w quinzenal 19 de fevereiro de 2009 director: … · das festas populares mais animadas e...

12
notícias de gaia - 19.fevereiro.2009 ANO XXIII — N.º 454 QUINZENAL 19 DE FEVEREIRO DE 2009 DIRECTOR: PAULO JORGE SOUSA 0,25 EUROS centrais Ovos gigantes já chegaram às escolas Augusto Moreira não chegou aos 113 anos pág. 4 pág. 4 Menezes leva subsídios às colectividades centrais Esqueça a crise... Divirta-se neste Carnaval pág. 2

Upload: trankhue

Post on 03-Dec-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: w QUINZENAL 19 DE FEVEREIRO DE 2009 DIRECTOR: … · das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Teve origem em Portugal no Entrudo português onde, no passado,

notícias de gaia - 19.fevereiro.2009

ANO XXIII — N.º 454 w QUINZENAL w 19 DE FEVEREIRO DE 2009 w DIRECTOR: PAULO JORGE SOUSA w 0,25 EUROS

centrais

Ovosgigantes jáchegaramàs escolas

AugustoMoreira nãochegou aos

113 anospág. 4

pág. 4

Menezes levasubsídios às

colectividadescentrais

Esqueça a crise ...Divir ta-se neste

Carnavalpág. 2

Page 2: w QUINZENAL 19 DE FEVEREIRO DE 2009 DIRECTOR: … · das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Teve origem em Portugal no Entrudo português onde, no passado,

notícias de gaia - 19.fevereiro.20092

É uma festa muito antiga, porisso não se sabe ao certo ondesurgiu, vai-se comemorar no dia 24de Fevereiro.

O Carnaval é considerado umadas festas populares maisanimadas e representativas domundo.

Teve origem em Portugal noEntrudo português onde, nopassado, as pessoas brincavamumas com as outras com ovos,farinha e água. Mais tarde surgiramas máscaras, as fantasias e asmarchas. Cada país tem a própriamaneira de festejar, mas o Carnavalde rua é o mais procurado.

O Entrudo acontecia numperíodo anterior à quaresma,contudo tinha um significado ligadoà liberdade. Este sentido

Actualmente tem-se verificado que o único temade conversa entre as pessoas é a crise financeiraque tem abalado o mundo. Efectivamente, a crisetem tido repercussões bastante nefastas para apopulação mundial.

De entre essas consequências pode-sedestacar o desemprego. Nas últimas semanastem-se assistido a um aumento progressivo domesmo. Todos os dias, pela hora do jantar, ao vero telejornal deixamos entrar nas nossas casas,informação que nos leva a confirmar isso mesmo.Casais que perdem os empregos; jovens que setentam inserir no mercado de trabalho e não oconseguem; pessoas já com idade avançadaperdem os empregos e, muito provavelmente nãovoltarão a conseguir arranjar outros.

Obviamente que este desemprego de que sefala acarreta outros problemas sociais,nomeadamente perda de poder de compra,pobreza, perda de competitividade, entre outros.

No entanto, se já toda a sociedade sabe das

O lado positiv o da crise… sorria!O lado positiv o da crise… sorria!consequências deste problema e se ao falarmosdele sentimo-nos muito pior, por que continuamosa tê-lo como tema de conversa? O melhor quetemos a fazer é não falar dele e, até mesmo tentarencará-lo de uma forma positiva.

Embora possa achar estranho, existe mesmoum lado positivo da crise! Se está desempregado,o mais natural é não ter dinheiro para passar asférias do Verão fora do país. Ora, o lado positivodisto é que ao não passar férias fora do país vai teroutra predisposição para visitar as pequenasmaravilhas que temos dentro do nosso país.Maravilhas essas que muitas vezes nosesquecemos que existem bem perto de nós.

Outro dos aspectos positivos da crise é o factode não haver tanto dinheiro. Uma vez mais, admite-se que possa achar estranho. Porém, pense umpouco... O que se passa é que na maior parte dasvezes em que temos muito dinheiro na mão,acabamos por desperdiçá-lo em comida que nãoé propriamente a mais apropriada à nossa saúde.

Desta forma, não tendo tanto dinheiro disponível,acabam-se os alimentos que comeríamosexageradamente. Qual é o lado positivo? Nãoengordamos! Para além de não engordarmos,também a nossa saúde fica a lucrar.

Como não temos tanto dinheiro, uma vez maissaímos beneficiados, pois não compramos coisasinúteis ou até mesmo, fúteis! Na maior parte dasvezes, quando as compramos, acabamos semprepor discutir com alguém: o pai, a mãe, o marido, aesposa… Assim sendo, até a nossa vida familiaracaba beneficiada.

Concluindo, o melhor é não falar da crise. Faleapenas do lado positivo dela. Depois de mais deum mês com chuvas intensas por todo o país,voltamos ao mesmo tema: a crise. Fale de coisasnovas! O Verão aproxima-se; o Carnaval está àporta… mascare-se!

E lembre-se… tudo é mais fácil de ultrapassarse tiver um sorriso nos lábios!

Susana Oliveira

O que é o permanece até aos dias de hoje.É uma tradição que é seguida em

vários países tais como os EstadosUnidos da América, Alemanha,Espanha, mas é no Brasil e emVeneza que junta mais foliões.

Em geral o Carnaval tem aduração de três dias, os dias em queantecedem a quarta-feira de cinzas.Em contraste com a quaresma,tempo de penitência e privação, estesdias são chamados 'gordos'.

Hoje em dia as pessoas utilizamdisfarces. Alguns assustadores,outros engraçados.

Certo é que o Carnaval é umdesfile de muita alegria, cor eimaginação.

"É Carnaval ninguém leva a mal".

Carla MartinsCarnaval?

Page 3: w QUINZENAL 19 DE FEVEREIRO DE 2009 DIRECTOR: … · das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Teve origem em Portugal no Entrudo português onde, no passado,

notícias de gaia - 19.fevereiro.2009 3

editorialUm

mundoàs

avessasNão é preciso estarmos

na "silly season" para que amaluqueira humana desabediariamente nos nossosecrãs. A mais recente prende-se com o alarido havido emtorno da morte de umamulher, Luana, em Itália, aqual deixou de ser alimentadapor decisão judicial, a pedidodo pai. Como nestassituações as várias posiçõespró e contra forammanifestas. Os nossos me-dia, como já aquiestafadamente venhofalando, tomaram claramenteo partido da eutanásia e dosque defendem o assimintitulado "direito a uma mortedigna". Pelo caminho iamtriturando todos os que eramcontrários a este "direito".

São de factoextraordinárias as voltas queo mundo dá. Consultandotodos os documentos quefundaram as democraciascontemporâneas, do Bill ofRights (1689), à Declaraçãode Independência dos EUA(1776), da Declaração dosDireitos do Homem e doCidadão (1789), àDeclaração Universal dosDireitos do Homem (1948), ogrande direito que em todosé afirmado é o do direito àvida. Desgraçadamente hojeo que vai ganhando terreno,com argumentosupostamente humanistas, éo direito à morte. Ironias dahistória!

Ar tur Villares

O Salão Nobre da Junta deAvintes recebeu a sessão solenecomemorativa do 21.º aniversário daelevação da freguesia a vila.

