zeramento

51
M A N U A L S I S T E M A D E C O N T A B I L I D A D E © Brasil Informática S/C Ltda. Rua Amador Bueno, 328 - 2° andar - Santo Amaro - São Paulo/SP - Cep 04752-005 SAC (0xx11) 2176-8899 - FAX (0xx11) 2176-8888 Web Site: http://www.brasil-info.com.br e-mail: [email protected]

Upload: simuladocontabil

Post on 16-May-2015

333 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Zeramento

M A N U A L

S I S T E M A

D E

C O N T A B I L I D A D E

© Brasil Informática S/C Ltda.Rua Amador Bueno, 328 - 2° andar - Santo Amaro - São Paulo/SP - Cep 04752-005

SAC (0xx11) 2176-8899 - FAX (0xx11) 2176-8888 Web Site: http://www.brasil-info.com.br

e-mail: [email protected]

Page 2: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

O QUE É O SISTEMA DE CONTABILIDADE?

É um sistema desenvolvido especialmente para simplificar a rotina administrativa, dinamizando asdecisões e otimizando os resultados.

Desenvolvido por profissionais da área e assistido por contadores, visa atender à vários tipos deempresas (indústria, comércio, prestação de serviços e micro-empresas).

Prático e de fácil manuseio, possuidor de um plano de contas com atualização automática,lançamentos simples/múltiplos vários créditos à vários débitos, Consolidação de Matriz e Filiais,Centro de Custos, Diário, Razão, Balancete/Balanço, Separação e Junção de lançamentos,Consistência de lançamentos, Demonstração Analítica e Sintética, Apuração de Impostos, Montagemautomática de relatórios da Demonstração e DARFS.

USUÁRIOS TREINADOS

Visando um maior apoio ao usuário, oferecemos cursos e treinamentos na própria empresa ou emnossa sede (horas estipuladas conforme previsto em cláusula contratual) e também o Programa deTreinamento Permanente Gratuito. Desta forma, você poderá esclarecer suas dúvidas a partir doprimeiro contato com o Software.

CONTRATO DE MANUTENÇÃO

Oferecemos o contrato de manutenção, que abrange um completo suporte técnico e garante aocliente: Assistência ampla e total apoio no que se referir a qualquer problema no Sistema, todas equaisquer alterações/mudanças legais que venham requerer adaptações. Fornecimento de novas atualizações, sendo aperfeiçoadas/acrescidas de novos recursos técnicos.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda-feira à quinta-feira - 8:00hs às 18:00hs - intervalo 12:00hs -13:30hs Sextas-feiras - 8:00hs às 17:00hs - intervalo das 12:00hs às 13:30hs

NOSSOS ENDEREÇOS NA INTERNET

Web Site: http://www.brasil-info.com.bre-mail: [email protected]

INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS - BRASIL INFORMÁTICA

Temos a Integração dos Sistemas: Fiscal com Contabilidade e com Lucro Presumido, LucroPresumido com Contabilidade, Ativo Fixo com Contabilidade e Folha de Pagamento com aContabilidade.

2

Page 3: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

FUNÇÕES PRINCIPAIS

F2 -> Disponibiliza uma calculadora na tela. Esta opção pode ser ativada em qualquer lugar dosistema.

Botões da Calculadora

ESC Volta ao ponto do programa onde acalculadora foi chamada;

C Limpa o display da calculadora

Lim Limpa todas as entradas dacalculadora, inclusive a fita;

cE Limpa o último valor digitado

peG Utilizado para capturar um valor deum campo numérico;

« Apaga o ultimo numero digitado

Man Utilizado para enviar valores para umcampo numérico;

¹ Raiz Quadrada de um numero;

Am+ Soma o valor na memória / Divisão;Sm- Subtrai o valor da memória X² - Eleva um numero ao Quadrado;Rm Retira valor da memória (sem zerar) * Multiplicação;Zm Zera a memória y^x Eleva o numero y a potência x;moD Calc. o módulo (resto) de uma divisão - Subtração;n Número de meses x! Calcula o fatorial do numero x;i Percentual . Utilizado para indicar decimaisPv Valor Presente = Termina uma operação;pmT Pagamento + Soma;Fv Valor Futuro ± Inverte o sinal de um numero;% Calcula o percentual de um valor 0..9 Número

F3 -> ativa o menu CONTROLE DE IMPRESSÃO: Disponibiliza o menu CONTROLE DEIMPRESSÃO. Esta opção pode ser utilizada em qualquer lugar do sistema.

3

Para utilizar os botões da calculadora, pressione a letra maiúscula ou a função correspondente. Formas de movimentar a calculadora: A tecla [Ctrl] e as teclas H (Esquerda) e J (Direita) movimenta Calculadora para qualquer lado. Como utilizar a fita da Calculadora:

Utilize a Seta Acima para acessar e com as Setas Acima e Abaixo é possível movimentar-se pelos números ali existentes. Para utilizar algum destes números, pressione a tecla [Enter] e o valor indicado aparecera como numero no visor, ou então pressione [Esc] para cancelar o acesso a fita.

Page 4: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

F4 -> Mostra lista dos arquivos PRN (impressões geradas com tecla F3), tecle ENTER sobre oarquivo para visualizar o relatório.

F5 -> ativa calendário na tela mostrando o mês anterior, o atual e o mês posterior. Utilize as SETASpara navegar entre os meses e as teclas PGUP/PGWN para navegar entre anos, F5 para visualizar /inserir feriados.

F7 -> ativa a tela para seleção de Empresa sem abandonar o sistema.

F9 -> Lista de usuários para limitar acessos. Esta opção será ativada apenas para o usuárioSUPERVISOR ou EQUIVALENTE AO SUPERVISOR. Selecione o usuário e em cada opção dosistema em que o mesmo tiver acesso tecle ENTER para marcar.

Outras funções: +/-:MARCA/DESM.TODOS ESPACO:MARCA/DESM. ENTER:PROX.MENU ESC:MENU ANT./GRAVA

F10 -> ativa tela do login no sistema para troca do usuário sem abandonar o sistema.

ESC -> sair do sistema.

FUNÇÕES GERAIS DO SISTEMA

⇒Todas as telas de Cadastro (empresa, plano, histórico, centro de custo, setores, indexadores,valores dos indexadores) possuem as opções Alteração, Consulta, Exclusão e Listagem.

⇒CTRL+SETA - É uma função para buscar uma informação já cadastrada no sistema anteriormente.Pode ser utilizado para todas as telas de cadastro, consulta, exclusão, listagens (plano, empresa,histórico) e relatórios (balancete, Razão), tela de lançamentos (selecionar um histórico ou umaconta).

Ex. Consulta de Empresas (1.1.3): Ao teclar Ctrl+seta , o sistema listará em vídeo todas as empresascadastradas da seguinte forma:

+--------------------- CONSULTA DE EMPRESAS ------- -------------------------+ ¦CODIGO¦RAZAOSOCIAL ¦¦--------------------------------------------------------------------------------------------¦ ¦0001 ¦VSA VEICULOS LTDA ¦ ¦0030 ¦WWW AUTOMOVEIS LTDA ¦ ¦0008 ¦CASA DO AUTOMOVEL LTDA ¦+-------------------------------------------------------------------------------------------+ "TAB"=ORDEM "0..9"=LOC.COD. "A..Z"=LOC.NOME "F7"=P ESQ.RAPIDA "F10"=REP.PESQ.

4

Imprimir impressora: ativa a impressora.Imprimir Arquivo: gera relatório em arquivo para posterior visualização em tela. Ao ativar este campo informe o nome do arquivo a ser gerado, tecle ENTER e ESC em seguida. Imprima qualquer relatório (o mesmo não será listado na impressora). Para visualisá-lo utilize a tecla F4.Imprimir Internet: gera o relatório em um arquivo para ser enviado a terceiros. Este relatório poderá ser visualizado pelo programa BRFORM da Brasil. Desta forma, quem receber este relatório não precisa ter o sistema da Brasil para listar os relatórios.Compactar: imprimir em papel 80 colunas. Descompactar: imprimir em papel 132 colunas.

Page 5: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

TAB -> mudar ordem da tela alfabética / numérica.0..9 -> Localização pelo código. Digite o número da empresa a ser localizada e o cursor irá buscarconforme digitação.A..Z -> Localização pelo nome. Digite o nome ou parte do nome da empresa a ser localizada e ocursor irá buscar conforme digitação.F7 -> Pesquisa Rápida. Digite o nome ou parte do nome da empresa. F10 -> Caso o primeiro nome localizado com F7 não for o desejado utilize esta tecla para continuar apesquisa até o fim do cadastro.

TODOS OS CAMPOS EXPLICADOS NESTE MANUAL QUE TIVEREM ACESSO A OCONTROL+SETA INDENTIFICAREMOS COM SÍMBOLO ↓↓↓↓.

1.1. EMPRESAS 1.1.1. CADASTRO DE EMPRESAS

É importante informar dados verídicos em todos os campos para evitar problemas quanto à cálculose utilização do sistema. Não há necessidade de informar zeros à esquerda, pois o sistema completará, se necessário.Ao cadastrar a empresa pela Contabilidade, o sistema assumirá o mesmo cadastro para os outrossistemas da Brasil Informática, pois utiliza o mesmo arquivo de dados, porém existem algumasparticularidades em alguns campos que devem ser alterados nos outros sistemas.Não utilize caracteres especiais e acentuações no cadastro, pois poderão ser geradasinconsistências nas exportações de arquivos textos. Ex.: Asterisco, n.º, etc.

↓↓↓↓ CÓDIGO -> O código é o número pelo qual a empresa será identificada. O sistema traz o códigoseqüencial (1, 2, 3, etc.), porém pode-se informar o código desejado. Ex.: 0354, 0002.

NOME -> Informe a razão social da empresa com até 55 dígitos. Não utilize o nome fantasia daempresa, pois os relatórios oficiais serão impressos conforme este campo.

NOME REDUZIDO EMPRESA -> Este campo é utilizado para abreviar a razão social da empresa,pois há guias de recolhimento e relatórios que não suportem 55 dígitos da Razão Social.

ENDEREÇO -> Informe o endereço da empresa e o número com até 40 dígitos. O número deve serseparado do endereço por vírgula (,).Ex.: Av. Washington Luis, 774

BAIRRO -> Informe o nome do bairro da empresa

CEP -> Informe o CEP do endereço em que a empresa está estabelecida. A falta de informaçãopoderá gerar inconsistência nas exportações de arquivo texto.

MUNICÍPIO -> Informe neste campo o município da empresa.

ESTADO -> Informe neste campo a estado (UF) da empresa.

TELEFONE E FAX -> Informe os números de telefone e fax da empresa (com DDD). O sistemapermitirá permite passar por este campo sem informá-lo, porém os impostos que necessitem destainformação, serão impressos com o campo em branco.

CNPJ -> Informe o número do CNPJ - Cadastro Nacional Pessoa Jurídica da empresa ou CPF -Cadastro de Pessoa Física. Para mudar de CNPJ para CPF, com o campo vazio, digite o número 9 em seguida tecle [ENTER].

Caso seja informado um número incorreto o sistema apresentará a seguinte mensagem: “O CNPJou CPF ESTÁ INCORRETO. FAVOR VERIFICAR...”

5

Page 6: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

INSC. EST -> Informe o número de inscrição estadual da empresa. É permitido a utilização de pontospara separação dos números e também letras. Ex.: ABC.115.032.370.

Caso seja informado um número incorreto o sistema apresentará a seguinte mensagem:“INSCRIÇÃO ESTADUAL INVÁLIDA. PRESSIONE QUALQUER TECLA.” . Mesmo assim o sistemapermite a inclusão de Inscrição Estadual, através da mensagem: ´CADASTRA ASSIM MESMO?”

• Para empresas isentas de inscrição estadual, inform e a palavra ISENTO.

RESPONSÁVEL / C.P.F. / RG: - > Informe o nome do titular/responsável pela empresa bem como oCPF e o RG do mesmo.Obs.: O sistema validará o CPF da mesma forma que o CNPJ.

FUNÇÃO DO RESPONSÁVEL -> Informe o cargo do responsável pela empresa. Esta informação énecessária para os relatórios, livros e Termos de Abertura e Encerramento.

CONTADOR / C.R.C / UF -> Informe o nome do contador. Esta informação é necessária para osrelatórios, livros e Termos de Abertura / Encerramento. Obs.: Caso seja Técnico Contábil utilize antesdo nome o seguinte sufixo (T). Ex.: (T)ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA. No campo seguinteinforme o C.R.C. e o estado em que o mesmo foi registrado.

MATRIZ/FILIAL -> O sistema permite escriturar separadamente matriz e filiais com possibilidade deconsultar os saldos consolidados ou separados. Informe (M) para matriz e (F) para filial. No caso deempresa Filial, o sistema irá solicitar o CÓDIGO DA MATRIZ . Dessa forma irá utilizar para a Filial osmesmos arquivos de Plano de Contas e Demonstrações da Matriz.

JUCESP(NIRE)/CARTÓRIO -> Informe o número da empresa registrado na Jucesp/Cartório. Estenúmero será impresso nos termos de Abertura e Encerramento.

DATA DO REGISTRO -> Informe a data do registro da empresa perante a Junta Comercial/Cartório.Este número será impresso nos termos de Abertura e Encerramento.

HIST.PADRÃO ÚNICO -> O sistema possui um cadastro de históricos onde pode-se ou não précadastrar a descrição e as contas de uma lançamento para agilizar a digitação. Se for “S” todas asempresas (com esta resposta) terão acesso ao mesmo cadastro. Neste caso todo cadastro, alteraçãoe exclusão de históricos será simultâneo em todas as empresas.

OBS.: Para compartilhar este arquivo, os planos contábeis dessas empresas devem ser iguais.

DATA DE DEFLAÇÃO -> Será utilizada para obtenção dos saldos em moeda diferente do Real.Através dela será possível converter lançamentos pela cotação de uma data diferente da atual. Ex.: lançamento de 25/01/02 deverá ser convertido em outra moeda com data de 31/01/02.

Se informado “S” habilitará o campo DATA DE DEFLAÇÃO na tela de lançamentos.

O sistema faz a conversão para outras moedas independente desta informação, utilizando umatabela de índices a ser cadastrada. Veja no item 1.6 e 1.7.

N°°°° DE LCTO. AUTOMÁTICO -> Informe “S” para que, na tela de lançamentos, o sistema assumapara o campo de documento o mesmo número do lançamento.Ex.: LCTO. Nº.:00015 DOC. Nº.:0000015

Ao informar “N” o sistema permite acesso, na tela de lançamentos, informar o número do documentoa ser lançado.Ex.: LCTO. Nº.:00015 DOC. Nº.:0555114

LANÇAMENTO LOTE MENSAL -> Ao informar “S” será um gerado um arquivo para cada mês demovimento, onde a chave inicial de cada mês será 00001.

6

Page 7: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

Ao informar “N” será gerado um único arquivo com o movimento de todos os meses do exercíciototalizando o máximo de 99.999 lançamentos. Ex.: Se em 01/02 a última chave cadastrada foi 55 aoselecionar 02/02, assumirá chave 56 pois dará seqüência ao mês anterior.

Para empresas com grande movimentação, sugerimos lo te mensal “S”.CENTRO DE CUSTOS S/N -> Informe se a empresa vai utilizar Centro de Custos (para calculargastos por departamentos). Para utilizá-lo, informe “S” neste campo e também nas contas contábeis no campo de centro decusto e cadastre-os nas opções 1.4.1, explicadas adiante. SETORES -> Informe se a empresa vai utilizar Setores (para calcular gastos por departamentos).Para utilizá-los, informe “S” neste campo e também nas contas contábeis no campo de setor ecadastre-os nas opções 1.5.1, explicados adiante.

OBS.: Não existe hierarquia entre Centro de Custos e Setores, ou seja, no sistema setores nãototalizará em Centro de Custos. Trata-se apenas de uma outra forma de separação pordepartamentos.

O sistema possui relatórios de balancete, Razão e Posição de saldos das Contas por Centro deCustos e Setores.

PLANO DE CONTAS ÚNICO -> O sistema permite utilizar um mesmo cadastro de plano de contaspara várias empresas (todas com resposta “S”). Neste caso todo cadastro, alteração e exclusão dehistóricos será simultâneo em todas as empresas.Informe “N” para que a empresa tenha seu arquivo independente.

Obs.: Para empresas filiais, o sistema assumirá o mesmo plano da matriz.

