tÉcnico de laboratÓrio / Área: automaÇÃo · concebido para prevenir, detectar e eliminar...

10
• A Prova Objetiva possui 50 (cinquenta) questões, que deverão ser respondidas no período máximo de quatro horas. • O tempo de duração das provas abrange a assinatura da Folha de Respostas e a transcri- ção das respostas do Caderno de Questões da Prova Objetiva para a Folha de Respostas. • Não será permitido ao candidato ausentar- se em definitivo da sala de provas antes de decorrida 1 (uma) hora do início das provas. • O candidato somente poderá levar o seu Caderno de Questões da Prova Objetiva e deixar em definitivo a sala de realização das provas nos últimos 120 (cento e vinte) minu- tos que antecederem ao término das provas. • Depois de identificado e instalado, o can- didato somente poderá deixar a sala median- te consentimento prévio, acompanhado de um fiscal, ou sob a fiscalização da equipe de aplicação de provas. • Será proibido, durante a realização das provas, fazer uso ou portar, mesmo que desligados, telefone celular, relógios, pa- gers, beep, agenda eletrônica, calculadora, walkman, tablets, notebook, palmtop, grava- dor, transmissor/receptor de mensagens de qualquer tipo ou qualquer outro equipamen- to eletrônico. A organização deste Concurso Público não se responsabilizará pela guarda destes e de outros equipamentos trazidos pe- los candidatos. • Durante o período de realização das pro- vas, não será permitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os can- didatos ou entre estes e pessoas estranhas, oralmente ou por escrito, assim como não será permitido o uso de livros, códigos, ma- nuais, impressos, anotações ou quaisquer outros meios. • Durante o período de realização das pro- vas, não será permitido também o uso de óculos escuros, boné, chapéu, gorro ou simi- lares, sendo o candidato comunicado a res- peito e solicitada a retirada do objeto. • Findo o horário limite para a realização das provas, o candidato deverá entregar as folhas de resposta da prova, devidamente preenchidas e assinadas, ao Fiscal de Sala. • O candidato não poderá amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, dani- ficar sua Folha de Respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impos- sibilidade de sua correção. Não haverá subs- tituição da Folha de Respostas por erro do candidato. • Ao transferir as respostas para a Folha de Respostas, use apenas caneta esferográfica azul ou preta; preencha toda a área reserva- da à letra correspondente à resposta solici- tada em cada questão (conforme exemplo a seguir); assinale somente uma alternativa em cada questão. Sua resposta NÃO será computada se houver marcação de mais de uma alternativa, questões não assinaladas ou questões rasuradas. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA PROVIMENTO DE CARGOS TÉCNICO- ADMINISTRATIVOS DO QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DO IFSP - EDITAL N. 864/2015 PROVA OBJETIVA Cargo: TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA: AUTOMAÇÃO ORIENTAÇÕES A B C D 01

Upload: others

Post on 26-Aug-2020

8 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA: AUTOMAÇÃO · concebido para prevenir, detectar e eliminar vírus e spywares de um computador. (C) Um software antivírus age interceptando e im-pedindo

•A Prova Objetiva possui 50 (cinquenta)questões, que deverão ser respondidas noperíodomáximodequatrohoras.

•OtempodeduraçãodasprovasabrangeaassinaturadaFolhadeRespostaseatranscri-çãodasrespostasdoCadernodeQuestõesdaProvaObjetivaparaaFolhadeRespostas.

•Nãoserápermitidoaocandidatoausentar-seemdefinitivodasaladeprovasantesdedecorrida1(uma)horadoiníciodasprovas.

•O candidato somente poderá levar o seuCaderno de Questões da Prova Objetiva edeixaremdefinitivoasaladerealizaçãodasprovasnosúltimos120(centoevinte)minu-tosqueantecederemaotérminodasprovas.

•Depoisdeidentificadoeinstalado,ocan-didatosomentepoderádeixarasalamedian-te consentimento prévio, acompanhado deumfiscal,ousobafiscalizaçãodaequipedeaplicaçãodeprovas.

•Será proibido, durante a realização dasprovas, fazer uso ou portar, mesmo quedesligados, telefone celular, relógios, pa-gers, beep, agenda eletrônica, calculadora,walkman,tablets,notebook,palmtop,grava-dor, transmissor/receptor de mensagens dequalquertipoouqualqueroutroequipamen-toeletrônico.AorganizaçãodesteConcursoPúbliconãoseresponsabilizarápelaguardadestesedeoutrosequipamentostrazidospe-loscandidatos.

•Duranteoperíododerealizaçãodaspro-vas, não será permitida qualquer espécie

deconsultaoucomunicaçãoentreoscan-didatosouentreestesepessoasestranhas,oralmenteouporescrito,assimcomonãoserápermitidoousodelivros,códigos,ma-nuais, impressos, anotações ou quaisqueroutrosmeios.

