, de nossa”. “deus reinará por meio de nossa mansidão ......deus, todo-poderoso, onipotente e...

17
“Deus reinará por meio de nossa mansidão, de nossa caridade, dos serviços que prestamos ao próximo”. Beata Savina Petrilli

Upload: others

Post on 19-Sep-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: , de nossa”. “Deus reinará por meio de nossa mansidão ......Deus, Todo-Poderoso, onipotente e onisciente abdica de sua plenitude para fazer-se homem no seu sentido mais frágil,

“Deus reinará por meio de nossa mansidão, de nossa

caridade, dos serviços que prestamos ao próximo”.

Beata Savina Petrilli

Page 2: , de nossa”. “Deus reinará por meio de nossa mansidão ......Deus, Todo-Poderoso, onipotente e onisciente abdica de sua plenitude para fazer-se homem no seu sentido mais frágil,

Esse movimento divino é totalmente con-trário à lógica humana do engrandecimento, do empoderamento. Mas vai ao encontro do próprio desenvolvimento humano. Este se inicia com a potencialização dos órgãos e numa certa idade todo o corpo começa seu processo de envelheci-mento, de perda. Aprendamos de Jesus Menino a lidar com esta dialética para podermos bem viver e desfrutar cada momento de nossa vida, com consciência, liberdade, alegria e serenidade diante do ritmo frenético e ansioso da vida.

No findar do ano de 2019, gostaria de partilhar com todos que formam a Rede Saviniana de Educação e Assistência Social a grandeza do ensinamento silencioso, mas eloquente do Deus Menino feito homem.

Entrar nessa dinâmica é aceitar o despoja-mento, o desprendimento, a perda como conteúdo cotidiano no altar de nossa vida. Deus, Todo-Poderoso, onipotente e onisciente abdica de sua plenitude para fazer-se homem no seu sentido mais frágil, o de ser criança, para nos ajudar a sermos também seres mais espirituais e resgatar a nossa natureza humana aberta à transcendência.

Ensine-nos o Menino Deus o ESSENCIAL que consiste no dar atenção ao invisível, diferente

Feliz Natal!

da lógica hodierna do acessório e da mate-rialidade.

Presidente da ANBEAS

Que o Novo Ano - diante das esco-lhas feitas - nos encontre mulheres e homens mais plenos, capazes de encarar as perdas como oportunidades de crescimen-to e de desejo de eternidade.

Irmã Amparo Machado

PALAVRA DE ABERTURA SAVINIANDO 2019

O 4S foi pensado no contexto de uma sociedade individualista, intolerante e de pouca valorização da vida. Por isso, ele foi fundamental para desper-tar a consciência da comunidade, visando aos posi-cionamentos solidários e às ações voluntárias.

Todos descobriram o valor das ações solidári-as, percebendo que não há recompensa maior nes-sas atividades do que compartilhar a alegria.

FAZENDO A DIFERENÇAProjeto 4S: Sou Saviniano, Sou Solidário

Estender a mão, ajudar ao próximo e colaborar com quem mais precisa foi premissa este ano em todas as escolas e obras sociais da Rede Saviniana de Educação e Assistência Social.

Buscando desenvolver uma educação voltada para o respeito à vida e ao próximo, o amor, a digni-dade humana e a igualdade de direitos, alimentada nas relações de reciprocidade, a Rede Saviniana criou o projeto 4S: Sou Saviniano, Sou Solidário.

Inspirado nos ensinamentos de Madre Savina, o 4S desenvolveu uma série de atividades ao longo deste ano, como bazar solidário, dias de partilha de lanche e trabalho voluntário em abrigos e creches. Foram momentos de conscientizar a comunidade saviniana, inclusive os pais, que também se envol-veram nessas ações, da necessidade do cuidado com o outro e a importância de se construir um mundo mais justo e solidário.

Page 3: , de nossa”. “Deus reinará por meio de nossa mansidão ......Deus, Todo-Poderoso, onipotente e onisciente abdica de sua plenitude para fazer-se homem no seu sentido mais frágil,

XXII JORNADA DA JUVENTUDE SAVINIANA“Dependência ?! Só de Deus”

Em clima de alegria e fé, os jovens, vindos de várias partes do Brasil e até de fora do país, tiveram a oportunidade de um encontro pessoal com Cristo, além de um intercâm-bio cultural. O tema da Jornada, este ano, foi “Dependência ?! Só de Deus”.

Os par t i c ipantes da Jornada da Juventude concluíram que basta ter Deus, que Ele é um companheiro, um protetor, com quem podem sempre contar. E que para experimentar desse aconchego, é preciso estar disposto e se entregar. Essa deve ser a única dependência. E como bem pregou Madre Savina, e foi citada por uma das ado-lescentes durante a missa da JJS, "Pobre é todo aquele que sofre, quem tem motivos para chorar", Madre Savina Petrilli.

O Padre Antônio Cruz, refletindo com os jovens sobre o tema questionou a relação da pobreza com a dependência e obteve alguns depoimentos que foram emocio-nantes. Num deles, um adolescente lembrou que “todo dependente é pobre de alguma coisa”. Um outro disse: “o pobre é aquele carente espiritualmente, que não tem Deus no coração”.