DEMONSTRAÇÃO ÚNICA -> Trata-se do cadastro da Demonstração de Resultados Sintéticapersonalizado. Informe “S” para utilizar o mesmo arquivo de demonstração (somente para empresasque tenham planos iguais) e “N” para que a empresa tenha seu arquivo independente.

1.2 PLANO DE CONTAS

↓↓↓↓ CÓDIGO SINTÉTICO -> Trata-se do código reduzido da conta utilizado para o cadastro doslançamentos contábeis. Pode-se cadastrá-los em qualquer ordem, pois o código analítico é quedefine os grupos das contas (se é despesa, receita, etc.). Ex.:

C O N T A GRAU DESCRICAO 10000000001-6 1 ATIVO 11000000002-1 2 ATIVO CIRCULANTE11100000003-7 3 DISPONIVEL11101010000-9 4 CAIXA GERAL11101555412-4 5 CAIXA MATRIZ11101000010-7 5 CAIXA FILIAL

7

Page 8: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

11102080000-6 4 BANCOS C/MOVTO.11102000005-8 5 BANCO BRADESCO

Ao cadastrar a conta, o sistema gera o dígito automaticamente, não sendo necessário informá-lo nocadastro. Veja como o dígito da conta é calculado pelo sistema

A conta tem o código sintético 01234, o sistema efetuará a seguinte operação:

0 x (multiplicado) por 10 = 01 x “ por 9 = 92 x “ por 8 = 163 x " por 7 = 214 x " por 6 = 24===70

70 (dividido) por 11 = 6,36 (= 6,00... Considereo n° inteiro independente do n° decimal).70 -(11x 6) = 4 (este será o dígito da contade código sintético 01234).Se o resultado encontrado for igual a 0 ou >que 9 o dígito será igual a “1”.

CÓDIGO ANALÍTICO -> Trata-se código (os cinco primeiros números) que determina o grupo decada conta contábil.Ex.: 10000 - Ativo 20000 - Passivo

Podem ser criados até mais cinco grupos conforme a necessidade. O Grupo 1 sempre será Ativo e o Grupo 2 sempre será Passivo. Os demais grupos poderão sercadastrados conforme exemplos:

3 - DESPESAS / 4 - RECEITAS ou 3 - RECEITAS / 4 - DESPESAS

Ao efetuar o Encerramento do Exercício (opções 4.2 ou 4.3), as contas a partir do Grupo “3” sãoencerradas (zeradas e transferidas para a conta de RESULTADO DO EXERCÍCIO ). Utilize asopções 9.3.4 para configurar os sinais das contas

GRAU DA CONTA -> O grau determina a subordinação da conta e também é definido pelo códigoanalítico. Ex.: Graus 1, 2, 3 e 4 são totalizadoras e as contas de Grau 5 são utilizadas para o cadastrodos lançamentos. Ex.:

C O N T A GRAU DESCRICAO

10000.00001-6 1 A T I V O

11000.00002-1 2 ATIVO CIRCULANTE

11100.00003-7 3 DISPONIVEL

11101.00004-2 4 CAIXA GERAL11101.00005-8 5 CAIXA - MATRIZ11101.00055-1 5 CAIXA-FILIAL

DESCRIÇÃO -> Informe a descrição que identificará a conta contábil.

As opções SALDO ANTERIOR, DEBITOS DO MÊS, CREDITOS DO MÊS E SALDO DO MÊS nãopodem ser alteradas, pois serão atualizados automaticamente conforme digitação dos lançamentos.

CENTRO DE CUSTO -> Informe “S” para as contas que serão utilizadas para centro de custos. Estecampo não estará acessível se no cadastro de empresas foi informado “N” para Centro de Custos.

SETOR -> Informe “S” para as contas que serão utilizadas para setores. Este campo não estaráacessível se no cadastro de empresas foi informado “N” para Setores.

1.2.3.1 ↓↓↓↓ CONSULTA DO SALDO NORMAL

8

Page 9: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

Nesta consulta é possível visualizar o cadastro das contas do plano bem como os saldos dasmesmas.

A tela abaixo é a mesma para consulta dos saldos em outras moedas e saldo consolidado.

↓↓↓↓ CÓDIGO SINTÉTICO -> Informe o número reduzido da conta cadastrado nas opções 1.2.1. Nãoinforme o dígito pois o mesmo será completado pelo sistema. É necessário informar uma conta parautilizar todas as opções da consulta

- ALT+F2 COM/SEM ENCER. -> O encerramento é o zeramento das contas de receita/despesa apósconciliações. Esta consulta possibilita visualizar os saldos antes e depois do encerramento semdesfazer o mesmo.

Ao acionar o ALT+F2 aparecerá as seguintes opções:

SEM ENCERRAMENTO -> consulta do saldo normal em reais antes do encerramentoENCERRAMENTO MENSAL -> consulta do saldo encerrado mensalmente (receita e despesas =zero e ativo/passivo iguais)ENCERRAMENTO ANUAL -> consulta do saldo encerrado anualmente (mês de dezembro). Idemmensal.

- ALT+F3 ORDEM ANALIT./SINT -> Analítica: consulta dos saldos das contas pelo código analítico(cinco números à esquerda) Ex.: 1000000001-6 Sintética: consulta dos saldos das contas pelo código sintético (seis número à direita) Ex.:1000000001-6

Ao acionar as teclas [1] POSTERIOR [2] ANTERIOR a pesquisa se dará pela ordem selecionada.

- ALT+F4 SLD MENSAL/ANUAL: para consulta de saldos da conta selecionada de todos os mesesdo ano:

1.2.3.2 ↓↓↓↓ CONSULTA DO SALDO EM OUTRA MOEDA

Consulta dos saldos em outras moedas, com as mesmas opções acima citadas (ALT F2, ALT F3 eALT F4). Ao selecionar esta opção o sistema pedirá o código da moeda.

Para consultar os saldos e listar os relatórios em outra moeda é necessário seguir alguns passos:

1) Cadastrar as moedas no item 1.6 Indexador2) Cadastrar os valores (mensais/anuais) das moedas no item 1.7 VR. INDEX3) Atualizar os saldos em outra moeda no item 1.2.8.2

1.2.3.3 ↓↓↓↓ CONSULTA DO SALDO CONSOLIDADO

9

Page 10: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

Consulta dos saldos consolidados com as mesmas opções acima citadas (ALT F2, ALT F3 e ALTF4). A consolidação é a junção dos lançamentos de empresas matriz e filiais lançadasseparadamente. Para consultar este saldo é necessário executar antes a consolidação nas opções4.1

1.2.3.4 ↓↓↓↓ CONSULTA TIPO RAZÃO

Consulta dos saldos através da listagem de um Razão em tela.

DATA / CÓDIGO INICIAL-FINAL -> Informe o intervalo de datas e contas para consulta. Informe ascontas sem o dígito verificador.

TOTAL DIÁRIO <S/N> -> Informando “S” os lançamentos do razão serão totalizados dia a dia e aofinal total do mês. Informando “N” somente após listagem dos lançamentos será informado o total domês.

Na tela serão listados os lançamentos que compreendem o intervalo informado. Utilize as seguintesteclas para navegar no razão:

[1} Posterior - lista razão da conta seguinte à selecionada[2] Anterior - lista razão da conta anterior à selecionada[ENTER] - para visualizar tela seguinte, se houver mais lançamentos do que o mostrado.

1.2.4 ↓↓↓↓ EXCLUSÃO DE CONTAS

Para excluir uma conta, a mesma deve estar com saldos zerados (movimentação e saldo anterior).Se a conta a ser excluída for de grau 4 e possuir contas de grau 5 atreladas a ela, o sistemaapresentará a mensagem:

EXISTEM CONTAS DE GRAU 5 ATRELADAS A ESTA - PRESSIO NE QUALQUER TECLA !!!

Exemplo:1.1.1.01.00004-2 4 CAIXA GERAL1.1.1.01.00005-8 5 CAIXA-MATRIZ

Para excluir a conta 4-2 (seguindo o exemplo acima), é necessário excluir primeiro a conta 5-8 edepois a 4-2.

Obs.: O sistema não permite a exclusão de conta se ela tiver mo vimentação no exercíciocorrente.

IMPORTANTE: O plano de contas é um mesmo arquivo utilizado para exercícios diferentes. Portantoa exclusão de uma conta no exercício corrente pode prejudicar a contabilidade do exercício anteriorse esta conta possuir saldo.

Ex.: Exercício 2002 - Conta 1.1.1.01.00005-8 - Saldo 0,00 Exercício 2001 - Conta 1.1.1.01.00005-8 - Saldo 1.000,00

1.2.5 IMPLANTAÇÃO DE SALDOS

Esta opção é utilizada para implantar saldo anterior das contas na aquisição do sistema ou nocadastro de uma nova empresa com contabilidade anterior.

10

Page 11: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

Os tipos de implantação são:

1> IMP.NORMAL.: Implantação dos saldos das contas em moeda corrente (reais). 2> IMP.MOEDAS.: Implantação dos saldos das contas em outras moedas.3> IMP.CONSOL.: Implantação dos saldos consolidados (matriz e filiais).

MOEDA PARA IMPLANTAÇÃO -> Este campo só pode ser alterada nos itens 2> IMP. Moedas e 3>IMP. Consol. e serve para selecionar a moeda para implantação.

CONSOLIDADO -> Este campo só pode ser utilizada no item 3>Imp. Consol. e serve para implantaros saldos consolidados entre matriz e filial.

CÓDIGO SINTÉTICO -> Informe o código sintético da conta (sem o dígito) a ser implantado o saldo.

SALDO ANTERIOR -> Informe o valor do saldo anterior da conta. Ex.: 100,00.

IMPORTANTÍSSIMO!

⊗ O valor das contas redutoras do Ativo e Passivo, tais como: Depreciação, Amortização, Devedoresduvidosos, Prejuízo, etc., devem ser implantadas com o sinal de menos (-) antes dos valores.

⊗ Após a implantação dos saldos, liste um balancete, para verificar se os valores informados estãocorretos e se os totais do Ativo e Passivo estão iguais.

⊗ A implantação de saldos pode ser feita a qualquer momento, mesmo os lançamentos já tenhamsido cadastrados. Após a implantação, pedir as opções 1. Manutenção Geral - 2.Plano deContas e 8.Atualização de Saldos.

1.2.6 RELATORIO (LISTAGEM DO PLANO)

CLASSIFICAÇÃO -> É a ordem em que a listagem será impressa: [1] Numérica [2] Alfabética.

DATA DO PROCESSAMENTO -> O sistema assumirá sempre o último dia do mês selecionado,porém é possível informar a data desejada.

NÚMERO DE VIAS -> Informe a quantidade de vias da listagem do plano. Ex.: 03

↓↓↓↓ GRUPO INICIAL E FINAL -> Informe o grupo (código analítico) inicial e final. Serão impressostodos os grupos informados neste intervalo. Para listagem de todos grupos, tecle ENTER nos doiscampos.

Nº DA FOLHA INICIAL -> Informe a folha inicial para dar continuidade ao outro relatório. Ex.:Incorporação do plano ao Livro Diário.

1-COM SALDO/2-SEM SALDO -> Informe [1] para listagem do plano com os saldos das contas e [2]para listagem do plano sem o saldo das contas.

SÓ CONTAS ESTOURADAS -> Informe “S” para listagem do plano apenas das contas com saldosestourados. Ex.: Banco com saldo de R$ -100,00. Esta informação só estará acessível se na opção anterior estiver selecionado o item 1-COM SALDO.

SALDO ANTERIOR -> Informe “S” para listagem das contas com o saldo anterior. Ex.: Conta 5-8:saldo anterior de R$ 100,00 e saldo do mês de R$ 200,00.Ao informar “S” o saldo a ser impresso será R$ 300,00Ao informar “N” o saldo a ser impresso será R$ 200,00

Esta informação só estará acessível se na opção anterior estiver selecionado o item 1-COM SALDO.

11

Page 12: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

SÓ CONTAS COM MOVIMENTAÇÃO -> Informe “S” para listagem do plano somente das contasque possuírem movimentação. Informe “N” para listagem do plano completo.

1.2.7 ZERAMENTO DO PLANO DE CONTAS Esta opção é utilizada para o zeramento dos saldos das contas do plano, inclusive do saldo deimplantação, se necessário para os casos de dúvida quanto aos cálculos efetuados pelo sistema.

Nas opções 1.2.8 os saldos serão recalculados baseando-se nos lançamentos efetuadosanteriormente.

DATA / ↓↓↓↓ CODIGO - > Informe o intervalo de datas e contas (sem o dígito) para zeramento.

ZERAR IMPLANTAÇÃO -> Informe “N” se for apenas para recálculo. O saldo do período zeradopoderá ser recuperado através das opções 1.2.8 de “Atualização de Saldos”. Informe “S” para zeraro saldo de implantação. A atualização não recupera saldos de implantação se o mesmo tiver sidozerado.

Obs.: Se os saldos de implantação forem zerados, deverão ser implantados novamente, pois aatualização não recupera saldos de “implantação” zerados.

1.2.8 ATUALIZAÇÃO DE SALDOS

Esta opção pode ser utilizada para recuperar os saldos das contas zerados na opção anterior etambém para acerto dos saldos no caso da implantação de saldo posterior ao cadastro delançamentos.

Os saldos poderão ser atualizados em reais, em outra moeda, em real consolidado (matriz e filiais) eem outra moeda consolidado.

Para cada moeda e consolidação, o sistema cria um arquivo separado, não influenciando os valoresem reais.

1.3. HISTÓRICO PADRÃO O histórico padrão é utilizado para agilizar o cadastro de lançamentos, pois uma vez cadastrados,prevendo as contas débito e crédito, determinam uma contabilidade prévia. Assim, ao cadastrar oslançamentos, basta informar os complementos. Este cadastro é livre, não sendo obrigatório opreenchimento de todos os campos.

O histórico padrão poderá ter a descrição seguida do símbolo @ utilizado para dar uma pausa nadescrição do documento no momento do cadastro do lançamento.

Ex.: Histórico 22 - Pagto Dupl. conforme No. @@@. Ao pedir o histórico 22 no lançamento, o sistemadará uma pausa para informar o número do documento. A quantidade de "@" na descrição, será aquantidade de caracteres a serem informados.

↓↓↓↓ CÓDIGO DO HISTÓRICO -> Informe o código do histórico, não é necessário ordem seqüencial.Podem ser cadastrados até 99999 históricos.

DESCRIÇÃO -> Informe a descrição para identificação do histórico. Ex.: PGTOS/PROVISAOSALARIOS

12

Page 13: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

↓↓↓↓ CONTA DÉBITO/CRÉDITO -> Informe a conta que deve ser debitada e creditada. No momento dolançamento estas contas serão informadas automaticamente.

CÓDIGO DO HISTÓRICO.:01565 DESCRICAO...............:PROVISAO 13. SALARIO CONTA DEBITO..........:3120170305-3-13º SALARIOCONTA CREDITO.......:2110750037-3-13º SALARIO A PAGAROutras formas de histórico para serem complementados no lançamento.

- Informar apenas a conta débito- Informar apenas a conta crédito- Não informar as contas

GRUPO -> Informe neste campo uma letra para separar os históricos em grupos Ex.:

Histórico 00158 "RECEBIMENTOS DIVERSOS" Grupo AHistórico 00356 "PAGTOS DIVERSOS" Grupo B

1-TÍTULO/2-NORMAL -> Esta opção pode ser utilizada em conjunto com a opção acima (GRUPO).Para definir se o histórico é um título do Grupo(não recebe lançamento) ou normal (recebelançamentos). Ex.:

0158 - RECEB. DIVERSOS - GRUPO A- TÍTULO (este é o título do GRUPO A) .0159 - DUPLICATAS A RECEBER - GRUPO A- NORMAL (um histórico do GRUPO A).

0356 - PAGTOS DIVERSOS - GRUPO B- TÍTULO (este é o título do GRUPO B) . 0357 - PAGTO DE ÁGUA - GRUPO B- NORMAL (um histórico do GRUPO B).

DESPESA/RECEITA -> Esta opção é utilizada para outra definir se o histórico é 3 - receita ou 4 -despesa.

1.3.5 LISTAGEM DE HISTÓRICOS

DATA DO PROCESSAMENTO -> Informe a data que está sendo impressa a listagem, quando amesma for diferente da data do computador. Ex.: Data do computador........: 31/01/02 Data para a listagem.......: 28/01/02 ↓↓↓↓ HISTÓRICO -> Informe o código inicial e final do histórico a ser listado. Ex.: 00001 a 00050.

