violência mundial e o desarmamento

33
Lucas Vicente VIOLÊNCIA MUNDIAL E O DESARMAMENTO

Upload: guilhermevs9

Post on 12-Feb-2016

15 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Violência Mundial e o Desarmamento

TRANSCRIPT

Page 1: Violência Mundial e o Desarmamento

Lucas Vicente

VIOLÊNCIA MUNDIAL E O DESARMAMENTO

Page 2: Violência Mundial e o Desarmamento

VIOLÊNCIA MUNDIAL• Segundo o Relatório Mundial sobre a Prevenção da Violência 2014

que foi analisado com os dados de 133 países, 2012 apresentou cerca de de 475 mil pessoas foram assassinadas em 2012.

• Em todo o mundo, o homicídio é a terceira causa de morte para homens com idade entre 15 a 44 anos, o que pede uma ação urgente e decisiva para prevenir este tipo de violência.

• Apesar dos altos números apresentados, a taxa de homicídio diminuiu 16% no mundo entre 2000 e 2012.

• Mais de 10% ocorrem no Brasil.

Page 3: Violência Mundial e o Desarmamento

VIOLÊNCIA MUNDIAL• Dan Smith no livro Conflitos Mundiais, analisa que os principais

componentes da violência epidêmica é resultado:

1. Pobreza:– Hoje os principais conflitos internacionais afetam principalmente os países em desenvolvimento

e de baixo índice de crescimento. Por isso, 25% e 50%, deles hoje passam por guerras civis, de 1996 – 2006. Onde a maior parte concentrado na África e Ásia.

– Isto é resultado pela disputa desesperada por alimentos e controlar recursos. Pois a população jovem julga que a união a grupo rebeldes e maneira mais fácil de adquirir privilégios e segurança. Criando uma insegurança nacional dos bens.

2. Direitos:- 72% dos países em conflito há dados de execuções extrajudiciais, 30% de tortura e de 58% punições políticas. Ou seja quando maior a falta de respeito dos direitos, maior a possibilidade de conflito, uma vez que cria uma cultura de violência e não de dialogo e respeito mútuo.

Page 4: Violência Mundial e o Desarmamento

VIOLÊNCIA MUNDIAL3. Ditaduras

– A democracia esta longe de ser a solução para os conflitos internos e externos, contudo, nos países de sistemas democratas estáveis a condição para conflitos e nível de violência alto e bem menor.

– Por isso, que 40% dos países em formato de Ditaduras passam por conflitos internos, enquanto, 30% e 12% das democracias instáveis e estáveis passam por conflitos. Pois a Ditadura só da continuidade a uma politica de violência e de não respeito dos direitos.

4. Etnia- E fácil recurso para justificar um conflito, direcionar o causador dos problemas internos e reforça sentimento de pertencimento e formação de um grupo base.

– Na Virada do século XXI maioria dos países com vasta diversidade étnica não estavam em guerra, mas o risco era alta principalmente nos pais não democráticos e pobres.

Page 5: Violência Mundial e o Desarmamento

COMÉRCIO DE ARMAS• 500 milhões de armas de pequeno porte estão disponíveis no mundo

• O comercio anual soma-se 5 bilhões de dólares. 1/5 deste comércio é ilegal.

• No Brasil, existe 15 milhões de pessoas armas, a metade o porte é ilegal

• 500 mil pessoas são mortas ao ano por armas de pequeno porta; 200 mil por crimes e 300 mil em guerras.

• Maior Parte vendida pelos países do conselho de segurança da ONU que deveriam ser os guardiões da Paz, regularizando e controlando a venda de armas.

Page 6: Violência Mundial e o Desarmamento

PORTE DE ARMA SIGNIFICA SEGURANÇA?• Podemos usar a Suíça como exemplo, um país com a terceira maior

quantidade de armas de fogo por habitante, tem a 11ª menor taxa de homicídios do mundo, de 0,6 por 100 mil habitantes.

• O número é baixo porque a criminalidade no país é baixa, não porque a população ande armada.

• No entanto, “Na Suíça, 43% dos homicídios ocorrem em casa”, diz Martin Killias, diretor de criminologia da Universidade de Zurique. Porque, a mais 50% de chance de uma pessoa ser morta por ter arma de fogo na suíça. Pois o casos são de violência no lar.

