#ficaadicabdm.unb.br/bitstream/10483/12102/2/2015_barbaralimavieira_produto.pdf · guia prático...

22
#FICAADICA Guia prático para utilização das redes sociais pelos pequenos negócios Bárbara Lima Vieira

Upload: dangngoc

Post on 09-Feb-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: #FICAADICAbdm.unb.br/bitstream/10483/12102/2/2015_BarbaraLimaVieira_produto.pdf · Guia prático para utilização das ... de smartphones correspon-de a 75% do número de habitantes;

#FICAADICAGuia prático para utilização das

redes sociais pelos pequenos negócios

Bárbara Lima Vieira

Page 2: #FICAADICAbdm.unb.br/bitstream/10483/12102/2/2015_BarbaraLimaVieira_produto.pdf · Guia prático para utilização das ... de smartphones correspon-de a 75% do número de habitantes;

Autora: Bárbara Lima Vieira

Projeto gráfico: Bárbara Lima Vieira

Ilustrações: Freepik - www.freepik.com

Copyright © 2015 Todos os direitos reservados.

ÍNDICE

APRESENTAÇÃO Objetivo O que é uma rede social?

POR QUE UTILIZAR REDES SOCIAIS?

DESCREVENDO AS REDES SOCIAIS Instagram Facebook Twitter YouTube Blog WhatsApp

DICAS Linguagem nas redes sociais Como escolher a melhor opção para sua empresa? Imagens e vídeos Monitoramento Frequência de postagem Hashtags Vantagens e desvantagens Erros e acertos

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

040506

08

10111214161820

222324263032343638

40

Page 3: #FICAADICAbdm.unb.br/bitstream/10483/12102/2/2015_BarbaraLimaVieira_produto.pdf · Guia prático para utilização das ... de smartphones correspon-de a 75% do número de habitantes;

Apresentação

05

Objetivo São muitas as opções de redes sociais disponíveis para as empresas hoje em dia. Com os brasileiros se inserindo cada vez mais no ambiente digital, os pequenos negócios, que já totalizam 99% das empresas no Brasil, podem encontrar nesse ambiente um meio de estabe-lecer um relacionamento mais próximo do seu público.

Portanto,oprincipalobjetivodesseguiaé auxiliar na gestão da presença de pequenas

empresasnosmeiosonline,mostrandoautiliza-ção das redes sociais não só como instrumento demarketing,mascomoumaferramentaque

cria um importante canal de comunicação entre a organização e o cliente.

Page 4: #FICAADICAbdm.unb.br/bitstream/10483/12102/2/2015_BarbaraLimaVieira_produto.pdf · Guia prático para utilização das ... de smartphones correspon-de a 75% do número de habitantes;

07

O que é uma rede social?

“Quando uma rede de computadores conecta uma rede de pes-soas e organizações, é uma rede social”

(Garton, Haythornthwaite e Wellman, 1997)

As redes sociais já exis-tiamháséculos,mesmoantesdesurgirotermo,adiferençaéque hoje elas se concentram no ambiente online da Internet. Redes sociais são grupos sociais, comunidades, tribos, organizações, que reunidos compartilhaminformações,valoreseobjetivos. Redes sociais são uma

categoria das mídias sociais para manter ou criar relaciona-mentos. Paradiferenciarlem-bre-se: as mídias sociais são as ferramentasonlineusadasparadivulgar conteúdo e ao mesmo tempopermitiralgumarelaçãocom outras pessoas.

Page 5: #FICAADICAbdm.unb.br/bitstream/10483/12102/2/2015_BarbaraLimaVieira_produto.pdf · Guia prático para utilização das ... de smartphones correspon-de a 75% do número de habitantes;

09

POR QUE UTILIZAR REDES SOCIAIS?

Ou seja, se uma empresa quer se aproximar dos seus clien-tes, manter um relacionamento sólido e estar sempre conectada a eles, ela precisa pertencer ao mesmo ambiente. As redes sociais podem ser muito úteis nesse processo, ajudando as empresas a manter um canal de comunicação sem precisarfazergrandesinvestimentosfinanceiros.

No Brasil a quantidadede smartphones correspon-

de a 75% do número de habitantes;

55% dos usuários de redes sociais no país checam suas redes no mínimo uma vez

por dia.

O Facebook, a rede socialmaisutilizada,já

possui mais de 89 milhões de

usuários brasileiros.

Vamos aos números...