TIPO DE LISTAGEM -> Selecione o tipo de listagem dos históricos a ser impressa:

1-NORMAL....: Relatório onde são listados os códigos, as descrições e as contas débito e crédito.Para esta opção só abrirá na sequência o campo CLASSIFICAÇÃO.

2-PLANILHA..: Relatório, em forma de planilha de lançamentos onde são listados os códigos, asdescrições, as contas débito e crédito e as colunas de meses para informar os valores.

3-PROVISÃO..: Relatório em forma de planilha, onde são listados os históricos, conforme a definiçãodos grupos (Despesas ou Receitas). Para esta opção só abrirá na sequencia o campoCLASSIFICAÇÃO.

NÚMERO DE VIAS EM BRANCO -> Para listar planilhas de lançamentos em branco, sem os dadosdo histórico.

CLASSIFICAÇÃO -> Informe a ordem da listagem: [1] Numérica [2] Alfabética.

13

Page 14: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

MESES -> Ao pedir a listagem TIPO PLANILHA , o sistema irá pedir os meses para planilhar oslançamentos, podendo informar até 3 meses. 1.4 CENTRO DE CUSTOS

A opção de centro de custos é utilizada para calcular os gastos por departamentos e deve serhabilitada no cadastro de empresas, caso contrário, aparecerá a seguinte mensagem:

“EMPRESA SELECIONADA NÃO TEM CENTRO DE CUSTO - PRES SIONE QUALQUER TECLA”↓↓↓↓ CÓDIGO -> Informe o código do centro de custos com até 6 dígitos. O sistema assumirá sempre ocódigo sequêncial, porém não é necessário cadastrá-lo em ordem numérica. Ex.: Centro custos000555, 002221, etc.

DESCRIÇÃO -> Informe a descrição do centro de custos. Ex.: Depto Pessoal

As opções SALDO ANTERIOR, DEBITOS DO MÊS, CREDITOS DO MÊS E SALDO DO MÊS nãopodem ser alteradas, pois serão atualizados automaticamente conforme digitação dos lançamentos.

1.4.6 RECUPERAÇÃO DE CENTRO CUSTOS Esta opção é utilizada para recalcular saldos do Centro de Custos após zeramento (1.4.7), casoexista algum valor incorreto ou para converter os valores em outra moeda.

DATA INICIAL/FINAL -> Informe a data (dia/mês/ano) inicial e final para a recuperação dos saldos.

↓↓↓↓ CENTRO CUSTOS INICIAL/FINAL -> Informe o código do centro de custos inicial e final para arecuperação dos saldos.

CÓDIGO DA MOEDA -> Informe o código da moeda para recuperação de saldos em outra moeda,cadastrado nas opções 1.6.

1.4.7 ZERAMENTO DE CENTRO CUSTOS

Esta opção é utilizada para fazer o zeramento dos saldos de centro de custos, caso exista algumvalor incorreto, seguido da recuperação dos saldos nas opções 1.4.6.

DATA INICIAL/FINAL -> Informe a data (dia/mês/ano) inicial e final para o zeramento dos saldos.

↓↓↓↓ CENTRO CUSTOS INICIAL/FINAL -> Informe o código do centro de custos inicial e final para ozeramento dos saldos.

1.5 SETORES

A opção de setores é utilizada para calcular os gastos por departamentos e deve ser habilitada nocadastro de empresas, caso contrário, aparecerá a seguinte mensagem:

“EMPRESA SELECIONADA NÃO TEM SETORES - PRESSIONE QU ALQUER TECLA”

↓↓↓↓ CÓDIGO -> Informe o código do setor com até 6 dígitos. O sistema assumirá sempre o códigosequencial, porém não é necessário cadastrá-lo em ordem numérica. Ex.: Centro custos 000601,002314, etc.

DESCRIÇÃO -> Informe a descrição do setor. Ex.: Produção

14

Page 15: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

As opções SALDO ANTERIOR, DEBITOS DO MÊS, CREDITOS DO MÊS E SALDO DO MÊS nãopodem ser alteradas, pois serão atualizados automaticamente conforme digitação dos lançamentos.1.5.6 RECUPERAÇÃO DE SETORES Esta opção é utilizada para recalcular saldos dos Setores após zeramento (1.5.7), caso exista algumvalor incorreto ou para converter os valores em outra moeda.

DATA INICIAL/FINAL -> Informe a data (dia/mês/ano) inicial e final para a recuperação dos saldos.

↓↓↓↓ SETOR INICIAL/FINAL -> Informe o código do setor inicial e final para a recuperação dos saldos.

MOEDA -> Informe o código da moeda para recuperação de saldos em outra moeda, cadastrado nasopções 1.6.

1.5.7 ZERAMENTO DE SETORES

Esta opção é utilizada para fazer o zeramento dos saldos dos setores, caso exista algum valorincorreto, seguido da recuperação dos saldos nas opções 1.5.6.

DATA INICIAL/FINAL -> Informe a data inicial e final para o zeramento dos saldos.

↓↓↓↓ SETOR INICIAL E FINAL -> Informe o código do setor inicial e final para o zeramento dos saldos.

1.6 INDEXADORES

Os indexadores são índices utilizados para conversões de saldos em outras moedas.

CÓDIGO DO ÍNDICE -> Informe o código do índice, não sendo necessário cadastrá-los em ordemnumérica. Ex.: 001, 050, etc.

DESCRIÇÃO DO ÍNDICE -> Informe a descrição do índice. Ex.: DOLAR, SALÁRIO MÍNIMO.

ABREVIATURA DO ÍNDICE -> Informe a abreviatura do índice, se houver. Ex.: U$$, SM.

VALOR MENSAL S/N -> Informe “S” para índice com valores mensal e “N” para o índice com valordiário.

1.7 VALOR DO INDEXADOR

Nesta opção, deverão ser cadastrados os valores dos índices para a conversão de saldos em outrasmoedas. Para isso, informe o código do índice e o seu valor mensal ou diário.

15

Page 16: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

2.1 CADASTRO DE LANÇAMENTOS

É nesta opção em que deverá ser feita a escrituração contábil: lançamentos simples (débito e crédito)e lançamentos múltiplos (vários débitos a vários créditos e vice-versa)

LCTO N.º -> O sistema numera automaticamente os lançamentos. Esta numeração será utilizadapara pesquisar / identificar lançamentos, quando necessário.

DOC. N.º -> Este campo refere-se ao cadastro de empresas - opção “número lançamentoautomático” . Se foi informado “S” , o sistema assume o mesmo número do campo acima (LCTO N°). Se foi informado “N”, será permitido informar o número do documento.

LOTE N°°°° -> O preenchimento deste campo é opcional. O lote pode ser utilizado tanto paralançamentos simples (débito contra crédito e crédito contra débito) em lote como para lançamentosmúltiplos (vários créditos para vários débitos, vários débitos para vários créditos, múltiplo à débito emúltiplo à crédito).Para trabalhar em lote, neste campo tecle ALT F2, caso contrário, passe com ENTER neste campo.

Veja mais sobre os tipos de múltiplos nos textos abaixo no TÓPICO ALT-F2 LOTE após explicaçõessobre a tela de lançamentos.

DD/MM/AA -> Informe o dia do lançamento, pois o mês e o ano, o sistema traz automaticamenteconforme o período selecionado na opção 8.Seleção Mês Movto .

16

Page 17: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

DATA DEFLAÇÃO -> Este campo refere-se ao que foi respondido no cadastro de empresas. Sóestará ativado se a resposta foi “S”.

↓↓↓↓ HISTÓRICO N.º -> Informe o código do histórico padrão cadastrado nas opções 1.3. Se o mesmoainda não estiver cadastrado, aparecerá a seguinte mensagem:

HISTÓRICO PADRÃO NÃO CADASTRADO - CADASTRAR S/N?

Onde “S” abrirá a tela de cadastro de históricos e “N” o cursor volta ao campo para mudar códigoinformado.

Para passar neste campo sem informar um histórico padrão, tecle ENTER no campo em branco oudigite 99999. Desta forma os campos DESCR., CONTA DB ., CONTA CR., deverão ser informadosmanualmente.

DESCR. -> Será preenchido automaticamente se informado um histórico padrão no campo anterior,podendo ser complementado se necessário. Se foi 99999 informe a descrição do histórico referenteao documento a ser lançado.

Nas opções 9.3.4 Configuração de empresa configure a melhor forma de utilizar os históricos.Segue as opções:

• Zerar a descrição do histórico a cada lançamento efetuado.• Zerar o complemento do histórico a cada lançamento.• Posicionar o cursor no primeiro dígito do campo de histórico.• Zerar as contas débito/crédito no histórico 99999 a cada lançamento.

COMPLEMENTOS 1-2-3 -> Informe nestes campos, os complementos do histórico, se necessário.

↓↓↓↓ CONTA DB / CONTA CR -> Informe o código da conta contábil cadastrada nas opções 1.2.1.

Nas opções 9.3.4 Configuração de empresa pode-se configurar se deseja ou não, informar o dígitoda conta ao cadastrar os lançamentos.

Se a mesma ainda não estiver cadastrada, aparecerá a seguinte mensagem:

CONTA NÃO CADASTRADA - CADASTRAR S/N?

Onde “S” abrirá a tela de cadastro de plano de contas e “N” o cursor volta ao campo para mudarcódigo informado.

↓↓↓↓ C.CUSTO/SETOR (DÉBITO) / (CRÉDITO) -> Informe o código do centro de custos e/ou setorcadastrados nas opções 1.4 e 1.5 OBS.: Estes campos só serão habilitados se as contas contábeis informadas estiverem cadastradascomo “S” para Centro de Custo e/ou Setor.

Para que o sistema não permita cadastrar um lançamento sem informar o centro de custo e o setor,acesse as opções 9.3.4 e informe “S” no campo “trava c.custo/setor no lançamento” .

VALOR -> Informe o valor do lançamento contábil, utilizando ponto final (.) para definir as casasdecimais.

Legenda:

ALT-F2 - Abrir lote de lançamentos (ativada até o campo histórico ). Veja detalhes no TOPICO ALT-F2 LOTE

17

Page 18: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

ALT-F3 - Consultar lançamentos já efetuados sem abandonar a tela de cadastro de lançamentos;pode ser utilizada também nas tela de cadastro, alteração, consulta e exclusão de lançamentos,porém deve ser informado um número de lançamento para ativar esta opção.

ALT-F4 - Busca através de filtro dos lançamentos contábeis. Esta função é ativada somente quandopressionado ALT-F3 antes). Pode ser utilizada na tela de cadastro, alteração, consulta e exclusão delançamentos. Veja mais detalhes no TOPICO ALT-F4 FILTRO.

ALF-F5 - Consulta do saldo do Plano de Contas atualizado. Poderá ser utilizada na tela de cadastro,alteração, consulta e exclusão de lançamentos.

ALT-F6 - Consulta do saldo do centro de custos atualizado. Poderá ser utilizada na tela de cadastro,alteração, consulta e exclusão de lançamentos.

ALT-F7 - Consultar do saldo de setores atualizado. Poderá ser utilizada na tela de cadastro,alteração, consulta e exclusão de lançamentos.

ALT-F2 LOTE

Para abrir o lote tecle ALT-F2 na tela de lançamentos (opções 2.1). Sobre a tela de lançamentosaparecerá o seguinte quadro:

NÚMERO DO LOTE -> O sistema traz o número do lote a partir do “3” pois o lotes número “1” éreservado para uso interno do sistema e o lote número “2” é utilizado para lançamentos deimplantação gerados nas opções 2.6.

VALOR TOTAL DO LOTE -> Esta informação é opcional e pode ser utilizada para conferência dolote enquanto o mesmo estiver sendo lançado.

FECH.MUL AUT.: Neste campo será determinado se o lote será automático ou não. Veja abaixo adiferença entre eles:

N -> LOTE NÃO AUTOMÁTICO: Significa que os lançamentos serão múltiplos (vários créditos àvários débitos ou vários débitos à vários créditos) cujo fechamento será efetuado pelo usuário.

Durante o cadastro dos lançamentos o sistema vai apresentando no rodapé, a diferença entre odébito e o crédito até que os lançamentos efetuados totalizem deixando débito e crédito com omesmo valor.

Caso os valores lançados sejam maiores ou menores que o valor informado no total do lote(opcional), no rodapé da tela serão mostrados os valores de débito/crédito no campo “diferença” .

Se necessário tecle ALT-F2 para alterar o valor do lote e em seguida peça a totalização nas opções2.8.

Para continuar lançando em um lote já encerrado, informe o número do lote no campo “Lote n.º” e osistema apresentará a pergunta:

18

Page 19: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

“ESTE LOTE ESTÁ ENCERRADO, CONTINUA A LANÇAR <S/N ?”

Ao informar “S” o lote encerrado será re-aberto e ao informar “N” , o campo “Lote n.º” será limpo.

S -> LOTE AUTOMÁTICO: Significa que o lote de múltiplos será somente à débito ou somente àcrédito. Esta resposta abrirá o próximo campo para informar a conta em que este lote será fechado.

Durante o cadastro dos lançamentos o sistema vai apresentando no rodapé, a diferença. Quando olote estiver totalmente lançado abra um novo lançamento que será o de fechamento informando ohistórico. No campo da conta contábil, tecle ALT-F8 e o sistema fará um lançamento, na conta prédeterminada na abertura do lote, com o valor da diferença fechando o lote.

Se for lançado um valor maior ou menor que o total do lote, no fechamento com ALT+F8 , seráapresentada a seguinte pergunta:

“O LOTE NÃO SERÁ FECHADO COM SEU VALOR TOTAL - CONFIRMA S/N?”

Ao informar “N” , será permitido voltar e alterar o valor do lançamento errado ou cadastrar oslançamentos restantes, e posteriormente deverá ser executada a totalização de lotes nas opções 2.8.

Ao informar “S” , o sistema apresenta outra pergunta:

“DESEJA ALTERAR TOTAL DO LOTE AUTOMATICAMENTE S/N?“

Ao informar “N” , o lote será fechado com o valor anterior, deixando na tela o valor da diferença alançar para que sejam cadastrados os demais lançamentos para fechar o lote alterado.

Ao informar “S” , o sistema altera automaticamente o valor do lote de acordo com os valores doslançamentos.

CONTA DE FECHAMENTO -> Este campo será habilitado se no campo anterior (FECH.MUL.AUT) aresposta foi “S”. Informe o número da conta (com o dígito) em que o lote de múltiplos será fechado.

C. CUSTO FECHAMENTO -> Este campo será habilitado se a conta informada no campo anterior(CONTA DE FECHAMENTO) foi cadastrada como “S” para Centro de Custos. Informe o código docentro de custos em que o lote será fechado.

SETOR FECHAMENTO -> Este campo será habilitado se a conta informada no campo CONTAFECHAMENTO foi cadastrada como “S” para setores. Informe o código do setor em que o lote seráfechado.

D>DÉBITO/C>CRÉDITO -> Este campo só será habilitado para LOTE AUTOMÁTICO. O múltiploserá a débito, quando houver diversos créditos para um débito e será a crédito, quando houverdiversos débitos para um crédito.

ALT-F4 FILTRO

O filtro torna mais fácil a procura de determinados lançamentos de forma simples e direta. Parautilizá-la é necessário antes de acionar a função de consulta, teclando ALT-F3 na tela de cadastro eem alteração, consulta e exclusão é necessário selecionar um número de lançamento, seguido datecla ATL-F3.

Serão listados em tela os lançamentos do mês selecionado. Tecle ALT-F4 e o sistema apresentará atela do filtro como segue:

19

Page 20: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

TIPOS DE FILTRO -> Utilize as setas (para baixo e para cima) para navegar entre as opções,ENTER marcar o filtro e ESC para visualizar o resultado da pesquisa.

LOTE 00000 -> para consultar os lançamentos de um lote. Só funcionará nas opções 2.2 Alteração,2.3 Consulta e 2.4 Exclusão.

Informe no campo LCTO o número de um lançamento que compõe o lote a ser consultado, emseguida ALT-F3 e ALT-F4. Onde está 00000 aparecerá o número do lote a consultar, tecle ENTERpara marcar e ESC para visualizar os lançamentos.

DÉBITO -> para consultar todos os lançamentos múltiplos à débito cadastrados no mês selecionado.Tecle Enter para marcar e ESC para visualizar os lançamentos.

CRÉDITO -> para consultar todos os lançamentos múltiplos à crédito cadastrados no mêsselecionado, tecle ENTER para marcar e ESC para visualizar os lançamentos.

