xxiv domingo comumhistorico.cpalsj.org/.../uploads/2013/04/tempo-comum-vi.pdfxxiv domingo comum se...

24

Upload: others

Post on 23-Jul-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: XXIV DOMINGO COMUMhistorico.cpalsj.org/.../uploads/2013/04/Tempo-Comum-VI.pdfXXIV DOMINGO COMUM Se alguém quer me servir, tome a sua cruz e me siga. Abertura ale V. Vinde, ó Deus,
Page 2: XXIV DOMINGO COMUMhistorico.cpalsj.org/.../uploads/2013/04/Tempo-Comum-VI.pdfXXIV DOMINGO COMUM Se alguém quer me servir, tome a sua cruz e me siga. Abertura ale V. Vinde, ó Deus,

XXIV DOMINGO COMUM

Se alguém quer me servir, tome a sua cruz e me siga.

Abertura

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. HINO

Senhor, abri os meus olhos às maravilhas do vosso amor. Eu sou o cego sobre o caminho. Curai-me, eu vos quero ver.

Senhor, abri minhas mãos, que para tudo guardar se fecham. Tem fome o pobre ante a minha porta. Ensinai-me a partilhar.

Senhor, fazei com que eu ande, por mais duro que seja o caminho. Quero vos seguir até a cruz. Vinde tomai a minha mão.

Senhor, fazei com que eu ouça os gritos de todos os irmãos. A seu sofrimento e a seus apelos que o meu coração se abra.

Senhor, guardai minha fé, tantas vozes clamam vossa morte; a noite vem w o peso do dia, ó Senhor, ficai comigo. Sl 18 (19) B Hino a Deus, Senhor da lei O sol que nasce do alto nos visitará, para dirigir nossos passos no caminho da paz (Lc 1,78.79)

Ant.: Sede bendito, Senhor, no mais alto dos céus.

– A lei do Senhor Deus é perfeita, * conforto para a alma! – O testemunho do Senhor é fiel, * sabedoria dos humildes.

– Os preceitos do Senhor são precisos, * alegria ao coração. – O mandamento do Senhor é brilhante, * para os olhos é uma luz.

– É puro o temor do Senhor, * imutável para sempre. – Os julgamentos do Senhor são corretos * e justos igualmente. – Mais desejáveis do que o ouro são eles, * do que o ouro refinado. – Suas palavras são mais doces que o mel, * que o mel que sai dos favos.

– E vosso servo, instruído por elas, * se empenha em guardá-las. – Mas quem pode perceber suas faltas? * Perdoai as que não vejo!

– E preservai o vosso servo do orgulho: * não domine sobre mim! – E assim puro, eu serei preservado * dos delitos mais perversos.

– Que vos agrade o cantar dos meus lábios * e a voz da minha alma; – que ela chegue até vós, ó Senhor, * meu Rochedo e Redentor!

Ant.: Sede bendito, Senhor, no mais alto dos céus. Leitura Breve Tg, 2, 14.18 Meus irmãos: que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria então capaz de salvá-lo? Em compensação, alguém poderá dizer: “Tu tens a fé e eu tenho a prática!” Tu, mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras!

Page 3: XXIV DOMINGO COMUMhistorico.cpalsj.org/.../uploads/2013/04/Tempo-Comum-VI.pdfXXIV DOMINGO COMUM Se alguém quer me servir, tome a sua cruz e me siga. Abertura ale V. Vinde, ó Deus,

V. O Senhor é justiça e bondade. Nosso Deus é amor-compaixão. R. É o Senhor quem defende os humildes. Eu estava oprimido e

salvou-me. Para meditar

Do Memorial do Beato Pedro Fabro

Notei aqui como Cristo, por volta dos 30 anos de sua vida, antes de começar a doutrinar o mundo com a palavra, o ensina com fatos. É preciso que o homem atenda a si próprio com cuidado, em vista da sua perfeição, para assim imitar, antes de tudo os atos de Cristo que se escondeu num ventre materno, sem o uso humano de entender, lembrar, desejar, ver, ouvir, gostar, cheirar e tocar experimentalmente. (Pedro Fabro, Memorial, 30/11 a 5/12 de 1542, no 189). Preces 1- Por todas as Igrejas cristãs presentes em nosso continente latino-americano: que possam ser testemunhas do amor de Cristo, peçamos:

Ouve-nos, amado Senhor Jesus!

2- Por todas as pessoas que estão sofrendo nos hospitais, nas prisões, no campo e na cidade, nos acampamentos dos sem-terra e sem-casas, nas ruas e favelas: que o Senhor lhes dê alívio e força, peçamos:

3- Pela nossa comunidades reunida: que possamos crescer no conhecimento e no amor de Jesus, peçamos:

4- Para que em meio às mudanças, transformações e adaptações em nossa missão, mantenhamos a serenidade de espírito e avancemos seguros com a esperança depositada em Deus, peçamos:

5- Para que em nossa vida de jesuítas, à imitação de São Roberto Belarmino, alcancemos uma vida íntima e afetiva de união com Deus, peçamos:

(intenções livres) Pai Nosso... Oração

Deus e Senhor nosso, que dotaste a São Roberto Belarmino de uma privilegiada sabedoria e de um grande amor a ti, à Igreja e aos pobres. enriquece-nos também com teus dons para que vivendo intimamente unidos a ti, tomemos consciência das necessidades dos destinatários de nossa missão. Por Cristo, nosso Senhor. Benção Canto

Tomai, Senhor, e recebei toda minha liberdade e a minha memória também. O meu entendimento e toda a minha vontade. Tudo o que tenho e possuo, Vós me destes com amor.

Todos os dons que me destes, com gratidão vos devolvo: disponde deles, Senhor, segundo a vossa vontade. Dai-me somente o vosso amor, vossa graça. Isto me basta, nada mais quero pedir.

Page 4: XXIV DOMINGO COMUMhistorico.cpalsj.org/.../uploads/2013/04/Tempo-Comum-VI.pdfXXIV DOMINGO COMUM Se alguém quer me servir, tome a sua cruz e me siga. Abertura ale V. Vinde, ó Deus,

XXV DOMINGO COMUM

Quem acolher em meu nome uma destas crianças é a mim que acolhe.

Abertura

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. HINO

Senhor e Criador que és nosso Deus. Vem inspirar estes filhos teus. Em nossos corações derrama a tua paz, e o mundo renovado ao mundo mostrarás.

Sentimos que tu és a nossa luz, fonte de amor, fogo abrasador. Por isso é que ao rezar em nome de Jesus, pedimos, nesta hora, os dons do teu amor.

Se temos algum bem, virtude ou dom, não vem de nós, vem do teu favor, pois que sem ti ninguém, ninguém pode ser bom, só tu podes criar a vida interior.

Infunde, pois, agora em todos nós, que como irmãos, vamos refletir a luz do teu saber e a força do querer a fim de que possamos juntos construir.

E juntos cantaremos sem cessar, cantos de amor para te exaltar. És Pai, és Filho e és Espírito de paz. Por isso em nossa mente tu sempre reinarás. Amém, Aleluia. Sl 121 (122) Jerusalém, cidade santa Vós vos aproximastes do monte Sião e da cidade do Deus, A Jerusalém

celeste (Hb 12,2)

Ant.: Rogai que viva em paz o nosso mundo.

– Que alegria, quando ouvi que me disseram: * “Vamos à casa do Senhor!” – E agora nossos pés já se detêm, * Jerusalém, em tuas portas.

– Jerusalém, cidade bem edificada * num conjunto harmonioso; – para lá sobem as tribos de Israel, * as tribos do Senhor.

– Para louvar, segundo a lei de Israel, * o nome do Senhor. – A sede da justiça lá está * e o trono de Davi.

– Rogai que viva em paz Jerusalém, * e em segurança os que te amam! – Que a paz habite dentro de teus muros, * tranqüilidade em teus palácios!