Page 6: #FICAADICAbdm.unb.br/bitstream/10483/12102/2/2015_BarbaraLimaVieira_produto.pdf · Guia prático para utilização das ... de smartphones correspon-de a 75% do número de habitantes;

11

DESCREVENDO AS REDES SOCIAIS

Instagram O Instagram é uma rede que teve umgrande crescimento em curto espaço de tempo. Desde sua criação em 2010, já reuniu cercade400milhõesdeusuáriosativosemtodoo mundo. Essaéumamídiasocialcomfocoemimagens.Nelavocêpodecriarumperfil,postarfotosouvídeos,editá-losusandoosfiltrosdoaplicativoeaindacompartilharomesmoconteúdocomdemaisredescomooFacebook,oTwitter,FlickreoTumblr.Onúmerodeusuáriosqueseguemsuapáginaficaexplícitonoseuperfil,assiméfácilmedirosucessodoseuconteúdonarede. OsusuáriosdoInstagramseguemperfisdeempresasprin-cipalmentepor3razões:porqueelasamameseidentificamcoma marca, porque querem aprender coisas novas e porque consi-deram o conteúdo interessante ou engraçado.

ConteúdoPara obter sucesso nessa rede, sua empresa precisa contar com um conteúdo que traga algonovo,positivoeinspiradorpara o público.

RelacionamentoO Instagram estabelece um contatorápidoefácilentreosusuários, eles querem conver-sar com as marcas e ser segui-do por elas.

Como criar uma contaÉ necessário ter um smartpho-ne ou tablete, por se tratar de uma rede social restrita a aparelhos móveis. Procure o Instagramnalojadeaplicati-vos;Instaleoaplicativonoseucelular;abraoaplicativo;natelainicial,vocêvaiteraopçãode criar uma nova conta usan-do seu endereço de e-mail ou a sua conta Facebook já existen-te;preenchaoformulário.

Page 7: #FICAADICAbdm.unb.br/bitstream/10483/12102/2/2015_BarbaraLimaVieira_produto.pdf · Guia prático para utilização das ... de smartphones correspon-de a 75% do número de habitantes;

13

Facebook

Fundado em 2004, pelo estudante de Har-vardMarkZuckerberg,oFacebooktinhaointuitodecriar uma rede de contatos para jovens universitários e hoje ganhou o mundo. Maior mídia social atualmente, o Facebook incluifuncionalidadesdediversosoutrossites.Pormeio dele, é possível montar a sua base de seguido-resefazerpostagenssemlimitaçõesdecaracteres,inserirfotos,vídeoseutilizaraplicaçõesdiversasdejogosasistemasbancários(osaplicativos).Nessaredeépossívelcomentar,curtirecompartilharcon-teúdos dos usuários. Paraocasodeinstituiçõesadinâmicaépare-cida,masasregras,configuraçõeseaformadeutili-zaçãosãodiferentes.ÉnecessáriocriarumapáginadeFacebookoufanpage,nãoumperfildeusuário. As páginas servem para empresas, marcas eorganizaçõescompartilharemseuconteúdoeseconectaremcomaspessoas.Vocêpodepersonali-zar essas páginas publicando histórias, promovendo eventos,adicionandoaplicativos,entrediversasoutrasfuncionalidades. Aspessoasquecurtiremsuapáginaeosami-gos delas poderão receber atualizações nas linhas do tempodeseusperfispessoais.Alinhadotempoéoespaçoondeaparecemasinformaçõesdoqueestáacontecendo naquele momento relacionado aos contatoseaspáginascurtidasdecadaperfil.

Nomes das páginas Use corretamente maiúsculas e minúsculas.Nãoépermitidaautilizaçãodesinais(!ou*,porexemplo), variações da palavra “Facebook” e termos ou expres-sões sem relação direta com o conteúdo.

Personalização do endereço Vocêpodemodificaroendereçooriginalmentefornecidoparaasua página. Assim, o URL (por exemplowww.facebook.com/guiaficaadica)contarácomumaspectofácildeserlembradopelopúblico ao invés de aparecer um códigocomowww.facebook.com/pages/3625879654135. Gerenciamento de páginas O responsável pela página pode escolher mais de um administra-dorparautilizarosrecursosdapágina mas tome cuidado com o excesso de pessoas.

Promoções Pode-se realizar promoções e campanhas na página desde que estejacientedetodosostrâmitesda legislação brasileira em relação ao tema e que obedeça às regras impostas pelo próprio Facebook.

Fotos de capa Procureutilizarumaimagemex-clusiva que represente sua marca e o conteúdo que ela apresentará. Não se esqueça de que, ao chegar à sua página, a imagem de capa é o cartão de visitas.

Como criar uma contaAcessewww.facebook.com;nofinaldapáginaadireitacliqueem Criar uma página para uma celebridade, banda ou empresa; escolha entre uma das categorias (negócio local, empresa, marca ou produto,artistaoubanda,entre-tenimento, causa ou comunidade) epreenchaoformulário.

