xxv encontro educação do espirito

100
XXV ENCONTRO DE EVANGELIZAÇÃO DE ESPÍRITOS XXV ENCONTRO DE EVANGELIZAÇÃO DE ESPÍRITOS O XXV Encontro de Evangelização de Espíritos vem anunciar um O XXV Encontro de Evangelização de Espíritos vem anunciar um momento novo, uma nova proposta, o processo de educação que momento novo, uma nova proposta, o processo de educação que deverá promover no pensamento de todos o desejo sincero de deverá promover no pensamento de todos o desejo sincero de mudar suas vibrações, seu ritmo e sua maneira de plasmar mudar suas vibrações, seu ritmo e sua maneira de plasmar . . UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A VIDA UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A VIDA

Upload: instituto-de-psicobiofisica-rama-schain

Post on 05-Jul-2015

126 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Xxv encontro   educação do espirito

XXV ENCONTRO DE EVANGELIZAÇÃO DE ESPÍRITOSXXV ENCONTRO DE EVANGELIZAÇÃO DE ESPÍRITOS

O XXV Encontro de Evangelização de Espíritos vem anunciar um O XXV Encontro de Evangelização de Espíritos vem anunciar um momento novo, uma nova proposta, o processo de educação que momento novo, uma nova proposta, o processo de educação que

deverá promover no pensamento de todos o desejo sincero de deverá promover no pensamento de todos o desejo sincero de mudar suas vibrações, seu ritmo e sua maneira de plasmarmudar suas vibrações, seu ritmo e sua maneira de plasmar..

UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A VIDAUM PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A VIDA

Page 2: Xxv encontro   educação do espirito

AA nova idéia pede a nova idéia pede a reestruturação da Casa Espírita, reestruturação da Casa Espírita, transformando-a num polo de transformando-a num polo de educação, educando o educação, educando o pensamento e a vontade do Ser, pensamento e a vontade do Ser, auxiliando-o na resolução dos auxiliando-o na resolução dos conflitos existenciais, e conflitos existenciais, e finalmente contribuindo finalmente contribuindo efetivamente para a mudançaefetivamente para a mudança no sentimentos. no sentimentos.

Não podemos mais Não podemos mais ignorar o espírito na ignorar o espírito na

Casa Espírita!Casa Espírita!

Page 3: Xxv encontro   educação do espirito

Eurípedes anuncia um trabalho que Eurípedes anuncia um trabalho que pede atenção para os contrastes da pede atenção para os contrastes da

vida e suas possibilidades de acertos vida e suas possibilidades de acertos e desacertos.e desacertos.

•Compreender a programação reencarnatória.Compreender a programação reencarnatória.

•A escolha do grupo familiar que irá o espírito A escolha do grupo familiar que irá o espírito reencarnar.reencarnar.

• Esses caminhos podem perfeitamente, serem Esses caminhos podem perfeitamente, serem contrastantes entre si, o que percebemos a contrastantes entre si, o que percebemos a importância de compreendermos a reencarnação, importância de compreendermos a reencarnação, pois é elapois é ela que nos coloca de frente com os que nos coloca de frente com os contrastes que o espírito precisa para evoluir.contrastes que o espírito precisa para evoluir.

Page 4: Xxv encontro   educação do espirito

OOBBJJEETTIIVVOO

GGEERRAALL

A Educação do Espirito objetiva a modificação das tendências que o Ser adquiriu durante as várias reencarnações que viveu,espiritualizando hoje sua existência.

O estudo sério e o entendimento das várias fases que e o espírito vive, a infância, adolescência, vida adulta e velhice permitirá ao evangelizador ter uma visão abrangente sobre a reencarnação.

Page 5: Xxv encontro   educação do espirito

• Dinamizar o pensamento do evangelizador para Dinamizar o pensamento do evangelizador para elaboração de um projeto de educação que vise elaboração de um projeto de educação que vise a espiritualização da existência.a espiritualização da existência.

• Compreender a importância da educação do Compreender a importância da educação do contraste na educação do espirito.contraste na educação do espirito.

• Estimular o espírito a compreender os objetivos Estimular o espírito a compreender os objetivos existenciais sem perder a sua destinação.existenciais sem perder a sua destinação.

• Valorizar o tempo e o espaço na dimensão do Valorizar o tempo e o espaço na dimensão do espírito.espírito.

• Situar o espirito nas diversas etapas Situar o espirito nas diversas etapas existenciais.existenciais.

• Criar a evangelização do idoso com necessidade Criar a evangelização do idoso com necessidade fundamental para o preparo da desencarnação e fundamental para o preparo da desencarnação e continuidade da vida.continuidade da vida.

OOBBJJEETTIIVVOOSS

EESSPPEECCÍÍFFIICCOOSS

Page 6: Xxv encontro   educação do espirito

JustificativaJustificativa

•O trabalho de educar o espírito se justifica porque a dor não pode ser mais o processo utilizado para buscar o Ser Divino, apenas uma educação com base fundamental no despertar do espírito,é que vai reconduzir o espírito para o entendimento das Leis

de Deus.

Page 7: Xxv encontro   educação do espirito

Instrumentos de Educação do EspíritoInstrumentos de Educação do Espírito

•Esse desejo só Esse desejo só acontecerá acontecerá quando o espírito quando o espírito refletir em seus refletir em seus atos e isso atos e isso promoverá o promoverá o desencadeamento desencadeamento de novas idéias.de novas idéias.

Palavra

Reflexão

• A Educação do Espírito A Educação do Espírito

requer método específico querequer método específico que

promova no Ser estímulo quepromova no Ser estímulo que

garanta desejo de mudar. garanta desejo de mudar.

Page 8: Xxv encontro   educação do espirito

•A vida é A vida é programada programada pedindo atenção pedindo atenção para etapa para etapa existencial. Não se existencial. Não se pode mais educar o pode mais educar o espírito sem manter espírito sem manter um padrão de um padrão de reflexão, com reflexão, com questionamentos questionamentos que lhe explique a que lhe explique a necessidade de necessidade de mudar.mudar.

Colégio Allan Kardec

Page 9: Xxv encontro   educação do espirito

•Ver não bastaVer não basta•Ouvir não leva à compreensão.Ouvir não leva à compreensão.•Assistir apenas não conduz Assistir apenas não conduz à assimilação.à assimilação.

Page 10: Xxv encontro   educação do espirito

É na Casa Espírita que iremos formarÉ na Casa Espírita que iremos formarseres questionadores, lúcidos, capazes de promover seres questionadores, lúcidos, capazes de promover

em si mudanças no percurso mental, devido a em si mudanças no percurso mental, devido a compreensão dos fatos existenciais.compreensão dos fatos existenciais.

