores que trabalhavam no setor pegou muita gente de surpresa. No final de 2016, ainda no mandato do ex-prefeito Elzo, também houve formação de uma sindicância para a apuração de desvios na contabilidade, que somavam mais de R$80 mil. IMPUNIDADE 2 - Naquela oportunidade ninguém foi afasta-do, não foi apontado o autor da fraude e muito menos alguém foi punido. Quem perdeu foi só a população que teve os cofres pú-blicos saqueados, no mais prevaleceu a impunidade, que sem dúvida alguma incentivou no novo caso, agora o do RH. PRECATÓRIOS - A Prefeitura de Igaratá disponibilizou em seu site e nas redes sociais a listagem completa de precatórios que devem ser pagos neste ano. Lá tem tudo: nome, número do processo e valor dos débitos. Os precatórios são dívidas judi-ciais que aconteceram em gestões passadas e que estouraram agora. Dessa leva, a quase totalidade dos débitos foram gerados na gestão do ex-prefeito Elzo de Souza, entre 2009 e 2014. PRECATÓRIO 2 - Embora não tenha feito a dívida, o atual Prefeito vai ter que se virar e pagar o débito, caso contrário tem as contas rejeitadas. A conta, bastante salgada, beira os R$ 700 mil. É uma bomba relógio armada lá atrás, que explodiu no colo de outro e a conta é paga por todos.REJEITADAS – O Tribunal de Contas do Estado rejeitou as contas apresentadas pela GASE (Grupo de Assistência à Saúde e Educação) e do então prefeito Elzo de Souza refe-rente aos valores pagos à entidade que prestou serviços ao município na área da saúde em 2011. O TCE determinou ainda a devolução do valor correspondente à R$55.490,00, devidamente atualizado.

SANTA ISABELCPI – A safra de Comissões Parlamentar de Inquérito na Câ-mara de Santa Isabel está aberta. Essa semana o presidente da Casa contou que está sendo gestada a que vai investigar supos-tas irregularidades na contração da empresa que vai aplicar o Concurso Público para a contratação de servidores para Secre-taria de Educação. CPI 2 – Alencar justifica a formação da Comissão com os resul-tados dos concursos realizados nos últimos anos que, segundo ele, foram desastrosos. Mas a proposta apresentada em denúncia do Gabriel da Água a ser investigada refere-se a não observância do art. 84 da Lei Orgânica do Município que determina a elabora-ção das provas dos concursos públicos por professores da rede estadual de ensino e de acordo com as disciplinas ministradas. CPI 3 – Quer investigar também o não cumprimento do objeto contratual no prazo ajustado e que foi prorrogado para o dia 8 de setembro de 2018, sendo que as inscrições se estendem até o dia 22 de outubro, sem data ainda para a realização das provas e divulgação dos resultados, ou seja fora do prazo contratual.CONVITE - Nessa semana a diretora de Tributos da prefeitura de Santa Isabel, Sheila Intaschi Ramalho compareceu na sessão da Câmara para prestar os esclarecimentos solicitados pelos ve-readores de oposição. Ela confirmou ser sócia da empresa Awa-tar, mas negou que tenha alguma ligação com a empresa SHDias. De acordo com ela, essa confusão foi plantada em uma Ação Popular devido a coincidências dos sobrenomes de seu marido Sérgio Martins Dias (esposo de Sheila) e o dono da SHDIAS (Sérgio Henrique Dias).CONVITE 2 – Depois das explicações Sheila permaneceu na Tribuna sendo sabatinada pelos vereadores. Perguntaram tudo que se referia ao trabalho dela no setor de finanças do municí-pio, mas nada em relação ao motivo pelo qual ela foi convidada a comparecer ao Legislativo. Para tudo, Sheila tinha respostas, no mais dizia que a competência para responder era de outras pessoas da administração municipal.AUSENTE – Apesar do convite o Diretor Responsável da PEM Transporte Municipal Urbano, Jorge Duarte Ramalho Torres, não compareceu à Câmara isabelense. Ele teria na Tribuna a oportunidade de esclarecer as dificuldades que sua empresa está passando para cumprir o contrato com a Prefeitura Municipal. Não apareceu, nem justificou. Aparentemente o veículo que o transportava fundiu o motor no caminho.BUROCRACIA – O vereador Márcio Pinho criticou a terceiri-zação e o excesso de burocracia para o atendimento nas ques-tões de saúde. Exemplificou o caso em que apenas uma ambu-lância do Cresamu opera na cidade e que, diante de outra ocorrência, uma segunda viatura teve de ser deslocada de outra cidade. Na opinião do Vereador, a demora no atendimento pode agravar o estado do paciente.BUROCRACIA 2 - Outro problema citado foi a qualidade no atendimento da farmácia municipal que, em sua opinião, é ex-cessivamente burocrático. Lembrou que muitas vezes o pacien-te vem de longe, da zona rural, e os atendentes exigem docu-mentos que impedem muitas vezes a liberação dos medicamentos. Citou a necessidade de desburocratização e o tratamento humanizado aos cidadãos.CIRCO – O vereador Gabriel da Água apresentou um requeri-mento querendo saber o quanto foi pago pelo Draicon Circus que ficou estacionado em um espaço público por uma tempora-da. Apesar de dizer que a renúncia fiscal é crime, nenhum vere-ador defendeu o pedido que acabou rejeitado.PEDREIRA – O relatório da Comissão Parlamentar de Inqué-rito que apura o uso de um trecho de uma estrada pela Pedreira Santa Isabel ainda nem foi votado, mas o vereador Gabriel da Água já solicitou a reabertura da estrada com base no laudo pe-ricial anexado ao processo. Nele consta que Pedreira instalou um galpão em cima da estrada.LDO - Vereadores aceitaram o veto parcial aposto ao Projeto de Lei que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Or-çamentária Anual para o Exercício Financeiro de 2019. O proje-to enviado pelo Executivo retirou as emendas impositivas dos vereadores, mas Câmara refez o projeto, acrescentando nova-mente as emendas a pedido do vereador Mauricio.