Page 7: Violência Mundial e o Desarmamento

PORTE DE ARMA SIGNIFICA SEGURANÇA?• Desta forma, “Em 90% dos casos, a vítima é morta por uma arma de

fogo na Suíça.” um índice maior que no Brasil, que é de 73%.

• Japão e Cingapura, onde é proibido ter arma, têm metade dos homicídios da Suíça: 0,3 por 100 mil habitantes.

• Portanto, arma de fogo não garante nenhum lastro de segurança, e no caso da Suíça mesmo sendo um país que não tem cultura de violência, as casas que tem mais armas estão 50% mais propensas a um homicídio do que as casas que não tem um arma de fogo.

• Veja os dados aqui em inglês: http://www.unodc.org/gsh/en/data.html

Page 8: Violência Mundial e o Desarmamento

OS ESTADOS UNIDOS SÃO SEGUROS PORQUE LIBERAM AS ARMAS DE FOGO

• Segundo a revista Scientific American Brasil os EUA, apresentou De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças, 31.672 homicídios em 2010. Dos quais 61% foram suicídios.(link: http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/a_ciencia_das_armas.html)

• Assim, é 22 vezes mais provável que uma arma seja usada em um crime, uma morte ou ferimento acidental, uma tentativa de suicídio ou um homicídio em vez de legítima defesa.

• Por isso recente estudo de Harvard, que os Estados com mais s Estados com mais porte de armas têm, em média, mais casos de violência.

Page 9: Violência Mundial e o Desarmamento

OS ESTADOS UNIDOS SÃO SEGUROS PORQUE LIBERAM AS ARMAS DE FOGO

• Steven Pinker, professor de psicologia daUniversidade Harvard, no livro Os anjos bons da nossa natureza. “Acredite ou não, o mundo já foi muito pior.” O direito de qualquer cidadão portar uma arma, diz Pinker, é resquício de um mundo passado. Não um passo na conquista de mais liberdades.

• E ainda afirma: “Por diversos critérios, os Estados Unidos são mais violentos do que outras democracias do Ocidente”, diz o psicólogo de Harvard Steven Pinker.

• Por exemplo, o acesso fácil a armas permite chacinas como a da Universidade de Virginia Tech, em 2007, na qual um estudante de 23 anos, armado com duas pistolas compradas legalmente, matou 31 pessoas e feriu 21, antes de se matar.

• No Japão, em 2008, um jovem que se disse “cansado do mundo” também planejou uma chacina. Proibido de comprar armas de fogo, esfaqueou pessoas num mercado de rua lotado. Matou sete, feriu dez e foi detido.

Page 10: Violência Mundial e o Desarmamento

TER UMA ARMA EM CASA INTIMIDA OS ASSALTANTES

• Armas estão entre os bens mais valorizados por ladrões. São um motivo a mais para o assalto. “O roubo a residências tende a aumentar em bairros com predomínio de armas nas casas”, afirma o estudo Os efeitos da prevalência de armas sobre os assaltos, publicado em 2002 pelos pesquisadores Philip Cook, da Universidade Stanford, e Jens Ludwig, da Universidade Duke, dos Estados Unidos.

• A ilusão de segurança começa na crença de que o pai de família terá tempo de perceber um ataque. Isso acontece em filmes, raramente na vida real. O criminoso tem a seu favor o efeito surpresa. Mesmo se percebesse o ataque, a vítima teria de sacar a arma para se defender. Ou a arma fica em lugar de fácil acesso, ao alcance de crianças e estranhos, ou fica escondida, menos disponível. Se conseguir sacar a arma, a vítima precisará de habilidade para dominar um bandido que talvez não quisesse atirar,  mas, agora, diante de alguém armado, certamente tentará. É possível reagir com sucesso? 

Page 11: Violência Mundial e o Desarmamento

TER UMA ARMA EM CASA INTIMIDA OS ASSALTANTES

• O Ministério Público de São Paulo e o Instituto Sou da Paz pesquisaram a origem das armas apreendidas no Estado, entre 2011 e 2012. Quatro em cada dez armas usadas para cometer crimes tinham um registro. Foram compradas legalmente e caíram nas mãos de criminosos.

• “Há uma parte das armas ilegais que vem de fora, mas há uma outra, substancial, que é brasileira e começou na legalidade”, afirma Cerqueira.