Page 11: Xxv encontro   educação do espirito

Um dos instrumentos Um dos instrumentos mais ricos que amais ricos que a

Casa Espírita deve Casa Espírita deve lançar mão é o lançar mão é o

Evangelho de Jesus, Evangelho de Jesus, que ao ser exposto por que ao ser exposto por

meio do raciocínio meio do raciocínio espírita, estimula uma espírita, estimula uma

ação reflexiva ação reflexiva promovendo promovendo alterações na alterações na

estrutura da formação estrutura da formação das idéias.das idéias.

Page 12: Xxv encontro   educação do espirito

•Educar evangelizando, Educar evangelizando, eis a proposta!eis a proposta!Assim criaremos uma Assim criaremos uma educação de essênciaeducação de essênciae de profunda e de profunda repercussão para o repercussão para o espírito.espírito.

•Aprender o porque Aprender o porque e como utilizar todo e como utilizar todo

o conteúdo de o conteúdo de verdade, conduzirá verdade, conduzirá

o espírito a perceber o espírito a perceber e considerar a e considerar a importância do importância do

Evangelho de Jesus, Evangelho de Jesus, em sua intimidade.em sua intimidade.

Page 13: Xxv encontro   educação do espirito

A Casa Espírita recebe A Casa Espírita recebe espíritos encarnados nas espíritos encarnados nas

mais diversas idades.mais diversas idades.

Page 14: Xxv encontro   educação do espirito

•Supondo que a idade Supondo que a idade limita a capacidade de limita a capacidade de compreensão, é compreensão, é necessário aplicar o necessário aplicar o conhecimento da conhecimento da Doutrina Espírita em cada Doutrina Espírita em cada Ser com finalidade de Ser com finalidade de auxiliá-lo em sua auxiliá-lo em sua espiritualização.espiritualização.

• Daí vem a importância Daí vem a importância do Evangelizador está do Evangelizador está sempre questionando:sempre questionando:

Page 15: Xxv encontro   educação do espirito

O que desejo que esse espírito aprenda O que desejo que esse espírito aprenda nesse momento de sua existência?nesse momento de sua existência?

•Como introduzir Como introduzir um conteúdo um conteúdo

atravésatravésda percepção que da percepção que

promova no promova no espírito o espírito o

conhecimento de conhecimento de seu compromisso seu compromisso

evolutivoevolutivo??

•Qual o objetivo Qual o objetivo desse aprendizado?desse aprendizado?

Page 16: Xxv encontro   educação do espirito

•Qual a visão que Qual a visão que devo dar-lhe para devo dar-lhe para que abra seu que abra seu raciocínio, sua raciocínio, sua percepção e estimule percepção e estimule suas experiências suas experiências para o ato de para o ato de aprender?aprender?

•Quais os estímulos Quais os estímulos que devo lhe oferecer que devo lhe oferecer para que desenvolva para que desenvolva uma percepçãouma percepçãodentro dos valores da dentro dos valores da honestidade ehonestidade eo predisponha a se o predisponha a se sentir espírito imortal?sentir espírito imortal?

Colégio Allan Kardec

Page 17: Xxv encontro   educação do espirito

•O Evangelizador verá que não terá dificuldadesO Evangelizador verá que não terá dificuldadesem auxiliar o espírito, devido a presença em auxiliar o espírito, devido a presença do princípio divino que existe no Ser, e que lhedo princípio divino que existe no Ser, e que lhepromove o progresso de seus pensamentospromove o progresso de seus pensamentosquando bem estimulados e enriquecidos comquando bem estimulados e enriquecidos coma verdade.a verdade.

A consciência de quem evangeliza deveA consciência de quem evangeliza deveestar aberta, para perceber as necessidadesestar aberta, para perceber as necessidades

dos seres que se apresentam na Casados seres que se apresentam na CasaEspírita nas mais diversas idades comEspírita nas mais diversas idades com

diferentes conflitos. diferentes conflitos.

Page 18: Xxv encontro   educação do espirito

O Evangelizador O Evangelizador precisa perguntar, precisa perguntar,

é sempre uma é sempre uma reflexão para reflexão para quem ensina quem ensina

como para quem como para quem aprende.aprende.

--O que esse espírito O que esse espírito deseja aprender?deseja aprender?

-O que é necessário -O que é necessário aprender nessa aprender nessa etapa existencial que etapa existencial que se encontra?se encontra?

Colégio Allan Kardec

Page 19: Xxv encontro   educação do espirito

Casa Espírita que não dinamizar sua Casa Espírita que não dinamizar sua palavra de forma simples, clara, objetiva e palavra de forma simples, clara, objetiva e lúcida, não atenderá os objetivos que lhe lúcida, não atenderá os objetivos que lhe

sustenta como um todo: esclarecer e sustenta como um todo: esclarecer e iluminar as consciências.iluminar as consciências.

Essa palavra deve levar alimento para os Essa palavra deve levar alimento para os que sofrem, sanando-lhe suas dores, que sofrem, sanando-lhe suas dores,

conflitos mal gerenciados e mal conduzidos conflitos mal gerenciados e mal conduzidos perante o processo existencial.perante o processo existencial.

A PalavraA Palavra

Page 20: Xxv encontro   educação do espirito

A educação para a vida é uma proposta de espiritualização de sua existência, mantendo um entendimento do que seja viver, construindo suas

bases educativas dentro de uma nova compreensão da vida.

Chegou o momento de pensar melhor como preparar e educar a criança, o jovem, para que

eles possam viver como espírito, compreendendo seu planejamento reencarnatório.

Fundamentos para uma nova Fundamentos para uma nova EducaçãoEducação

Page 21: Xxv encontro   educação do espirito

Estamos diante de uma Estamos diante de uma tarefa ímpar que tarefa ímpar que

estabelece no espírito estabelece no espírito uma dinâmica de uma dinâmica de

trabalhotrabalho

•A destinação do Ser se A destinação do Ser se aplica em cada espírito aplica em cada espírito para que discuta com para que discuta com consciência o que seja consciência o que seja viver, sua programação viver, sua programação

reencarnatória, reencarnatória, eliminando o eliminando o

determinismo das determinismo das realizações.realizações.

•Estudar a destinação do Estudar a destinação do Ser, obra magnifica que Ser, obra magnifica que

nos levará a compreender nos levará a compreender as palavras de Jesus : “A as palavras de Jesus : “A cada um segundo suas cada um segundo suas

obras” obras”

Colégio Allan Kardec

Page 22: Xxv encontro   educação do espirito

•Estudar tudo que o impede de ver,de observar, de Estudar tudo que o impede de ver,de observar, de projetar sua necessidade evolutiva, mas acima de tudo projetar sua necessidade evolutiva, mas acima de tudo auxiliar a perceber sua capacidade de crescer.auxiliar a perceber sua capacidade de crescer.

