viver de propÓsito - recalculando a...

36
VIVER DE PROPÓSITO Os 5 primeiros passos para transformar seu propósito em profissão Baseados na experiência de Alana Trauczynski

Upload: vungoc

Post on 08-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

VIVER DE PROPÓSITO Os 5 primeiros passos para transformar seu propósito em profissão

Baseados na experiência de

Alana Trauczynski

Encontrar propósito já é difícil pra caramba. E agora como viver dele?

INTRODUÇÃO Muitos de vocês já devem ter lido o meu primeiro livro, outros não, mas não se preocupem, uma coisa não depende da outra.

“Recalculando a rota” conta toda a minha jornada ao encontro do meu propósito. Por propósito, eu quero dizer a realização plena através de algo, estendendo isso aos outros, ou seja, ajudar outras pessoas enquanto se realiza plenamente. Viajei o mundo durante 13 anos em busca desta resposta, então não se culpe se você não tem a menor ideia. Eu me senti assim durante a maior parte da minha vida e não tive nem o mérito da descoberta! Depois de perder-me cada vez mais após tantos anos de busca, foi um mestre espiritual que me disse para escrever o livro, mudando minha vida para sempre.

Mas o que eu acho que acontece com as pessoas no final do livro é, além de uma grande transformação, uma necessidade de saber mais. Porque ele termina exatamente quando eu encontro o meu

propósito! Mas e aí? Como é viver de propósito? Como largar tudo e pagar suas contas no final do mês? Como sair desse emprego que lhe consome as horas, os dias, a vida?

Cada um responde essa pergunta da sua própria forma, não existe fórmula exata. Mas de todas as pessoas que eu conheço que vivem com propósito, quase todas passaram por algo muito parecido com este processo descrito a seguir...

Primeiro passo:

Colocar amor no que faz ou

Fazer o que ama

A gente nem sempre sabe bem direito o que quer. A vida é um aprendizado constante e muitas vezes a confusão faz parte do processo de aprofundamento necessário para encontrarmos as respostas. É simples:

Se você não tem clareza, por enquanto coloque amor naquilo que faz. Deixe as coisas começarem a clarear, dê o seu devido tempo. O fato de colocar amor pode fazê-lo redescobrir sua profissão. O amor pode trazer uma nova visão, novas ideias e maneiras diferentes de fazer a mesma coisa, de forma mais inspirada.

Antes de largar tudo, dê o seu tudo!

O amor não conquista todas as coisas, mas de fato coloca tudo no lugar certo. – Marianne Williamson

Se você já sabe o que ama comece já a fazê-lo, mesmo que isso não gere renda a princípio. É preciso começar, colocar em prática, mostrar ao mundo. Se você ainda precisa da sua renda fixa, faça o que ama como hobby, como side job, como algo que vai te inspirar e não te cansar. E que você terá que fazer além do seu trabalho normal. Não se dê desculpas sobre a falta de tempo... Sim, você pode deixar de ver a novela! Sim, você pode usar umas horinhas do final de semana! Sim, você pode sair do facebook e fazer algo mais útil!

Se esta for a sua missão, você encontrará tempo!

Segundo passo:

DOWNSIZING

Muitas vezes, viver com propósito é o contrário do que todo mundo pensa. Não necessariamente quer dizer ganhar mais dinheiro e sim aprender a viver, além de aproveitar a vida independente das circunstâncias financeiras. Eu, por exemplo, vivo dizendo que sempre fui rica. Mas nem sempre tive dinheiro! O downsizing se trata de aprender a viver com menos se esta for a necessidade momentânea para o caminho rumo ao seu propósito, porque esta reflexão vai exigir mais tempo e mais

fluidez na vida, saber priorizar o que realmente importa e estar mais presente. Todas as vezes que tive um emprego, com salários baixos e altos, percebi que não importava muito quanto eu ganhava. No final do mês, o salário sempre só pagava o esquema: aluguel, condomínio, carro, gasolina, impostos, academia, isso, aquilo... E quanto mais dinheiro, mais contas e coisas mais caras! Não era que sobrava muito para viajar, mesmo porque eu não tinha tempo...

O dinheiro sempre só dava pra virar o mês!

O downsizing se trata de diminuir os seus custos fixos para parar de correr atrás da máquina e viver! Alguns exemplos do que pode ser feito para este fim:

- Trocar a mensalidade da academia por um esporte gratuito e motivação própria (comece a correr!); -Se livrar do seu carro e usar a bike e taxi (É moderno! Está de acordo com o nosso tempo!); - Apreciar programas culturais gratuitos ou baratos ao invés de gastar com entretenimento (jazz no parque, exposições, mostras de arte, música, museus) - Começar a praticar meditação ao invés de tomar Rivotril; - Ir morar na sua casa de praia ou em algum imóvel da sua família onde não pagaria aluguel; - Se mudar para um apê mais charmoso e menos caro; - Vender seu apartamento, investir o dinheiro e viver de aluguel (mobilidade).