4 Jornal Ouvidor - Sábado / 22 de Setembro de 2018

Érica Alcâ[email protected]

EDITAL DE PROCLAMASAlessandra Galego Araujo Barbosa, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais do município de Igaratá, comarca de Santa Isabel, Estado de São Paulo; FAÇO SABER que pretendem se casar:

Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil, artigo 1525. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

EDITAL DE PROCLAMAS

Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil, artigo 1525. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Sinara Ieda Pizza, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Santa Isabel – SP, Fone: 4657-5855. FAÇO SABER que pretendem se casar:

Processo Digital nº: 1001537-44.2017.8.26.0543Classe – Monitória Assunto - Prestação de ServiçosRequerente: CGMP - CENTRO DE GESTÃO DE MEIOS DE PAGAMENTO S.A.Requerido: LUCIMARA APARECIDA DE MORAIS

EDITAL DE CITAÇÃO, COM PRAZO DE 20 DIASO MM. Juiz de Direito da 1ª Vara Cível do Foro da Comarca de Santa Isabel – SP.

FAZ SABER a LUCIMARA APARECIDA DE MORAIS, CPF: 262.495.828-27, que CGMP - CENTRO DE GESTÃO DE MEIOS DE PAGAMENTO S/A ajuizou contra ele uma ação MONITORIA, objetivando a cobrança da quantia de R$ 8.081,58 (Oito Mil oitenta e um reais e cinquenta e oito centavos) e seus acrés-cimos legais, decorrente da inadimplência das faturas de número 199538520 no valor de R$ 4.930,38 vencida em 20/08/2015; fatura 203094165 no valor de R$ 235,97 vencida em 21/09/2015; fatura 206677554 no valor de R$ 98,87 vencida em 20/10/2015; fatura 213920612 no valor de R$ 354,47 vencida em 21/12/2015. Encontrando-se em lugar incerto e não sabido, foi deferida a citação por edital, para que querendo em quinze dias, a fluir do decurso do prazo deste edital, ofereça embargos ou pague a importância supra, caso permaneça inerte presumir-se-ão verdadeiro os fatos narrados pelo autor e lhe será nomeado curador especial, nos termos do art. 257, IV, do Código de Processo Cível. O presente será publicado na forma da lei. NADA MAIS.

WENDEL SILVA FRANCISCO E RAISSA DOS SANTOS MOTA, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de Arujá - SP, filho de Arnaldo Fernandes Francisco e de Maria de Lourdes Silva Francisco, resi-dente e domiciliado à Rua Manoel Moreno Cabrera nº142 Bairro - Jardim Eldorado, ela natural desta cida-de, filha de José Eduardo Mota Neto e de Ivonete Barbosa dos Santos, residente e domiciliada à Rua dos Jasmins nº287 Bairro - Jardim Novo ÉdenJOSÉ DE SOUZA PEREIRA E FABIANA APARECIDA DOS SANTOS, ambos brasileiros, divor-ciados, ele natural de Fervedouro - MG, filho de Sebastião Pereira Flavio e de Manoela de Souza Pereira, residente e domiciliado à Avenida Coronel Bertoldo nº1265 Bairro - Centro, ela natural desta cidade, filha de Sebastião Roberto Casemiro dos Santos e de Luzineide Medeiros Batista dos Santos residente e domi-ciliada à Rua Japão nº108 Bairro - Vila GuilhermeLUCIANO BARBOSA DA SILVA E MARIA DO SOCORRO DOS ANJOS, ambos brasileiros, ele divorciado natural de Macéio - AL, filho de Joel Vieira da Silva e de Maria Lúcia Barbosa da Silva, ela solteira natural de Messias – AL, filha de Maria dos Anjos, residentes e domiciliados à Rua José Pedro Barbosa nº46 Bairro - Jardim EldoradoRAFAEL RUBENS DE ALMEIDA E KAREN NAIARA BARBOSA MORAES, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de Arujá - SP, filho de Daniel Rosival de Almeida e de Elisete Aparecida de Jesus Almeida, residente e domiciliado à Rua Bernardino Ferreira nº280 Bairro - Vila Guilherme, ela natural desta cidade, filha de Eder Carlos de Moraes e de Arlinda Durães Barbosa, domiciliada e residente à Rua Sabiá nº20 Bairro - Jardim CristinaSERGIO APARECIDO DOS SANTOS E LUIZA DE SOUZA, ambos brasileiros, solteiros, ele natural desta cidade, filho de Jose Mendes dos Santos e de Isabel Maia de Sousa Santos, ela natural de Igaratá - SP, filha de Geraldo Antonio de Souza e de Benedita Maria de Souza, residentes e domiciliados à Avenida Guilherme Alfieri nº384 Bairro - Parque São BeneditoMARCOS ANTONIO FONSECA DE MAGALHÃES E DAIANE BARBARA CIRIACO, ambos brasileiros, ele divorciado natural de São Paulo – SP, filho de Joaquim Fonseca de Magalhães e de Mari-leide Fonseca de Magalhães, ela solteira natural de Mogi das Cruzes – SP, filha de Jovando Santana Ciria-co e de Maria Conceição Rube Ciriaco, residentes e domiciliados à Rodovia Prefeito Joaquim Simão Km 64,3 Bairro - VaradouroTIEGO PEREIRA DE OLIVEIRA E ELISA DA SILVA FERREIRA, ambos brasileiros, solteiros, ele