•No Projeto de EducaçãoNo Projeto de Educaçãopara a Vida deve para a Vida deve incluir o estudo dasincluir o estudo dasdificuldades e obstáculosdificuldades e obstáculoscolocados para ocolocados para o espírito, em qualquerespírito, em qualquer época de sua época de sua existência.existência.

Page 23: Xxv encontro   educação do espirito

É necessário estudar os meios que promovemÉ necessário estudar os meios que promovemo crescimento do espírito, para auxilia-lo ao crescimento do espírito, para auxilia-lo adesenvolver a coragem e a perseverança.desenvolver a coragem e a perseverança.

Que Que mecanismomecanismopromove o promove o avançar doavançar doespírito?espírito?

•Imortalidade Imortalidade da almada alma

•ReencarnaçãoReencarnação

•As leis que As leis que estabelecemestabelecem

vínculos fortes com vínculos fortes com laços dos laços dos

sentimentos quesentimentos que precisam ser precisam ser

reparadosreparados

A compreensão A compreensão da:da:

Colégio Allan Kardec

Page 24: Xxv encontro   educação do espirito

•A proposta A proposta pedagógica pedagógica

desse desse projeto estáprojeto estáalicerçada alicerçada

na na Pedagogia Pedagogia

do Amor quedo Amor quetem seus tem seus princípios princípios

na na Pedagogia Pedagogia

dede Jesus.Jesus.

Colégio Allan Kardec

O conhecimento teórico de um novo O conhecimento teórico de um novo projeto de Educação na Casa projeto de Educação na Casa

EspíritaEspírita

Page 25: Xxv encontro   educação do espirito

A Pedagogia do A Pedagogia do Amor toma um Amor toma um caráter diferentecaráter diferente

onde os onde os princípios princípios filosóficos filosóficos

são dirigidos ao são dirigidos ao espírito.espírito.

Page 26: Xxv encontro   educação do espirito

AA Pedagogia desenvolvida por Eurípedes Pedagogia desenvolvida por Eurípedesé mais ampla porque é aplicadaé mais ampla porque é aplicadaao espírito eterno portadorao espírito eterno portadorde toda sua individualidadede toda sua individualidadecom tendências própriascom tendências própriaspara cada situação vivida.para cada situação vivida.

EEssa educação é abrangente e robusta no seu caráter ssa educação é abrangente e robusta no seu caráter sério e relevante, nela está o mais forte trabalho de sério e relevante, nela está o mais forte trabalho de envergadura moral, onde o saber implica no fazer e no envergadura moral, onde o saber implica no fazer e no exemplificar.exemplificar.

Page 27: Xxv encontro   educação do espirito

AA Pedagogia do Amor só terá efeito se Pedagogia do Amor só terá efeito se houver a aplicação da verdade, do respeitohouver a aplicação da verdade, do respeito

conhecendo a fragilidade e a dificuldadeconhecendo a fragilidade e a dificuldadede quem aplica o ensinamento e de quemde quem aplica o ensinamento e de quem

recebe, daí a importância que seja estruturadarecebe, daí a importância que seja estruturadana base dos valores morais e éticos.na base dos valores morais e éticos.

ÉÉ necessário compreender que o exemplo necessário compreender que o exemplo é a base da solidificação do saber.é a base da solidificação do saber.

Page 28: Xxv encontro   educação do espirito

OO amor é a construção amor é a construção desse trabalhodesse trabalho

somente ele é capaz de somente ele é capaz de definirdefinir

para o espírito o melhor para o espírito o melhor caminho.caminho.

Não terá regra nova, Não terá regra nova, mas sim conduta nova,mas sim conduta nova,

face ao educando aquele face ao educando aquele que se destinaque se destina

o nosso aprender.o nosso aprender.

OOnde buscar o conteúdo nde buscar o conteúdo de trabalho para quede trabalho para que

o espírito progrida no seu o espírito progrida no seu entendimento?entendimento?

Page 29: Xxv encontro   educação do espirito

Na fase infantil o grande problema do espíritoNa fase infantil o grande problema do espírito é a ultrapassagem dos estímulos é a ultrapassagem dos estímulos

neuro-sensoriais para os estímulos puramente neuro-sensoriais para os estímulos puramente energéticos do perispírito e da memória energéticos do perispírito e da memória

perispíritica,que em conseqüência, estimula perispíritica,que em conseqüência, estimula o pensamento do espírito imortal.o pensamento do espírito imortal.

Page 30: Xxv encontro   educação do espirito

Esse fato é Esse fato é representado pela representado pela

ausência ausência de mielina que de mielina que

revestem os revestem os neurônios neurônios

impedindo que aliimpedindo que alipasse informações passe informações

neuropsiquicas com neuropsiquicas com velocidade que velocidade que

venha romper as venha romper as barreirasbarreiras

energética e atingir energética e atingir o espíritoo espírito

Colégio Allan Kardec

Page 31: Xxv encontro   educação do espirito

O estímulo doO estímulo do primeiro primeiro

instante deve ser instante deve ser forte e repetitivo,forte e repetitivo,

assim oassim oespírito inicia seuespírito inicia seu

aprendizado.aprendizado.

Colégio Allan Kardec

Page 32: Xxv encontro   educação do espirito

.•Para compreender luz e treva,reta e curva Para compreender luz e treva,reta e curva certo e errado,respeito e desrespeito amor e certo e errado,respeito e desrespeito amor e desamor é preciso receber estímulos ricos.desamor é preciso receber estímulos ricos.

O estímulo carregado de vibrações promoveO estímulo carregado de vibrações promove no pensamento uma elaboração mental diferente.no pensamento uma elaboração mental diferente.

Energias novas acoplam na construção mental Energias novas acoplam na construção mental elaborando uma textura diferente, sensível e vibrátilelaborando uma textura diferente, sensível e vibrátil

Page 33: Xxv encontro   educação do espirito

Essa educação iniciada desde a infância estaráEssa educação iniciada desde a infância estará sedimentando as bases de uma nova personalidade quesedimentando as bases de uma nova personalidade que

mudará o caráter do espírito, auxiliando-o nas definiçõesmudará o caráter do espírito, auxiliando-o nas definições seguras de suas escolhas.seguras de suas escolhas.

Colégio Allan Kardec Colégio Allan Kardec

Page 34: Xxv encontro   educação do espirito

No mundo atual é No mundo atual é imperioso buscar os imperioso buscar os

conteúdos que conteúdos que represente contrastes represente contrastes

entre a honestidade e a entre a honestidade e a desonestidade,princípios desonestidade,princípios

com comportamentos com comportamentos retos e irregulares, nas retos e irregulares, nas

trevas e na luz,mostrando trevas e na luz,mostrando as diferenças de valores e as diferenças de valores e

sentimentos quando sentimentos quando caminhamos num caminhamos num

caminho bem definidocaminho bem definido..

