ouvidor · nova arujá e jardim fazenda rincão. o atendimento é de se-gunda a sexta-feira, das 8h...

16
Ouvidor 13 de Janeiro de 2018 • Nº 1157 www.jornalouvidor.com.br Ano 27 Jornal Estamos de Volta!!! Foto: Bruno Martins CONCURSO - Guararema se- gue com inscrições para o Con- curso Público. Salários podem chegar a R$8.299,97. São 30 empregos públicos em todos os níveis de escolaridade. Inscri- ções até as 16h do dia 24/01 pelo site Consesp. VERÃO – Começa dia 16, em Igaratá, projeto que libera o uso da piscina e da quadra de esportes no Igaratá Social Clube. Interessados devem se inscrever na Secretaria de Esportes: RG, comprovante de endereço e duas fotos 3x4. FESTIVAL – Do dia 15 ao dia 26/01, o Festival de Férias de San- ta Isabel promete agitar a cidade. Apresentações musicais, pintura, desenho e brincadeiras para todas as idades. Info.: (11) 4657-3464. BINGO - Hoje e amanhã, o Lions Clube fará às 19h na Sede do Gru- po ação entre amigos. Na Rua XV de Novembro. Participe! IPTU ARUJÁ - A data de venci- mento da cota única do IPTU espe- cial é 15 de janeiro. Arujaenses podem pagar o boleto utilizando caixas eletrônicos do Bradesco. MEIO AMBIENTE - No dia 31/01, quarta-feira, às 10h, na Rua Vereador Roberto de Almei- da Machado, 93, a Secretaria de Meio Ambiente de Santa Isabel promove reunião com os operado- res e proprietários de máquinas do Município. Os temas abordados serão: ISS, Taxas, Normas, Legis- lação, Meio Ambiente, Segurança e Procedimentos. Dívida Municipal pode deixar população sem serviço público Igaratá amarga uma dívida milionária acumulada desde 1995 e que compromete mais de 80% do orçamento de 2018. Para a cobrança judicial não cabe mais recursos, mas a Administração vai tentar reverter a execução. Leia mais na página 06. Transtornos das obras Choveu reclamações das obras realizadas na Avenida Brasil em Santa Isabel. Secre- tário destaca que transtornos temporários resultarão em benefícios permanentes. Leia mais na página 11. Febre Amarela chega na região - Macaco morre de febre amarela no Bairro da Boa Vista em Igaratá e deixa cidades em alerta. Não há registro de pessoas infectadas, a preven- ção mais eficaz é a vacinação. Acompanhe a programação de combate a infecção na página 02. Programação de Férias - Santa Isabel cria agenda de entre- tenimento, cultura, lazer e esporte para divertir toda a família. Leia mais na página 13. Homenagem ao Sêu Neco no Rio - Isabelense é reconhe- cido ícone do futebol durante a realização de uma competição internacional. Esporte em Santa Isabel começa o ano com no- vidades. Leia mais na página 11.

Upload: dinhphuc

Post on 21-Jan-2019

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ouvidor · Nova Arujá e Jardim Fazenda Rincão. O atendimento é de se-gunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Em breve, a Saúde irá infor- ... segunda-feira passada demonstra o quanto

Ouvidor13 de Janeiro de 2018 • Nº 1157 www.jornalouvidor.com.brAno 27

JornalEstamos de Volta!!!

Foto

: Bru

no M

artin

s

CONCURSO - Guararema se-gue com inscrições para o Con-curso Público. Salários podem chegar a R$8.299,97. São 30 empregos públicos em todos os níveis de escolaridade. Inscri-ções até as 16h do dia 24/01 pelo site Consesp. VERÃO – Começa dia 16, em Igaratá, projeto que libera o uso da piscina e da quadra de esportes no Igaratá Social Clube. Interessados devem se inscrever na Secretaria de Esportes: RG, comprovante de endereço e duas fotos 3x4.FESTIVAL – Do dia 15 ao dia 26/01, o Festival de Férias de San-ta Isabel promete agitar a cidade. Apresentações musicais, pintura, desenho e brincadeiras para todas as idades. Info.: (11) 4657-3464.BINGO - Hoje e amanhã, o Lions Clube fará às 19h na Sede do Gru-po ação entre amigos. Na Rua XV de Novembro. Participe!IPTU ARUJÁ - A data de venci-mento da cota única do IPTU espe-cial é 15 de janeiro. Arujaenses podem pagar o boleto utilizando caixas eletrônicos do Bradesco. MEIO AMBIENTE - No dia 31/01, quarta-feira, às 10h, na Rua Vereador Roberto de Almei-da Machado, 93, a Secretaria de Meio Ambiente de Santa Isabel promove reunião com os operado-res e proprietários de máquinas do Município. Os temas abordados serão: ISS, Taxas, Normas, Legis-lação, Meio Ambiente, Segurança e Procedimentos.

Dívida Municipal pode deixarpopulação sem serviço público

Igaratá amarga uma dívida milionária acumulada desde 1995 e que compromete mais de 80% doorçamento de 2018. Para a cobrança judicial não cabe mais recursos, mas a

Administração vai tentar reverter a execução. Leia mais na página 06.

Transtornos das obrasChoveu reclamações das obras realizadas na Avenida Brasil em Santa Isabel. Secre-tário destaca que transtornos temporários resultarão em benefícios permanentes. Leia mais na página 11.

Febre Amarela chega na região - Macaco morre de febre amarela no Bairro da Boa Vista em Igaratá e deixa cidades em alerta. Não há registro de pessoas infectadas, a preven-ção mais eficaz é a vacinação. Acompanhe a programação de combate a infecção na página 02.Programação de Férias - Santa Isabel cria agenda de entre-tenimento, cultura, lazer e esporte para divertir toda a família. Leia mais na página 13.Homenagem ao Sêu Neco no Rio - Isabelense é reconhe-cido ícone do futebol durante a realização de uma competição internacional. Esporte em Santa Isabel começa o ano com no-vidades. Leia mais na página 11.

Page 2: Ouvidor · Nova Arujá e Jardim Fazenda Rincão. O atendimento é de se-gunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Em breve, a Saúde irá infor- ... segunda-feira passada demonstra o quanto

2 Jornal Ouvidor - Sábado / 13 de Janeiro de 2018

EditorialRoberto Drumond

VACINAÇÃO CONTRAA FEBRE AMARELA

Macaco morre de febre amarela em Igaratá e

deixa a regiãoem alerta

A Febre Amarela é uma do-ença infecciosa febril aguda, causada por um vírus, que pode levar o indivíduo infectado à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. A vacinação é a maneira mais eficaz de se evitar a doença, em conjunto com ações diárias, evi-tando acúmulo de água, o que se torna criadouros para os mosqui-tos. Programação de vacinação na região:

ARUJÁ Nas sete Unidades Básicas de

Saúde (UBSs) do município: Parque Rodrigo Barreto, Miran-te, Jardim Emília, Centro de Saúde (CS) II, Jardim Real, Nova Arujá e Jardim Fazenda Rincão. O atendimento é de se-gunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Em breve, a Saúde irá infor-mar os dias e locais dos mutirões de vacinação.

IGARATÁAté o dia 19 de janeiro a Uni-

dade Mista de Saúde funciona em horário estendido, das 8h às 12h e das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Nos sábado 13 e 27/01 serão realizadas campanhas de vaci-nação das 8h às 16h, na Unida-de Mista de Saúde e ao lado da Rodoviária.

SANTA ISABELA secretaria de Saúde de San-

ta Isabel elaborou um cronogra-ma intenso de combate à febre amarela, postos volantes de va-cinação estarão disponíveis para toda a população.

- Praça Fernando Lopes - dias 15, 16, 17, 18 e 19 de janeiro das 08h às 16h;

- Feira Livre - próximo ao Gi-

násio de Esportes - dia 16 de ja-neiro das 7h às 12h;

- Granja Urupês / Cachoeira - Ao lado do bar do Djalma - Rua Via dos Cedros n° 19 - dias 24 e 31 de janeiro - das 9h às 14h;

- CDHU / Cachoeira – dias 11, 12, 15 e 16 de janeiro às 14h;

- PACS Jaguari - Praça do Aralú - dia 16 de janeiro das 08h às 12h;

- PACS Pouso Alegre - Km 73 / Funil - Escola desativada, próximo à casa da Dona Merce-des - dia 17 de janeiro das 08h às 12h;

- São Carlos - próximo à es-cola desativada - dia 19 de janei-ro das 08h às 12h;

- São Bento - próximo à igreja - dia 22 de janeiro das 08h às 12h;

- Ouro Fino - na Igreja São Roque - dia 12 de janeiro das

Regra de OuroQualquer pessoa que mantenha suas obrigações financeiras

em dia sabe que não pode gastar mais do que ganha. É a chamada regra de ouro. O artigo 12 § 2º da lei de responsabilidade fiscal diz que o montante das operações de crédito não pode ser supe-rior às despesas de capital, ou seja as operações de crédito não podem ser contratada para cobrir as despesas correntes, mas ape-nas para investimento.

Essa semana, no entanto o governo federal começou a articu-lar para que a “Regra de Ouro” possa ser quebrada com a emis-são de títulos da dívida pública para custeio das despesas orça-mentárias em 2018 e 19. Essa pretensão anunciada na segunda-feira passada demonstra o quanto é assustador o desar-ranjo de nossas contas públicas e a incapacidade do governo de honrar seus compromissos.

A proposta invade inclusive a gestão que será eleita em outu-bro (ou novembro) desse ano indiferentemente de quem será o futuro presidente. Os especialistas há muito apontam que as re-ceitas tributárias não seriam suficientes para sustentar a imensa máquina pública brasileira.

Ao longo dos últimos anos esse confronto de contas a receber e a pagar foi sendo adado por expedientes diversos especialmen-te com a elevação da carga tributária, uma das mais altas dos países emergentes. Esse cenário demonstra que o modelo fiscal adotado no Brasil está falido e já chegou à população de forma dramática, materializada no fechamento dos postos de saúde, na falta de policiamento e no atraso de salários e aposentadorias.

O colapso dos serviços públicos essenciais comprova para a população que os recursos destinados à construção do bem co-mum foram tomados por grupos de interesse representados pelo poder político da nação.

O rebaixamento da nota de confiança feita por uma das prin-cipais agencia de crédito do mundo expõe a verdade para quem quer compreender. Não haverá recuperação possível do país se não houver lideranças confiáveis e informações transparentes.

Terá mais apoio do brasileiro aquele que defender as refor-mas mais profundas. As políticas de privilégios precisam acabar, como a desoneração da folha de salários e os programas de refi-nanciamento das dívidas tributárias com descontos generosos, verdadeiros prêmios à inadimplência.