natural de Nova Candu - PR, filho de Feliciano de Oliveira e de Sandra Pereira de Oliveira, ela natural desta cidade, filha de João Batista Ferreira e de Eliane Ribeiro da Silva Ferreira, residentes e domiciliados à Rodovia Prefeito Joaquim Simão Km 68 Bairro - VaradouroJOSÉ CARLOS DA SILVA GALVÃO E ANA PAULA MARIA PEREIRA, ambos brasileiros, soltei-ros, ele natural de Arujá - SP, filho de José Aparecido Galvão e de Rosa da Silva Galvão, ela natural desta cidade, filha de Aurino Angelo Pereira e de Aneilde Maria Pereira, residentes e domiciliados à Rua das Tulipas nº86 Bairro - Jardim Novo ÉdenBARUC COSTA BRITO E STEFANI MELO RIBEIRO, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de Jacareí - SP, filho de Aparecido João de Brito e de Rosemei de Jesus Costa Brito, ela natural desta cidade, filha de Adil-son Ribeiro e de Lilian Ferreira Melo, residentes e domiciliados à Avenida Brasil nº244 Bairro - CruzeiroVICTÓRIA PINTAN GERALDO E GIOVANNA MARTINS FELBER, ambas brasileiras, solteiras, ela natural de São Paulo - SP, filha de Gilberto Geraldo e de Arlete Pereira Pintan Geraldo, ela natural de São Paulo – SP, filha de Márcio Alexandre Felber e de Fabiana Martins, residentes e domiciliadas à Ave-nida Guarulhos nº270 Bairro - Recanto AlpinaRENAN HENRIQUE NUNES FERREIRA E BRUNA RAFAELA NASCIMENTO BOREK, ambos brasileiros, solteiros, ele natural desta cidade, filho de Vanderlei Barbosa Ferreira e de Maria José Nunes de Jesus, residente e domiciliado à Avenida Ilário Dassie nº323 Bairro - Jardim Eldorado, ela natural de Curitiba - PR, filha de Flavio Luis Borek e de Celia Maria Gonçalves Nascimento Borek, residente e domi-ciliada na Rua Honduras nº58 Bairro - Nereidas, Guaratuba - PRADRIANO ISAIAS DA SILVA E TELMA APARECIDA DOS SANTOS, ambos brasileiros, ele sol-teiro, natural desta cidade, filho de Expedito Isaias da Silva e de Telma Aparecida dos Santos, residente e domiciliado à Rua Japão nº105 Bairro - Vila Guilherme, ela divorciada natural de São Paulo - SP, filha de João Batista dos Santos Filho e de Aparecida Francisca dos Santos, residente e domiciliada à Rua Pinhal nº330 Bairro - Jardim Revista, em Suzano - SPMARCIO LOURENÇO DA SILVA E FERNANDA STEFANY SALES RIBEIRO, ambos brasi-leiros, solteiros, ele natural de Mamanguape – PB, filho de Manuel Lourenço da Silva e de Antonia Luzia da Silva, ela natural de Fortaleza – CE, filha de Jose Ribeiro Lima e de Edenilza Sales Pinheiro, ela natural de Fortaleza, Estado do Ceará, residentes e domiciliados à Rua Professor Aluisio Correa nº580 Bairro - Jardim Eldorado

ANTONIO BARBOSA DA SILVA E ANGELA MARIA DE SOUZA, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de Novo Cruzeiro-MG, filho de Manoel Barbosa da Silva e Maria Estela da Silva, ela natural de

Igaratá-SP, filha de Aparecido Antonio de Souza e Inez de Lima Souza, residentes e domiciliados à Rua Benedito Fernandes de Oliveira nº610 Bairro - Centro, Igaratá-SP

LUCIANO MORAIS SENA, 59 anos natural de Arujá – SPMARIA JOSÉ DE SANTANA SARCHI, 76 anos

natural de Buíque – PEORLANDO REZENDE, 71 anos natural de Serta-nópolis – PR

DIONISIO MIRANDA, 83 anos natural de Gua-rulhos – SP

Câmara aprova pagar incorporação aos funcionários

Na terça-feira, dia 18/09, a Câmara Municipal de Santa Isa-bel foi palco da legalização do pagamento de incorporações a cerca de 70 funcionários públi-cos concursados.

O Projeto de Lei Complemen-tar no 6, de 14-9-2018, do Poder Executivo, foi motivo de debate em outras sessões, quando os ve-readores discutiram a motivação da Prefeita Fábia Porto em desti-tuir uma lei já existente, para fa-zer outra de mesmo conteúdo.

Durante entrevista ao vivo, pelo facebook do Jornal Ouvi-dor, Fábia disse que a lei foi cria-da de forma errada e o pagamen-to, consequentemente, era feito de forma irregular. “Nós preci-sávamos arrumar para garantir direitos”, explicou.

O Presidente do Sindismar – Sindicato dos Servidores Muni-cipais de Arujá e Região, Miguel Latini, disse que recebeu com surpresa a notícia da ADI – Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pela atual gestão para destituir as incorporações. “A principal alegação é de que nor-ma foi criada pelo legislativo, mas cabe ao executivo reger a remuneração dos servidores. O problema era o autor da lei e não o pagamento”, comentou.

Em reunião realizada na quinta-feira, 13/09, a Prefeita se comprometeu com o Sindicato e

Comissão de funcionários man-dar para Câmara a nova lei. O Legislativo recebeu o projeto já na sexta-feira, 14/09, e o presi-dente convocou extraordinária para votação em caráter emer-gencial. “Com a aprovação da ADI o pagamento seria imedia-tamente suspenso, caso os verea-dores não aprovassem com a ur-

gência que a situação exige”, explicou Latini.