Page 35: Xxv encontro   educação do espirito

São nas São nas definições que definições que estabelecemos estabelecemos

parâmetros parâmetros para a para a

construção do construção do primeiro e mais primeiro e mais definido valor definido valor do espírito, do do espírito, do caráter e da caráter e da

personalidadepersonalidade..

Colégio Allan Kardec

Page 36: Xxv encontro   educação do espirito

A EducaçãoA Educação dosdos ContrastesContrastes

Colégio Allan Kardec

Page 37: Xxv encontro   educação do espirito

A natureza demonstra todo o equilíbrio,A natureza demonstra todo o equilíbrio,a harmonia e a ordem. Os contrastes que a harmonia e a ordem. Os contrastes que nela aparecem são importantes fatores nela aparecem são importantes fatores

de educação.de educação.

Colégio Allan Kardec Colégio Allan Kardec

Page 38: Xxv encontro   educação do espirito

Colégio Allan Kardec

•É a educação que promove nos Ser as mudanças maisÉ a educação que promove nos Ser as mudanças maisíntimas a partir dos contrastes que o espírito está íntimas a partir dos contrastes que o espírito está exposto. Esses contrastes irão favorecer o uso da exposto. Esses contrastes irão favorecer o uso da inteligência na busca dos recursos que o espírito inteligência na busca dos recursos que o espírito precisa perante sua ambientação reencarnatória.precisa perante sua ambientação reencarnatória.

O que é uma educação O que é uma educação do contrastedo contraste?

Colégio Allan Kardec

Page 39: Xxv encontro   educação do espirito

O Espírito encarnadoO Espírito encarnadopede uma educaçãopede uma educação

voltada para suavoltada para sua real maneira real maneira

de viverde viver

A reencarnação estápautada numa série

de atitudes que possibilita o espírito

escolher.

O modo de viveré uma opção,uma

escolha.Colégio Allan Kardec

Page 40: Xxv encontro   educação do espirito

Nas escolhas aglutinam-se as vibraçõesque motiva a definir os compromissos

existenciais do espírito.

A vida tem uma seqüência e um ritmo que cada Ser promove para si.

A ambientação reencarnatória motiva algunspontos que o espírito pode vivenciar para

provar-lhe a capacidade de mudanças, entreelas o contraste que lhe permitirá escolhas.

Page 41: Xxv encontro   educação do espirito

•Numa ambientação reencarnatória difícil

o número de risco é alto, podendo o

espírito optar e buscar

amparo.•Entre os Entre os

instrumentos de instrumentos de ajuda,o espírito pode ajuda,o espírito pode

escolher como escolher como referência referência

o processo de o processo de educaçãoeducação..

•Essa quanto maisEssa quanto maisesclarecedora maior é a possibilidadeesclarecedora maior é a possibilidadede acertos, muitos contrastamde acertos, muitos contrastamcom a própria natureza íntima do Ser.com a própria natureza íntima do Ser.

Page 42: Xxv encontro   educação do espirito

Colégio Allan Kardec

AA natureza íntima do Espírito é formada natureza íntima do Espírito é formadapelo conjunto de vibrações que as múltiplaspelo conjunto de vibrações que as múltiplas

experiências lhe ofereceu durante o percursoexperiências lhe ofereceu durante o percursode sua caminhadade sua caminhada..

Page 43: Xxv encontro   educação do espirito

AA educação do contraste tem a função de: educação do contraste tem a função de: oferecer ao espírito instrumentos que o oferecer ao espírito instrumentos que o possibilite superar seus conflitos.possibilite superar seus conflitos.

•Não é possível viverNão é possível viversem refletir no modo sem refletir no modo

como vive.como vive.•Não podemos maisNão podemos mais

permitir que o permitir que o pensamento sejapensamento sejameras repetiçõesmeras repetições

de atos e dede atos e deatitudes incompatíveis.atitudes incompatíveis.

Page 44: Xxv encontro   educação do espirito

As Fases ExistenciaisAs Fases Existenciais

A vida do Espírito, no seu conjunto, percorre as A vida do Espírito, no seu conjunto, percorre as mesmas fases que vemos na vida corporal; passa mesmas fases que vemos na vida corporal; passa

gradualmente do estado de embrião ao da infância, gradualmente do estado de embrião ao da infância, para alcançar, por uma sucessão de períodos, a para alcançar, por uma sucessão de períodos, a

idade adulta,que é a perfeição, com a diferença que idade adulta,que é a perfeição, com a diferença que não conhece o declínio e decrepitude como na vida não conhece o declínio e decrepitude como na vida corporal; que é essa vida que teve começo, não terá corporal; que é essa vida que teve começo, não terá fim; que é preciso um tempo imenso do nosso ponto fim; que é preciso um tempo imenso do nosso ponto

de vista,para passar da infância espírita a um de vista,para passar da infância espírita a um desenvolvimento completo,e seu progresso se desenvolvimento completo,e seu progresso se

realiza não sobre uma só esfera mas,passando por realiza não sobre uma só esfera mas,passando por mundos diversos.(L.E)mundos diversos.(L.E)

Page 45: Xxv encontro   educação do espirito

A InfânciaA Infância

•As crianças sãoSeres que Deusenvia em novas existências, epara que não lhes possa impor uma severidade muitogrande dá-lhestodas as aparênciasda inocência.(L.E-385)

As Fases ExistenciaisAs Fases Existenciais

Page 46: Xxv encontro   educação do espirito

AdolescênciaAdolescência

De onde provém De onde provém a mudança que a mudança que se opera no se opera no caráter, a uma caráter, a uma certa idade, e certa idade, e particularmente particularmente ao sair da ao sair da adolescência? É o adolescência? É o espírito que se espírito que se modifica?modifica?É o Espírito que É o Espírito que retorna sua retorna sua natureza e se nos natureza e se nos mostra como ele mostra como ele era. (L.E385)era. (L.E385)

Page 47: Xxv encontro   educação do espirito

Idade adultaIdade adulta

•A inteligência é rica A inteligência é rica de méritos para o de méritos para o futuro, mas sob a futuro, mas sob a condição de ser bem condição de ser bem empregada. Se todos empregada. Se todos os homens que a os homens que a possuem se servissem possuem se servissem dela de conformidade dela de conformidade com a vontade de com a vontade de Deus, fácil seria, para Deus, fácil seria, para os Espíritos,a tarefa os Espíritos,a tarefa de fazer que a de fazer que a humanidade avance.humanidade avance.(Evangelho cap.VII)(Evangelho cap.VII)

Page 48: Xxv encontro   educação do espirito

IdosoIdoso•O homem moral, O homem moral, que se eleva que se eleva acima das acima das necessidades necessidades fictícias criadas fictícias criadas pelas paixões, pelas paixões, tem, desde este tem, desde este mundo, prazeres mundo, prazeres desconhecidos ao desconhecidos ao homem material. homem material. A moderação dos A moderação dos seus desejos dá seus desejos dá ao Espirito a ao Espirito a calma e a calma e a serenidade.serenidade.(L.E 941)(L.E 941)

Page 49: Xxv encontro   educação do espirito

QQual é, para o Espírito, a utilidade de passar pelo estado de ual é, para o Espírito, a utilidade de passar pelo estado de infância?infância?

