zoom, câmera e diversão...previna-se. mas a verdade é que o autoexame é o primeiro passo - e um...

7
OUT/2020 Edição nº 25 Outubro Rosa... Seu trabalho é um... Criatividade: ser ou não... pag. 03 pag. 04 pag. 06 zoom, câmera e diversão zoom, câmera e diversão

Upload: others

Post on 03-Nov-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: zoom, câmera e diversão...previna-se. Mas a verdade é que o autoexame é o primeiro passo - e um dos mais importantes - para se ter um diagnóstico precoce de câncer de mama. Dados

OUT/2020Edição nº 25

Outubro Rosa...Seu trabalho é um...Criatividade: ser ou não...

pag. 03pag. 04pag. 06

zoom, câmera e diversãozoom, câmera e diversão

Page 2: zoom, câmera e diversão...previna-se. Mas a verdade é que o autoexame é o primeiro passo - e um dos mais importantes - para se ter um diagnóstico precoce de câncer de mama. Dados

Editorial Por Amanda Maia

02

Boletim interno da Confederação Nacional de Municípios outubro de 2020

“Nesta direção”, disse o Gato, girando a pata direita, “mora um Chapeleiro. E nesta direção”, apontando com a pata esquerda, “mora uma Lebre de Março. Visite quem você quiser, ambos são loucos.”“Mas eu não ando com loucos”, observou Alice.“Oh, você não tem como evitar”, disse o Gato, “somos todos loucos por aqui. Eu sou louco. Você é louca.”“Como é que sabe que eu sou louca?”, disse Alice.“Você deve ser”, disse o Gato, “senão não teria vindo pra cá.”

Alice no País das Maravilhas é um clássico. Encanta adultos e crianças com um universo mágico, que nos mostra que as transformações e as loucuras são parte da vida. Para sobreviver no mundo de Alice, é preciso mergulhar de cabeça, pensar fora da caixa, compreender o que está nas entrelinhas, ver nas palavras seu sentido literal e figurado e não ter medo de explorar. Neste mês de outubro, tentamos trazer um pouco de loucura para a comunicação interna da CNM. No sentido mais simbólico e filosófico, claro. Explico.

Escolhido como o valor do mês, a criatividade inspirou uma série de posts no blog e algumas ações, como a palestra sobre gestão da carreira e a 2ª edição do Municipakids, sobre qual falamos mais na página 7. Ser criativo é um desafio, mas é praticamente indispensável nos dias de hoje, com o excesso de informações e o fácil acesso a matérias-primas (recursos materiais ou mesmo conhecimento). A verdade é que não há trabalho ou comunicação, interna e externa, sem criatividade. Tentamos desmistificar um pouco o que isso significa e como poder ser aplicado na Confederação. E se você ainda não sabe bem como colocar em prática, sugiro que troque umas ideias com o nosso perfil. Ele adora tudo isso.

Aproveitamos as datas comemorativas do Dia das Crianças e do Dia Nacional do Livro para estarmos mais próximos dos nossos pequenos e para incentivar o hábito da leitura, que nos transporta para outros universos mágicos e nos inspira. Na página 4 desta edição do Confederando, lembramos que também somos autores e temos uma biblioteca com conteúdo e número de downloads de causar inveja. E não podemos esquecer do Outubro Rosa, data que já entrou para o calendário nacional com uma campanha de conscientização sobre a saúde da mulher.

Temos só mais dois meses para acabar 2020. E os valores escolhidos para novembro e dezembro têm tudo a ver com o espírito de fim de ano. Fiquem com a gente que vai ter muita gentileza e união.

Page 3: zoom, câmera e diversão...previna-se. Mas a verdade é que o autoexame é o primeiro passo - e um dos mais importantes - para se ter um diagnóstico precoce de câncer de mama. Dados

03

Boletim interno da Confederação Nacional de Municípios

Outubro Rosa e a mensagem pode parecer sempre a mesma: previna-se. Mas a verdade é que o autoexame é o primeiro passo - e um dos mais importantes - para se ter um diagnóstico precoce de câncer de mama. Dados do Instituto Nacional de Câncer estimam que, somente em 2020, foram 66.800 novos casos da doença.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o câncer de mama continua a ser tipo mais comum entre as mulheres. O que muitos ainda desconhecem é que, mesmo representando apenas 1% dos casos, o câncer de mama também acontece entre os homens, o que reforça ainda mais o recado para a prevenção.