Alegria, fraternidade e superação foram as palavras que expressaram o sentimento dos jovens que participaram da XXII Jornada da Juventude Saviniana, que aconteceu entre os dias 15 e 17 de novembro de 2019, no Centro de Formação Memorare, em Teresina.

Este encontro com Cristo impulsionou os jovens a serem melhores e também missionários. Para todos, voltar para casa após os três dias de Jornada e anunciar para a família e os amigos a alegria de estar na Igreja, e ser realmente propa-gadores do seu amor no mundo, é viver a fidelidade e a dependência em Cristo.

A Jornada convidou os participantes a realmente entenderem que para superar a dependência faz-se necessário o autoconhecimento e muita confiança em Deus. Eles refletiram e rezaram pelos jovens que sofrem com a dependência de drogas, álcool, afetiva e tecnológica. Por meio de encenações, oficinas e palestra, eles perceberam que os vícios estão desmoronando sonhos e acabando com as famílias.

O presidente da Fazenda da Paz, uma comunidade terapêutica que trata dependentes químicos, foi muito incisivo durante a palestra em que mostrou os efeitos destruidores das drogas. Célio Luiz Barbosa deu o próprio exemplo, como ex-dependente. “O depoimento dele foi muito tocante. A coragem de expor aqui tudo que passou que chocou demais. E o poder da ação de Jesus sobre a vida dele me inspirou.”, disse a adolescente Adana Prado, de Parnaíba, que participou da JJS pela primeira vez.

Em cada atividade da Jornada, os jovens se mantiveram no anseio de ter um encontro pessoal com Cristo. Há doze anos João Guilherme Cardoso participa da JJS e essa edição foi mais uma oportu-nidade de renovação. “Tudo aqui me fortalece. Eu aumento a minha fé”, concluiu João.

Page 4: , de nossa”. “Deus reinará por meio de nossa mansidão ......Deus, Todo-Poderoso, onipotente e onisciente abdica de sua plenitude para fazer-se homem no seu sentido mais frágil,

educação e conforto para as crianças

REDE SAVINIANA INAUGURA NOVO PRÉDIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM PARNAÍBAO novo prédio era um sonho da Rede Saviniana e representa mais

A Rede Saviniana de Educação inaugurou em fevereiro deste ano o novo prédio da Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora das Graças, em Parnaíba. Com uma estrutura moderna e aconche-gante, o prédio possui três andares com espaços multidisciplinares: salas de aula, de leitura, de artes, de música, de judô, estação de cinema, refei-tório, dormitório, espaço de oração, ambiente investigativo e o espaço gente, este último impor-tante para trabalhar o aspecto emocional dos savi-estudantes .

O CNSG é o primeiro colégio de Parnaíba a con-tar com drive-thru (embarque e desembarque de alunos no interior da Escola, para que os pais não precisem procurar vagas para estacionar ou des-cer do carro ao deixar os filhos), e estrutura ideal, com dormitório, para ensino de tempo integral. O espaço tem como finalidade oferecer aos alunos um local de aprendizagem e desenvolvimento segu-ro, prazeroso, acolhedor, que permitirão mais auto-nomia e desenvolvimento dos alunos por meio do ensino, da cultura, do lazer e da espiritualidade.

INAUGURAÇÃO

Num clima de festa e alegria, a inauguração do prédio foi prestigiada por autoridades públicas, e religiosas, pais e colaboradores do CNSG. A bênção do novo ambiente educacional católico foi dada pelo Bispo da diocese de Parnaíba, Dom Juarez Sousa da Silva, que durante a celebração falou que as novas instalações representam uma oportuni-dade ímpar para que juntos, família e escola, traba-lhem por uma educação holística. “Que as crianças aqui educadas tenham sabedoria humana. E que sejam fortalecidas na verdadeira fé”, afirmou Dom Juarez.

Até a inauguração, foram dez anos de muitos sonhos. O novo espaço começou a ser planejado em 2009 durante o Planeja-mento Estratégico da Escola. A Diretora Presidente da ANBEAS, Irmã Amparo, agra-deceu a todos que foram importantes para a concretização desse projeto. “As Irmãs, que direta ou indiretamente, participaram de todo o processo, assim como os operári-os, os engenheiros, arquitetos, todos contri-buíram para que hoje acontecesse essa inau-guração. Conquistamos uma bênção!”, con-cluiu Irmã Amparo.

Page 5: , de nossa”. “Deus reinará por meio de nossa mansidão ......Deus, Todo-Poderoso, onipotente e onisciente abdica de sua plenitude para fazer-se homem no seu sentido mais frágil,

No ano de 2019, a CSP foi contemplada pelo Projeto Talita Cumi, uma parceria da Rede Saviniana com o Criança Esperança.

O nome Talita se originou a partir do aramaico e tornou-se popular em decor-rência da frase Talita Cumi, que significa "menina, levanta-te". Essa frase foi profe-rida por Jesus ao ressuscitar a filha de Jairo, uma menina doente que tinha faleci-do. Exatamente por isso, seu objetivo é pro-mover o empoderamento de crianças e ado-lescentes, para que se tornem agentes mul-tiplicadores de informações, prevenindo e enfrentando situações de violação de seus direitos, por meio de ações socioeducativas e formativas, aliadas ao uso de tecnologias.