Page 8: #FICAADICAbdm.unb.br/bitstream/10483/12102/2/2015_BarbaraLimaVieira_produto.pdf · Guia prático para utilização das ... de smartphones correspon-de a 75% do número de habitantes;

15

Twitter

Criadoem2006oTwitteréumaferra-menta caracterizada como microblog, ou seja, permite publicação de mensagens curtas (com até 140 caracteres) em ordem cronológica. Serve principalmenteparaexpressaropiniõeseinfor-maçõessobreostemasqueosusuáriospreferi-rem. Cada usuário pode escolher “seguir” outros usuários – ou seja, acompanhar as posta-genssemprequeumdeterminadousuáriofizeruma postagem, gerando uma rede cruzada de formaçãodeopinião. Oresponsávelpeloperfiltambémpodeprocurar por usuários e mensagens com mar-cadores(hashtags)naplataformadebuscadarede. As hashtags são tão importantes nas redes sociais que mereceram um capítulo a parte nesse guia. Além disso, é possível personalizar a imagemdefundo,aimagemdecapa,aimagemdoperfil,eabiografiadoperfil. Paraasempresasquedesejaminformarseusclientescommaisrapidez,oTwitteréaredequepermiteisso,compartilharnovidades,educaroconsumidoremrelaçãoainformaçõeserradas,respondernahoratirandoproveitodapossibilidadedefalaremtemporeal.

Direct Message (Mensagem Pri-vada ou DM) Uma mensagem direta é privada, enviada para um ou mais segui-dores e pode conter mais de 140 caracteres.

Retweet (RT) O retweet permite que os usuá-rios republiquem uma mensagem de um usuário para a lista de seguidores, dando crédito a seu autor original. Quando isso acon-tece, o termo “RT” aparece no início da mensagem.

Trending Topics (Assuntos em Alta ou TTs) Os TTs são aqueles temas que estão em destaque entre as men-sagens publicadas pelos usuários. Quando um assunto aparece nos TrendingTopics,significaqueháum grande número de pessoas falandosobreelepelarede.

Hashtag (marcador) Caracterizado pelo símbolo de # (cerquilha)éutilizadoparamarcarpalavras-chave ou tópicos em uma mensagem.Foicriadafundamen-talmenteporusuáriosdoTwitterpara categorizar mensagens, e hoje já é usada em outras redes.

Como criar uma contaAcesseositedoTwitterwww.twitter.comepreenchaumformu-lário com: nome completo; celular ou endereço de e-mail; senha; nome de usuário (que aparecerá noseuperfil);cliquenobotãoazul Inscreva-se.

Page 9: #FICAADICAbdm.unb.br/bitstream/10483/12102/2/2015_BarbaraLimaVieira_produto.pdf · Guia prático para utilização das ... de smartphones correspon-de a 75% do número de habitantes;

17

YouTube

Criadaem2005essaéaúnicaredefo-cada em vídeos, permite que usuários possam fazertantouploads(publicação),quantodown-loads(baixarosvídeos)deformagratuita. Atualmente, o YouTube é a maior video-teca existente no mundo, com vídeos pertencen-tes a diversas categorias de conteúdo. Quem cria contanoYouTubenãotemumperfilesimumcanal onde serão armazenados seus vídeos. É possível personalizar o endereço (URL) deformaquetenharelaçãodiretacomoconte-údo que será exibido no canal. De acordo com a políticadestarede,asopçõesdeURLquepo-demserselecionadastêmcomobaseseunomede exibição, o nome de usuário do YouTube, URLs curtos ou com o nome do website vincu-lado. Às vezes, é necessário personalizar o URL com a adição de letras e números para torná-lo exclusivo. Porém uma vez personalizada, ela não pode mais ser alterada.

Descrição O espaço para descrição dos ví-deoséoúnicolugardestinadopara textos na rede, portanto escrevainformaçõesrelevantessobre o conteúdo do vídeo em questão.

Tagueamento Preencher o campo de hash-tags (expressões que tenham relação direta com o conteúdo) em qualquer vídeo é impor-tante para guiar o usuário que

chega até ele, para que ele seja encontrado por outros usuários de Internet.

Como criar uma contaAcesse www.youtube.com; no canto superior direito clique em“façalogin”;sevocêjápos-sui conta da Google é só preen-cher e acessar; se não, clique em criar uma conta e preencha oformulário(Nome,email,se-nha, data de nascimento, sexo, celular e local).

Page 10: #FICAADICAbdm.unb.br/bitstream/10483/12102/2/2015_BarbaraLimaVieira_produto.pdf · Guia prático para utilização das ... de smartphones correspon-de a 75% do número de habitantes;

19

Blog

Os Blogs não são uma mídia social estruturada e que pertencem a uma companhia. Trata-se deumformatodewebsite,umconceitoquepermite que todo usuário consiga montar o seu próprioveículodeinformaçãoepublicaroquedesejar, deixando as suas postagens disponíveis na internet. O conteúdo de um blog pode ser publi-cadoaqualquermomentoeapartirdediversosdispositivos:computador,tablets,smatphones,etc. Dependendodarelevânciadoblogaaudiênciapodesersemelhanteadegrandesveículosdeinformação.Osblogssetornaramtão importantes na internet que atualmen-te escrever um blog, ou seja, ser um “blogueiro” setornouumaprofissãoehámuitaspessoasganhando dinheiro assim.

