voz consciente

4

Click here to load reader

Upload: kameloart

Post on 13-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Março de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Voz Consciente

14 de fevereiro de 2014 - Ano 4 - Número 28 - Distribuição Gratuita - Diretor: Messias Araújo

Em visita as obras do Pronto-Socorro do Jardim D’Abril, o prefeito Jorge Lapas anunciou que o PS Jardim D´Abril deverá

ser entregue à população neste ano. oca-lizado na rua Maria Grandim dos Santos, o Pronto-Socorro terá dois andares com

aproximadamente 1.000 metros quadrados de área construída.

Página 4

PÁGINA 6

Pronto-Socorro do Jardim D’Abril é será entregue este ano

Acessibilidade nas calçadas agora é Lei em Osasco

Deputado Osvaldo Verginio firme no combate à dengue

PÁGINA 3

Centro de Jandira

poderá ter Internet

gratuita a partir de

2015PÁGINA 3

Page 2: Voz Consciente

Página 2 28 de março de 2014

ExpEdiEntE

Editora Melo MECNPJ 12.262.091/0001-12

Diretor: Messias AraújoFone: 3447.2087

[email protected]

Voz ConsCiEntE

O prefeito Jorge La-pas sancionou projeto de autoria do vereador Jair Assaf que regula-menta as normas de acessibilidade nas vias públicas, a lei 4.624 que regulamenta as normas de acessibili-dade de calçadas e pas-seios públicos, em ruas praças e logradouros do município.

O projeto de lei é de autoria do vereador Jair Assaf, que solicitou atenção especial para este assunto, visando facilitar a circulação de idosos, gestantes, cadeirantes e pessoas portadoras de deficiên-cia.

A lei tem prazo de 90 dias para ser regula-mentada.

O Projeto de Lei 6/2014 de autoria da vereadora Andrea Ca-priotti (PSD) pretende liberar o transporte de animais no transpor-te público de Osasco, como por exemplo, em ônibus municipais. A proposta tramita na Câ-mara municipal desde o dia 18 de fevereiro, mas ainda não tem data de-finida para ser votada em plenário.

O Projeto libera apenas o transporte de animais domesticados e impede os peçonhentos ou outros que coloquem em risco a integridade dos usuários. Os donos deverão atender alguns requisitos como ter em mãos os certificados de vacinação do animal emitido por veterinário devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veteriná-ria. O PL ainda limita o transporte de dois ani-mais por viagens, em horários também deter-minados - das 9h às 17h e das 20h ás 6h -, o que evitaria, segundo a par-lamentar, o transporte

de animais em horários de pico.

O dono do animal transportado também deverá garantir a aco-modação adequada ao seu bichinho, isso porque o Projeto de-termina a utilização de objetos que impeçam a saída do animal, que deverá pesar no máxi-mo 10 quilos para ser beneficiado com a pos-

sibilidade de utilização do transporte público. Caso o animal utilize um assento do veículo deverá pagar a tarifa cobrada regularmente dos demais usuários. Os proprietários, por sua vez, poderão ser multados em R$1 mil se não cumprirem as de-terminações da lei, va-lor que pode dobrar em caso de reincidência.

A multa, no entan-to, pode impedir a san-ção do projeto, caso o mesmo seja aprovado pelos vereadores. Isso porque, a imposição de multas de qualquer espécie é uma prerro-gativa do prefeito, não podendo, portanto, se-rem estipuladas pelos vereadores. (fonte: Leonardo Abrantes/Webdiário)

Em 2003 o jornal “Valor Econômico” fez uma matéria sobre os trabalhadores mais pro-dutivos do mundo. Os mais produtivos eram os norte-americanos com uma produção anual por trabalhador na ordem de U$ 60.728 (140 mil reais) e 1825 horas trabalhadas.

O Brasil ocupava a co-locação 44 com uma pro-dução anual por trabalha-dor de U$ 14.297 (33.000 reais) e 1689 horas traba-lhadas.

Para alguns autores, três fatores explicam a di-ferença de produtividade do trabalho entre o Brasil e as economias mais de-senvolvidas: escolaridade de mão de obra, oferta de infra-estrutura física e qualidade do marco ins-titucional jurídico e legal.

Portanto, se a educa-ção já é importante para a cidadania e para o desen-volvimento pessoal, na atual sociedade do conhe-cimento, ela é fundamen-tal para o desenvolvimen-to econômico.

Nos últimos anos, o Brasil avançou na am-pliação do acesso à edu-cação nos vários níveis.

