pub · 2018-04-04 · aumenta no 1º trimestre deste ano ... o 5º lugarem prova australiana ... de...

16
PUB

Upload: phungthu

Post on 12-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PUB · 2018-04-04 · aumenta no 1º trimestre deste ano ... o 5º lugarem prova australiana ... de arte: um pontapé de bicicleta a maisdedoismetrosdealtura.Noou-trojogodanoite,oBayernvenceupor

PUB

Page 2: PUB · 2018-04-04 · aumenta no 1º trimestre deste ano ... o 5º lugarem prova australiana ... de arte: um pontapé de bicicleta a maisdedoismetrosdealtura.Noou-trojogodanoite,oBayernvenceupor

PUB

Page 3: PUB · 2018-04-04 · aumenta no 1º trimestre deste ano ... o 5º lugarem prova australiana ... de arte: um pontapé de bicicleta a maisdedoismetrosdealtura.Noou-trojogodanoite,oBayernvenceupor

ATUALIDADE • 04

Falhas logísticas levama lacunas na vacinaçãoOrdemdos Enfermeiros denuncia que falta de profissionais impede que a toma de vacinas seja aindamaisgeneralizada entre a população. Obrigatoriedade da vacinação émal vista por vários especialistas do setor.

04.04.2018 Quarta-feira PORTUGAL

Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 3109. Jornal diário gratuito.

WWW.DESTAK.PTAcompanhe-nos também em

© DR

Quase 2400 incidentesviolentos esta épocaPSP revela que 97,6% dos casos são comadeptos de sete clubes de futebol e querver os emblemas corresponsabilizados.

DESPORTO • 06

Proprietários tememfim de isenção no IMIAssociação defende que dificilmente asautarquias vão deixar de cobrar o impostonos edifícios destinados ao turismo.

CIDADES • 02

Mais de uma mortepor dia nas estradasNo primeiro primeiro trimestre desteano, a sinistralidade rodoviária motivoumais 15 mortes, num total de 113 óbitos.

ATUALIDADE • 05

© DR

Miguel Veloso já é paida pequena GinevraFutebolista português e a mulher, PaolaPreziosi, juntam uma menina a Leonardo,o primogénito com um ano e meio.

FAMA&TV • 09

Lisboa e Porto afetadospelos atrasos nos voosFalha técnica no controlo aéreo no espaçoeuropeu fez com quemetade das ligaçõessaíssemmais tarde. Ryanair em greve.

ATUALIDADE • 05

Parceria luso-brasileiramarca arranque do MILQuarta edição do Lisbon InternationalMusic Network temmais de seis dezenasde concertos para oferecer até sexta-feira.

ARTE&LAZER • 08

© PAULO CALADO

FALTA DE APOIOÀS ARTES CAUSA

INDIGNAÇÃOAUTARQUIA DO

PORTO EXIGE QUEO GOVERNO FAÇANOVO CONCURSO

CIDADES • 02

Page 4: PUB · 2018-04-04 · aumenta no 1º trimestre deste ano ... o 5º lugarem prova australiana ... de arte: um pontapé de bicicleta a maisdedoismetrosdealtura.Noou-trojogodanoite,oBayernvenceupor

CIDADES 04.04.2018QUARTA-FEIRAwww.destak.pt02

PUB

concursoque,dealgumamaneira,cor-rijaestes erros que não são apontadosapenaspornós»,afirmouolídercama-rário no fim dareunião realizada com«66 estruturas culturais dacidade».

Verbas não resolvemApós consensualizar um documentocomosagentesculturaisdaInvicta,Mo-reiravincouque«oproblemanãosere-solve com verbas», defendendo «umasoluçãointermédia»,enquanto«secor-rige o que está mal», admitindo aindaapoiar algumas companhias de teatrodoPortocom«dotaçõesfinanceirasdeemergência»doorçamentomunicipal.

SegundodadosdaDGArtes,esteano,nototaldeseismodalidades,foramad-mitidas a concurso 242 das 250 candi-daturasapresentadas–resultadospro-visórios apontam para a concessão deapoio a140 companhias e projetos.

©MANUEL

FERNANDOARAÚJO

/LUSA

CMP e agentes culturaisquerem novo concursoCâmara do Porto pretende «um novo concurso» doPrograma de Apoio Sustentado 2018-2021 da DGArtes.

RuiMoreira defende que reforço deverbas é insistir no «pecado original»

REDAÇÃ[email protected]

RuiMoreira,presidentedaCâ-mara Municipal do Porto(CMP), revelou ontem quepretende«falarcomoGover-

no»paraquesejaelaborado«umnovoconcurso que corrijaos erros» do Pro-gramadeApoioSustentado2018-2021daDireção-GeraldasArtes(DGArtes).«Chegámosàconclusãodequenãoche-ga apenas a correção de verbas gene-rosa [com o reforço de 900 mil eurosporano,de2018a2021],anunciadapeloprimeiro-ministro. Vamos falar com oGoverno a dar nota da vontade que aCMPeestasestruturas[culturais]têmpara colaborar na feitura de um novo

PORTO

Proprietários: «Na prática, isso acabapor corresponder ao fim da isenção»

©DR

ALP contramudanças naisenção do IMI

AALP - Associação Lisbonense deProprietários manifestou-se ontempreocupada com a proposta do Go-verno de passar paraas autarquias aisenção do Imposto Municipal sobreImóveis (IMI) no turismo, conside-rando que a medida vai «correspon-der ao fim da isenção». De recordarque o Executivo apresentouumapro-posta no Parlamento para alterar oEstatuto dos Benefícios Fiscais, no-meadamente «acabar com a isençãode IMI para os empreendimentoscom utilidade turística, deixando àsautarquias a decisão de aplicar estapossibilidade a partir de 2019», noti-ciou o Público.