ConteúdoOblogéumformatobemde-mocráticoparaconteúdos.Nãopossui limite de espaço para os textos além de poder anexar imagens e vídeos à pagina.

FidelizaçãoUm blog permite aos visitantes comentar e expressar a sua opi-nião sobre produtos e serviços de novas empresas e, por isso, se torna um meio importante para descobrir o que o cliente quer.

Como criar uma contaExistem vários sites para cons-trução de blogs, que permitem que o usuário crie uma conta, personalize o layout e já come-ce a publicar sem ter que pagar nada por isso, por exemplo: br.wordpress.com, www.web-node.com.br, www.blogger.com e pt.wix.com. Escolha o que considerar maisfácildetrabalharecrieumaconta,vocêvaiprecisardeum email e um nome para seu blog.

Page 11: #FICAADICAbdm.unb.br/bitstream/10483/12102/2/2015_BarbaraLimaVieira_produto.pdf · Guia prático para utilização das ... de smartphones correspon-de a 75% do número de habitantes;

21

WhatsApp

OWhatsAppéumaplicativodisponívelem sistemas Android, BlackBerry, iOS e Win-dows,sevocêpossuiumaparelhodecelularoperado por um desses sistemas estará apto a usar o WhatsApp. Eleéumserviçodemensagensmulti-plataformaqueusaseunúmerodetelefoneeaconexãodeinternetparaconversareefetuarchamadas para outros usuários. O WhatsApp usa a conexão de internet do seu aparelho para enviar e receber mensagens paraseuscontatosdocelular.Vocênãotemquepagar por cada mensagem de texto ou chamada de voz. Lembre-se,quandoforusaressaplatafor-maparaumperfilinstitucional,tenhacuidadocomotipodeconversaasermantidocomosusuáriosecomosdadosqueserãocompartilha-dos.

MensagensNoaplicativovocêpodeenviarmensagensdetexto,fotos,vídeos, arquivos do celular e ainda manter conversas diretas com um único usuário ou um grupo.

GruposOsgruposnãotêmlimitedepessoas,vocêpodeunirpes-soas de interesse da empresa efalarcomtodosaomesmotempo.

SACParaempresas,oaplicativopodefuncionarcomoumcanalde atendimento ao consumidor, receber dúvidas e reclamações, marcar e desmarcar serviços e manter um contato próximo com o cliente.

Como criar uma contaProcure o WhatsApp na loja deaplicativosdoseucelular;Instaleoaplicativonoseucelular;abraoaplicativo;digiteonúmerodoseutelefonecomDDD; espere alguns instantes até recebeu uma mensagem no celular com um código de 4 númerosparaconfirmarasuaconta; digite seu nome e esco-lhaumafotoparaoseuperfilqueficarávisívelaosoutrosusuários.

Page 12: #FICAADICAbdm.unb.br/bitstream/10483/12102/2/2015_BarbaraLimaVieira_produto.pdf · Guia prático para utilização das ... de smartphones correspon-de a 75% do número de habitantes;

23

DICAS

Linguagem•Eviteolinguajartécniconassuasrespostasdequestionamentosemredessociais,oqueosusuáriosquereméobjetividade,entãosejaclaroerespondacomsimplicidadedentrodopadrãoformaldalínguaportuguesa.

• Evite conteúdo exageradamente pessoal, invasivo, respostas mal-e-ducadas,desabafospessoais,conteúdoimpróprioounãorelacionadoàárea da empresa.

• Crie conteúdo de qualidade e relevante para seu público alvo e divul-gue-o com um tom amigável e leve.

• Use as redes sociais para uma conversa e não um espaço apenas para anúncios.Nãodivulgueprodutoseserviçoscomfrequênciaexagerada.

• Responda. Não é necessário responder todos os comentários, mas sempre que houver uma boa oportunidade para elogiar, atender bem e convidar os seus seguidores a acompanhar a empresa e conhecer seus produtos e serviços, aproveite.

•Dêumaatençãoespecialàsreclamaçõesenãotenhamedodelas.Cada reclamação é uma oportunidade para a sua empresa aprender, melhorar e mostrar ao público que se importa com seus clientes e quer ajuda-los. Sempre tente responder com cortesia, seriedade e bom humor.

A internet se tornou um instrumento usado para bus-car respostas mais rápidas das empresas em qualquer situação.Usuáriosderedessociaistêmpressa,gostam

deelogiar,reclamarecriticar.

Emumaredesocialnãosefalacomapenasumapes-soa,nomomentoemquevocêrespondeumusuário

está dialogando com uma plateia.

Page 13: #FICAADICAbdm.unb.br/bitstream/10483/12102/2/2015_BarbaraLimaVieira_produto.pdf · Guia prático para utilização das ... de smartphones correspon-de a 75% do número de habitantes;

25

Como escolher a melhor rede social para sua empresa?