O “Tô Ligado”, criado pelos próprios adolescen-tes, é uma ferramenta acessível e inovadora, que a partir de agora, colabora com a proteção de crian-ças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e riscos sociais, facilitando as denúncias.

O Projeto Talita Cumi/Criança Esperança teve início em fevereiro deste ano e transformou a vida de 1075 crianças e adolescentes, com oficinas peda-gógicas e direcionadas. Além da Casa Savina Petrilli, as ações do Projeto foram desenvolvidas nos espaços da Escola Irmã Maria Catarina Levrini – Anexo Irmã Angélica Arnault e mais quatro esco-las da rede municipal e estadual, tendo sua culmi-nância com o lançamento do aplicativo “Tô Ligado”.

O Projeto, que conta com o apoio do Criança Esperança, da Rede Globo e UNESCO, lançou o apli-cativo “Tô Ligado”

CASA SAVINA PETRILLI: PROJETO TALITA CUMI

® Por medo, insegurança ou falta de informação, muitas pessoas deixam de proteger quem mais precisa, mas você pode mudar essa história. Baixe o”Tô ligado”, um aplicativo gratuito que faci-lita as denúncias de violação.

® Baixe o aplicativo! Com alguns cliques você pode mudar a vida de alguém. É o “Tô ligado” ajudando a proteger nossas crianças e adoles-centes.

® Conheça o aplicativo “Tô ligado” ! Vamos proteger crianças e adolescentes vítimas de violência.

® No menu principal, encontre informações sobre os diferentes tipos de violações de direitos e entre em contato com o “Tô ligado”.

® Preencha os formulários e finalize a denúncia. É tudo anônimo e todas as denúncias são encami-nhadas para o disque 153 , que as encami-nha para os órgãos responsáveis.

Tô Ligado:

Page 6: , de nossa”. “Deus reinará por meio de nossa mansidão ......Deus, Todo-Poderoso, onipotente e onisciente abdica de sua plenitude para fazer-se homem no seu sentido mais frágil,

XII Batizado e troca de cordas da Capoeira

Respeito à cultura brasileira, socialização, inclusão social e solidariedade. Fundamentado nes-ses valores o Serviço de Convivência e Fortaleci-mento de Vínculos Raios de Luz concretizou o seu XII Batizado e troca de graduações, com a partici-pação de 87 (oitenta e sete) crianças e adolescen-tes assistidos pela modalidade Capoeira. Neste ano, acompanhando o Projeto Saviniano de forma-ção em valores, desenvolveu como tema “Capoeira e solidariedade: amor em movimento”, convidando todos os envolvidos a compreenderem e exercita-rem no dia a dia, a importância e valor da solidarie-dade.

O Batizado é a ocasião na qual a criança e ado-lescente recebe sua primeira graduação na Capoe-ira, representada por uma corda colorida e é apre-sentado oficialmente à comunidade capoeirista, jogando pela primeira vez com um mestre, contra-mestre ou professor e recebendo, ainda, um apeli-do que o caracterizará. Na Troca de graduação, há o recebimento de uma nova corda, mostrando o seu avanço como capoeirista. Neste ano, as crianças e adolescentes que conquistaram a primeira corda (batizado) e aqueles que finalizaram seu ciclo no Serviço receberam a certificação de categoria na Capoeira.

RAIOS DE LUZ ENFATIZANDO A SOLIDARIEDADE

No palco, 110 (cento e dez) bailarinas executaram passos que construíram o entendimento sobre valores necessários entre os seres humanos e que se encon-tram fragilizados, assim como a certeza de que estamos “Sob o mesmo sol”.

Neste ano o Espetáculo teve um gosto a mais, pois trouxe também na sua progra-mação o encerramento do Projeto Talita Cumi, com a apresentação das modalidades flauta, canto coral e percussão pelas crian-ças e adolescentes assistidos.

Espetáculo de dança saviniano

Com o título “Sob o mesmo sol”, o Espe-táculo de Dança Saviniano do Raios de Luz também buscou apresentar, a partir da dan-ça, música e interpretação, a solidariedade enquanto uma das forças motoras do ser humano, sensibilizando para a descoberta desse valor em todos os nossos espaços sociais.

O Dia do Colaborado Saviniano foi comemorado com festa na Associação Norte Brasileira de Educação e Assistência Social. Os colaboradores foram homenageados com cartas feitas pelos alunos da Escola Irmã Catarina Levrini, depois assistiram a uma emocionante apresenta-ção do Coral do Projeto “Raios de Luz” e, em seguida, participaram do sorteio de brindes e de um coquetel bastante descontraído.

DIA DO COLABORADOR SAVINIANO: 24 DE OUTUBRO

Page 7: , de nossa”. “Deus reinará por meio de nossa mansidão ......Deus, Todo-Poderoso, onipotente e onisciente abdica de sua plenitude para fazer-se homem no seu sentido mais frágil,

O Centro Cultural Efatá teve a honra de sediar vários eventos ao longo do ano de 2019. Foram semi-nários, apresentações artísticas, shows, colações, espetáculos de dança, de balé, além da visita de autoridades, imprensa e convidados para apresen-tar todo o potencial artístico-cultural que o local oferece.