Para o Presidente do Sindica-to, o lado bom dessa situação é que o modo como estava, qual-quer pessoa poderia questionar a validade dos pagamentos, sem o compromisso de restituir as in-corporações. “Agora esse direito está garantido”, comemorou.

6 Jornal Ouvidor - Sábado / 22 de Setembro de 2018

PAULO BARBOSA SANTA ISABEL - CNPJ: 11.978.858/0001-41 Torna pú-blico que REQUEREU da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desen-volvimento Agropecuário - SEMADA de Santa Isabel o Alvará Ambiental e a Licença Prévia e Instalação, em 06/09/2018, para a atividade de FABRI-CAÇÃO DE ESTRUTURAS PRÉ MOLDADAS DE CONCRETO AR-MADO, EM SÉRIE E SOB ENCO-MENDA, por um prazo legal de 02 (dois) anos conforme previsto no Código de Meio Ambiente de Santa Isabel, à Es-trada Doutor José Sylvio Cimino, no 300 - Varadouro - Santa Isabel - SP.

Igaratá adere ao SNT: Sistema Nacional de Trânsito

Estacionar em local proibido, trafegar na contramão, não respeitar a faixa de pedestres e formar fila dupla esses e outros comportamen-tos serão, em breve, alvo de multas e registro de pontos nas carteiras dos motoristas em Iga-ratá. Essa semana, na comemoração do mês do trânsito, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) integrou o município ao SNT (Sis-tema Nacional de Trânsito) através da portaria 558/13 Setembro 2018.

O Sistema Nacional de Trânsito foi criado pelo CTB, o Código de Trânsito Brasileiro - Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, sendo con-siderado um conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que tem por finalidade o exercício das atividades de planejamento, administração, normatização, pesquisa, registro e licenciamento de veículos, formação, habilitação e reciclagem de condutores, educação, engenharia, operação do sistema viário, policiamento, fiscalização,

julgamento de infrações e de recursos e aplica-ção de penalidades.

A partir dessa inclusão o município deverá providenciar a adequação da sinalização urbana e rural de acordo com as normas, instalando faixas, placas e sinalizadores e designar autoridades para promover a fiscalização e aplicação da lei, inclu-sive com a implantação da Jari (Junta Administra-tivas de Recursos de Infração).

O prefeito Celso Palau observa que há muito tempo Igaratá reclama das condições do tráfego, mas que somente agora o município tem condi-ções jurídicas de promover a regularização. Palau determinou que sua assessoria desenvolva uma campanha educativa antes de autorizar a aplica-ção de multa e pretende ainda realizar uma Audi-ência Pública para que a população contribua com a definição dos locais onde devem ser feitas as intervenções no tráfego.

Ainda não foi fixada uma data para o início dos trabalhos.

Prefeitura paga mais de R$700 mil em Precatórios Precatório é uma es-

pécie de requisição de pagamento de determi-

nada quantia a que a Administração Pública é condenada a pagar em processo judicial.

Nunca houve na história da Prefeitura de Igaratá, tantos pa-gamentos de dívidas decorrentes de administrações passadas, qui-tadas em cumprimento de deci-sões judiciais, os chamados “Precatórios”. Durante todo o ano de 2018 a administração do prefeito Celso Palau depositou

na conta de diversos funcioná-rios e ex funcionários ou de seus advogados, em valores atualiza-dos pela data de pagamento, R$ 693.120,57. Até o final do ano terá de pagar mais de R$120.000,00, atualizados. Até dezembro de 2019 a administra-ção do prefeito Celso Palau já está condenada a pagar mais R$156.670,25 que serão atuali-zados na data de pagamento.

Somente em condenações por “Dobra de Férias” em consequ-ência de pagamentos irregulares das férias de funcionários da Prefeitura, ocorrida entre os anos de 2.009 a 2.014, foram 35 casos

de uma ação que beneficia prati-camente todo o quadro de pesso-al da administração municipal. A legislação trabalhista determi-na que o salário seja pago no momento em que o funcionário entra de férias. Por não cumprir essa obrigação a administração do ex-prefeito Elzo de Souza deixou a Prefeitura condenada pela Justiça do Trabalho a pagar novamente o valor das férias de todo o funcionalismo.

No quadro abaixo você pode ver os precatórios pagos no de-correr desse ano. Mais informa-ções você pode acessar o site www. igarata.sp.gov.br.

Procura-se psicólogo eleitor do Bolsonaro

No grupo de indicação e procura de profis-sionais de psicologia, estava o aviso de um par-ticipante: “busco para um amigo indicação de profissional de psicologia que atenda na região de São Paulo e seja eleitor do Bolsonaro. A exi-gência é demanda do cliente, grato”.

Imaginem só o rebuliço, pensem só na quantidade de comentários, críticas e reações. Eu mesma me surpreendi, e ainda acho se tratar de uma piada.

É fato que o período eleitoral tem alterado os ânimos e colaborado para o término de amizades, mas a mensagem do grupo que transcrevi acima me fez refletir sobre um ponto que acre-dito ser relevante.

Há muito tempo vejo as pessoas se confundirem de maneira infe-liz. Vejo isso nas ruas, nas redes sociais, em todo lugar.

No mesmo grupo em que o rapaz exigia um eleitor de Bolsonaro, também existem pessoas que aceitam somente psicólogos dentro de algum padrão: deve ser mulher, deve ser negro, deve ser homossexual, deve ter um posicionamento de esquerda. Citei esses exemplos pois são os que mais encontro, mas há uma infinidade de requisitos.