– Por amor a meus irmãos e meus amigos, * peço: “A paz esteja em ti!” – Pelo amor que tenho à casa do Senhor, * eu te desejo todo bem!

Ant.: Rogai que viva em paz o nosso mundo. Leitura Breve Tg 3, 17-18

A sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento. O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz. V. Que alegria quando ouvi que me disseram. R. Vamos à casa do Senhor. Para meditar

Por que você ingressou? Em 1561-62, Nadal elaborou e administrou um questionário extraordinário de 30 pontos aos jesuítas na Espanha e em Portugal; esta pergunta estava entre aquelas questões. Apesar de que aqueles que entraram mais

Page 5: XXIV DOMINGO COMUMhistorico.cpalsj.org/.../uploads/2013/04/Tempo-Comum-VI.pdfXXIV DOMINGO COMUM Se alguém quer me servir, tome a sua cruz e me siga. Abertura ale V. Vinde, ó Deus,

tarde indicarem de certo modo que estavam mais inspirados por idéias missionárias e pastorais, outra motivação continuou a predominar. Os jesuítas mencionaram especificamente que eram atraídos à Companhia, preferindo-a a outras ordens, por causa da alegria, do refinamento e da graciosidade dos jesuítas – hilaritas, elegância morum, suavitas. Algumas vezes também mencionaram estar impressionados pela determinação da comunidade jesuítica e pela afeição que os jesuítas pareciam sentir uns pelos outros. (Cohen, Why Jesuits Joined, p.243-247). Preces:

Oração pelos que serão chamados

Senhora do caminho dos nossos primeiros companheiros

Inácio, Xavier e Fabro. Mãe de nossa vocação

que acompanhas tantos passos por poeirentas estradas

da América de pés morenos. Recebe em teu materno abraço àqueles que serão chamados

a viver na Companhia do teu filho. Ensina-nos a ouvi-los e recebê-los,

abrindo a porta e o coração, como tu, que te fizeste morada para que Deus habitasse em ti. Ensina-nos Senhora da Estrada andar com eles ao teu passo,

segurar na dúvida, animar desejos, até ver neles formado o vivo e luminoso rosto

de Jesus, o filho bem amado. Amém.

Pai Nosso...

Oração

Ó Deus, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar uma dia à alegria eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Canto

Senhor, se tu me chamas eu quero te ouvir. Se queres que eu te siga, respondo: eis-me aqui (bis).

Profetas te ouviram e seguiram tua voz; andaram mundo afora e pregaram sem temor. Seus passos tu firmaste sustentando seu vigor. Profeta tu me chamas: Vê, Senhor, aqui estou.

Nos passos de teu Filho, toda a Igreja também vai, seguindo teu chamado de ser santa qual Jesus. Apóstolos e Mártires se deram sem medir; apóstolo me chamas: Vê, Senhor, estou aqui.

Os séculos passaram, não passou porém tua voz, que chama ainda hoje, que convida a te seguir. Há homens e mulheres que te amam mais que a si, e dizem com firmeza: Vê, Senhor, estou aqui.

Page 6: XXIV DOMINGO COMUMhistorico.cpalsj.org/.../uploads/2013/04/Tempo-Comum-VI.pdfXXIV DOMINGO COMUM Se alguém quer me servir, tome a sua cruz e me siga. Abertura ale V. Vinde, ó Deus,

XXVI DOMINGO COMUM

Quem vos der a beber um copo de água, não ficará sem recompensa.

Abertura

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. HINO

Dos santos vida e esperança, Cristo, caminho e salvação, luz e verdade, autor da paz, a vós, louvor e adoração.

Vosso poder se manifesta nas vidas santas, ó Senhor. Tudo o que pode e faz o justo, traz o sinal do vosso amor.

Concedei paz aos nossos tempos, força na fé, cura ao doente, perdão àqueles que caíram; a todos, vida, eternamente!

Igual louvor ao Pai, ao filho, e ao Santo Espírito também seja cantada em toda parte hoje e nos séculos. Amém. Sl 109,1-5.7 O Messias, Rei e Sacerdote É preciso que ele reine, até que todos os seus inimigos estejam debaixo

de seus pés (1Cor 15,25).

Ant.: Jesus Cristo é sacerdote eternamente. Aleluia. – Palavra do Senhor ao meu Senhor: * “Assenta-te ao lado meu direito – até que eu ponha os inimigos teus * como escabelo por debaixo de teus pés!”

=O Senhor estenderá desde Sião + vosso cetro de poder, pois Ele diz: * “Domina com vigor teus inimigos;

=tu és príncipe desde o dia em que nasceste; + na glória e esplendor da santidade, * como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!”

=Jurou o Senhor e manterá sua palavra: + “Tu és sacerdote eternamente, * segundo a ordem do rei Melquisedec!”

– À vossa destra está o Senhor, Ele vos diz: * “No dia da ira esmagarás os reis da terra! – Beberás água corrente no caminho, * por isso seguirás de fronte erguida!”

Ant.: Jesus Cristo é sacerdote eternamente. Aleluia. Leitura Breve 2Ts 2,13-14 Quanto a nós, devemos continuamente dar graças a Deus por vossa causa, irmãos amados do Senhor, pois Deus vos escolheu desde o começo, para serdes salvos pelo Espírito que santifica e pela fé na verdade. Deus vos chamou para que, por meio do nosso evangelho, alcanceis a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. V. É grande o Senhor, e é grande o seu poder. R. Seu saber é sem limites. Para meditar

Da Autobiografia de Santo Inácio de Loyola

Assim, ao princípio de 1523, partiu para Barcelona para embarcar-se. Ainda que se lhe ofereciam algumas companhias, quis ir sozinho. Toda a sua idéia era ter a Deus só por refúgio. Assim, um dia, a uns que lhe instavam muito, porque não sabia língua italiana nem latina, para aceitar uma companhia, dizendo quanto o ajudaria louvando-a muito, respondeu que, embora fosse filho ou irmão do duque de Cardona, não iria em sua companhia; pois desejava alcançar três virtudes: caridade, fé e esperança. Levando um companheiro, quando tivesse fome,

Page 7: XXIV DOMINGO COMUMhistorico.cpalsj.org/.../uploads/2013/04/Tempo-Comum-VI.pdfXXIV DOMINGO COMUM Se alguém quer me servir, tome a sua cruz e me siga. Abertura ale V. Vinde, ó Deus,

esperaria ajuda dele. Quando caísse o ajudaria a levantar-se. Assim também confiaria nele e lhe teria afeição por estes respeitos: pois esta afeição, confiança e esperança, a queria ter só em Deus. Isto que dizia desta maneira, sentia-o assim em seu coração. (Inácio de Loyola, Autobiografia, no 35). Preces 1- Para que todos nós sejamos conduzidos pelas relações de uma fraternidade amável, delicada e caridosa, rezemos ao Senhor.

Senhor escutai nossa prece.

2- Para que mergulhemos fundo no estudo e no amor da espiritualidade própria da Companhia que nos deixou Santo Inácio e seguiu tão fielmente São Francisco de Borja, rezemos ao Senhor.

3-Para que a contemplação de Cristo em plena atividade missionária, mova nossos corações a fim de intensificarmos nosso zelo apostólico, rezemos ao Senhor.

4- Para que à imitação do Beato Diogo de São Vítor, coloquemos as nossas qualidades pessoais a serviço dos nossos irmãos, até o martírio se for da vontade de Deus, rezemos ao Senhor.

5- Pelo 1º Encontro de Reitores de Colégios da Companhia de Jesus da América Latina que acontecerá de 02 a 07 de outubro em Bogotá, rezemos ao Senhor.

(intenções livres)

Pai Nosso... Oração

Faz, Senhor, que os que escutamos o chamado do teu Filho e o seguimos incondicionalmente, possamos alcançar a alegria prometida, depois de havê-lo acompanhado na luta de cada dia. Por Cristo, nosso Senhor. Benção

Canto

O Senhor necessitou de braços para ajudar a ceifar a messe. E eu ouvi seus apelos de amor, então respondi: Aqui estou, aqui estou.