Coube ao presidente local, MárioGomes, dar início à cerimónia ereceber os inúmeros convidadosque encheram a sala.

Durante o evento, decorreu umcolóquio sobre o teatro em Avintes,

Avintes é vila há 21 anosintitulado 'Avintes - Capital do TeatroAmador. A deputada e antiga actrizdos Plebeus Avintenses, ManuelaMelo, o actor e encenador do Seiva-Trupe, Júlio Cardoso, o director doTEP, Júlio Gago e o escritor da terra,José Vaz foram os responsáveis pelainiciativa.

Seguiu-se a homenagempóstuma ao 'Mestre' Manuel Pinho de

Oliveira, carpinteiro de Cena, e aoactor Mário Sancho, recentementefalecidos, que dedicaram a vida a arteteatral.

Na 'plateia' esteve JoaquimCouto, o candidato socialista àspróximas eleições Autárquicas, bemcomo representantes e dirigentesdas colectividades e associações deAvintes.

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Doente,que se celebra a 11 de Fevereiro, a direcção da Associaçãodos Proprietários da Urbanização de Vila d'Este reforçará oGabinete de Apoio à Saúde Familiar.

À disposição da população estarão acções de informaçãoe serviços, nomeadamente quanto ao planeamento familiar,saúde sexual e reprodutiva, rastreio de higiene oral,aconselhamento e detecção precoce do VIH/SIDA, rastreiosauditivos, rastreios à visão, rastreio à terapia da fala epsicologia, entre outras acções preventivas.

Assim, a partir do dia 11 de Fevereiro, todas as quintas-feiras, as triagens no serviço de enfermagem serãoasseguradas das 9h30 às 12h30 e das 15h às 17h, pelasenfermeiras Estefânia e Rute.

O 'consultório' está situado nos gabinetes 1 e 2 daAssociação dos Proprietários da Urbanização Vila de Este,

Vila d'Este atenta aoDia Mundial do Doente

Rua Vila de Este, 54 1.º dto, em de Vilar de Andorinho.O Gabinete de Apoio à Saúde Familiar tem o apoio

da Direcção-Geral da Segurança Social.

O livro 'Amor, Città Aperta', daautoria de Danyel Guerra, foiapresentado, ontem à noite, noFórum Fnac-GaiaShoping.

Durante o evento foram lidostextos e poemas por SuzanaGuimarães e Inêz Mota,nomeadamente o '33 cl, Uma Cervejano Inverno', em que se evocam asperipécias de uma viagem nodesactivado trólei 33, entre

'AMOR, CITTÀAPERTA' na Fnacdo Gaiashopping

Coimbrões e o Porto.Colectânea de cronicontos,

"Amor,Città Aperta" abre-se para'estórias de estrada', encenadas aolongo de viagens pelo Brasil, Portu-gal e Itália. São curtas-metragens emprosa, que conciliam ficção erealidade, num registo transversal aojornalismo e à literatura.

Jornalista de profissão, DanyelGuerra vive e reside em Mafamude,

Vila Nova de Gaia, há 15 anos. Em2004, publicou 'Em Busca da MuscaClio', ensaio biográfico sobre o poetaTomás Gonzaga, nascido emMiragaia.

O Carnaval é fantasia, brincadeira, folia... Aproveitando as férias escolares, o Parque Biológico

de Gaia abre um espaço lúdico e formativo que sedesdobra durante as férias escolares do Carnaval, nosdias 23 e 25 de Fevereiro.

Estendendo-se das 9h00 às 17h30, diariamente,destina-se a crianças e jovens entre os 6 e os 15 anos. Opreço de inscrição inclui o acompanhamento, asactividades assim como o respectivo material necessário,as refeições (almoço e lanche) e o seguro.

Mais informações e inscrições: GABINETE DEATENDIMENTO: telefones directos - 227878138,227878137 ou [email protected]

Oficinas de Carna val

no Parque Biológico

Page 4: w QUINZENAL 19 DE FEVEREIRO DE 2009 DIRECTOR: … · das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Teve origem em Portugal no Entrudo português onde, no passado,

notícias de gaia - 19.fevereiro.20094

Pizarr oapresentou

projectopioneir o

O Centro de Saúde de Espinho foi ontem o pontode partida para uma nova fase da luta contra aDPOC - Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica. Oprojecto tem no Centro Hospitalar de Vila Nova deGaia/Espinho um dos parceiros privilegiados e éimpulsionado pelo Ministério da Saúde, no âmbitodo Programa Nacional de Prevenção e Controloda DPOC.

A finalidade é permitir que os utentes doscentros de saúde da área de influência do CHVNG/

E realizem a espirometria, um exame necessáriopara se obter o diagnóstico da doença e que, atéaqui, era realizado apenas nos hospitais.

A inauguração do projecto decorreu no Centrode Saúde de Espinho e contou com a presença doSecretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro.

À semelhança do referido membro do Governo,os presidentes da ARS Norte, Maciel Barbosa, edo CA do CHVNG/E, João Ferreira, o director clínicodo CHVNG/E, Raul de Sá, e o presidente daSociedade Portuguesa de Pneumologia, SegorbeLuís, fizeram igualmente questão de reforçar aimportância da iniciativa.

O objectivo é rastrear mais facilmente a DPOCe, a curto prazo, fazer com que a espirometria seja,um exame tão comum como a medição de tensõesarteriais. Para a realização deste exame de rastreio,o mais eficaz contra a DPOC, a tutela vaidisponibilizar Unidades Operacionais móveis deespirometria que irão percorrer os centros desaúde da área de influência do CHVNG/E, e quevão permitir a introdução deste meiocomplementar de diagnóstico nos Cuidados deSaúde Primários.

As unidades móveis de rastreio vão percorrer,de 15 em 15 dias, cada um dos seis centros desaúde da área de influência do CHVNG/E -Carvalhos, Soares dos Reis, Barão do Corvo,Espinho, Oliveira do Douro e Miramar. Para osexames a realizar nas diferentes unidades desaúde, o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho disponibiliza um técnico do Serviço dePneumologia e o equipamento necessário para arealização do exame.

O Projecto pioneiro de combate contra a DoençaPulmonar Obstrutiva Crónica arrancou no dia 4 deFevereiro. Recorde-se que a DPOC é provocadasobretudo pelo fumo do tabaco e atingeactualmente cerca de 20% dos fumadoresportugueses e 5% da população total.

Há notícias que merecem ser do conhecimentopúblico. Mesmo que já tenham decorrido há algunsdias. No caso, esta notícia já é de final de 2008,mas vale a pena pelo interesse.

Nos últimos dias do ano, a junta de Vilar doParaíso abriu as portas para uns convidados muitoespeciais: os alunos de várias turmas das escolasbásicas da freguesia, nomeadamente da EB1 daJunqueira e do Cadavão.

O objectivo foi aproximar as crianças do poderlocal. As turmas foram recebidas no salão nobreda autarquia local e, calmamente, foi-lhes

Criançasmaispróximasdo poderlocal

explicado o funcionamento e a orgânica da junta.Coube ao presidente Elísio Pinto e a JoaquimPereira, membro do executivo laranja, fazer ashonras da casa.