OUTROS -> consulta dos lançamentos pelo conteúdo de cada campo do cadastro para lançamentossimples e múltiplos .

Ao marcar a opção OUTROS na tela ao lado SELEÇÃO DOS CAMPOS serão listados os campos datela de lançamentos para utilizar o filtro. São eles:

NUMERO DA CHAVE, NUMERO DO DOCTO., NUMERO DO LOTE, DATA DO LCTO.MM/AA, DIADO LANCAMENTO, DATA DE DEFLACAO, HISTORICO PADRAO, HISTORICO DO LCTO.,COMPLEMENTO 1, COMPLEMENTO 2, COMPLEMENTO 3, CONTA A DEBITO, CONTA ACREDITOC.CUSTO DEBITO, C.CUSTO CREDITO, SETOR DEBITO, SETOR CREDITO, VALOR DO LCTO.NUMERO DA ESTACAO, LCTO.ENC.MENSAL, LCTO.ENC.ANUAL

Tecle ENTER para escolher o campo pelo qual deseja efetuar a consulta. O cursor irá para o quadroOPER. MATEM. com as seguintes opções:

(>) MAIOR QUE, (<) MENOR QUE, (=) IGUAL, (>=) MAIOR IGUAL, (<=) ME NOR IGUAL

Exemplos:

TIPOS DE FILTRO: OUTROSSELEÇÃO DE CAMPOS: CHAVEOPER. MATEM.: >STRING P/FILTRO: 150

Tecle ESC para sair de todas as telas do filtro, serão listado s todos os lançamentos cujonúmero da chave sejam maiores que 150. Ao selecionar o tipo de busca a ser utilizada, o sistema apresenta outra tela com os operadores parainformar mais de um tipo de busca:

AND -> ESelecionando esta opção o campo STRING PARA FILTRO será aberto novamente para informaçãode um outro campo. Exemplo pesquisa pelo número da CHAVE > 150 E pela DATA DOLANÇAMENTO=01/02

OR -> OU

Selecionando esta opção o campo STRING PARA FILTRO será aberto novamente para informaçãode um outro campo. Exemplo pesquisa pelo número da CHAVE > 150 OU pela DATA DOLANÇAMENTO=01/02

20

Page 21: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

Outro Exemplo: Ao pedir a consulta pelo número de chave maior que 300 , informar também que achave pode estar entre 300 e 500. chave>300.OR.chave<500

OBS.:

- Nos campos CONTA A DÉBITO e CONTA A CRÉDITO deve ser informado apenas o códigosintético sem o dígito. (quando o código sintético tiver zeros à esquerda não é preciso informá-los)Ex.: 1110100005-8, informar apenas 5).

- O campo VALOR deve ser utilizado ponto (.) para separar as casas decimais. Ex.: 1.000,00 informe1000.00

- O campo NÚMERO DA ESTAÇÃO é utilizado para filtrar um lançamento pela estação/terminal queo cadastrou. O número da estação é informado no arquivo AUTOEXEC.BAT ou no BR.BAT. Onúmero da estação sempre será composto por 3 dígitos> Ex.: 001

- O Campo LANÇAMENTO ENC. MENSAL é utilizado para filtrar os lançamentos pelo tipo deencerramento mensal (zeramento de receitas e despesas mês a mês) A linha de string para filtroserá: LCTENC=.T.

- O Campo LANÇAMENTO ENC. ANUAL é utilizado para filtrar os lançamentos pelo tipo deencerramento anual (zeramento de receitas e despesas no mês de dezembro. A linha de string parafiltro será: LCTANOENC=.T.

↓↓↓↓ 2.3 CONSULTA DE LANÇAMENTOS A consulta de lançamentos poderá ser:

[1] Normal -> Consulta dos lançamentos somente da Matriz / Empresa única[2] Consolidada -> Consulta dos lançamentos da Matriz consolidada com as Filiais. Para estaconsulta antes deve ser executada a Consolidação nas opções 4.1.

↓↓↓↓ 2.4 EXCLUSÃO DE LANÇAMENTOS Na exclusão de lançamentos simples, informe o número do lançamento, tecle ENTER. No rodapé datela, selecione uma das opções:

[1]EXCLUI - para excluir o registro selecionado.[2]CANCELA - para limpar a tela e voltar ao campo LCTO.

Quando um lançamento for excluído dentre outros já cadastradas, o número do mesmo ficará emaberto, não podendo ser re-utilizado. Para renumerar esses lançamentos, faça a Renumeração na Emissão do Diário - opções 2.7.1.informando “S” no campo RENUMERA ARQ. LANÇAMENTOS.

Quando tratar-se de exclusão de um lançamento múltiplo com fechamento não automático : informeo número do lançamento, tecle ENTER e aparecerá a seguinte tela, para lançar acerto da diferençaque esta exclusão vai gerar.

21

Page 22: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

Se for excluído um lançamento à débito, a diferença deve ser acertada em um lançamento à crédito,Se for excluído um lançamento à crédito, a diferença deve ser acertada em um lançamento à débito.

Pode-se ainda não acertar a diferença: tecle ESC duas vezes para sair da tela de acerto dosvalores , e faça um novo lançamento para fechar o lote (neste caso o sistema traz o número do loteautomaticamente ao acessar a tela de cadastro).

Quando tratar-se de exclusão de lançamento com fechamento automático , o sistema acertaautomaticamente a diferença de saldos, alterando o valor do lançamento de fechamento e o valortotal do lote.

Na a exclusão do lançamento de fechamento (último lançamento que fechou o lote automático), osistema irá excluir todos os lançamentos do respectivo lote e apresentará uma pergunta:

“NÃO HÁ MAIS LANÇAMENTOS NESTE LOTE. EXCLUIR O LOTE S/N?“

Ao informar “S” , o sistema irá excluir o número do lote para ser reutilizado para outros lançamentos.e ao informar “N” , o número deste lote será inutilizado. Na abertura de um novo lote o número seráposterior ao lote excluído.

2.5. MANUTENÇÃO DE LOTES

Esta opção pode ser utilizada para consultar um lote ou excluir. Para isso, basta informar o númerodo lote e o sistema traz todos os lançamentos efetuados no mesmo.

1.POSTERIOR -> Para consultar o próximo lote.2.ANTERIOR -> Para consultar o lote anterior.3.ALTERA -> Para alterar os campos do lote: Tipo fechamento, Conta fechamento e Tipolançamento.

Obs.: Essa alteração é válida somente para lote com fechamento automático.

4.EXCLUI -> Para excluir o lote selecionado.5.ALT.VLR.FECTO. -> Para alterar o valor do fechamento do lote. 6.CANCELA -> Para sair da tela de consulta de lotes.

2.6. GERA LANÇAMENTOS DE IMPLANTAÇÃO Refere-se à criação de lançamentos de abertura. Esta rotina deve ser executada após a implantação dos saldos nas contas (opções 1.2.5) ou apóstransferência de exercício.

• Mês selecionado para utilizar esta opção deverá ser Janeiro .

22

Page 23: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

DATA -> Será preenchido pelo sistema como dia 01/01 do ano selecionado.

HISTÓRICO PADRÃO -> Informe o histórico com que este lançamento será gravado eposteriormente listado no diário.

Caso seja necessário refazer a implantação ou transferir do exercício anterior novamente, faça aexclusão do lote 2 (utilizado exclusivamente para esses lançamentos) , e implante o saldo corretoantes de executar esta rotina.2.7.1. EMISSÃO DO DIÁRIO

Refere-se à listagem dos lançamentos para composição do Livro Diário ou para conferência. DATA DE PROCESSAMENTO -> O sistema assumirá sempre essa data conforme a configuraçãoinformada nas opções 9.3.1 - Data a ser impressa nos relatórios.

DATA INICIAL E FINAL -> Informe o período a emissão do diário. O sistema assumirá sempre o 1º eo último dia do mês selecionado, podendo ser alterado conforme sua necessidade.

N.º FOLHA INICIAL -> Informe o número da primeira folha do livro. Ex.: 0002 pois a 0001 seria parao termo de abertura.

N.º FOLHA PARA COMEÇAR IMPRESSÃO -> Se a listagem for interrompida por queda de energia,travamento do computador ou problema na impressora, utilize esta opção para dar continuidade aorelatório do ponto onde o mesmo parou. Ao pedir a listagem novamente os campos deverão serpreenchido de forma idêntica à listagem anterior.

Exemplo: Listagem de 01/01/02 à 30/06/02, folha inicial 0002. Impressão interrompida, por queda deenergia, na folha 125 do mês de Março.

DATA INICIAL E FINAL: 01/01/02 à 30/06/02N° DA FOLHA INICIAL: 0002N° DA FOLHA PARA COMERÇAR IMPRESSÃO: 0125

O sistema irá imprimir o livro normalmente, contando internamente das páginas 0002 até a 0124, eimprimirá a 0125 em diante, evitando assim a perda das 124 páginas que já haviam sido impressas.

↓↓↓↓ N.º DA CONTA -> Informe o código para imprimir os lançamentos apenas de uma conta.

CHAVE INICIAL E FINAL -> Informe o número do lançamento inicial e final para a listagem parcial outecle “ENTER” em ambos os campos para listagem geral.

CÓDIGO DA MOEDA -> Informe o código da moeda (opções 1.6.1) para emissão do Diário em outramoeda. Para isso, deve-se recuperar o saldo em outra moeda antes (opções 1.2.8.2).

CONSOLIDADO -> Informe “S” para a emissão do Diário consolidado (com lançamentos da matriz efiliais). Para isso deve-se consolidar os lançamentos antes (opções 4.1).

ESTOURADAS -> Informe “S” para a listagem das contas com saldo estourado. Ex.: Conta credoracom saldo positivo e Conta devedora com saldo negativo.

TIPO ENCERRAMENTO A UTILIZAR -> Informe o tipo de encerramento a considerar para listagemdo Diário: “Sem Encerramento” , “Encerramento mensal” ou “Encerramento anual”

23

Page 24: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

Caso tenha sido efetuado o Encerramento Mensal ou Anual e a listagem for pedida SemEncerramento não serão listados os lançamentos gerados para o encerramento.

RENUMERA ARQ. LANÇAMENTO -> Informe “S” para que os lançamentos sejam renumerados porordem de data.

NÚMERO MÁXIMO DE PÁGINAS POR DIÁRIO -> Informe o limite máximo de páginas por Diário.Ex.: 500.

Neste exemplo o número máximo de páginas do Diário será 0500. Quando o número da folha chegara 0499, o sistema irá começar a numeração novamente abrindo um outro livro com página 0002 (001- Termo de Abertura, 0500 - Termo de Encerramento).

Nas opções 9.3.1. Config. Sistema, pode-se alterar o CONTADOR DE PÁGINAS DOS LIVROS:Sequencial “S”: após a folha 0499, viria a 0502Sequencial “N”: após a folha 0499, viria a 0002

2.7.2. LISTAGEM CONFERÊNCIA DE LOTES

Este relatório traz a listagem de conferência dos lotes, trazendo os lançamentos que compõem cadalote lançado no sistema.

DATA DO PROCESSAMENTO -> O sistema assumirá sempre essa data conforme a configuraçãoinformada nas opções 9.3.1 - Data a ser impressa nos relatórios.

LOTE INICIAL E FINAL -> Informe os parâmetros para listagem parcial ou ENTER para assumirTODOS.

SEPARA RELATÓRIO POR LOTES -> Informe “S” para a listagem dos lotes separadamente. Ex.:Lote 3 em uma folha, lote 4 em outra.

2.8. TOTALIZAÇÃO Esta opção é utilizada para recalcular valores de débito e crédito disponíveis na tela de lançamentos,bem como acertar diferenças em lotes não fechados corretamente.

TOTALIZA CAMPO DE TOTAL DE LOTE -> Informe “S” para totalizar o “valor total” dos lotes delançamentos. Serão acertadas algumas diferenças referentes a lotes em aberto. Informe “N” paraacertar apenas os valores dos lançamentos simples.

Obs.: Esta opção não totaliza saldos do plano de contas.

2.9 SEPARAÇÃO/JUNÇÃO

A separação é utilizada para excluir vários lançamentos sequenciais de uma só vez. E a junção pararetornar os últimos lançamentos excluídos via separação.

[1] SEPARAÇÃO -> exclusão de lançamentos de uma única vez. Informe o número do lançamentoINICIAL e FINAL para serem excluídos.

Na separação, o sistema cria o arquivo LSXXXXyy.ARQ onde:

LS = são os lançamentos separadosXXXX = é o código da empresa yy = o mês separado

24

Page 25: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

[2] JUNÇÃO -> retorna sempre os últimos lançamentos separados.

Obs.: Quando tratar-se de separação de lote de múltiplos, informe todo o lote pois o sistema nãosepara o lote pela metade, apresentando a seguinte mensagem: VOCE DEVE INFORMAR TODO OINTERVALO DE MULTIPLOS!

3.1.1. EMISSÃO DO BALANCETE

Listagem do balancete após escrituração dos lançamentos.

DATA DO PROCESSAMENTO -> O sistema assumirá sempre essa data conforme a configuraçãoinformada nas opções 9.3.1 - Data a ser impressa nos relatórios.MÊS INICIAL E FINAL -> Informe o intervalo de meses para listagem do balancete.

- Quando solicitado mais de um mês o balancete será listado no formato do exemplo abaixo:

BALANCETE DE VERIFICACAO DE JANEIRO/2002 A JUNHO/2002 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------* -- DESCRICAO -- * *SALDO ANTERIOR* * MVTO. DEBITO * *MVTO.CREDITO * *SALDOEXERCICIO* MES--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

* A T I V O * --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1000000001-6 ATIVO 2.297.328,72 928.913,95 1.626.186,67 1.600.056,00 JAN 1.600.056,00 1.557.098,25 1.277.439,90 1.879.714,35 FEV 1.879.714,35 261.349,13 695.100,88 1.445.962,60 MAR 1.445.962,60 1.215.039,94 1.332.788,09 1.328.214,45 ABR 1.328.214,45 725.739,97 740.410,13 1.313.544,29 MAI 1.313.544,29 1.288.370,94 708.321,15 1.893.594,08 JUN

1100000002-1 AT.CIR. 887.691,46 520.113,95 805.846,75 601.958,66 JAN601.958,66 544.753,25 512.387,98 634.323,93 FEV634.323,93 125.249,13 204.848,96 554.724,10 MAR554.724,10 337.187,15 463.474,40 428.436,85 ABR428.436,85 246.739,97 172.496,54 502.680,28 MAI502.680,28 377.395,05 323.262,13 556.813,20 JUN

Obs.: Os valores informados neste relatório são apenas exemplos.

Para listar balancete de vários meses desmembrados utilize a opção que se encontra mais adianteSEPARA RELATÓRIO POR MÊS.

Para imprimir o balancete de um único mês repita o número do mês nos dois campos.

↓↓↓↓ CONTA INICIAL E FINAL -> Informe o intervalo de contas para emissão do balancete parcial outecle ENTER para assumir todas as contas.

N.º DE VIAS -> Informe a quantidade de vias para listagem do balancete.

N.º FOLHA INICIAL -> Informe o número da primeira folha do balancete, caso o mesmo sejacontinuação do diário.

N.º FOLHA PARA COMEÇAR IMPRESSÃO -> Se a listagem for interrompida por queda de energia,travamento do computador ou problema na impressora, utilize esta opção para dar continuidade ao

25

Page 26: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

relatório do ponto onde o mesmo parou. Ao pedir a listagem novamente os campos deverão serpreenchido de forma idêntica à listagem anterior.

CÓDIGO DA MOEDA -> Informe o código para listar o balancete em outra moeda. Para isso, deve-seantes recuperar o saldo nas opções 1.2.8.2.

SALDO ANTERIOR -> Selecione como esta coluna deve ser impressa no balancete:

1> SEM ENCERRAMENTO - não incluir no saldo anterior os lançamentos gerados no encerramentomensal.

2> COM ENCERRAMENTO - incluir no saldo anterior os lançamentos gerados no encerramentomensal: serão listadas as colunas do ATIVO/PASSIVO iguais e ascontas de RECEITA/DESPESAS zeradas.

3> SD.DE IMPLANTACAO - somente saldo de implantação. 4> SEM SALDO - coluna sairá zerada e na coluna SALDO EXERCICIO será considerado o valor

do mês descontado o saldo anterior.

MOVIMENTO DO MÊS -> Selecione como o movimento (débito e crédito) deve ser impresso nobalancete:

1> SEM ENCERRAMENTO - não incluir os lançamentos gerados no encerramento mensal. O saldodo balancete será acumulativo.