•Duranteoperíodode realizaçãodaspro-vas, não será permitido também o uso deóculosescuros,boné,chapéu,gorroousimi-lares,sendoocandidatocomunicadoares-peitoesolicitadaaretiradadoobjeto.

•Findo o horário limite para a realizaçãodas provas, o candidato deverá entregar asfolhas de resposta da prova, devidamentepreenchidaseassinadas,aoFiscaldeSala.

•Ocandidatonãopoderáamassar,molhar,dobrar, rasgarou,dequalquermodo,dani-ficar sua Folha de Respostas, sob pena dearcarcomosprejuízosadvindosda impos-sibilidadedesuacorreção.Nãohaverásubs-tituiçãodaFolhadeRespostaspor errodocandidato.

•AotransferirasrespostasparaaFolhadeRespostas, use apenas caneta esferográficaazuloupreta;preenchatodaaáreareserva-daà letracorrespondenteà resposta solici-tada em cada questão (conforme exemploaseguir);assinalesomenteumaalternativaem cada questão. Sua resposta NÃO serácomputadasehouvermarcaçãodemaisdeumaalternativa,questõesnãoassinaladasouquestõesrasuradas.

ConCurso PúbliCo de Provas Para Provimento de Cargos téCniCo-

administrativos do Quadro Permanente de Pessoal do iFsP - edital n. 864/2015

Prova obJetiva

Cargo: TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA: AUTOMAÇÃO

ORIENTAÇÕES

a b C d01

Page 2: TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA: AUTOMAÇÃO · concebido para prevenir, detectar e eliminar vírus e spywares de um computador. (C) Um software antivírus age interceptando e im-pedindo

2 Cargo: TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA: AUTOMAÇÃO - Edital n. 864/2015

1 Paraqueosentidohumorísticodatirinhaseconcretize,oleitordevesercapazdearticularodiscursodotextocomseurepertóriocultural,sendonecessário,paratanto,queseacioneconhecimentossobre:(A) Ahistóricaineficiênciadotrabalhodasautoridadesgovernamentais.(B) Asregrasdecomportamentoestabelecidasnoambientedoméstico.(C) Ainadequaçãodeumassuntoextremamentesérioparaumabrincadeirainfantil.(D) Aatualpredileçãoinfantilporbrincadeirasquenãoexigemesforçofísico.

2 Noquedizrespeitoàseleçãolexicaldatirinha,háumapalavranoúltimoquadrocujaformaçãosedeupormeiodeumprocessodederivaçãosufixal.Qualdasalternativasabaixoexpõeumconjuntodepalavrasformadaspelomesmoprocesso?(A) Internacional/atípico(B) Aprendiz/dócil(C) Infelizmente/deslealdade(D) Choro/combate

3 A charge, embora estabeleça uma comunica-çãoeficientecomoleitor,subverteopadrãocultoda língua portuguesa na utilização dos pronomesdemonstrativosesses/estes.Asubversãogramaticalsecaracterizaumavezquearegradeterminaque:(A) O pronome esse/esses é utilizado para fazer

referência a algo que está próximo do inter-locutor.

(B) O pronome esse/esses é utilizado para fazerreferênciaaalgoquepertenceaoenunciador.

(C) O pronome este/estes é utilizado para fazerreferênciaaalgoqueestádistantedointerlo-cutor.

(D) O pronome este/estes é utilizado para fazerreferênciaaalgoquepertenceaointerlocutor.

4 Leiaotextoabaixopararesponderàquestão. “Nofinal das contas, o que o livro sugere équeoateísmo,aindaqueexpressoporapenasumaminoria,éaconsequênciadeumambientedeli-berdadeintelectual,noqualtodasasideias,inclu-

siveasmaissagradas,possamsercontestadas.Sãocondiçõesquefavorecemtambémoflorescimentodasciênciasedafilosofia,doqueaGréciaclássicadátestemunho.”

Hélio Schwartsman. Folha de S. Paulo, 13/03/2016. Excerto de artigo publicado na página A2

Segundo a interpretaçãoqueHélioSchwartsmanfazdecertolivroreferidonotexto:(A) Umambientequeabreespaçoparaacontes-

taçãodeideiassagradasacabagerandocomoconsequênciamanifestaçõesdeateísmo,aindaqueminoritárias.

(B) Oateísmosópoderáserlivreintelectualmentequandoexpressopelamaioriaincontestável.

(C) Asideiassagradasfornecemascondiçõesparaqueaciênciaeafilosofiagregasfloresçam.

(D) AGréciaClássicaéumaexceçãonoquedizrespeitoàrelaçãoentrealiberdadeintelectualeoflorescimentodasciênciasedafilosofia.