As investigações em curso em todo o país demonstram que o país tem potencial para superar todo o assalto de que foi vítima. O equilíbrio fiscal somado à inflação baixa (ponderada sem arti-fícios) e juros em patamares mais civilizados resultará numa economia mais livre e um estado mais ágil e eficiente.

2018 promete. E precisa mudar a favor da maioria.

09h às 12h;- Pedra Branca - na Sede

Florestal, próximo ao Bar do Paulinho – dia 26 de janeiro das 09h às 15h;

- Monte Negro - próximo ao Mercadinho da Portuguesa - dia 19 de janeiro das 09h às 12h;

- Ponto final do Jardim Eldo-rado - Praça localizada na Ave-nida Ulisses Guimarães – dia 15 de janeiro das 13h às 15h30;

- Ponto final do Jardim Eldo-rado - Praça localizada na Ave-nida Ulisses Guimarães – dia 16 de janeiro das 09h às 15h.

- Igreja Casa de Oração En-contro com Deus - ICOED – Rua Imperatriz Tereza Cristina, nu-meor 58, Nova Santa Isabel, ao lado da ACISI. Dia 14/01, às 18h30.

- Demais postos de saúde - de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h.

Page 3: Ouvidor · Nova Arujá e Jardim Fazenda Rincão. O atendimento é de se-gunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Em breve, a Saúde irá infor- ... segunda-feira passada demonstra o quanto
Page 4: Ouvidor · Nova Arujá e Jardim Fazenda Rincão. O atendimento é de se-gunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Em breve, a Saúde irá infor- ... segunda-feira passada demonstra o quanto

4 Jornal Ouvidor - Sábado / 13 de Janeiro de 2018

Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil, artigo 1525. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

EDITAL DE PROCLAMASSinara Ieda Pizza, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Santa Isabel – SP, Fone: 4657-5855. FAÇO SABER que pretendem se casar:

MAX FORMAS COMERCIO DE MAQUINAS LTDA EPP – CNPJ 12.481.475/0001-26, torna público que REQUEREU E RECEBEU da Secretaria Municipal de Meio Am-biente e Desenvolvimento Agrário – SEMADA de Santa Isabel, o Alvará Ambiental e a Licença Prévia e de Instalação em 09/11/2015, para Co-mércio Varejista de Ferragens e Ferra-mentas, por um prazo legal de 02 dois anos conforme previsto no Código de Meio Ambiente de Santa Isabel, à Ro-dovia Joaquim Simão, km 68,2, Bairro Varadouro, Santa Isabel/SP.

RIBEIROFER COMERCIO DE SUCATAS LTDA – EPP – CNPJ 11.129.810/0001-69, Torna Público que REQUEREU E RECEBEU da Secretaria Municipal do Meio Am-biente e Desenvolvimento Agropecuá-rio – SEMADA de Santa Isabel o Al-vará Ambiental e a Licença Prévia e de Instalação, em 08/12/2017 para Fabricação de Artefatos Material Plás-tico não Especificados, por um prazo legal de 02 anos conforme – previsto no Código de Meio Ambiente de San-ta Isabel, à Avenida Coimbra, 135 – Jardim Portugal – Santa Isabel - SP

N. Q. M. MATERIAIS DE CONSTRU-ÇÃO LTDA – ME – CNPJ 18.792.595/0001-20 Torna Público que Re-quereu e Recebeu da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrope-cuário – SEMADA de Santa Isabel o Alvará Ambiental e a Licença Previa de Instalação, em 08/12/2017, para FABRICAÇÃO DE ARTEFAOS DE CIMENTOS PARA USO NA CONSTRUÇÃO CIVIL, por um prazo legal de 02 anos conforme previsto no código de Meio Ambiente de Santa Isabel, A Estra-da do Monte Negro SIS 131 KM 7 S/N, BAIRRO DA FIGUEIRA, Santa Isabel – SP. Processo 4.247/2015

N. Q. M. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LTDA – ME – CNPJ 18.792.595/0001-20 Torna Público que Requereu da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e De-senvolvimento Agropecuário – SE-MADA de Santa Isabel a Licença de Operação, para FABRICAÇÃO DE ARTEFATOS DE CIMENTOS PARA USO NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Estrada do Monte Negro SIS 131 KM 7 S/N, BAIRRO DA FIGUEIRA, Santa Isabel – SP

RIBEIROFER COMERCIO DE SUCATAS LTDA – EPP – CNPJ 11.129.810/0001-69, Tor-na Público que REQUEREU na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário – SEMADA de Santa Isabel a Licença de Opera-ção, para Fabricação de Artefa-tos Material Plástico não Espe-cificados, para um prazo legal de 02 anos, conforme previsto no Código de Meio Ambiente de Santa Isabel.

GILSON DOS SANTOS, 57 anos natural de Pa-riquera – SP

CARMELITANO DEZORZI NETTO, 79 anos natural de Divinolândia – SPKELVIN FERREIRA DOS SANTOS, horas de vida natural desta cidadeJOVELINA FLOR, 88 anos natural de Palmeira dos Índios – AL

KARINA RODRIGUES SANTOS, 28 anos natu-ral de São Paulo – SPJOÃO BATISTA CAMPINHO, 64 anos natural desta cidadeMANOEL ALVES DE LIMA, 83 anos natural de Triunfo – PE

LUIZ EVANGELISTA NETO, 77 anos natural de Mairiporã – SPNIVALDO REMIGIO DE SANTANA, 61 anos natural de Sertânia – PEANTONIO DEZERO, 63 anos natural de Além Paraíba – MG

EDITAL DE PROCLAMASAlessandra Galego Araujo Barbosa, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais do município de Igaratá, comarca de Santa Isabel, Estado de São Paulo; FAÇO SABER que pretendem se casar:

Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil, artigo 1525. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

MANASSÉS SEVERINO DE MELO E CHIRLEI LOPES FARIA, ambos brasileiros, divorciados, ele natural de Belo Jardim-PE, filho de Odilon Severino de Melo e de Amara Barbosa de Melo, ela natural de

São Paulo-SP, filha de Hildo Lopes de Faria e de Maria da Conceição Lopes, residentes e domiciliados à Rua Opala, 1, Solar Almeida Prado, Igaratá-SP

JOSÉ SALOMÃO DE TOLEDO E MARCIA BISPO DOS SANTOS, ambos brasileiros, divorciados, ele natural de Cristina – MG, filho de José Tarcizio de Toledo e Maria José Taledo, ela natural de Guaru-lhos – SP, filha de Arnaldo Bispo dos Santos e de Julia Maria dos Santos, residentes e domiciliados à Rua Vereador Luiz Benedito nº323 Bairro – Parque São Benedito EZEQUIAS REGIS DO NASCIMENTO E ROSANA VENANCIO, ambos brasileiros, ele divorciado, natural desta cidade, filho de Josildo Regis do Nascimento e de Pedrina Maria Nascimento, ela solteira, natural desta cidade, filha de Benedito Lopes Venancio e de Amelia Maria Venancio, residentes e domici-liados à Rua Prefeito José Basílio de Alvarenga nº338 Bairro – Jardim Monte SerratCLAUDEMIR SALES E MARINALVA SANTANA DE ANDRADE, ambos brasileiros, ele solteiro, natural de Igaratá – SP, filho de João Sales e de Julieta Pequis, ela divorciada, natural de Embu – SP, filha de José Moura de Andrade e de Laura Santana de Andrade, residentes e domiciliados a Estrada do Monte Negro km 8 Bairro – Monte NegroDANIEL BEZERRA LEÃO E SILVIA CRISTINA FRANCISCO PINHEIRO, ambos brasileiros, ele solteiro, natural de Vitorino Freire – MA, filho de Gedeão Leão Dias e de Francyneide Bezerra da Concei-ção, ela divorciada, natural desta cidade, filha de Bento Pinheiro e de Maria de Lourdes Francisco, resi-dentes e domiciliados à Rua das Violetas nº259 Bairro – Jardim Novo Éden WILLIAM BARBOSA E DELAINE ROSA DA SILVA, ambos brasileiros, solteiros, ele natural desta cidade, filho de Marlene Aparecida Barbosa, residente e domiciliado à Rua Prefeito Artur José da Costa nº14 Bairro – Parque São Benedito, ela natural desta cidade, filha de Antonio Rosa da Silva e de Adriana Marques Pires, residente e domiciliada à Rua Mar Norte nº200 Bairro – Vila NovaJOSÉ MANOEL DA SILVA E MARIA CÁSSIA MARQUES EPIFANI, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de Colônia Leopoldina – AL, filho de Antonio Manoel da Silva e de Antonia Severina da Con-ceição, ela natural de Catende – PB, filha de Raphael Cavalcanti Epifani e de Maria José Marques da Silva, residentes e domiciliados à Avenida dos Jasmins nº314 Bairro – Jardim Novo Éden CARLOS EDUARDO PREVIATTI E MICHELE FERNANDA NUNES, ambos brasileiros, solteiros, ele natural desta cidade, filho de José Marcelo Previatti e de Rosemari Machado Previatti, ela natural de Carapicuiba – SP, filha de Pedro Nunes e Vanderli Sabião, residentes e domiciliados à Rua Mar Mediter-râneo nº193 Bairro – Vila NovaBENEDITO DE ALMEIDA QUELUZ E APARECIDA DE FÁTIMA CARAÇA, ambos brasileiros, solteiros, ele natural desta cidade, filho de João Alves de Queluz e de Maria Benedita de Almeida Queluz, ela natural desta cidade, filha de João Caraça e de Olinda Rodrigues Caraça, residentes e domiciliados à