OO Espírito se encarnando para se aperfeiçoar, é mais Espírito se encarnando para se aperfeiçoar, é mais acessível, durante esse período, às impressões que recebe e acessível, durante esse período, às impressões que recebe e que podem ajudar o seu adiantamento, para o qual devem que podem ajudar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir aqueles que estão encarregadoscontribuir aqueles que estão encarregadosda sua educação. (L.E.-383)da sua educação. (L.E.-383)

A InfânciaA Infância

Page 50: Xxv encontro   educação do espirito

Na fase infantil o Na fase infantil o cérebro está novocérebro está novoem vibrações, as em vibrações, as

células virgens decélulas virgens deexperiências são experiências são

acionadas por acionadas por estímulosestímulos

que possam registrar que possam registrar as novas informaçõesas novas informações

novas maneiras de novas maneiras de compreensão e compreensão e de assimilação.de assimilação.

Colégio Allan Kardec

Page 51: Xxv encontro   educação do espirito

Quando o espírito Quando o espírito reencarna num reencarna num

ambiente ambiente de baixo estímulo e de baixo estímulo e

pouca vibração pouca vibração passa a aprender pela passa a aprender pela

observação observação o que lhe proporciona o que lhe proporciona a aquisição de novos a aquisição de novos

conteúdos.conteúdos.

Colégio Allan Kardec

Page 52: Xxv encontro   educação do espirito

OO contraste é importante na contraste é importante na fase infantil quando promove fase infantil quando promove na mente uma nova visão que na mente uma nova visão que

parte do exemplo, dos parte do exemplo, dos estímulos que são fatores estímulos que são fatores

motivadores ás grande motivadores ás grande mudanças que o Espírito mudanças que o Espírito

almejaalmeja..

Colégio Allan Kardec

Page 53: Xxv encontro   educação do espirito

Colégio Allan KardecColégio Allan Kardec

AA Educação do Educação do contraste sedimenta contraste sedimenta

no no espírito bases espírito bases

indispensáveis para indispensáveis para posteriorposterior

compreensão dos compreensão dos detalhes que detalhes que

compõecompõeos sentimentosos sentimentos

Page 54: Xxv encontro   educação do espirito

Colégio Allan Kardec

É na primeira fase existencial do Ser, que É na primeira fase existencial do Ser, que o espírito se prepara para a definição doo espírito se prepara para a definição do

seu caráter básico, momento que faráseu caráter básico, momento que farásuas primeiras escolhas.suas primeiras escolhas.

As linhas definem sentido As linhas definem sentido e limitam espaços.e limitam espaços.

As linhas demarcam um As linhas demarcam um tempo e dão noção aos tempo e dão noção aos

espaços que definem formas.espaços que definem formas.

Page 55: Xxv encontro   educação do espirito

.

AA criança traz uma mente misturada criança traz uma mente misturada com as recordações transatas nas existênciascom as recordações transatas nas existênciasanteriores, propiciando momentos de fantasiaanteriores, propiciando momentos de fantasia

que são reconhecidas como lembranças.que são reconhecidas como lembranças.

AA mente infantil é envolvida mente infantil é envolvida nas reminiscência do passado nas reminiscência do passado e nas alegrias da ingenuidade e nas alegrias da ingenuidade

do tempo e da época.do tempo e da época.

Page 56: Xxv encontro   educação do espirito

Colégio Allan Kardec

Para aprender, o espírito precisa de estímulos e escolhas, opções que lhe permita exteriorizar seus desejos e anseios.

TToda ação inicial na vida da criança temoda ação inicial na vida da criança temreflexos no comportamento adiante.reflexos no comportamento adiante.

Page 57: Xxv encontro   educação do espirito

Os obstáculos quando estudados desde a Os obstáculos quando estudados desde a infância dão ao espírito uma base importante,infância dão ao espírito uma base importante,

com novas experiências, pedindo-lhe seriedade.com novas experiências, pedindo-lhe seriedade.

Colégio Allan Kardec

Page 58: Xxv encontro   educação do espirito

Colégio Allan Kardec

AA infância é a infância é afase do fase do armazenamentoarmazenamentode conteúdo dede conteúdo demaior maior importânciaimportânciapara o para o espírito.espírito. AA aprendizagem aprendizagem

na fase infantilna fase infantilvai pedir vai pedir

repetições repetições importantes.importantes.

Page 59: Xxv encontro   educação do espirito

ÉÉ na infância na infância que o espírito que o espírito

absorveabsorveas novas as novas

vibrações que vibrações que propicia ao propicia ao

perispírito uma perispírito uma nova coloração, nova coloração,

interferindointerferindona memória que na memória que abre seus filtros abre seus filtros interligando-a interligando-a

com a com a consciência.consciência.

Colégio Allan Kardec

Page 60: Xxv encontro   educação do espirito

OO espírito encarnado precisa aprenderespírito encarnado precisa aprendera discernir para mais tarde fazera discernir para mais tarde fazer

suas escolhas corretas dentrosuas escolhas corretas dentrodo percurso existencial.do percurso existencial.

CCuidar da infância é regar o campo com auidar da infância é regar o campo com aboa água, dando-lhe o melhor grão, naboa água, dando-lhe o melhor grão, na

certeza de uma colheita promissora.certeza de uma colheita promissora.

Page 61: Xxv encontro   educação do espirito

Período importantePeríodo importante quando a memória quando a memória

abre um portal abre um portal maravilhoso, maravilhoso, propiciando a propiciando a chegada de chegada de

acontecimentos eacontecimentos evalores antes valores antes adormecidos,adormecidos,

mas que fazem mas que fazem parte da formaçãoparte da formação do caráter do Ser.do caráter do Ser.

A adolescênciaA adolescência

Colégio Allan Kardec

Page 62: Xxv encontro   educação do espirito

Quantos começam e não continuam!Quantos começam e não continuam!Quantos desejam e não conseguem!Quantos desejam e não conseguem!

Todo percurso tem parada, luz e amparo!Todo percurso tem parada, luz e amparo!

Colégio Allan Kardec

Page 63: Xxv encontro   educação do espirito

.