5 Assinaleaalternativacujotermoentreparên-tesescompletaADeQUADAmeNtealacuna.(A) ____________aordemfoisendorestabeleci-

da,oclimanosetormelhorou.(conquanto)(B) __________ eu seja um servidor dedicado,

devoconfessarqueàsvezesocansaçomeafe-ta.(conquanto)

(C) elecorreuparaotrabalho,___________esta-vaatrasado.(conquanto)

(D) Sevocê,__________,viroresponsávelpelosetordeRH,diga-lheque jáenvieiosdocu-mentosqueestavampendentes.(conquanto)

Page 3: TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA: AUTOMAÇÃO · concebido para prevenir, detectar e eliminar vírus e spywares de um computador. (C) Um software antivírus age interceptando e im-pedindo

3Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

7 Indiqueaalternativaemqueotermodestaca-dosemanteráinvariávelquandoaoraçãoforpas-sadaparaoplural.(A) Oestudoéomeioparaoprogresso.(B) Foimuitoesforçoperdido.(C) Otextopoucoclaroedificultouanegociação.(D) meiaverdadefoipronunciada.

8 Leiaatentamenteasafirmaçõesabaixo:I)A variação linguística envolve a aceitação demudançasnalinguagem,percebidasemdiferentessituaçõescomunicacionais;II)OempregodanormapadrãodaLínguaPortu-guesaéobrigatórioemtodososdiálogosestabele-cidosentreosfalantes;III)Aoredigirumcontratodetrabalhorecomenda-seevitaroregistrocoloquialdalíngua,sobpenadeacarretarimprecisõesnodocumento.

estãoCORRetASasdeclarações:(A) I,IIeIII(B) IeII(C) IeIII(D) apenasaIII

9 Um software - recentemente adquirido - sópode ser executado em ambiente Linux(tm), emuma corporação onde todos os demais softwares são executados em ambienteWindows(tm). Vis-

toqueessenovosoftwaredeve ser instaladoemtODOSosequipamentos,qualdasaçõesabaixodescrevempossíveissoluçõesaseremadotadas?I)RemoveroambienteWindows(tm)de todosos equipamentos, substituindo pelo ambienteLinux(tm);II) Instaura-seumanovapartiçãonosdiscosdasmáquinasquenecessitamexecutaronovosoftwa-re, instalandooambienteLinux(tm),mantendooambienteWindows(tm)existente;III)Instalar,dentrodoambienteWindows(tm),umemulador de ambienteLinux(tm) e, dentro desseambienteemulado,realizarainstalaçãodosoftwa-reemquestão.

(A) IeIII,apenas(B) IeII,apenas(C) IIeIII,apenas(D) I,IIeIII

10 Sobrecomputaçãoemnuvem(cloud compu-ting)earmazenamentodedadosnanuvem(cloud storage),considere:I.Virtualização é sinônimopara computação emnuvem;II.Oarmazenamentodedadosemnuvemprivadateminfraestruturaprópriaeatendeaumaúnicaor-ganização,exclusivamente;III. Cortar custos operacionais é uma fun-çãodacomputaçãoemnuvem.

Disponível em: <http://galerageralcb.blogspot.com.br/2011/02/tirinha-do-novo-acordo-ortografico.html>.

6 Alémdaregraexpostanatira,éoutroexemplodemudançanaortografiaoficial:(A) Ainserçãodoacentodiferencialnapalavrapára(verbo),comoobjetivodediferenciá-ladesuahomó-

fonapara(preposição).(B) Aincorporaçãodasletrask,w,yez,fazendocomqueoalfabetopassasseater26letras.(C) Ousoopcionaldohífenempalavrascujosegundoelementocomeçarcomh.Portanto,estãocorretas

asgrafiastantodeanti-heróiquantodeantiherói.(D) Aexclusãodoacentoempalavrasparoxítonascomditongosabertostônicoseieoi.Assim,aspalavras

idéia,platéia,jóiaebóiaagoratêmcomografiaoficial,respectivamente,ideia,plateia,joiaeboia.

Page 4: TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA: AUTOMAÇÃO · concebido para prevenir, detectar e eliminar vírus e spywares de um computador. (C) Um software antivírus age interceptando e im-pedindo

4 Cargo: TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA: AUTOMAÇÃO - Edital n. 864/2015

I-Acertificaçãodigitaléumaferramentaqueper-mite que aplicações como comércio eletrônico,assinaturadecontratos,operaçõesbancárias, ini-ciativasdegovernoeletrônico,entreoutras,sejamrealizadas;II-Sãotransaçõesfeitasdeformavirtual,ouseja,semapresençafísicadointeressado,masquede-mandaidentificaçãoclaradapessoaqueaestárea-lizandopelaintranet;III-Oscertificadoscontêmosdadosdeseutitular,comonome, númerodo registro civil, assinaturadaAutoridade Certificadora que o emitiu, entreoutros,conformeespecificadonaPolíticadeSegu-rançadecadaAutoridadeCertificadora.

estáCORRetOoqueseafirmaem:(A) somenteI(B) somenteIeII(C) somenteIeIII(D) todas

14 OMs Word 2013 e oBrOfficeWriter sãosoftwares editoresdetextos.Qualcomandoabaixoexecutaamesmafunçãonosdois softwares?(A) CtRL+I(B) CtRL+S(C) CtRL+O(D) CtRL+A