Crie fluxos mais criativos para o seu dia, que lhe façam vivenciar coisas novas diariamente, ampliando seu espectro de visão.

O mais importante no downsizing é tomar atitudes que deixem a vida mais fluida para que você possa fazer mais do que gosta e ter horários mais flexíveis...

- Para poder estar com quem ama; - Para ver seus filhos crescerem; - Para assistir um por do sol fantástico; - Para fazer um piquenique com queijos e vinhos no parque; - Para praticar atividades que tragam bem estar; - Para viajar e conhecer o mundo; - Para ter clareza dos próximos passos; - Para VIVER e não ver a vida passar!

TEMPO, hoje em dia, é o bem mais precioso!!

Terceiro passo:

Buscar inspiração

“O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Mas é isto que tememos: o não ter certezas. Por isso trocamos o voo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde as certezas moram.“ – Rubens Alves Sempre que a gente chega ao fim de um ciclo, este é um período de dificuldade e introspecção. Precisamos viver este momento para aprender coisas importantes, como a humildade. Mas também é desnecessário ficar muito tempo aí, porque a escuridão nada mais é do que ausência de luz! Até a vida com propósito tende a dar uma estagnada após certo tempo. Sempre que isso acontece, é preciso

buscar INSPIRAÇÃO para a nova fase que se inicia, muito mais alinhada com seus verdadeiros valores. Você vai ver que só o ato de fazer isso já é grande parte do caminho andado!

Quando a gente começa a ficar negativo e deprimido, muitas vezes é somente uma questão de falta de alimento positivo. Aqui estão algumas coisas (muitas gratuitas)

que você pode fazer para se alimentar positivamente!

- Ler livros sobre o assunto relacionado ao seu propósito;

- Fazer pesquisas na internet sobre outras pessoas que fazem o

que você está querendo fazer e entrar em contato com elas; - Aprender a meditar e ouvir o que outras partes de você estão dizendo;

- Se matricular em cursos inspiradores que tenham a ver com o que você quer. Cursos são ótimos motivadores. E te fazem conhecer mais um monte de gente legal que está tentando mudar o mundo;

- Parar de ver TV. A TV é uma grande controladora de massas e não inspira ninguém. Na maioria das vezes, só contribui para alimentar a negatividade e condicionar nossa mente;

- Fazer terapia ou qualquer outra atividade que promova o autoconhecimento.

Para estar seguro de nossas ações, precisamos primeiro saber quem somos. Conhecer a si mesmo é uma das coisas mais úteis que uma pessoa pode fazer. Faz com que evitemos repetir padrões negativos e nos livremos de um monte de tralhas que boicotam nossas decisões.

“A vida é a melhor referência. Você só consegue criar coisas legais se você for um cara legal. Isso significa viver situações inusitadas. Sair da zona de conforto. Sair do lugar comum. Lembre-se: o seu trabalho está intimamente ligado às experiências que você passou. Se você for uma pessoa com vivências únicas, o seu trabalho será único. E aí, ninguém vai conseguir copiá-lo”. - Tiago Mattos, criador da Perestroika, uma escola de atividades criativas.

Alguma parte de você sabe exatamente para onde deve caminhar!

Escute e siga esta voz!

“Não importa a sua posição, circunstância ou as oportunidades que teve na vida, você sempre tem a

liberdade de escolher como vivencia, interpreta e, finalmente, molda o seu mundo”. - Brendon Burchard

SIGA A VOZ

Quarto passo:

Precificar o seu propósito

Ao chegar nesta etapa, você já deve ter três coisas: 1. CLAREZA 2. SEGURANÇA INTERNA 3. VISÃO

Se o ponto de interrogação persistir, você ainda deve voltar para as etapas anteriores. Principalmente o autoconhecimento.

Todos os seres do planeta acordam todos os dias para ganhar a vida. Bem-vindo ao mundo! Você não é uma vítima por isso. E não vamos ser tão românticos, deixemos claro aqui que para você se manter entusiasmado

com aquilo que faz, será preciso monetizar o seu propósito. Às vezes nos sentimos mal em cobrar por algo que para nós é tão natural e fácil. Mas é exatamente isso que precisa ser feito. Todo mundo deveria ganhar dinheiro com aquilo que é natural e fácil! Isso muitas vezes começa com uma decisão interna. A primeira pessoa para quem precisa ficar muito claro o valor do que você faz É VOCÊ MESMO (A).