A edilidade ofereceu aos pequenos convidadosuma pasta com todas as informaçõestransmitidas, cabendo às professoras o livro'Subsídios Monográficos de Vilar do Paraíso'.

Um pequeno gesto capaz de alterar a realidadenacional que, ano após ano, tem afastado osjovens das responsabilidades sociais, porcompleta descrença no sistema político.

'Egg Parade' está de v olta

Recebeu o título de homem mais velho de Por-tugal no início do ano. Mas não teve muito tempopara ostentar a 'faixa'. Morreu no início da manhã,possivelmente, devido a problemas respiratório,Augusto Moreira, natural de Espinho, mas que hácerca de 15 anos vivia em Grijó.

Perdeu a mulher há cerca de 30 anos. Destecasamento nasceram sete filhos - o mais velhocom quase 90 anos -, mais 30 netos, outros tantosbisnetos e já contava com uma mão cheia detrinetos.

Nasceu a 6 de Outubro de 1896 e foi agricultor.Já vivia em Gaia e continuava a lavrar o campo dafilha Celeste.

O segredo da longevidade: "um calicezinho devinho do Porto", disse uma vez o homem que tevea primeira consulta médica aos 103 anos.

Morreu A ugusto MoreiraConheceu dois

s é c u l o s ,atravessou ummilénio econheceu afama… ainda quepor muito poucotempo.

O título de maisvelho de Portugalcabe agora AntónioFernandes deCastro, antigoregedor de Durrães, Barcelos, com 110 anos.Nasceu a 6 de Janeiro de 1898 e exerceu cargosde regedor, juiz de paz e presidente de junta defreguesia.

O Pelouro da Cultura de Gaia já iniciou adistribuição dos 80 ovos gigantes para o Concursode Ovos de Páscoa 'Egg Parade', que regressaneste ano com um conceito mais amplo ecaracterísticas diferentes.

Assim, além do alargamento ao âmbitonacional (e também da Galiza), os ovos têm destavez dois tamanhos distintos: 40 unidades de 70cm de altura, destinadas às escolas de Gaia; e 40unidades de 40 cm de altura para artistas plásticosnacionais.

Além disso, e ao contrário do ano passado, osovos para a 'Egg Parade' 2009 são fabricados empoliéster/fibra de vidro em vez de cerâmica, porrazões de produção e de resistência.

Depois de decorados pelos artistas, pelosalunos e professores de vários estabelecimentosde ensino, os ovos vão ser reunidos numa grandeexposição final que deverá circular por vários

espaços atéchegar ao Cais deGaia, em Abril ouMaio.

Entretanto, eculminando maisuma edição desteprojecto, os ovostrabalhados pelosartistas serãoleiloados comvista a beneficiaruma instituição desolidariedade so-cial. No caso dosovos produzidos pelas escolas, os 'melhores' serãopremiados e todos serão devolvidos aosestabelecimentos de ensino para referência futurada 'Egg Parade'.

Page 5: w QUINZENAL 19 DE FEVEREIRO DE 2009 DIRECTOR: … · das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Teve origem em Portugal no Entrudo português onde, no passado,

notícias de gaia - 19.fevereiro.2009 5

Tecnicasano Cor te

InglésAs melhores soluções para uma habitação

sustentável estão patentes no certame, quemantém as portas abertas até ao próximo dia21, na Praça do Eixo Atlântico, em frente ao ElCorte Inglés Gaia Porto.

Numa altura em que o governo anunciabenefícios fiscais e facilidades no acesso aocrédito bancário para as famílias que optem porinstalar painéis solares nas suas habitações,a Tecnicasa oferece as melhores condições e

a mais vasta oferta em soluções para tornar acasa mais económica e com condições maisracionais no consumo de energia.

As quatro dezenas de expositores queaderiram a este certame apresentam, em1600m2 de exposição, soluções de tecnologiaeficiente, que permitem maior segurança,conforto e sustentabilidade para a casa de hoje,energias alternativas, domótica, segurança,iluminação, mobiliário e decoração.

Paralelamente com a Tecnicasa, o El CorteInglés lança uma campanha especial, apenasválida para a oferta exposta no certame, queapresenta descontos de 10% e possibilidadede realizar os pagamentos em 12 meses semjuros.

Esta campanha, integrada com a recenteproposta do governo, cria condiçõesexcepcionais para a compra de equipamentosque promovem reduções de consumo deenergia, uma casa mais económica e um fu-turo sustentável.

Quem aproveitar o fim-de-semana a passear e passarpela Madalena não vai ficarindiferente. A autarquia localpreparou quatro iniciativasdistintas que vão decorrer nosdias 7, 14, 22 e 28 de Fevereiro.

No dia 7, o Ideal ClubeMadalenense recebeu umSarau Cultural. Para além doGrupo Coral da Associação deSolidariedade Social daMadalena também estiverampresentes os grupos 'RecordarMelodias', de Crestuma, e osCavaquinhos do CentroRecreativo e Cultural deMafamude.

No dia 14, no mesmo local,a Tuna Musical de SantaMarinha levou ao palco o

'Fevereir o - Mês daFreguesia'

espectáculo 'É tudo revista…'No próximo fim-de-semana, 22 de Fevereiro,

as principais artérias da freguesia vão receber otradicional desfile de Carnaval. Esperam-secentenas de pessoas, com trajes mais ou menosoriginais, mas com muita animação e folia.

Este ano, o 19.º Corso Carnavalesco conta coma participação de 11 instituições madalenenses.

O início do desfile acontece por volta das 15horas, junto ao 'Pingo Doce'.

No último dia do mês, domingo, vai realizar-sea 'Volta à Madalena', uma caminhada com umpercurso definido pela organização do evento.

Todas as actividades estão sujeitas a inscriçãoprévia na secretaria da junta, com pelo menos oitodias de antecedência.

Muitos amigos vilarenses associaram-se aosautarcas da junta de freguesia e aos valadarenses,para comemorar o 21.º aniversário da elevação deValadares a vila.

Esta comemoração foi dividida em duas partes.A primeira teve início no passado dia 1, com ohastear da bandeira, na junta local, seguida demissa na igreja paroquial e romagem ao cemitério,onde no mausoléu da freguesia foi colocada umacoroa de flores em sufrágio dos falecidos.

A segunda parte decorreu de tarde. Começouàs 15h30 no Salão Nobre dos Bombeiros onde foirepresentada a peça teatral "Revista à Portuguesa".Cenários apropriados às representações,históricas e geográficas, de terra e mar, do Minhoao Algarve, com poemas, historias, danças,cantares ao desafio, fados, terminando com umsimbolizado desfile dançante. Os actores, desde

21.º aniver sário de ele vaçãode Valadares a vila

crianças, jovens e seniores, embora amadoresem palco eram uns excelentes artistas,recomendam-se...

Também o presidente da câmara de Gaia,Luís Filipe Meneses, foi recebido, no passadodia 7, no Parque dos Bombeiros de Valadares,onde lhe foram prestadas as devidas honraspelos presidentes da Assembleia e junta defreguesia, comandante e uma secção dossoldados da paz, que lhe prestaram as devidashonras protocolares.