Com tantas opções disponíveis surgem certas dúvidas quanto a qual ou quais redes são as melhoresparasuaempresa.Masparafazeressaescolha pense primeiro nas pessoas, e depois nas redes,afinalomaisimportantenãoéaferramen-taquevocêusaparaestaremcontatocomseuspúblicos, mas como vai ser esse contato em si. Responda as seguintes perguntas: Qual a finalidadedestecanal?Meupúblicoestáeutilizacomfrequênciaestaredesocial?Elesfalamdaminhaempresa?Oquefalam?Comoeuvoumeconectarcomestepúbliconestarede?Precisodeinvestimentofinanceiroemanúncioparaalcançá--lo?Tereicomoinvestirnaproduçãodeconteúdoadequadoparaestecanal? Depoisquevocêdefinircomoecomquemquer se comunicar, pense qual das redes no qua-dro ao lado lhe dará os melhores recursos para isso.

Page 14: #FICAADICAbdm.unb.br/bitstream/10483/12102/2/2015_BarbaraLimaVieira_produto.pdf · Guia prático para utilização das ... de smartphones correspon-de a 75% do número de habitantes;

27

Imagens e Vídeos Na hora de criar conteúdo de qualidade para a sua rede so-cialéimportantepensaremdoispontos:opúblicoeaferramen-ta. O público é a parte mais importante no processo de criação do conteúdo,afinaleleestásendoproduzidoexclusivamenteparaseus clientes. Por isso é importante conhecer quem eles são, onde estão, oquegostamdefazereoquegostamdevernainternet.Afer-ramentaaserutilizadaparaapublicaçãodoconteúdotambémdeve ser planejada, pensando em qual é a melhor rede para di-vulgaraquiloeemqualéomelhorformato:umtexto,umafoto,uminfográficoouumvídeo.

fonte:instagram.com/havaianasfonte:facebook.com/bancodobrasil

• Invista em imagens que valori-zem as ações e os valores da mar-ca, propondo ao usuário descobrir aspectos da empresa que ele não conhece. Fotos dos produtos e serviços, em alta qualidade, criativasecomalgumdiferencial.Penseemtransmitirinformaçõescorporativas,sobreouniversodamarca, que podem envolver os usuários em um diálogo com a empresa.

•Seaintençãoétransmitirmuitainformaçãodeformamaissim-ples de ser compreendida, invista eminfográficos(informação+desenho ou imagem), uma ima-gemquemisturaainformaçãocomelementosgráficosedadosnuméricos.Elestêmumcustomais baixo do que vídeos e des-perta um interesse maior do que os textos simples já que explicam um assunto que não seria muito bem compreendido somente com um texto.

•Quandooconteúdoformuitocomplexo e exigir mais, os vídeos entram em cena, que por sua vez conseguempassarmaisinforma-çõesqueuminfográfico.Hojeemdiacomoavançodascâmerasdoscelulares, é possível produzir bons vídeos com uma estrutura sim-ples.Maslembre-sedefilmarcomocelularnahorizontalesimplifi-car o conteúdo.

Page 15: #FICAADICAbdm.unb.br/bitstream/10483/12102/2/2015_BarbaraLimaVieira_produto.pdf · Guia prático para utilização das ... de smartphones correspon-de a 75% do número de habitantes;

29

fonte:www.youtube.com/user/quemdisseberenice

fonte:www.catho.com.br/carreira-sucesso/noticias/a-trilha-do-curriculo

Aqui é possível ver o exemplo do canal no YouTube da marca de maquiagens Quem Disse Berenice. Observa-se que a empresa mantém o canal atualizado, os vídeos não são muito longos e as informações nos vídeos estão com-pletas.

Esse infográfico é o exemplo perfeito de como apresentar muita informação sem ficar maçan-te. Na hora de produzir um infográfico pense nas figuras que podem compor a imagem e contribuir para o entendimento do conteúdo.

Page 16: #FICAADICAbdm.unb.br/bitstream/10483/12102/2/2015_BarbaraLimaVieira_produto.pdf · Guia prático para utilização das ... de smartphones correspon-de a 75% do número de habitantes;

31

Monitoramento

O monitoramento das redes sociais da sua empresa é como uma coleta de todos os termosedadosrelacionadosàinstituiçãonasredes.Existeminúmerasferramentasonlinedemonitoramentoquesãofáceisdeseremusadase contribuem muito para o desenvolvimento das redes da empresa, com elas é possível extrair muitos dados estratégicos sem custos adicionais. Ummonitoramentobemfeitoedeacordocomoquevocêdesejaatingiréessen-cial para o sucesso nas redes sociais. Nunca se esqueçadeavaliarseusresultadose,apartirdeles,analisaroqueandafuncionandoparasuaempresa. Emalgumasdasferramentasbastadigitaronomedaredesocialquevocêdesejaavaliar,em outras é necessário um cadastro. Veja na páginaseguintealgunsexemplosdeferramentasgratuitas de monitoramento...