• Com mais armas à disposição, elas ficam mais baratas no mercado negro – e o criminoso não precisa ser tão organizado para adquiri-la.

• (Leio esse relatório aqui)

Page 12: Violência Mundial e o Desarmamento

TER UMA ARMA EM CASA INTIMIDA OS ASSALTANTES

• É. Mas improvável. Na pesquisa Também morre quem atira (disponível neste link), o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim) estudou os casos de latrocínio – roubo seguido de morte – registrados em 1998, antes do Estatuto do Desarmamento.

• Concluiu que as pessoas armadas correm risco 56% maior de morrer num assalto. Quando a vítima está armada, há em média 2,2 mortes, 46% mais do que quando a vítima está desarmada. Ao adquirir uma arma, o cidadão compra segurança – mas acaba levando perigo para perto de sua família.

• Na tese de doutorado Causas e consequências do crime no Brasil, o pesquisador Daniel Cerqueira mostra que o aumento de 1% na quantidade de armas nas cidades se reflete em 2% a mais nas taxas de homicídio (acesse essa tese aqui). 

Page 13: Violência Mundial e o Desarmamento

CERCA DE 30% DOS HOMICÍDIOS EM SÃO PAULO TÊM CAUSAS BANAIS

• De acordo com o secretária de segurança de SP, cerca de 30% dos homicídios no estado estão relacionados a motivações banais, como discussões no trânsito, brigas em bares ou entre vizinhos, além da violência doméstica.

• “Em suma, o motivo de toda essa tragédia foi a intolerância, a incapacidade do ser humano de refletir sobre a preciosidade da vida, de parar um instante para analisar seus próprios atos”, disse.

• No estado de São Paulo, somente em 2013, cerca de 490 pessoas foram mortas por razões fúteis e, no ano passado, foram mais de 1,5 mil vítimas.

• Link da matéria: http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2013-05-27/cerca-de-30-dos-homicidios-em-sao-paulo-tem-causas-banais  

Page 14: Violência Mundial e o Desarmamento

METADE DOS HOMICÍDIOS NO BRASIL SÃO POR CAUSA BANAL.• Segundo o Conselho Nacional do Ministério Público em 2012, informou

que num levantamento em 16 Estados, cerca de 50% era por motivação fútil e banal. (Link http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/11/campanha-tenta-diminuir-numero-de-homicidios-por-motivos-banais.html)

• Isso é resultado da cultura da violência no Brasil, que resultado da sensação de impunidade no país. já que segundo o Conselho Nacional do Ministério Público, 80 casos de homicídio não são solucionado no Brasil. Além da alta taxa de desigualdade, e de usos de entorpecentes (Bebidas e drogas) e o falso acesso armas ilegais. Como Destaca o Relatório da ONU sobre o mapa de violência no Brasil.

Page 15: Violência Mundial e o Desarmamento

ESTATUTO DO DESARMAMENTO• Nos nove anos anteriores ao Estatuto do Desarmamento, de 1995 para 2003, a

taxa de homicídios aumentou 21,4%.

• Nos nove anos seguintes, de 2003 para 2012, a taxa de homicídios aumentou 0,3%.

• “Se o crescimento das mortes por armas de fogo ocorresse na mesma velocidade que ocorria antes do Estatuto, mais 121 mil pessoas seriam mortas por arma de fogo no Brasil, entre 2004 e 2013”, escrevem Glaucio Soares, professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e Daniel Cerqueira, diretor de Estudos e Políticas do Estado das Instituições e da Democracia do Ipea, no artigo acadêmico Um tiro que não saiu pela culatra.

Page 16: Violência Mundial e o Desarmamento
Page 17: Violência Mundial e o Desarmamento
Page 18: Violência Mundial e o Desarmamento
Page 19: Violência Mundial e o Desarmamento
Page 20: Violência Mundial e o Desarmamento
Page 21: Violência Mundial e o Desarmamento

PORQUE O NOVO TESTAMENTO INTERPRETA O VELHO?

• Porque você não é circuncidado ao oitavo dia?

• Porque você não faz sacrifícios pelo seus pecados? Porque você não usa Teflin?

• Porque você não guarda o sábado? Porque você pode fazer a barba?(Lev. 19.27)

• Porque sua noção de salvação não é legalista? Porque você não usa Talit na hora das orações?

• Porque as mulheres não ficam impuras nas regras e até podem participar dos cultos?