Mas, a grande maioria dos analistas, concordam que é preciso melhorar a qualidade da educação brasileira. Ora, na educa-ção de qualidade, a valori-zação profissional ocupa lugar central. “Não há boa educação sem o exercício profissional competente e responsável”.

A valorização pro-fissional do docente, do professor, deve dar conta da formação inicial e con-tinuada, da carreira, das condições de trabalho e da remuneração, entre outros elementos.

Sem uma carreira atraente e sem bons salá-rios, não se atrai os jovens

que estão se formando.Em geral, os salários

dos professores da edu-cação básica (infantil, fundamental e médio) e superior são bastante menores do que ganham outros profissionais com o mesmo nível de formação.

Um professor de ensi-no fundamental, em São Paulo, recebe em média 10,6 mil dólares por ano (cerca de 24 mil reais ano). Um professor no mesmo nível recebe em Zurique – Suíça 104,6 mil dólares por ano (cerca de 240 mil reais ano). Os sa-lários médios dos profes-sores da Coréia do Sul são 121% superior à média nacional.

Apesar de salários in-suficientes, das lacunas na formação, do excesso de jornada de trabalho, da falta de infra-estrutura (laboratórios, quadra es-portivas, instrumentos, espaço de convívio so-cial, etc) pesquisa recen-te, em vários estados do Brasil, mostra que cerca de 77,4% dos professores afirmaram que trabalhar na educação lhes propor-cionam grande satisfação, o que demonstra forte compromisso com a cau-sa da educação, apesar de todas as dificuldades.

E educação de quali-dade só se alcança com a valorização do profissio-nal: boa formação e boa remuneração.

A educação e avalorização do professor

Acessibilidade nas calçadas agora é Lei em Osasco

Andrea Capriotti propõe liberação de animais em ônibus de Osasco

Jair Assaf é autor do projeto de lei que foi aprovado na Câmara Municipal

Page 3: Voz Consciente

28 de março de 2014 Página 3Voz ConsCiEntE

Obra do Pronto-Socorro do Jd. D’Abril é retomada e será entregue este ano

Na quinta-feira (20), o prefeito de Osasco Jorge Lapas visitou a obra do Pronto-Socor-ro do bairro Jardim D´Abril, zona sul da cidade. Acompanhado do secretário munici-pal de Serviços e Obras, Carlos Baba, e do ve-reador Rogério Lins, o prefeito Jorge Lapas anunciou que o PS Jar-dim D´Abril deverá ser entregue à população neste ano.

Localizado na rua Maria Grandim dos Santos, o Pronto-So-corro terá dois andares com aproximadamente 1.000 metros quadra-dos de área construída.

Na área de atendi-mento, além do posto médico, consultórios, recepção, sala de espe-ra e da área destinada à administração, haverá ainda salas de emer-gência, de procedimen-tos e de radiografia,

farmácia, serviço social e banheiros destinados aos portadores de ne-cessidades especiais.

Na área de enferma-gem haverá o posto de enfermagem, três sa-las de enfermaria, uma sala de isolamento e um almoxarifado. A área de medicação, conterá salas de espera, medi-cação, observação, ina-lação e curativos.

Consta ainda no projeto, uma área des-

tinada aos funcionários e serviços que contará com refeitório, cozinha, rouparia, sala de esteri-lização e necrotério.

Na ocasião, o pre-feito Jorge Lapas ainda caminhou por algumas ruas do bairro para conversar com os mora-dores e conferir o resul-tado da nova pavimen-tação das ruas Ênio de Azambuja Neves e Joa-quim Alves de Oliveira Doria, dentre outras.

A região central de Jandira deverá contar com Internet gratui-ta a partir de junho de 2015. Por meio de uma emenda ao orçamento da União de 2014, fei-ta pela deputada fede-ral Janete Pietá (PT), o município receberá R$ 260 mil para implan-tar o projeto e colocar, através de uma rede sem fios (Wi-Fi), sinal de Internet gratuito na

região central, num raio de aproximadamente dois quilômetros. Este é o primeiro passo para levar este benefício a todo município.

Para Geraldo Teotô-nio da Silva, prefeito de Jandira, o livre acesso à internet representa um passo para democrati-zar a informação e am-pliar as oportunidades em diversas áreas. “A população será a grande

beneficiada, pois terá acesso gratuito a maior rede de informação do mundo. Por meio dela, é pos-sível es-tudar, se divertir, b u s c a r o p o r t u -nidades no mercado de traba-lho e acompanhar tudo o que a prefeitura e os demais órgãos governa-

mentais fazem.”A conexão poderá ser

estabelecida por meio de computadores,

t a b l e t e s , i P h o n e s e apare-lhos te-lefônicos que utili-

zem plata-forma Android. A

região central foi esco-lhida por ser a de maior circulação e concentrar

atividades culturais, esportivas, sociais e eventos comemorativos. Entre quem transita ou trabalha no dia-a-dia, encontram-se pessoas de todas as faixas etá-rias, o que universaliza o uso do sinal sem fio.