Seguiu-se a assinatura do protocolo dasassociações culturais e recreativas da vila deValadares, no salão nobre desta associaçãohumanitária. Os discursos dos presidentes dajunta e câmara foram atentamente escutados,com muitos aplausos...

Manuel Carvalho

Fotografia e pintura paragaiense ver

A Olhares - Galeria da Imagem (Posto de Turismo da Beira Rio) tem em exposição a mostra colectiva"Gaiimagem" que reúne fotografias sobre a cidade do Núcleo de Fotografia do SBN-Sindicato dosBancários do Norte. Ficará patente até 12 de Março, entre as 10h e as 18h, de segunda a sábado.

A pintura de Mia Amaral está exposta na Biblioteca Municipal de Gaia. Com permanência agendadaaté 11 de Março, pode ser visitada entre as 11h e as 19h, de segunda a sexta-feira, e entre as 15h e as19h, aos fins-de-semana e feriados.

Page 6: w QUINZENAL 19 DE FEVEREIRO DE 2009 DIRECTOR: … · das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Teve origem em Portugal no Entrudo português onde, no passado,

notícias de gaia - 19.fevereiro.20096

Sete cidadespor tuguesas assinamPacto Eur opeu dosAutar cas

Durão Barroso reuniu 350 autarcas europeus,em Bruxelas, que se comprometeram a reduzir em20% as emissões de CO2 até 2020.

Entre as cidades europeias estão seteportuguesas. Vila Nova de Gaia, Ferreira doAlentejo, Guarda, Lisboa, Cascais, Porto e Aveirorepresentaram o país na assinatura do PactoEuropeu dos Autarcas (PEA). A partir de agora, cadaum dos presidentes de câmara compromete-se afazer tudo ao seu alcance para reduzir em 20% asemissões de gases com efeito de estufa narespectiva cidade até 2020. O acordo foi assinadonuma cerimónia solene realizada no ParlamentoEuropeu e dirigida pelo presidente da ComissãoEuropeia, Durão Barroso.

Marco António Costa representoumunicípio gaiense neste acordo ambiental

A maioria das cidades portuguesas já definiuacções de combate às alterações climáticas.António Costa, autarca de Lisboa, e Rui Rio,presidente da Câmara do Porto, assim como MarcoAntónio Costa, do município gaiense, estiverampresentes na cerimónia, em Bruxelas, egarantiram que os municípios que representam jáestão a aplicar medidas de acordo com asorientações europeias.

O protocolo assinado pretende ser umainiciativa virada para os resultados. Todas ascidades que aderiram ao pacto terão de partilharos efeitos práticos destas políticas com oshabitantes do próprio concelho, através derelatórios periódicos, sujeitos ao controlo por parteda Comissão Europeia ou de entidadesindependentes.

De recordar que o Parque Biológico de Gaia

pretende florestar mais 23 hectares, junto ao nóde Vilar de Andorinho, a juntar aos 35 de área jáflorestada.

Neste espaço ficarão assinaladas as pessoase entidades que contribuírem para esta aquisição.

É fácil contribuir para neutralizar os efeitos dasemissões de CO. Basta adquirir área de florestaem Vila Nova de Gaia, com a garantia, dada peloMunicípio de Gaia através do Parque Biológico, dea manter e conservar e de haver sempre, em cadaparcela, a referência ao este gesto em favor doplaneta. Cada metro quadrado custa 50 euros,representando menos 4 kg por ano de CO2.

O objectivo é adquirir os 230.000 m2 de terreno,e tê-los totalmente arborizados até ao fim doperíodo previsto no Protocolo de Quioto (2012) pararedução das emissões e sequestro de carbonona vegetação.

Cerca de 38 mil euros foram entregues a quatrocolectividades de Canidelo: Associação Recreativade Canidelo, Associação Recreativa e Cultural daAlumiara, Rancho Folclórico de Canidelo e Cale-Estúdio Teatro.

Estas instituições exemplares que têmdesenvolvido um serviço cultural em Canidelo derelevo, elevando o nome da freguesia.

Estas verbas agora protocoladas referem-seao ano de 2008. Coube ao presidente da câmaraexplicar a demora: "Este ano não nos atrasamos.Simplesmente achamos que não fazia sentidocelebrarem-se os protocolos sem que as verbasnão fossem disponibilizadas na mesma altura. Foio que aconteceu".

O importante é que o documento assinadopermite o imediato levantamento das verbas,assegurou Filipe Menezes.

No dia seguinte foi a vez das colectividades deSanta Marinha assinar acordos com a autarquia. Àfreguesia coube uma fatia de mais de 36 mil eu-ros, embora o valor possa vir a ser aumentado."Nalguns casos poderá haver um reforço de 30 a40% para que se possam melhorar equipamentosou infra-estruturas", salientou Menezes.

Coube ao vice-presidente entregar os acordoscom as instituições culturais de Mafamude. Nafreguesia foram distribuídos perto de 30 mil euros.

Em Gulpilhares, Menezes contemplou aAssociação Recreativa de Francelos, o Centro deArtesanato, o Coro de Gulpilhares, o Fórum Cul-tural, o Teatro Amador de Gulpilhares e aAssociação Cultural. Paralelamente, o edilsalientou os dois milhões e meio de euros que

Autar quia distrib ui subsídios culturaisCanidelo, Santa Marinha e Mafamude foram a primeirascolectividades que celebraram protocolos. Seguem-se instituiçõeshumanitárias

vão ser gastos na freguesia,"um grande esforço para olançamento de umatransformação profunda narede viária" gulpilharense.

Vilar do Paraíso tambémjá foi contemplada. Ascolectividades subsidiadasforam Associação Cultural eRecreativa 'Os AmigosVilarenses', AssociaçãoRecreativa "Entre-Parentes",Associação Recreativa de S.Martinho d´Além, GrupoDramático de Vilar doParaíso, Rancho Folclóricode Vilar do Paraíso eAcademia de Música de Vilardo Paraíso. Também estafreguesia vai receber novosequipamentos. Menezesanunciou o Centro Social, oCentro Cívico e Pavilhão Gimnodesportivo, noParque de São Caetano. Quanto ao Auditório - hámuito reivindicado pela junta vilarense - Menezesgarante que "não irá cair" no esquecimento, masnão para já.

A câmara municipal prevê gastar cerca de 500mil euros do orçamento nos protocolos assinadoscom as colectividades das 24 freguesias doconcelho.

Marco António Costa referiu ainda que, após osprotocolos culturais, a autarquia pretende copiar ainiciativa, desta vez junto das instituições de cariz

humanitário.Recorde-se que, recentemente, em reunião de

câmara, a CDU manifestou algum desagrado pelademora em entregar estes subsídios. IldaFigueiredo lamentou que "só agora, em finais deJaneiro de 2009, a maioria PSD/PP tenhaapresentado uma proposta concreta quanto aosapoios às Colectividades de Cultura e Recreiorespeitante a 2008". A vereadora considera tambémque para "além de tardia, esta proposta peca aindapor os montantes nela previstos não terem sidoactualizados face aos valores atribuídos em 2007".

