saiba mais sobre a lavagem australiana...

4
EDIÇÃO 05 | 26 DE JULHO DE 2019 Saiba mais sobre a lavagem australiana Kiip A lavagem australia- na Kiip é um novo mé- todo de lavagem de carros e tem como ca- racterística a sustenta- bilidade, economizan- do água, e utilizando produtos de altíssima qualidade e acabamen- to “premium”. Quando se fala em limpar o carro, muitas pessoas logo pensam na parte externa do ve- ículo, mas a higieniza- ção interna também é fundamental, a fim de que se evite ácaros, po- eiras, manchas e bac- térias. O processo de higie- nização automotiva Kiip inspeciona vários itens, entre eles os bancos de tecido, carpetes, tape- tes, entre outras fibras, que devem receber uma atenção especial. Dependendo do tempo que não é submetido a uma higienização, o carro pode conter áca- ros ou poluentes bio- lógicos que se prolife- ram pelo calor ou pela umidade e ficam retidos entre o estofamento. Bancos de couro po- dem ressecar, fazendo com que eles trinquem e surjam rachaduras no estofamento. Na higienização, hidrata- mos bancos automoti- vos para evitar que eles ressequem, dando uma vida maior a eles. Recomenda-se que a higienização automoti- va seja feita no prazo máximo de três meses, evitando a prolifera- ção de bactérias. Re- comenda-se também revitalizar o estofado e os materiais de acaba- mento. A nossa equipe sabe como te dar uma “for- cinha”, aqui fazemos a limpeza completa dos bancos, teto, estofado, carpetes e painéis. Entre em contato pelo telefone: (16) 3389- 7043 e WhatsApp: (16) 99758-9006. | Kiip Matão Lavagem Automotiva Kiip Matão Lavagem Automotiva atende na Avenida Araraquara, 225, Jardim Buscardi Divulgação

Upload: others

Post on 13-Aug-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Saiba mais sobre a lavagem australiana Kiip A lavagem australia-
na Kiip é um novo mé- todo de lavagem de carros e tem como ca- racterística a sustenta- bilidade, economizan- do água, e utilizando produtos de altíssima qualidade e acabamen- to “premium”.
Quando se fala em limpar o carro, muitas pessoas logo pensam na parte externa do ve- ículo, mas a higieniza- ção interna também é fundamental, a fim de que se evite ácaros, po- eiras, manchas e bac- térias.
O processo de higie- nização automotiva Kiip inspeciona vários itens, entre eles os bancos de tecido, carpetes, tape- tes, entre outras fibras, que devem receber uma atenção especial. Dependendo do tempo que não é submetido a uma higienização, o carro pode conter áca- ros ou poluentes bio- lógicos que se prolife- ram pelo calor ou pela umidade e ficam retidos entre o estofamento.
Bancos de couro po- dem ressecar, fazendo com que eles trinquem e surjam rachaduras no estofamento. Na higienização, hidrata- mos bancos automoti- vos para evitar que eles
ressequem, dando uma vida maior a eles.
Recomenda-se que a higienização automoti- va seja feita no prazo máximo de três meses, evitando a prolifera- ção de bactérias. Re- comenda-se também revitalizar o estofado e os materiais de acaba- mento.
A nossa equipe sabe como te dar uma “for- cinha”, aqui fazemos a limpeza completa dos bancos, teto, estofado, carpetes e painéis.
Entre em contato pelo telefone: (16) 3389- 7043 e WhatsApp: (16) 99758-9006. | Kiip Matão Lavagem Automotiva
Kiip Matão Lavagem Automotiva atende na Avenida Araraquara, 225, Jardim Buscardi
Divulgação
26 de Julho de 20192 •