15 AssinaleaalternativaquecontémAPeNASsoftwaresparaediçãodetexto.(A) Impress, Writer, MS Word(B) Notepad++, Writer, MS Word(C) Notepad, Wordpad, Writerpad(D) BlocodeNotas, vim, Impress

16 trêsamigas,Arlete,BeteeCirlene,foramàfeiracomprarabacaxis,mamõesegraviolas.Arle-tecomproutrêsvezesmaisabacaxisdoqueBete.Bete comprou amesma quantidade de abacaxis,mamões e graviolas, sendo que a quantidade deabacaxis compradospor ela foi apenas ametadedaquantidadedeabacaxisqueCirlenecomprou.Cirlenecomprou5graviolas,umaamaisqueAr-lete.Astrêsjuntascompraram39frutas,sendo12graviolas.Quantosmamõeselascompraram?(A) 8(B) 9(C) 12(D) 15

estáCORRetOapenasoqueseafirmaem:(A) I,IIeIII(B) IIeIII(C) III(D) IeII

11 Sobre aplicativos de segurança emaneirasdeajudaraprotegerseucomputador,marqueaal-ternativaCORRetA:(A) Um firewallpodeseapresentarsobaformade

hardware.(B) Um firewall é um programa de computador

concebido para prevenir, detectar e eliminarvírusespywaresdeumcomputador.

(C) Umsoftware antivírusageinterceptandoeim-pedindoadifusãodeconexõesnãoautoriza-dase/ounocivasemumarede.

(D) Umsistemaoperacionalpodeseguirumaro-tinadeverificar,masnuncainstalarautomati-camenteatualizaçõesparaoseucomputador.

12 “Ainternetéaredeeletrônicadecomuni-caçãomundial.Interligamilhõesdecomputadoresdetodosostiposetamanhos,operadosemtodasaspartesdomundo.”

Velloso, Fernando de Castro, Informática: Conceitos básicos. 8 ed. Campus, 2011.

Nessecontexto,analiseasafirmaçõesaseguir:I–Uma“URL” (UniformResourceLocation), éum endereço eletrônico virtual particular de umsítio;II–Um“link”,éumpontodeconexãoquecontémoendereçodeumsítiodainternet;III–SítiossãoescritosemHTMLeacessadosporum Navegador, como o Microsoft Outlook, porexemplo;IV–SãoexemplosdeWeb Browser (Navegado-res): Internet Explorer, Firefox Mozilla, Safari e Chrome;V–HTTP,HTTPSeFTPsãoprotocolosdetrans-ferênciadedadosutilizadosnainternet.

AssinaleaalternativaCORRetA:(A) AsafirmativasI,II,IVeVestãocorretas(B) AsafirmativasI,IIeIIIestãocorretas(C) AsafirmativasII,IIIeIVestãocorretas(D) AsafirmativasIII,IVeVestãocorretas

13 Sobrecertificaçãodigital,leiaasafirmaçõesaseguir.

Page 5: TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA: AUTOMAÇÃO · concebido para prevenir, detectar e eliminar vírus e spywares de um computador. (C) Um software antivírus age interceptando e im-pedindo

5Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

essas sequências possuem uma relação entre si.Dessa forma, qual número completaADeQUA-DAmeNteasegundasequência?(A) 32(B) 34(C) 36(D) 38

22 Observeasfigurasabaixo:

Sabendoqueháumpadrãoentreosnúmeros re-presentadosemcadafigura,qualnúmerocompletaADeQUADAmeNteaúltimafigura?(A) 2(B) 3(C) 4(D) 5

O texto abaixo servirá como base das três ques-tões seguintes de Legislação.

PéricleséocupantedocargodeAuxiliardeBi-bliotecaemumcampusdoIFSPlocalizadonoin-terior.Foraempossadoem15desetembrode2015ecomdatadeentradaemefetivoexercícionodia28desetembrodaqueleano.NahoradoalmoçodesenvolveconversainformalcomSofia,tambémservidora pública federal, assistente de alunos,quedentreoutrasmanifestações,orgulha-sedeserumaveterananainstituição,poisjáocupaocargohámaisdequatroanos.

23 Sobreosinstitutosdanomeação, posse e en-trada em efetivo exercício,deacordocomaLein.8.112,de1990,assinaleaalternativaINCORRetA:(A) Édequinzediasoprazoparaoservidorem-

possadoemcargopúblicoentraremexercício,contadosdadatadaposse.

(B) A posse deverá ser dada invariavelmente napessoa do candidato habilitado em concursopúblico,sendovedadarepresentação.

(C) Noatodaposse,oservidorapresentarádecla-raçãodebensevaloresqueconstituemseupa-trimônio e declaração quanto ao exercício ounãodeoutrocargo,empregooufunçãopública.

(D) Aposseemcargopúblicodependerádepréviainspeçãomédicaoficial.

