rededoconhecimento.files.wordpress.com · web viewlixo urbano (lixões geralmente ... agrotóxicos...

5
Prova de Geografia, 12 de novembro de 2014 CAPÍTULO 13 - O MUNDO URBANO A desigualdade social no meio urbano. O crescimento das cidades e seus impactos sociais (ex. formação de favelas ou crescimento desordenado). A população que migra do campo para a cidade busca uma vida mais confortável, a possibilidade de consumir mais produtos e usufruir melhores serviços. Entretanto, principalmente nos países periféricos, a maior parte da população urbana é pobre, mas de modo geral preferem a vida na cidade devido às condições de extrema carência em que viviam no meio rural. I) Com possibilidades limitadas de emprego, uma parcela considerável da população que migra para as cidades integra-se na economia informal (trabalho informal). II) Violência (tráfico de drogas, por exemplo.) III) Habitações urbanas informais (favelas/aglomerações): habitações improvisadas ou inacabadas. Geralmente, essas casas situam-se em zonas degradadas que estão sujeitas a deslizamentos de terras ou enchentes e não contam com serviços como saneamento básico, iluminação pública, segurança... IV) Falta d’água (São Paulo) V) Desigualdade Social Observação: Pessoas que vivem na periferia são aquelas que vivem em torno do centro, nas áreas menos valorizadas. Urbanização seria como o inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas e pela falta de uma infraestrutura adequada, gerando assim transtornos para a população urbana. A falta de um planejamento, mais cedo ou mais tarde, compromete a qualidade de vida da população urbana e seu crescimento desordenado gera a ocupação de locais inadequados. Impactos ambientais (ex. desmatamento e ilha de calor). I) Falta d’água II) Desmatamento (suprir as necessidades urbanas) III) Ilhas de calor (maior aquecimento do lugar/área, devido à intensa poluição do ar/água, vegetação escassa e a impermeabilização do solo.) IV) Enchentes/inundações V) Inversão térmica VI) Chuva ácida (poluição do ar- aumenta a acidez da chuva) VII) Erosão em solo urbano VIII) Lixo urbano (lixões geralmente) Conceitos Urbanos que podem ser utilizados em suas argumentações (ou seja, não há perguntas diretas sobre eles, ou seus

Upload: hadien

Post on 20-Apr-2018

217 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Prova de Geografia, 12 de novembro de 2014CAPÍTULO 13 - O MUNDO URBANO A desigualdade social no meio urbano. O crescimento das cidades e seus impactos sociais (ex. formação de favelas ou crescimento desordenado).A população que migra do campo para a cidade busca uma vida mais confortável, a possibilidade de consumir mais produtos e usufruir melhores serviços. Entretanto, principalmente nos países periféricos, a maior parte da população urbana é pobre, mas de modo geral preferem a vida na cidade devido às condições de extrema carência em que viviam no meio rural.

I) Com possibilidades limitadas de emprego, uma parcela considerável da população que migra para as cidades integra-se na economia informal (trabalho informal).

II) Violência (tráfico de drogas, por exemplo.)III) Habitações urbanas informais (favelas/aglomerações): habitações improvisadas

ou inacabadas. Geralmente, essas casas situam-se em zonas degradadas que estão sujeitas a deslizamentos de terras ou enchentes e não contam com serviços como saneamento básico, iluminação pública, segurança...

IV) Falta d’água (São Paulo)V) Desigualdade Social

Observação: Pessoas que vivem na periferia são aquelas que vivem em torno do centro, nas áreas menos valorizadas.Urbanização seria como o inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas e pela falta de uma infraestrutura adequada, gerando assim transtornos para a população urbana. A falta de um planejamento, mais cedo ou mais tarde, compromete a qualidade de vida da população urbana e seu crescimento desordenado gera a ocupação de locais inadequados. Impactos ambientais (ex. desmatamento e ilha de calor).