O prefeito agradeceu a deputada por possi-bilitar à cidade mais esta conquista. “Sem-pre digo que é impor-tante saber governar

em parceria com outras instâncias e líderes, pois apenas com recur-sos próprios não temos condições para atender todas as demandas da cidade”, observou. “A deputada sabe que o acesso ao mundo digital é fundamental nos dias atuais e, por isso, des-tinou recursos para que a internet grátis possa se tronar realidade em Jandira”.

Centro de Jandira poderá ter Internet gratuita a partir de 2015

Osvaldo Verginio firme no combate à dengue

Ivan Cruz - SECOM/PMO

O vereador Rogério Silva, esteve, juntamen-te com os maradores do Jardim Roberto, Cidade das Flores e Cirino, com o prefeito Jorge Lapas. A comissão de moradores foram solicitar ao prefeito a canalização do córrego Montezuma. Segundo o prefeito Lapas, o córrego deve ser canalizado den-tre de mais ou menos 6 meses. Além da Cana-lização, será construída uma praça no local. Para o vereador Rogério Silva está é uma vitória de toda a comunidade. Parabéns.

Neste momento, o prefeito Jorge Lapas re-

cebe moradores dos bair-ros Cidade das Flores e Jardim Roberto, na Sala de Reuniões, para dialo-garem sobre projetos e benfeitorias para a região.

Atualmente, está sen-do construída uma praça na rua Abacateiro e uma das reivindicações dos munícipes era que fos-sem realizadas obras no córrego que fica atrás da praça. O prefeito que já havia vistoriado as obras, firmou durante o encon-tro, o compromisso da canalização do córrego Montezuma, trazendo melhorias à região e aos moradores

A dengue ainda foi o assunto principal do depu-tado estadual Osvaldo Ver-ginio durante esta semana. Todos os dias ele foi até a tribuna solicitar ajuda ao governo do Estado para a Região Oeste, além de visi-tar os bairros e as unidades de saúde da região. “Peço ao secretário estadual de Saúde, David Uip, que so-corra urgentemente a cida-de de Osasco”, repetiu.

O número de casos de

dengue em Osasco subiu 10 vezes em comparação com o mesmo período do ano anterior. A cidade registrou de 29 de dezembro até 1º de março, 80 casos da doen-ça. No mesmo período de 2013, foram oito casos.

De acordo com a Se-cretaria da Saúde do mu-nicípio, dos 80 casos regis-trados esse ano na cidade, 70 são autóctones e 10, casos importados de ou-tros locais. Em todo ano

de 2013, foram constata-dos 197 casos autóctones e 49 importados. Apenas no bairro Presidente Altino, a Secretaria de Saúde conta-bilizou 19 casos de dengue esse ano.

Para combater o sur-to de dengue que atinge a cidade, a Prefeitura de Osasco organizou um mu-tirão de combate à doença na segunda-feira, 14, e a equipe técnica do deputado estadual acompanhou os

trabalhos. Segundo as au-toridades municipais, mais de 450 agentes participa-rem da ação, fiscalizando imóveis a fim de encontrar possíveis focos do Aedes aegypti.

“Precisamos que en-viem um pulverizador para eliminar os focos. Osasco é uma cidade grande e neces-sitamos do governo estadu-al para nos ajudar a comba-ter este surto”, reclamou o deputado estadual.

Vereador Rogério Silva consegue canalização de Córrego no Jd. Roberto

Page 4: Voz Consciente

MUITA COISA FAZ PARTE DA VIDA

DE UMA MENINA.

A VACINA CONTRA O HPV deve ser UMA

DELAS.

MINISTÉRIO DA SAÚDE

PROCURE, ATÉ 10/04, UMA ESCOLAPÚBLICA OU PARTICULAR E VACINE-SE. A vacina é importante porque protege contra o Papiloma Vírus Humano, um vírus transmitido pelo contato com a pele ou a mucosa infectada, que pode viver anos no organismo e evoluir para cânceres como o do colo do útero. A primeira das 3 doses deverá ser feita nas escolas públicase particulares até 10 de abril. Após a campanha, as vacinas estarão disponíveis até o fim do ano em qualquer unidade de saúde de Osasco. Para quem tem uma vida toda pela frente, não custa nada se proteger desde já.