vírus de computador

20
ESAS ESCOLA SENAI ANTÔNIO SIMÕES Docente: SHIRLEY DABELA INFORMÁTICA TEMA: VÍRUS DE COMPUTADOR

Upload: anderson-viana

Post on 11-Jul-2015

164 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

ESAS – ESCOLA SENAI ANTÔNIO SIMÕES

Docente: SHIRLEY DABELA

INFORMÁTICA

TEMA: VÍRUS DE COMPUTADOR

SUMÁRIO

Apresentação

Vírus

História De Vírus

O Que É Um Vírus

Tipos de Vírus

Hackers Vs Crackers

Antivírus

Tipos De Antivírus

Amanda Cunha

Anderson Viana

Glendha Quirino

Paloma Gomes

DISCENTES:

VÍRUS DE

COMPUTADOR

VÍRUS

Em informática, um vírus de computador éum software malicioso que vem sendo desenvolvido porprogramadores que, tal como um vírus biológico, infecta osistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outroscomputadores, utilizando-se de diversos meios. A maioria dascontaminações ocorre pela ação do usuário, executando oarquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail. Acontaminação também pode ocorrer por meio de arquivosinfectados em pen drives, CDs e outros. A segunda causa decontaminação é por Sistema Operacional desatualizado, semcorreções de segurança, que poderiam corrigir vulnerabilidadesconhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, quepoderiam causar o recebimento e execução do vírusinadvertidamente.

O primeiro vírus para PC nasceu em 1986 e chamava-se Brain, era da classe dos Vírus de Boot, ou seja, danificava o sector de inicialização do disco rígido.

HISTÓRIA DO VÍRUS

O QUE É UM VÍRUS?

Os vírus informáticos sãopequenos programas desoftware formados para seespalharem de umcomputador para outro epara interferir no seufuncionamento. Podeestragar ou apagar dados docomputador.

Os vírus espalham-se maisfacilmente através de anexosem mensagens de correioelectrónico ou mensagensinstantâneas. Os vírus podemestar disfarçados sob a formade anexos de imagensdivertidas, cartõeselectrónicos ou ficheiros deáudio e vídeo.

TIPOS DE VÍRUS

CAVALO DE TRÓIA

(TROJAN)

São programas aparentemente inofensivos que trazem embutidos um outro programa (o vírus) maligno.

TIME BOMB

Os vírus do tipo"bomba-relógio" sãoprogramados para seativarem emdeterminadosmomentos, definidospelo seu criador. Umavez infectando umdeterminado sistema, ovírus somente se tornaráativo e causará algumtipo de dano no dia oumomento previamentedefinido.

BOOT

Vírus que se infecta naárea de inicialização dosdisquetes e de discosrígidos. Essa área é ondese encontram arquivosessenciais ao sistema. Osvírus de boot costumamter alto poder dedestruição, impedindo,inclusive, que o usuárioentre no micro.

Nos anos 90 eram aficionados em informática, conheciammuitas linguagens de programação e quase sempre jovens, que criavamseus vírus, para muitas vezes, saber o quanto eles poderiam se propagar.Atualmente é completamente diferente; são pessoas que atacam outrasmáquinas com fins criminosos com um objetivo traçado: capturar senhasbancárias, números de conta e informações privilegiadas que lhesdespertem a atenção.Há quem diga que cracker e hacker são a mesma coisa, mas tecnicamentehá diferenças:

CRACKER

HACKER

HISTÓRICO

São os que quebram senhas, códigose sistemas de segurança por puroprazer em achar tais falhas.Preocupam-se em conhecer ofuncionamento mais íntimo de umsistema computacional, ou seja, semintenção de prejudicar ou invadirsistemas operacionais ou banco dedados.Em geral um hacker não gosta de serconfundido com um cracker. Nestapolêmica, o termo hacker érecuperado por programadores decomputador que argumentam quealguém que invade computadores échamado de cracker.

É o criminoso virtual que extorquepessoas usando seusconhecimentos, usando as maisvariadas estratégias. Seu interesseé basicamente o vandalismo.Porém, já se criou um verdadeiromercado negro de vírus decomputador, onde certos sites,principalmente russos,disponibilizam downloads devírus e kits para qualquer um quepuder pagar, virar um Cracker, oque é chamado de terceirização da"atividade".

OS ANTIVÍRUS SÃO PROGRAMAS DE COMPUTADOR CONCEBIDOS PARAPREVENIR, DETECTAR E ELIMINAR VÍRUS DE COMPUTADOR.EXISTE UMA GRANDE VARIEDADE DE PRODUTOS COM ESSE INTUITO NOMERCADO, SENDO RECOMENDADO UTILIZAR APENAS UM ANTIVÍRUSGRATUITO OU APENAS UM PAGO. A DIFERENÇA ESTÁ NAS CAMADAS A MAISDE PROTEÇÃO QUE A VERSÃO PAGA OFERECE, ALÉM DO SUPORTE TÉCNICOREALIZADO PELA EQUIPE ESPECIALIZADA.

ANTIVÍRUS

TIPOS DE ANTIVÍRUS

Entre os antivírus gratuitos mais conhecidosestão: AVG, Avast, Avira e Microsoft Security Essentials.