O prefeito de Teresina ficou impressionado com a estrutura. "Parabéns pela magnitude, pela cora-gem e pela perfeição de uma obra que vai valorizar ainda mais a nossa cultura", disse Firmino Filho.

Com um projeto arquitetônico inspirado nos grandes centros culturais do país, o engenheiro Mauro Lopes e o arquiteto Gualberto Jr. trouxeram para o Efatá o que há de mais moderno, arrojado e ousado em edificações.

Concebido com alto padrão de sustentabilida-de, o Centro Cultural Efatá é versátil, contemporâ-neo e funcional, possuindo a melhor estrutura.

CENTRO CULTURAL EFATÁ

­ 02 transformadores de 225 KVA cada.

­ A disposição do piso permite visualização do palco sob qualquer ângulo

­ Foyer com opção para recepção, lounges e serviços de buffet

­ Auditório com 574 lugares, incluindo assentos para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

­ Camarins feminino e masculino com copa e banheiros

­ Sala de audiovisual com equipamentos de última geração

­ Estacionamento próprio com entrada exclusiva para carretas e caminhões

­ Circuito de TV com monitoramento interno e externo

­ Subestação independente com gerador de energia próprio

­ Palco medindo 93 m²

Centro Cultural Efatá:

­ Área climatizada de 624,68 m²

­ Sala para ensaio

­ Cortinas corta-fogo

­ Piso acústico

Page 8: , de nossa”. “Deus reinará por meio de nossa mansidão ......Deus, Todo-Poderoso, onipotente e onisciente abdica de sua plenitude para fazer-se homem no seu sentido mais frágil,

Os alunos da Escola Santa Teresinha tiveram a rica oportunidade de participar da Ação Educativa “Pela Janela do Ônibus”, proporcionada pelo FETRANS – Federação das Empresas de Transpor-tes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão.

Os pequenos visitantes (3º ano do Ensino Fun-damental) enriqueceram-se conhecendo, com a ajuda de um guia, o desenvolvimento dos trans-portes coletivos da cidade e dos interiores do esta-do por meio da biografia de empresários e pessoas importantes que contribuíram para essa evolução. E ainda apreciaram os objetos utilizados pelos tra-balhadores do setor nos espaços do Memorial Foto-gráfico, a Galeria do Transporte e no Salão do Tra-balho em Transporte.

Os passageiros desembarcaram dessa viagem, ao museu do transporte/CE, mais cientes que devem valorizar a cultura

ESCOLA SANTA TERESINHA

Os educandos puderam, com esse “passeio pelo tempo” acompanhar a rica evolução das car-roças aos bondes até ao ônibus que utilizamos atu-almente, como meio de transporte coletivo.

nova geraçãoA História do passado enriquecendo a

Por causa desses dados alarmantes, o Lar Nossa Senhora de Fátima promoveu este ano uma campanha, o Outubro Rosa e Novembro Azul, de alerta aos cuidados e também relembrando os ris-cos da doença. O objetivo foi conscientizar os assistidos sobre os sintomas, tratamento, causas e prevenção.

A instituição realizou palestras, roda de con-versa, dinâmicas, dia de beleza, passeios turísticos e distribuição de panfletos a fim de conscientizar e elevar a autoestima dos pacientes e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos acolhidos.

Mais de 20 mil mulheres tiveram câncer de mama no Brasil no ano passado e este ano, cerca de 60 mil novos casos foram diag-nosticados, segundo o Instituto Nacional de Câncer. Quanto mais cedo a doença é des-coberta, maiores são as chances de cura. Da mesma forma, é o câncer de próstata: o diagnóstico precoce é o caminho para a cura. No país, esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens acima dos 50 anos. São 62 mil novos casos e 13 mil óbitos por ano.

LAR NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul de conscientização e combate ao câncer

Page 9: , de nossa”. “Deus reinará por meio de nossa mansidão ......Deus, Todo-Poderoso, onipotente e onisciente abdica de sua plenitude para fazer-se homem no seu sentido mais frágil,

A publicitária Jeane Melo, que assistiu atenta-mente à apresentação dos alunos, ficou impressio-nada com a desenvoltura deles durante a apresen-tação e também o nível de consciência de cada um. Ela também parabenizou a escola por discutir em sala de aula um tema tão importante, mas que a maioria da população não quer refletir: política. “A escola está despertando um espírito cidadão em cada um desde pequenos. É emocionante ver que eles estão tendo consciência dos seus direitos, mas também dos seus deveres. Serão pessoas mais responsáveis e conscientes”, concluiu Jeane Melo.

Os alunos da Escola Irmã Maria Catarina Levrini participaram, a convite da Prefeitura de Teresina, do Congresso das Cidades do Piauí, no Atlantic City, em Teresina. Quatro alunos do 9º ano apresenta-ram o projeto “Eu, Cidadão Solidário”, que faz parte da Campanha 4S- “Sou Saviniano, Sou Solidário”, da Rede Saviniana de Educação e Assistência Social.

Após a apresentação, os estudantes do 9º ano, juntamente com a Diretora da Esco-la, Irmã Karla Macías Bailón, visitaram os stands, tiraram dúvidas e ficaram encan-tados com cada descoberta.