Page 7: w QUINZENAL 19 DE FEVEREIRO DE 2009 DIRECTOR: … · das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Teve origem em Portugal no Entrudo português onde, no passado,

notícias de gaia - 19.fevereiro.2009 7

No passado dia 7 de Fevereiro decorreu osegundo aniversário da Casa da Cultura de VilaNova de Gaia num ambiente informal, descontraídoe bastante acolhedor. "Um encontro de amigos",segundo o vereador da cultura, Mário Dorminsky.

As comemorações na Casa Barbot contaramcom exposição da jovem pintora de Gaia, Ana PaisOliveira, a artista que ganhou o prémio Bienal dePintura do Eixo Atlântico. O evento contou aindacom a actuação do trio Daniela Mayan.

Durante a festa foi servido um cocktail ao somdo jazz, que ornou o ambiente da casa Barbotquente e confortável.

Dorminsky aproveitou a comemoração dosegundo aniversário da Casa da Cultura "para fazero lançamento do 10º número da revista da Casada Cultura", como o próprio referiu.

Nas declarações prestadas por António Ferroe Mário Dorminsky, ambos fizeram uma breveapresentação do que será o festival Jazz' n Gaiaque terá início no próximo dia 2 de Abril.

O Jazz' n Gaia trata-se de um festival de fusãopara promover o género. Uma aposta para trazeraté Gaia diferentes tendências de jazz e quebrar omito de que o jazz é um género musical elitista. Ofestival Jazz' n Gaia vai decorrer de 2 a 4 de Abril, nopalco do Teatro d'Avenida, em frente ao El CorteIngles..

Gaia foi a cidade que acolheu o primeiro festi-val de blues em Portugal e não poderia deixar deter também um festival de jazz.

Este que "é um evento, que está a ser

Aniver sário da Casa da Culturaanuncia Al Di Meola e Gal Costa

no Festiv al Jazz' n Gaia

organizado por António Ferro e a empresa em queestá envolvido", tal como referiu Mário Dorminsky,contará com a presença de Al Di Meola, Gal Costa,António Pinho Vargas e os The Manhattan Trans-fer, entre outros nomes.

Jazz' n GaiaO primeiro dia do festival vai abrir com António

Pinho Vargas "um dos compositores e músicosmais importantes do Portugal pós - 25 de Abril".Seguidamente entra em palco Al Di Meola, o 'ciganodistinto'. Já tocou em bandas de Miles Davis, eChic Corea. Actua agora com o seu quartetoformado por Stanley Clarke, Jean-Luc Ponty, JohnMcLaughlin e Paco de Lucía

O segundo dia do festival vai ficar marcadopelas actuações de Joel Xavier e Gal Costa. JoelXavier foi o melhor guitarrista português de 2006.Participou no Festival Internacional de Jazz de Ha-vana, em 2000 e integrou o trio acústico de Rich-ard Galliano, com Jean Phillipe Viret. Relativamentea Gal Costa, esta dispensa apresentações. Hácerca de dois anos fez uma temporada, em NovaIorque, no Blue Note.

A terceira noite vai contar com a presença empalco do contrabaixista e compositor, Carlos Bica.Sendo já uma referência do jazz europeu, Bica fezparte do Trio Azul. Destacou-se também no Folk eno Rock. O Jazz' n Gaia termina quando subir aopalco o quarteto que já arrecadou doze Grammy's,os Manhattan Transfer.

Esmeralda Aguiar / Susana Oliveira

Page 8: w QUINZENAL 19 DE FEVEREIRO DE 2009 DIRECTOR: … · das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Teve origem em Portugal no Entrudo português onde, no passado,

notícias de gaia - 19.fevereiro.2009 centrais8

O maior "problema" deManuela Ferreira Leite é o deque, quando fala, pensa que sóestá a ser ouvida porinteligentes! É que o "quero,posso e mando" era, de facto,o lema do tempo em que nãohavia democracia!

Estou-me a ref erir ,nomeadamente, à teimosia doPrimeiro-ministro e da suaministra da educação, Maria deLurdes Rodrigues, em fazerouvidos de moucos perantemais de uma centena demilhar de professores emrelação à "reforma" deavaliação do desempenho dosmesmos, importada doChile…

E pergunta-se: será quetodos aqueles descontentescom a "trapalhada" daquela

O problemade Manuela

Ferreira Leitecomplicada reforma sãotodos afectos ao partidocomunista, comotentam insinuar aquelesnossos responsáveispela educação dosfuturos homens donosso pobre país?

Se, são todoscomunistas… parabénsao partido que, afinal, éo único que conseguemobilizar todos aquelesque, ao contrário dogoverno, se manifestamcontra, com o objectivo

prioritário de pretenderemocupar o tempo de quedeveriam dispor ao serviço doensino dos nossos filhos, semse furtarem de serem avaliadosde uma forma mais correcta,para além de outras funções deque ainda são obrigados acumprir no exercício da suaactividade profissional e quenão são tão poucas como isso.

Professor sofre! Mas, sefossem só os professores asofrerem, vá que não vá! O pioré que - com excepção dos maisfavorecidos - sofrem a maioriados portugueses, incluindoaqueles que contribuíram paraa vitória, por maioria absoluta,do partido do "quero, posso emando".

José Duarte Amaral

* Artigo de opinião

PSD nãopode ignorar

O PSD não pode deixar de serclaramente pró-regionalização. Estaminha convicção resulta quer datradição e da História do partido querdas dificuldades que o Paísatravessa, principalmente das queresultam da má governação dosúltimos 12 anos - 10 dos quais fo-ram de executivos socialistas -, emuito para lá da influência que a criseinternacional está a ter na nossarealidade.

Começando pelas razões maissubstantivas, desde logo a questãoda reforma da administração pública,eternamente adiada e sem ummodelo coerente e mobilizador; aúnica meta tem sido a da diminuiçãodo seu peso no orçamento e ocombate à burocracia divide-se en-tre resultados mínimos e propagandamáxima. A Regionalização é aoportunidade de uma verdadeirareforma da Função Pública,racionalizando os seus efectivosatravés de uma efectivadescentralização dos serviços,aproximando o seu trabalho dasnecessidades dos portugueses,abandonando a prática cada vez maiscentralista de que cristaliza métodose reinventa a cada momentonecessidades e tarefas que apenasservem para justificar a sua própriaexistência.

A Regionalização é o únicoinstrumento fiável para trazer ao nívelintermédio do Estado a discussão, adecisão e a aplicação de políticas quecombatam realmente adesertificação do interior e acrescente assimetria dedesenvolvimento entre as váriasregiões de Portugal.

A Regionalização é também aoportunidade de redefinir políticas, deSaúde, de Segurança, de Educação,de Transportes, de Apoio Social, deProtecção Civil, etc; políticas quedentro do enquadramento legal daRepública respondam eficazmenteao que cada região realmentenecessita e não sejam resultado depensamentos, mais ou menosbrilhantes, definidos e traçados arégua e esquadro sobre o territórionos gabinetes do Estado central.Ainda recentemente, durante asemana de mau tempo que severificou no País, especialmente em

todo o Norte, a questão dadesorganização e ineficácia dosserviços nacionais de protecção civilfoi notória e também foi notório o factode as justificações e tentativa dedesresponsabilização perante asjustas críticas de quem ficou presopela neve durante horas na estradater vindo de Lisboa… O centralismonão conhece, de facto, o País e éincapaz de prevenir ou organizar forado perímetro da capital.