• Topsy (tospy.com)FocadanoTwitter,elaédivididaemtrêspartes:aprimeiralheajuda a descobrir o volume de conteúdos publicados sobre a sua empresa em um determi-nado período, incluindo tweets, fotos,vídeoselinks.Asegun-daofereceanáliseprimáriadosentimentodospostseumhistórico do volume de posta-gens, podendo ser comparada com outras marcas ou palavras--chave. A terceira traz o que há de mais popular no momento, sinalizandoasnovastendênciasmundiais.

• LikeAlyzer (likealyzer.com)AferramentaLikeAlyzercalculaodesempenho de sua Fanpage no Facebook, comparando-a com as principais páginas ligadas ao seu setoreoferecendodiversasboaspráticasparaquevocêconsigamelhorarsuanotanaplatafor-ma, que varia de 0 a 100.

• Iconosquare (iconosquare.com)Essaferramentaofereceoquehá de melhor sobre dados de Instagram, uma vez que a pró-pria rede social não possui um painelanalítico.AtravésdoIco-nosquarevocêpodeverificarseu

históricodefãs,ovolumedecurtidase comentários e até o número de pes-soasquenãosãoseusfãs,maschega-ramatésuasfotosgraçasaatividadesde terceiros.

• Google Analytics (www.google.com/analytics/)Alémdeseraprincipalferramentapara análise e desempenho de sites, oGoogleAnalyticstambémoferecediversas métricas voltadas para o social,comoaquantidadedevisitan-tesquechegouaoseusiteapartirdecada rede, ou quais blogs trouxeram mais acesso para a sua marca, por exemplo.

• HowSociable (www.howsociable.com)Essaferramentaserveparadescobriro quão popular é a sua marca. Digite o nome da empresa no site e receba umrankingsocialdosúltimos7diasno Facebook, LinkedIn, Youtube e Twitter.

• SumAll (sumall.com)Essapermitequevocêcrieumqua-dro de dados para visualizar as métri-cas que considerar mais importantes paraoseunegócio.Odiferencialficaporcontadaquantidadederedesso-ciais conectáveis: mais de 50, incluin-do as mais populares.

Page 17: #FICAADICAbdm.unb.br/bitstream/10483/12102/2/2015_BarbaraLimaVieira_produto.pdf · Guia prático para utilização das ... de smartphones correspon-de a 75% do número de habitantes;

33

Frequência de postagem

É horade postar!É horade postar!

Fique atento aos dias e horários

Com a ajuda das ferramentasdemonitora-mento, descubra quais dias e horários da semana o seu público acessa mais cada rede social. Quanto mais vocêpostaremhoráriosemque o número de acessos do seu público é grande, me-lhor será a interação desse público com a sua marca.

Analise os resultados Os resultados podem variar dependendo de diver-sosfatores.Porisso,sempreanalise os números de acesso e interações realizadas por seu público, e compare com valores anteriores,assimvocêpoderepetiroqueestádandocertoe mudar o que não está.

Meia vida A meia vida de um post é o ponto em que a postagem já recebeu metade de todos os cliques ou likes que receberá no total. Por exem-plo, a meia vida de um tweet é de 2h48, de um post no Facebook é de 3h12 e de um vídeo no YouTube é de 7h24. Ou seja, quanto mais rápido forofluxodeinformaçãodaredemaisvezesvocêdevepostar.

Nofacebookasgrandesmarcasgeral-mente postam uma única vez por dia, nessa rede o engajamento do público vai diminuindo quan-do se aumenta o número de postagens. Notwitterrecomenda-sepostarentre4e5 tweets por dia de conteúdo relevante pois nes-saredeofluxodeinformaçõesébemgrande. Já no Instagram aconselha-se de 1 a 2 postagens por dia sempre usando boas hashtags paraqueoconteúdocontinuesendoencontra-do mesmo depois de já ter passado o tempo de vida do post.

Frequência Nãoexisteumaregraparaafrequência

de postagem em cada rede, pois isso depende muito mais da interação

com o público em cada uma delas. Mas é importante sempre lem-brar que a linha entre ser chato erelevanteémuitotênue,então

testeeavalieantesdedefinirsuafrequênciadeposts.

Page 18: #FICAADICAbdm.unb.br/bitstream/10483/12102/2/2015_BarbaraLimaVieira_produto.pdf · Guia prático para utilização das ... de smartphones correspon-de a 75% do número de habitantes;

35

InicialmenteutilizadasnoTwitter,ashashtagsvieramparafacilitaracomunicaçãonomeio digital, principalmente porque atualmen-te já estão presentes em quase todas as redes sociais. As hashtags são palavras-chave relacio-nadas a um assunto. Quando colocadas junto ao caractere cerquilha (#) ou jogo da velha, nas redes, elas viram hiperlinks e são direcionadas a menções associadas ao tema correspondido. Ou seja,elasajudamafiltrartópicoscomentadosnaweb e a relacionar conteúdos similares.