Eu vim para dizer, que eu quero te seguir, eu quero viver com muito amor o que aprendi.

Eu vim para dizer, que eu quero te ajudar, que eu quero assumira tua cruz e carregar...

Eu vim para dizer, que eu vou profetizar, eu quero ouvira tua voz e propagar...

Eu vim para dizer, que eu vou te acompanhar e com meus irmãos um mundo novo edificar...

Page 8: XXIV DOMINGO COMUMhistorico.cpalsj.org/.../uploads/2013/04/Tempo-Comum-VI.pdfXXIV DOMINGO COMUM Se alguém quer me servir, tome a sua cruz e me siga. Abertura ale V. Vinde, ó Deus,

XXVII DOMINGO COMUM

Deixai vir a mim as criancinhas Abertura V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. HINO

Para vós, doador do perdão, elevai os afetos do amor, tornai puro o profundo das almas, sede o nosso fiel Salvador.

Para cá, estrangeiros viemos, exilados da pátria querida Sois o porto e também sois o barco, conduzi-nos ao átrios da vida!

É feliz quem tem sede de vós, fonte eterna de vida e verdade. São felizes os olhos do povo que se fixam em tal claridade.

Grandiosa é, Senhor, vossa glória, na lembrança do vosso louvor, que os fiéis comemoram na terra, elevando-se a vós pelo amor. Sl 43 (44) Calamidades do povo Em tudo isso, somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou! (Rm 8,37).

Ant.: Fostes vós que nos salvastes, ó Senhor! Para sempre louvaremos vosso nome.

– Ó Deus, nossos ouvidos escutaram, * e contaram para nós, os nossos pais, – as obras que operastes em seus dias, * em seus dias e nos tempos de outrora:

=Expulsastes as nações com vossa mão, + e plantastes nossos pais em seu lugar; * para aumentá-los, abatestes outros povos. – Não conquistaram essa terra pela espada, * nem foi seu braço que lhes deu a salvação;

– foi, porém, a vossa mão e vosso braço * e o esplendor de vossa face e o vosso amor. – Sois vós, o meu Senhor e o meu Rei, * que destes as vitórias a Jacó; – com vossa ajuda é que vencemos o inimigo, * por vosso nome é que pisamos o agressor.

– Eu não pus a confiança no meu arco, * a minha espada não me pôde libertar; – mas fostes vós que nos livrastes do inimigo, * e cobristes de vergonha o opressor. – Em vós, ó Deus, nos gloriamos todo dia, * celebrando o vosso nome sem cessar.

Ant.: Fostes vós que nos salvastes, ó Senhor! Para sempre louvaremos vosso nome. Leitura Breve Hb 2, 11 Irmãos, tanto Jesus, o Santificador, quanto os santificados, são descendentes do mesmo ancestral; por essa razão, ele não se envergonha de os chamar irmãos. V. Se amarmos uns aos outros, Deus em nós há de estar. R. E o seu amor em nós se aperfeiçoará. Para meditar

Da carta de Francisco Xavier a Inácio de Loyola desde Malaca, Índia. Quase sempre levo diante dos meus olhos e entendimento aquilo que muitas vezes ouvi dizer o nosso bem-aventurado pai Inácio, que os que haviam de ser de nossa Companhia, haviam de trabalhar muito para vencer-se e lançar de si todos os temores que impedem aos homens a fé e a esperança e confiança em Deus, usando dos meios para isso; e embora toda a fé,

Page 9: XXIV DOMINGO COMUMhistorico.cpalsj.org/.../uploads/2013/04/Tempo-Comum-VI.pdfXXIV DOMINGO COMUM Se alguém quer me servir, tome a sua cruz e me siga. Abertura ale V. Vinde, ó Deus,

esperança e confiança sejam dom de Deus, o Senhor as dar a quem lhe apraz, mas comumente aos que se esforçam, vencendo-se a si mesmos, usando os meios para isto. (Francisco Xavier, carta escrita em Malaca, a 22 de junho de 1549). Preces

1- Para que, a exemplo de São João Ogilvie, saibamos manter a unidade da Igreja desde o lugar onde exercemos o nosso apostolado, rezemos:

Glória, a ti Senhor!

2- Para que a Companhia de sinta especialmente chamada a ser instrumento de renovação e de unidade nas missões confiadas pelo Santo Padre, rezemos:

3- Pelos companheiros de nossa província que se encontram em missão em outros países (N...), rezemos:

4- Para que a colaboração interprovincial, tão pedida em nossos recentes documentos, se concretize em nossos planos apostólicos, rezemos:

5- Pelos padres e irmãos jesuítas que assumem o apostolado da formação dos nossos, para que com zelo e sabedoria espiritual ajudem a formar os companheiros que precisamos para a missão, rezemos:

(intenções livres)

Pai Nosso... Oração

Cantem vossa glória, Senhor, os nossos lábios, cantem nossos corações e nossa vida; e já que é vosso dom tudo o que somos, para vós se oriente também todo o nosso viver. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Benção

Canto

Maria, ó Mãe cheia de graça, Maria, protege os filhos teus. Maria, Maria, nós queremos contigo estar no céu.

Aqui servimos a Igreja de teu Filho, sob o teu imaculado coração. Dá-nos a bênção, e nós faremos da nossa vida uma constante oblação.

A nossa vida é feita de esperança, paz e flores nós queremos semear. Felicidade somente alcança quem cada dia se dispõe a caminhar. Ah! quem me dera poder estar agora, festejando lá no céu Nosso Senhor! Mas sei que chega a minha hora e, então feliz, eu cantarei o seu louvor.

Page 10: XXIV DOMINGO COMUMhistorico.cpalsj.org/.../uploads/2013/04/Tempo-Comum-VI.pdfXXIV DOMINGO COMUM Se alguém quer me servir, tome a sua cruz e me siga. Abertura ale V. Vinde, ó Deus,

XXVIII DOMINGO COMUM

Vende tudo o que tens e segue-me! Abertura

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. HINO

Tu te abeiraste da praia, não buscaste nem sábios nem ricos, somente queres que eu te siga.

Senhor, tu me olhaste nos olhos, a sorrir pronunciaste meu nome. Lá na praia eu deixei o meu barco, junto a ti buscarei outro mar.

Tu sabes bem que em meu barco, eu não tenho nem ouro nem prata, somente redes e o meu trabalho.

Tu minhas mãos solicitas, meu cansaço que a outros descanse. Amor que almeja seguir amando.

Tu, pescador de outros lagos, ânsia eterna de homens que esperam, bondoso amigo que assim me chamas. Sl 106 (107) Ação de graças pela libertação Deus enviou sua palavra aos Israelitas e lhes anunciou a boa-nova da

paz, por meio de Jesus Cristo (At 10,36).

Ant.: Agradeçamos ao Senhor o seu amor e as suas maravilhas entre os homens. – Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, * porque eterna é a sua misericórdia!

– Que o digam os libertos do Senhor, * que da mão dos opressores os salvou

– e de todas as nações os reuniu, * do Oriente, Ocidente, Norte e Sul.

– Uns vagavam, no deserto, extraviados, * sem acharem o caminho da cidade. – Sofriam fome e também sofriam sede, * e sua vida ia aos poucos definhando.

– Mas gritaram ao Senhor na aflição, * e ele os libertou daquela angústia. – Pelo caminho bem seguro os conduziu * para chegarem à cidade onde morar.

– Agradeçam ao Senhor por seu amor * e por suas maravilhas entre os homens! – Deu de beber aos que sofriam tanta sede * e os famintos saciou com muitos bens!