A Regionalização é ainda aoportunidade democrática de trazernovos protagonistas à vida política ede aumentar a participação doscidadãos na discussão da coisapública, quebrando o espartilhoorganizativo actual do Estado que oshostiliza e afasta da discussão dosseus problemas. E sem o tão temidoe de um modo tão veementementeagitado papão do aumento da classepolítica - argumento, este sim,populista porque desfasado darealidade. Aliás, para provar ademagogia deste argumento, épossível e desejável que aRegionalização venha a ser aprovadae implementada sem qualqueroneração extra do Orçamento deEstado.

É por estas e outras razões que oPSD não pode ignorar este debate.Seria mesmo, na minha opinião, umatraição ignorá-lo e não ser favorávelà Regionalização. Porque nãocorresponderia aos interesses dePortugal e dos portugueses e porqueseria o renegar a história de umpartido que, praticamente desde asua fundação, sempre defendeu aRegionalização como instrumentoessencial para o desenvolvimentoharmonioso do País.

O PPD/PSD nasceu e cresceufora da capital. Várias vezes lutoucontra as forças que dominavam oscorredores do poder central. Foi naluta pela democracia e pela liberdadelevada a cabo por militantes ecidadãos do País real que sefortaleceu. Dificilmente se perceberiaagora que abandonasse os seusprincípios fundadores em troca dasbenesses da corte e do politicamentecorrecto.

Marco António CostaPresidente da Distrital do

PSD/Porto

Regionalização

ficha de assinatura

nota: mais informações: [email protected] ou 223 700 574

enviar cheque para :jornal notícias de gaia av. república, 1711-s/l

esq.tras.4430-206 vila nova gaia

assinaturaanual:

15,00 euros

nomemoradacódigo postaltelefone

http://noticiasdegaia.wordpress.com

Page 9: w QUINZENAL 19 DE FEVEREIRO DE 2009 DIRECTOR: … · das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Teve origem em Portugal no Entrudo português onde, no passado,

notícias de gaia - 19.fevereiro.2009 9

Crónica do tempo

que passa

Amigos doCastanheira

elegeram no vadirecção

"O Castanheira" é um Café - talvez o primeiro que surgiu na Urbanizaçãoda Quinta da Mesquita, um pouco ao lado do Café Estádio; "Os Amigos"são um clube formado pelo José António Guedes e que no fim do anoelegeu uma nova direcção, cujos corpos gerentes são todos (ou quasetodos) clientes assíduos do respectivo estabelecimento.

Tudo começou por uma espécie de brincadeira, ao formarem umaequipa de futebol para competir com outras equivalentes nos torneios ládo sítio e arredores.

Os resultados começaram a surgir e "Os Amigos do Castanheira"começaram a aparecer como clube no meio desportivo local. Antes oudepois vieram os jogos de sala pelos "artistas" que já não tinham pedaladapara o pontapé na bola e, de vez em quando, lá vemos o António Maia,entre outros, de taco às costas a caminho da sede de "Os PlebeusAvintenses" para se incorporar na equipa de bilhar snooker daquelaprestigiada colectividade sócio-cultural de Avintes.

Falando com o actual presidente da Direcção, Fernando Rodrigo, estefoi peremptório em afirmar que "para além de passatempo, isto tambémse torna cultural, ao ocuparem-se as horas livres a fazer qualquer de útilem prole dos participantes e mesmo até para a própria comunidade queacompanha, por vezes, algumas iniciativas de "Os Amigos do Castanheira".

E para além do pontapé na bola e dos jogos de sala, "Os Amigos doCastanheira", cujo estabelecimento, entretanto, mudou novamente dedono, até já têm dado dirigentes para o F.C. de Avintes. Um bom exemploa seguir por tantos outros que passam a vida às portas das cafetarias,cafés e snacks lá do sítio, sem nada fazer, a não ser discutir de "barato" ofutebol da actualidade, pelo facto da lei do tabaco não permitir que se fumeno interior dos estabelecimentos.

Júlio Martins

O Modelo, em parceria com a Texto Editores, promove de 26 de Janeiroa 31 de Março de 2009 a primeira edição do Prémio 'Jovens EscritoresModelo'. Este prémio de literatura juvenil é destinado a jovens estudantesdos 2º e 3º Ciclos de escolas em Portugal, que deverão apresentar, umaou mais histórias subordinada a um dos temas: Família, Férias de Verão,Animais, Amizade ou Ambiente.

Toda a informação, bem como os formulários de inscrição, encontra-se disponível em www.modelo.pt e www.te.pt. A avaliação dos trabalhosserá realizada até ao dia 30 de Abril de 2009. Os resultados finais sãopublicados a partir de dia 5 de Maio de 2009 nos referidos sites e todos osvencedores serão contactados telefonicamente.

Por cada tema, serão apurados dois vencedores, que corresponde aoautor da melhor história entre concorrentes do 2º ciclo e entre osconcorrentes do 3º ciclo. Os 10 vencedores recebem ipods da Apple. Àsescolas dos vencedores será oferecida uma biblioteca de 200 livros. Os10 vencedores vão ainda poder ver as histórias publicadas e à venda emtodos os hipermercados Modelo e Continente.

Prémio 'Jo vensEscritores Modelo'

monólogosmunicipais

Lei da (dis)paridadeMuito a custo.

Sem grande alaridoou mediatismo. Aprimeira mulher quevai ser cabeça de listapor uma freguesia,em Gaia, já foianunciada. LauraSantos. 37 anos.Jurista. Casada. Doisfilhos. Socialista daconcelhia. Socialistada distrital. Socialista.Gaiense.

Papel activo naAssembleia Munici-pal. Presençaassídua naAssembleia deFreguesia…

Apesar de tudo,só agora vai liderar uma lista. Porquê?

Não teria Laura Santos já valor para saltar em 2005? Porquê?Sou claramente contra esta lei ridícula da paridade. Uma lei machista.

Uma lei que 'consagra' à mulher um lugar de obrigatoriedade. 33,3% deobrigatoriedade… o medo masculino, a fome de poder, o caciquismorevela-se neste dito valor.

Espero que muitos mais nomes femininos saltem para a ribalta.Mulheres que, certamente vão comprovar mérito.

Apesar de tudo, no final de todas as eleições, a dúvida vai sempreassombrar os resultados.

Mulheres que, por este mesmo motivo, vão ter que comprovar emdobro, ou em triplo, o trabalho que desenvolverem.

No futuro, quem sabe, caberá às mulheres exigir ratificar esta leidesadequada, injusta, discriminatória…

Recorde-se a propósito que, nas Autárquicas de 2005, coube a JoãoPaulo Santos - marido da actual candidata - disputar o lugar na freguesiade Mafamude com Fernando Vieira. O socialista não chegou além dos29,32% dos votos, mantendo os seis deputados na Assembleia deFreguesia. Conseguirá Laura Santos ir mais além?