Rua Sul nº120 Bairro – Vila GumercindoPAULO SOUZA DE ALMEIDA JUNIOR E MICHELE DE BRITO SANTOS, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de São Paulo – SP, filho de Paulo Souza de Almeida e de Vânia Barreto da Silva de Almeida, ela natural de Arujá – SP, filha de Márcio Soares dos Santos e de Liliane Maria de Brito Santos, residentes e domiciliados à Rua Açucenas nº125 Bairro – Jardim Novo Éden JOSÉ EDUARDO LAZZARI E SIMONE APARECIDA ONORIA CLAUDIANO, ambos brasilei-ros, divorciados, ele natural de São Paulo – SP, filho de José Roberto Lazzari e de Ana Lucia Naletto La-zzari, ela natural desta cidade, filha de Ezequiel Mont Serrat Claudiano e de Maria Onoria de Jesus Clau-diano, residentes e domiciliados à Rua das Violetas nº400 Bairro – Jardim Novo ÉdenREGINALDO APARECIDO PERCILIANO E ZILDA ARRUDA, ambos brasileiros, ele solteiro, na-tural de Suzano – SP, filho de Lazaro Perciliano e de Creusa Maria Perciliano, residente e domiciliado à Rua Jiai Bairao nº104 Bairro – São Benedito, ela divorciada, natural de Mogi das Cruzes – SP, filha de Manoel Arruda e de Vera Lucia Pereira da Silva, residente e domiciliada à Rua Benedito Pereira de Souza nº19 Bairro – Jardim Monte Serrat JAKSON CARLOS DOS SANTOS FRANCISCO E GABRIELLE CRISTINA SILVA DOS SAN-TOS, ambos brasileiros, solteiros, ele natural desta cidade, filho de João Francisco e de Evanilda dos Santos, ela natural de São Paulo – SP, filha de José Pereira dos Santos e de Jocelia Rocha Silva, residentes e domiciliados à Rua Dos Jasmins nº52 Bairro – Jardim Novo Éden GIOVANI MOREIRA FRANCISCO E MIRELLY MARIA VITOR RED, ambos brasileiros, soltei-ros, ele natural desta cidade, filho de Durvalino Sebastião Francisco e de Jucimara Fortunata Moreira, ela natural de São Paulo – SP, filha de Marcos Aurelio David Red e de Dunalva Vitor de Miranda Red, resi-dentes e domiciliados à Estrada do Santíssimo Sacramento nº376 Bairro – Jardim Novo Éden ALEXSANDRO FERNANDES DE LIMA E ESTER MUNIZ DA SILVA, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de Camaragibe – PB, filho de Manoel Xavier de Lima Filho e de Neusa Maria Fernandes, resi-dente e domiciliado à Rua Condor nº72 Bairro – Vila Gumercindo, ela natural desta cidade, filha de Ma-noel Edmar da Silva e de Rosimar Muniz da Silva, residente e domiciliada à Rua Luiz de Almeida Macha-do nº122 Bairro – Jardim Vista Verde MELQUIZEDEQUE SILVA DOS SANTOS E JÉSSICA DE SOUZA KUSTER, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de Araci – BA, filho de Manoel Sousa dos Santos e de Josefa Pereira da Silva, ela natural desta cidade, filha de Iter Rogério Rodrigues Kuster e de Maria Helena de Souza Kuster, residentes e domiciliados à Rua Dez de Julho nº148 Bairro – Vila Gumercindo

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA A SER REALIZADA

EM 27/ JANEIRO/2018Na qualidade de Presidente da Associação de Proprietários do Em-

preendimento Residl. Astro Verde – APROER, venho através deste con-vidar todos os proprietários e moradores à participarem da assembleia geral ordinária a ser realizada no dia 27 de Janeiro de 2018 com início às 09h45min em primeira convocação e 10h15min. Em segunda e última convocação, nas dependências da Associação na Rua Francisco de Car-valho – Santa Isabel – SP, para deliberação sobre os seguintes assuntos:

Quorum: maioria simplesOrdem do dia: 1) Aprovação da Prestação de Contas 2017;2) Eleição da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal;Em função da importância da ordem do dia a ser tratada, contamos

com o comparecimento de todos, tendo em vista que a referida Assem-bleia se revestirá de validade em todas as suas decisões, ficando todos os associados obrigados ao cumprimento independente de sua presença.

De acordo com o Parágrafo primeiro do Art. 6º do Estatuto, só pode-rão fazer parte das assembleias gerais associados quites com suas obri-gações pecuniárias.

Page 5: Ouvidor · Nova Arujá e Jardim Fazenda Rincão. O atendimento é de se-gunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Em breve, a Saúde irá infor- ... segunda-feira passada demonstra o quanto
Page 6: Ouvidor · Nova Arujá e Jardim Fazenda Rincão. O atendimento é de se-gunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Em breve, a Saúde irá infor- ... segunda-feira passada demonstra o quanto

6 Jornal Ouvidor - Sábado / 13 de Janeiro de 2018

Dívida da Prefeitura de quase R$34 milhões assusta IgaratáO valor cobrado é maior que 80%

do orçamento municipal para 2018Em 25 de junho de 2009 a Prefeitura de Igaratá

foi condenada a pagar uma dívida contraída em 1995. O valor inicial do débito que era de R$30.135,84 (trinta mil, cento e trinta e cinco reais e oitenta e quatro centavos) agora está sendo exe-cutado por exorbitantes R$33.975.025,50 (trinta e três milhões, novecentos e setenta e cinco mil, vin-te e cinco reais e cinquenta centavos) pouco mais de 82% do orçamento municipal para 2018.

Assustado com essa herança o prefeito Celso Pa-lau, além de empenhar-se pessoalmente, como advo-gado de formação, também determinou à sua assesso-ria jurídica que busque todos os meios legais para alterar a decisão da Justiça ou propor alternativas evi-tando o sacrifício de toda população que poderá, se executada a sentença, se ver impedida de ter acesso a praticamente quase todos os serviços públicos.

Palau ressalta que a abordagem jurídica para conseguir a anulação do débito não será uma tarefa fácil, ao contrário, deve ser muito difícil, já que ao tomar conhecimento do trâmite da Ação de Co-brança, no final de 2017, a decisão condenando a Prefeitura já havia transitado em julgado, não ca-bendo mais nenhum recurso sobre a decisão.

A origem da dívida foi a pavimentação das ruas Euclides Prianti Chaves e Benedito Fernandes de Oliveira contratada através de licitação, por R$145.135,84 pagáveis em cinco parcelas, a últi-ma delas no valor de R$25.135,84. A construtora Independência, vencedora da licitação executou os serviços, mas a administração da época se negou a pagar duas parcelas alegando que o trabalho não havia sido feito a contento, deixando para a admi-nistração seguinte a dívida das parcelas de R$5.000,00 e outra de R$30.985,00.

Por um descuido da própria Prefeitura à época, no contrato padrão celebrado com a empresa havia uma cláusula determinando juros de 5% capitaliza-dos ao mês em caso de atraso nas parcelas, resquí-cio da era pré-implantação do Plano Real, quando esse tipo de cláusula era comum, decorrente da hi-

perinflação da época. Juros capitalizados é o que popularmente se diz juros sobre juros.

Ao longo dos últimos 21 anos, ao que tudo indi-ca a dívida monstruosa foi se formando sem rece-ber a devida atenção, com a Prefeitura se defenden-do em poucas ocasiões com argumentos frágeis, que foram um a um refutados pela Justiça.

A sentença condenando a Prefeitura foi proferi-da em 2009, pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Cível de Santa Isabel. Em 2014, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo confirmou a sentença de pri-meira instância mantendo a condenação.

Ainda em 2014, a Prefeitura tentou recorrer ao Superior Tribunal de Justiça, mas não conseguiu porque o recurso foi inadmitido, pela ausência de apresentação dos requisitos mínimos. Com isso, a sentença transitou em julgado, ou seja, já não cabe mais recurso sobre a decisão.

Daí passou-se para a fase de execução (cobran-ça) do valor decorrente da condenação e a bomba acabou estourando na mão da atual gestão.

O prefeito Celso Palau diz que a primeira provi-dencia determinada para a sua assessoria jurídica foi impugnar o cálculo sobre o valor da dívida. En-tre os argumentos apresentado no pedido de im-pugnação promovido pelo prefeito Celso Palau está o fato de a multa contratual de 5% ao mês ferir os princípios condicionais e administrativos da su-premacia do interesse público sobre o particular.

Outro argumento está no próprio fato gerador da dívida, o valor de R$33.975.025,50 daria para pavimentar novamente, não só as duas ruas como praticamente todas as outras ruas da cidade, o que representa, de fato, enriquecimento sem causa.

Para o Prefeito, o valor apresentado é pratica-mente equivalente ao orçamento municipal para 2018. – Se formos obrigados a pagar, ressalta Pa-lau, mesmo que em parcelas, o município será pri-vado dos serviços mais essenciais como saúde, educação, transporte e a própria folha de pagamen-tos, pois não há de onde tirar esse recurso.

- A anulação dessa sentença não só é justa como necessária ao interesse público, dela simplesmente depende o futuro de nosso Município! Conclui Palau.

A MORTE DAESPERANÇA

Suicidou-se a Esperança. Pulou do déci-mo terceiro andar do prédio cinza. Todos se amontoaram para ver quão triste é o momen-to em que a última a morrer simplesmente desiste. A dona de casa que acreditava que ela só precisava de uma nova distração sentiu o estomago revirar. O médico teve certeza de que alguns comprimidos teriam evitado o fim. O juiz procurava o culpado. O motorista que dizia que ela só queria chamar a atenção engoliu em seco. O filósofo só sabia se per-guntar o porquê daquilo. O advogado afirmou que o dono do pré-dio seria processado pela falta de grades de segurança. A vende-dora tentou argumentar: “mas ela era tão jovem, saudável, bonita...”. O faxineiro lamentou secretamente o fato de ter de limpar toda aquela sujeira depois que o rebuliço terminasse. O corretor da bolsa de valores se revoltou: “Como essa egoísta pôde fazer isso conosco? Bem no início do ano?!”. O professor chorou como se aquele fosse o prenúncio de todo o fim. O policial pediu que se afastassem da Esperança, precisava preservar o pouco que dela restou. O padre e o pastor sentiram uma pontada de culpa: “Será que eu poderia ter feito algo?”. O palhaço não riu, nem fez rir. Sabia que precisaria arranjar outro emprego – sem Esperança não há riso. O político tinha a convicção de que depois de tama-nha tragédia, não haveria eleição – para quê escolher, se não há futuro para vislumbrar? Obviamente, não havia crianças. Uma moça que sequer sabia quem era Esperança pensou em deixar uma mensagem in memorian mostrando que se importava. Mas Esperança não tinha Facebook, e se tivesse provavelmente não a aceitaria como amiga. O psicólogo olhou e calou. O jardineiro aproximou-se e sussurrou em seus ouvidos: “Ontem você me dis-se que a saúde mental era a riqueza do século. Penso que é assim mesmo. É ela quem tira da gente o peso da vida. Pobre Esperan-ça, não teve uma chance. A dor pesou tanto que escolheu o deses-pero...será que minhas flores crescerão sem ela?”. O psicólogo calou. Todos estavam realmente pesarosos e assustados. O jorna-lista já sabia qual seria a manchete mais lida e mais triste de sua carreira: A MORTE DA ESPERANÇA.

Esse texto foi escrito para a campanha Janeiro Branco, que trata da conscientização a respeito da saúde mental. A esperança ainda não se foi, existem mil maneiras para recomeçar. Se preci-sar de aconselhamento psicológico, entre em contato. Feliz 2018 cheio de esperança!