LISBOA

Émuito positivo verificarque,mês apósmês,o número de pessoas com

trabalho aumenta no nosso País.De acordo comos dados do Ins-tituto Nacional de Estatística, en-tre fevereiro de 2017 e fevereirode 2018 o número de emprega-dos aumentou em 139mil. Tertrabalho é sinónimo de “ganhara vida”, ocupar um lugar na so-ciedade, termeios de subsistên-cia, não depender de outros paraviver. Ter um trabalho e, simulta-neamente, sentir-se realizadoprofissional e pessoalmente édeterminante para a felicidadede cada um. É certo que nemtodos têmo emprego que dese-javam. Existe uma percentagemmuito elevada de trabalhosmalpagos e pouco reconhecidos,mas ter a possibilidade de terum emprego é, por regra,muitopositivo.A diminuição do desempregoregistada nos últimos anos éumdos factosmais positivosda evolução económica e socialdo nosso País. Mas se, por umlado, continua a faltar trabalhoamuitos portugueses, por outro,emalgumas indústrias com tra-balhosmais duros emal pagos,como a construção civil, verifi-cam-se problemas com a escas-sez de trabalhadores. Na últimasemana, por exemplo, era notíciaa falta de 80mil trabalhadoresno setor da construção civil.Osmuitos que emigraramaquando da crise não queremagora regressar, tendo em contaque emPortugal ganhammuitomenos. Aparentemente, só aimigração poderá dar respostaa esta grave dificuldade.Mas,dirão alguns, “há gente que nãoquer trabalhar”. É verdade quehá uma reduzida percentagemde pessoas que não gostam detrabalhar e não querem fazê-lo.No entanto, dar relevo a estaminoria para esquecer os queainda estão desempregadosé uma atitude pouco séria.E referir este facto para escondera falta de trabalhadores emcertas indústrias é ignorar arealidade.

Oaumentodoemprego

OPINIÃO

EDUARDOVÍTORRODRIGUESPresidente da Câmarade V. N. Gaia

Page 5: PUB · 2018-04-04 · aumenta no 1º trimestre deste ano ... o 5º lugarem prova australiana ... de arte: um pontapé de bicicleta a maisdedoismetrosdealtura.Noou-trojogodanoite,oBayernvenceupor

PUB

Page 6: PUB · 2018-04-04 · aumenta no 1º trimestre deste ano ... o 5º lugarem prova australiana ... de arte: um pontapé de bicicleta a maisdedoismetrosdealtura.Noou-trojogodanoite,oBayernvenceupor

©MIGUEL VETERANO

OGoverno decidiu suspender em2018 a garantia de potênciapaga às centrais elétricas para estarem sempre disponíveispara produzir. Esse apoio iria custar 309M€ até 2032.

POUPANÇA DE 309 MILHÕES EM CIMA DAMESA

JOÃOMONIZComAgência Lusa

Falta de enfermeiroslimita a vacinação

Não há enfermeiros em nú-mero suficiente para asse-guraravacinaçãodiáriaemtodos os centros de saúde

dopaíseparaconvocarcriançaseadul-toscomvacinasemfaltaeematraso».Aacusação é dabastonáriadaOrdemdos Enfermeiros, um dos oito peritosontem ouvidos no Parlamento no âm-bito do surto de sarampo que tem as-solado o País. Mas este não foi o únicoproblemalogístico identificado.

Segundo Ana Rita Cavaco, a cober-tura da visitação domiciliária é defici-tária,sobretudonoscasosdebolsaspo-pulacionais de risco como os imigran-tes.Alémdisso,frigoríficosvelhoseemmau estado e a ausência de fontes dealimentação ininterrupta em caso dequebra na rede de energia fazem comque centenas de vacinas sejam deita-dasparaolixo,novalordemilharesdeeuros.Atudoistojáajuntarasroturaspontuais de stock ao longo dos anos,comoaBCG(tuberculose)eaVASPR(sarampo, parotidite e rubéola).

Jáocoordenadordacomissãodeva-cinas daSociedade Portuguesade Pe-diatriarecusouaideiadequeosenfer-meiros são os grandes responsáveispelo sucesso do programa de vacina-ção, atribuindo esse mérito a todos os

Ordem diz que é impossível a toma de vacinas diariamente em todos os centrosde saúde e aponta outras falhas. Especialistas estão contra a obrigatoriedade.

profissionais do SNS. Luís Varandasassegurouqueamaioriadospediatrasdefende a vacinação e recusou a obri-gatoriedadecomosolução.Talcomoosseus colegas da área médica, que de-fenderam que amaioriadestes profis-sionais são proativos nestaquestão.

Aindaassim,aConfederaçãoNacio-naldasAssociaçõesdePaisalertouparao crescimento do movimento anti-va-cinaçãoeadiretoradeserviçosdeedu-cação especiale de apoios socioeduca-

tivos salientou «o cuidado e empenhoque asescolastêmevidenciado»navi-gilânciados boletins de vacinas.

Sarampo com três dosesSegundoadiretora-geraldesaúde,80%dos86doentesinfetadoscomsarampoestavam vacinados com duas doses.GraçaFreitassalientouque,muitoembreve, face aos estudos científicos queestão a decorrer, aplicar uma 3ª dosedavacinapoderávir aser aregra.