• Porque você pode comer qualquer tipo de alimento e entrar em contato com aqueles que não tem a sua mesma fé?

• Porque você não comemora o modelo do antigo testamento de Páscoa, Tabernáculos, Pentecostes...

• Porque você pode falar diretamente com Deus, sem precisar de um intermediário da família de Levi?

• Ou você pratica toda a Lei, e seus 613 mandamentos ou você não pratica a noção teológica do velho testamento. Não dá para praticar uma coisinha e não praticar o resto.

Page 22: Violência Mundial e o Desarmamento

COMO NOVO INTERPRETA O USO DE ARMAS?• Por isso a máxima qual Jesus salienta para Pedro ainda é

presente nos dias atuais:

“Então, Jesus disse-lhe: Torna tua espada (Arma) a seu lugar, porque todos os que lançarem mão da espada (Arma), à espada (Arma) morrerão” (Mateus 26.52 - ARCA).

“37 porquanto vos digo que importa que em mim se cumpra aquilo que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Porque o que está escrito de mim terá cumprimento. 38 E eles disseram: Senhor, eis aqui duas espadas. E ele lhes disse: Basta. (Lucas 22.37,38 - ARC).

Page 23: Violência Mundial e o Desarmamento

COMO NOVO INTERPRETA O USO DE VIOLÊNCIA?• Jesus nos seu mais longo discurso registrado nos evangelhos, o

sermão da montanha, descrito por inteiro no evangelho de Mateus, Jesus deixa claro a posição do cristão a violência:

38 "Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’. 39 Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. 40 E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa. 41 Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas. 42 Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado". (Mateus 5.38 – 42 - NVI).

Page 24: Violência Mundial e o Desarmamento

COMO NOVO INTERPRETA O USO DE VIOLÊNCIA?“43 Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. 44 Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, 45 para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. 46 Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso! 47 E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso” (Mateus 5. 43-47 – NVI).

10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. 12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós. (Mateus 5.10 – 12 – NVI)

Page 25: Violência Mundial e o Desarmamento

A IGREJA PRIMITIVA E ENSINO DE JESUS SOBRE VIOLÊNCIA?• Reação da Igreja primitiva as primeiras perseguições, quando

Pedro e João são temporariamente julgados no Sinédrio e ameaçados

• Qual foi a saída, preparar um movimento armado contra templo ou apenas para se defender:

• “29 Agora pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falam com toda a intrepidez a tua palavra, 30

enquanto estendes a mão para curar e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Servo Jesus”. (Atos 4.29-30 - ARA).

Page 26: Violência Mundial e o Desarmamento

A IGREJA PRIMITIVA E ENSINO DE JESUS SOBRE VIOLÊNCIA?• Qual foi atitude de Pedro e João em Atos 5, após serem presos,

açoitados, depois liberto pelo Anjo do Senhor e julgado injustamente e humilhado?

• Se revoltaram e atearam fogo no tempo, fazendo máxima de olho por olho e dente por dente?

“41 Retiraram-se pois da presença do sinédrio, regozijando-se de terem sido julgados dignos de sofrer afronta pelo nome de Jesus. 42 E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus, o Cristo”. (Atos 6.41-42 – ARA).

Page 27: Violência Mundial e o Desarmamento

A IGREJA PRIMITIVA E ENSINO DE JESUS SOBRE VIOLÊNCIA?• Qual é reação da Igreja Primitiva, após a primeira morte pela perseguição,

Estevão. E depois fortíssima perguição de Saulo, que matou e prendeu muitos cristão para serem punidos ou mortos, como Estevão?

• Movimentar uma revoltar armada contra o templo que deu autoridade para Saulo perseguir os cristãos? Matar Saulo?

“1 Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e da Samaria. 2 E uns homens piedosos sepultaram a Estêvão, e fizeram grande pranto sobre ele. 3 Saulo porém, assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, os entregava à prisão. 4 No entanto os que foram dispersos iam por toda parte, anunciando a palavra”. (Atos 8. 1-4 - ARA).

Page 28: Violência Mundial e o Desarmamento

A IGREJA PRIMITIVA E ENSINO DE JESUS SOBRE VIOLÊNCIA?• Quando Tiago irmão de Jesus foi morto ao fio de Espada, e depois

Pedro foi preso qual foi a saída da igreja?