Camila BrittoPsicóloga, gestora ambiental, palestrante.

E-mail: [email protected]

Fim de ano quintuplicou volume do lixo em IgaratáMesmo depois das

festas de natal e ano novo o volume do lixo de Igaratá aumentou

As idas e vindas dos cami-nhões de lixo de Igaratá foram multiplicadas por cinco entre o natal e os primeiros dias de ano novo. Esse foi o volume de rejei-tos que ocuparam os funcioná-rios do departamento de limpeza

do município nos últimos e pri-meiros dias do ano.

O maior volume foi retirado do Bairro Águas de Igaratá, onde o caminhão a serviço da região foi todos os dias à rota de coleta que fica a mais de dez quilôme-tros do aterro sanitário. – Essa exigência reforça a necessidade de que iniciemos um trabalho de seleção do material reciclável, destaca o Prefeito Celso Palau que tem entre suas propostas de

gestão, a destinação correta do lixo proporcionando, não só a redução do descarte no aterro sanitário, alongando a sua utili-dade, como também geração de emprego e renda com os produ-tos recicláveis.

Palau observa que a popu-lação deve se conscientizar e ajudar na seleção do lixo sepa-rando o descartável como fral-das, papel higiênico, orgâni-cos dos produtos sólidos como

latas, vidro e papelão. – Essa simples providência, ressalta. Ajuda o município prolongan-do a vida do aterro.

Mesmo depois das festas de natal e ano novo o volume do lixo de Igaratá aumentou. Mui-tas famílias aproveitam a tempo-rada de férias e verão para des-cansar em suas residências nas margens da represa ou nos sítios e chácaras, exigindo o aumento das viagens dos caminhões de

lixo. – Nosso pessoal está se des-dobrando para manter a cidade limpa e conseguiu, em menos de uma semana, colocar a coleta em ordem. Atualmente, nessa se-gunda semana do ano, o volume de lixo está o dobro dos dias nor-mais. Eles estão de parabéns, re-conhece Palau solicitando que a população contribua promoven-do uma seleção dos produtos e colocando-os no local adequado somente no horário da coleta.

Page 7: Ouvidor · Nova Arujá e Jardim Fazenda Rincão. O atendimento é de se-gunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Em breve, a Saúde irá infor- ... segunda-feira passada demonstra o quanto

Jornal Ouvidor - Sábado/ 13 de Janeiro de 2018 7

A árvore caiuA Defesa Civil de Igaratá in-

terditou ontem uma residência no Bairro Mirante da Serra onde uma árvore caiu sobre a casa em decorrência dos fortes ventos ocorridos no final de quinta-fei-ra. A família foi levada para a casa de familiares enquanto funcionários da Prefeitura pro-moviam a retirada dos perten-ces, e a remoção da árvore.

O mesmo fenômeno meteo-rológico provocou a queda de mais de cem eucaliptos nas plantações da região, muitos in-terditando estradas e provocan-do a queda de energia em gran-de parte do município. Segundo funcionários da Elektro, foram registradas mais de 56 solicita-ções de reparo de energia e, até o final da tarde de ontem, ainda havia residências no município

sem energia elétrica. As oito equipes de atendimento na re-gião foram mobilizadas e a ex-pectativa que que consigam res-tabelecer todas as unidades até a manhã de hoje.

Igaratá Sedia EventoInternacional de Futebol

Palau visita obrasda Creche Municipal

Na última terça-feira o pre-feito de Igaratá, Celso Palau, inspecionou as obras da Creche Municipal cujo contrato de con-clusão está previsto para o final desse mês. A ordem de serviço assinada no dia 1 de dezembro deu à Construtora Colinaz Enge-nharia, de Jundiaí, 60 dias para terminar a segunda etapa da construção do prédio no Jardim Rosa Helena que se estende há mais de oito anos.

Palau saiu do canteiro de obras satisfeito. Acompanhado do secretário de educação Mauro Siqueira Teixeira e do secretário de obras, eng. Rodrigo Camargo, o Prefeito encontrou em cada uma das futuras salas de aula pelo menos um profissional cuidando do acabamento. O prédio será destinado à ETI (Escola em Tem-po Integral), um dos principais itens do Plano de Governo, que proporcionará um salto de quali-dade no ensino básico de Igaratá.

A obra foi contratada com uma economia de quase R$194.000,00. Com a participa-ção de cinco empresas a licita-ção tinha como limite máximo o valor de R$668.951,74 entre ma-terial e mão de obra, mas a licita-

ção resultou no contrato de R$475.128,67, proposto pela empresa vencedora.

Diante do que viu Palau acre-dita que a empresa cumprirá a maior parte do contrato: - Se houver atraso será apenas na parte externa do prédio, alguns detalhes que não vão comprome-ter o início das atividades esco-lares em fevereiro, garante o Prefeito reconhecendo que é vi-sível o esforço da empresa para atender a totalidade do contrato.

A escola em tempo integral permite que os estudantes perma-neçam durante todo o dia na es-cola, alternando o período de au-las, com a prática de esportes e de lazer e recebendo a alimentação adequada. - Vai ser um salto de qualidade na escola, comemora o prefeito Celso Palau, que não vê a hora de ver o prédio concluído. – Foi um investimento muito alto feito pela prefeitura, observa ele lembrando que a construção ficou parada muitos anos em decorrên-cia da falta de recursos para sua conclusão. – Ver essa escola fun-cionando encerra um ciclo de di-versas administrações que vai re-sultar em uma excelente educação a partir de 2018.

Ministério da Saúdelibera verba para SAMU

Este atendimento custa-rá ao município cerca

de R$20 mil/mês

O Ministério da Saúde empe-nhou no dia 29 de dezembro a verba de R$200.000,00 para a aquisição pelo CONSAVAP (Consórcio de Saúde do Vale do Paraíba) de uma ambulância tipo SAMU (Serviço Médico de Ur-gência) para Igaratá.

Pronto desde 2016 o Posto do SAMU em Igaratá nunca foi uti-lizado em decorrência da falta de ambulância, cujas compras fo-ram suspensas ainda no governo da presidente Dilma Roussef. O empenho dos recursos do orça-mento da União para Igaratá, Pa-raibuna e Santa Branca aconte-ceu essa semana pela influência do Deputado Federal Eduardo Cury (PSDB) que no ano passa-do recebeu o pedido dos prefei-tos das três cidades, integrantes do CONSAVAP.

O projeto de instalação do Samu em Igaratá vem desde 2013 quando foi criado o CON-SAVAP, mas devido à falta de recursos, nunca prosperou nas três cidades agora beneficiadas. No ano passado, em visita a Bra-

sília, o Prefeito Celso Palau pro-curou o deputado Eduardo Cury e solicitou-lhe que interviesse na liberação do recurso que final-mente foi liberado pelo Ministé-rio da Saúde.

A aquisição da viatura deve-rá ser feita nos próximos meses e depende da alteração da pro-posta original que deverá ser refeita. A contração de médicos socorristas e equipe necessária para a operação da nova unida-de de socorro deverá ser feita

pelo próprio CONSAVAP e custará ao município cerca de R$20 mil mensais. Palau diz que esse reforço para a saúde de Igaratá chega em momento oportuno, porque as mais recen-tes aquisições de viaturas para a frota municipal, nenhuma tem as mesmas características de uma viatura do SAMU, que vem equipada com instrumen-tos para atendimento de urgên-cia, complementando os servi-ços já prestados pela Prefeitura.

Igaratá vai receber entre os dias 20 e 27 de janeiro mais de 600 jovens, de 14 equipes de futebol de campo das categorias de base. É a fase internacional da Copa Pan Americana de futebol de Campo que mobiliza mais de 600 jovens do Brasil e de países vizinhos.

É a quarta vez que Igaratá re-cebe as equipes das categorias sub11; sub 13 e sub 17 que fica-rão hospedadas das escolas mu-nicipais. Serão quatro times do Paraguai e dois times da Bolívia, as demais equipes são de diver-sas cidades do Estado de São Paulo, todas vinculadas às esco-las de futebol.

Entre as equipes brasileiras

estão a Esporte Clube Guaru-lhos; A.D. Art Bloco Guarulhos; Ascas Guarulhos; ACD União Marabá; Arujá Futebol Club Clube; Instituto Desportivo Cí-cero (Arujá); Futebol de Base de Itanhaém; C.T. Sport Internacio-nal (Jacareí); S.E. Santa Lúcia de Burgo Paulista.

Entre as equipes latino ameri-canas está a Selecion Ñembyense (Ñemby – do Paraguai); Selecion Del Paraguay (Assuncion); Clube Atlético JC (Pedro Juan Caballero, Paraguai); Club Bolivar (La Paz/ Bolivia). Os únicos brasileiros que estão disputando nas três catego-rias são os atletas de Igaratá.

Os jogos serão realizados to-

“ Em visita a Eduardo Cury, no ano passado, Palau pediu ao deputado federal que se envolvesse pessoalmente para conseguir

recursos para ambulância do Samu”

dos os dias no Estádio Municipal e os atletas estarão hospedados nas escolas recebendo alimenta-ção e apoio médico. – À Prefei-tura cabe apenas a hospedagem e o suporte para urgências e emer-gências, toda a logística e ali-mentação dos atletas correm por conta da empresa organizadora, explica o secretário de esporte Benjamim de Lima, para quem eventos desse tido servem para divulgar o nome da cidade e os recursos que temos aqui. – Além de divulgar a cidade como um centro esportivo, temos a opor-tunidade de mostrar nossas bele-zas naturais e a nossa hospitali-dade, observa o Secretário.

Page 8: Ouvidor · Nova Arujá e Jardim Fazenda Rincão. O atendimento é de se-gunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Em breve, a Saúde irá infor- ... segunda-feira passada demonstra o quanto

8 Jornal Ouvidor - Sábado / 13 de Janeiro de 2018

Prefeitura privatiza atenção básicaCom um contrato de cerca

de nove milhões de reais por ano, a prefeitura de Santa

Isabel passou a administração dos Postos de Saúde da cida-de para a empresa Caminho

de Damasco

A Sociedade Beneficente Caminho de Damasco (SBCD) venceu a licitação e já está no comando dos postos de saúde de Santa Isabel. A empresa deverá receber da Secretaria Municipal de Saúde R$771.962,47 mês, 72% a mais do que era pago anteriormente, porém além das unidades de Estratégia e Saúde da Família (ESF) a contratada deve gerir também as três Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município.

O contrato de um ano terá um custo total de R$9.263.549,69, a definição so-bre a nova gestão foi feita na sexta-feira, 06/01, embora houvesse quatro concor-rentes, a Prefeitura informa que apenas a Caminho de Damasco compareceu a lici-tação no dia de abertura dos envelopes.

