wordpress.com · web viewo pronome reto eu funciona como sujeito do verbo ficar, que se encontra no...

5
Colégio Estadual Júlio de Castilhos Profa. Alliny xavier Valor 6,0 Avaliação trimestral de língua portuguesa Nota: ______ Conteúdo: Pronomes Leitura e interpretação de texto Nome: Gabarito Turma: 1) Leia a tira abaixo e responda: I. Observe as palavras destacadas nestas expressões: estas roupas, seu pai, alguns minutos, sua foto, nossos cartões, todo mundo. Identifique: a) as que indicam posse de alguma coisa; seu, sua e nossos b) a que situa ou localiza alguma coisa; estas c) as que se referem a alguma coisa de modo vago, impreciso. alguns e todo II. Classifique os pronomes encontrados no exercício anterior Possessivos, demonstrativos e indefinidos III. No 4°. Quadrinho, há uma palavra na fala de Calvin que remete ao que foi dito no quadrinho anterior. Que palavra é essa? Isso 2) Leia a tira abaixo e responda:

Upload: others

Post on 17-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: WordPress.com · Web viewO pronome reto eu funciona como sujeito do verbo ficar, que se encontra no infinitivo. Examine a tirinha e responda ao que se pede. O sentido do texto se

Colégio Estadual Júlio de CastilhosProfa. Alliny xavier Valor 6,0 Avaliação trimestral de língua portuguesa Nota: ______Conteúdo:

Pronomes Leitura e interpretação de texto

Nome: Gabarito Turma:

1) Leia a tira abaixo e responda:

I. Observe as palavras destacadas nestas expressões: estas roupas, seu pai, alguns minutos, sua foto, nossos cartões, todo mundo. Identifique:

a) as que indicam posse de alguma coisa; seu, sua e nossosb) a que situa ou localiza alguma coisa; estas c) as que se referem a alguma coisa de modo vago, impreciso. alguns e todo

II. Classifique os pronomes encontrados no exercício anteriorPossessivos, demonstrativos e indefinidos

III. No 4°. Quadrinho, há uma palavra na fala de Calvin que remete ao que foi dito no quadrinho anterior. Que palavra é essa? Isso

2) Leia a tira abaixo e responda:

I. Observe a fala do Calvin no primeiro quadrinho:

Page 2: WordPress.com · Web viewO pronome reto eu funciona como sujeito do verbo ficar, que se encontra no infinitivo. Examine a tirinha e responda ao que se pede. O sentido do texto se

a) a quem se refere o pronome ela? a palavra mãe

b) pronome possessivo é o tipo de pronome que faz uma referência às pessoas do discurso indicando uma relação de posse. Identifique o pronome possessivo empregado na tira. Sua.

3) Leia o texto abaixo e responda:

Páris, filho do rei de Troia, raptou Helena, mulher de um rei grego. Isso provocou um sangrento conflito de dez anos, entre os séculos XIII e XII a.C. Foi o primeiro choque entre o ocidente e o oriente. Mas os gregos conseguiram enganar os troianos. Deixaram à porta de seus muros fortificados um imenso cavalo de madeira. Os troianos, felizes com o presente, puseram-no para dentro. À noite, os soldados gregos,que estavam escondidos no cavalo, saíram e abriram as portas da fortaleza para a invasão. Daí surgiu a expressão “presente de grego”. DUARTE, Marcelo. O guia dos curiosos. São Paulo:

Companhia das Letras, 1995.

I. Em “puseram-no”, a forma pronominal “no” retoma dois antecedentes, um mais distante e outro mais imediato. Identifique-os.Cavalo de madeira e presente respectivamente

4) Leia a tira a seguir:

a) Identifique o pronome relativo empregado na tira. Que

b) Qual é o seu antecedente? Alguém

c) Qual é a função sintática desse pronome relativo? Sujeito

5) Nas frases abaixo, identifique o termo antecedente do pronome relativo:

a) As flores que estavam no vaso murcharam. b) A minha casa é o lugar onde me sinto seguro.c) O sapato que comprei ficou apertado.d) Lá estavam todos os bichos a que tenho aversão.e) Venha ver a bolsa de que gostei tanto.

6) Assinale a alternativa em que a sentença destacada (formulada segundo regras do português oral) tenha sido reestruturada de acordo com a norma escrita culta.

'Se eu ver ele, dou o recado pra ele.'