2> ENCERRAMENTO MENSAL - incluir os lançamentos gerados com o encerramento mensal. Serãolistadas as colunas do ATIVO/PASSIVO iguais e as contas deRECEITA/DESPESAS zeradas.

3> ENCERRAMENTO ANUAL - Esta opção só aparecerá ser o encerramento anual foi executado.Utilize-a para incluir

Obs.: a opção SEM ENCERRAMENTO nos campos SALDO ANTERIOR e MOVIMENTO DO MÊSpermitem visualizar os saldos antes do encerramento sem necessariamente excluir o mesmo ouretornar algum backup.

IMPRIME ÍNDICE DE LIQUIDEZ -> Informe “S” para listar no final do balancete o cálculo do AtivoCirculante dividido pelo Passivo Circulante obtendo um resultado sobre a situação da empresa: se oíndice for igual ou superior a 1 pode-se considerar um resultado satisfatório.

SINTÉTICO -> Informe “S” para listar um balancete resumido contendo apenas as contastotalizadoras (do grau 1 ao 4) e “N” para listar todas as contas.

GRUPOS ANALÍTICOS -> Se na opção anterior for informando “S”, pode-se especificar quaisgrupos de contas serão exceção à regra. Ou seja, só imprimirá contas de grau 1 à 4, porém dosgrupos relacionados nesta opção serão impressas as contas de grau 1 à 5.

GRUPOS SINTÉTICOS -> Se na opção anterior for informado “N”, pode-se especificar quais gruposde contas serão exceção à regra. Ou seja, imprimirá todas as contas em todos os graus, porém dosgrupos informados nesta opção serão impressas as contas de grau 1 à 4.

IMPRIME O CÓDIGO DA CONTA -> Informe “N” para listar o balancete apenas com a descrição dascontas e seus saldos e “S” para listar com o número da conta.

TRIMESTRAL -> Informe “S” para obter a listagem do balancete trimestral: em relação ao mêspedido. Se foi pedido o balancete de um mês e esta opção for habilitada será impresso o balancetedo trimestre a que este mês pertence.

CONSOLIDADO -> Informe “S” para listagem consolidada (com saldos da matriz e filiais que tenhasido lançadas em empresas separadas). Para isso deve-se antes consolidar os lançamentos antes(opções 4.1).

26

Page 27: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

SEPARA RELATÓRIO POR MÊS -> Informe “S” para que o sistema desmembre os balancentes pormês quando solicitado a impressão de vários meses. Dessa forma, será impresso um balancete paracada mês, caso contrario, será impresso em um só balancete, todos os meses selecionados.

SEPARA ATIVO-PASSIVO-DESPESA-RECEITA -> Informe “S” para listar o balancete com osgrupos por folha. Ex. Ativo na folha 0001, Passivo na folha 0002, etc.

IMPRIMIR SINAL (-) NO ATIVO/PASSIVO -> Informe “S” para a listagem do balancete com sinal (-)nas contas de natureza credora (Passivo e Receita ) e nas contas do Ativo e Despesas queestiverem com saldo estourado.O sistema assumirá sempre “S”. Dessa forma, a listagem do balancete apresentará o sinal (-) e aoinformar “N”, o sistema apresentará os valores entre parênteses para simbolizar que o saldo estáirregular. Ex.: Banco estourado em 500,00: será (500,00).

3.1.2 EMISSÃO BALANCETE POR CENTRO DE CUSTOS 3.1.3 EMISSÃO BALANCETE POR SETORES

Listagem do balancete de verificação conforme lançamentos efetuados por centro de Custo / Setores.

Todos os campos abaixo são os mesmos para Balancete por Centro de Custo e Setores.

Modelo de impressão:

BALANCETE POR C.DE CUSTO DE JANEIRO/2004 Contabi V.5.21 Brasil Informatica-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------C.DE CUSTO.: TOT.DEBITO.: TOT.CREDITO.: SALDO ATUAL: SALDO ANTER.:

*-CONTA-* * -DESCRICAO- * *SALDO ANTERIOR* *DEBITO* *CREDITO* * SALDO * MÊS-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DATA DO PROCESSAMENTO -> O sistema assumirá sempre essa data conforme a configuraçãoinformada nas opções 9.3.1 - Data a ser impressa nos relatórios.

MÊS INICIAL E FINAL -> Informe o período para listagem. Será listado um mês em cada página.

C.CUSTO/SETOR INICIAL E FINAL -> Informe os códigos inicial e final para emissão do balanceteparcial ou tecle ENTER para assumir todos os códigos.

CÓDIGO DA MOEDA -> Informe o código da moeda em que os valores serão totalizados. Para isso,deve-se recuperar o saldo em outra moeda nas opções 1.4.6 / 1.5.6.

SALDO ANTERIOR -> Informe “S” para listar o saldo anterior. Este valor estará compondo o saldoatual e “N” para não considerar o saldo anterior. O saldo atual será composto apenas pelomovimentação do mês.

CONSOLIDADO -> Informe “S” para listagem do saldos unificados de matriz e filiais que tenhamsido lançadas em empresas separadas. Para isso deve-se antes consolidar os lançamentos (opções4.1) e “N” : para listar apenas o balancete da matriz independente de ter efetuado a consolidação.

27

Page 28: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

RESUMO POR GRUPOS -> Informe “S” para demonstrar após cada centro de custo / setor umresumo dos contas totalizadas em seu grau 1.

TOTAIS A CADA GRUPO -> Informe “S” para totalizar cada grupo de contas analíticas e “N” paralistar somente as contas.

3.2.1. EMISSÃO RAZÃO NORMAL Listagem das contas contábeis e seus respectivos lançamentos. As contas que não possuíremlançamentos não serão listadas neste relatório.

DATA DE PROCESSAMENTO -> será preenchida conforme configuração nas opções 9.3.1 - Data aser impressa nos relatórios.

DATA INICIAL E FINAL -> Informe o período (dia e mês) para a listagem.

CÓDIGO INICIAL E FINAL -> o número sintético da conta (sem o dígito) para listagem parcial outecle ENTER para assumir todas as contas.

N.º FOLHA INICIAL -> o número a ser impresso na primeira folha do relatório para numeração depáginas.N.º FOLHA PARA COMEÇAR IMPRESSÃO -> Se a listagem for interrompida por queda de energia,travamento do computador ou problema na impressora, utilize esta opção para dar continuidade aorelatório do ponto onde o mesmo parou. Ao pedir a listagem novamente os campos deverão serpreenchido de forma idêntica à listagem anterior.

CÓDIGO DA MOEDA -> Informe o código da moeda em que os valores serão totalizados. Para isso,deve-se recuperar o saldo em outra moeda nas opções 1.2.8.2.

TOTAL DIÁRIO -> Informe “S” para totalizar os saldos por dia e “N” : para totalizar o mês ao final dalistagem do conteúdo da conta.

CONTRA-PARTIDA -> Informe “S” para incluir na listagem uma coluna com a contra-partida utilizadapara cada lançamento e “N” para a coluna da contra-partida não ser incluída no razão.

CONSOLIDADO -> Informe “S” para listagem do saldos unificados de matriz e filiais que tenhamsido lançadas em empresas separadas. Para isso deve-se antes consolidar os lançamentos (opções4.1) e “N” para listar apenas o razão da matriz independente de ter efetuado a consolidação.

TIPO ENCERRAMENTO -> Selecioneo tipo de encerramento a ser utilizado:

1> SEM ENCERRAMENTO - não incluir os lançamentos gerados no encerramento mensal.2> ENCERRAMENTO MENSAL - incluir os lançamentos gerados com o encerramento mensal. 3> ENCERRAMENTO ANUAL - incluir os lançamentos gerados com o encerramento anual.

SEPARA RELATÓRIO POR CONTAS -> Informe “S” para incluir quebra de página a cada conta, ouseja, cada conta será impressa em um nova página e “N” para as contas serem listadas numamesma página separadas por uma linha.

NÚMERO MÁXIMO DE PÁGINAS POR RAZÃO -> Informe o limite máximo de páginas por LivroRazão. Ex.: 500.

Neste exemplo o número máximo de páginas do Livro Razão será 0500. Quando o número da folhachegar a 0499, o sistema irá começar a numeração novamente abrindo um outro livro com página0002 (001 - Termo de Abertura, 0500 - Termo de Encerramento).

Nas opções 9.3.1. Config. Sistema, pode-se alterar o CONTADOR DE PÁGINAS DOS LIVROS:Sequencial “S”: após a folha 0499, viria a 0502, Sequencial “N”: após a folha 0499, viria a 0002

28

Page 29: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

3.2.2. RAZÃO POR CENTRO DE CUSTOS I3.2.4. RAZÃO POR SETORES I

Emissão do razão por Centro de Custos / Setor. Serão listadas todas as contas com movimentação que compõem cada Centro de Custo / Setor.

DATA INICIAL E FINAL -> Informe o período (dia e mês) para a listagem.

CÓDIGO INICIAL E FINAL -> Informe o código do centro de custos/setor inicial e final para listagemparcial ou tecle ENTER para assumir todas os códigos

N.º FOLHA INICIAL -> o número a ser impresso na primeira folha do relatório para numeração depáginas.

N.º FOLHA PARA COMEÇAR IMPRESSÃO -> a listagem for interrompida por queda de energia,travamento do computador ou problema na impressora, utilize esta opção para dar continuidade aorelatório do ponto onde o mesmo parou. Ao pedir a listagem novamente os campos deverão serpreenchido de forma idêntica à listagem anterior.

CÓDIGO DA MOEDA -> o código da moeda em que os valores serão totalizados. Para isso, deve-serecuperar o saldo em outra moeda nas opções 1.4.6. / 1.5.6.

TOTAL DIÁRIO -> Informe “S” para totalizar os saldos por dia e “N” : para totalizar o mês ao final dalistagem do conteúdo da conta.

CONTRA-PARTIDA -> Informe “S” para incluir na listagem uma coluna com a contra-partida utilizadapara cada lançamento e “N”: para a coluna da contra-partida não ser incluída no razão.

CONSOLIDADO -> Informe “S” para listagem do saldos unificados de matriz e filiais que tenhamsido lançadas em empresas separadas. Para isso deve-se antes consolidar os lançamentos (opções4.1). “N” : para listar apenas o razão da matriz independente de ter efetuado a consolidação.

3.2.3. RAZÃO POR CENTRO DE CUSTOS II3.2.5. RAZÃO POR SETORES II

Emissão do razão por Centro de Custos / Setor com possibilidade de filtrar também por contacontábil.

DATA INICIAL E FINAL -> Informe o período (dia e mês) para a listagem.

CÓDIGO INICIAL E FINAL -> Informe o código do centro de custos/setor inicial e final para listagemparcial ou tecle ENTER para assumir todas os códigos.

CONTA INICIAL E FINAL -> Informe o código sintético da conta (sem o dígito) inicial e final paralistagem parcial ou tecle ENTER para assumir todas as contas.

N.º FOLHA INICIAL -> o número a ser impresso na primeira folha do relatório para numeração depáginas.

N.º FOLHA PARA COMEÇAR IMPRESSÃO -> a listagem for interrompida por queda de energia,travamento do computador ou problema na impressora, utilize esta opção para dar continuidade aorelatório do ponto onde o mesmo parou. Ao pedir a listagem novamente os campos deverão serpreenchido de forma idêntica à listagem anterior.

29

Page 30: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

CÓDIGO DA MOEDA -> o código da moeda em que os valores serão totalizados. Para isso, deve-serecuperar o saldo em outra moeda nas opções 1.4.6. / 1.5.6.

TOTAL DIÁRIO -> Informe “S” para totalizar os saldos por dia e “N” para totalizar o mês ao final dalistagem do conteúdo da conta.

CONSOLIDADO -> Informe “S” para listagem do saldos unificados de matriz e filiais que tenhamsido lançadas em empresas separadas. Para isso deve-se antes consolidar os lançamentos (opções4.1). “N” : para listar apenas o razão da matriz independente de ter efetuado a consolidação.

3.3.1. POSIÇÃO DIÁRIA NORMAL

Listagem diária das contas por grupos analíticos.

DATA DE PROCESSAMENTO -> será preenchida conforme configuração nas opções 9.3.1 - Data aser impressa nos relatórios.

DIA INICIAL E FINAL -> Informe o dia inicial e final para a listagem.

GRUPO INICIAL E FINAL -> Informe o grupo inicial e final (código analítico) para a listagem.Exemplo: conta 1120100004-2. Ex.: 11201 como inicial e final: serão listadas todas as contas quecompões este grupo.SEPARA RELATÓRIO POR DIA -> Informe “S” para listar com quebra de página à cada dia. Ex. dia01 na folha 0001, dia 02 na folha 0002, etc e . “N” para listar os saldos das contas acumuladas entreo dia inicial e final.

3.3.2. POSIÇÃO MENSAL NORMAL

Listagem mensal das contas em formato de planilha por grupos analíticos.Este relatório é impresso em formulário de 132 colunas.

DATA DE PROCESSAMENTO -> será preenchida conforme configuração nas opções 9.3.1 - Data aser impressa nos relatórios.

MÊS INICIAL E FINAL -> Informe o mês inicial e final para a listagem. Este relatório deve serimpresso em até seis meses, pois cada mês é impresso em uma coluna (mais de 6 meses nãocaberia no relatório). Ex.: 01 a 06.

GRUPO INICIAL E FINAL -> Informe o grupo inicial e final (código analítico) para a listagem.Exemplo: conta 1120100004-2. Ex.: grupo 11201 como inicial e final: serão listadas todas as contasque compõem este grupo.

Obs.: apesar de pedir o relatório por código de grupo no mesmo será impresso apenas a descriçãode cada conta.

SEPARA RELATÓRIO GRUPO -> Informe “S” para listar com quebra de página à cada grupo.

Na coluna PERCENTUAL deste relatório, será informado quando cada conta representa no grupo,baseado em seus valores finais

3.3.3. POSIÇÃO MENSAL CENTRO DE CUSTOS 3.3.4. POSIÇÃO MENSAL SETORES

Listagem dos Centro de Custos / Setores por contas contábeis

30

Page 31: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

Serão listados os saldos dos centros de custos /setores e as contas que os compões com seusrespectivos saldos mês a mês

DATA DE PROCESSAMENTO -> O sistema assumirá data do último dia do mês selecionadopodendo ser alterada conforme a necessidade.

MÊS INICIAL E FINAL -> Informe o período inicial e final para a listagem.

CENTRO DE CUSTO/SETOR INICIAL E FINAL -> Informe o código inicial e final para listagemparcial ou tecle ENTER para listar todos os códigos

3.3.5 POSIÇÃO MENSAL CENTRO DE CUSTOS POR CONTA3.3.6 POSIÇÃO MENSAL SETORES POR CONTA

Listagem das contas por Centro de Custos e Setores.Serão listados os saldos das contas contábeis e os centro de custos/setores que as compõem comseus respectivos saldos mês a mês.

DATA DE PROCESSAMENTO -> O sistema assumirá data do último dia do mês selecionadopodendo ser alterada conforme a necessidade.

MÊS INICIAL E FINAL -> Informe o período inicial e final para a listagem.

CONTA INICIAL E FINAL -> Informe o código sintético da conta contábil (sem o dígito) inicial e finalpara emissão parcial ou tecle ENTER para todas as contas.

4. ENC./ TRANSF. / FILIAL

Neste tópico serão efetuados os procedimentos de encerramento do exercício, transferência do saldoe manutenção dos saldos de matriz e filiais.

4.1 CONSOLIDAÇÃO

Esta opção é utilizada para unificar saldos de matriz e filiais que tenham sido escrituradas emempresas separadas, gerando assim informações sobre cada empresa do grupo individualmente etotalizados na matriz.

CONSOLIDA ATÉ O MES -> Informe o mês até o qual o saldo deve ser consolidado. Seráconsiderado o saldo anterior até o mês informado.

MATRIZ -> sistema assumirá o nome da matriz a ser consolidada, conforme seleção da empresa nãopodendo ser alterado.

4.2. ENCERRAMENTO MENSAL 4.3. ENCERRAMENTO ANUAL

31

Page 32: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

Esta opção é utilizada para gerar os lançamentos de zeramento das contas de Receita e Despesautilizando como contra partida a conta Resultado do Exercício.

Para encerramento mensal, basta selecionar o mês a ser encerrado e executar esta opção.Para encerramento anual, selecione o mês de Dezembro. Mesmo executando o encerramento, tanto mensal como anual, e xiste a opção de consultar desaldos e emitir listagens com os valores apurados a ntes do encerramento.