Vários peritos estiveram ontem no Parlamento a falar sobre a vacinação

©TIAGOSOUSA

DIAS/CM

SAÚDE

ATUALIDADE 04.04.2018QUARTA-FEIRAwww.destak.pt04

A taxa de desemprego terá ficadonos 7,8% em fevereiro, indica a esti-mativaprovisóriado INE. É o segun-do mês abaixo dos 8% e a percenta-gem mais reduzida desde julho de2004. Refira-se que estes valores sãoajustados da sazonalidade (na taxabrutaregistou-se umasubidade umadécima para 8,2%). Na prática, mais139,8 mil pessoas estavam emprega-das no fim de fevereiro. Entretanto,o Bloco de Esquerdadefende umare-visão da lei laboral para criar «em-pregos com mais direitos».

Desempregono valor mínimoem quase 14 anos

EM DEZSEGUNDOS

ENTREGA DO IRS

Procura pelosreembolsosafeta sistemaMais de450mil contribuintestinhamentreguea suadeclara-çãode IRSde2017até às 13hdeontem, revelouoministrodasFinançasnoParlamento. Apro-messado rápidopagamentodosreembolsos levoumuitosportu-gueses a acelerara entrega, cau-sandoa sobrecargados serviços.

CRIME

Dois militaresda GNR detidospor tráficoDoismilitares daGNRestãoentreosquatrodetidosnumaoperaçãodecombateao tráficodedrogadesencadeadapelaGuardaNacional Republicana nodistritodeVila Real. Umdosmili-tares temumprocessodedis-pensade serviço, devidoaummaucomportamento reiterado.

EDUCAÇÃO

Avaliação dasescolas poderáser parcialOSindicato dos Inspetores daEducação e doEnsino (SIEE)alertou ontempara operigo deparcialidade das futuras equipasque vão avaliaro trabalho queé desenvolvido ao longodo anoletivo pelas escolas, caso estaspassema integrardiretoresescolares.

Estado-Maior da Força Aéreafala da relação com ProteçãoCivil para o próximo verão

«Força Aéreaterá maisproximidade,uma ligaçãoreforçada aolado opera-cional e delogística»

MERCADO LABORAL

Page 7: PUB · 2018-04-04 · aumenta no 1º trimestre deste ano ... o 5º lugarem prova australiana ... de arte: um pontapé de bicicleta a maisdedoismetrosdealtura.Noou-trojogodanoite,oBayernvenceupor

ATUALIDADE04.04.2018 QUARTA-FEIRAwww.destak.pt 05

JOÃ[email protected]

Pelomenosmetadedos29500voos previstos para ontemnoespaçoeuropeusofreramatrasos,depoisdeumafalha

técnica no sistema que gere o tráfegoaéreoem41países. AEurocontrolnãodivulgouo problemaemconcreto queterá afetado sensivelmente meio mi-lhão de passageiros.

ANAV- Navegação Aéreade Por-tugalgarantiuque não se verificaramquaisquer constrangimentos nas re-giões de sobrevoo de Lisboa e SantaMaria, mas as dificuldades de orga-nozação – todos os planos de voo en-tregues antes das 11h26 perderam-se,por exemplo, obrigado anovo pedido– levaramaque automaticamente to-das as partidas ficassem em causa.

No aeroporto de Lisboa, até meioda tarde, os atrasos rondavam os1500 minutos e no Porto totalizavam500 minutos. Por voltadas 22h, comoo Destak verificou no site da Ana -Aeroportos de Portugal, a operaçãojá estava praticamente normalizadano Francisco Sá Carneiro, mas noHumberto Delgado ainda estavam alevantar voo aviões comviagemmar-cada para uma hora antes.

Ryanairmotiva polémicaOstripulantesdecabinedasbasespor-tuguesas da Ryanair estão a cumprirdesde as 0h de hoje o último de trêsdiasnãoconsecutivosdegreve.Depoisde a própria companhia ter admitidorecorreratripulações estrangeiras, osindicatopediuapresençadeinspeto-res da Autoridade para as Condiçõesdo Trabalho (ACT) nos aeroportos.

© 123RF

Meio milhãode passageirossofrem atraso

Problema foi identificado ao longo do dia e clientes foram informados

Falha aérea no controlo aéreo afetou metade dosvoos previstos. Lisboa e Porto não foram exceção.

TRANSPORTE AÉREO

Oexemplodacruz

COLUNAVERTICAL

JOSÉ LUÍS SEIXASAdvogado

Até 31de março, morreramnas es-tradas portuguesas 113 pessoas, mais15 do que no período homólogo. Re-gistaram-se 31 916 acidentes (mais1683 do que no período homólogo),373 feridos graves (menos 59) e 9041

feridos leves (mais 173). Setúbal foi odistrito commais vítimas mortais (21)este ano, seguido dos distritos do Por-to e Lisboa (13 cada). Na OperaçãoPáscoa, aGNR registou 1010 aciden-tes, 6 mortos e 19 feridos graves.

Mortalidade nas estradas nacionaisaumenta no 1º trimestre deste ano

Seis mortos na Operação Páscoa

© PEDRO BRUTT PACHECO

SINISTRALIDADE RODOVIÁRIA

MAIS NOMUNDO

ESTADOS UNIDOS

Tiroteio na sededo YouTube fazvários feridosÀhoradefechodestaedição,porvoltadas22hportuguesas, asautoridadesamericanas lidavamcomumatiradorativonasededoYouTube,naCalifórnia.Osmedialocaisdavamcontadedezenasdepessoasbarricadas, algunsferidosequeapolícia já teriaaba-tidoaresponsávelpeloataque.