Ant.: Agradeçamos ao Senhor o seu amor e as suas maravilhas entre os homens. Leitura Breve Lv 20,26 Sede santos para mim porque eu, o Senhor, sou santo, e vos separei dos outros povos para serdes meus. V. Feliz o povo, cujo Deus é o Senhor. R. E a nação que ele escolheu por sua herança! Para meditar

Do Memorial do Beato Pedro Fabro Sim, os desejos são bons, contanto que provenham de Deus e sejam por ele, nele e para ele. Por isso, freqüentemente, desejamos o que não sucederá e o que está acima de nossas forças e mesmo o que não se pode realizar naturalmente. Estes desejos não desagradam a Deus, pois são inspirados por ele, para ele ordenados e sentidos no espírito dele. Antes, ele próprio os desperta em favor da fé, da esperança e da caridade, não só interior, mas também exterior, obras boas. Muitas vezes nos induz a desejar, ver e esperar as realidades mais altas a fim de alcançarmos pelo menos as medíocres, sem preguiça e sem desconfiança.

Page 11: XXIV DOMINGO COMUMhistorico.cpalsj.org/.../uploads/2013/04/Tempo-Comum-VI.pdfXXIV DOMINGO COMUM Se alguém quer me servir, tome a sua cruz e me siga. Abertura ale V. Vinde, ó Deus,

Quando tu freqüentemente olhas para ti e para o que aparece por fora, acreditas nada poder, nada saber, nada esperar em teu trabalho com o próximo. Entretanto, o Senhor, conduzindo-te com seu Espírito, ao contrário, mostra que inúmeras ações são fáceis com ele: dá esperança e toda a boa inclinação para executar muito mais do que todos os homens poderiam conseguir; é assim que ele excita tua coragem para todas as obras, sem desesperar de nenhuma. (Pedro Fabro, Memorial, 26/10/1542, no 155-156). Preces 1- Para que Cristo seja para todos nós uma presença viva: o companheiro no caminho, na solidão, no apostolado, no sofrimento e em nossa entrega diária, rezemos ao Senhor.

Confirmai nossa fé, Senhor!

2- Para que tome conta de nosso espírito a pureza e o domínio do coração, a união com Deus e a docilidade ao seu Espírito, rezemos ao Senhor.

3- Para que à imitação dos mártires do Canadá – S. João de Brébeuf, Isaac Jogues e companheiros – vivamos o espírito dos Exercícios com um amor ardente e comprometido com Cristo, rezemos ao Senhor.

4- Dai a riqueza da vossa graça aos que vivem no matrimônio, para que sejam mais perfeitamente um sinal do mistério de vossa Igreja.

(intenções livres) Pai Nosso... Oração

Senhor, aumentai em nós o dom da fé, para que em nossos lábios vosso louvor seja perfeito e produza sempre a abundância de frutos celestes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Canto

Hoje na estrada encontrei alguém assim que pensa como eu, que quer ser feliz. Velas estão no mar, pessoas de partida, querendo caminhar, voar, mudar de vida...

Pois Deus é uma força estranha, Deus é nosso pé na estrada, Deus é uma voz que clama, Deus...

Vou de peito aberto sem temer por onde ir, um guerreiro das estradas, um herói de calça Lee. A luz das estrelas clareando o meu caminho, na memória vão lembranças que não me deixam sozinho.

Page 12: XXIV DOMINGO COMUMhistorico.cpalsj.org/.../uploads/2013/04/Tempo-Comum-VI.pdfXXIV DOMINGO COMUM Se alguém quer me servir, tome a sua cruz e me siga. Abertura ale V. Vinde, ó Deus,

XXIX DOMINGO COMUM

Por acaso podeis beber o cálice que vou beber Abertura

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. HINO

Ó Trindade Sacrossanta, ordenais o que fizestes. Ao trabalho dais o dia, ao descanso a noite destes.

De manhã, à tarde e à noite, vossa glória celebramos. Nesta glória conservai-nos todo o tempo que vivamos.

Ante vós ajoelhamos em humilde adoração. Reuni as nossas preces à celeste louvação.

Escutai-nos, Pai piedoso, e vós, Filho de Deus Pai, com o Espírito Paráclito, pelos séculos reinais. Sl 118 (119) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Ao entrar no mundo, afirma: eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade

(Hb 10,5.7).

Ant.: De vossos mandamentos corro a estrada porque vós me dilatais o coração.

– A minha alma está prostrada na poeira, * vossa palavra me devolva a minha vida! – Eu vos narrei a minha sorte e me atendestes, * ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade!

– Fazei-me conhecer vossos caminhos, * e então meditarei vossos prodígios! – A minha alma chora e geme de tristeza, * vossa palavra me console e reanime!

– Afastai-me do caminho da mentira * e dai-me a vossa lei como um presente! – Escolhi seguir a trilha da verdade, * diante de mim eu coloquei vossos preceitos.

– De coração quero apegar-me à vossa lei; * ó Senhor, não me deixeis desiludido! – De vossos mandamentos corro a estrada, * porque vós me dilatais o coração.

Ant.: De vossos mandamentos corro a estrada porque vós me dilatais o coração. Leitura Breve Hb 4,16 Aproximemo-nos então, com toda confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno. V. Jesus Cristo veio servir, Cristo veio dar sua vida. R. Jesus Cristo veio salvar, viva Cristo, Cristo viva! Para meditar

Da Carta de Santo Inácio ao Colégio de Pádua

São tão grandes os pobres na presença divina que, principalmente para eles, foi enviado Jesus Cristo à terra: ”pela opressão do miserável e do pobre – diz o Senhor – haverei de levantar-me”. Isto recorda Jesus Cristo, fazendo responder a São João (Batista): “os pobres são evangelizados” e tanto os preferiu aos ricos que quis Jesus Cristo eleger todo o santíssimo colégio (dos apóstolos) dentre os pobres, e viver e conversar com eles, deixá-los como príncipes de sua Igreja, constituí-los como juízes sobre as doze tribos de Israel, isto é, de todos os fiéis. Os pobres serão seus assessores. Tão excelso é seu estado. A amizade com os pobres nos faz amigos do Rei eterno. O amor a essa

Page 13: XXIV DOMINGO COMUMhistorico.cpalsj.org/.../uploads/2013/04/Tempo-Comum-VI.pdfXXIV DOMINGO COMUM Se alguém quer me servir, tome a sua cruz e me siga. Abertura ale V. Vinde, ó Deus,

pobreza nos faz reis também na terra, e reis não só da terra, mas do céu. (Inácio de Loyola, carta ao colégio de Pádua, 7/08/1547) Preces 1- Pela Santa Igreja de Deus, nascida do lado de Cristo traspassado por nossos pecados, para que seja sinal de seu amor e de sua misericórdia entre os homens, rezemos.

Senhor, atendei a nossa prece.

2- Pelos jesuítas de nossa província, para que estejam, como Cristo, sempre prontos a servir e dar a vida pela salvação dos irmãos, rezemos.

3- Senhor, confortai os doentes (N...) e tornai-os participantes da paixão de Cristo por seus sofrimentos, para que sintam continuamente a sua consolação.

4- Defendei o nosso povo de todo mal, para que desfrute da vossa paz e prosperidade.

5- Olhai Senhor pelos jesuítas de nossa província que assumem o apostolado da pastoral vocacional para que não lhes falte a alegria e esperança.

(intenções livres)

Pai Nosso... Oração

Atendei, Senhor, o nosso louvor, por intercessão da Virgem Maria, e dai-nos a paz completa, para que, dedicando-nos sempre a vós com alegria, possamos confiantes chegar até vós. Por Cristo, nosso Senhor. Canto

Um cálice foi levantado, um pão, entre nós partilhado, o povo comeu e bebeu e anunciou: o amor venceu!

Ó Pai, tua eterna Palavra enviaste! Ó verbo, tua tenda entre nós levantaste! Senhor, ao mundo vieste qual luz e a todos Tu nos iluminas, Jesus!

Ó povo, escuta a Palavra do Mestre! Pra nós, Jesus olha e se compadece. Ovelhas dispersas, lutamos em vão, sem rumo... Jesus, tem de nós compaixão!