E o que isso significa? Para mim, estão obviamente confundindo lugar de escuta com lugar de fala. Explico: para atender satisfatoria-mente um cliente, o psicólogo precisa, na opinião de muitos, ter as mesmas ideias e posicionamentos que ele, e, além disso, ter vivencia-do as mesmas experiências.

Ora, será que isso realmente garante que um bom trabalho seja feito? Será que somente alguém, que passou exatamente pelas mesmas coisas que nós, será capaz de empatizar e compreender?

Pois eu discordo disso. Meu lugar de fala enquanto sujeito é importante, mas em meus atendimentos a prioridade é dada à escu-ta qualificada e capaz de ouvir angústias de todos os tipos, respei-tando-as e acolhendo-as.

Não raramente, diante dos dias confusos em que vivemos, per-cebo os que desrespeitam o lugar do outro, querendo obrigá-lo a falar, a se posicionar.

A todos os que leem esse texto, posso afirmar: somente poderemos falar em respeito e defesa da democracia quando aceitarmos o lugar de cada um e suas decisões, mesmo que nos pareçam desagradáveis e inferiores. Ainda acho que o que há de mais incômodo para boa parte das pessoas é o fato de não conseguirem estabelecer um monopólio mental onde todos concordem com a sua maneira de ver o mundo. Diante disso, esbravejam e investem em textões e imagens de internet elaboradas por outros e compartilhadas compulsoriamente. E será que isso funciona?

Os mais sábios conselhos não servem de nada se não fizerem sentido para aquele indivíduo, se ele não se sentir respeitado em suas opiniões, se ele não compreender determinada realidade como um todo.

Que sejamos então mais empáticos e compreensivos, e que usemos nossa energia para defender nossas ideias, sem precisar menosprezar as dos outros. Temos um grande desafio pela frente!

Camila BrittoPsicóloga CRP 06/141696

Contato: [email protected] / (11) 97135-6714

Jornal Ouvidor - Sábado/ 22 de Setembro de 2018 7

Bruno [email protected]

Secretária atesta lisura de concurso

Nesta semana a secretária de Educação de Santa Isabel, Liliene Paiva, esteve na redação do Jor-nal Ouvidor para entrevista trans-mitida ao vivo pelo facebook. O tema: Concurso Público 2018.

Liliene explicou a finalidade do concurso, quais vagas deve preencher já no próximo ano e garantiu que, todas as denúncias apresentadas pelos vereadores são infundadas. “Os interessados podem fazer a inscrição que o

concurso está dentro da legalida-de e será realizado normalmen-te”, garantiu.

As vagas são para professor de educação básica I; arte; edu-cação física; psicopedagogo; orientador, inglês e cadastro re-serva. Edital de inscrição no site www.shdias.com.br

Assista a entrevista comple-ta com a secretária em nossa rede social: facebook.com/jor-nal.ouvidor

Mesários já estão preparados para as eleições

Faltam exatos 15 dias para o 1º turno das eleições, onde a população irá escolher além do Presidente da República, Go-vernador, Senador, Deputados Federal e Estadual. Nesta se-mana a última turma de mesá-rios de Santa Isabel e Igaratá que trabalharão nas eleições, receberam treinamento na Câ-mara Municipal.

Ao todo serão 588 mesários, além de mais 100 pessoas que irão prestar apoio logístico aos voluntários que trabalharão nas eleições. “Contando com Igaratá e Santa Isabel, teremos ao todo 20 colégios eleitorais e cada sala, zona eleitoral, terá quatro profissionais prontos para aten-der ao eleitor. Trouxemos os me-sários para a Câmara de Santa Isabel a fim de explicar para eles como deve ser feito o atendi-mento ao público e o que de ma-

neira alguma deve ser feito no dia da votação”, explicou a chefe do Cartório Eleitoral de Santa Isabel, Akemi Yamasaki.

Região perdeu 215eleitores em 4 meses

Do último 9 de maio até esta semana, o Cartório Eleitoral de Santa Isabel registrou o cancela-mento de 215 títulos de eleitores. Akemi explica que o cancela-mento ocorre apenas em caso de morte: “Além destes, há também os títulos suspensos, estes são de

eleitores que estão presos e, por-tanto, não deverão comparecer ao seu local de votação”, diz.

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fechados até julho deste ano, somados o eleitorado de Arujá, Guararema, Igaratá e Santa Isabel, a região possui um total de 129.827 eleitores.

O pleito ocorrerá no dia 7 de outubro, em 1º turno, e no dia 28 de outubro, nos casos de 2º turno.

Cerca de 250 mesários receberam treinamento na quinta-feira, 20/09, Salão Nobre da Câmara Municipal de Santa Isabel.

8 Jornal Ouvidor - Sábado / 22 de Setembro de 2018

Jornal Ouvidor - Sábado/ 22 de Setembro de 2018 9

Érica Alcâ[email protected]

Érica Alcâ[email protected]

Setembro Amarelo

Câmara Municipal de Santa Isabel recebe evento de

preservação da vida

Nesta semana o Ouvidor participou de duas palestras realizadas em unidades de ensino. Na terça-feira, 18/09, na E. E. Ma-jor Guilhermino M. de Andrade com a psicóloga Larissa Villela e na quarta-fei-ra, 19/09, na Emef Oscar Ferreira De Go-doy com a psicóloga Camila Britto. Am-bos os encontros destacaram a importância

da escuta qualificada, o modo como aju-dar e procurar por ajuda.