"Lei Orgânica n.º 3/2006 de 21 de AgostoArtigo 2.º - Paridade1 - Entende-se por paridade, para efeitos de aplicação da presente lei,

a representação mínima de 33,3% de cada um dos sexos nas listas.2 - Para cumprimento do disposto no número anterior, as listas

plurinominais apresentadas não podem conter mais de dois candidatosdo mesmo sexo colocados, consecutivamente, na ordenação da lista.

3 - Nas eleições em que haja círculos uninominais, a lei eleitoralrespectiva estabelece mecanismos que assegurem a representaçãomínima de cada um dos sexos prevista no n.º 1."

Aprovada pelo governo de José Sócrates, a 6 de Julho de 2006 epromulgada por Cavaco Silva, em Agosto do mesmo ano.

Primeira pergunta: porquê 33,3%? Equidade não será equivalente a50%?

Segunda pergunta: só agora vão aparecer mulheres de valorcomprovado?

Terceira pergunta: por que será que as SENHORAS deputadas nãorepeliram esta 'nova' lei?

Convém frisar que o Governo - seja ele qual for e caso assim o entenda-- pode, "decorridos cinco anos sobre a entrada em vigor da presente lei",interceder para que a Assembleia da República "avalie o impacto na suapromoção da paridade entre homens e mulheres e exigir à sua revisão deacordo com essa avaliação".

Mais vale prevenir… Tânia Tavares

Page 10: w QUINZENAL 19 DE FEVEREIRO DE 2009 DIRECTOR: … · das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Teve origem em Portugal no Entrudo português onde, no passado,

notícias de gaia - 19.fevereiro.200910

notícias de gaia notícias degaia notícias de gaianotíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianoticias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia noti

postos devenda

autorizadosARCOZELO

Café Areal PraiaCasa Fontes

Papelaria Silva LopesAVINTES

Papelaria Graça LimaCANELAS

Papelaria Boa NovaCANIDELO

Papelaria Quatro CaminhosGRIJÓ

Café CentralGULPILHARES

Tabacaria C.P. MiramarMADALENA

Café Snack-Bar “Pulga”MAFAMUDE

Café Veneza Snack-BarPapelaria PapyrusPapelaria Paulinha

Quiosque da NiquelagemQuiosque Vira VentoTabacaria Bom Dia

OLIVALCafé Central

OLIVEIRA DO DOUROPapelaria Nanda

PEDROSOPapelaria Self-Video

Taberna Alto do MontePEROSINHOCafé Mirante

Quiosque Centro CívicoS. FÉLIX DA MARINHA

Papelaria da GranjaPapelaria Santos

SANTA MARINHACais de Gaia

Papelaria CoelhoPapelaria Leitura

Quiosque Arco do PradoQuiosque do Continente

Tabacaria CamõesSERZEDO

Papelaria FontesVALADARES

Papelaria PopártePapelaria Paulinha

VILAR DE ANDORINHOMinimercado do PombalQuiosque de Vila d’EsteVILAR DO PARAÍSOPapelaria Junqueira

Papelaria ParaísoQuiosque do Jardim

AlmaLutadoraO Amor é um sentimento sedutorCapaz de transformar a própria dorNum egoísmo de nostalgiaÉ aceitar fingir uma emoçãoNuma máscara de pura ilusãoVivida numa esperança sadia.

O Amor é sufocar os sentimentosRecalcados nos actos violentosQue deturpam a verdade da razãoÉ, contrariar uma vivência sonhadoraNum coração com alma lutadoraCapaz de renascer uma paixão.

Ana Santos

VOLTEI!Sou como uma nascente, que brota a sua água e é fresca e pura.Eu, de mim, faço brotar a minha poesia, com vida e ternura.Sou 'ALMA INQUIETA' mas sempre firme e segura.

Vou finalmente satisfazer mais um anseio, que trago no pensamento.

Serei 'Ave sem Rumo', irei 'Amar em Liberdade'Porque 'Sempre estás a meu lado', eu 'Dei tudo de mim'Direi 'Como é belo o nosso planeta', mas há 'Sonhos que se esfumam'

E pergunto: 'Porque choras criança?', pergunto também porquê?'Crianças que se recusam a viver'! 'Porquê esta inconstância'?'Ser pai/s ser filho/s hoje? E eu digo: 'Este poema é para ti criança'

E assim finalmente satisfiz mais um anseio, que trazia no pensamentoSinto-me feliz, porque vou soltar 'FOLHAS AO VENTO'.

Maria da Graça Almeida

S. Paulo aCaminho de

DamascoSegundo os historiadores da Igreja, S. Paulo

foi um dos maiores perseguidores dos queseguiam a Cristo, era dotado de uma inteligênciarara que a empregava para o mal.

Depois de muitas atrocidades contra oscristãos. Certo dia foi ter com os chefes dossacerdotes e pediu-lhe cartas de apresentaçãopara as casas de oração em Damasco, para láprender os que seguiam o caminho do Senhor.

Mas quando ia em viagem, já perto deDamasco, Paulo viu-se envolvido por um clarãoduma luz que vinha do céu. Caiu por terra e ouviuuma voz que dizia: "Paulo Paulo porque mepersegues?" E Paulo perguntou: "Quem és tu,Senhor?" A voz respondeu-lhe "Eu sou Jesus,aquém tu persegues! Levanta-te e entra emDamasco, lá te dirão o que deves fazer".

Os homens que viajavam com Paulo ficaramassustados, porque ouviram a voz, mas não viramninguém. Paulo levantou-se do chão tinha os olhosabertos mas não via. Tiveram que o levar pela mãoaté Damasco. Durante três dias ficou sem ver enesses dias não comeu nem bebeu.

Em Damasco morava um crente, chamadoAnanias a quem o Senhor apareceu numa visão elhe disse prepara-te e vai ter com Paulo que estácego, impõe-lhe as mãos para voltar a ver e ficarcheio do Espírito Santo. Paulo voltou a ter vista.Levantou-se e foi baptizado.

Começou a comer e recuperou as forças. A partirdali Paulo começou a pregar nas casas de oração,dizendo que Jesus é o filho de Deus.

Todos os que o ouviam ficavam admirados. Asprovas que ele apresentava de que Jesus era oMessias confundiam os judeus.

Regressado a Jerusalém na presença dosapóstolos falava de Jesus com coragem, energiae força...

S. Paulo o grande Santoque Deus predestinoufoi um mártirpelo bem que pregou.

Manuel Carvalho

Victoria Segur osinaugura

nova loja em GaiaA Victoria Seguros inaugurou, em Gaia, uma loja integrada

na Rede Nacional de Franchising que tem como responsávelcomercial Carlos Soares.

Com este projecto, que envolve a abertura de espaços empontos estratégicos, a Victoria Seguros espera ampliar acapacidade comercial, reforçando assim a presença nomercado, criar maior proximidade com os clientes e com ascomunidades locais e ainda difundir os valores da marca.

As lojas franchisadas da Victoria Seguros constituem umaoportunidade para todos os profissionais de seguros quedesejem iniciar uma actividade em parceria exclusiva com estaseguradora, numa lógica de evolução e sustentabilidade donegócio.

Desta forma, aposta num investimento em profissionais de

seguros a quem vai disponibilizar um conjunto de vantagensmuito atractivas. A par da estrutura comercial já existente, estesprofissionais contribuirão para reforçar a presença da Marcano mercado.