17 CarlosvaiàlojaseCelsoforaobanco.CelsonãovaiaobancoseCesarforàpraia.Carlosnãofoiàloja.Logo,pode-seconcluirque:(A) Cesarfoiàpraia.(B) Celsofoiaobanco.(C) Cesarnãofoiàpraia.(D) Celsonãofoiaobanco.

18 emumaturmadoensinomédiofoifeitoumlevantamentoparasaberquaisesportesosalunospraticavam.Secincoalunospraticamtênis, fute-bolenatação,seisalunospraticamfuteboletênis,setealunospraticamnataçãoefutebol,oitoalunospraticamnataçãoetênis,dezoitoalunospraticamfutebol,dezenovealunospraticamnatação,dezes-setealunospraticamtênisedoisalunosnãoprati-camnenhumesporte,podemosafirmarque:(A) Aturmadoensinomédiotem40alunos.(B) Oitoalunospraticamapenasfutebol.(C) Novealunospraticamapenastênis.(D) Dezalunospraticamapenasnatação.

19 Considereasentença:“4édivisorde2017”e“27énúmeroprimo”.IndiqueasentençaabaixoquerepresentaasuaNeGAÇÃO.(A) “4nãoédivisorde2017”e“27nãoénúmero

primo”.(B) “4nãoédivisorde2017”ou“27nãoénúmero

primo”.(C) “4nãoédivisorde2017”e“27énúmeropri-

mo”.(D) “4 é divisor de 2017” ou “27 não é número

primo”.

20 Umprofessorpretendedistribuirvintebrin-des(numeradosde1a20)entreosquinzealunosdesuaclasse.eleafirmaquetodososbrindesse-rãosorteadosaosalunos,bemcomotodososalu-nosreceberãoaomenosumbrinde.Sendoassim,épossívelindicarqueomáximodebrindesqueummesmoalunopoderáreceberseráde:(A) 1(B) 2(C) 5(D) 6

21 Dadasassequênciasnuméricas:I)4,6,10II)24,___,60III)8,12,20

Page 6: TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA: AUTOMAÇÃO · concebido para prevenir, detectar e eliminar vírus e spywares de um computador. (C) Um software antivírus age interceptando e im-pedindo

6 Cargo: TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA: AUTOMAÇÃO - Edital n. 864/2015

IV.emnenhumahipótesepoderáhaverreduçãodopercentualde IncentivoàQualificaçãopercebidopeloservidor.

SãoINCORRetASasafirmativas:(A) IIeIII(B) IIeIV(C) IeIII(D) IIIeIV

27 Considerando-se a Lei 8112/1990, em seucapítulosobreAcumulação,analiseasafirmativasaseguir:I.Paraoservidor,todaacumulaçãodecargoséilí-cita;II.Oservidornãopoderáexercermaisdeumcar-goemcomissão,excetose fornomeadopara terexercício, interinamente,emoutrocargodecon-fiança,semprejuízodasatribuiçõesdoqueatual-menteocupa, hipótese emquedeveráoptar pelaremuneraçãodeumdelesduranteoperíododain-terinidade;III.OservidorvinculadoaoregimedestaLei,queacumularlicitamentedoiscargosefetivos,quandoinvestido emcargodeprovimento emcomissão,ficaráafastadodeambososcargosefetivos,semexceção;IV.Oservidornãopoderáserremuneradoporpar-ticipar do Conselho Superior, órgão deliberativodosinstitutosfederais.

SãoCORRetASasafirmativas:(A) IeIV(B) IeIII(C) IIeIV(D) IIeIII

28 Sobre a Lei 11091/2005, considere as se-guintesafirmativas:I.OscargosdoPlanodeCarreirasãoorganizadosem5(cinco)níveisdeclassificação:A,B,C,Dee;II.Cadaníveldeclassificaçãopossui5níveisdecapacitação;III. O desenvolvimento do servidor na carreiradar-se-á, exclusivamente, pelamudança de níveldeclassificação;IV. Será instituído Incentivo à Qualificação aoservidorquepossuireducaçãoformalsuperiorao

24 ConversandosobreoassuntoFÉRIAS,SofiafazasseguintesafirmaçõesaocolegaPéricles:I-Independentementedesolicitação,serápagoaoservidor,porocasiãodasférias,umadicionalcor-respondentea1/3 (umterço)da remuneraçãodoperíododasférias;II - Para o primeiro período aquisitivo de fériasserãoexigidos12(doze)mesesdeexercício;III-Asfériaspoderãoserparceladasematétrêsetapas,desdequeassimrequeridaspeloservidor,enointeressedaadministraçãopública;IV-Umaveziniciadoogozodeférias,jamaisserápossívelinterrompê-las?