A vencedora já administrava os ESFs

Bruno [email protected]

Bruno [email protected]

Agora além da Saúde da Família, empresa administrará também as UBS’s

em caráter emergencial, há cerca de três meses, e desde segunda-feira, 08/01, pas-sou a gerir a saúde através do novo con-trato. No documento assinado pela prefei-ta Fábia Porto e pelo presidente da SBCD, Luis Antônio Picerni Herce a contratada deve responsabilizar-se pelo gerencia-mento das seis ESF’s, dos dois PACS (Programa de Agente Comunitário de Saúde), Jaguari e Pouso Alegre, além das UBS’s I – Prefeito Ilário Dassiê, Bairro

Brotas; II – Dr. Francisco Pedreira Ribei-ro, Av. Brasil e III – Prefeito José Rai-mundo Lobo, Bairro Monte Negro. O contrato prevê ainda que a Caminho de Damasco poderá assumir também a res-ponsabilidade sobre a ESF do Bairro Jd. Das Acácias que está em fase de constru-ção. Com a possível incorporação de no-vas unidades e aumento das ações da Ca-minho de Damasco, a Prefeitura prevê a necessidade de reequilíbrio econômico e

financeiro do contrato de gestão. “Contaremos com médico generalista

nas UBS’s de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h, que além do atendimento clíni-co em diversas áreas (clínica geral, pedia-tria e ginecologia) também será responsá-vel por grupos educativos em saúde e visita domiciliar”, informa a Prefeitura.

Além disso, a Secretaria de Saúde ga-rante que haverá mais médicos pediatras e ginecologistas nas UBS, além da amplia-ção da oferta de serviços odontológicos na UBS I (Brotas) e na UBS II (Av. Bra-sil). “Tecnicamente consideramos que ha-verá um salto da cobertura de atenção bá-sica do município de aproximadamente 30%. Mais do que questões assistenciais, o contrato prevê a qualificação do atendi-mento em todos os níveis, desde a limpe-za, recepção até o atendimento de enfer-magem e médico. Sendo assim, o objetivo é ofertar mais serviços com mais qualida-de”, destaca.

Na próxima segunda-feira, os repre-sentantes da SBCD e o secretário de Saú-de de Santa Isabel, Cleber Vinicius Ker-chnner estarão na redação do Jornal Ouvidor em entrevista ao vivo esclare-cendo sobre como funcionará a gestão do novo contrato.

Santas Casas divulgam investimentos e açõesPrefeitura de Guararema

investe 300% a mais em sua Santa Casa Municipal, do

que Santa Isabel que repassa pouco menos de R$240 mil/mês para sua unidade, que é referência médica na região

A Santa Casa de Misericórdia de Santa Isabel realizou em 2017 cerca de 32 mil atendimentos, totalizando 26.810 proce-dimentos médicos, que levam em consi-deração cirurgias de média e alta comple-xidade, partos, internações e consultas em especialidades. Os números reforçam ain-da mais a importância dos trabalhos da unidade, que nos últimos anos tornou-se referência para muitas cidades da região.

Embora os índices sejam positivos em serviços ofertados, a Santa Casa de Santa Isabel amarga há mais de um ano um sal-do negativo em seu orçamento, isso por-que o último reajuste da subvenção que recebe do município para custeio de suas atividades ocorreu no final de 2016.

Atualmente a Santa Casa isabelense recebe R$234 mil de repasse da Prefeitura e R$618 mil oriundos do Governo Federal para programas do Sistema Único de Saú-

de (SUS), um total de R$852 mil/mês, esta quantia é cerca de 42% menor que o orçamento da Santa Casa de Misericórdia de Guararema que recebe mensalmente R$1.207.916,66, sendo R$966.333,33 de recursos provenientes da Prefeitura.

Nos últimos dois anos a prefeitura de Guararema aumentou em 38% o repasse feito a Santa Casa da cidade, passando de R$10.980.000,00 em 2016, para R$11.596.000,00 no ano passado. De acor-do com a Prefeitura, o investimento só foi possível após o cancelamento do Programa Cidade Natal em 2016: “O apoio recebido da iniciativa privada, nos permitiu realizar o Programa de Natal no ano passado, sem deixar de priorizar os gastos com a Saúde”, informou a assessoria.

O valor repassado de Guararema para a Santa Casa corresponde a 80% da arreca-dação total da entidade, os outros 20% são relativos ao repasse do Governo Federal, por meio do SUS, repasse de convênios médicos e de doações. No site do Jornal Ouvidor, você confere a matéria completa sobre o investimento da prefeitura de Gua-rarema na Santa Casa da cidade.

A subvenção total da Santa Casa de Santa Isabel, somada os repasses da Pre-feitura e do governo Federal, em 2017, foi de R$10.224.000,00: “Além desse valor total, ano passado, nossa unidade contou bastante com o apoio de nossos deputados

da região que através de emendas parla-mentares nos permitiu investir em insu-mos e equipamentos”, explicou o diretor administrativo da Santa Casa, Alexandre Maia Ribeiro. Ao todo a Santa Casa rece-beu em 2017, de emendas R$900 mil do deputado Federal, Roberto de Lucena (PV) e R$300 mil do deputado Federal, Marcio Alvino (PR).

Alexandre destaca que o último au-mento do repasse municipal, ocorreu em 2016, último ano em que o IGPM – Índice que corrigi as inflações fechou em positi-vo: “Mesmo assim o aumento que tive-mos naquele ano foi de apenas R$12 mil. Em contrato ficou definido que o reajuste do repasse seria feito com base nos índi-ces do IGPM, como em 2017 ele fechou em negativo, não teremos aumento em 2018”, explica.

O Diretor ressalta que a Prefeita Fábia Porto se colocou a disposição da adminis-tração da Santa Casa a fim de ajudá-los a

de alguma forma legal, readequar o orça-mento neste ano: “Ela se mostrou muito solicita a nos ajudar, pois sabe que embo-ra nosso orçamento permaneça o mesmo, a inflação aumentou e temos que garantir o pagamento justo de nossos profissionais uma vez que o salário mínimo sofre rea-justes, assim como o valor dos medica-mentos e insumos, que também aumen-tam”, diz. Para ele o investimento maior de Guararema na Santa Casa da cidade, justifica-se pelo fato da arrecadação de impostos da cidade ser muito maior que a de Santa Isabel.

A Santa Casa de Santa Isabel destaca que de janeiro a novembro de 2017 reali-zou 17.084 consultas em especialidades; 6.014 atendimentos de urgência e 854 ci-rurgias eletivas (baixa complexidade) como catarata e laqueadura, com um nú-mero bem elevado de pacientes de Itaqua-quecetuba e Arujá que foram operados no hospital isabelense.

Page 9: Ouvidor · Nova Arujá e Jardim Fazenda Rincão. O atendimento é de se-gunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Em breve, a Saúde irá infor- ... segunda-feira passada demonstra o quanto

Jornal Ouvidor - Sábado/ 13 de Janeiro de 2018 9

Bruno [email protected]

Bruno [email protected]

Tarifa Intermunicipal ficará 3,15% mais caraOs novos valores já passam

a vigorar a partir do próximo dia 16. A passagem de Santa

Isabel para Armênia vaicustar R$7,85

As passagens dos coletivos intermuni-cipais, que ligam as cidades da região com a Capital Paulista, ficarão mais caras a partir de terça-feira, 16/01. O Comuni-cado foi feito na noite de quinta-feira, 11/01, pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM). As linhas de Santa Isabel e Arujá, sofrerão reajuste de 3,15%.

Os passageiros de Santa Isabel que pagavam R$7,60 para irem até o termi-

nal Armênia do metrô, deverão desem-bolsar, a partir da próxima semana, R$7,85. Em 2017, o Consórcio Inter-norte que administra as linhas de Santa Isabel, Arujá, Guarulhos e Mairiporã teve o maior reajuste do Estado che-gando a 7,18%.

Em nota a STM informa que o reajuste se deu justamente em decorrência do au-mento de 12% no combustível: “Levamos também em consideração a elevação do custo de mão-de-obra que chegou a 4,5%, e o de manutenção dos veículos que está em atuais 5%, além é claro da inflação acumulada no período e de cláusulas con-tratuais com as empresas operadoras”, fi-naliza a Secretaria.

Os valores, que variam de acordo com

a extensão da linha, podem ser consulta-dos na página da EMTU na internet: www.emtu.sp.gov.br.

Na tabela abaixo você confere o novo valor das principais linhas intermunici-pais de Santa Isabel e Arujá

Passagem em Santa Isabel é a mais cara da região

As tarifas de ônibus municipais estão mais ca-ras em Santa Isabel, desde segunda-feira, 08/01, o va-lor passou de R$3,95 para

atuais R$4,20. Com isso a passagem de ônibus em Santa Isabel ficou no topo das mais caras da região, superando inclusive a da capital - São Paulo, cuja valor é de R$4,00. Arujá e

Igaratá não reajustaram suas tarifas. Governo do Estado informa que prevê aumentar, em breve, o va-lor das passagens dos cole-tivos intermunicipais.

Quem depende dos co-

letivos municipais em Santa Isabel tem que de-sembolsar R$0,25 centa-vos a mais para usar o ser-viço, as linhas já operam desde o início da semana com novo valor de R$4,20. “O problema é que sobe o preço, mas o serviço pre-cário continua”, reclama Maria Aparecida do Bair-ro Pouso Alegre.

As prefeituras de Arujá e Igaratá afirmam que não foram procuradas pelas em-presas que administram o transporte nos municípios e que, portanto, as tarifas per-manecem nos mesmos va-lores, sendo R$4,05 em Arujá e R$3,50 em Igaratá. O último reajuste em Arujá ocorreu em fevereiro do ano passado.

Tarifa na Capital Em São Paulo o au-

mento na passagem dos ônibus municipais (SP-Trans), atinge também as tarifas de trens (CPTM) e metrô que desde o último domingo custam R$4,00. A tarifa integrada, que

permite ao passageiro uti-lizar os serviços de ônibus municipais, trens e metrô, passará de R$ 6,80 para R$ 6,96.

Na tabela abaixo você confere o valor da tarifa municipal nas principais ci-dades da região

Page 10: Ouvidor · Nova Arujá e Jardim Fazenda Rincão. O atendimento é de se-gunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Em breve, a Saúde irá infor- ... segunda-feira passada demonstra o quanto

10 Jornal Ouvidor - Sábado / 13 de Janeiro de 2018Foto: Jairo Furini

Gabriel Dias

Vereador confessa uso indevido de carro oficialVereador de Arujá

admite publicamente que utiliza o carro da

Câmara comotransporte ambulatorial

Na última semana, áudios su-postamente atrelados a um vere-ador de Arujá circularam nas re-des sociais denunciando uma negociação, envolvendo o paga-mento de R$50,00 para o uso ir-regular dos veículos oficiais. Na quarta-feira, 10/01, o parlamen-tar Paraíba Car (PSDC) publicou uma nota nas redes sociais con-fessando a irregularidade: “Sei que não posso fazer esse tipo de atendimento com o carro da Câ-mara Municipal e que ele não é pra isso, mas...”.