#Hashtags

#################

Parausarashashtagsdeformaeficaz,énecessário ter em mente alguns pontos: •Paraganharvisibilidade,oidealéutili-zar hashtags genéricas, como o nome do lugar e dacategoria.Porexemplo:#shoppingfulanode-tal #shopping #moda. Vale ressaltar que as hash-tagsinternacionaispossuemmaisrelevância,ouseja,valeusartambémasderivadas#fashion; •Ousodeumahashtagespecíficaéimportante para divulgação e mensuração de uma campanha; Se a sua marca vai promover um evento, crie uma hashtag exclusiva para ele e peça para seus clientes também usarem, assim tudoqueforproduzidosobreesseeventoestaráunido em um único lugar. Por exemplo: #tônoRo-ckinRio #lançamentoverão2015 •Usecommoderação.NoTwittergeral-mente são inseridas duas hashtags. Já no Insta-gram, é aconselhável o uso de até quatro. •Insirafrases#meuconteúdovaibombarenão separe palavra por palavra #meu #conteúdo #vai #bombar. Saber escolher as palavras-chave adequadas é necessário para alcançar o público, fornecerinformaçãocoerentecomostemaseengajar os usuários.

Page 19: #FICAADICAbdm.unb.br/bitstream/10483/12102/2/2015_BarbaraLimaVieira_produto.pdf · Guia prático para utilização das ... de smartphones correspon-de a 75% do número de habitantes;

37

Vantagens e desvantagens

Proximidade com o con-sumidor: Usar as redes sociais permite que as empresas criem uma relação próxima de seu público, aumentando o nível de fidelizaçãodosclientes.Alémdisso, ela pode ser reconhecida mundialmente por conta de sua ação no universo virtual. Estar onde os clientes estão: os sites de redes sociais contam com a presença regular de milhões de usuários. Desde as novas gerações aos mais idosos, muitas pessoas passam horas da sua vida em sites as-sim.

Canal aberto com os clientes: A presença nas redes sociais com possibilidade de receber comentários e opiniões é um canal de interação com os clientes, potenciais clientes e a sociedadeemgeral,quefun-ciona 24h por dia. É barato: Se considerar-mos o potencial de visualiza-ções, cliques e interação com a marca e compararmos o seu custo com o potencial para os mesmos resultados em outros meios de comunicação é notá-velqueoinvestimentoérelati-vamente mais barato.

Consome muito tempo: Apartirdomomentoemqueuma empresa está presente nãopodeficarquietaecalada,nãobastacriaroperfiledeixarandar. E isso requer tempo e dedicação todos os dias. Divulgaçãonegativa:Nasredes sociais, as pessoas se tor-naramformadorasdeopinião.É muito comum que o usuário compartilhesuasexperiênciascom determinada empresa. Nessesentido,asmarcasfica-ram mais vulneráveis, já que o alcance da rede pode ser gigan-tesco.

Balanço entre pessoal e comercial: A maioria das pes-soas que usam redes sociais está lá por razões pessoais, de lazer.Éprecisosaberparticipare contribuir com a rede social sem invadir o espaço pessoal dos membros que aceitaram conviver online com essa em-presa. Aestratégiaédifícildeser criada: Os sites de redes sociais são tantos, servem para tantospúblicosdiferentes,uti-lizamtantasformasdeveicularmensagensqueficadifícildeci-dirparaondeireoquefazer.

Page 20: #FICAADICAbdm.unb.br/bitstream/10483/12102/2/2015_BarbaraLimaVieira_produto.pdf · Guia prático para utilização das ... de smartphones correspon-de a 75% do número de habitantes;

39

Erros e acertos

Tente não manter um per-filemtodasasredessociaisexis-tentes: Não perca tempo tentan-doadministrarumperfilemcadaredesocialquesurgirsevocênãoestará apto para atualizar todas elas. Não sobrecarregue o público: Redes sociais devem ser usadasparacompartilharinfor-mações e opiniões, então não as use apenas para vender seu produto. Pense com cuidado no conteúdo que sua empresa está compartilhando. Não deixe de monitorar: o monitoramento contribui para a empresa estar atenta aos comen-

tários,críticas,sugestões,horáriosde maior interação e poder aten-der as demandas do público com efetividade. Mantenha um limite: posts com muitas hashtags acabam ficandoconfuso.Useentre3e4frases,semsepararpalavraporpalavra. #usecorretamenteashash-tags. Dêocrédito:plágiotam-bémécrimenainternet,vocêpodecompartilharconteúdodeterceiros desde que mencione que aquele conteúdo não perten-ceavocêedêosdevidoscréditos. Não se esqueça do visual: Dosinfográficosaosvídeos,postarumconteúdocomvisualatrativoleva à maior interação. O tempo nas redes é curto, então produza conteúdo visualmente bonito e rápido de ser digerido. Nãocompartilheconteúdoquestionável:Pensecuidadosa-mente sobre seu negócio e o que elesignificaantesdecompartilharcoisas que não são relevantes para seu público.