DATA DO LANÇAMENTO -> É a data com que os lançamentos de encerramento serão cadastrados.Para encerramento mensal, o sistema assumirá sempre a data do último dia do mês selecionado,podendo ser alterado conforme a necessidade. Para encerramento anual, o sistema assumirásempre a data de 31/12 do ano selecionado.

HISTÓRICO PADRÃO -> É o histórico com que os lançamentos de encerramento serão cadastrados.O sistema assumirá o histórico: TRANSFERENCIA PARA APURACAO DE RESULTADO, porém omesmo pode ser alterado se necessário.

CONTA DE RESULTADO -> a conta de resultado do exercício (normalmente conta do PatrimônioLíquido) para que o sistema possa gerar os lançamentos de encerramento em contra-partida com ascontas de receita e despesas.CÓDIGO MOEDA -> Informe o código da moeda em que os valores estão totalizados se for diferentede real. Para isso, deve-se antes recuperar o saldo em outra moeda nas opções 1.2.8.2.

ENCERRAR ARQUIVO CONSOLIDADO -> Informe “S” para encerrar o saldo unificado de matriz efilial e gerar os lançamentos na matriz e “N”: encerrar apenas o saldo da empresa selecionada,sendo que o mesmo procedimento deverá ser efetuado nas filiais.

4.4. TRANSFERÊNCIA EXERCÍCIO

Esta opção é utilizada para levar ao exercício seguinte os saldos das contas do exercício atual. Paraefetuar a transferência de exercício, o mês de dezembro deverá estar selecionado.

EXERCÍCIO ATUAL -> O sistema traz automaticamente o exercício atual de acordo com o anoselecionado. EXERCÍCIO DESTINO -> O sistema traz automaticamente o exercício seguinte baseando-se no anoinformado no campo anterior.

EMPRESA INICIAL E FINAL -> Informe o número de empresa inicial e final para transferir os saldosde várias empresas ao mesmo tempo. Para transferir apenas a empresa selecionada tecle ENTERnos dois campos.

TIPO DE ENCERRAMENTO A UTILIZAR -> Informe qual o tipo de encerramento que foi efetuado:1> ENCERRAMENTO MENSAL 2> ENCERRAMENTO ANUAL

ZERA DESPESAS/RECEITAS -> Informe “S” para levar ao exercício seguinte os saldos deDespesas e Receitas zerados mesmo que o encerramento não tenha sido efetuado.

4.5. BLOQUEAR ARQ. DE LANÇAMENTOS

Esta opção é utilizada para bloquear o acesso de usuários a um movimento encerrado e só estádisponível para usuário SUPERVISOR e/ou EQUIVALENTE AO SUPERVISOR.

CONFIRMA O TRAVAMENTO <S/N>..:

32

Page 33: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

Informe “S” para que os lançamentos do mês selecionado sejam bloqueados e apenas o usuárioSUPERVISOR ou aqueles que tenham EQUIVALÊNCIA AO SUPERVISOR consegam cadastrar,alterar ou excluir lançamentos e “N” para que os lançamentos do mês selecionado continuemsujeitos à alteração, consulta e exclusão.

Com esta opção ativa se algum usuário comum tentar cadastrar, alterar ou excluir lançamentosaparecerá a seguinte mensagem:

ATENCAO, O MOVIMENTO DESTE MES JA FOI ENCERRADO !!!

4.6. DESBLOQUEAR ARQ. DE LANCAMENTOS

Esta opção é utilizada para desbloquear o arquivo de lançamentos que eventualmente tenha sidobloqueado na opção anterior e só está disponível para usuário SUPERVISOR e/ou EQUIVALENTEAO SUPERVISOR.

CONFIRMA O DESTRAVAMENTO <S/N>..:N

Informe “S” para que os lançamentos fiquem disponíveis para alteração, consulta e exclusão e “N”para continuar bloqueados.

5. BALAN./DEMONS./GRAF.

Neste tópico poderão ser montados / listados outros relatórios para apuração como Demonstração deResultados, Balanço Patrimonial, Análise de Balanço, etc.

5.1. MANUT. TÓPICOS

Esta opção é o primeiro passo necessário para a Montagem da demonstração de resultadossintética.

O tópico é o título do relatório ou demonstração a ser montada nas opções 5.2.1.

Exemplos:Tópico 1 - * Demonstração de Resultado do Exercício *Tópico 2 - * Demonstração de Lucros / Prejuízos *Tópico 3 - * Apuração de Impostos

5.2. DEMONSTRAÇÕES

O sistema emite a demonstração de resultados em dois formatos:

opções 5.2.9 - ANALÍTICA: demonstração onde constam todas as contas de receita e despesas commovimentação.Este relatório não requer nenhum procedimento para acumular valores. Os saldos serão listadosigualmente às apurações de balancete, razão, diário, etc.

Opção 5.2.8 - SINTÉTICA: personalisar a demonstração. Será criada à partir de uma montagem degrupos e contas para tornar o relatório menor e menos detalhado que o analítico.

Os procedimentos a serem seguidos para esta montagem são:

- cadastrar tópicos: opções 5.1.

33

Page 34: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

- cadastrar chaves para os tópicos e associar contas ou valores: opções 5.2.1.- atualizar a demonstração: opções 5.2.5.- executar a montagem automática: opções 5.2.7.- listar demonstração: 5.2.8.

Cada uma destas etapas será explicada a seguir.

5.2.1. MANUTENÇÃO DA DEMONSTRAÇÃO

Esta opção é utilizada para criar os itens que irão compor uma Demonstração de resultados. Paracada item serão associados parâmetros que permitirão ao sistema buscar valores do que já apuradoanteriormente ou para inserir valores manualmente.

TÓPICO -> É o título da demonstração a ser montada. Informe o código cadastrado nas opções 5.1.

CHAVE -> É cada linha que irá compor o relatório. O sistema traz este número sequencial, podendoser alterado conforme a necessidade. Este número não aparecerá no relatório somente a descriçãoda chave.

Após informar o número da chave será aberto um campo para digitar a descrição da mesma:

Exemplos:

(+) RECEITA BRUTA DE VENDAS(+) PRESTACAO DE SERVICOS(+) OUTRAS RECEITAS(=) RECEITA BRUTA OPERACIONAL(-) COFINS(-) PIS(=) RECEITA LIQUIDA

FUNÇÃO -> Trata-se de fórmulas elaboradas pela Brasil Informática para determinados cálculoscomo por exemplo chaves de apuração de impostos e valores absolutos.

Exemplo: Mesmo que o valor da chave seja negativo, a função ABS(XCHVVAL) informada nestecampo, serviria para o sistema tratá-lo como valor absoluto (sem sinal).

Obs.: Caso seja necessário elaborar alguma fórmula específica solicite à Brasil Informática. Naaquisição do sistema será fornecido também um arquivo modelo de demonstração de resultados comas respectivas fórmulas que pode servir de padrão para montagem de outros relatórios.

34

Page 35: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

INFORMADO, SALDO ANTERIOR E TOTAL DA CHAVE -> Estes campos são totalizadores, nãodevem ser preenchidos, pois trará o resultado lançado nas entradas na tela inferior, quandoexecutadas as opções 5.2.5

IMPRIME S/ VALOR -> Informe “S” para listar as chaves, independente de ter ou não valor e “N”para listar somente as chaves com movimentação.

ENTRADAS:

TIPO -> Refere-se ao tipo de busca que o sistema deverá utilizar para acumular a Demonstração:

[1] para buscar os valores no plano de contas. O cursor pulará para os campos INICIAL/FINAL parainformar a sequência de contas contábeis que acumulará a entrada.[2] para buscar os valores nos lançamentos contábeis. O cursor pulará para os camposINICIAL/FINAL para informar a sequência de lançamentos que acumulará a entrada[3] para buscar valores de outras chaves da própria Demonstração. O cursor pulará para os camposINICIAL/FINAL para informar a sequência de chaves já cadastradas cujos resultados acumulará aentrada. [4] para que o sistema abra o campo para informar os valores. O cursor pulará para o campoVLR.ENTRADA para informar os valores manualmente.

Se a inserção de valores for manual, atenção ao utilizar as opções 5.2.4 Zeramento, pois quandoexecutado os valores deverão ser lançados novamente.

O mais prudente é utilizar as opções 1,2 ou 3 nas entradas. Desta forma o zeramento e atualizaçãoda demonstração poderão ser efetuados sempre que necessário sem perder os cadastros

ENTRADA -> Numeração automática das linhas que vão compor o total da chave.

TÓPICO -> Só estará ativo se no campo TIPO for informado 3, possibilitando utilizar uma chave dealgum outro relatório diferente do atual.

INICIAL/FINAL -> Preencha o campo conforme resposta na coluna TIPO: se foi informado 1: informeas contas contábeis (sem o dígito) para compor esta entrada. Podem ser informadas contas dequalquer grau. Se foi informado 2: informe os lançamentos para compor entrada. Se informado tipo 3e o Tópico: informe a chave da DRE anteriormente cadastrada para compor a entrada. Este tiponormalmente é utilizado para chaves totalizadoras.

O saldo das contas ou lançamentos informadas na entrada serão totalizados no campo VLR.ENTRADA quando executada a opção 5.2.5. Atualização.

OPERAÇÃO (+-/*) -> sinal a ser utilizado entre as entradas. Para as chaves não totalizadoras utilizesempre o sinal de +. Ex.:

Exemplo chave de despesa:

TOPICO...:00001-* DEMONST.DO RESULTADO DO EXERCICIO * CHAVE....:00034-(-) DESP.TRIBUTARIAS FUNCAO...:ABS(XCHVVAL) INFORMADO: 0,0000 SLD.ANT..: 0,0000 TT.CHAVE.: 0,0000 IMPRIME CHAVE SEM VALOR <S/N>: --------------------------------------------------------------------------------------------------TIPO ¦ENTRADA ¦TOPICO ¦INICIAL¦ FINAL ¦OPER.(+-*/ )¦ VLR.ENTRADA --------+------------+-----------+---------+---------+--------------+------------------------- 1 ¦ 000038 ¦ 00001 ¦08403-1¦08407-3¦ + ¦ 0,00 1 ¦ 000039 ¦ 00001 ¦08409-4¦08412-2¦ + ¦ 0,00-------------------------------------------------------------------------------------------------

35

Page 36: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

Exemplo chave de receita

TOPICO...:00001-* DEMONST.DO RESULTADO DO EXERCICIO * CHAVE....:00002-(+) RECEITA BRUTA DAS VENDAS FUNCAO...:ABS(XCHVVAL) INFORMADO: 0,0000 SLD.ANT..: 0,0000 TT.CHAVE.: 000,0000 IMPRIME CHAVE SEM VALOR <S/N>:N -------------------------------------------------------------------------------------------------- TIPO ¦ENTRADA ¦TOPICO ¦INICIAL¦ FINAL ¦OPER.(+-*/) ¦ VLR.ENTRADA --------+------------+-----------+---------+--------+--------------+-------------------------- 1 ¦ 000001 ¦ 00001 ¦09004-6¦09004-6¦ + ¦ 0,00 1 ¦ 000002 ¦ 00001 ¦09006-7¦09008-8¦ + ¦ 0,00 1 ¦ 000003 ¦ 00001 ¦09032-4¦09032-4¦ + ¦ 0,00 -------------------------------------------------------------------------------------------------

Os demais sinais, deverão ser utilizados nas chaves totalizadoras ou em casos específicos, conformea necessidade.

Ex.: A chave totalizadora de uma receita menos impostos:* Receita (+) menos a dedução de impostos (-) resultará no valor liquido.

TOPICO...:00001-* DEMONST.DO RESULTADO DO EXERCICIO * CHAVE....:00010-(=) RECEITA OPERACIONAL LIQUIDA FUNCAO...: INFORMADO: 0,0000 SLD.ANT..: 0,0000 TT.CHAVE.: 0,0000 IMPRIME CHAVE SEM VALOR <S/N>: --------------------------------------------------------------------------------------------------TIPO ¦ENTRADA ¦TOPICO ¦INICIAL¦ FINAL ¦OPER.(+-*/) ¦ VLR.ENTRADA--------+------------+-----------+--------+---------+-----------+----------------------------- 3 ¦ 000001 ¦ 00001 ¦ 00004 ¦ 00004 ¦ + ¦ 0,00 (chave das receitas) 3 ¦ 000002 ¦ 00001 ¦ 00005 ¦ 00009 ¦ - ¦ 0,00 (chave dos impostos)--------------------------------------------------------------------------------------------------

VALOR ENTRADA -> informado no campo TIPO: 1,2 ou 3 este campo ficará zerado até que sejaexecutada as opções 5.2.5. Atualização. Caso seja 4 o campo abrirá para informar valoresmanualmente.

Legenda:

[INS] INCLUI ENTR -> para inserir uma entrada na chave informada. Pressione a tecla “INSERT” ou“INS”

[ENTER] ALT ENTR -> para alterar uma entrada já informada, basta posicionar o cursor (com assetas) na entrada desejada e tecle [Enter].

[DEL] DEL ENTR -> para excluir uma entrada, posicione o cursor (com as setas) sobre a entrada aexcluir e pressione a tecla “DEL” ou “DELETE” .

[CTRL+INS] INS ENTR-> para inserir uma entrada entre outras já cadastradas. Posicione o cursor(com as setas) na linha em que deseja inserir a nova entrada e tecle CRTL+INS

[1] CHAVE POSTERIOR -> consultar as chaves seguintes.

[2] CHAVE ANTERIOR -> para consultar as chaves anteriores.

[3] ALTERAR CHAVE -> para alterar o cabeçalho da chave corrente.

36

Page 37: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

[4] EXCLUIR CHAVE -> excluir as chaves. Selecione a chave a ser excluída e tecle 4, em seguida osistema apresentará uma mensagem no rodapé pedindo para confirmar ou cancelar a exclusão damesma [ALT+F5] CONS.PLANO -> consultar saldos do plano de contas sem deixar a tela de cadastro.

[ALF+F6] CONS.DEMONSTR.-> para consultar chaves da demonstração corrente. [ALT+F7] CONS. LCTOS -> consultar os lançamentos contábeis sem deixar a tela de cadastro.

5.2.2. INSERÇÃO DE CHAVES

Esta opção possibilita inserir chaves entre outras já cadastradas na Demonstração. Para isso informeo código do tópico e a chave onde devem ser inseridos os registros.

CÓDIGO TÓPICO -> Informe o código do tópico onde deverão ser inseridas as chaves.

INSERIR REGISTRO ANTES DA CHAVE N.º -> Informe o número da chave que servirá de basepara a criação das novas chaves, que serão inseridas antes deste número.

QUANTIDADE DE REGISTRO A SER INSERIDOS -> Informe a quantidade de chaves em branco aserem criadas neste intervalo.

5.2.3. LISTAGEM DE CONFERÊNCIA

Listagem para conferir o cadastro das chaves.

DATA DO PROCESSAMENTO -> sistema traz último dia do mês selecionado, podendo ser alteradoconforme a necessidade.

NÚMERO DO TÓPICO ->Informe o número do tópico a ser listado.

CHAVE INICIAL E FINAL -> Informe o intervalo de chaves para emissão parcial ou tecle ENTER paraassumir todas.

[1] ANALÍTICO -> listagem completa com as chaves, entradas e saldos.[2] SINTÉTICO -> listagem reduzida com as chaves e seus saldos.

5.2.4. ZERAMENTO DA DEMONSTRAÇÃO

Esta opção será utilizada para zerar os valores das chaves e entradas da Demonstração. Esta opçãonão irá alterar o cadastro das chaves e sua entradas. Não utilize esta opção se a demonstração utilizar t ipo 4 nas entradas das chaves.

DATA INICIAL E FINAL -> Informe o período para o zeramento das chaves da Demonstração.

TÓPICO -> Informe o número do tópico em chaves deverão ser zeradas.

CHAVE INICIAL E FINAL -> Informe o intervalo de chaves para zeramento parcial ou tecle ENTERpara assumir todas.

SOMENTE CHAVES C/ENTRADA -> “S” : zerar apenas as chaves que contenham entradas e “N”para zerar todas

37

Page 38: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

5.2.5. ATUALIZAÇÃO DA DEMONSTRAÇÃO

Esta opção será utilizada para calcular os valores conforme as entradas informadas em cada chave.

Ao cadastrar ou alterar alguma chave / entrada de qualquer demonstração, obrigatoriamente ademonstração deverá ser atualizada seguida das opções 5.2.7 “Montagem automática” , para queo sistema considere as respectivas mudanças.