Nos áudios o vereador revela que a licitação de combustível da Casa de Leis está atrasada, que é comum o agendamento de transporte ambulatorial com veí-culos da Câmara e justifica-se alegando que a prefeitura não cumpre suas obrigações no aten-dimento público de saúde.

Na confissão, que Paraíba

Car chama de Nota de Repú-dio, consta ainda imagens que comprovam a constância da irregularidade: “Atendimento feito por diversas ocasiões pelo meu gabinete para a mes-ma finalidade...”.

A reportagem entrou em contato com o Vereador, mas o mesmo se recusa a prestar mais esclarecimentos, garante que toda a “verdade” está em sua nota publicada nas redes so-ciais. Veja no Youtube do Jor-nal Ouvidor: www.youtube.com/jornalouvidor a reporta-gem completa, com os áudios e imagens mais reveladoras.

Câmara se isentaO Presidente da Câmara Mu-

nicipal de Arujá, Abel Franco Larini (PR), garante que não re-cebeu a denúncia oficialmente. Sobre o Conselho de Ética do legislativo, que por força de Lei pode apurar o caso, ele afirma que a composição de 2018 ainda não foi formada, mas não divul-ga os responsáveis pelo Conse-lho de 2017.

“O carro oficial está à disposi-ção do Gabinete Parlamentar para uso em atividades do vereador e cada parlamentar assina um termo

se responsabilizando pela sua uti-lização. Além disso, temos um ato que regulamenta o uso dos veícu-los”, afirma Abel Larini.

Aparentemente, nem mesmo a regra de pernoitar dentro do estacionamento da Câmara é uma das normas respeitadas pelo vereador, em um dos diálo-gos que ele mesmo divulgou nesta semana, possivelmente o motorista que realizará o trans-porte questiona Paraíba Car aonde ele deverá buscar o veí-culo às 5h30 da manhã.

Pela norma, a fiscalização do pernoitar dos carros oficiais cabe ao Encarregado de Serviços de Transporte que, em casos excep-cionais, deve dar ciência ao Pre-sidente do Legislativo.

Sem GasolinaSobre o atraso na licitação

de combustível pago com os recursos da Câmara, informa-ção divulgada nos áudios como motivo pelo qual o vereador cobra R$50,00 para realizar o transporte de paciente, Abel Larini confirma que a última licitação referente a este assun-to foi um fracasso, mas que ainda em janeiro, será aberto outro processo licitatório.

ATO DA MESA No 503/11 - de 28 de fevereiro de 2011 - Art. 20. - Disciplina o Uso dos Veículos da Câmara Municipal de Arujá

Os Veículos oficiais da Câmara Municipal de Arujá, além de apoio as suas atividades administrativas e de representação, po-derão ser utilizados pelos Vereadores no cumprimento da ativi-dade parlamentar, ficando expressamente vedada a utilização para fins diversos, sob as penas da Lei.

Imagem divulgada pelo vereador Paraíba Car,revela a negociação do carro oficial

Os perigos do transporte públicoDocumentação atrasada, ban-

cos rasgados, arrebentados e sem encosto; os elevadores para cadeirantes travados, quebrados

e inúteis; os pneus carecas ou já com o aço à mostra. Foi com esta realidade que a secretaria de Trânsito de Santa Isabel se depa-rou na fiscalização que promo-veu na manhã de ontem, dia 12/01, nos ônibus da PEM Transporte Municipal Urbano. Dos 12 veículos avaliados, 08 apresentaram problemas que os tornavam insalubres e um risco a vida dos usuários de transporte público.

As imagens do problema fo-ram divulgadas na rede social do próprio secretário de Trânsito, Jairo Furini, que pessoalmente informou que alguns ônibus já retornaram as atividades após re-solver os problemas. Contudo, testemunhas informam que dos oito veículos recolhidos ao pátio da empresa para efetuar os repa-ros, somente um conseguiu tro-car os dois pneus dianteiros, os demais seguem com as mesmas

irregularidades.Segundo informações, a ação

que duraria o dia inteiro, após atrasar o itinerário de 12 linhas no período da manhã, foi inespera-damente cancelada no período da tarde, após o horário de almoço em que aparentemente nenhum fiscal permaneceu na empresa

para dar continuidade a fiscaliza-ção da manutenção exigida.

Jairo afirma que participaram da ação as secretarias de Obras e Planejamento e a de Meio Am-biente. No início da semana, os ônibus da PEM rodaram cobran-do uma passagem 6,5% mais cara, custando ao cidadão R$4,20.

Page 11: Ouvidor · Nova Arujá e Jardim Fazenda Rincão. O atendimento é de se-gunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Em breve, a Saúde irá infor- ... segunda-feira passada demonstra o quanto

Jornal Ouvidor - Sábado/ 13 de Janeiro de 2018 11

Bruno [email protected]

Bruno [email protected]

Caos na Avenida BrasilAs obras que acon-tecem na Av. Brasil para pavimentação

e substituição da rede de tubulação

municipal estão cau-sando transtornos à

população

Lama, buracos, sujeira e muito transtorno, as obras da Av. Brasil, em Santa Isa-bel, estão tirando o sossego dos moradores locais. Os reparos que começaram no início do ano terão duração de três meses, devendo ter-minar em abril. Sabesp tam-bém realiza obras no tre-cho: “A gente sabe que os transtornos vão existir, mas eles são necessários agora para trazer melhorias ama-nhã”, diz o secretário de Serviços Municipais, Ro-drigo Butterby.

Butterby explica que a Prefeitura irá substituir os bloquetes da Av. Brasil por asfalto e que a obra tem pre-visão de terminar no próxi-mo dia 30 de abril. Atenden-do a pedidos da própria

Prefeitura, a Sabesp aprovei-tou a ocasião para trocar toda a tubulação de água da Av. Brasil, as adutoras que são antigas e de amianto se-rão substituídas por PVC. Ao todo 1.400m de tubula-ção deverão ser trocados até o próximo dia 10 de feverei-ro: “A Sabesp tinha previsão de fazer essa troca daqui há três anos, mas para isso teria que quebrar todo o asfalto novo que estamos colocan-do, seria uma perda de di-nheiro público, pedimos a

Em alguns trechos não é só a avenida que está complicada,algumas calçadas estão intransitáveis

Companhia que adiantasse esse serviço, o que foi pron-tamente atendido”, disse.

Mediante as inúmeras reclamações recebidas nes-ta semana de moradores da Av. Brasil que mostraram--se indignados com a ma-neira que os trabalhos estão sendo feitos, Rodrigo ga-rante que já solicitou a Em-presa JL responsável pela pavimentação da Avenida que busque minimizar o quanto puder os transtornos aos moradores do local.

Sêu Neco vira ícone do futebolTécnico de Santa Isabel éhomenageado no Rio de

Janeiro como ícone dofutebol brasileiro

Reconhecidamente ele já revelou mui-tos talentos no esporte, alguns já circula-ram pela Europa, mas constantemente voltam para Santa Isabel para pedir as bênçãos do mestre: Sêu Neco. A homena-gem desta semana aconteceu no meio do campo, mas em outro Estado.

Para surpresa dos participantes da competição, o isabelense Manoel Ro-drigues de Paula, mais conhecido como Sêu Neco, foi o único técnico a receber a honraria, um troféu de ícone do fute-bol entregue no Rio de Janeiro, em meio a programação de jogos da 1ª Copa In-ternacional de Futebol de Base – sub 13, sub 15 e sub 17.

“Dos 645 municípios de São Paulo,

os alunos do Sêu Neco e do técnico Edu-ardo Oliveira, integrantes do projeto da Escolinha de Futsal da Prefeitura Muni-cipal de Santa Isabel foram os únicos convidados a representar o Estado nesta competição”, destacou o secretário de Esportes Daniel Lucena, em entrevista ao vivo concedida nesta semana pela

rede social do Jornal Ouvidor.Corrida pela Capacitação

A Secretaria de Esportes de Santa Isa-bel comemorou nesta semana, mais uma parceria, desta vez com o SESC de São José dos Campos que promoverá, no mês de fevereiro, um evento de capacitação de profissionais, professores e estagiários, na

área do atletismo. “Neste dia também se-rão iniciadas dezenas de crianças na mo-dalidade, em acordo com a solicitação da prefeita Fábia Porto, que deseja divulgar esta atividade em diversos bairros da ci-dade”, diz Daniel.

Ampliação do bolsa atletaPor meio de Decreto Oficial, a Pre-

feita de Santa Isabel Fábia Porto deve dobrar o número de bolsas concedidas aos atletas de Santa Isabel. Daniel conta que o objetivo é ampliar ainda mais, com o auxílio e a parceria do comércio e da indústria local.

A Bolsa Atleta que antes era concedida a cinco atletas, em 2018 será oferecida para 10 esportista de diversas modalidades. Os interessados deverão comprovar seu empe-nho na modalidade e a participação em campeonatos em que representa o municí-pio de Santa Isabel. Mais informações, na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – Praça Hyeróclio Eloy Pessoa de Barros, s/n – Monte Serrat. Telefone: (11) 4656-4022.

Page 12: Ouvidor · Nova Arujá e Jardim Fazenda Rincão. O atendimento é de se-gunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Em breve, a Saúde irá infor- ... segunda-feira passada demonstra o quanto

12 Jornal Ouvidor - Sábado / 13 de Janeiro de 2018

Page 13: Ouvidor · Nova Arujá e Jardim Fazenda Rincão. O atendimento é de se-gunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Em breve, a Saúde irá infor- ... segunda-feira passada demonstra o quanto

Jornal Ouvidor - Sábado/ 13 de Janeiro de 2018 13

Bruno [email protected]

Primeiro isabelense de 2018

Nicolas está com 13 dias de vida e nasceu na tarde de 01 de janeiro, na Santa Casa de Misericórdia de Santa Isabel

Com mais de dez dias de antecedência, pesando 3,2 kg e com uma altura de pou-co mais de 50 centímetros, Santa Isabel ganhou na tarde do primeiro dia do ano, mais precisamente às 16h06, seu mais novo isabelense. Nicolas Gabriel Pinheiro Maia é o primogênito do casal Andressa Pinheiro, 20 e Herbert Marcos Maia, 22.