Ó gente que estás no deserto com fome, A noite já vem e do dia a luz some. Reparte a terra, o trabalho e o pão, dos céus nos vem a multiplicação!

Page 14: XXIV DOMINGO COMUMhistorico.cpalsj.org/.../uploads/2013/04/Tempo-Comum-VI.pdfXXIV DOMINGO COMUM Se alguém quer me servir, tome a sua cruz e me siga. Abertura ale V. Vinde, ó Deus,

XXX DOMINGO COMUM

Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim Abertura

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. HINO

Cristo, quero ser instrumento de tua paz e do teu infinito amor. Onde houver ódio e rancor que eu leve a concórdia, que eu leve o amor.

Onde há ofensa que dói, que eu leve o perdão. Onde houver a discórdia, que eu leve a união e tua paz!

Mesmo que haja um só coração que duvida do bem, do amor e do céu, quero com firmeza anunciar a palavra que traz a clareza da fé.

Onde houver erro, Senhor, que eu leve a verdade, fruto da tua luz. Onde houver desespero, que eu leve a esperança do teu nome, Jesus. Sl 132 (133) Alegria da união fraterna Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus (1Jo 4,7).

Ant.: A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma.

– Vinde e vede como é bom, como é suave * os irmãos viverem juntos bem unidos!

– É como um óleo perfumado na cabeça, * que escorre e vai descendo até à barba; – vai descendo até à barba de Aarão, * e vai chegando até à orla do seu manto. – É também como o orvalho do Hermon, * que cai suave sobre os montes de Sião.

– Pois a eles o Senhor dá sua bênção * e a vida pelos séculos sem fim.

Ant.: A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Leitura Breve Rm 12.17a.19b-20a.21 Não pagueis a ninguém o mal com o mal; pois está escrito: É a mim que pertence fazer justiça; darei a cada um o que merecer – diz o Senhor. Mas, se teu inimigo estiver com fome, dá-lhe de comer; se estiver com sede, dá-lhe de beber. Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem. V. O amor do Senhor Deus é de sempre e para sempre. R. Sua justiça é para aqueles que observam sua Aliança. Para meditar

Da Carta de São Francisco Xavier aos companheiros de Roma

Todos os dias, depois de comer, ensinava a doutrina cristã e a ela acudia muita gente. Vinham os filhos dos portugueses, homens e mulheres da terra, convertidos de pouco à nossa fé. E o motivo de virem tantos talvez fosse porque eu sempre lhes explicava alguma parte do credo. Neste tempo, andei grandemente ocupado em fazer pazes, pois os portugueses da Índia são muito brigões. Depois da doutrina, ensinava às crianças e à gente cristã da terra uma explicação, feita por mim, de cada artigo da fé, em linguagem ao alcance de todos, conformando-me com o que podem entender os naturais da terra, recentemente convertidos à nossa santa fé.

Page 15: XXIV DOMINGO COMUMhistorico.cpalsj.org/.../uploads/2013/04/Tempo-Comum-VI.pdfXXIV DOMINGO COMUM Se alguém quer me servir, tome a sua cruz e me siga. Abertura ale V. Vinde, ó Deus,

Assim em Malaca como em Maluco, levava-os a aprender esta explicação, em vez das orações, para lançar neles os firmes fundamentos duma fé boa e verdadeira em Jesus Cristo, deixando de acreditar na tolice dos ídolos. Nesta cidade, recomendei muito ao padre de missa que ensinasse o mesmo, todos os dias, e ao modo como eu ensinava. Assim mo prometeu. Espero em Deus nosso Senhor que levará isto por diante. À minha partida, pediu-me toda a gente principal de Malaca que fossem para lá dois da Companhia que pregassem a eles e às suas mulheres e aos cristãos da terra. E que ensinassem a doutrina como eu a dava aos seus filhos e filhas e a todos os seus escravos e escravas. (Francisco Xavier, carta escrita em Cochin, a 20 de janeiro de 1548). Preces 1- Para que nossa maneira de pensar, sentir e agir identifique-se cada vez mais com a maneira de pensar, sentir e agir de Cristo, rezemos.

Bendito seja Deus para sempre.

2- Para que a nossa vida religiosa seja aos olhos do mundo um exemplo que entusiasme a outros a aceitar e viver a Boa Nova, rezemos.

3- Para que à imitação do Beato Collins, estejamos dispostos a entregar a vida no seguimento da pessoa e da proposta de Jesus, rezemos.

4- Para que à imitação de Santo Afonso Rodrigues, toda nossa atividade diária, repetitiva e muitas vezes monótona seja para nós ocasião de progresso constante na fidelidade a Deus, rezemos.

5- Para que o testemunho de nossa fé seja verdadeiramente profético no anúncio da Boa Nova e denúncia firme do erro, como foi o testemunho de Ruperto Mayer, rezemos.

6- Pelos mestres de noviços da América Latina e Caribe reunidos na Jamaica, para que possam partilhar as dores e alegrias de sua missão e redobrar o ânimo no cuidado e formação dos futuros jesuítas, rezemos.

(intenções livres) Pai Nosso... Oração

Senhor, que na fidelidade de nossos companheiros santos nos mostraste o caminho da perfeição religiosa, faze que perseveremos fiéis ao teu chamado, alegres de pertencer à Companhia de teu Filho, sendo com Ele, servidores de todos. Por Cristo, nosso Senhor. Canto Alma de Cristo, santifica-me. Corpo de Cristo, salva-me. Sangue de Cristo, embriaga-me. Água da lado de Cristo, lava-me. Paixão de Cristo, conforta-me. Ó bom Jesus, ouve-me. Dentro de tuas chagas esconde-me. Não permitas que me separe de Ti. Do inimigo maligno, defende-me. Na hora da minha morte, chama-me e manda-me ir a Ti, para que com Teus santos te louve Pelos séculos dos séculos. Amém. No próximo dia 05 de novembro será a 5ª Jornada Latino-americana de oração pelas vocações à Companhia de Jesus. Será bom unirmos-nos em oração nas celebrações da Eucaristia do XXXI Domingo do Tempo Comum a esta intenção. A oração comunitária da próxima semana é própria para a 5ª Jornada.

Page 16: XXIV DOMINGO COMUMhistorico.cpalsj.org/.../uploads/2013/04/Tempo-Comum-VI.pdfXXIV DOMINGO COMUM Se alguém quer me servir, tome a sua cruz e me siga. Abertura ale V. Vinde, ó Deus,

XXXI SEMANA COMUM

Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia.

Abertura

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. HINO

O Senhor me chamou a viver, a viver a alegria do amor. Foi teu amor quem nos fez conhecer toda a alegria da vida, Senhor.

Senhor da vida, teu amor nos faz recomeçar. Eu sei que a nossa vida é vida perdida pra quem não amar.

Nunca é longo demais o caminho que nos leva ao encontro do amor. Foi teu amor que nos fez descobrir toda a alegria da vida, Senhor.

O Senhor nos chamou a viver, a viver como irmãos simplesmente. Foi teu amor que nos fez conhecer que o próprio Deus vive a vida da gente. Sl 66 (67) Todos os povos celebram o Senhor Nós não duvidamos, mas confiamos e pedimos a Ele que nos envie

operários para a sua messe.

Ant.: Tudo me destes: tudo Vos restituo, Senhor.

– Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, * e sua face resplandeça sobre nós! – Que na terra se conheça o seu caminho * e a sua salvação por entre os povos.

– Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, * que todas as nações vos glorifiquem!

– Exulte de alegria a terra inteira, * pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, * e guiais, em toda a terra, as nações.

– Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, * que todas as nações vos glorifiquem! – A terra produziu sua colheita: * o Senhor e nosso Deus nos abençoa. – Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, * e o respeitem os confins de toda a terra!