DeacordocomaLein.8.112de1990esuasalte-rações,quantasafirmativa(s)proferida(s)porSofiaestá(ão)CORRetA(S)?(A) 1afirmativa(B) 2afirmativas(C) 3afirmativas(D) 4afirmativas

25 enquantoSofiajágozadaestabilidadefun-cional,Périclesaindapassaporumperíodocha-mado de “estágio Probatório”, que terá duraçãototaldeI meses,sendoqueduranteessetempooservidorteráavaliadasuaaptidãoecapacidadeparaodesempenhodocargo,observados fatorescomo:II ,disciplina,capacidadedeiniciativa,produtividadeeIII .

AalternativaquepreencheCORRetAmeNteaslacunasI,IIeIII,deacordocomaLein.8.112de1990esuasalterações,respectivamente:(A) 24meses,probidadeerespeitomútuo(B) 36meses,probidadeerespeitomútuo(C) 24meses,assiduidadeeresponsabilidade(D) 36meses,assiduidadeeresponsabilidade

26 Considerando-se o Decreto 5824/2006, se-jamasafirmativas:I.Oincentivoàqualificaçãoseráconcedidoexclu-sivamenteaosservidoresativos;II.OIncentivoàQualificaçãoserádevidoaoser-vidorapósapublicaçãodoatodeconcessão,comefeitosfinanceirosapartirdadatadeentradadorequerimentonaIFe;III.O servidor em hipótese nenhuma poderá sermovimentadoparaambienteorganizacionaldife-rentedaquelequeensejouapercepçãodoIncenti-voàQualificação;

Page 7: TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA: AUTOMAÇÃO · concebido para prevenir, detectar e eliminar vírus e spywares de um computador. (C) Um software antivírus age interceptando e im-pedindo

7Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

1.entendimentodoprocesso.2.Variáveisdoprocesso.3.Planejamentodabasededados.4.Planejamentodosalarmes.5.Planejamentodahierarquiadenavegaçãoentretelas.6.Desenhodetelas.7.Gráficodetendências.8.Planejamentodosistemadesegurança.9.Padrãoindustrialdedesenvolvimento.

Considereagoraasafirmaçõesabaixo:I.Naetapa3,éinteressanteescolherparaapresenta-çãosomenteosdadosessenciais,demaneiraqueosistemasupervisóriosetorneconciso,principalmen-teemsetratandodesistemasqueenvolvamredes;II.Os alarmesnumaplanta automatizada se res-tringemsomenteàssinalizaçõesvisuaisdastelasdosistemasupervisórioouIHms(InterfacesHo-memmáquina).Nãosedevemconsideraralarmesauditivos realizados por sirenes ou alto-falantesligadosaocomputador;III.Gráficodetendênciassãotelasqueapresentamváriasvariáveissimultaneamente,naformagráfica,comvalorescoletadosemtemporeal(online)ehis-tórico (off-line).essas tendênciaspodemser apre-sentadasnaformadegráficosouemformatabular.

AssinaleaalternativaCORRetA:(A) SomenteasafirmaçõesIeIIIestãocorretas(B) SomenteaafirmaçãoIestácorreta(C) SomenteaafirmaçãoIIIestácorreta(D) todasasafirmaçõesestãocorretas

32 Façaumaleituraatentadasafirmaçõesapre-sentadasabaixosobrealgunsconceitosemredesdecomunicaçãoindustrialemarqueverdadeiro(V)oufalso(F).Depois,assinaleaopçãoquecontenhaasequênciaexAtAapartirdaprimeiraassertiva:()Ainteroperabilidaderefere-seaograudealte-raçãodefuncionalidadeemumarede,semquehajaanecessidadedesealteraroprojetooriginaldela.( )modo de transmissão simplex refere-se aomodo de comunicação que os dados podem sertransmitidos em ambas as direções, mas não aomesmotempo.( )O termofieldbus refere-se a uma denomi-naçãoparaumarededecomunicaçãodigitalqueinterligaequipamentosinteligentesdecampocomosistemadecontrole.()modulaçãoPSKrefere-seaotipodemodula-

exigidoparaocargodequeétitular,naformaderegulamento.

estãoCORRetASasafirmativas:(A) IeIV(B) IeIII(C) IIeIII(D) IIeIV

29 DeacordocomoDecreto5825/2006,oPro-grama deAvaliação deDesempenho, como pro-cessopedagógico,coletivoeparticipativo,abran-gerá,deformaintegrada,aavaliação,exCetO:(A) Dasatividadesdasequipesdetrabalho.(B) Das relações interpessoais e do teste psicos-

social.(C) Dascondiçõesdetrabalho.(D) Das atividades individuais, inclusive as das

chefias.

30 Você ingressou no serviço público federal,assumindoocompromissodeexercercomzeloededicaçãoasatribuiçõesdocargo.Nasemanaemque ocorreria sua avaliaçãofinal de estágio pro-batório – a ser realizada por mévio, autoridadesuperior do setor no qual está lotado – você, noexercíciodocargo, tomouciênciadepráticasdeirregularidadesnosetor,comsuspeitasdeenvolvi-mentodemévio.