Obs.: A atualização deve ser feita também quando for efetuado o zeramento para totalizar asentradas.

MES INICIAL/FINAL -> Informe o período para atualização.

TOPICO INICIAL/FINAL -> Informe o intervalo de tópicos para atualizar um ou todos os relatóriocscadastrados.

CHAVE INICIAL/FINAL -> Informe o intervalo de chaves para emissão parcial ou tecle ENTER paraassumir todas.

CODIGO DA MOEDA -> Informe o código da moeda em que os valores serão totalizados. Para isso,deve-se recuperar o saldo em outra moeda nas opções 1.2.8.2.

CONSOLIDADO<S/N>-> Informe “S” para atualização dos saldos unificados de matriz e filiais quetenham sido lançadas em empresas separadas. Para isso deve-se antes consolidar os lançamentos(opções 4.1) e “N” : para atualizar apenas a demonstração da matriz independente de ter efetuado aconsolidação. TRIMESTRAL<S/N>-> Informe “S” para acumular valores do trimestre, conforme período informadoe “N” para considerar apenas o período selecionado.

SALDO ANTERIOR <S/N-> Informe “S” para considerar saldo anterior trazendo o saldo acumulado.Se na opção anterior a resposta por “S” este será preenchido automático. “N”: irá considerar apenasa movimentação do período selecionado.

5.2.6. MONT. DE RELATÓRIO

Após executar as opções 5.2.7 Montagem automática serão criados os campos do relatóriocodificados com funções de programação, podendo ser alterados apenas se houver conhecimentopara isto.

5.2.7. MONTAGEM AUTOMÁTICA

Sempre que for cadastrada ou alterada alguma chave/entrada está opção deverá ser efetuada após aatualização.

TÓPICO -> Informe o código da demonstração.

TIPO DE RELATÓRIO -> Selecione o tipo de relatório a ser gerado. Cada um especifica a aparênciado relatório a ser impresso.

[1] Demonstração Normal[2] Apuração de Impostos[3] Quadro comparativo

CÓDIGO DA MOEDA -> Infome o código da moeda em que os valores serão totalizados. Para isso,deve-se recuperar o saldo em outra moeda nas opções 1.2.8.2.

38

Page 39: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

CHAVE INICIAL/FINAL -> Informe o intervalo de chaves para montagem parcial ou tecle ENTERpara assumir todas.

5.2.8. DEMONST. SINTÉTICA

Trata-se da listagem da demonstração montada através das opções anteriores.

DATA DE PROCESSAMENTO -> Será preenchida conforme configuração nas opções 9.3.1 - Data aser impressa nos relatórios.

MÊS INICIAL/FINAL -> Informe o período para listagem.

FOLHA INICIAL -> Informe o número a ser impresso na primeira folha do relatório para numeraçãode páginas, quando o mesmo for compor o Livro Diário.

VIAS -> Informe a quantidade de cópias a serem impressas.

CÓDIGO DO RELATÓRIO -> Informe o código do tópico para o qual foi feita a montagem automáticae atualização.

CÓDIGO DA MOEDA -> Informe o código da moeda em que os valores serão totalizados. Para isso,deve-se recuperar o saldo em outra moeda nas opções 1.2.8.2 e atualizar a demonstração em outramoeda.

QUOTAS -> Informe a quantidade de sócios para que o sistema faça a distribuição do lucro/prejuízopor quota / ação.

NÚMERO DE CASAS DECIMAIS -> Informe a quantidade de casas decimais com que os valoressairão no relatório.

5.2.9. DEMONSTRAÇÃO ANALÍTICA

DATA DE PROCESSAMENTO -> Será preenchida conforme configuração nas opções 9.3.1 - Data aser impressa nos relatórios.

MÊS INICIAL/FINAL -> Informe o período para listagem.

FOLHA INICIAL -> Informe o número a ser impresso na primeira folha do relatório para numeraçãode páginas, quando o mesmo for compor o Livro Diário.

SALDO ANTERIOR <S/N> -> Informe “S” para considerar saldo anterior trazendo o saldo acumuladoe “N” para considerar apenas a movimentação do período selecionado.

CONSOLIDADO <S/N> -> Informe “S” para listar os saldos unificados de matriz e filiais que tenhamsido lançadas em empresas separadas. Para isso deve-se antes consolidar os lançamentos (opções4.1) e atualizar a demonstração como consolidado e “N” : para listar apenas a demonstração damatriz independente de ter efetuado a consolidação.

CÓDIGO DA MOEDA -> Informe o código da moeda em que os valores serão totalizados. Para isso,deve-se recuperar o saldo em outra moeda nas opções 1.2.8.2 e atualizar a demonstração em outramoeda.

VIAS -> Informe a quantidade de cópias a serem impressas.

5.3. BALANÇO DE ABERTURA

39

Page 40: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

Listagem do balanço de abertura, com saldos iniciais das contas no exercício corrente.

DATA DO PROCESSAMENTO -> O sistema assumirá sempre o último dia do mês selecionado,podendo ser alterado, se necessário.

DATA DE ABERTURA -> Informe a data de abertura do Balanço. Esta data será impressa nocabeçalho do relatório.

N.º DA FOLHA -> Informe o número a ser impresso na primeira folha do balanço para numeração depáginas, quando o mesmo for compor o Livro Diário.

NÚMERO DE VIAS -> Informe a quantidade de cópias a serem impressas.

[1]SINTÉTICO [2]ANALÍTICO -> [1] para listar o balanço resumido contendo apenas as contastotalizadoras (do grau 1 ao 4). [2] para listar o balanço com todas as contas dos graus 1 ao 5.

ENCERRAMENTO -> esta opção tem preenchimento automático. Por ser balanço de abertura, serásempre SEM ENCERRAMENTO.

GRUPOS ANALÍTICOS -> Se na opção anterior for informando “1”, pode-se especificar quais gruposde contas serão exceção à regra. Ou seja, só imprimirá contas de grau 1 à 4, porém dos gruposrelacionados nesta opção serão impressas as contas de grau 1 à 5.

GRUPOS SINTÉTICOS -> Se na opção anterior for informado “2”, pode-se especificar quais gruposde contas serão exceção à regra. Ou seja, imprimirá todas as contas em todos os graus, porém dosgrupos informados nesta opção serão impressas as contas de grau 1 à 4.

Para listar o balanço totalmente analítico tecle ENTER nos campos nomeados como GRUPOSSINTÉTICOS.

CÓDIGO DA MOEDA -> Informe o código da moeda em que os valores serão totalizados. Para isso,deve-se recuperar o saldo em outra moeda nas opções 1.2.8.2.

CONSOLIDADO-> Informe “S” para listar os saldos unificados de matriz e filiais que tenham sidolançadas em empresas separadas. Para isso deve-se antes consolidar os lançamentos (opções 4.1)e “N” : para listar apenas o balanço da matriz independente de ter efetuado a consolidação.

IMPR. N.º. PÁGINA <S/N> -> Informe “S”: para listar o número da página no balanço e “N” : não listaro número da página no balanço.

5.4. ANÁLISE DE BALANÇO

Através de uma associação de contas do plano, chaves da demonstração de resultados ou valores àfórmulas internas do sistema, obtém-se a análise de balanço nos relatórios: RELATORIOANALITICO, QUADRO COMPARATIVO, ANALISE HORIZONTAL.

5.4.1. DEFINIÇÃO DE CONTAS

Para obter a análise de balanço informe neste quadro as contas ou chaves da demonstração deresultados sintética (dependendo do item) para obtenção dos relatórios da análise de balanço

40

Page 41: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

[1]PROXIMA -> Para ir para 2a. tela

[2]TELA ANTERIOR -> Para voltar à 1a. tela

[3]ALTERAR -> para inserir / alterar contas e chaves. Quando solicitada esta opção para cada itemda tela aparecerá a lengenda: [1] PLANO: para associar uma conta do planto de contas; [2]DEMONSTRAÇÃO: para associar uma chave da demonstração sintética. Neste caso será solicitadoprimeiro o tópico da demonstração e depois a chave correspondente.[4]FINALIZAR -> para sair do menu

5.4.2. VALOR DAS CONTAS

Esta opção pode ser utilizada como alternativa, caso por algum motivo, não sejam definidas ascontas nas opções acima (5.4.1). Pode-se também mesclar parte da Análise com contas (opções 5.4.1.) e parte com valores (opções5.4.2.), observando para não fazer as duas opções para a mesma conta pois erros no cálculopoderão ser gerados.

ANO ->Informe o ano em que os valores serão inseridos e tecle [3] para inserir / alterar valores paraos itens da tela.

41

Page 42: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

42

Page 43: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

5.4.3. FÓRMULAS

As fórmulas estão gravadas em arquivos fornecidos pela Brasil e são responsáveis pela apuração dasituação econômica-financeira da empresa. As fórmulas cadastradas são:

0001 CAPITAL DE GIRO 0002 CAPITAL CIRCULANTE LIQUIDO0003 CAP. GIRO PROPRIO A L. PRAZO0004 LIQUIDEZ GERAL0005 LIQUIDEZ CORRENTE0006 LIQUIDEZ SECA0007 LIQUIDEZ IMEDIATA0008 GRAU DE DESC. DE DUPLICATAS0009 REL PAT. LIQUIDO-ATIVO TOTAL0010 REL EXIG. TOTAL-ATIVO TOTAL0011 REL PAT. LIQUIDO-PASS CIRC.0012 REL PAT. LIQUIDO - EXIG. TOTAL0013 REL ATV CIRCULANTE-ATIVO TOTAL0014 REL ATV REAL L.PRAZO-ATV TOTAL0015 REL ATV PERMANENTE-ATIVO TOTAL0016 REL ATV PERMANENTE-PAT. LIQ.0017 REL CAP.GIRO PROPRIO-ATV CIRC.0018 REL LUC LIQUIDO-CAP NOMINAL0019 REL LUC LIQUIDO-PAT. LIQUIDO0020 REL LUC LIQUIDO-ATIVO TOTAL

0021 REL LUC LIQUIDO-REC OPER LIQ.0022 REL DESPESAS - LUCRO LIQUIDO0023 REL DESPESAS - LUCRO BRUTO0024 REL CUSTOS-REC. OPER. LIQUIDA0025 REL LUCRO BRUTO-REC. OPER. LIQ0026 REL LUCRO OPERACIONAL-PAT. LIQ0027 REL LUC. OPER. - ATIVO TOTAL0028 REL LUC OPER. -REC OPER LIQ.0029 REL ATV TOTAL - EXIG TOTAL0030 REL EXIG TOTAL - PAT. LIQ.0031 REL CAP. PERMANENTE-EXIG TOTAL0032 REL ESTOQUE - EXIGIVEL TOTAL0033 ROTACAO DO ATIVO TOTAL0034 REL REC OPER BRUTA-PAT LIQUIDO0035 ROTACAO DO ATIVO FIXO0036 ROTACAO DO ESTOQUE0037 GRAU DE ENDIVIDAMENTO C. PRAZO0038 GRAU DE ENDIVIDAMENTO GERAL0039 ENDIVIDAMENTO C. PRAZO0040 ENDIVIDAMENTO GERAL

Esta opção é apenas para consulta das fórmulas. As mesmas não podem ser alteradas.

5.4.4. RELATÓRIO ANALÍTICO

Listagem com a análise descritiva do balanço com base nos textos das fórmulas de cálculo

5.4.5. QUADRO COMPARATIVO

Listagem da comparação entre os valores dos indicadores das fórmulas do ano corrente e o anoanterior.

5.4.6. HORIZONTAL E VERTICAL

Listagem da estrutura financeira da empresa entre o ano corrente e o ano anterior.

5.5. EMISSÃO DO BALANÇO

Listagem do Balanço Patrimonial, acumulando saldo inicial e movimento.

DATA DO PROCESSAMENTO -> O sistema assumirá sempre o último dia do mês selecionado,podendo ser alterado, se necessário.

N.º DA FOLHA -> Informe o número a ser impresso na primeira folha do balanço para numeração depáginas, quando o mesmo for compor o Livro Diário.

NÚMERO DE VIAS -> Informe a quantidade de cópias a serem impressas.

43

Page 44: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

[1]SINTÉTICO [2]ANALÍTICO -> [1] para listar o balanço resumido contendo apenas as contastotalizadoras (do grau 1 ao 4). [2] para listar o balanço com todas as contas dos graus 1 ao 5.

ENCERRAMENTO -> Selecione o tipo de encerramento: mensal ou anual. Caso o encerramento nãotenha sido efetuado selecione qualquer uma destas opções e abaixo informe a conta de Resultadopara simulação do balanço encerrado.

GRUPOS ANALÍTICOS -> Se na opção anterior for informando “1”, pode-se especificar quais gruposde contas serão exceção à regra. Ou seja, só imprimirá contas de grau 1 à 4, porém dos gruposrelacionados nesta opção serão impressas as contas de grau 1 à 5.

GRUPOS SINTÉTICOS -> Se na opção anterior for informado “2”, pode-se especificar quais gruposde contas serão exceção à regra. Ou seja, imprimirá todas as contas em todos os graus, porém dosgrupos informados nesta opção serão impressas as contas de grau 1 à 4.

Para listar o balanço totalmente analítico tecle ENTER nos campos nomeados como GRUPOSSINTÉTICOS.

CONTA DE RESULTADO -> Informe a conta de resultado do exercício (normalmente conta doPatrimônio Líquido). Esta informação não criará nenhum lançamento, nem encerrará o balanço.Trata-se de balanço simulado. Caso o encerramento tenha sido efetuado o cursor não parará nestecampo.

CÓDIGO DA MOEDA -> Informe o código da moeda em que os valores serão totalizados. Para isso,deve-se recuperar o saldo em outra moeda nas opções 1.2.8.2.

SALDO ANTERIOR <S/N> -> Informe “S”: considerar saldo anterior trazendo o saldo acumulado e“N”: irá considerar apenas a movimentação do exercício.

CONSOLIDADO-> Informe “S” para listar os saldos unificados de matriz e filiais que tenham sidolançadas em empresas separadas. Para isso deve-se antes consolidar os lançamentos (opções 4.1)e “N” : para listar apenas o balanço da matriz independente de ter efetuado a consolidação.

IMPR. N.º. PÁGINA <S/N> -> Informe “S” para listar o número da página no balanço. “N” e não listaro número da página no balanço.

5.6. EMISSÃO DOS DARF’S

Emissão de darf’s (no formulário da Receita Federal). Pode ser utilizada para listar resultado dademonstração de resultados bem como outros DARF’S não apurados pelo sistema.

EMPRESA INICIAL E FINAL -> Informe o código da empresa para emissão do DARF. Para listarapenas da empresa selecionada tecle ENTER nos dois campos.

PERÍODO DE APURAÇÃO -> Informe a data referente ao período de apuração.

CÓDIGO DA RECEITA -> Informe o código da receita do DARF respectivo ao imposto a serrecolhido. Consulte a tabela da receita referente a cada imposto.

VENCIMENTO -> Informe a data do vencimento do DARF.

OUTROS DARFS -> Informe “S” para listar darf’s não apurados pelo sistema. O cursor iráautomaticamente para o campo “VALOR” e “N” para imprimir impostos calculados pelademonstração de resultados. O cursor irá automaticamente para o campo de “NÚMERO DOTÓPICO” para selecionar o relatório onde o imposto foi calculado.

VALOR -> Informe o valor a ser impresso no darf.

44

Page 45: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

NUMERO DO TÓPICO -> Informe o tópico da demonstração de resultados sintética correspondentea apuração de impostos. Ao informar o código do tópico, o sistema irá pedir o código da chave onde osistema deverá buscar o valor do DARF.

Caso não seja informado o código do Tópico, o sistema irá emitir somente o cabeçalho do DARF.

NUMERO DA CHAVE -> Informe o número da chave em que se encontra o valor apurado paraemissão do DARF.

(%) MULTA / (%) JUROS -> Informe os percentuais de multa e juros para adicionar ao valor doDARF, se houver.

EMITIR DARF FORM. BRANCO -> Informe “S” para imprimir o darf desenhado em formuláriocontínuo e “N” para imprimir no formulário pré-impresso da receita federal.

TIPO 1-IMPRIMIR/ATUALIZAR DCTF / 2-ATUALIZAR DCTF -> O sistema está integrado com omódulo DCTF da Brasil utilizado para alimentar o programa DCTF da receita federal. Informe “1”para imprimir o darf e acumular DCTF e “2” somente para atualizar o módulo DCTF sem imprimir odarf.