Embora nas contas da medicina, Nico-las estava previsto para nascer na quinta--feira, 11/01, foi no dia 01/01, que ele re-solveu estourar a bolsa e vir definitivamente para o colo dos pais. A mãe conta que as contrações começaram já nas primeiras horas do novo ano e que mesmo com as fortes dores, conseguiu ainda cear o réveillon acompanhada da família e amigos: “As dores me acompa-nharam durante toda a madrugada, mas a bolsa só estourou mesmo às 10h. Pega-mos as malas e fomos direto para a Santa Casa. Tive que esperar cerca de quatro horas para a dilatação, graças a Deus não houve complicações e tão logo ele estava

em nossos braços”, diz. Nicolas nasceu de parto normal, na

Santa Casa de Misericórdia de Santa Isa-bel, Andressa ressalta que recebeu um bom atendimento na unidade e que desde o início da gestação sempre teve a certeza que faria o parto normal: “Eu sempre so-nhei em ser mãe e a partir do momento que eu descobri que estava grávida, que-ria proporcionar para mim e para o meu filho uma recuperação melhor e mais rápi-da e só o parto normal pode nos dar isso”, aconselha Andressa.

A família revê-la que pretende ter mais filhos, mas por enquanto, querem curtir Nicolas.

Santa Isabel tem programação de fériasA Prefeitura de Santa Isabel convida

a população para participar de uma pro-gramação de férias especial, com diver-sas atrações para toda a família. A pro-gramação acontece do dia 15 de janeiro ao dia 2 de fevereiro, com oficinas cul-turais, exposições, eventos esportivos, cinema gratuito e muito mais. “Durante as férias escolares muitas crianças e adolescentes ficam sem atividades, po-demos aproveitar esse tempo com cultu-ra, esporte e lazer”, diz a Prefeita de Santa Isabel Fábia Porto.

Idealizado pela secretaria de Cultu-ra, o projeto conta com a parceria pri-morosa da Secretaria de Esporte, e jun-tos oferecem desde a diversão com a cama elástica, às aulas livres de musi-calização. Para participar, basta com-parecer no local na data e horário indi-cado, todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.

Mostra de Quadrinhos Isabelenses - Entre os dias 17 de janeiro a 2 de feverei-ro, das 9h às 17h, haverá exposição dos artistas da cidade na Sala Santa Isabel, localizada na Avenida da República, 118 – Centro.

Cinema Livre - No Cine Clube dia 19/01 será exibido o filme “O Menino

Maluquinho” e no dia 26/01 será o filme “Snoopy e Charlie Brown: Peanuts (amendoim)”. As sessões acontecem às 9h, às 14h e às 18h30. A sala do Cine Clu-be fica na Secretaria de Cultura, na Aveni-da da República, 118 – Centro.

Encontro de Cartunistas - No dia 30/01, às 18h, na Gibiteca Mauricio de Sousa localizada na Rua Nove de Julho,

148 – Centro, acontecerá o 1º Encontro de Cartunistas Isabelenses.

“Nossa proposta é diversificar para unir, promover atividades que a família possa desfrutar em conjunto. Através das

crianças, compartilhar com os pais e res-ponsáveis as novas ideias e oportunidades de confraternização comum. Cultura li-vre, para um povo de pensamento livre”, diz Tiago Pierre, Secretário de Cultura.

Para mais informações ligue (11) 4657-3464 das 8h às 17h de segunda a sexta-feira.

Oficinas de musicalização, pintura e desenho e atividades em cama elástica:

15/01 – Quadra do Cras – Rua Dirce de Souza Machado, 250, Jd. Eldorado;

17/01 - Expedito Domiciano – Rua das Rosas Jd. Novo Éden;

18/01 – Quadra Creche – Rua Wa-shington Luis Vila Guilherme;

19/01 – Gibiteca – Rua Nove de Julho, 148 - Parque Santa Tereza;

23/01 – Praça do Idoso – Rua José Ba-sílio Alvarenga – Brotas;

24/01 – Coreto da Praça da Bandeira - Av Republica – Centro;

25/01 – Ponto Final – Rua Dirce de Souza Machado, 500- Jd. Eldorado;

26/01 – CDHU – Estrada da Cachoei-ra, 1370 – 1346, Cachoeira.

Page 14: Ouvidor · Nova Arujá e Jardim Fazenda Rincão. O atendimento é de se-gunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Em breve, a Saúde irá infor- ... segunda-feira passada demonstra o quanto

14 Jornal Ouvidor - Sábado / 13 de Janeiro de 2018

O Jornal Adverte: Não faça negócios por telefone. Exija suas garantias. Os anúncios são de responsabilidade dos anunciantes

CLASS OUVIDORMJDS INSTALAÇÕES

Drywall, forro modular, revestimento acústico, forro mineral, placas cimen-tícias e porta embutida 94007-2203 Milton.

VENDE-SESantana 1.8 álcool, motor ap, ano 92, azul 2 portas R$6.500,00 tr. (11) 98051-1344

APTO NO CENTROAtrás do Fórum de 1 e 2 dorms c/ sacada, sl, coz, wc e lavand 97202-5079/97172-3236

VENDO2 tv lg 29, 2 tv lg 14, tv Panasonic 14, home theater grad, tecl. Yamaha, ap som c/ 2cxs, rádio p/ carro, bicicleta ergo, esteira, radio p/ cd 4656-1557

CONSTRUÇÃO CIVILDo alicerce ao acabamento final, faze-mos todo tipo de reforma orçamento s/ compromisso. Cido 99896-4273

VENDO CHÁCARAC/ terreno 745m², c/ casa nova 8 min do Styllus, beira do asfalto, ótimo ter-reno tel. 97559-8392

VENDO CHÁCARACasa nova, 3dorms, sl e coz no bairro Estância Kennedy à 1km do Centro R$300mil 4657-8499

VENDO TERRENO250m² Bº Eldorado antes da escola c/ escritura R$30mil 97340-4531

VENDO CASA3cômodos, garagem Bº Eldorado c/ escritura R$43mil 4657-8499

VENDO 4 CASASCentro de Igaratá, precisa de reforma c/ escritura R$155mil ótimo p/ renda 98527-3759

VENDO LOTEPróximo a Sta Casa 320m² escritura registrada R$127mil tr: 11 97214-1400

ALUGO APTONo Monte Serrat de 1 e 2 dorms, c/ garagem, sl, coz, wc e lavand 97202-5079/97172-3236

VENDO OU TROCOCasa c/ piscina Bº Pouso Alegre R$180mil. 98498-3307

ALUGO CHÁCARAMensal c/ piscina, churrasq e 3dor-ms, atrás da Ultrafarma 98550-5266/ 2408-1715/ 2440-1539 tr. Lilian

VENDO TERRENO 1.000m², Monte Negro, próx a represa c/ água florestada R$25mil tel: 96395-5887

ALUGO SALÃOBº Centro, excelente ponto, 130m², valor a combinar 99790-9488

VENDO TERRENO 429m² R. Presidente Juscelino Kubis-tchek, Bº Torre, atrás do Dep Caesa 99733-9760

ALUGO SALÃOP/ festas ou mensal, 200m² c/ estacio-namento, Vl. Osiris, valor a combinar 94174-4625/99790-9488

VENDO CARROVm/gol cl, cor branca, gasolina, ano 1994 R$5mil, ou troco 95481-3127/97497-0144

VENDO SITIO5.000m²c/ piscina e churrasq R$300mil sendo metade a vista e metade a combinar 999 44-2959 Fer-nando proprietário

VENDO TERRENOBº Recanto do céu, 200m², c/ poço de água R$45mil, terreno plano. Tr. Regi-naldo 97369-5208/99764-9445

VENDO TERRENO1.000m² Bº Ouro Fino de frente ao asfalto R$55mil interessados tr. Regi-naldo 97369-5208/99764-9445

ALUGA-SE Ponto comercial R. 10 de Junho próx a Av. Brasil, 155 Vl Gumer-cindo R$280,00 97445-2764/4657-5359/4656-6344

VENDO TERRENOBº Jardim das Acacias, água sabesp, energia elétrica fácil acesso, falar c/ Tom. 97369-5208/99764-9445

VENDO ÁREADe terras, c/ terraplanagem pronta, localizada no Pouso Alegre R$50mil 97369-5208

VENDO TERRENOBº Jardim Portugal, 250m² ac R$5mil de ent e parc o restante, valor total R$30mil 99764-9445

VENDE 1 alq. Casa, mata, galpão, churrasq, água de nascente, prox asfalto, R$250mil 99915-0501/ 4657-1297

SALÃO COMERCIAL70m², semi novo, Av. Manoel Fer-raz de Campos Sales, 381. 97326-9948/99567-1676 tr. Joaquim/ Leandro

MATRÍCULASABERTAS/ 2018

Realize sonho da faculdade em 2018 Conclua Ens Médio em 06 meses Vagas limitadas!!!Inf. (11) 973026314

VENDO CHÁCARA9.100m² atrás da Ultrafarma, 3dorms, piscina, salão e churrasq, ac apto no Centro de Gru como pt do pgto. 98550-5266/2408-1715/2440-1536 tr. Lilian

EMPREITERA Forma de Eucalipto e alambrado 95481-3127/99792-7509

ALUGA-SE 2cômodos, Pq Sta Tereza, próx ao Gabriel da água 97090-1417

Polícia Rodoviária recupera 1.020 balas de FuzilMunição abasteceria tráfico

carioca. Ônibus não pôde se-guir viagem e todos passagei-ros foram parar na Delegacia

A Polícia Rodoviária Federal apre-endeu nesta semana na Rodovia Presi-dente Dutra, 1.020 balas de fuzil den-tro de um ônibus que seguia para cidade de Cabo Frio no Rio de Janeiro. O coletivo saiu da Rodoviária do Tietê às 22h35 e por volta das 23h o coletivo passou por um bloqueio da Polícia Ro-doviária no Km 204 da Via Dutra entre

Arujá e Santa Isabel.As munições estavam escondidas no

banheiro do ônibus, dentro de um cesto de lixo. Os policiais revistaram todas as bagagens dos 46 passageiros, mas nada de ilícito foi encontrado. A revista pes-soal também foi feita e nenhum dos ocupantes do coletivo assumiu a posse das munições.

Todos os passageiros foram encami-nhados à Delegacia de Arujá onde foi re-gistrado o Boletim de Ocor-rência. Assista no youtube do Jornal Ouvidor as ima-gens desta ocorrência.