Neste mês de outubro, a CNM reforçou algumas dicas que podem ser implementadas no nosso dia a dia através de pequenos gestos e que podem salvar vidas. Nas indicações, lembrou os principais sintomas e sintomas, além da importância da prevenção e cuidados.

atividades físicas;alimentação saudável;evitar consumo de álcool;amamentar;evitar uso de hormônios sintéticos;análise frequente das próprias mamas, axilas e pescoço;exame clínico das mamas (médico);exames indicados por médico.

- caroço/nódulo fixo e geralmente indo-lor;- alterações no mamilo (bico do peito) ou no tamanho e na forma da mama;- saída espontânea de líquido;- dor na mama ou no mamilo;- pele da mama avermelhada ou com as-pecto de casca de laranja;- pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.

* Fonte: Instituto Nacional do Câncer e Ministério da Saúde

outubro de 2020

Um Toque Pode Salvar Vidas

Prevenção e cuidados:

Sinais e Sintomas: (para diagnós-tico é fundamental que se consul-te um médico)

Outubro Rosa: um toque

de vida Por Lívia Villela

Page 4: zoom, câmera e diversão...previna-se. Mas a verdade é que o autoexame é o primeiro passo - e um dos mais importantes - para se ter um diagnóstico precoce de câncer de mama. Dados

content_id:80551269 content_id:285080203

Considerado há séculos uma importante ferramenta de comunicação, o livro evoluiu ao longo do tempo com a oferta de recursos tecnológicos que permitiram novos formatos e informações mais acessíveis ao leitor por meio da internet. No mês em que é celebrado o Dia Nacional do Livro, o Confederando destaca a contribuição dos colaboradores nesse processo, com a produção variada de conteúdos fundamentais para a gestão local. Esses materiais on-line ajudaram a Biblioteca digital da CNM a bater sucessivos recordes de downloads e a tornar o espaço o maior acervo municipalista do país.

Para se ter uma noção da grandiosidade do trabalho de cada um, o levantamento feito pela Gestão contabilizou mais de meio milhão de downloads desde o início do ano. Sendo mais preciso, foram 541.094 materiais baixados de 1º de janeiro a 30 de setembro. Isso dá uma média de mais de 60 mil a cada mês. Se for levar em consideração desde a criação da Biblioteca da CNM, em 2009, os números mostram que foram 3.296.464 downloads de 1.366 publicações, com tendência de evolução nos últimos seis anos.

Em 2015, foram 214.947 downloads, subindo para 256.290 nos 12 meses seguintes. No primeiro ano da atual gestão municipal, em 2017, ocorreu um boom nos acessos e a procura pelo material da CNM saltou para 363.635. Já em 2018, o aumento também foi expressivo e chegou a 425.803 downloads. No ano passado, mais uma vez o levantamento apontou crescimento 444.919.

Números na pandemia

A pandemia trouxe incertezas e a necessidade de intensificar a atuação da CNM para buscar recursos emergenciais e atualizar os gestores locais sobre decisões importantes dos três Poderes. Ao mesmo tempo em que se adaptaram às mudanças e à rotina de trabalho, os colaboradores redobraram esforços e a produção de materiais disponibilizados remotamente tem sido ainda mais significativa nos últimos seis meses, o que representou mais de 50% de todas as publicações até o momento.

De março a setembro, os colaboradores produziram para a Biblioteca digital impressionantes 174 novas publicações, o que representa média de quase 30 por mês ou quase uma por dia! O resultado de tanta dedicação foi expressivo e o número de downloads chegou a 303.173 durante esse período. Mais do que a simbologia dos números, o sucesso da Biblioteca da CNM evidencia a união de todos e o compromisso de contribuir com cada cidadão em um momento e x t r e m a m e n t e difícil.