FRANÇA

Greves todasas semanas atéao fim de junhoRealizou-se ontemaprimeirade 36greves de48horas doscaminhos de ferro francesesque irão decorrer todas assemanas até finais de junho,numprotesto comgrandeadesão contra as reformas parao setor ferroviário propostaspelo presidente gaulês.

ALEMANHA

Choque entremetros provoca20 feridosUmacomposição dometro teráembatido na traseira de outraemDuisburg, Alemanha. Deacordo com relatos à imprensalocal, cerca de duas dezenas depessoas terão ficado feridas,duas das quais emestadograve.As causas para o acidente nãoforam reveladas.

BRASIL

Lula da Silvaainda podeser candidatoOSupremoTribunalFederaldoBrasil decidehojeohabeascorpusquevisa impedirapri-sãodeLuladaSilva.Mesmoqueopedidoseja recusado,o juizconselheiroLuísFelipeSalomãonãoafastaumanovacandidaturaàpresidência,faceàmorosidadeda justiçaeàproximidadedaseleições.

CristomorreunaCruzparanossalvar.PoramordoPaiquesacrificouoseuFilho.

PoramordoFilhoqueaceitouopadecimentoparasalvaçãodoshomens.EstaamensagemlineardaPáscoaqueacabamosdecele-brar.Aquepoucos ligam,maispreocupadoscomviagens,amên-doaseovosdechocolate.AmortedeCristoeasuaRessurreiçãosão,porém,aessênciadocristianismo.Ensinam-nostantascoisassobreadimensãohumana.Sobreacora-gemeapusilanimidade.Sobreasnossasfraquezasedebilidades.So-breopodereoseuexercício.Sobreavenalidade.Sobretudooquefo-moseaindasomos.Anaturezahumanapersistenanegaçãodo

CristoarrostandoaCruzquerepre-sentaospecadosquenosaprisio-nameimpedemafelicidade.Osséculospassamepoucomuda-mos.Oquefaríamosse integrásse-mosnaquele tempoaturbaquerodeavaoSinédrioeopretório?Clamaríamos“liberta-O”ou,antes,“crucifica-O”?ApelaríamosaPila-tosquesoltasseoJustoeo Inocen-teougritaríamosporBarrabás?Oamorémuitoexigente.Reclamatudo.Nãoconsentemeias tintas.Compreendeaentregaeadoaçãoplenas.E, sobretudo,acoragemdeperdoar.ComoCristoaoexpirarnaCruz: “Pai, perdoai-osporqueelesnãosabemoquefazem”.Oautoroptaporescreverdeacordocomaantigaortografia

«O amor reclamatudo. Não consentemeias tintas.Compreendea entrega plena»

Page 8: PUB · 2018-04-04 · aumenta no 1º trimestre deste ano ... o 5º lugarem prova australiana ... de arte: um pontapé de bicicleta a maisdedoismetrosdealtura.Noou-trojogodanoite,oBayernvenceupor

PUB

dosincidentes.Garantindoque«ofocodosincidentesestábemidentificado»,a PSP avança com uma solução: «de-fendemosquedevehaverumacorres-ponsabilização do clube para com asinfraçõesdosadeptos,oquepromove-riaummaiorcontrolosocialporpartedos clubes e um maior autocontrolodos adeptos por saberem que isto te-riaconsequências parao clube».

Aatuação dajustiçaface àsclaquesfoi uma das muitas críticas feitas porBruno de Carvalho. Também presen-te na conferência “Violência no Des-porto”, que decorreu ontem no Parla-mento,opresidentedoSportingapon-tou à Federação, à Liga de Clubes e àposturados rivais.

O presidente da FPF defendeu pe-nas mais duras paraos dirigentes queataquem a arbitragem e o presidentedaassociaçãodosárbitrosconsiderouessencial alterar o «climavergonhosoquesevivenofutebol».Àmargemdes-te evento, numa reunião com a FPF,capitãesdeequipasdaIeII Ligaforamno mesmo sentido. Os jogadores mos-traram-se «indignados» com o climade suspeição e admitiram que os «in-teresses envolvidos» estão acondicio-nar os futebolistas.

©MÁRIO

CRUZ/LUSA

PSP regista 2394 casosdesde o início da épocaAdeptos de sete clubes representam 97,6% dos incidentes. Polícia defende queos clubes passem a ser corresponsabilizados pelas ações dos seus aficionados.

Bruno de Carvalho falou largos minutos e não poupou ninguém nas críticas

JOÃ[email protected]

Nove em cada dez ocorrên-cias violentas registadaspelaPSPnodesportonacio-nal foram no futebol mas-

culino, sobretudo na I Liga, Taça daLiga, Ligados Campeões e LigaEuro-pa.Osdadosdaquelaforçadeseguran-ça relativos a 2016/17 apontam para2960 incidentes, dos quais 2763 ocor-reram no futebol.

Desdeoiníciodaépocaatémarço,aPSPregistou2578casosviolentos,dosquais 2394 no futebol. Os adeptos deBenfica, Sporting, FC Porto, Sp. Bra-ga, Vitória de Guimarães, Boavista eBelenensessãoresponsáveispor97,6%

VIOLÊNCIA NO FUTEBOL

EM DEZ SEGUNDOS

INTERMEDIÁRIOS

Benfica aindapaga um terçodas comissõesOsclubesportuguesesdeclararam62,6milhõesdeeuros(M€)emcomissõespagasa intermediáriosde1deabril de2017a31demarçode2018.OBenficapagoumaisdeumterçodestemontante(21,6M€),oSporting trêsvezesmaisdoquenaépocaanterior(14,7M€)eoFCPortoficou-sepelos8,6M€.