A Victoria integra um dos maiores grupos seguradoreseuropeus, o Grupo ERGO, que conta com mais de 30 milhõesde Clientes em vários países da Europa e Ásia. O serviço dequalidade e atendimento personalizado a Clientes particularese empresas é garantido graças a Delegações em todo o país,com uma estrutura de mediadores exclusivos e não exclusivose cerca de 300 Colaboradores.

(esq. para dir .) Gerd Boehmer - Administrador Delegado;Alberto Bento - Director da Rede de Agentes; Carlos Soares- Responsável pelo espaço Victoria Seguros Gaia; PatrickSchwarz - Administrador Delegado.

Page 11: w QUINZENAL 19 DE FEVEREIRO DE 2009 DIRECTOR: … · das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Teve origem em Portugal no Entrudo português onde, no passado,

notícias de gaia - 19.fevereiro.2009

ficha

técnica

Nº de Registo: I.C.S. 111060sede, redacção,administração

av. república, 1711 s/l esq. tras.4430-206 vn gaia

tels.: 223 700 574/6fax: 223 700 576

email: [email protected]

noticiasdegaia.wordpress.com

t iragem média: 5000 exemplares

entidade proprietária e

editor: pressing -empresa jornalística decomunicação e imagem,

unipessoal [email protected]

director: Paulo Jorge Sousa

directores honorários: FernandoSousa e Prof. Artur Villares

departamento comercial e

fotocomposição: pressing

chefe redacção: Tânia Tavares(CP 4278)

email: [email protected]

redacção:Jorge Freitas (CE 202)

Luís Morais Ferreira (CP 7349)Nilce Costa

Paulo Jorge Sousa (CP 4279)email:[email protected]

estagiários:Carla Martins; EsmeraldaAguiar; Susana Oliveira

colaboradores: Ademar Costa;André Soares; Ariana Ferreira;Carlos Filipe Rodrigues (CR362); Celeste Domingues;Cláudia Oliveira; Cristina Silva;Danyel Guerra (CP 803); EliseteMarques; Ermelinda Mendes;Humberto Pinho da Silva; IsabelAndrade Monteiro; JoaquimOliveira; Jorge Amaral; JoséBarreto; José Duarte Amaral;Leonardo Júnior; Lúcia Pereira(CP 6958); Manuel Carvalho;Manuel Barbedo; Maria GraçaAlmeida; Mário Frota; MartaPereira; Miguel Ângelo Luis;Nuno Filipe; Olga Pinto; PauloTavares; Raul Martins; VascoSilva Paulo.

nota: os conteúdos dos artigos deopinião são responsabilidade de

quem os assina

(1) Emissão filatélica dedicada aVultos da Cultura Portuguesaassinalando a passagem dos 150anos do nascimento de HenriquePousão e dos 100 anos donascimento de Soeiro PereiraGomes.

São selos de 0,32 • e foramdesenhados por Francisco EspinhoGalamba com base numa fotografiade Carlos Monteiro, do Museu doNeo-Realismo, e uma ilustração do

Museu Nacional de Soares dosReis. Os novos selos têm obliteraçãomarcada para os habituais locais emLisboa, no Porto, no Funchal e emPonta Delgada, e ainda em Baião eVila Viçosa, de onde são naturaisrespectivamente Soeiro PereiraGomes e Henrique Pousão.

Henrique Pousão nasceu há 150anos, no dia l de Janeiro de 1958,em Vila Viçosa.

Depois de percorrer váriascidades do país, levado pelaprofissão do pai, o juiz Nunes

Pousão, acabou por fixar-se noPorto, onde iniciou estudos artísticosna Academia Portuense de BelasArtes, em 1872.

Em Novembro de 1880 apósvencer o concurso de pensionista doEstado no estrangeiro, partiu paraPari, na companhia de Sousa Pinto,teve como orientadores os pintoresCabanel e Yvon. Trabalhouintensamente nos primeiros mesestendo realizado apontamentos eestudos de paisagem.

Em Dezembro de 1881, HenriquePousão mudou-se para Roma eassim se inicia algumas das obrasmais emblemáticas do pintor.

Eserando o Sucesso, obrarealizada em Roma, em 1882,representa o interior do atelier dopintor onde o modelo, uma figura derapazinho romano, num momento depausa da função de posar exibe umdesenho infantil. Esta obra temcaracterísticas ainda marcadamenteacadémicas na sua estrutura de

MÁRIO DE ALMEIDA COUTINHOPORTUGAL

FILATELIA

composição mas éparticularmente rica de referentesque nos podem sugerir umainterpretação mais aprofundada.

Valadares reuniu o ConselhoParoquial de Pastoral, a fim deprogramar as actividades daQuaresma e Páscoa. Os gruposali representados, apresentarame ouviram sugestões que vão serpostas em prática para acomunidade.

Neste Ano Paulino em que secomemoram os 2 mil anos donascimento de S. Paulo, estãoprogramados não só emValadares, mas também a nível

da Vigararia e da Diocese,actividades que esperamos que oscristãos e não cristãos, seempenhem em valorizar epromover o bem estar de cada ume todos em geral.

Devemos procurar fazer tudopara agradarmos uns aos outros,para bem podermos amar a Deuse o próximo, estes sãocondicionalismos dos quais nãodevemos abdicar para tranquilizaro espírito... Manuel Carvalho

ConselhoParoquialPastoral

Enviada à Academia Portuense de Belas

Artes como prova de pensionista éapresentada na

Exposição Trienal de 1884 eobjecto de críticas elogiosas que arodeiam de sucesso.

Uma outra etapa fundamental depercurso artístico de Pousãorelaciona-se com as estadias na ilhade Capri, a partir de Roma entreJunho de 1882 e Setembro de 1883.

A progressão da doença obrigou-o a regressar a Portugal. Pousãomorreu vítima de tuberculose, emMarço de 1884, com apenas vinte ecinco anos de idade.

Joaquim Soeiro Pereira Gomesé considerado uma das maioresfiguras do movimento neo-realistaportuguês. Nasceu em Gestaçô,concelho de Baião em 14 de Abril de1909.

Fez os primeiros estudos emEspinho e fez o curso de regenteagrícola em Coimbra.

O seu empenho cívico nascolectividades operárias prolongar-se-á num envolvimento cultural,ligado ao teatro e às letras,reflectindo preocupações sociais eoposicionistas ao regime do EstadoNovo. Joaquim Soeiro Gomesmorreu em Lisboa, aos 40 anos, em5 de Dezembro de 1949.

Esta emissão dedicada a estesdois grandes vultos da culturaportuguesa compreende, aindasobrescritos de primeiro dia, com ovalor de 0,55 •, e uma pagela, aopreço de 0,69 •.

ESPANHA(2) Dois selos de 2,60 •

dedicados ao tema CASTELOS e 4

(1)

selos de 0,31 • dedicado à MODAFEMININA.

MACAU(3) Três selos dedicados ao tema

PANDA

Page 12: w QUINZENAL 19 DE FEVEREIRO DE 2009 DIRECTOR: … · das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Teve origem em Portugal no Entrudo português onde, no passado,

notícias de gaia - 19.fevereiro.2009última notícias de gaia - 19.fevereiro.2009pub