A data de 29 de outubro foi escolhida como Dia Nacional do Livro para homenagear a fundação da Biblioteca Nacional

do Brasil, no Rio de Janeiro. As primeiras publicações foram feitas em papiro e depois em pergaminho. O papel só foi utilizado na Idade Média, sendo a Bíblia o primeiro livro impresso na Europa e o mais lido no mundo com 3,8 bilhões de cópias. O registro do primeiro livro no Brasil foi em 1810 com a chegada da imprensa. A Índia é o país que mais lê no mundo, registrando uma média de 10 horas semanais para cada leitor.

VOCÊ SABIA?

04

Boletim interno da Confederação Nacional de Municípios

O seu trabalho é o sucesso da Biblioteca CNM Por Allan Oliveira

outubro de 2020

DICADepois de se dedicar intensamente e de acompanhar os resultados do seu trabalho, agora é a sua vez de aproveitar o mês do Livro e conferir dicas de publicações para todos os gostos que estão disponíveis gratuitamente na internet. Confira a lista e boa leitura!

AmazonKobo Rakuten

Livraria Cultura

LelivrosOpen Library

Project Gutenberg

Page 5: zoom, câmera e diversão...previna-se. Mas a verdade é que o autoexame é o primeiro passo - e um dos mais importantes - para se ter um diagnóstico precoce de câncer de mama. Dados

0505

Para a filha Ana Beatriz, de 11

anos, se o Marco fosse um super he-

rói, ele seria o Superman. “Porque

ele é muito forte, prende bastante

a respiração por muito tempo e faz

coisas super super legais na casa”,

justifica. “Super limpação, super la-

vação de roupa, super inteligência

e super the flash” seriam seus po-

deres. A mãe da Ana - e esposa do

nosso perfil do mês - explica: “no

momento em que a pandemia co-

meçou e todos entraram em qua-

rentena, eu comecei a trabalhar e

não podia fazer home office. Ele

assumiu toda a responsabilidade

com a casa e os meninos, e me dei-

xou tranquila para sair todos os dias

sabendo que Ana e João estariam bem assistidos e cuidados”. Micaelle ainda completa: “Não só eles, eu também sou cuidada por ele. O que eu admiro mui-to no Marco é a resiliência e amor pela família. E isso se mostra mais forte a cada dia”.

A verdade é que, se fosse super herói (um tema do qual sou fã, assim como meu colega da Comunica-ção), Marco Melo poderia ser mesmo o Superman com sua visão raio-x e super audição, que fazem com que ele esteja sempre atento a tudo que acon-tece ao seu redor - não se engane por ele estar na dele, quietinho. Com a força do Thor, o tamanho, a humildade e a bondade do Hulk, ele tem a agilida-de e a inteligência (com o espírito nerd, claro) do Homem Aranha, a velocidade do Flash, o bom hu-mor (sem os palavrões!) do Deadpool e a dedicação do Homem de Ferro.

É só ver o Marco trabalhando em qualquer evento para saber que ele é o cara que está para lá e para cá resolvendo todo tipo de problema: das falhas na exibição do powerpoint à falta de cadeiras. Com um sorriso no rosto e uma piada na ponta da língua. É o humor, aliás, a arma que ele usa para quebrar qual-quer clima tenso ou de estresse. No dia a dia, ele é quem levanta a bandeira da CNM. Como um dignís-simo Capitão América. E como se forma um herói desse? No caso do Marco, foi na Fundação Bradesco e na Universidade Paulista (Unip). Passou rapidinho pelo Banco de Brasília, mas, em 2008, mesmo ano em que concluiu o curso de Publicidade e Propa-ganda, entrou na Confederação como Auxiliar de Relações Institucionais. Desde então, paralelamen-te às atividades na Igreja Batista Capital, ele motiva e tira o melhor das pessoas com quem trabalha e convive. Sempre que pode, assiste a uma palestra,

Marco faz aniversário no dia 1º de janeiro e, se você quiser presenteá-lo - em qual-quer época, vale destacar - ele gosta de comer bem! Boa companhia para comer

fora, pedir uma sobremesa e para pedalar, ele também adora trocar ideias sobre fil-

mes, música e jogos em grupo.