Só quando estiver tudo muito bem definido para você mesmo é que o mundo vai valorizar e compreender o seu valor!

Como botar um preço no que eu amo fazer? Precificar nada mais é do que atribuir um valor econômico a um bem ou serviço. É um trabalhinho muitas vezes difícil e também deve estar alinhado ao propósito daquele bem ou serviço. Qual é o propósito de cada um dos seus produtos? É aumentar o volume de vendas? É a obtenção de lucro? É aumentar e cativar o seu público? É se espalhar para divulgar o que você faz? É para aumentar a sua credibilidade?

Para cada uma destas respostas, o preço é diferente!

Definir todas estas variáveis é um passo crucial, uma vez que elas influenciam diretamente na determinação do preço. A seguir algumas das coisas que devem ser consideradas:

Concorrência – Faça uma ampla pesquisa com outras pessoas que façam algo semelhante, solicitando orçamentos.

Imposto – O preço deverá levar em consideração o imposto que incide sobre o produto para que não haja prejuízo. Que tipo de empresa você abriu para poder operacionalizar o que faz? Quanto imposto ela cobra?

Custo Operacional – qual será o valor desembolsado para o desenvolvimento de suas atividades? Você terá funcionários, aluguel, algum tipo de custo fixo?

Custo do Produto – o produto é um fruto de criação (só depende de você!) ou está relacionado a obtenção de matéria prima, embalagem e outras variáveis?

Frete – a logística de entrega, estocagem e distribuição são elementos fundamentais para a determinação de preço.

Para definir na prática quanto cobrar por cada coisa:

1. Se não houver algo semelhante ao que propõe, defina qual é o preço da sua hora e veja mais ou menos quantas horas levaria para desenvolver cada trabalho proposto;

2. Contabilize tudo o que você teve de investimento ao longo da vida para se tornar um especialista naquilo que está se propondo a fazer;

3. Faça uma tabela de preços super descolada, atrativa e divertida expondo todos os seus serviços e quanto eles custam, mesmo que você não envie ao cliente. É importante estar definido para você;

4. Dê uma margem para negociação, porque chorar preço é quase uma unanimidade!

Quinto passo:

ManifestAÇÃO

Este último passo se trata de realmente acabar com o mimimi e responsabilizar-se por sua própria vida. Você é 100% responsável.

Essa é a coisa mais importante que uma pessoa pode fazer por si mesma. Hoje eu vejo que perdi muito tempo na minha vida me colocando no papel de vítima, como se não tivesse tido ajuda suficiente dos meus pais, entregando minha felicidade nas mãos dos outros, preenchendo buracos com relacionamentos, etc. Foi sempre quando eu decidi acabar com o blábláblá e segurar com firmeza as rédeas da minha existência que as coisas começaram a mudar. Me tornei co-criadora do meu mundo da exata forma que eu o visualizava.

A primeira etapa desta mudança também é INTERNA.

A autopiedade é certamente um dos narcóticos mais destrutivos; é viciante, propicia prazer momentâneo e distancia a vítima da realidade. - John W. Gardner

A manifestação dos sonhos nada mais é do que uma faxina emocional acompanhada de ações rumo à eles.

Quando estive no Havaí em um workshop com o Dr. Ihaleakala Hew Len, defensor de uma técnica de liberação emocional chamada Ho’oponono, ele disse que o mundo sempre será como nós o percebemos, pois é projetado por nós em uma ilusão que depende dos nossos filtros, ou seja, nossas próprias experiências e traumas. Para mudá-lo temos que mudar a nós mesmos. Isso quer dizer que precisamos nos livrar de todos os programas que foram “baixados” em nossa CPU imaculada, tanto nesta vida, como em outras passadas. Limpar nosso “sistema” de todas as crenças, condicionamentos e informações equivocadas nos coloca em um ponto neutro, chamado de “ponto zero”, um lugar sem limites, onde há espaço para tudo florescer através da inspiração. Isso também quer dizer que mais importante do que definir objetivos e metas é se livrar de todas as memórias dolorosas para abrir espaço para que a vida flua através de nós, seguindo o melhor rumo possível em direção ao nosso propósito verdadeiro. .

Pode ser que você tenha que passar por este processo de limpeza várias vezes, sempre em níveis mais profundos

Nossa vida neste momento é a exata manifestação do que somos, pensamos, do que acreditamos, do estágio de desenvolvimento em que estamos e do que precisamos para evoluir. Tá tudo certo! Tá tudo de acordo com o que você é, pensa e precisa NESTE MOMENTO. Por isso, aceitar o que É (o que acontece agora), não de forma passiva e sim de forma consciente, é ainda a melhor atitude para se libertar!