Page 3: WordPress.com · Web viewO pronome reto eu funciona como sujeito do verbo ficar, que se encontra no infinitivo. Examine a tirinha e responda ao que se pede. O sentido do texto se

a) Vendo-o, darei-lhe o recado. b) Na hipótese de o vir, eu lhe darei o recado. c) Se eu o ver, lhe darei o recado. d) Se o vir, darei o recado a ele. e) Quando vê-lo, dar-lhe-ei o recado.

7) Observe o emprego do pronome eu no diálogo que segue:

Personagem 1: “Não tem nada de bom na tevê.”Personagem 2: “ Então desligue”Personagem 1: Desligar??? Você tá dizendo pra eu ficar aqui sentado o dia todo. Olhando pra uma tela em branco?

De acordo com o padrão culto seria adequado empregar mim no lugar de eu? Explique

O pronome reto eu funciona como sujeito do verbo ficar, que se encontra no infinitivo.

8) Examine a tirinha e responda ao que se pede.

a) O sentido do texto se faz com base na polissemia de uma palavra. Identifique essa palavra e explique por que a indicou. Trata-se da palavra veículo, que pode significar (1)“qualquer meio usado para transportar ou conduzir pessoas, animais ou coisas, de um lugar para outro” ou (2) “qualquer coisa capaz de transmitir, propagar, difundir algo”. Na expressão “veículo de cultura” o sentido de veículo é, claramente, (2). O humor da tirinha está em que Mafalda toma a palavra no seu sentido (1).

b) A tirinha visa produzir não só efeito humorístico mas também efeito crítico. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.O sentido crítico depreensível da tirinha provém da associação entre os ruídos emanados do tele visor, que sugerem o conteúdo violento e “apelativo” da programação, e a idéia de cultura, não no sentido antropológico da palavra (“conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc. que distinguem um grupo social”), mas como sinônimo de “ilustração”, “cabedal de conhecimentos”. Longe de ser “veículo de cultura”, a televisão seria – sugere a tirinha – um veículo de barbárie.

9) Leia o texto que segue e responda as questões:

A palavra bullying ainda é pouco conhecida do grande público brasileiro. De origem inglesa e ainda sem tradução no Brasil, é utilizada para qualificar comportamentos violentos no âmbito escolar, tanto de meninos quanto de meninas. Dentre essescomportamentos podemos destacar as agressões, os assédios e as ações desrespeitosas, todos realizados de maneira recorrente e intencional por parte dos agressores. É fundamental explicitar que as atitudes tomadas por um ou mais agressores contra um ou alguns estudantes, geralmente, não apresentam motivações específicas ou justificáveis. Isso significa dizer que, de forma quase “natural”, os mais fortes utilizam os mais frágeis como meros objetos de diversão, prazer e poder, com o intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas. E isso, invariavelmente, produz, alimenta e até perpetua muita dor e sofrimento nos vitimados.

Page 4: WordPress.com · Web viewO pronome reto eu funciona como sujeito do verbo ficar, que se encontra no infinitivo. Examine a tirinha e responda ao que se pede. O sentido do texto se

(Ana Beatriz Barbosa Silva. Bullying: mentes perigosas nas escolas, 2010.Adaptado.)

I. Segundo o texto,(A) embora a palavra bullying ainda não seja muito familiar em nosso país, com o tempo ela se tornará quase natural para nós.(B) os comportamentos violentos de garotos e garotas, em contexto escolar, têm recebido a denominação inglesade bullying.(C) mesmo ignorado pela maior parte das pessoas, o termo bullying designa um fenômeno que está sendo encarado com crescente naturalidade.(D) a falta de uma tradução para a palavra inglesa bullying provoca dificuldades para qualificar comportamentos violentos na escola.(E) somente a metade das manifestações violentas, na escola, qualificadas como bullying, apresenta motivações justificáveis.

II. De acordo com o texto,(A) os estudantes mais fortes usam de sua prepotência e do constrangimento e intimidação dos mais frágeis, com o objetivo de se divertirem.(B) as ações violentas, praticadas no ambiente escolar, são invariavelmente frequentes, involuntárias e motivadas por sofrimentos dos agressores.(C) o sofrimento proveniente das manifestações violentas na escola pode demandar tratamentos dispendiosos, porém eficientes.(D) em geral, as agressões sofridas pelos alunos não são gratuitas e possuem causas cada vez mais claramente identificáveis.(E) a humilhação e o medo a que são submetidas as vítimas do bullying são consequências naturais da sociedade contemporânea