Ant. : Tudo me destes : tudo Vos restituo, Senhor. Leitura Breve Mc 6,30-31 Os apóstolos se reuniram com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. Havia aí tanta gente que chegava e saía, a tal ponto que Jesus e os discípulos não tinham tempo nem para comer. Então Jesus disse para eles: «Vamos para algum lugar deserto para que vocês descansem um pouco. Para meditar: Fontes de confiança

É verdade que em algumas ocasiões escutamos frases um tanto fortes, e de algum modo pejorativas sobre a qualidade dos jovens que se aproximam de nós para serem jesuítas. Também pode nos invadir um certo pessimismo em relação à mesma Companhia de Jesus e de sua capacidade de resposta aos problemas de nosso tempo. Apesar de tudo, três são as fontes de confianças básicas para acreditar no dom que Deus confia a cada um de nós.

1. Confiamos que a iniciativa é de Deus

Quem toma a iniciativa é Deus. É ele quem convida e é n’Ele que devemos pôr todas as esperanças de que segue chamando pessoas para colaborarem com Ele em sua missão. Nós não buscamos “mão-de-obra barata” para nossas obras, trabalhos e planos, mas sim “servidores da missão de Cristo”, “operários”

Page 17: XXIV DOMINGO COMUMhistorico.cpalsj.org/.../uploads/2013/04/Tempo-Comum-VI.pdfXXIV DOMINGO COMUM Se alguém quer me servir, tome a sua cruz e me siga. Abertura ale V. Vinde, ó Deus,

para realizar a obra, o trabalho e o plano DELE. Nós não duvidamos, mas confiamos e pedimos a Ele que nos envie operários para a “sua” messe.

2. Confiamos no coração generoso do jovem

Cremos que o coração do jovem pode acolher a Palavra de Deus, ainda que com características diferentes às nossas de alguns anos atrás. Os jovens de hoje também têm uma série de valores, preocupações, sensibilidades e possibilidades que os tornam capazes de acolher generosamente a mensagem de Deus e, com efeito, a acolhem em novas formas. Afirmar esta confiança e pedir luz para compreender estas novas formas de acolher a Palavra de Deus é apostar na promoção vocacional.

3. Confiamos na capacidade da Companhia para adaptar-se ao novo

Nossa tradição de discernimento e disponibilidade apostólica é outra fonte de confiança. Sabemos que é parte de nosso carisma e que, por ser do Espírito de Deus, vencerá uma e outra vez nossos medos e estacionamentos. Constatamos que há mudanças nos processos vocacionais que nos últimos tempos têm sido cada vez mais tardios e procedentes de lugares onde não há nossa presença apostólica. Confiamos que como jesuítas e como Companhia de Jesus saberemos estar presentes nesses novos tempos e lugares para despertar, promover e acompanhar aos que Deus chama. Preces

1- Para que acertemos com o modo de ser felizes e de fazer o bem com nossa vida. Rezemos ao Senhor.

2- Para que saibamos ouvir a voz de Deus, em meio às vozes e propostas que escutamos. Rezemos ao Senhor.

3- Para que muitos jovens de nossas obras apostólicas se sintam animados a entregar sua vida ao serviço do Rei Eterno. Rezemos ao Senhor.

4- Para que coloquemos Jesus Cristo e sua proposta no centro de nossa vida. Rezemos ao Senhor.

5- Para que o Senhor nos ajude a dar um testemunho de vida feliz e contagiante. Rezemos ao Senhor.

6- Para que em nossa Província floresçam muitas vocações para a Igreja e de modo especial à Companhia de Jesus. Rezemos ao Senhor.

(Intenções livres) Pai Nosso Oração

Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos chamais e conheceis a nossa fraqueza, completai na Companhia o que começastes em Santo Inácio e em todos os Santos e Beatos, nossos irmãos, e ajudai-nos a combater generosamente sob a Bandeira da Cruz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo. Canto

Companheiros que entre os povos teu nome a divulgar. têm de Cristo a companhia, força a lhes confirmar.

Nas lutas, vitórias, garantia de um bem maior. Em tudo o Reino seu para a glória maior de Deus. Nada querer, nada desejar senão em Deus sua esperança total, e nele somente esperar.

Sem sandálias, sem alforje, sem lugar onde ficar. Deus em tudo recompensa. E n'Ele somente esperar.

Page 18: XXIV DOMINGO COMUMhistorico.cpalsj.org/.../uploads/2013/04/Tempo-Comum-VI.pdfXXIV DOMINGO COMUM Se alguém quer me servir, tome a sua cruz e me siga. Abertura ale V. Vinde, ó Deus,

XXXII SEMANA COMUM

Ela, na sua pobreza, ofereceu tudo o que tinha para viver Abertura

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. HINO

Bendito seja o Senhor Deus de Israel Porque a seu povo visitou e libertou; e fez surgir um poderoso salvador na casa de Davi seu servidor, como falara pela boca de seus santos os profetas desde os tempos mais antigos, para salvar-nos do poder dos inimigos e da mão de todos quantos nos odeiam.

Assim mostrou misericórdia a nossos pais, recordando a sua santa Aliança e o juramento a Abraão, o nosso pai, de conceder-nos que, libertos do inimigo, a ele nós sirvamos sem temor em santidade e em justiça diante dele, enquanto perdurarem nossos dias.

Serás profeta do Altíssimo, ó menino, pois irás andando à frente do Senhor para aplainar e preparar os seus caminhos, anunciando ao seu povo a salvação, que está na remissão de seus pecados, pela bondade, e compaixão de nosso Deus, que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, para iluminar a quantos jazem entre as trevas e na sombra da morte estão sentados e para dirigir os nossos passos, guiando-nos no caminho da paz.

Sl 137 (138) Ação de graças Os reis da terra levarão à Cidade Santa a sua glória (cf. Ap, 21,14)

Ant.: Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó meu Deus!

– Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, * porque ouvistes as palavras dos meus lábios! – Perante os vossos anjos vou cantar-vos * e ante o vosso templo vou prostrar-me.

– Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, * porque fizestes muito mais que prometestes; – naquele dia em que gritei, vós me escutastes * e aumentastes o vigor da minha alma.

– Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, * quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. – Hão de cantar vossos caminhos e dirão: * “Como a glória do Senhor é grandiosa!”

– Altíssimo é o Senhor, mas olha os pobres, * e de longe reconhece os orgulhosos. – Se no meio da desgraça eu caminhar, * vós me fazeis tornar à vida novamente;

Ant.: Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó meu Deus! Leitura Breve Cl 3,23-24 Tudo o que fizerdes, fazei-o de coração, como para o Senhor e não para os homens. Pois vós bem sabeis que recebereis do Senhor a herança como recompensa. Servi a Cristo, o Senhor! V. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça. R. Meu destino está seguro em vossas mãos. Para meditar

Do Memorial do Beato Pedro Fabro

O apaixonado pela glória de Deus que, pela graça do Espírito Santo, dá valor aos interesses de Deus e até aos mínimos, esse mais facilmente alcança, por dom do mesmo Espírito, aquela fé capaz de executar grandes obras, para a glória de Deus, ao se apresentar a ocasião. Também nas necessidades próprias,

Page 19: XXIV DOMINGO COMUMhistorico.cpalsj.org/.../uploads/2013/04/Tempo-Comum-VI.pdfXXIV DOMINGO COMUM Se alguém quer me servir, tome a sua cruz e me siga. Abertura ale V. Vinde, ó Deus,

principalmente nas que são extremas e mais urgentes a ponto de apertar o coração, é fácil encontrar uma fé com a qual, contra toda a esperança humana, sejas capaz de alcançar algo da graça de Deus para a tua alma e até para teu corpo, como seria certa libertação do mal ou aquisição de um bem necessário, que não poderias alcançar de outra maneira. (Pedro Fabro, Memorial, 25/11/1542, no 152). Preces – (cf. Oração Eucarística com Crianças II).

