visita de estudo economia a

22
Visita de estudo Vista Alegre – Aveiro & Salinas-Marinha da Troncalhada 31 de Janeiro de 2008

Upload: paula-silva

Post on 29-Jun-2015

843 views

Category:

Travel


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Visita De Estudo Economia A

Visita de estudo

Vista Alegre – Aveiro&

Salinas-Marinha da Troncalhada

31 de Janeiro de 2008

Page 2: Visita De Estudo Economia A

Introdução

O Centro de Visitas da Vista Alegre proporciona-lhe a descoberta dos quase 200 anos de história e de experiência na arte da porcelana.

Este serviço nasceu com o intuito de dar a conhecer a história da Vista Alegre e proporcionar um contacto mais directo com o processo de fabrico da porcelana, através de visitas guiadas pela Quinta da Vista Alegre.

Nestas visitas, além da paisagem única, pode apreciar o Museu, a Fábrica, o Bairro Social do séc. XIX, as lojas, a Capela, o Palácio e o Teatro.

Page 3: Visita De Estudo Economia A

Vista alegre

“A famosa fábrica de porcelana”

1824 ---------------------1924------------------------------> 2008

Page 4: Visita De Estudo Economia A

FundaçãoNascida em Ílhavo,

Aveiro, num período de revoluções, é fruto do sonho do típico homem moderno do séc. XIX.José Ferreira Pinto Basto

Foi assim o fundador da Vista Alegre em 1824, após o alvará régio de D. João VI, marcando para todo o sempre a história da região e das suas gentes.

Influenciado pelo sucesso da fábrica de vidro da Marinha Grande, decide criar uma fábrica de porcelanas, vidro e processos químicos.Começou por adquirir, em 1815, a Quinta da Ermida, (actualmente, o lugar e arredores pertencentes à Fábrica Vista Alegre), à beira da Ria de Aveiro, região rica em combustíveis, barro, areias brancas e finas e seixos cristalizados.

Comprou também pouco depois terrenos envolventes, num total de 40 hectares, e lançou-se no seu projecto.

Este homem deu então início a uma família de empresários que se mantém relevante na actualidade.

Page 5: Visita De Estudo Economia A

O Brasão da família

O primeiro cartão de visita desta fábrica é exactamente uma comprida alameda de oliveiras, que tem o seu início num enorme arco em pedra,a ostentar no seu frontão o emblema da Vista Alegre.

O brasão da família fundadora da empresa, ilustra por completo a mentalidade do seu patrono, que escreveu para sempre a história desta marca nacional.

Page 6: Visita De Estudo Economia A

Símbolo da Vista Alegre

No seu brasão constam dois elementos predominantes:

• uma ema – o único pássaro do mundo que não anda para trás;

• uma ferradura – símbolo da sorte.

Curiosidade: ainda hoje todos os fornos da fábrica têm obrigatoriamente de ostentar uma ferradura. Uma vontade expressa pelo fundador e cumprida desde sempre.

Page 7: Visita De Estudo Economia A

Palácio

De estilo sóbrio, harmoniosamente integrado no seio das outras edificações da Quinta, o palácio foi a morada de sete gerações

da família Pinto Basto.

Page 8: Visita De Estudo Economia A

Museu• O Museu Histórico da Vista Alegre foi

inaugurado em 1964 e situa-se nos mesmos terrenos da Fábrica. Aqui podemos observar a evolução histórica da porcelana nos últimos dois séculos e apreciar peças representativas da cerâmica e vidro Vista Alegre desde a sua criação até aos nossos dias.

Page 9: Visita De Estudo Economia A

Períodos da Vista Alegre

1º Período: 1824-1834 a Vista Alegre dedicou-se nos seus primeiros tempos à produção de objectos em vidro – muitos deles ornamentados com ouro e de uma perfeição invejável.

Desenvolveram-se muitas experiências que levaram a que em 1832, fruto da prospecção do caulino no Porto e em Aveiro, a fábrica foi capaz de produzir loiças de pasta suficiente boa através da cozedura a altas temperaturas.

Chamaram-nas loiças “pó de pedra”. As loiças tiveram tal impacto sobre as pessoas que foi proibida a exportação de matérias-primas para a produção de porcelana durante 20 anos. Os privilegiados foram, como é óbvio, os fabricantes nacionais.

Page 10: Visita De Estudo Economia A

• 2º Período (áureo): 1835-1852 após a descoberta de consideráveis jazidas de caulino, as peças Vista Alegre alcançaram o seu expoente máximo em termos de perfeição e de riqueza de linhas. O principal destaque era François Rosseau, primeiro mestre de pintura e director da escola da fábrica.

