vocare

8
Vocare - Vozes da Candelária Ressoando - 1

Upload: tadeu-eduardo-italiani

Post on 23-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Boletim Informativo da Paróquia Nossa Senhora da Candelária - Itu/SP - Diocese de Jundaiaí

TRANSCRIPT

Vocare - Vozes da Candelária Ressoando - 1

2- Vocare - Vozes da Candelária Ressoando2 - Vocare - Vozes da Candelária Ressoando

ExpedienteInformativo mensal da Paróquia Nossa Senhora da Candelária

Bispo Diocesano: Dom Vicente Costa

Pároco: Pe. Francisco Carlos Caseiro Rossi

Diáconos Permanentes: José da Silva - Paulo Halter - Francisco Carlos de Moraes

Jornalista Responsável: Tadeu Italiani - Mtb.: 47.674

Revisão: Salathiel de Souza

Elaboração: Pastoral da Comunicação Nossa Senhora da Candelária

Itu/SP - Diocese de Jundiaí - 1000 Exemplares - Imp. Gráfi ca Gavioli

Palavra do PárocoQuarenta dias após o Natal e a Igreja em festa. Bem! Em primeiro lugar deve-

mos sempre nos lembrar de que a Eucaristia é uma festa onde se faz a memória do Senhor, proclama-se a sua ressurreição. Mas em especial nesta edição estou me referindo também aos últimos acontecimentos em nossa paróquia. Inician-do com a nossa décima terceira Festa Italiana, todos nós sabemos que ela faz parte das festividades de nossa padroeira e também do aniversário de nossa

cidade. Também sabemos que dá muito trabalho na sua organização como ocupa muito tempo de muitas pessoas. Todo esse trabalho se inicia mais ou menos oito meses antes com um grupo de pessoas que ao

longo do tempo vai aumentando conforme a sua organização e que nos dias da festa contamos com aproximadamente quatrocentos e cinqüenta pessoas.

Meu muito obrigados a todos bem como também a todos aqueles que colaboraram conosco com suas doações e também a compreensão e carinho, não deixando de agradecer à prefeitura municipal que tanto colaborou como vem fazendo todos os anos.

Mas o mais importante nós vivemos no último domingo, com a solenidade da Apresentação do Senhor onde festejamos “Nossa Senhora da Candelária”.

Pudemos contar com a ajuda de muitas pessoas para sua realização, a começar por nossa equipe de liturgia das quais fazem parte o canto litúrgico, comentaristas, leitores, acólitos e os sacerdotes que presidiram ou concelebraram no tríduo preparatório e no dia da festa, a equipe de decoração e principalmente a todo o povo que prestigiou, louvou e bendisse a Deus por nossa querida Mãe Nossa Senhora da Candelária.

Muito obrigado a todos. Que a luz trazida por Maria ao mundo, que é Jesus Cristo a luz do mun-do sempre ilumine a todos.

Deus os abençoe!Padre Francisco Carlos

Pároco

Vocare - Vozes da Candelária Ressoando - 3Vocare - Vozes da Candelária Ressoando - 3

Santo do Mês Nossa Senhora das Graças de Torcoroma

Às vezes, nas discussões com pro-testantes ou outros que manifestem desconfianças ou reticências em re-lação à Igreja Católica, surge o tema dos milagres e santuários, os quais em geral são apresentados por he-reges e incrédulos como falsidades que visam enganar os pobres fiéis.

A verdade é que, se alguns des-ses santuários tivessem sido eri-gidos com a intenção de se fazer negócios, não poderiam estar colocados em pior lugar. Ora em

montanhas inacessíveis, ora em locais de péssimo clima, ora ainda em lugares quase desérticos, sem cidades nem povoa-dos próximos. Se o que moveu as pessoas fosse o lucro, re-almente o milagre seria o de se conseguir transformar uma zona desconhecida e despovoada em lugar de negócios. Pro-va de que não havia qualquer intenção comercial é justamente o pouco estratégico para a realização de negócios de muitos desses santuários.