Os estudantes vivenciaram o tema “Eu, Cidadão Solidário” dentro da proposta do Projeto

4S

ALUNOS DA ESCOLA IRMÃ MARIA CATARINA LEVRINI NO CONGRESSO DAS CIDADES

CENTRO EDUCACIONAL MENINO JESUS Projeto Reciclar Brincando

Centro Educacional Menino Jesus, desenvol-veu diversas atividades neste ano, entre elas o PROJETO RECICLAR BRINCANDO, que surgiu do interesse de conscientizar as crianças e as famíli-as assistidas. Porém, trabalhar a temática vai muito além de simplesmente despertar essa cons-ciência. O intuito é proporcionar situações que pos-sibilitem a reflexão e façam com que as crianças, de fato, sejam a diferença no mundo. Foram desen-volvidas atividades como: palestras para os pais e para as crianças, coleta seletiva do lixo, confecção de brinquedos utilizando material reciclado, pan-fletagem, entre outras.

A proposta, com esse projeto, foi trabalhar a formação de valores, buscando sensibilizar os alu-nos da importância da reciclagem , para assim desenvolver uma consciência ecológica.

Page 10: , de nossa”. “Deus reinará por meio de nossa mansidão ......Deus, Todo-Poderoso, onipotente e onisciente abdica de sua plenitude para fazer-se homem no seu sentido mais frágil,

Seja Voluntário!

O Centro de Apoio ao Idoso, com essa participação no Festival, concretiza seu objetivo de prevenir a ocorrência de situações de risco social, colaborando para um processo de envelheci-mento saudável, para o desenvolvimento da autonomia, do fortalecimento dos vínculos familia-res e do convívio comunitário da pessoa idosa através da promoção de um espaço de integração e sociabilização.

O Centro de Apoio ao Idoso Santa Catarina de Sena participou do XI Festival de Artes Integra-das da Assistência Social de Teresina, que acon-teceu no dia 12 de dezembro, no CEU da Santa Maria, zona norte da cidade, e é desenvolvido pela Prefeitura de Teresina através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Políticas Inte-gradas – SEMCASPI.

O Festival acolhe em sua programação apre-sentações artísticas, musicais e de artes apre-sentadas por crianças, adolescentes, idosos, mulheres e pessoas com deficiência que são assistidos pelos diversos serviços de convivência e Fortalecimento de vínculos espalhados pela zona norte de Teresina, entre eles, o Centro de Apoio ao Idoso Santa Catarina de Sena mantido pela ANBEAS. No evento, os Idosos apresentaram a Coreografia “Vovós Jackson”, que contou com a participação de 12 (doze) idosos, entre homens e mulheres, dançando a música Billie Jean do can-tor Michael Jackson. Durante o Festival estavam presentes, ainda, 48 Idosos do Centro de Apoio ao Idoso que foram prestigiar a apresentação.

ENTRO DE APOIO AO IDOSO É ARTE, SAÚDE E ALEGRIA

Centro Social Dom Avelar faz Bazar com peças de artesanato.Bazar Mariano “4 S”

CENTRO SOCIAL DOM AVELAR

Com dezenas de peças artesanais, o Centro Social Dom Avelar, da Rede Saviniana de Educação e Assistência Social realizou o Bazar Mariano 4 S-“Sou Saviniano, Sou Solidário”. Quem visitou o Bazar Solidário, que aconteceu na sede do Centro Social, no Bairro Memorare, encontrou bolsas, mochilas, peças íntimas, objetos de decoração, bijouteria e peso de porta. Segundo a coordenadora do Centro, Irmã Lourdes Agapito de Souza, os pro-dutos foram idealizados e confeccionados nas ofi-cinas realizadas no Centro e também pelas adoles-centes atendidas na Casa Savina Petrilli. “Nosso objetivo principal é estimular o empreendedoris-mo, a criatividade e ainda apresentar o trabalho de terapia ocupacional desenvolvido aqui”, disse a Irmã. As peças se destacaram pela qualidade e capricho. Todas foram vendidas por preços simbó-licos. “O Bazar faz parte do projeto 4S, de solidarie-dade, desenvolvido em todas as entidades manti-das pela Rede Saviniana e que tem como objetivo adotar no cotidiano das pessoas atitudes concretas e solidárias”, ressaltou Karla Viana, assistente soci-al do projeto, reforçando que as peças são confec-cionadas pelas alunas que fazem parte das oficinas de geração de renda e oportunidade de negócio.A aposentada Raimunda da Conceição aproveitou a oportunidade e foi conhecer o Bazar. “São peças lindas e muitas opções, fica até difícil saber o que levar”, disse a aposentada.

Page 11: , de nossa”. “Deus reinará por meio de nossa mansidão ......Deus, Todo-Poderoso, onipotente e onisciente abdica de sua plenitude para fazer-se homem no seu sentido mais frágil,

VII ECONFIPERede Saviniana promove o Encontro contábil, financeiro e pessoal de

todas as escolas e obras sociais

Em seguida, a contadora Alexandra Marinho destacou que o ECONFIPE faz parte do Programa de Educação Continua-da e que trata de uma produção coletiva que tem como objetivo dar unidade no pro-cesso laboral, respeitando as experiênci-as e trajetórias de cada unidade mantida e departamento contábil. “A aprendizagem saviniana não é um privilégio reservado

Foi realizado, no Centro de Formação Memorare, o VII ECONFIPE, o Encontro contá-bil, financeiro e pessoal da Rede Saviniana de Educação e Assistência Social.