• 3º Período: 1853-1869 O mestre que se afirmou nesta época foi Gustave Fortier, que introduziu a pintura a pena nos seus trabalhos, na sua maioria alusivos a paisagens. Em 1861 instalou-se a primeira máquina a vapor, o que permitia o funcionamento em simultâneo de três fornos de cozedura.

Page 11: Visita De Estudo Economia A

• 4º Período: 1870-1880 e 5º Período: 1881-1921 são as fases mais complicadas. Altura em que a empresa passou por alguns apertos financeiros, que por consequência se reflectiu não só na qualidade, mas também na quantidade de peças produzidas. Apesar de tudo a fábrica conseguiu dar a volta à situação.

• 6º Período: 1922-1947 os maiores progressos deram-se após a última fase. Além de o capital social da empresa ter sido aumentado e a unidade de produção alargada e modernizada, registou-se uma enorme renovação artística. Em meados de 1924 é que se dá essa restauração. Inicia-se aqui a verdadeira expansão, nacional e internacional da Vista Alegre.

Page 12: Visita De Estudo Economia A

• 7º Período: 1947-1968 os contactos internacionais, a formação de quadros técnicos especializados, a aquisição da Empresa Electro-Cerâmica (principal concorrente) e da sociedade de porcelanas, levaram a Vista Alegre ao desenvolvimento técnico esperado e ao alargamento da oferta a novos mercados. Foi inaugurado , nas antigas oficinas de estamparia, o museu da fábrica, ainda hoje aberto ao público, e onde figura a história da casa.

Page 13: Visita De Estudo Economia A

• 8º Período: 1968 até ao nosso presente: foram dados importantes passos na modernização tecnológica e prestou-se mais atenção à formação de jovens pintores. Em 1983 criou o Gabinete de Orientação Artística (GOA) e, em 1985, o Centro de Arte e Desenvolvimento da Empresa (CADE), com a finalidade de fomentar a criatividade, contribuir para a formação nas áreas de desenho, pintura e escultura, apoiar a Fábrica técnica e artisticamente e fomentar o seu desenvolvimento. Em consequência desta orientação nascem as séries limitadas e numeradas, consideradas entre as melhores peças de porcelana produzidas neste final de século. Datam também deste período as séries especiais e as peças comemorativas.

• Em Maio de 2001 dá-se a fusão do Grupo Vista Alegre com o grupo Atlantis, formando o maior grupo nacional de Tableware e sexto maior do mundo nesse sector: o Grupo Vista Alegre Atlantis. A holding resultante actua em áreas tão diversas como porcelana de mesa, decorativa e de hotel, isoladores cerâmicos, decalques, faiança, cristal, vidro manual e automático e redes de retalho e distribuição.

Page 14: Visita De Estudo Economia A

A Fábrica de Porcelana Vista Alegre, pela sua história e tradição, mantém-se a mais emblemática das onze unidades industriais que compõem o grupo, produzindo cerca de 10 milhões de peças por ano, entre porcelana decorativa e doméstica. Em 2002 foi

concluído um processo de reengenharia industrial, que permitirá aumentar essa capacidade e volume de produção e está em curso um projecto de integração dos dois centros produtivos de porcelana do grupo

(FPVA e Chousa Nova).

Page 15: Visita De Estudo Economia A

Capela • A Capela da

Nossa Senhora da Penha de França, edificada nos finais do séc. XIX foi classificada como Monumento Nacional pelo seu grande valor arquitectónico e

artístico.

Page 16: Visita De Estudo Economia A

Mais...A Vista alegre dispõe ainda de:

• A loja da fábrica;

• Sala de eventos e refeições;

• O teatro;

• O bairro social;

• um quartel de Bombeiros ;

• Creche [não activa actualmente]

Page 17: Visita De Estudo Economia A

ÁLBUM DE FOTOS

Page 18: Visita De Estudo Economia A

Em direcção a...

Page 19: Visita De Estudo Economia A

Visitamos as salinas de Aveiro...

São elas as responsáveis por grande parte da produção de sal em Portugal.

Page 20: Visita De Estudo Economia A

Conclusão• Hoje a Vista Alegre,

para além de ser líder de mercado em Portugal e possuir uma das melhores e mais bem equipadas fábricas de porcelana de todo o mundo, continua a desenvolver e a preservar a porcelana feita e trabalhada à mão, honrando a sua história e tradição. É sem dúvida uma instituição, em Portugal e no mundo, sinónimo de excelência e inigualável qualidade.

As salinas de Aveiro são fonte de extração de sal e ainda hoje têm um peso importante nessa região.

Page 21: Visita De Estudo Economia A

Bibliografia• www.wikipédia.com• www.vistaalegre.pt

Page 22: Visita De Estudo Economia A

Trabalho realizado por:

Márcia Pinto11º1CNº.:19

Professora: Paula Silva