Tendo recentemente sido celebrados os 300 anos da apa-rição, dispõe-se de abundante material a respeito. Ela se deu em 1711, do seguinte modo. Um agricultor de nome Cristó-bal Melo necessitava de uma caixa para transportar doces ao

mercado da cidade de Ocaña. Como sua fazenda de cana-de-açúcar situava-se num vale em meio aos montes de Torcoro-ma, mandou os filhos, José e Felipe, buscar uma boa madeira para esse fim. Cumpre notar que tanto os filhos como seus genitores, Cristóbal e Pascuala, eram conhecidos como pes-soas de vida honesta e sincera religiosidade. Partiram então os filhos rumo ao monte em busca da madeira. Lá chegando, chamou-lhes a atenção uma determinada árvore próxima do cume, a qual, apesar de ser verão, estava toda florida e emitia grande fragrância. Após decidirem que aquela seria a árvore adequada, puseram mãos à obra. Contudo, como a montanha era muito íngreme, ao ser cortada, a árvore caiu num lugar do qual não podia ser tirada. Regressaram, então, e narraram aos pais o malogro da operação.

Como depois de algum tempo ainda não possuíam a caixa de-sejada, voltaram novamente ao monte à procura de outra árvore. Mas não encontraram nenhuma com a qualidade e as proporções que necessitavam. Finalmente, decidiram regressar com o pai até o lugar inacessível no qual a árvore florida havia caído. Uma vez ali, começaram a dispor a madeira de modo a levarem os pedaços que lhes conviesse. No local onde a imagem foi encontrada existe uma capela e, próximo dali, um lugar onde os peregrinos reco-lhem a água que tem operado vários milagres. Como a imagem foi levada pela primeira vez à cidade em 16 de agosto, este dia foi fixado para a sua festa.

A Pastoral da Assistência Social entregou no mês de fevereiro de 2014; 42 cestas básicas, num total de: 210 quilos de arroz, 84 quilos de feijão, 42 litros de óleo, 84 litros de leite, 84 unidades de macarrão, 42 unidades de molho de tomate, 42 pacotes de café, 84 quilos de açúcar, 42 pacotes de farinha de trigo, 42 pacotes de farinha de mandioca, 42 pacotes de fubá, 60 unidades de Sal.

Foi entregue 01 enxoval de bebê e roupas para crianças maiores.

Para que possamos atender as famílias carentes de nossa paróquia precisamos continuar contando com a sua ajuda. Faça a sua doação de alimentos não pe-recíveis na Igreja ou na secretaria paroquial.

Nosso muito OBRIGADO a todos que colabora-ram! DEUS OS ABENÇOE!

PAS – PASTORAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL INSCRIÇÕES PARA CATEQUESE DE CRISMA DE ADULTOS

Estão abertas as inscrições para Catequese de Crisma de Adultos. Adultos acima de 18 anos

podem fazer a inscrição na secretária da Matriz. A Crisma para adultos será

aos domingos de manhã. O início da crisma de adulto

será dia 03/08/2014.Documentos necessários para fazer a inscrição da crisma.

Xeróx da Certidão de Nascimento ou RGXeróx do Comprovante do Batismo

Xeróx do Comprovante de Primeira Eucaristia Xeróx do Comprovante de Endereço

02 Fotos 3x4

4- Vocare - Vozes da Candelária Ressoando4 - Vocare - Vozes da Candelária Ressoando

Avisos Paroquiais

Proclamas de CasamentoPretendem se casar

JOÃO CLAUDIO LIUBSEVICIUS, com 29 anos, natural de Jundiai/SP, filho de Claudio Liubsevicius e Helena Cristina da Silva Liubsevicius, com CAMILA GALIOTTI, com 29 anos, natural de Cabreuva/SP, filha de José Carlos Galiotti e Elizabete Calegarini Galiotti.

TERÇO DAS PASTORAISConvidamos todas as pastorais, movimentos,

equipes e irmandades para participar do TER-ÇO DAS PASTORAIS que acontecerá no dia 19/02/2014, às 20h. Contamos com a sua presen-ça.

ENCONTRO DE PREPARAÇÃO PARA O BATISMO

Dia 23 de fevereiro de 2014.Horário: das 08h15 às 12h30

BATIZADOS: Dia 02 de março de 2014.Horário: 10h45.Marcar na secretaria paroquial com antecedência.

MISSA EM DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA

Todos estão convidados a participar da Santa Missa em devoção a Nossa Senhora da Candelária, padroeira da nossa cidade e da nossa paróquia, dia 02 de março, ás 19h, na Matriz.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014A abertura da Campanha da Fraternidade de 2014 e

a entrega do material para a Via Sacra em família será no dia 05 de março, QUARTA FEIRA DE CINZAS, ás 19h30, na Matriz Nossa Senhora da Candelária. Todos os coordenadores de ruas deverão estar presen-tes para receber o material e a Bênção do Envio.