MUNDIAL DE SURF

‘Kikas’ assegurao 5º lugar emprova australianaFredericoMorais vai defrontarobrasileiroGabrielMedina nos quar-tos de final doRipCurl ProBellsBeach, naAustrália, da 2ª etapado circuitomundial de surf. ‘Kikas’assegurou, pelomenos, o 5º lugarno campeonato ao terminarnamadrugada de ontemo3º ‘heat’da 4ª ronda no2º lugar.

O aviso estava feito, mas de nadaserviu. Acomprovaro extraordináriomomento de forma que atravessa,CristianoRonaldomarcouontemdoisgolos na vitória do Real Madrid (3-0)em casadaJuventus. E se o primeirofoi logo aos 3’, o segundo foiumaobrade arte: um pontapé de bicicleta amais de dois metros de altura. No ou-tro jogo danoite, o Bayernvenceupor2-1 no terreno do Sevilha.

Ronaldo arrumacom a ‘Juve’ apósgolaço do ano

Avançado marcou em todos os jogosda Champions desta temporada

© EPA

LIGA DOS CAMPEÕES

DESPORTO 04.04.2018QUARTA-FEIRAwww.destak.pt06

Page 9: PUB · 2018-04-04 · aumenta no 1º trimestre deste ano ... o 5º lugarem prova australiana ... de arte: um pontapé de bicicleta a maisdedoismetrosdealtura.Noou-trojogodanoite,oBayernvenceupor

PUB

Page 10: PUB · 2018-04-04 · aumenta no 1º trimestre deste ano ... o 5º lugarem prova australiana ... de arte: um pontapé de bicicleta a maisdedoismetrosdealtura.Noou-trojogodanoite,oBayernvenceupor

PUB

e ‘masterclasses’, que terão lugar naRuadaBoavista9,RuadasGaivotas6e no Pólo Cultural das Gaivotas.

Evento bipartidoSegundo aorganição, o MIL divide-seemdoisprogramas:oprofissional,«re-servado aos profissionais de todos ossectores da indústria musical, nacio-naleinternacional»;eoartístico,«aber-to ao grande público e que consolidaacomponenteaovivodofestival,cruzan-do artistas de língua portuguesa e osseus homólogos internacionais».

O cartaz deste ano inclui concertosde referências portuguesas comoBest Youth, Bruno Pernadas, JúlioResende, Ermo ou Moullinex. Alémdisso, inclui atuações de nomes inter-nacionais como os espanhóis ZuluZu-lu, os franceses Futuro Pelo ou os no-ruegueses Dark Times e Toft.

©DR

Festival MIL arrancahoje e segue até sextaConcerto inédito dá tiro de partida para mais uma ediçãoda Lisbon International Music Network na capital.

Programação completa do eventono site oficial: www.millisboa.com

REDAÇÃ[email protected]

Um espetáculo inédito quejunta em palco os brasilei-rosBoogarinseosportugue-ses PAUS, Capitão Fausto

e The Legendary Tigerman marca oiníciodaconvençãoefestivalMIL-Lis-bon International Music Network, emLisboa – concerto está marcado paraas 22hde hoje, no espaço B.Leza

A2ªediçãodoMIL,quedecorrea4,5e6deabril(dehojeasexta-feira), con-ta com mais de 60 concertos, em oitosalasdazonadoCaisdoSodré–comooB’Leza,oMusicbox,oSabotage,oRi-ve Rouge, o Lounge e o Europa – e 30apresentações, debates, conferências

MÚSICA

ARTE&LAZER 04.04.2018QUARTA-FEIRAwww.destak.pt08

Ararur premiadosnos IndependentMusic Awards ‘18

A banda portuguesa Ararur con-quistou o prémio de Melhor Cançãode Jazz Vocal, nas escolhas do públi-co, no concurso mundialIndependentMusic Awards, disse ontem à Lusa olíder do grupo. «É um orgulho, poiseste prémio significaque muitas pes-soas ouvirame votaramnanossamú-sica, Trevas Coração, como a me-lhor», salientou o músico e composi-tor de Coimbra, António Silva.

JAZZ

Repórteres SemFronteiras contraas ‘fake news’

A organização Repórteres SemFronteiras(RSF)lançouontemumsis-temainternacionalparalutarcontraadesinformação na internet, as “fakenews” (notícias falsas), para certificaros‘media’querespeitamoscritériosdeintegridade e de deontologia. “Journa-lismTrustInitiative”foiconcebidopelaRSF emparceiracomaAgence Fran-ce-Presse,aUniãoEuropeiadeRadio-difusão e aRede Mundial de Editores.

MEDIA

LIVROS DASEMANA

‘Mamas & Badanas’João Pedro George |Guerra & Paz

‘Livro-provocação’de um dos grandesagitadores dos últi-mos anos do meioeditorial português.Uma obra que «entrana literatura portu-

guesa como uma broca num dentecariado». Implacável e hilariante.

‘Este foi um homem’Jeffrey Archer |Bertrand Editora

Sétimo e últimovolume dachamada“SagadosClifton”,conjunto de novelasque o famoso autorbritânico começouaescreverem2011, com

o lançamento deSó o tempo dirá.Aconclusão de umépico familiar.