O Encontro teve por finalidade comparti-lhar informações pertinentes à atuação dos profissionais da Rede, promovendo um inter-câmbio de conhecimento.A abertura do even-to aconteceu no Centro Cultural Efatá, com uma belíssima apresentação da Orquestra Sanfônica Sr. Dominguinhos, que tocando músicas regionais e do Rei Roberto Carlos, encantou os representantes dos estados presentes (Piauí, Ceará, Paraíba, Pará).

Ao final dos dois dias de Encontro, os colabo-radores da Rede Saviniana foram homenageados com um Recital de Flauta do Coral do Projeto Raios de Luz.

aos alunos e público mantido pelas obras sociais. Nossos colaboradores estão em constante quali-ficação por meio de estudo, pesquisa, reflexão e contato contínuo com as novas percepções do conhecimento”, afirmou Alexandra.

Na busca de implementar ações de conheci-mento no setor contábil, a programação envolveu palestras, além de uma oficina colaborativa de investigação e diálogo apreciativo. O primeiro palestrante, o Mestre Euvaldo Antônio Ruiz, da Universidade Federal do Pernambuco, deu um panorama nacional do mercado educacional, falou da importância de unificar os processos e trouxe uma visão externa de outras de instituições.

Os participantes do VII ECONFIPE assistiram ainda as valiosas palestras do advogado Alexan-dre Leitão de Souza, que falou sobre “Código de Conduta e Contrato de Trabalho”, e do Desembar-gador Federal Francisco Meton Marques de Lima, que discutiu a Reforma Trabalhista e a Terceiriza-ção.

Não é somente de sangue que se constitui uma família, mas de amor, companheirismo, dedicação. Baseada nesses valores, a família Saviniana do Centro Educacional Madre Savina concluiu o ano de 2019 com uma bela apresentação de Natal.

Durante todo o ano, os alunos vivenciaram e socializaram experiências, aprendizados e ensina-mentos. Foram momentos inesquecíveis que fica-rão na memória de todos.

Foi um momento inesquecível e único, em que as crianças desenvolveram valores inspirados no nascimento de Jesus.

CENTRO EDUCACIONAL MADRE SAVINA Encerramento do ano letivo em clima natalino

Page 12: , de nossa”. “Deus reinará por meio de nossa mansidão ......Deus, Todo-Poderoso, onipotente e onisciente abdica de sua plenitude para fazer-se homem no seu sentido mais frágil,

Tudo isso ajuda a promover um caráter partici-pativo das crianças, que são protagonistas do pro-cesso de aprendizado e desenvolvimento. Desde a infância, os alunos se deparam com atividades que estimulam a curiosidade e o interesse por apren-der.

O Ensino de Artes da Educação Infantil na Esco-la Santa Inês educa com inovação, por meio de um contexto lúdico, em que a criança aprende inserida nos campos de experiências. A escola reinventa, inova, mas sempre tomando as interações e as brincadeiras como eixos do desenvolvimento e da construção dos sentidos artísticos: sensibilização, percepção, criação e imaginação.

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

4S Sou Saviniano, Sou Solidário.

Sempre preocupado com a melhoria das relações humanas, o CNSC estimulou a soli-dariedade, colocando o conhecimento aca-dêmico a favor da sociedade. Foi uma opor-tunidade única de ampliar conhecimentos e visão de mundo, de forma dinâmica, inova-dora e divertida.

O Colégio Nossa Senhora da Conceição realizou uma “Mostra Cultural de Conheci-mentos”, referente às atividades do Proje-to Cultural Educativo 2019, cujo tema foi “Sou Saviniano, Sou Solidário, Espalhe Amor, Espalhe Solidariedade”.

O corpo discente, docente e famílias do Centro Educacional Irmã Abelinda Ducci celebraram o Natal de Jesus, com apresentações de danças, poesias e o teatro formando o Presépio Vivo, lem-brando o dia em que nasceu. Foi um momento de glorificar a Deus e também de gratidão pelo ano que está encerrando.

2019 encerra com emoção relembrando o nasci-mento de Cristo

O NATAL DO CENTRO EDUCACIONAL IRMÃ ABELINDA DUCCI

Movidos pelo espírito de solidariedade, as pes-soas concluíram a seguinte mensagem: “Amai-vos uns aos outros da mesma forma que vos amei”. Nesse momento, todos se uniram em uma corren-te do bem, percebendo que não há recompensa maior do que compartilhar a alegria com alguém, assim como disse Madre Savina: “dar alegria a alguém é aumentar em si a capacidade de alegrar-

É tão lindo o sorriso de felicidade de uma cri-ança ao receber um presente! É tão gostoso obser-varmos nos rostos das pessoas que ajudamos o semblante estampado da gratidão!

Formação humana e integral dos alunosESCOLA SANTA INÊS

Page 13: , de nossa”. “Deus reinará por meio de nossa mansidão ......Deus, Todo-Poderoso, onipotente e onisciente abdica de sua plenitude para fazer-se homem no seu sentido mais frágil,

Uma dose diária de luz do dia não é importante apenas para os padrões de sono. A luz também fun-ciona como vitamina “D” e ainda permite mudanças no cérebro, que nos fazem sentir mais felizes.