Lembramos nesta oração, Pai querido, a morte e a ressurreição de Jesus, que salvou o mundo. Ele mesmo se colocou em nossas mãos para ser o sacrifício que na celebração da eucaristia sempre vos oferecemos. E assim somos cada vez mais atraídos para vós.

T. Glória e louvor a Jesus que nos leva ao Pai.

Escutai vossos filhos e filhas, ó Deus Pai, e concedei-nos o Espírito de amor. Conceda-nos ficar sempre mais unidos, na vossa Igreja, com o Papa N., e com nosso Bispo N,. com todos os outros bispos e com nossos companheiros jesuítas, amigos, benfeitores e todos aqueles que servem o vosso povo.

T. Glória e louvor a Jesus que nos leva ao Pai.

Pedimos por aqueles que amamos (N. N.) e também por aqueles que ainda não amamos bastante. Lembrai-vos dos que morreram (N.N.): sejam todos recebidos com amor na vossa casa. Um dia, enfim, reuni a todos nós em vosso Reino para vivermos com Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, a festa que no céu nunca se acaba. Então, com todos os amigos de Jesus, poderemos cantar para sempre o vosso amor.

T. Glória e louvor a Jesus que nos leva ao Pai.

Pai Nosso... Oração

Senhor, tu fizeste do jovem Estanislau Kostka e de José Pignatelli exemplos vivos daquilo que aspiramos no corpo da Companhia; faze que, guiados pela tua mão, encontremos o

caminho a seguir neste momento de nossa história. Por Cristo nosso Senhor. Benção Canto

Sou pequeno, Senhor, mas desejo ao teu Reino servir. Tua graça me faz superar o meu medo de amar. No caminho, Senhor, por orgulho no chão cairei. A certeza, estás ao meu lado, me fará prosseguir, caminhar.

/:Faz, meu Senhor, tua voz se ouvir! No coração o teu apelo a te seguir:/

A missão, meu Senhor, é a Boa Nova aos pobres levar; é vestir quem está nu; dos grilhões os cativos livrar; revelar no viver a verdade: "Tu és nosso Pai!" e por Jesus, no Espírito Santo nesta história a missão realizar.

Page 20: XXIV DOMINGO COMUMhistorico.cpalsj.org/.../uploads/2013/04/Tempo-Comum-VI.pdfXXIV DOMINGO COMUM Se alguém quer me servir, tome a sua cruz e me siga. Abertura ale V. Vinde, ó Deus,

XXXIII SEMANA COMUM

Minhas palavras não passarão Abertura V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. HINO

Evangelizar! Evangelizar! Com renovado ardor missionário! Evangelizar! Evangelizar! Testemunhando Jesus Cristo! Evangelizar! Evangelizar! Em comunhão fraterna! À luz da Evangélica opção preferencial pelos pobres, para formar o povo de Deus! E participar e participar! Da construção de uma sociedade justa e solidária. Evangelizar! E participar! A serviço da vida e da esperança! Nas diferentes culturas! A caminho do Reino definitivo! A caminho do Reino definitivo! A caminho do Reino definitivo!...

Sl 114 (114 A) Ação de graças É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus (at 14,22).

Ant.: Quem quiser me seguir renuncie a si mesmo, e, tomando sua cruz, acompanhe meus passos.

– Eu amo o Senhor, porque ouve * o grito da minha oração.

– Inclinou para mim seu ouvido, * no dia em que eu o invoquei.

– Prendiam-me as cordas da morte, * apertavam-me os laços do abismo; =invadiam-me angústia e tristeza: + eu então invoquei o Senhor: * “Salvai, ó Senhor, minha vida!”

– O Senhor é justiça e bondade, * nosso Deus é amor-compaixão. – É o Senhor quem defende os humildes: * eu estava oprimido, e salvou-me. – Ó minh’alma, retorna à tua paz, * o Senhor é quem cuida de ti!

=Libertou minha vida da morte, + enxugou de meus olhos o pranto * e livrou os meus pés do tropeço. – Andarei na presença de Deus, * junto a ele na terra dos vivos.

Ant.: Quem quiser me seguir renuncie a si mesmo, e, tomando sua cruz, acompanhe meus passos Leitura Breve 1Pd 4,13-14 Alegrai-vos por participar dos sofrimentos de Cristo, para que possais também exultar de alegria na revelação da sua glória. Se sofreis injúrias por causa do nome de Cristo, sois felizes, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vós. V. Na verdade, ó Senhor, vós nos provastes. R. Mas finalmente vós nos destes um alívio. Para meditar

Da carta de Santo Inácio de Loyola a João de Verdolay De Paris chegaram aqui, em meados de janeiro, nove amigos meus no Senhor, todos mestres em artes e assaz versados em Teologia, quatro deles espanhóis, dois franceses, dois de Sabóia e um de Portugal, os quais todos passando por tantas afrontas

Page 21: XXIV DOMINGO COMUMhistorico.cpalsj.org/.../uploads/2013/04/Tempo-Comum-VI.pdfXXIV DOMINGO COMUM Se alguém quer me servir, tome a sua cruz e me siga. Abertura ale V. Vinde, ó Deus,

de guerras e caminhos longos a pé e na força do inverno, entraram aqui em dois hospitais, divididos para servir aos pobres enfermos nos ofícios mais baixos e mais contrários à carne. Depois que neste exercício estiveram dois meses, foram a Roma, com alguns outros que nos mesmos propósitos os seguiam, para ter a semana santa; e como eles se encontrassem em pobreza, sem dinheiro e esperando somente no Senhor, por quem vinham, acharam, e sem trabalho algum, muito mais do que eles queriam... Assim, vindos aqui em Veneza, no dia de São João Batista, acabamos de tomar todas as ordens, inclusive o sacerdócio; e os que nos ordenamos fomos sete, para o qual encontramos todo o fervor e benevolência imagináveis, tanto que estava à nossa escolha se queríamos ser sacerdotes a título de pobreza voluntária ou de letras suficientes ou de ambos; nós elegemos ser sacerdotes a título de ambas as coisas e fizemos votos de pobreza perpétua nas mãos do delegado do Papa que aqui está, não por ele constrangidos, mas por nossa vontade movidos; para o qual sacerdócio nos deram dois bispos, e cada um nos queria ordenar e tivemos que fazer cumprir com um porque pelos dois não podíamos. Assim acabadas todas estas coisas, tanto em Roma como em Veneza, e totalmente de graça sem levar dinheiros, nos deu, o mesmo delegado, autoridade para que em todo o domínio de Veneza pudéssemos pregar, ensinar e interpretar a Escritura, pública e privadamente; assim mesmo confessar e absolver casos episcopais, de arcebispos e de patriarcas. (Inácio de Loyola, carta a João de Verdolay, Veneza, 24 de julho de 1537). Preces 1- Para que atarefados pelo ardor missionário de cada dia e preocupados com a maneira de realizá-lo, encontremos em Deus o consolo e ajuda, rezemos.

2- Para que não nos acovardemos diante das dificuldades e nos tornemos fortes, com a ajuda de Deus, para encontrar a saída e triunfar evangelicamente, rezemos.

3- Para que Deus nos acrescente o desejo de imitar a vida de São Roque Gonzáles e seus companheiros que suportaram a tudo para melhor servir aos irmãos mais necessitados, rezemos.

4- Para que tomemos consciência das condições de pobreza e escassez em que se encontram muitos irmãos de nosso bairro e cidade e tenhamos a coragem de oferecer-lhes nossa ajuda material e espiritual, rezemos.

5- Para que irradiemos em toda parte aquela alegria, serenidade, luz e amor que invadia o espírito do Beato Miguel Agostinho Pró, rezemos.