Presente e hobbies

Eu nunca vi o Marco irritado ou de mau humor, mas há boatos de que uma coisa o deixa #chateado: que o

chamem de Marcos, com S no final. E aqui vai uma curiosidade: na família,

ele é conhecido como Rodrigo, de seu nome composto, já que o pai também

se chama Marcos.

A kriptonita:

outubro de 2020

faz um curso de capacitação, entra nos grupos do Whatsapp de profissionais da área. É curioso, adora trocar conhecimento e experiências e está sempre por dentro das novidades. Não é a toa que foi tro-cando de área, indo de analista técnico jr. a gestor das redes sociais.

Pensando bem, não tem escola capaz de formar um herói como o Marco. Ele deve ser mesmo de outro planeta ou resultado de um experimento maluco, que juntou habilidades técnicas e sociais, como atenção, cuidado, paciência e receptividade. Ele é daquelas pessoas que são unanimidade, um super herói sem vilão. O filho, João Pedro, de 7 anos, tem toda razão. Se fosse um herói, ele seria o “super pa-pai”, que “salva o mundo e cuida das crianças” - e daí eu só posso concluir que crianças somos todos nós.

Os poderes de um super pai e profissionalOs poderes de um super pai e profissionalPor Amanda MaiaPor Amanda Maia

Boletim interno da Confederação Nacional de Municípios

Page 6: zoom, câmera e diversão...previna-se. Mas a verdade é que o autoexame é o primeiro passo - e um dos mais importantes - para se ter um diagnóstico precoce de câncer de mama. Dados

Ouça Mozart

Ninguém mais, ninguém menos do que

Albert Einstein dizia que ouvir músicas do

compositor clássico Mozart o ajudava a ser mais

criativo. A ciência, de fato, já provou que certas

frequências sonoras têm um efeito positivo sobre

a performance do cérebro, sendo que as canções

clássicas e instrumentais saem na frente. Outro

benefício da boa música é provocar relaxamento,

um estado de bem-estar que deixa a mente mais

fresca e aberta.

Confira com seus

próprios ouvidos:

06

Boletim interno da Confederação Nacional de Municípios

Criatividade: ser ou não ser, eis a questãoPor Mabilia Souza

outubro de 2020

Coma direito e faça exercíciosFrutas que contêm vitamina C, como

laranja, acerola e goiaba, e óleos do bem, no

estilo azeite extravirgem, contam com uma

alta dose de antioxidantes que, entre outros

benefícios, protegem os neurônios. Funcionando

direitinho, essas células garantem as conexões

necessárias para fazer com que o nosso cérebro

seja ágil e esperto. Em paralelo à dieta saudável,

os exercícios físicos também desempenham um

papel importante para a criatividade.

Faça uma tempestade de ideiasEssa técnica tão comum em universidades

e ambientes corporativos tem o poder de

levantar a criatividade adormecida. Ao fazer um

"brainstorm", como diz o termo em inglês, deve-

se primeiro ignorar os juízos de valor e o senso

comum para só então ter o pensamento fresco. O

objetivo é chegar ao máximo de ideias possível em

um curto período de tempo e, em seguida, filtrar o

que merece atenção.

Leia absurdos

A mente humana está sempre em busca

de significados para as experiências da vida.

E quanto mais absurdas essas vivências, mais

trabalho os neurônios terão para compreendê-

las. O cérebro precisa mesmo estar em forma

para ganhar agilidade e energia criativa. Precisa

de umas dicas de leitura? Tente "Alice no País das

Maravilhas", de Lewis Carroll, e "A revolta dos

bichos", de George Orwell.

Em outubro o projeto "Eu trabalho com valores" escolheu o tema CRIATIVIDADE para ser o valor do mês. A escolha do tema levou em consideração o Dia das Crianças - comemorado em 12 de outubro - isso porque, as crianças são os seres mais criativos que existem. Os pequenos nos inspiram e nos abrem os olhos para uma perspectiva que vamos perdemos ao longo dos anos.

Mas a pergunta que não quer calar é todo mundo é criativo? Com frequência a criatividade é vista como algo que ou você nasce com ou nunca terá. Mas a verdade não é bem assim, criatividade como outras habilidades pode sim ser desenvolvida e aprimorada. Isso ficou comprovado com a publicação de um estudo feito por Harvard, que mostrou que criatividade é, em 85%, uma habilidade aprendida. Isso significa que podemos melhorá-la. A questão é: como?