Tenhaumperfilcomple-to:tenhacertezaqueoseuperfilcontemtodasasinformaçõesne-cessárias sobre o que é a empresa e dados para que o público entre em contato. Se engaje com seu públi-co: Crie postagens interes santes, responda as dúvidas e co-mentários o mais rápido possível e seja prudente com o que posta ecomoqueaempresapratica. Faça um planejamento: Criar um calendário mensal com os melhores dias e horários para postagem, datas importantes e feriadospodeajudaramanterseuconteúdoregulareinterativo.

Use links e hashtags: os links ajudam quando o conteúdo vem de outro local da internet e ashashtagsfazemseupostservisto e encontrado com mais rapidez. Use conteúdo compar-tilhado:redessociaissãocomouma comunidade, então compar-tilheconteúdodeoutraspessoasquetenhamrelevânciaparaseunegócio. Faça seu conteúdo se des-tacar: variar é o truque quando sefaladetiposdeconteúdoquesãocompartilhados.Useima-gens,links,infográficos,dicasevídeos. Respeite seu público: Vocêtrabalhouduroparacon-quistar seu público então respon-da as pessoas que entrarem em contato,sejapositivoemostreasforçasdaempresa.

Page 21: #FICAADICAbdm.unb.br/bitstream/10483/12102/2/2015_BarbaraLimaVieira_produto.pdf · Guia prático para utilização das ... de smartphones correspon-de a 75% do número de habitantes;

41

CFA. Conselho Federal de Administração; Conselhos Regionais de Adminis-tração.GuiabásicoparautilizaçãodeRedesSociais.12/2012.19p.:il.

FUNDAÇÃOGETÚLIOVARGAS.26ªPesquisaAnualdoUsodeTI,2015.Fer-nando Meirelles (Coord.) – São Paulo: EAESP, 2015. 24p.: il.

GARTON, Laura; HAYTHORNTHWAITE, Caroline; WELLMAN, Barry. Studying OnlineSocialNetworks.In:JournalofComputer-MediatedCommunica-tion.Volume3,Issue1,June1997.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Pesquisa brasileira de mídia 2015 : hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. – Brasília : Secom, 2014. 153 p. : il.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Manual de orientação para atua-çãoemmídiassociais:identidadepadrãodecomunicaçãodigitaldopoderexecutivofederal.versão2.0|12/2014.

TEX, Ana. Como usar o Instagram para potencializar o seu negócio. Con-gressodeMarketingdeConteúdo,ContenTalks,SegundaEdição,2015.

marketingdeconteudo.com/guia-definitivo-redes-sociais/

marketingdeconteudo.com/ferramentas-gratuitas-para-monitoramento--de-redes-sociais/

www.labraro.com.br/blog/qual-e-a-linguagem-certa-para-a-sua-empresa--nas-redes-sociais/

viverdeblog.com/quantas-vezes-postar-nas-redes-sociais/

www.publicitariossc.com/2015/08/hashtags-voce-sabe-usa-las/

tudosobremarketing.com.br/5-vantagens-e-desvantagens-da-utilizacao--das-redes-sociais-por-empresas/

www.jrmcoaching.com.br/blog/saiba-as-vantagens-e-desvantagens-das-re-des-sociais-para-a-sua-empresa/

www.fernandoluz.com/conteudo-para-redes-sociais-de-empresas-5-dicas/

fabiorobertoborges.com/blog/marketing-em-redes-sociais-3-categorias--de-conteudo-indispensaveis/

www.vitrinepublicitaria.net/opiniao.asp?menucodigo=23

info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/2015/09/instagram-atinge--marca-de-400-milhoes-de-usuarios.shtml

www.postdigital.cc/blog/artigo/descubra-a-frequencia-com-que-sua-mar-ca-deve-postar-em-cada-rede-social

meioemensagem.com.br/home/midia/noticias/2014/08/22/Facebook--tem-89-milhoes-de-usuarios-no-Brasil.html

meioemensagem.com.br/home/midia/noticias/2015/09/23/Instagram--400-milhoes-de-fotografos.html

socialfigures.com.br/2015/03/13/erros-e-acertos-das-pme-nas-midias-so-ciais/

www.midiatismo.com.br/comunicacao-digital/qual-a-diferenca-entre-re-des-sociais-e-midias-sociais

Referências Bibliográficas

Page 22: #FICAADICAbdm.unb.br/bitstream/10483/12102/2/2015_BarbaraLimaVieira_produto.pdf · Guia prático para utilização das ... de smartphones correspon-de a 75% do número de habitantes;

Este produto se refere ao Trabalho de Conclusão de Curso apresentado

ao curso de Comunicação Organizacional, da Faculdade de Comunicação,

Universidade de Brasília, como requisito parcial para obtenção

do grau de Bacharela em Comunicação Social.