‘Ensina-me a voarsobre os telhados’João Tordo | Companhia

das Letras

Décimo romancedo já consagradoautor português,uma narrativaintimista que fluientre o Japão e Lis-

boa, e que se apresenta como «umaelegia à beleza imperfeita da vida».

‘Kintsukuroi - a arte decurar feridas emocionais’Tomás Navarro | Matéria-

-Prima Edições

Manual através doqual o psicólogo eformador portuguêsapresentae dáaconhecer ao leitoraancestral arte japo-

nesade «remendar o que estápar-tido» anível emocional numapessoa.

‘O bebé que... fezuma birra’Rui Zink (história) e Manuel

João Ramos(ilustrações) |Nuvem de Letras

Maisumvolumedareedição deumacoleção infan-

tilde sucesso que regressaparafazerasdelícias literáriasdosmaisnovos.

2

1

3

4

5

Page 11: PUB · 2018-04-04 · aumenta no 1º trimestre deste ano ... o 5º lugarem prova australiana ... de arte: um pontapé de bicicleta a maisdedoismetrosdealtura.Noou-trojogodanoite,oBayernvenceupor

‘REVELAÇÃO’Victória vai à casadeAna, situadana periferiadeTirânia, paraa convidara seramadeGabriel.Feliz comaoportunidade, Anadecide aceitar. George volta adiscutir comLucas na câmaramu-nicipal. Elias conta a Lara que vaivoltar a publicarumartigo sobreGeorge para denunciar a suamágestão. Lara tenta demovê-lo, em-bora semsucesso. CMTV, 14H38

NOVELAS‘ESSASMULHERES’Leocádiamandauma carta aospais dePauloonde fala sobreele e Lúcia. Auréliafica desesperadaaoperceberque a carta foi rouba-da.Marli e Lobato passeiameaproximam-se cada vezmais.Fernandopensa queAurélia só sedeclarou a ele porcausa dos atosde Lemos. Simãoencontra-se comRaimunda e pede-lhe que leve umbilhete aAugusto. CMTV, 19H07

a italiana – filha de Enrico Preziosi,dono e presidente do atual clube doportuguês –, são também pais do pe-queno Leonardo, de um ano e meio.

©DR

Miguel Veloso é paipela segunda vezInternacional português que joga no Génova de Itáliae a mulher, Paola Preziosi, tiveram uma menina.

Miguel e Paola estão casados háquatro anos e têm agora dois filhos

REDAÇÃ[email protected]

Miguel Veloso vive umafase muito feliz a nívelpessoal. O futebolistain-ternacional português

de 31 anos de idade, jogador dos ita-lianos do Génova, foi pai pela segun-da vez de uma menina e, tal comoaconteceu com o nascimento do seuprimeiro filho, o jogador tentou aomáximo manter a discrição da notí-cia. Por isso é que a novidade só foipúblicaagora, ummês depois do nas-cimento da pequena Ginevra.

O bebé é fruto darelação de Miguelcom Paola Preziosi, com quem o fu-tebolista casou há já quatro anos. Derecordar que o jogador português e

CELEBRIDADES

PUB

FAMA&TV04.04.2018 QUARTA-FEIRAwww.destak.pt 09

SOBE E DESCE

CHANNING TATUMO popular ator norte--americano anunciou

o fim do seu casamento denove anos com a também atrize dançarina norte-americanaJenna Dewan. Da relação queagora termina resultou umafilha, Everly, nascida em 2013.

PAULO ROCHASegundo a a revistabrasileira Quem, ator

português, no Brasil desde 2011,vai ser pai pela primeira vezaos 40 anos. Ator e amulher,a psicóloga Juliana Pereira daSilva, ainda não confirmaramoficialmente a boa nova.

Page 12: PUB · 2018-04-04 · aumenta no 1º trimestre deste ano ... o 5º lugarem prova australiana ... de arte: um pontapé de bicicleta a maisdedoismetrosdealtura.Noou-trojogodanoite,oBayernvenceupor

CLASSIFICADOS

Page 13: PUB · 2018-04-04 · aumenta no 1º trimestre deste ano ... o 5º lugarem prova australiana ... de arte: um pontapé de bicicleta a maisdedoismetrosdealtura.Noou-trojogodanoite,oBayernvenceupor

OUTROS MOTORES

ondeopreçoseriademasiadoalto,peloque o 1.5 diesel é a única proposta.

Exemplos como estes há tantosquanto amaioriadas ofertas de cadauma das marcas presentes no mer-cado nacional. Mas há situações queacabam por ser verdadeiramente bi-zarras, para não dizer caricatas. Ad-mitimos que um Ford Mustang nãoseja a prioridade para qualquer por-tuguês. Está certo que é um super-desportivo com 450 cv. Mas, mesmoassim, não deixa de ser curioso veri-ficar que o novo modelo equipadocom um motor 5.0 V8 a gasolina te-nha um preço a partir dos 94 256 eu-ros. Não interessase é muito ou pou-co, o que importareferir é que, destevalor, 40 407 euros vão diretamentepara o Estado em impostos.

É avida, poderão dizeros mais con-formistas, mas tudo fica ainda maisbizarro quando olhamos para o pre-ço deste mesmo carro no mercado deorigem, os Estados Unidos. Do outrolado do Atlântico é possível comprarum Mustang a partir de 36 090 eu-ros, menos do que os impostos queele paga em Portugal. É por estas epor outras que essa história do mer-cado global é uma grande treta...