I) Falta d’águaII) Desmatamento (suprir as necessidades urbanas)III) Ilhas de calor (maior aquecimento do lugar/área, devido à intensa poluição do

ar/água, vegetação escassa e a impermeabilização do solo.)IV) Enchentes/inundaçõesV) Inversão térmicaVI) Chuva ácida (poluição do ar- aumenta a acidez da chuva)VII) Erosão em solo urbanoVIII) Lixo urbano (lixões geralmente)

Conceitos Urbanos que podem ser utilizados em suas argumentações (ou seja, não há perguntas diretas sobre eles, ou seus significados) como conurbação, ondas de urbanização, etc) (ver esquema no caderno)As cidades podem ser administrativas, turísticas, universitárias, industriais, portuárias, comerciais...Conurbação é a junção entre cidades que possuem um alto grau grande de semelhança.Houve duas ondas de urbanização:

I) Os países ricos (a partir da Primeira Revolução Industrial)II) Os países pobres/emergentes (é a urbanização mais recente, marcada pela

concentração fundiária, abertura de empresas filiais e pelo êxodo rural- século 20.).

As ondas podem ser “BOOM” que seria uma radical mudança (muitas pessoas nascendo, alto crescimento econômico- o crescimento repentino) ou Reforma Agrária (descentralizadora, “tira gente das cidades”.).

CAPÍTULO 14 - AGRICULTURA NA SOCIEDADE URBANO-INDUSTRIAL A Revolução Verde - Conceito; pontos negativos para o meio ambiente e para a sociedade, principalmente dos países pobres.A partir de 1950 (início da pesquisa)- Conjunto de esforços realizados, que tinham como objetivo incrementar a produção agrícola (principalmente de trigo e arroz) nos países em desenvolvimento, por meio de novas variedades de plantas e a utilização de técnicas agrícolas modernas, fertilizantes, agrotóxicos e irrigação.FAO (Food and Agriculture Organization) – Órgão da ONU responsável pela Revolução Verde.A Revolução Verde visa a produção em larga escala, o agronegócio. Apresentou técnicas agrícolas modernas. Não é uma revolução ambiental, na verdade, o ambiente ficou prejudicado após a Revolução Verde. Uso de máquinas, agrotóxicos (contra pragas), fertilizantes (para otimizar a produção do alimento) e irrigação.Irrigação artificial (sem ser da chuva): contamina o lençol freático (agrotóxicos), contribuiu para a chuva ácida e desperdiça de água, mas aumenta.

Alimentos transgênicos - Pontos positivos e negativos da produção.Atualmente: questão dos transgênicos, híbridos, genética (é duvidoso, pois há prós e contras)Os alimentos transgênicos são geneticamente modificados com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência às pragas, visando o lucro.

símbolo dos transgênicos Pontos positivos

Aumento da produção Maior resistência à pragas (vírus, fungos, bactérias e insetos) Resistência aos agrotóxicos Aumento do conteúdo nutricional Maior durabilidade e tempo de estocagem

Pontos negativos

A seleção natural tende a ser maior nas plantas que não são transgênicas. Eliminação de populações naturais de insetos, animais e outras espécies de plantas. Aumento de reações alérgicas em determinadas pessoas

Análise de charges: críticas ao agronegócio amplamente defendido pelo Governo Federal e o uso exagerado de produtos químicos nos alimentos a partir da Revolução Verde.Agronegócio é ligado ao latifundiário. (PIB)A concentração fundiária agrava as questões sociais, porque exclui minorias/classes,Ecologistas X latifundiáriosAgroindústria: setores primários e secundários.Agricultura familiar/camponesa(artesanal)Agricultura tradicional: arcaica (pouco equipamento e menor tecnologia) Agropecuária intensiva ou extensiva

Reforma Agrária (redistribuição de terras): a concentração de terras na mão de poucos aumenta o preço dos alimentos na cidade. A reforma agrária iria aumentar a renda no campo e aumentar a produção para o consumo interno.

As terras redistribuídas são as improdutivas (paradas a 5 anos).Ser arável é ter potencial agrícola.Não existe terra que não produz nada, nem é necessário a rotação de culturas, pode haver o plantio direto, pois é “fácil” voltar com os nutrientes para o solo de maneira superficial.

Os latifúndios são em grandes áreas, tem grande ajuda do governo com tecnologia, produção em larga escala (soja, trigo).

Os minifúndios são em pequenas áreas, é agricultura de subsistência da área, produz mais leguminosa (perto da cidade, perecíveis, estraga mais rápido).