5.7. COMPARATIVO DE MOEDAS

Listagem com a comparação das contas de receita, despesa e compras em reais e em outra moeda.

Obs.: esta opção é utilizada em conjunto com a definição das contas da Análise de Balanço (opção5.4.1 e 5.4.2)

Para os relatórios informe o mês inicial e final.

6. TERMOS DE ABERTURA E ENCERRAMENTO Listagem dos termos de abertura e encerramento dos livros Diário e Razão.

N.º DA FOLHA INICIAL -> Informe o número de página a ser impresso no Termo de Abertura.

N.º FOLHA FINAL -> Informe o número da folha a ser impressa no Termo de Encerramento.

COPIADOR N.º -> Informe o número do livro a que se referem os termos.

J-JUNTA/C-CARTÓRIO -> Informe o tipo de registro do Contrato Social: Junta Comercial ou Cartório.

DATA DO TERMO DE ABERTURA -> O sistema assume automaticamente o município de cadastroda empresa e o primeiro dia do exercício, podendo ser alterado conforme a necessidade. Ex.: SAOPAULO, 01 DE JANEIRO DE 2003.

DATA DO TERMO DE ENCERRAMENTO -> O sistema assume automaticamente o município decadastro da empresa e o último dia do exercício, podendo ser alterado conforme a necessidade. Ex.:SAO PAULO, 31 DE DEZEMBRO DE 2003

1>DIARIO 2>RAZAO -> Informe [1] para Livro Diário: nos termos será citado como LIVRO DIÁRIO e[2] para Livro Razão. Nos termos será citado como LIVRO RAZÃO.

CARTORIO/JUCESP -> O sistema assume este campo conforme o que foi informado no campo tipodo registro acima citado, podendo ser alterado conforme a necessidade.

45

Page 46: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

7. SELEÇÃO MÊS DE MOVIMENTO

Estão opção é utilizada para acessar o arquivo do mês e ano para escrituração. No caso delançamento por lote anual, esta opção será utilizada para trocar o ano, independente do mêsinformado.

Esta opção também pode ser acessada pela tecla F8.

8. CÓDIGO DE EMPRESA

Esta opção é utilizada para selecionar a empresa a ser escriturada, previamente cadastrada nasopções 1.1.1.

Esta opção também pode ser acessada pela tecla F7.

9. UTILITÁRIOS9.1.1. USUÁRIOS

Esta opção é utilizada cadastrar os usuários e limitar o acesso do mesmo a determinas opções dosistema e determinadas empresas.

Somente o usuário SUPERVISOR ou aqueles que tenham EQUIVALÊNCIA AO SUPERVISOR temacesso às funções de cadastro, alteração, consulta e exclusão de usuários.

CODIGO DO USUARIO -> O sistema numera, porém pode ser alterado.

NOME DO USUARIO -> Informe o nome de acesso ao sistema. Este nome será o login ao sistema.

SENHA DE USUARIO -> Informe a senha de acesso ao sistema. O campo aparecerá codificado porastericos (*). Se não quiser informar senha ao acessar, tecle ENTER no campo em branco.

CONFIRMACAO DA SENHA -> Informe a senha do campo anterior. Ou tecle ENTER novamentepara não utilizar senha.

EQUIV.SUPERVISOR(S/N) -> Este campo não será preenchido através das opções 9.1.6 edeterminará se o usuário tem direitos de Supervisor no sistema, podendo utillizar todas as opçõessem restrição.

LIMITA P/EMPRESA(S/N) -> Informe “N” para que o usuário tenha acesso à todas as empresascadastradas e “S” para limitar o acesso do usuário a determinadas empresas. Aparecerá na telauma lista de todas as empresas cadastradas no sistema e as seguintes opções:

ESC:CANCELA - abandona cadastro

46

Page 47: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

ENTER:MARCA - tecle ENTER com o cursor sobre as empresas que podem ser acessadas pelousuário.+/-:MARCA TODOS - (+) marca todas as empresas; (-) desmarca todas as empresasTAB :ORDEM - muda ordem da lista para alfabética / numérica.F7:PESQUISA - abre quadro para preencher com o nome da empresa,F9:SAIR - gravar e manter seleção.

Exemplo: se o usuário cadastrado for limitado para acessar a empresa 0035. Quando o mesmotentar selecioná-la aparecerá a seguinte mensagem:

ESTA EMPRESA NAO ESTA DISPONIVEL PARA O USUARIO: 00 0005 ...

Após o cadastro do usuário, volte para a primeira tela do sistema (seletor geral ), nas opções F9,selecione o usuário para dar acesso e tecle barra de espaço para marcar/desmarcar todas asopções a serem utilizadas pelo mesmo.

9.1.5. ALTE. SUP.

Esta opção deve ser utilizada para alterar a senha do SUPERVISOR. Os demais usuários poderão terseus dados alterados através das opções 9.2.

9.1.6. EQUIV. SUP.

Somente o usuário SUPERVISOR tem acesso a esta opção.

Esta opção é utilizada para dar direitos de SUPERVISOR à usuários comuns.Informe o código do usuário (o número com que o mesmo foi cadastrado) e informe “S” no campoEQUIV. SUP.

9.2. REORGANIZAÇÃO Esta opção é utilizada para a reorganizar todos os arquivos, caso haja queda de energia ou saídaforçada do sistema.

9.3. CONFIGURAÇÕES9.3.1. CONF. DO SISTEMA

TIPO DE VÍDEO -> Selecione o tipo de vídeo utilizado: 1-CGA 2-EGA 3-VGA(16 CORES) 4-VESA(256 CORES).

ARQUIVO DE IMPRESSORA -> Selecione o tipo de impressora utilizada.:

EPSMAT- Epson matricial - Para impressoras matriciais.HPLASER - Para impressora HPlaser ou de outro fabricante e também para algumas impressoras àjato de tintaEPSLASER - Para impressora Epson laser ou de outro fabricante.HPDESKJET - Para impressoras HP jato de tinta ou de outro fabricante.XEROR- para impressoras XEROX.

TEMPO SCREEN SAVER (00:00 DESABILITA SCREEN SAVER -> refere-se ao tempo para osistema ativar descanço de tela.

47

Page 48: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

ATIVAR SENHA PARA O SAVE SCREEN (S/N) -> Informe a senha para sair o descanso de tela.

As opções de descando de tela estão desabilitadas do sistema

QUANTIDADE DE REGISTROS PARA GRAVACAO EM DISCO (0-N ENHUM) -> Esta opção grava registros no disco antes de salvar no arquivo.

Esta opção está desabilitada do sistema.

UTILIZAR SOM NO FINAL DO CAMPO DE LEITURA (S/N) ->: “S” utilizar som como aviso se olimite de espaço de um campo for ultrapassado. ”N” : não emite nenhum som.

VALOR DA FREQUENCIA PARA O SOM UTILIZADO -> Informe valor para o som. Informe númeroaté 2000.

TIPO DE DATA A SER IMPRESSA NOS RELATÓRIOS -> Selecione o tipo de data a ser impressanos relatórios:

1> ÚLTIMO DIA DO MÊS : no cabeçalho dos relatórios sairá o último dia do mês selecionado.2> INFORMADA: em cada tela de relatório será aberto campo para informar a data que deverá serlistada no cabeçalho.3> DO SISTEMA OPERACIONAL : o sistema assumirá a data do computador no cabeçalho.4> DATA - não será impressa nenhuma data nos relatórios.

CONTADOR DE PÁGINAS DOS LIVROS OFICIAIS SEQUENCIAL ->“S”: para que o livro limitado a500 páginas, por exemplo, tenha como próxima página a 502 (500 para termo de encerramento dolivro atual, 501 para termo de abertura da continuação do livro). “N”: para que o livro limitado a 500páginas, por exemplo, tenha como próxima página a 002 (500 para termo de encerramento do livroatual, 001 para termo de abertura da continuação do livro)

9.3.2. CONF. IMPRESSORAS

O sistema possui a configuração para cinco tipos de impressoras (Epson Matricial, HP Laser, EpsonLaser, HP DESKJET e XEROX).Caso seja necessário cadastrar alguma outra configuração, tecle INSERT e informe o nome daimpressora a ser incluída no sistema. Os códigos necessárias para este cadastro podem serencontradas no manual da impressora.

9.3.3. CONFIGURAÇÃO DE CORES Esta opção é utilizada para padronizar as cores com que o sistema é apresentado. Cada terminal darede terá configuração independente.

À medida em que as alterações forem feitas será simulado no QUADRO SIMULAÇÃO DA TELA asmodificações efetuadas.

9.3.4. CONF.DE EMPRESA Esta opção é utilizada determinar a forma utilização dos sinais das contas e outras configurações dosistema para cada empresa.

SINAL CONTA DO GRUPO 3/9 -> Esta opção é utilizada para determinar a forma com que o sistemairá interpretar o sinal das contas para efeito de emissão do balancete, a partir do grupo “3” criado pelousuário.

48

Page 49: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

DESCRIÇÃO RESULTADO -> Selecione qual será a descrição do resultado no balancete eDemonstração de Resultados:

[1]Lucro/Prejuízo [2]Superávit/Déficit [3]Variação Patrimonial [4]Ganho/Perda

TRAVA CENTRO CUSTO/SETOR -> Informe “S” para que, durante os lançamentos o digitador nãoconsiga avançar sem informar o Centro de Custo e Setor e “N” para que o sistema aceite passar embranco nos campos referente a Centro de Custo e Setor.

INFORMAR DÍGITO DA CONTA NO LANÇAMENTO -> Informe “S” para que, durante oslançamentos utilize o dígito conta contábil e “N” para não utilizar o dígito das contas.

ZERA DESCRIÇÃO HISTÓRICO -> Informe “S” para que, durante os lançamentos o sistema limpeo campo de descrição do histórico a cada lançamento cadastrado e “N” para manter o histórico dolançamento anterior.

ZERA COMPLEMENTO HISTÓRICO -> Informe “S” para que durante os lançamentos o sistemalimpe o campo de complemento do histórico a cada lançamento cadastrado e “N” : manter ocomplemento do histórico do lançamento anterior.

POSICIONA CURSOR NO PRIMEIRO DÍGITO -> Informe “S” para que, durante os lançamentos praposicionar o cursor no início do campo HISTÓRICO. “N” para posicionar o cursor no final do campoHISTÓRICO.

ZERA CONTAS DÉBITO E CRÉDITO -> Informe “S” para que, durante os lançamentos comhistórico 99999, o sistema limpe os campo de conta débito e crédito a cada lançamento cadastrado e“N” para manter as contas do lançamento anterior.

9.4. CONSISTÊNCIA DE LANÇAMENTOS

Listagem para verificação de possíveis erros nos lançamentos para acertos de diferenças nosbalancetes.

O sistema buscará lançamentos com as seguintes características:

LANCAMENTOS COM CONTAS NAO CADASTRADASLANCAMENTOS COM C.CUSTO INEXISTENTELANCAMENTOS COM SETOR INEXISTENTELANCAMENTOS COM CONTAS DE GRAU INCORRETOLANCAMENTOS MULTIPLOS EM ABERTOCONTAS DUPLICADAS NO PLANO

Informe o período para checagem / emissão do relatório e “S” para as opções a serem pesquisadas.

9.5. COPIAR ARQUIVOS DE OUTRA EMPRESA

Utilize esta opção copiar arquivos de cadastro de uma empresa para outra sem precisar sair dosistema.

EMPRESA ORIGEM/DESTINO -> Informe o número da empresa de origem (que possui o arquivo) edestino (para onde o arquivo deve ser copiado).

COPIAR PLANO -> Informe “S” para copiar o plano de contas, desde que no cadastro destasempresas esteja Plano de contas único como “N”. Caso contrário o cursor não passará neste campo.

49

Page 50: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

COPIAR DEMONSTRAÇÃO -> Informe “S” para copiar a demonstração de resultados, desde que nocadastro destas empresas esteja Demonstração Única como “N”. Caso contrário o cursor nãopassará neste campo.

COPIAR HISTÓRICOS -> Informe “S” para copiar os históricos, desde que no cadastro destasempresas esteja Histórico Único como “N”. Caso contrário o cursor não passará neste campo.

COPIAR C.CUSTO -> Informe “S” para copiar o centro custos, desde que no cadastro destasempresas esteja “S” para Centro de Custos.

COPIAR SETORES -> Informe “S” para copiar o Seto , desde que no cadastro destas empresasesteja “S” para Setor.

9.6. IMPORTAÇÕES

As importações consistem em gerar lançamentos contábeis à partir de arquivos textos (gerados deacordo com nossos layouts) provenientes de sistemas de CONTAS A PAGAR / RECEBER.

9.6.1. FOLHA

Trata-se da importação de arquivos textos de Folha de Pagamento (não pertencente à Brasil). O Lay-out para a geração do mesmo encontra-se em nossa página www.brasil-info.com.br nas opçõesDownload, Layouts.

DIRETORIO/NOME DO ARQUIVO TEXTO <FOLHA> -> Informe o diretório e o nome do arquivotexto para importação.

APAGA O ARQUIVO APOS A LIBERACAO -> Informe “S” para que o arquivo seja apagado dodiretório informado após a importação e “N” para manter o arquivo mesmo após importado.

9.6.2. IMPORTAÇÕES DO SCI

Trata-se da importação de arquivos textos, gerados a partir do SISTEMA DE CONTROLEINTEGRADO (SCI) da Brasil, contendo a movimentação contábil gerada a partir do móduloFINANCEIRO. Para a importação esses arquivos deverão ser copiados no diretório \BRINFO\TMPcom as extensões abaixo discriminadas.

LAXXXXYY.PAG - Onde LA (arquivo de lançamentos da contabilidade) XXXX (código da empresa a ser importada. Ex.: 0002) YY (identifica o mês a ser importado. Ex.: 01, 02, etc.)

A extensão PAG (identifica o arquivo como Duplicatas a Pagar) REC (identifica o arquivo como Duplicatas a Receber) ECP (identifica o arquivo como Provisão de Duplicatas a Pagar) ECR (identifica o arquivo como Provisão de Duplicatas a Receber)

DESEJA APAGAR ARQUIVOS APÓS A LIBERAÇÃO -> Informe “S” para que o arquivo sejaapagado do diretório informado após a importação e “N” para manter o arquivo mesmo apósimportado.

SELEÇÃO DOS ARQUIVOS A SEREM IMPORTADOS -> selecione o arquivo para importação dedados, para isto os mesmos devem estar no diretório \BRINFO\TMP.

50

Page 51: Zeramento

S.A.C. : Fax :

Web Site :e-mail :

(011) 2176.8899(011) 2176.8888

[email protected]

9.6.3. DIVERSAS

Trata-se da importação de arquivos textos gerados a partir de sistemas financeiros não pertencentesà Brasil.

DIRETÓRIO/NOME DO ARQUIVO TEXTO -> Informe o diretório e o nome do arquivo texto paraimportação.

APAGA O ARQUIVO APÓS A LIBERAÇÃO -> Informe “S” para que o arquivo seja apagado dodiretório informado após a importação e “N” para manter o arquivo mesmo após importado.

9.6.4. FOLHA ADP

Trata-se da importação de arquivos textos gerados a partir de sistema ADP de folha de pagamento

DIRETÓRIO/NOME DO ARQUIVO TEXTO -> Informe o diretório e o nome do arquivo texto paraimportação.

APAGA O ARQUIVO APÓS A LIBERAÇÃO -> Informe “S” para que o arquivo seja apagado dodiretório informado após a importação e “N” para manter o arquivo mesmo após importado.

9.7. EXPORTAR DADOS

Trata-se da geração de arquivo magnético para fiscalização federal conforme IN 86, ADE 15/2001.

MÊS INICIAL/FINAL-> Informe o período para geração do arquivo.

MEIO MAGNÉTICO -> Informe qual será a mídia utilizada para entrega: disquete, zipdrive ou CD.

EQUIPAMENTO UTILIZADO -> Informe o tipo de computador utilizado para geração do arquivo.

FABRICANTE/MODELO -> Informe o fabricante e o modelo do computador utilizado para geração doarquivo.

NOME DO RESPONSÁVEL, CPF DO RESPONSÁVEL, TELEFONE E FAX -> Informe os dados docontato com o qual a fiscalização entrará em contato se houver problemas no arquivo.

DIRETÓRIO PARA GERAR -> Informe a unidade onde os arquivos serão gerados: A:\, C:\TESTE;D:\ARQUIVO, etc

OBS.: O diretório informado deve estar criado no DOS ou EXPLORER DO WINDOWS.

51