26 de Julho de 2019 • 3





26 de Julho de 20194 •
Conheça o sistema elétrico do automóvel A complexidade dos
componentes elétricos e eletrônicos contidos atu- almente no automóvel re- sultou em cerca de 1km de cablagens que percorrem toda a carroceria. Isso é o sistema elétrico do auto- móvel, que possui diver- sas funções de acordo com seus consumidores. Uma das principais funções do sistema elétrico é possibi- litar a partida do motor à combustão, através de seu circuito de partida. Após a partida do motor, este é mantido em funcionamento através do circuito de car- ga, que alimenta os con- sumidores do circuito de ignição e injeção, alimen- ta consumidores elétricos de bordo e ainda recarre- ga o acumulador de ener- gia (bateria).
A cablagem do sistema elétrico automotivo é exten- sa, os fios são identificados por diversas combinações de cores, exceto pelo fio positivo da bateria, a cha- mada linha 30, e pelo fio negativo da bateria, ou ter- ra (aterramento ou massa), sendo as cores vermelha e preta respectivamente. De- vido à complexidade do sis- tema elétrico, os fios e seus caminhos são identificados através de esquemas elé- tricos desenvolvidos pelas
próprias marcas. As cores dos fios podem estar indi- cadas por letras, ou caso o esquema seja colorido (o que já é frequente), os fios são identificados por letras e pelas cores em um es- quema impresso ou digital.
Quando alimentado ape- nas pela bateria (motor desligado), o sistema elé- trico recebe uma tensão 12V, que alimenta todos os consumidores elétricos, os contínuos, os de longa du- ração e os de curta dura- ção. Uma vez que o motor está em funcionamento, o alternador se encarrega de recarregar a bateria e ali- mentar os consumidores, assim a tensão produzida por este é 14,8V. Mesmo o circuito de ignição traba- lhando com tensões aci- ma 30.000V, para que este funcione, é necessário a tensão padrão do sistema elétrico.
Alternador
O funcionamento do mo- tor de um carro é elabora- do para gerar sua própria energia com a ideia de ali- mentar os diversos equipa- mentos a bordo, mas tudo isso só é possível graças a uma peça: o alternador.
Esse componente do sis- tema elétrico do automóvel
é ativado por uma correia ligada ao motor, assim ele gera corrente alternada que é transformada em corrente contínua. Essa energia ge- rada pelo alternador é para carregar a bateria e alimen- tar o sistema elétrico com o motor em funcionamento.
Os sistemas de ignição e injeção dependem total- mente da energia disponibi- lizada pelo alternador.
Quando o motor está desligado, a bateria, nor- malmente de 12 volts, é que se torna responsável de alimentar os mais diver- sos equipamentos do veí- culo, como os faróis, lanter- nas, vidros elétricos, rádio e CD player, entre outros
acessórios elétricos. Quando o motor está em
ação, a energia consumida é abastecida pelo alterna- dor, que fornece a corrente necessária para o funcio- namento de todos os dis- positivos elétricos. Com o alternador ligado, a tensão gerada é de aproximada- mente 14 volts. Quer dizer que o sistema utilizado é o sistema de 14 volts.
Essa é a articulação que o alternador deve pro- ver para manter carregada uma bateria de 12 volts, na verdade com uma margem para garantir que a ener- gia vai chegar a todos os componentes elétricos e que nunca seja menor que
a voltagem da bateria, afas- tando assim o risco de apa- gão.
Motor de partida
O motor de arranque ou motor de partida é um com- ponente importantíssimo do carro. Pois é ele o res- ponsável por colocar o mo- tor a combustão em funcio- namento.
Após ter feito isso, o mo- tor de arranque sai de fun- cionamento. Daí vem a alta durabilidade deste compo- nente, ou seja, seu fator de serviço é baixíssimo.
Sua função é transfor- mar energia elétrica (pro- veniente da bateria) em
energia mecânica rotacio- nal (eixo de saída). O mo- tor de arranque precisa ser forte o suficiente para, além de retirar os pistões no in- terior dos cilindros da inér- cia, realizar neles (não em todos) o segundo tempo do motor, a compressão. Após ter feito isto pela primeira vez, o terceiro tempo vem pela ação da vela e o mo- tor passa a funcionar sem a ajuda do motor de partida.
A equipe do Centro Au- tomotivo Argeo Bosch Car Service está qualificada para resolver qualquer problema elétrico do seu veículo. | Centro Automotivo Argeo Bosch Car Service
Uma das principais funções do sistema elétrico é possibilitar a partida do motor à combustão, através de seu circuito de partida
Divulgação