Despertar o Despertar o espírito para os espírito para os

objetivosobjetivos existenciais é a existenciais é a

meta de todo meta de todo evangelizadorevangelizador

que compreende que compreende o espírito dentro o espírito dentro

de uma de uma programação programação

reencarnatória reencarnatória realizada porrealizada por

ele mesmo, que ele mesmo, que consciente de consciente de

suas suas necessidades necessidades

cria meios para cria meios para avançar.avançar.Colégio Allan Kardec

Page 64: Xxv encontro   educação do espirito

OO evangelizador evangelizador precisa estar precisa estar atento para atento para

dar ao jovem o dar ao jovem o conhecimento conhecimento

específicoespecíficoque o auxilie a que o auxilie a sedimentar a sedimentar a

base debase deseu raciocínio seu raciocínio

futurofuturoTrabalhar o Trabalhar o

pensamento do pensamento do adolescente adolescente

para que para que compreendacompreendaos valores os valores

éticos, morais e éticos, morais e sociais.sociais.

Page 65: Xxv encontro   educação do espirito

DDiscutir os iscutir os valores valores

familiares, as familiares, as uniões carnaisuniões carnaise espirituais,a e espirituais,a profissões,a profissões,a dignidade dignidade

profissional,profissional,esses assuntos esses assuntos fazem parte da fazem parte da vida do espírito,vida do espírito,

OO jovem precisa jovem precisa de argumentos de argumentos sérios, sólidos, sérios, sólidos,

consistente, para consistente, para enfrentar oenfrentar o

mundo que se mundo que se caracteriza hoje caracteriza hoje pela violência e pela violência e

pela pela intranqüilidadeintranqüilidade.

Page 66: Xxv encontro   educação do espirito

SSe na infância há necessidade de e na infância há necessidade de amar, de desenvolver a paciência, a amar, de desenvolver a paciência, a

fé, a esperança, no jovem fé, a esperança, no jovem adolescente é necessário trabalhar adolescente é necessário trabalhar a responsabilidade e a dinâmica de a responsabilidade e a dinâmica de

um futuro onde a personalidade um futuro onde a personalidade desabrocha na busca dos valores e desabrocha na busca dos valores e

da aptidões profissionais que o da aptidões profissionais que o espírito almeja.espírito almeja.

Page 67: Xxv encontro   educação do espirito

OO lar deve ser reconhecido como um lar deve ser reconhecido como umcadinho de vibrações fomentadas porcadinho de vibrações fomentadas por

espíritos sérios que definiram escolhas eespíritos sérios que definiram escolhas eopçõesopções

Page 68: Xxv encontro   educação do espirito

VViver amando, construindo sempre um iver amando, construindo sempre um novo pensamento carregado de esperançasnovo pensamento carregado de esperanças

e alegria, esse é o caminho que todose alegria, esse é o caminho que todosdesejam alcançar.desejam alcançar.

Page 69: Xxv encontro   educação do espirito

O espírito abraçando com as O espírito abraçando com as ideologias queideologias que

se identifica vaise identifica vai caminhando em buscacaminhando em busca

de si mesmo, encontrando de si mesmo, encontrando situações quesituações que

lhe permite entender elhe permite entender e compreender a vida.compreender a vida.

Idade adultaIdade adulta

Page 70: Xxv encontro   educação do espirito

AA educação do espírito quando direcionada educação do espírito quando direcionada desde a infância permite ao espírito um desde a infância permite ao espírito um

norteamento de seus objetivos existenciaisnorteamento de seus objetivos existenciaisdentro de sua programação reencarnatóriadentro de sua programação reencarnatória.

Na idade adulta o bem tem Na idade adulta o bem tem consolidação de pensamentos.consolidação de pensamentos.

Page 71: Xxv encontro   educação do espirito

OO espírito alcança na espírito alcança na idade adulta uma idade adulta uma

capacitação plena de capacitação plena de todas as suas todas as suas

aptidões, físicas, aptidões, físicas, intelectuais e intelectuais e

espirituais, travando espirituais, travando uma luta dentro dos uma luta dentro dos

limiteslimitesimpostos pela impostos pela

reencarnação de reencarnação de acordo com a sua acordo com a sua

capacidade, tendo em capacidade, tendo em vista os objetivos que vista os objetivos que

o auxiliarão no seu o auxiliarão no seu progressoprogresso.

Page 72: Xxv encontro   educação do espirito

O O espírito para espírito para progredir necessita progredir necessita despertar, buscar despertar, buscar nova visão através nova visão através

de um de um conhecimento que conhecimento que

abra os seus canais abra os seus canais perceptivos para perceptivos para que absorva um que absorva um

conteúdo novo que conteúdo novo que lhe dê argumentos lhe dê argumentos

convincentes convincentes direcionando seus direcionando seus

esforços para o esforços para o verdadeiro sentido verdadeiro sentido

da existência.da existência.

Page 73: Xxv encontro   educação do espirito

Os postulados espíritas estabelecem asOs postulados espíritas estabelecem asbases fundamentais que dão ao espíritobases fundamentais que dão ao espírito

uma visão de direcionamento da existência.uma visão de direcionamento da existência.Observa-se que somente o conhecimentoObserva-se que somente o conhecimento

não transforma o espírito.não transforma o espírito.

Page 74: Xxv encontro   educação do espirito

O conhecimento paralisado na memória do O conhecimento paralisado na memória do espírito sem a experimentação e especialmenteespírito sem a experimentação e especialmentesem o direcionamento junto aos interesses desem o direcionamento junto aos interesses decada um, dificulta os caminhos reeducativoscada um, dificulta os caminhos reeducativos

do espírito.do espírito.

Page 75: Xxv encontro   educação do espirito

Colégio Allan Kardec

O comportamentoO comportamentodo espírito é do espírito é proporcionalproporcional

ao esforço que a ao esforço que a vontadevontade

faz para imprimir o faz para imprimir o selo de sua selo de sua identidadeidentidade

espiritual no espiritual no ambienteambiente

em que vive, naem que vive, naárea de influênciaárea de influênciaque estabelece.que estabelece.

Page 76: Xxv encontro   educação do espirito

Colégio Allan Kardec

OO Evangelizador deve estar motivado para acompanhar o Evangelizador deve estar motivado para acompanhar o espírito na sua trajetória de lutas, com uma visão espírito na sua trajetória de lutas, com uma visão espiritualizada, reencarnacionista, mas acima de tudo com espiritualizada, reencarnacionista, mas acima de tudo com uma visão de um planejamento divino que oferece recursos uma visão de um planejamento divino que oferece recursos salutares ao espíritosalutares ao espírito.