Na Paraíba, o sol tem uma relação muito próxi-ma, especialmente em João Pessoa. Além de ser o lugar onde o astro-rei nasce primeiro em toda a América, também é um dos primeiros lugares a ver o pôr do sol.

Um dos pontos turísticos mais visitados da Paraíba para ver esse espetáculo da natureza é a Praia do Jacaré, em Cabedelo, ao lado de João Pes-soa, local escolhido para um passeio com os idosos assistidos no Lar da Providência. O passeio permi-tiu sair da rotina e, com isso, estimular novas lem-branças e alegrias aos idosos.

Em 4 de janeiro de 1959, cinco religiosas, tendo à frente a Irmã Maria Stortini, fundaram o Colégio Nossa Senhora do Ó, que completou seus 60 anos em 2019.

Durante o ano, foi muito rica a programação alusiva ao sexagenário do Colégio Nossa Senhora do Ó, que contou com passeio ciclístico, festival de dança, missa comemorativa, desfile e muita grati-dão a Deus.

O Colégio é mais uma obra da Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, com educação baseada na Pedagogia Saviniana, que aponta como modelo a vida de Jesus, enfatizando o espírito de família e vivenciando a gratuidade, o acolhimento e a disponibilidade.

60 ANOS DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO Ó

Idosos assistem ao pôr do sol na Praia do Jacaré, na Paraíba

LAR DA PROVIDÊNCIA CARNEIRO DA CUNHA

Page 14: , de nossa”. “Deus reinará por meio de nossa mansidão ......Deus, Todo-Poderoso, onipotente e onisciente abdica de sua plenitude para fazer-se homem no seu sentido mais frágil,

REDE SAVINIANA DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE GT’SFormação continuada dos profissionais, leigos e Religiosas da Rede Saviniana

"O GT de Obras Sociais é um instrumento insti-tucional de capacitação constante de seus cola-boradores e responde as demandas dos usuários assistidos pelas Obras", Sueiny Neves, assistente social da Rede.

Avaliação de ações e desenvolvimento de estratégias para potencializar intervenções e resultados.

"Para ajudar nossos alunos na construção de conhecimentos, e não apenas no recebimento de infor-mações, é necessário valorizar a equipe e ampliar as competências", Irmã Amparo Machado.

Socialização de experiências acadêmicas segundo a reformulação curricular.

Educação Infantil na BNCC.

"Encontros como esse fortalecem a Rede de Educa-ção que já tem uma tradição, mas está sempre com um olhar na inovação. Esse grupo, que eu acompanho há seis anos, é preocupado com o estudo. Essa é uma característica desta Rede", Viviane Silva, Doutora em Educação pela PUC e assessora dos Gt’s de Educa-ção Infantil.

GT’S DE ENSINO RELIGIOSO

GT’S DE EDUCAÇÃO

Curso de Ensino Religioso ministrado em parceria com a Editora FTD para aprofunda-mento da disciplina conforme a BNCC.

“Nós não somos completos, sempre preci-samos aprender mais. É uma troca de expe-riências. A gente aprende e também transmite o que sabe”, Irmã Zeneide Maia.

GT’S DAS OBRAS SOCIAIS

Page 15: , de nossa”. “Deus reinará por meio de nossa mansidão ......Deus, Todo-Poderoso, onipotente e onisciente abdica de sua plenitude para fazer-se homem no seu sentido mais frágil,

Casa Maria Menina combate à violência contra a mulher Adolescentes participam da campanha “Não te dei liberdade”O Piauí registra, proporcio-nalmente, o maior número de casos de feminicí-dios do país. Na Casa Maria Menina, mantida pela Rede Saviniana de Educação e Assistência Social, que atende meninas grávidas na zona sudeste de Teresina, o ano de 2019 foi de maior conscientização. As jovens atendidas pela obra social, juntamente com os familiares, participa-ram de uma campanha que tem como título: “Não te dei liberdade”, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. Durante uma palestra na obra social, a gerente de autonomia da secretaria, Lannusy Almeida, falou dos tipos de violência, como a mulher pode identificar os diferentes tipos de assédio e reforçou a necessidade de denunciar os agressores. “Não calem, não deixem a violência naturalizar. A violência deixa marcas e por isso é preciso combater. Também é necessá-rio ter sororidade, as mulheres precisam entender e defender umas às outras”, concluiu Lannusy, que pediu, ao fim da palestra, que as mulheres presentes dessem depoimentos do que desejam para as outras. “Nunca deixe ninguém agredir você. Os direitos são iguais. Aprenda a lutar pelos seus sonhos, ideais. Se hoje eu estou aqui é porque não baixei a cabeça. Hoje estou sorrindo, mas jamais aceito as situações que já passei. Os obstáculos da vida são para serem superados”, disse Alexandra Maria dos Santos, que deu esse exemplar depoimento e emocionou quem estava presente.A psicóloga da Casa Maria Menina, Lya Rakel de Brito, lembrou que esse exemplo da Alexandra deve ser seguido por todas as adolescentes da Casa Maria Menina, que devem ter coragem para não desistir, coragem para enfrentar a maternidade, coragem para continuar estu-dando e ter muita fé. Lya ressaltou ainda que ações como essa, de conscientização, com enfoque para a superação e o fim da violência, gera sementes em cada adolescente e também sensibiliza os companheiros e familiares das grávidas.