MISSA DA SAÚDEDia: 06 de março de 2014.Horário: 15hLocal: Igreja São Benedito

ENCONTRO DE PREPRAÇÃO PARA NOIVOS

Estão abertas as inscrições para o Encontro de Preparação para Noivos que será nos dias 22 e 23 de março. Os interessados devem fazer a inscri-ção na secretaria paroquial até dia 15 de março.

HORÁRIO DE SECRETARIA. 3ª feira a 6ª feira – das 08 às 11h e das 14 às

17hSábado – das 08 às 11hRua Barão do Itaim, 90, Centro, Itu/SP Telefones: (011) 4022-0819/ 4023-0638

HORÁRIOS DE MISSAS2ª feira, 3ªfeira, 4ª feira e 6ª feira – 07h5ª feira- 19hSábado- 07h e 19hDomingo- 07h, 10h e 19h

ATENDIMENTO DO PADRE FRANCISCO CARLOS

3ª feira – das 09h às 11h e das 15h às 17h4ª feira – das 15h às 17h5ª feira – das 15h às 17h

Vocare - Vozes da Candelária Ressoando - 5Vocare - Vozes da Candelária Ressoando - 5

que estavam trabalhando na festa e os que ajuda-ram a montar a estrutura para que o evento fosse realizado.

Após a abertura oficial, teve início o show com Tony Angeli e Banda que animaram a todos com os clássicos das canções italianas, cabe destacar que o Largo da Matriz estava repleto de pessoas

guel de Moura Silveira Júnior, do Secretário de Turismo Lazer e Eventos Osmar Barbosa e do Pá-roco da Paróquia Nossa Senhora da Candelária Padre Francisco Carlos, que abriram oficialmen-te a festa.

Padre Francisco Carlos, vice-prefeito os demais secretários agradeceram a todos os voluntários

Festa Italiana: um pedaço da Itália em Itu

A Praça Padre Mi-guel (Largo da Matriz) se transformou em um território italiano, du-rante a 13º Festa Italia-na de Itu.

A Festa teve início no sábado, dia 18 de janeiro, às 20h30min. com a presença do vice-prefeito Neto Beluci e esposa, do Secretário de Administração Mi-

que estavam por todo o recinto da festa.

No sábado dia 25, às 20h aconteceu show com a cantora Mafal-da Minnozzi; domingo dia 26, às 20h foi a vez de Fred Rovela Banda Show animar a festa; às 21h, Ary Sanche Italian Show subiu ao palco para encerar a Festa Ita-liana.

6- Vocare - Vozes da Candelária Ressoando6 - Vocare - Vozes da Candelária Ressoando

Maria apresenta ao mundo a luz a ser seguidaItuanos celebram padroeira Nossa Senhora da Candelária

Festa da Padroeira 2014 – Nossa Senhora da Candelária

A comunidade católica de Itu esteve em festa nos perío-do de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, pois participaram com muito júbilo das festividades em louvor a Nossa Senhora da Candelária, padroeira do município.

TríduoA festa religiosa em louvor a Nossa Senhora da Candelária

teve início no dia 30 de janeiro, com o tríduo preparatório.Durante os três dias, houve a participação de todas às pa-

róquias de Itu, sendo cada dia um celebrante.

Dia da PadroeiraNo dia 2 de fevereiro, houve às 7h missa festiva presidida

pelo Frei Adailson dos Santos O. Carm. Às 10h, Igreja Paroquial Nossa Senhora da Candelária es-

teve repleta de fiéis e autoridades para a benção das velas e a missa solene. A missa foi presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Jundiaí, Pe. José Donizeti do Carmo e concele-brada por Pe. Francisco Carlos, Pároco da Paróquia Nos-sa Senhora da Candelária, Monsenhor Durval de Almeida, Reitor do Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus, Pe. Marcelo Lima Pároco da Paróquia São Luís Gonzaga e Padre Roberto Mendes. Também serviram ao altar os diá-conos permanentes José da Silva, Paulo Halter e Francisco Moraes.