EEsses recursos não podem serem vistos comsses recursos não podem serem vistos comos olhos da materialidade e não podem seros olhos da materialidade e não podem serser descobertos pela simples observação ser descobertos pela simples observação

daqueles que não vêm a progressividade dadaqueles que não vêm a progressividade daexistência.existência.

Page 77: Xxv encontro   educação do espirito

Colégio Allan Kardec

OO Planejamento Planejamento reencarnatórioreencarnatório

vem aos poucos sendo vem aos poucos sendo compreendidocompreendidopelo espírito.pelo espírito.

OOs objetivos da s objetivos da existência vão sendo existência vão sendo

aclarado no aclarado no pensamento.pensamento.

As profissões, a composição familiar, a religião, a reencarnação, propiciam meios de adaptação às sua

necessidades devido a condição básica que fundamenta a estrutura do Ser.

IDOSOIDOSO

Page 78: Xxv encontro   educação do espirito

CCada oportunidade ada oportunidade pode ser aceita, pode ser aceita,

aproveitada, aproveitada, trabalhada em sua trabalhada em sua

expansão,expansão,como também pode ter como também pode ter um período em que as um período em que as

ilusões terrenas ilusões terrenas ocupam todos osocupam todos osespaços da vida.espaços da vida.

OO pensamento pensamento vai recebendo vai recebendo todo o reflexotodo o reflexodo estímulo do estímulo externo que o externo que o motiva desdemotiva desdeo nascimento o nascimento até o momento até o momento em que a em que a personalidade personalidade se define para o se define para o Espirito.Espirito.

Page 79: Xxv encontro   educação do espirito

NNa dependênciaa dependênciados estímulosdos estímulos

o espírito o espírito absorve todaabsorve todaa vibração, a vibração, motivando-omotivando-o

ao cumprimentoao cumprimentode novasde novas

possibilidadespossibilidades de avanço ede avanço ecrescimento.crescimento.

Assim constróiAssim constróiseu patrimônioseu patrimônio

moral,físicomoral,físico e intelectual.e intelectual.

Colégio Allan Kardec

Page 80: Xxv encontro   educação do espirito

A construção de um ProjetoA construção de um Projetoexistencial não é existencial não é

estabelecidoestabelecidopara ser esquecido ou para ser esquecido ou

ignorado.ignorado.

Em determinado ponto da existência são acionados estímulos múltiplos,que vibramna consciência de modoque a memória, lentamente vai abrindo os seus fulcros e o espírito começa a perceber sua construção existencial.

Page 81: Xxv encontro   educação do espirito

Nada é mais seguro e bom para o espírito, quando ele compreende seu verdadeiro papelde servir e construir.

QQuando o homem compreender que sua construção uando o homem compreender que sua construção é um trabalho grandioso, mudará toda sua conduta é um trabalho grandioso, mudará toda sua conduta mental, iniciará um movimento diferente,procurará mental, iniciará um movimento diferente,procurará

retirar das oportunidades todos os pontos retirar das oportunidades todos os pontos importantes que o ajude a entender o que é a vida e importantes que o ajude a entender o que é a vida e

como vive-la bem. como vive-la bem.

Page 82: Xxv encontro   educação do espirito

OO que dificulta o que dificulta oidoso a manter-seidoso a manter-se

em estado deem estado dealegria, alegria,

é justamente aé justamente afalta da falta da

preocupaçãopreocupaçãoem construir, emem construir, emsua existência, sua existência,

momentos íntimosmomentos íntimosque fomentamque fomentam

aspirações aspirações elevadaselevadas

e grandiosase grandiosas.

Page 83: Xxv encontro   educação do espirito

Mudar o pensamento Mudar o pensamento é mudar a forma deé mudar a forma desentir e perceber assentir e perceber as

necessidades de necessidades de seu irmãoseu irmão.

A insegurança e o medoA insegurança e o medoestão na dependência do estão na dependência do

trabalho que cada umtrabalho que cada umconstrói em constrói em

seu pensamento.seu pensamento.

Page 84: Xxv encontro   educação do espirito

AA velhice é o último velhice é o último estágio que permiteestágio que permiteo espírito resgatar o espírito resgatar consigo grandesconsigo grandes momentos que momentos que passaram de formapassaram de formainadequada e quase inadequada e quase sem perceber suasem perceber suaimportância e importância e finalidade.finalidade.

Feliz é o espírito que descobre o seuverdadeiro papel existencial se livrando dos vícios, que atormentam e compreendendo a vida através das oportunidades que a reencarnação lhe oferece.

Page 85: Xxv encontro   educação do espirito

Evoluir para Evoluir para vencer a si vencer a si mesmo,seus mesmo,seus conflitos,conflitos,suas suas dificuldades, dificuldades, suas dores.suas dores.

AA

DDEESSTTIINNAAÇÇÃÃOO DDOO

SSEERR

Page 86: Xxv encontro   educação do espirito

Todo Todo trabalho trabalho tem uma tem uma diretriz a diretriz a

ser ser tomadatomada

dentro da dentro da vontade vontade

que o que o Livre-Livre-

Arbítrio Arbítrio definedefine.

Ninguém está destinado a um caminho,sendoNinguém está destinado a um caminho,sendoesse o bem, ou o mal. É por meio da perspectivaesse o bem, ou o mal. É por meio da perspectivamental que cada espírito revela o que vai ser.mental que cada espírito revela o que vai ser.

Page 87: Xxv encontro   educação do espirito

A destinação do Ser obedece a critérios A destinação do Ser obedece a critérios próprios e individuais, devido as opções próprios e individuais, devido as opções realizadas pelo espírito durante suas vivências.realizadas pelo espírito durante suas vivências.

É importante observar quais são os gestosÉ importante observar quais são os gestosque mudam a estrutura planejada medianteque mudam a estrutura planejada medianteos objetivos de alto alcance para o espírito.os objetivos de alto alcance para o espírito.

Page 88: Xxv encontro   educação do espirito

É É preciso definir quais as variáveis que interferem no preciso definir quais as variáveis que interferem no desenrolar da caminhada do espírito.Quase sempre se desenrolar da caminhada do espírito.Quase sempre se ligam à ordem dos sentimentos.ligam à ordem dos sentimentos.

As variáveis de As variáveis de interferência são interferência são

contrárias ao contrárias ao processo de processo de aceleraçãoaceleração

dos conteúdos dos conteúdos que promovem que promovem

equilíbrioequilíbriono campo no campo mental.mental.

AAs reservas acumuladas pelas interferênciass reservas acumuladas pelas interferênciasanímicas somam grupos de imagem que corporificamanímicas somam grupos de imagem que corporificamo desejo de repetição dos atos já realizados.o desejo de repetição dos atos já realizados.