Durante o mês de outubro recebemos diversas

dicas e orientações sobre como melhorar e aprimorar a habilidade. Mas afinal, o

que exatamente é a criatividade? É um pouco difícil definir criatividade. Na maioria das vezes, você só sabe quando

a vê. E assim como fazer musculação na

academia, exercitar seus músculos criativos exige

tempo e energia. É necessário um esforço diário para forçar sua

mente a pensar originalmente.

O ato de gerar ideias novas diariamente treina seu cérebro para explorar com frequência o original e o novo. Isso não só cultiva a criatividade como também mantém sua mente afiada. Quando fazemos algo novo, isso ativa, no cérebro, um sinal de que estamos aprendendo, o que nos faz liberar dopamina em nosso sistema. Dopamina é o neurotransmissor que faz com que nos sintamos bem e é um elemento-chave no processo de aprendizagem. O ciclo de recompensa é excepcionalmente poderoso. Essa motivação excitante e encantada pode te ajudar a acessar reservas criativas que você nem sabia que tinha.

Sim, é possível ser um gênio da criação! Aí vão cinco dicas para isso:

Use a técnica dos "seis chapéus do

pensamento"O termo acima define um método filosófico

criado pelo pesquisador maltês Edward De Bono. O

sistema prevê uma maneira de agrupar perspectivas

sobre uma mesma questão dentro de categorias

representadas por chapéus coloridos. Essa técnica

ajuda a organizar o impulso criativo. Veja como

funciona cada estágio:

Chapéu vermelho: Olhe para a situação de um jeito

emocional. O que seus sentimentos dizem a respeito?

Chapéu branco: Olhe objetivamente. Quais são os

fatos?Chapéu amarelo: Adote uma perspectiva

positiva. Quais elementos da solução vão

funcionar?Chapéu preto: Adote uma perspectiva

negativa. Quais elementos da solução não

vão funcionar?Chapéu verde: Pense com

criatividade. Existem ideias

alternativas?Chapéu azul: Pense sem fronteiras.

Page 7: zoom, câmera e diversão...previna-se. Mas a verdade é que o autoexame é o primeiro passo - e um dos mais importantes - para se ter um diagnóstico precoce de câncer de mama. Dados

07

Boletim interno da Confederação Nacional de Municípios

MunicipaKids: conectados na diversãoPor Amanda Martimon

se responsabiliza por qualquer bagunça deixada pela casa).

Para provar que ainda tinham energia, os municipalistas também passaram pela prova do “vivo ou morto”, em uma versão moderna que não existia “na nossa época”. Agora, o desafio tem a imitação de panela de pressão e minhoca. Se você quer se atualizar, clique aqui e entenda.

Ao fim da reunião do MunicipaKids, uma contação de histórias, daquelas de não piscar os olhos, com muita interação e áudios estourados para participar da leitura. Agora, o Confederando já está com saudade e contando os dias

para a terceira edição.

E m um novo

f o r m a t o , adaptado ao tempo

de pandemia, o MunicipaKids da CNM chegou à segunda edição em 2020. A tão aguardada visita à sede teve de ser substituída por uma reunião no Zoom, como manda o atual protocolo. Devidamente trajados para a ocasião, super-heróis e heroínas, princesas, lutadora de sumô, surfista, DJ Marshmello, unicórnios e toda a trupe de pequenos municipalistas se uniram ao Confederando, acompanhado da Tia Pri, para celebrar o Dia das Crianças.

Com a ajuda da tecnologia, todos puderam brincar juntos, ainda que pela telinha. A diversão superou, além da distância física, qualquer instabilidade de internet e microfones mutados, e fez a alegria das crianças - de todas as idades. Afinal, nossos colaboradores, digamos que com mais experiência na certidão, também entraram na brincadeira.

Os desafios exigiram concentração, raciocínio lógico e muita agilidade. Sob o comando animado da Super Tia Pri, eles participaram do afunda ou boia e correram pela casa procurando os objetos pedidos na competição (OBS: a organização não

outubro de 2020