Durante a homilia o presidente da celebração refletiu sobre a

festa da Apresentação do Senhor, a presença de Deus e m nosso meio. “ A liturgia de hoje nos fala do começo ao fim da presen-ça de Deus. Esta solenidade que estamos celebrando, 40 dias após o natal, está diretamente ligada ao Natal do Senhor. Se-gundo o costume segundo a tradição do Povo de Israel, após 40 dias, ele tinha que se apresentar ao templo para a apresentação da criança e purificação. Mas na apresentação, não foi de um menino. Mas sim Deus, Jesus Cristo, que através de Maria, a mulher sem a marca do pecado apresenta Deus através do seu filho Jesus a luz do mundo,que continua sendo luz para nós,” refletiu o Vigário Geral.

Participaram da missa o Prefeito Antônio Carvalho Gomes e esposa, o Vice-Prefeito Neto Beluci e esposa, a Deputada Esta-dual Rita Passos acompanhada pelo seu esposo Herculano Pas-sos Júnior, além de vereadores e autoridades civis e militares.

Vocare - Vozes da Candelária Ressoando - 7Vocare - Vozes da Candelária Ressoando - 7

ProcissãoNo período da noite, às 19h, acon-

teceu a missa solene presidida pelo Pároco Pe. Francisco Carlos e con-celebrada pelo Pe. Paulo Eduardo F. Souza, Pároco da Paróquia São Judas Tadeu.

Ao final da missa, teve início a pro-cissão luminosa pelas ruas do cen-tro de Itu. No retorno à frente da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Candelária, Pe. Francisco Car-los rezou a oração dedicada a pa-droeira de Itu, agradeceu todos que

se empenharam para a realização tanto da Festa Italiana, como dos festejos religiosos, abençoou a to-dos e em seguida todo povo entoou o hino da Senhora da Candelária, enquanto o pároco incensava o an-dor.

Festa da Padroeira 2014 – Nossa Senhora da Candelária

8- Vocare - Vozes da Candelária Ressoando

Aniversariantes Dizimistas de Fevereiro

Você quer ser um

Dizimista?

Se a sua resposta for

sim, preencha a ficha

ao lado e depois coloque

na coleta ou entregue na

secretaria da Paróquia.

8 - Vocare - Vozes da Candelária Ressoando

02/02-Conceição AP. Leocci Camargo04/02-Alcides Scalet04/02-Carolina P. Galvão Pacheco04/02-Cristiane Brandino da Silva05/02-Matildes Pereira da Silva05/02-Sidnei Martins de Siqueira05/02-Wilma Micai Miranda07/02-José Romualdo Pitoli11/02-Roseli Martins Almeron Arruda13/02-Terezinha Guarnieri Cardoso15/02-João Carlos Amâncio19/02-Claudemir Francisco Felix

19/02-José Eriberto Farias da Silva22/02-Sonia Regina Borba Kissmann23/02-Hélio Antônio Martini23/02-Valdemar Trettel 24/02-Alzira Stenico Maia 25/02-Isabel Cristina de Siqueira 26/02-José Antônio Branco27/02-Magali Gonçalves Vilar 28/02-Elga Sanches de Mello28/02-Leonilda Lui Santos 28/02-Simone Moretto Assugeni da Silva

“Abel tornou-se pastor de ovelhas e Caim pôs-se a cultivar o solo. Aconteceu, que tempos de-pois, que Caim apresentou ao Senhor frutos do solo como oferta. Abel, por sua vez, ofereceu os primeiros cordeirinhos e a gordura das ovelhas. E o Senhor olhou para Abel e sua oferta, mas não deu atenção a Caim e sua oferta. Caim ficou irritado e com rosto abatido”. (Gn 4.2-5).

Abel e Caim fazem suas ofertas. Um faz oferta das primícias, isto é, os primeiros resultados. O que têm de melhor, as gorduras, a abundância. O outro cumpre apenas o rito, oferecendo ao Senhor frutos do solo. O texto não diz que são os melhores frutos. O texto revela como ficou o coração de Caim depois da oferta: irritado, rancoroso, triste, abatido. O Dízimo e a Oferta só trazem alegria para as pessoas quando feitos de coração, pois assim Deus aceita nossa Oferta: “Aceitarei essa oferta de todo homem que a fizer de bom coração” (Ex. 25.1-2). Deus conhece o coração de cada um de nós.

São Paulo Apóstolo adverte: “Não dê de má vontade ou constrangido, pois Deus ama a quem dá com alegria.” (II Cor 9.7). Um coração generoso é um coração alegre.

Mensagem do Dízimo