©DR

O Mustang é mais baratodo que paga em impostosO novo Ford Mustang é um super-desportivo. Em Portugal, a opção com o motor5.0 V8 de 450 cv tem um preço desde 94 525€, mas nos EUA só custa 36 090€...

Osmais de 40mil euros pagos emPortugal suplantam o custo do carro nos EUA

No nosso país, a fiscalidadeautomóvel foi e continua aser aberrante. Para alémdo muito que se paga pela

cilindradaesobreasemissõesdeCO2,também se paga o IVA, mais um im-posto sobre os impostos já somadosantes do seu cálculo. É evidente queestasituação alteraasregrasdo mer-cadoefazcomqueaquiloqueéverda-deaquiao ladoemEspanha,poucoounada tenha a ver com o que aconteceno nosso país. Para dar apenas umexemplo, o Mazda CX3 mais vendidoemEspanhaéo2.0agasolina,quenemsequer está disponível em Portugal

FISCO

PUB

AUTOMÓVEL04.04.2018 QUARTA-FEIRAwww.destak.pt 11

A Porsche aumentou os seus lu-cros em 7% face aigual período fiscaldo ano passado. Vendeu 246 mil au-tomóveis e garantiu uma faturaçãode 23 mil milhões de euros, estabele-cendo um novo recorde. Neste cená-rio, amarcarecompensouosseusem-pregados com um bónus de 9656€. Opagamento será feito em três parce-las: 8600€ pelo desempenho, 700€paracomplemento do plano especialde pensões e 356€ como prémio pelo70º aniversário da marca.

Marca partilhou parte dos bonsresultados com os funcionários

©DR

INDÚSTRIA

NOVIDADE

Honda Jazz temversão X-RoadOnovoHonda JazzX-Roadassumeuma imagemmais pró-xima de umSUV. Temumcarácterdinâmico e umnível de equipa-mento elevado combase na ver-são EleganceConnectNavi. Estáequipado comomotora gasolina1.3 de 102 cvcomcaixa de seisvelocidades ou automática CVT,e o preço começa nos 23 300€.

AMBIENTE

Galp vai apostarna eletrificaçãoAGalp vai instalar até ao final doanomais 18 pontos de carrega-mento rápido para veículos elétri-cos, duplicando a sua rede nacio-nal que vai passara contarcom36posições. Aaposta damarcapassa pelas vias de acesso a Espa-nha,mas tambémpassa peloscentros urbanos onde a empresaestava poucopresente.

Porsche deu bónus de 9656 eurosa cada um dos seus empregados

RUI FARIAwww.aquelamaquina.pt

Page 14: PUB · 2018-04-04 · aumenta no 1º trimestre deste ano ... o 5º lugarem prova australiana ... de arte: um pontapé de bicicleta a maisdedoismetrosdealtura.Noou-trojogodanoite,oBayernvenceupor

FICHATÉCNICAPropriedade/Editora: Cofina Media, S.A.; Contribuinte n.º 502 801 034; C.R.C. de Lisboa n.º 502 801 034; Capital Social:€22.523.420,40; Principal Acionista: Cofina, SGPS, S.A. (100%); CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: Paulo Fernandes (Presidente), JoãoBorges de Oliveira, Luís Santana, Alda Delgado; DIRETOR GERAL COMERCIAL Hernani Gomes DIRETORA GERAL DE MARKETING IsabelRodrigues DIRETOR COMERCIAL ONLINE José Frade DIRETOR DE INFORMÁTICA Rui Taveira DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS NunoJerónimo DIRETORA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Alda Delgado DIRETOR DE CIRCULAÇÃO E ASSINATURAS João Ferreira de AlmeidaDIRETORA RESEARCH Ondina Lourenço NOME DA PUBLICAÇÃO: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; Chefe de Redação: João Moniz;Colunistas: Duarte Cordeiro, Eduardo Vítor Rodrigues, João Malheiro, José Luís Seixas, Lídia Paralta Gomes, Luísa Castel-Branco; ProjetoGráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Túlio Vasco (Editor); Departamento Criativo: Rui Gonçalves; Marketing:DIRETORA: Isabel Rodrigues; João Aleixo (Diretor-adjunto); Gonçalo Sousa (Gestor de Produto); ([email protected]); Passatempos:Vera Nunes; ([email protected]); Departamento Comercial: DIRETOR COMERCIAL: Ricardo Branco; Ana Silveira (DiretoraComercial Adjunta); AGÊNCIAS: Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRETOS: João Pedro Rodrigues (TeamLeader),FilomenaMestre,LuisFarinha;MariadaLuzVeiga(planeamento);Telefone:210494204/Fax:210493134/E-mail:[email protected]; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); Telefone: 225 322 309/Fax: 225 322 399; Ativações e Eventos: Tânia Sant’ Ana (Team Leader),Mafalda Esteves, Maria Barbosa; Sede: Administração/Redação/Publicidade: Rua Luciana Stegagno Picchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa;([email protected]); Telefone: 210 494 000/Fax: 210 493 134; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Distribuição: António Caldeira;N.º registo E.R.C.: 123881; Depósito Legal: n.º 170470/01; ISSN 2183-7236; Tiragem média: 70.000; Periodicidade: Diária;Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90,Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80 1.º 4100-320PORTO Telefone: 225 322 301/Fax: 225 322 399. ESTATUTO EDITORIAL E LEI DA TRANSPARÊNCIA disponíveisem www.destak.pt