Adolescentes participam da campanha “Não te dei liberdade”

CASA MARIA MENINACombate à violência contra a mulher

CONHEÇA O APP DA REDE SAVINIANA

Page 16: , de nossa”. “Deus reinará por meio de nossa mansidão ......Deus, Todo-Poderoso, onipotente e onisciente abdica de sua plenitude para fazer-se homem no seu sentido mais frágil,

Alunos da Rede Saviniana que se destacaram em 2019!

PARABÉNS SAVIESTUDANTES!

Desejo o mesmo, a vc e sua família. que cristo nascido nos corações humanos nos permita. a mais amor, paz, esperança, humildade e acima de tudo gratidão. Um excelente natal em família e amigos.

Page 17: , de nossa”. “Deus reinará por meio de nossa mansidão ......Deus, Todo-Poderoso, onipotente e onisciente abdica de sua plenitude para fazer-se homem no seu sentido mais frágil,

Sinal desta vida de santidade, cujo rastro de luz irradia onde quer que estivesse presente nossa Madre, foi a quantidade de pessoas que passaram pela Capela do Memorare no dia 21. Muitos dos que fizeram parte da história construída por Madre Franco quiseram dar seu último adeus a ela além de louvar a Deus por tudo o que fez e deixou como herança espiritual.

Portanto, durante todo o dia desde a hora de seu falecimento, todos estiveram rezando por sua alma, bem como se solidarizando com sua família biológica e religiosa. O velório foi realizado de maneira muito sole-ne e singela; às 5h da manhã o corpo da Madre chegou à Capela ao som de badaladas do sino e foi recebido pelas Irmãs dos Pobres e jovens formandas que cantaram

Como prova de uma existência configurada à vida do Senhor, mas sob os moldes de Maria, grande amor de sua vida e Superiora Perpétua da Congregação das Irmãs dos Pobres; Madre Franco entrou no Paraíso numa data mariana e não poderia ser diferente. Assim, no dia em que a Igreja faz memória da Apresentação de Nossa Senhora no Templo, também ela foi recebida por Deus e apresentada a Ele com todo o bem que realizou na terra.

Sim, porque sua vida de generosa entrega, fiel abandono, caridade ardente e serviço alegre e modesto fez dela um exemplo de autêntica Irmã dos Pobres que amou em tudo a Jesus em qualquer forma de pobreza confiada em sua missão. Madre Franco soube assumir em sua consagração o carisma puro e exigente de Madre Savina Petrilli, pois fez de sua vida integral ora-ção e sacrifício a ponto de identificar-se em tudo com o próprio Cristo. Amou com amor materno as ovelhas do rebanho confiadas a ela, suas filhas na Vida Religiosa mas também todos os colaboradores e funcionários savinianos, os quais fez questão de ajudar como podia seja material como espiritualmente. Por isso, o dia de seu nascimento, 24 de outubro, foi instituído oficial-mente em 2018 como o dia do Colaborador Saviniano.

Após 66 anos de entrega fiel na Vida Religiosa, como uma verdadeira Irmã dos Pobres, Madre Maria do Socorro Franco de Sá, nossa cara Madre Franco, com-pletou, no dia 21 de novembro, às 00h20min, sua vida terrena a fim de adentrar na Glória de Deus. Por isso, apesar da dor da saudade física que é imensurável, nos alegramos pela sua Páscoa na certeza de que ela agora contempla a face Daquele a quem amou profundamente em sua vida, o seu Divino Esposo Jesus.

A partir daí seguiram-se momentos de oração do Santo Terço, de cantos significativos, e, especialmente, de Celebrações da Santa Missa que ocorreram às 6h30min, 10h da manhã e a última às 15h30min. Também nosso Bispo, Dom Jacinto, passou pela Capela e reali-zou as exéquias ao meio dia.

Após a última Missa, por volta das 17h, o caixão foi fechado e levado pelas mãos de algumas Irmãs dos Pobres a fim de dar início ao cortejo para o sepultamen-to no Cemitério São José.

Assim, se comprova o pensamento de nossa Fun-dadora Beata Savina: uma boa e santa Irmã dos Pobres é perfeitamente comparável à sublime imagem do Sol, que durante o dia de sua existência realiza o seu serviço no ocultamento do próprio ser, dando vida, luz e calor às almas que lhe são confiadas; mas, quando se põe para entrar na Eternidade, os sinais de sua passagem não são anulados, pelo contrário, renovam-se e edificam a vida durante a noite. A vida da Madre Franco se traduz dessa forma, pois a sua Páscoa deixa a nós, Família Religiosa, parentes, amigos e beneficiados, uma forta-leza de obras fundamentadas no Amor genuíno que fica como modelo para cada um de nós que colhemos, hoje, os frutos do bem semeado por ela. Agora, a palavra deve ser somente gratidão; gratidão pela vida dócil à Vontade de Deus que fez de Madre Franco, como seu nome sugere, uma presença franca e leal, verdadeiro rastro de luz de um Sol que não se apaga.

MADRE FRANCO: RASTRO DE LUZ DE UM SOL QUE NÃO SE APAGA