Na próxima quarta-feira, dia 26/09, na Câmara Municipal de Santa Isabel, das 9h às 12h, com o apoio de colaboradores e a parce-ria com a secretaria de Saúde, o Rotary Club de Santa Isabel vai promover um ciclo de pa-lestras também voltado para a conscientiza-ção e prevenção contra o suicídio. Além dos palestrantes, haverá exposição de obras de arte feitas pelos estudantes de Santa Isabel e a presença especial de Paola Francoti, partici-pante do programa Bake Off Brasil.

Acesse o cronograma completo no site do Ouvidor.

Arujá garantedireito do servidor

Educação apresenta proposta de gestão econômica da pas-ta. Diretores, vice e coordena-dores ficaram surpresos com a

apresentação de dados

Três horas de reunião. Na manhã de terça-feira, dia 18/09, a secretária de Educação de Arujá Priscila Rosa, acom-panhada do diretor de Finanças Caio Araújo, apresentou detalhadamente a situação econômica da Pasta e sua influ-ência no orçamento geral do município. Analisando friamente os números, sem qualquer julgamento de mérito ou res-ponsabilidades, os gráficos apontam que a educação pode levar o município a um colapso financeiro.

A equipe de educadores ficou noto-riamente surpreendida e, entre murmú-rios, dizia que isso nunca foi feito antes. A Secretária não impôs um projeto, mas apresentou uma proposta que, até o final do encontro, não foi contestada. Pois

chegou com o compromisso de garantir: 1) o direito trabalhista, 2) o salário e 3) a revisão justa do Plano de Carreira para que ele possa funcionar dentro da reali-dade orçamentária do município. “Nin-guém será demitido”, insistiu Priscila.

O Projeto “Revolution” pretende, por meio de chamamento público, conveniar em gestão compartilhada 13 creches mu-nicipais. Entre os objetivos: reduzir cus-tos; redirecionar profissionais na rede para sanar déficit de servidores nas de-mais escolas; implementar escola de tem-po integral e ainda gerar 500 vagas de emprego na cidade.

O prefeito de Arujá José Luiz Mon-teiro esteve na reunião. Agradeceu pelo resultado promissor no Ideb – Ín-dice de Desenvolvimento da Educação Básica e fez um discurso emocionado, em que cita o poeta Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”, disse, acrescentando: “O que muda na escola vai além da pele, está dentro, o conhecimento que nin-guém mais toma, marca para o bem uma vida inteira”.

10 Jornal Ouvidor - Sábado / 22 de Setembro de 2018

Érica Alcâ[email protected]

O Jornal Adverte: Não faça negócios por telefone. Exija suas garantias. Os anúncios são de responsabilidade dos anunciantes

CLASS OUVIDORALUGO

Excelente salão p/ festas, 200m² c/ estacionamento, Vl. Osiris, valor a combinar 94174-4625

ALUGO SALÃOBº Centro, excelente ponto, 130m², valor a combinar 99790-9488

ALUGO4cômodos para inquilino s/ animais próx ao lar dos velhinhos 94260-3374 (vivo) 4657-5518

VENDO MEIO LOTEPq Sta Tereza, doc ok R$60mil próx a quadra 97340-4531

PRECISA-SE Contrata-se moças que residem em Arujá p/ vagas de atendente (vendas), currículos na agência em Sta Isabel (11) 99678-2037

VENDO TERRENOÁrea de 1000m², plano, exc. Localiza-ção, só 3km do Styllus. R$80mil f: (11) 4656-4383/ 96888-8705/ 96139-3980 wpp

ALUGO CASAPequena, 1dorm, coz, wc e lavand c/ garagem p/ moto, Bº Centro 97289-6277

PRECISA-SE De motoboy p/ levar funcionária até a Rod Arthur Matheus, próx a estância, de segunda a sábado as 04:00 da ma-nhã. Valores a negociar. (11) 97167-1422/ 95949-0336 Whatsapp.

VENDO CHÁCARA2000m² terreno plaino c/ casa 2dorm, sl, coz Bº Ouro Fino, doc ok R$220mil 4657-8499

VENDO TERRENOBº Funil 2.250m² plaino, rio nos fundos pronto p/ construir c/ escritura 99501-9740/ 97369-5201

VENDO CHÁCARAMonte Negro, 1000m² toda cercada c/ água, luz e casa pronta p/ morar R$130mil ac troca. 99671-7565

VENDOMeio lote Bº Vl. Gumercindo, R$30mil, ac carro e proposta 97430-7013/ 4656-8373

PASSO ÓTIMO PONTORestaurante Centro Sta Isabel funcio-nando e dando lucro, é só continuar tr. 99863-8765/ 4656-7399

OPORTUNIDADECorsa Sedan, ano 2008, básico, 1.0, 4 pneus novos, doc ok, mecânica ok, só venda, tr. Romulo 97207-9280

PRECISA – SECostureira c/ máquina de transporte e para costurar necessair (Sta Isabel) Francisco 99818-4304

VENDO CARROUno Way, 4p, 2008, flex, verde. Ótimo estado e super econômico. Ac moto c/ parte do pgto. (11) 95075-3129 (vivo)

VENDO CHÁCARA9.100m² atrás da Ultrafarma, 3dorm, piscina, salão e churrasq, ac apto no Centro de Guarulhos c/ pt. Pgto 98550-5266/ 2408-1715/ 2440-1539

ALUGO CHÁCARAC/ piscina, churrasq e 3dorms atrás da Ultrafarma 98550-5266/ 2408-1715/ 2440-1539

CONTRATA-SE Costureiro c/ experiência, local de tra-balho em Sta Isabel, Rod Arthur Ma-theus nº1120, Geremuniz, sal a partir de R$1.100,00, tr. Baruc (11) 96376-7401 hor comercial

VENDO CARROUno 2012, 2 portas, mile fire, cor pra-ta, pneus novos, vlr tabela R$16mil, quero R$10.700,00 97340-4531

Funcionária exige respeitoOntem de manhã, dia 21/09,

Maria Odete, funcionária da PEM – Empresa responsável

pelo transporte público em Santa Isabel subiu as escadas da redação do Jornal Ouvidor com a indignação sufocando a própria respiração. Tentava

conter suor e lágrima e só pedia ajuda, “para ter respeito”, dizia com insistência.