Diantedesta situação,deacordocomosdeveresdoservidor,expressosnaLei8.112,de11dede-zembrode1990,vocêdeve:(A) Levaras irregularidadesdeque teveciência,

emrazãodocargo,aoconhecimentodaauto-ridadesuperior, todaviasendoméviosuspei-to,levaraoconhecimentodeoutraautoridadecompetenteparaapuração.

(B) Levaras irregularidadesdeque teveciência,emrazãodocargo,aoconhecimentodemé-vio,autoridadesuperiordosetor.

(C) Guardarsigilosobreassuntodarepartição,porseraaçãomaisadequada,hajavistasuaemi-nenteavaliação.

(D) mantercondutacompatívelcomamoralidadeadministrativa, levando as irregularidades aoconhecimentodapolíciajudiciária.

31 Considerearecomendaçãoaseguir:Recomendam-seasnoveetapasseguintesnode-senvolvimentodossistemassupervisórios:

Page 8: TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA: AUTOMAÇÃO · concebido para prevenir, detectar e eliminar vírus e spywares de um computador. (C) Um software antivírus age interceptando e im-pedindo

8 Cargo: TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA: AUTOMAÇÃO - Edital n. 864/2015

(C) Precisãoerepetibilidadedorobô.(D) envelope ou espaço dentro do qual o robo

podeoperar.

37 Afunçãomatemática emcontroleda auto-maçãoque, algebricamente, relaciona a saídadosistemaàsuaentradaéchamadade:(A) Funçãodemalhaaberta.(B) Funçãodemalhafechada.(C) Funçãodetransferência.(D) Funçãode laplace.

38 SabendoqueumconversorDAdeoitobitsproduzumasaídade0,35Vparaaentradadigital00001010,qualomaiorvalordetensãoqueesteconversorpodegerar?(A) 8,925V(B) 2,75V(C) 89,25V(D) 3,5V

39 em uma empresa, quando ocorre falta deenergia, os funcionários acionam um geradorsíncrono.estegeradorsíncronopossui6polosefunciona numa velocidade de 1000 RPm. ele éresponsável por energizar ummotor de induçãotrifásicoquetrabalhaem2930RPmepossui2po-los.Oescorregamentodomotordeinduçãotrifá-sicoéaproximadamenteiguala:(A) s=0,018(B) s=0,1861(C) s=0,023(D) s=0,23

40 Nasúltimasdécadas,comograndeavançodos dispositivos eletrônicos, foi possível imple-mentar diversos equipamentos em variadas apli-cações.OsconversoresCC–CCsãoalgunsdosexemplosnestasinovações.Combasenestescon-versoresépossívelafirmar:I–OconversorCC–CCbuckéconhecidocomoelevadordetensão;II–OconversorCC–CCboostéconhecidocomoabaixadordetensão;III–OconversorCC–CCbuckboostéconhecidocomoabaixadoreelevadordetensão.

çãodesinalemqueafasedosinalmoduladovariaemfunçãodosinalmodulador.( )OprotocoloProfibusDPutilizaomeiodetransmissãoMBP–Manchester Bus Powered.

AssinaleaalternativaCORRetA:(A) V,F,V,F,F(B) F,F,V,F,F(C) F,F,V,V,F(D) F,V,V,V,V

33 QualanormaIeC(ComissãoeletrotécnicaInternacional) que padronizou as linguagens deProgramaçãodoControladorLógicoProgramável(CLP)?(A) ISO/IeC–10646(B) IeC60898(C) IeC61131-3(D) IeC60934

34 Ossistemassupervisóriosutilizadosemau-tomaçãoindustrialsãotambémconhecidoscomo:(A) S.C.A.D.A–SistemadeControleeAquisição

dedados(B) Computadordeprocesso(C) SistemaSingle Loop(D) SistemaDistribuído

35 Numa redeethernet industrial a configura-çãoderededoCLPéaseguinte:

IP:192.168.119.72mascaradesubrede:255.255.255.0Pergunta-se:QualoendereçodaredequeoCLPestáconectado?

(A) 192.168.119.255(B) 192.168.119.0(C) 192.168.119.72(D) 192.168.119.1

36 Oqueéovolumedetrabalhodeummani-puladorderobônumaaplicaçãodeautomaçãoin-dustrial?(A) Quantidadedetrabalhoqueorobôpoderealizar.(B) Resoluçãodecontroledorobô.

Page 9: TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA: AUTOMAÇÃO · concebido para prevenir, detectar e eliminar vírus e spywares de um computador. (C) Um software antivírus age interceptando e im-pedindo

9instituto Federal de educação, Ciência e tecnologia de são Paulo

(C) NãoDeterminística(D) mestre–escravo

44 NodiagramaLadderdafiguraabaixo,con-siderandoque:-I2.0eI2.1sãobotoeiras,respectivamenteNAeNF-S.0representaummotormonofásicoQualafirmaçãoéFALSA?