Page 15: Ouvidor · Nova Arujá e Jardim Fazenda Rincão. O atendimento é de se-gunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Em breve, a Saúde irá infor- ... segunda-feira passada demonstra o quanto

Jornal Ouvidor - Sábado/ 13 de Janeiro de 2018 15

20o 28o 20o 29o

Chuva: 80% - Umidade: 57% Chuva: 80% - Umidade: 56%

Sábado - 13/01/18 Domingo - 14/01/18

Áries 21-3 a 20-4 – É muita pretensão tentar explicar o inexplicável, porém é muito humano fazer essa tentativa. No

mínimo, sua alma satisfará a necessidade de adqui-rir maior conhecimento nesse caminho, e isso será suficiente para acalmar os ânimos.

Touro 21-4 a 20-5 – Os excessos nun-ca darão bons resultados, nem os da alegria, nem muito menos os da raiva.

A justa medida de tudo é o que a alma humana precisa buscar, ainda que aparentemente essa con-dição não seja grande coisa para ser realizada.

Gêmeos 21-5 a 20-6 – Muitas pesso-as, muitos acontecimentos, muitas possibilidades. Entretanto, isso não

será suficiente para sua alma sair do estado de tor-por em que se encontra, o qual se traduz numa sen-sação de solidão que não quer ir embora.

Câncer 21-6 a 21-7 – Nenhum esforço será excessivo, nesta parte do caminho você não pode esperar colher resulta-

dos imediatamente, mas continuar se esforçando ao máximo, dando tudo de si, deixando nas mãos do misterioso tempo as recompensas merecidas.

Leão 22-7 a 22-8 – Sua alma anda bas-tante contida, uma situação para lá de excepcional, e isso exige equilíbrio.

Onde encontrá-lo? Ora, atrevendo-se a embarcar em alguma aventura, que não precisa ser radical, apenas algo que quebre a rotina.

Virgem 23-8 a 22-9 – É um verdadei-ro exagero pensar que as melhores coi-sas sempre acontecem com os outros,

enquanto você fica a ver navios. Esse tipo de pen-samento é exagerado e também mentiroso. As pes-soas pensam o mesmo a seu respeito.

Libra 23-9 a 22-10 – Dedique-se, com muito boa vontade, a arrumar a bagunça da vida cotidiana, pois esse exercício,

aparentemente inofensivo e simples, trará conforto aos seus pensamentos. Arrumando gavetas, você arrumará seus pensamentos também.

Escorpião 23-10 a 21-11 – Muito é aquilo que, imediatamente, estaria fora de seu alcance, ou o que excedesse a

satisfação da necessidade. Nesses casos, muito sig-nificaria algo negativo. Por que será que as pessoas ainda correm atrás do muito?

Sagitário 22-11 a 21-12 – Domestique sua própria energia de ação, de modo a não ficar empreendendo coisas só por-

que sobra energia, pois, evidentemente, isso nunca daria em nada, seria mero fogo de palha. Melhor reservar sua energia para coisas melhores.

Capricórnio 22-12 a 20-1 – Anda-se dizendo muita coisa por aí, muitas opi-niões são publicadas com a máscara do

conhecimento, mas que, no fundo, não têm nada a comunicar. Melhor levar isso em conta quando al-guma notícia vier lhe causar algo.

Aquário 21-1 a 19-2 – Dinheiro signifi-ca segurança, certo? Errado! A seguran-ça que o dinheiro disponibiliza depende

inteiramente da maneira como você o administra e, principalmente, da discrição que você tem nesse sentido. Entendeu?

Peixes 20-2 a 20-3 – Os bons ventos começam a soprar, mas esses não vêm sozinhos, e sim mesclados com

todas as situações complicadas que não indicam o menor sinal de ir embora. Acostume-se com esse panorama, aprenda a lidar com as contradições.

Polícia registra 1ª morte de 2018 em Arujá

Mortes podem estaratreladas a dividas com o tráfico de drogas, Polícia

investiga o caso

A princípio, segundo o Departamento de Inteligência da Polícia Civil de Arujá, o crime que tirou a vida de dois jovens no Bairro Primavera, no dia 01/01 deste ano, foi um acerto de contas. O caso registrado como homicídio simples, foi o primeiro de 2018, e ganhou repercussão na cidade.

A.S.S.J e A.N.S, ambos com 17 anos, foram mortos e jogados numa área verde próximo da alça do Rodoanel Leste, em Arujá. Segundo consta no boletim de ocor-rência, os menores foram encontrados por parentes que acionaram a Polícia Militar.

O local foi preservado até a chegada da perícia. Ao lado dos corpos, a Polícia en-controu cartuchos de munição já usados. Nos corpos havia sinais de perfuração na região da cabeça, o que levou os policiais acreditarem que possivelmente foram cau-sadas por disparo de arma de fogo.

No dia 31, familiares iniciavam as bus-cas pelos meninos. Vizinhos informaram que os menores saíram de moto junto com outras pessoas. A busca durou um dia intei-ro, até que o telefone tocou e um dos fami-liares recebeu a notícia que os adolescentes estavam mortos e jogados numa vegetação às margens do Rodoanel. Por volta das 08h do dia 01, os corpos foram encontrados.

A Polícia Civil continua com os traba-lhos de investigação e ressalta que qual-quer informação sobre o caso é secreta.

Page 16: Ouvidor · Nova Arujá e Jardim Fazenda Rincão. O atendimento é de se-gunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Em breve, a Saúde irá infor- ... segunda-feira passada demonstra o quanto

16 Jornal Ouvidor - Sábado / 13 de Janeiro de 2018

Érica Alcâ[email protected]

Defendeu o próprio assassino antes de morrer“Eu não quero morrer”, disse Karina pouco antes de falecer

O bebê estava pronto, os pés gordinhos voltados para dentro, as mãos fofas já ti-nham covinhas acima dos dedos e o rosto retratava as feições de sua mãe morta sobre a mesa cirúrgica e de seu pai, o próprio as-sassino confesso, preso na mesma noite.

Quando a equipe médica deu início à cesária de emergência, imediatamente soube que não poderia salvar o bebê, a ca-beça da criança foi atingida pela bala de espingarda e no útero de Karina Rodri-gues Santos, 28 anos, havia pólvora entre os mais diversos órgãos.

Três dias antes do ano novo, mais es-pecificamente dia 28 de dezembro de 2017 às 2h36 da manhã, a Polícia Militar de Santa Isabel foi acionada para atender a ocorrência de um acidente de carro na Estrada do Monte Negro, próximo à en-trada do Bairro Jd. das Acácias. Quando as viaturas chegaram, havia um veículo batido num barranco ao lado de um poste, ao seu lado, estirada sobre o asfalto cinza chumbo havia uma mulher grávida com um ferimento que expunha suas vísceras que insistiam em sair de seu corpo.

“Eu não quero morrer”, disse Karina, enquanto os policiais chamavam pelo atendimento de emergência.

Joas João da Silva, 34 anos, estava ao seu lado, ajoelhado murmurando pala-vras. Ele disse que sofreu uma tentativa de assalto e a companheira foi baleada por meliantes. Karina confirmou a versão do pai de seu filho, foi uma de suas últimas palavras antes de perder a consciência e ser levada para o centro cirúrgico da San-ta Casa de Misericórdia.

A polícia acompanhou o homem até a delegacia, depois até a casa para buscar

Assista a entrevista completa com o Delegado Dr. Carlos Alberto Oliveirapelo facebook do Jornal Ouvidor

documentos. Havia sangue, sinais de luta e uma desordem que, após versões confu-sas e incongruentes, levaram Joas a con-fessar um conflito seguido de um tiro, su-postamente acidental, que resultaram na morte de sua companheira e o filho ainda de sete meses de gestação.

Na cena do crime, encostada no guar-da-roupa, havia uma mala vermelha com peças de Karina. Seu algoz diz que a mala representa seu pedido de separação, afir-ma que suplicou para a grávida ir embora e ela supostamente foi. Passou o Natal com a família, mas voltou para o Ano Novo com o companheiro.

Na versão de Joas, naquela trágica noi-te Karina resolveu voltar para casa, alcoo-lizado e sob efeito da cocaína, os dois bri-garam até que uma arma entre eles soou o tiro da morte. Ele diz que ficou desespe-

rado, mas não há relatos de que imediata-mente tenha chamado pelo socorro. En-quanto a mulher sangrava na sala da casa sede de uma chácara que não lhe perten-cia, Joas quebrou o cabo da espingarda e tentou escondê-la enterrando-a sob um vaso nos jardins da propriedade.

Em 2015, Karina já havia denunciado as agressões de Joas. Registrou um Bole-tim de Ocorrência, mas desistiu da queixa logo em seguida. Ainda assim ele foi con-denado, mas aparentemente graças a defe-sa da vítima, o agressor recebeu uma pena branda de três meses em regime aberto.

FeminicídioPreso em flagrante, Joas é acusado de

feminicídio, com agravante pela condição de gestante da vítima e por motivo fútil. De acordo com o Delegado de Polícia, Dr. Carlos Alberto Oliveira, graças ao avanço

da legislação o feminicídio pode, neste caso, aumentar a pena em um terço ou até metade pelo assassinato. “A pena máxima de 30 anos, se assim o Juiz de direito deci-dir, poderá chegar até 45 de encarcera-mento”, explica.

Retrato da Violência Domésticaem Santa Isabel

Nesta semana, o Delegado concedeu uma entrevista ao vivo pela rede social do Jornal Ouvidor. Nela, Dr. Carlos esclarece como funciona a legislação e a importância de se conhecer os próprios direitos. “A Lei Maria da Penha é pequena e de fácil leitu-ra”, destaca, acrescentando: “Muito se fala hoje sobre empoderamento da mulher, isso é importante e passa também pelo conheci-mento de cada uma sobre os seus direitos”.

Em 2016 foram registrados 69 boletins de ocorrência referentes a violência do-méstica, que resultaram em 55 inquéritos policiais. Já em 2017 este número aumen-tou 14%, foram 79 boletins e 60 inquéri-tos. “Não significa que aumentou a vio-lência, mas cresceu o conhecimento da mulher em denunciar qualquer agressão”, destacou Dr. Carlos.

O Delegado aproveitou a ocasião para contar que já está em tratativas com a Pre-feita Fábia Porto para instalar na Delega-cia uma Sala Rosa, que será dedicada inte-gralmente para o acolhimento da mulher, possivelmente com o plantão de uma psi-cóloga e uma assistente social que poderá encaminhar as vítimas para atendimento especializado.

“A Delegacia já tem uma equipe pre-parada para atender as vítimas, também podemos encaminhar os homens para projetos de recuperação que vão ajudá--los a entender e superar os impulsos agressivos. Pre-cisando de ajuda e infor-mação procurem a Delega-cia”, finaliza.