(intenções livres)

Pai Nosso... Oração

De ti, Senhor, recebem a luz e a força todos os que derramaram seu sangue, sendo tuas testemunhas; faze que nunca nos falte tua graça em nossa rotina e em nosso testemunho diante dos homens e mulheres. Por Cristo, nosso Senhor. Canto

Em todas as coisas amar, aos irmãos e a Deus servir. /:Em tudo amar e servir!:/

Companheiros unidos em favor da Missão /:promovendo a justiça, na fé, por um mundo mais irmão.:/ Na próxima semana encerraremos o Ano Litúrgico B. Também no dia 03 de dezembro fecharemos o Ano Jubilar, ano dos primeiros companheiros. Como sua comunidade vai marcar o término deste ano jubilar? A oração da próxima semana será toda dedicada à memória de São Francisco Xavier.

Page 22: XXIV DOMINGO COMUMhistorico.cpalsj.org/.../uploads/2013/04/Tempo-Comum-VI.pdfXXIV DOMINGO COMUM Se alguém quer me servir, tome a sua cruz e me siga. Abertura ale V. Vinde, ó Deus,

XXXIV SEMANA COMUM

Abertura

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Hino

À Maria de Xavier M. Turrillas/V.Ordoñez Em mim sempre um pensamento Para ti há de florescer Virgem do meu chamamento Ó Maria de Xavier De sol foi tua primavera Por dizer a Deus um sim És farol a nos guiar Com a luz do teu Senhor! Teu impulso missionário Arda em meu coração Para abri-lo ao mundo inteiro Que suplica a salvação. Mãos abertas à tua frente Xavier, menino, a rezar: “Os meus sonhos, qual semente, lança à terra pra brotar”. SL 39(40) Ação de Graças e pedido de auxílio Renunciariam assim às próprias paixões e calcando aos pés as vaidades da terra, por-se-iam em estado de seguir todos os movimentos da vontade divina (Xavier).

Ant: O meu alimento é fazer a vontade do meu Pai.

– Esperando, esperei no Senhor, * e inclinando-se, ouviu meu clamor. – Retirou-me da cova da morte * e de um charco de lodo e de lama.

– Colocou os meus pés sobre a rocha, * devolveu a firmeza a meus passos. – Canto novo ele pôs em meus lábios, * um poema em louvor ao Senhor.

– Muitos vejam, respeitem, adorem * e esperem em Deus, confiantes. =É feliz quem a Deus se confia; + quem não segue os que adoram os ídolos * e se perdem por falsos caminhos.

– Quão imensos, Senhor, vossos feitos! * Maravilhas fizestes por nós! – Quem a vós poderá comparar-se * nos desígnios a nosso respeito? – Eu quisera, Senhor, publicá-los, * mas são tantos! Quem pode contá-los?

– Sacrifício e oblação não quisestes, * mas abristes, Senhor, meus ouvidos; =não pedistes ofertas nem vítimas, + holocaustos por nossos pecados. * E então eu vos disse: “Eis que venho!”

Ant: O meu alimento é fazer a vontade do meu Pai. Leitura breve Mt 3,16 – 4,11 “Batizado, Jesus saiu imediatamente da água e logo os céus se abriram e ele viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba, e pousando sobre ele. Ao mesmo tempo uma voz vinda dos céus dizia: “Este é meu Filho amado, que muito me agrada”. Então Jesus foi levado pelo Espírito para o deserto, para ser tentado pelo diabo. Por quarenta dias e quarenta noites esteve jejuando. Depois teve fome. Então, aproximou-se o tentador e disse-lhe: Tudo isto te darei, se prostrado, me adorares. Aí Jesus lhe disse: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu

Page 23: XXIV DOMINGO COMUMhistorico.cpalsj.org/.../uploads/2013/04/Tempo-Comum-VI.pdfXXIV DOMINGO COMUM Se alguém quer me servir, tome a sua cruz e me siga. Abertura ale V. Vinde, ó Deus,

Deus adorarás, e a ele só prestarás culto. Com isso, o diabo o deixou. E os anjos de Deus puseram-se a servi-lo”. Para meditar

São Francisco Xavier foi servidor apaixonado do Reino de Deus. Com entusiasmo entregou-se aos homens, e assim, com fadigas, dificuldades e menosprezo de perigos, empreendeu incontáveis viagens para anunciar o Evangelho a muitas gentes, que, iniciadas nos mistérios salvíficos, passaram a fazer parte do povo de Deus. Ele assim convida seus companheiros da Europa a se juntarem a ele nesta aventura... “Vem-me com freqüência ao pensamento percorrer as universidades da Europa, principalmente as de Paris, e clamar com todas as minhas forças aos que têm mais saber do que caridade: Ah! Quantas almas perdem o céu e caem nos infernos por culpa vossa! Seria para desejar que essas pessoas se aplicassem à conversão das almas como fazem aos estudos das ciências, para poderem dar contas a Deus da sua doutrina e dos talentos que ele lhes deu. Várias dessas pessoas, sem dúvida, tocadas por esse pensamento, fariam um retiro espiritual e cuidariam da meditação das coisas celestes, para ouvirem a voz do Senhor. Renunciariam às próprias paixões e calcando aos pés as vaidades da terra, por-se-iam em estado de seguir todos os movimentos da vontade divina.” (Francisco Xavier, carta aos companheiros de Roma desde Cochín, 15/01/1544). Preces

Em comunhão com São Francisco Xavier, renovemos a Consagração da Companhia ao Sagrado Coração de Jesus

- Eterno Pai, enquanto Inácio orava na capela de La Storta, quisestes, por especial favor, ouvir o pedido que ele vos fizera, por intercessão da Santíssima Virgem, de que o pusésseis com o Vosso Filho.

Vós lhe prometestes também que seríeis o seu sustentáculo,

dizendo-lhe: “Eu estarei convosco”. E ainda manifestastes o vosso desejo de que Jesus, carregando a cruz, o admitisse como servo. O que Jesus aceitou, dirigindo-se a Inácio com essas palavras: “Quero que tu me sirvas”.

- Nós, sucessores daquele punhado de homens, que foram os primeiros Companheiros de Jesus, repetimos hoje o pedido de Inácio: “Ponde-nos com o Vosso Filho”, e permiti que o sirvamos “sob a Bandeira da Cruz” em que Jesus está cravado por obediência, com o lado traspassado e o coração aberto, em sinal do seu supremo amor por Vós e por toda a humanidade.

Renovamos a consagração da Companhia ao Santíssimo Coração de Jesus e vos prometemos a maior fidelidade, pedindo-vos a graça de continuar servindo a Vós e ao Vosso Filho com o mesmo espírito e fervor de Inácio e seus companheiros.

Por intercessão da Virgem Maria, e diante da Cruz em que Jesus nos confia os tesouros do Seu coração aberto, fazemos hoje, por meio dele e nele, do mais profundo do nosso ser, a nossa oblação: (canto)Tomai, Senhor, e recebei... Pai Nosso Oração

Ó Deus que inspirais e levais a termo todo bom propósito, guiai os vossos servos no caminho da salvação. E dai, aos que tudo deixaram por vosso amor, seguir o Cristo e renunciar ao mundo,

Page 24: XXIV DOMINGO COMUMhistorico.cpalsj.org/.../uploads/2013/04/Tempo-Comum-VI.pdfXXIV DOMINGO COMUM Se alguém quer me servir, tome a sua cruz e me siga. Abertura ale V. Vinde, ó Deus,

servindo a vós e a seus irmãos, com espírito de pobreza e humildade de coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Benção Canto (Hino oficial: no eco desses montes - J.Larregla; A Pelairea-P./

Iraizoz)

Que no eco desses montes vibre eterna esta canção ao guerreiro que vencia pela força do amor. Por insígnia a Santa Cruz onde está o Homem-Deus de onde Cristo dá ao mundo o abraço de sua paz.

E CRESÇA EM NÓS A MESMA FÉ NA IGREJA AMADA POR XAVIER!

Contemplando o teu caminho, missionário do Japão, te pedimos, incendeies no teu fogo nosso amor. E abrasados de teu zelo com o mesmo coração entreguemos nossa vida pra levar este mundo a Deus.

E CRESÇA EM NÓS A MESMA FÉ NA IGREJA AMADA POR XAVIER!