(A) ArepresentaçãodeS.0estáemduplicidade,o

quecausaerronaprogramação.(B) AoacionarI2.0omotoréligadoepermanece

nesseestado,mesmoapósoretornodabotoei-raaorepouso.

(C) Inicialmente, com todas as botoeiras em re-pouso,omotorestádesligado.

(D) Afunçãorepresentadanodiagramaéchamadade“selo”.

45 Umdos equipamentosmais versáteis utili-zados na automação industrial da atualidade é oPLC,cujasiglaeminglêssignifica:(A) Program Logical Controller(B) Programmable Logic Controller(C) Program Logic Control(D) Programmable Logical Control

46 Umtermoparapresentasuacapaexternanacoramarelaeascapasinternasnascoresamarelaevermelha.Sabendo-sequeomesmoéutilizadoemuma indústria subsidiária, multinacional, norte-americana,quesegueanormaANSI,identifiqueotipodotermopar:(A) J- Ferro-Constantan(B) t- Cobre-Constantan(C) e-Chromel-Constantan(D) K-Chromel-Alumel

47 Nos controladores lógicos programáveis éutilizadaaprogramaçãoem:(A) Ladder(B) Hexadecimal(C) Assembly(D) C++

Assinaleaalternativa:(A) ApenasIécorreta(B) ApenasIIécorreta(C) ApenasIIIécorreta(D) todasasalternativassãocorretas

41 Ummotordecorrentecontínuaestá ligadonaconfiguraçãosérieeéutilizadoparaacionarumtrólebus.Ascaracterísticasdestemotorsão:resis-tênciadearmadurade7.05Ω,indutânciadearma-dura de 45.226 mH, resistência do enrolamentosérie de 2.95Ω, indutância do enrolamento sériede22.312mH,resistênciadoenrolamentoparalelode492.17Ωeindutânciadoenrolamentoshunt de10.768H.Considerandoqueavelocidadedomotoréde2000RPm,comtensãoaplicadanosterminaisdealimentaçãode160Vecomfluxode30mWb,a tensão induzidanaarmadura seráde152Vemregime permanente. Se um técnico fosse efetuaramediçãoda correntede armadura,qual seriaovalordestacorrente?(A) 0.8A(B) 8mA(C) 0.08A(D) 8A

42 Osistemanuméricodosequipamentosele-trônicospodeserobinário,octalouhexadecimal.Combasenissoépossívelafirmarque:I–Nosistemabinárioonúmerodecimal13ére-presentadopor11012,nosistemaoctalpor158enosistemahexadecimalporD16;II–Nosistemadecimalovalor5408,queestánabase8,representaovalor35210nabasedecimal;III–OnúmeroDB016,queestánabasehexade-cimal,representaovalor350510nabasedecimal;IV–Onúmerobinário1001112representaonú-mero 478 na base 8, 2716 na base hexadecimal e3910nabasedecimal.

Assinaleaalternativa:(A) ApenasI,IIeIIIsãocorretas(B) ApenasII,IIIeIVsãocorretas(C) ApenasI,IIeIVsãocorretas(D) todasasalternativassãocorretas

43 AredeindustrialpadrãoFieldbusHSEéumexemploderede:(A) Ponto-a-ponto(B) Determinística

Page 10: TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA: AUTOMAÇÃO · concebido para prevenir, detectar e eliminar vírus e spywares de um computador. (C) Um software antivírus age interceptando e im-pedindo

10 Cargo: téCniCo de laboratÓrio / Área: automaÇÃo - edital n. 864/2015

48 Ummedidordenívelporpressãohidrostáti-cafoierroneamentecalibradoparaafaixade0a5PSI,visandoàmediçãodeníveldeumtanquedeáguade0a5m.c.a.

Omedidorfoiinstaladoemumtanqueabertodeáguapotável,queoperanasCNtP.

Considerandoqueo tanqueapresentaonívelde1,56metrosequeasaídadotransmissoroperanafaixade4a20mA,calculeasaídadotransmis-sorem%emA.

(A) 44%e7,1mA(B) 31%e9,0mA(C) 44%e11,1mA(D) 22%e7,5ma

49 Considerandoosinalsenoidalv(t)=200*sen(60.π.t+π/3),dadoemvolts,afrequência,ovaloreficazdatensãoeoângulodeiníciodaondasão,respectivamente:(A) 60Hz;141,4V;120graus(B) 60Hz;141,4V;60graus(C) 30Hz;115,5V;60graus(D) 30Hz;141,4V;60graus

50 existemdiversasfinalidadesparaseutilizarinversoresdefrequêncianoacionamentodemoto-reselétricosdeinduçãotrifásicos.Algumasdessasestãodescritasabaixo.AssinaleaopçãoINCOR-RetA:(A) Podermudar a velocidade durante o funcio-

namento.(B) Obterumapartidamaisrápidadoqueosmo-

toresligadoscompartida-direta.(C) evitarpicosdecorrentenapartida.(D) Poder alterar a rotação domotor eletronica-

mente.