• Pegar em armas, preparar uma revolta contra o templo ou comprar armas?

“Pedro, pois, estava guardado na prisão; mas a igreja orava com insistência a Deus por ele” (Atos 12:5 – NVI)

Page 29: Violência Mundial e o Desarmamento

A IGREJA PRIMITIVA E ENSINO DE JESUS SOBRE VIOLÊNCIA?

• Como Paulo na suas viagens missionárias ele reagiu a violência a perseguição dos Judeus e de Roma?

• Criou um grande exército para linchar todos os judeus? Liderou revoltas contra Roma pela hegemonia religiosa? Comprou só umas espadas para se defender de qualquer ataque?

“19 Sobrevieram, porém, judeus de Antioquia e de Icônio e, havendo persuadido as multidões, apedrejaram a Paulo, e arrastaram-no para fora da cidade, cuidando que estava morto. 20 Mas quando os discípulos o rodearam, ele se levantou e entrou na cidade. No dia seguinte partiu com Barnabé para Derbe”. (Atos 14:19 – 20 - ARA)

Qual foi resposta de Paulo a violência?

“21 E, havendo pregado as Boas Novas naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, 22 renovando o ânimo dos discípulos e os encorajando a perseverar na fé, ensinando: “É necessário que em meio a muitas aflições ingressemos no Reino de Deus!” (Atos 14:21-22)

Page 30: Violência Mundial e o Desarmamento

A IGREJA PRIMITIVA E ENSINO DE JESUS SOBRE VIOLÊNCIA?

22 Então, uma multidão unânime os atacou, e os magistrados, rasgando-lhes as roupas, ordenaram que fossem açoitados com varas. 23 Depois de tê-los espancado muito, os jogaram na prisão, recomendando ao carcereiro que os vigiasse com toda atenção. 24 Havendo recebido tais ordens expressas, ele os lançou no cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. 25 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e entoando hinos de louvor a Deus, enquanto os demais presos os ouviam. 26 De repente, aconteceu um terremoto tão violento que os alicerces da prisão foram abalados. No mesmo momento, todas as portas se abriram, e as correntes que prendiam a todos se soltaram. (Atos 16. 22 – 26 - ARA).

Page 31: Violência Mundial e o Desarmamento

A IGREJA PRIMITIVA E ENSINO DE JESUS SOBRE VIOLÊNCIA?

• Após Paulo ser quase linchado injustamente no Templo, e os soldados romanos salva-los, pediu para capitão legião a permissão de falar. Quando iniciou os discurso no templo, qual foi sua reivindicação?

• Clamar por injustiça e reivindicar uma revolta cristã contra Judeus? Proclamar o fim do Templo e estrutura Judaica?

“18 vi o Senhor que me ordenava: ‘Apressa-te e sai logo de Jerusalém, porquanto não receberão o teu testemunho acerca da minha pessoa!’ 19 Ao que eu indaguei: Mas Senhor, todos eles sabem que eu fui o responsável pela detenção e encarceramento dos que criam em Ti e os açoitava de sinagoga em sinagoga. 20 E mais, quando foi derramado o sangue de Estevão, tua testemunha, eu lá estava pessoalmente observando tudo, dando minha aprovação e tomando conta das capas dos que o matavam. 21 Contudo, o Senhor me ordenou: ‘Vai, porque Eu te enviarei para longe, aos gentios! (Atos 22:18-21 - ARA).

Page 32: Violência Mundial e o Desarmamento

A IGREJA PRIMITIVA E ENSINO DE JESUS SOBRE VIOLÊNCIA?

• Por isso o Apóstolo Paulo a carta aos Romanos nos deixa claro qual papel do Cristão em meio a violência, nos revelando a boa, perfeita e agradável Vontade de Deus?

“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12.2 – ARA), Então Paulo nos revela inspirado pelo Espirito Santo, qual e vontade Deus sobre a violência?

“14 abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis; 17 a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante todos os homens. 18 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. 19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor. 20 Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. 21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”. (Rm. 12.14, 17 – 21)

Page 33: Violência Mundial e o Desarmamento

A IGREJA PRIMITIVA E ENSINO DE JESUS SOBRE VIOLÊNCIA?

• Por isso Apóstolo Tiago nos ensina da onde vem a violência como a resolve-la:

“1 Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? 2 Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis. 3 Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”. (Tiago 4.1-3 – ARA)