Ela trabalha há oito anos na PEM, mas só nesta semana viu depositarem no seu fundo de ga-rantia o valor de três mil reais. “Depois de tanto tempo, de ter sofrido acidente dentro de um veículo da empresa e caminhar todos os dias com os ombros tor-tos, fruto da pancada que sofri enquanto trabalhava como co-bradora, é só isso que tenho di-reito?”, questiona.

Ontem ela não suportou a frustração, depois de limpar o ve-ículo que acreditava que seria aquele em que iria atuar como monitora de crianças, foi trocada para outra linha. O carro 1260, empoeirado e sem higiene foi a gota d’água. “Só porque sou ne-gra pensam que sou escrava? Não

é meu trabalho limpar, faço por-que prefiro trabalhar em melho-res condições. Mas limpar para outro usar, é injusto”, desabafou.

Há uma equipe de limpeza na empresa, mas aparentemente ela

se recusa higienizar os carros de transporte escolar. Maria não tem medo de se identificar, “eu disse que ia pedir ajuda e Deus permita que vocês possam de fato nos ajudar”.

Jornal Ouvidor - Sábado/ 22 de Setembro de 2018 11

Bruno [email protected]

Febre maculosa faz suaprimeira vítima em Santa Isabel

Conhecida popularmente como doença do carrapato, a febre maculosa está se apro-

ximando da região, 4 pessoas já morreram em São José dos

Campos e Santa Isabel re-gistrou um óbito também em

decorrência da doença

Dores de cabeça, no corpo, manchas vermelhas que começam pelos pés e mãos e se estendem por toda a pele, estes são só alguns dos primeiros sinais e sintomas da febre maculosa. A doença transmitida por carrapatos senão tratada de maneira cor-reta pode até matar. De acordo com dados do Ministério da Saúde em 18 meses, 81 pessoas morreram por febre maculosa no país. Em Santa Isabel um cavalo morreu na última semana também em decorrência da doença, segundo exames realizados por médicos veterinários.

Em todo o período de 2017, o Brasil registrou 165 casos confirmados de febre

maculosa, além de 58 mortes pela doença. De janeiro a agosto deste ano 60 casos já foram confirmados da doença em todo o país. Na região a cidade mais próxima com registro de casos confirmados é São José dos Campos onde cerca de quatro pessoas já morreram em decorrência da doença, entre eles dois irmãos de 36 e 39 anos. O pai deles segue internado também em estado grave, após apresentar os mes-mos sinais e sintomas da febre.

No ser humano a febre é transmitida após contato direto da pele com o carrapato-estre-la, transmissor da doença. O carrapato pode ser encontrado em cavalos, bois e capivaras.

Com 13 anos “Halloween” era um ca-valo da raça mangalarga. Pelas contas da ciência ainda viveria por mais 22 anos, mas na madrugada da última sexta-feira, 14/09, ele não resistiu à doença e morreu. Daniella Di PolSacchelli, 42, era a dona do cavalo. De acordo com ela, o animal estava passando mal na quarta-feira, 12/09, a família imediatamente chamou o veterinário. “Ele fez a coleta de sangue para exames e no mesmo dia já detectou a doença, aplicou medicação e até realizou

uma transfusão de sangue, mas na madru-gada de quinta para sexta Halloween não resistiu e morreu”, disse.

Daniella tem um sítio no Bairro Funil, em Santa Isabel e de acordo com ela, não só sua propriedade, mas todas no entorno, estão infestadas por carrapatos: “Nenhum dos venenos que utilizamos foram sufi-cientes para acabar com essa infestação. De acordo com o veterinário, eles só ten-dem a aumentar se o tempo seco se esten-der ainda mais”, ressaltou.

Após a morte do cavalo, os moradores do bairro procuraram a zoonoses de Santa Isabel para comunicá-los sobre a infesta-ção de carrapatos transmissores da febre maculosa na região. A princípio nenhum dos moradores apresentou sinais e sinto-mas da doença, mas Daniella se diz em alerta: “Depois que estive no meu sítio com minha família, voltamos para minha

casa em São Paulo, cheio de picadas e com pequenos carrapatos no corpo. Mi-nha sobrinha é alérgica e tivemos que in-clusive levá-la ao médico”, disse.

A prevenção à Febre Maculosa é a re-tirada do carrapato do corpo o mais rapi-damente possível. No caso de contato em regiões infestadas de carrapato é reco-mendável o uso de camisas de mangas longas, preferencialmente de cor clara, uso de calças compridas com a parte infe-rior colocada por dentro das meias. Após o uso das roupas, colocá-las em água fer-vente para eliminação dos carrapatos.

A febre maculosa é uma doença de co-municação compulsória, obriga o municí-pio a adotar procedimentos específicos que visam o rápido controle de eventos. Até o fechamento desta edição a Secreta-ria de Saúde não retornou os contatos fei-tos pela reportagem.