Page 89: Xxv encontro   educação do espirito

Na educação do contraste observamos o valorNa educação do contraste observamos o valorda atenção para que o espírito não caia na da atenção para que o espírito não caia na mesma recidiva dos atos que o levou a mesma recidiva dos atos que o levou a desviar da destinação de seus objetivosdesviar da destinação de seus objetivosexistenciaisexistenciais.

O bem é uma destinação para todos,mas nem O bem é uma destinação para todos,mas nem sempre se consegue alcança - lo devido ao sempre se consegue alcança - lo devido ao

enfraquecimento do compromisso com a lutaenfraquecimento do compromisso com a lutaverdadeira.verdadeira.

A destinação de ser bom é uma caminhada aA destinação de ser bom é uma caminhada aser conquistada. Ninguém é bom apenas porser conquistada. Ninguém é bom apenas por

quererquerer ser.

Page 90: Xxv encontro   educação do espirito

Educar para a vida é mostrar a grande oportunidade do que seja viver bem.Viver para Deus é viver para o Bem..

Page 91: Xxv encontro   educação do espirito

O Evangelho de Jesus pede nova postura paraO Evangelho de Jesus pede nova postura para o Evangelizadoro Evangelizador

Page 92: Xxv encontro   educação do espirito

OO estudo do milênio renova as estudo do milênio renova as esperanças através do esperanças através do entendimento do Sermão daentendimento do Sermão daMontanha, as Bem AventurançasMontanha, as Bem Aventuranças

Page 93: Xxv encontro   educação do espirito

Não é a cegueira física que tem impedidoNão é a cegueira física que tem impedidoos espíritos de enxergar a luz, mas sim,os sinais os espíritos de enxergar a luz, mas sim,os sinais

das críticas, das controvérsias no das críticas, das controvérsias no entendimento do Ser espiritualentendimento do Ser espiritual

Hoje temos provas da imortalidade, dasHoje temos provas da imortalidade, dasmoradas definidas por Jesus, onde cadamoradas definidas por Jesus, onde cada

um pode almejá-las conforme suas um pode almejá-las conforme suas lutas e conquistas.lutas e conquistas.

Materializar a idéia de um mundo feliz,Materializar a idéia de um mundo feliz,

construído com esforço.construído com esforço.

Page 94: Xxv encontro   educação do espirito

A ignorância estabeleceA ignorância estabeleceno pensamento dosno pensamento doshomens a distância homens a distância com a verdade.com a verdade.

A Doutrina Espírita restaura A Doutrina Espírita restaura as forças doas forças do

espírito através da espírito através da compreensão e da compreensão e da

aplicação do Evangelho no aplicação do Evangelho no pensamentopensamento

Foi Jesus que Foi Jesus que anunciou uma anunciou uma

Era de Era de esperanças, esperanças, destinada ao destinada ao

espírito.espírito.

Page 95: Xxv encontro   educação do espirito

A Casa Espírita educando espíritosA Casa Espírita educando espíritos.A Casa Espírita educando espíritosA Casa Espírita educando espíritos.

Page 96: Xxv encontro   educação do espirito

O homem carece de alegria, de harmonia, homem carece de alegria, de harmonia, de tempo para amar, de descobrir os valores reais de tempo para amar, de descobrir os valores reais que a vida oferece a cada um. Os valores imortais que a vida oferece a cada um. Os valores imortais são conquistas valorosas, renovando dia a dia, os são conquistas valorosas, renovando dia a dia, os quadros fixos que a memória estabeleceu nas quadros fixos que a memória estabeleceu nas fronteiras de um materialismo ardiloso.fronteiras de um materialismo ardiloso.

Page 97: Xxv encontro   educação do espirito

A Casa Espírita educando espíritos.A Casa Espírita educando espíritos.O papel da Casa Espírita no III milênio seráO papel da Casa Espírita no III milênio será::

•Educar o espíritoEducar o espírito•Formar seres questionadores, Formar seres questionadores, capazes de promover em si e no capazes de promover em si e no outro, mudanças mentais devido outro, mudanças mentais devido a compreensão dos fatos a compreensão dos fatos existenciais.existenciais.•Criar meios de educar os Criar meios de educar os espíritos encarnados que serão no espíritos encarnados que serão no futuro evangelizadores futuro evangelizadores conscientes,lúcidos de seus conscientes,lúcidos de seus deveres.deveres.

Page 98: Xxv encontro   educação do espirito

•Instrumentalizar o Evangelizador de Espíritos para Instrumentalizar o Evangelizador de Espíritos para que assuma o grande papel de educar que assuma o grande papel de educar evangelizando.evangelizando.

•Dinamizar sua palavra de forma simples, clara, Dinamizar sua palavra de forma simples, clara, objetiva e lúcida.objetiva e lúcida.

•Educar o espírito nas diversas fases que passa Educar o espírito nas diversas fases que passa durante a existência.durante a existência.•preparar -se para atender o idoso, estimulando-o a preparar -se para atender o idoso, estimulando-o a sair de casa e participar com alegria das sair de casa e participar com alegria das oportunidades lheoportunidades lhe concedidaconcedida..

Page 99: Xxv encontro   educação do espirito

A Casa Espírita precisa objetivar seu trabalhoA Casa Espírita precisa objetivar seu trabalhona Educação do Espírito.na Educação do Espírito.

A Doutrina Espírita foi codificada para atender as A Doutrina Espírita foi codificada para atender as necessidades dos espíritos.necessidades dos espíritos.

A Casa Espírita não pode mais ser vista apenas A Casa Espírita não pode mais ser vista apenas como uma casa de oração, onde se desenvolvecomo uma casa de oração, onde se desenvolveregras, palavras formalizadas, recebimento regras, palavras formalizadas, recebimento dos passes, práticas mediúnicas sem nenhuma dos passes, práticas mediúnicas sem nenhuma preocupação com a Educação dos Espíritos que preocupação com a Educação dos Espíritos que ali se encontram.ali se encontram.

Page 100: Xxv encontro   educação do espirito

.

Os tempos são chegados para a compreensão da verdade do Os tempos são chegados para a compreensão da verdade do espírito, onde o pensamento move sob o fluxo das energias da espírito, onde o pensamento move sob o fluxo das energias da

vontade que produz no Ser o desejo libertador de buscasvontade que produz no Ser o desejo libertador de buscasrenovadas trazendo-lhe disciplina, serenidade,renovadas trazendo-lhe disciplina, serenidade,

ordem, progresso, lucidez e razão.ordem, progresso, lucidez e razão.

Essa é a hora anunciada por Jesus, o tempo daEssa é a hora anunciada por Jesus, o tempo daaplicação de todo o conteúdo de verdade comaplicação de todo o conteúdo de verdade commétodo seguro que dá ao espírito a condiçãométodo seguro que dá ao espírito a condiçãode compreender a vida e seu verdadeiro papelde compreender a vida e seu verdadeiro papel