Na verdade, o que precisamos é de uma mudança de percepção e de alguns passos práticos!

Alguns passos práticos... - Torne-se um expert! É legal ter moral pra falar e fazer com propriedade. Para isso, é preciso atualização constante. Sua credibilidade depende da sua história de vida e de como respondeu as adversidades, mas também do que você continua fazendo para se manter atualizado;

- Crie produtos e pense em formas de divulgar o seu trabalho mais otimizada e massificadamente, estudando marketing digital online (muita informação está disponível gratuitamente na net); - Apresente sempre o seu trabalho da forma mais profissional possível: faça um site, tenha material sempre disponível, crie uma logomarca, dê uma “cara autêntica” para o que você faz; - Saiba quem é o seu público e conecte-se a ele através de uma lista de e-mail e talvez uma newsletter. Eles poderão comprar tudo o que você inventar futuramente; - Entre em contato com donos de sites ou blogs que poderiam se interessar ou divulgar o que faz; - Arrisque. Às vezes é quando você dá o passo no escuro que o dinheiro para dar o passo vêm (experiência própria!) - Seja cara-de-pau e diversifique suas atividades, sem deixar de ser você; - Se você não sabe fazer as coisas na prática cibernética (fundamental hoje em dia), o jeito é contratar pessoas que façam.

É impossível descrever todos os passos porque eles se adaptam a cada tipo de propósito

Regra geral: quando começar a ganhar dinheiro (talvez ainda não o suficiente) com o seu side job de propósito... LARGUE O SEU EMPREGO E DEDIQUE-SE! Você já tem boas provas de que pode dar certo!

Quem sou eu para ser brilhante, maravilhoso, talentoso e fabuloso?

Na verdade, que é você para não ser?

Nascemos para manifestar a glória do Universo que está dentro de nós. Não é apenas em alguns de nós, está em todos.

E quando deixamos nossa luz brilhar, inconscientemente damos permissão às outras pessoas para fazerem o mesmo.

Quando nos libertamos do nosso próprio medo, nossa presença automaticamente liberta os outros.

~ Marianne Williamson

Se você já está vivendo dele, invista e renove-se sempre! Não adianta ter um negócio que ninguém sabe que existe.

Não existem fórmulas infalíveis para a manifestação porque isso depende também do imponderável

Se fizer parte do seu caminho evolutivo, vai acontecer! Se não, você tem que aprender a estar bem em cada etapa, independentemente do que for o resultado. A consciência única da qual todos somos partes é muito mais evoluída e inteligente do que somos individualmente, o melhor que podemos fazer é estarmos alinhados ao plano maior para a nossa existência. Para isso, devemos: -Assumir e convidar todas as nossas facetas, talentos, paixões. O que precisa vir de nós terá a nossa cara! - Ser autênticos - Pensar primeiro em se dar, e não em se dar bem - SIMPLESMENTE SER TUDO O QUE SOMOS EM TUDO O QUE FAZEMOS!

Resultado?

E se ainda não estão, continuamos a faxina interna e a ação externa. O que diferencia quem chega lá é a persistência e o entusiasmo no caminho

www.recalculandoarota.com.br www.facebook.com/recalculandoarota

Alana Trauczynski, autora de “Recalculando a rota” e “Viver de propósito”, viajou o mundo por 13 anos. Morou em 5 países e 17 cidades diferentes, visitou muitas outras. É fluente em 4 idiomas. No ápice da carreira na hotelaria, trabalhou em um dos cassinos mais luxuosos do mundo, onde lidava diariamente com celebridades e multimilionários. Mas sentia um vazio enorme, como se esta não fosse sua forma de servir ao mundo. Então largou tudo e voltou ao Brasil para escrever o primeiro livro.

Junto com ele, descobriu o mundo da comunicação, que é definitivamente o universo que faz seus olhos brilharem. Seu aprendizado é empírico. Esteve em contato com mestres de sabedoria, praticou meditação em cavernas milenares, interagiu com muitas culturas, fez muitos amigos inspiradores (de mendigos a celebridades e autores internacionais!), se aventurou em diversas jornadas, gastou muitos milhares de dólares em cursos de autoconhecimento, referências e processos criativos, física quântica, ho’oponopono, escrita criativa, storytelling, marketing, empreendedorismo, roteiro, etc. As respostas sobre sua vida definitivamente não se encontram em um menu de múltipla escolha. Você será muito bem vindo em todas as suas redes sociais!