12 Jornal Ouvidor - Sábado / 22 de Setembro de 2018

Presos com drogas

A Polícia Militar prendeu na tarde de quarta-feira, 19/09, um rapaz (J.S.F.) que circulava na Rua José Basílio Alvarenga, em Santa Isabel. Uma denúncia anô-nima descreveu o suspeito denun-ciando-o por tráfico de drogas, ele carregava maconha e dinheiro.

Em averiguação na Rua Mar Negro, residência do rapaz, en-contraram um 1,4kg de maconha.

Idosa traficanteEm outra ocorrência, na Rua

Brasília, a Polícia Militar apre-endeu 13 pedras de crack com uma mulher (M.M.D.) de 64 anos. Aparentemente, neste caso, o crime é um problema de família. Na casa da filha (A.P.C.) da idosa, na Rua Mário Mendes de Camargo, a PM encontrou mais seis pedras de crack e R$45. Todas as substâncias fo-ram levadas para a Delegacia de Polícia e aos infratores foi decre-tada prisão em flagrante.

VEREADORES:MANDATO POR UM FIO

O Supremo Tribunal Federal lançou ontem um balde de água fria

nas esperanças dos ve-readores Alencar Gal-biatti e Maurício Platz.

A Primeira Turma do Supre-mo Tribunal Federal lançou uma decisão ontem, dia 21/09, no processo movido pelo Ministé-rio Público contra os vereadores Alencar Galbiatti e Mauricio Platz . Eles respondem, junto com Jamir Varalo, pela acusação de que corromperam a eleição para a Mesa Diretora do Legisla-tivo, comprando e vendendo vo-tos em 2000.

A decisão publicada na inter-net consta que “A Turma, por unanimidade, não conheceu do agravo regimental e determinou a certificação do trânsito em jul-gado e a baixa dos autos ao Juízo de origem, nos termos do voto do Relator. Primeira Turma, Sessão Virtual de 14.9.2018 a

20.9.2018.”. Alencar diz que não é o fim e, para este caso segundo ele, ainda cabe mais dois recur-sos. (acesse: http://portal.stf.jus.b r / p r o c e s s o s / d e t a l h e .asp?incidente=5297673)

Sua opinião é a mesma de seu advogado, Dr. Tadeu, para quem o fato de o acórdão não ter sido publicado permite o pedido de “embargo de divergência”, re-metendo a decisão final para o Tribunal Pleno submetendo o processo à 1ª e 2ª turma do Su-premo Tribunal Federal. Dr. Ta-deu nega que tenha perdido pra-zo para efetuar recursos dentro deste processo, mas explica que em casos onde mais de um advo-gado atua pode ocorrer algumas situações diferentes: “E a lei dá prazo em dobro, mas eles só contabilizaram 15 dias”, destaca. O acórdão pode ser publicado entre segunda e terça-feira, quando ele vai pessoalmente à Brasília entrar com embargo de divergência.

O presidente da Ordem dos

Advogados de Santa Isabel, Dr. Luiz Carlos Correa Leite, disse que a decisão do Supremo Tri-bunal Federal, mesmo que seja da 1ª Turma, é inquestionável. “Não cabe mais recursos, assim que for publicada a própria OAB poderá entrar com pedido de cassação do mandato do presi-dente da Câmara, Alencar Gal-biatti e do vereador Maurício Platz, pois ambos perderão os direitos políticos, bem como o ex-vereador Jamir Varallo”.

Se confirmar a cassação do mandato dos dois vereadores, a Câmara de Santa Isabel pode mudar drasticamente. No lugar de Alencar, entra Edson Oh Gló-ria e, no lugar de Maurício, assu-me a Bruna do Pati. A presidên-cia da Casa passa para o atual vice-presidente, Van do Nega-van. Aparentemente, os dois su-plentes não possuem perfil de oposição e, na peleja entre pode-res, poderá em pouco tempo o executivo voltar a namorar os produtores de leis.

Hoje é dia de vacinar seu animalIgaratá promove hoje, dia 22/09,

campanha de vacinação contra raiva de cães e gatos -

em toda a cidade. Além do posto de atendimento no Centro, a programação da secretaria de Saúde inclui vacinação gra-tuita nos bairros. Veja o Cronograma: Equipe I – Praça 30 de dezembro – Das 8h às 17h.Equipe II – Zona Rural PERÍODO DA MANHÃVale das Montanhas das 8h20 às 9h10.Parque das Palmeiras das 9h20 às 9h50Panorama das 10h às 10h45Água Branca das 11h às 12h

PERÍODO DA TARDE Parque Alpina das 14h15 às 15h30Porto Alpina das 15h45 às 16h20Equipe III – Zona RuralPERÍODO DA MANHÃPinheiros (Chico Migue) das 8h30 às 9h00Boa Vista das 9h30 às 11hBairro Alto ( Zé Cunha ) das 11h18 às 11h45PERÍODO DA TARDE Bairro Alto (Carapiá) das 14h às 15hMirante da Serra das 15h30 às 16h20.Equipe IV – Zona RuralPERÍODO DA MANHÃ

Cruz Branca das 9h às 9h30Harmonia das 9h40 às 10h40Faustino das 11h às 11h40PERÍODO DA TARDE Jequitibá das 14h às 14h30Bonsucesso das 15h às 16h20Equipe V – Zona RuralPERÍODO DA MANHÃFazenda São Pedro das 8h30 às 9hÁguas de Igaratá das 9h30 às 10h30.Almeida Prado (Parquinho ) das 10h45 às 11h30.PERÍODO DA TARDE Recanto do Sossego das 13h30 às 14hJardim Rosa Helena das 14h30 às 16h20.

Em Arujá, a campanha de vacinação antirrábica acontece no Canil Municipal.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 15h30, na

Avenida Londres, 450, no bairro do Portão.