LISBOAHOJE10ºMÍNIMA

18º MÁXIMA

AMANHÃ08º MÍNIMA

18º MÁXIMA

TEMPO

PORTOHOJE10ºMÍNIMA

15ºMÁXIMA

AMANHÃ07ºMÍNIMA

17ºMÁXIMA

Preencha a grelha demodoa que cada linha, cada colunae cada quadradode3x3contenha todos os númerosde 1a 9

SOLUÇÃO

Horizontais:1.Sopro brando e morno. Amar-gor. 2.Naquele lugar. Relativo à poesia.3.Exprime a ideia de dois, duas vezes (pref.).Misericordioso. Verbal. 4.Alargar furos comescareador. Batráquio anfíbio aquático, anuro,da família dos ranídeos. 5.Franco. Caminhar.6.Erguer. Que é de bronze. 7.Designa dor,admiração, repugnância (interj.). Do feitio deovo. 8.Contr. da prep. de com o art. def. a.Tecido de lã escura, fabricado outrora em Sara-goça. 9.Género de mamíferos carnívoros, tipode úrsidas. Discurso. O espaço aéreo.10.Carinhosa. Composição poética de assuntoelevado e destinada ao canto. 11.Que tem mui-tos ramos. Uma mais uma.Verticais:1.Grande algazarra (fig.). Acampa-

mento mourisco. 2.Amaciei. Qualquer instrumento de ataque ou defesa. 3.21.ª letra do alfabetogrego. Ação de caçar. Emissão de voz. 4.Projétil de arma de fogo. Montão, acervo. 5.Designa váriasrelações tais como causa, modo, tempo, meio, etc. (prep.). Caminho orlado de casas dentro de umapovoação. Aqueles. 6.Apanhei. Furioso. 7.Mulher acusada de um crime. Unidade de medida agráriaequivalente ao decâmetro quadrado. Altar cristão. 8.O que professa a arte dramática. Súplica.9.Surgir. Grito prolongado e lamentoso do cão. Alternativa (conj.). 10.Esvaziar. Nó corredio que sedesata facilmente. 11.Parte mais grossa da farinha. Deuses protetores do lar e da família, entre osantigos Romanos.

SOLUÇÃOHorizontais:1.Bafo,Travor.2.Ali,Poético.3.Bi,Bom,Oral.4.Escarear,Rã.5.Leal,Ir.6.Içar,Eril.7.Ui,Oval.8.Da,Saragoça.9.Urso,Oro,Ar.10.Amorosa,Ode.11.Ramoso,Duas.Verticais:1.Babel,Aduar.2.Alisei,Arma.3.Fi,Caça,Som.4.Bala,Soro.5.Por,Rua,Os.6.Tomei,Iroso.7.Ré,Are,Ara.8.Ator,Rogo.9.Vir,Uivo,Ou.10.Ocar,Laçada.11.Rolão,Lares.

www.destak.pt ou [email protected] ODestak é seu! Emwww.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias.Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode tambémenviar para o e-mail emcima ou para Rua Luciana StegagnoPicchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podemultrapassar 700 caracteres).

PARTICIPE!

I... solidárioDeclaroaminha solidariedadeparacomasparalisaçõesda Infraestru-turas dePortugal (IP). Para alémdepilotosdaRayanair, e algunsfuncionários demuseus, umsectorde trabalhadoresda IPquis tambémdemonstrarque issodePáscoa empazpertenceaopassado. Devemosviverestenovociclo comgratidão.Oestreante conceitodegreveéalgoaque temosdenoshabituar.Aquela coisa deagreve serumrecursopara reivindicar juntodeadministrações epatrõesmelhoressalários econdiçõesde trabalho,já era. Hoje a grevecomhorasmar-cadas ecompausapara almoçoe lanchedeve fazer-se contra ostrabalhadoresdasoutras áreaslaborais. Repare-seneste sublimeexemploda IP: os grevistas emnada lesaramaempresa (até ficoucommenoscustos salariais).

Reduziramemmais demetade,pela segundavezeste ano, o fun-cionamentodoscomboiosdaCPeFertagus (diminuíramacirculaçãopela ausência da IP). Tudo istoporaumento salarial e recuperaçãodepoderdecompra. Eu tambémquero recuperaromeu. Sei quepara isso, porvezes é necessário,compasse pago, andara pé oupagara deslocaçãona rodoviáriaou táxi. Chama-se a isto sacrifíciospara se atingiremos objetivos. Pelaminha parte, contribui – comomil-hares de apeados – para que osgrevistas consigam justos aumen-tos salariais. Aliás, já estou expec-tante para a greve dometro de Lis-boa, dia 19, a percursora da novaatitude: lesaros outros trabalha-dores. Contemcomaminha incon-dicional solidariedade!

ARÍSTÍDES TEIXEIRA

CARTAS DO LEITOR

SUDOKU ***

CRUZADASOS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

LEITOR 04.04.2018QUARTA-FEIRAwww.destak.pt12

PUB

Page 15: PUB · 2018-04-04 · aumenta no 1º trimestre deste ano ... o 5º lugarem prova australiana ... de arte: um pontapé de bicicleta a maisdedoismetrosdealtura.Noou-trojogodanoite,oBayernvenceupor

PUB

Page 16: PUB · 2018-04-04 · aumenta no 1º trimestre deste ano ... o 5º lugarem prova australiana ... de arte: um pontapé de bicicleta a maisdedoismetrosdealtura.Noou-trojogodanoite,oBayernvenceupor

PUB